Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ:

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ: 00.066."

Transcrição

1 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Mantenedora da Escola Especial Renascer de Lucas do Rio Verde MT CNPJ: / CNAS : /98 51 CEBAS : / D. O UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL: / UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL: UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL: 309/ 94 Lucas do Rio Verde-MT 2009

2 APRESENTAÇÃO O Projeto de Inclusão Digital foi elaborado para atender pessoas com necessidades especiais, que possuem o domínio básico de atividades de leitura e escrita. Essas podem ter concluído o Ensino Fundamental e/ou Médio como também estar frequentando as modalidades citadas, em escolas regulares. E, nessa Instituição de Ensino participam do projeto com o intuito de serem inseridos no mercado de trabalho. As ações propostas pelo projeto se desenvolvem de forma articulada, com metodologias diversas, envolvendo os ambientes de trabalho, possibilitando formas de qualificação profissional, o qual considera três etapas: Iniciação para o Trabalho; Qualificação para o Trabalho e Colocação no Trabalho. Na Iniciação par o Trabalho, Contempla-se as ações voltadas para a identificação das potencialidades dos educandos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade laboral. Com a finalidade de propiciar oportunidades de vivências que desenvolvam habilidades e interesses dos alunos para o exercício das funções profissionais. A Qualificação par o Trabalho visa à qualificação do educando para o mundo do trabalho, considerando ou não, o nível de escolaridade do aluno. Realiza-se por meio de cursos da habilitação profissional de nível básico, na instituição ou em agências formadoras da comunidade e ainda por meio de treinamento profissional na instituição ou em ambientes reais de trabalho. Tanto os programas de iniciação para o trabalho qualificação profissional priorizam o desenvolvimento de habilidades e competências relativas ao pensar, ao fazer e ao agir, relacionadas aos conhecimentos, atitudes e práticas do trabalho. Ao implementar ou implantar os programas de profissionalização é indispensável considerar as expectativas do mercado, as potencialidades, aptidões, interesses e aspirações dos alunos. A Colocação no Trabalho consiste na inserção do educando em algum tipo de atividade laborativa, primordialmente competitiva, e sempre condizente com as condições físicas, aspirações pessoais e potencial do educando, além das possibilidades existentes na comunidade. Os programas de qualificação devem contribuir para a formação e prever ações que visem à colocação da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.

3 JUSTIFICATIVA A formação profissional, nos tempos atuais assume grande importância devido às exigências profissionais. Preparar os alunos com necessidades educacionais especiais para o mercado de trabalho, tornou-se uma grande necessidade, pois a sociedade, embora de maneira ainda tímida, está aberta para acolher esses indivíduos. Considerando o momento presente, onde a inclusão social está em destaque e muitas empresas estão aderindo focos da legislação em vigência, o presente projeto propõe desenvolver as habilidades e competências na área da informática. Aprimorando competências na aplicação da aprendizagem, com relevância para a inclusão do aluno no mercado de trabalho, a partir de atividades computacionais, utilizando metodologias adaptadas às necessidades dos alunos. As empresas estipulam para a admissão de colaboradores, o domínio de algumas habilidades que são fundamentais, mesmo para as pessoas com necessidades especiais. No entanto, para treinar alunos para esse novo mercado é necessário a adoção de posturas inovadoras, tais como: Primeiro: Essa formação não significa a transmissão de informação nos moldes do ensino tradicional, mas a criação de ambientes de aprendizagem que possibilitem os alunos realizar atividades em um ambiente no qual possam entender o que fazem, participando ativamente do processo de geração do conhecimento. Segundo: A escola precisa ser vista como parte de uma cadeia produtiva e de valores na qual tanto escola como professores operam dentro dos mesmos padrões e níveis de formação para os alunos. Dessa forma o computador tem sido uma ferramenta de auxílio indispensável, tanto no processo de aprendizagem quanto na realização de atividades empresariais extremamente importantes.

4 INCLUSÃO DIGITAL OBJETIVO GERAL O objetivo geral deste projeto é qualificar profissionalmente pessoas com necessidades educacionais especiais, levando em conta as diferentes habilidades (problemas sensoriais, motores, cognitivos, neurológicos, lingüísticos, dentre outros), através do uso das tecnologias computacionais, permitindo a esses alunos participarem de forma efetiva em atividades profissionais, culturais, de lazer, obtendo uma boa resposta na interação e aprendizagem dos mesmos.

5 OBJETIVOS ESPECIFICOS Propiciar as condições necessárias para a qualificação profissional para o ingresso desses alunos no mercado de trabalho. Oferecer vivência em atividades práticas de informática no trabalho que revelarão as potencialidades e aptidões para inserção profissional da pessoa com deficiência. Estimular o aluno a pensar envolvendo conhecimentos gerais à prática de cidadania ativa. Propiciar momentos para o desenvolvimento de habilidades básicas voltada para a construção da cidadania, relacionando o saber fazer com o saber ser.

6 METODOLOGIA Através do presente projeto: Inclusão Digital, o professor realizar escolha de programas que atendam as diferenças individuais de seus alunos, orientando-os para que os mesmos possam desenvolver estratégias de aprendizagem que lhes serão úteis no diaa-dia. O aluno receberá orientações individuais, as quais buscam o desenvolvimento da autonomia, potencialidades sensoriais e cognitivas, além de respeitar as limitações e habilidades dos alunos, explorando diferentes leituras e exercícios práticos. Em princípio serão trabalhadas habilidades para desenvolver a iniciativa e autonomia, através de programas básicos que lhes oferecerão conhecimentos primordiais sobre a informática proporcionando maior segurança para tomar decisões. O computador será usado como instrumento de pesquisa e experimentação para o aprendiz.

7 CONTEÚDOS CONTEÚDOS 1º SEMESTRE Introdução ao Windows Apresentação da Área de Trabalho Usando os botões do Mouse Tipos de Menus Ajuda e Suporte Calculadora Bloco de Notas Janela Minimizar, Maximizar e Fechar Arrastar Janela Programas Tipos de Programas Salvar documentos/arquivos Imprimir Abrir Menu Executar Pesquisar Fazer Logon Painel de Controle Adicionar ou Remover Programas Data, Hora e Opções Regionais Impressoras e outros itens de Hardware Configuração do Teclado Propriedades do Vídeo Itens da Área de trabalho Meu computador Meus documentos Criar Pastas/ Excluir Arquivos e Pastas Lixeira Restaurar Arquivo Renomear Copiar/Colar Recortar/ Colar Recortar/colar Propriedades do Disco Rígido Paint Linha Retângulo, polígonos e Elipses Preencher com cor Restauração do sistema

8 CONTEÚDOS 2º SEMESTRE Iniciando o Word Criando um Novo Documento Salvando um Documento Saindo do Word Abrindo um Documento Movimentando o Cursor Selecionando uma Palavra Selecionado uma Linha Selecionando Todo o Texto Desfazendo Ações Barra de Ferramentas Formatar Fonte Formatando o Tamanho da Fonte Alinhando o Texto Alterando a Cor do texto Removendo a Cor do Texto Recuo e Espaçamento Inserido Espaços Inserindo Espaços Inserindo Figuras Redimensionando Figuras A Barra de Ferramentas Imagem Inserindo Wordart Apagando uma Imagem Correção Ortográfica Ignorando Erros Gramaticais Adicionando Palavras ao Dicionário Ortografia e Gramática Opções de Verificação Opções de AutoCorreção Formatar Maiúsculas/ Minúsculas Cabeçalho e Rodapé Visualizar a Impressão Inserindo Q uebra de Página Inserindo Quebra de Linha Inserindo Quebra de seção Exibindo a Barra de Desenho Caixa de Texto Barra de Rolagem Colunas Capitular Estilos Imprimir

9 AVALIAÇÃO Busca-se uma aprendizagem que atenda às necessidades individuais dos alunos e para tanto se observa a efetivação da auto-gestão do aprender. Os alunos devem ter criatividade, oferecer sugestões e enriquecer esta proposta com pesquisa e adquirir conhecimentos básicos de informática. A avaliação compõe-se de uma série de atividades específicas, teóricas e/ou práticas durante o ano letivo, demonstrando a aplicação dos conhecimentos adquiridos e das habilidades adquiridas durante as aulas.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BATISTA, Cristina e outros. Educação profissional e colocação no trabalho: Uma nova proposta de trabalho junto à pessoa portadora de deficiência. Brasília: Federação Nacional das Apaes BRASIL. Decreto N 3.956, de 8 de outubro de Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/Seesp, MINISTÉRIO da Educação e do Desporto. Educação profissional: Legislação Básica. 2.ed. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998.

11

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL CRONOGRAMA CEFOSPE FEVEREIRO DATA DE REALIZAÇÃO NOME DO CURSO SALA INSTRUTOR HORÁRIO 21 a 24 APERFEIÇOAMENTO PARA MOTORISTAS

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 408 - Windows XP Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows XP 1.1. O Ambiente de Trabalho... 11 1.1.1. A Barra de Tarefas...... 11 1.1.2. O Menu Iniciar... 11

Leia mais

TIeducar. Educando com TI. Tecnologia da Informação a Serviço da Educação

TIeducar. Educando com TI. Tecnologia da Informação a Serviço da Educação Educando com TI Consultoria Suporte Técnico Tecnologia da Informação a Serviço da Educação Segurança e Gestão de Redes Apoio Pedagógico Parceria Projeto Repensando o Papel da Escola à Luz das Novas Tecnologias

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7 MICROSOFT WINDOWS 7 ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares.

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares. START - WORD Respostas dos Exercícios CAPÍ TULO 1 1. Complete as frases usando as palavras do quadro: JANELA TEXTOS TÍTULO ZOOM a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos

Leia mais

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 10 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 10 - cód. 6259 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 10 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula Plano de Aula - Publisher 2010 - cód.4312 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Publisher 2010 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Publisher 2010 Aula 3 Capítulo

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 4.2. - cód. 5645-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Documentos do

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula Plano de Aula - Publisher 2013 - cód.5525 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP)

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7.1 ÍCONES Representação gráfica de um arquivo, pasta ou programa. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Alguns ícones são padrões do Windows:

Leia mais

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto Sistema Operacional Windows XP 1 Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse 4. A Área de Trabalho 5. O Menu Iniciar 6. Painel de Controle 7. Acessórios 8. Windows Explorer

Leia mais

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 2874 - Windows Vista Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows Vista 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho do Windows Vista...... 24 1.2.1. Área

Leia mais

C O L É G I O L A S A L L E

C O L É G I O L A S A L L E C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL N o 053/2010- PMPL (Regido pela Lei /2002 e pelo Decreto n.016/2005, Subsidiariamente, pela Lei 8.666/93).

PREGÃO PRESENCIAL N o 053/2010- PMPL (Regido pela Lei /2002 e pelo Decreto n.016/2005, Subsidiariamente, pela Lei 8.666/93). PREGÃO PRESENCIAL N o 053/2010- PMPL (Regido pela Lei 10.520/2002 e pelo Decreto n.016/2005, Subsidiariamente, pela Lei 8.666/93). ERRATA As empresas deverão serem estabelecidas na sede do município de

Leia mais

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra Na coluna da esquerda, fica a lista dos programas usados mais recentemente. Todos os programas - Nele você encontra os ícones de todos os programas instalados assim como as ferramentas de administração

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 7 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Windows 7 - cód.3556 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Windows 7 1.1. Windows Aero... 24 1.2. O Ambiente de Trabalho

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2013 - cód. 5279 16 Horas/Aula 1.1. Novidades da Versão 2013... 21 1.1.1. Interface Renovada... 21

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

Informática Básica (Windows, Word, Internet).

Informática Básica (Windows, Word, Internet). Av. Piauí, nº 330 Bairro dos Estados - 58.030-330 - João Pessoa PB Informática Básica (Windows, Word, Internet). Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos no sistema operacional windows, word e excel.

Leia mais

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza.

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza. Windows 7 JANELAS O sistema operacional Windows ganhou este nome por utilizar o conceito de janelas. Uma janela acessa as informações do arquivo, pasta ou programa e as exibe em um modelo padrão. As opções

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica [Escolha a data] 2 ÍNDICE CAPÍTULO 1 Introdução ao Microsoft Word 2003... 3 CAPÍTULO 2 Abrindo um Documento

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDOS PELA DICAP/DEGEP

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDOS PELA DICAP/DEGEP UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPTO. DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDOS PELA DICAP/DEGEP 1. PROGRAMA DE

Leia mais

Microsoft Word 2000 Alan Cleber Borim - -

Microsoft Word 2000 Alan Cleber Borim - - Microsoft Word 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Índice 1.0 Microsoft Word 3 1.1 Acessando o Word 3 1.2 Como sair do Word 3 1.3 Elementos da tela do Word 3 1.4

Leia mais

W o r d. Data Lógica Informática. Ambiente Real. Conhecimento de Verdade. Carga Horária (referencial): 30 horas. Pré-requisito: Windows

W o r d. Data Lógica Informática. Ambiente Real. Conhecimento de Verdade. Carga Horária (referencial): 30 horas. Pré-requisito: Windows W o r d O Word é o processador de texto mais utilizado no mundo. Projetado para ajudá-lo a criar documentos com mais eficiência e com qualidade profissional, incluindo ferramentas avançadas de edição e

Leia mais

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,.

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,. Barra de tarefas Botão Iniciar Acesso à janela de programas Programas Abertos Nomes de todos os programas que estão a ser usados e cujas janelas estão minimizadas Ícones de acesso rápido Acesso automático

Leia mais

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca Ano lectivo 2010/2011 INTRODUÇÃO Neste ano lectivo, a EB1/Pe de São Martinho a actividade de TIC irá contemplar todos os alunos

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows)

SISTEMA OPERACIONAL. 1) Multitarefa Controla mais de uma tarefa ao mesmo tempo. (Windows) SISTEMA OPERACIONAL SISTEMA OPERACIONAL Para funcionar todo o computador precisa ter um sistema operacional instalado. Ele permanece presente até que o computador seja desligado. Principais exemplos de

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSO PÚBLICO. 01. A função que NÃO é executada por nenhum dos botões de controle de janelas do Windows exibidos abaixo é:

INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSO PÚBLICO. 01. A função que NÃO é executada por nenhum dos botões de controle de janelas do Windows exibidos abaixo é: INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSO PÚBLICO 01. A função que NÃO é executada por nenhum dos botões de controle de janelas do Windows exibidos abaixo é: (A) Maximizar. (B) Minimizar. (C) Fechar. (D) Restaurar.

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Inspeção Sanitária Agenda Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Objetivo Oferecer um processo automatizado Evitar retrabalho no

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE No Painel de Controle existem diversas opções que permitem alterar as configurações do computador, periféricos e programas. Neste curso, veremos as utilizadas por usuários

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 - cód. 4049 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 - cód. 4049 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2010 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Textos Plano de Aula - Word 2010 - cód. 4049 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Word 2010... 21 1.1.1.

Leia mais

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5.

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5. GABARITO AULA 01 Exercício Nº 1 Tipo avaliação Alternativa certa. Questão O Microsoft Publisher tem a função de: Alternativas a) criar slides. b) editar apresentações. c) desenvolver publicações com aparência

Leia mais

Informática Elementar Windows XP, Excel 2003 e Word a Edição/Reimpressão 2007da Editora Alta Books Ltda.

Informática Elementar Windows XP, Excel 2003 e Word a Edição/Reimpressão 2007da Editora Alta Books Ltda. Informática Elementar Windows XP, Excel 2003 e Word 2003 2 a Edição/Reimpressão Copyright @ 2007da Editora Alta Books Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5988 de 14/12/73. Nenhuma

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Windows 7 Atalhos de Teclado para Facilidade de Acesso SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as Teclas de Filtro ALT

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Introdução á Informática Básica Roteiro Introdução Computador Conjunto

Leia mais

Microsoft Excel: Nível I (Básico)

Microsoft Excel: Nível I (Básico) Microsoft Excel: Nível I (Básico) Especificações do curso Duração do curso: 2 dias Integral 4 dias Noturno Carga horária: 16 horas Descrição do curso Este curso irá capacitar aos estudantes com as habilidades

Leia mais

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary Informática básica Microsoft Office - Excel Professor: Francisco Ary Introdução A parti desta aula iremos aprender o que é e para que serve o Microsoft Excel. O Microsoft Excel é mais um aplicativo do

Leia mais

Excel 2010 CAPÍTULO 1... CAPÍTULO

Excel 2010 CAPÍTULO 1... CAPÍTULO EXCEL 2010 INTRODUÇÃO O Microsoft Offi ce Excel 2010 é uma ferramenta poderosa que você pode usar para criar e formatar planilhas, bem como analisar e compartilhar informações para tomar decisões mais

Leia mais

-------------------- MÓDULO WINDOWS 7 1 -------------------- IPD Introdução Processamento de Dados Sumário 1.0 Computador... 04 2.0 Hardware e Software... 04-05 3.0 Dispositivo de Armazenamento... 06 2

Leia mais

Plano de Aula - Word 2007 Avançado - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2007 Avançado - cód Horas/Aula Plano de Aula - Word 2007 Avançado - cód. 3787-24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. 4º Anos

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. 4º Anos Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC 4º Anos Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 Em educação não há um único caminho, mas há com certeza um

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Plano de Aula - PowerPoint 2013 - cód. 5462 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Oficina: Editor de Texto

Oficina: Editor de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes Desvendando o Excel Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br @profbrunogomes Quem é Bruno? Professor de Sistemas de Informação do IFRN/Cang Doutor em Engenharia Elétrica

Leia mais

AEC ALE TIC. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE TIC. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC ALE TIC Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular, ALE (atividades lúdico-expressivas)

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Plano de Aula - PowerPoint 2007 - cód. 2865-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 4 Continuação do

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE

LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE LISTA DE EXERCÍCIOS WINDOWS XP CESPE CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico - Operação de Computadores Específicos 1. Para o compartilhamento de uma impressora conectada a um computador com Windows XP, é necessária

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

W i n d o w s. Data Lógica Informática. Carga Horária (referencial): 25 horas

W i n d o w s. Data Lógica Informática. Carga Horária (referencial): 25 horas W i n d o w s O é o mais famoso Sistema Operacional, mundialmente conhecido e comercializado. Este curso propõem conhecer seu ambiente multitarefa em um visual diferenciado, os principais aplicativos,

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

LibreOffice. versão 2012.2

LibreOffice. versão 2012.2 versão 2012.2 LibreOffice LibreOffice Para diagramar, vamos utilizar o editor de textos Writer, do pacote de programas LibreOffice. As instruções valem também para outras versões, como BrOffice e OpenOffice.

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 Processadores de Texto São um dos softwares aplicativos utilizados em

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Prof. Renato da Costa

Prof. Renato da Costa MENU INÍCIO Salvar Desfazer digitação Repetir digitação Colar Recortar Copiar Formatar pincel Fonte Tamanho da fonte Aumentar fonte Reduzir fonte Negrito Itálico Sublinhado Bordas Cor do realce do texto

Leia mais