REGULAMENTO DO AGRUPAMENTO 45 CAXIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO AGRUPAMENTO 45 CAXIAS"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO AGRUPAMENTO 45 CAXIAS 2015 / 2016

2 Caros Pais e Elementos, Ao iniciarmos um novo ano escutista nunca é demais relembrar as regras pelas quais nos regemos. Para o bom funcionamento deste agrupamento aconselhamos a leitura atenta deste documento para que todas as regras sejam cumpridas e respeitadas. Solicitamos a vossa especial atenção para os pontos referentes aos uniformes, fardas de campo, faltas e documentos a entregar. Sempre Alerta para Servir Chefe de Agrupamento Pedro Marques.

3 REGULAMENTO E ESTATUTOS DO AGRUPAMENTO E CNE O Corpo Nacional de Escutas (CNE) Escutismo Católico Português é uma Associação de Juventude, sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros. O CNE afirma-se Movimento da Igreja Católica. O CNE pretende contribuir para a formação de cidadãos capazes de tomarem uma posição construtiva na sociedade, aptos a participar na constante transformação do Mundo à luz do Evangelho, segundo a Doutrina Católica. O CNE não se identifica com qualquer ideologia partidária nem com o poder constituído. São associados do CNE todos os indivíduos maiores de seis anos que tenham feito a promessa escutista. Para admissão à Promessa escutista é condição necessária estar-se na disposição de cumprir fielmente, segundo o grau de maturidade próprio da idade respectiva, os Estatutos e Regulamentos do CNE. Princípios do CNE: 1. O escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida 2. O escuta é filho de Portugal e bom cidadão 3. O dever do escuta começa em casa

4 Leis do Escuta: 1. A honra do escuta inspira confiança 2. O escuta é leal 3. O escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção 4. O escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas 5. O escuta é delicado e respeitador 6. O escuta protege as plantas e os animais 7. O escuta é obediente 8. O escuta tem sempre boa disposição de espírito 9. O escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio 10. O escuta é puro nos pensamentos, palavras e acções

5 Os associados efectivos, não dirigentes, distribuem-se pelas seguintes secções: 1. Lobitos Na idade do lobito, dos 06 aos 10 anos, o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação. O lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de coleccionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível. O escutismo propõe-lhe caçadas apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidas. 2. Exploradores Os exploradores, dos 10 aos 14 anos, estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projectos fabulosos, dos heróis invencíveis. O escutismo propõe-lhes a aventura, verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, em que a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo. 3. Pioneiros Entre os 14 e os 17 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles. O empreendimento é uma acção onde muito se descobre e muito se constrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final. 4. Caminheiros A partir dos 18 anos até aos 22, os jovens encontram-se numa encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos vêm chocar com a angústia e o medo de não o conseguir. É a idade das grandes opções. Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação da responsabilidade para com os outros, o escutismo propõe-lhes uma verdadeira partida para uma vida construtiva e livre na sociedade dos homens.

6 Quotas: ARTIGO 1 1 Elemento Elementos 100 por elemento Mais de 3 Elementos 90 por elemento Para todos os novos elementos (Aspirantes) acresce a entrega de 10 ao valor da respetiva quota. Este valor serve para cobrir o seguro para estes elementos durante o período inicial da atividade de Setembro a Janeiro, uma vez que o seguro do movimento é anual começando em Janeiro. Existem duas Formas de Pagamento: 1ª Forma Pagamento total da quota. Este montante deverá ser liquidado até ao dia 31 de Outubro de ª Forma Pagamento fracionado em duas tranches. Em que a 1ª tranche é composta pelos seguintes valores: 1 Elemento 60 2 Elementos 50 por elemento Mais de 3 Elementos 40 por elemento Este montante deverá ser liquidado até ao dia 31 de Outubro de A 2ª tranche, é de 50 por elemento. Este montante deverá ser liquidado até ao dia 31 de Janeiro de O Agrupamento disponibiliza a possibilidade de cada escuteiro fazer parte de uma ação de angariação de fundos (calendários, ou outros artigos a definir pelo Agrupamento), orientada pela Secção correspondente, por forma a contribuir para a obtenção do valor da 2ª tranche. Ambas as Formas de Pagamento poderão ser pagos através de uma das seguintes modalidades: - Cheque endossado a Agrupamento CNE 45 Caxias; - Numerário ao tesoureiro de cada Secção; - Transferência Bancária para o NIB do Agrupamento: Deverão escolher a Forma de pagamento através do link disponibilizado pelo Agrupamento. Nota: Após esta data, o Agrupamento reserva-se ao direito de suspender o elemento de todas as atividades, caso o pagamento não tenha sido efetuado.

7 ARTIGO 2 Uniformes: É obrigatório a utilização correcta dos uniformes em todas as actividades. É permitido a utilização de calções às raparigas, com excepção de actividades oficiais, em que é obrigatório a utilização de saia. Não é permitido a utilização de camisolas penduradas nos ombros ou enroladas à cintura. Não é, igualmente, permitido a utilização de bolsas à cintura. A definição do uniforme a usar numa determinada circunstância é da competência do dirigente ou do órgão responsável pela actividade, de modo a que todos os escuteiros dêem uma boa imagem de aprumo. O uniforme deve vir sempre lavado, engomado e sem estar descosido. É da responsabilidade do elemento verificar o uniforme antes de se fardar. Consultar Anexo I ao presente Regulamento Regulamento Interno de Uniforme Para o cabal esclarecimento do uniforme e as várias situações em que o mesmo deverá ser utilizado, aconselhámos a leitura detalhada do Guia do Uniforme do nosso Agrupamento, o qual se encontra como Anexo 1. O mesmo poderá ser entregue em papel, quando previamente solicitado.

8 ARTIGO 3 Material necessário para acampamentos e Acantonamentos: Todo o material tem de estar identificado com o totem/nome, com o prejuízo de se perder, não se saber a quem pertence: 1. Saco-cama 2. Mochila 3. Esteira/Colchão 4. Cantil 5. Pratos e Talheres 6. Bolsa de higiene 7. Sweat dos scouts 8. Impermeável azul-escuro 9. Calçado confortável NOTA: Dependendo do tempo de duração da actividade, condições expectáveis meteorológicas e local, a equipa de animação poderá enviar uma listagem adicional a aqui apresentada com outro tipo de material e respectivos quantitativos. ARTIGO 4 Regime de Faltas. Foi decidido manter a aceitação como faltas justificadas as seguintes situações: a) Justificação médica. b) Representações Legais C) Imposição Escolar. Todas as demais situações de falta ou atrasos, são consideradas da seguinte forma por todas as secções: Atraso> 10m; NA/Não avisou; A/Avisou; FM/ Falta à missa. Todas contribuem para a presença do elemento em conselho de honra, no entanto, e uma vez que algumas apresentam-se sobre a forma de tolerância, e a grande maioria com o conhecimento prévio das equipas de animação, a falta mais gravosa é considerada a do elemento que não aparece na actividade nem informa os animadores da sua ausência. Foi mantido o número de 6 faltas para que o elemento seja convocado para conselho de Honra.

9 Nota: Ao fim de 3 faltas injustificadas o Agrupamento enviará, ao encarregado de educação, uma carta. Ao fim de 6 faltas injustificadas haverá um conselho de honra em que o agrupamento poderá decidir pela aplicação de sanções disciplinares, podendo ser aplicada a pena de suspensão ou expulsão, o que impossibilita a não readmissão pelo prazo de 2 anos Quando um elemento tiver necessidade de faltar deverá contactar: 1. Lobitos Chefe de secção Aquelá Ricardo Lopes. 2. Exploradores Chefe de Secção e Guia de Patrulha Tiago Meneses. 3. Pioneiro Guia de equipa Pedro Marques. 4. Caminheiro Chefe de equipa Pedro Marques. ARTIGO 5 DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR. Para todos os novos elementos (Aspirantes), deverão entregar os seguintes Documentos: 2 Fotocópias do bilhete de identidade 1 Fotocópias do cartão de saúde 2 Fotocópia do número de contribuinte do encarregado de educação ou do elemento 1 Fotocópia do boletim de vacinas. Ficha de Inscrição I Carta da catequese, para quem frequenta a catequese fora da paróquia. Para todos os elementos que renovem a Inscrição, deverão entregar os seguintes Documentos: Ficha de inscrição II Carta da catequese, para quem frequenta a catequese fora da paróquia. Todos os novos elementos deverão ter o Sacramento do Batismo. Ao Agrupamento reserva-se o direito de pedir um Atestado Médico, caso o ache necessário.

10 ARTIGO 6 Seguro Escutista. Informação sobre o regime de cobertura. Como proceder em termos de activação do seguro.

11 ANEXO I REGULAMENTO INTERNO DE UNIFORMES Índice Composição do Uniforme... 3 Uniforme Oficial de Gala... 3 Uniforme Oficial... 4 Uniforme de Campo de Saída... 6 Uniforme de Campo... 7 Guia de Uniformização... 8 Uniformes Oficiais (Uni. nº1 e nº2)... 8 Uniformes de Campo (Uni. nº3 e nº4)... 8 Considerações Importantes... 8 Anexo I... 9 Lobitos... 9 Exploradores Pioneiros Caminheiros... 12

12 Composição do Uniforme Uniforme Oficial de Gala (Uni. nº1): Camisa Oficial (devidamente ornamentada, ver anexo II). T-shirt branca, branca com motivos escutistas, cor da secção com motivos escutistas, ou oficial de secção. Calção Oficial nº1/nº2 ou Saia para o elemento do Sexo Feminino, se este o preferir. Cinto. Meias azuis, meias brancas de enchimento são também autorizadas, quando o elemento se encontra com Botas. Jarreteiras. Qualquer tipo de Calçado considerado Oficial (ver pagina 4). Lenço. Cobertura da cabeça; Boina, Chapéu de BP ou cabeça descoberta.

13 Este Uniforme deve ser utilizado em celebrações importantes, como por exemplo Promessa, Investidura de Guias, Casamentos, Celebrações Fúnebres (neste caso utiliza-se uma fita preta grossa no braço esquerdo, apenas se for decretado luto). Se o Elemento tiver frio está autorizado a utilizar camisolas por dentro da camisa. Apenas são permitidas meias de enchimento oficiais. A cobertura de cabeça para os Lobitos é com a Boina, para os restantes elementos é com chapéu de BP. Todos os Elementos que pretendam servir de Porta-Bandeiras e Guardas de Honra terão de estar uniformizados desta forma. Os Dirigentes e Caminheiros deverão apresentar-se uniformizados com este Uniforme no Conselho de Agrupamento. Uniforme Oficial (Uni. nº2): Camisa Oficial (devidamente ornamentada, ver anexo II). T-shirt branca, branca com motivos escutistas, cor da secção com motivos escutistas, ou oficial de secção. Calção Oficial nº1/nº2 ou Saia para o elemento do Sexo Feminino, se este o preferir. Cinto. Meias azuis. Se o elemento se encontrar de botas é ainda permitido o uso de meias brancas de enchimento, oficiais. Jarreteiras. Qualquer tipo de calçado considerado oficial. Lenço. Cobertura da cabeça; Chapéu de BP, Boné ou cabeça descoberta. Camisola Oficial nº1/nº2 (se o Elemento desejar ou consoante condições climatéricas). Impermeável (se o Elemento desejar ou consoante condições climatéricas).

14 Uniforme nº2, também conhecido por Uniforme de Apresentação, visto ser este o Uniforme que o Escuteiro deverá utilizar em todas as suas actividades à excepção das Celebrações importantes, ou de ordem contrária proferida pelo Chefe da Unidade. O casaco impermeável deverá ser o oficial do CNE ou outro casaco impermeável, desde que seja liso e simples, de cor azul ou preta. Não são permitidas outras cores. Nota Geral: Na Celebração Eucarística deve preferencialmente permanecer-se de camisa. Caso esteja frio pode utilizar a camisola oficial nº1/2. Os casacos impermeáveis são proibidos.

15 Uniforme de Campo de Saída (Uni. nº3): T-shirt da Secção Calção Oficial nº2/nº1 para ambos os sexos. Cinto. Meias azuis. Jarreteiras. Qualquer tipo de calçado considerado oficial, ou bota desportiva ou ténis tipo caminhada (tipo Merrel, Timberland). Lenço. Cobertura da cabeça; Chapéu de BP, Boné ou cabeça descoberta. Camisola de Campo nº1 (se o Elemento desejar ou consoante condições climatéricas). - Impermeável (se o Elemento desejar ou consoante condições climatéricas). Uniforme a utilizar em jogos de cidade ou em actividades em que a Unidade esteja toda a participar, de modo a existir uma igualdade entre os elementos. A utilização deste Uniforme está sempre dependente de ordem do Chefe de Unidade ou do seu substituto.

16 Uniforme de Campo (Uni. nº4): T-shirt branca, branca com motivos escutistas, cor da secção com motivos escutistas, ou oficial de secção. Calção, calça desportiva ou calça de ganga, apenas são permitidas as cores; azul, preto, castanho, verde tropa, creme. Meias confortáveis, de preferência de caminhada. Bota oficial, bota desportiva ou ténis tipo caminhada (tipo Merrel, Timberland). Nota: ténis desportivos não são permitidos por questões de segurança, visto os pés estarem mais protegidos com as botas ou ténis tipo caminhada. Lenço. Cobertura da cabeça: Chapéu de BP, Boné ou cabeça descoberta. Camisola de Campo nº1 ou camisolas lisas de cor azul-escuro, preto ou verde tipo tropa, é também permitido camisolas de outras cores desde que sejam escutistas, como por exemplo os polos de Kandersteg (se o Elemento desejar ou consoante condições climatéricas). Impermeável (se o Elemento desejar ou consoante condições climatéricas). Este Uniforme é utilizado em regime de Acampamento ou Actividades como raids, em que a Unidade se encontra dividida em bandos, patrulhas, equipas e tribos.

17 Uniformes Oficiais (Uni. nº1 e nº2): Guia de Uniformização Quando uniformizados com estes uniformes devemos ter em conta certos pormenores. Apenas é permitido deixar o botão do colarinho desapertado todos os restantes botões tem de ser apetados. A anilha do lenço terá de estar ao nível o primeiro botão apertado (contanto de cima para baixo). As mangas da camisa poderão estar acima do cotovelo para baixo e com o botão de punho apertado ou apenas com duas dobras efectuadas em cada manga, em qualquer situação as mangas devem de se apresentar simétricas. As meias são utilizadas para cima mais ou menos ao nível do início do joelho com uma dobra efectuada por cima do elástico da jarreteira. As meias de enchimento quanto uniformizados com botas são dobradas para cima da bota. No cinto apenas é permitido a utilização de objectos discretos, como por exemplo o apito ou a dezena, e nunca ultrapassando o limite de 2 objectos. Poderá ainda ser colocado no cinto uma bolsa para guarda uma faca de mato ou um canivete e é também autorizado a utilização de totens desde que os mesmos não sejam de dimensão superior a um punho fechado. Quando estamos com a camisola ou o impermeável vestido o lenço é sempre colocado de forma visível. Em nenhuma situação é permitido a utilização de calças com estes uniformes. Uniformes de Campo (Uni. nº3 e nº4): Não é permitido a utilização de calções, muito curtos, devem cobrir pelo menos metade da coxa. Não é permitida a utilização de legging s, apenas são permitidas se por cima das mesmas estiverem umas calças mais largas ou se forem utilizadas como pijama. Considerações Importantes Uma nota para os elementos do sexo feminino em relação a adornos de beleza. São considerados adornos de beleza qualquer objecto estético não mencionado na descrição dos vários uniforme, como por exemplo pulseiras, relógios, bandeletes, ganchos, elástico, fitas, colares, entre outros. O Escutismo apela à simplicidade e igualdade, logo a utilização de adornos de beleza deve ser reduzida. Neste sentido é apenas autorizado o uso de um relógio e no máximo duas pulseiras. No cabelo apenas é permitido o uso de fitas, bandeletes, ganchos ou elásticos lisos e sem adornos, o mais simples possível e de cores discretas. Em relação a colares podem utilizar os que quiserem desde que estejam por dentro da t-shirt e que não sejam visíveis quando uniformizados. Os brincos e precingis, apenas são permitidos utilizar desde que o diâmetro dos mesmos não seja superior a largura do dedo mindinho. Cobertura de cabeça cada secção irá optar por apenas um dos três tipos permitidos. Para a Promessa os lobitos utilizam Boina e os restantes elementos Chapéu de BP.

18 Anexo II Lobitos

19 Exploradores

20 Pioneiros

21 Caminheiros

22 DEPÓSITO DE MATERIAL E FARDAMENTO

Ficha de Inscrição. Agrupamento Silveira. Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira

Ficha de Inscrição. Agrupamento Silveira. Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Nos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, a admissão de um novo elemento (aspirante), é um compromisso celebrado entre o movimento escutista e a família do novo elemento. Válido enquanto seja de adesão

Leia mais

III ACAMPAMENTO DE NÚCLEO NÚCLEO TERRAS DE SANTA MARIA REGIÃO DO PORTO

III ACAMPAMENTO DE NÚCLEO NÚCLEO TERRAS DE SANTA MARIA REGIÃO DO PORTO REGULAMENTO Preâmbulo O III Acampamento do Núcleo Terras de Santa Maria, Região do Porto, CNE, é uma atividade da responsabilidade do Corpo Nacional de Escutas Junta Núcleo Terras de Santa Maria, com a

Leia mais

ALCATEIA Organização: Idades: dos 7 aos 10 anos; Os lobitos agrupam-se em bandos mistos até 8 elementos; Os bandos têm o nome da cor do pêlo do lobo

ALCATEIA Organização: Idades: dos 7 aos 10 anos; Os lobitos agrupam-se em bandos mistos até 8 elementos; Os bandos têm o nome da cor do pêlo do lobo ALCATEIA Idades: dos 7 aos 10 anos; Os lobitos agrupam-se em bandos mistos até 8 elementos; Os bandos têm o nome da cor do pêlo do lobo (preto, cinzento, castanho, ruivo e branco); Cargos dentro de um

Leia mais

5º ACAMPAMENTO REGIONAL ACAREG 2015 VIANA DO CASTELO

5º ACAMPAMENTO REGIONAL ACAREG 2015 VIANA DO CASTELO 5º ACAMPAMENTO REGIONAL ACAREG 2015 VIANA DO CASTELO REGULAMENTO GERAL I FINALIDADES Artigo 1º A realização do V Acampamento Regional de Viana do Castelo (ACAREG 2015), orienta-se pelas seguintes finalidades:

Leia mais

MANUAL PARA COLOACAÇÃO DE INSIGNIAS E DISTINTIVOS

MANUAL PARA COLOACAÇÃO DE INSIGNIAS E DISTINTIVOS COMUNIDADE 130 - BOBADELA [Ano] MANUAL PARA COLOACAÇÃO DE INSIGNIAS E DISTINTIVOS 1 NOTA INTRODUTÓRIA «Não quero saber menos se o escuteiro usa o uniforme ou não, conquanto tenha o coração no seu trabalho

Leia mais

Código de Traje Académico

Código de Traje Académico Código de Traje Académico Secção 1 Direito ao uso do traje Artigo 1 O uso do traje académico só é permitido a partir do dia das serenatas (pelos caloiros que forem ao traçar da capa, por parte dos seus

Leia mais

XVI ACAMPAMENTO REGIONAL ACAREG Regulamento Geral. Artigo 1º (Definição, Atividades e Finalidades)

XVI ACAMPAMENTO REGIONAL ACAREG Regulamento Geral. Artigo 1º (Definição, Atividades e Finalidades) pág. 2 9 XVI ACAMPAMENTO REGIONAL ACAREG Artigo 1º (Definição, Atividades e Finalidades) a) A Junta Regional de Portalegre-Castelo Branco do Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO CEE: 24 2014/15 Festa de Natal Exmos.(as) Encarregados(as) de Educação, Como é do Vosso conhecimento, a Festa de Natal decorrerá no dia 12 de dezembro (sexta-feira),

Leia mais

XII REGIONAL REGIÃO DE BRAGANÇA

XII REGIONAL REGIÃO DE BRAGANÇA ACAMPAMENTO XII REGIONAL DA REGIÃO DE BRAGANÇA REGULAMENTO ARTIGO 1º DEFINIÇÕES E FINALIDADES 1 -O presente regulamenta a realização do XII Acampamento Regional da Região de Bragança, do Corpo Nacional

Leia mais

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS. Regulamento

ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS. Regulamento ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS Regulamento 1 REGULAMENTO do VII ACARAL AÇORIANO I - FINALIDADES Art.º 1 Objetivos O VII Acampamento Regional de Alcateias da Região Açores do Corpo Nacional de Escutas, Escutismo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL XIV ACAREG REGIÃO DE VISEU

REGULAMENTO GERAL XIV ACAREG REGIÃO DE VISEU REGIÃO DE VISEU Artigo 1 DEFINIÇÃO, ATIVIDADE E FINALIDADES a) A Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português promove, para as Secções de Lobitos, Exploradores, Pioneiros

Leia mais

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Grupo Organizado para as Tradições Académicas G.O.T.A. O G.O.T.A. tem como objectivo preservar todas as tradições

Leia mais

Índice. Equipa de Animação 3. Objectivos 3. Objectivos 2008/ Calendário de actividades 8

Índice. Equipa de Animação 3. Objectivos 3. Objectivos 2008/ Calendário de actividades 8 Índice Equipa de Animação 3 Objectivos 3 Objectivos 2008/2009 4 Calendário de actividades 8 2 Equipa de Animação Chefe de Unidade: Maria Ester Gomes Pereira CIL: Fernanda Cristina Araújo Ferraz CI: João

Leia mais

A proposta de alterações que agora se apresenta à discussão interna e à eventual votação é o resultado dessa actividade.

A proposta de alterações que agora se apresenta à discussão interna e à eventual votação é o resultado dessa actividade. CORPO NACIONAL DE ESCUTAS ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS PROPOSTA DA JUNTA CENTRAL AO CONSELHO NACIONAL DE REPRESENTANTES PARA ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS No próximo mês

Leia mais

GUIA DE PAIS 2017 CNE 683 TELHEIRAS

GUIA DE PAIS 2017 CNE 683 TELHEIRAS GUIA DE PAIS 2017 45 71 33 27 CNE 683 TELHEIRAS 1 Agrupamento Contactos Chefe de Agrupamento Ch Miguel Costa 936 000 188 Assistente de Agrupamento Pe João Paulo Pimentel 914 846 251 Chefe de Agrupamento

Leia mais

C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento Belas. Grupo Explorador nº 129

C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento Belas. Grupo Explorador nº 129 C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 1128 - Belas Grupo Explorador nº 129 A honra do Escuta inspira confiança Dar a palavra de escuta, consiste em não mentir, ser fiel à promessa, agir quando

Leia mais

Corpo Nacional Escutas - Escutismo Católico Português REGULAMENTO DOS UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS

Corpo Nacional Escutas - Escutismo Católico Português REGULAMENTO DOS UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS Corpo Nacional Escutas - Escutismo Católico Português REGULAMENTO DOS UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS Aprovado pelo Conselho Permanente de 30 e 31 de Março de 1996. Introduzidas alterações pelo CNR

Leia mais

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro Comparativo Uniforme Escoteiro X Vestuário Escoteiro VOCÊ SABIA QUE MUDAREMOS NOSSO TRAJE? SABE O QUE É UNIFORME ESCOTEIRO? CONHECE O NOVO VESTUÁRIO? Vamos começar do começo, para que todos possam entender

Leia mais

Corpo Nacional Escutas - Escutismo Católico Português REGULAMENTO DOS UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS

Corpo Nacional Escutas - Escutismo Católico Português REGULAMENTO DOS UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS Corpo Nacional Escutas - Escutismo Católico Português REGULAMENTO DOS UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS Aprovado pelo Conselho Permanente de 30 e 31 de Março de 1996. Introduzidas alterações pelo CNR

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Quinta da Escola CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA. 1. Apresentação

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Quinta da Escola CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA. 1. Apresentação CAMPOS DE FÉRIAS QUINTA DA ESCOLA 1. Apresentação O Centro de Educação Ambiental Quinta da Escola é propriedade da Coopescola Cooperativa de Ensino da Penha de França, CRL, sediada em Lisboa e localiza-

Leia mais

REGULAMENTOS DA ESCOLA LXTRIATHLON

REGULAMENTOS DA ESCOLA LXTRIATHLON REGULAMENTOS DA ESCOLA LXTRIATHLON SETEMBRO 2016 NORMAS DE CONDUTA A OBSERVAR POR TODOS OS AGENTES LIGADOS À MODALIDADE NO CLUBE 1. INTRODUÇÃO Consideram-se agentes os atletas, pais, técnicos, dirigentes

Leia mais

REGULAMENTO E DISPOSIÇÕES GERAIS DO ENCONTRO REGIONAL DE LOBITOS DA REGIÃO DE COIMBRA. Artigo 1.

REGULAMENTO E DISPOSIÇÕES GERAIS DO ENCONTRO REGIONAL DE LOBITOS DA REGIÃO DE COIMBRA. Artigo 1. I FINALIDADES Com a realização do Encontro Regional de Lobitos da Região de Coimbra pretende-se: 1. Proporcionar aos lobitos participantes a vivência conjunta do ideal do lobitismo, expresso por Baden-Powell,

Leia mais

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português NÚCLEO DE S. MIGUEL

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português NÚCLEO DE S. MIGUEL Corpo Nacional de Escutas NÚCLEO DE S. MIGUEL Apartado 345 9501-904 PONTA DELGADA Tel. 296 284 158 cne_jnsm@sapo.pt CNE CIRCULAR N.º 20/2017 De: Secretaria de Núcleo Pedagógica Para: Direcção de Agrupamento

Leia mais

Regulamento da Farda

Regulamento da Farda Regulamento da Farda Do Regulamento Interno: 1. O aluno deve usar sempre e corretamente o uniforme em vigor. 2. O uso do uniforme tem como objetivo: a. criar uma identidade de Escola; b. contribuir para

Leia mais

Caros Dirigentes, Para informações por favor contactem o endereço: Com as melhores saudações escutistas, De:

Caros Dirigentes, Para informações por favor contactem o endereço: Com as melhores saudações escutistas, De: De: Para: Assunto: Chefia do XXIII ACANAC Agrupamentos, Juntas de Núcleo e Juntas Regionais Normas do XXIII ACANAC Data: 15-06-2016 Circular: XXIIIACANAC-001 Caros Dirigentes, Vimos por este meio divulgar

Leia mais

DEFINIÇÃO, ATIVIDADE E FINALIDADES

DEFINIÇÃO, ATIVIDADE E FINALIDADES NORMAS Artigo 1º DEFINIÇÃO, ATIVIDADE E FINALIDADES a) O Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português promove, para as Secções de Lobitos, Exploradores e Moços, Pioneiros e Marinheiros, Caminheiros

Leia mais

1ªCorrida e Caminhada Solidária

1ªCorrida e Caminhada Solidária 1ªCorrida e Caminhada Solidária Regulamento 1.Numa organização dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, realiza-se no dia 21 de Junho de 2014, com início às 17.30 horas a 1ª corrida e caminhada solidária.

Leia mais

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: Patch: PATCH COSTURADO Patch COSTURADO costura

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: Patch: PATCH COSTURADO Patch COSTURADO costura EVENTOS NACIONAIS: Este documento baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para a utilização dos judoguis

Leia mais

UNIFORME ENSINO CLÍNICO EDUCAÇÃO CLÍNICA ESTÁGIO

UNIFORME ENSINO CLÍNICO EDUCAÇÃO CLÍNICA ESTÁGIO UNIFORME ENSINO CLÍNICO EDUCAÇÃO CLÍNICA ESTÁGIO Modelo de uniforme a ser utilizado em ensino clínico educação clínica estágio pelos estudantes dos cursos de licenciatura e TeSP da ESSLei Escola Superior

Leia mais

Nos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, a admissão de um novo elemento (aspirante), é um contrato celebrado entre o movimento escutista e a

Nos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, a admissão de um novo elemento (aspirante), é um contrato celebrado entre o movimento escutista e a Organização Mundial Movimento Escutista Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português Nos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, a admissão de um novo elemento (aspirante), é um contrato celebrado

Leia mais

REGULAMENTO DAS FÉRIAS DESPORTIVAS DA JUNTA DE FREGUESIA DE PARANHOS

REGULAMENTO DAS FÉRIAS DESPORTIVAS DA JUNTA DE FREGUESIA DE PARANHOS REGULAMENTO DAS FÉRIAS DESPORTIVAS DA JUNTA DE FREGUESIA DE PARANHOS PREÂMBULO No uso da competência prevista pelos artigos 112º, n.º. 8, e 241º da Constituição da República Portuguesa, e conferida pela

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento

Plano de Actividades e Orçamento Plano de Actividades e Orçamento Ano de 2013/2014 Elaborado em Setembro/ 2013 1 - Identificação e Caracterização: Nome do Agrupamento:- Agrupamento nº. 1257 S. João da Ribeira Lugar: Igreja Ribeira Ponte

Leia mais

Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro!

Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro! Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro! Quem Somos A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), é uma Associação de Escuteiros Adultos, constituída por "antigos" filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE)

Leia mais

Calças custa 7.95. As crianças, quando iniciarem as aulas, devem trazer uma mochila.

Calças custa 7.95. As crianças, quando iniciarem as aulas, devem trazer uma mochila. Disponibiliza-se a seguir, informação As nossas geral expectativas para os pais sobre o dia-a-dia e as nossas tambem expectativas desta página, para ou uma os alunos. cópia Esta impressa informação pode

Leia mais

Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo)

Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo) Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo) DOS ESTATUTOS: Artigo 15º, Nº1 Adquirem a qualidade de Associados as Entidades referidas nos artigos 11º e 12º destes Estatutos, através

Leia mais

Agrupamento Antanhol

Agrupamento Antanhol Agrupamento 603 - Antanhol REGULAMENTO INTERNO 1 CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Definição 1. O Regulamento Interno do Agrupamento 603 de Antanhol, Coimbra, destina-se a regular o funcionamento

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 Este concurso visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC) e as instituições suas parceiras,

Leia mais

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português NÚCLEO DE S. MIGUEL

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português NÚCLEO DE S. MIGUEL Corpo Nacional de Escutas NÚCLEO DE S. MIGUEL Apartado 345 9501-904 PONTA DELGADA Tel. 296 284 158 cne_jnsm@sapo.pt CNE Circular n.º 40/2019 De: Secretaria de Núcleo Pedagógica Departamento Projecto Educativo

Leia mais

O grupo e a Patrulha. Manual de 3ª Classe Grupo de Escoteiros de S.Brás - Associação de Escoteiros de Portugal

O grupo e a Patrulha. Manual de 3ª Classe Grupo de Escoteiros de S.Brás - Associação de Escoteiros de Portugal O grupo e a Patrulha Um Grupo é formado por 5 divisões: a Alcateia, a Tribo Júnior, a Tribo Sénior, o Clã e a Chefia. Da Alcateia fazem parte os elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos

Leia mais

Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015

Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015 Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015 01- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 02- CERIMONIAL DE ABERTURA 03- PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO DAS EQUIPES 04- INSCRIÇÃO DE ATLETAS

Leia mais

Colégio de Santa Maria Fardas

Colégio de Santa Maria Fardas Colégio de Santa Maria Fardas 1 Colégio de Santa Maria Fardas texto e imagens Farda formal Para os momentos formais, OBRIGATÓRIA para todos os alunos (Jardim de Infância / 1º Ciclo / 2º Ciclo / 3º Ciclo)

Leia mais

REGULAMENTOS DA ESCOLA LXTRIATHLON

REGULAMENTOS DA ESCOLA LXTRIATHLON REGULAMENTOS DA ESCOLA LXTRIATHLON SETEMBRO 2018 NORMAS DE CONDUTA A OBSERVAR POR TODOS OS AGENTES LIGADOS ÀS MODALIDADES NO CLUBE 1. INTRODUÇÃO Consideram-se agentes os atletas, pais, técnicos, dirigentes

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. CORPO NACIONAL DE ESCUTAS Escutismo Católico Português. Agrupamento Figueira de Lorvão

REGULAMENTO INTERNO. CORPO NACIONAL DE ESCUTAS Escutismo Católico Português. Agrupamento Figueira de Lorvão REGULAMENTO INTERNO CORPO NACIONAL DE ESCUTAS Escutismo Católico Português Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão Núcleo Centro-Norte Região de Coimbra www.1316.escutismo.pt REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

O Escutismo é um Movimento Mundial criado em 1907 por Robert Stephenson Smith Baden-Powell.

O Escutismo é um Movimento Mundial criado em 1907 por Robert Stephenson Smith Baden-Powell. ESCUTISMO O Escutismo é um Movimento Mundial criado em 1907 por Robert Stephenson Smith Baden-Powell. A Missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação integral dos jovens, partindo de um sistema

Leia mais

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS AGRUPAMENTO 707 CAMPO MILITAR DE SANTA MARGARIDA ACAMPAMENT O MARGARIDAS NEM T UDO É CARNAVAL

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS AGRUPAMENTO 707 CAMPO MILITAR DE SANTA MARGARIDA ACAMPAMENT O MARGARIDAS NEM T UDO É CARNAVAL CORPO NACIONAL DE ESCUTAS AGRUPAMENTO 707 CAMPO MILITAR DE SANTA MARGARIDA ACAMPAMENT O MARGARIDAS NEM T UDO É CARNAVAL REGULAMENT O GERAL 1. Cenário a. O Agrupamento 707 do CNE promove o Acampamento Margaridas

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Lar (4007 v4.11) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO

REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO TITULO I Do Traje Académico Artigo 1º Objectivos O Traje Académico da Universidade dos Açores é o conjunto de vestes que caracterizam os alunos da Universidade. Artigo 2º

Leia mais

Jogo Quebra-Gelo com todos Líder da equipa

Jogo Quebra-Gelo com todos Líder da equipa Data Atividade Responsável Obs Dia 1 (Apresentação) com todos Apresentação das Divisões Líder da equipa Explicação sobre o que é o Escotismo Jogos por Divisão Reunião de pais Apresentação do plano de atividades

Leia mais

REGULAMENTO CENTRO DE FORMAÇÃO CNE CHEFE ZEFERINO BASTOS NATUREZA E AFINS

REGULAMENTO CENTRO DE FORMAÇÃO CNE CHEFE ZEFERINO BASTOS NATUREZA E AFINS REGULAMENTO CENTRO DE FORMAÇÃO CNE CHEFE ZEFERINO BASTOS NATUREZA E AFINS 1. DEFINIÇÃO: 1.1 - O é um espaço, instituído para ajudar a viver em contacto direto com a natureza, em fraternidade e alegria,

Leia mais

2ª Edição Curso de Acupuntura nas Disfunções Musculoesqueléticas

2ª Edição Curso de Acupuntura nas Disfunções Musculoesqueléticas 2ª Edição Curso de Acupuntura nas Disfunções Musculoesqueléticas Conteúdo Programático - Introdução aos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura; - Acupuntura como abordagem terapêutica na

Leia mais

A Educação, conceito que tem sido objecto de múltiplas definições, constitui um processo centrado na pessoa integral do educando, que importa

A Educação, conceito que tem sido objecto de múltiplas definições, constitui um processo centrado na pessoa integral do educando, que importa A Educação, conceito que tem sido objecto de múltiplas definições, constitui um processo centrado na pessoa integral do educando, que importa promover em todas as dimensões e potencialidades. I NORMAS

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

Banco de Fardamento e Livros da APEEACM

Banco de Fardamento e Livros da APEEACM Banco de Fardamento e Livros da APEEACM O Banco de Fardamento e Livros foi criado pela APEEACM - Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio Militar (CM), com o objetivo de potenciar,

Leia mais

REGULAMENTO ACAREG 2016

REGULAMENTO ACAREG 2016 REGULAMENTO ACAREG 2016 ARTIGO 1º FINALIDADES A Junta Regional de Braga do Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português promove, de 1 a 7 de agosto de 2016, o ACAMPAMENTO REGIONAL DE BRAGA (adiante

Leia mais

Escola de Futebol Os Afonsinhos Regulamento Interno

Escola de Futebol Os Afonsinhos Regulamento Interno Escola de Futebol Os Afonsinhos Regulamento Interno Índice Artigo 1º Entidade reguladora... 3 Artigo 2º Destinatários... 3 Artigo 4º Funcionamento... 3 Artigo 5º Comunicação com encarregados de educação...

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Despacho Presidente n.º 2014/18 Valores de propina e outras taxas para o ano letivo de 2014/2015 Nos termos previstos no Regulamento de propinas em vigor na ESEP

Leia mais

RENOVAÇÃO DA ACÇÃO PEDAGÓGICA e TÉCNICA ESCUTISTA

RENOVAÇÃO DA ACÇÃO PEDAGÓGICA e TÉCNICA ESCUTISTA RENOVAÇÃO DA ACÇÃO PEDAGÓGICA e TÉCNICA ESCUTISTA Alguns mal entendidos têm circulado em torno da Técnica Escutista e de uma sua pretensa ausência no Programa Educativo resultante do processo de Renovação

Leia mais

I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO

I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO DE 16/07(Abertura -Torneio Início) á 26/08/2016 EVENTO OFICIAL HOMENAGEM A 117 ANOS DE CAMPO GRANDE LOCAL: PRAÇA ESPORTIVA ELIAS GADIA APOIO: 1 DIVISÃO

Leia mais

Regulamento do Centro Hípico do Curso Técnico de Gestão Equina

Regulamento do Centro Hípico do Curso Técnico de Gestão Equina Regulamento do Centro Hípico do Curso Técnico de Gestão Equina Capítulo 1 Condições de Frequência 1. O aluno deve apresentar no início do ano letivo um cavalo que o Núcleo de Professores de Equitação reconheça

Leia mais

TABELA DE PREÇOS 2018 / 2019

TABELA DE PREÇOS 2018 / 2019 TABELA DE PREÇOS 2018 / 2019 Serviços Obrigatórios Matrícula Ensino Artístico Especializado 12,00 a) Renovação de Matrícula Ensino Artístico Especializado 6,00 a) Seguro Escolar Ensino Artístico Especializado

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA E LEITURA

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA E LEITURA REGULAMENTO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA E LEITURA 2014 I Informação Geral Sobre Disponibilidade dos Serviços 1.1 Horário do serviço de referência e leitura: 2.ª a 6.ª feira das 9.00h às 13.00h e das 14.00h

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO 3 2 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 4 3 RESUMO DE ATIVIDADES ESCUTISTAS DO AGRUPAMENTO 5 4 CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO 6

1 - INTRODUÇÃO 3 2 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 4 3 RESUMO DE ATIVIDADES ESCUTISTAS DO AGRUPAMENTO 5 4 CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO 6 ÍNDICE PÁGINA 1 - INTRODUÇÃO 3 2 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 4 3 RESUMO DE ATIVIDADES ESCUTISTAS DO AGRUPAMENTO 5 4 CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO 6 5 ORÇAMENTO FINANCEIRO - 10 2 INTRODUÇÃO Viver

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 2 DE ABRIL A JUNHO -

ORDEM DE SERVIÇO 2 DE ABRIL A JUNHO - ORDEM DE SERVIÇO 2 DE 2006 - ABRIL A JUNHO - Nos termos dos artigos 243º e 244º do Regulamento Geral do C.N.E. e para os devidos efeitos a Direcção do Agrupamento 504 Quinta do Anjo faz publicar o seguinte:

Leia mais

Comprometo-me com o bem-estar e crescimento do Grupo, mantendo uma. relação amigável com os outros elementos.

Comprometo-me com o bem-estar e crescimento do Grupo, mantendo uma. relação amigável com os outros elementos. PROGRAMA EDUCATIVO OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO II Secção Expedição JUNTA REGIONAL DE LEIRIA ÁREA PERSPECTIVA EDUCATIVA TRILHOS OS OBJECTIVOS DE CADA TRILHO RELACIONAM-SE COM OBJECTIVO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

BASQUETEBOL. www.inatel.pt

BASQUETEBOL. www.inatel.pt NORMAS ESPECIFICAS www.inatel.pt NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas pela Fundação

Leia mais

Seminário Rugby Juvenil

Seminário Rugby Juvenil Seminário Rugby Juvenil Lisboa, 29 Outubro 2005 Escola de Rugby Projecto Operacional Formar e competir, sem formação todos os projectos futuros serão postos em causa. Sem competição não poderá haver progresso

Leia mais

TEXTO DE APOIO PARA O FORMANDO

TEXTO DE APOIO PARA O FORMANDO CORPO NACIONAL DE ESCUTAS ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS CURSO DE ININIAÇÃO PEDAGÓGICA (C.I.P.) MANUAL ÁREA B PEDAGOGIA GERAL DO ESCUTISMO MÓDULO B.2 O MÉTODO ESCUTISTA B.2.3 U.F. AS METODOLOGIAS EDUCATIVAS

Leia mais

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 1ª1ª Copopa Conontababililizar na Rede de Futetebobol Societyety - 2012012 1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 Esta Copa tem como o principal objetivo a melhor integração e confraternização

Leia mais

Informação N.º /2019 DESTAQUES

Informação N.º /2019 DESTAQUES Informação N.º 1-2018/2019 DESTAQUES Inscrições para a Época 2018/2019 As inscrições para a temporada 2018/2019 decorrerão entre os dias 4 e 8 (no dia 8, sábado, até às 14 horas) de Setembro de 2018. Toda

Leia mais

- Explicar os factores de sucesso do Método Escutista.

- Explicar os factores de sucesso do Método Escutista. O Jogo Escutista Objectivos - Explicar os factores de sucesso do Método Escutista. - Explicar o que é o Jogo Escutista e o que o caracteriza. - Enunciar os seis elementos fundamentais do jogo escutista

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 2 DE ABRIL A JUNHO -

ORDEM DE SERVIÇO 2 DE ABRIL A JUNHO - ORDEM DE SERVIÇO 2 DE 2008 - ABRIL A JUNHO - Nos termos dos artigos 56º e 64º do Regulamento Geral do C.N.E. e para os devidos efeitos a Direcção do Agrupamento 504 - Quinta do Anjo faz publicar o seguinte:

Leia mais

PLANO ORÇAMENTO. Beco do Bom Sucesso, 13

PLANO ORÇAMENTO. Beco do Bom Sucesso, 13 PLANO E ORÇAMENTO 2010/ 2011 "0 dia mais belo? Hoje A coisa mais fácil? Equivocar-se O obstáculo maior? 0 medo 0 erro maior? Abandonar-se A raiz de todos os males? 0 egoísmo A distração mais bela? 0 trabalho

Leia mais

CORPO NACIONAL ESCUTAS AGRUPAMENTO Nº 990. Plano de Actividades / Orçamento VIANA DO CASTELO. Página 1 de 9

CORPO NACIONAL ESCUTAS AGRUPAMENTO Nº 990. Plano de Actividades / Orçamento VIANA DO CASTELO. Página 1 de 9 CORPO NACIONAL ESCUTAS AGRUPAMENTO Nº 990 ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS 2014 Plano de Actividades / Orçamento VIANA DO CASTELO Página 1 de 9 1 - OBJECTIVOS O Corpo Nacional de Escutas é uma associação de

Leia mais

Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria Torneio de Ténis de Mesa

Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria Torneio de Ténis de Mesa Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria 2014 Torneio de Ténis de Mesa Regulamento 1. Disposições iniciais Este Regulamento define as normas de organização do Torneio de Ténis de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO

REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO 2013-2016 ÍNDÍCE Preâmbulo... 3 Artigo 1º Reuniões de Direção/Animação do Agrupamento 1156... 4 Artigo 2º Frequência das Reuniões de Direcção... 4 Artigo 3º Conselho de Agrupamento...

Leia mais

conforme descrição feita na Convenção de Genebra de 222 de Agosto de designação e emblema inalteráveis.

conforme descrição feita na Convenção de Genebra de 222 de Agosto de designação e emblema inalteráveis. DIRECTIVA Nº 04/ /GPC/2009 Regulamento do Uniforme Aditamento em 26/07/2012 A. PREAMBULO De acordo com os estatutos da Cruz Vermelha Portuguesa no seu Capítulo VI Artigo 60.º (Designação, emblemas, distintivos

Leia mais

I Corrida pela Arte. Regulamento. Condições de Participação. 1. Idade de participação nas diferentes possibilidades

I Corrida pela Arte. Regulamento. Condições de Participação. 1. Idade de participação nas diferentes possibilidades I Corrida pela Arte Regulamento Condições de Participação 1. Idade de participação nas diferentes possibilidades - No Trail não poderão participar atletas com idade inferior a 18 anos na data do evento.

Leia mais

Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de

Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de protocolo, rituais, civilidade e etiqueta, unidas à criatividade,

Leia mais

COPA CURITIBA DE FUTEBOL SUB 15 2016 REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I DA COMPETIÇÃO

COPA CURITIBA DE FUTEBOL SUB 15 2016 REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I DA COMPETIÇÃO COPA CURITIBA DE FUTEBOL SUB 15 2016 REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I DA COMPETIÇÃO Art. 1º - A COPA CURITIBA DE FUTEBOL SUB 15-2016 tem por finalidade fomentar a prática do futebol de campo no Município

Leia mais

Regulamento de Funcionamento. da Junta de Freguesia de Arroios, 2015. Preâmbulo

Regulamento de Funcionamento. da Junta de Freguesia de Arroios, 2015. Preâmbulo Regulamento de Funcionamento do Orçamento da Junta de, 2015 Preâmbulo A promove o aprofundamento da democracia participativa, nomeadamente no que concerne na afetação de recursos às políticas públicas

Leia mais

UNIFORMES E FARDAS. Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro B A I Ã O - P O R T U G A L

UNIFORMES E FARDAS. Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro B A I Ã O - P O R T U G A L UNIFORMES E FARDAS Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro B A I Ã O - P O R T U G A L O Canto da Vida O Canto do Tempo O Canto da Memória de tempos ancestrais Em que a trama numa dança

Leia mais

GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda

GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda Estas Condições Gerais de Venda anulam automaticamente todas as anteriores. EXCEPTO QUANDO EXPRESSAMENTE ACORDADO EM CONTRÁRIO POR ESCRITO, TODAS AS VENDAS ESTÃO SUJEITAS

Leia mais

Câmara Municipal de Mealhada

Câmara Municipal de Mealhada Câmara Municipal de Mealhada Normas de funcionamento dos serviços da Componente de Apoio à Família nos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do Município da Mealhada NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS

Leia mais

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3 ÍNDICE I - 1.1 Apresentação do Centro...2 1.2 Direitos......2 1.3 - Deveres...3 1.4 - Organização...3 II Voluntariado 2.1 Apresentação do Voluntário...4 2.2 Perfil do Voluntário...5 2.3 Funções...6 2.4

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA PARA JOVENS

REGULAMENTO DO PROGRAMA PARA JOVENS REGULAMENTO DO PROGRAMA PARA JOVENS CAPÍTULO I GENERALIDADES 1. Os membros da associação estão obrigados à observância das disposições constantes no presente regulamento. 2. O Programa para Jovens assenta

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA Considerando - Que a Educação é um direito de todos, cabendo ao Estado promover a sua democratização, bem como as condições

Leia mais

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português NÚCLEO DE S. MIGUEL

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português NÚCLEO DE S. MIGUEL Corpo Nacional de Escutas NÚCLEO DE S. MIGUEL Apartado 345 9501 904 PONTA DELGADA Tel. 296 284 158 www.cne jnsm.com cne_jnsm@sapo.pt CNE Circular n.º 01/2013 DE: Secretaria de Núcleo Protecção Civil, Radioescutismo

Leia mais

A L C A N Ç A R V A L O R E S. Com a realização do III Acampamento de Núcleo pretende-se:

A L C A N Ç A R V A L O R E S. Com a realização do III Acampamento de Núcleo pretende-se: C N Ç V O E S EGUMENTO DO III CMPMENTO DO NÚCEO MOINHOS DE VENTO I - FINIDDES Com a realização do III campamento de Núcleo pretende-se: 1. Proporcionar aos Escuteiros participantes a vivência conjunta

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CORPO NACIONAL DE ESCUTAS. Agrupamento 504 Quinta do Anjo. Titulo I Agrupamento: Titulo II Unidades:

REGULAMENTO INTERNO CORPO NACIONAL DE ESCUTAS. Agrupamento 504 Quinta do Anjo. Titulo I Agrupamento: Titulo II Unidades: REGULAMENTO INTERNO AGRUPAMENTO 504 QUINTA DO ANJO Preâmbulo: O presente Regulamento Interno tem como finalidade dotar o, do Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico da Região de Setúbal de um instrumento

Leia mais

Corpo Nacional de Escutas ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS. Agrupamento 787 Vitorino dos Piães

Corpo Nacional de Escutas ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS. Agrupamento 787 Vitorino dos Piães A Introdução É em cada ano Escutista que se inicia uma nova Caminhada aliando gerações distintas no nosso Agrupamento. Assim, também para cada ano é proposto um Tema Integrador e abrangente que faça desenvolver

Leia mais

Corpo Nacional de Escutas e Movimento Scout Católico Regulamento Rover Ibérico Artigo 1º (Enquadramento, Definição e Finalidade, Objetivos)

Corpo Nacional de Escutas e Movimento Scout Católico Regulamento Rover Ibérico Artigo 1º (Enquadramento, Definição e Finalidade, Objetivos) to Regulamen Corpo Nacional de Escutas e Movimento Scout Católico Regulamento Rover Ibérico 2015 Artigo 1º (Enquadramento, Definição e Finalidade, Objetivos) 1. Enquadramento O Rover Ibérico contou com

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE EQUIPAMENTO 1) Os Professores devem vestir-se de forma adequada à prática da atividade física, no seu local de trabalho. FUNCIONAMENTO

Leia mais

ACAREG 2016 INSCRIÇÕES DEFINITIVAS INSCREVER ELEMENTOS DAS SECÇÕES E DIRIGENTES QUE AS ACOMPANHAM

ACAREG 2016 INSCRIÇÕES DEFINITIVAS INSCREVER ELEMENTOS DAS SECÇÕES E DIRIGENTES QUE AS ACOMPANHAM ACAREG 2016 INSCRIÇÕES DEFINITIVAS INSCREVER ELEMENTOS DAS SECÇÕES E DIRIGENTES QUE AS ACOMPANHAM ATENÇÃO: Caso o vosso Agrupamento vá com, ou leve elementos de, outro Agrupamento, veja no final da folha

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade.

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 03 10

ORDEM DE SERVIÇO 03 10 ORDEM DE SERVIÇO 03 10 O.S. 01 de Maio 2010 INDICE 1. MENSAGEM... 3 2. ADMISSÕES / REINGRESSOS... 3 2.1. Tribo de Exploradores... 3 3. NOMEAÇÕES / INVESTIDURAS EM CARGOS... 3 3.1. Chefia... 3 4. RECOMPENSAS

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Ano Escutista 2011/12 Aprovado Concelho de Agrupamento de 07/01/2012. Corpo Nacional de Escutas

REGULAMENTO INTERNO. Ano Escutista 2011/12 Aprovado Concelho de Agrupamento de 07/01/2012. Corpo Nacional de Escutas A g r u p a m e n t o 7 5 3 Ó b i d o s REGULAMENTO INTERNO Ano Escutista 2011/12 Aprovado Concelho de Agrupamento de 07/01/2012 Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 753 Óbidos 1 REGULAMENTO INTERNO.

Leia mais