da Hortas Cidade Projecto Espiral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "da Hortas Cidade Projecto Espiral"

Transcrição

1

2 as da Hortas Cidade Projecto Espiral O projecto Espiral - financiado ao abrigo do Contrato Local de Desenvolvimento Social coordenado pelo CESIS Centro de Estudos para a Intervenção Social, iniciou a sua intervenção na freguesia de Marvila e, mais concretamente, no Bairro dos Lóios e no Bairro da Flamenga, no início do ano de Este projecto, que parte do estabelecimento de um protocolo entre o Instituto de Segurança Social, IP, o CESIS e a Câmara Municipal de Lisboa, teve em consideração aquele que é um dos principais objectivos camarários para esta freguesia: a construção do Parque Hortícola do Vale de Chelas. A criação deste Parque, visa dotar o Vale das condições necessárias à prática de agricultura urbana, actividade que há muito tem sido desenvolvida nesta área ainda que de forma desordenada e clandestina. A função acometida, nesta fase inicial, ao Projecto Espiral, foi a de contactar todos aqueles e aquelas que investiram o seu tempo e as suas energias no

3 cultivo dos terrenos do Vale e, desse modo, facilitar a organização de sessões de esclarecimento nas quais se informasse as pessoas sobre o que vai acontecer nesta zona. Foi assim que, no Verão de 2010, conhecemos um grupo de cerca de 200 pessoas, homens e mulheres de várias idades, que se salientam pelo seu espírito empreendedor, pelo amor ao que a Terra produz e pela sua capacidade de trabalho. Oriundas de várias regiões do País, e até de outros países, estas pessoas cruzaram as suas vidas na criação de uma grande horta na Cidade e aí partilharam experiências, alegrias e couves, numa autêntica lógica comunitária. Esta pequena brochura é-lhes pois dedicada, valorizando-as como pessoas e como residentes de uma freguesia com história Marvila. Na impossibilidade de recolhermos depoimentos de todas elas, ouvimos apenas quatro pessoas entre aquelas que têm uma presença mais antiga na horta. São pessoas com idades compreendidas entre os 62 e os 81 anos. Temos a convicção de que aquilo que nos disseram é revelador de histórias e sentimentos comuns.

4 Aquilo é um sítio que eu gosto! (Sr. Simão)

5 História Nos finais do séc. XVIII, a zona onde é hoje a freguesia de Marvila era, em grande parte, propriedade da nobreza portuguesa que ali mantinha as suas quintas conjugando a actividade agrícola com uma função de recreio. A industrialização da cidade veio trazer a Marvila um conjunto de actividades e de unidades industriais, algumas relacionadas com o porto, situado na chamada zona ribeirinha. Este processo foi acompanhado (e alimentado) por fluxos populacionais (a maior parte com origem nas regiões do Norte e Beiras) e levou à instalação de famílias de mais baixos recursos em construções pobres e em algumas vilas operárias sem que, no entanto, a freguesia perdesse uma face rural, acentuada pelas características morfológicas do seu território declives, vales, linhas de água. Apesar do crescimento, ainda que entrecortado, de zonas de habitação social a partir da década de 70 do século passado, esta ruralidade manteve-se. Até porque este processo trouxe consigo mais população de origem rural para quem o trabalho no campo faz parte de um modo de estar na vida.

6 O Início No início foi esforço a desbravar terreno! Isto era cheio de arbustos e canas, tivemos de cavar e arrancar a cana, com a ajuda de uma picareta, aquilo era um caniçal por aí a dentro. Suámos, eu e a minha mulher, nos dias de calor! Foi um grande sacrifício! Era um grande caniçal que ali estava. Foi o Sr. Mota que disse onde devíamos fazer a horta Olha, faz aqui! - porque os espaços já não eram assim tão abundantes, sobretudo os que eram fáceis de arranjar. E fui para ali com uma picareta mais ela, trabalho duro a suar na hora do calor! Vou-lhe dizer, e digo-lhe isto com todo o realismo, é mesmo preciso gostar-se! (Sr. Fontinha) na altura não tinha ferramenta e pedi uma enxada ao pai do meu afilhado que é este que trabalha a horta comigo também. Pedi-lhe uma enxada e fui arranjar um bocado de terra. Pronto. E assim começou. Era tudo cheio de canas, tudo cheio! (Sr. Rodrigues). Quando cá cheguei encontrei a cana! Tive de a arrancar toda! Lá no meu espaço não tem nada de canas, agora não tem nada. O mal que eu passei aí, para arrancar aquelas canas! Só pronto, agora está limpo! Para 17 anos que tenho uma horta. (Sr. Simão)

7 Encontrei tudo cheio de canas, era uma floresta onde eu tenho as árvores ( ) vim para ali sozinho arrancar as canas, era uma mata cerrada. (Sr. Mota)

8 A Ideia A ideia de fazer uma horta na cidade surge da vontade de trabalhar a terra como se fosse um apelo das origens e da necessidade. De necessidades materiais, mas também de satisfação pessoal. Já tinha uma horta em Beja. É assim, naquele tempo eu estava numa caserna e o patrão limpou o terreno e eu disse: Vou fazer uma horta se quiser, se deixar! Ah Simão, faz! E eu fiz. Fiz aquela horta, semeei lá, plantei couves, ervilhas, alhos, cebolas Quando aqui cheguei, a minha irmã trouxe-me cá ( ). A horta partilho com a irmã e com a família e aqui estamos! (Sr. Simão). Que idade tinha? Devia ter aí os seus trinta, trinta e pouco. Trabalhava e fazia a horta quando saía do trabalho. Surgiu a ideia, como lhe digo, quando estava sozinho em casa. Necessitava de muita coisa, porque a vida não é fácil, necessitava de muita coisa (Sr. Rodrigues).

9 Vim para aqui porque me reformei. Ela (a mulher) também veio, está no desemprego e quis arranjar para se ocupar mais tempo. E tinha necessidade para consumo de casa, tinha necessidade de arranjar mais qualquer coisa, está a ver? ( ) Antes de ter aqui a horta no Vale de Chelas já tinha tido outras ( ) tive sempre hortas aqui, sempre. Eu sou da agricultura desde pequeno portanto, como costumamos cá dizer, o bichinho vinha com a agricultura e eu quando cheguei a Lisboa, depois de 74, também quis amanhar um bocadinho de terra. Gostava de ter umas batatas, umas couves ( ) daí nasceu a ideia. A vontade tínhamos nós! (Sr. Fontinha) A ideia de ter uma horta surgiu porque tive sempre a ideia do trabalho na terra. Às vezes, queria fazer uma horta e o patrão dizia: Olhe, faça ali! Por isso sempre tive horta. Sempre a trabalhar, e a trabalhar, às vezes, quase dia e noite! Mas eu lá arranjava um bocadinho. (Sr. Mota).

10 Fartou-se de lá dar feijão, couves e grão, abóboras. Até morangos! Foi um pouco de tudo. (Sr. Mota) O Prazer Ao prazer de ver crescer, ao prazer de desfrutar dos tempos da horta, junta-se o prazer pelo convívio e pela ajuda mútua. é a nossa distracção e a nossa convivência, é vivermos ali uma vida, ( ) o que gosto de lá estar com as pessoas amigas, boas!... à parte das coisas que lá se colha, o que lá existe é uma camaradagem que não é fácil encontrar em qualquer lado. ( ) E não é por acaso que o grupo de amizade, estamos sempre permanentemente em contactos uns com os outros na mesma. (Sr. Fontinha) A camaradagem é muito boa. Tem o Sr. Mota, o Sr. Vitor, o Sr. Moreira a gente passava muitas vezes o tempo, agora na reforma, que eu já estou reformado, a jogar às cartas, por exemplo. Mais à frente, está lá uma mesa, onde passávamos tempo a jogar! Não se gasta o dinheiro nos cafés, porque a vida está difícil, e pronto, passávamos assim o tempo. (Sr. Rodrigues)

11 O que eu quero é trabalhar o melhor possível para desfrutarmos o mais e o melhor possível. Termos aquilo bonito! ( ) Aqui no vale o pessoal é mais junto e unido ( ) quando é preciso eu ajudo e quando eu preciso eles ajudam-me sempre. (Sr. Mota) Você repare, a couve que não leva gelo em cima não se torna tenra. (Sr. Rodrigues) porque a batata tem que ter a sua temperatura! (Sr. Rodrigues)

12 E se não fosse a horta? Aquilo que planto é só para consumo próprio e para dar à família e aos filhos - no trabalho não me ajudam, mas ajudar a comer isso ajudam! De vez em quando, lá vão ter com o pai buscar couves, isto ou aquilo. (Sr. Mota) A horta trouxe grandes vantagens: tenho três arcas cheias de feijão ( ) sabe que eu estou no desemprego? Estou desempregado a caminho de três anos ( ) quem me dá trabalho com a idade que tenho, embora o corpo esteja pronto para o trabalho? (Sr. Simão) Saúde, isto é saúde! Ajuda uma pessoa a movimentar-se e tira o mau pensamento. (Sr. Simão) Ainda hoje tenho lá hortaliça, eu quero fazer uma sopa, a minha mulher disse-me assim, oh Jorge tens lá caldo verde? Tens lá hortaliça, para fazer sopa? Se não tens tenho de ir comprar. Não compras nada, que eu vou buscar à horta. (Sr. Rodrigues) Se não fosse a horta, o que seria de mim?! (Sr. Fontainha)

13

14 as da Hortas Cidade

15 PROJECTO ESPIRAL PROJECTO ESPIRAL PROJECTO ESPIRAL (CLDS) CESIS Centro de Estudos para a Intervenção Social Rua Ferreira de Castro, 351 Cave Dta e Esq. Bairro da Flamenga. Marvila Lisboa PROJECTO ESPIRAL PROJECTO ESPIRAL (CLDS) CESIS Centro de Estudos para a Intervenção Social Rua Ferreira de Castro, 351 Cave Dta e Esq. Bairro da Flamenga. Marvila Lisboa SEGURANÇA SOCIAL PROJECTO ESPIRAL (CLDS) CESIS Centro de Estudos para a Intervenção Social Rua Ferreira de Castro, 351 Cave Dta e Esq.

16

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Fórum de Pesquisas CIES 2008 Desigualdades Sociais em Portugal Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Maria das Dores Guerreiro (coord.) Frederico Cantante Margarida Barroso 1 Projecto

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho.

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. ÍTULO 1 Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. Julinho sussurrou. Vou pensar no teu caso respondi -lhe,

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu? Transcrição da entrevista: Informante: nº24 Célula: 8 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 30 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 11.38 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por

Leia mais

O que dizem de nós na internet

O que dizem de nós na internet O que dizem de nós na internet Quem participa Testemunho s A minha horta A minha horta Ter uma hortinha como a de Rates, é viver feliz com a vida, com os outros e com a natureza, é, ser autosuficiente

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República Palavras do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Escola Municipal de Rio Largo, durante encontro para tratar das providências sobre as enchentes Rio Largo - AL, 24 de junho de 2010 Bem,

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Horta do Bairro. Assembleia Municipal de Crianças de Lisboa. 4ºAno 2011/2012. Apresentação: Joana Silva e Sehul Ramgi

Horta do Bairro. Assembleia Municipal de Crianças de Lisboa. 4ºAno 2011/2012. Apresentação: Joana Silva e Sehul Ramgi Assembleia Municipal de Crianças de Lisboa 4ºAno 2011/2012 Apresentação: Joana Silva e Sehul Ramgi 20 de abril de 2012 1ª Investigação do tema 2ª Inquérito à população 3ªOrganização dos dados 4ª Visita

Leia mais

ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA

ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA Caracterização dos Participantes Nome Sexo Identificação Entrevista A F 1 Nasceu em Cabo Verde a 18 de Setembro de 1953. Tem 56 anos.

Leia mais

INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França? Foi assim de um dia para o outro? Como é que decidiu vir para cá?

INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França? Foi assim de um dia para o outro? Como é que decidiu vir para cá? Transcrição da entrevista: Informante: nº9 Célula: 3 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 1ª Idade: 63 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 11.58 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França?

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Teatro A História da Carochinha

Teatro A História da Carochinha Teatro A História da - O meu nome é, gosto muito de limpar. Arrumo a casa toda, sempre a cantar. Tenho uma vida pacata mas gostava de casar. Vestir um vestido branco e um marido arranjar. Mas preciso de

Leia mais

29/03/2006. Discurso do Presidente da República

29/03/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita às futuras instalações do campus da Universidade Federal do Estado de São Paulo Guarulhos-SP, 29 de março de 2006 Meus queridos e minhas queridas companheiras da

Leia mais

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA?

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (VC): HUAHSUASHUAHSUAHSUA SEI LÁ (EU): ENTENDO TUDO NO REAL TA DESABANDO

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

5ª UNIDADE DE ANÁLISE TEMA: EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA AO LONGO DO PERCURSO DE REINSERÇÃO SOCIAL.

5ª UNIDADE DE ANÁLISE TEMA: EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA AO LONGO DO PERCURSO DE REINSERÇÃO SOCIAL. 5ª UNIDADE DE ANÁLISE TEMA: EVOLUÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA AO LONGO DO PERCURSO DE REINSERÇÃO SOCIAL. CATEGORIA I - EVOLUÇÃO DO PONTO DE VISTA ECONÓMICO; RECURSOS EXISTENTES AO LONGO DE TODO O PERCURSO DE

Leia mais

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa O PASTOR AMOROSO Alberto Caeiro Fernando Pessoa Este texto foi digitado por Eduardo Lopes de Oliveira e Silva, no Rio de Janeiro, em maio de 2006. Manteve-se a ortografia vigente em Portugal. 2 SUMÁRIO

Leia mais

Cláudia. Sousa TEXTO SÍLVIO MENDES DATA DA REPORTAGEM 09/2008

Cláudia. Sousa TEXTO SÍLVIO MENDES DATA DA REPORTAGEM 09/2008 Cólobo vermelho («Procolobus badius temmincki») a alimentar-se, Guiné-Bissau, 2007 Foto: Cláudia Sousa Cláudia Sousa TEXTO SÍLVIO MENDES DATA DA REPORTAGEM 09/2008 Primatologia Portugal p173 Cláudia Sousa

Leia mais

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem.

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem. Entrevista A10 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 26 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Enfermeira. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Funções de enfermagem, são os medicamentos,

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 8 Data: 28/10/2010 Hora: 13h00 Duração: 26:31 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 EXTERNATO DAS ESCRAVAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

CALENDÁRIO 2014 EXTERNATO DAS ESCRAVAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CALENDÁRIO 2014 GIRASSOL De tanto olhar para o céu, Tem calor o girassol Não há flor com chapéu Precisa de um guarda-sol! Gira que gira em torno do sol É um SOLdado fiel Não lhe importa a SOLidão Só a

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Grupo I Informantes idade Sexo profissão Escolarida de Tempo de imigração em Portugal Língua materna E1.1 51 anos Masc. -- 6ª classe 40 anos Crioulo cv E1.2 53 anos

Leia mais

União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos

União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos Regulamento Do Serviço Vamos até Si 2014. Regulamento do serviço Vamos Até Si 1 Regulamento do Serviço Vamos até Si Preâmbulo Vamos até si é um serviço

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

Estação de Braga. Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora

Estação de Braga. Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora Roteiro de Braga Estação de Braga Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora a correr e eu a querer apanhá-lo. E sentada no meu lugar corri, e de olhos atentos via vida e gente,

Leia mais

INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado para França, ainda se lembra?

INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado para França, ainda se lembra? Transcrição da entrevista: Informante: nº1 Célula: 1 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 54 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 12.56 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

jéssica super Entrevista

jéssica super Entrevista Entrevista Adoro a liberdade que me dá, o espaço para estar sozinha e os bonitos países que vi. super jéssica A atleta olímpica partilha consigo um pouco da sua experiência e oferece alguns conselhos para

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

2º Têm-lhe batido, ou dão-lhe pontapés, ou estaladas, ou muros (ou é vítima de outra forma de agressão).

2º Têm-lhe batido, ou dão-lhe pontapés, ou estaladas, ou muros (ou é vítima de outra forma de agressão). ENTREVISTA C1: A entrevista começa com a pergunta: Como vão as coisas lá por casa. As coisas não vão lá muito bem como o Sr. Dr. sabe, as coisas não têm corrido muito bem, o meu sobrinho anda sempre por

Leia mais

Relatora: Cláudia Garcia (Nuclisol Jean Piaget)

Relatora: Cláudia Garcia (Nuclisol Jean Piaget) Mesa 3: Empreendedorismo Social Relatora: Cláudia Garcia (Nuclisol Jean Piaget) Surge Parceiros Projecto Espiral 3 meses duração 3 anos; Ana Paula Silva CESIS Financiado pela Segurança Social através dos

Leia mais

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não (não preencher) N.º DO QUESTIONÁRIO 1. Escola 5º ano 6º ano Turma 2. N.º do aluno 3. Rapaz Rapariga 4. Ano de nascimento 5. Nasceste em Portugal? Sim Não Em que país nasceste? Vivo em Portugal há anos

Leia mais

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto CLDS - ESPIRAL

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto CLDS - ESPIRAL Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto CLDS - ESPIRAL 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto(s) Projecto Espiral - Contrato Local de Desenvolvimento Promotor(es): CESIS - Centro de Estudos

Leia mais

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas? Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II (depoimento) 2014 FICHA TÉCNICA ENTREVISTA CEDIDA PARA PUBLICAÇÃO NO REPOSITÓRIO DIGITAL

Leia mais

Arsenal do Alfeite. Tema Geral Excertos de Imagem Citações

Arsenal do Alfeite. Tema Geral Excertos de Imagem Citações Arsenal do Alfeite Tema Geral Excertos de Imagem Citações O Arsenal e Almada É assim o Arsenal instala-se aqui numa altura muita difícil!... Não é só o Arsenal, instala-se o Arsenal e instala-se a Base

Leia mais

ML05: - Veio para Lisboa aos 23 anos - Na resposta à P3 volta atrás à P1

ML05: - Veio para Lisboa aos 23 anos - Na resposta à P3 volta atrás à P1 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML05 Duração da entrevista 26:07 Data da entrevista 20-09-2012 Ano de nascimento (Idade) 1942 (70) Local de nascimento/residência

Leia mais

Ficar completo Ficar completo, Página 1

Ficar completo Ficar completo, Página 1 Ficar completo Ficar completo, Página 1 A maior parte do que ouvimos na vida é sobre como tudo era ou como poderia ser. Especialmente quando ficamos mais velhos, pensamos em como eram as coisas quando

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Learning by Ear Aprender de Ouvido Globalização 07 Migração interna em África

Learning by Ear Aprender de Ouvido Globalização 07 Migração interna em África Autor: Sismondi Bidjocka Redacção: Yann Durand Learning by Ear Aprender de Ouvido Globalização 07 Migração interna em África 3 vozes: - um locutor 1 Daniel Machava - uma locutora 1 Nádia Issufo - uma locutora

Leia mais

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1 Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão Nasceu em 09/08/1984 Natural da Cidade de Lapa Paraná

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Anexo 2.7-Entrevista G2.2

Anexo 2.7-Entrevista G2.2 Entrevista G2.2 Entrevistado: E2.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 62 anos Feminino Ucrânia 15 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior (engenharia) Não Língua

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

Histórias Pouco Clínicas Breve explicação

Histórias Pouco Clínicas Breve explicação Julho 2009 Ano II nº05/09 Histórias Pouco Clínicas Breve explicação Nesta edição: Contar histórias sempre foi o meu passatempo. Lembro-me Falta de apetite Breve explicação Incompatibilidades 1 2 3 bem

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

A BRUMA. Eliseu Maia. Eliseu Maia

A BRUMA. Eliseu Maia. Eliseu Maia A BRUMA de Eliseu Maia Eliseu Maia EXT. ESTRADA - DIA MANHÃ Ouvem-se pássaros e passos. Numa manhã de nevoeiro, Hércules caminha, à deriva, estrada fora. Passa um carro e ele estica o braço, com o dedo

Leia mais

IV Encontro RuralRePort Rede de História Rural em Português

IV Encontro RuralRePort Rede de História Rural em Português IV Encontro RuralRePort Rede de História Rural em Português PROGRAMA Agricultura Familiar na História: comunidades, economias e paisagens Palmela, 27 e 28 de Junho de 2014 Auditório da Biblioteca Municipal

Leia mais

[Emissão] Era alface, era couves, era repolho... era. Nabiças, melancia, tomates, pepinos, assim tudo...

[Emissão] Era alface, era couves, era repolho... era. Nabiças, melancia, tomates, pepinos, assim tudo... Frontera España Portugal: documentación lingüística y bibliográfica http://www.frontespo.org Localidad: Segura (Idanha a Nova). Castelo Branco Identificador de la grabación: POCB02006 002 Fecha de la entrevista:

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas MÓDULO 04 PARTE II LOCALIZAÇÃO RELEVO PREDOMINANTE Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA Planícies e baixos planaltos HIDROGRAFIA SOLO CLIMA VEGETAÇÃO Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Leia mais

Por que eu escolhi Madrid?

Por que eu escolhi Madrid? Por que eu escolhi Madrid? Outro dia, recebi um email de um brasileiro que virá fazer um intercâmbio na Espanha e me pedia para comparar Madrid e outra cidade espanhola porque ele estava em dúvida sobre

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

Anexo 2.8- Entrevista G2.3

Anexo 2.8- Entrevista G2.3 Entrevista G2.3 Entrevistado: E2.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 45 anos Masculino Ucrânia 14 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior Polónia Língua materna:

Leia mais

Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe. A bruxa e o peixe

Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe. A bruxa e o peixe Ficha de transcrição / Póvoa do Varzim / A bruxa e o peixe A bruxa e o peixe Classificação: Lendas e Mitos Assunto: Relato de um pescador que, recusando dar peixe a uma bruxa que lho pedira, se viu sem

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO "CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO"

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO "CASA SAUDÁVEL AGROPLANALTO" AÇAILÂNDIA MA NOV A FEV 2018 Coordenação: Iniciativa: Apropriação Estou colhendo, todos os dias, muitas verduras da minha horta. A família toda

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES»

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» INDICADOR TOTAL QUE ASSINALA O ITEM (N) % NO TOTAL DE INQUIRIDOS Os espaços públicos estão limpos? 28 46% Os espaços públicos são agradáveis? 31

Leia mais

Floresta. Floresta - Um lugar magico...

Floresta. Floresta - Um lugar magico... Floresta Floresta - Um lugar magico... Florestas são áreas com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida

Leia mais

Para os meus sobrinhos -netos: Afonso, Flor, Inês, Júlia e Zé Ricardo.

Para os meus sobrinhos -netos: Afonso, Flor, Inês, Júlia e Zé Ricardo. Para os meus sobrinhos -netos: Afonso, Flor, Inês, Júlia e Zé Ricardo. Os Dois Fradinhos Era uma vez dois fradinhos que andavam a pregar pelo mundo. Quer chovesse a cântaros ou quer fizesse um sol de

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314)

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) INDICADORES N % do total Os espaços públicos estão limpos? 240 77,92% Os espaços públicos são agradáveis? 256 83,12% Os espaços

Leia mais

A parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, distribuiu seus bens aos empregados, dando 5, 2 ou 1 talento, conforme a capacidade de

A parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, distribuiu seus bens aos empregados, dando 5, 2 ou 1 talento, conforme a capacidade de A parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, distribuiu seus bens aos empregados, dando 5, 2 ou 1 talento, conforme a capacidade de cada um. Um talento corresponde a 34 quilos de ouro,

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E4 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E4 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Dimensões Entrevista E4 Análise Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «O meu percurso na

Leia mais

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto

Categorias Subcategorias Unidades de registo. Situação. Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Experiência de assalto Categorias Subcategorias Unidades de registo Experiência de assalto Situação Sai da escola e ia para casa da minha mãe (F1) Estava a ir para a escola (F2) Estava a sair da escola e quando cheguei à porta

Leia mais

Urbanismo e mobilidade

Urbanismo e mobilidade Urbanismo e mobilidade Introdução Quando se pensa num mundo rural e num mundo urbano e nas características dos mesmo, são muitas desde o bairro onde moramos até aos bairros sociais, por isso vou falar

Leia mais

lixo lixo TONELADAS E E TONELADAS DE DE LIXO. LIXO. lixo MAS VOCÊ PODE MUDAR ISSO... É SIMPLES: JOGUE MENOS LIXO!

lixo lixo TONELADAS E E TONELADAS DE DE LIXO. LIXO. lixo MAS VOCÊ PODE MUDAR ISSO... É SIMPLES: JOGUE MENOS LIXO! $ $ tente com seus filhos TODOS TODOS OS OS DIAS DIAS PRODUZIMOS TONELADAS E E TONELADAS DE DE LIXO. LIXO. lixo ISSO ISSO SIGNIFICA SIGNIFICA MUITO MUITO PREJUÍZO PREJUÍZO PARA PARA A NATUREZA NATUREZA

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

) ) .,. MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ~ )

) ) .,. MEB- 50 ANOS ;.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA!  MARIA ALICE ~ ) ) 1 ) ) ).,. I ) I MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ) ) ~ ) ( ' A MUSICA DA CAMPANHA DAS ESCOLAS RADIOFONICAS LEVANTO JUNTO COM O SOL

Leia mais

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional

As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional As Tic- Tecnologias de Informação e Comunicação nos meus Percursos de Vida Pessoal e Profissional 1 Nasci no dia 4 de Novembro de 1967, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Concelho de Marco de Canaveses,

Leia mais

Cantiga folheto de cordel

Cantiga folheto de cordel Ficha de transcrição / Alenquer / Cantiga folheto de cordel Cantiga folheto de cordel Classificação: Cantiga narrativa de folheto de cordel Assunto: História de uma criança maltratada pelo pai que parte

Leia mais

Festas em honra da Nossa Senhora da Piedade Póvoa de Sta. Iria. Procissão fluvial nocturna - Barcos Avieiros benzidos no Tejo

Festas em honra da Nossa Senhora da Piedade Póvoa de Sta. Iria. Procissão fluvial nocturna - Barcos Avieiros benzidos no Tejo FOLHA INFORMATIVA Nº 23-2010 Festas em honra da Nossa Senhora da Piedade Póvoa de Sta. Iria Procissão fluvial nocturna - Barcos Avieiros benzidos no Tejo No dia 4 de Setembro de 2010, às 22 horas, realizou-se

Leia mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais 5... Dicas incríveis para vender mais... muito mais O que você vai encontrar neste ebook o que você vai encontrar neste ebook aprenda como gerar 3 mil reais em vendas no Facebook sem gastar com anúncios

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

Matadero, o lugar mais legal de Madrid

Matadero, o lugar mais legal de Madrid Matadero, o lugar mais legal de Madrid Sou suspeitíssima para falar porque adoro esse lugar, mas falo mesmo assim: inclua o Matadero na sua visita a Madrid, mesmo estando fora do centro turístico! Agora

Leia mais

O que é. Horta no telhado. Faculdade Cantareira

O que é. Horta no telhado. Faculdade Cantareira Plantando na Cidade O que é O Projeto Plantando na Cidade foi concebido e idealizado pelo engenheiro agrônomo Marcos Victorino, formado na Faculdade Cantareira. Tem como objetivos principais incentivar

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Hortas Urbanas das Amoreiras A tradição da agricultura regressa à cidade!... Divisão de Espaços Verdes Câmara Municipal de Setúbal

Hortas Urbanas das Amoreiras A tradição da agricultura regressa à cidade!... Divisão de Espaços Verdes Câmara Municipal de Setúbal Hortas Urbanas das Amoreiras A tradição da agricultura regressa à cidade!... Divisão de Espaços Verdes Câmara Municipal de Setúbal Hortas Urbanas das Amoreiras (HUA) Projeto da Câmara Municipal de Setúbal-

Leia mais

saltar e pregar partidas.

saltar e pregar partidas. MI G UE L VA L E DE AL M E IDA 26 A escola do arco-íris Como é costume dizer-se, "era uma vez"... Era uma vez uma escola chamada Escola do Arco-Íris. A professora Ana gostava muito das crianças e estas

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Coimbra-Portugal, 29 de março de 2011 Jornalista: Presidente, que notícias a senhora tem

Leia mais

Dificuldades da Língua Portuguesa

Dificuldades da Língua Portuguesa Dificuldades da Língua Portuguesa 1. A / há Emprega-se a na indicação de tempo futuro; emprega-se há na indicação de tempo passado. Ex.: Ela voltará daqui a um ano. Ex.: Eu não a vejo há muito tempo. 2.

Leia mais

UMA HISTÓRIA PARA CLARICE

UMA HISTÓRIA PARA CLARICE UMA HISTÓRIA PARA CLARICE Patrícia Lino* Contarei uma história, sempre gostei de as contar. Esta história é sobre Clarice, conheceis Clarice, não, ora como não, resolvamos então o problema: escutai com

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3 ÍNDICE I - 1.1 Apresentação do Centro...2 1.2 Direitos......2 1.3 - Deveres...3 1.4 - Organização...3 II Voluntariado 2.1 Apresentação do Voluntário...4 2.2 Perfil do Voluntário...5 2.3 Funções...6 2.4

Leia mais

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal.

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal. Ficha de Actividade Tipo: Visitas de Estudo Tema: Faz de conta que somos de papel Público-alvo: Alunos Pré-escolar e 1º ciclo Equipa: Serviço Educativo Arquivo Municipal Calendarização: Todo o ano. Agendadas

Leia mais