MCBA MINI CAMPEONATO DE BASQUETEBOL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MCBA MINI CAMPEONATO DE BASQUETEBOL"

Transcrição

1

2 O que é o projecto MCBA? O MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL é um campeonato único e pioneiro em Portugal, que nasce na sequência do trabalho de responsabilidade social que a ASSOCIAÇÃO HIGH PLAY tem vindo a desenvolver, e que em parceria com a Associação Basket Clube de Gaia e a Associação de Basquetebol do Porto estão desenvolver o MCBA sob o lema TREINADORES, PAIS E JOGADORES +POSITIVOS.

3 Este campeonato procura ser um polo dinamizador da prática da modalidade nas Escolas Básicas 1º Ciclo, sensibilizando e captando, por este meio, mais jovens para a prática desportiva e do basquetebol. Uma réplica do campeonato da NBA para os mais pequenos. Para isso contamos também com os essenciais apoios do Comité Nacional de Minibasquete, Federação Portuguesa de Basquetebol, IPDJ - Instituto Português de Desporto e Juventude, I.P. e PNED Plano Nacional de Ética no Desporto.

4 E o próximo passo? O objetivo deste projeto passa por ter uma continuidade ao longo dos anos, aumentando gradualmente o número de escolas, bem como o número de crianças a participar neste MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL, pois o universo de escolas Escolas Básicas 1º Ciclo em Portugal é muito elevado, e o objetivo a médio/longo prazo, passa por fazer chegar este projeto a todas as escolas e a todas as crianças de todos os concelhos do País.

5 Como vai decorrer o MCBA? MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL numa primeira etapa/ano será disputado em duas (2) fases com um máximo de 30 equipas/escolas, Com inicio em Novembro e o seu término em Junho. Constituição de grupos com um máximo de 5 equipas/escolas cada, respeitando uma distribuição geográfica das escolas por conferências. Cada conferência terá 3 divisões/grupos. AJUDAR OS JOGADORES A SEREM AGENTES POSITIVOS E NÃO SÓ ATLETAS QUE QUEREM GANHAR

6 CONFERÊNCIA ESTE NE - NORDESTE CE - CENTRAL DO - DOURO Em cada grupo desta conferência, as equipas/escolas disputam uma poule a 1 (uma) volta "todos contra todos". 1ª Jornada 2ª Jornada 3ª Jornada 4º Jornada 5º Jornada

7 CONFERÊNCIA OESTE SO - SUDOESTE AT - ATLÂNTICO NO - NOROESTE Em cada grupo desta conferência, as equipas/escolas disputam uma poule a 1 (uma) volta "todos contra todos". 1ª Jornada 2ª Jornada 3ª Jornada 4º Jornada 5º Jornada

8 PLAY OFF CONFERENCE Passam ao PLAY OFF os oito melhores classificados de cada conferência (grupo/divisão), perfazendo um total de 16 equipas/escolas apuradas (8 equipas por conferência) para esta fase.

9 PLAY OFF COMPLEMENTAR As 14 equipas/escolas que não passarem ao PLAY OFF vão disputar uma segunda fase chamada de PLAY OFF Complementar.

10 O MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL vai realizar-se durante todo ano letivo, tendo o seu inicio a Novembro e o seu término a Junho.

11 O MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL deve realizar-se num único recinto desportivo, concentrando assim todas as equipas, de modo a facilitar o convívio e troca de experiências entre todas as escolas e crianças participantes.

12 KIT personalizado por Escola Todas as escolas inscritas no MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL vão ter o seu próprio logotipo personalizado, e vão receber um KIT por cada criança participante, composto por duas t-shirts, um boné e uma bola. Cada professor/treinador irá também receber dois polos personalizados e uma placa MCBA para treinadores.

13

14 O que é a Associação High Play? O trabalho realizado nas empresas trouxe um desafio acrescido ao High Play Institute: levar o treino de competências ao público jovem. Surge assim em dezembro de 2009 a Associação High Play, que, sob a égide da marca High Play, traduz o compromisso e a estratégia de responsabilidade social da consultora. A Associação High Play desenvolve projetos educativos que proporcionam a crianças e jovens experiências pedagógicas que aliam a diversão ao desenvolvimento de competências comportamentais e à transmissão de valores que consideramos fundamentais para o sucesso pessoal e profissional dos futuros adultos da nossa sociedade.

15 A metodologia utilizada e o objetivo de formação comportamental que caracterizam os nossos projetos permitem às empresas o desenvolvimento de projetos inovadores ou mesmo a introdução de fatores complementares em atividades que já existam no contexto das suas estratégias de sustentabilidade / responsabilidade social. Atualmente na Associação High Play, destaca-se a dinamização do Design for Change Portugal, um projeto que promove o empreendedorismo e a intervenção social através do papel ativo de jovens que são desafiados a intervir e melhorar a vida na sua comunidade, ao mesmo tempo que aprendem a sentir-se capazes e competentes!

16 Responsabilidade Social O Design for Change surgiu em 2009 na Índia e rapidamente se transformou nomaior movimento global. Objetivo: dar às crianças a oportunidade de expressarem as suas ideias à volta do tema - criação de um mundo melhor e implementá-las. Hoje o DFC chega a mais de escolas que envolvem cerca de 25 milhões de crianças em 35 países.

17 Todos os Professores/Treinadores vão receber formação pedagógica ministrada pela High Play Institute em que os VALORES suportam-se na máxima - Play HARD, SMART and TOGETHER! Deliver with SPEED, IMAGINATION and HONESTY e vão receber também formação técnica ministrada pela Federação Portuguesa de Basquetebol/Escola Nacional do Basquetebol na pessoa do seu Director Técnico Comandante San. Payo Araujo.

18 PROJETO COACH+ COMPROMISSOS Nós estamos emocionalmente comprometidos em assumir um papel ativo de agentes que transformam a cultura do desporto jovem; Quando erramos pedimos desculpas em vez de dar desculpas, e aprendemos com isso; Nós construímos uma cultura de partilha entre todos, de inovação e crescimento constante no Projeto COACH+; Nós debatemos e criamos compromissos conjuntos, mais do que criar conflitos e afastar os outros; Nós criamos um ambiente + positivo, celebrando os sucessos uns com os outros e suportando-nos em momentos de frustração e dificuldade.

19 VISÃO Dar a todas as crianças a possibilidade de praticar desporto de uma forma saudável através do basquetebol. Tornar este desporto popular para o encontro de talentos e elevar o número e nível de praticantes em Portugal. É nosso intuito tentar alcançar feitos nunca antes conseguidos.

20 MISSÃO Pretendemos com este projeto promover o Basquetebol junto de todas as crianças e jovens. A nossa intervenção passa por incutir, desde tenra idade e ao longo do seu percurso escolar, os valores do desporto, hábitos de vida saudáveis e criar condições para um desenvolvimento físico harmonioso. Queremos transmitir o cariz popular da modalidade criando condições para que todos as crianças possam praticar este desporto, independentemente dos meios onde estão inseridos. O nosso propósito é dar aos atletas a possibilidade de atingirem objectivos pessoais através do basquetebol. ASSOCIAÇÃO BASKET CLUBE DE GAIA PARA O DESPORTO E PELO DESPORTO

21 VALORES Estes são os valores que procuramos incutir nos nossos atletas: Forma de Estar Saudável; Auto-Confiança; Desportivismo; Respeito; Tolerância; Empenho; Companheirismo; Realização Pessoal e da Equipa; História A Associação Basket Clube de Gaia (BCG) foi fundada em Dezembro de Fruto de um sonho de um ex-praticante que, por iniciativa própria, decidiu criar esta Associação Desportiva, sem fins lucrativos, e dar assim a oportunidade a todas as crianças e jovens de aprenderem a jogar Basquetebol, envolvendo a comunidade. Atualmente o clube conta com um universo de cerca de 60 praticantes, de ambos os sexos, sendo o escalão mais avançado o de Sub13.

22 IMPACTO DO EVENTO Este evento ao movimentar cerca de 360 CRIANÇAS, 30 professores/treinadores, 15 colaboradores diretos, mais 20 juízes/árbitros, para além de pais, familiares e demais, que se estima que sejam cerca de mil pessoas dia, torna-se assim um meio privilegiado, de DIVULGAÇÃO/PROMOÇÃO. Assim sendo estima-se uma visibilidade junto de pelo menos de 5000 pessoas, acrescido naturalmente da divulgação online: site do campeonato ( Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol do Porto, Imprensa em geral, etc

23 OFFICIAL PARTNERS PARTNERS MECENAS GOLD

24 CONTACTOS MCBA - MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL Quinta da Fonte Santa Rua do Choupelo, Vila Nova de Gaia - Portugal info@minicba.com nunosousa@minicba.com

MCBA MINI CAMPEONATO DE BASQUETEBOL

MCBA MINI CAMPEONATO DE BASQUETEBOL O que é o projecto MCBA? O MINI CAMPEONATO de BASQUETEBOL é um campeonato único e pioneiro em Portugal, que nasce na sequência do trabalho de responsabilidade social que a ASSOCIAÇÃO HIGH PLAY tem vindo

Leia mais

#EUSOUDOGAIA #MINIGAIABASKET2017

#EUSOUDOGAIA #MINIGAIABASKET2017 O TORNEIO INTERNACIONAL MINI GAIA BASKET 2017 realiza-se no Pavilhão do FC Gaia e no Pavilhão Municipal das Pedras, nos dias 08 e 09 de abril de 2017. O Futebol Clube de Gaia, como entidade organizadora,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Associação de Badminton da Região Autónoma da Madeira 2. Complexo das Piscinas Olímpicas do Funchal Beco dos Álamos

INTRODUÇÃO. Associação de Badminton da Região Autónoma da Madeira 2. Complexo das Piscinas Olímpicas do Funchal Beco dos Álamos INTRODUÇÃO Passados quatro anos (2012/2016) e depois do processo que transformou todo o edifício desportivo na Região Autónoma da Madeira, principalmente nos anos de 2013 e 2014, onde foi necessário recorrer

Leia mais

Diga MINIBÁSQUETE e não MINIBASQUETEBOL. MINIBÁSQUETE quer significar precisamente que este jogo é uma coisa e o Basquetebol é outra.

Diga MINIBÁSQUETE e não MINIBASQUETEBOL. MINIBÁSQUETE quer significar precisamente que este jogo é uma coisa e o Basquetebol é outra. REGULAMENTO DE PROVAS, CALENDARIZAÇÃO E TÉCNICO-PEDAGÓGICO 2015-2016 1 Diga MINIBÁSQUETE e não MINIBASQUETEBOL. MINIBÁSQUETE quer significar precisamente que este jogo é uma coisa e o Basquetebol é outra.

Leia mais

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL ASSOCIAÇÕES ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL ASSOCIAÇÕES ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Basquetebol dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da Câmara

Leia mais

FUTEBOL DE RUA REPORT 2015

FUTEBOL DE RUA REPORT 2015 FUTEBOL DE RUA REPORT 2015 EDIÇÃO 2015 Em ano de 12ª edição do Projecto Futebol de Rua a avaliação não poderia ser mais positiva, o reconhecimento da importância deste projecto por todos os seus stakeholders

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S.º João dos Montes. Projeto Educativo do Agrupamento Apresentação para Divulgação

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S.º João dos Montes. Projeto Educativo do Agrupamento Apresentação para Divulgação Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S.º João dos Montes Projeto Educativo do Agrupamento Apresentação para Divulgação CARATERIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ENVOLVIDOS NA CONSTITUIÇÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

VI FESTIVAL DE XADREZ DE GAIA. Academia de Xadrez de Gaia - Organização de Actividades (em parceria) A decorrer em Vila Nova de Gaia

VI FESTIVAL DE XADREZ DE GAIA. Academia de Xadrez de Gaia - Organização de Actividades (em parceria) A decorrer em Vila Nova de Gaia VI FESTIVAL DE XADREZ DE GAIA Academia de Xadrez de Gaia - Organização de Actividades (em parceria) A decorrer em Vila Nova de Gaia IX PROFIGAIA OPEN de 18 a 26 de Julho (GaiaHotel ****) 3º TORNEIO INTERNACIONAL

Leia mais

FICHA DO PROJECTO. Desporto para todos. Fundação Aragão Pinto - IPSS

FICHA DO PROJECTO. Desporto para todos. Fundação Aragão Pinto - IPSS FICHA DO PROJECTO Desporto para todos Nome do Projecto: Academia de Futebol Aragão Pinto Objectivo do projecto: A Academia Futebol Fundação Aragão Pinto, tem por base o que de melhor se faz pelo desporto

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA PLANO DE ATIVIDADES 2012 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DESPORTIVA ALTO RENDIMENTO E SELEÇÕES NACIONAIS FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS MARKETING, COMUNICAÇÃO & IMAGEM 1.-

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 20 DE DEZEMBRO 2014

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 20 DE DEZEMBRO 2014 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 20 DE DEZEMBRO 2014 FPTM tem 70 anos de idade 17 Associações Distritais, Territoriais ou de Ilha 181 Clubes 3352 atletas filiados 232 Treinadores 112 Árbitros; 17 Internacionais;

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

ESCOLAS PORTUGUESAS DE MINIBASQUETE

ESCOLAS PORTUGUESAS DE MINIBASQUETE COMUNICADO DO COMITÉ NACIONAL DE MINIBASQUETE OMUNICADO DA CNMB COMUNICADO Nº 11 ÉPOCA: 2017/2018 DATA: 19. Abr.2018 Para conhecimento geral, a seguir se informa: ESCOLAS PORTUGUESAS DE MINIBASQUETE 2017-18

Leia mais

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A Época 2018/2019

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A Época 2018/2019 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A 2018/2019 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A Época 2018/2019 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Aos Campeonatos Nacionais

Leia mais

Seminário Rugby Juvenil

Seminário Rugby Juvenil Seminário Rugby Juvenil Lisboa, 29 Outubro 2005 Escola de Rugby Projecto Operacional Formar e competir, sem formação todos os projectos futuros serão postos em causa. Sem competição não poderá haver progresso

Leia mais

Campeonato de Andebol Next < 21

Campeonato de Andebol Next < 21 Campeonato de Andebol Next < 21 Revista de Imprensa 29-04-2010 1. (PT) - Jornal do Douro, 14-04-2010, Contrato prevê organização da prova Next 21 1 2. (PT) - Notícias de Viseu, 15-04-2010, Assinatura de

Leia mais

PROJECTO COMPAL AIR 3X3 NAS ESCOLAS Vencedor do troféu COI- Sport Inspiring Young People, 2010

PROJECTO COMPAL AIR 3X3 NAS ESCOLAS Vencedor do troféu COI- Sport Inspiring Young People, 2010 3X3 NAS ESCOLAS Vencedor do troféu COI- Sport Inspiring Young People, 2010 2011-2012 O estímulo àadopção de estilos de vida saudável por parte dos jovens éhoje uma necessidade premente da sociedade, e

Leia mais

BROCHURA OFICIAL 2011

BROCHURA OFICIAL 2011 IIª EDIÇÃO LIDERAR NO DESPORTO 2011 400 Como potenciar o processo de Liderança no Desporto BROCHURA OFICIAL 2011 - ORGANIZAÇÃO - APOIOS - PRELECTORES - CONVIDADOS ESPECIAIS - APRESENTAÇÃO LIDERAR 2011

Leia mais

Contribuinte nº Comunicado 01 PARA CONHECIMENTO GERAL A SEGUIR SE INFORMA:

Contribuinte nº Comunicado 01 PARA CONHECIMENTO GERAL A SEGUIR SE INFORMA: PARA CONHECIMENTO GERAL A SEGUIR SE INFORMA: I Torneio Nacional de Minibasquete Faial Resultados Minis 10 e Minis 12 II Atividade Utentes CAOPES A Associação de Basquetebol de Santa Maria realizou no dia

Leia mais

Escola de Hóquei em Campo CED Jacob Rodrigues Pereira

Escola de Hóquei em Campo CED Jacob Rodrigues Pereira O projeto hóquei em campo é uma ação planeada, estruturada por objetivos e estratégias, constituído por atos inter-relacionados e coordenados dentro de uma ideia geral que organiza recursos, atividades

Leia mais

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto Associação de Futebol do Porto RUA ANTÓNIO PINTO MACHADO, 96 4100. PORTO COMUNICADO OFICIAL Circular n.º 261 = 2017/2018= Para o conhecimento e orientação dos Clubes, SAD s e SDUQ s Filiados, Árbitros,

Leia mais

BASQUETEBOL. www.inatel.pt

BASQUETEBOL. www.inatel.pt NORMAS ESPECIFICAS www.inatel.pt NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas pela Fundação

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2012

PLANO DE ACTIVIDADES 2012 PLANO DE ACTIVIDADES 2012 INTRODUÇÃO No próximo dia 19 de Novembro completaram-se três anos da tomada de posse dos actuais corpos gerentes da Associação de Voleibol de Viseu. Como missão principal de continuar

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. (Revisto em Setembro de 2014)

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. (Revisto em Setembro de 2014) REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013 2017 (Revisto em Setembro de 2014) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 3. Constituição das Equipas 4 4. Regulamento Técnico Pedagógico 5 5. Classificação,

Leia mais

Época 2014/2015. Regulamento. Variante: Carambola. Disciplina: 3 Tabelas. Competição: Campeonato Nacional de Equipas 2ª Divisão

Época 2014/2015. Regulamento. Variante: Carambola. Disciplina: 3 Tabelas. Competição: Campeonato Nacional de Equipas 2ª Divisão Regulamento Variante: Carambola Disciplina: 3 Tabelas Competição: Campeonato Nacional de Equipas 2ª Divisão O Campeonato Nacional da 2.ª Divisão é disputado um número ilimitado de equipas, divididas em

Leia mais

MATOS PACHECO DE MINIBASQUETE

MATOS PACHECO DE MINIBASQUETE IX CONVÍVIO MATOS PACHECO DE MINIBASQUETE 29 Junho 2013 1. Caraterização e natureza do evento O Convívio Matos Pacheco de Minibasquete é um torneio de minibasquete, sem ânimo competitivo, que sempre foi

Leia mais

REGULAMENTO DOS CAMPEONATO NACIONAIS SUB-16 E SUB-18 GRUPO A 2017/2018

REGULAMENTO DOS CAMPEONATO NACIONAIS SUB-16 E SUB-18 GRUPO A 2017/2018 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A 2017/2018 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Aos Campeonatos Nacionais Sub-16 e Sub-18 aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições

Leia mais

PROJETO NACIONAL DE ATIVIDADE E COMPETÊNCIA AQUÁTICA

PROJETO NACIONAL DE ATIVIDADE E COMPETÊNCIA AQUÁTICA PROJETO NACIONAL DE ATIVIDADE E COMPETÊNCIA AQUÁTICA Aquasub - Etapas de Intervenção O Aquasub é um projeto nacional da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (www.fpas.pt) de iniciação às modalidades

Leia mais

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES, ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 BASQUETEBOL REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES, ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 BASQUETEBOL REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 BASQUETEBOL REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Basquetebol dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da Câmara

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO ALENTEJO Rua das 5 Cepas (Antiga Escola EBI) - Canaviais 7005-376 Évora Email da direcção: direccao@abalentejo.

ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO ALENTEJO Rua das 5 Cepas (Antiga Escola EBI) - Canaviais 7005-376 Évora Email da direcção: direccao@abalentejo. ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO ALENTEJO Rua das 5 Cepas (Antiga Escola EBI) - Canaviais 7005-376 Évora Email da direcção: direccao@abalentejo.com COMUNICADO DA DIRECÇÃO COMUNICADO Nº 019 ÉPOCA: 2013/2014

Leia mais

Artigo 1.º Objectivos

Artigo 1.º Objectivos REGULAMENTO GERAL NOTA JUSTIFICATIVA É função do Município de Coimbra desenvolver uma política que, através do desporto, contribua para a promoção do bem-estar, da qualidade de vida e da saúde da população.

Leia mais

IES. Uma Escola de Empreendedores Sociais. Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014

IES. Uma Escola de Empreendedores Sociais. Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014 IES Uma Escola de Empreendedores Sociais Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014 CONCEITO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL Empreendedorismo Social é o processo de procura e implementação de soluções

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO DA UNESCO. Preâmbulo

CARTA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO DA UNESCO. Preâmbulo CARTA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO DA UNESCO Preâmbulo A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, reunida em Paris, na sua 20ª sessão,

Leia mais

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES, ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2019 BASQUETEBOL REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES, ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2019 BASQUETEBOL REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2019 BASQUETEBOL REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Basquetebol dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2019 é da responsabilidade da Câmara

Leia mais

Regulamento do Curso de Treinadores de Grau I/ Monitores de Natação. O curso de Treinadores de Grau I/ Monitor de Natação integrará duas fases:

Regulamento do Curso de Treinadores de Grau I/ Monitores de Natação. O curso de Treinadores de Grau I/ Monitor de Natação integrará duas fases: 1. ORGANIZAÇÃO O curso Treinadores Grau I/ Monitor Natação integrará duas fases: i) Curricular (Geral e Especifica) e ii) Estágio. A organização da fase Curricular (componentes geral e específica) será

Leia mais

Regulamento do Torneio A Copa do Guadiana

Regulamento do Torneio A Copa do Guadiana Regulamento do Torneio A Copa do Guadiana 1. - APRESENTAÇÃO A IIIª Edição de A Copa do Guadiana realiza-se nas instalações do Complexo Desportivo de Vila Real Santo António (Algarve), nas instalações do

Leia mais

GIRA-PRAIA À (RE)CONQUISTA ALÉM TEJO

GIRA-PRAIA À (RE)CONQUISTA ALÉM TEJO 1 de 5 GIRA-PRAIA À (RE)CONQUISTA ALÉM TEJO Com a tradição no Voleibol e Voleibol de Praia fortemente enraizada nas localidades a Norte do Rio Tejo, os primeiros passos de (re)conquista da zona Sul foram

Leia mais

OvarSincro - Clube de Natação /

OvarSincro - Clube de Natação / OvarSincro - Clube de Natação / 2011-2012 www.ovarsincro.pt http://facebook.com/ovarsincro.clubedenatacao Acerca da Natação Sincronizada... A natação sincronizada é um desporto multidisciplinar que abrange

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento

Plano de Actividades e Orçamento 2018 Plano de Actividades e Orçamento Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais - ANDDVIS Sentir o Desporto Estação Jardim Zoológico do Metropolitano de Lisboa, Átrio Norte, Loja Nº.9 1500-423

Leia mais

Introdução. Desta afirmação ressaltam dois conceitos que merecem ser explorados: o conceito de eficácia e o da competência.

Introdução. Desta afirmação ressaltam dois conceitos que merecem ser explorados: o conceito de eficácia e o da competência. Treinador Eficaz Resende, R., Fernández, J. J., Aranha, Á., & Albuquerque, A. (2011). Treinador eficaz. In J. Prudente & H. Lopes (Eds.), Seminário Internacional de Desporto e Ciência 2011 (pp. 7). Funchal:

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO 1. Organização A organização da modalidade de Ténis de Mesa nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da, da

Leia mais

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES 2015 / 2016 1 Concentrações de Minibasquete da ABB Regulamento Nota: Os intervenientes, não devem esquecer que estamos a promover uma actividade para jovens praticantes, a qual

Leia mais

10H00 AF Porto / AF Aveiro. 10H00 AF Braga/ AF Viana do Castelo. 15H45 Final

10H00 AF Porto / AF Aveiro. 10H00 AF Braga/ AF Viana do Castelo. 15H45 Final 10H00 AF Porto / AF Aveiro 10H00 AF Braga/ AF Viana do Castelo 15H00 Apuramento do 3 4 classificados 3º e 4º 15H45 Final IV TORNEIO DE NATAL 2014 SUB/13 MUNICIPIO DA PÓVOA DE VARZIM PROGRAMA GERAL 22.DEZ.14

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO 1. Organização A organização da modalidade de Ténis de Mesa nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da, da

Leia mais

XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016

XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016 XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016 Regulamento Geral XIV COPA SMEL DE FUTSAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º - A XIV COPA SMEL DE FUTSAL tem por objetivo principal o congraçamento geral dos participantes

Leia mais

Standard. Open Seniores. Latinas. Open Juniores

Standard. Open Seniores. Latinas. Open Juniores Famalicão Dança 2016 Alteração de Provas Informação Importante O evento de Dança Desportiva Famalicão Dança tem na sua génese o objectivo principal de promoção e divulgação da Dança Desportiva no nosso

Leia mais

AGRADECIMENTOS. Ao Prof. Doutor Manuel João Silva pela disponibilidade que sempre demonstrou em me ajudar.

AGRADECIMENTOS. Ao Prof. Doutor Manuel João Silva pela disponibilidade que sempre demonstrou em me ajudar. AGRADECIMENTOS A realização da presente monografia tem um significado especial para mim, marca o início de uma nova etapa na minha vida e coincide com o final da Licenciatura em Ciências do Desporto e

Leia mais

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema Competitivo Artigo 4º - Ordem dos Jogos Artigo 5º - Duração dos Jogos Artigo

Leia mais

A MODALIDADE DE BICICLETA TODO O

A MODALIDADE DE BICICLETA TODO O A MODALIDADE DE BICICLETA TODO O SÍNTESE Breve resumo de uma ideia de projeto de implementação da modalidade de BTT nos Projetos dos Clubes de Desporto Escolar do Distrito da Guarda Carlos Sacadura Julho

Leia mais

U. D. VILAFRANQUENSE S. L. BENFICA SPORTING C. P ODISSEIA BASKET C. SANTARÉM BASKET U. D. OLIVEIRENSE F. C. BARREIRENSE ATLÉTICO DE REGUENGOS

U. D. VILAFRANQUENSE S. L. BENFICA SPORTING C. P ODISSEIA BASKET C. SANTARÉM BASKET U. D. OLIVEIRENSE F. C. BARREIRENSE ATLÉTICO DE REGUENGOS U. D. VILAFRANQUENSE S. L. BENFICA SPORTING C. P. 2010 ODISSEIA BASKET C. SANTARÉM BASKET U. D. OLIVEIRENSE ATLÉTICO DE REGUENGOS F. C. BARREIRENSE No sentido de garantir mais momentos de prática desportiva

Leia mais

GEZA TOROK ACADEMIA ACADEMIA GEZA DA BASE AO TOPO CLUBE DE TÉNIS DO ESTORIL. 17 de Novembro de 2018

GEZA TOROK ACADEMIA ACADEMIA GEZA DA BASE AO TOPO CLUBE DE TÉNIS DO ESTORIL. 17 de Novembro de 2018 ACADEMIA ACADEMIA GEZA GEZA TOROK CLUBE DE TÉNIS DO ESTORIL DA BASE AO TOPO 17 de Novembro de 2018 HISTÓRIA A Escola de Ténis do CTE, foi criada há cerca de 60 anos, sendo uma das mais antigas do País;

Leia mais

ÉPOCA 2011/12 LIVRO DO CVO DIRIGIDO A SÓCIOS E PAIS

ÉPOCA 2011/12 LIVRO DO CVO DIRIGIDO A SÓCIOS E PAIS LIVRO DO CVO DIRIGIDO A SÓCIOS E PAIS 93 171 51 55 geral@voleiboloeiras.com www.voleiboloeiras.com NOTA DE BOAS VINDAS Vivemos tempos de grande incerteza. No entanto, não podemos baixar os braços quando

Leia mais

COMUNICADO / /03/2014 Para conhecimento geral a seguir se informa

COMUNICADO / /03/2014 Para conhecimento geral a seguir se informa Rua António Pinto Machado, 60 1º 4100-068 Porto Telefone: 226052980 Fax: 226091214 email: secretaria@abp.pt Internet: www.abp.pt COMUNICADO 25-2013/2014 05/03/2014 Para conhecimento geral a seguir se informa

Leia mais

A constituição de cada Equipa jogo a jogo, é da responsabilidade do respectivo Clube tendo apenas que obedecer às seguintes regras:

A constituição de cada Equipa jogo a jogo, é da responsabilidade do respectivo Clube tendo apenas que obedecer às seguintes regras: Regulamento Variante: Pool Feminino Disciplina: Bola 8, Bola 9 e Bola 10 Competição: Campeonato Nacional de Equipas 1.ª Divisão O Campeonato Nacional da 1.ª Divisão é disputado por um número ilimitado

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avª de França, PORTO Tel: Fax:

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avª de França, PORTO Tel: Fax: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avª de França, 549 4050-279 PORTO Tel: 22 834 95 70 Fax: 22 832 54 94 CIRCULAR Nº 21 2010/2011 Para conhecimento das Associações, Clubes seus filiados, Rádio, Televisão,

Leia mais

Eduarda Lopes Rui Martins

Eduarda Lopes Rui Martins Eduarda Lopes Rui Martins Introdução Ao longo dos últimos 20 anos, a modalidade desportiva, Ginástica, tem vindo a ser reconhecida na cidade de Braga através do desporto escolar, sendo a Escola Secundária

Leia mais

TORNEIO DE BASQUETEBOL FAUSTO RODRIGUES 2016 PROGRAMA DO TORNEIO

TORNEIO DE BASQUETEBOL FAUSTO RODRIGUES 2016 PROGRAMA DO TORNEIO TORNEIO DE BASQUETEBOL FAUSTO RODRIGUES 2016 PROGRAMA DO TORNEIO 1. APRESENTAÇÃO A Física volta a homenagear Fausto Rodrigues como um dos grandes dinamizadores do basquetebol em Torres Vedras. A melhor

Leia mais

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO B 2018/2019 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO B Época 2018/2019 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Aos Campeonatos Nacionais

Leia mais

APRESENTAÇÃO J.C O QUE SÃO OS J.C.? 2. PARA PARTICIPAR 3. REGULAMENTO 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

APRESENTAÇÃO J.C O QUE SÃO OS J.C.? 2. PARA PARTICIPAR 3. REGULAMENTO 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS APRESENTAÇÃO J.C. 1. O QUE SÃO OS J.C.? 2. PARA PARTICIPAR 3. REGULAMENTO 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 1. O QUE SÃO OS J.C.? 1.1. DESCRIÇÃO ATIVIDADE /OBJETIVO: Uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães,

Leia mais

CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES Época 2017

CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES Época 2017 CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES Época 2017 NOTA IMPORTANTE: Esta prova tem conhecido diferentes formatos ao longo das épocas. De acordo com as opiniões que foram sendo recolhidas dos clubes parece maioritária

Leia mais

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS FEDERAÇÃO DE TRIATLO DE PORTUGAL - 2016 1. Introdução As exigências do processo de treino de alto rendimento que vise a

Leia mais

XIII WORLD PADEL CHAMPIONSHIPS CAMAROTES. Cascais 2016

XIII WORLD PADEL CHAMPIONSHIPS CAMAROTES. Cascais 2016 XIII WORLD PADEL CHAMPIONSHIPS CAMAROTES WORLD PADEL CHAMPIONSHIPS PERFIL DOS JOGADORES EVOLUÇÃO DO PADEL EM PORTUGAL PAÍSES APURADOS PAÍSES EM FASE QUALIFICAÇÃO CASCAIS PALCO DO WORLD PADEL CHAMPIONSHIPS

Leia mais

Regulamento Nacional de Boccia Sénior

Regulamento Nacional de Boccia Sénior Regulamento Nacional de Boccia Sénior 2015-2016 Entidades Promotoras Paralisia Cerebral, Associação Nacional de Desporto (PCAND) Associação do Porto da Paralisia Cerebral (APPC) Setembro 2015 Página 1

Leia mais

IX Férias Desportivas Karate NATAL 2012 ENQUADRAMENTO GERAL

IX Férias Desportivas Karate NATAL 2012 ENQUADRAMENTO GERAL 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 IX Férias Desportivas Karate NATAL 2012 ENQUADRAMENTO GERAL O Karate Clube Margem Sul através da acção do seu Departamento de Formação, tem vindo a desenvolver um

Leia mais

NOTA PRÉVIA À IMPRENSA

NOTA PRÉVIA À IMPRENSA NOTA PRÉVIA À IMPRENSA MENSAGEM A 1ª edição da Elite Cup marca o início de uma nova era. Será um novo momento de promoção do Hóquei em Patins, numa competição que reúne os melhores do campeonato nacional

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA MADEIRA

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA MADEIRA REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ÉPOCA 2018/2019 ÍNDICE 1 - CAMPEONATOS REGIONAIS DE EQUIPAS SENIORES 1.2 - Campeonato Regional da 1ª Divisão Masculina 1.3 - Campeonato Regional da 1ª Divisão Feminina 1.4 -

Leia mais

Dossier Candidatura Crowdfunding

Dossier Candidatura Crowdfunding Dossier Candidatura Crowdfunding Janeiro 2017 A nossa história Nuno Costa, 42 anos Rodrigo Pais de Almeida, 37 anos Casado, 1 filho Casado, 2 filhos Informático Economista Praticante de Triatlo e já com

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ 2013-2017

REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ 2013-2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ 2013-2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO P.2 2. ESCALÕES ETÁRIOS P.3 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS P.3 4. REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO P.3 4.1. FASE LOCAL P.4 4.2. FASE REGIONAL P.5

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2016/2017

PLANO DE AÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2016/2017 PLANO DE AÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2016/2017 ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO SOCIAL, DESPORTIVA, RECREATIVA E CULTURAL DE MOITA DO BOI INTRODUÇÃO O Futebol é uma modalidade desportiva com forte tradição em Portugal,

Leia mais

CAMPEONATO ESCOLAR DE BASQUETEBOL 3X3 COMPAL AIR REGULAMENTO GERAL

CAMPEONATO ESCOLAR DE BASQUETEBOL 3X3 COMPAL AIR REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO ESCOLAR DE BASQUETEBOL 3X3 COMPAL AIR REGULAMENTO GERAL 1.DESIGNAÇÃO 1.1. O Campeonato Escolar Compal Air representa a 2.ª Vertente do Projeto de Basquetebol 3x3 nas escolas. 1.2. O Campeonato

Leia mais

Bombeiros voluntários de S.B. Messines Grupo cultura e desporto

Bombeiros voluntários de S.B. Messines Grupo cultura e desporto REGULAMENTO DO 2º TRAILL RUNINGBOMBEIROS DE MESSINES DESCRIÇÃO O 2º TRAILL RUNING BOMBEIROS DE MESSINES é um evento desportivo organizado pelo grupo de cultura e desporto dos bombeiros voluntários de S.B.

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES ORÇAMENTO PREVISIONAL

PLANO DE ATIVIDADES ORÇAMENTO PREVISIONAL PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO PREVISIONAL 0 PLANO DE ATIVIDADES Neste mandato de dois anos, pretendemos levar a efeito algumas iniciativas e criar as condições ideais para os nossos atletas e sócios

Leia mais

Projeto Dream Team. Janeiro de Sonho 21 Futebol Clube - Projeto Dream Team

Projeto Dream Team. Janeiro de Sonho 21 Futebol Clube - Projeto Dream Team Projeto Dream Team Janeiro de 2013 Sonho 21 Futebol Clube Inicialmente foi criada a Sonho XXI - Futindoor, inaugurada a 04/01/2007 pela sua Presidente da Câmara Municipal de Setúbal. Com o passar dos anos

Leia mais

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema Competitivo Artigo 4º - Ordem dos Jogos Artigo 5º - Duração dos Jogos Artigo

Leia mais

141 ANOS AO SERVIÇO DO DESPORTO EM PORTUGAL

141 ANOS AO SERVIÇO DO DESPORTO EM PORTUGAL 141 ANOS AO SERVIÇO DO DESPORTO EM PORTUGAL Fundado em 1875 O bem-estar dos Sócios é a nossa Missão Formar para o Desporto, Exercício e Saúde, acompanhando e servindo os nossos sócios diariamente de modo

Leia mais

Regulamento de Provas

Regulamento de Provas Nacionais, esta é uma forma de manter as equipas e restantes jogadores ativos e em competição, sem que a não participação dos jogadores selecionados tenha interferência nos Campeonatos Seniores. TORNEIO

Leia mais

Conferência Regional do Calendário

Conferência Regional do Calendário Conferência Regional do Calendário Calendarização e Aspetos Regulamentares Época 2017 / 2018 Índice 1. NOTA PRÉVIA... 3 2. CALENDÁRIOS... 3 2.2 CALENDÁRIO ESCOLAR 2017/2018... 4 2.2.1 Ensino Básico e Secundário

Leia mais

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema Competitivo Artigo 4º - Ordem dos Jogos Artigo 5º - Duração dos Jogos Artigo

Leia mais

Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira Clube do Povo de Esgueira Outubro de 2009 Numa época que se reveste de grande importância para o Clube do Povo de Esgueira (CPE), um dos objectivos do Clube passa por melhorar a comunicação com todos os

Leia mais

O TREINADOR DE JOVENS

O TREINADOR DE JOVENS O TREINADOR DE JOVENS Jorge Adelino O jovem É DIFERENTE do adulto O treino do jovem É DIFERENTE do treino do adulto O treinador de jovens É DIFERENTE do treinador de adultos OS TREINADORES EM PORTUGAL

Leia mais

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

PROCESSO DE INSCRIÇÃO PROCESSO DE INSCRIÇÃO A inscrição é gratuita. Para proceder ao processo de Inscrição basta enviar um e-mail para gidesportiva@cmloule.pt com o nome Completo, mencionando os dias para os quais se inscreve.

Leia mais

Sli.do #1374 PERGUNTAS E RESPOSTAS

Sli.do #1374 PERGUNTAS E RESPOSTAS #1 ASSEMBLEIA GERAL Sli.do #1374 PERGUNTAS E RESPOSTAS Quem somos? O LMCB ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA (Linces de Mafra Clube de Basket), foi fundado em 10 de Agosto de 2018. Assume-se como herdeiro dos ideais

Leia mais

Os alunos Federados não podem competir na modalidade em que são praticantes. Isto não quer dizer que não possam frequentar o núcleo.

Os alunos Federados não podem competir na modalidade em que são praticantes. Isto não quer dizer que não possam frequentar o núcleo. !1 1. Concentrações 1.1 Competição individual As competições individuais realizar-se-ão em forma de Concentração. O acto da inscrição nas concentrações deverá ser feito no prazo de até 8 dias úteis à data

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO VI TORNEIO NACIONAL MINIBASQUETE 2016

APRESENTAÇÃO DO VI TORNEIO NACIONAL MINIBASQUETE 2016 APRESENTAÇÃO DO VI TORNEIO NACIONAL MINIBASQUETE 2016 PONTA DELGADA 1 Introdução O Torneio Nacional de Minibasquete vai para a sexta edição, num sistema de rotação entre as quatro associações dos Açores.

Leia mais

As empresas poderiam ajudar com patrocínios e donativos para o desporto

As empresas poderiam ajudar com patrocínios e donativos para o desporto Pensar o olimpismo Com várias revistas e documentos que o Comité Olímpico de Portugal gentilmente nos cedeu realizámos alguns resumos que considerámos importantes. 1. Os desafios do olimpismo em Portugal

Leia mais

REGULAMENTO. III Grande Torneio Aberto de Ténis de Mesa. Condeixa-a-Nova / 31.Maio.2014

REGULAMENTO. III Grande Torneio Aberto de Ténis de Mesa. Condeixa-a-Nova / 31.Maio.2014 REGULAMENTO NOTA JUSTIFICATIVA A promoção e generalização da prática desportiva junto da população é um fator essencial de melhoria da qualidade de vida e de formação pessoal, social e desportiva. Neste

Leia mais

ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL)

ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL) ISAL - por José Quaresma (director geral do ISAL) O ISAL Instituto Superior de Administração e Línguas, instituto superior politécnico, foi a primeira instituição de ensino superior da Região Autónoma

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA Fundada em 30-03-1925 www.afbeja.com FUTEBOL ENCONTRO DE ESCOLAS DE FORMAÇÃO 1. OBJETIVOS GERAIS 1.01. Possibilitar a todas as crianças da nossa Associação praticar futebol

Leia mais

PLANO DE ESTRATÉGIA 18/20

PLANO DE ESTRATÉGIA 18/20 PLANO DE BIÉNIO ESTRATÉGIA 18/20 1 CLUBE DE FUTEBOL VASCO DA GAMA PLANO ESTRATÉGICO 2018/2020 Para alcançar um objetivo temos de ter um plano e implementá-lo, definir objectivos, requer enfoque e definição

Leia mais

Plano de Atividades ÉPOCA 2017/2018

Plano de Atividades ÉPOCA 2017/2018 Plano de Atividades ÉPOCA 2017/2018 Plano de Atividades - 2017/2018 ATIVIDADE/COMPETIÇÃO DESTINATÁRIOS ESCALÕES DATA LIMITE INSCRIÇÃO SORTEIO 12H00 INÍCIO DA COMPETIÇÃO FINAL DA COMPETIÇÃO Torneio Aberto

Leia mais

CIRCULAR Nº /

CIRCULAR Nº / Federação Portuguesa de Bilhar Rua Gonçalves Crespo, 28, 4º - 1150-186 LISBOA Tel: 21 3153220 Fax: 213538497 email: fpbilhar@fpbilhar.pt Site: www.fpbilhar.pt CIRCULAR Nº 0056 2009/2010 18-01-2010 Caros

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE 2013/2014 PROVAS OFICIAIS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE 2013/2014 PROVAS OFICIAIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DE 2013/2014 PROVAS OFICIAIS REGULAMENTO ESPECIFICO DE PROVAS OFICIAIS DE POLO AQUÁTICO 2013/2014 INDICE PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS... 8 1 RECOMPENSAS E PRÉMIOS...

Leia mais

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO B 2017/2018

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO B 2017/2018 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO B 2017/2018 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Aos Campeonatos Nacionais Sub-16 e Sub-18 aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições

Leia mais

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema Competitivo Artigo 4º - Ordem dos Jogos Artigo 5º - Duração dos Jogos Artigo

Leia mais

Regulamento escola duluténis

Regulamento escola duluténis Regulamento escola duluténis Atestado Médico ou Termo de Responsabilidade ou Inscrição na Federação Portuguesa de Ténis e Seguro Desportivo: no acto da inscrição, é obrigatório a entrega de Atestado Médico

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS ÉPOCA 2015/2016 Ténis de Mesa MODALIDADE OLÍMPICA TABELA DE ENCARGOS PARA 2015/2016 1. CAUÇÃO Valor da caução a enviar à FPTM por cheque pelos Clubes

Leia mais

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude. Documento Orientador

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude. Documento Orientador SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16 Documento Orientador Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Índice 1. Introdução... 2. Destinatários 3. Processo de candidatura.....

Leia mais

TORNEIO DE BASQUETEBOL FAUSTO RODRIGUES 2015

TORNEIO DE BASQUETEBOL FAUSTO RODRIGUES 2015 TORNEIO DE BASQUETEBOL FAUSTO RODRIGUES 2015 DOCUMENTO DE APOIO 1. APRESENTAÇÃO A Física volta a homenagear Fausto Rodrigues como um dos grandes dinamizadores do basquetebol em Torres Vedras. A melhor

Leia mais

COMUNICADO / /05/2014 Para conhecimento geral a seguir se informa

COMUNICADO / /05/2014 Para conhecimento geral a seguir se informa Rua António Pinto Machado, 60 1º 4100-068 Porto Telefone: 226052980 Fax: 226091214 email: secretaria@abp.pt Internet: www.abp.pt COMUNICADO 32-2013/2014 06/05/2014 Para conhecimento geral a seguir se informa

Leia mais