Miseri-córdia = coração compadecido (capacidade de amar a miséria do outro/amor gratuito que se dá por compaixão a quem se encontra em desgraça);

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Miseri-córdia = coração compadecido (capacidade de amar a miséria do outro/amor gratuito que se dá por compaixão a quem se encontra em desgraça);"

Transcrição

1 JORNADAS AMOR FRATERNO Resposta do Povo de Deus à Misericórdia Divina Jornadas Socio-Caritativas AMOR FRATERNO Resposta do Povo de DEUS à Misericórdia Divina 1

2 Jornadas da Misericórdia AMOR FRATERNO RESPOSTA DO POVO DE DEUS À MISERICÓRDIA DIVINA Évora, 13 DE FEVEREIRO DE 2016 Silvestre Marques

3 Para entendermos a Misericórdia Miseri-córdia = coração compadecido (capacidade de amar a miséria do outro/amor gratuito que se dá por compaixão a quem se encontra em desgraça); Miserere = compadecer-se; Miseratio, onis = compaixão; Miser, i = desgraçado, que causa compaixão; Miséria (condição daquele que caiu em desgraça); Cor, cordis = coração; Cordia = qualidade de quem tem um coração (capaz de se compadecer).

4 Para entendermos a Misericórdia 1. A sua origem: Deus Amor, que, por sua iniciativa, desde a criação ama sempre em primeiro lugar e de modo gratuito; e na incarnação e redenção, por amor, redime o pecado humano. 2. Tal iniciativa divina revela-se sempre: Na história da Salvação do Povo de Deus E na mediação de Jesus e da Sua Igreja.

5 Para entendermos a Misericórdia 3. A resposta livre e pessoal do homem à iniciativa divina de o amar, pressupõe: A aceitação do amor gratuito e misericordioso de Deus; O reconhecimento da própria miséria; A aceitação interior do perdão recebido; Correspondência plena ao amor de Deus; Sair de si mesmo para amar os outros.

6 Para vivermos a Misericórdia Sede misericordiosos como o vosso Pai celeste é misericordioso! Lc 6,36 Para alcançar este convite de Jesus: Devemos acolher a misericórdia divina; Responder pessoalmente ao amor divino; Aceitar incondicionalmente a Jesus Cristo; Viver em comunhão trinitária, com e na Sua Igreja, o amor recíproco.

7 Meditando a Misericordiae Vultus Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. (MV 2) Misericórdia: é o acto último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. (MV 2) Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. (MV 2)

8 Meditando a Misericordiae Vultus Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. (MV 2) O Espírito Santo, que conduz os passos dos crentes de forma a cooperarem para a obra de salvação realizada por Cristo, seja guia e apoio do povo de Deus a fim de o ajudar a contemplar o rosto da misericórdia. (MV 4)

9 «É próprio de Deususar de misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua omnipotência» (São Tomás de Aquino) Estas palavras de S. Tomás de A. mostram como a misericórdia divina não seja, de modo algum, um sinal de fraqueza, mas antes a qualidade da omnipotência de Deus. Deus permanecerá para sempre na história da humanidade como Aquele que está presente, Aquele que é próximo, providente, santo e misericordioso. (MV 6) «Senhor, que dais a maior prova do vosso poder quando perdoais e Vos compadeceis»

10 «Paciente e misericordioso» é o binómio que aparece, frequentemente, no AT para descrever a natureza de Deus. (MV 6) a misericórdia de Deus não é uma ideia abstracta mas uma realidade concreta, pela qual Ele revela o seu amor como o de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filho até ao mais íntimo das suas vísceras. É, na verdade, o caso para dizer que se trata de um amor «visceral». Provém do íntimo como um sentimento profundo, natural, feito de ternura e compaixão, de indulgência e perdão. (MV 6)

11 «NaSagrada Escritura,como se vê,a misericórdia é a palavra-chave para indicar o agir de Deus para connosco.» (MV 9) Ele não Se limita a afirmar o seu amor, mas torna-o visível e palpável. Aliás, o amor nunca poderia ser uma palavra abstracta. Por sua própria natureza, é vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na actividade de todos os dias. A misericórdia de Deus é a sua responsabilidade por nós. (MV 9)

12 «Há momentosem que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai.» (MV 3) A misericordia em si mesma, como perfeição infinita de Deus, é também infinita. Infinita e inesgotável é, portanto, a prontidão do Pai em acolher os fillhos pródigos que regressam à sua casa. [ ]. Nenhum pecado humano prevalece sobre esta força e nem sequer a limita (João Paulo Dives in misericordia,, n.13). (João Paulo II,

13 Com o olhar fixo emjesus e no seu rosto misericordioso, podemos individuar o amor da Santíssima Trindade. A missão, que Jesus recebeu do Pai, foi a de revelar o mistério do amor divino na sua plenitude. (MV 8) Agora este amor tornou-se visível e palpável em toda a vida de Jesus. A sua pessoa não é senão amor, um amor que se dá gratuitamente. O seu relacionamento com as pessoas, que se abeiram d Ele, manifesta algo de único e irrepetível. Os sinais que realiza, sobretudo para com os pecadores, as pessoas pobres, marginalizadas, doentes e atribuladas, decorrem sob o signo da misericórdia. Tudo n Ele fala de misericórdia. N Ele, nada há que seja desprovido de compaixão. (MV 8)

14 Nas parábolasdedicadas à misericórdia, Jesus revela a natureza de Deus como a dum Pai que nunca se dá por vencido enquanto não tiver dissolvido o pecado e superada a recusa com a compaixão e a misericórdia. (MV 9) A parábola contém um ensinamento profundo para cada um de nós. Jesus declara que a misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se o critério para individuar quem são os seus verdadeiros filhos. Em suma, somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para connosco. O perdão das ofensas torna-se a expressão mais evidente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir. (MV9)

15 «Com a sua palavra, seus gestos e toda a sua pessoa,jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.» (MV 1) «Então compreendi: Ele ama-me. me. Jesus encontrou-me: está próximo, Ele e eu apenas. Deu-me conforto, perdoou todos os meus erros e não me culpou do mal. Quando era seu inimigo e não respeitava os seus mandamentos, tratou-me como um amigo. Quando lhe fiz mal, retribuíu-me com o bem. Não me condenou pelo mal que fiz, e sem trégua e sem rancor me procurou.» (Dietrich Bonhoeffer, La fragilità del male,, escritos inéditos, Piemme, 2015).

16 Actuando a Misericordiae Vultus A Esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém. No nosso tempo, em que a Igreja está comprometida na nova evangelização, o tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo e uma acção pastoral renovada. É determinante para a Igreja e para a credibilidade do seu anúncio que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia. (MV 12)

17 «A arquitrave que suporta avida da Igreja é a misericórdia.» (MV 10) Toda a sua acção pastoral deveria estar envolvida pela ternura com que se dirige aos crentes; No anúncio e testemunho que oferece ao mundo, nada pode ser desprovido de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo. A Igreja «vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia». (MV 10)

18 «Talvez, demasiado tempo, nos tenhamos esquecido de apontar e viver o caminho da misericórdia.» (MV 10) Em certos momentos, até a própria palavra parece desaparecer. Todavia, sem o testemunho do perdão, resta apenas uma vida infecunda e estéril, como se se vivesse num deserto desolador. Chegou de novo, para a Igreja, o tempo de assumir o anúncio jubiloso do perdão. É o tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos. O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança. (MV 10)

19 A Igreja tem a missão de anunciara misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa. (MV 12) «É o amor aos outros sob forma de misericórdia, o amor que faz alargar o coração e os braços aos miseráveis, [ ], aos despedaçados pela vida, aos pecadores arrependidos. Um amor que sabe acolher o próximo desviado, amigo, irmão ou desconhecido, e o perdoa infinitas vezes. O amor que faz mais festa por um pecador que volta do que por mil justos, e empresta a Deus inteligência e bens para Lhe permitir demonstrar ao filho pródigo a felicidade pelo seu regresso. Um amor que não mede e não será medido.» (Chiara Lubich)

20 Misericordiosos como o Pai, é o«lema» do Ano Santo. Na misericórdia, temos a prova de como Deus ama. Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e sem pedir nada em troca. Vem em nosso auxílio, quando O invocamos. Ele vem para nos salvar da condição de fraqueza em que vivemos. E a ajuda d Ele consiste em fazer-nos sentir a sua presença e proximidade. Dia após dia, tocados pela sua compaixão, podemos também nós tornar-nos compassivos para com todos. (MV 14)

21 «É meu vivo desejo que o povo cristão reflicta, durante o Jubileu, sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual.»(mv 15) abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais. Quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não têm voz, porque o seu grito foi esmorecendo e se apagou por causa da indiferença dos povos ricos. Não nos deixemos cair na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade, no cinismo que destrói. (MV 15)

22 Redescubramos as obras de misericórdia corporal: Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede, Vestir os nus; Assistir aos enfermos; Dar pousada aos peregrinos; Visitar os presos; Enterrar os mortos.

23 E não esqueçamos as obras de misericórdia espiritual: Dar bom conselho; Ensinar os ignorantes; Corrigir os que erram; Suportar com paciência as fraquezas do próximo; Consolar os tristes; Perdoar aos que nos ofendem; Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.

24 «O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu: enviou-me para levar a boa-nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros; para proclamar um ano de misericórdia do Senhor» (Is 61,1-2).

25 Viver «Um ano de misericórdia»: levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres, anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea, devolver a vista a quem já não consegue ver porque vive curvado sobre si mesmo, e restituir dignidade àqueles que dela se viram privados. (MV 16)

26 Jornadas da Misericórdia AMOR FRATERNO RESPOSTA DO POVO DE DEUS À MISERICÓRDIA DIVINA Muito obrigado e bom Ano Santo

27 JORNADAS AMOR FRATERNO Resposta do Povo de Deus à Misericórdia Divina Jornadas Socio-Caritativas AMOR FRATERNO Resposta do Povo de DEUS à Misericórdia Divina 27

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal proposta quaresmal para a Paróquia do Candal Conhecer para viver, HOJE, as Obras de Misericórdia «As obras de misericórdia são acções caridosas em ajuda do próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais.

Leia mais

Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7)

Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7) Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7) A Caminhada Quaresma-Páscoa, que agora apresentamos, integra-se na pedagogia de ação pastoral que desejamos implementar

Leia mais

LEMA. I. LEMA: Sede misericordiosos

LEMA. I. LEMA: Sede misericordiosos E TEMA 2019 I. : Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Todos somos chamados a tornar-nos escritores viventes do Evangelho, portadores da Boa Nova a cada homem e mulher de hoje. Podemos

Leia mais

MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES

MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES ESPIRITUAIS 14 ORAR PELOS VIVOS E DEFUNTOS O nosso dia-a-dia

Leia mais

Paróquia São Francisco de Assis

Paróquia São Francisco de Assis Paróquia São Francisco de Assis 2015 O que é um Ano Santo? Levítico 25 Um ano de Misericórdia, isto é o que o Senhor anuncia e que nós desejamos viver. Este Ano Santo traz consigo a riqueza da missão de

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

O Ano da Misericórdia

O Ano da Misericórdia O Ano da Misericórdia «Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus». (MV, 1) «Precisamos sempre de

Leia mais

TRÊS AMIGOS NO SENHOR, AMIGO FIEL. Inácio, uma fundação Xavier, uma missão Fabro, uma oração

TRÊS AMIGOS NO SENHOR, AMIGO FIEL. Inácio, uma fundação Xavier, uma missão Fabro, uma oração TRÊS AMIGOS NO SENHOR, AMIGO FIEL Exercício para a festa de Santo Inácio no Jubileu de 2006 Inácio, uma fundação Xavier, uma missão Fabro, uma oração R. Paiva, SJ A um ou dois passos do lugar onde farei

Leia mais

Clique para editar o estilo

Clique para editar o estilo 29 Novembro 14h30 CHAVES O que vai aprofundar: A Misericórdia como Amor entranhado A lectio divina da Misericórdia A Misericórdia em obras A Misericórdia como missão Como viver o jubileu da Misericórdia

Leia mais

Abertura da Porta Santa da Misericórdia no Santuário de Nossa Senhora de Balsamão

Abertura da Porta Santa da Misericórdia no Santuário de Nossa Senhora de Balsamão "A misericórdia de Deus será sempre maior que a tua ingratidão" São Padre Pio de Pietrelcina NEWSLETTER N.º 26-01 DE FEVEREIRO DE 2016 Abertura da Porta Santa da Misericórdia no Santuário de Nossa Senhora

Leia mais

EDIFICA NA MISERICÓRDIA DE DEUS PAI!

EDIFICA NA MISERICÓRDIA DE DEUS PAI! EDIFICA NA MISERICÓRDIA DE DEUS PAI! ANO PASTORAL 2015-2016 "Edifica na Misericórdia de Deus Pai!" Tema para o ano JMV 2015/2016 Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia (Mt, 5,7)

Leia mais

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA O sínodo: Sua teologia e mística -Deus habita esta cidade (Dimensão teológica e teologal) Pe. Donizeti José Xavier - LG 4 A Igreja é o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (S.

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação Juan Ambrosio Coordenadas para a Ação O cristianismo tem como fundamento, meta e estrutura uma experiência de encontro. Com Jesus Cristo (no seu modo de ser e de viver). Com Deus (na proposta do Reino).

Leia mais

Nº 18 C - Domingo de Páscoa

Nº 18 C - Domingo de Páscoa Nº 18 C - Domingo de Páscoa-27.3.2016 Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma

Leia mais

27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA

27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA 27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA [Este subsídio destina-se a ser usado por uma família durante o curto percurso de entrada para a Porta Santa. Dependendo

Leia mais

3.º Encontro 2015/2016

3.º Encontro 2015/2016 Escola da Fé 3.º Encontro 2015/2016 CÂNTICO: Onde há Caridade e Amor Onde há caridade e amor aí habita Deus. Papa Francisco abriu porta santa do Jubileu da Misericórdia na Catedral de Bangui, em África,

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SABADO da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus, atendei

Leia mais

Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.

Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus. 01 Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai, «rico em misericórdia» (Ef 2,4). Com a sua palavra, os seus

Leia mais

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo. MATRMÓNO 321 rmãos e irmãs: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo (ou: cantando): Ou: Abençoai,

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

JESUS CRISTO, A MISERICÓRDIA EM AÇÃO

JESUS CRISTO, A MISERICÓRDIA EM AÇÃO MISERICÓRDIA DE CORAÇÃO A CORAÇÃO CONGRESSO NACIONAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO JESUS CRISTO, A MISERICÓRDIA EM AÇÃO Padre Eliomar Ribeiro, SJ Olhar com os olhos da fé e da imaginação, o agir compassivo e

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA 1 Deus quer nos tornar sagrados. Ele nos chama para crescer em santidade. Em sua providência, ele nos deu uma maneira de triunfar: a Sociedade de São Vicente de Paulo. 2 A Sociedade

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

AS OBRAS DE MISERICORDIA 1. OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAIS

AS OBRAS DE MISERICORDIA 1. OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAIS 1 AS OBRAS DE MISERICORDIA «É meu vivo desejo que o povo cristão reflicta, durante o Jubileu, sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual. Será uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

Campinas do Sul 12 de março de 2016

Campinas do Sul 12 de março de 2016 Informativo Paroquial A BOA NOTÍCIA Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes Campinas do Sul 12 de março de 2016 PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA: Sábado, 12 de março, às 14h, missa na comunidade Na. Sra.

Leia mais

Oração 1. Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz!

Oração 1. Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz! Oração 1 Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida,

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA A origem do Jubileu - Sábado - Ano sabático (7 em 7 anos) - Ano jubilar (50 em 50 anos) Fundamentos Bíblicos Ano sabático e sábado - 0 Durante seis anos semearás a tua terra e colherás o seu produto. 11

Leia mais

ANO DA MISERICÓRDIA. Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. 1º Objetivo: entender e experimentar a misericórdia de Deus;

ANO DA MISERICÓRDIA. Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. 1º Objetivo: entender e experimentar a misericórdia de Deus; ANO DA MISERICÓRDIA Cristo é o rosto da misericórdia do Pai Abertura para todos: 08 de dezembro de 2015 Duração: 08/12/2015 21/11/2016 Para nós em São Paulo: início dia 13 de dezembro 10h00 Concentração

Leia mais

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não crentes, dizendo (ou: cantando), cheios de esperança: R. Cristo,

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Sair da nossa zona de conforto (cf. GE 130). Vencer o complexo de Senhor, deixei-me enganar, de. inferioridade (cf. EG 79). animadora.

Sair da nossa zona de conforto (cf. GE 130). Vencer o complexo de Senhor, deixei-me enganar, de. inferioridade (cf. EG 79). animadora. Sair nossa zona de conforto (cf. GE 130). Vencer o complexo de Senhor, deixei-me enganar, de inferioride (cf. EG 79). Cais parti mil maneiras fugi do vosso amor Pr0por algo a alguém que Ir mais além do

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

VOLUNTARIADO: UMA VISÃO CRISTÃ. CNE: Movimento de Voluntariado

VOLUNTARIADO: UMA VISÃO CRISTÃ. CNE: Movimento de Voluntariado CNE: Movimento de Voluntariado Instituto Diocesano da Formação Cristã, 24.Janeiro.2011 VOLUNTÁRIO O que leva um voluntário a dedicar a sua vida ao próximo? Em primeiro lugar, aquele mote inato no coração,

Leia mais

"Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos".

Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos. Quem é seu Próximo? Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. As leituras bíblicas respondem: no amor a Deus e aos outros. Na 1 a leitura, MOISÉS convida

Leia mais

Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Misericordiosos como o Pai

Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Misericordiosos como o Pai ESCOLA DA FÉ Jubileu Extraordinário da Misericórdia Misericordiosos como o Pai Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia.

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS

A MISERICÓRDIA DE DEUS A MISERICÓRDIA DE DEUS Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão),

Leia mais

www.gruporuah.com LETRAS E CIFRAS DO CD VAI COMEÇAR A MISSA

www.gruporuah.com LETRAS E CIFRAS DO CD VAI COMEÇAR A MISSA www.gruporuah.com LETRAS E CIFRAS DO CD VAI COMEÇAR A MISSA 2010 1 1 VAI COMEÇAR A MISSA (Entrada) Intr.: F#7 D B7 E A B7 E Vai começar a missa e o amor de Deus está A E F#7 B7 Bem junto a nós, inundando

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós. 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma

Leia mais

Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20).

Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20). A comunicação de uma Igreja em Saída. Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20). Uma comunicação rápida, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem repugnâncias

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

CHAVES: Alegria Evangelho Igreja Saída

CHAVES: Alegria Evangelho Igreja Saída ALGUMAS PALAVRAS- CHAVES: Alegria Evangelho Igreja Saída A ALEGRIA: A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. EG1 A ALEGRIA: Tanto no AT como no NT,

Leia mais

Jesus Cristo: o rosto da misericórdia do Pai. Frei João Mannes, ofm

Jesus Cristo: o rosto da misericórdia do Pai. Frei João Mannes, ofm Jesus Cristo: o rosto da misericórdia do Pai Frei João Mannes, ofm 1 - Proclamação do Ano Santo da Misericórdia O Papa Francisco proclamou o Jubileu extraordinário da Misericórdia no dia 11 de abril de

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no Jumbo de Alfragide a contribuir

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA 2ª FEIRA 11 de março NA ORAÇÃO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O tema que nos vai guiar nos próximos dias é o da oração. A quaresma é um tempo indicado para nos focarmos na oração. Começamos por

Leia mais

MISERICORDIAE VULTUS BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA

MISERICORDIAE VULTUS BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA MISERICORDIAE VULTUS BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA A MISERICÓRIDA DO PAI Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10,26-33)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10,26-33) 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 25 de Junho de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10,26-33) Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: Não tenhais medo dos homens,

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Murtosa CONCURSO COMEMORATIVO DO 90º ANIVERSÁRIO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA MURTOSA REGULAMENTO. Preâmbulo

Murtosa CONCURSO COMEMORATIVO DO 90º ANIVERSÁRIO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA MURTOSA REGULAMENTO. Preâmbulo CONCURSO COMEMORATIVO DO 90º ANIVERSÁRIO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA MURTOSA REGULAMENTO Preâmbulo Ocorrendo em Abril de 2016 os 90 anos da Santa Casa da Misericórdia da, dandose a feliz coincidência

Leia mais

MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017

MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017 MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017 Caros irmãos em Cristo, Hoje celebramos a Solenidade da Maternidade Divina de Maria, o Dia Mundial da Paz e o Primeiro dia do Ano Civil 2017.

Leia mais

Amados irmãos e irmãs intercessores de todo o Brasil:

Amados irmãos e irmãs intercessores de todo o Brasil: Amados irmãos e irmãs intercessores de todo o Brasil: Dando continuidade ao nosso compromisso diário com a Cruzada Nacional do Rosário e certos de que a fé em Nossa Senhora sempre estará presente nas grandes

Leia mais

Jesus foi para uma cidade chamada Nain. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto

Jesus foi para uma cidade chamada Nain. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto Lc 7,11-17 Jesus foi para uma cidade chamada Nain. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto para enterrar. Era filho único e sua mãe

Leia mais

Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb

Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb Exortação Apostólica do Santo Padre FRANCISCO SOBRE O CHAMAMENTO À SANTIDADE NO MUNDO ATUAL Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Fevereiro. VÍDEO

2ª FEIRA 11 de Fevereiro. VÍDEO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma vez pensaste nisso?

Leia mais

ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER?

ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER? ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER? Vez ou outra escuto algum cristão mencionar algo como:

Leia mais

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018)

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018) MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018) Mater Ecclesiae: «Eis o teu filho [ ] Eis a tua mãe E, a partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa» (Jo

Leia mais

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço S Maria, a Senhora Missionária... Outubro de 2010 Introdução: Ritos Iniciais: C/. Deus, vinde em nosso auxílio. A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. C/.,

Leia mais

Homilia na solenidade de Cristo Rei na conclusão do Jubileu da Misericórdia

Homilia na solenidade de Cristo Rei na conclusão do Jubileu da Misericórdia 1.Hoje é um dia de acção de graças. Celebramos a solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo, no terminar de um ano litúrgico que foi rico de vivências, de desafios, de caminhos e de sonhos. Façamos

Leia mais

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a

F R A D E S SERVOS DE MARIA. U m a p r o p o s t a d e v i d a F R A D E S SERVOS DE MARIA U m a p r o p o s t a d e v i d a ç Constituem uma fraternidade de homes reunidos no nome do Senhor, e se comprometem a viver o Evangelho em comunhão fraterna e a se colocar

Leia mais

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz 2ª FEIRA 1 de abril E boa semana. Estamos na 4ª semana da quaresma. Ontem celebrámos o 4º domingo da quaresma que é também conhecido pelo Domingo da Alegria. O Nosso símbolo: Sentido único- o caminho é

Leia mais

Formação Paroquial Outubro Ser Igreja Mística, Misericordiosa e Missionária

Formação Paroquial Outubro Ser Igreja Mística, Misericordiosa e Missionária Formação Paroquial Outubro-2018 Ser Igreja Mística, Misericordiosa e Missionária Em nome do Pai, Em nome do Filho, Em nome do Espírito Santo, Estamos aqui.(bis) Para Louvar e agradecer, Bendizer e adorar,

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (13.04.2015) Ficaram cheios do espírito Santo Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva Si+ Mi+ O Espírito de Deus está em mim Si+ Mi+ Enviou-me

Leia mais

Participação de Dom João na Jornada de Romeiros

Participação de Dom João na Jornada de Romeiros Participação de Dom João na Jornada de Romeiros Ribeira Grande. Romeiros Peregrinos da Misericórdia nesta Terra Congratulo-me com esta jornada de reflexão, de meditação, oração e de aprofundamento da vossa

Leia mais

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Vídeo: Parcialmente nublado Só mesmo com Deus! A bondade é uma qualidade do caracter, a misericórdia é

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA CRUZ!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA CRUZ! 2ª FEIRA 1 de Abril INTRODUÇÃO Bom dia! Chegámos à última semana de aulas! Isso quer dizer que é a nossa última semana de Bom Dia antes da Páscoa! Por isso mesmo, para preparar de forma derradeira a chegada

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

MISERICÓRDIA: o coração pulsante do Evangelho.

MISERICÓRDIA: o coração pulsante do Evangelho. MISERICÓRDIA: o coração pulsante do Evangelho. 1 Sentido vulgar do termo: ter dó ; sentir pena : expressões que ficam apenas na superfície do seu verdadeiro significado. 2 Misericordioso é quem, por amor,

Leia mais

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO Para os retiros de Carnaval, o Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil preparou um roteiro a fim de orientar as pregações dos Encontros que acontecem na próxima semana em todo o país. As orientações

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

EM IGREJA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de outubro

EM IGREJA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de outubro 2ª FEIRA 29 de outubro Bom dia a todos e boa semana! Esta semana abreviada vamos dedica-la a preparar a Festa de Todos os Santos. Falar de santidade é acolher o dom maior que Deus tem para nos oferecer:

Leia mais

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014.

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. Adoração Acolhida Leitura Bíblica: Zacarias 9.9; 16-17. Sugestões de Cânticos: - HE 105 - Louvemos ao Senhor [Ademar de Campos]-

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Entrada : Ouve-se na terra um grito Todos - Ouve-se na terra um grito/ Do povo um grande clamor/ Senhor, abre

Leia mais

«Jesus retirou-se para o deserto, conduzido pelo Espírito Santo.» [Primeira semana da Quaresma]

«Jesus retirou-se para o deserto, conduzido pelo Espírito Santo.» [Primeira semana da Quaresma] 11 março «Jesus retirou-se para o deserto, conduzido pelo Espírito Santo.» [Primeira semana da Quaresma] Às vezes, sobretudo quando estamos mais distraídos, pode acontecer-nos perder o sentido da nossa

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID PASTORAL DA ACOLHIDA Paróquia Sagrada Família Itajubá 06 05 2012 PASTORAL DA ACOLHIDA Todos são de suma importância na comunidade paroquial A acolhida de vocês deve ser como a acolhida de Jesus que acolhe

Leia mais

Carta do Ministro Geral. Fr. Mauro Jöhri OFMCap ANUNCIAR A MISERICÓRDIA DE DEUS

Carta do Ministro Geral. Fr. Mauro Jöhri OFMCap ANUNCIAR A MISERICÓRDIA DE DEUS Carta do Ministro Geral Fr. Mauro Jöhri OFMCap ANUNCIAR A MISERICÓRDIA DE DEUS 23 setembro 2015 www.ofmcap.org Copyright by: Curia Generale dei Frati Minori Cappuccini Via Piemonte, 70 00187 Roma ITALIA

Leia mais

ANO C XI Domingo do tempo comum «Os teus pecados estão perdoados»

ANO C XI Domingo do tempo comum «Os teus pecados estão perdoados» Orar a ANO C XI Domingo do tempo comum «Os teus pecados estão perdoados» Uma mulher atreve-se a apresentar-se diante de Jesus. Não só quebra as regras da boa educação, intrometendo-se onde não é desejada,

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

Belo Horizonte/2013 Festa da Assunção de N. Senhora. Queridas Irmãs,

Belo Horizonte/2013 Festa da Assunção de N. Senhora. Queridas Irmãs, Belo Horizonte/2013 Festa da Assunção de N. Senhora Queridas Irmãs, Semeemos, na nossa fé, a alegria da caminhada de Emaús feita neste 16º Capítulo Provincial! Mais um passo demos juntas e é visível a

Leia mais

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs!

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs! Igreja missionária testemunha de misericórdia Queridos irmãos e irmãs! O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está a viver, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões

Leia mais

I DOMINGO DA QUARESMA C 2016

I DOMINGO DA QUARESMA C 2016 I DOMINGO DA QUARESMA C 2016 P - A graça libertadora de Nosso Senhor Jesus Cristo, a misericórdia infinita de Deus nosso Pai e a consolação do Espírito Santo, estejam sempre convosco! MONIÇÃO INICIAL:

Leia mais

X Domingo TC Solenidade da StªTrindade -ANO A

X Domingo TC Solenidade da StªTrindade -ANO A A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de um Deus em três pessoas ; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade

Leia mais

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005 Tu tens um amigo que te ama: Nós temos um amigo que nos ama, Que nos ama, que nos ama. Nós temos um amigo que nos ama: 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA Presidente: Em nome do Pai e

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

A oração de perdão move o nosso coração a perdoar aos outros, a perdoar a nós próprios... como Deus perdoou. Diz Jesus:

A oração de perdão move o nosso coração a perdoar aos outros, a perdoar a nós próprios... como Deus perdoou. Diz Jesus: ORAÇÃO DE PERDÃO Uma coisa feita por Deus permanentemente: abençoar e perdoar. Se o imitares, serás feliz e nunca perderás a alegria. A oração de arrependimento abre o nosso coração ao perdão, à reconciliação

Leia mais

Jubileu dos Catequistas no Porto

Jubileu dos Catequistas no Porto Jubileu dos Catequistas no Porto 1.Sede bem vindos a esta Igreja Catedral, onde nos congregamos com os catequistas das Vigararias da Cidade do Porto, como em tantas outras igrejas jubilares da nossa Diocese

Leia mais