Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010"

Transcrição

1 Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 La Copa del Mundo de Fútbol: rendimiento de los países sedes, 1930 a 2010 Soccer World Cup: performance of the home countries, 1930 to 2010 Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br Resumo O futebol é o esporte mais popular do mundo e a Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais relevantes, mas nem sempre a melhor equipe consegue vencer no campo. Existem os interesses econômicos e políticos e outros que podem beneficiar a vitória de uma seleção de futebol de um país nessa competição. O objetivo do estudo foi determinar a colocação dos países sedes de cada Copa do Mundo 1930 a Os países sedes das Copas do Mundo com tradição no futebol fizeram esse campeonato no seu país em 10 mundiais, eles tiveram boa colocação em 9 mundiais e ruim posição em 1 campeonato. Em conclusão, ser sede da Copa do Mundo de Futebol é benéfico na colocação dos países sedes do mundial com tradição no futebol. Unitermos: Futebol. Esporte. Vantagem em casa. Abstract Soccer is the most popular sport in the world and World Cup is one the most important sporting events, but not always the best team can win on the field. There are economic and political interests and others that can benefit to win of a soccer team of a country in this competition. The aim of the study was to determine the placement of the home countries of each World Cup 1930 to The home countries of the World Cup with soccer tradition made this championship in their country in 10 world championship, they had good placement in 9 world championships and bad position in 1 championship. In conclusion, the home countries of the Soccer World Cup are benefited in position because the country with soccer tradition has the best position. Keywords: Soccer. Sport. Home advantage. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 19 - Nº Junio de / 1 Introdução O futebol é o esporte mais popular do mundo 1, então, a Copa do Mundo é o evento esportivo ao lado dos Jogos Olímpicos como o mais relevante. O Brasil é o maior ganhador de Copas do Mundo, venceu 5 vezes, um dos motivos desse sucesso para Tubino 2, é que o brasileiro possui vocação para jogos esportivos coletivos com bola. Apesar da Copa do Mundo ser um dos eventos mais populares do mundo, nem sempre a melhor equipe consegue vencer no campo, existem os interesses econômicos e políticos e outros que podem beneficiar a vitória de uma seleção de futebol de um país nessa competição 3. Por exemplo, na Copa do Mundo de 1954 realizada na Suíça, a final foi entre Alemanha e Hungria, com vitória de 3 a 2 para os alemães, mas para alguns entendidos do futebol, o

2 resultado do jogo foi decidido antes da partida. O melhor jogador da Hungria e um dos melhores do mundo naquela época era Puskas, ele recebeu 1 milhão de dólares da CIA para jogar em um país capitalista e talvez, para facilitar o jogo contra a Alemanha 4. Embora no jogo final, Puskas estava com o tornozelo lesionado porque na fase de grupos os alemães usaram a violência para tirar o melhor jogador húngaro de campo (Obs.: na fase de grupos a Hungria venceu a Alemanha por 8 a 3). Outro resultado questionado em Copa do Mundo é o mundial de 1978 realizado na Argentina. O país sede da Copa vivia sob uma violenta ditadura, para o governo popularizar o regime político e distrair o povo dos problemas políticos e econômicos o ideal é que a Argentina conseguisse o título. Segundo a reportagem na Revista Placar 5, na segunda fase, caso o Peru não perdesse por mais de 3 gols para a Argentina, o Brasil estaria classificado para a final. Porém, a Argentina venceu o Peru de 6 a 0, o goleiro Quiroga do Peru, era argentino naturalizado peruano sendo o mais criticado pela imprensa mundial 6. Após essa goleada, surgiram denúncias que o a seleção de futebol do Peru facilitou o jogo para a Argentina porque a equipe foi comprada. A derrota dos brasileiros na Copa de 50 para o Uruguai é lembrada com tristeza. Mas a derrota do Brasil para a França na Copa de 1998 por 3 a 0 causa para muitos uma revolta. Existem boatos que a seleção brasileira foi comprada para perder o jogo para França ou foi o problema de saúde que Ronaldinho teve antes da decisão que afetou emocionalmente o grupo na final 7. Até hoje existem várias versões para essa derrota nesse mundial, a seleção brasileira venceu a Holanda na semifinal jogando muito bem, mas na final toda a equipe jogou muito abaixo do esperado 8. A Copa do Mundo de 2002 realizada no Japão e na Coréia do Sul é outro evento com resultados obscuros. A seleção de futebol da Coréia do Sul foi beneficiada pela arbitragem nas quartas de final ao derrotar a Espanha nos pênaltis, acontecendo a anulação de dois gols regulares dos espanhóis no tempo regulamentar 9. Também nessa Copa, o Brasil enfrentou a Bélgica nas oitavas de final, venceu por 2 a 0, mas foram os belgas que marcaram o primeiro gol, sendo marcado pelo árbitro como gol irregular, o juiz determinou que o atacante da Bélgica fez falta no zagueiro brasileiro no momento da cabeçada que originou no gol, mas isso não é detectado nas imagens do jogo que está à disposição na internet (veja em O jogo de futebol não é sempre decidido pela qualidade das equipes, no 1º jogo do Brasil versus a Croácia, na fase de grupos da Copa do Mundo de A partida estava 1 a 1, até o momento que o juiz marcou um pênalti não existente (Obs.: veja isso na internet em:

3 oscar-garantem-vitoria-de-virada), o jogo acabou 3 a 1. O segundo jogo do grupo do Brasil, entre México e Camarões, 2 gols da seleção mexicana foram anulados erroneamente por causa de impedimento inexistente (Obs.: o México é concorrente direto do Brasil para disputar o 1º lugar do grupo), mas no final da partida acabou 1 a 0 para os mexicanos (Obs.: veja isso na internet em: /mexico-camaroes/). Porém, nem tudo foi negativo nessa fase inicial da Copa do Mundo de 2014, pesquisa liderada pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis permitiu que, uma pessoa especial sem movimento nos membros inferiores, usando um exoesqueleto que foi controlado pelo cérebro, caminhou e deu um chute na bola da Copa para iniciar essa competição 10 (Obs.: veja em ou em ou em Sabendo desses casos irregulares que acontecem numa Copa do Mundo, muitas pessoas que acompanham futebol no Brasil afirmam que o país sede do Campeonato Mundial de Futebol geralmente é no mínimo semifinalista e termina no mínimo em 4º lugar, porque isso gera lucros para os organizadores do espetáculo. Qual é a colocação dos países sedes de cada Copa do Mundo? Até a data presente, não foi escrito nenhum artigo dessa natureza, então, o objetivo do estudo foi determinar a colocação dos países sedes de cada Copa do Mundo 1930 a Método Amostra e procedimentos A colocação dos países sedes foi estabelecida no site da FIFA em 12 de junho de 2014 ( Após determinar o desempenho dos países sedes os dados foram tratados pela estatística. Tratamento estatístico Os dados foram apresentados pela estatística descritiva, total e percentual.

4 Resultados A tabela 1 mostra as colocações dos países sedes de cada Copa do Mundo 1930 a Tabela 1. Desempenho dos países sedes de cada Copa do Mundo.

5 Os países sedes das Copas do Mundo tiveram boa colocação em 12 mundiais e ruim posição em 8 campeonatos. Então a diferença entre boa e ruim colocação foi mínima, correspondendo a 4 (12 8 = 4). Não existindo uma grande diferença entre o desempenho dos países sedes. A figura 1 ilustra esse achado. Figura 1. Desempenho bom e ruim dos países sedes da Copa do Mundo. Os países de tradição no futebol mundial são constituídos pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda e Espanha, que é considerada oficialmente país de tradição no futebol a partir de 1998, momento que vários craques do Brasil e do mundo foram jogar nesse país. Na Copa do Mundo de 1982 na Espanha, esse país não era referência no futebol. A tabela 2 expõe a colocação dos países sedes da Copa do Mundo que possuem tradição no futebol.

6 Tabela 2. Desempenho dos países sedes de cada Copa do Mundo com tradição no futebol. Os países sedes das Copas do Mundo com tradição no futebol fizeram esse campeonato no seu país em 10 mundiais, eles tiveram boa colocação em 9 mundiais e ruim posição em 1 campeonato. Então, ser sede da Copa do Mundo é benéfico para os países de tradição no futebol. A figura 2 ilustra as colocações dos países de tradição no futebol que foram sedes das Copas do Mundo. Figura 2. Desempenho bom e ruim dos países sedes da Copa do Mundo com tradição no futebol.

7 A figura 3 mostra todos os valores da colocação ruim e boa dos países com tradição no futebol. Figura 3. Mais detalhes sobre a colocação boa e ruim dos países sedes da Copa do Mundo com tradição no futebol. Os países sedes das Copas do Mundo sem tradição no futebol fizeram esse campeonato no seu país em 9 mundiais, eles tiveram boa colocação em 3 mundiais e ruim posição em 7 campeonatos. Então, ser sede da Copa do Mundo não é benéfico para os países sem tradição no futebol. A tabela 3 mostra esses achados. Tabela 3. Desempenho dos países sedes de cada Copa do Mundo sem tradição no futebol.

8 A figura 4 ilustra as colocações dos países sem tradição no futebol que foram sedes das Copas do Mundo. Figura 4. Colocação boa e ruim dos países sedes da Copa do Mundo sem tradição no futebol. A figura 5 mostra todos os valores da colocação ruim e boa dos países sem tradição no futebol. Figura 5. Mais detalhes sobre a colocação boa e ruim dos países sedes da Copa do Mundo sem tradição no futebol. Após os resultados dessa pesquisa, é possível identificar que ser um país sede da Copa do Mundo e ter tradição nessa modalidade pode propiciar vantagem no resultado final do mundial. Então, essa Copa do Mundo de 2014, que vem sendo realizada no Brasil (Obs.: esse artigo foi escrito em 12 e 13 de junho de 2014), pode proporcionar a esse país o 6º título mundial, caso a seleção de futebol do Brasil confirme esses achados desse estudo ou no mínimo fique em 4º lugar.

9 Em conclusão, ser sede da Copa do Mundo de Futebol é benéfico na colocação dos países sedes do mundial com tradição no futebol. Referências 1. Tubino M (2006). O que é esporte. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense. p Tubino M (1996). O esporte no Brasil. São Paulo: IBRASA. p Sigoli M, Rose Junior D (2004). A história do uso político do esporte. Rev Bras Ci Mov 12(2): Prado F (1998). O arquivo secreto da copas: 1930/54. São Paulo: Publisher. p Revista Placar (1994). 100 anos de futebol no Brasil (1097): Revista Placar (1995). 25 anos de Placar (1101): Leal J (2001). Futebol: arte e ofício. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint. p Assaf R (2002). Banho de bola. Rio de Janeiro: Relume Dumará. p BBC Brasil (2002). Coréia do Sul elimina Espanha nos pênaltis. 22 de junho de Escobar H (2014). Exoesqueleto toca na bola na abertura da Copa. Estadão. 12 de junho de 2014.

Com 28 gols marcados, o time tem o melhor ataque da competição, sendo 11 deles assinado pelo atacante Fernando (artilheiro da competição).

Com 28 gols marcados, o time tem o melhor ataque da competição, sendo 11 deles assinado pelo atacante Fernando (artilheiro da competição). O Cuiabá chegou a mais uma final de campeonato mato-grossense. Desta vez o time liderado pelo técnico Ary Marques teve muito trabalho e precisou jogar muito para vencer os jogos da primeira, segunda e

Leia mais

LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS. DO MUNDO 2 a EDIÇÃO

LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS. DO MUNDO 2 a EDIÇÃO LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS DO MUNDO 2 a EDIÇÃO n ENCICLOPÉDIA DAS COPAS 2ª EDIÇÃO S U M Á R I O Sumário Capítulo 1 1ª Copa do Mundo...1 Uruguai 1930...1 O sonho se realiza!...1 URUGUAI

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 151 AS SELEÇÕES QUE MAIS FINALIZARAM VENCERAM A PARTIDA NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL EM 2010 Rheverton Sávio de Jesus Paes 1 RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar as seleções participantes na Copa

Leia mais

Arranca hoje o Mundial de Futebol 2010 na África do Sul

Arranca hoje o Mundial de Futebol 2010 na África do Sul Arranca hoje o Mundial de Futebol 2010 na África do Sul Enviado por AB 11-Jun-2010 Portal da Ilha do Fogo Arranca hoje na África do Sul, o mundial de 2010. O campeonato mundial de futebol a ser disputado

Leia mais

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Goles y partidos de la Copa del Mundo de Fútbol, 1930 a 2010 Goals and matches in Soccer World Cup, 1930 to 2010 Mestre em Ciência da Motricidade

Leia mais

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo!

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! Rascunho Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! No ano em que a Oficina do texto comemora 10 anos, é também o ano da Copa do Mundo na África do Sul. Nessa oficina, VOCÊ

Leia mais

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Suggestion of the division of the volleyball by height categories Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson

Leia mais

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL José Cícero Moraes / UFRGS Daniel Perin / UFRGS Marcelo Francisco da Silva Cardoso Cardoso / UFRGS Alberto de Oliveira

Leia mais

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 1ª1ª Copopa Conontababililizar na Rede de Futetebobol Societyety - 2012012 1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 Esta Copa tem como o principal objetivo a melhor integração e confraternização

Leia mais

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Grande parte da população mundial está esperando impacientemente pela abertura da competição internacional que mexe com todo o planeta: a Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

REGULAMENTO DA COPA ZICO 2013

REGULAMENTO DA COPA ZICO 2013 REGULAMENTO DA COPA ZICO 2013 I - DAS FINALIDADES, ORGANIZAÇÃO E OUTROS. Art.1º - A COPA ZICO - 2013, competição de futebol de campo, de forma amadora, com regras aqui estabelecidas e, nos casos omissos,

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 67 A INCIDÊNCIA DE GOLS NA FASE CLASSIFICATÓRIA PARA A COPA DO MUNDO DE 2010 NA ÁFRICA DO SUL Taciano Cestari Barrios Santos 1 RESUMO Introdução: O futebol é o esporte coletivo mais popular do Mundo. A

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL COPA ARCO DE FUTEBOL SOCIETY ano 2016 (POR REGIÃO)

REGULAMENTO OFICIAL COPA ARCO DE FUTEBOL SOCIETY ano 2016 (POR REGIÃO) REGULAMENTO OFICIAL COPA ARCO DE FUTEBOL SOCIETY ano 2016 (POR REGIÃO) 01 DA FINALIDADE 1.1. A COPA ARCO DE FUTEBOL SOCIETY 2016 (por Região), tem como finalidade principal, promover a integração dos funcionários

Leia mais

Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as Regras. 2Tm 2,5 REGULAMENTO

Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as Regras. 2Tm 2,5 REGULAMENTO REGULAMENTO Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as Regras. 2Tm 2,5 Art. 1º A Copa Shalom Ronaldo Pereira é uma competição realizada pela Comunidade Católica Shalom, que visa o entretenimento

Leia mais

COPA DISTRITAL DE FUTEBOL TAUAENSE

COPA DISTRITAL DE FUTEBOL TAUAENSE COPA DISTRITAL DE FUTEBOL TAUAENSE LIGA TAUAENSE DE DESPORTO REGULAMENTO GERAL I - DA ORGANIZAÇÃO ART. 1º - A Copa Distrital de Futebol Tauaense será dirigida e organizada pela Secretaria de Juventude

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Habilidades:

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 185 A EXPULSÃO DE UM JOGADOR INFLUENCIA NO RESULTADO DE UMA PARTIDA DE COPA DO MUNDO? Arnoldo Luis Bergmann 1, Nilton Sant Ana RESUMO O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência nos resultados

Leia mais

CAMPEONATO ARGENTINO DOS PELADEIROS DA AABB 2017

CAMPEONATO ARGENTINO DOS PELADEIROS DA AABB 2017 CAMPEONATO ARGENTINO DOS PELADEIROS DA AABB 2017 REGULAMENTO 1.A inscrição será realizada através do site www.aabbportoalegre.com.br (Banner eventos esportivos) até data estipulada pela comissão de organização

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 117 A POSSE DE BOLA COMO FATOR DETERMINANTE PARA A VITÓRIA NA COPA DO MUNDO DE 2010 NA ÁFRICA DO SUL Mário Alexandre Pires Machado 1 RESUMO O objetivo deste presente estudo foi analisar os 64 jogos da

Leia mais

4. No caso em que seja necessário apontar um vencedor e no tempo regulamentar o jogo terminar empatado será aplicado o seguinte:

4. No caso em que seja necessário apontar um vencedor e no tempo regulamentar o jogo terminar empatado será aplicado o seguinte: Regulamento Técnico de Futsal 1. A competição será disputada na categoria masculina acima de 16 anos e feminina acima de 14 anos. Será permitida a inscrição de 6 atletas no mínimo e no máximo 8. 2. A competição

Leia mais

PANELINHAS XXVI Campeonato Interno de Futebol de Base.

PANELINHAS XXVI Campeonato Interno de Futebol de Base. PANELINHAS 2018 XXVI Campeonato Interno de Futebol de Base. I Objetivos: - Desenvolver o interesse do associado pela prática do futebol. - Promover o entretenimento e a sociabilização através do futebol.

Leia mais

REGULAMENTO 1. Parágrafo Único Dos 18 atletas inscritos no Interbancário apenas 15 poderão ser inscritos na súmula no dia de cada.

REGULAMENTO 1. Parágrafo Único Dos 18 atletas inscritos no Interbancário apenas 15 poderão ser inscritos na súmula no dia de cada. REGULAMENTO 1 01. O VIII Campeonato Interbancários de FUTSAL 2016 tem como objetivo a integração e entretenimento entre os funcionários das diversas unidades bancárias no Pará e será realizado a partir

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol. ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol. ISSN versão eletrônica 129 O MOMENTO DO GOL NA COPA DO MUNDO DE FUTSAL DE 2004 Antonio Coppi Navarro 1,2, Julio Sergio Costa 1 RESUMO Objetivo é quantificar os momentos de maiores incidências de gols durante a Copa do Mundo

Leia mais

XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016

XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016 XIV COPA SMEL DE FUTSAL 2016 Regulamento Geral XIV COPA SMEL DE FUTSAL CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º - A XIV COPA SMEL DE FUTSAL tem por objetivo principal o congraçamento geral dos participantes

Leia mais

Troféu Guarulhos de Futsal Municipal 2016 Menores 1º Semestre.

Troféu Guarulhos de Futsal Municipal 2016 Menores 1º Semestre. Troféu Guarulhos de Futsal Municipal 2016 Menores 1º Semestre. Título I Das Disposições Gerais A) Será obrigatório, de acordo com as Regras do Futsal, o uso de caneleiras para todos os atletas. B) Não

Leia mais

COPA DO MUNDO DE VIDEOGAME (FIFA 18) REGULAMENTO

COPA DO MUNDO DE VIDEOGAME (FIFA 18) REGULAMENTO COPA DO MUNDO DE VIDEOGAME (FIFA 18) REGULAMENTO 1-DO OBJETO Trata-se de evento promovido pela AABB-SP e organizado pela DC BEST GAMES e que tem como principal objetivo, entretenimento e o estímulo à prática

Leia mais

I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO

I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO DE 16/07(Abertura -Torneio Início) á 26/08/2016 EVENTO OFICIAL HOMENAGEM A 117 ANOS DE CAMPO GRANDE LOCAL: PRAÇA ESPORTIVA ELIAS GADIA APOIO: 1 DIVISÃO

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 8 COPA DO MUNDO DE 214: DADOS ESTATÍSTICOS DAS QUATRO MELHORES EQUIPES Nelson Kautzner Marques Junior 1 RESUMO O objetivo do estudo foi apresentar a estatística das quatro melhores seleções da Copa do

Leia mais

REGULAMENTO GERAL COPA KAGIVA DE FUTEBOL EDUCACIONAL - 2016

REGULAMENTO GERAL COPA KAGIVA DE FUTEBOL EDUCACIONAL - 2016 REGULAMENTO GERAL COPA KAGIVA DE FUTEBOL EDUCACIONAL - 2016 Associação Brasileira do Desporto Educacional ABRADE - 2016 SUMÁRIO REGULAMENTO GERAL... 2 TÍTULO I DOS OBJETIVOS... 2 TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

CAMPEONATO DOS BANCÁRIOS 2010 SINDICATOS DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

CAMPEONATO DOS BANCÁRIOS 2010 SINDICATOS DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER CAMPEONATO DOS BANCÁRIOS 2010 SINDICATOS DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER As presentes normas e exceções foram deliberadas e votadas pela Comissão Organizadora, tendo

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 16 ANÁLISE DO TEMPO DE POSSE DE BOLA E A SUA INFLUÊNCIA NO RESULTADO DOS JOGOS DO CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTSAL Rafael Acosta Caetano 1 Rogério Cunha Voser 2 José Cícero Moraes 2 Marcelo Silva Cardoso 2

Leia mais

Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL. Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN

Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL. Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN Autores Jeferson Tafarel Pereira do Rêgo Nickson Barbosa Marinho Péricles Roberto Silva Rodrigues Orientador: João

Leia mais

FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS

FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS História O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los

Leia mais

REGULAMENTO GERAL I- ORGANIZAÇÃO

REGULAMENTO GERAL I- ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO GERAL I- ORGANIZAÇÃO Artigo 1 - Os jogos do CAMPEONATO ABERTO serão promovidos, dirigidos e organizados pelo Departamento de Esportes, do Centro Esportivo Multi Esporte. A inscrição do campeonato

Leia mais

Programação Futsal Máster - JOGOS DO SESI 2016

Programação Futsal Máster - JOGOS DO SESI 2016 Programação Futsal Máster - JOGOS DO SESI 2016 - A identificação do atleta deverá ser apresentada antes do início de cada jogo: CTPS ou Carteira do SESI dentro da validade. - Cada equipe deve apresentar

Leia mais

GRUPO N-1 GRUPO N-2 1- Cabeça de Chave 1- Cabeça de Chave. 2- Cabeça de Chave 2- Cabeça de Chave

GRUPO N-1 GRUPO N-2 1- Cabeça de Chave 1- Cabeça de Chave. 2- Cabeça de Chave 2- Cabeça de Chave 17ª COPA KAISER DE FUTEBOL AMADOR/2014 FORMAÇÃO DOS GRUPOS FASE A ZONA NORTE 32 times divididos em 8 grupos de 4. Classifica-se para a Fase B o campeão de cada grupo. GRUPO N-1 GRUPO N-2 GRUPO N-3 GRUPO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Aula 25/08

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Aula 25/08 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC FACULDADE UNIPAC DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, LETRAS E SAÚDE DE UBERLÂNDIA. Rua Tiradentes, nº. 66 Centro Uberlândia/MG - Telefax: (34) 3291-2100

Leia mais

1ª COPA SESC/CO-OP DE FUTEBOL VIRTUAL FIFA 19 REGULAMENTO GERAL. Realização:

1ª COPA SESC/CO-OP DE FUTEBOL VIRTUAL FIFA 19 REGULAMENTO GERAL. Realização: 1ª COPA SESC/CO-OP DE FUTEBOL VIRTUAL FIFA 19 REGULAMENTO GERAL Realização: 1 DEFINIÇÃO 1. Esta é uma competição realizada pelo SESC Lajeado e pela Co-op Tecnologia. 1.1 O torneio tem abrangência regional.

Leia mais

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA COPA DE FUTEBOL CIDADE DE SÃO BERNARDO 2015

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA COPA DE FUTEBOL CIDADE DE SÃO BERNARDO 2015 ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA COPA DE FUTEBOL CIDADE DE SÃO BERNARDO 2015 A PARTIR DO DIA 06/07/2015 ATÉ 14/07/2015. HORÁRIO DE ATENDIMENTO DAS 08H00 ÁS 12H00 E das 13H30 ás 17H00. REGULAMENTO Da Organização

Leia mais

PANELINHAS XXIV Campeonato Interno de Futebol de Base.

PANELINHAS XXIV Campeonato Interno de Futebol de Base. PANELINHAS 2016 XXIV Campeonato Interno de Futebol de Base. I Objetivos: - Desenvolver o interesse do associado pela prática do futebol. - Promover o entretenimento e a sociabilização através do futebol.

Leia mais

REGULAMENTO 4ª COPA TIM DE FUTEBOL MORRO GRANDE

REGULAMENTO 4ª COPA TIM DE FUTEBOL MORRO GRANDE REGULAMENTO 4ª COPA TIM DE FUTEBOL MORRO GRANDE A 4ª COPA TIM de Futebol de Campo é uma iniciativa do ESPORTE CLUBE CACHOEIRA DA GRAÇA, tendo total apoio da LIGA de Futebol de Cotia, visando promover o

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2.010 COPA DO MUNDO

REGULAMENTO CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2.010 COPA DO MUNDO REGULAMENTO CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2.010 COPA DO MUNDO A CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2010 COPA DO MUNDO, tem por finalidade congregar e ampliar o Futebol Society, meio de confraternização e lazer,

Leia mais

Campeonato Municipal de Futebol Amador. Início dia 06 de Outubro de 2013 REGULAMENTO GERAL

Campeonato Municipal de Futebol Amador. Início dia 06 de Outubro de 2013 REGULAMENTO GERAL I DOS OBJETIVOS Campeonato Municipal de Futebol Amador Início dia 06 de Outubro de 2013 REGULAMENTO GERAL Art. 1º - O Campeonato Municipal de Futebol tem como objetivo desenvolver e estimular a prática

Leia mais

OLITA REGULAMENTO GERAL

OLITA REGULAMENTO GERAL OLITA REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS INTERNAS DO ITAMIRIM De 6 de Novembro a 02 de Dezembro / 2011 AGENDA DATA HORA EVENTO LOCAL 22 de agosto Início da divulgação do evento e Regulamento Geral Itamirim 3

Leia mais

REGULAMENTO 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY REGULAMENTO 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY Pelo presente regulamento, fica instituído a 7ª COPA TELEPERFORMANCE FUTEBOL SOCIETY. A 7ª COPA TELEPERFORMANCE DE FUTEBOL SOCIETY, visa desenvolver

Leia mais

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º. O torneio de Futebol de Campo será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol

Revista Brasileira de Futsal e Futebol Revista Brasileira de Futsal e Futebol 116 O NÚMERO DE FALTAS NÃO TEVE INFLUÊNCIA NO RESULTADO DO MUNDIAL DE FUTSAL DE 2008 Paulo Henrique Pereira Guimarães 1, Ryuler José Pereira Neves 1, Eduardo Rodrigues

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Futebol de Salão - Futsal Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída por doze

Leia mais

FUTEBOL DE RUA REPORT 2015

FUTEBOL DE RUA REPORT 2015 FUTEBOL DE RUA REPORT 2015 EDIÇÃO 2015 Em ano de 12ª edição do Projecto Futebol de Rua a avaliação não poderia ser mais positiva, o reconhecimento da importância deste projecto por todos os seus stakeholders

Leia mais

SUB 09, 11, 13 REGULAMENTO CAPÍTULO I - DA FORMA DE DISPUTA

SUB 09, 11, 13 REGULAMENTO CAPÍTULO I - DA FORMA DE DISPUTA CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 7 DE CATEGORIAS DE BASE 2018 SUB 09, 11, 13 REGULAMENTO CAPÍTULO I - DA FORMA DE DISPUTA Art. 1º - O CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 7 DE BASE nas Categorias Sub 09, 11

Leia mais

10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019

10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019 10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019 REGULAMENTO 1 01. O 10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019 tem como objetivo a integração e entretenimento entre os funcionários das diversas unidades

Leia mais

Copa do Mundo de 2014: Cobrindo o Futebol Arte

Copa do Mundo de 2014: Cobrindo o Futebol Arte Copa do Mundo de 2014: Cobrindo o Futebol Arte sntv.com Copa do Mundo de 2014. Sua marca. Seu público. Nosso conteúdo. 18anos de experiência de fãs do esporte na Copa do 715milhões Mundo 20equipes 24 Acesso

Leia mais

REGULAMENTO 5ª COPA TIM DE FUTEBOL CACHOEIRA DA GRAÇA

REGULAMENTO 5ª COPA TIM DE FUTEBOL CACHOEIRA DA GRAÇA REGULAMENTO 5ª COPA TIM DE FUTEBOL CACHOEIRA DA GRAÇA A 5ª COPA TIM de Futebol de Campo é uma iniciativa do ESPORTE CLUBE CACHOEIRA DA GRAÇA, tendo total apoio da LIGA de Futebol de Cotia, visando promover

Leia mais

i a do Rev stinh apresenta: 2006

i a do Rev stinh apresenta: 2006 apresenta: Revistinh a do 2006 Teste seus conhecimentos sobre a história da Copa do Mundo! 1 - Quando foi realizada a primeira Copa do Mundo? vermelho e amarelo? A) em 1928 A) Na Copa do Uruguai, em 1930

Leia mais

REGRAS DO CAMPEONATO

REGRAS DO CAMPEONATO REGRAS DO CAMPEONATO 1) O campeonato será constituído de fase eliminatória e fase final. Apenas quatro times da fase eliminatória passarão para as finais. 2) Serão dois tempos de 5 minutos cada, com intervalo

Leia mais

Para esta fase inicial, o vencedor será contemplado com uma viagem para conhecer os Estados Unidos da América.

Para esta fase inicial, o vencedor será contemplado com uma viagem para conhecer os Estados Unidos da América. Primeiro Campeonato Paulista Interescolar de FIFA 2018 A cidade de São Paulo vai receber a primeira edição de um campeonato interligando as principais escolas do município. É o Campeonato Paulista Interescolar

Leia mais

COPA WIGAND REGULAMENTO

COPA WIGAND REGULAMENTO COPA WIGAND REGULAMENTO INTRODUÇÃO Com o intuito de organizar e disciplinar a realização das competições esportivas, organizadas e desenvolvidas no Esporte Clube Santo André, pôr determinação da atual

Leia mais

LIGA DE FUTEBOL AMADOR DE DIADEMA

LIGA DE FUTEBOL AMADOR DE DIADEMA REGULAMENTO TEMPORADA 2014/2015 7ª COPA PAULO LEITE DE NÃO FILIADOS DE DIADEMA 2014/2015 Grupo A Grupo B A1 ZICA PURA B1 MALHADÃO A2 V.NOVA CONCEIÇÃO B2 REAL BUXIXO A3 LEÕES DE JUDAH B3 ÁGUIA AZUL A4 RENEGADOS

Leia mais

História do Futsal no Brasil

História do Futsal no Brasil História do Futsal no Brasil O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL RUGBY

CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL RUGBY CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL RUGBY Informações e inscrições: Kallel Brandão (11)97118-3872 kallel@fupe.com.br www.fupe.com.br www.juesp.com.br INFORMAÇÕES BÁSICAS Local: CEPEUSP

Leia mais

GAZETA DE LIMEIRA 20 A. EDIÇÃO COPA GAZETA DE FUTEBOL SUB 11 I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

GAZETA DE LIMEIRA 20 A. EDIÇÃO COPA GAZETA DE FUTEBOL SUB 11 I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES GAZETA DE LIMEIRA 20 A. EDIÇÃO COPA GAZETA DE FUTEBOL SUB 11 I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regulamento é em conjunto das disposições preliminares que regem a 20 A. EDIÇÃO COPA GAZETA

Leia mais

Em um dos jogos que fecharam a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians

Em um dos jogos que fecharam a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians Corinthians 1 x 0 Grêmio: Guerrero marca e Corinthians fica próximo da Libertadores Atacante peruano volta a ser decisivo, garante a vitória do alvinegro paulista e coloca o Corinthians muito próximo da

Leia mais

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7 Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7.P - 1 01 - local da competição: Parque Esportivo Toque de Bola: Avenida Recreio, 1078 Lagoa Redonda. 02 - atletas: Funcionários nas Empresas da Categoria

Leia mais

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 INFANTIL REGULAMENTO: A Sub-diretoria de Futsal Infantil de Esportes do Jaraguá Clube Campestre realizará, no período de 30/08 a 14/11/2015.

Leia mais

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

1º Amistoso 2º Amistoso 3º Amistoso Cruzeiro 3 x 0 Cuiabá América/MG 0 x 0 Cuiabá Nacional/MG 2 x 0 Cuiabá

1º Amistoso 2º Amistoso 3º Amistoso Cruzeiro 3 x 0 Cuiabá América/MG 0 x 0 Cuiabá Nacional/MG 2 x 0 Cuiabá Neste ano de 2011, ano em que o Cuiabá Esporte Clube está completando 10 anos de existência (em dezembro) e o time segue com o trabalho para conseguir conquistar seus objetivos nesta temporada, que já

Leia mais

Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas.

Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas. Autêntica joia tricolor, Kaká foi lapidado desde criança pelas categorias de base do clube para ser uma verdadeira potência entre os atletas. Bom caráter, inteligente, forte, ágil, veloz. Poucas são as

Leia mais

COPA RURAL DE FUTEBOL AMADOR DE CIPÓ 2016 1

COPA RURAL DE FUTEBOL AMADOR DE CIPÓ 2016 1 COPA RURAL DE FUTEBOL AMADOR DE CIPÓ 2016 1 I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL Art. 1º - COPA RURAL DE FUTEBOL AMADOR CIPOENSE EDIÇÃO 2016, será promovido e organizado pela Liga Cipoense

Leia mais

RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO

RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO PROJETO INICIAL Em 8 de maio de 2014, a 10 Sports e o publicitário Tertuliano Pinheiro começaram um trabalho na Sociedade Esportiva do Gama. O

Leia mais

REGULAMENTO DA 15ª COPA RURAL DE FUTSAL (SUPER LIGA REGIONAL DE FUTSAL 2016)

REGULAMENTO DA 15ª COPA RURAL DE FUTSAL (SUPER LIGA REGIONAL DE FUTSAL 2016) REGULAMENTO REGULAMENTO DA 15ª COPA RURAL DE FUTSAL (SUPER LIGA REGIONAL DE FUTSAL 2016) DA PRIMEIRA FASE Art.1º A 15ª Copa Rural de Futsal, realizada pelo Departamento de Esportes da Rádio Rural de Guarabira,

Leia mais

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2013 FUTEBOL COPA MASTER CAPÍTULO I

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2013 FUTEBOL COPA MASTER CAPÍTULO I REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2013 FUTEBOL COPA MASTER CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - A Temporada dos Campeões 2013 tem por finalidade promover a integração dos colaboradores das empresas FIAT

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA 30 ANOS

REGULAMENTO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA 30 ANOS REGULAMENTO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA 30 ANOS - 2017. O Campeonato Society Categoria 30 anos 2017 organizado e dirigido pelo Departamento de Esportes com anuência da DIRETORIA, na conformidade

Leia mais

REGULAMENTO COPA HILPRO PLAYBEAUTIFUL FIFA 16 Fortaleza, 05 de Junho de 2015

REGULAMENTO COPA HILPRO PLAYBEAUTIFUL FIFA 16 Fortaleza, 05 de Junho de 2015 REGULAMENTO COPA HILPRO PLAYBEAUTIFUL FIFA 16 Fortaleza, 05 de Junho de 2015 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1. A COPA HILPRO PLAYBEAUTIFUL FIFA 16 uma competição de vídeo games de abrangência interna, promovida

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês

Leia mais

Regulamento DA 2º COPA SINDGEL 2016 FUTEBOL DE 7

Regulamento DA 2º COPA SINDGEL 2016 FUTEBOL DE 7 Regulamento DA 2º COPA SINDGEL 2016 FUTEBOL DE 7.P - 1 01 - local da competição: Parque Esportivo Alpendre da Vila: Rua Armando Monteiro, 555 - Vila União. 02 - atletas: Funcionários nas Empresas da Categoria

Leia mais

2ª COPA 9 DE FUTSAL MENORES 2017 REGULAMENTO

2ª COPA 9 DE FUTSAL MENORES 2017 REGULAMENTO 2ª COPA 9 DE FUTSAL MENORES 2017 REGULAMENTO Capítulo I DOS OBJETIVOS Art. 1º A Diretoria de Esportes do Clube 9 de Julho através da Coordenadoria de Futsal, promovem a 2ª Copa Clube 9 de Futsal Menores

Leia mais

FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Sub 19 de 2017

FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Sub 19 de 2017 FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Sub 19 de 2017 Da Denominação e Participação Art. 1 - O Campeonato Estadual

Leia mais

2 COPA DA LIGA NORTE FUTEBOL DE BASE.

2 COPA DA LIGA NORTE FUTEBOL DE BASE. 2 COPA DA LIGA NORTE FUTEBOL DE BASE. Artigo 1 - A 2 Copa da Liga Norte Futebol de Base é organizado e dirigida pela Comissão da Liga Norte, tem com finalidade promover o intercambio e a integração entre

Leia mais

CASE CUP FIFA19 SÃO PAULO 2018 REGULAMENTO OFICIAL.

CASE CUP FIFA19 SÃO PAULO 2018 REGULAMENTO OFICIAL. REGULAMENTO OFICIAL Sumário CAPÍTULO I DA FORMA DE DISPUTA... 3 CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES DE JOGADORES... 5 CAPÍTULO III DA CONTAGEM DOS PONTOS... 6 CAPÍTULO IV - DAS PARTIDAS... 6 CAPÍTULO VI DA PREMIAÇÃO...

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 27 ANÁLISE DOS GOLS EM JOGOS DE FUTSAL SUB-17 NO CAMPEONATO ESTADUAL DE SÃO PAULO 2012 Jussiê de Melo de Campos 1,2 RESUMO Introdução: Atualmente o futsal é um jogo imprevisível por definição e são várias

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º - O Campeonato de Futebol será regido pelas regras oficiais estabelecidas pela FIFA, em vigor, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º - Modalidade

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO SUPERCOPA 2013

REGULAMENTO ESPECÍFICO SUPERCOPA 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO SUPERCOPA 2013 I - DAS FINALIDADES Art. 1 - SUPERCOPA, é uma competição promovida pela Liga de Futebol 7 Society de Niterói (LF7) sob chancela da Federação de Futebol 7 do Estado

Leia mais

REGRAS OFICIAIS COPA FLORIPA BRASIL

REGRAS OFICIAIS COPA FLORIPA BRASIL REGRAS OFICIAIS 1 I ATLETAS NA CONDIÇÃO DE EXCEÇÃO Parágrafo Único: Será permitida a inscrição de até 03 atletas com um ano acima da categoria em disputa de futebol de campo, 02 (dois) atletas na modalidade

Leia mais

10ª COPA INTERVALO ENSINO FUNDAMENTAL II e 3ª COPA INTERVALO ENSINO FUNDAMENTAL I COLÉGIO RENOVAÇÃO INDAIATUBA

10ª COPA INTERVALO ENSINO FUNDAMENTAL II e 3ª COPA INTERVALO ENSINO FUNDAMENTAL I COLÉGIO RENOVAÇÃO INDAIATUBA 10ª COPA INTERVALO ENSINO FUNDAMENTAL II e 3ª COPA INTERVALO ENSINO FUNDAMENTAL I COLÉGIO RENOVAÇÃO INDAIATUBA - 2018 REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO 10ª Copa Intervalo Ensino Fundamental II e 3ª Copa Intervalo

Leia mais

Inteligência Artificial Aplicada a Robôs Reais

Inteligência Artificial Aplicada a Robôs Reais Inteligência Artificial Aplicada a Robôs Reais Prof. Dr. Eduardo Simões Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP Cópias das Transparências: http://www.icmc.usp.br/~simoes/seminars/semi.html

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 42 ANÁLISE DOS GOLS DE EQUIPES DA CATEGORIA SUB-15 EM PARTIDAS DE UM TORNEIO REGIONAL DE FUTSAL Augusto Luís da Silva Araújo 1 Nicolas Lawall Moreira 1 Helder Barra de Moura 2 Vinicius de Oliveira Damasceno

Leia mais

C.C.R.E.7 DE SETEMBRO

C.C.R.E.7 DE SETEMBRO C.C.R.E.7 DE SETEMBRO 5º CAMPEONATO CLUBE 7 DE FUTEBOL SUÍÇO TROFÉU RESULTADO CONGRESSO TÉCNICO Após congresso técnico realizado na sede campestre do Clube 7 de Setembro com representantes das equipes

Leia mais

22 a 25 de OUTUBRO REGULAMENTO PRAÇA DO PAPA VITÓRIA - ES

22 a 25 de OUTUBRO REGULAMENTO PRAÇA DO PAPA VITÓRIA - ES 22 a 25 de OUTUBRO REGULAMENTO PRAÇA DO PAPA VITÓRIA - ES REGULAMENTO DA I COPA ESPIRITO SANTO DE FUTEBOL 7 FEMININO/ 2013 CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1º - O presente Campeonato será promovido e dirigido

Leia mais

O milagre de Berna (ou a maior zebra da história das Copas do Mundo)

O milagre de Berna (ou a maior zebra da história das Copas do Mundo) Nome: Nº: Turma: História 3º º ano O milagre de Berna Benê fev/0 /08 O milagre de Berna (ou a maior zebra da história das Copas do Mundo) Façam o impossível, mas vençam os húngaros (Frase de João Lyra,

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O campeonato de futebol soçaite será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, pelo que dispuser o presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO. 3. A arbitragem será contratada pelo Sindicato e não caberá veto das equipes.

REGULAMENTO. 3. A arbitragem será contratada pelo Sindicato e não caberá veto das equipes. CAMPEONATO DE FUTEBOL SETE REGULAMENTO 1. O Campeonato de Futebol Sete será organizado pelo Sindicato dos Servidores Municipais SINDISERV - com o objetivo de proporcionar aos seus associados momentos de

Leia mais

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos

XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO Tabela de Jogos XVIII COPA DE FUTEBOL - 3º MILÊNIO 2018 Tabela de Jogos GRUPO I (17-39) GRUPO II (40-49) GRUPO III (Ac. 50) Argentina Bélgica Alemanha Austrália Brasil Colômbia Espanha Inglaterra Costa Rica França Islândia

Leia mais

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS CONCEITO É um jogo que é realizado antes da atividade principal. As modalidades desportivas como voleibol, futsal, basquete e handebol podem ser adaptadas modificando as suas regras,números

Leia mais

AO VIVO Assistir Brasil x México ao vivo online

AO VIVO Assistir Brasil x México ao vivo online AO VIVO Assistir Brasil x México ao vivo online https://tinyurl.com/ybm3avcq Brasil x México ao vivo o jogo da seleção pelas oitavas de final da EL PAÍS Brasil1 Brasil x México se enfrentam nesta segundafeira

Leia mais

Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015

Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015 Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015 01- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 02- CERIMONIAL DE ABERTURA 03- PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO DAS EQUIPES 04- INSCRIÇÃO DE ATLETAS

Leia mais

REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018

REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018 REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018 O futebol 7 respeita ao máximo às regras da FIFA para futebol 11, contudo, existem algumas diferenças que dependem das adaptações feitas para esta modalidade

Leia mais

AO VIVO ONLINE Brasil x Paraguai Ao Vivo Online Quinta-Feira Grátis TV Copa América 27/06/2019

AO VIVO ONLINE Brasil x Paraguai Ao Vivo Online Quinta-Feira Grátis TV Copa América 27/06/2019 AO VIVO ONLINE Brasil x Paraguai Ao Vivo Online Quinta-Feira Grátis TV Copa América 27/06/2019 IM-LIVE>>> https://copa-america-2019-broadcasting-tv.blogspot.com/2019/06/brtv.html Assistir Brasil x Paraguai

Leia mais

2º Campeoanto SINTTEL de Futebol de 8

2º Campeoanto SINTTEL de Futebol de 8 2º Campeoanto SINTTEL de Futebol de 8 REGULAMENTO 02 de julho a 27 de agosto de 2016 1 CAPITULO I Disposições Prliminares Art. 1º - O 2º Campeonato SINTTEL de Futebol de 8 será promovido pelo Sinditcato

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 131 ANÁLISE DE GOLS QUANTO A FORMA E LOCAL DA EQUIPE SUB-8 DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO NO CAMPEONATO ESTADUAL DA LIGA RIOFUTSAL, MÓDULO NOVOS TALENTOS DE 2012 Luiz Fernando A. Serpas Filgueiras 1 RESUMO

Leia mais

CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO

CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO III CAMPEONATO ESTADUAL MASTER DE FUTEBOL 7 2013 REGULAMENTO DO III ESTADUAL MASTER / 2014 CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1º - O presente Campeonato será dirigido pelo F.F.7.E.S ( Federação de Futebol

Leia mais