ESPECTROS, OU O QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ MAIS FOLHAS NO CADERNO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESPECTROS, OU O QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ MAIS FOLHAS NO CADERNO."

Transcrição

1 ESPECTROS, OU O QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ MAIS FOLHAS NO CADERNO. Gabriela Semensato Ferreira * O que acontecerá quando não houver mais folhas no caderno vermelho? Paul Auster, Cidade de Vidro. RESUMO: Esta pesquisa procura traçar, entre a produção literária e cinematográfica de Paul Auster, locais de insurgência de espectros. Estes são seres transitórios, que habitam a ficção, mas nunca se fixam a centro algum. Eles são fantasmas que veem, mas não permitem ser inteiramente vistos. Conectam o presente ao passado, a ideia à memória, a morte ao nascimento. Indicam, ainda, um pensamento relativo à percepção, ao olhar e à própria natureza da ficção. Depois que se acabam as folhas no caderno de Quinn, em Cidade de Vidro, o que surge é apenas o espectro. Ou então ele está sempre lá, ainda não visto. Afinal, Quinn escreve ser e não ser Paul Auster. Ele é e não é um detetive. É e não é o escritor. Ele é o conjurado, que desaparece ao fim de sua invocação. Acabando-se as folhas, não se pode mais vê-lo. PALAVRAS-CHAVES: Paul Auster, espectros, caderno ABSTRACT: This research intends to trace, in between Paul Auster's literary and cinematographic production, places of insurgence of specters. These are transitory beings, who inhabit the fiction, but are never fixed to any center. They are ghosts who can see, but who are not completely seen. They connect the present to the past, an ideia to a memory, a death to a beginning. The specters indicate a thinking towards the perception, the vision and fiction's own nature. After there are no more pages on Quinn's notebook, in City of Glass, what emerges is the specter. Or maybe he was always there, yet unseen. After all, Quinn writes he is and isn't Paul Auster. He is, but he isn't a detective, a writer. He is conjured, and disappears at the end of his invocation. When there are no more pages, he can't be seen anymore. KEYWORDS: Paul Auster, specters, notebook * Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq.

2 Na trajetória literária de Paul Auster há muitos cadernos. Há os cadernos de uma história de leituras que é incorporada aos seus textos. E há seus próprios cadernos, que são sempre cadernos de outros personagens escritores. Difícil, portanto, localizar nestas espécies de diários, ensaios ou autoficções o "Eu" que lhes dá voz. Os primeiros cadernos aos quais faz referência talvez possam ser localizados em narrativas do Antigo Testamento, como a do Livro de Jonas, ou Jonah, o profeta engolido por uma baleia, do qual se diz que talvez seja o autor do próprio relato. Alinha-se a este Moby Dick, de Herman Melville, cuja baleia, um Leviatã, torna-se depois título de um dos romances de Auster. Este monstro, que é difícil de ver e localizar, se faz presente em espaços diversos da cultura ocidental, tanto em textos bíblicos quanto folclóricos, até os mais tradicionais clássicos literários. Ele é o inexplicável, o devastador, quase uma espécie de Odradek kafkiano. E sobre este inexplicável é que escrevem os autores dos cadernos, chegando ao contemporâneo Invisível (2009) de Paul Auster. O invisível austeriano é isto, aquele elemento frequentemente presente, subliminar muitas vezes, mas que pode transtornar, fazer perder-se, confundir, como na casa de espelhos do conto de John Barth, a Funhouse, um ambiente que encanta e amedronta, como o faz a literatura. O caderno de Auster, portanto, são muitos cadernos. Eles se infiltram na história literária como ensaios e como ficção. É por meio de muitos jogos de ilusão, entretanto, que uma teorização acerca do ficcional ocorre. Elegemos, para este pequeno trabalho, apenas alguns exemplos para ilustrá-la. O caderno de Quinn, o livro de Auster. Quem é este que fala em uma autobiografia? Pode-se ligar diretamente o "eu" que se autodenomina autor de um relato ao nome da capa de um livro? Colocado de outra forma, o narrador de uma autoficção representa seu autor? Segundo Alfonso de Toro (2007) a filosofia e a historiografia pós-moderna questionaram as verdades e discursos ditos "universais" e, por consequência, a possibilidade de representação de uma identidade homogênea. Assim, um tipo de pensamento centrado no Logos cede o lugar ao pensamento da pluralidade, da hibridez, do nomadismo, do rizoma, da disseminação, da diferença, etc. A diferença, conceito elaborado por Jacques Derrida, pode

3 ser entendida, segundo de Toro, como um deslize de significações de uma irredutível pluralidade. Já o rizoma, de outro modo, possibilita uma pensamento descentrado. Por isso, La epistemología postmoderna, y así su cultura, es el lugar de la re-presentación de lo no representable ya que lo representable no se basa en un plan fijado a priori; es ese lugar del camino infinitamente multifurcado, una búsqueda no teleológica. (DE TORO, 2007, p. 218). Se nos encontramos em um presente do não representável, como, portanto, tratar de uma autorrepresentação? Voltando à pergunta anterior, quem é a voz que nela fala? Em A Cidade de Vidro, Quinn escreve em seu caderno: "Eu sou Paul Auster. Eu não sou Paul Auster" 1. Essa afirmação paradoxal parece colocar em cheque qualquer representação de uma identidade. Afinal, Quinn não é Paul Auster? Ou então Quinn é Quinn e não Paul Auster? De que Paul Auster estamos falando: o escritor ou o narrador? O que talvez se denomina a "crise da representação" impede o leitor do século XXI de iludir-se com o pensamento de que este Paul Auster que se proclama no romance é o mesmo Paul Auster não ficcional. Ao ver um quadro de uma paisagem nós sabemos que, por mais perfeita que seja essa representação, ela nunca representará de fato a paisagem. Ela sempre será uma visão, um ponto de vista. Mesmo que se trate de uma fotografia em alta definição o mesmo pode ser dito. E quando se fala de autobiografias o mesmo se aplica. Então é disso que se trata a afirmação paradoxal de Quinn? Seria essa apenas uma afirmação de sua identidade fragmentada? Quinn é um homem de muitos nomes, com um passado tempestuoso. Depois de perder a esposa e o filho, torna-se escritor de romances de mistério. Enquanto no início da carreira sentia-se mais ambicioso, escrevendo poesia, teatro e crítica. Passa a se considerar outro homem, porém, e por isso assina seus trabalhos como William Wilson. Torna-se uma espécie de Bartleby, apenas um copista de seu alter ego. Paralisado também frente à escrita, como aqueles bartlebys de Enrique Vila-Matas (2004), ele, entretanto, não deixa de escrever todo o tipo de texto. No momento em que se inicia esse romance, sua escrita passa a fazer-se apenas no caderno vermelho. A tríade de egos formada por Quinn, Wilson e Max Work, a "voz" do trabalho, é fragmentada ainda mais quando, por acaso, ele recebe uma ligação. Alguém procura pelo detetive Paul Auster, do qual ele nada sabe. Decide, após considerar o engano, encará-lo como uma oportunidade. Assim surge sua nova história: "torna-se" Paul Auster.

4 Quando se amplia o escopo de investigação, na verdade se percebe que a introdução ao, publicado em 1985, relaciona-se estreitamente a história literária de Auster, seu autor. Alguns elementos conectados à trajetória de Quinn, como o abandono da poesia, estão presentes em outros textos, como A Invenção da Solidão, de 1981, considerado sua primeira incursão na narrativa. No romance, portanto, Quinn se passa por Auster para descobrir o mistério que o envolve. Na crítica séria às obras do escritor, narrativas como a Invenção são consideradas autobiográficas, como se as fotos de família nela contidas e a primeira pessoa que se denomina também Auster correspondessem, quase diretamente, a uma história da vida do autor. Mas o que acontece, então, com a heterogeneidade da identidade pós "crise da representação"? Não seria a autorrepresentação mais um tipo de representação irrepresentável? É coerente afirmar, portanto, que Auster nunca será uma representação ingênua homogêa, direta de Paul Auster, nem no caderno de Quinn, nem em Invenção da Solidão. Auster é em tanta medida seu próprio personagem quanto Gustave Flaubert disse ser Madame Bovary. O que parece uma identificação inocente entre autor e personagem está mais próximo de uma (des)identificação. É uma ilusão, uma máscara, uma imagem projetada. Paul Auster, o escritor nova-iorquino, se utiliza de elementos autobiográficos para criar sua ficção. O caderno de Quinn é exemplar na trajetória de suas publicações por representar um dos momentos iniciais em que seus personagens e esses elementos se tocam, ocasionando essa projeção de imagens ilusórias. É nesses momentos em que ele confunde enquanto encanta. Apresenta-se aí um "espetáculo do eu", expressão utilizada por Paula Sibilia (2008). Ao perguntar o que acontecerá quando não houver mais folhas no caderno vermelho, o narrador lança um desafio. A estória até então contada encontra um fim. Segue-se outra estória, esta em que a voz, que até o momento navegava entre presente e passado, revela desconhecer o fim de Quinn. O leitor é deixado em frente ao desconhecido e convidado, portanto, a completar o que não sabe a partir do que lhe foi fornecido. O conto ganha ares de relato, o caderno se torna testemunho. O romance parece biográfico. Mais uma vez, a trajetória de leitura imita aquela feita acerca das próprias publicações de Auster. Porém um problema permanece: o que afinal acontece quando acabam as folhas do caderno?

5 Os Espectros O Caderno Vermelho é ainda outro livro, publicado por Auster em 1992, no qual conta, segundo suas palavras, "histórias reais", como a razão, por exemplo, para ter escrito justamente a Cidade de Vidro. Tudo se resume ao acaso. O caderno é, assim, diário ou autoficção, e funciona como espelho. Contudo, a imagem projetada por ele reflete não uma cópia da "realidade", mas uma versão, uma ilusão. Esse processo mimético é exposto na metaficção analisada, refletindo, ao mesmo tempo, a tradição literária e filosófica anterior a ele. Assim, pode-se considerar que as imagens que a literatura de Auster projeta, próximas de como ocorre no cinema, são as de espectros. Seus textos são espaços de morte e renascimento ou redenção, como já disse Pascal Bruckner (1995). Este se transforma em um dos paradoxos identificados por Bruckner em Invenção. Para que se encontre, por exemplo, a liberdade de expressão, o escritor primeiro irá recorrer ao isolamento. Entram aí as salas fechadas ou escritórios, que são igualmente casas, descritas pelos narradores. O escritor se isola, como fez o escriturário Bartleby, dentro de si mesmo e da sala, do livro. Quando isso ocorre, nascem, assim, essas imagens ou projeções, esses espectros que se tornam personagens de uma história. Isso coincide com o processo de escrita descrito por Auster na introdução a True Tales of American Life, quando diz que os contos enviados para ele por pessoas através da América do Norte e depois organizados nesta coletânea são mais extraordinários do que a ficção. Todas as histórias desse livro tratam, de formas muito diferentes, do acaso. Não são tanto contos fantásticos, como incríveis coincidências que poderiam ter ocorrido a qualquer um, colocadas então no papel. Essa mesma explicação relativa ao processo de criação é também desenvolvida em O Caderno Vermelho, tratando de supostos momentos na vida do autor em que eventos desse tipo teriam ocorrido. Um dos mais conhecidos é o da ligação por engano que teria originado o romance Cidade de Vidro, como já descrito. Ao que parece, os espectros representam esta transição dos eventos extraordinários à ficção. Ou melhor, são eles mesmos seres transitórios, que não habitam nem em um nem em outro espaço. Talvez habitem poeticamente. Esses espectros, também projeções ou fantasmas podem transitar entre diferentes estórias. Na obra de Auster, podem ser o pai falecido ou o homem viúvo, o escritor com o "pé

6 na estrada", ou o isolado, e ainda o detetive ou o flâneur. Um dos espectros já exemplificados é o do próprio Paul Auster (que não é Paul Auster!). Há ainda outros espectros, personagens ou escritores de outras estórias, explícitos no texto (o profeta Jonas, Anne Frank, Walt Whitman, Nathaniel Hawthorne) ou não (Bartleby, Robinson Crusoe, Fanshawe). No cinema, em que tudo é projetado através da luz, a materialidade desses espectros passa do mundo das palavras e ideias às imagens em movimento. Auster aproxima a literatura e o cinema em seus romances, utilizando-se, talvez, de suas "potências do falso". Seus textos são povoados por espetáculos, filmes e telas. A narrativa é muito visual, com diálogos curtos e objetivos, sem sobrecarregamento de informações. Seus personagens são, por vezes, atores, diretores ou pesquisadores do cinema. Em O Livro das Ilusões (2002) há inserção de um roteiro fílmico adaptado dentro do romance. A escrita desse roteiro, de forma mais interessante, foi feita simultaneamente com a do livro, seguindo-se a elas a produção do filme A Vida Interior de Martin Frost (2007), podendo-se caracterizando sua obra, a partir de então, como transmiditática. Ainda que O Livro das Ilusões tenha aparecido no mercado antes, primeiro foi escrito o roteiro, cuja primeira parte adaptada é utilizada no romance. Portanto, não se tem acesso, no livro, ao roteiro integral. O que se pode ler é um tipo de descrição do suposto filme feita pelo narrador, David Zimmer, um crítico literário e tradutor. Entre as imagens na tela e no papel operam, desde o início, diferenças fundamentais. O título, tanto do filme de 2007 quanto do filme inserido no romance, é A vida interior de Martin Frost. Ainda assim, esse espaço um tanto idealizado, um tanto onírico onde se realizam as ações é claramente descrito como tal somente no romance. No filme, a interpretação de que a história se passa na "vida interior" de Martin é deixada para o observador. Há uma inversão de ordens, portanto. Claire, o par romântico de Martin, é declarada um "espírito" por David Zimmer no romance, mesmo antes que este descreva a história. Em suas palavras, ela é "uma figura nascida da imaginação do homem, um ser efêmero enviado para transformar-se em sua musa" (2007, p. 243). Já no filme de 2007, a natureza espectral de Claire aparece como conclusão da primeira parte da história. Só se percebe de fato de onde veio quando seu fim se aproxima. O acesso, além disso, aos pensamentos de Martin é percebido de duas formas diferentes. No Livro das Ilusões, aparece, em itálico, a fala do narrador em off, que é, nesse caso, Martin. Ou seja, ele fala de si em primeira pessoa. Ocorre o oposto no filme. Dessa vez, o narrador em off diz quase o mesmo, porém em terceira pessoa. A voz que se ouve é do próprio Paul Auster. Essa diferença de "eu", do livro, para "ele", nas telas, serve ao contexto

7 de cada situação. Em ambos os casos, é o diretor que grava sua voz como narrador. No primeiro, então, o narrador é Hector Mann, no segundo, é Auster. Martin, portanto, invoca uma musa, que, nesse sentido, lembra as musas invocadas pelos grandes poetas do passado. Sendo, porém, deste século, ela é interpretada pela atriz Irène Jacob, e passa a existir justamente quando Martin inicia a escrita de uma nova história. Como é de se esperar, ela existe na mente de Martin, ou melhor, na sua vida interior. A diferença está no fato de que nós, como espectadores ou leitores dessa cena, podemos acompanhar o surgimento da musa. Assim, é como se tivéssemos acesso à mente do escritor, como se nos inseríssemos dentro das páginas de seu livro. Acompanhadas pela música delicada de Laurent Petitgand, as primeiras cenas do filme mostram fotos de família em uma tomada onde a câmera desliza pela casa. É dia, mas mesmo os raios de sol, que dão um toque aconchegante à cena do lar, não podem ofuscar o fato de que as faces enquadradas nos porta-retratos são também de Paul Auster e sua esposa, Siri Hustvedt. A voz do diretor, aliada às fotos de momentos de sua vida, dá um ar mais uma vez autobiográfico ao filme. Pode-se dizer, dessa forma, que o primeiro espectro a aparecer na tela não é o da musa Claire, mas sim o do próprio escritor-diretor. Auster habita a trama. Junto a ele, suas experiências de leitura também integram a história. A câmera em movimento foca sua atenção por uns momentos na estante de livros da casa, mostrando volumes com nomes de Camus e Conrad. Vê-se, ainda, uma janela cujo vidro está fechado, através da qual se pode perceber o exterior. Ela poderia ser metáfora do conceito de representação, ainda outra vez, onde cada obra é representação do mundo, porém sempre mediada, interditada, confundida. Há sempre distância entre um e outro. Assim, entre o exterior e o interior da casa, do livro, de sua mente, o escritor Martin perambula. Da estante, ele retira um volume: O Último Amor de Kafka, de Kathi Diamant. Ao lado deste, mais nomes: Thomas Mann, Lewis Carroll, Charles Dickens. É possível vê-lo em meio à natureza, como se Auster estivesse citando mais uma vez Walden (de Henry David Thoreau) e Fanshawe (de Nathaniel Hawthorne). Todos esses nomes não são apenas pano de fundo da trama. São experiências de leitura, constituindo parte da vida do escritor. Como defende Sylvia Molloy em estudo sobre autobiografias latino-americanas, lembrar-se das leituras e da maneira como outros as lembram é "uma maneira de lembrar-se de si, de ser em seu próprio texto" (2003, p. 59). É um "gesto cultural". A vida interior de Martin Frost, portanto, apresenta um escritor entre livros e pensamentos, na solidão do escritório. Isso remete, por sua vez, ao isolamento do escritor de A

8 Invenção da Solidão e de A Sala Fechada. Em todos esses casos, o processo mesmo de criação da ficção ou autoficção é encenado. E ele engendra, desde o princípio, vida e morte, invocação de espectros. A ideia mesma da história que Martin pretende escrever surge do silêncio, de seu isolamento. É como se a história tivesse vida própria e ele apenas decidisse habitá-la. A ideia é desvelada. Além dela, é invocada, então, a musa. É quando Martin começa a despertar do sono, ou seja, o momento proustiano do "entre-sono", que se percebe Claire. O foco da câmera vai-se afastando, do rosto de Martin, ainda dormindo, até um braço desconhecido que se revela parte do corpo de uma mulher nua que dorme ao seu lado. Nesse momento do desvelamento há uma comoção, os dois levantam-se assustados. Não se trata, portanto, de um nascimento, como se o espectro viesse de um nada, de um vazio. Ele antes revela-se. Está já a existir, está sempre, como diz Derrida (1994), no porvir. Há uma hostilidade inicial entre ambos, mas que vai se diluindo de encontro a encontro. Ela é um mistério, que inicia pelo nome: Claire Martin. A coincidência entre os nomes é como uma provocação, para Martin, ou uma brincadeira que o irrita. A solidão que antes dominava a casa diminui com a chegada da visita inesperada. Exatamente como descrito em A Invenção da Solidão. Permanecendo no escritório por muito tempo, o escritor pode "preenche-lo com seus pensamentos" (AUSTER, 2003, p. 62). Quando sai desse espaço, porém, é como se ele se esvaziasse novamente. Quando a escrita reinicia, o espaço mais uma vez se preenche. Esse espaço do escritório ou sala de criação sugere, para Stephen Fredman (1996), o espaço do livro. É também, no entanto, o espaço da memória, que demanda uma "luta interior", dessa vez representada pela briga entre Martin e a estudante de filosofia, que, de forma cômica ainda, tem o costume de usar camisetas com nomes de filósofos, como Berkeley, desenvolvedor de uma teoria da visão. A existência prévia e porvir do espectro, no entanto, não deixa de estar relacionada a um equilíbrio tênue entre vida e morte. Afinal, ele é invocado ou conjurado, como um espírito, apesar de poder ser diferenciado deste. Quando Martin finaliza a história que escreve, Claire morre. Sem hesitação, apaixonado, ele destrói seu trabalho e ela volta à vida. O desaparecimento das páginas resulta no reaparecimento da musa. No Livro das Ilusões (AUSTER, 2002), o trabalho de Hector Mann é queimado pela esposa, a seu pedido, quando ele morre. Além disso, a biografia que Alma, sua sobrinha, escrevia sobre Hector, também é queimada pela tia. Alma, por essa razão, suicida-se.

9 O tratamento desse precário equilíbrio entre vida e morte, entre aparecimento e desaparecimento, e entre visível e invisível repete-se em Cidade de Vidro. A narração é outra vez em terceira pessoa e o ponto de vista é de Quinn, que se passa pelo detetive Paul Auster. Quinn vai tornando-se mais e mais obsecado pela investigação em que se envolve. Isso atinge um extremo quando o objeto de sua busca parece ter simplesmente desaparecido. Quinn encontra-se, por fim, em uma sala vazia, isolado, escrevendo, apenas, em seu caderno vermelho. O que acontecerá quando acabarem as folhas no caderno?, ele pergunta. Uma possível resposta seria a de que encerra-se aí a percepção que o observador tem dos personagens. Não se sabe mais de Quinn depois do fim de seu diário. Ao dar fim ao acesso do leitor às palavras do personagem, enfatiza-se a intermediação que até aí ocorria entre eles. Impedindo-nos de saber o que afinal acontece com Quinn, entendemos que não há como saber. Só se sabe o que se mostra. O espectro sai de cena. Invocando-o, ele retorna. Em Espectros de Marx, Derrida realiza uma análise de Hamlet. Para ele, o espectro do rei morto, o pai de Hamlet, é "esta Coisa [que] olha para nós, no entanto, e vê-nos não vê-la mesmo quando ela está aí", o que chama de efeito de viseira, gerador de uma dessincronia ou dissimetria relacionada ao olhar. O efeito de viseira, objeto usado pelo fantasma, é o que nos impede de ver quem nos olha. O pai de Hamlet é, por isso, o pai apenas suposto. Da mesma forma, nas obras de Auster aqui citadas, aparece o nome do próprio autor, suas fotos, suas leituras. Assim, elas não são autobiografias tradicionais, porém aproximandose do gênero. Cria-se o efeito da proximidade entre a obra e a vida extraliterária do escritor, e um efeito de verossimilhança. Instaura-se, ainda, um jogo de leitura, em que esses dados podem ser encarados como pistas para o observador mais atento. Auster, assim como Claire e Quinn, é um espectro em sua própria obra. O espectro, nas palavras de Derrida, não se apresenta senão como aquele que poderia vir ou re-vir. Pode ser visto, por isso, como ameaça. É no momento que o espectro do pai de Hamlet ordena o juramento que este emite a sentença: the time is out of joint. O mundo, o tempo, a história está fora dos eixos. O tempo está desarticulado, demitido, desconjuntado, deslocado. A morte do pai representa a injustiça, a disjunção, o desajustamento. O espectro, por essa razão, é conjurado. E é ele que demanda juramento. Em A Invenção da Solidão essa cena de conjuração aparece justamente quando o personagem A. analisa uma foto da família (Auster), da qual a figura do avô havia sido rasgada. Aparecem apenas seus dedos. Sua imagem persiste, ainda, como rastro. Seu espectro permanece. Há uma segunda foto em que, nas palavras do narrador, o que ocorre parece ser uma reunião espírita, ou séance. A foto seria do pai, multiplicada várias vezes, como um

10 jogador de poker em torno de uma mesa. O modelo, no entanto, parece ter sido Paul Auster, outra vez. Auster multiplicado várias vezes, imitando, por sua vez, Marcel Duchamp, em seu retrato de cinco ângulos. A técnica só poderia ser a da utilização de espelhos. Reflexos e ilusões. A auto-referencialidade das obras funciona apenas pela evocação de espectros. Tratase, como anunciado, de livros da ilusão, de vidas interiores, mas também anteriores, que se realizam no jogo da leitura. Georges Didi-Huberman (2011), ao analisar o cinema de Pasolini, utiliza a metáfora dos vagalumes, esses pontos iluminados de relativa intensidade que não se iluminam para enxergar, mas antes para relacionar-se em um ato sensual ou sexual e de comunhão. Quando concluído o ato, cessa-se a luz. Haveria ainda, em nosso século, vagalumes sobreviventes de uma cultura do holofote, pequenos pontos de luz à margem que surgem e então desaparecem temporariamente na escuridão. Paul Auster parece se utilizar em parte dessa espécie de espaço entre a penumbra e a fraca luz quando emerge sua produção literário-cinematográfica de mortes e renascimentos, quando são conjurados, em outras palavras, espectros. Outra possibilidade de leitura do espectro autoral na obra é a de se tratar essa autorrepresentação como performance, como no caso da narração em off feita por Auster em A Vida Interior de Martin Frost. Paula Sibilia (2008) comenta acerca do espetáculo do "eu" no século XXI através da exposição de diários, fotos e vídeos pessoais nas redes sociais virtuais, tornando-se pública a "privacidade" de cada autor. Segundo ela, enquanto a "sociedade disciplinar" do século XIX e início do XX "cultivava rígidas separações entre o âmbito público e a esfera privada da existência, reverenciando tanto a leitura quanto a escrita silenciosa em reclusão" (p. 23), o que se vê atualmente é uma espécie de "eu mais epidérmico e flexível", que se exibe nas telas. Auster, enquanto escritor e diretor deste século, mas também do passado, está também inserido nessa sociedade do espetáculo, mas parece mesclar ainda o escritor autoexilado com um "eu" mais performativo, colando sua própria identidade heterogênea suas fotos, seu nome, sua história à sua ficção de realidades (ir)representáveis. O que surge, então, depois que se acabam as folhas no caderno de Quinn, é seu espectro. Ou talvez ele já estivesse lá, a partir do início de uma escrita, na própria origem de uma ficção. Afinal, Quinn escreve ser e não ser Paul Auster. Como tal, ele é e não é o detetive e o escritor. Ele, ou eles, são os conjurados, que desaparecem ao fim da invocação. Como espectros, veem, sem nunca ser totalmente vistos. São revelados, desvelados. Podem conectar o presente ao passado, através, por exemplo, da memória, assim como a morte a uma espécie

11 de nascimento. Indicam, por fim, um pensamento relativo à percepção, ao olhar e à própria natureza da ficção. 1 Texto original: "I'm Paul Auster. I'm not Paul Auster". BIBLIOGRAFIA AUSTER, Paul. O Caderno Vermelho. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, The Book of Illusions. New York: Faber and Faber Limited, The New York Trilogy. London: Faber and Faber Limited, DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional.Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, DE TORO, Alfonso. Meta-autobiografía' / 'Autobiografía Transversal' O La Impossibilidad De Una Historia En Primera Persona. Estudios Públicos, 107, Acessado em 08 de janeiro de Disponível em < DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos Vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, FREDMAN, Stephen. "How to Get Out of the Room That Is the Book?" Paul Auster and the Consequences of Confinement. Postmodern Culture v.6 n.3, Disponível em < Acessado em 05 de agosto de MOLLOY, Sylvia. À vista a escrita autobiográfica na América hispânica. Trad. Antônio Carlos Santos. Chapecó: Argos, SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2008 VILA-MATAS, Enrique. Bartleby e Companhia. São Paulo: Cosac Naify, Trad.: Maria Carolina de Araújo e Josely Vianna Baptista.

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

O Jogo dos Espíritos

O Jogo dos Espíritos Atenção: Este livro não é recomendado para pessoas de mente fraca ou menores de 18 anos. Use-o por sua própria conta e risco. O Jogo dos Espíritos Este é um jogo de narrativa compartilhada (também chamado

Leia mais

Para pensar o. livro de imagens. Para pensar o Livro de imagens

Para pensar o. livro de imagens. Para pensar o Livro de imagens Para pensar o livro de imagens ROTEIROS PARA LEITURA LITERÁRIA Ligia Cademartori Para pensar o Livro de imagens 1 1 Texto visual Há livros compostos predominantemente por imagens que, postas em relação,

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Simetria de Figuras Planas e Espaciais

Simetria de Figuras Planas e Espaciais Simetria de Figuras Planas e Espaciais Introdução A maioria das pessoas acreditam que a simetria está ligada mais a pensamentos sobre Arte e Natureza do que sobre Matemática. De fato, nossas ideias de

Leia mais

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Romance familiar poesia familiar

Romance familiar poesia familiar Romance familiar poesia familiar Em busca de imagens para uma apresentação, dou com a foto, feita em estúdio, de um garoto de 11 anos de idade chamado Walter Benjamin (1892-1940). Serve de ilustração a

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

emanuel dimas de melo pimenta 1 9 9 7

emanuel dimas de melo pimenta 1 9 9 7 J A N U S 1 9 9 7 também conferência em CiberFestival Lisboa Exposição Janus Lisboa, Portugal, Janus Emanuel Dimas de Melo Pimenta título: JANUS autor: Emanuel Dimas de Melo Pimenta ano: Arte, estética

Leia mais

Tutorial de fotonovela

Tutorial de fotonovela Tutorial de fotonovela Registrar um experimento em fotonovela é um pouco diferente de fazer um relato fotográfico do trabalho. Elaboramos, aqui, algumas dicas técnicas para preparar, fotografar e montar

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Charadas Charadas é um jogo relativamente famoso em alguns lugares. Pode ser jogado de forma sentação de um tema por um indivíduo ou por um grupo. jogo. Eles

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Confira as mais de 100 figuras no acervo!

Confira as mais de 100 figuras no acervo! FIGURA Nº 72 FIM DO MISTÉRIO! Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234. Fonte: Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234. Lembra-se do caso dos três homens 'desassociados'?

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO Todo cuidado é pouco quando se esta nas redes sociais. A sensação que a

Leia mais

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental Pedro Bandeira Pequeno pode tudo Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental PROJETO DE LEITURA Coordenação: Maria José Nóbrega Elaboração: Rosane Pamplona De Leitores e Asas MARIA JOSÉ NÓBREGA

Leia mais

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco.

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco. VI Encontro Nacional da Anppas 18 a 21 de setembro de 2012 Belém - PA Brasil Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Fraturas e dissonâncias das imagens no regime estético das artes

Fraturas e dissonâncias das imagens no regime estético das artes Fraturas e dissonâncias das imagens no regime estético das artes Raquel do Monte 1 RESENHA RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 1. Doutoranda em Comunicação, PPGCOM-UFPE.

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Projeção ortográfica da figura plana

Projeção ortográfica da figura plana A U L A Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar

Leia mais

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219)

Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Luz, olho humano e óculos Capítulo 12 (pág. 219) Raios de Luz - Alguns filósofos gregos pensavam que nossos olhos emitiam raios que permitiam enxergar os objetos; - Só nos é possível ver quando há luz

Leia mais

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO MEIER, Heinrich. Carl Schmitt & Leo Strauss. The Hidden Dialogue. Including Strauss s Notes on Schmitt s Concept of the Political & Three Letters from Strauss

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Cruzeiro do Sul e o Sul

Cruzeiro do Sul e o Sul Atividade de Aprendizagem 17 Cruzeiro do Sul e o Sul Eixo(s) temático(s) Terra e universo Tema Estrelas / constelações / galáxias Conteúdos Constelações / pontos cardeais Usos / objetivos Problematização

Leia mais

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER)

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER) REGÊNCIA DO ALÉM FADE IN SEQUÊNCIA # 01: CENA 01: EXT. IMAGENS DA CIDADE DE ARARAS DIA. Imagem do Obelisco da praça central da cidade, da igreja Matriz, Centro Cultural, rodoviária, Lago Municipal e cemitério.

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web

SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web Não é mais segredo para ninguém: ter um site de sua empresa na Web já se tornou obrigatório. Mas ter um site não basta. Este site deve agregar

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL 1 Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro I - Introdução O teatro, como todas as artes, está em permanente

Leia mais

A Crítica do Discurso Poético na República de Platão

A Crítica do Discurso Poético na República de Platão A Crítica do Discurso Poético na República de Platão Adriana Natrielli * Na República Platão descreve o diálogo no qual Sócrates pesquisa a natureza da justiça e da injustiça. Para isso, transferindo a

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Resenha do livro Sobre fotografia, de Susan Sontag

Resenha do livro Sobre fotografia, de Susan Sontag Resenha do livro Sobre fotografia, de Susan Sontag Este trabalho, realizado no âmbito do curso de pósgraduação em Fotografia da Universidade Cândido Mendes, tem como finalidade comentar o livro Sobre

Leia mais

edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro

edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro sumário 9 prefácio. A lição aristotélica de Poe [Pedro Süssekind] 17 A filosofia da composição

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos:

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: Elaboração de cenas e improvisação teatral de textos jornalísticos.

Leia mais

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Nosso objetivo é inaugurar um espaço virtual para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. Em seis encontros, vamos discutir sobre arte, o ensino da

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO

COMO PARTICIPAR? GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO Tutorial Inscreva sua história COMO PARTICIPAR? VEJA O TEMA TENHA UMA IDEIA GRAVE O VÍDEO EDITE O VÍDEO COLOQUE UMA TRILHA SONORA INSCREVA-SE! Tema: Inspirando histórias Premissa conceitual: Em comemoração

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Assunto: Estimativa de Aumento de Produtividade Data: 01/07/2010 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/2577 Dúvida: Existe alguma

Leia mais

FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/2008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO

FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/2008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO 1 FEUSP- SEMINÁRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA-1º semestre/008 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA BÁSICA: POSSÍVEL E NECESSÁRIO Nílson José Machado njmachad@usp.br Sempre que pensamos em grandezas que

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias

Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público O que é Relato de Experiência? Faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa

TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa Reflexão da luz TIPOS DE REFLEXÃO Regular Difusa LEIS DA REFLEXÃO RI = raio de luz incidente i normal r RR = raio de luz refletido i = ângulo de incidência (é formado entre RI e N) r = ângulo de reflexão

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais