O JORNAL A CAMPANHA COMO MEIO ORIENTADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O JORNAL A CAMPANHA COMO MEIO ORIENTADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL (1953-1956)"

Transcrição

1 1 O JORNAL A CAMPANHA COMO MEIO ORIENTADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL ( ) Maria do Pilar Mansos Escola Secundária de Camões Mestranda na Universidade do Minho Em certo momento, a habilidade de escrever o próprio nome era a comprovação de alfabetização; hoje, nalgumas partes do mundo, a habilidade de memorizar um texto sagrado é a principal demanda de alfabetização. A alfabetização não tem uma essência estática nem universal. Scribner, 1984 Será por mera casualidade que, em todo o mundo, o grande recrutamento dos mendigos se faz entre os analfabetos? Que a taxa da mortalidade infantil atinge mais elevado nível nas regiões da mais baixa cultura? Não será o nosso atraso no campo da instrução que há-de explicar o facto de sermos um dos povos da Europa de menor rendimento individual médio? Será porventura, por simples acaso que cerca de 70 por cento dos criminosos que expiam penas nas prisões não têm sequer o exame de ensino primário elementar? Veiga de Macedo, 1955, in A Campanha, nº21 1. Nos alvores deste século, as questões educativas, nas quais se incluem as novas formas de analfabetismo, -- veja-se a tão debatida iliteracia continuam a mobilizar a opinião pública, nomeadamente através da Imprensa e das novas plataformas tecnológicas de informação e comunicação, TIC s, para um debate recorrente em torno do binómio educação/progresso, lançando um alerta para potenciais situações geradoras de exclusão, num futuro próximo. Entre estas questões, a educação de adultos, continua a ser debatida no tempo presente, embora tenha adquirido outras formas e dimensões. Esta, que não se confunde na actualidade apenas com questões relativas à alfabetização, devido ao alargamento do número de anos da escolaridade obrigatória e à necessidade de uma actualização permanente, ao nível profissional, assume hoje outras formas ensino recorrente, formação contínua. Os conceitos de analfabeto e de alfabetizado, dependem do momento histórico e das condições sócio-culturais e políticas fazendo com que por vezes variem em função do género e do grupo sócio-profissional -- e o modo como são construídos, está conectado com as imagens e representações a eles associados.

2 2 Mas hoje, tanto o novo analfabeto, tal como no passado, o analfabeto que não sabia ler nem escrever, são encarados pela sociedade como indivíduos que se encontram numa situação de potencial exclusão e inferioridade. No início dos anos cinquenta, em Portugal, a educação de adultos é sinónimo de alfabetização, entendendo-se esta, como a aquisição do ler, escrever e contar, a par de certas competências básicas -- na época, existem quase três milhões de analfabetos, dos quais dois milhões tem mais de trinta e cinco anos. A elevada taxa de analfabetismo cerca de 42,8% -- é uma realidade a combater e que subsiste, apesar de se terem tomado várias medidas, ao longo de mais de um século, e que atravessam a Monarquia, a I República e o Estado Novo. 2. Em 1835, -- em plena Monarquia Constitucional -- é decretada a obrigatoriedade do ensino primário reforma de Rodrigo da Fonseca Magalhães e em 1844, são estabelecidas penalidades a aplicar aos prevaricadores -- reforma de Costa Cabral. É de referir que, na sequência desta última reforma, são previstos cursos nocturnos para os adultos, que, em virtude do seu trabalho, não podem assistir a aulas diurnas. No entanto, o recenseamento de 1878, revela que, 80% dos cidadãos não sabe ler nem escrever. Com a I República, assiste-se a um redobrar do esforço de combate ao analfabetismo. As grandes reformas do ensino, começam pela instrução primária, por se considerar que a instrução republicana, transformará a sociedade. A instrução e as questões éticas, são valorizadas, num contexto patriótico e humanístico e é acerrimamente criticado o espírito jesuítico. No que concerne à educação de adultos, são criados cursos nocturnos, missões escolares e escolas móveis, a primeira missão das escolas móveis data de que vêm a ser oficializadas em Em 1925/26, funcionam 318 escolas móveis, com um total de alunos, sendo destes, 4.674, mulheres. Fazendo um balanço geral, em 1911, a percentagem de analfabetos é de cerca de 75,1% e em 1930, de 67,8%, números que revelam resultados práticos modestos, no capítulo da alfabetização, para o período da República. No período da Ditadura Militar 1926/1933 a questão do analfabetismo é de novo equacionada. Assim, são de destacar, no campo da alfabetização, algumas iniciativas, levadas a cabo por diversas organizações, como a Liga de Propaganda Contra o Analfabetismo, e a Federação dos Amigos da Escola Primária, que em Outubro de 1927, realiza no Porto, a 1ª Semana Contra o Analfabetismo, conduzindo à criação de 42 cursos nocturnos.

3 3 Paralelamente a estas realizações, parece existir um desinvestimento por parte do Estado no campo da escolarização. Assim, em 1927, o ensino primário é reduzido de 5 para 3 anos e em 1929, os programas são reduzidos. Ainda nesse ano, é criada por Decreto-lei, uma Comissão de Educação Popular da qual, não advirão quaisquer efeitos práticos -- de funções consultivas, que visa a educação popular e o combate ao analfabetismo, devendo no que concerne à educação de adultos interferir na organização e funcionamento de cursos nocturnos para adultos, assim como de cursos incorporados no exército. Quanto aos cursos de adultos, após a extinção das escolas móveis em 1930, são previstos cursos nocturnos até um máximo de 500, nas escolas primárias de ensino elementar, para os maiores de 14 anos, de ambos os sexos, entrando os mesmos em vigor no ano lectivo de 1931/1932. No ano seguinte, estes cursos são alargados ao período diurno, e destinados à frequência de alunos do sexo feminino, pois, «o ensino nocturno, não (lhes) é de modo algum, aconselhado». São autorizados no mesmo ano, cursos dominicais, missões escolares e cátedras ambulantes. Nos postos de ensino, criados em 1931, funcionam também cursos de adultos. É de realçar o forte empenhamento da Imprensa em torno da alfabetização, nomeadamente através de uma Campanha contra o Analfabetismo, levada a cabo pelo Diário de Notícias matutino de maior tiragem e expansão a nível nacional em 1931/1932, a qual conduz a uma expressiva mobilização de largos sectores da sociedade portuguesa. (cf. MANSOS e PERES, 2002). O próprio Estado envolver-se-à nesta campanha, criando, na fase final da mesma, os postos de ensino, que irão desempenhar, para além da instrução elementar, um papel de relevo, no campo da inculcação ideológica dos princípios doutrinários consubstanciados na trilogia Deus, Pátria, Família e subjacentes à génese do novo regime Estado Novo. No decurso dos anos 30, foram previstas ainda algumas iniciativas, no capítulo da alfabetização, como a criação de cursos nocturnos do ensino primário elementar, nos Sindicatos Nacionais e nas Casas do Povo, dos Pescadores e da Lavoura, subsidiados pelo Estado, que no entanto, não entraram em funcionamento. Todas estas medidas, embora desencadeiem um forte debate na sociedade, sobre a necessidade de alfabetizar o povo, revelaram um parco efeito em termos práticos, uma vez que, a taxa de analfabetismo, que em 1930 é de 60,2%, baixa apenas para 49,4% em 1940, sendo em 1950, de 42,8%, para os maiores de 12 anos. (cf. Sampaio, vol.ii, 1976/77, p.128)

4 4 3. Em 27 de Outubro de 1952, é promulgado o Plano de Educação Popular, cujo principal mentor e impulsionador é o Subsecretário de Estado da Educação, Veiga de Macedo. O Plano apresenta duas vertentes ao nível do ensino primário: uma, visando tornar efectiva a escolaridade obrigatória; a outra, de carácter não escolar, traduzida na Campanha Nacional de Educação de Adultos e nos cursos de adultos. Em termos conceptuais, tanto a Campanha como os Cursos de Adultos, serão influenciados pelos estudos internacionais, promovidos, no âmbito da educação de adultos, pela UNESCO, (cf. Decreto-lei nº38969, art. 58 de 27 de Outubro de 1952) sendo de referir o Congresso Interamericano de educação de adultos, realizado em Quitandinha, Rio de Janeiro, em Este conjunto de medidas, insere-se no quadro de uma Europa do pós-guerra, que tenta a reconstrução e renovação social, política e económica e que considera ser a educação um factor primordial de desenvolvimento refira-se que a partir dos anos cinquenta, começam a registar-se os primeiros trabalhos científicos que procuram medir o contributo da educação para o crescimento económico. Em termos de imagem, a nível internacional, torna-se desprestigiante para Portugal, o facto da UNESCO, em 1950, colocar o país na cauda da Europa, situando-o ao nível da América Latina, no que concerne à taxa de analfabetismo. Por outro lado, as exigências do crescimento da industrialização, aliadas aos Planos de Fomento, tornam necessário um efectivo aumento da taxa de alfabetização. No campo da educação de adultos, o Plano de Educação Popular, envolve os cursos de educação de adultos estando aberta a sua frequência aos maiores de 14 anos--, que consistem no regime normal de habilitação para exame de 3ª classe, e a Campanha Nacional de Educação de Adultos, de regime transitório e dirigida sobretudo aos indivíduos das zonas rurais de idades entre os 14 e os 35 anos. Os programas dos cursos a ministrar, serão os «da instrução elementar, com as alterações que o Ministro da Educação Nacional determinar, ouvida a 2.ª secção da Junta de Educação Nacional». (Art.93º e 111º do Decreto-lei de 27 de Outubro de 1952). Tais alterações, para além de incidirem sobre os conteúdos de aprendizagem referentes ao ler, escrever e contar o abc são ainda acompanhadas de recomendações, onde se procura acentuar o carácter educativo da Campanha:

5 5 Ensinar a ler e a escrever constitui a primeira preocupação da instrução primária [...]. A par das matérias que constituem objecto de exame, procurarão os encarregados de ensino ministrar, através de exposições orais muito simples, de leitura seleccionada e de lições de coisas, noções rudimentares sobre: a) educação moral e cívica; higiene e defesa da saúde; organização corporativa; situação geográfica de Portugal; factos dominantes da história pátria; forma de governo vigente. b) economia doméstica; previdência social; segurança no trabalho; agricultura e pecuária. [...] Destas noções, as referidas na alínea b) só deverão sê-lo quando o indicar o sexo, a profissão ou o meio social dos educandos. Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1955, p. 34 a 37 A Campanha, inicialmente programada para decorrer entre 1953 e 1954, só terminará, no entanto, em 1956 e os seus objectivos são explicitados no discurso de Pires de Lima Ministro da Educação: Dois objectivos se pretendem: um, o de fazer ver ao próprio analfabeto, a sua situação de inferioridade, as consequências da sua incultura, os males a que está sujeito e os benefícios a que ainda pode aspirar quem quiser aprender; outro, o de chamar a atenção daqueles que tem tempo disponível e vocação para o alto serviço que podem prestar ao país colaborando na Campanha Nacional de Educação. A Campanha, nº2, 1953 Para que a Campanha tenha sucesso, não basta apelar para o espírito patriótico; é necessária a sua divulgação junto de analfabetos e letrados, é preciso mobilizar recursos e encontrar meios para atingir os fins pretendidos. São então criadas três Comissões a Comissão Executiva e de Orientação Pedagógica, sobre a qual recaí o principal esforço de execução da Campanha ; a Comissão de Informação e Propaganda, à qual cabe divulgar as notícias sobre a Campanha e difundir os princípios orientadores na luta contra o analfabetismo e a Comissão de Administração -- as quais procurarão assegurar o êxito da mesma (Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1955, p.24 e 27). Tal como nos anos trinta, a Imprensa irá desempenhar um papel central no combate ao analfabetismo. A percepção deste facto, levará o Estado a sentir a necessidade de a incluir, como um dos elementos da Comissão de Informação e Propaganda e de ele próprio estar na génese da criação de um título, A Campanha. Tal papel é reconhecido por Veiga de Macedo, quando afirma que «essa cooperação começara antes mesmo da entrada em vigor dos Decretos que instituíram o Plano de Educação Popular», tendo «facilitado a execução das novas leis sobre ensino primário e educação supletiva de adultos» (Idem, p.45). A criação de A Campanha, é entendida por Veiga de Macedo, como destinada a:

6 6...fornecer matéria acessível de leitura, a difundir os conhecimentos essenciais entre os alunos dos centros de instrução popular e ainda a desenvolver a doutrina específica da educação dos adultos, a informar e a registar os acontecimentos, as decisões e os resultados respeitantes ao combate ao analfabetismo. Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1955, p.47 A Campanha, deste modo, visa completar a formação do recém-alfabetizado, publicitar e dinamizar as iniciativas do Plano de Educação Popular no campo da Educação de Adultos, e ainda, fornecer directrizes aos agentes educativos lato sensu uma vez que qualquer indivíduo independentemente da sua idade, desde que possuísse o exame da 3.ªclasse, podia leccionar, em regime de Campanha. Com o presente trabalho, e comungando das perspectivas de Pierre Caspard -- para quem a Imprensa é o melhor meio para apreender a multiplicidade do campo educativo (Nóvoa, 1993, p.xxxii) -- e de António Nóvoa, -- segundo o qual, A Campanha se revela um documento de interesse, para o estudo da Campanha Nacional de Educação de Adultos (Nóvoa, 1993, p.20) -- procurámos, através da construção de uma tipologia, baseada nos princípios expressos no Plano de Educação Popular e sua aplicação, de forma exaustiva, ao jornal A Campanha, reflectir sobre os parâmetros culturais e educacionais, por meio dos quais se definem as representações sobre os analfabetos, os alfabetizados e o processo de alfabetização, durante a Campanha dos anos cinquenta, bem como observar os matizes de que se reveste o conceito de alfabetizado, consoante é aplicado em função do género, e do grupo sócio-profissional. 4. Procurando assinalar a comemoração da passagem de um ano, sobre o lançamento do Plano de Educação Popular, surge, a 27 de Outubro de 1953, A Campanha. Este título, da responsabilidade da Campanha Nacional de Educação de Adultos Ministério da Educação, apresenta uma periodicidade variável ao longo da sua vida Outubro de 1953 a Dezembro de quinzenal/mensal/bimestral, totaliza 37 números, dos quais três são duplos (12/13, 14/15 e 16/17), num total de 34 unidades, -- e insere um suplemento intitulado Secção do Educador, a partir do n.º7 (1 de Fev./54), -- variando o número médio de páginas entre as 10 e as 20. O jornal é constituído por diversas secções, dirigidas quer aos agentes de alfabetização, quer aos recém-alfabetizados e organizadas em torno de dois eixos estruturantes: por um lado, o da propaganda, -- legislação, discursos, textos orientadores, visitas realizadas, iniciativas oficiais ou de apoio por parte de privados, ecos na restante

7 7 imprensa etc; (Aponte-se e Louve-se, Noticiário da Campanha, Instantâneos, A Campanha na Imprensa) -- visando a legitimação e visibilidade da Campanha, e, por outro, o das noções educativas, -- educação moral e cívica, economia familiar, saúde e higiene, educação física e desporto, artesanato e lavoura, previdência social, noções de história e geografia pátria, posição de Portugal no Mundo, e ainda textos de autores portugueses, acompanhados de uma breve resenha biográfica, propostos à leitura, (Página da Família, Economia Doméstica, Previdência Social, Artesanato e Lavoura, Saúde e Higiene, Educação Física e Desporto, Vidas que são exemplo) -- sem esquecer um pequeno espaço recreativo. Os artigos nele inseridos, que são na sua maior parte, sem autoria, provêm do organismo responsável pelo periódico. No entanto, algumas das secções têm responsáveis permanentes, como por exemplo, a Página da Família, e a Economia Doméstica, por Adriana Rodrigues, a Educação Física e Desporto, por Mário Simas e a Página Recreativa por José de Lemos. Em resposta ao apelo lançado pelos responsáveis da Campanha Nacional de Educação de Adultos, a partir de Fevereiro de 1954, as direcções-gerais de alguns Ministérios começaram a responsabilizar-se de forma permanente por algumas secções do jornal, como por exemplo as relacionadas com a Lavoura, Saúde e Desporto. A partir dos dois eixos estruturantes do jornal propaganda e noções educativas em clara articulação com os princípios expressos pela legislação e pelo discurso governamental, que enformam o Plano de Educação Popular, no que concerne à educação de adultos, elaborou-se a tipologia que se apresenta. 5. Categorias n= Propaganda n=701 (56%) 2. Noções Educativas n=561 (44%) As duas categorias, em termos de pesos globais, tendem a equivaler-se, embora uma análise dinâmica da sua distribuição ao longo do tempo 2, mostre a existência de três fases 1 O resultado obtido reporta-se ao levantamento exaustivo atrás enunciado, não tendo no entanto sido contabilizadas as entradas relativas à Página Recreativa exceptuando-se os cartoons, que dizem respeito à representação do analfabeto por as mesmas (ex: curiosidades, anedotas, quebra-cabeças), não se enquadrarem nas categorias criadas. 2 Ver anexos, p.1

8 8 em termos de pesos relativos: uma primeira fase, em que ambas as categorias têm sensivelmente o mesmo peso; uma segunda fase, em que a primeira categoria se sobrepõe à segunda, apontando claramente para o facto da Campanha se legitimar nas suas realizações e na adesão por parte da sociedade -- letrada e analfabeta e uma terceira fase em que as questões educativas ultrapassam em larga medida a propaganda. É de salientar que a segunda fase termina atingindo a categoria 1 o seu pico --, na altura em que Veiga de Macedo é substituído no cargo de subsecretário de Estado da Educação, adquirindo a segunda categoria uma dinâmica de crescimento que não mais cessará até ao último número do jornal, estando o seu peso de acordo com o fim previsto da Campanha, nos normativos que lhe deram origem. 1. Propaganda n=701 (56%) 1.1 Princípios orientadores n=107 (15%) 1.2 Iniciativas por parte do Estado n=194 (28%) 1.3 Iniciativas de apoio por parte de particulares n=101 (14%) 1.4 Ecos na Imprensa n=203 (29%) 1.5 O Analfabeto e a Campanha n=45 (6%) 1.6 Representações do analfabeto n=39 (6%) 1.7 Artigos de opinião n=12 (2%) À subcategoria Princípios orientadores, fizemos corresponder as entradas relativas a legislação, excertos de discursos e visitas ministeriais, extractos de actas, e textos não assinados, que apelam para a adesão à Campanha e/ou lhe imprimem um cunho ideológico, alinhado com os valores do Estado Novo. (ex: A Campanha ao serviço do Direito, da Verdade e da Paz 3, nº12/13, Jun/Jul.1954) À subcategoria Iniciativas por parte do Estado, correspondem as questões relativas às missões culturais, abertura e leccionação de cursos por parte de professores primários no activo, exames e iniciativas de organismos ligados ao Estado.(ex: Mocidade Portuguesa) A subcategoria Iniciativas de apoio por parte de particulares, inclui registos relativos, por um lado a adesões de princípio à Campanha, e por outro, a realizações práticas, como por 3 Alusivo à invasão da Índia Portuguesa, pela União Indiana.

9 9 exemplo a abertura de cursos sendo de referir o papel desempenhado pelos industriais, na sua criação e manutenção -- e a leccionação de adultos. A subcategoria Ecos na Imprensa compreende a notícia ou transcrição de textos e órgãos da Imprensa portuguesa, de carácter nacional, local e ultramarino (ex:diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio do Minho, Lourenço Marques Guardiam) assim como de Imprensa estrangeira (Diário da Noite, S. Paulo, Voz de Portugal, Rio de Janeiro). A subcategoria O Analfabeto e a Campanha, diz respeito a excertos de cartas e a telegramas de ex-analfabetos, agradecendo ao Governo, na pessoa do subsecretário de Estado, o facto de já saberem ler. À subcategoria representações do analfabeto, correspondem entradas quer de natureza puramente discursiva, quer iconográfica. (cartoons, desenhos e banda desenhada) À subcategoria Artigos de opinião, correspondem as entradas assinadas excluindose as secções a cargo de responsáveis permanentes que nalguns casos vêm ao encontro das questões ideológico-filosóficas subjacentes à Campanha, (ex: Para além da alfabetização, José Francisco Rodrigues, nº2, Nov.1953 e Educar grandes para bem de pequeninos, Celeste Costa, nº26, Out.1955) e noutros, são de cariz essencialmente técnico. (ex: O analfabeto; problema educativo, J.J. Correia da Silva, prof. adjunto do Instituto Costa Ferreira, nº30, Fev.1956 e Nos cursos de educação de adultos a primeira aula, prof. António Maurício, nº33, Mai. 1956). 2. Noções Educativas n=561 (44%) 2.1 O abc n=147 (26%) 2.2 Educação moral e cívica n=127 (23%) 2.3 Higiene e defesa da saúde n=45 (8%) 2.4 Situação geográfica de Portugal n=34 (6%) 2.5 Factos dominantes da história pátria n=44 (8%) 2.6 Economia doméstica n=28 (5%) 2.7 Previdência social n=26 (5%) 2.8 Agricultura e pecuária n=41 (7%) 2.9 Outras n=69 (12%)

10 10 A segunda categoria organiza-se em torno de três grandes descritores expressos nas observações aos Programas do ensino a ministrar nos Cursos de Adultos e na Campanha Nacional de Educação de Adultos ( C. N. E. A, 1955, p.34 a 37). O primeiro, relativo às questões de instrução, -- o abc resume-se em grande parte a entradas relativas à leitura, sendo as relativas exclusivamente à escrita (6) sintaxe e ortografia -- e à aritmética (0), claramente dispiciendas. No que se refere à leitura, encontramos textos ou imagens ligadas ao carácter utilitário do saber ler (17), um dicionário de suporte à decodificação dos textos apresentados (30), artigos ligados às questões metodológicas de leitura e escrita (5), apresentação de textos, como por exemplo, Uma poesia dos cancioneiros medievais sua interpretação de Hernani Cidade, e respectiva proposta de exploração pedagógica (10), e extractos de textos modelares de obras de literatura portuguesa, -- incluindo a respectiva biografia de autores portugueses, (79) desde D. Dinis, e passando por Gil Vicente, Camões, Pe. Manuel Bernardes, Garrett, Eça, Ramalho Ortigão, Júlio Dinis, Guerra Junqueiro, António Sardinha e António Correia de Oliveira. A opção editorial por determinados textos, obedece aos princípios perfilhados pelo Estado Novo, e é explicitada a título de exemplo por Coelho do Valle, em Livros e Bibliotecas, quando refere que se deve dar preferência a livros de autores portugueses devidamente seleccionados para evitar a apreensão de idéias desnacionalizadoras. (A Campanha, nº8, 15 Fev., 1954). Deste modo, a subcategoria o abc não pode ser encarada como veículo de mera instrução, pois que lhe estão subjacentes questões ideológicas. O motivo pelo qual a o abc correspondem quase exclusivamente entradas relativas à leitura, é claro, tendo em conta que: <<O ensinar a contar é um acto de instrução pura [...]. Em contrapartida, o ensinar a ler e a escrever é já, simultaneamente, acto de instrução e acto de educação.»( Um Caminho para a Educação de Adultos, Idem, nº3, Dez.1953) O segundo descritor refere-se às noções educativas de carácter geral, inscritas nos programas de exame de 3ª classe, ainda que sem cunho eliminatório Educação moral e cívica, Higiene e defesa da saúde, Situação geográfica de Portugal, Factos dominantes da história pátria. Destas, é dada ênfase à primeira, pois: «Através da Educação Moral e Cívica se desenvolveu e expôs a ideia e o significado do trinómio-base da nossa cultura: Deus, Pátria e Família» ( Não basta saber ler, Idem, nº37, Dez.1956) O terceiro grupo de subcategorias, engloba noções de carácter específico, a ministrar consoante o sexo, a profissão e o meio social de origem. Assim, a Economia Doméstica, é definida como: «duas palavras que querem dizer maneira de arranjar e governar a casa»,

11 11 (Idem, nº1, Out., 1953), e como tal, destina-se quase exclusivamente à educação da mulher como mãe e dona de casa; a Previdência Social corresponde a entradas que na sua maioria, se prendem a valores como a poupança, a solidariedade, o trabalho, etc, sobrepondo-se assim os deveres aos direitos do trabalhador; a Agricultura e Pecuária, contempla artigos em que, a par de uma visão tradicional -- que inclui adágios populares e referencias a técnicas e instrumentos agrícolas típicos -- se encontra a tentativa de apresentar inovações neste campo -- através da inclusão de pequenos textos, alguns deles, assumindo a forma de diálogo entre técnicos e agricultores. Foi ainda construída uma subcategoria intitulada, -- Outras (noções educativas) que inclui entradas relativas a : Educação Física e Desporto, Artesanato, Folclore, Caça e Pesca, etc. 6. Ser alfabetizado nos anos 50 em Portugal não nos esquecendo do carácter dinâmico do conceito é não apenas dominar o abc mas utilizá-lo em prol do progresso individual e do país, de acordo com os princípios do Estado Novo, e num contexto de género e de meio sócio-profissional. Trata-se de instruir educando, e se por um lado a alfabetização é encarada como factor de ascensão e mobilidade social, «Através dos livros, enfim, poderás adquirir um desenvolvimento mental, que te fará subir e atingir uma dignidade de pessoa culta e instruída.» ( Os Livros, A Campanha, nº1, Out. 1953), por outro lado é entrevista, como potencial desencadeadora de desequilíbrios sociais, havendo necessidade de ser orientada numa perspectiva de conformação ao nível da sociedade e da família. Nos meios rurais, sobretudo, nós sabemos que os trabalhadores da lavoura, que as suas mulheres e filhas, possuem uma forma espiritual típica, que constitui uma das suas forças, uma das suas fontes de felicidade e amor à terra. [...] Instruir, educando seria neste caso ensinar a ler e a escrever através de textos que não contrariassem essa formação campesina e aldeã integrando «naturalmente» novos conhecimentos ao lado da antiga sabedoria popular [...]. De outro modo, e perdendo a força da sua educação tradicional, o trabalhador rural tende para perder interesse pelo labor dos campos, para emigrar ou tentar a sua fortuna nas cidades e constituir um factor de desequilíbrio social. Um caminho para a educação de adultos, A Campanha, nº3, 1 Dez Sendo a alfabetização encarada como imprescindível para o progresso do país, tornase necessário que o analfabeto seja visto como um indivíduo que se encontra numa situação de manifesta inferioridade. São-lhe pois vedados alguns direitos dos alfabetizados, como por

12 12 exemplo o de poderem fazer exame de condução ou o de serem contratados por empresas comerciais ou industriais 4 No que respeita à propaganda, o analfabeto é um indivíduo que se encontra a caminho de um processo de exclusão social 5, e como alguém potencialmente perigoso para si mesmo ou para os outros 6. A título de exemplo citamos parte de uma carta recebida e transcrita pelo jornal: Ex.mos Srs. Ocorreu-me um caso passado há tempo numa pequena vila do Sul. Uma rapariga [...] mãe de uma criança encantadora [...], foi ao médico que lhe receitou um colírio destinado à criança. [...]. A pobre mãe, ansiosa por minorar o sofrimento da sua única filha, vai à prateleira e trás um frasco. Como não sabe ler, em vez de colírio trás um outro frasco igual tem tintura de iodo!... A Campanha, n.º2, Nov A construção da imagem do analfabeto não pode ser dissociada das palavras presentes no discurso de Veiga de Macedo: «Instituiu-se, [...] uma Campanha Nacional de Educação de Adultos, destinada a criar na opinião pública uma verdadeira psicose de combate ao analfabetismo...» (MACEDO, V., 1954, p.24). A resposta da sociedade letrada e iletrada a esta Campanha, alimenta e reanima a construção desta imagem. São inúmeras as cartas e telegramas de ex-analfabetos 7, de industriais e comerciantes que abrem cursos, que fornecem material, instalações, que premeiam os seus funcionários quando os mesmos concluem com êxito o exame de 3.ªclasse, de indivíduos profissionais ou não que leccionam cursos de adultos. Podemos encontrar ainda, notícias insólitas, nas quais se entrevê a forma como a Campanha é sentida pela sociedade. A ilustrá-lo, veja-se o relato dos estragos provocados numa propriedade por um rebanho a cargo de um pastor de 12 anos, os quais dão origem a uma ida a tribunal, que resulta em absolvição do menor, sob compromisso de que o pai do mesmo proceda à sua inscrição na escola. (A Campanha, n.º24, Junh./Julh., 1955); o louvor conferido a um oftalmologista, que denuncia uma das suas clientes aos serviços da Campanha, em virtude daquela ser analfabeta. (Idem, n.º25, Ag./Set., 1955); uma manifestação em via pública em que o povo de Pombal exorta a população à alfabetização, 4 Ver anexos, p.2. 5 Ver anexos, p.3, fig1 6 Ver anexos, p.3, fig.2 7 Ver anexo, p.4

13 13 associando a devoção a Nossa Senhora de Fátima, àquela, nos seguintes termos: Reza o terço e aprende a ler 8 A imagem do analfabeto, que se pretende construir, enforma de uma contradição: por um lado, pretende-se extinguir o analfabetismo, mas por outro, na prática, são impostas limitações diferentes ao analfabeto, conforme o género e meio sócio-profissional. «Saber ler», assim como, «possuir um mínimo de habilitações», pelo Decreto-lei n.º38968, art.º 41, é condição fundamental «em muitas circunstâncias da vida, sob pena de graves prejuízos e contratempos», apenas para alguns. Deste modo, referindo-se às limitações de emprego impostas aos trabalhadores do comércio e da indústria, analfabetos, se reconhece que «seria prematuro tornar desde já extensiva a medida às actividades agrícolas ou equiparadas e ao serviço doméstico». É, igualmente de realçar, o facto do Decreto ignorar as mulheres, no que respeita à alfabetização, ao impor que os mancebos incorporados nas forças armadas não possam passar à disponibilidade, sem possuir o certificado de exame da escolaridade elementar, num claro reforço de uma visão sexista da mesma 9. Podemos concluir que, no caso de se ter nascido mulher, o cumprimento dos deveres familiares de esposa e mãe se sobrepõe à obrigação de se alfabetizar, chegando-se a ponto de, no caso das limitações impostas aos emigrantes analfabetos, se colocar em pé de igualdade a mãe de família e os anormais 9. O facto de não encontrarmos no jornal, notícias de proprietários rurais, que se envolvam no processo de alfabetização dos seus assalariados, contrariamente ao que acontece com os industriais e comerciantes, parece comprovar a existência de uma diferença de estatuto, entre um analfabeto camponês e um analfabeto operário. Através da análise do jornal, e, como já se referiu, podemos concluir que o abc se resume quase exclusivamente a questões de leitura, servindo esta de veículo previligiado de difusão da trilogia educativa do Estado Novo. Este facto, vem ao encontro das conclusões enunciadas, em Quitandinha, em 1949, quando se afirma que: «1. [...] a aprendizagem da leitura deve tender para a interpretação do pensamento contido na página escrita, como um dos meios mais eficazes para obter experiências, conhecimentos, habilitações e modos de conduta não só desejáveis como úteis.» (Métodos, A Campanha, nº11, Mai., 1954) Assim, e atendendo às percentagens obtidas nas subcategorias O abc e Educação Moral e Cívica, a imagem do indivíduo alfabetizado é coincidente com a de quem sabe 8 Ver anexos, p.5, fig.1 9 Ver anexos, p.2

14 14 utilizar e aproveitar a leitura, desenvolvendo-a em torno de assuntos relacionados com a moral e a religião tradicionais e dos valores pátrios. À mulher alfabetizada, compete ter noções de Economia Doméstica, para além de lhe serem fornecidos textos que procuram desenvolver as respectivas competências de boa esposa e mãe: «Portanto uma coisa se recomenda às mulheres: -- Ler só coisas boas, para ajuda-las a ter idéias!. E que coisa haverá que nos agrade mais, que ver a nossa casa num brinquinho?» ( Economia Doméstica, A Campanha, nº1, Out. 1952). A mulher deverá saber educar os filhos, veiculando-lhes valores como a lealdade, a obediência, a generosidade, a justiça, etc., tratar do arranjo da casa, mantendo uma postura de recato e de obediência ao marido 10. Do que atrás ficou dito, conclui-se não existir uma representação única do indivíduo alfabetizado, mas uma multiplicidade de representações, construídas em função do género e do grupo sócio-profissional, e ligadas à trilogia educativa do Estado Novo. Qual o impacto produzido pelo Plano de Educação Popular no que respeita à extinção do analfabetismo? Em termos de balanço, a taxa de analfabetismo para os maiores de 12 anos, que em 1950 se cifra em cerca de 42,8%, desce, em 1960 para 25,7%, assim como a taxa de analfabetismo relativa aos indivíduos de idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, que baixa de 20,3%, em 1950 para 2,5% em (Sampaio, , vol.ii, p.128) A percentagem de adultos e adolescentes inscritos no ensino primário, cresce de 6,2% em 1940/41, para 23,5%, em 1954/55. Estes números, que parecem revestir-se de importância relevante, são no entanto comprometidos, se tivermos em conta que apenas cerca de 26% dos inscritos concluiu o exame de ensino elementar. (Idem, , vol.ii, p.133 e 134). Referindo-se a estes resultados, Rómulo de Carvalho afirma causarem «satisfatória impressão», havendo no entanto, que ter algum comedimento, pois que «os resultados do trabalho escolar, na mesma época, são fracos.» (Carvalho,1996, p. 792). Não podemos no entanto esquecer, que no ano de 1940/41, as conclusões dos alunos inscritos representam cerca de 5,5% do total, (Sampaio, , vol.ii, p.133) o que faz com que o número de 26%, assuma um novo significado. Pensamos, que mais importante do que as taxas de alfabetização, parece ter sido o significado atribuído ao facto de saber ler, por parte dos recém-alfabetizados, expresso em 10 Ver anexos, p.5, fig.2

15 15 múltiplos testemunhos enviados e publicados pelo jornal ainda que sujeitos a um crivo ideológico entre os quais nos parece paradigmático o exemplo abaixo: Eu sou um pobre homenzinho Não me canso de dizer; Tenho vista e sou ceguinho Sou cego pois não sei ler Vejo à esquina editais Tendo muitas, muitas letras Quer sejam brancas ou pretas, Todas para mim são iguais As notícias dos jornais Em me encontrando sozinho Que não tenha um amiguinho Que me leia com afecto: Sou um triste analfabeto, Eu sou um pobre homenzinho Chega o carteiro da aldeia Com uma carta na mão Até sinto aflição Por pedir a quem ma leia. É uma acção muito feia Termos de dar a saber A carta pode trazer Algum segredo encerrado. Fica logo divulgado Não me canso de dizer. Se vou à noite ao cinema E a fita for estrangeira, Ali estou numa cadeira Tendo só desgosto e pena. Vejo muita, muita cena, Mas só vejo bonequinhos; Gastei o meu dinheirinho, Foi tolo este meu desejo; Julgava ver e não vejo Tenho vista e sou ceguinho. Viva a escola do Sobral, Via o Senhor Professor, É digno de louvor Por muito aluno ensinar. Sempre, sempre a trabalhar Sem nunca se aborrecer Faz adultos aprender É também muito feliz. Só é pobre hoje quem diz: Sou cego pois não sei ler Sebastião Pinto, aluno da 4.ªclasse do Curso de Adultos de Sobral da Adiça A Campanha, n.º32, Abril, 1956

16 16 BIBLIOGRAFIA BELCHIOR, Fernando Henrique, 1990, Educação de adultos e educação permanente: a realidade portuguesa, Lisboa: Livros Horizonte. C.N.E.A., , A Campanha, órgão da Campanha Nacional de Educação de Adultos, Lisboa: C.N.E.A. C.N.E.A., 1955, Actas das Comissões Centrais da Campanha Nacional de Educação de Adultos, C.N.E.A. CARVALHO, Rómulo de, 1996, História do Ensino em Portugal, Lisboa: F.C.G. ESTEVES, J.M., 1995, Os novos contornos do analfabetismo: O que é? Quem são? Onde estão?, Lisboa: D.E.B. GRAAF, Harvey J., 1994, Os Labirintos da Alfabetização, Porto Alegre: Artes Médicas. MACEDO, Veiga de, 1954, O Problema do Analfabetismo, in Plano de Educação Popular, VII, C.N.E.A. MANSOS E PERES, 2002, Contra o Analfabetismo, a Campanha do Diário de Notícias (1931/32), in Actas do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (no prelo). M.E.N., 1953, Plano de educação popular: combate ao analfabetismo, Decreto-lei nº 38:968 e nº38:969 de 27 de outubro de 1952, com relatório, notas e despachos, Lisboa: Comp. Nac. Edit. MÓNICA, Maria Filomena, 1978, Educação e Sociedade no Portugal de Salazar, Lisboa: Presença. NÓVOA, A.,1989, A República e a escola: das intenções generosas ao desengano das realidades, in Reformas do Ensino em Portugal. Reforma de TomoII Vol.I, p. IX-XXIV, Lisboa: Ministério da Educação/Instituto de Inovação Educacional. NÓVOA, A., 1992, A Educação Nacional, in F. Rosas, (coord.), Portugal e o Estado Novo ( ), p e p , [A. H. Marques & J.Serrão (dir.), Nova História de Portugal, vol.xii], Lisboa: Editorial Presença. NÓVOA, A., dir.,1993, A Imprensa de Educação e Ensino. Repertório Analítico (séculos XIX-XX), Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

17 17 PIRES, M. A. Gregório, O plano de educação popular ou a legislação de 27 de Outubro de 1952, nos primeiros anos da sua execução, Coimbra: Universidade de Coimbra. RAMOS, 1993, O método dos pobres: educação popular e alfabetização em Portugal (séculos XIX e XX), in Colóquio, Educação e Sociedade, nº2, p REIS, Jaime, 1993, O analfabetismo em Portugal no século XIX: uma interpretação, in Colóquio, Educação e Sociedade, Lisboa: F.C.G. ROSAS, Fernando, , O Estado Novo, , in História de Portugal,dir.,José Mattoso, vol.vii, Lisboa: Edições Estampa. SAMPAIO, Salvado, , O Ensino Primário , contribuição monográfica, vol.ii-iii, Lisboa: Instituto Gulbenkian de Ciência. SCRIBNER, S., 1984, Literacy in three metaphors, in American Journal of Education, v.93, n.1, p TORGAL, Luís Reis, 1989, Ideologia Salazarista, cultura popular e consciência histórica: as bibliotecas das Casas do Povo, in História e ideologia, Coimbra: Minerva.

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 NOTA METODOLÓGICA De acordo com a definição nacional, são pequenas e médias empresas aquelas que empregam menos de 500 trabalhadores, que apresentam um volume de

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL A Conferência Geral, Reafirmando o seu compromisso com a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais proclamadas na Declaração

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

MINISTÉRIO DA HOTELARIA E TURISMO

MINISTÉRIO DA HOTELARIA E TURISMO República de Angola MINISTÉRIO DA HOTELARIA E TURISMO DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, DR. PAULINO BAPTISTA, SECRETÁRIO DE ESTADO PARA A HOTELARIA DA REPÚBLICA DE ANGOLA, DURANTE A VIII REUNIÃO DE MINISTROS

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2007/A de 19 de Novembro de 2007 Regulamenta o Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento da Qualidade e Inovação O Decreto Legislativo Regional

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 393/VIII ESTABELECE O ESTATUTO LEGAL DO MEDIADOR SÓCIO-CULTURAL. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 393/VIII ESTABELECE O ESTATUTO LEGAL DO MEDIADOR SÓCIO-CULTURAL. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 393/VIII ESTABELECE O ESTATUTO LEGAL DO MEDIADOR SÓCIO-CULTURAL Exposição de motivos A necessidade de função de mediação sócio-cultural surgiu da vontade de melhorar a relação entre

Leia mais

«Sê voluntário! Isso faz a diferença»: Comissão Europeia lança o Ano Europeu do Voluntariado em 2011

«Sê voluntário! Isso faz a diferença»: Comissão Europeia lança o Ano Europeu do Voluntariado em 2011 «Sê voluntário! Isso faz a diferença»: Comissão Europeia lança o Ano Europeu do Voluntariado em 2011 «Para que as nossas esperanças de construir um mundo melhor e mais seguros não se limitem às boas intenções,

Leia mais

Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Apoio Social

Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Apoio Social Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Regulamento de Atribuição de Bolsa de Apoio Social O Conselho de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, atento à

Leia mais

O Ministério da Justiça da República Portuguesa e o Ministério da Justiça da República democrática de Timor - Leste:

O Ministério da Justiça da República Portuguesa e o Ministério da Justiça da República democrática de Timor - Leste: Protocolo de Cooperação Relativo ao Desenvolvimento do Centro de Formação do Ministério da Justiça de Timor-Leste entre os Ministérios da Justiça da República Democrática de Timor-Leste e da República

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA 1. Congratulo-me vivamente com a realização deste Congresso do Ano Internacional dos Voluntários. Trata-se de um acontecimento da maior importância

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

FORMAÇÃO SOBRE: GÉNERO E DESENVOLVIMENTO

FORMAÇÃO SOBRE: GÉNERO E DESENVOLVIMENTO Projecto PIGEM FORMAÇÃO SOBRE: GÉNERO E DESENVOLVIMENTO LUBANGO 28 DE ABRIL DE 2015 ELABORADO POR: MARIANA SOMA /PRELECTORA 1 GÉNERO E DESENVOLVIMENTO CONCEITO É uma abordagem que se concentra nas relações

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Regulamento do 2.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação pela Arte Artigo 1.º Objectivos Os objectivos dos cursos de mestrado (2.º ciclo), da Escola Superior de Educação João de Deus

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET Escola E.B. 2/3 João Villaret Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende. (César Coll) O Agrupamento de Escolas João Villaret

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º 14 26 de Julho de 2007 4785 Artigo 2.º Entrada em vigor O presente decreto -lei entra em vigor no 1.º dia do mês seguinte ao da sua publicação. Visto e aprovado em Conselho

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 Bureau Internacional do Trabalho 1 Ratificação Como são utilizadas as Normas Internacionais do Trabalho?

Leia mais

Regulamento de Atribuição do Título de Especialista Escola Superior de Educação João de Deus. na ESE João de Deus

Regulamento de Atribuição do Título de Especialista Escola Superior de Educação João de Deus. na ESE João de Deus Escola Superior de Educação João de Deus de Atribuição do Título de Especialista Escola Superior de Educação João de Deus na ESE João de Deus O Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL REGULAMENTO DE ACTIVIDADE PROFISSIONAL RELATÓRIO FINAL

INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL REGULAMENTO DE ACTIVIDADE PROFISSIONAL RELATÓRIO FINAL REGULAMENTO DE ACTIVIDADE PROFISSIONAL RELATÓRIO FINAL MESTRADO EM MARKETING ESTRATÉGICO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 1. Princípios Gerais O presente normativo tem por finalidade, possibilitar aos

Leia mais

SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO

SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO As coisas importantes nunca devem ficar à mercê das coisas menos importantes Goethe Breve Evolução Histórica e Legislativa da Segurança e Saúde no Trabalho No

Leia mais

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Parecer da Federação Académica do Porto A participação de Portugal na subscrição da Declaração de Bolonha em Junho de 1999 gerou para o Estado

Leia mais

AS DESIGUALDADES DE REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES AUMENTAM COM O AUMENTO DO NIVEL DE ESCOLARIDADE E DE QUALIFICAÇÃO DAS MULHERES

AS DESIGUALDADES DE REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES AUMENTAM COM O AUMENTO DO NIVEL DE ESCOLARIDADE E DE QUALIFICAÇÃO DAS MULHERES Desigualdades graves entre Homens e Mulheres com escolaridade e qualificação elevadas Pág. 1 AS DESIGUALDADES DE REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES AUMENTAM COM O AUMENTO DO NIVEL DE ESCOLARIDADE E DE

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013

PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013 ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013 SALA DE ESTUDO ORIENTADO 2009/2013 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 PRIORIDADES... 4 OBJECTIVOS DA SALA DE ESTUDO ORIENTADO... 5 Apoio Proposto...

Leia mais

MANIFESTO. A voz dos adultos aprendentes nas acções de alfabetização na Europa

MANIFESTO. A voz dos adultos aprendentes nas acções de alfabetização na Europa QUEM SOMOS NÓS? MANIFESTO A voz dos adultos aprendentes nas acções de alfabetização na Europa Somos adultos que participam em acções de alfabetização oriundos da Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Holanda,

Leia mais

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO DESPACHO A concretização do sistema de avaliação do desempenho estabelecido no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), recentemente regulamentado,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ENTRE O GRUPO PORTUGAL TELECOM, A UNI (UNION NETWORK INTERNATIONAL), SINTTAV, STPT E SINDETELCO

CÓDIGO DE CONDUTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ENTRE O GRUPO PORTUGAL TELECOM, A UNI (UNION NETWORK INTERNATIONAL), SINTTAV, STPT E SINDETELCO CÓDIGO DE CONDUTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ENTRE O GRUPO PORTUGAL TELECOM, A UNI (UNION NETWORK INTERNATIONAL), SINTTAV, STPT E SINDETELCO PREÂMBULO O presente Acordo concretiza os objectivos das conversações

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Decreto-Lei n.º 201/2009 de 28 de Agosto

Decreto-Lei n.º 201/2009 de 28 de Agosto Decreto-Lei n.º 201/2009 de 28 de Agosto A linha de actuação do Governo tem assumido como prioridade o combate à exclusão social bem como ao abandono escolar, nomeadamente através do apoio às famílias.

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª Recomenda ao Governo a definição de uma estratégia para o aprofundamento da cidadania e da participação democrática e política dos jovens A cidadania é, além de um

Leia mais

Acordo Especial de Cooperação no Domínio do Sector Eléctrico entre a República Popular de Moçambique e a República Portuguesa.

Acordo Especial de Cooperação no Domínio do Sector Eléctrico entre a República Popular de Moçambique e a República Portuguesa. Decreto n.º 87/79 de 20 de Agosto Acordo Especial de Cooperação no Domínio do Sector Eléctrico entre a República Portuguesa e a República Popular de Moçambique O Governo decreta, nos termos da alínea c)

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Decreto n.º4/01 De 19 de Janeiro Considerando que a investigação científica constitui um pressuposto importante para o aumento da produtividade do trabalho e consequentemente

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU NOS DOMÍNIOS DO EQUIPAMENTO, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU NOS DOMÍNIOS DO EQUIPAMENTO, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Decreto n.º 28/98 de 12 de Agosto Protocolo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau nos Domínios do Equipamento, Transportes e Comunicações, assinado em Bissau em 11 de

Leia mais

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998

Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Decreto n.º 17/2000 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação Cultural, assinado em Havana em 8 de Julho de 1998 Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição,

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES

REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES CAPÍTULO I Âmbito de aplicação Artigo 1.º Objeto e âmbito

Leia mais

Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO

Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO Gostaria de começar por agradecer o amável convite que a FCT me dirigiu para

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL A Amnistia Internacional Portugal defende a manutenção Formação Cívica nos 2.º

Leia mais

Percepção de Portugal no mundo

Percepção de Portugal no mundo Percepção de Portugal no mundo Na sequência da questão levantada pelo Senhor Dr. Francisco Mantero na reunião do Grupo de Trabalho na Aicep, no passado dia 25 de Agosto, sobre a percepção da imagem de

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. site do programa, comunicou a suspensão, a partir de 11 de Fevereiro de 2011, de

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. site do programa, comunicou a suspensão, a partir de 11 de Fevereiro de 2011, de ....---.. ~CDS-PP Expeça-se D REQUERIMENTO Número /XI ( Publique-se [gi PERGUNTA Assunto: Suspensão de candidaturas de jovens agricultores ao PRODER Destinatário: Ministério da Agricultura, Desenvolvimento

Leia mais

Relatório de Actividades do Provedor do Estudante - 2009/2011 -

Relatório de Actividades do Provedor do Estudante - 2009/2011 - Relatório de Actividades do Provedor do Estudante - 2009/2011 - Caros Estudantes e restante Comunidade Académica do IPBeja, No dia 29 de Abril de 2009 fui nomeado Provedor do Estudante pelo Presidente

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 5 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 5 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS EM EXERCÍCIO

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho,

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

Ensino profissional celebra 20 anos com forte crescimento de alunos e cursos

Ensino profissional celebra 20 anos com forte crescimento de alunos e cursos Ensino profissional celebra 20 anos com forte crescimento de alunos e cursos * Total de alunos mais do que triplica o de há 10 anos e atinge 91 mil; peso das escolas secundárias públicas passa de zero

Leia mais

4. CONCLUSÕES. 4.1 - Principais conclusões.

4. CONCLUSÕES. 4.1 - Principais conclusões. 4. CONCLUSÕES Neste último Capítulo da nossa investigação iremos apresentar as principais conclusões deste estudo, como também as suas limitações e sugestões para futuras investigações. 4.1 - Principais

Leia mais

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM Procedimentos para a atribuição do título de Engenheiro Especialista em Segurança no Trabalho da Construção 1 Introdução...2 2 Definições...4

Leia mais

Autores: Fatima Proença, ACEP / Luís Vaz Martins, LGDH. Lisboa, 17 de Setembro de 2015

Autores: Fatima Proença, ACEP / Luís Vaz Martins, LGDH. Lisboa, 17 de Setembro de 2015 Casa dos Direitos da Guiné-Bissau Uma aposta de cooperação numa cultura de Direitos Humanos como chave para construção da Paz e a realização dos Direitos Autores: Fatima Proença, ACEP / Luís Vaz Martins,

Leia mais

Novembro de 2008 ISBN: 978-972-614-430-4. Desenho gráfico: WM Imagem Impressão: Editorial do Ministério da Educação Tiragem: 5 000 exemplares

Novembro de 2008 ISBN: 978-972-614-430-4. Desenho gráfico: WM Imagem Impressão: Editorial do Ministério da Educação Tiragem: 5 000 exemplares Título: Educação em Números - Portugal 2008 Autoria: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)/Ministério da Educação Edição: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)/Ministério

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS?

INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS? INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS? HOTEL TIVOLI LISBOA, 18 de Maio de 2005 1 Exmos Senhores ( ) Antes de mais nada gostaria

Leia mais

SUMÁRIO: Convenção n.º 127 da OIT relativa ao peso máximo das cargas que podem ser transportadas por um só trabalhador.

SUMÁRIO: Convenção n.º 127 da OIT relativa ao peso máximo das cargas que podem ser transportadas por um só trabalhador. DATA: 4 de Abril de 1984 NÚMERO: 301 I SÉRIE A EMISSOR: Ministério do Emprego e da Segurança Social DIPLOMA/ACTO: Decreto do Governo n.º 17/84 SUMÁRIO: Convenção n.º 127 da OIT relativa ao peso máximo

Leia mais

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006)

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) PREÂMBULO O presente regulamento define as normas relacionadas com a actividade financeira a observar

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Regulamento dos cursos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado O presente regulamento estabelece as normas que complementam as que decorrem do regime

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA. Nota justificativa

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA. Nota justificativa REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA Nota justificativa A prossecução do interesse público municipal concretizado, designadamente através de políticas de desenvolvimento cultural,

Leia mais

III PROGRAMA DE ESTÁGIOS DE VERÃO AEFFUL

III PROGRAMA DE ESTÁGIOS DE VERÃO AEFFUL III PROGRAMA DE ESTÁGIOS DE VERÃO AEFFUL 1 Enquadramento O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) tem o objectivo de estabelecer uma plataforma de comunicação entre estagiários e recém-mestres

Leia mais

Regulamento Interno da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica

Regulamento Interno da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica Regulamento Interno da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) rege-se pelos seus estatutos, regulamento eleitoral e por um regulamento

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior MESTRADO EM DESPORTO REGULAMENTO Artigo 1º Natureza e âmbito de aplicação 1. O curso pretende atingir os objectivos apresentados

Leia mais

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2

8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 2 8 de Março 2011- E urgente acabar com as discriminações que a mulher continua sujeita em Portugal Pág. 1 A SITUAÇÃO DA MULHER EM PORTUGAL NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER DE 2011 RESUMO DESTE ESTUDO No dia

Leia mais

Parecer. Conselheiro/Relator: Maria da Conceição Castro Ramos

Parecer. Conselheiro/Relator: Maria da Conceição Castro Ramos Parecer Projeto de Decreto-Lei que procede à revisão do regime jurídico da habilitação profissional para a docência dos educadores e professores dos ensinos básico e secundário Conselheiro/Relator: Maria

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MUNICIPIO DE SETÚBAL E A CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO Considerando: a) As atribuições da Câmara Municipal de Setúbal, conferida

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Desenvolvimento PROJECTO DE PARECER. destinado à Comissão dos Assuntos Externos

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Desenvolvimento PROJECTO DE PARECER. destinado à Comissão dos Assuntos Externos PARLAMENTO EUROPEU 2004 ««««««««««««Comissão do Desenvolvimento 2009 PROVISÓRIO 2004/2168(INI) 22.2.2005 PROJECTO DE PARECER da Comissão do Desenvolvimento destinado à Comissão dos Assuntos Externos sobre

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Exm.ªs Senhoras, Exm.ºs Senhores É com prazer que, em meu nome e em

Leia mais

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado Regulamento dos Estágios da Assembleia da República para Ingresso nas Carreiras Técnica Superior Parlamentar, Técnica Parlamentar, de Programador Parlamentar e de Operador de Sistemas Parlamentar Despacho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 Março

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 Março MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 Março As escolas superiores de enfermagem e de tecnologia da saúde são estabelecimentos de ensino politécnico dotados de personalidade jurídica e de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo III Regulamento da Educação e Formação de Adultos Artigo 1.º Definição 1. Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) criados ao abrigo das portarias

Leia mais

REDE SOCIAL DIAGNÓSTICO SOCIAL

REDE SOCIAL DIAGNÓSTICO SOCIAL REDE SOCIAL INQUÉRITOS POR QUESTIONÁRIO ASSOCIAÇÕES INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO ÁS ASSOCIAÇÕES DO CONCELHO DE A pobreza e a exclusão social embora não sendo fenómenos recentes, têm vindo a surgir nas nossas

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Alteração ao Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior Num momento em que termina o ciclo preliminar de avaliação aos ciclos de estudo em funcionamento por parte da Agência de Avaliação e Acreditação

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TRIBUNA. Abertura do ano lectivo 2006/2007

INTERVENÇÃO DE TRIBUNA. Abertura do ano lectivo 2006/2007 INTERVENÇÃO DE TRIBUNA Abertura do ano lectivo 2006/2007 Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da R.A.A, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo, Senhora e Senhores Membros do

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTADORES DE DEFICIÊNCIA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTADORES DE DEFICIÊNCIA PRINCÍPIOS GERAIS APLICÁVEIS: Todos os portugueses têm direito à Educação e à Cultura, nos termos da Constituição Portuguesa

Leia mais

NCE/10/00116 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00116 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00116 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Descrição

Leia mais

Protocolo de Acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Secundário

Protocolo de Acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Secundário Protocolo de Acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Secundário Secundário reconhecem que a melhoria da educação e da qualificação dos Portugueses constitui

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE

PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE A promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento para o qual concorrem os sectores da Educação

Leia mais

COMENTÁRIOS DA UGT AO DOCUMENTO PACTO PARA O EMPREGO GRUPO DE TRABALHO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO

COMENTÁRIOS DA UGT AO DOCUMENTO PACTO PARA O EMPREGO GRUPO DE TRABALHO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO COMENTÁRIOS DA UGT AO DOCUMENTO PACTO PARA O EMPREGO GRUPO DE TRABALHO PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO O documento em apreciação realiza uma síntese adequada da quase totalidade dos temas discutidos na

Leia mais

Circular N/REFª: 29/2013 DATA: 04/03/2013. ASSUNTO: Taxas de Publicidade. Exmos. Senhores,

Circular N/REFª: 29/2013 DATA: 04/03/2013. ASSUNTO: Taxas de Publicidade. Exmos. Senhores, Circular N/REFª: 29/2013 DATA: 04/03/2013 ASSUNTO: Taxas de Publicidade Exmos. Senhores, No seguimento de anteriores comunicações sobre o assunto em epígrafe, junto se remete informação do nosso consultor

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA OS DIREITOS DA CRIANÇA As crianças são encaradas como sujeitos de direitos, a partir do momento em que o seu bem-estar é concebido como uma consequência

Leia mais

Decreto n.º 301/72, de 14 de Agosto

Decreto n.º 301/72, de 14 de Agosto Decreto n.º 301/72, de 14 de Agosto O Decreto-Lei n.º 132/70, de 30 de Março, determina, no n.º 4 do artigo 23.º e no n.º 2 do artigo 27.º, que constará de regulamento a organização das provas do concurso

Leia mais

Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens. http://ec.europa.eu/equalpay

Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens. http://ec.europa.eu/equalpay Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens Resumo O que se entende por disparidades salariais entre mulheres e homens Por que razão continuam a existir disparidades salariais entre mulheres

Leia mais

Europa e África: que futuro comum? Conferência Sala 1 da Fundação Gulbenkian, Lisboa, 12 de Março de 2014. Declaração Final

Europa e África: que futuro comum? Conferência Sala 1 da Fundação Gulbenkian, Lisboa, 12 de Março de 2014. Declaração Final Europa e África: que futuro comum? Conferência Sala 1 da Fundação Gulbenkian, Lisboa, 12 de Março de 2014 Declaração Final Nós, representantes das Entidades 1 de referência para as diversas áreas específicas

Leia mais

Responsabilidade Social Literacia Financeira 11 Maio 2012

Responsabilidade Social Literacia Financeira 11 Maio 2012 Responsabilidade Social Literacia Financeira 11 Maio 2012 Projeto Crédito Responsável Projeto criado em 2009, conta já com 2 edições e visa O reforço da política de responsabilidade social e A promoção

Leia mais

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Criação 1. A Conferência dos Ministros da Justiça

Leia mais