Revista paulista editada em São Paulo de 1911 até Tinha como principal articulador Oswald de Andrade e Emílio de Menezes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revista paulista editada em São Paulo de 1911 até Tinha como principal articulador Oswald de Andrade e Emílio de Menezes."

Transcrição

1 Revista paulista editada em São Paulo de 1911 até Tinha como principal articulador Oswald de Andrade e Emílio de Menezes. Revista de cunho literário, esportivo, sociedade paulista, crítico e com ideias pré-modernistas. Muito bem impressa e redigida. Esta é a capa do nº59 de 21 de Setembro de 1912, com uma crítica feroz ao governo do Presidente Hermes da Fonseca ( ), que instituiu o Estado de Sítio no Brasil.

2 Vindo da Alemanha em 1913, o pintor Lasar Segall realizou uma exposição em São Paulo e outra em Campinas, ambas recebidas com uma fria polidez. Desanimado, Segall seguiu de volta à Alemanha, só retornando ao Brasil dez anos depois, quando os ventos sopravam mais a favor Perfil de Zulmira Bananal

3 A exposição de Anita Malfatti em 1917, recém chegada dos Estados Unidos e da Europa, foi outro marco para o Modernismo brasileiro. As obras da pintora, então afinadas com as tendências vanguardistas do exterior, chocaram grande parte do público, causando violentas reações da crítica conservadora A boba A Estudante

4 Paranoia ou mistificação Monteiro Lobato crítico de arte de O Estado de São Paulo Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas (...). A outra espécie é formada pelos que veem anormalmente a natureza e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...) Embora eles se deem como novos, precursores de uma arte a vir, nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica: nasceu com a paranoia e a mistificação. (...) Essas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso e companhia.

5 SEMANA DA ARTE MODERNA

6 ENFIM, A SEMANA! "Seremos lindíssimos! Insultadíssimos! Celebérrimos. Teremos nossos nomes eternizados nos jornais e na História da Arte Brasileira. Trecho da carta-convite de Mário de Andrade a Minotti del Picchia para participar da Semana da Arte Moderna.

7 APRESENTAÇÃO DO EVENTO

8 TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

9 Definições de posições bem determinadas e próprias. Rompimento com as estruturas do passado. Caráter anárquico e destruidor. Nacionalismo. Pesquisa através da volta às origens. Tentativa de criar uma língua brasileira; a língua falada nas ruas, pelo povo. Repensar a história da literatura no Brasil através da paródia e do humor. Liberdade formal; utilização do verso livre. Quase abandono das formas fixas, como o soneto. Ausência de pontuação, infringindo a gramática normativa. Simultaneidade de cenas, num procedimento semelhante ao da pintura cubista. Enumeração caótica de ideias, formando verdadeiras colagens. Emprego de imagens resultantes da livre associação de ideias, gerando uma aparente falta de lógica no texto.

10

11 Publicado no Correio da Manhã em 18 de março de 1924, foi escrito por Oswald de Andrade em Paris. O título do manifesto prende-se à ideia de que o paubrasil tinha sido o primeiro produto genuinamente brasileiro de exportação. O movimento exaltava a inovação na poesia, o primitivismo e a era presente, ao mesmo tempo em que repudiava a linguagem retórica na poesia. Convivem dialeticamente o primitivo e o moderno, o nacional e o cosmopolita

12

13 Tecia severas críticas ao que considerava o nacionalismo importado de Oswald de Andrade. Contrapunha a ele um nacionalismo. O grupo elegeu a anta como símbolo nacional e mais tarde autodenominou-se Escola da Anta. Tem por característica textos patrióticos, ufanistas e a idealização do país. Características formais, versos livres, sem rima, sem métrica, em estrofação e discurso não linear.

14

15 Foram pronunciamentos feitos em 1926, quando se realizou o 1º Congresso Regionalista do Nordeste. O grupo de Recife, pregava a reabilitação da cultura regional nordestina e seu aproveitamento como motivo artístico.

16

17 MANIFESTO GRUPO DA ANTA Seguiu uma linha de orientação política nitidamente de direita, da qual sairia, na década de 1930, o Integralismo de Plínio Salgado Recusando todo e qualquer contágio com ideias europeias, este movimento é uma reação às intenções primitivas do Pau Brasil.

18

19 Surgiu em 1928, foi o manifesto mais radical de todos os manifestos da primeira fase modernista. Propunha a devoção da cultura e das técnicas importadas, transformando o produto importado em exportável. O nome do manifesto recuperava uma crença indígena - índios antropófagos comiam o inimigo, supondo que assim estavam assimilando suas qualidades.

20 REVISTAS: KLAXON ( SÃO PAULO) ESTÉTICA (RIO DE JANEIRO) FESTA ( RIO DE JANEIRO) TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS ( SÃO PAULO) VERDE ( CATAGUAZES, MINAS GERAIS) REVISTA DE ANTROPOFAGIA ( SÃO PAULO) A REVISTA (BELO HORIZONTE)

21 Liberdade formal. Combate a sintaxe tradicional. Nacionalismo. Procura da linguagem brasileira. Tema principal: a cidade de São Paulo. Expressões ítalo-paulistanas. Linguagem coloquial. Pesquisa folclórica. Principais obras: Paulicéia Desvairada (1922); Lira Paulistana (1946); Contos Novos (1946); Amar, Verbo Intransitivo (1927); Macunaíma (1928); A escrava que não era Isaura (1925).

22 Ode ao Burguês Eu insulto o burguês! O burguês-níquel, o burguês-burguês! A digestão bem feita de São Paulo! O homem-curva! o homem-nádegas! O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! Eu insulto as aristocracias cautelosas! os barões lampiões! os condes Joões! os duques zurros! (...) Eu insulto o burguês-funesto! O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições! Fora os que algarismam os amanhãs! Olha a vida dos nossos setembros! (...)

23 Descobrimento Abancado à escrivaninha em São Paulo Na minha casa da rua Lopes Chaves De supetão senti um friúme por dentro. Fiquei trêmulo, muito comovido Com o livro palerma olhando pra mim. Não vê que me lembrei que lá no Norte, meu Deus! muito longe de mim Na escuridão ativa da noite que caiu Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos, Depois de fazer uma pele com a borracha do dia, Faz pouco se deitou, está dormindo. Esse homem é brasileiro que nem eu.

24 MACUNAÍMA rapsódia (episódio épico = motivos populares) primitivista do herói sem nenhum caráter = sátira à linguagem usual = obra composta por uma sequência de lendas variadas e justapostas, mescladas com ações ora realistas, ora fantásticas, tudo de forma mais ou menos caótica. Origem narrativa = lenda dos índios amazônicos (Kock Grümberg) reelaborada, alterada, com uso de lendas sertanejas e caboclas, aspectos mágicos da cultura negra = um repertório quase inesgotável de mitos e fábulas + Colcha de retalhos da cultura brasileira + Tom satírico

25 Amar, verbo intransitivo Romance psicológico sobre a educação sexual de um adolescente (Carlos), realizada por uma governanta alemã (Elza). Paulicéia desvairada Primeira obra com elementos modernizadores = inovações técnicas = valorização da realidade de SAMPA

26 Lançou o movimento "Pau-Brasil" (1924) e o "Antropofágico" (1928). Linguagem telegráfica. Rupturas sintáticas. Capítulos curtos. Neologismos. Técnica cinematográfica. Linguagem coloquial e sintética. Humor, paródia. Temas do cotidiano. Quebra de fronteiras entre a prosa e poesia. Principais obras: Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Serafim Ponte Grande (1933); A Morta (1937); O Rei da Vela (1937).

27 Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o [bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro Vício na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió Para pior pió Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados

28 Erro de português Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. Relógio As coisas são As coisas vêm As coisas vão As coisas

29 No início, influências simbolistas com ligações parnasianas. Fez poemas autobiográficos. Tom melancólico e lírico. Temas relacionados a doenças, mortes, principalmente a tuberculose. Linguagem coloquial, tese social. Folclore negro. Rebeldia e sátira. Uso da ironia. Versos livres. Temas populares. Saudade da infância. Desejo de libertação. Principais obras: A cinza das horas (1917); Ritmo Dissoluto (1924); Libertinagem (1930); Estrela da Manhã (1936); Itinerário de Pasárgada (1954).

30 Vou-me Embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz Lá a existência é uma aventura De tal modo inconseqüente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginástica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a mãe-d'água Pra me contar as histórias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasárgada Em Pasárgada tem tudo É outra civilização Tem um processo seguro De impedir a concepção Tem telefone automático Tem alcalóide à vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar Lá sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada.

31 (...) Enfunuando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos, A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: - "Meu pai foi à guerra!" - "Não foi" - "Foi!" - "Não foi!". O sapo-tanoeiro Parnasiano aguado, Diz: - "Meu cancioneiro É bem martelado." Vede como primo Em comer os hiatos! Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos. O meu verso é bom Frumento sem joio. Faço rimas com Consoantes de apoio.

32 O Bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.

33 O Último Poema Assim eu quereria meu último poema Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos [intencionais Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais [límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

34 Alcântara Machado: Brás, Bexiga e Barra Funda. Cassiano Ricardo: Martim Cererê. Guilherme de Almeida: A flor que foi um homem. Menotti del Picchia: Juca Mulato. Plínio Salgado: O cavaleiro de Itararé. Música e Artes Plásticas: Anita Malfatti - Di Cavalcanti - Santa Rosa - Villa- Lobos - Guiomar Novaes Tarsila do Amaral.

35

36 Retrato de Oswald Andrade Retrato de Mário de Andrade

37 A Boba

38

39 Manifesto Pau-brasil

40 O Mamoeiro

41 Carnaval em Madureira

42 Manifesto Antropofágico

43 Abapuru

44 Antropofagia

45 Fase social

46 Segunda Classe

47 Operários

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com MODERNISMO MODERNISMO NO BRASIL O modernismo no Brasil teve início com a Semana da Arte Moderna em 1922. Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo Albert Einsten

Leia mais

Modernismo Brasileiro

Modernismo Brasileiro Modernismo Brasileiro Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo Antecedentes da Semana A Exposição de Lasar Segall (1913) Revista O Pirralho (1911), dirigida

Leia mais

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922.

Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. Semana de Arte Moderna SÃO PAULO, 1922. SEMANA DA ARTE MODERNA Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. Semana da Arte Moderna Foi o marco da modernidade

Leia mais

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo Antecedentes da Semana A Exposição de Lasar Segall (1913) Revista O Pirralho

Leia mais

Primeira Geração. Publicação de Alguma poesia, do Drummond. Contexto Histórico. Aula 25

Primeira Geração. Publicação de Alguma poesia, do Drummond. Contexto Histórico. Aula 25 Primeira Geração Contexto Histórico 1922 1930 SAM Publicação de Alguma poesia, do Drummond Primeira Geração Caracterização Iconoclasta Irreverente Humor (paródia) Destruidora Contra todos os tipos de regras

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

A SEMANA DE ARTE MODERNA. O sapo-tanoeiro/parnasiano aguado/diz: - Meu cancioneiro/ É bem martelado.

A SEMANA DE ARTE MODERNA. O sapo-tanoeiro/parnasiano aguado/diz: - Meu cancioneiro/ É bem martelado. A SEMANA DE ARTE MODERNA O sapo-tanoeiro/parnasiano aguado/diz: - Meu cancioneiro/ É bem martelado. ANTECEDENTES DA SAM 1912 = Oswald de Andrade chega da Europa e divulga idéias futuristas; 1917 = Exposição

Leia mais

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR Dorme ruazinha, é tudo escuro Dorme, ruazinha... É tudo escuro... E os meus passos, quem é que pode ouvi-los? Dorme o teu sono sossegado e puro,

Leia mais

1ª fase modernista ( )

1ª fase modernista ( ) 1ª fase modernista (1922 1930) LIBERDADE DE EXPRESSÃO INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO LINGUAGEM COLOQUIAL INOVAÇÕES TÉCNICAS O VERSO LIVRE A DESTRUIÇÃO DOS NEXOS A ENUMERAÇÃO CAÓTICA O FLUXO DE CONSCIÊNCIA A

Leia mais

Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra A arte redefine os padrões estéticos em voga Tarsila do Amaral, Cartão-postal, 1929. Contexto

Leia mais

MODERNISMO. Profa Giovana Uggioni Silveira

MODERNISMO. Profa Giovana Uggioni Silveira MODERNISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO - BRASIL SURGIMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL AUMENTO DO NÚMERO DE IMIGRANTES DESCONTENTAMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL POLÍTICA VOLTADA À EXPORTAÇÃO

Leia mais

Vanguarda europeia Modernismo português

Vanguarda europeia Modernismo português Vanguarda europeia Modernismo português A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, representou um marco no movimento modernista, mas não foi um acontecimento único nem isolado. O

Leia mais

Primeira Geração ( )

Primeira Geração ( ) LITERATURA Primeira Geração (1922-1930) Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições. Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera. Um mês depois da SAM, a política vive dois

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações

Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações 17.2 Conteúdo: A vanguarda brasileira: A Semana de Arte Moderna. Habilidade: Conhecer a Semana de Arte Moderna e sua influência

Leia mais

Semana de Arte Moderna e Modernismo 1ª Fase

Semana de Arte Moderna e Modernismo 1ª Fase Semana de Arte Moderna e Modernismo 1ª Fase Paranoia ou mistificação? (fragmento) Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura,

Leia mais

Vanguardas Europeias Semana de Arte Moderna 1ª fase do Movimento: Tentativas de solidificação Divulgação de obras e ideias modernistas.

Vanguardas Europeias Semana de Arte Moderna 1ª fase do Movimento: Tentativas de solidificação Divulgação de obras e ideias modernistas. Vanguardas Europeias Semana de Arte Moderna 1ª fase do Movimento: Tentativas de solidificação Divulgação de obras e ideias modernistas. Reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais Promoção

Leia mais

SEMANA DE ARTE MODERNA CONTEXTO HISTÓRICO A Semana de 1922 é uma consequência do nacionalismo emergente da 1ª GM e do entusiasmo dos jovens

SEMANA DE ARTE MODERNA CONTEXTO HISTÓRICO A Semana de 1922 é uma consequência do nacionalismo emergente da 1ª GM e do entusiasmo dos jovens INTELECTUS SEMANA DE ARTE MODERNA CONTEXTO HISTÓRICO A Semana de 1922 é uma consequência do nacionalismo emergente da 1ª GM e do entusiasmo dos jovens intelectuais brasileiros pelas comemorações do Centenário

Leia mais

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música.

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM "A transformação permanente do tabu em totem." Modernismo 1ª fase poesia (1922 1930) prof. André Araújo O

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 3º Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: ISTRUES Prezado aluno(a),

Leia mais

Professor(a): Luciana Daudt dos Santos Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2019.

Professor(a): Luciana Daudt dos Santos Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2019. Professor(a): Luciana Daudt dos Santos Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2019. Lista de HISTÓRIA DA ARTE Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE

1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE Universidade de Brasília 1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE 2010 Prova de Habilidades Específicas máscara Desenho Industrial Teste Escrito-Prático Bacharelado LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

Manuel Bandeira ( )

Manuel Bandeira ( ) Manuel Bandeira (1886-1968) Manuel Bandeira nasceu no Recife, mas passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde fez seus estudos secundários. Em São Paulo, freqüentou a faculdade de engenharia,

Leia mais

Poemas comentados. Mário de Andrade. Lundu do escritor difícil

Poemas comentados. Mário de Andrade. Lundu do escritor difícil Poemas comentados Mário de Andrade Lundu do escritor difícil Eu sou um escritor difícil Que a muita gente enquizila, Porém essa culpa é fácil De se acabar duma vez: É só tirar a cortina Que entra luz nesta

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

Modernismo no Brasil

Modernismo no Brasil Modernismo no Brasil Literatura Modernista 1ª geração do Modernismo Brasileiro QUADRO GERAL: 1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO BRASILEIRO INÍCIO: 1922 - evento da SEMANA DE ARTE MODERNA no teatro municipal de São

Leia mais

A SEMANA DE ARTE MODERNA FEVEREIRO DE 1922

A SEMANA DE ARTE MODERNA FEVEREIRO DE 1922 A SEMANA DE ARTE MODERNA FEVEREIRO DE 1922 1822 1922 100 anos da Independência do Brasil ANTECEDENTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA 1912 CHEGADA DE OSWALD DE ANDRADE DA EUROPA Oswald de Andrade retorna de

Leia mais

Semana de Arte Moderna. Profª Neusa

Semana de Arte Moderna. Profª Neusa Semana de Arte Moderna Profª Neusa Teatro Municipal de São Paulo 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 A boba - Anita Malfatti Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e

Leia mais

LANDESKUNDE 32 TÓPICOS 1/2004. Flávio de Carvalho Portrait of composer Camargo Guarnieri, 1953 Oil on canvas, 100 x 70 cm

LANDESKUNDE 32 TÓPICOS 1/2004. Flávio de Carvalho Portrait of composer Camargo Guarnieri, 1953 Oil on canvas, 100 x 70 cm 32 TÓPICOS 1/2004 Flávio de Carvalho Portrait of composer Camargo Guarnieri, 1953, 100 x 70 cm O Modernismo Brasileiro em Berlim TEXT: VIVIANE DE SANTANA PAULO PHOTOS: FERNANDO SILVEIRA/FAAP Foi um sucesso

Leia mais

DATA: / /2017 NOME: N Literatura- Recuperação TURMA 232 PROFª CRISTINA 1º BIMESTRE PONTUAÇÃO NAS QUESTÕES - 2, 4,5,6,9,11,14,18 (VALE DOIS PONTOS)

DATA: / /2017 NOME: N Literatura- Recuperação TURMA 232 PROFª CRISTINA 1º BIMESTRE PONTUAÇÃO NAS QUESTÕES - 2, 4,5,6,9,11,14,18 (VALE DOIS PONTOS) 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2017 92 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / /2017 NOTA: NOME: N Literatura- Recuperação TURMA 232 PROFª CRISTINA 1º BIMESTRE PONTUAÇÃO

Leia mais

Movimento Modernista no Brasil

Movimento Modernista no Brasil Movimento Modernista no Brasil Contextualização Século XX; período de progresso técnico (criação de novas fábricas - aplicação do dinheiro obtido através do café); O Brasil cresceu e alterou sua estrutura

Leia mais

EMILIANO DI CAVALCANTI

EMILIANO DI CAVALCANTI Em 1922, a Semana de Arte Moderna - que, segundo muitos historiadores, é o efetivo marco inicial do modernismo brasileiro proclamaria a instauração de um novo tempo. (LUZ, 2008, p.101) EMILIANO DI CAVALCANTI

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Literatura TARSILA DO AMARAL Introdução Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.

Leia mais

LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves

LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO. Professor Marlos Pires Gonçalves LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO Professor Marlos Pires Gonçalves 1 É O TIPO DE CÓDIGO FORMADO POR PALAVRAS E LEIS COMBINATÓRIAS POR MEIO DO QUAL AS PESSOAS SE COMUNICAM E INTERAGEM ENTRE SI. É A REPRESENTAÇÃO

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: LITERATURA SÉRIE: 3 ANO ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: modernismo - contexto e características Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: modernismo - contexto e características Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: modernismo - contexto e características Prof. IBIRÁ Literatura MODERNISMO (Séc. XX) 1ª FASE Antecedentes Europeus O conselho geral aponta o ano de 1914 como o marco do verdadeiro

Leia mais

Art déco. Art déco = arte decorativa. Sinônimo de moderno, industrial, cosmopolita e exótico

Art déco. Art déco = arte decorativa. Sinônimo de moderno, industrial, cosmopolita e exótico Art déco = arte decorativa Art déco Sinônimo de moderno, industrial, cosmopolita e exótico Estruturação compositiva cubista com temática fora da tradição greco-romana ocidental, ou seja, da Malásia, vietnamita,

Leia mais

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Linguagens, códigos e suas tecnologias Linguagens, códigos e suas tecnologias Data: Literatura Semana de Arte Moderna Capa do catálogo da exposição de artes plásticas da Semana; o desenho, assinado por Di Cavalcanti com as iniciais D.C. no

Leia mais

Língua Portuguesa Literatura Brasileira O Brasil de 1922 a 1930

Língua Portuguesa Literatura Brasileira O Brasil de 1922 a 1930 Língua Portuguesa Literatura Brasileira O Brasil de 1922 a 1930 Índice A Semana de Arte Moderna Antecedentes da Semana A Semana - Documentação O modernismo dos anos 1920 A geração dos anos 1920 Coleção

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSARÁ A 2 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2012. Disciplina: PoRTUGUÊs

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSARÁ A 2 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2012. Disciplina: PoRTUGUÊs Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ A 2 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Leia com atenção o fragmento abaixo para responder

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVAS 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre disciplina Gramática Texto / funções da linguagem / figuras de linguagem Exercício 1: (ADVISE 2009) No enunciado: Virgílio, traga-me

Leia mais

Tupy, or not tupy. Em aulas anteriores você ficou conhecendo. Cenatexto MÓDULO 22

Tupy, or not tupy. Em aulas anteriores você ficou conhecendo.  Cenatexto MÓDULO 22 A U A UL LA MÓDULO 22 Tupy, or not tupy Cenatexto Em aulas anteriores você ficou conhecendo Herculano, filho do doutor Danilo. Professor de Português e escritor, Herculano encontra-se com seu amigo Tasso,

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 1.2

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Grupos D, E, F e G - Gabarito INSTRUÇÕES Ao responder às questões é indispensável: inter-relacionar idéias e argumentos; expressar-se com vocabulário apropriado

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) Repressão do governo. Sem maiores consequências. REVOLTA DA VACINA: OSWALDO CRUZ Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro.

Leia mais

ROTEIRO ORIGINAL DE ATIVIDADES 1º Bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º Ciclo

ROTEIRO ORIGINAL DE ATIVIDADES 1º Bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º Ciclo ROTEIRO ORIGINAL DE ATIVIDADES 1º Bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º Ciclo PALAVRAS-CHAVE: MODERNISMO; MANUEL BANDEIRA; SINTAXE; PONTUAÇÃO; MANIFESTO. Texto Gerador I O poema que você lerá demonstra

Leia mais

PROFESSOR: Karla Faria

PROFESSOR: Karla Faria PROFESSOR: Karla Faria BANCO DE QUESTÕES - LITERATURA - 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= CIDADE PREVISTA Guardei-me

Leia mais

Índice. 1. Conceitos Gerais...3. Grupo Módulo 6

Índice. 1. Conceitos Gerais...3. Grupo Módulo 6 GRUPO 6.2 MÓDULO 6 Índice 1. Conceitos Gerais...3 2 1. CONCEITOS GERAIS A Semana de Arte Moderna de 1922 só poderia acontecer em São Paulo, o centro financeiro do país, que enriquecida pelo comércio do

Leia mais

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda INTRODUÇÃO À LITERATURA Professora Michele Arruda O que é Literatura? A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através

Leia mais

OBJETIVOS PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO. Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão

OBJETIVOS PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO. Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão OBJETIVOS produzir textos coesos e coerentes e que contemplem os fatores de textualidade produzir textos respeitando a norma culta empregar eficientemente a língua em suas modalidades oral e escrita Segurança

Leia mais

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO Foi uma grande pintora e desenhista brasileira, sendo considerada uma das figuras centrais do Modernismo no Brasil. Criou paisagens distintamente tropicais que refletem o Brasil. TARSILA DO AMARAL JANEIRO

Leia mais

Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?

Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê? Caderno 2 Texto 1 - Mata ciliar é a vegetação localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Uma maneira de se preservar os cursos d água é não permitir a destruição da mata ciliar.

Leia mais

O LÉXICO DE PASÁRGADA NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA

O LÉXICO DE PASÁRGADA NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA 1465 O LÉXICO DE PASÁRGADA NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA Luci Mary Melo Leon 1 Vou-me Embora pra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome de Pasárgada

Leia mais

Revisando o Pré-Modernismo ( )

Revisando o Pré-Modernismo ( ) Revisando o Pré-Modernismo (1902-1922) Não é escola literária. Conjunto de tendências individuais. É um momento literário de transição. A semelhança é que todos os autores são diferentes. Romantismo Realismo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica Artes Profª Silvana Chaves I - CUBISMO O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este

Leia mais

As Vanguardas Europeias. e o Modernismo no Brasil

As Vanguardas Europeias. e o Modernismo no Brasil As Vanguardas Europeias e o Modernismo no Brasil Introdução Sua principal característica foi a de buscar novas formas expressivas ou até romper com que se vinha fazendo até então nas artes. A influência

Leia mais

A BUSCA DA IDENTIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL BRASILEIRA E OS IDEAIS MODERNISTAS DE 1922: REPERCUSSÃO DISCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ESPERANÇA PB

A BUSCA DA IDENTIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL BRASILEIRA E OS IDEAIS MODERNISTAS DE 1922: REPERCUSSÃO DISCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ESPERANÇA PB A BUSCA DA IDENTIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL BRASILEIRA E OS IDEAIS MODERNISTAS DE 1922: REPERCUSSÃO DISCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ESPERANÇA PB DINIZ, Leonardo Araújo EEEFMMonsenhor José da Silva Coutinho

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== A FÁBULA é uma

Leia mais

Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Profª. Neusa

Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Profª. Neusa Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira Profª. Neusa Mário de Andrade Macunaíma Macunaíma No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo

Leia mais

Manuel Bandeira

Manuel Bandeira Manuel Bandeira 1886-1968 Vida Recife, 1886 rio de Janeiro, 1968 1904 adoece do pulmão e os médicos constatam que é tuberculose, tendo poucos anos como estimativa de vida 1917 publica a primeira obra A

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Caderno de Atividades 0 Gênero tetual: POESIA Na linguagem coloquial, é bastante frequente

Leia mais

Semana de Arte Moderna

Semana de Arte Moderna Semana de Arte Moderna 8º Ano 4º Bimestre 2015 Professor Juventino Introdução Ano foi marcado de 1922 por grandes mudanças na política e na cultura. Transformações no mundo. 1º centenário da independência.

Leia mais

Modernismo 1ª Fase ( )

Modernismo 1ª Fase ( ) Modernismo 1ª Fase (1920-1930) Início se dá com a Semana de Arte Moderna (SAM)- SP, em 1922. Principais Características Ruptura com o passado; Renovação estética; Busca de uma arte voltada à brasilidade;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO II FEVEREIRO DE 2016 PROFESSORAS ELABORADORAS: ANA KARINE E ARIANE LOYOLA TEXTO 01 O Bicho Vi ontem um bicho Na imundície

Leia mais

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários O termo gênero é utilizado para determinar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LUZ, Angela Ancora da. O século XX. In: OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. (org). História da Arte no Brasil: Textos de síntese.

LUZ, Angela Ancora da. O século XX. In: OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. (org). História da Arte no Brasil: Textos de síntese. LUZ, Angela Ancora da. O século XX. In: OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. (org). História da Arte no Brasil: Textos de síntese. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. As primeiras manifestações artísticas

Leia mais

Modernismo no Brasil. Contexto Histórico. Valorização do cotidiano.

Modernismo no Brasil. Contexto Histórico. Valorização do cotidiano. Modernismo no Brasil O Modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX. Situa-se entre o Simbolismo e o Pós- Modernismo - a partir dos anos 50 - havendo, ainda,

Leia mais

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de

Leia mais

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA Romantismo e Modernismo Características; Contexto; Abordagens; Enem. LITERATURA LUQUINHA Características da Literatura Romântica A natureza como expressão do eu; A valorização

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 7º ano Data: / / 2017 Professores: Lucas, Marina e Natália Nota: (Valor: 2,0) I - Introdução Neste ano, você não conseguiu alcançar o total de

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 23 Trabalhando questões

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 23 Trabalhando questões Bárbara da Silva Literatura Aula 23 Trabalhando questões 1) À garrafa Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. Teu estreito gargalo é uma lição de angústia. Por translúcida pões o dentro fora

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho ANO: 3.º - ANO LETIVO: 2018/19

Leia mais

1ª GERAÇÃO MODERNISTA FASE HEROICA. Oswald de Andrade Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado Mário de Andrade

1ª GERAÇÃO MODERNISTA FASE HEROICA. Oswald de Andrade Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado Mário de Andrade 1ª GERAÇÃO MODERNISTA FASE HEROICA Oswald de Andrade Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado Mário de Andrade OSWALD DE ANDRADE Teve contato direto com as vanguardas europeias: Cubismo, Futurismo

Leia mais

- Macunaíma, o Herói sem nenhum caráter

- Macunaíma, o Herói sem nenhum caráter AUTOR DADOS BIOGRÁFICOS BIBLIOGRAFIA Mário de Andrade Nome completo: Mário Raul de Morais Andrade Nascimento: 9 de outubro de 1893 (SP) Morte: 25 de fevereiro de 1945 (SP) Foi poeta, romancista, crítico

Leia mais

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA Na Antiguidade Clássica os textos literários dividiam em em três gêneros: GÊNERO LÍRICO GÊNERO DRAMÁTICO

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre disciplina Gramática Conteúdo: Texto / regência verbal 2º médio Lista de exercícios 1. Substitua o termo grifado pelo pronome adequado,

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II Bárbara da Silva Literatura Modernismo II Em 1930 tiveram início os 15 anos de ditadura da ditadura de Getúlio Vargas. Com o intuito de obter o apoio das massas, Vargas adota uma série de medidas populistas,

Leia mais

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3 Língua Portuguesa Respostas das Atividades 3 LL.17 2. Em a, temos o objetivo do autor realista: retratar a realidade sem modificá-la, ao contrário dos românticos. Em b, tem-se uma das principais características

Leia mais

Modernismo- 1ª fase. LISTA DE RECUPERAÇÃO. Literatura

Modernismo- 1ª fase. LISTA DE RECUPERAÇÃO. Literatura LISTA DE RECUPERAÇÃO Professora: Regina Literatura SÉRIE: 3º ANO DATA: 06 / 07 / 2016 Modernismo- 1ª fase. 1) As personagens de Memórias de Um sargento de Milícias manifestam uma característica que também

Leia mais

A Luz modificando a impressão.

A Luz modificando a impressão. O IMPRESSIONISMO Claude Monet Catedral em Ruão. A Luz modificando a impressão. VALORIZAÇÃO DAS CORES COMPLEMENTARES. Impressão, Nascer do Sol. (1872) porto de Havre, Normandia, França. MANIFESTA O GOSTO

Leia mais

O Futuro está no Passado?

O Futuro está no Passado? O Futuro está no Passado? Estou bastante receoso em escrever este texto. Pode ser curto ou longo. Bom seria se fosse uma manchete de jornal é atingisse aos brasileiros. Velhos e moços. Eu particularmente

Leia mais

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte

Leia mais

DATA: 04 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: Muribeca:

DATA: 04 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: Muribeca: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 04 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

AULA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. 2 29.2 Habilidade: Reconhecer e valorizar a literatura simbolista produzida no Amazonas. 3 REVISÃO Simbolismo no Brasil: contexto histórico. Simbolismo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

Claro Enigma. Carlos Drummond de Andrade 1951 PROFESSORA MONICA MESSIAS

Claro Enigma. Carlos Drummond de Andrade 1951 PROFESSORA MONICA MESSIAS Claro Enigma Carlos Drummond de Andrade 1951 PROFESSORA MONICA MESSIAS A aproximação de temas mais abstratos Les événements m ennuient Paul Valéry ou "os acontecimentos me entediam" Paul Valéry Poeta Simbolista

Leia mais

Estrela da Vida Inteira Manuel Bandeira

Estrela da Vida Inteira Manuel Bandeira Estrela da Vida Inteira Manuel Bandeira A posição entre uma natureza apaixonada que aspirava a plenitude, e o exílio em que a doença o obrigara a viver, marcaram profundamente a sua sensibilidade, traduzindo-se,

Leia mais

- => / => : / (EUA

- => / => : / (EUA O MODERNISMO Século XX: estado de insatisfação do homem em relação à civilização (=caminho traçado pelo homem, pela humanidade); Ruptura com o passado para levá-lo de volta às origens primitivas, a sua

Leia mais

O Brasil moderno - Semana de Arte Moderna

O Brasil moderno - Semana de Arte Moderna TECNOLOGIA CONSCIENTE:UM DESAFIO PARA SOCIEDADE Aluno: Série/ano: 9º Turma: Turno: Professor: Data: / / Nota: ARTES O Brasil moderno - Semana de Arte Moderna O ano de 1922 foi marcado por grandes mudanças

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ALFREDO DA SILVA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ALFREDO DA SILVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ALFREDO DA SILVA PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS 7 º ANO Manual Adotado: Diálogos, Porto Editora DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ANO LETIVO 2014 / 2015 Unidades / Textos Domínios / Conteúdos

Leia mais

Professor(a):RENATA Aluno(a): Data : Série: 1- Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda à questão a seguir:

Professor(a):RENATA Aluno(a): Data : Série: 1- Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda à questão a seguir: Professor(a):RENATA Aluno(a): Data : Série: LISTA DE LITERATURA 3ºs ANOS Assinatura do responsável: Valor: 10,0 nota: Procedimento de realização: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais