AUTORES E ILUSTRADORES: FRANCISCO PAGENOTTO LOPES HELENA CHRISTINA ESTER HIDALGO PELICANO 1º - ANO A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTORES E ILUSTRADORES: FRANCISCO PAGENOTTO LOPES HELENA CHRISTINA ESTER HIDALGO PELICANO 1º - ANO A"

Transcrição

1 AUTORES E ILUSTRADORES: FRANCISCO PAGENOTTO LOPES HELENA CHRISTINA ESTER HIDALGO PELICANO 1º - ANO A

2 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DE HISTÓRIAS MUITO CONHECIDAS POR ELAS- OS CONTOS DE FADAS. ESTE TRABALHO É O QUE CHAMAMOS DE REESCRITA E NÃO CONSISTE NA CÓPIA DE UM TEXTO LITERÁRIO, MAS SIM EM PRODUZIR UMA HISTÓRIA JÁ CONHECIDA. OS GRANDES DESAFIOS DESTA PROPOSTA SÃO: PRODUZIR UMA HISTÓRIA RESPEITANDO A ORDEM DOS EPISÓDIOS, CONSIDERAR O VOCABULÁRIO CARACTERÍSTICO DESTE GÊNERO E CUIDAR DA ORTOGRAFIA DE ALGUMAS PALAVRAS. AS CRIANÇAS FORAM COLOCADAS EM SITUAÇÕES DE REVISÃO DO TEXTO RELENDO E ACRESCENTANDO TRECHOS DA HISTÓRIA PARA QUE ELA SE TORNASSE CADA VEZ MELHOR. A PONTUAÇÃO E A ORTOGRAFIA FORAM ASPECTOS APRESENTADOS EM SITUAÇÕES DE ANÁLISE MAS NESTE MOMENTO NÃO TEMOS A EXPECTATIVA QUE AS CRIANÇAS PRODUZAM RESPEITANDO DE FORMA CONVENCIONAL TAIS REGULARIDADES. VOCÊS VERIFICARÃO NESTES TEXTOS QUE ESCREVERAM DA FORMA COMO CONSEGUEM FAZÊ-LO NESTE MOMENTO. AS HISTÓRIAS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS GANHARAM ILUSTRAÇÕES TAMBÉM FEITAS POR ELAS, DANDO ORIGEM A ESTE LIVRO DIGITAL. APROVEITEM ESTE MOMENTO LENDO AS HISTÓRIAS NA COMPANHIA DAS CRIANÇAS.

3

4 ERA UMA VEZ UMA FAMILIA MUITO POBRE TINHA UMA MULHER E SEU FILHO JOÃO

5 E UMA VACA MAGRELA CHAMADA DÓRIS QUE DAVA UM BAUDE DE LEITE TODA MANHÃ. DÓRIS FEZ O POCIVEL MAS UM DIA CEU LEITE ACABOU.

6 UM DIA A MÃE DE JOÃO PEDIU PARA ELE IR AO MERCADO VENDER A VACA CON ISTO A GENTE CONSEGUE GANHAR UN POUCO DE COMIDA. NO CAMINHO O JOÃO ENCONTROU UM HOMEM OLÁ DISSE ELE PARA OMDE VOCE VAI VOU PARA O MERCADO VENDER A MINHA VACA DISSE JOÃO CHAMA ISSO DE VACA DISSE O HOMEM.

7 APOSTO QUE VOCE NÃO SABE QUANTOS FEIJÕES SÃO NECESARIOS PARA SOMAR CINCO DOIS EN UMA MÃO E DOIS NA OUTRA E UM DE BAICHO DO CEU CHAPÉU DISSE JOÃO RÁPIDO COMO UM RAIO ATÉ QUE VOCE NÃO É TÃO BOBO VAMOS FASE ISO EU TROCO 5 GRÃOS DE FEIJÃO PELA SUA VACA TA LOUCO MINHA MÃE FRITA MINHAS ORELHAS PARA O JAMTAR CE EU FAZER ISO MAS ESES FEIJÕES SÃO MÁGICOS QUAMDO ACORDAR VAI TER UMA SURPRESA E O JOÃO BOBÃO LEVOU OS FEIJÕES PRA CASA.

8 JOÃO GRITOU MÃE MÃE VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR FALE LOGO DISSE A MÃE PENSANDO QUE O FILHO FEZ UM BOM NEGÓCIO 5 GRÃOS DE FEIJÃO 5 GRÃOS DE FEIJÃO 5 GRÃOS DE FEIJÃO O QUE A GENTE VAI FAZER COM 5 GRÃOS DE FEIJÃO GUINCHOU A MÃE MAS ESES FEIJÕES SÃO MÁGICOS MAS ANTES DELE TERMINAR A FRASE A MÃE JÁ TINHA JOGADO OS FEIJÕES PELA JANELA VAI DEITAR. NO DIA CEGUINTE O QUARTO ESTAVA ESTRANHAMENTE ESCURO JOÃO ABRIU A JANELA MAS SO COMCIGUIO VER FOLHAS ELE SAIU DA CASA E VIU UM PÉ DE FEIJÃO GIGANTE OS FEIJÕES TINHÃO GERMINADO.

9

10 JOÃO ESCALOU ESCALOU E CHEGOU NAS NUVEMS E VIU UMA CASA MAS NÃO ERA UMA CASA COMUM É UMA CASA GIGANTE O TETO ERA DO TAMANHO DE DOIS CAMPOS DE FUTEBOL.

11 JOÃO FEZ O POSSIVEU PARA AUCÃÇAR A CAMPAINHA ATÉ QUE O JOÃO RESOUVEU BATER NA PORTA DEPOIS UMA MULHER GIGANTESCA ABRIU A PORTA JOÃO DISSE BOM DIA CERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME DAR UM POUCO DE COMIDA POIS NÃO TOMEI O CAFÉ DA MANHÃ SE É DE CAFÉ DA MANHÃ QUE VOCÊ PRESISA CAFÉ DA MANHÃ QUE VOCÊ VAI VIRAR VOCÊ NÃO SABE O MEU MARIDO É UM OGRO NÃO BRINQUE COMIGO VEMNHO DE MUITO LOMGE ESTOU COM MUITA FOME DISSE JOÃO A MULHER DO OGRO DISSE VOU FAZER UM POUCO DE PÃO COM QUEIJO PRA VOCÊ ENQUANTO JOÃO COMIA CEU SANDUICHE O OGRO CHEGA NA CASA.

12 A MULHER DO OGRO ESCONDEU O JOÃO NA JARRA DAGUA O OGRO ENTRA NA CASA BATENDO OS PÉS E CANTA FI FA FO FEN SINTO O CHEIRO DE SANGUE DE ALGUÉM NÃO SEI SE ESTÁ VIVO OU NÃO MAS VOU MOE LO PARA FAZER PÃO. A MULHER DO OGRO FALOU O CHEIRO DEVE SER DAS VACAS QUE COZINHEI PARA O ALMOÇO ENQUANTO O OGRO COMIA PINGOS DE GORDURA DA CARNE DA VACA ESCORRIAM PELO QUEIXO E PINGAVAM NA CAMISETA ERA UMA COISA HORRÍVEL DE SE VER. DEPOIS QUE O OGRO ALMOÇOU FOI ATÉ UM CANTO DA COZINHA E PEGOU DUAS BOLSAS E JOGOU-AS NA MESA E DEPOIS ABRIU AS BOLSAS E ELE TIROU DE DENTRO VÁRIAS MOEDAS DE OURO E COMEÇOU A CONTAR. DEPOIS DE TER CONTADO TODAS AS MOEDAS O OGRO RESOLVEU TIRAR UM COCHILO. ENQUANTO ELE DORMIA JOÃO SAIU DA JARRA DÁGUA E PEGOU UMA DAS BOLSAS E SAIU CORRENDO NA PONTA DO PÉ PARA O JARDIM E DESCEU O PÉ DE FEIJÃO

13 E GRITOU PARA A MÃE MÃE MÃE OLHA SÓ O QUE EU CONSEGUI E MOSTROU PARA A MÃE O DINHEIRO QUE ELE CONSEGUIU. A MÃE MUITO FELIZ FALOU PARA O JOÃO NUNCA MAIS SUBA NAQUELE PÉ DE FEIJÃO. ALGUNS DIAS DEPOIS ELES COMPRARAM MUITA COMIDA E UMA CASA MUITO BOA MAS O DINHEIRO NÃO DURA PARA SEMPRE E NEM A PROMESSA DE JOÃO. JOÃO MUITO TRISTE NÃO TINHA NADA PARA FAZER ENTÃO RESOLVEU SUBIR NO PÉ DE FEIJÃO DE NOVO E FOI NA CASA DO OGRO NOVAMENTE E CONVERSOU COM A MULHER DO OGRO QUE DISSE DÁ ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ VEIO AQUI UMA PARTE DO TESOURO DO MEU MARIDO SUMIU MINHA GARGANTA ESTÁ MUITO SECA NÃO VOU CONSEGUIR FALAR SOBRE O ASSUNTO DISSE O JOÃO. A MULHER DO OGRO DEU PARA JOÃO UM COPO DE ÁGUA O OGRO CHEGOU DA CAÇA MAIS CEDO E A MULHER DO OGRO ESCONDEU JOÃO DENTRO DO FORNO E O OGRO CANTOU OUTRA VEZ FI FA FO FEN

14 SINTO O CHEIRO DO SANGUE DE ALGUÉM NÃO SEI SE ESTÁ VIVO OU NÃO MAS VOU MOE LO PARA FAZER PÃO. A MULHER DO OGRO DISSE VOCÊ E O SEU FI FA FO O CHEIRO DEVE SER DO CAVALO QUE EU PREPAREI PARA O ALMOÇO. DEPOIS DE COMER ELE VAI ATÉ O QUARTO E PEGA UMA GALINHA MAS NÃO ERA UMA GALINHA COMUM ERA UMA GALINHA QUE BOTAVA OVOS DE OURO O OGRO LEVA A GALINHA ATÉ A COZINHA ACARICIA E FALA BOTA UM OVO DE OURO PARA MIM E SAI UM OVO DE OURO DA GALINHA O JOÃO ARREGALOU OS OLHOS QUANDO VIU A GALINHA COLOCANDO UM OVO DE OURO. DEPOIS DISSO O OGRO RESOLVEU DAR UM COCHILO ENQUANTO ELE DORMIA JOÃO SAIU POR UMA FRESTA DA PORTA DO FORNO E AGARROU A GALINHA E SAIU PELA PORTA E FOI CORRENDO PARA O PÉ DE FEIJÃO E DESCEU RAPIDAMENTE E MOSTROU PARA A MÃE O QUE TINHA CONSEGUIDO E A MÃE FALOU PARA JOÃO NÃO SUBA NUNCA MAIS.

15 UM DIA JOÃO SE SENTIU ENTEDIADO E NÃO PRECISAVA IR PARA A ESCOLA E RESOLVEU SUBIR NO PÉ DE FEIJÃO PELA TRECEIRA VEZ QUANDO CHEGOU NO FIM DEPOIS DE TER ACONTECIDO TODAS AQUELAS COISAS NA CASA DO OGRO ACHOU QUE A MULHER DO OGRO NÃO IA DEIXAR ELE ENTRAR OUTRA VEZ. JOÃO RESOLVEU ENTRAR ESCONDIDO O OGRO E SUA MULHER RESOLVERAM IR BUSCAR ÁGUA NO POÇO JOÃO SAIU DO SEU ESCONDERIJO E ENTROU NA JARRA DÁGUA E O OGRO E SUA MULHER VOLTARAM DO POÇO O OGRO SENTIU O CHEIRO DE JOÃO E CANTOU FI FA FO FEN SINTO CHEIRO DO SANGUE DE ALGUÉM NÃO SEI SE ESTÁ VIVO OU NÃO MAS VOU MOE LO PARA FAZER PÃO. O OGRO VAI ATÉ O CANTO DA COZINHA E PEGA UMA HARPA DE OURO E FALOU PARA A HARPA CANTE UMA MÚSICA PARA MIM ENQUANTO A HARPA TOCAVA PARA O OGRO ELE DORMIU E O JOÃO SAIU DA JARRA DÁGUA E PEGOU A HARPA E ELA COMEÇOU A GRITAR MEU MESTRE! MEU MESTRE!

16 JOÃO TENTOU ABAFAR OS GRITOS COM AS MÃOS MAS JÁ ERA TARDE DEMAIS O OGRO JÁ TINHA ACORDADO A MULHER DO OGRO TENTOU JOGAR UMA FRIGIDEIRA NO JOÃO MAS ELA ERROU O OGRO FOI CORRENDO ATRÁS DO JOÃO. JOÃO CORREU ATÉ O PÉ DE FEIJÃO NA VERDADE ELE VOAVA OS SEUS PÉS MAL TOCAVAM O CHÃO.

17

18 ELE CHEGOU NO PÉ DE FEIJÃO E DESCEU O MAIS RÁPIDO QUE PODIA E GRITOU MÃE! MÃE! PEGUE UM MACHADO A MÃE FICOU DESESPERADA QUANDO VIU A CONFUSÃO QUE ESTAVA ACONTECENDO E PEGOU O MACHADO O MAIS RÁPIDO QUE PODIA. JOÃO JÁ TINHA DESCIDO O PÉ DE FEIJÃO ELE PEGOU O MACHADO E CORTOU TÃO RÁPIDO QUE PARECIA QUE A SUA VIDA DEPENDIA DISSO E DE FATO DEPENDIA E FOI ASSIM QUE O PÉ DE FEIJÃO CAIU E O OGRO CAIU DE CABEÇA FAZENDO UM POING DE RACHAR O CRÂNIO E FOI ASSIM QUE A VIDA DO FAMOSO OGRO ACABOU. A PARTIR DAQUELE DIA A HARPA ACEITOU TOCAR PARA JOÃO. UM DIA UMA PRINCESA FICOU SABENDO DA HARPA DE JOÃO E SÓ DE OLHAR PARA ELE ELA FICOU APAIXONADA E ELES DE CASARAM E JOÃO FICOU CONHECIDO COMO PRÍNCIPE JOÃO E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.

AUTORES E ILUSTRADORES: LAURA JIUM KIM PEDRO FACIO DINAMARCO MACHADO

AUTORES E ILUSTRADORES: LAURA JIUM KIM PEDRO FACIO DINAMARCO MACHADO AUTORES E ILUSTRADORES: LAURA JIUM KIM PEDRO FACIO DINAMARCO MACHADO 1º C - 2011 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR

Leia mais

AUTORES E ILUSTRADORES: FELIPE DE ROSSI GUERRA JULIA DE ANGELIS NOGUEIRA VOGES

AUTORES E ILUSTRADORES: FELIPE DE ROSSI GUERRA JULIA DE ANGELIS NOGUEIRA VOGES AUTORES E ILUSTRADORES: FELIPE DE ROSSI GUERRA JULIA DE ANGELIS NOGUEIRA VOGES 1ºC - 2011 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Leia mais

AUTORES E ILUSTRADORES: ENZO GOMES BERGAMASCO ERIK VIRIATO MEDEIROS TUBIO MARIANA GONZALEZ MARTINS RAMOS

AUTORES E ILUSTRADORES: ENZO GOMES BERGAMASCO ERIK VIRIATO MEDEIROS TUBIO MARIANA GONZALEZ MARTINS RAMOS AUTORES E ILUSTRADORES: ENZO GOMES BERGAMASCO ERIK VIRIATO MEDEIROS TUBIO MARIANA GONZALEZ MARTINS RAMOS 1º C - 2011 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO

Leia mais

AUTORAS E ILUSTRADORAS: ELISA CHRISTIANE COQUILLARD GUERRIERI REZENDE VERIDIANA SOUSA MARQUES

AUTORAS E ILUSTRADORAS: ELISA CHRISTIANE COQUILLARD GUERRIERI REZENDE VERIDIANA SOUSA MARQUES AUTORAS E ILUSTRADORAS: ELISA CHRISTIANE COQUILLARD GUERRIERI REZENDE VERIDIANA SOUSA MARQUES 1ºB - 2011 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

o casamento do fazendeiro

o casamento do fazendeiro o casamento do fazendeiro ERA uma fez um fazendeiro que ele sempre dia mania de ir na cidade compra coisas mais ele tinha mania de ir sempre de manha cedo um dia ele acordou se arrumou e foi pra cidade,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 30 / 5 / 2019 TEXTO 1 O HOMEM E A GALINHA Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma

Leia mais

AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt-

AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt- AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt- Era uma vez um menino chamado Miguel. Num dia sua mãe falou: - Olha, filho, hoje você vai para escola de ônibus. E o Miguel falou: - Mas eu não sou pequeno?

Leia mais

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof. Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.ª Karen Bulgareli, como produto final do projeto Contos de fadas, do programa

Leia mais

*CRIE UMA CAPA PARA O LIVRO

*CRIE UMA CAPA PARA O LIVRO *CRIE UMA CAPA PARA O LIVRO LL PRODUÇÕES O fantástico mundo de L.L A visita a um misterioso mundo 2 Luan Patrick Nascimento da Costa, paraense, nascido em 21/01/2012 em Belém Pará. 3 A visita a um misterioso

Leia mais

1 von :36

1 von :36 1 von 22 24.05.2006 16:36 2 von 22 24.05.2006 16:36 Era uma vez, numa aldeia pequenina, uma menininha linda como uma flor; sua mãe gostava muito dela, e sua vovozinha ainda mais. 3 von 22 24.05.2006 16:36

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada.

A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. Era Uma Vez A Rata Era uma vez uma rata que estava sozinha na toquinha. Ela morava com sua mãe e seu padrasto no castelo do rei, ela não tinha medo de nada. A ratinha tinha uma felpa de ferro e pensava

Leia mais

g4 tarde THAIS ANI luciana AILDA

g4 tarde THAIS ANI luciana AILDA g4 tarde THAIS ANI luciana AILDA ERA UMA VEZ UMA MÃE E TRÊS FILHAS. A MÃE SABIA QUE ELA IA MORRER LOGO, DAÍ ELA CHAMOU AS TRÊS FILHAS E DISSE: FILHAS, QUANDO EU MORRER, PROCUREM OS SEUS TIOS E PEÇAM AJUDA

Leia mais

"agora boa historia" assinado:maria Clara

agora boa historia assinado:maria Clara Fadas e magia Quiz fazer esse livro em homenagem de um desenho que adoro assistir e nesse desenho tem varias fadas não se esqueçam não fiz a historia do filme só fiz uma homenagem "agora boa historia"

Leia mais

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer

Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer Não te esqueças de mim, Pai Natal! Autor: Norbert Landa Ilustrador: Marlis Scharff-Kniemeyer No Inverno, não há no vale dos ursos nem cogumelos, nem amoras, nem o mel das abelhas. Em vez disso, só há neve,

Leia mais

Teatro A História da Carochinha

Teatro A História da Carochinha Teatro A História da - O meu nome é, gosto muito de limpar. Arrumo a casa toda, sempre a cantar. Tenho uma vida pacata mas gostava de casar. Vestir um vestido branco e um marido arranjar. Mas preciso de

Leia mais

Certa manhã, todos foram para a mata apanhar lenha e frutas silvrestres, mas os sete irmãos acabaram se perdendo

Certa manhã, todos foram para a mata apanhar lenha e frutas silvrestres, mas os sete irmãos acabaram se perdendo O pequeno Polegar E ra uma vez um casal de lenhadores muito pobre, com sete filhos pequenos. O caçula era magro e fraco, mas também esperto e inteligente. Ele recebeu o apelido de Polegar por ser muito

Leia mais

Generosidade. Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor.

Generosidade. Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor. Generosidade 1 Generosidade Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor. O Senhor Palha Conto japonês Era uma vez, há muitos e muitos

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Nome: Gabrielle 4ª Série 1ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. A Coruja e a Raposa

Nome: Gabrielle 4ª Série 1ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. A Coruja e a Raposa Nome: Gabrielle 4ª Série 1ª A Coruja e a Raposa Era uma vez uma coruja que tinha sua bela casa na montanha. A raposa tinha uma casa pequena e feia. Um dia, a coruja convidou a raposa para almoçar em sua

Leia mais

A Galinha que criava um ratinho

A Galinha que criava um ratinho SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / / 0 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE

AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA CIDADE 4º ano F AUTORES: Enzo Lucas Maria Luiza Prates Mariana Rafaella Spera Vinicíus 4º ano F ILUSTRAÇÕES DA INTERNET EDITORA: CJSP Um dia como outro qualquer

Leia mais

Quando Acontece... A Intriga

Quando Acontece... A Intriga A Intriga A Intriga Marcia Pimentel 2 Marcia Pimentel Quando Acontece... A Intriga Marcia Pimentel 3 A Intriga Marcia Pimentel 4 Copyright 2010 By Marcia Pimentel Título: Quando Acontece... A Intriga Todos

Leia mais

Samuel jogou suas coisas em seu quarto e saiu correndo em direção. eram noticias ruins em relação a Sara, a voz da doutora dizia isso.

Samuel jogou suas coisas em seu quarto e saiu correndo em direção. eram noticias ruins em relação a Sara, a voz da doutora dizia isso. Bruno D. Vieira 8 Samuel jogou suas coisas em seu quarto e saiu correndo em direção ao consultório da psicóloga, a única coisa que passava em sua mente eram noticias ruins em relação a Sara, a voz da doutora

Leia mais

Trabalho do livro: Fala Sério, Pai! Beatriz Pugliese Netto Lamas- nº2 Giovanna Araujo Ragano- nº12 Lívia Soares Alves- nº17

Trabalho do livro: Fala Sério, Pai! Beatriz Pugliese Netto Lamas- nº2 Giovanna Araujo Ragano- nº12 Lívia Soares Alves- nº17 Trabalho do livro: Fala Sério, Pai! Beatriz Pugliese Netto Lamas- nº2 Giovanna Araujo Ragano- nº12 Lívia Soares Alves- nº17 Introdução No livro Fala Sério, Pai!, os personagens principais são: Maria de

Leia mais

Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 9

Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 9 Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 9 Unidade 9 Compreensão de texto Nome: Data: Leia o conto de fadas a seguir para responder às questões de 1 a 15. Rapunzel Era uma vez um lenhador e sua mulher.

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Língua Portuguesa 4 o ano 2 o bimestre Nome: data: 1 Leia atentamente o texto e responda as questões a seguir. Era um lobo muito bobo Que fome sentia aquele lobo! Então, resolveu

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 12. Turno: Tarde Professor(a): Texto 1 1 2 Vocabulário: Repelido rejeitado Estampido

Leia mais

Os piratas da terra do nunca Era uma vez, uma tripulação de piratas bem legais e a outra tripulação má. Eles navegaram nos 7 mares e encontraram um

Os piratas da terra do nunca Era uma vez, uma tripulação de piratas bem legais e a outra tripulação má. Eles navegaram nos 7 mares e encontraram um Histórias 208 Os piratas da terra do nunca Era uma vez, uma tripulação de piratas bem legais e a outra tripulação má. Eles navegaram nos 7 mares e encontraram um baú do tesouro especial que pegarão. Os

Leia mais

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo grande andava muito cansado 6 é um herói! 12 A letra é um número? 18 perdeu a cabeça 23 conquista o universo 28 Então, Senhor A, de que se queixa? perguntou-lhe o médico. grande andava muito cansado A

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Engraçadinha... Bem, nós vamos contar algumas histórias pra vocês...

Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Engraçadinha... Bem, nós vamos contar algumas histórias pra vocês... Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Oi! Eu sou a Giovanna, a Nana! NINA - E eu sou a Nina! NANA - Ah, fala o teu nome inteiro, né, Marina! NINA - Ué, pra quê? Você acabou de dizer! NANA

Leia mais

Adaptação: Sueli Maria de Regino RAPUNZEL

Adaptação: Sueli Maria de Regino RAPUNZEL Adaptação: Sueli Maria de Regino RAPUNZEL Era uma vez um casal que desejava muito ter um filho, mas os anos se passavam e seu sonho não se realizava. Um dia, a mulher percebeu que ia ter uma criança e

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 CONTEÚDO PARA A TRIMESTRAL Leitura e interpretação de texto (conto, lendas,

Leia mais

UM CÃOZINHO PERDIDO A PRINCESA DESAPARECIDA

UM CÃOZINHO PERDIDO A PRINCESA DESAPARECIDA Iara Oliveira Gomes Travassos Martins UM CÃOZINHO PERDIDO & A PRINCESA DESAPARECIDA São Luís 2015 Dedico este livro: à minha professora Joyce, que me ensinou tudo sobre redação e o que eu tenho que saber

Leia mais

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Os piratas da terra do nunca Era uma vez, uma tripulação de piratas bem legais e a outra tripulação má. Eles navegaram nos 7 mares e encontraram um

Os piratas da terra do nunca Era uma vez, uma tripulação de piratas bem legais e a outra tripulação má. Eles navegaram nos 7 mares e encontraram um Histórias 208 Os piratas da terra do nunca Era uma vez, uma tripulação de piratas bem legais e a outra tripulação má. Eles navegaram nos 7 mares e encontraram um baú do tesouro especial que pegarão. Os

Leia mais

A lenda do homem. ignorante. Samara Caroline dos Santos Torres

A lenda do homem. ignorante. Samara Caroline dos Santos Torres A lenda do homem ignorante Samara Caroline dos Santos Torres Samara Caroline dos Santos Torres A lenda do homem ignorante Meu livro Escrevi este livro, por que no mundo ainda existe pessoas que tratam

Leia mais

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Textos para 4º e 5º Ano O melhor amigo A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado,

Leia mais

HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO. Professora: Batasina Colombari. Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano

HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO. Professora: Batasina Colombari. Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano HISTÓRIA DO IOGURTE TRABALHO COLETIVO Professora: Batasina Colombari Atividade desenvolvida: 4º e 5ª ano Tudo começou numa fazenda no Sul da Turquia onde morava um menino chamado Vigor. Vigor era um menino

Leia mais

1º DE ABRIL UM ROTEIRO DE ANE KELLY PEREIRA, JOYCE DE OLIVEIRA, LUANA MOREIRA E KELEN CRISTINA ARAÚJO.

1º DE ABRIL UM ROTEIRO DE ANE KELLY PEREIRA, JOYCE DE OLIVEIRA, LUANA MOREIRA E KELEN CRISTINA ARAÚJO. 1º DE ABRIL UM ROTEIRO DE ANE KELLY PEREIRA, JOYCE DE OLIVEIRA, LUANA MOREIRA E KELEN CRISTINA ARAÚJO. CENA 1/CASA DA /NOITE Dizia a lenda que em todo dia 1 de abril aparecia um espírito do mal que aterrorizava

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

Era uma vez uma mulher que perdeu o seu marido e se casou novamente. Depois de alguns dias, um homem bateu em sua porta:

Era uma vez uma mulher que perdeu o seu marido e se casou novamente. Depois de alguns dias, um homem bateu em sua porta: O emissário do céu Era uma vez uma mulher que perdeu o seu marido e se casou novamente. Depois de alguns dias, um homem bateu em sua porta: - Toc! Toc! Toc! - Quem é? -É o emissário do céu! A mulher foi

Leia mais

1. Cole, na ordem correta, os trechos escritos na página seguinte.

1. Cole, na ordem correta, os trechos escritos na página seguinte. 1. Cole, na ordem correta, os trechos escritos na página seguinte. 3. Escolha um dos trechos e treine sua leitura em voz alta até ela ficar fluente. Exercício 2 2. Leia os trechos do conto Branca de Neve

Leia mais

Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009

Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009 A Família Desaparecida Escrita e ilustrada pelos alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo da Benquerença Ano Lectivo 2008/2009 NUMA BELA MANHÃ DE PRIMAVERA, UM MENINO CAMI NHAVA JUNTO A UM RIO E OLHAVA

Leia mais

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas O patinho feio A mamãe pata havia feito um ninho no meio da folhagem, perto do velho castelo. Finalmente, após longa espera, os ovos se abriram, um após o outro, e surgiram patinhos amarelos. Porém, de

Leia mais

UM DIA CHEIO. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara

UM DIA CHEIO. Língua Portuguesa. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos. Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara UM DIA CHEIO Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Maria Clara Gonçalves dos Santos Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara Tudo começou quando eu queria pescar com meu avô. Ele tinha

Leia mais

JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM

JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM JOÃO E OS COELHINHOS HELENA FRENZEL QUINTEXTOS.BLOGSPOT.COM CRÉDITOS 2012 Todos os direitos sobre textos, imagens, aúdio e edição reservados à autora: Helena Frenzel, St. Ingbert, Alemanha. Esta narrativa

Leia mais

Atividade de Estudo de Português LEIA o texto abaixo. 5º ano MAIS UM ANIMAL

Atividade de Estudo de Português LEIA o texto abaixo. 5º ano MAIS UM ANIMAL Atividade de Estudo de Português LEIA o texto abaixo. 5º ano MAIS UM ANIMAL Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço. - Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Flávio Costa Junior Bible de Animação: A Aventura de Rupert: A Bola de Pinball Teoria da Imagem Expandida Professor Eliseu Lopes

Leia mais

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas? Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa

Leia mais

O Rapaz e a Guitarra Mágica

O Rapaz e a Guitarra Mágica O Rapaz e a Guitarra Mágica Conto linha-a-linha Autoria: todas as turmas da Escola E.B. 2,3 de Palmeira Data: 21 a 25 de Março de 2011 Local de realização: Biblioteca Escolar Era uma vez um menino chamado

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

Chico. só queria ser feliz. Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5

Chico. só queria ser feliz. Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5 3 4 Chico só queria ser feliz Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5 6 Para Cacilda e Mocinha, com amor 7 8 Fazia um tempo que Chico, o labrador caramelo, percebia o movimento estranho que vinha de

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO Bíblia para crianças apresenta O FILHO PRÓDIGO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes

Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes O ATAQUE NA PISCINA Bárbara uma mulher de 25 anos, queria atrasar o livro de uma escritora famosa chamada Natália, Bárbara queria contar uns segredos bombásticos antes de Natália, Bárbara não queria que

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

Confira a seguir o excelente trabalho dessa turma!

Confira a seguir o excelente trabalho dessa turma! Durante as aulas no Laboratório de Informática, os alunos e alunas do 1º ano A montaram cenários de contos de fadas utilizando o software Oficina de Histórias e elaboraram textos de autoria sobre o tema.

Leia mais

O tempo passou. Branca de Neve cresceu e tornou-se uma jovem ainda mais bonita. Certo dia, ao perguntar sobre sua beleza ao espelho, a vaidosa rainha

O tempo passou. Branca de Neve cresceu e tornou-se uma jovem ainda mais bonita. Certo dia, ao perguntar sobre sua beleza ao espelho, a vaidosa rainha Branca de Neve E ra uma vez uma princesa, muito bela e de pele branquinha, chamada Branca de Neve. A mãe de Branca de Neve, uma bondosa rainha, havia morrido quando ela era ainda um bebê. Alguns anos depois,

Leia mais

Leitura e Mediação Pedagógica

Leitura e Mediação Pedagógica Protocolo Colaborador: 23 Leitura e Mediação Pedagógica S. Pesquisador: Helen Danyane Soares Caetano de Souza 04-set-10 Dentro de casa tem Transcrição (1) P: Bom dia S.? (2) C: Bom dia. (3) P: Tudo bem?

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

José Roberto TORERO Marcus Aurelius PIMENTA

José Roberto TORERO Marcus Aurelius PIMENTA José Roberto TORERO Marcus Aurelius PIMENTA Copyright 2012 by Padaria de Textos Copyright das ilustrações 2012 by Eduardo Oliveira Todos os direitos desta edição reservados à EDITORA OBJETIVA LTDA. Rua

Leia mais

14/12/2010 JOÃO E MARIA AUTORES E ILUSTRADORES: ARTHUR RIZZI AMARAL JOÃO PEDRO CRIVELI FARINHA ALVES

14/12/2010 JOÃO E MARIA AUTORES E ILUSTRADORES: ARTHUR RIZZI AMARAL JOÃO PEDRO CRIVELI FARINHA ALVES JOÃO E MARIA AUTORES E ILUSTRADORES: ARTHUR RIZZI AMARAL JOÃO PEDRO CRIVELI FARINHA ALVES 1 ERA UMA VEZ UM POBRE LENHADOR QUE VIVIA COM SUA MULHER E SEUS DOIS FILHOS QUE CHAMAVAM JOÃO E MARIA. ELES MORAVAM

Leia mais

I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO

I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO 6 I-OBJETIVO DO JOGO ENQUANTO ATIVIDADE DE ENSINO Resolver problemas envolvendo as operações: adição subtração e multiplicação; Desenvolver a habilidade de cálculo mental. II-MATERIAL 1. Fichas com a figura

Leia mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais 5... Dicas incríveis para vender mais... muito mais O que você vai encontrar neste ebook o que você vai encontrar neste ebook aprenda como gerar 3 mil reais em vendas no Facebook sem gastar com anúncios

Leia mais

AUTORES E ILUSTRADORES: HUGO CARLETTI MRÁZ LUCAS BARBOSA FIGUEIRA

AUTORES E ILUSTRADORES: HUGO CARLETTI MRÁZ LUCAS BARBOSA FIGUEIRA AUTORES E ILUSTRADORES: HUGO CARLETTI MRÁZ LUCAS BARBOSA FIGUEIRA 1ºA - 2011 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DE

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

Nome: Dariane 4ª Série 2ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O cachorro e o gato

Nome: Dariane 4ª Série 2ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O cachorro e o gato Nome: Dariane 4ª Série 2ª O cachorro e o gato Era uma vez um gato e um cão. Um dia, o cachorro comentou com o gato que estava em apuros. O gato falou: O que houve? E o cachorro disse: Nada. Ha! ha! Porém,

Leia mais

Palavras Ocas. Derli Machado. Graduado em Letras, pós-graduado (lato sensu) em Língua Portuguesa; Leitura e Produção de

Palavras Ocas. Derli Machado. Graduado em Letras, pós-graduado (lato sensu) em Língua Portuguesa; Leitura e Produção de Palavras Ocas Derli Machado Graduado em Letras, pós-graduado (lato sensu) em Língua Portuguesa; Leitura e Produção de Texto. Atualmente faz mestrado em Letras na UFS, é professor substituto e cursa Teatro

Leia mais

Àhistória de uma garota

Àhistória de uma garota Àhistória de uma garota Gabriele é uma menina cheio de sonhos ela morava com sua mãe Maria seu pai Miguel Gabriele sofre muito ela tem apena 13 anos e já sofre Deus de quando ela era pequena a história

Leia mais

Samba Enredo Carnaval 2016 6º Ano A. Professores Responsáveis: Adelina e Suellen. Caraca Palmarino. Que dia, que isso. Põe um joguinho só pra relaxar

Samba Enredo Carnaval 2016 6º Ano A. Professores Responsáveis: Adelina e Suellen. Caraca Palmarino. Que dia, que isso. Põe um joguinho só pra relaxar Samba Enredo Carnaval 2016 6º Ano A Professores Responsáveis: Adelina e Suellen Caraca Palmarino Que dia, que isso Põe um joguinho só pra relaxar Sol, praia, uma boa ginástica. Um ping pong só pra relaxar

Leia mais

PEÇA TEATRAL: AMOR E. De: ARTHUR R. CANDOTTI ATO 1. Bebel sai. Pausa por alguns segundos. Fernando pega na mão da Drika.

PEÇA TEATRAL: AMOR E. De: ARTHUR R. CANDOTTI ATO 1. Bebel sai. Pausa por alguns segundos. Fernando pega na mão da Drika. FESTA PEÇA TEATRAL: AMOR E De: ARTHUR R. CANDOTTI ESCOLHA. ATO 1 Cenário: Festa Pessoas dançando, luzes de diversas cores e musica agitada. Drika esta dançando com sua amiga Bebel com alguns rapazes envolta.

Leia mais

A sanita mutante! Coleção. Os Mutantes. Já publicados A sanita mutante. A publicar Os óculos mutantes A esferográfica mutante

A sanita mutante! Coleção. Os Mutantes. Já publicados A sanita mutante. A publicar Os óculos mutantes A esferográfica mutante Coleção A sanita mutante! Os Mutantes Já publicados A sanita mutante A publicar Os óculos mutantes A esferográfica mutante O prego mutante Frutas mutantes Estrela mutante A irmã mutante Maio de 2016 20

Leia mais

Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática.

Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática. Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática. É muito importante que você faça todos e devolva na data marcada,

Leia mais

EDUCADORAS DEBORA E KATIA

EDUCADORAS DEBORA E KATIA EDUCADORAS DEBORA E KATIA FÉRIAS ESCOLARES 2011 Como é gostoso aprender cada dia mais, conhecer professores e novos amigos... Mas, quando chega às férias, tudo se torna bem mais gostoso, podemos dormir

Leia mais

Isabela de Mello Iori. Reportagem Literária. ONG Crescimento Limpo

Isabela de Mello Iori. Reportagem Literária. ONG Crescimento Limpo Faculdade Prudente de Moraes Isabela de Mello Iori Jornalismo / 4º Semestre Reportagem Literária ONG Crescimento Limpo Profª Rosana Bueno Disciplina: Técnicas de Reportagem ITU / SP Reportagem Literária

Leia mais

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 A LEBRE E A TARTARUGA Um

Leia mais

Língua Por. ortuguesa. Os gnomos e o sapateiro

Língua Por. ortuguesa. Os gnomos e o sapateiro Nome: Ensino: F undamental 3 o ano urma: T Data: 10/8/2009 Língua Por ortuguesa Os gnomos e o sapateiro Era uma vez um sapateiro tão pobre, mas tão pobre que só lhe restava couro para um único par de de

Leia mais

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Língua Portuguesa Profª. Regente: Vania Progetec: Cristina Ano: 8º Ano A Alunos: Dayane Sales e Emily Cristina Data: 12/11/2014 Produção de texto Se eu tivesse um

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

AS PESSOAS QUE JESUS SALVA: SERMÃO

AS PESSOAS QUE JESUS SALVA: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU AS PESSOAS QUE JESUS SALVA: SERMÃO Cachoeira 2006 AS PESSOAS QUE

Leia mais

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste Toda a semana tinha andado como que a sonhar. Que é que teria? Então encontrou o Porquinho. -

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 11 à 17 de Dezembro de 2016. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar. Proteger. Investir!!! Isso tudo

Leia mais

O mundo doce de Maria

O mundo doce de Maria O mundo doce de Maria Olga Maria Barbosa Meu nome é Maria e eu amo imaginar. Um dia imaginei que a minha casa e meus brinquedos falavam comigo, e eles falavam assim: Oi Maria! Quer brincar? Oi Maria quer

Leia mais

Mentira tem perna curta de Emílio Carlos

Mentira tem perna curta de Emílio Carlos Mentira tem perna curta de Emílio Carlos Era uma tarde como outra qualquer. Pedro e Ana tinham chegado da escola e almoçado. Depois viram um pouco de TV e agora era a hora de fazer a tarefa. Enquanto Pedro

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Jade Coelho Copidesque Renata Souza Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta edição são reservados à Editora Viseu

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE ESCREVEU UMA LISTA DE MATERIAIS QUE OS ALUNOS PRECISAM LEVAR PARA A ESCOLA: 3. ESCRITA DE UM TRECHO DE UMA CANTIGA

Leia mais

Capítulo I. Descendo pela toca do Coelho

Capítulo I. Descendo pela toca do Coelho Capítulo I Descendo pela toca do Coelho Alice estava começando a se cansar de ficar sentada ao lado da irmã à beira do lago, sem nada para fazer. Uma ou duas vezes ela tinha espiado no livro que a irmã

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Anjo da Guarda e a Luz Noturna

Anjo da Guarda e a Luz Noturna O Anjo da Guarda e a Luz Noturna Papai, tenho mesmo que ir dormir agora? perguntou Telmo. Acho que já teve histórias suficientes por uma noite disse o pai. Por favor, papai. Só mais uma história suplicou

Leia mais

UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA...

UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA... UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA... Angelo Amorim O barulho da chuva e dos trovões incomodam Rebeca. A noite fria e o silêncio fazem com que ela se aprofunde dentro de seus sentimentos. Não se sente muito

Leia mais

TÍTULO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO - VERSÃO DO LOBO

TÍTULO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO - VERSÃO DO LOBO TÍTULO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO - VERSÃO DO LOBO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: LETRAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE VICTOR HUGO AUTOR(ES): DAVI DE AGUIAR

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

Rio de Janeiro, Subúrbio.

Rio de Janeiro, Subúrbio. Rio de Janeiro, Subúrbio. No subúrbio, a correria era total, caixotes eram revirados, alimentos jogados por todos os lados. Um fugitivo corria da polícia com pressa, assustada estava Helena, que tinha

Leia mais