Capítulo 5. Sensores Digitais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 5. Sensores Digitais"

Transcrição

1 Sensores Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson

2 Capítulo 5 Sensores Digitais

3 Capítulo 5 Codificador Incremental de Posição

4 Capítulo 5 Codificador Incremental de Posição

5 Capítulo 5 Efeito Doppler

6 Capítulo 5 Efeito Doppler Emissor em repouso relativamente ao receptor, a radiação emitida chegaria a este último com frequência: Quando o emissor se move relativamente ao receptor com velocidade v, a radiação emitida chega ao receptor com frequência: Onde v tem sinal positivo se o emissor se aproxima do receptor ou sinal negativo no caso contrário

7 Capítulo 5 Efeito Doppler Assim, no receptor o desvio em frequência devido ao efeito Doppler é:

8 Capítulo 5 Efeito Doppler O sinal + ou para as velocidades e é sempre dado orientando-se a trajetória positivamente do observador para a fonte:

9 Capítulo 5 Efeito Doppler - Exercícios 1) Um automóvel com velocidade constante de 72km/h se aproxima de um pedestre parado. A frequência do som emitido pela buzina é de 720Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340m/s, qual a frequência que o pedestre irá ouvir?

10 Capítulo 5 Efeito Doppler Exercícios 2) A figura ao lado representa uma fonte sonora que desloca pela trajetória representada pela linha cheia, com velocidade escalar constante, emitindo um som de frequência constante. Um observador localizado no ponto P escutará o som de forma mais aguda quando a fonte passar por qual ponto?

11 Capítulo 5 Efeito Doppler Exercícios 3) Um maratonista treina correndo ao longo de uma rodovia. Nesta rodovia, no mesmo sentido, trafega um carro com velocidade de 20m/s. Ao avistar o maratonista, o motorista buzina para ncentiválo, com frequência real de 320Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340m/s e que a frequência da buzina percebida pelo maratonista foi de 335Hz, determine a velocidade do maratonista.

12 Capítulo 5 Efeito Doppler Exercícios 4) No esquema abaixo, A é uma ambulância que se move a 108km/h e C é um carro que se move opostamente à ambulância a uma velocidade de 36 km/h. A ambulância, tocando sirene, emite um som de freqüência 900 Hz. Se a velocidade do som no ar (supostamente parado) é de 340 m/s, calcule a freqüência aparente do som ouvido pelo motorista de C: a) antes do cruzamento de seu carro com a ambulância; b) depois do cruzamento de seu carro com a ambulância.

13 Capítulo 5 Velocidade do Som A partir da Primeira Lei da Termodinâmica, aplicada a um gás ideal, em um estado de equilíbrio termodinâmico, obtemos para a velocidade da onda sonora. Onde: é a razão entre o calor específico do gás, a pressão constante, e o seu calor específico, a volume constante (para o ar = 1,402); M - massa molecular (para o ar M = 29,0 10 3Kg /mol); R - constante universal do gases (R = 8,31J /mol K); T - temperatura absoluta.

14 Capítulo 5 Com base na equação anterior encontramos que a velocidade do som no ar, a 0 oc é, aproximadamente, 331,5 m/s. Vemos então que a velocidade do som depende diretamente da temperatura e seu valor aproximado pode ser calculado através de: v = 331,5 + 0,60.ɸ Onde ɸ é a temperatura ambiente em oc.

15 Capítulo 5 Efeito Doppler x Temperatura - Exercícios 8) Calcule a velocidade do som no ar para as temperaturas abaixo: a) 100 oc; b) 25 oc; c) 230 oc.

16 Técnicas de Condicionamento de Sinal

17 Condicionamento Conversão de sinal (ex. impedância/ frequência ou impedância/ tensão); Manipulação do sinal (ex. linearização ou compensação de grandezas de influência); Filtragem (ex. eliminação da f.e.m. induzida pelos 50Hz da rede eléctrica); Amplificação.

18 Conversão Impedância/Tensão Montagem potenciométrica com resistência de polarização fixa.

19 Conversão Impedância/Tensão - Exercício 1) Calcule a tensão de saída Vo do sistema abaixo, considerando que R1 = 220R, Rs = 13,33R e Vi = 18Vdc.

20 Conversão Impedância/Tensão Montagem potenciométrica com resistência de polarização sensível às grandezas de influência.

21 Conversão Impedância/Tensão - Exercício 1) Calcule a tensão de saída Vo do sistema abaixo, considerando que R1 = 200R, Rs = PT-100 e Vi = 24Vdc para as seguintes temperaturas:

22 Conversão Impedância/Tensão - Exercício 2) Calcule a tensão de saída Vo do sistema abaixo, considerando que R1 = 10K, Rs = LDR e Vi = 12Vdc para as seguintes intensidades luminosas:

23

24 Circuitos em Ponte: Medida de Resistências 1º Caso: A relação entre a tensão medida e a variação de resistência é não-linear podendo apenas ser considerada aproximadamente linear para os casos em que a variação da resistência é baixa em comparação com a sua resistência em repouso. Mais ainda, apesar de simples, esta montagem não possui a capacidade de eliminar, da tensão de medida, o efeito das grandezas de influência.

25

26 Circuitos em Ponte: Medida de Resistências 2º Caso: A relação entre a tensão medida e a variação de resistência continua nãolinear. Conseguiu um aumento da sensibilidade da montagem para o dobro. Contudo, com esta topologia não é possível eliminar, da tensão medida, a influência de grandezas parasitas.

27

28 Circuitos em Ponte: Medida de Resistências 3º Caso: A sensibilidade e o erro de não-linearidade são aproximadamente idênticos aos obtidos no primeiro caso. Contudo, com esta topologia é possível compensar a tensão de medida das flutuações de resistência do sensor devido a outras grandezas que não aquela que se pretende medir.

29 Circuitos em Ponte: Medida de Resistências 4º Caso: Esta estratégia de condicionamento não só se duplica a sensibilidade em relação ao terceiro caso como também se melhora a linearidade.

30 Circuitos em Ponte: Medida de Resistências 5º Caso: A única vantagem desta montagem em relação à anterior está no fato de duplicar a sensibilidade.

31 Conversão Impedância/Frequência Multivibrador astável com dois transistores:

32 Conv. Impedância/Frequência - Exercício 7) Calcule a frequência de saída Vo do multivibrador astável abaixo, considerando que C=10uF, C1= 100nF, R1=10K, R2=100K, R=LDR (dados abaixo) e Vcc=12Vdc para as seguintes intensidades luminosas:

33 Conversão Impedância/Frequência Multivibrador astável com amplificador operacional:

34 Conversão Impedância/Frequência 8) Calcule a frequência de saída Vo do multivibrador astável abaixo, considerando que C=10nF, R= NTC (gráfico), R1=10K e R2=100K e Vcc=12Vdc para as seguintes temperaturas:

35 Conversão Impedância/Frequência Multivibrador astável com portas lógicas CMOS (inversoras):

36 Conversão Impedância/Frequência Multivibrador astável com integrado LM/NE555:

37 Pré-Amplificadores Amplificadores Operacionais: O amplificador operacional é um amplificador de corrente contínua do tipo diferencial com elevado ganho possuindo duas entradas, uma inversora e outra não-inversora. O comportamento deste tipo de dispositivo é regulado por uma malha de realimentação e possuem, idealmente, as seguintes características: Ganho de tensão em malha aberta infinito. Impedância de entrada e largura de banda infinita. Impedância de saída nula.

38 Ganho: É uma característica apresentada por um dispositivo amplificador ou atenuador, que consiste em modificar a amplitude de um sinal aplicado à sua entrada.

39 Pré-Amplificadores Amplificador Inversor:

40 Amplificador Inversor - Exercício Calcule o sinal se saída e o ganho do amplificador abaixo em escala linear e db, sabendo que R1=22, Rf=3,3M e Vi = 100mVac:

41 Pré-Amplificadores Amplificador Não-Inversor:

42 Amplificador Não Inversor Exercício Calcule o sinal se saída e o ganho do amplificador abaixo em escala linear e db, sabendo que R1=22, Rf=3,3M e Vi = 100mVac:

43 Pré-Amplificadores Amplificador Somador:

44 Amplificador Somador Exercício Projetar um circuito com A.O. Que produza uma saída igual a: a) (4V1 +V2 + 0,1V3), dado Rf = 60K; b) Escreva uma expressão para a saída e esboce sua forma de onda quando V1 =2.sent, V2 = +5V e V3 = 100V; c) Calcular o valor eficaz total da tensão de saída Vo para o item b.

45 Pré-Amplificadores Amplificador Diferencial:

46 Amplificador Diferencial Exercício Para o circuito a seguir, determinar e expressão de saída Vo:

47 Pré-Amplificadores Integrador:

48 Pré-Amplificadores Amplificador Logarítmico:

49 Pré-Amplificadores Linearização com AMPOPs: Para esta montagem, a relação entre ambas as grandezas é sempre linear e independente da taxa de variação da resistência do sensor.

50 Amplificadores de Instrumentação

51

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [D] Trata-se de uma questão a respeito do Efeito Doppler. Porém, é preciso notar que, segundo o enunciado, a nte e o observador é o próprio veículo. Desta rma, calculando a frequência observada

Leia mais

Física Material Complementar Professor Juliano Broggio.

Física Material Complementar Professor Juliano Broggio. FÍSICA PRF QUANTIDADE DE MOVIMENTO OU MOMENTO LINEAR m = massa (Kg) v = velocidade (m/s) Uma condição necessária e suficiente para que um veículo de 1000 kg apresente uma quantidade de movimento NULA é

Leia mais

340 m s, em relação ao ar. João se aproxima da escola com velocidade de módulo v 3,4 m s e direção da reta que une sua posição à da sirene.

340 m s, em relação ao ar. João se aproxima da escola com velocidade de módulo v 3,4 m s e direção da reta que une sua posição à da sirene. Resolução Aprimoramento encontro 5 1. (Ufpr 017) Num estudo sobre ondas estacionárias, foi feita uma montagem na qual uma fina corda teve uma das suas extremidades presa numa parede e a outra num alto-falante.

Leia mais

CAMPUS CENTRO 2ª CERTIFICAÇÃO - SÉRIE: 3ª TURMAS: 1301, 1303, 1305 E

CAMPUS CENTRO 2ª CERTIFICAÇÃO - SÉRIE: 3ª TURMAS: 1301, 1303, 1305 E ALUNO(A): COLÉGIO PEDRO II CAMPUS CENTRO 2ª CERTIFICAÇÃO - SÉRIE: 3ª TURMAS: 1301, 1303, 1305 E 1307 EXERCÍCIOS DE FÍSICA Lista Complementar de Ondas (Acústica) com gabarito comentado PROFESSOR: OSMAR

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano 1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano Prof Lauro Campos (março 2017) Estudo das Ondas Acústica Corrente Elétrica 1. Complete os trechos: a) As ondas luminosas quanto à sua natureza são pois se propagam

Leia mais

A Somente I é correta. B Somente II é correta. C Todas estão corretas. D I e II estão corretas. E Somente III é correta.

A Somente I é correta. B Somente II é correta. C Todas estão corretas. D I e II estão corretas. E Somente III é correta. UECEVEST FÍSICA 2 ACÚSTICA PROF: ANDRADE QUESTÃO 01 Ondas de ultrassom são geradas por cristais oscilando rapidamente em um campo elétrico alternado e têm um alcance de frequência de mais de 20 khz. Durante

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor(a): Pâmella Duarte Valor da Prova: 20

Leia mais

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios.

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. AULA 19 ONDULATÓRIA 1- INTRODUÇÃO Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. 2- DEFINIÇÃO Onda é qualquer perturbação que se propaga

Leia mais

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO B1i EXERCÍCIO REFERENTE À AULA DE AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS.

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO B1i EXERCÍCIO REFERENTE À AULA DE AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS. EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO B1i Exercícios Preparação B1i EXERCÍCIO REFERENTE À AULA DE AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS. Exercício Resolvido : Projetar a polarização de um amplificador diferencial, segundo os

Leia mais

Aula 15 Amplificadores Operacionais (pág. 453 a 459)

Aula 15 Amplificadores Operacionais (pág. 453 a 459) Aula 15 Amplificadores Operacionais (pág. 453 a 459) Prof. Dr. Aparecido Nicolett PUC-SP Slide 1 Considerações gerais: Amplificadores Operacionais são amplificadores diferencias com ganho muito alto, impedância

Leia mais

EXERCÍCIOS: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

EXERCÍCIOS: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS EXERCÍCIOS: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 1) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmativas: ( ) Um amplificador operacional tem impedância de entrada muito alta. ( ) Um amplificador operacional

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Escola Superior de Tecnologia de Tomar Departamento de Engenharia Electrotécnica Electrónica I 2007-2008 Exame Duração: 2:00 Horas Data: 31-01-2008 Importante: Todas as respostas

Leia mais

FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010.

FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010. FGE 0357 Oscilações e Ondas 4ª Lista de exercícios 30/junho/2010. 1) (Halliday) A densidade linear de uma corda vibrante é 1,3 x 10-4 kg/m. Uma onda transversal propaga-se na corda e é descrita pela equação:

Leia mais

Introdução ao movimento. Profº - CARLOS ALÍPIO

Introdução ao movimento. Profº - CARLOS ALÍPIO Introdução ao movimento Profº - CARLOS ALÍPIO O movimento é observado nas diversas situações cotidianas. deslocamento de um carro numa via movimento da terra em torno do sol movimento do sangue dentro

Leia mais

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR CEPMG - POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D,

Leia mais

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO:

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: Quanto a forma Transversais Longitudinais Quanto a natureza Mecânicas Eletromagnéticas 2 3 4 São ondas que necessitam de um meio material para se

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Sonoras Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 SOM O som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional que se propaga em um meio

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Matemática. Professor Guilherme Neves. Aula 00 Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA. Matemática. Professor Guilherme Neves.  Aula 00 Aula Demonstrativa AULA DEMONSTRATIVA Matemática Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Aula Conteúdo Programático Data

Leia mais

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência)

Capítulo 3: Osciladores, V CO e PLL (sintetizadores de frequência) (sintetizadores de frequência) Tipos osciladores Cir. Eletrônica Aplica. Definição e aplicação Classes: 2 Tipos: senoidais, triangulares e onda quadrada Fatores: Frequência de operação Amplitude de saída

Leia mais

Física. Polícia Rodoviária Federal

Física. Polícia Rodoviária Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Física Período: 2008-2017 Sumário Física... 3 Cinemática escalar... 3 Dinâmica... 3 Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento... 3 Estática... 5 Ondas... 6 Gabarito...

Leia mais

Efeito Doppler. Página 1 de 10

Efeito Doppler.  Página 1 de 10 Efeito Doppler 1. (Pucrs 2007) Quando uma ambulância se aproxima ou se afasta de um observador, este percebe uma variação na altura do som emitido pela sirene (o som percebido fica mais grave ou mais agudo).

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Manhã)

Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) 1. Em museus de ciências, é comum encontrarem-se máquinas que eletrizam materiais e geram intensas descargas elétricas. O gerador

Leia mais

Boa Prova e... Aquele Abraço!!!!!!!! Virgílio.

Boa Prova e... Aquele Abraço!!!!!!!! Virgílio. PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. VIRGÍLIO NOME Nº 9º ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o ano.

Leia mais

Propagação em Pequena Escala. CMS Bruno William Wisintainer

Propagação em Pequena Escala. CMS Bruno William Wisintainer Propagação em Pequena Escala CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Definição Modelos que caracterizam as variações rápidas da potência do sinal quando o móvel é deslocado

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 09 Amplificador Operacional: Características Buffer Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 AMPLIFICADORES OPERACIONAIS É um amplificador

Leia mais

TC 2 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 2 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (Ufsm 2011) O som é uma onda mecânica longitudinal percebida por muitos seres vivos e produzida por vibrações mecânicas, as quais podem ser induzidas por causas naturais, como o vento. O objeto que,

Leia mais

V in (+) V in (-) V O

V in (+) V in (-) V O CAPÍTULO III INTRODUÇÃO AOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Introdução aos OPAMPS I - Introdução : Os amplificadores operacionais são dispositivos aplicados à eletrônica analógica. É o dispositivo de maior

Leia mais

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA!

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA! CAPÍTULO 11 O MOVIMENTO COM VELOCICADE CONSTANTE - A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Ela pode ser dividida em: A) CINEMÁTICA - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P2-2012

Física para Engenharia II - Prova P2-2012 430196 Física para Engenharia II - Prova P - 01 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de horas. Não somos responsáveis

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

Electrotecnia. Informática para a Saúde. Amplificadores Operacionais

Electrotecnia. Informática para a Saúde. Amplificadores Operacionais Electrotecnia Informática para a Saúde Amplificadores Operacionais Sumário Amplificadores Operacionais 1 Simbologia 2 Características 3 Funcionamento 4 Configurações Básicas: 4.1 Amplificador Inversor

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre)

INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre) UNIVERSIDADE DA BEIRA I NTERIOR D e p a r t a m e n t o d e E n g e n h a r i a E l e c t r o m e c â n i c a INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre)

Leia mais

Resolução Comentada Fuvest - 1ª fase 2014

Resolução Comentada Fuvest - 1ª fase 2014 Resolução Comentada Fuvest - 1ª fase 2014 01 - Em uma competição de salto em distância, um atleta de 70kg tem, imediatamente antes do salto, uma velocidade na direção horizontal de módulo 10m/s. Ao saltar,

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Ondulatória. Ondulatória ENEM e questões análogas.

Ondulatória. Ondulatória ENEM e questões análogas. Ondulatória Ondulatória ENEM e questões análogas. 1 ENEM 2015 Certos tipos de superfícies na natureza podem refletir luz de forma a gerar um efeito de arco-íris. Essa característica é conhecida como iridescência

Leia mais

A prova foi de nível médio para difícil, considerando que se trata de uma matéria complexa, que a maioria não gosta, nem tem afinidade.

A prova foi de nível médio para difícil, considerando que se trata de uma matéria complexa, que a maioria não gosta, nem tem afinidade. Comentário da prova de Física PRF 013 COMNTÁRIO PROA DA PRF 013 Pro. - CSP inícius Silva Aula 03 Olá prezados concurseiros da PRF 013, é com muito prazer que venho echar o meu trabalho para esse concurso

Leia mais

Capítulo 9 Elementos condicionadores de sinais

Capítulo 9 Elementos condicionadores de sinais (parte I) Instrumentação eletrônica para sistemas de medição Capítulo 9 Prof. Lélio R. Soares Júnior ENE FT UnB Introdução Converte a saída do sensor em uma forma mais adequada para processamento (tensão,

Leia mais

Prova de Física Prof. Júnior

Prova de Física Prof. Júnior Prova de Física Prof. Júnior Em dois veículos iguais (mesma massa) colidindo numa parede, um a 80 km/h e o outro a 60 km/h, em qual deles o efeito da colisão será maior? Logicamente o estrago será maior

Leia mais

3Parte. FICha De avaliação N.º 3. Grupo I

3Parte. FICha De avaliação N.º 3. Grupo I FICha De avaliação N.º 3 ESCOLA: NOME: N. O : TURMA: DATA: Grupo I 1 As ondas eletromagnéticas foram previstas por Maxwell e comprovadas experimentalmente por Hertz. 1.1 Selecione a opção correta. A. as

Leia mais

Experimento #2 AMPLIFICADOR OPERACIONAL

Experimento #2 AMPLIFICADOR OPERACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA Experimento #2 AMPLIFICADOR OPERACIONAL Aplicações com amplificadores

Leia mais

Electrónica e Instrumentação

Electrónica e Instrumentação Electrónica e Instrumentação Engenharia Mecânica 4º ano Caderno de Exercícios 2002 / 03 FM EI 4EM Introdução O presente Caderno de Problemas destinase a apoiar as aulas da disciplina de Electrónica e Instrumentação

Leia mais

LISTA - RECUPERAÇÃO. Além desta lista, que deverá ser resolvida e levada à escola no dia da recuperação, recomendamos também:

LISTA - RECUPERAÇÃO. Além desta lista, que deverá ser resolvida e levada à escola no dia da recuperação, recomendamos também: IÊNIAS ÍSIA Data: Nome N o 9 o Ano LISTA - REUPERAÇÃO omunicado REUPERAÇÃO de ÍSIA 9º Ano 2016 Prof. André Sayão e Profa. Luciana Além desta lista, que deverá ser resolvida e levada à escola no dia da

Leia mais

Prof.ª Adriana Martins

Prof.ª Adriana Martins PRÉ-PROVA ONDAS TURMAS 221, 222, 321, 322 e 323. Prof.ª Adriana Martins 3º TRIM 2º ANOS NOME:... TURMA:...Nº:... 1) Quando uma radiação passa de um meio para o outro: I. sua frequência varia e seu comprimento

Leia mais

ONDAS. é solução da equação de propagação de onda

ONDAS. é solução da equação de propagação de onda ONDAS 1. Uma estação de rádio emite a uma frequência de 760 khz. A velocidade das ondas de rádio é igual a 3 10 8 m/s. Determine o respectivo comprimento de onda (c.d.o.). 2. Um diapasão oscila com a frequência

Leia mais

Capitulo 3 - Amplificador Operacional

Capitulo 3 - Amplificador Operacional Capitulo 3 - Amplificador Operacional 1 3.1 Conceito amplificador CC multiestágio, com entrada diferencial operações matemáticas como soma, integrações, etc 3.2 Principais Características a) Resistência

Leia mais

Seguidor de Tensão O circuito seguidor de tensão constitui uma das aplicações mais comuns do amplificador operacional (buffer).

Seguidor de Tensão O circuito seguidor de tensão constitui uma das aplicações mais comuns do amplificador operacional (buffer). RESUMO DE AULA - ICP - 3º bimestre 2006 REVISÃO: Circuitos com Amplificadores Operacionais As montagens inversora e não-inversora são utilizadas numa infinidade de aplicações de processamento de sinal,

Leia mais

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria.

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria. ONDAS Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. Definição: As ondas são

Leia mais

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média Física II Professor Alexandre De Maria Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média COMPETÊNCIA 1 Compreender as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas,

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 11 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Máquinas térmicas e acústica.

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Máquinas térmicas e acústica. Sala de Estudos FÍSICA Evandro trimestre Ensino Médio º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Máquinas térmicas e acústica. 1. (Unesp 018) A figura mostra uma máquina térmica em que a caldeira

Leia mais

ROTEIRO OFICIAL 14 Amplificador Operacional no Modo Com Realimentação Negativa

ROTEIRO OFICIAL 14 Amplificador Operacional no Modo Com Realimentação Negativa - UTFPR DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 14 Amplificador Operacional no Modo Com Realimentação

Leia mais

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas

PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS. LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas PROTOCOLOS DAS AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS 2 - Campos e ondas Conteúdo P1 - Amplificador operacional...3 P2 - RTEC....5 P3 - RTET e RTEC....7 P4 - Realimentação positiva...9 P5 - Intensidade luminosa....11

Leia mais

DISCIPLINA: FÍSICA 1 - PDF PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: ( ) 3101 ( ) 3102 DATA:

DISCIPLINA: FÍSICA 1 - PDF PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: ( ) 3101 ( ) 3102 DATA: EXERCÍCIOS ON LINE 1º Bimestre DISCIPLINA: FÍSICA 1 - PDF PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: ( ) 3101 ( ) 3102 DATA: NOME: Nº.: 1) (Puccamp-SP) Dois trens trafegam em sentidos contrários com movimentos

Leia mais

1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes moles é?

1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes moles é? Exercícios de Física 1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? a) 15 Hz b) 15 KHz c) 15 MHz d) 17.000 Hz e) 19 KHz 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037 Página 1 de 5 1 Título 2 Objetivos Prática 10 Aplicações não lineares do amplificador operacional. Estudo e execução de dois circuitos não lineares que empregam o amplificador operacional: comparador sem

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

DATA DA ENTREGA: 17/ 12 / 2015 VALOR: 20 pontos NOTA: SÉRIE: 2ª EM

DATA DA ENTREGA: 17/ 12 / 2015 VALOR: 20 pontos NOTA: SÉRIE: 2ª EM DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: ERICH DATA DA ENTREGA: 17/ 12 / 2015 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 2ª EM TURMA: NOME COMPLETO: I N S T R U Ç Õ E S 1. Este trabalho

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL FÍSICA ALUNO(a): Valor: Nº: SÉRIE: 1ª TURMA: 20,0 UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2018 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de Recuperação.

Leia mais

Data e horário da realização: 11/02/2019 das 14 às 17 horas

Data e horário da realização: 11/02/2019 das 14 às 17 horas re UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção para o curso de mestrado em Física - 2019-1 Data e horário da realização: 11/02/2019

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 1 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br/~fis1 LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS 013.1 1. Considere

Leia mais

Recuperação. - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos;

Recuperação. - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos; Recuperação Capítulo 01 Movimento e repouso - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos; - Um corpo está em movimento quando sua posição, em relação a um referencial escolhido, se altera com o

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Física 3 Tetra Medicina (conteúdo estudado) Termofísica: Óptica Geométrica: Oscilações Ondulatória TERMOFÍSICA 01 2015 Certa quantidade de gás sofre

Leia mais

Mecânica Efeito Doppler Acústico

Mecânica Efeito Doppler Acústico Efeito Doppler Acústico O que você pode aprender... - Propagação de ondas sonoras - Deslocamento Doppler de freqüência Princípio: Se uma fonte de som estiver em movimento relativo ao seu meio de propagação,

Leia mais

ATIVIDADE DE 3ª CHAMADA DE FÍSICA

ATIVIDADE DE 3ª CHAMADA DE FÍSICA ATIVIDADE DE 3ª CHAMADA DE FÍSICA NOME: Nº PROFESSOR (A): LUCAS RAFAEL PERÍODO: BIMESTRE: 1o ANO/SÉRIE: 9o TURMA: TIPO: --- DATA: / / 18 ENSINO FUNDAMENTAL II VALOR: 2,0 NOTA: Orientação Esta atividade

Leia mais

Data e horário da realização: 11/02/2019 das 14 às 17 horas

Data e horário da realização: 11/02/2019 das 14 às 17 horas re UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção para o curso de doutorado em Física - 2019-1 Data e horário da realização: 11/02/2019

Leia mais

i + sin φ 2 j ), a amplitude resultante será j = (A 1 cos φ 1 + A 2 cos φ 2 ) i +(A 1 sin φ 1 + A 2 sin φ 2 ) j, logo o seu módulo será

i + sin φ 2 j ), a amplitude resultante será j = (A 1 cos φ 1 + A 2 cos φ 2 ) i +(A 1 sin φ 1 + A 2 sin φ 2 ) j, logo o seu módulo será Universidade Federal do Amazonas Departamento de Física 2 a Prova de Física IIIE 1 o Semestre de 2017 Prof. Ricardo de Sousa GABARITO 1-(peso 2,5) Duas ondas senoidais de mesma frequência (w =2πf) ecom-

Leia mais

Condicionamento de sinais analógicos

Condicionamento de sinais analógicos Condicionamento de sinais analógicos O condicionamento do sinal analógico do sensor/transdutor é uma etapa fundamental antes de ser efetuada a conversão A/D. Os principais processos de condicionamento

Leia mais

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o ). 0 Fig. 2 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-alto (um zero em s=0 e

Leia mais

Electrónica II. 1º Trabalho de Laboratório Realimentação

Electrónica II. 1º Trabalho de Laboratório Realimentação Electrónica II 2º Semestre 2015/2016 1º Trabalho de Laboratório Realimentação (1º trabalho) Fevereiro 2016 Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de omputadores Área ientífica

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de 09 de Janeiro de 08 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PARTE I-A Medição Impedâncias Na figura da esquerda estão representadas

Leia mais

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS . AMPLIFICADOES OPEACIONAIS Fernando Gonçalves Instituto Superior Técnico Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica - 00/005 O Amplificador Operacional O amplificador operacional é um componente

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL UNIVERSIDDE LUSÓFON DE HUMNIDDES E TENOLOGIS LIENITUR EM ENGENHRI ELETROTÉNI ELETRÓNI GERL º TRLHO DE LORTÓRIO Montagens básicas com mpops e características não ideais dos mpops João eirante 1. Introdução

Leia mais

= 3,0m/s. Em certo momento, lança-se, horizontalmente, sobre ele um bloco de massa m 2. = 2,0kg, com velocidade inicial v 20

= 3,0m/s. Em certo momento, lança-se, horizontalmente, sobre ele um bloco de massa m 2. = 2,0kg, com velocidade inicial v 20 Física QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE

Leia mais

Lab2. Germano Maioli Penello IF-UFRJ aula 8.

Lab2. Germano Maioli Penello IF-UFRJ aula 8. Lab2 aula 8 www.if.ufrj.br/~gpenello/lab2_2019-1.html Germano Maioli Penello IF-UFRJ 2019-1 1 1Spinner calibrado com controle de velocidade com potenciostato (PWM, snubber) 2Controlador de temperatura

Leia mais

FIS01183 Prova 3 Semestre 2010/1 Turma H/HH. Em todas as questões explicite seu raciocínio e os cálculos realizados. Boa prova!

FIS01183 Prova 3 Semestre 2010/1 Turma H/HH. Em todas as questões explicite seu raciocínio e os cálculos realizados. Boa prova! FIS01183 Prova 3 Semestre 2010/1 Turma H/HH Nome: Matrícula: Em todas as questões explicite seu raciocínio e os cálculos realizados. Boa prova! 1. O experimento de ondas na corda realizado em laboratório

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo nstituto de Física FEP11 - FÍSCA para o nstituto Oceanográfico 1º Semestre de 009 Segunda Lista de Exercícios Oscilações 1) Verifique quais funções, entre as seguintes, podem

Leia mais

01. No chuveiro elétrico ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica em virtude do efeito Joule que acontece quando a corrente

01. No chuveiro elétrico ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica em virtude do efeito Joule que acontece quando a corrente 01. No chuveiro elétrico ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica em virtude do efeito Joule que acontece quando a corrente elétrica atravessa o resistor do chuveiro. A temperatura

Leia mais

Concurso de seleção 2003 FÍSICA

Concurso de seleção 2003 FÍSICA FÍSICA QUESTÃO 11 As unidades ano-luz, Angström e caloria, no Sistema Internacional de Medidas, são, respectivamente, unidades de grandeza de (a) comprimento, comprimento e energia. (b) velocidade, comprimento

Leia mais

Terceira Prova - Questões de Múltiplas Escolhas (0,7 pontos cada)

Terceira Prova - Questões de Múltiplas Escolhas (0,7 pontos cada) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instiututo de Física Disciplina: Física II - 2019-1 Data: 28/06/2019 Terceira Prova - Questões de Múltiplas Escolhas (0,7 pontos cada) 1. Uma massa suspensa por um

Leia mais

Folhas de exercícios de Ondas

Folhas de exercícios de Ondas DEF-FEUP Física MIEC - 2012/2013 Folhas de exercícios de Ondas Ondas - 1 Descrição cinemática das ondas; Intensidade; Nível de intensidade sonora Problemas 1.1 Mostre explicitamente que as funções de onda

Leia mais

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV ([HUFtFLRVDUHVROYHUQDDXOD Pretende-se medir o tempo de subida de uma forma de onda, utilizando um contador digital. Para isso a onda é comparada com os níveis de tensão correspondentes a 10% e 90% da diferença

Leia mais

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops).

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). 1. Os fios de ligação aos terminais de saída de um transdutor captam um ruído de interferência com frequência de 60 Hz e 1 V de amplitude. O sinal de saída

Leia mais

FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE ACÚSTICA (FÍSICA B)

FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE ACÚSTICA (FÍSICA B) FÍSICA Prof. Alex Siqueira LISTA DE EXERCÍCIOS DE ACÚSTICA (FÍSICA B) 1. Eear) Analisando a figura do gráfico que representa três ondas sonoras produzidas pela mesma fonte, assinale a alternativa correta

Leia mais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia electrotécnica e de Computadores Secção de Electrónica Guia de Laboratório de Electrónica II Amplificadores Operacionais (º trabalho) Grupo Nº Número

Leia mais

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares Problema 2.1 Amplificador não inversor PATE II ircuitos esistivos NãoLineares onsidere o amplificador da figura 2.1. A tensão, v in, na entrada do amplificador operacional (A.O.), que se supõe ideal, é

Leia mais

Física B Extensivo V. 7

Física B Extensivo V. 7 Física B Extensivo V. 7 Resolva 6.) D N =. log 4 N =. log 8 N =. 8. log N = 8 db Aula 6 6.) = 3 W/m (intensidade das ondas sonoras no interior de uma fábrica têxtil). = W/m (menor intensidade que uma onda

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Ondas

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Ondas Ondas Ondas 1. Uma onda sonora e outra onda luminosa monocromática, após se propagarem no ar, sofrem refração ao passarem do ar para o vidro. Esquematize suas trajetórias, justificando. 2. Um pincel de

Leia mais

Experiência: CIRCUITOS INTEGRADORES E DERIVADORES COM AMPOP

Experiência: CIRCUITOS INTEGRADORES E DERIVADORES COM AMPOP ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação).

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. As ondas sonoras são longitudinais. Resultam de compressões

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL INSTUMENTAÇÃO ELECTÓNICA Trabalho de Laboratório AMPLIFICADO DIFEENCIAL INTODUÇÃO: Um amplificador diferencial é essencialmente um circuito constituído por um amplificador operacional de elevado ganho

Leia mais

Plano de Aulas. Física. Módulo 16 Ondas

Plano de Aulas. Física. Módulo 16 Ondas Plano de Aulas Física Módulo 16 Ondas Resolução dos exercícios propostos Exercícios dos conceitos 14 CAPÍTULO 1 1 e A função horária da posição no MHS é: x(t) 5 A 3 cos (h 3 t 1 A 0 ) Em que A é amplitude,

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de 01 de Fevereiro de 016 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados Justifique todas as respostas PATE I A. Ampops Pretende-se utilizar

Leia mais