Imposto de Renda da Pessoa Física - IRPF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Imposto de Renda da Pessoa Física - IRPF"

Transcrição

1 com Lázaro Rosa da Silva Imposto de Renda da Pessoa Física - IRPF Das 09h às 11h - Sede do Sindcont-SP

2 1. Como declarar Rendimento do processo da Justiça do Trabalho, verbas rescisórias com incidência de Imposto de Renda na Fonte e outras verbas sem incidência? Resposta: Há que atentar-se em relação à natureza do rendimento a ser declarado, observado que: a) As verbas rescisórias com incidência do IRRF, que corresponde a rendimentos tributáveis, devem ser declaradas na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular ou dependentes ;

3 b) As verbas sem incidência do IR devem ser declaradas na ficha correspondente a Rendimentos Isentos e Não Tributáveis ; e c) Os rendimentos correspondentes à tributação exclusiva na fonte, embora sofram incidência do IR, devem ser declarados na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.

4 2. Como lançar subsídio pastoral, valores mensais que os pastores recebem, pois como sabemos não podemos lançar que recebe da Igreja. Resposta: O subsídio pastoral ou prebenda deve ser lançado como rendimento tributado recebido de pessoa jurídica, observando o que dispõe o 4º, do art. 3º, da Lei nº 7.713/88. Vale consignar ainda que no art. 39, do RIR/99, não há qualquer menção beneficiando esse rendimento com isenção ou não incidência.

5 3. Para uma pessoa que tinha como ocupação principal o código 01 - Empregado de Empresa do Setor Privado, houve a rescisão do contrato de trabalho e agora é aposentado. Qual o código da ocupação principal a ser lançado? Resposta: 61 - Aposentado, militar da reserva ou reformado e pensionista de previdência, exceto os abrangidos pelo código 62.

6 4. Para quem nos últimos cinco anos não estava obrigado a fazer a declaração IRPF, até 2014, e agora está obrigado a declarar. Pergunto, devo declarar os saldos em 31/12/14 e 31/12/15? Inclusive de bens e direitos? Informando somente saldos em 31/12/15 sem nada informar em 31/12/14, irá repercutir uma alta variação patrimonial, como justificar? Resposta: Sim. Sim. Não, neste caso, na ficha Bens e direitos deverá ser prestada informações sobre os valores dos respectivos bens e direitos nas colunas Situação em 31/12/2014 e Situação em 31/12/2015.

7 5. Para quem não trabalhou no ano passado com registro, mas prestou serviços advocatícios e recebeu na conta do marido, ele está obrigado a declarar? Outro detalhe, a pessoa prestou concurso e vai tomar posse este ano, e, estão pedindo a declaração, não declarou porque estava dispensada, como deve proceder diante dessa situação?

8 Resposta: Sim, aquele que se beneficiou por qualquer forma deve declarar o rendimento recebido. Em relação à comprovação perante o serviço publico é padrão efetuar declaração de dispensa de apresentação com base no valor dos rendimentos recebidos. A dispensa neste ano é para quem auferiu em 2015 até R$ ,81. No caso do casal apresentar declaração em conjunto, esta também poderá ser apresentada.

9 6. Uma pessoa recebeu FGTS Espolio do marido falecido em dezembro 2014, no mês de janeiro de Este valor foi dividido entre a esposa e o dependente de 13 anos, 50% para cada um e depositados em conta poupança de ambos. Recebeu também no mês de fevereiro de 2015 o Seguro de Vida do marido. Recebeu também no ano de 2015 o benefício do INSS pensão devido a morte do esposo, que teve imposto retido.

10 Nunca declarou imposto de renda, já o esposo declarava. Como declarar essas informações no Imposto de Renda? Onde declarar as informações de FGTS espolio no Imposto de Renda dela? E referente ao dependente? Resposta: O valor recebido sob a rubrica de FGTS deve ser informado na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, na linha 03, independentemente da declaração a ser apresentada, em separado ou espólio. Essa informação será prestada identificando cada um dos beneficiários.

11 O capital da apólice de seguro também constitui rendimentos isento e não tributado e deve ser informado na linha 02 da mesma ficha. A pensão recebida no INSS deve ser declarada na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica e o imposto retido poderá ser compensado. Essas informações podem ser prestadas tanto na declaração do espólio a ser apresentada doravante, quanto na declaração em separado, se optar por ela.

12 6. Explique o passo a passo para enviar a declaração via internet, já preenchi a declaração e verifiquei pendências. Quais os próximos passos como por ex: encerramento da declaração, preenchimento da conta bancaria para restituição ou DARF que devo recolher, copiar a declaração em cd e o recibo de entrega (preciso usar um programa de gravação aqui tenho o Nero) e o envio e entrega?

13 Resposta: Para entrega da DIRPF2016, não é necessário fazer qualquer encerramento. Após terminar o preenchimento recomenda-se verificar se há alguma pendência impeditiva, caso não haja, basta acionar a opção Entregar declaração no menu Declaração, caso já tenha instalado o programa de envio da declaração receitanet. Caso não tenha instalado esse programa de transmissão não será possível o envio. Neste caso o programa de transmissão receitanet poderá ser obtido no site na Receita Federal do Brasil. Após o envio recomenda-se gravar uma cópia da declaração e do respectivo recibo de entrega. Isso pode ser feito no Menu Ferramentas da declaração opção cópia de segurança gravar.

14 8. Estou aguardando o fechamento da venda de um imóvel, provavelmente no meio desse ano, tenho que calcular a diferença de valor compra/venda no programa acredito de ganho de capitais onde será calculado o imposto que devo recolher da diferença calculada, como acho esse programa? Tenho que recolher logo no mês seguinte antes do preenchimento da declaração? Na compra do imóvel comercial fico isento de imposto nesse valor ou é apenas para compra de imóvel residencial?

15 Resposta: 1ª) O programa GCAP 2016 poderá ser obtido no site da Receita Federal do Brasil ( 2ª) O imposto correspondente ao ganho de capital deverá ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento. 3ª) A isenção aplica-se somente no caso da aplicação do produto da venda na aquisição de outro imóvel residencial.

16 9. O dependente que começou a receber pensão alimentícia judicial a partir do mês de abril de 2015, e era dependente do pai, pagador da pensão. Na declaração de ajustes 2015/2016, poderá ser deduzido como dependente, pelo pai? Se positivo, o pai terá que declarar o rendimento recebido pelo filho a titulo de pensão alimentícia, como tributável? Resposta: Sim, para ambas as perguntas.

17 10. Como declarar a compra de um imóvel, sendo: ,00 de doação do pai, porém esse valor não entrou na conta foi depositado direto para o vendedor do imóvel (pai declara IR) ,00 de doação da mãe, mesma situação depositou direto na conta do ex proprietário (mãe nunca declarou IR - a renda dela é de revenda de avon, natura, etc..) ,00 de uma ação que ganhou junto a empresa Gol porém esse dinheiro foi o sindicato da Gol que pagou e não tem comprovante nenhum, o sindicato simplesmente depositou o dinheiro em conta e mais nada.

18 Resposta: Na ficha Bens e direitos deve ser informado o imóvel adquirido, bem como o valor efetivamente pago. Os valores recebidos a título de doação devem ser informados na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. O valor recebido do sindicato deve ser comprovado por informe de rendimentos, onde poderá ser identificada a natureza do rendimento recebido, tributado ou não.

19 11. Sou assalariada e todo mês tenho retenção na fonte, ao fazer o ajuste anual, deu imposto a pagar no valor de R$ 870,00, entendo que se pago todo mês não deveria aparecer nada a pagar, pois, a base de cálculo do meu salário está correta. Resposta: O valor apontado a pagar, neste caso, decorre do confronto das tabelas progressivas mensais com a anual. Neste caso o imposto apurado poderá ser pago em até 8 parcelas.

20 12. Em 2015 entrei com o pedido de aposentadoria e em outubro foi concedida. Entretanto, verificando o valor, considerei-o baixo e voltei ao INSS onde foi solicitada a revisão (12 de dezembro). Até o momento a revisão não saiu. Fui orientado a não fazer nenhum saque (benefício, FGTS e PIS) até que a revisão fosse efetuada. Assim procedi e não efetuei o saque. Recebi o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (benefícios, décimo terceiro salário e IR retido na fonte). Como proceder? Lanço na minha declaração? Devo ir à receita Federal? Solicito junto a Previdência Social outro Comprovante de Rendimento zerado?.

21 Resposta: Neste caso deverá apresentar a declaração de ajuste com base no informe de rendimentos recebido.

22 13. Para quem teve gastos com hospital veterinário, pode deduzir do IR?. Resposta: Não.

23 14. Um casal fez a doação de um imóvel para um dos filhos em Usufruto Vitalício. Este imóvel deve permanecer na relação de bens do casal ou deve ser baixado e incluso na relação de bens do filho que recebeu a doação? Como deve ser descrito esta transação na discriminação da relação de bens e direitos?.

24 Resposta: Neste caso o casal pode baixar o imóvel na respectiva declaração e incluí-lo na declaração do filho. Ao mesmo tempo o casal deverá fazer constar na respectiva declaração apenas o usufruto, com sua respectiva descrição e valor. Como sugestão, a descrição pode ser: Usufruto vitalício conforme escritura lavrada em.../.../..., no cartório (descrever).

25 15. Um empregado doméstico aposentado que recebe em cheque e não deposita em conta. Porém, de outubro para cá, as informações são inseridas via e- Social. Como funcionará o informe deste empregado? Sendo que o patrão do mesmo, não lhe entregou informe de rendimento, uma vez que é pessoa física e não tem DIRF.

26 Resposta: Na hipótese de ter havido retenção na fonte, ainda que em um único mês, a pessoa física também está brigada à apresentação da DIRF. Em qualquer hipótese o empregador, seja pessoa jurídica ou física, está obrigado a fornecer o informe de rendimentos, desde que solicitado.

27 16. Adquiri um imóvel em construção e tinha dado uma entrada, na época coloquei na minha declaração o valor de compra, só que o imóvel seria financiado quando pronto, mas, neste meio tempo o Banco e a construtora não honraram com o contrato e entrei na justiça para receber o dinheiro de volta, agora recebi o valor, neste caso eu zero o valor do imóvel e coloco na descrição o número do processo e pronto?. Resposta: Na ficha Bens e direitos sim. Deixe a coluna Situação em 31/12/2015 sem preenchimento (zerada). O valor recebido informe na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

28 17. A variação cambial positiva produzida por depósitos no exterior é isento do IR? Caso seja, como lançar na declaração de IRPF?. Resposta: Sim, nos termos do 1º, do art. 11, da Instrução Normativa SRF nº 118/2000. Referido valor deverá ser informado na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

29 18. Rendimentos isentos na DEFIS de Empresário Individual são rendimentos isentos no IRPF? Resposta: Não, exceto se contemplado pelo art. 39, do Decreto nº 3.000/99 (RIR/99).

30 19. Para quem ficou desempregado em outubro de 2015, a Receita Federal baixou alguma instrução específica que possa beneficiar o desempregado quanto a restituir o alto valor de IR pago na homologação? Existe alguma forma mais favorável para declarar? Resposta: Não.

31 20. Uma pessoa física que possui uma Empresa ME optante pelo Simples Nacional que possua somente o livro caixa e não possua o livro razão e o livro diário, o valor do faturamento menos as despesas do livro caixa serão tributadas pelo Imposto de Renda? Resposta: Não. Neste caso primeiramente é necessário que separemos a pessoa física da pessoa jurídica. A empresa ME optante pelo Simples Nacional tem sua tributação efetuada com base no faturamento acumulados dos últimos doze meses.

32 Essas informações são prestadas no site da Receita Federal do Brasil, onde também é obtido o respectivo DAS para pagamento do respectivo imposto da ME. Os rendimentos da pessoa física, conforme sua natureza, são declarados como rendimentos tributáveis, isentos ou de tributação exclusiva na fonte. A despesa do livro caixa constitui dedução da base de cálculo do IR para a pessoa física que declara seus rendimentos na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior e recolhe seu imposto por maio do carnê leão, mediante utilização do código 0190.

33 21. Meu pai em 2007 recebeu a quantia de R$ ,49 com retenção de R$ 5.863,21 relativo à ação contra INSS aposentaria pagou o valor de R$ ,46 de advogado, em 2008 entregamos a declaração ao ano calendário de 2007 o valor liquido de R$ ,03 no campo de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Bem em 26/03/2012 recebeu uma notificação que deveria pagar o valor de R$ ,97. Entrei com impugnação no dia 08/02/2012 e tivemos finalmente sentença favorável em 24/06/2016 cancelando o crédito tributário exigido. Existe a possibilidade de recuperar o valor de R$ 5.863,21(3% sobre R$ ,49)? Tentei envia uma Dcomp e não consegui transmitir. Conseguirei sucesso somente via judicialmente? Pois, no item "g" da pagina 03 em anexo do acórdão do processo / diz que é objeto de restituição deste valor apreciável.

34 Resposta: A informação constante na pergunta da conta de que a retenção foi efetuada em Não há informação de que tenha sido praticado algum ato que tenha suspendido o prazo prescricional de 5 anos. Por conta disso e decorrido mais de cinco anos é forçoso lembrar o prazo prescricional de cinco anos, razão pela qual entendemos não ser possível recuperar o valor retido de R$ 5.863,21.

35 22. Tenho duas aplicações, uma em letras de crédito imobiliário (LCI) e a outra em letras de crédito agronegócio (LCA), como declarar essas aplicações? Resposta: Essas aplicações devem ser informadas na ficha Bens e Direitos, mediante utilização de um dos seguintes códigos: 45 Aplicações de renda fixa (CDB, RDB, outros); 47 Mercado futuro, de opções a termo; ou 49 Outras aplicações e investimentos.

36 23. Adquiri um imóvel em 2005 e em 2015 realizei uma reforma em toda área externa (civil e elétrica), como declarar? Resposta: O valor gasto e devidamente comprovado deverá ser declarado na ficha Bens e direitos, mediante utilização do código 17.

37 Agradecemos a sua presença!

Instrução Normativa RFB nº 1.127, de 7 de fevereiro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.127, de 7 de fevereiro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.127, de 7 de fevereiro de 2011 DOU de 8.2.2011 Dispõe sobre a apuração e tributação de rendimentos recebidos acumuladamente de que trata o art. 12-A da Lei nº 7.713, de 22

Leia mais

Previdencia PREVIDÊNCIA

Previdencia PREVIDÊNCIA Cartilha 2 Previdencia PREVIDÊNCIA 3 A MAPFRE Previdência desenvolveu para os participantes dos planos de previdência complementar: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador

Leia mais

Guia Unicred do IMPOSTO DE RENDA 2016

Guia Unicred do IMPOSTO DE RENDA 2016 Guia Unicred do IMPOSTO DE RENDA 2016 1 ÍNDICE Imposto de Renda 2016... 03 Obrigatoriedade de entrega da declaração... 04 Orientações gerais.... 05 Formas de entrega.... 06 Multa pelo atraso na entrega...

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE IR PREVIDÊNCIA

GUIA PARA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE IR PREVIDÊNCIA Enviamos a todos os clientes que tenham realizado no ano-calendário de 2015 contribuições para o plano de previdência, resgates ou recebido renda de aposentadoria, o INFORME DE RENDIMENTO FINANCEIRO E

Leia mais

CAFÉ CONTÁBIL PROGRAMAÇÃO

CAFÉ CONTÁBIL PROGRAMAÇÃO CAFÉ CONTÁBIL - 2019 PROGRAMAÇÃO NOVIDADES DO PROGRAMA IRPF/2019 PROBLEMAS MAIS COMUM NAS DECLARAÇÕES QUESTÕES PREVIAMENTE ENVIADAS ALUGUÉIS RENDIMENTOS COMUM DO CASAL, CAI NA MALHA. UM POR OMISSÃO DE

Leia mais

Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis

Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva

Leia mais

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - O que são os FUNDOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? São recursos públicos mantidos em contas bancárias específicas. Essas contas têm a finalidade de receber repasses orçamentários e depósitos

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: ORDALINO DE SOUZA E SILVA Data de Nascimento: 10/07/1940 Título Eleitoral: 0088295710116 Houve mudança de endereço? Não Um dos declarantes é pessoa com doença grave

Leia mais

IRPF 8. Guia. Preenchimento do IR - Ano-base 2017 MENU. Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda.

IRPF 8. Guia. Preenchimento do IR - Ano-base 2017 MENU. Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda. Guia IRPF 8 Preenchimento do IR - Ano-base 2017 Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda. O Guia de Preenchimento foi feito pra te auxiliar na hora

Leia mais

NA! Curso prático. CA na MALHA FINA! aplicação da legislação. ico de interpretação e apl. ção do Imposto de Rend. nda da Pessoa Físi

NA! Curso prático. CA na MALHA FINA! aplicação da legislação. ico de interpretação e apl. ção do Imposto de Rend. nda da Pessoa Físi Conteúdo Qual diferencial deste curso?... 3 Matrícula... 3 Informações gerais... 4 Programa do curso... 4 Bônus: Série Perguntas e Respostas... 7 Série Perguntas e Resposta Parte 01... 7 Série Perguntas

Leia mais

Declaração do Imposto de Renda 2016

Declaração do Imposto de Renda 2016 Declaração do Imposto de Renda 2016 Índice Download do programa e telas iniciais Iden ficação do contribuinte Dependentes Alimentandos Rendimentos Imposto pago/re do (e imposto no exterior) Pagamentos

Leia mais

Procedimentos para a prestação de contas junto ao FUMPROARTE PESSOA FÍSICA

Procedimentos para a prestação de contas junto ao FUMPROARTE PESSOA FÍSICA Procedimentos para a prestação de contas junto ao FUMPROARTE PESSOA FÍSICA 1 Instrução Normativa 004/2014 A prestação de contas de cada projeto acontecerá conforme o estabelecido na INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

Palestra. IRPF - Malha Fina - Cuidados Especiais (Cruzamento de Informações Contábeis e Pessoa Física) Abril 2013. Elaborado por:

Palestra. IRPF - Malha Fina - Cuidados Especiais (Cruzamento de Informações Contábeis e Pessoa Física) Abril 2013. Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

QUADRO 3 Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte

QUADRO 3 Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte Entenda o Comprovante de Rendimentos dos Assistidos Para a Declaração do IRPF exercício 2017, ano-calendário 2016, a FAPES preparou um roteiro explicando os principais campos do Comprovante de Rendimentos

Leia mais

Janeiro-Dezembro/2014

Janeiro-Dezembro/2014 IRRF - Décimo terceiro salário 2014 - Roteiro Aqui serão analisados os aspectos gerais relacionados à retenção do Imposto de Renda incidente no pagamento do décimo terceiro salário. Introdução Os rendimentos

Leia mais

PLANO DE FISCALIZAÇÃO

PLANO DE FISCALIZAÇÃO REALIZAÇÃO PLANO DE FISCALIZAÇÃO PRINCÍPIOS Nossos DO IRServiços PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE PRINCÍPIO DA GENERALIDADE PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE PRINCÍPIO DA GENERALIDADE

Leia mais

Segue abaixo orientações quanto ao preenchimento prático de informações a serem prestadas em Dacon através de exemplos fictícios.

Segue abaixo orientações quanto ao preenchimento prático de informações a serem prestadas em Dacon através de exemplos fictícios. I CASOS PRÁTICOS DACON Segue abaixo orientações quanto ao preenchimento prático de informações a serem prestadas em Dacon através de exemplos fictícios. 1 Sistema Cumulativo Pessoa Jurídica tributada pelo

Leia mais

Exercícios de fixação Para resolução dos exercícios, seguem abaixo as tabelas do INSS e IR para o ano de 2016:

Exercícios de fixação Para resolução dos exercícios, seguem abaixo as tabelas do INSS e IR para o ano de 2016: Exercícios de fixação Para resolução dos exercícios, seguem abaixo as tabelas do INSS e IR para o ano de 2016: Tabela de contribuição dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso,

Leia mais

Informações Iniciais

Informações Iniciais Guia IR 2016 1 Todos os direitos reservados para Icatu Seguros S/A - 2017. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma forma ou por meio nenhum, sem prévia

Leia mais

IRPF 2017 Novidades. IRPF 2017 Novidades 17/02/2017. Obrigatoriedade de CPF

IRPF 2017 Novidades. IRPF 2017 Novidades 17/02/2017. Obrigatoriedade de CPF IRPF 2017 Novidades Obrigatoriedade de CPF (IN RFB nº1.688, DE 31/01/2017) Redução para 12 anos Obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes/alimentandos com 12 anos ou mais, completados até a data

Leia mais

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2017 ESSE MANUAL FOI DESENVOLVIDO PELO PORTO SEGURO PREVIDÊNCIA PARA AJUDAR NO PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2017,

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda Declaração de Imposto de Renda Pessoa física Tudo o que você precisa saber para informar suas movimentações financeiras com a Cooperativa em sua declaração de Imposto de Renda Índice Clique no tópico para

Leia mais

Coordenação Geral de Tributação

Coordenação Geral de Tributação Fl. 10 Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 9 Data 18 de março de 2013 Origem COCAJ ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA IRPF RENDIMENTOS COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA.

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Cumulatividade do IRRF para valores inferiores ao mínimo no pagamento a pessoas físicas

Orientações Consultoria de Segmentos. Cumulatividade do IRRF para valores inferiores ao mínimo no pagamento a pessoas físicas no pagamento a pessoas físicas 24/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Regulamento do Imposto de Renda Decreto

Leia mais

Física Declaração 2019 Lobe

Física Declaração 2019 Lobe Conteúdo Imposto de Renda da Pessoa Física Declaração 2019 Loberto Sasaki... 2 Matrícula... 2 Informações gerais:... 2 O curso oferece... 2 Objetivo... 3 Oportunidade... 3 Ponto alto deste curso... 3 Este

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 52/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 52/2018 ANO XXIX - 2018-4ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 52/2018 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE PENSÃO ALIMENTÍCIA - TRATAMENTO FISCAL... Pág. 621 SERVIÇOS DE LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, SEGURANÇA,

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2017 ANO XXVIII - 2017-2ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2017 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE PENSÃO ALIMENTÍCIA - TRATAMENTO FISCAL... Pág. 549 TRIBUTOS FEDERAIS CENTRALIZAÇÃO DE TRIBUTOS

Leia mais

Checklist de documentos para declaração de IR

Checklist de documentos para declaração de IR Checklist de documentos para declaração de IR Olá! Chegou a hora de fazer mais uma Declaração Anual de Imposto de Renda. E para tornar esse processo mais simples, aqui está o seu Checklist de documentos

Leia mais

IRPF Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física

IRPF Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física IRPF 2019 Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física NOVIDADES CPF de Dependentes e Alimentandos Ficha Rendimentos Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular Ficha Doações

Leia mais

IRPF Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Leonardo Ribeiro

IRPF Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Leonardo Ribeiro IRPF 2016 Imposto sobre a Renda da Pessoa Física Leonardo Ribeiro Sumário Capítulo 1. Obrigatoriedade...3 Capítulo 2. Tabela IRPF 2016... 7 Capítulo 3. Documentação necessária...9 Capítulo 4. Documentação

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA:

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA: DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA: Para análise e renovação da Bolsa de Estudo Social, o aluno deverá entregar XEROX de toda documentação

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 268, de 23 de dezembro de 2002

Instrução Normativa SRF nº 268, de 23 de dezembro de 2002 Instrução Normativa SRF nº 268, de 23 de dezembro de 2002 Estabelece normas para emissão de comprovantes de rendimentos pagos ou creditados a pessoas físicas e jurídicas decorrentes de aplicações financeiras,

Leia mais

Imposto de Renda e Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2017/2016. Luciana Pantaroto, CFP 21/03/2017

Imposto de Renda e Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2017/2016. Luciana Pantaroto, CFP 21/03/2017 Imposto de Renda e Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2017/2016 Luciana Pantaroto, CFP 21/03/2017 Declaração de ajuste anual 2017/2016 Informações gerais Quem está obrigado a entregar? Quem

Leia mais

Declaração de Ajuste Anual Pessoa física 2008 ano calendário 2007

Declaração de Ajuste Anual Pessoa física 2008 ano calendário 2007 CURSO: IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA INSTRUTORES: EDUARDO CAIO SAMPAIO CARVALHO E MARIA DO SOCORRO MACIEL ARRAES PRINCIPAIS NOVIDADES Declaração de Ajuste Anual Pessoa física 2008 ano calendário 2007

Leia mais

Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. Slide 2. Slide 3 DADOS DISPONÍVEIS AO FISCO

Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. Slide 2. Slide 3 DADOS DISPONÍVEIS AO FISCO Slide 1 O CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES FISCAIS ATRAVÉS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Nilson José Goedert Contador 2016 Slide 2 Obrigações Federais para Pessoas Jurídicas em Geral: 1. SPED Sistema Público de Escrituração

Leia mais

Manual de Processamento da DIRF

Manual de Processamento da DIRF Manual de Processamento da DIRF Pág. 1/29 Informações Importantes:...2 1. Geração dos dados da DIRF e Informe de Rendimentos...4 1.1. Filtro de Funcionários (Selecionar Autônomos)...5 1.2. Fato gerador

Leia mais

Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA)

Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) (RRA) TRIBUTAÇÀO DOS RRA EM RELAÇÃO AO ANO-CALENDÁRIO DE RECEBIMENTO: - RRA RELATIVOS AO ANO-CALENDÁRIO DE RECEBIMENTO: Ocorrência/tipos de RRA: REGRA GERAL, JUSTIÇA FEDERAL e JUSTIÇA DO TRABALHO.

Leia mais

Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis

Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva

Leia mais

O Informe de Rendimentos emitido pelo Postalis

O Informe de Rendimentos emitido pelo Postalis 1 O Informe de Rendimentos emitido pelo Postalis O Postalis emite comprovante de rendimentos para os participantes assistidos (aposentados e pensionistas), participantes autopatrocinados, participantes

Leia mais

CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2018 APRESENTAÇÃO Prezado Pa icipante, Para auxiliar no preenchimento correto da sua Declaração do Imposto de Renda 2018, a equipe da JUSPREV desenvolveu a Ca

Leia mais

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem:

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem: 2 1 3 4 2 PGBL ou VGBL? O plano PGBL, dentre outras, tem a vantagem do benefício fiscal, que é dado a quem tem renda tributável, contribui para INSS (ou regime próprio ou já aposentado) e declara no modelo

Leia mais

RESOLUÇÃO CGM Nº 1.101, DE 11 DE JULHO DE 2013. O CONTROLADOR GERAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO CGM Nº 1.101, DE 11 DE JULHO DE 2013. O CONTROLADOR GERAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Controladoria Geral do Município Rua Afonso Cavalcanti 455 14 Andar sala 1409 Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20211-901 Tel.: (21)-2976-2898 - Fax: (21)-2273-4390

Leia mais

IMPOSTO DE RENDA NA FONTE PIS/PASEP/COFINS ASSUNTOS CONTÁBEIS ANO XIX ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008

IMPOSTO DE RENDA NA FONTE PIS/PASEP/COFINS ASSUNTOS CONTÁBEIS ANO XIX ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008 ANO XIX - 2008-5ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008 IMPOSTO DE RENDA NA FONTE DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO - CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA NA FONTE Introdução - Momento da Ocorrência do Fato

Leia mais

IR Guia de Preenchimento. baixou declarou acabou. Ano-base Tire todas suas dúvidas.

IR Guia de Preenchimento. baixou declarou acabou. Ano-base Tire todas suas dúvidas. Guia de Preenchimento IR 2019 Ano-base 2018 Tire todas suas dúvidas. Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda. O Guia de Preenchimento foi feito pra

Leia mais

CARTILHA IRPF 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS

CARTILHA IRPF 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS CARTILHA IRPF 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS CARTILHA IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA-2017/2018 Chegou o momento de prestar contas para o LEÃO. Não deixe para a última hora! A CONTABILIDADE GABRIEL SANTANA VIEIRA

Leia mais

Confira 15 números e datas importantes para quem vai declarar IRPF em 2017

Confira 15 números e datas importantes para quem vai declarar IRPF em 2017 Confira 15 números e datas importantes para quem vai declarar IRPF em 2017 Mais de 28 milhões de brasileiros devem acertar as contas com a Receita Federal nos próximos meses. O prazo para a entrega da

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: BARBARA NOLLI BITTENCOURT Data de Nascimento: 16/02/1985 Título Eleitoral: 167745080256 Possui cônjuge ou companheiro(a)? Não Houve mudança de endereço? Não Um dos declarantes

Leia mais

Guia Declaração Imposto de Renda Investimentos. Março de Brasil

Guia Declaração Imposto de Renda Investimentos. Março de Brasil Guia Declaração Imposto de Renda 2013 Investimentos Março de 2013 Brasil Guia de Declaração IR 2013 -Investimentos 2 O dia 30/04/2013 é último dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2013

Leia mais

IRPF Título. Programa do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2018

IRPF Título. Programa do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2018 IRPF 2018 Título Programa do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2018 Título Programa Gerador de Declarações IRPF 2018 8 Remodelagem da Ficha de Bens ü Endereço: Imóveis Tipos de bens 01 a 19;

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE da Silva 2017 IRPF 2017 Declaração de Ajuste Anual sobre o Imposto sobre a Renda Pessoa Física Tributação Pessoa Jurídica x Pessoa Física Um dos pontos a serem considerados

Leia mais

Imposto de Renda Pessoa Física

Imposto de Renda Pessoa Física Imposto de Renda Pessoa Física 2017 Prezado Cliente, Chegou o momento de entregar a DIRPF (Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) 2017, referente ao ano-calendário 2016. A Princípio Contabilidade

Leia mais

ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA

ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA 2019 ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA Especial Imposto de Renda 2019 Até dia 30 de abril, pessoas físicas que moram no Brasil e receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018

Leia mais

Carnê leão Obrigatoriedade Pessoa Física

Carnê leão Obrigatoriedade Pessoa Física Carnê leão Obrigatoriedade Pessoa Física Se você é autônomo, ou recebe rendimentos vindos de pessoas físicas é fundamental se informar sobre o Carnê leão, um imposto mensal obrigatório extremamente importante.

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física E-BOOK Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019 Audit Tax Advisory Transactions Introdução Este e-book tem o objetivo de esclarecer de forma simples as principais dúvidas sobre a Declaração de

Leia mais

Nome: ADRIANA MARTINS FERREIRA CPF: Data de Nascimento: 07/01/1989 Título Eleitoral: Possui cônjuge ou companheiro(a)?

Nome: ADRIANA MARTINS FERREIRA CPF: Data de Nascimento: 07/01/1989 Título Eleitoral: Possui cônjuge ou companheiro(a)? IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: ADRIANA MARTINS FERREIRA Data de Nascimento: 07/01/1989 Título Eleitoral: Possui cônjuge ou companheiro(a)? Não Houve mudança de endereço? Não Um dos declarantes é pessoa

Leia mais

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários ESPECIAL IR 2018 ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA 2018 Informações para a Declaração de Imposto de Renda 2018 Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários para fazer

Leia mais

Microempreendedor Individual. Saiba como declarar o Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF

Microempreendedor Individual. Saiba como declarar o Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF Microempreendedor Individual Saiba como declarar o Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Como o MEI faz a Declaração de Imposto de Renda Em primeiro lugar é preciso saber separar

Leia mais

Perguntas e Respostas IR 2017/2018 Fundação Itaú Unibanco

Perguntas e Respostas IR 2017/2018 Fundação Itaú Unibanco Perguntas e Respostas IR 2017/2018 Fundação Itaú Unibanco Como definir o modelo de declaração (simplificada ou completa)? É o participante ou assistido quem deve decidir qual a melhor opção de declaração

Leia mais

Palestras de atualização profissional: Imposto de Renda Pessoa Física 2019 Preenchimento e Informações. Março/2019

Palestras de atualização profissional: Imposto de Renda Pessoa Física 2019 Preenchimento e Informações. Março/2019 Preenchimento e Informações Março/2019 Allan Lima Auditor registro no CNAI, atua a 15 anos como contador, auditor e consultor Atualmente, é proprietário de um escritório de auditoria e consultoria contábil

Leia mais

A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 1. Marco Legal Vigente Em 25 de março de 2011 o Governo Federal editou a MP 528 que foi convertida na Lei nº 12.469, de 26 de agosto

Leia mais

Vai declarar. Atenção às dicas! Imposto de Renda? Preparamos um manual, confira!

Vai declarar. Atenção às dicas! Imposto de Renda? Preparamos um manual, confira! Vai declarar Imposto de Renda? Atenção às dicas! O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2016 termina no dia 29 de abril. Na hora de preparar a sua, lembre-se: o preenchimento

Leia mais

Cartilha de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017

Cartilha de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 Cartilha de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 SEJA BEM-VINDO! Esta Cartilha traz informações para você, que possui um plano de previdência, preencher corretamente a sua Declaração Anual

Leia mais

Guia Sicoob UniMais do Imposto de Renda 2017

Guia Sicoob UniMais do Imposto de Renda 2017 Guia Sicoob UniMais do Imposto de Renda 2017 Índice Imposto de Renda 2017... 03 Obrigatoriedade de entrega da declaração.... 04 Orientações gerais... 05 Formas de entrega... 06 Multa pelo atraso na entrega...

Leia mais

Fenapef orienta sindicalizados na declaração de ganhos judiciais

Fenapef orienta sindicalizados na declaração de ganhos judiciais Fenapef orienta sindicalizados na declaração de ganhos judiciais COMUNICADO Nº 001/2017-JUR/FENAPEF I PREVISÃO LEGAL O contribuinte que tenha sido beneficiado com ganhos judiciais em 2016, os quais são

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: EMERSON CARLOS ALBINO DE SOUZA Data de Nascimento: 29/05/1972 Título Eleitoral: 0202919830183 Houve mudança de endereço? Não Endereço: Rua EMILIO CORNELSEN Número: 448

Leia mais

pela Receita Federal do Brasil. bem como os seus consultores contábeis, jurídicos e fiscais.

pela Receita Federal do Brasil. bem como os seus consultores contábeis, jurídicos e fiscais. guia irpf 2016 Esta Cartilha contém informações meramente sugestivas e visa fornecer aos Clientes Private orientações gerais para auxiliar no preenchimento da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) Para realização de avaliação socieconômica é exigida à apresentação da documentação completa do grupo familiar. Observe a última página do Formulário

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda Declaração de Imposto de Renda Pessoa física Tudo o que você precisa saber para informar suas movimentações financeiras com a Cooperativa em sua declaração de Imposto de Renda Índice Clique no tópico para

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO CONCEITOS A função do Setor Pessoal e administrar a movimentação de pessoal entre empregador e empregado, preparar Folha de Pagamento, 13º salário, Férias - Rescisão do Contrato de Trabalho, Encargos Sociais.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015.

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. Porto Feliz- 19 de Janeiro de 2015. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. PARA FAZER A GERAÇÃO DA DIRF 2014 O SISTEMA DA FOLHA2015 DEVERÁ

Leia mais

DIRF/2018 e DME Fevereiro/2018

DIRF/2018 e DME Fevereiro/2018 e DME Fevereiro/2018 Email: cursos@crcrs.org.br e DME DIRF 2018 Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte 1. Conceito e Objetivo 2. Obrigatoriedade de Entrega 3. Dispensa de Informações 4. Informações

Leia mais

Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do seu Plano de Previdência.

Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do seu Plano de Previdência. Caso não tenha recebido o Informe, via correios, acesse os Serviços ao Cliente, clicando no menu ao lado. Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do

Leia mais

A MAPFRE PREVIDÊNCIA desenvolveu, para os participantes de plano de previdênciacomplementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional

A MAPFRE PREVIDÊNCIA desenvolveu, para os participantes de plano de previdênciacomplementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional 2019 1 PREVIDÊNCIA 2 A MAPFRE PREVIDÊNCIA desenvolveu, para os participantes de plano de previdênciacomplementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador de Benefício) e

Leia mais

Boletim Mensal - Dezembro/2015

Boletim Mensal - Dezembro/2015 Boletim Mensal - Dezembro/2015 Fiscal Contábil RH Notícias Calendário Obrigações Fiscal Receita abre consulta ao último lote de restituição do IR. Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar a página

Leia mais

Fiscal Legislação Tributária Questões Imposto de Renda - 1 Rafael Saldanha

Fiscal Legislação Tributária Questões Imposto de Renda - 1 Rafael Saldanha Fiscal Legislação Tributária Questões Imposto de Renda - 1 Rafael Saldanha 2014 2015 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. Legislação Receita Federal IRPF e IRPJ

Leia mais

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO LEIA COM ATENÇÃO! OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFU destinam-se exclusivamente aos estudantes provenientes das camadas de baixa condição socioeconômica (Tendo como um dos critérios Renda familiar

Leia mais

Saúde e Previdência na Declaração do IR

Saúde e Previdência na Declaração do IR Saúde e Previdência na Declaração do IR IMPOSTO DE RENDA Declaração do IR Quem é obrigado a declarar? Rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70; Rendimentos Isentos, não tributáveis ou tributação

Leia mais

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.2 (26/08/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao

Leia mais

ÍNDICE. 1. Tabela Progressiva - a partir de Abril/2015... 2. 2. Exemplos Práticos... 3. 2.1. Declarante 1 Empregador pessoa física...

ÍNDICE. 1. Tabela Progressiva - a partir de Abril/2015... 2. 2. Exemplos Práticos... 3. 2.1. Declarante 1 Empregador pessoa física... ÍNDICE 1. Tabela Progressiva - a partir de Abril/2015.... 2 2. Exemplos Práticos... 3 2.1. Declarante 1 Empregador pessoa física... 3 2.2. Declarante 2 Rendimento pago ao exterior Fonte pagadora pessoa

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 14 13 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 15 - Data 29 de fevereiro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA - IRPF PENSÃO ALIMENTÍCIA

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: Cristiane Foroni Barrionuevo Data de Nascimento: 17/01/1983 Título Eleitoral: 018509301945 Houve mudança de endereço? Não Um dos declarantes é pessoa com doença grave

Leia mais

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA Comece a organizar seus documentos para a declaração de Imposto de renda! O prazo inicia-se no dia 01/03/2018 e encerra-se no dia 30/04/2018. RENDAS/RENDIMENTOS:

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Apuração e tributação de rendimento recebido acumuladamente (RRA)

Orientações Consultoria de Segmentos Apuração e tributação de rendimento recebido acumuladamente (RRA) Orientações Consultoria de Segmentos acumuladamente (RRA) 20/08/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Dos RRA Relativos

Leia mais

EI, VOCÊ AÍ! Passo a passo para as declarações de renda do MEI - Microempreendedor Individual 2014

EI, VOCÊ AÍ! Passo a passo para as declarações de renda do MEI - Microempreendedor Individual 2014 EI, VOCÊ AÍ! Regularize a situação da sua empresa com as dicas do Sebrae-SP e aproveite todos os benefícios da formalização. Passo a passo para as declarações de renda do MEI - Microempreendedor Individual

Leia mais

Projeto de Lei Alterações Imposto de Renda. 06 de maio de 2016

Projeto de Lei Alterações Imposto de Renda. 06 de maio de 2016 1 Projeto de Lei Alterações Imposto de Renda 06 de maio de 2016 Correção na tabela do IRPF 2 Alteração em 5% da tabela progressiva mensal, nas deduções e limites de isenção Validade a partir de janeiro

Leia mais

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA (Para preenchimento do candidato) Eu, CPF, inscrição (para candidato aprovado) matrícula nº, turno do curso, câmpus, solicito análise das

Leia mais

Manual para declaração do Imposto de Renda.

Manual para declaração do Imposto de Renda. Manual para do Imposto de Renda. Planeje hoje. Amanhã é com a gente. Porto Seguro Prezado(a) Cliente, Esse manual foi desenvolvido pelo Porto Seguro Vida e para ajudá-lo no preenchimento da de ajuste anual

Leia mais

PARA A CHEVROLET SERVIÇOS FINANCEIROS

PARA A CHEVROLET SERVIÇOS FINANCEIROS INÍCIO IRPF 2019 PARA A CHEVROLET PRÓXIMO SERVIÇOS FINANCEIROS e o Consórcio Nacional Chevrolet, garantir a sua tranquilidade é tão importante quanto ajudar a realizar os seus sonhos. Por isso decidimos

Leia mais

Modelo Caixa Econômica Federal. Modelo Banco do Brasil S/A

Modelo Caixa Econômica Federal. Modelo Banco do Brasil S/A O documento ideal para fazer a declaração de imposto de renda de 2017/2016 é o INFORME DE RENDIMENTO 2017, o associado poderá pegar junto ao Banco que pagou a ação da GOE o DIRF 2017 - Informe de Rendimento

Leia mais

Fundação Educacional de Andradina Edital - 2015

Fundação Educacional de Andradina Edital - 2015 Fundação Educacional de Andradina Edital - 2015 EDITAL DE REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS DA FEA PARA O ANO 2015 A Comissão Permanente de Análise de Bolsa de

Leia mais

Nome: FABIANA MANARIM CARDOSO CPF: Data de Nascimento: 03/08/1977 Título Eleitoral:

Nome: FABIANA MANARIM CARDOSO CPF: Data de Nascimento: 03/08/1977 Título Eleitoral: IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: FABIANA MANARIM CARDOSO Data de Nascimento: 03/08/1977 Título Eleitoral: 0259983850132 Houve mudança de endereço? Não Um dos declarantes é pessoa com doença grave ou

Leia mais

GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019

GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019 GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019 SUMÁRIO TEXTO CENÁRIO PREVIDÊNCIA PRIVADA: INVESTIMENTO E REDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 1. MODALIDADES DE PREVIDÊNCIA PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: JORGE BORGES QUEIROZ JUNIOR Data de Nascimento: 12/06/1979 Título Eleitoral: 0307060540132 Possui cônjuge ou companheiro(a)? Sim CPF do cônjuge ou companheiro(a): 292.398.908-23

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RELACIONAMENTO REDE SCB REDE DOS SERVIÇOS DE CRÉDITO DO BRASIL LTDA. PROGRAMA "De Olho no Ponto"

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RELACIONAMENTO REDE SCB REDE DOS SERVIÇOS DE CRÉDITO DO BRASIL LTDA. PROGRAMA De Olho no Ponto REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RELACIONAMENTO REDE SCB REDE DOS SERVIÇOS DE CRÉDITO DO BRASIL LTDA. PROGRAMA "De Olho no Ponto" 1º. Registro nº. 1.372.079, de 21 de setembro de 2012 5º Oficial de Registro

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONTABILIDADE

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONTABILIDADE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONTABILIDADE CONTRATO DE GESTÃO IGAM/ABHA N 002/2009 = TERMO DE REFERÊNCIA = REPETIÇÃO DE PROCESSO PROCESSO SELETIVO 004-A/2012 ARAGUARI - MG ABRIL / 2012 1. INTRODUÇÃO 1.1.

Leia mais

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente Nome: CPF: Matrícula: Inscrição: Câmpus: Turno: Curso: Solicito análise das informações prestadas

Leia mais

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019 Bolsista: ( ) IC ( ) PIBID ( ) Outros Processo Seletivo do Prouni FICHA PEDAGÓGICA Ano 2015/ 1º Semestre de 2019 Dynamics: ( ) Social ( ) Pedagógico ( ) Psicológico O candidato deverá apresentar os documentos

Leia mais

Nome: MARCELO GONCALVES CARDOSO CPF: Data de Nascimento: 26/08/1974 Título Eleitoral:

Nome: MARCELO GONCALVES CARDOSO CPF: Data de Nascimento: 26/08/1974 Título Eleitoral: IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: MARCELO GONCALVES CARDOSO Data de Nascimento: 26/08/1974 Título Eleitoral: 0186223480108 Houve mudança de endereço? Sim Um dos declarantes é pessoa com doença grave

Leia mais

IMPOSTO DE RENDA 2017 MANUAL DE INFORMAÇÕES

IMPOSTO DE RENDA 2017 MANUAL DE INFORMAÇÕES Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017: consulte as informações em seu Informe de Rendimentos Fator (IRF), Ano Calendário 2016. Elaboramos este material com o objetivo de auxiliá-lo no preenchimento

Leia mais