RECURSOS ERGOGÊNICOS. Nutti. MSc. Elton Bicalho de Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSOS ERGOGÊNICOS. Nutti. MSc. Elton Bicalho de Souza"

Transcrição

1 RECURSOS ERGOGÊNICOS Nutti. MSc. Elton Bicalho de Souza

2 Definição Recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados visando a melhora da performance do esportista.

3 A palavra ergogênico derivada-se do grego ERGO (trabalho) e GEN (produção de), comumente definida como melhora do potencial para a produção de trabalho. Treinadores, atletas, médicos, nutricionistas e cientistas têm lançado mão de inúmeros recursos ergogênicos, objetivando o sucesso esportivo e a potencialização da performance atlética ou atenuar os mecanismos geradores de fadiga de seus atletas de alto nível.

4 O propósito é aumentar a performance pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico.

5 Classificação dos Ergogênicos Psicológicos; Farmacológicos; Fisiológicos; Mecânicos ou biomecânico; Nutricionais.

6 Ergogênicos Psicológicos Planejados para melhorar os processos psicológicos durante a prática esportiva, aumentando a força mental (Sessões de hipnose).

7 Motivação, e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física têm requerido estudo e atuação de profissionais da área, visto que o nível técnico de atletas e equipes de alto rendimento está cada vez mais equilibrado, sendo dada ênfase especial à preparação emocional, tida como o diferencial (RÚBIO, 1999).

8 Ergogênicos Farmacológicos São drogas usadas visando influenciar processos fisiológicos, com a finalidade de aumentar a potência física (esteróides anabolizantes).

9 Constituem no maior problema para a saúde, a ética e a própria legislação esportiva. Os esteróides acenam com a promessa de desempenho e corpo perfeito. Infelizmente, cada vez mais o efeito terapêutico dos anabolizantes é desvirtuado a ponto da própria concepção leiga do seu nome ser associada à um perigo iminente, o que de fato se justifica em decorrência dos abusos cometidos e dos episódios trágicos frequentemente relatados (BARROS NETO, 2001).

10

11

12

13 Ergogênicos Fisiológicos Projetados visando ampliar processos fisiológicos naturais, afim de aumentar a potência física (Infusão de sangue).

14 Incluem todo mecanismo ou adaptação fisiológica de melhorar o desempenho físico. O próprio treinamento pode ser visto como um agente ergogênico fisiológico (BARROS NETO, 2001).

15 Ergogênicos Mecânicos ou Biomecânicos Projetados para aumentar a eficiência energética e a vantagem mecânica (roupas, tênis, equipamentos).

16 Esse é um assunto que sempre gera muita discussão em qualquer competição desportiva, porque algumas vezes não são todos os atletas que tem disponibilidade do mesmo material.

17 Ergogênicos Nutricionais Possuem o propósito de influenciar os processos fisiológicos e psicológicos para aumentar a potência física e a força mental.

18 Definições importantes

19 De acordo com o MS (portaria nº 33, DOU 1998), suplementos são vitaminas e/ou minerais, isolados ou combinados entre si, desde que não ultrapassem as 100% da IDR. Acima dessa dosagem, são considerados medicamentos.

20 Já os chamados alimentos para atletas (Resolução nº 18 de 27/04/2010 / ANVISA ), são definidos como alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física a atender suas necessidades nutricionais específicas e auxiliar no desempenho do exercício.

21 Esses produtos são encontrados na forma liquida, pó, barra, gel ou cápsula.

22 Os alimentos para atletas são divididos em: Suplemento hidroeletrolítico para atletas; Suplemento energético para atletas; Suplemento protéico para atletas; Suplemento para substituição parcial de refeições de atletas; Suplemento de creatina para atletas; Suplemento de cafeína para atletas; PDCAAS (Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score): escore aminoacídico corrigido pela digestibilidade da proteína para a determinação de sua qualidade biológica

23 Suplemento hidroeletrolítico para atletas São produtos formulados a partir de concentração variada de eletrólitos (sódio e cloreto), associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição.

24 ATENÇÃO 1. A [ ] de sódio no produto pronto para consumo deve estar entre 460 e 1150 mg/l; 2. Os CHO podem constituir até 8% do produto pronto para consumo (exceto amidos e polióis), e frutose, quando adicionada, não pode ser superior a 3% do produto pronto para o consumo; 3. Pode haver adição de potássio em até 700 mg/l; 4. Pode ser adicionado de micronutrientes; 5. Não pode ser adicionado outros macronutrientes.

25

26 A osmolalidade (concentração de moléculas) deverá ser inferior a 330 mosm/kg água. Portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea via processo osmótico, usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração.

27 PRINCIPAIS REPRESENTANTES Soro caseiro; I9; Água de coco; Gatorade; SportDrink; Marathon; SportFluid; SportAde.

28 Suplementos energéticos para atletas São produtos que apresentam carboidratos em sua maior composição, com a finalidade de permitir o alcance e/ou a manutenção dos níveis apropriados de energia durante o exercício.

29 A principal causa de fadiga muscular é incompatibilidade entre a taxa de consumo de ATP nos músculos e no fornecimento de ATP pelo organismo. Quando há esforço prolongado, o metabolismo oxidativo dos carboidratos (glicose e glicogênio muscular) e os lipídios oferecem praticamente todo ATP.

30

31 ATENÇÃO 1. O produto pronto para consumo deve conter, no mínimo, 75% do valor energético total proveniente dos CHO; 2. Quantidade de CHO mínima de 15 g na porção do produto pronto para consumo; 3. Pode ser adicionado de micronutrientes; 4. Pode conter LIP e PTN intactas e ou parcialmente hidrolisadas; 5. Não pode haver adição de fibras alimentares.

32 PRINCIPAIS REPRESENTANTES Maltodextrina; Dextrose; Carbo up; Carbo gel; Sport Carbo.

33 Suplementos protéicos para atletas Apresentam predominância de PTNs, formulados com o intuito de aumentar a ingestão deste nutriente, complementar dietas hipoprotéicas ou reparo das microlesões provocadas pelo exercício.

34 ATENÇÃO 1. O produto pronto para consumo deve conter, no mínimo, 50% do valor energético total proveniente das PTN; 2. Quantidade de PTN mínima de 10 g na porção do produto pronto para consumo; 3. Pode ser adicionado de micronutrientes; 4. Não pode haver adição de fibras alimentares; 5. PDCAAS > 0,9.

35 Para o cálculo do PDCAAS: DCAAS = Aa da PTN teste Aa da PTN de referência PTN cujo PDCAAS > 1,0 é considerada de boa qualidade (FAO/WHO). Alimento Fonte PDCAAS Ovo 1,18 Leite de vaca 1,21 Carne de vaca 0,92 Soja 0,91 Trigo 0,42 Fonte: TIRAPEGUI & ROGERO, 2007.

36 PRINCIPAIS REPRESENTANTES Whey Protein; Albumina; BCAA; Aminos; Proteinato de Cálcio; R 4:1 VO2 protein bar;

37 Suplementos para substituição parcial de refeições de atletas São produtos que devem conter concentração variada de macronutrientes, destinado a complementar as refeições de atletas em situações nas quais o acesso a alimentos que compõem a alimentação habitual seja restrito;

38 ATENÇÃO 1. A quantidade de CHO deve corresponder a 50-70% do valor energético total do produto pronto para consumo ; 2. A quantidade de PTN deve corresponder a 13-20% do valor energético total do produto pronto para consumo; 3. A quantidade de LIP deve corresponder, no máximo, a 30% do valor energético total do produto pronto para consumo;

39 4. os teores de gorduras saturadas e gorduras trans não podem ultrapassar 10% e 1% do valor energético total, respectivamente; 5. Deve fornecer, no mínimo, 300 kcal por porção; 6. Pode ser adicionado de micronutrientes e fibras alimentares; 7. PDCAAS > 0,9.

40 PRINCIPAIS REPRESENTANTES Megamass; Nutrimass; Hipermass; Grandmass.

41 Suplementos de creatina para atletas Produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina; Pesquisas sugerem que a suplementação poderia resultar em um aumento de concentração de CP nas fibras tipo II (responsáveis pela contração rápida), alterações metabólicas, elevação de ATP-CP e glicogênio muscular, mais mobilização de gorduras e aumento da síntese proteica, altera o desempenho da força (aumento da dinâmica da força máxima) e, este fenômeno poderia estar relacionado ao aumento no desempenho (SILVA & BRACHT, 2001; PEDRO & AMORIM, 2008; PIRES et al, 2009; MOREIRA & ARRUDA, 2010).

42 ATENÇÃO 1. O produto pronto para consumo deve conter de 1,5 a 3 g de creatina na porção (IDR de aproximadamente 2 a 3 gramas por dia); 2. Deve-se utilizar na formulação do produto creatina monoidratada com grau de pureza mínima de 99,9%; 3. Pode ser adicionada de CHO; 4. Não pode haver adição de fibras alimentares.

43 Suplementos de cafeína para atletas Produto a base de cafeína, destinado a aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração.

44 CAFEÍNA X EXERCÍCIO FÍSICO Estimula a atividade neural e causa a vasoconstricção, pois bloqueia a ação da adenosina; Com o aumento da atividade neural, a glândula pituitária libera grandes quantidades de adrenalina, que causa uma série de efeitos no corpo humano, como taquicardia, aumento da pressão arterial, abertura dos tubos respiratórios, aumento do metabolismo e contração dos músculos, entre outros; A cafeína bloqueia a enzima fosfodiesterase, responsável pela quebra do mensageiro AMPc, então os sinais excitatórios da adrenalina persistem por muito mais tempo.

45 ATENÇÃO 1. O produto deve fornecer entre 210 e 420 mg de cafeína na porção; 2. deve ser utilizada na formulação do produto cafeína com teor mínimo de 98,5% de 1,3,7-trimetilxantina, calculada sobre a base anidra; 3. Não pode haver adição de nutrientes.

46 Segundo a Resolução 18 da ANVISA, outras substâncias podem ser autorizadas, desde que a segurança de uso, conforme RT específico, e a eficácia da finalidade de uso para atendimento das necessidades nutricionais específicas e de desempenho no exercício sejam cientificamente comprovadas.

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 18, DE 27 DE ABRIL DE 2010. Dispõe sobre alimentos para atletas.

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 18, DE 27 DE ABRIL DE 2010. Dispõe sobre alimentos para atletas. RESOLUÇÃO - RDC Nº. 18, DE 27 DE ABRIL DE 2010. Dispõe sobre alimentos para atletas. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV

Leia mais

CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE

CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE MEGA WEIGHT 50.000 WHEY PROTEIN ÔMEGA 3 ALBUMINA 100% PROTEÍNA ANIMAL VITAMINAS E MINERAIS Hipercalórico desenvolvido para pessoas magras que tenham dificuldades

Leia mais

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais.

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. Com mais de uma década de existência, e mais de 200 produtos no mercado, a MEDIERVAS teve como ponto

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes CONCEITOS BÁSICOS ESPORTISTA - Praticante de qualquer atividade física com o intuito da melhoria da saúde ou de lazer, sem se preocupar com alto rendimento. ATLETA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS EDITAL Nº 02 DE 29/04/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS EDITAL Nº 02 DE 29/04/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS EDITAL Nº 02 DE 29/04/2016 CONCURSO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA O Departamento de Educação Física

Leia mais

SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATLETAS E LEGISLAÇÃO

SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATLETAS E LEGISLAÇÃO SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATLETAS E LEGISLAÇÃO Profa Fernanda Moura Suplementos alimentares Utilizados desde a antiguidade; Atletas da Grécia utilizavam cogumelos alucinógenos, sementes de plantas,

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Tempo de Ciências. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro)

Tempo de Ciências. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro) Tempo de Ciências 8 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro) Objetivos Alimentação e nutrientes Conhecer os tipos de nutrientes e seus

Leia mais

Receitas Para Suplementa

Receitas Para Suplementa Receitas Para Suplementa Os melhores suplementos para ganhar massa não são exóticos, novos ou caros. Eles já existem há anos para quem quer ganhar massa, e são vendidos como milagrosos, únicos, cada um

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina Informações Técnicas OMELETE DE CLARAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Albumina O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa

Leia mais

SUL MINAS INGREDIENTES

SUL MINAS INGREDIENTES MINAS INGREDIENTES CATÁLOGO SUPLEMENTOS ALIMENTARES A linha NOS é produzida com matérias primas selecionadas de fabricantes internacionais qualificados e reconhecidos. Os produtos são enquadrados em uma

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY Descrição: É um alimento protéico para atletas que possui em sua formulação uma junção de proteínas de rápida absorção e time release, com acréscimo de enzimas digestivas para auxiliar na digestibilidade

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

MONSTER EXTREME BLACK Suplementos Para Atletas

MONSTER EXTREME BLACK Suplementos Para Atletas MONSTER EXTREME BLACK Suplementos Para Atletas Descrição: Objetivo: MONSTER EXTREME BLACK é um suplemento composto por diversos nutrientes essenciais para otimizar o ganho de massa muscular e energia.

Leia mais

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força.

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força. ISO WHEY É MAIS definição muscular e força. ISO WHEY é um suplemento hiperproteico desenvolvido a partir das proteínas isoladas do soro do leite (WPI) de alto valor biológico. Fornece um excelente aporte

Leia mais

Alimentação de atletas de aventura

Alimentação de atletas de aventura Alimentação de atletas de aventura A alimentação de um atleta de aventura acontece dia-a-dia e não só durante a prova. Cada etapa da dieta é responsável diretamente pela performance do atleta. E pode fazer

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Por definição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa

Por definição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa Por definição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que sua ingestão, a partir da alimentação,

Leia mais

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO MEMBRO DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS, 3215N ALIMENTAÇÃO

Leia mais

DIETA PARA ENDURANCE. Endurance é o tipo de exercício de alta intensidade por tempo prolongado.

DIETA PARA ENDURANCE. Endurance é o tipo de exercício de alta intensidade por tempo prolongado. Lídia B. Loyola DIETA PARA ENDURANCE Endurance é o tipo de exercício de alta intensidade por tempo prolongado. As diferenças estruturais de cada tipo de fibra muscular determinam que tipo de nutriente

Leia mais

FICHA TÉCNICA WHEY GEL SPEED RELEASE AGE

FICHA TÉCNICA WHEY GEL SPEED RELEASE AGE FICHA TÉCNICA WHEY GEL SPEED RELEASE AGE WHEY GEL SPEED RELEASE AGE é uma inovação baseada nos mais recentes estudos do Centro de Pesquisas da NUTRILATINA. Possui em sua composição 31% de Proteínas obtidas

Leia mais

Também observamos pessoas que creditam todo o sucesso a um determinado suplemento. Por exemplo:

Também observamos pessoas que creditam todo o sucesso a um determinado suplemento. Por exemplo: Email: nutricionista_rodolfoperes@yahoo.com.br Rodolfo Peres nutricionista esportivo CRN8-2427 Quais os melhores suplementos alimentares do mercado? Tenho certeza de que muitos se fazem esta pergunta,

Leia mais

Aula 02. Enem

Aula 02. Enem Aula 02 Enem - 2017 Enem - 2014 Suplementos são, na maioria das vezes, vitaminas, minerais e aminoácidos que completam a alimentação; importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Informações Técnicas SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Proteína de ervilha A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na

Leia mais

FICHA TÉCNICA 3 WHEY GAINERS. 25g de PROTEINAS POR DOSE WPI + WPC HIGH PROTEIN PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

FICHA TÉCNICA 3 WHEY GAINERS. 25g de PROTEINAS POR DOSE WPI + WPC HIGH PROTEIN PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO FICHA TÉCNICA 3 WHEY GAINERS 25g de PROTEINAS POR DOSE WPI + WPC HIGH PROTEIN PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO 3 WHEY GAINERS AGE combina de forma equilibrada carboidratos, proteínas de alto valor biológico,

Leia mais

Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso!

Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso! Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso! Aminoácidos ramificados são três os essenciais: leucina, isoleucina e valina, cuja função no

Leia mais

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site:

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site: CHROMIUM PICOLINATO Maça e Banana Ref.: KA341 COLLAGEN HIDROLYSATE COLLAGEN HIDROLYSATE Sabores: Uva Laranja com Acerola. Maça e Banana Ref.: KA341 EVOLUTION WHEY NO2 COLLAGEN Whey Protein é derivado do

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHA

SOPA PROTEICA DE ERVILHA SOPA PROTEICA DE ERVILHA Opção proteica INTRODUÇÃO A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR Autores: ASEVEDO, F. M.; MARIN, T. Resumo: O presente estudo teve como objetivo

Leia mais

Suplemento alimentar só pode ser indicado por médico ou nutricionista

Suplemento alimentar só pode ser indicado por médico ou nutricionista Suplemento alimentar só pode ser indicado por médico ou nutricionista Educador físico não pode fazer recomendação a alunos nas academias. Anvisa classifica produtos para atletas em seis categorias diferentes.

Leia mais

ÍNDICE. Trophic Basic. 06 Trophic 1.5. Trophic EP Trophic Fiber Trophic Bio + SABOR! Trophic Infant. Diamax Peptimax HDmax. Bemmax.

ÍNDICE. Trophic Basic. 06 Trophic 1.5. Trophic EP Trophic Fiber Trophic Bio + SABOR! Trophic Infant. Diamax Peptimax HDmax. Bemmax. GUIA NUTRICIONAL ÍNDICE Trophic Basic 06 Trophic 1.5 10 PADRÃO Trophic EP Trophic Fiber Trophic Bio + SABOR! 12 14 16 Trophic Infant 18 ESPECIALIZADA Diamax Peptimax HDmax 20 22 24 Na Prodiet, acreditamos

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

Alimentação Pré e Pós Treino

Alimentação Pré e Pós Treino Alimentação Pré e Pós Treino Aplicabilidade do Índice Glicêmico (IG) na Nutrição Esportiva Izabela Alves Gomes izabela.nut@gmail.com Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Rio de

Leia mais

CORRIDA DE BELÉM 400 ANOS.

CORRIDA DE BELÉM 400 ANOS. CORRIDA DE BELÉM 400 ANOS. A Corrida de Belém foi idealizada e organizada, inicialmente, apenas pela Prefeitura de Belém, como parte das comemorações do aniversário da Cidade. Desde 2010, o jornal O Liberal

Leia mais

Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 34/2016

Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 34/2016 Empresa: Endereço: Fundaçao Hospitalar Santa Terezinha de Erechim Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 34/2016 Fone: Cidade: Bairro: Cep: Data Abertura: 08/11/2016 09:00:00 Data Emissão: 25/10/2016

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS Antes de falar sobre os 4 melhores suplementos é importante falar sobre alguns assuntos antes.

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos síntese de glicogênio a partir da glicose Glicogenólise síntese de glicose a partir do glicogênio Lipogênese excesso de glicose convertido em gordura Prof. M.Sc. Renata Fontes

Leia mais

FICHA TÉCNICA WHEY ISO FAST 100% ISOLADA HIGH PROTEIN FAT FREE LOW SODIUM ZERO CARBOIDRATOS

FICHA TÉCNICA WHEY ISO FAST 100% ISOLADA HIGH PROTEIN FAT FREE LOW SODIUM ZERO CARBOIDRATOS FICHA TÉCNICA WHEY ISO FAST 100% ISOLADA HIGH PROTEIN FAT FREE LOW SODIUM ZERO CARBOIDRATOS WHEY ISO FAST AGE é obtido por meio de processo de microfiltragem, o que resulta em uma proteína mais pura, livre

Leia mais

NUT-A80 -NUTRIÇÃO ESPORTIVA

NUT-A80 -NUTRIÇÃO ESPORTIVA NUT-A80 -NUTRIÇÃO ESPORTIVA Ementa Nutrição na atividade física: A atividade física na promoção da saúde e na prevenção e recuperação da doença. Bases da fisiologia do exercício e do metabolismo energético

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1 Prof. Daniele Duó Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos O QUE É SAÚDE? Saúde é um estado de completo

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO

TERMO DE ADJUDICAÇÃO Processo n 1547/2016 Pregão Eletrônico nº. 04/2016 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Os itens do referido certame foi adjudicado pelo Pregoeiro Sr. Edson Carlos Pereira as empresas participantes com valores unitários

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 55/2017

Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 55/2017 Empresa: Endereço: Fundaçao Hospitalar Santa Terezinha de Erechim Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 55/2017 Fone: Cidade: Bairro: Cep: Data Abertura: 08/11/2017 09:00:00 Data Emissão: 24/10/2017

Leia mais

ÍNDICE PADRÃO ESPECIALIZADA ORAL MÓDULOS

ÍNDICE PADRÃO ESPECIALIZADA ORAL MÓDULOS GUIA NUTRICIONAL ÍNDICE NOVA EMBALAGEM PADRÃO Trophic Basic... 6 Trophic 1.5... 10 Trophic EP... 12 Trophic Fiber.... 14 Trophic Soya... 18 Trophic Infant... 20 ESPECIALIZADA Diamax... 22 Peptimax...

Leia mais

BOLO, CHOCOLATE, NEGA MALUCA

BOLO, CHOCOLATE, NEGA MALUCA BOLO, CHOCOLATE, NEGA MALUCA INGREDIENTES Descrição Qtd kcal CHO PTN GORD ALC Farinha, de trigo 30,00 g 105,41 21,94 g 3,50 g 0,41 g Açúcar, refinado 30,00 g 119,64 29,91 g Fermento em pó, químico 1,00

Leia mais

BEM-VINDO! COM A GENTE VOCÊ PODE SE SENTIR EM CASA.

BEM-VINDO! COM A GENTE VOCÊ PODE SE SENTIR EM CASA. GUIA NUTRICIONAL BEM-VINDO! COM A GENTE VOCÊ PODE SE SENTIR EM CASA. FIQUE À VONTADE PARA FALAR COM A GENTE. O Prodiet em Casa é um canal de comunicação para prescritores e pacientes tirarem todas as dúvidas

Leia mais

Legislação em Vigilância Sanitária

Legislação em Vigilância Sanitária Legislação em Vigilância Sanitária PORTARIA N º 222, DE 24 DE MARÇO DE 1998 A Secretária de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais, e considerando: a necessidade

Leia mais

FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000

FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000 FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000-27g DE PROTEÍNAS POR DOSE - 5 FONTES DE PROTEÍNAS - CARBOIDRATOS COMPLEXOS - MATRIZ PROTEICA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO - 25 VITAMINAS E MINERAIS - BAIXO TEOR DE GORDURAS MASS

Leia mais

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO MACRONUTRIENTES I INTRODUÇÃO Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 98.288 - Data 7 de agosto de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS Código NCM: 2202.99.00 Ex 03 da Tipi Mercadoria:

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT - 2016 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO disco menor, conforme [NOVIDADE] QR CODE CONFIRA O PASSO A PASSO DESTA RECEITA. RENDIMENTO

Leia mais

kcal = 3284 kj g g 41

kcal = 3284 kj g g 41 DIZERES DE ROTULAGEM HEAVY MASS SUPLEMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DAS REFEIÇÕES DE ATLETAS EM PÓ SABOR ARTIFICIAL BAUNILHA/MORANGO/CHOCOLATE Aromatizado Artificialmente Peso Líquido: 1,5 kg Fabricado

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO ABRAN EM NUTROLOGIA DO EXERCÍCIO

CURSO DE CAPACITAÇÃO ABRAN EM NUTROLOGIA DO EXERCÍCIO CURSO DE CAPACITAÇÃO ABRAN EM NUTROLOGIA DO EXERCÍCIO Prof. Dr. Milton Mizumoto MD Prof. Dr. Guilherme Giorelli MD, MSc Médico Nutrólogo pela ABRAN Especialização em Medicina do Esporte pela Sociedade

Leia mais

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein 17g DE PROTEÍNAS EM 3g DE IOGURTE COM WHEY PROTEIN SEM LACTOSE SEM ADIÇÃO DE AÇÚCARES ZERO GORDURA ALGUNS BENEFÍCIOS DO whey protein Whey protein

Leia mais

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH MASS GAINERS 4400 AGE foi desenvolvido para suprir altas demandas energéticas, fornecendo 4400 calorias ao longo do dia. Possui uma combinação

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

Sumário. Data: 17/12/2012. Nota Técnica: 02 /2013 Solicitante: Juiz de Direito da 4º Vara Cível de Pouso Alegre Numeração: 0.016.773-12.2013.8.13.

Sumário. Data: 17/12/2012. Nota Técnica: 02 /2013 Solicitante: Juiz de Direito da 4º Vara Cível de Pouso Alegre Numeração: 0.016.773-12.2013.8.13. Nota Técnica: 02 /2013 Solicitante: Juiz de Direito da 4º Vara Cível de Pouso Alegre Numeração: 0.016.773-12.2013.8.13.0525 TEMA: Uso de Dieta Diabetic Nestlé e Clexane em paciente com sequela neurológica

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO 4 RECEITA IDEAL PARA PÁSCOA! DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento ALBUMINA Proteína do ovo como suplemento INTRODUÇÃO Composto 100% natural, obtido da pasteurização e da secagem instantânea da clara de ovo, sem qualquer tipo de conservantes. A proteína é o elemento fundamental

Leia mais

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE NEW 100% ISOLADA ISO WHEY V3 AGE é a forma molecular da Proteína do Soro de Leite Isolada (WPI), obtida por meio de processo de microfiltração. Sua formulação isenta de gorduras e com baixo teor de carboidratos,

Leia mais

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água.

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. Abiogênese ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. É essencial para dissolver e transportar

Leia mais

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIO Profa. Raquel Simões Reserva de CHO Principal fonte de energia Estoques corporais 200-300g de glicogênio muscular (cerca 15 g/kg de músculo) Glicogênio i hepático

Leia mais

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Palavra-chave: Ganhar massa muscular Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Quando inicia os treinos e toma a decisão de começar uma rotina saudável que visa a melhoria do corpo, sempre

Leia mais

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a A química da Vida A Água A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições

Leia mais

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G Tablete de chocolate ao leite com castanha de caju Peso Líquido 100g Porção de 25g (3 quadrados) Valor Energético 140kcal = 588kJ 7% Carboidratos 13g 4% Proteínas 1,9g

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

Concepções alternativas

Concepções alternativas Bioquímica e Biologia olecular: Realizações e Perspectivas - QBQ2500 Concepções alternativas Bayardo B. Torres Departamento de Bioquímica - USP Suplementos proteicos itos e Verdades 1. Para um treino de

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos Definir Energia Descrever os 3 Sistemas Energéticos Descrever as diferenças em Produção de Energia Bioenergética Estuda

Leia mais

AÇAÍ FROOTY GUGA KUERTEN COM PROTEÍNAS E VITAMINA C

AÇAÍ FROOTY GUGA KUERTEN COM PROTEÍNAS E VITAMINA C 2 O AÇAÍ DO CAMPEÃO O comportamento dos brasileiros sofreu importantes mudanças nos últimos anos, influenciando de maneira direta o mercado de alimentos. Mais conectados às redes sociais, informações nutricionais

Leia mais

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD FONTES ENERGÉTICAS Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho Definição de Trabalho! Aplicação de força através de uma

Leia mais

FICHA TÉCNICA. 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS

FICHA TÉCNICA. 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE foi desenvolvido para suprir altas demandas energéticas,

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais.

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais. Descrição: É um alimento proteico à base de proteína isolada e hidrolisada do soro do leite. Fornece alta concentração de proteínas ultra-puras 92%, mantendo um amplo espectro de frações bioativas como

Leia mais

Nutrição e Fisiologia Humana

Nutrição e Fisiologia Humana Nutrição e Fisiologia Humana Definição de saúde: Organização Mundial da Saúde Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Seis Nutrientes Básicos

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Real Whey Professional 90 BRASIL - Morango Referência do Artigo : NUT00/1371170003 Pág.1 / 2 Marca Comercial : Prozis Forma de Apresentação : Pó Quantidade : 90 dose(s) : 1doseador(es) raso(s) (25 g) Ingredientes

Leia mais

Maio 2011. Mais saúde e bem estar para você e seus colaboradores. Maior produtividade para sua empresa.

Maio 2011. Mais saúde e bem estar para você e seus colaboradores. Maior produtividade para sua empresa. Maio 2011 Mais saúde e bem estar para você e seus colaboradores. Maior produtividade para sua empresa. O que comer antes e após a atividade física? Alimentação e exercício Importância da alimentação saudável

Leia mais

A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares.

A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares. A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares. A energia que precisamos para realização de processos celulares,

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

Padronização de Dietas Enterais Sistemas Fechado e Aberto ISGH Suplementos Módulos Página 1

Padronização de Dietas Enterais Sistemas Fechado e Aberto ISGH Suplementos Módulos Página 1 Padronização de Dietas Enterais Sistemas Fechado e Aberto ISGH Suplementos Módulos Página 1 ELABORAÇÃO Marcella Marinho Farmacêutica ISGH CRF/CE 3650 COLABORAÇÃO Rafaela Neres Severino Gerente Setor de

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

INSTITUCIONAL. Na SAN Nutrition o cliente é a nossa inspiração, qualidade é o nosso trabalho e o valor é o nosso objetivo final.

INSTITUCIONAL. Na SAN Nutrition o cliente é a nossa inspiração, qualidade é o nosso trabalho e o valor é o nosso objetivo final. INSTITUCIONAL Os suplementos SAN Nutrition são desenvolvidos para ajudar atletas a aumentar sua performance e desempenho desde 1996. A SAN Nutrition ganhou uma merecida reputação de excelência, por ter

Leia mais

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas.

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Confira! Muitas dietas pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos

Leia mais

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS DADOS Neste capítulo, são discutidos os resultados, através da análise dos dados obtidos e da comparação dos estudos científicos apresentados na revisão da literatura. No que respeita

Leia mais

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME banana com canela baunilha chocolate cookies & cream morango DISPONÍVEL NOS SABORES TRAZ A EXCLUSIVA COMBINAÇÃO DE WHEY PROTEIN CONCENTRADA ALIADA A RÁPIDA ABSORÇÃO DA WHEY PROTEIN HIDROLISADA EXTRAÍDA

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Ref.:SS-0001 Ref.:SS-0002 COLORAU INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção de 1g Quantidade por porção (%VD) Valor Calórico 0 kcal 0 Carboidratos 0,1g 0 Proteínas Gorduras Totais Gorduras Saturadas

Leia mais

Avaliação da adequação dos rótulos dos suplementos para substituição parcial de refeições de atletas

Avaliação da adequação dos rótulos dos suplementos para substituição parcial de refeições de atletas Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Nutrição Avaliação da adequação dos rótulos dos suplementos para substituição parcial de refeições de atletas Rayssa Fachette Monteiro

Leia mais

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G é um alimento proteico, rico em aminoácidos essenciais, obtido através da microfiltragem (CFM) do soro do leite. Este moderno processo garante o isolamento das proteínas sem desnaturação, proporcionando

Leia mais

Alimentação e suplementação pré-treino para Hipertrofia... Gorduras... pg 18. Fibras... pg 21. Os Micronutrientes... pg 22

Alimentação e suplementação pré-treino para Hipertrofia... Gorduras... pg 18. Fibras... pg 21. Os Micronutrientes... pg 22 1 Growth Suplements SUMÁRIO Alimentação e suplementação pré-treino para Hipertrofia... pg 03 Gorduras... pg 18 Fibras... pg 21 Os Micronutrientes... pg 22 Hidratação Pré-Treino... pg 26 Os nutrientes que

Leia mais

Classificação de alimentos em relação à suas informações nutricionais por meio da Análise Multivariada

Classificação de alimentos em relação à suas informações nutricionais por meio da Análise Multivariada Classificação de alimentos em relação à suas informações nutricionais por meio da Análise Multivariada Lucas Santana da Cunha 1 Sonia Maria de Stefano Piedade 2 1 Introdução A presença de informações nutricionais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais