INFECÇÕES CONGÊNITAS l

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFECÇÕES CONGÊNITAS l"

Transcrição

1

2 INFECÇÕES CONGÊNITAS l 1) Toxoplasmose Congênita: Introdução : A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita intracelular obrigatório que pode infectar todos os mamíferos, herbívoros e outros animais. A primo infecção materna durante a gestação leva à infecção congênita, assim como a reativação da infecção latente em mulheres imunodeprimidas representa risco para a infecção fetal. As taxas brasileiras de toxoplasmose congênita ainda estão elevadas em relação ao resto do mundo (estimado em 1:3.000 nascidos vivos). A fim de reduzir esses números deve ser detectado durante o pré natal as gestantes com risco para a primo infecção, para que sejam adequadamente tratadas e o risco fetal seja reduzido. Etiopatogenia: Durante a parasitemia materna, ocorre a transmissão por via transplacentária, com risco de cerca de 40%. Quanto mais precocemente no período gestacional ocorrer a infecção materna, menor é a probabilidade de transmissão para o feto, porém maior é a gravidade da infecção, enquanto, se a infecção materna ocorrer mais tardiamente, maiores são os riscos de transmissão fetal, mas menores são as alterações esperadas. O parasita se replica na placenta levando à parasitemia fetal. O toxoplasma atinge praticamente todos os sistemas fetais, principalmente o sistema nervoso central (SNC) e as túnicas oculares. Nesse locais induz a um processo inflamatório que evolui com necrose e calcificação precoce (especialmente no tecido perivascular cerebral).

3 Manifestações Clínicas: Gestantes: - Assintomática - maioria dos casos - Sintomáticos : Sinais inespecíficos - febre, mialgia, linfadenopatia, odinofagia, exantema maculopapular e hepatoesplenomegalia (síndrome de mononucleose like). *pode ser encontrado placentomegalia na ultrassonografia. Recem nato: - Assintomáticos - grande maioria 80-90%. - Sintomáticos: Maioria são sinais e sintomas neurológicos ou oftalmológicos. As formas graves são subdivididas em: Forma Neurológica: Geralmente é resultado de infecção nas fases iniciais da gestação. Apresenta alterações liquóricas, calcificações intracranianas, hidrocefalia (tipo obstrutiva, sendo esta a manifestação mais comum), crises convulsivas, microcefalia, retinocoroidite, retardo do crescimento, opistótono, dificuldade de deglutição, e paralisia de membros. Forma Generalizada Resultado de infecção mais tardia na gestação. Achados: Retinocoroidite, alterações liquóricas, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia, icterícia, trombocitopenia, anemia, pneumonite, miocardite, síndrome nefrótica e alterações ósseas - Tétrade de Sabin: coriorretinite, calcificações intracranianas grosseiras e difusas, hidrocefalia ou microcefalia e retardo mental. Sequelas tardias: podem estar presente, sendo as oftalmológicas as principais, com destaque para a retinocoroidite (ou coriorretinite) que na maioria dos casos é bilateral. A doença ocular é recorrente e progressiva e pode ter associação com microftalmia nas lesões muito graves. O estrabismo e nistagmo são sinais precoces e persistentes.

4 Diagnóstico: GESTANTES: - Sorologias materna (IgG e IgM): Realizar na primeira consulta pré natal e avaliar resultados considerando - O IgM é anticorpo que se eleva na infecção aguda, aumentando após 1-2 semanas da infecção e permanecendo positivo por 2-3 meses (desse modo um IgM positivo pode indicar infecção aguda no momento ou uma infecção recente, mas não mais vigente. Considerar que frequentemente ocorrem falso positivos). IgG é o anticorpo de memória que se eleva junto com o IgM, porém atinge seu pico em 3-6 meses e decai lentamente, permanecendo sempre positivo, o resto da vida. - Teste da avidez do IgG: deve ser solicitado de forma complementar caso a gestante apresente IgM positivo e IgG positivo, a fim de se verificar se trata-se de uma infecção recente ou uma infecção em vigência (dado que o IgM pode permanecer positivo um tempo e o IgG se eleva simultaneamente). Resultado evidenciando teste de avidez elevado (> 60%) demonstra que infecção ocorreu há mais de três ou quatro meses. Com isso, compara-se o tempo de gestação para verificar se há possibilidade de a infecção ter ocorrido durante a gravidez.

5 - A partir destes testes temos 5 possibilidades levando em consideração os resultados de sorologia materna, teste de avidez materno e PCR de líquido amniótico: Infecção COMPROVADA IgM + ou aumento em 4x dos títulos IgM/ IgG com intervalo de três semanas. Detecção do DNA do toxoplasma no líquido amniótico por PCR. Infecção PROVÁVEL: IgM + e IgG + e baixo índice de avidez de IgG. Aumento progressivo dos títulos de IgG/IgM. IgM + com história clínica de toxoplasmose. Infecção POSSÍVEL: IgM + e IgG + e alto índice de avidez de IgG após 12 semanas de Idade Gestacional (ou seja, infecção pode ter sido na gestação). Avidez indeterminada/não realizada. Infecção IMPROVÁVEL: IgM + e IgG + e alto índice de avidez de IgG antes de 12 semanas de Idade Gestacional (ou seja a infecção foi antes da gestação). Infecção AUSENTE: IgM - e IgG - = susceptibilidade materna. IgG + antes da concepção. IgM + sem aparecimento de IgG. INVESTIGAÇÃO DE DOENÇA FETAL: É indicado caso a gestante seja agudamente infectada. - Ultrassonografia fetal: alargamento dos ventrículos cerebrais, calcificações intracranianas, calcificações de plexo coróide, aumento da espessura da placenta, ascite e hepatoesplenomegalia

6 - Amniocentese e PCR: Realizada entre semanas de gravidez com detecção do DNA do toxoplasma pelo método de PCR no líquido amniótico. É exame com alta sensibilidade e valor preditivo negativo, ou seja, se positivo há muita chance de infecção fetal, mas tem baixa especificidade e valor preditivo positivo, ou seja, exame negativo, não exclui infecção fetal. Por isso, deve ser prosseguido com investigação complementar após o nascimento. INVESTIGAÇÃO NO RECÉM-NASCIDO: - Hemograma: Linfocitose com eosinofilia (até 20%), anemia e trombocitopenia. - Bioquímica: Realizar antes do tratamento para acompanhamento de alterações (principalmente função renal) após o início das medicações. - Elevação de bilirrubina direta. - Proteínas totais e albumina reduzidas - Neuroimagem: USG transfontanela ou da TC de crânio Radiografia simples de crânio: calcificações intracranianas difusas - achado característico da toxoplasmose congênita. Aparecem a partir do terceiro mês de vida, mas sendo diagnosticada até os dois anos. Tomografia computadorizada de crânio e ultrassonografia transfontanela: Evidenciam a atrofia cortical e as dilatações ventriculares, e podem revelar calcificações não diagnosticadas na radiografia. A ultrassonografia ou TC de abdome podem evidenciar ainda nódulos calcificados em outros órgãos como fígado e baço. - Liquor: deve ser avaliado mesmo se RN assintomático. Apresenta-se xantocrômico, com hiperproteinorraquia, baixos níveis de glicose, citologia com pleocitose à custa de células linfomonocitárias, e aumento da contagem de eosinófilos. IgM para toxoplasmose e a PCR podem ser positivos.

7 - Oftalmoscopia: Deve ser realizada para pesquisa de coriorretinite e neurites. Repetir o exame a cada 6 meses caso confirmada a infecção por toxoplasmose, até a fase escolar e depois pode ser repetido anualmente. Importante avaliação constante por que novas lesões podem aparecer ou ocorrer reativação de focos latentes qualquer momento. - Exame auditivo - audiometria. - Pesquisa do Agente Etiológico: O toxoplasma pode ser encontrado no líquor, sangue periférico ou sangue do cordão umbilical e na urina. Exames Sorológicos: A confirmação é realizada através da presença de IgM ou IgA nos primeiros seis meses de vida ou da persistência de IgG após 12 meses de vida ou ainda caso haja aumento da afinidade de IgG no teste de avidez nos primeiros meses de vida. IgG negativa com um ano de idade exclui o diagnóstico de infecção congênita. A criança é considerada não infectada se possuir duas sorologias consecutivas (com intervalo de 2-3 meses) negativas. *Mães com diagnóstico de toxoplasmose gestacional possível ou inconclusivo, com RN assintomático: investigar com sorologias a cada 2 meses, fundo de olho, USG transfontanela e hemograma - Se estabilização ou aumento dos títulos: solicitar TC de crânio, avaliação de liquor, avaliação da função hepática e avaliação auditiva + iniciar o tratamento, mantendo durante 12 meses. *Se toxoplasmose gestacional improvável: não é necessária investigação, acompanhamento ou tratamento.

8 Tratamento do RN: Deve ser realizado em todos os RN com toxoplasmose congênita confirmada ou filhos de mães com toxoplasmose comprovada ou provável, independente da presença de sinais ou sintomas, por um total de 12 meses. 1. Pirimetamina 1 mg/kg/dia dose única diária, durante dois a seis meses (variável com gravidade), seguido de 1 mg/kg três vezes por semana, até um ano de uso. 2. Sulfadiazina ou Trissulfapiridinas 100 mg/kg/dia via oral 2x ao dia. 3. Glicocorticoide (Prednisona ou Metilprednisolona) 1 mg/kg/dia até redução do processo inflamatório, estando indicado se retinocoroidite ou proteinorraquia > mg/dl. 4. Ácido folínico 10 mg 3x/semana - Utilizar durante o uso de pirimetamina a fim de diminuir a toxicidade sobre a medula óssea. Se < 1000 neutrófilos/mm 3, aumentar a dose para 20 mg diários Se < 500 neutrófilos/mm 3, suspender a pirimetamina até recuperação, mantendo o ácido folínico mais uma semana após interrupção da pirimetamina. Considerar adequadamente tratada se: negativação do título de IgG ou queda após seis meses da suspensão dos medicamentos. Profilaxia: As gestantes que estiverem suscetíveis à toxoplasmose, ou seja, IgM e IgG negativos, devem ser orientadas a evitar exposição e ser submetidas a testes sorológicos periódicos.

9 Mediante a presença de infecção aguda durante a gestação, a gestante deve ser tratada a fim de evitar a transmissão fetal / reduzir danos: Durante o primeiro trimestre, usar Espiramicina 1 g VO 8/8h, até o final da gestação caso a infecção fetal seja descartada. A partir do 2º trimestre, se confirmada a infecção fetal usar: Sulfadiazina 1 g VO 8/8h + pirimetamina 25 mg VO 12/12h + ac. folínico 15 mg VO 1x/dia a cada 4 semanas, intercalando com Espiramicina 1 g VO 8/8h. No último mês deve ser avaliado risco x benefício do uso do esquema tríplice, haja vista o risco de hiperbilirrubinemia neonatal. 2) RUBÉOLA CONGÊNITA: Etiopatogenia: É uma doença causada pelo vírus da rubéola, sendo o ser humano o único hospedeiro. A infecção congênita é o pior quadro relacionado à esse vírus. A mãe que adquire a infecção primária de rubéola no primeiro trimestre têm chances aumentadas de transmissão fetal e quanto mais precoce ocorrer a infecção, maior a probabilidade e gravidade dos defeitos congênitos. A transmissão ocorre a partir da viremia materna, que leva à infecção e transmissão transplacentária, com posterior viremia fetal. As chances de malformações com infecção adquirida após a 16ª semana reduzem muito. Manifestações clínicas: A maioria dos RN infectados são assintomáticos. Aqueles que apresentam sintomas tem como principais manifestações: Deficiência auditiva: manifestação mais comum, ocorrendo devido a alterações degenerativas da cóclea e do órgão de Corti (neurossensorial) associadas à infecção. Os graus de acometimento são variáveis e geralmente é bilateral. Retardo do crescimento intrauterino (principal infecção congênita associada ao CIUR e baixo peso ao nascer).

10 Manifestações cardíacas: associada à persistência de canal arterial e estenose pulmonar Malformações oculares: afetando acuidade visual e área macular. Pode ocorrer catarata bilateral, glaucoma, retinopatia e microftalmia. Sistema Nervoso Central: acometimento mais raro, podendo estar relacionada à microcefalia, meningoencefalite, tetraplegia espástica e retardo do desenvolvimento psicomotor. Outras: hepatomegalia e icterícia, esplenomegalia, púrpura trombocitopênica, pneumonite intersticial e lesões ósseas (franjeamento da metáfise: lesão em talo de aipo). Diagnóstico: Durante a gestação: - Sorologia : presença de anticorpos IgM antirrubéola no sangue detectáveis e em elevação e posterior elevação dos anticorpos IgG. Deve ser solicitada de rotina no pré natal a fim de avaliar o status sorológico da gestante e mediante exposição à pessoas com rubéola. Recém-nascido: - Sorologia: deve ser realizada logo após o nascimento e caso IgM + há confirmação de infecção fetal. Caso IgM - e IgG +, deve ser repetida a dosagem de IgG após três meses, caso mantenha-se positivo, há confirmação do diagnóstico de rubéola congênita e caso negativo descarta infecção. - Isolamento viral: Pode ser encontrado após o nascimento na orofaringe, urina e outros órgãos. - Investigação para TODOS os RN com suspeita da síndrome de rubéola congênita: Hemograma Radiografia de ossos longos Ecocardiografia Neuroimagem Avaliação audiométrica - emissões otoacústicas e BERA.

11 Profilaxia: Vacinação com tríplice viral aos 12 e 15 meses de idade - confere imunidade duradoura. Vacinar mulheres em idade fértil cuja sorologia seja negativa (não devendo engravidar pelos próximos 30 dias). *Durante a gestação é contraindicada a vacinação. * Caso haja infecção fetal, o vírus é excretado pela urina do RN (até cerca de um ano), necessitando de isolamento durante a internação na maternidade para evitar contaminação. Tratamento: Não existe tratamento medicamentoso para a síndrome da rubéola congênita. A catarata e a cardiopatia são passíveis de correção cirúrgica. Não existe também profilaxia a ser feita para evitar a infecção fetal mediante a infecção materna. 3) CITOMEGALOVIROSE CONGÊNITA: Etiopatogenia : O Citomegalovírus (CMV) é membro do grupo herpes-vírus, tendo como característica a capacidade de se manter em latência e reativar. Pode ser transmitido ao RN por meio de infecção materna e transmissão vertical transplacentária e ainda por infecção perinatal, através do contato com leite materno ou secreções vaginais. Outra forma de transmissão se dá entre crianças nos berçários ou creches, ou mediante contato com secreções de pessoas que possuem o CMV. A infecção congênita ocorre com maior frequência se primoinfecção durante a gestação, e raramente ocorrer devido a reativação de infecções latentes. O acometimento fetal será mais grave quanto mais precocemente ocorrer a transmissão, mas a transmissão é mais provável caso a contaminação

12 ocorra no último trimestre. Após transmissão, o RN elimina o vírus pela urina, saliva e secreções da nasofaringe por vários meses. Manifestações Clínicas: Prematuridade CIUR Hepatoesplenomegalia, icterícia e petéquias = forma de apresentação mais comum ao nascimento Pneumonia Trombocitopenia e anemia SNC - microcefalia, calcificações intracranianas ou periventriculares Coriorretinite Perda auditiva neurossensorial - CMV congênito é a principal causa de surdez neurossensorial de causa viral na infância. Doença de inclusão citomegálica: icterícia, hepatoesplenomegalia, petéquias, microcefalia, coriorretinite e calcificações cerebrais periventriculares. É a forma mais grave de manifestação, apesar de rara (1-2% dos casos) com maior correlação também com sequelas graves (surdez, cegueira, retardo mental e tetraparesia espástica). Diagnóstico : Na gestação: - IgM materno positivo para CMV - Teste de avidez para IgG: baixa avidez é encontrada até 8-12 semanas após a primoinfecção (avaliar a partir da IG se houve infecção durante a gestação ou não). - Alterações na ultrassonografia pré-natal: CIUR, ventriculomegalia cerebral, ascite, calcificações intracranianas periventriculares finas e oligodramnia. -

13 - Coleta de líquido amniótico para realização de PCR ou isolamento viral para detecção da infecção fetal. Nos RN: - Isolamento viral ou detecção do seu DNA por PCR na urina e saliva dos bebês suspeitos (excreção viral pode durar de meses a anos), devendo ser realizada entre duas a três semanas de vida independente de sintomatologia (após este período aqueles que tiveram infecção perinatal também excretam o vírus). - Exames Sorológicos: impossível distinguir entre infecções congênitas, perinatais e pós-natal com base em títulos de IgG do lactente. Tratamento: Ainda é controverso a indicação e necessidade de tratamento da infecção congênita pelo CMV devido a necessidade de tempo prolongado e aos efeitos tóxicos da droga. Ganciclovir 12 mg/kg/dia intravenoso, por 6 semanas - reduzir progressão de doença neurológica e auditiva, sendo usado nos casos graves. O principal efeito adverso é a neutropenia. Casos leves e assintomáticos não tem indicação de uso do ganciclovir. Prevenção: Reduzir a exposição materna ao vírus (contato íntimo com pessoas expostas, caso gestante seja suscetível). *Eliminação do CMV no leite materno não contraindica o aleitamento materno nos RN a termo, mas é conduta controversa nos RN prematuros.

14 4) ZIKA CONGÊNITA: Etiologia: O zika vírus é um arbovírus do gênero Flavivírus da família Flaviridae, sendo a linhagem asiática a que é identificada no Brasil. É transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Esse vírus atravessa a barreira placentária levando à infecção fetal. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde casais que desejam engravidar devem aguardar 6 meses após os sinais/sintomas de zika no homem e 8 semanas após se a infecção foi na mulher (não realizar sexo sem proteção durante esse período). Manifestações clínicas da síndrome congênita associada ao vírus Zika: Aborto Natimorto Desproporção craniofacial Paralisia cerebral com espasticidade e movimentos extrapiramidais Crises convulsivas Disfunção de tronco encefálico (distúrbios de deglutição e respiração) Contraturas dos membros (artrogripose) Anormalidades oculares (atrofia/hipoplasia de nervo óptico, lesões cicatriciais coriorretinianas, catarata, glaucoma congênito, microftalmia, entre outras) Anormalidades auditivas Malformações de SNC: calcificações corticais e subcorticais, lisencefalia, alterações de migração neuronal, hipoplasia de tronco cerebral e cerebelo. Microcefalia - perímetro cefálico (PC) 2 desvios padrões da normalidade para idade gestacional e sexo ou 3 desvios padrões da normalidade (microcefalia severa) - medida definidoras de microcefalia em neonatos a termo: 30,24 cm para meninas e 30,54 para meninos, medidos nas primeiras 48h de vida.

15 Diagnóstico no RN: Neuroimagem: Ultrassonografia transfontanela, realizada até 6 meses, se fontanela anterior aberta ou tomografia de crânio, se fontanela anterior fechada, ou em casos de dúvida. Oftalmologia: fundoscopia direta e indireta (mapeamento de retina). Exame laboratoriais: hemograma, TGO, TGP, bilirrubina total e frações, ureia e creatinina, LDH, proteína C reativa, e ferritina. Exames específicos: - Teste rápido IgM/IgG - teste de triagem - Sorologia IgM e IgG - PCR para RNA viral (padrão-ouro usando sangue, soro ou urina) Tratamento: Não há tratamento específico - ofertar terapias de suporte e reabilitação é a base do tratamento dos problemas motores, de linguagem e cognitivos-comportamentais. 5) VARICELA CONGÊNITA: Etiopatogenia : A primoinfecção pelo vírus varicela-zóster infectando gestante até 20 semanas de Idade Gestacional, levam à infecção fetal em cerca de ¼ dos casos, mas somente uma pequena parcela terá comprometimento. A ocorrência de herpes-zóster na gravidez não constitui risco fetal (sem viremia significativa devido a passagem transplacentária de anticorpos maternos). O VVZ tem tropismo pelos nervos sensoriais, raízes lombossacras e cervicais, cérebro e olhos, sendo esses os locais afetados. Manifestações clínicas: Afetando nervos sensoriais: lesões cutâneas cicatriciais e hipopigmentação

16 Afetando olhos: microftalmia, catarata, coriorretinite, atrofia óptica SNC: microcefalia, hidrocefalia, calcificações Plexos nervosos cervicais e lombossacro: hipoplasia de extremidades, déficit motor e sensitivo, síndrome de Horner, disfunção esfincteriana anal e retal. *Herpes-zóster em pacientes < 2 anos, sem história de varicela prévia, pode ser consequência da infecção congênita fora do período de teratogênese. Diagnóstico: Sangue de cordão ou biópsia de vilo coriônico para através de técnicas de detecção de DNA ou sorologia identificar a infecção no feto. Após o nascimento: história clínica de varicela na gravidez + manifestações clínicas típicas na embriopatia pelo vírus. Tratamento: Como a lesão causada pelo vírus não progride no período pós-parto, não está indicado tratamento antiviral para pacientes com varicela congênita. Profilaxia: Imunoglobulina antivaricela é indicada para mães suscetíveis expostas à varicela ou ao herpes-zóster, mas não garante proteção fetal. 6) Herpes Simples Congênito: Etiopatogenia: Causada pelo Vírus Herpes-Simplex (VHS) dos tipos I e II. A transmissão neonatal ocorre, na maioria das vezes durante a passagem pelo canal de parto, sendo uma infecção perinatal e não congênita, sendo rara a ocorrência da infecção verdadeiramente congênita, a qual geralmente ocorre na infecção materna primária pelo VHS.

17 Nos primeiros meses de gestação, a infecção herpética pode ser causa de aborto. A infecção primária materna no final da gestação oferece maior risco de infecção neonatal do que a infecção recorrente. Clínica: Infecção congênita: fetopatia extremamente grave com a tríade característica - vesículas cutâneas ou escaras de cicatrização + alterações oculares + micro/hidrocefalia. O isolamento viral no RN nos primeiros dias de vida é critério diagnóstico. Infecção perinatal: RN só se torna sintomático no final da primeira semana de vida ou início da segunda (tempo para replicação viral após exposição), manifestando-se por: - Forma Localizada: maioria dos casos, acometendo olhos, boca e pele - ceratoconjuntivite, retinocoroidite, úlcera de córnea, catarata e atrofia óptica + vesículas na pele recidivantes. - Forma Neurológica: letargia, irritabilidade, convulsões, crises de apneia e febre - Forma Disseminada: forma mais grave e mais comum, com acometimento do SNC e disseminação visceral. Apresenta-se com vômitos, anorexia, irritabilidade, desconforto respiratório, icterícia, hepatoesplenomegalia, petéquias, convulsões, meningoencefalite grave. Podem não estar presentes lesões cutâneas dificultando o diagnóstico. Diagnóstico: Cultura do vírus (sangue, material das lesões, liquor, etc): melhor método para o diagnóstico. Avaliação do líquor: glicose reduzida, celularidade aumentada à custa de linfomononucleares e hiperproteinorraquia. Hemograma: apresenta neutropenia e plaquetopenia. Aumento de transaminases e bilirrubinas

18 Tratamento: Aciclovir venoso 20 mg/kg/dose a cada oito horas, por 21 dias Profilaxia: Isolamento dos RN acometidos - risco de transmissão nosocomial Indicação de parto cesáreo na presença de lesões ativas (mas há aumento do risco de transmissão caso bolsa rota há mais de 4 horas). Na ausência de lesões ativas pode ser parto por via vaginal.

Infecções congênitas. Prof. Regia Lira

Infecções congênitas. Prof. Regia Lira Infecções congênitas Prof. Regia Lira 12 de maio de 2015 ADAPTAÇÃO IMUNOLÓGICA MATERNO-FETAL Interpretação de resultados dos imunoensaios: Feto ou necém-nascido: sistema imune em desenvolvimento (fora

Leia mais

TOXOPLASMOSE. Gláucia Manzan Queiroz Andrade. Departamento de Pediatria, NUPAD, Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais

TOXOPLASMOSE. Gláucia Manzan Queiroz Andrade. Departamento de Pediatria, NUPAD, Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais TOXOPLASMOSE Controle da toxoplasmose congênita em Minas Gerais Gláucia Manzan Queiroz Andrade Departamento de Pediatria, NUPAD, Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais Ericka Viana

Leia mais

Toxoplasmose congênita: desafios de uma doença negligenciada

Toxoplasmose congênita: desafios de uma doença negligenciada Toxoplasmose congênita: desafios de uma doença negligenciada Dra. Jaqueline Dario Capobiango Universidade Estadual de Londrina 2018 = 110 anos de história Nos EUA a toxoplasmose é considerada uma das cinco

Leia mais

Microcefalia na atenção básica

Microcefalia na atenção básica Microcefalia na atenção básica Enfoque da Medicina Fetal Dra. Jamile Simas Abi Saab MICROCEFALIA NA ATENÇÃO BÁSICA Microcefalia: malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

Leia mais

Vigilância no prénatal, puerpério 2017

Vigilância no prénatal, puerpério 2017 Vigilância no prénatal, parto e puerpério 2017 Doenças de transmissão vertical Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Zika Chikungunya Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis

Leia mais

Vigilância no prénatal, puerpério 2017

Vigilância no prénatal, puerpério 2017 Vigilância no prénatal, parto e puerpério 2017 Doenças de transmissão vertical Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Zika Chikungunya Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos HPV lesões múltiplas ou única, localizadas ou difusas, e de tamanho variável.

Leia mais

Profa. Carolina G. P. Beyrodt

Profa. Carolina G. P. Beyrodt Profa. Carolina G. P. Beyrodt Agente etiológico: Toxoplasma gondii (Protozoário coccídeo do Filo Apicomplexa) Histórico Isolado em 1908 de um roedor do deserto: Ctenodactylus gondii 1923 descrição do primeiro

Leia mais

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017 Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017 Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis congênita HIV-AIDS Hepatites B e C Rubéola congênita Toxoplasmose congênita

Leia mais

Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira CITOMEGALOVÍRUS

Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira CITOMEGALOVÍRUS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira CITOMEGALOVÍRUS O citomegalovírus (CMV) pertence à família Herpesviridae, subfamília Betaherpesvirinae.

Leia mais

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Doenças de transmissão vertical Principais patógenos e formas de transmissão Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Chikungunya ZIKA Gilbert, 2004

Leia mais

HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO

HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO SESSÃO CLÍNICA CASO CLÍNICO DO SERVIÇO DE NEONATOLOGIA Luanda, Setembro de 2016 Anete Caetano Identificação Nome: J.A.M Idade: 13 dias (DN: 27/07/2016) Sexo: Masculino

Leia mais

CASO EM FOCO EDNA M. ALBUQUERQUE DINIZ 1 MÁRIO E. CAMARGO 2 FLÁVIOA.COSTAVAZ 3

CASO EM FOCO EDNA M. ALBUQUERQUE DINIZ 1 MÁRIO E. CAMARGO 2 FLÁVIOA.COSTAVAZ 3 CASO EM FOCO CASO EM FOCO EDNA M. ALBUQUERQUE DINIZ 1 MÁRIO E. CAMARGO 2 FLÁVIOA.COSTAVAZ 3 Instituto da Criança "Prof. Pedro de Alcântara" do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial Toxoplasmose Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii Único agente causal da toxoplasmose Distribuição geográfica: Mundial Hospedeiros: a) Hospedeiros finais ou definitivos: - felideos (gato doméstico

Leia mais

Zika Vírus Cobertura pelo ROL- ANS. Cobertura E Codificação

Zika Vírus Cobertura pelo ROL- ANS. Cobertura E Codificação Zika Vírus Cobertura pelo ROL- ANS Cobertura E Codificação A partir Resolução Normativa n 407/2016, vigente a partir de 06/07/2016, os exames diagnósticos para detecção de Zika Vírus passam a ter cobertura

Leia mais

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Doenças de transmissão vertical Principais doenças e formas de transmissão vertical Outras DTV: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Chikungunya ZIKA Momento

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS ZIKA VIRUS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos DEFINIÇÃO DE CASO SUSPEITO DE ZIKA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL Caso suspeito: - Pacientes que apresentem

Leia mais

Manejo dos casos suspeitos de Febre pelo vírus ZIKA / Microcefalia

Manejo dos casos suspeitos de Febre pelo vírus ZIKA / Microcefalia Manejo dos casos suspeitos de Febre pelo vírus ZIKA / Microcefalia 28 de Dezembro de 2015 SCIH HIAE Conteúdo Zika vírus Epidemiologia Definição de caso Manifestação clínica Diagnóstico diferencial Diagnóstico

Leia mais

Herpesvírus linfotrópicos: CMV e EBV. Prof. Dr. Eurico Arruda Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Herpesvírus linfotrópicos: CMV e EBV. Prof. Dr. Eurico Arruda Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP Herpesvírus linfotrópicos: CMV e EBV Prof. Dr. Eurico Arruda Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP Caso Clínico Uma semana depois de uma famosa festa a fantasia, um aluno do 2º ano de medicina da

Leia mais

Agentes de viroses multissistêmicas

Agentes de viroses multissistêmicas Agentes de viroses multissistêmicas Sarampo, Caxumba e Rubéola São viroses de transmissão respiratória, doenças comuns da infância, porém podem ocorrer também em adultos não vacinados. As infecções produzem

Leia mais

TOXOPLASMOSE. Prof. Sérvio Túlio Stinghen

TOXOPLASMOSE. Prof. Sérvio Túlio Stinghen TOXOPLASMOSE Prof. Sérvio Túlio Stinghen 1 Toxoplasmose: histórico 1908: Charles Nicolle e Louis Hubert Manceaux Toxoplasma gondii em roedores 1932: doença infecciosa 1939: Wolf et al infecção congênita

Leia mais

HERPESVÍRUS. Prof. Dr. Aripuanã Watanabe

HERPESVÍRUS. Prof. Dr. Aripuanã Watanabe HERPESVÍRUS Prof. Dr. Aripuanã Watanabe aripuana.watanabe@ufjf.edu.br Introdução Provavelmente vírus muito antigos Ancestral comum Aves e mamíferos Animais de sangue frio Introdução Família de vírus ubíquos,

Leia mais

Tema Sífilis Congênita

Tema Sífilis Congênita Tema Sífilis Congênita Palestrante Maria Ignez Estades Bertelli médica pediatra e diretora da Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul Importância A transmissão

Leia mais

Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará Módulo ABS da Gestante e RN SÍFILIS NA GESTAÇÃO E SÍFILIS CONGÊNITA Características clínicas da sífilis Manifestações clínicas da sífilis recente (até

Leia mais

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical - 2015 Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis congênita HIV-AIDS Hepatites B e C Rubéola congênita Toxoplasmose congênita

Leia mais

RESP - Registro de Eventos em Saúde Pública

RESP - Registro de Eventos em Saúde Pública RESP - Registro de Eventos em Saúde Pública Monitoramento integrado de vigilância e atenção à saúde de condições relacionadas às infecções durante a gestação, identificadas no pré-natal, parto e puericultura.

Leia mais

SÍFILIS MATERIAL DE APOIO.

SÍFILIS MATERIAL DE APOIO. SÍFILIS MATERIAL DE APOIO www.hilab.com.br Segundo o Ministério da Saúde, a sífilis, em sua forma adquirida, teve um crescimento de 5.174% entre 2010 e 2015. A forma congênita, transmitida da mãe para

Leia mais

DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN

DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN Renato S Procianoy Prof. Titular de Pediatria da UFRGS Chefe do Serviço de Neonatologia HCPA Editor Jornal de Pediatria DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN Hipoglicemia Hipocalcemia

Leia mais

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização:

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: CADA VIDA CONTA Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: MORTALIDADE MATERNA - BRASIL Boletim MS, Jan. 2012, Brasil DISTÚRBIOS HIPERTENSIVOS NA GESTAÇÃO PRÉ ECLÂMPSIA (PE) HIPERTENSÃO GESTACIONAL

Leia mais

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti armacoterapia aplicada em grupos alvo Profa. ernanda Datti atores associados com variação na resposta farmacológica Idade Gravidez Doença Idade Recém-nascidos: menos de 1 mês Bebês: 1 mês a 1 ano. Crianças:

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS CASOS DE TOXOPLASMOSE AGUDA EM GESTANTES ACOMPANHADAS NO AMBULATÓRIO DE TOXOPLASMOSE DO HUM.

LEVANTAMENTO DOS CASOS DE TOXOPLASMOSE AGUDA EM GESTANTES ACOMPANHADAS NO AMBULATÓRIO DE TOXOPLASMOSE DO HUM. LEVANTAMENTO DOS CASOS DE TOXOPLASMOSE AGUDA EM GESTANTES ACOMPANHADAS NO AMBULATÓRIO DE TOXOPLASMOSE DO HUM. Camila Mariano Orathes (PIBIC/CNPq-UEM), Prof a Dra Ana Maria Silveira Machado de Moraes (Orientadora)

Leia mais

Toxoplasmose Roteiro da Aula

Toxoplasmose Roteiro da Aula Doenças de veiculação hídrica e ingestão de alimento contaminado Toxoplasmose oocisto/cisto Ascaridíase - ovos Amebíase - cistos Giardíase - cistos Oxiuríase - ovos Teníase / cisticercose cisto/ovos Ancilostomíase

Leia mais

Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe

Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe Implicações clínicas no diagnóstico tardio da Deficiência de Biotinidase e Fenilcetonúria Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe Deficiência de Biotinidase (DB) Doença metabólica autossômica

Leia mais

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical)

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Toxoplasmose Parasito Reino: Protozoa Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Ordem: Eucoccidiida Família: Sarcocystidae Gênero: Toxoplasma Espécie: Toxoplasma gondii - É uma doença cosmopolita.

Leia mais

DISCIPLINA PARASITOLOGIA 2019

DISCIPLINA PARASITOLOGIA 2019 DISCIPLINA PARASITOLOGIA 2019 14 de março TOXOPLASMOSE Docente: Profa. Dra. Juliana Q. Reimão SOCRATIVE (SALA JULIANA2019) Quiz eletrônico sobre as possíveis formas de transmissão da toxoplasmose VÍDEO

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Tétano Acidental: causa: ação exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico = provoca hiperexcitabilidade do sistema nervoso

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS ZIKA VIRUS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE informação sobre doença, complicações, modos de prevenção

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. HIV/AIDS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. HIV/AIDS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS HIV/AIDS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Diagnóstico - investigação laboratorial após a suspeita de risco de infecção pelo HIV. janela imunológica é

Leia mais

Febre pelo vírus ZIKA / Microcefalia

Febre pelo vírus ZIKA / Microcefalia Febre pelo vírus ZIKA / Microcefalia 17 de Maio de 2016 SCIH HIAE Conteúdo Zika vírus Epidemiologia Definição de caso Manifestação clínica Diagnóstico diferencial Diagnóstico laboratorial Tratamento Prevenção

Leia mais

Declaração de Conflitos de Interesse. Médico assessor e sócio do Grupo Fleury

Declaração de Conflitos de Interesse. Médico assessor e sócio do Grupo Fleury Declaração de Conflitos de Interesse Médico assessor e sócio do Grupo Fleury Celso F. H. Granato Assessor Médico do Fleury Medicina Diagnóstica Livre-Docente da Disciplina de Infectologia da UNIFESP Fazer

Leia mais

Infecções Herpéticas. Benedito Antônio Lopes da Fonseca Disciplina de Moléstias Infecciosas e Tropicais Departamento de Clínica Médica FMRP - USP

Infecções Herpéticas. Benedito Antônio Lopes da Fonseca Disciplina de Moléstias Infecciosas e Tropicais Departamento de Clínica Médica FMRP - USP Benedito Antônio Lopes da Fonseca Disciplina de Moléstias Infecciosas e Tropicais Departamento de Clínica Médica FMRP - USP Transmissão HSV-1 secreções respiratórias HSV-2 contato sexual vertical 85%

Leia mais

Manejo de casos suspeitos de Febre Maculosa. Outubro de 2018

Manejo de casos suspeitos de Febre Maculosa. Outubro de 2018 Manejo de casos suspeitos de Febre Maculosa Outubro de 2018 Febre maculosa Conteúdo Epidemiologia e etiologia Definição de caso Manifestação clínica Diagnóstico diferencial Diagnóstico laboratorial Tratamento

Leia mais

1 / 6 RECURSOS - EXAME PARA TITULAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM NEONATOLOGIA 2018 DECISÃO : (DEFERIDO/INDEFERIDO) JUSTIFICATIVA

1 / 6 RECURSOS - EXAME PARA TITULAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM NEONATOLOGIA 2018 DECISÃO : (DEFERIDO/INDEFERIDO) JUSTIFICATIVA (DEFERIDO/) QUESTÃO 06 O item D refere-se a classificação de risco alto e não intermediário. QUESTÃO 10 Recursos improcedentes, já que pela bibliografia apresentada pelos candidatos o momento adequado

Leia mais

Família Herpesviridae

Família Herpesviridae Herpesvírus Humanos Família Herpesviridae Vírus ubíquos Altamente espécie-específicos Causam Latência: Capacidade de manter conteúdo genético dentro da célula hospedeira, sem replicar ou causar doença.

Leia mais

1 a ETAPA - PROVA C/NN NEONATOLOGIA

1 a ETAPA - PROVA C/NN NEONATOLOGIA CONCURSO 2017 PARA RESIDÊNCIA MÉDICA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO COREME COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 1 a ETAPA - PROVA C/NN NEONATOLOGIA INSTRUÇÕES AO

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal Parte 8. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal Parte 8. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal Parte 8 Profª. Lívia Bahia Intercorrências Clínicas mais frequentes na gestação Sífilis Doença infecciosa, de caráter sistêmico e de evolução

Leia mais

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Colégio Energia Barreiros 1º Ano Professor João DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Arboviroses (transmitidas por artrópodes) DENGUE Agente etiológico: flavivírus; Vetor: mosquito Aedes aegypti (principal); Transmissão:

Leia mais

INFECÇÕES CONGÊNITAS. TOxo, treponema Rubéola CMV Herpes, hepatite, HIV varicela, parvovírus

INFECÇÕES CONGÊNITAS. TOxo, treponema Rubéola CMV Herpes, hepatite, HIV varicela, parvovírus INFECÇÕES CONGÊNITAS TOxo, treponema Rubéola CMV Herpes, hepatite, HIV varicela, parvovírus Pré-natal: exames laboratoriais Grupo sanguíneo e fator Rh Hemograma Glicemia de jejum Sorologias: sífilis, HIV,

Leia mais

Causas Microcefalia é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância. A microcefalia pode ser

Causas Microcefalia é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância. A microcefalia pode ser Microcefalia Microcefalia Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente

Leia mais

DIAGNÓSTICOS SOROLÓGICO NAS INFECÇÕES BACTERIANAS. Sífilis

DIAGNÓSTICOS SOROLÓGICO NAS INFECÇÕES BACTERIANAS. Sífilis DIAGNÓSTICOS SOROLÓGICO NAS INFECÇÕES BACTERIANAS Sífilis Sífilis Agente Etiológico Doença crônica sistêmica Família Spirochaetaceae Espiroqueta: Treponema pallidum, sub espécie pallidum Motilidade Característica:

Leia mais

Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus

Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus Exercício de Fixação: Características Gerais dos Vírus 02-2017 1- Quais foram as observações feitas por Adolf Mayer que permitiram concluir que o agente etiológico da Doença do Mosaico do tabaco era um

Leia mais

Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará Módulo ABS da Criança AIDS perinatal Atenção Básica de Saúde da Gestante e do RN TRANSMISSÃO MATERNO- INFANTIL DO HIV Taxa de transmissão vertical sem

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Soroprevalência

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos Herpes Simples Lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral (herpes orolabial vírus tipo 1) e da genitália

Leia mais

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda Doenças causadas por vírus Professora: Elyka Fernanda Herpes labial Transmissão Causador: HSV 1 (vírus do herpes simples tipo 1) Sintomas A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas

Leia mais

Emergência do Zika vírus no Brasil: Consequências, Enfrentamento e Processo de Produção de Conhecimento

Emergência do Zika vírus no Brasil: Consequências, Enfrentamento e Processo de Produção de Conhecimento Emergência do Zika vírus no Brasil: Consequências, Enfrentamento e Processo de Produção de Conhecimento Junho 2017 Maria Glória Teixeira Roteiro Reconhecimento do ZIKV Consequências Epidemiológicas Enfrentamento

Leia mais

Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais. Profa. Claudia Vitral

Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais. Profa. Claudia Vitral Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais Profa. Claudia Vitral Importância do diagnóstico laboratorial virológico Determinar a etiologia e acompanhar o curso de uma infecção viral Avaliar a eficácia

Leia mais

ANS faz inclusão extraordinária de exames para detecção do vírus zika

ANS faz inclusão extraordinária de exames para detecção do vírus zika A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu a incorporação extraordinária de exames para detecção de vírus zika ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que estabelece a cobertura obrigatória

Leia mais

Disciplina de Parasitologia

Disciplina de Parasitologia Disciplina de Parasitologia Curso de Medicina 2018 Tema: Toxoplasmose Profa. Dra. Juliana Quero Reimão Toxoplasmose Generalidades Zoonose cujo quadro clínico no homem varia desde infecção assintomática

Leia mais

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes Várias formas

Leia mais

VIROSES...as doenças causadas pelos vírus

VIROSES...as doenças causadas pelos vírus VIROSES..as doenças causadas pelos vírus VIROSES ASSOCIADAS À PELE ASSOCIADAS AO SISTEMA NERVOSO ASSOCIADAS AOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO ASSOCIADAS AOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ASSOCIADAS AO SISTEMA

Leia mais

Ministério da Saúde investiga casos suspeitos de microcefalia no país

Ministério da Saúde investiga casos suspeitos de microcefalia no país Ministério da Saúde investiga 4.222 casos suspeitos de microcefalia no país Estão sendo investigados todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, inclusive a possível

Leia mais

Circulação do vírus da rubéola no Brasil será monitorada pela OMS até

Circulação do vírus da rubéola no Brasil será monitorada pela OMS até Publicação Científica do Curso de Bacharelado em Enfermagem do CEUT. Ano 2010 (15). Edição 31 Aline Oliveira Araújo 1 Andréa Cunha Souza 1 Camila Manuela de Moura Sá Fortes¹ Clareanne A. Fortes Damasceno

Leia mais

Orientações para Notificação / Investigação de casos suspeitos de Sarampo (CID 10: B05)

Orientações para Notificação / Investigação de casos suspeitos de Sarampo (CID 10: B05) PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO, ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE COORDENAÇÃO DE ÁREA PROGRAMÁTICA 5.1 DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Leia mais

Triagem Neonatal de Doenças Infecciosas

Triagem Neonatal de Doenças Infecciosas 7 e 8 de Novembro de 2018 Triagem Neonatal de Doenças Infecciosas Andrea Maciel de Oliveira Rossoni Infectologia pediátrica Agenda Doenças que podem ser triadas Importância dessa triagem Frequência das

Leia mais

Acadêmicos: Claudia Santos Oliveira - 3º ano Ewerton Dutra - 1º ano

Acadêmicos: Claudia Santos Oliveira - 3º ano Ewerton Dutra - 1º ano HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED - UNIOESTE Prof. Marcos Antonio da Silva Cristovam Acadêmicos: Claudia Santos

Leia mais

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA SISTEMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA A DISTÂNCIA PRORN PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA ORGANIZADO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA Diretores acadêmicos Renato S. Procianoy Cléa R. Leone

Leia mais

Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina. Arieli Schiessl Fialho

Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina. Arieli Schiessl Fialho apresentam Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina Arieli Schiessl Fialho A Doença A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, endêmica e enzoótica nas florestas

Leia mais

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE A partir de 02.01.2018, entra em vigência a RN 428 onde passa a ter cobertura a Terapia Imunoprofilática com Palivizumabe para o Vírus Sincicial Respiratório,

Leia mais

INFORME TÉCNICO 01 VIGILÂNCIA DAS MICROCEFALIA RELACIONADAS À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA

INFORME TÉCNICO 01 VIGILÂNCIA DAS MICROCEFALIA RELACIONADAS À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA 1 Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Controle de Doenças Centro de Vigilância Epidemiológica Instituto Adolfo Lutz INFORME TÉCNICO 01 VIGILÂNCIA DAS MICROCEFALIA RELACIONADAS À INFECÇÃO PELO

Leia mais

Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais. Profa. Claudia Vitral

Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais. Profa. Claudia Vitral Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais Profa. Claudia Vitral Importância do diagnóstico laboratorial virológico Determinar a etiologia e acompanhar o curso de uma infecção viral Avaliar a eficácia

Leia mais

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido...

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido... Sumário Parte I Papéis e relacionamentos 1. Visão geral da enfermagem materna...23 O processo de enfermagem...25 Planejamento familiar...26 Gestação na infância ou na adolescência...26 Gestação após os

Leia mais

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas Síndromes respiratórias

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas Síndromes respiratórias Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas Síndromes respiratórias Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes

Leia mais

Maria de Fátima de Carvalho Ferreira CRMMT 1471 Cuiabá, dezembro de 2015 UFMT

Maria de Fátima de Carvalho Ferreira CRMMT 1471 Cuiabá, dezembro de 2015 UFMT Maria de Fátima de Carvalho Ferreira CRMMT 1471 Cuiabá, dezembro de 2015 UFMT Microcefalia A microcefalia significa perímetro cefálico (tamanho da cabeça) abaixo do esperado para a idade e sexo. De etiologia

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN DIAGNÓSTICO DA SÍFILIS CONGÊNITA RESUMO MARINHO, Jefferson A. 1 DELUCA, Jessica 2 CATANEO, Juliana 3 SILVA, Claudinei M. 4 PEDER, Leyde D. 5 O presente trabalho teve por objetivo trazer informações relevantes

Leia mais

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes Várias formas

Leia mais

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda.

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda. Secretaria de Vigilância em Saúde Espectro clínico O período de incubação intrínseco, que ocorre no ser humano, é em média de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O extrínseco, que ocorre no vetor,

Leia mais

Toxoplasma gondii e Toxoplasmose. Nicolle e Manceaux, 1909

Toxoplasma gondii e Toxoplasmose. Nicolle e Manceaux, 1909 Nicolle e Manceaux, 1909 A toxoplasmose é uma zoonose, muito freqüente em várias espécies animais(+ de 300), mamíferos e aves, domésticos ou silvestres, de distribuição geográfica mundial, atinge 60% da

Leia mais

Dra Daniela Pontes Chiebao, médica veterinária, Pesquisadora Cientifica da Apta Regional Sorocaba

Dra Daniela Pontes Chiebao, médica veterinária, Pesquisadora Cientifica da Apta Regional Sorocaba TOXOPLASMOSE Dra Daniela Pontes Chiebao, médica veterinária, Pesquisadora Cientifica da Apta Regional Sorocaba DEFINIÇÂO Doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita intracelular

Leia mais

Diagnóstico Imunológico das Infecções Congênitas

Diagnóstico Imunológico das Infecções Congênitas Diagnóstico Imunológico das Infecções Congênitas Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita Vírus da Rubéola Togavirus Vírus de RNA fita simples Principal epítopo dominante:

Leia mais

MANEJO DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE INFLUENZA NO HIAE E UNIDADES

MANEJO DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE INFLUENZA NO HIAE E UNIDADES MANEJO DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE INFLUENZA NO HIAE E UNIDADES AVANÇADAS Maio de 2013 Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Conteúdo Definições atualmente utilizadas Diagnóstico Tratamento

Leia mais

Aids em Pedia tria edia

Aids em Pedia tria edia Aids em Pediatria AGENDA Considerações epidemiológicas atuais Prevenção da transmissão vertical Diagnóstico em Pediatria Noções básicas de tratamento Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº

Leia mais

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia).

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia). CASO CLÍNICO HMA: LCU, 43 a, sexo masculino, com anorexia, náuseas, vômitos, mal-estar geral há uma semana. Nos últimos dois dias apresentou cefaleia, fotofobia, tosse e coriza. HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro,

Leia mais

Boletim semanal #2 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências

Boletim semanal #2 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências Boletim semanal #2 Resposta da Representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da zika e suas consequências 11 de março de 2016 Reunião do Comitê de Emergências discutiu zika, microcefalia

Leia mais

Hepatites. Introdução

Hepatites. Introdução Hepatites Introdução As hepatites virais são importantes causas de morbidade e mortalidade em todo mundo. As hepatites B e C são etiologias de grande relevância na população com cirrose hepática, sendo

Leia mais

Zika vírus Diagnóstico Laboratorial. Helio Magarinos Torres Filho

Zika vírus Diagnóstico Laboratorial. Helio Magarinos Torres Filho Zika vírus Diagnóstico Laboratorial Helio Magarinos Torres Filho Testes Laboratoriais para Diagnóstico Zika vírus 1948 Cultura de células Imunohemaglutinação de hemácias Zika vírus Diagnóstico Laboratorial

Leia mais

Conferência: Síndrome do Zika Congênita

Conferência: Síndrome do Zika Congênita Conferência: Síndrome do Zika Congênita O Brasil teve 214 mil casos prováveis de Zika de fevereiro a dezembro de 2016, segundo o Ministério da Saúde. No período, foram comprovadas cerca de 11 mil infecções

Leia mais

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS HEPATITES VIRAIS. Profa. Ms.: Themis Rocha

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS HEPATITES VIRAIS. Profa. Ms.: Themis Rocha DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS HEPATITES VIRAIS Profa. Ms.: Themis Rocha MARCADORES INESPECÍFICOS Aminotransferases ALT ou TGP e AST ou TGO. Bilirrubinas. Fosfatase alcalina. Linfocitose. ISOTIPOS DE ANTICORPOS

Leia mais

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL.

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL. DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL lrmartel@fmrp.usp.br A filosofia fundamental do diagnóstico pré-natal é garantir segurança a um casal (com risco de doenças genéticas) de que eles podem seletivamente ter crianças

Leia mais

Malformações do trato urinário

Malformações do trato urinário Malformações do trato urinário 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Devido à origem embriológica do trato urinário, muitas malformações podem ocorrer. Algumas delas são simples e frequentes, já outras são

Leia mais

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2019

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2019 Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2019 Síndromes febris ictéricas e icterohemorrágicas Síndrome Febril (Íctero-Hemorrágica Aguda) Vigilância Sindrômica na Amazônia Síndrome

Leia mais

Síndrome hipertensiva Gestacional e desfecho neonatal o que esperar

Síndrome hipertensiva Gestacional e desfecho neonatal o que esperar Síndrome hipertensiva Gestacional e desfecho neonatal o Dra. Marta David Rocha De Moura Neonatologista Hospital Materno Infantil De Brasília Neonatologista Hospital Das Forças Armadas Coordenadora do Internato

Leia mais

[ERLICHIOSE CANINA]

[ERLICHIOSE CANINA] [ERLICHIOSE CANINA] 2 Erlichiose Canina A Erlichiose Canina é uma hemoparasitose causada pela bactéria Erlichia sp. Essa bactéria parasita, geralmente, os glóbulos brancos (neste caso, Erlichia canis)

Leia mais

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical - 2014 Tuberculose Chagas, Malária Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis congênita HIV-AIDS Hepatites B e C Rubéola congênita

Leia mais

Abordagem atual do RN exposto ao HIV e sífilis. Felipe Teixeira de Mello Freitas Médico Infectologista

Abordagem atual do RN exposto ao HIV e sífilis. Felipe Teixeira de Mello Freitas Médico Infectologista Abordagem atual do RN exposto ao HIV e sífilis Felipe Teixeira de Mello Freitas Médico Infectologista PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV O que há de novo Diagnóstico da gestante por meio de testes

Leia mais

EXAMES LABORATORIAIS: IMUNOLOGIA

EXAMES LABORATORIAIS: IMUNOLOGIA EXAMES LABORATORIAIS: IMUNOLOGIA Aula 2 CONCEITOS GERAIS Imunidade: conjunto de processos fisiológicos que permite ao organismo reconhecer corpos estranhos e responder contra os mesmos. Sistema imune:

Leia mais