Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras"

Transcrição

1 Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras Como fico sabendo se minha universidade assinou Entre em contato com o departamento responsável o acordo de adesão? pela graduação, ou órgão equivalente, na sua IES. Como fico sabendo quem é o responsável pelo programa na minha universidade? Entre em contato com o departamento responsável pela graduação, ou órgão equivalente, na sua IES. Tenho os requisitos previstos na Chamada Pública Não, você poderá se candidatar apenas mediante (requisitos para candidatura individual), mas a minha adesão da sua IES. Procure o Coordenador do IES assinou Acordo de Adesão com a Capes. Posso Programa CsF em sua instituição de ensino. me candidatar individualmente? Onde está disponível o termo de adesão do programa Ciência Sem Fronteiras - Graduação Sanduíche? Para onde a IES brasileiras deve enviar o termo de adesão? Se a instituição não tiver cursos recomendados pela Capes, ela poderá aderir ao programa? O meu curso de graduação se inclui dentro das áreas prioritárias? Quem decide se o curso do candidato está dentro das áreas prioritárias? Acordo de adesão da IES brasileira O termo de adesão está disponível no site do programa em No link O programa clicar em Documentos. O termo de adesão deve ser enviado em arquivo PDF para o adesao@cienciasemfronteiras.gov.br e pelos correios para o endereço: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes SBN, Quadra 02, lote 06, Bloco L 12º andar - APE CEP: Brasília, DF Sim. Nesse caso, os alunos da instituição farão a candidatura individual e, caso sejam aprovados, a equipe do Ciência sem Fronteiras entrará em contato para que a instituição assine o termo de adesão ao programa. Áreas prioritárias Para saber se seu curso se inclui dentro das áreas prioritárias converse com o coordenador responsável pelo Programa na sua universidade. A universidade brasileira analisa se o curso de graduação do candidato está ou não incluído entre as áreas prioritárias. Candidatura - Formulário e requisitos de inscrição Primeiramente você deverá procurar o Coordenador do Programa CsF em sua IES (candidatura mediante adesão da IES) para verificar as normas Como faço para me candidatar a uma bolsa do de seleção que serão aplicadas. Para se candidatar, Programa de Graduação Sanduíche pelo Programa acesse a página do Programa em Ciência sem Fronteiras? na área Inscrições e Resultados Chamadas Abertas Graduação, leia atentamente a chamada pública e em seguida preencha o formulário de inscrição.

2 Os documentos da inscrição exigidos na chamada Onde devo anexar os documentos exigidos na pública devem ser anexados dentro do formulário de inscrição? inscrição na aba Documentos. A documentação exigida pode ser enviada por e- mail? Os documentos solicitados podem ser enviados após o prazo de inscrição? Não. As documentações exigidas deverão ser enviadas pelo site do Programa, respeitando o respectivo calendário. Lembrando que todos os documentos devem estar no formato PDF. Somente o resultado do exame de proficiência poderá ser enviado após o prazo de inscrição, mas dentro do cronograma previsto pela Capes para tal. Caso sua candidatura tenha sido homologada pela sua instituição de estudos, envie a versão digital para: pgenviadocumentosavulsos.html. Estou na minha segunda graduação. Posso me Sim, desde que seja um curso nas áreas prioritárias inscrever no processo? Terei integralizado mais de 80% do currículo previsto para o meu curso quando a bolsa for Não. A integralização de mais de 80% do currículo implementada, em Posso participar do impede a sua participação no programa CsF. processo de seleção? Apenas os cursos relacionados às áreas prioritárias do programa poderão concorrer. As áreas prioritárias são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Caso não conste o curso do candidato, ele poderá concorrer por outro curso? ou terá que ser o curso específico? Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos. Caso o seu curso esteja entre as áreas prioritárias do programa e não aparecer na lista da instituição, favor contatar a Central de Atendimento e especificar o nome do curso e o da instituição.

3 Verificar o nome completo de sua instituição ou de sua mantenedora com os responsáveis. Em alguns casos, a mantenedora da instituição pode conter um Inclusão das instituições que não constam no nome diferenciado no início, por exemplo cadastro, pois ao tentar fazer a inscrição não Fundação. Em caso de dúvidas, consultar a base aparece o código ou mesmo o nome da instituição. do MEC que traz todas as Instituições de Educação Superior e cursos cadastrados no site O candidato poderá se inscrever para mais de uma chamada em aberto? No caso das chamadas em aberto para graduação sanduíche, o candidato poderá optar por apenas um país de destino ao fazer a inscrição. O candidato deverá informar no formulário se tem proficiência em algum outro idioma, com a finalidade de uma possível realocação, caso não haja vagas suficiente no país escolhido e haja disponibilidade de vagas nos demais países com chamadas abertas. Já me candidatei para a chamada 01/2011 para os Sim, o candidato poderá se inscrever, optando por EUA em parceria com o IIE, mas não fui apenas um país de destino, que pode inclusive ser selecionado. Posso me candidatar para outra os EUA novamente. chamada em aberto? Não. A inscrição na Capes não garante a concessão O candidato indicado pela universidade brasileira e da bolsa, que estará condicionada ao atendimento que fez a inscrição no site da Capes terá a garantia ao aceite da universidade americana, além do de ser contemplado com a bolsa de estudo? atendimento aos requisitos dessa chamada pública, bem como à disponibilidade orçamentária da Capes. Posso me candidatar individualmente? Posso me candidatar de forma individual (minha universidade não assinou o termo de adesão)? Candidatura individual Somente podem candidatar-se individualmente alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) que não tenham firmado Acordo de Adesão com a Capes e que atendam aos requisitos previstos nas Chamadas Públicas de graduação sanduíche. Os demais alunos, de IES que firmaram acordo, devem procurar o Coordenador Geral do Programa CsF em sua IES para participar da seleção interna. Sim. Basta preencher o formulário de inscrição na página do Programa e anexar as documentações referentes à inscrição na modalidade individual. Acesse a página na área Inscrições e Resultados Chamadas Abertas Graduação, leia atentamente a chamada pública e em seguida preencha o formulário de inscrição.

4 Não. Para se inscrever de forma individual é necessário ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Posso me inscrever de forma individual sem ter sido Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências ou premiado conforme a Chamada Pública? ainda detentor de premiações de mérito acadêmico. Para se candidatar dessa forma, sua IES não pode ter assinado o acordo de adesão com a Capes. Poderá ser utilizada a nota do Enem de anos anteriores? ex: 2009, É necessário enviar os comprovantes de participação do Enem, Sisu ou Prouni? O candidato que não tiver utilizado a nota do Enem, Prouni ou Sisu para ingressar na universidade poderá se inscrever no programa? Eu não fiz o Enem e nem ingressei na IES por meio do Prouni nem Sisu, posso me inscrever na modalidade individual? Para fazer a inscrição é necessário já possuir o exame de proficiência? Sim, não há limitação para o ano que foi realizado o ENEM, porém será considerada a maior nota. Não é necessário enviar comprovante, pois o sistema de inscrição busca as informações diretamente na base de dados do MEC. Sim. A nota do ENEM será considerada como um critério prioritário na seleção, porém os estudantes que não utilizaram essa nota para ingressar na universidade não serão excluídos. Não. A Capes exige para as candidaturas individuais que o candidato tenha ingressado na IES por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos. No momento da inscrição, não é obrigatório apresentar a nota no teste de proficiência de idioma. O candidato poderá realizar o teste até o dia 17 de fevereiro de 2012 e informar a nota posteriormente. O sistema estará aberto para inscrições até o dia 15 de janeiro de Caso já possua o resultado do teste de idioma nessa data, o candidato deverá Prazo para envio de documentos, como resultado do anexar o documento comprobatório no sistema. exame de proficiência ou comprovante de Caso não tenha realizado o teste, o candidato agendamento do teste. deverá anexar no sistema o comprovante de agendamento para, no máximo, dia 17 de fevereiro A Capes organizará provas especiais do teste de proficiência? ENEM Exame de Proficiência de Cada país exige um determinado teste oficial de proficiência, o que será especificado na chamada pública. A Capes poderá fazer acordos com centros aplicadores dos testes no sentido de conduzir ações para agilizar a aplicação da prova. Caso isso aconteça, as informações serão divulgadas na página do programa.

5 Caso não possua o teste com a pontuação exigida, será aceito, como documento, o comprovante de inscrição para realização da prova, que deverá ser Ainda não tenho o exame de proficiência em inglês anexado à inscrição on-line no lugar do documento (TOEFL, IELTS, Delph, OnDaf). Posso me inscrever Comprovante de agendamento do teste de e enviar depois? proficiência. O envio do resultado de proficiência deve respeitar aos cronogramas da Capes. No caso das chamadas de graduação abertas, o prazo para realização da prova é dia 17 de fevereiro de Quais os exames de proficiência que serão aceitos para atual Chamada? Não atingi a nota mínima no exame de proficiência. Posso me inscrever assim mesmo? Quantos candidatos posso inscrever? Há cota de candidatos por instituição? Como funciona a indicação dos candidatos pela universidade brasileira? Verificar na chamada específica para o país desejado quais são os testes e respectivas notas mínimas aceitas. Sim. Nesse caso, haverá a possibilidade de realização de cursos intensivos de idioma, o que será acordado com o parceiro do programa no exterior. Porém, não há garantia de alocação do candidato. Não. A universidade pode inscrever quantos candidatos dispor, desde que atendam às normas do processo. A universidade deve publicar amplamente a chamada pública que estabelece o programa e divulgar o respectivo método de seleção dos candidatos. Os aprovados no processo de seleção da IES deverão preencher o formulário de inscrição do programa. Após o preenchimento, no prazo estipulado pelas chamadas, o coordenador deverá homologar as inscrições dentro da lista de aprovados pela IES. Os candidatos homologados serão classificados pela equipe do programa. O coordenador é responsável pela seleção dos candidatos e comunicação aos mesmos do Quem inscreve os candidatos? O coordenador resultado da seleção. Após isso, o candidato deverá responsável ou o próprio candidato? se inscrever na página do programa, preenchendo os formulários de inscrição e enviando as documentações pertinentes. O processo de seleção dentro da IES no Brasil deve ser enviado de forma documentada ao programa? Número de vagas Pré-seleção na IES brasileira Não, porém as documentações devem ficar retidas na instituição pelo período de 05 anos. A IES deve homologar as candidaturas no link Homologação pelo Coordenador-Geral do Programa. A universidade brasileira deve enviar alguma Sim. O termo de adesão. Além disso, o coordenador documentação? do programa deve homologar as candidaturas de Universidade de destino

6 Posso escolher a universidade para ingresso? Quando ficarei sabendo para qual instituição irei? Qual o próximo passo após a comunicação sobre a Instituição de destino? A universidade brasileira deve fazer algum acordo de cooperação com a universidade de destino do candidato? Não. A alocação do candidato na universidade estrangeira dependerá da disponibilidade de vagas oferecidas de acordo com o curso de graduação. A equipe do programa Ciência sem Fronteiras, em conjunto com a agência parceira no exterior, fará a distribuição dos candidatos. O candidato será comunicado por e/ou correios o resultado dos selecionados nas universidades estrangeiras. Em momento oportuno, a Capes ou o CNPq entrará em contato com o aluno e comunicará os passos posteriores. Não. As aplicações nas universidades serão realizadas pelo programa Ciência sem Fronteiras em parceria com uma agência no exterior. Não há necessidade de assinatura de termos entre a universidade de origem do candidato e a universidade de destino.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SELEÇÃO DE ESTUDANTES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

Leia mais

2. DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS O candidato deverá obrigatoriamente que preencher os seguintes requisitos:

2. DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS O candidato deverá obrigatoriamente que preencher os seguintes requisitos: EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO, ESTÁGIOS E CURSOS DE IDIOMAS NOS ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, ITÁLIA, REINO UNIDO E ALEMANHA Programa Ciência sem Fronteiras CHAMADAS

Leia mais

ENEM 2015 MANEIRAS DE UTILIZAR A NOTA

ENEM 2015 MANEIRAS DE UTILIZAR A NOTA ENEM 2015 MANEIRAS DE UTILIZAR A NOTA Programa Universidade Para Todos (PROUNI) O Prouni tem como obje/vo conceder bolsas de estudo em faculdade privadas, u/lizando como seleção as notas do ENEM. Veja

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 1-2013 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Magnífica Reitora, Dra. Valéria

Leia mais

EDITAL Nº 036/2012-PRPI

EDITAL Nº 036/2012-PRPI EDITAL Nº 036/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL Nº01 2011 CHAMADA INTERNA PRÓ-REITORIA DE ENSINO-

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal de Roraima Gabinete da Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal de Roraima Gabinete da Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais Orientações Complementares ao Edital Nº 042/2015 CRINT/UFRR 2ª CHAMADA EBW+ SOBRE AS ÁREAS ELEGÍVEIS GRADUAÇÃO Cursos de graduação da UFRR que se enquadram nas áreas elegíveis: Artes criativas - Música

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) EDITAL PROPEPG Nº 09 de 09 de Agosto de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

EDITAL Nº 5/2016 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 5, DE 26 DE JANEIRO DE 2016

EDITAL Nº 5/2016 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 5, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Esplanada dos Ministérios Bloco L, Edifício Sede - 3º Andar, Brasília/DF, CEP 70047-900 Telefone: 2022-8014 e Fax: 2022-8135 - http://www.mec.gov.br EDITAL Nº 5/2016 SECRETARIA DE

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL/PROPEPG nº 13 de 27 de novembro de 2012

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL/PROPEPG nº 13 de 27 de novembro de 2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL/PROPEPG nº 13 de 27 de novembro de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO

O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias Diretoria de Relações Interinstitucionais PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 3-2012 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Magnífica Reitora, Valéria Heloisa Kemp, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público este Edital de

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 07/2012 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 07/2012 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto 07/2012 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Alemanha, Austrália, Canadá,

Leia mais

CHAMADA DE PRÉ-SELEÇÃO para o PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, conforme Chamada Pública CAPES N 01/2011.

CHAMADA DE PRÉ-SELEÇÃO para o PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, conforme Chamada Pública CAPES N 01/2011. CHAMADA DE PRÉ-SELEÇÃO para o PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, conforme Chamada Pública CAPES N 01/2011. A Universidade Federal do Pampa Unipampa através da ARINTER Assessoria de Relações Internacionais,

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 10 de junho de 2013, complementar às Chamadas Públicas n 143 a 146 e 148 a 154 do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação-Sanduíche na Alemanha, Austrália,

Leia mais

Chamada de Seleção Pública de Mestrado Acadêmico 2016 1

Chamada de Seleção Pública de Mestrado Acadêmico 2016 1 SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE CURSO DE O Diretor do da, no uso de suas atribuições, torna pública a Chamada de Seleção Pública, contendo

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014/SRI/UFRN, DE 18 DE AGOSTO DE 2014.

EDITAL Nº 01/2014/SRI/UFRN, DE 18 DE AGOSTO DE 2014. EDITAL Nº 01//SRI/UFRN, DE 18 DE AGOSTO DE. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI), no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

EDITAL GRADUAÇÃO (MOBILIDADE) UNIVERSITÉ DE LILLE

EDITAL GRADUAÇÃO (MOBILIDADE) UNIVERSITÉ DE LILLE 1. Apresentação Este edital visa regulamentar a seleção de alunos de graduação da UFRGS para mobilidade acadêmica internacional na Université de Lille, dentro do ano acadêmico 2019-2020. 2. Modalidades

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 A CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação,

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER LUSO-BRASILEIRAS Edição 2016. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER LUSO-BRASILEIRAS Edição 2016. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER LUSO-BRASILEIRAS Edição 2016 Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação da UFRGS a possibilidade

Leia mais

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. PREÂMBULO

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Professor Fábio Alves da Silva Júnior, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO Faculdade de Educação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras país de destino: Nova Zelândia

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ UNIVERSIDADE DE BOLONHA Nº 105 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ UNIVERSIDADE DE BOLONHA Nº 105 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ UNIVERSIDADE DE BOLONHA Nº 105 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI,

Leia mais

Manual de inscrições para bolsistas 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2016

Manual de inscrições para bolsistas 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2016 Manual de inscrições para bolsistas 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2016 Realização Fundação OSESP A 47ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, cujo

Leia mais

EDITAL 011/2015 PPGDC RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO

EDITAL 011/2015 PPGDC RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO - PPGDC EDITAL 011/2015 PPGDC

Leia mais

EDITAL Nº007/ 2014 ARII/REITORIA

EDITAL Nº007/ 2014 ARII/REITORIA EDITAL Nº007/ 2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SELEÇÃO DE ESTUDANTES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

Leia mais

2 APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS

2 APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL PRPPG Nº. 054/2011 Goiânia, 22 de dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL 003/2012 PROEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL 003/2012 PROEN EDITAL 003/2012 PROEN PRÉ SELEÇÃO DE CANDIDADOS AO ESTÁGIO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró Reitoria de Ensino torna pública a seleção de alunos de graduação da Universidade

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PARAIBA COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERNACIONAL EDITAL 01

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PARAIBA COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERNACIONAL EDITAL 01 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PARAIBA COORDENADORIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERNACIONAL EDITAL 01 A Coordenação de Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional,

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016 Seleção para tutoria a distância do Curso de Especializacão em Tecnologias da Informação e da Comunicação

Leia mais

EDITAL 004/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

EDITAL 004/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 004/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO Faculdade de Educação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FREQUENTLY ASKED QUESTIONS (FAQ)

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FREQUENTLY ASKED QUESTIONS (FAQ) CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FREQUENTLY ASKED QUESTIONS (FAQ) CANDIDATURA Posso me candidatar a mais de um país? Não. Cada aluno pode candidatar-se a apenas um edital por vez. No site do Ciência sem Fronteiras

Leia mais

EDITAL nº 17/2016 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2016 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL nº 17/2016 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2016 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL nº 17/2016 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2016 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, instituída como Fundação Pública, criada pela Lei nº. 8.405, de 09 de janeiro de

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

EDITAL 002/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

EDITAL 002/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 002/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED FACISA/FCM/ESAC

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED FACISA/FCM/ESAC CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED FACISA/FCM/ESAC EDITAL Nº. 34 /2016 PROCESSO SELETIVO BOLSA DE ESTUDO INTERNACIONAL CESED/SANTANDER 1. A Diretora-Presidente do CESED, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA EDITAL Nº 01/2016 DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA - MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

EDITAL N 18/2012 DE PRÉ-SELEÇÃO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO CANADÁ (CBIE)

EDITAL N 18/2012 DE PRÉ-SELEÇÃO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO CANADÁ (CBIE) UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO REITORIA Campus I - BR 285 - Km 171, Bairro São José, Cx. P. 611-99052-900 Passo Fundo - RS Fone (54) 3316-8113 / Fax (54) 3311-1307 e-mail reitoria@upf.br EDITAL N 18/2012

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 A coordenadora do programa de pós-graduação em Fitotecnia da Universidade

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL REFERENTE À CHAMADA PÚBLICA CNPq APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS

SELEÇÃO INTERNA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL REFERENTE À CHAMADA PÚBLICA CNPq APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital PROPPG 02/2019 SELEÇÃO INTERNA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL REFERENTE À CHAMADA PÚBLICA CNPq 2018 - APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 07 de dezembro de 2012 complementar às Chamadas Públicas n 118 a 135 Graduação-Sanduíche Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha,

Leia mais

EDITAL Nº 020 / 2015 PPGSS / UERN

EDITAL Nº 020 / 2015 PPGSS / UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPEG FACULDADE DE ENFERMAGEM-FAEN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR

EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Secretaria Geral de Relações Internacionais

Secretaria Geral de Relações Internacionais Secretaria Geral de Relações Internacionais EDITAL SRInter nº 05/16 Mobilidade acadêmica 2016/2017 Graduação para a Universidade de Picardie Jules Verne - França A Secretaria Geral de Relações Internacionais

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA COREIA DO SUL

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA COREIA DO SUL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA COREIA DO SUL CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (KFPP) Korea Foundation for the Promotion of Private School Nº 114/2012 A Coordenação

Leia mais

Guia de Implementação do Projeto de Pesquisa modalidade bolsa Pesquisador Visitante Especial - PVE

Guia de Implementação do Projeto de Pesquisa modalidade bolsa Pesquisador Visitante Especial - PVE Guia de Implementação do Projeto de Pesquisa modalidade bolsa Pesquisador Visitante Especial - PVE 1 Conteúdo I Implementação do Projeto Aprovado...3 Email 1: CNPq - Resultado do julgamento...3 Email 2:

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADÁ

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADÁ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CALDO (Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa) Nº 108/2012 A Coordenação

Leia mais

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros.

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. EDITAL PPGQ Nº 001/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA APLICADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 11/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 11/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 11/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Alemanha,

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n.

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 120/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos de instituições

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ VLIR(Conselho interuniversitário Flamengo) Nº 110/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento de

Leia mais

Como Registrar - SIGProj

Como Registrar - SIGProj Como Registrar - SIGProj A partir da implantação do Sistema de Informação e Gestão de Projetos(SIGProj), o registro de ações de extensão passará a ser realizado on-line. O SIGProj é um sistema de informação

Leia mais

EDITAL Nº002 / 2013 PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UFAM PARA PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MARÇO/2013

EDITAL Nº002 / 2013 PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UFAM PARA PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MARÇO/2013 EDITAL Nº002 / 2013 PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UFAM PARA PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MARÇO/2013 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, através da Assessoria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PARA

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 014/2010 DEAD / IFMA Seleção Simplificada

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (PCSF)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (PCSF) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (PCSF) Criado pelo Decreto nº 7642 de 13 de dezembro de 2011 Dezembro de 2013 Elaborado por: (Vice-Diretoria da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Coordenação

Leia mais

Edital N 05/2016 - SRI

Edital N 05/2016 - SRI Edital N 05/2016 - SRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Luso- Brasileiras Santander Universidades 2016.2 e 2017.1 A Superintendência

Leia mais

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Caixa Postal 3037 - Lavras - MG - 37200-000 Telefone: (35) 3829-1858 - E-mail: dri@dri.ufla.br EDITAL N 002/2015/DRI/UFLA INGLÊS SEM

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE CA FOSCARI DE VENEZA, ITÁLIA EDITAL DOUTORADO (MOBILIDADE)

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE CA FOSCARI DE VENEZA, ITÁLIA EDITAL DOUTORADO (MOBILIDADE) PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE CA FOSCARI DE VENEZA, ITÁLIA EDITAL DOUTORADO (MOBILIDADE) 1. Apresentação Este edital visa regulamentar a seleção de alunos de doutorado da UFRGS,

Leia mais

Envie um para Ou vá pessoalmente até a equipe da Central de Carreiras e Mercado de Trabalho.

Envie um  para Ou vá pessoalmente até a equipe da Central de Carreiras e Mercado de Trabalho. PERGUNTAS FREQUENTES Esclareça suas dúvidas! Como tiro dúvidas sobre os programas de intercâmbio na Una? Para esclarecer as suas dúvidas, siga os passos abaixo: Leia o edital CUIDADOSAMENTE ; Leia este

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

Manual de Inscrição Online do Processo Seletivo MANUAL DE INSCRIÇÃO SELETIVO VESTIBULAR DE VERÃO 2014

Manual de Inscrição Online do Processo Seletivo MANUAL DE INSCRIÇÃO SELETIVO VESTIBULAR DE VERÃO 2014 MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE VERÃO 2014 Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) 3031-5050 CEP: 86.061-450 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SITE... 3

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ REITORIA EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PARA: ALEMANHA Nº 118/2012 AUSTRÁLIA Nº 119/2012 CANADÁ/CALDO - Nº 124/2012; CANADÁ/CBIE - Nº 120/2012; COREIA

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ALEMANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ALEMANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ALEMANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico Nº_118/2012 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

CHAMADA PARA MISSÃO DE ESTUDOS DO PROGRAMA CAPES/BRAFITEC BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EM ENGENHARIA

CHAMADA PARA MISSÃO DE ESTUDOS DO PROGRAMA CAPES/BRAFITEC BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EM ENGENHARIA CHAMADA PARA MISSÃO DE ESTUDOS DO PROGRAMA CAPES/BRAFITEC BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EM ENGENHARIA O CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para

Leia mais

EDITAL 05/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 05/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 05/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro

EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro Dispõe sobre Programa de Mobilidade Internacional para alunos de graduação das instituições do REARI, participantes

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA INPA EDITAL INPA/COCAP N o 07/2018

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA INPA EDITAL INPA/COCAP N o 07/2018 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA INPA EDITAL INPA/COCAP N o 07/2018 A Coordenação de Capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em conformidade com o disposto nos Artigos 26

Leia mais

PROGRAMA TREINAMENTO ACADÊMICO E INDUSTRIAL PARA CIENTISTAS BRASILEIROS, SUÍÇOS E INDIANOS (ACADEMIA INDUSTRY TRAINING - AIT) EDITAL 07/2016

PROGRAMA TREINAMENTO ACADÊMICO E INDUSTRIAL PARA CIENTISTAS BRASILEIROS, SUÍÇOS E INDIANOS (ACADEMIA INDUSTRY TRAINING - AIT) EDITAL 07/2016 1 PROGRAMA TREINAMENTO ACADÊMICO E INDUSTRIAL PARA CIENTISTAS BRASILEIROS, SUÍÇOS E INDIANOS (ACADEMIA INDUSTRY TRAINING - AIT) EDITAL 07/2016 Vitória, 2 de maio de 2016. A Secretaria de Relações Internacionais

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 019/2017 (Retificado) PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO DIRETO O Presidente

Leia mais

PROGRAMA TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA TCT

PROGRAMA TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA TCT EDITAL FAPERJ N.º 08/2007 PROGRAMA TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA TCT O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Carlos

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS CHAMADA PARA ITÁLIA - SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL 2018 EDITAL/PROPEPG Nº 08 de 07 de Março de 2018 A

Leia mais

Mobilidade Internacional REARI/Utrecht Network

Mobilidade Internacional REARI/Utrecht Network EDITAL 01/2019 Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro Mobilidade Internacional REARI/Utrecht Network Dispõe sobre o Programa de Mobilidade Internacional para alunos de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA CHINA/CSC Edital

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

Edital FAPEAL N o 001/2009 PROGRAMA ESPECIAL DE BOLSAS

Edital FAPEAL N o 001/2009 PROGRAMA ESPECIAL DE BOLSAS Edital FAPEAL N o 001/2009 PROGRAMA ESPECIAL DE BOLSAS A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas FAPEAL, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES,

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste

PROGRAMA DE ESTÁGIO Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste PROGRAMA DE ESTÁGIO Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste REGULAMENTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO DA PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OURO PRETO DO OESTE Agência Virtual de

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PGDR/UFRGS/IFNMG_JANUÁRIA E SALINAS/MG PERÍODO LETIVO 2009

EDITAL Nº 01/2009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PGDR/UFRGS/IFNMG_JANUÁRIA E SALINAS/MG PERÍODO LETIVO 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPI JANUÁRIA/MG E SALINAS/MG

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS. EDITAL Bolsas FAPTO/TE-PNCA - Nº 001/2011

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS. EDITAL Bolsas FAPTO/TE-PNCA - Nº 001/2011 EDITAL Bolsas FAPTO/TE-PNCA - Nº 001/2011 EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROJETO PESQUISA: TRANSPORTE ESCOLAR - PESQUISA NACIONAL CUSTO ALUNO PERÍODO: 2011/2012 A Fundação de Apoio

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no uso de

Leia mais

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL NRI N.º 14/2012 ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA BÉLGICA (VLIR), COM BOLSA CAPES/CNPq, DE ACORDO COM A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/VLIR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL Nº 016/2012-PRPI

EDITAL Nº 016/2012-PRPI EDITAL Nº 016/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais