Faculdade Ruy Barbosa Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade Ruy Barbosa Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO:"

Transcrição

1 Faculdade Ruy Barbosa Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO: utilização dos produtos e serviços da biblioteca

2 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DO REGULAMENTO 2 CAPÍTULO II - DA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO 2 CAPÍTULO III DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO 3 CAPÍTULO IV - DA POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DO ACERVO 3 CAPÍTULO V DA INSCRIÇÃO 4 CAPÍTULO VI DA CIRCULAÇÃO 4 CAPÍTULO VII DO LIMITE E PRAZO PARA EMPRÉSTIMO 6 CAPÍTULO VIII DA RESERVA 7 CAPÍTULO IX DO USO DAS SALAS 8 CAPÍTULO X DOS DEMAIS SERVIÇOS 8 CAPÍTULO XI DAS PENALIDADES 9 CAPÍTULO XII DA CONSERVAÇÃO DOS LIVROS 10 CAPÍTULO XIII DA PROJEÇÃO DE VÍDEOS 11 CAPÍTULO XIV- DAS NORMAS GERAIS 11 CAPÍTULO XV DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS 13

3 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO Art. 1º O presente regulamento visa disciplinar, normalizar os serviços e estabelecer procedimentos que possam subsidiar as atividades desenvolvidas pela biblioteca Faculdade Ruy Barbosa Campus Rio Vermelho. Art. 2º Ficam sujeitos a este regulamento todos os usuários da biblioteca, independente de sua condição de enquadramento. São considerados usuários todo o corpo discente, da graduação e pós-graduação, docente e administrativo da Faculdade Ruy Barbosa. Art. 3º Usuários não vinculados à Faculdade Ruy Barbosa, membros da comunidade externa, poderão apenas consultar o acervo da Biblioteca. 1º A consulta de publicações da Biblioteca é permitida a qualquer leitor, sem formalidade especial. Art. 4º Os usuários têm acesso ao conteúdo do acervo via Academus, catálogos on-line, que estão organizados por autor, título e assunto, ou através do acesso livre ao acervo. A organização das obras jurídicas é feita de acordo com a Classificação Decimal de Direito, editada pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, em conjunto com a Dra. Dóris de Queiroz Carvalho; as demais obras estão de acordo com a Classificação Decimal Dewey (CDD), 21. ed., versão em espanhol.

4 CAPÍTULO II DA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO Art. 5º O Sistema de Bibliotecas compreende duas Bibliotecas, a Biblioteca Central (Rio Vermelho) e a Biblioteca Setorial (Pituba). 1º A Biblioteca Central localiza-se à Rua Theodomiro Batista, 422 Rio Vermelho e funciona nos seguintes horários: de segunda à sexta-feira, das 07h às 21:50h, empréstimo, consulta e renovação, até às 21h40min. devolução, impreterivelmente, até às 21:45h. sábado, das 08h às 12h, empréstimo, consulta, renovação e devolução, impreterivelmente, até às 11h50min.

5 2º As Bibliotecas da Setorial da Pituba, situam-se à rua Espírito Santo, Pituba, Salvador- BA e funcionam nos horários abaixo: de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 21h30, empréstimo, consulta, renovação e devolução, impreterivelmente, às 21h20min; sábado, das 08h às 12h, empréstimo, consulta, renovação e devolução, impreterivelmente, até às 11h50min. CAPÍTULO III DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO Art. 6º A biblioteca dispõe atualmente de um corpo técnico-administrativo composto por Bibliotecária, Analista de biblioteca, Assistentes de biblioteca, Jovem Aprendiz e Estagiários. CAPÍTULO IV POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DO ACERVO

6 Art. 7º A política de aquisição e atualização do acervo é definida em função do orçamento semestral destinado para cada curso, respeitando a recomendações estabelecidas pelo MEC. A seleção é feita com base no conteúdo programático das disciplinas, considerando-se a bibliografia sugerida pela Coordenação Acadêmica, Coordenação dos cursos, professores e bibliotecária-supervisora. Esta política tem como base a definição das áreas das bibliografias básicas e complementares, de interesse da instituição mediante serviços oferecidos, no sentido de atender as necessidades dos usuários da biblioteca. 1º Cabe à biblioteca os serviços de cotação, compra e recebimento da compra efetuada de livros e a preparação de todo o material adquirido, inserindo-os ao acervo para o atendimento ao usuário. 2º A aquisição dos exemplares é feita através de compra, doação e/ou permuta. 3º À biblioteca fica resguardado o direito de incorporar em seu acervo, os documentos recebidos por doação ou optar pelo descarte do mesmo, considerando os critérios de qualidade e de avaliação das coleções. 4º De acordo com cada processo, o conteúdo intelectual da obra, a idoneidade da autoria, abrangência, atualidade do assunto, edição, editora e as prioridades dos cursos ministrados pela instituição, são considerados critérios essenciais para que a obra passe a compor o acervo da biblioteca.

7 CAPÍTULO V DA INSCRIÇÃO Art. 8º Para habilitar-se ao empréstimo, o usuário deverá comparecer à Biblioteca, a fim de conhecer seu funcionamento, bem como as normas estabelecidas neste Regulamento. Estão habilitados alunos, professores e colaboradores da Faculdade Ruy Barbosa. Art. 9º A partir da matrícula, o usuário automaticamente estará habilitado a utilizar os serviços das Bibliotecas, necessitando apenas apresentar um documento de identificação com foto. Parágrafo único. Ex-alunos só poderão usar o acervo para consulta local. Se descumprido tal regulamento, perderão o direito de acesso ao acervo. CAPÍTULO VI DA CIRCULAÇÃO Art. 10º O empréstimo do acervo poderá ser efetuado à pessoa habilitada, em caráter individual, ou entre as bibliotecas, obedecendo ao que dispõe este Regulamento.

8 I. O empréstimo entre as bibliotecas, por cessão, será efetuado de acordo com as peculiaridades e a disponibilidade do material bibliográfico ou audiovisual solicitado. Parágrafo único. A solicitação de material, por bibliotecas, será mediante formulário-padrão, explicando a responsabilidade da biblioteca requisitante pela guarda e conservação do referido material, desde o seu recebimento até a data da sua devolução. Art. 11º As consultas e os empréstimos de livros e materiais informacionais serão realizados através de recibos entre a Faculdade Ruy Barbosa e o usuário. Para validar este recibo o usuário assinará os comprovantes de empréstimos, quais constarão código, nome, tipo do usuário, tombo e título do material, além da data prevista para devolução. Art. 12. Todo usuário, ao assinar o recibo de Empréstimo/Consulta, estará declarando ter pleno conhecimento e aceitação destas normas e da cobrança do livro extraviado, danificado ou não devolvido no prazo. Art. 13. As consultas ao acervo de livros podem ser feitas, sem formalidades, observando-se os seguintes critérios: III. o acervo é franqueado a alunos, professores, funcionários e visitantes para consulta;

9 I II. aos visitantes, as consultas são admitidas somente no recinto da Biblioteca, mediante apresentação de documento de identidade com fotografia; Art. 14. O empréstimo de obras da Biblioteca não estará disponível para empréstimo domiciliar de III. obras de referência: a) enciclopédias; b) dicionários; c) catálogos; d) bibliografias; e) trabalho de conclusão de curso em geral (monografias, teses, dissertações); f) outras assim consideradas. II. materiais especiais: a) Calculadora HP; b) DVDs, exceto para professores; c) fitas de vídeo, exceto para professores; d) outros assim considerados. III. publicações periódicas. Exceto os periódicos desatualizados.

10 IV. livros que necessitam de cuidados especiais, sendo de competência do bibliotecário a definição dessas obras. Art. 15. O empréstimo / renovação não será permitido ao usuário que: III. tiver em seu poder livros com prazo de devolução esgotado; I II. não tiver reposto obras que perdeu ou danificou, até regularizar a situação; II. já tiver em seu poder exemplar da mesma obra; III. IV. estiver pendência de multa. Estiver em processo de negociação de multa com valor alto. Art.16º Aluno pertencente ao Grupo Devry de outra Unidade que não seja Ruy Barbosa Rio Vermelho e Pituba não terão direito a empréstimos de livros nestas Unidades bibliotecárias. Exceto quando estiver cursando alguma disciplina nestas unidades. CAPÍTULO VII DO LIMITE E PRAZO PARA EMPRÉSTIMO

11 Art. 17. O limite máximo de empréstimo, por usuário, será: III. para alunos de Graduação, Pós-Graduação e curso de Extensão, 03 (três) títulos diferentes e 2 (dois) de consulta interna; I II. para alunos de graduação e pós-graduação, em fase de elaboração de trabalho final de curso, 06 (seis) títulos diferentes e 2 (dois) de consulta interna; III. interna; para alunos de iniciação científica, 06 (seis) títulos diferentes e 2 (dois) de consulta IV. para professores, 06 (seis) títulos diferentes e 2 (dois) de consulta interna; V. para colaboradores, 03 (três) títulos diferentes e 2 (dois) de consulta interna. Art. 18. O limite do prazo para empréstimo será de: 1º livros de empréstimo externo:

12 I. para alunos da graduação e colaboradores 07 (sete) dias corridos; II. para alunos da pós-graduação e professores 15 (quinze) dias corridos. 2º livros de consulta interna: I. para todos os usuários 3 horas por dia. Não podendo ser renovável. Há uma tolerância de uma hora a mais para devolução deste. Parágrafo único. A Biblioteca poderá, a depender da disponibilidade de exemplares e da demanda no período, reduzir ou aumentar o prazo de empréstimo, independentemente da categoria do usuário. Art. 19. Todo empréstimo pode ser renovado, exceto quando o livro encontra-se em lista de reserva ou algum empréstimo esteja atrasado. A renovação poderá ser feita pelo Portal Academus através do site da Faculdade, por até (3) três vezes. A quarta renovação deverá ser presencial com o material em mãos e portando documento com foto. A renovação online deverá ser realizada com antecedência de um dia devido a reserva não permitir renovação. Art. 20. O empréstimo de livro de consulta poderá ser realizado aos sábados ou em vésperas de feriado, tendo sua devolução para o primeiro dia útil, até às 10horas. 3º material de empréstimo externo - revista:

13 Art. 21. As revistas arquivadas, desatualizadas, poderão ser emprestadas, por no máximo 2(dois) títulos por um período de 3 (três) dias, não podendo ser renovado. As revistas atualizadas, as vigentes, não poderão ser emprestadas, cabendo somente a consulta local. 4º material de empréstimo interno: compreende HP 12C, fitas de vídeo, DVDs, teses, dissertações, monografias, artigos, projetos de pesquisa, obras de referência, dicionários, periódicos (jornais e revistas), etc. Art. 22. Esse tipo de material somente poderá ser retirado da biblioteca como empréstimo especial por até 2 (dois) títulos, por um período de 3 (três) horas, se a devolução não for efetivada dentro do prazo estabelecido, será cobrado o valor de 4 (quatro) reais por hora e título consultado. Exceto as revistas atualizadas, os projetos de pesquisa, monografias e artigos, que em hipótese alguma serão emprestadas, somente consulta interna. Com exceção também as fitas de vídeos e DVDs que serão emprestados somente ao Corpo docente, por no máximo 5 (cinco) títulos num período de 7 dias. CAPÍTULO VIII DA RESERVA

14 Art. 23. A reserva será possível sempre que todos os exemplares de uma mesma obra estiverem emprestados, podendo ser realizada através do Portal Academus, no site da Faculdade ou no balcão de atendimento das bibliotecas. 1º O livro reservado, ao ser recebido pelas bibliotecas, ficará à disposição do solicitante, em ordem cronológica de solicitação, por um período de 1 (um) dia. 2º Não será permitida a renovação do empréstimo de livros que se encontrem em reserva. 3º Não será permitida a reserva de livros iguais, diferindo apenas a edição, que se encontrem em poder do próprio solicitante. 4º É de responsabilidade do usuário procurar diariamente da chegada do livro em seu nome. 5º Em hipótese alguma, o usuário poderá passar a sua vez para algum colega que deseja a obra reservada.

15 CAPÍTULO IX DO USO DAS SALAS Art. 24. As cabines individuais poderão ser usadas por todos os alunos e professores, sendo a preferência, em caso de lotação, dos usuários que desejarem fazer uso de laptops. Devendo o usuário manter silêncio absoluto do ambiente. Podendo ser convidado a se retirar do ambiente caso não cumpra tal determinação. Art. 26. A videoteca é utilizada somente para projeção de DVD ou fita de vídeo, vedado qualquer outra utilização, podendo cada grupo ou pessoal individualmente permanecer de acordo com a duração da fita de vídeo / CD-ROM. CAPÍTULO X DOS DEMAIS SERVIÇOS Art. 27. As bibliotecas oferecem ainda os seguintes serviços: III. orientação à pesquisa bibliográfica;

16 III. treinamento quanto ao uso das Normas da ABNT para elaboração de referências de trabalhos acadêmicos; III. serviço de informação referencial: disseminação seletiva da informação; orientação para obtenção do ISSN e do ISBN. IV. orientação para registro de obra direito autoral; V. Orientação á utilização da base de dados EBSCO base de dados de periódicos nacionais e internacionais que possibilita a retirada de texto completo. VI. comutação bibliográfica COMUT, programa que permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento, através da disponibilização de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos nas principais bibliotecas do País. VII. Orientação à utilização da BVS-PSI base de dados livre para os alunos do Curso de Psicologia, possui artigos na íntegra. VIII. Indexação da Revista Cientifico na base de dados da BVS-PSI.

17 CAPÍTULO XI DAS PENALIDADES Art. 28. A falta da devolução do material bibliográfico na data determinada acarretará a aplicação de punição que varia a depender do tipo da obra, consulta ou empréstimo. 1º Para cada dia de atraso da obra externa emprestada (livro ou revista), a penalidade será a cobrança de R$2,00 para cada obra emprestada. 2º Para cada hora de atraso da obra interna, consulta (livro ou revista) emprestada, será cobrado multa de R$4,00 por hora de atraso, vezes o número de material emprestado. a) Os valores que forem recolhidos serão revestidos em aquisição de publicações e encadernações de obras danificadas. 3º O usuário que tiver pendência de multa será suspenso dos serviços de empréstimo e renovação de material da biblioteca. 4º A multa será cobrada a todo o corpo discente, docente e administrativo.

18 Art. 29. O usuário com pendência financeira ou empréstimo em atraso deverá sanar sua pendência para efetuar sua matrícula. Art. 30. Quaisquer danos causados às máquinas HP, às baterias das máquinas HP ou à etiqueta colocada no local da bateria implicarão as mesmas penalidades acima. Art. 31. O aluno concluinte com situação irregular na Biblioteca estará impedido de receber seu diploma ou certificado fornecido pelo NAA. Art. 32. O aluno em processo de transferência estará impedido de receber sua documentação se estiver em situação irregular na Biblioteca. Art. 33. O aluno que perder, for roubado ou danificar obra tomada como empréstimo terá que comprar e devolver uma mesma obra à biblioteca. Caso a obra esteja com edição esgotada, a Bibliotecária indicará a substituição por algo semelhante à obra extraviada ou danificada, ficando o usuário impossibilitado de utilizar os serviços oferecidos pelas Bibliotecas até que a pendência seja solucionada. 1º no caso de dano a obra, o usuário além de pagar um novo livro ficará 15 dias suspensos de pegar empréstimos de livros. Além disso, sua Coordenação enviará uma carta de advertência relatando o fato; 2º a multa gerada em caso de roubo ou furto, se devidamente comprovado através de BO será abonada. Art. 34. O usuário com pendência financeira na biblioteca acima de R$100,00 poderá requerer através do Sistema de Relacionamento da Faculdade, RM Agilis, a negociação da multa que se dará através de permutação livro(os) indicados pela Bibliotecária.

19 CAPÍTULO XII DA CONSERVAÇÃO DOS LIVROS Art. 35. O livro é para consulta (atual e futura), por isso cabe ao usuário: I. retirá-lo da estante pelo meio da lombada, ou seja, no meio do livro; II. não deixá-lo dentro de veículo estacionado ao sol; III. evitar virar as páginas pelas extremidades, sempre pelo meio; IV. não rabiscá-lo e tampouco retirar folhas; V. nunca usar adesivos para consertos; VI. nunca comer ou beber enquanto estiver lendo. CAPÍTULO XIII DA PROJEÇÃO DE VÍDEOS Art. 36. Será concedida uma hora para cada projeção, podendo ser marcados horários consecutivos, de acordo com a duração da fita de vídeo / CD-ROM. Art. 37. A projeção de vídeos será feita observando-se os seguintes critérios:

20 I. os usuários (alunos e colaboradores) só poderão assistir aos vídeos no ambiente da Biblioteca (sala de projeção), não sendo permitido o empréstimo domiciliar; II. não poderão ser projetados vídeos que não sejam de cunho pedagógico/educativo; IV. os professores poderão tomar 3 (três) fitas de vídeo e DVD como empréstimo por 7 (sete) dias. V. o empréstimo de material audiovisual é permitido somente ao corpo docente. Art. 38. O uso da Videoteca é exclusivo para assistir a vídeos e/ou DVD s, não sendo permitido o seu uso para reuniões em grupo, estudo, lanches etc. CAPÍTULO XIV DO PAGAMENTO DE MULTA Art. 39. O pagamento de multa poderá ser efetuado através do Portal Academus, parte financeira ou no NAF (Núcleo de Atendimento Financeiro). Art. 40. Pagamento através do Portal Academus poderá ser por boleto bancário, cartão de crédito e débito. Art. 41. Pagamento no NAF, somente é feito através de cartão de crédito ou débito, não aceita dinheiro em espécie, em hipótese alguma..

21 CAPÍTULO XV DAS NORMAS GERAIS Art. 41. O usuário deve permanecer em atitude compatível com o ambiente de leitura e pesquisa, moderar o tom de voz e evitar barulho, guardando o devido SILÊNCIO. Art. 42. Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos, inclusive telefones celulares, à exceção de laptops e dos recursos audiovisuais disponíveis nas bibliotecas. Art. 43. Não é permitido beber ou ingerir qualquer tipo de alimento na biblioteca. Art. 44. É expressamente proibido, na sala de leitura, em grupo ou individualmente, fazer uso de aparelhos celulares, equipamentos e/ou aparelhos ruidosos; fumar; colocar os pés em cima das cadeiras ou mesas. Art. 45. À direção se reserva o direito de advertir aqueles que desrespeitarem os funcionários, as normas vigentes, ou os que não apresentarem postura adequada, sob pena de cancelamento temporário ou definitivo da inscrição do infrator. Art. 46. Por fugir do objetivo, é proibido qualquer tipo de comércio nas instalações da Biblioteca. Art. 47. O Sistema de Bibliotecas não se responsabiliza pelos pertences de seus usuários.

22 Art. 48. Por medida de segurança, os livros sairão do acervo magnetizados. Art. 49. Por medida de segurança, o usuário que no momento da saída da biblioteca disparar o sistema anti-furto terá que retornar e passar novamente pelo sistema. Caso o alarme persista o usuário deverá informar seus dados para ser devidamente registrada a ocorrência. Art. 50. É dever do usuário ler (conferir) e assinar o comprovante de empréstimo, consulta e renovação do material bibliográfico ou audiovisual, responsabilizando-se pelo seu conteúdo. Não serão permitidas reclamações no momento da devolução do material. O usuário deve identificar qualquer divergência entre a sua solicitação e o material recebido no ato do empréstimo. Art. 51. As Bibliotecas não se responsabilizam por perda de livros, mesmo que pertença à biblioteca ou particular, ou quaisquer objetos deixados no seu recinto. Art. 52. No período de férias, o usuário terá direito a permanecer por 15 (quinze) dias com o livro tomado por empréstimo, caso não seja de consulta. Esta concessão será encerrada uma semana antes do início do semestre letivo (primeiro dia de aula). Art. 53. Só será possível utilizar o guarda-volumes se o usuário estiver utilizando o acervo. Art.54. É terminantemente proibido entrar no acervo portando bolsa, pasta, caderno, livro, revista, CD, DVD, CD-Rom, calculadora, fita de vídeo, jornal ou similares.

23 Art. 55. A sala de monitoria é exclusivamente de uso para estudo em grupo. Art. 56. É dever do usuário observar as instruções gerais e os avisos afixados no mural da Biblioteca. Art. 56. É considerado dano à obra qualquer tipo de anormalidade provocada pelo usuário, como, rasgo, páginas arrancadas, rabisco, material molhado, colagem, marcações com marca texto, riscos, ou algo mais desse gênero. Art.57. É obrigatório o usuário assinar um termo de responsabilidade quando for realizar empréstimo de livro novo, o qual se responsabiliza em entregar a obra em igual estado de conservação ao qual pegou emprestado. Parágrafo único. É vedada a reprodução total de trabalhos doutrinários, em observância aos direitos autorais envolvidos, de acordo com a Lei n o 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Nova Lei de Direito Autoral). CAPÍTULO XVI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS Art. 57. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo(a) gestor(a) do Sistema, com a aprovação da Direção Acadêmica da Faculdade Ruy Barbosa.

24 Art. 58. O presente Regulamento poderá ser modificado por proposta da Direção-Geral, da Direção-Acadêmica e/ou da Supervisão da bibliotecas, mediante aprovação da Direção-Geral. Art. 59. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação. Cristiano Amaral de Aguiar Gerente Acadêmico Grácia Jaqueline de M. Torres Supervisora de Biblioteca, CRB-5/1195 Atualizado em 25/03/2015

Faculdade Ruy Barbosa Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO: utilização dos produtos e serviços das bibliotecas

Faculdade Ruy Barbosa Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO: utilização dos produtos e serviços das bibliotecas Faculdade Ruy Barbosa Sistema de Bibliotecas REGULAMENTO: utilização dos produtos e serviços das bibliotecas SALVADOR SUMÁRIO CAPÍTULO I - DO REGULAMENTO 2 CAPÍTULO II - DA LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA

REGULAMENTO BIBLIOTECA A Biblioteca universitária é um órgão de apoio cultural que seleciona, coleta, organiza, armazena, recupera e dissemina informações para o corpo docente e discente e para a comunidade acadêmica, tendo

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA CENTRAL

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA CENTRAL REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA CENTRAL ESTHER AUGUSTA CALMON Linhares LINHARES 2016 SUMÁRIO I. DA APRESENTAÇÃO...03 II. III. IV. DAS FINALIDADES...03 DO FUNCIONAMENTO...03 DOS USUÁRIOS...03 V. DOS DIREITOS

Leia mais

REGULAMENTO. utilização dos produtos e serviços da Biblioteca

REGULAMENTO. utilização dos produtos e serviços da Biblioteca REGULAMENTO utilização dos produtos e serviços da Biblioteca Resumo O presente Regulamento normatiza o funcionamento quanto a consultas, devoluções, empréstimos, renovações e cópias, compreendendo, ainda,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FIC

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FIC 1 FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FIC CASSILÂNDIA 2010 2 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FIC TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regulamento disciplina os aspectos

Leia mais

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h.

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE MAUÁ/FBC CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca da Faculdade Brasil Central tem por finalidade garantir e promover o acesso à informação científica pela comunidade

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás Biblioteca UnUCET. Regulamento

Universidade Estadual de Goiás Biblioteca UnUCET. Regulamento Universidade Estadual de Goiás Biblioteca UnUCET Regulamento Janeiro/2007 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET Regulamento Da Constituição Art.

Leia mais

BIBLIOTECA - REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

BIBLIOTECA - REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS BIBLIOTECA - REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º A biblioteca do Centro de Educação Superior - UNICA está subordinada diretamente à Diretoria. Art. 2º A biblioteca do Centro

Leia mais

RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI

RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI Regulamenta o Funcionamento da Biblioteca da Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN. O Conselho Diretor - CONDI, aprovou em 08 de outubro de 2009, e eu, Prof. Marco Aurélio Claudiano

Leia mais

Regulamento Institucional da Biblioteca Central UNISEPE

Regulamento Institucional da Biblioteca Central UNISEPE Regulamento Institucional da Biblioteca Central UNISEPE Capítulo I Da Natureza e Finalidade A Biblioteca Central UNISEPE - União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa - tem natureza administrativa

Leia mais

BIBLIOTECA RUY BARBOSA

BIBLIOTECA RUY BARBOSA Informações Gerais O sistema de bibliotecas compreende a biblioteca central e a biblioteca setorial da Pós-Graduação. A biblioteca é um órgão fundamental de referência e apoio às atividades de ensino,

Leia mais

TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO REGULAMENTO DA NATUREZA E FINALIDADE

TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO REGULAMENTO DA NATUREZA E FINALIDADE TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO REGULAMENTO DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. Este Regulamento normatiza os serviços do Sistema de Bibliotecas da Universidade Salvador UNIFACS, define o tipo de material disponível

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA SEÇÃO I DOS Objetivos Art. 1º A Biblioteca da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) tem por objetivo disponibilizar seu acervo e seu espaço à comunidade acadêmica para consulta,

Leia mais

III- apostilas; IV- catálogos; V- referências; MANUAL DO ALUNO VII- folhetos e separatas; IX- Fitas de vídeo;

III- apostilas; IV- catálogos; V- referências; MANUAL DO ALUNO VII- folhetos e separatas; IX- Fitas de vídeo; Este manual foi elaborado com o objetivo de informar aos usuários as rotinas e procedimentos de utilização da Biblioteca, permitindo uma interação melhor com os nossos serviços. III- apostilas; IV- catálogos;

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REITOR ANTÔNIO MARTINS FILHO (Anexo da Resolução nº 008/2007-CD, com as alterações da Resolução nº 027/2008) CAPÍTULO I Da entidade Art. 1º. A Biblioteca Reitor Antônio

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES As Bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) têm como missão atender os alunos, professores e servidores, fornecendo

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO Palmas, maio de 2014 Diretora Geral Bárbara Cristiane Cardoso Costa Monteiro Núcleo de Gestão Pedagógica Andréia Gabardo Ayres da Rosa Izabel Cristina Fernandes

Leia mais

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA 2015 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º A Biblioteca, órgão vinculado à Diretoria Acadêmica, é um serviço especializado, na aquisição, tratamento, organização,

Leia mais

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, PORTARIA Nº 26 /2015 Institui o Regulamento Interno do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO. Para: Coordenadores de Curso / Bibliotecas Setoriais Assunto: Normas de Atendimento Rede de Bibliotecas da Faculdade Radial de Curitiba

REGULAMENTO. Para: Coordenadores de Curso / Bibliotecas Setoriais Assunto: Normas de Atendimento Rede de Bibliotecas da Faculdade Radial de Curitiba Curitiba, 27 de janeiro de 2011 Comunicado Interno Biblioteca nº. 001 / 2011 Para: Coordenadores de Curso / Bibliotecas Setoriais Assunto: Normas de Atendimento Rede de Bibliotecas da Faculdade Radial

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Bibliotecas da UCB possui um acervo com mais de 200.000 volumes possibilitando o acesso dos usuários aos livros, sistemas de consulta,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO Fortaleza 2012 1 APRESENTAÇÃO A Biblioteca tem como objetivo disponibilizar a informação registrada em qualquer suporte documental,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA PROFESSOR RENATO PACHECO.

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA PROFESSOR RENATO PACHECO. REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA PROFESSOR RENATO PACHECO. CAPITULO I DO OBJETIVO Art. 1.º A Biblioteca da Faculdade de Direito de Vitória tem a finalidade de atender aos alunos, professores e funcionários,

Leia mais

REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS

REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS CENTRO CULTURAL PROF. ADELMAR CARDOSO LINHARES REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DO Versão / 2016 TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO REGULAMENTO DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. Este Regulamento normatiza os serviços do

Leia mais

NORMAS GERAIS DA BIBLIOTECA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ

NORMAS GERAIS DA BIBLIOTECA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ BIBLIOTECA CAMPUS TIANGUÁ Rodovia CE 187, s/n, Aeroporto CEP: 62.320-000 Tianguá - CE (88) 3671.2299 / tiangua.ifce.edu.br

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas SISBAM, órgão vinculado à Reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Regulação e Suporte Acadêmico, tem como objetivo principal

Leia mais

FACULDADE SÃO PAULO RECREDENCIADA NO MEC PELA PORTARIA Nº 284, DE 23 DE MARÇO DE 2015 Biblioteca Acadêmica

FACULDADE SÃO PAULO RECREDENCIADA NO MEC PELA PORTARIA Nº 284, DE 23 DE MARÇO DE 2015 Biblioteca Acadêmica BIBLIOTECA PROFESSOR JOSÉ MASTRANGELO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento visa melhorar o aproveitamento dos recursos da Biblioteca, satisfazendo ao máximo as necessidades de seus usuários.

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FEITEP CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FEITEP CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FEITEP CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca é um órgão da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional FEITEP, e está vinculada a Diretoria

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FAMETRO REGIMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS FAMETRO

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FAMETRO REGIMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS FAMETRO FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FAMETRO REGIMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS FAMETRO FORTALEZA 2015 FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA (Recredenciada pela Portaria

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Regulamenta o funcionamento e as atribuições da Biblioteca do Instituto Brasiliense de Direito Público IDP.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Regulamenta o funcionamento e as atribuições da Biblioteca do Instituto Brasiliense de Direito Público IDP. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Regulamenta o funcionamento e as atribuições da Biblioteca do Instituto Brasiliense de Direito Público IDP. O Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CONSAEPE aprova:

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO REGULAMENTO DA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO Capítulo I Objetivos Artigo 1º - A Biblioteca do IMT tem por missão promover o acesso à informação e oferecer suporte ao ensino e pesquisa

Leia mais

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE:

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE: PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 A Diretora pro tempore da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga FAIBI, usando das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, RESOLVE:

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SETE DE SETEMBRO - FASETE SUMÁRIO CAPÍTULO I...3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...3 CAPÍTULO II...4 DA INSCRIÇÃO DO USUÁRIO...4 CAPÍTULO III...4 DA CONSULTA...4

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Professor Edson Lustosa Cantarelli

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Professor Edson Lustosa Cantarelli REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Professor Edson Lustosa Cantarelli CAPÍTULO I DA VINCULAÇÃO E DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca Professor Edson Lustosa Cantarelli é um órgão vinculado, administrativamente,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Este regulamento tem por objetivo estabelecer normas referentes ao funcionamento da Biblioteca.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Este regulamento tem por objetivo estabelecer normas referentes ao funcionamento da Biblioteca. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Este regulamento tem por objetivo estabelecer normas referentes ao funcionamento da Biblioteca. CAPÍTULO I MISSÃO INSTITUCIONAL DA FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO (FUNDHERP)

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO Art. 1 - DA FINALIDADE DA BIBLIOTECA 1º - A Biblioteca Professor Aléssio Sandro presta seus serviços

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO LESTE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO LESTE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO LESTE Biblioteca Pe. Benjamim Morando Faculdade Salesiana Dom Bosco Leste Av. Cosme Ferreira, 5122 Zumbi dos Palmares - CEP:69088-000 /www.fsdb.edu.br

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas da Anhembi Morumbi - SISBAM, órgão vinculado à Pró-reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Planejamento e Suporte Acadêmico,

Leia mais

PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007.

PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007. PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007. Aprova o Regulamento de Empréstimos e Circulação de Materiais da Biblioteca Dante Alighieri. O Superintendente de Ensino do Centro Universitário Leonardo

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIMETROCAMP WYDEN

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIMETROCAMP WYDEN REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIMETROCAMP WYDEN Campinas, 2018 I. DA FINALIDADE A biblioteca é um órgão fundamental de referência e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade

Leia mais

FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA E SUA APLICAÇÃO Este regulamento disciplina e normatiza o funcionamento e os serviços de circulação de material

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA São Paulo, janeiro de 2017. REGIMENTO DA BIBLIOTECA OBJETIVO: A biblioteca da Faculdade S e q u e n c i a l tem como foco principal o atendimento à comunidade interna e externa,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA TÍTULO I DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E INFORMAÇÕES GERAIS Art. 1º - O presente regulamento visa disciplinar, normalizar os serviços e estabelecer procedimentos que possam subsidiar

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO HORÁRIO. Obs: Empréstimos, devoluções e renovações serão efetuados até 15 minutos antes do término do expediente.

REGULAMENTO INTERNO HORÁRIO. Obs: Empréstimos, devoluções e renovações serão efetuados até 15 minutos antes do término do expediente. REGULAMENTO INTERNO A Biblioteca do Instituto de Química da UNESP possui uma coleção altamente especializada em química, bioquímica e áreas correlata, formada por livros, periódicos, teses, bases de dados,

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN) Dispõe sobre o regulamento geral das bibliotecas da UnC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Revisão: 02 Data: 14/06/2017 Página 1 UNIDADES EDUCACIONAIS SENAC EM MINAS Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Senac

Leia mais

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível Biblioteca Mercedes Silva Pinto Manual da Biblioteca Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível INSTRUÇÕES GERAIS Horário de Funcionamento De segunda a

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - A Biblioteca da Faculdade Machado de Assis (FAMA), denominada

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA - FAEST

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA - FAEST REGULAMENTO DA BIBLIOTECA - FAEST I DA FINALIDADE Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo normatizar o uso dos recursos informacionais da Biblioteca da FAEST. II MISSÃO Art. 2 - A Biblioteca

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Art. 1º A Biblioteca Profª. Ivonita Alves Guerra é um órgão suplementar da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns que tem como finalidade promover o acesso ao conhecimento

Leia mais

Regulamento da Biblioteca Joel Rodrigues Pereira REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE

Regulamento da Biblioteca Joel Rodrigues Pereira REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca é responsável por disponibilizar, para a comunidade acadêmica e ao público em geral, infraestrutura bibliográfica,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Este regulamento tem como finalidade normatizar os serviços oferecidos pela biblioteca, no intuito de orientar a comunidade acadêmica sobre

Leia mais

CESVA/ FAA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL E SETORIAL FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA

CESVA/ FAA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL E SETORIAL FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL E SETORIAL 2018 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL E SETORIAL CESVA Dirigentes

Leia mais

REGULEMENTO DA BIBLIOTECA GRAVATAÍ, 2015 SUMÁRIO

REGULEMENTO DA BIBLIOTECA GRAVATAÍ, 2015 SUMÁRIO REGULEMENTO DA BIBLIOTECA GRAVATAÍ, 2015 SUMÁRIO 1. DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 2. DOS USUÁRIOS... 3 3. DO ACERVO... 3 4. DO PRAZO DE EMPRESTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 5. DA RESERVA DO MATERIAL

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO 04/2008 Regulamenta o uso da Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. CONSIDERANDO que a Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí destinam-se a atender à comunidade acadêmica

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA REGULAMENTO Aprovado pelos Colegiados dos Cursos de Medicina e Enfermagem em 17/08/06 e pela Congregação em 23/11/06 Marilia 2006 DA NATUREZA

Leia mais

REGIMENTO BIBLIOTECA DEVRY SÃO LUÍS

REGIMENTO BIBLIOTECA DEVRY SÃO LUÍS REGIMENTO BIBLIOTECA DEVRY SÃO LUÍS FACULDADE DEVRY SÃO LUÍS Gerente Geral Lúcia Cristina Gauber Supervisão da Biblioteca Janaina Itapotiara Nunes Lima I. INFORMAÇÕES GERAIS A biblioteca é um órgão fundamental

Leia mais

APRESENTAÇÃO & REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO

APRESENTAÇÃO & REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO APRESENTAÇÃO & REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO Maceió, 2016 APRESENTAÇÃO - BIBLIOTECA Estrutura física Base de dados utilizada é o sistema coruja; Atualmente o acervo da biblioteca conta

Leia mais

TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA

TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA Artigo 1- O Centro de Biblioteca e Documentação está subordinado à Diretoria das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul. Artigo 2- O Centro de Biblioteca e Documentação

Leia mais

FACULDADE CENTRO PAULISTANO

FACULDADE CENTRO PAULISTANO FACULDADE CENTRO PAULISTANO REGULAMENTO BIBLIOTECA Este regulamento disciplina o funcionamento da Biblioteca Dr. Siegfried Hoyler, tendo como objetivo assegurar a qualidade dos serviços informacionais

Leia mais

BIBLIOTECA FAVENORTE MANUAL DO USUÁRIO

BIBLIOTECA FAVENORTE MANUAL DO USUÁRIO BIBLIOTECA FAVENORTE MANUAL DO USUÁRIO Horário de Funcionamento 2ª a 6ª feira 08h às 12h, 14h às 17h, e 19h às 22h Sábado 08h às 12h e 14h às 17h. Empréstimos/Devoluções: 2ª a 6ªfeira - até às 21h45min

Leia mais

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS Capítulo I DA FINALIDADE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Art. 1. A Biblioteca Com. José Domingos Terrivel, da Faculdade de Ciências da Saúde IGESP, destina-se ao atendimento da comunidade acadêmica em suas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY Rua Jaguarari, 2100 Bairro Lagoa Nova Natal/RN CEP 59062-500 Telefone: (84)32326232 Home page: http://www.ifesp@rn.gov.br

Leia mais

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00.

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00. Capítulo I. Das disposições gerais Este Regulamento tem por objetivo estabelecer normas de funcionamento para a Biblioteca da Escola de Enfermagem de acordo com o disposto na Ordem de Serviço NDC 01/2000.

Leia mais

Regulamento Interno CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

Regulamento Interno CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Regulamento Interno CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º A Biblioteca tem por finalidade oferecer acesso informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão e destina-se, primordialmente, a

Leia mais

Regulamento da. Biblioteca Universitária. Dr. Geraldo J. R. Alckimin

Regulamento da. Biblioteca Universitária. Dr. Geraldo J. R. Alckimin 0 Regulamento da Biblioteca Universitária Dr. Geraldo J. R. Alckimin Pindamonhangaba - SP Regulamento da Biblioteca 1 CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º A Biblioteca Universitária Dr. Geraldo J. R. Alckimin,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO CCT

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO CCT REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO HORÁRIO 1. Horário de funcionamento da para atendimento ao público da nossa instituição: de 2ª a 6ª feira, de 8h às 20h; Período de férias: de 2ª a 6º feira, de 8h às 18h.

Leia mais

BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO. Parágrafo único. O acervo é disponibilizado para consulta local ou empréstimo domiciliar.

BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO. Parágrafo único. O acervo é disponibilizado para consulta local ou empréstimo domiciliar. BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art.1º. As bibliotecas da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) dispõem de estrutura adequada, implantada a fim de prospectar, organizar, armazenar

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA O êxito dos serviços da Biblioteca está condicionado ao bom uso que dela fizerem. Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA) Biblioteca Irmã Maria Gemma de Jesus

Leia mais

Capítulo II DAS CATEGORIAS DE USUÁRIOS DA BUMOM: USUÁRIOS COM VÍNCULO INSTITUCIONAL E USUÁRIOS SEM VÍNCULO INSTITUCIONAL

Capítulo II DAS CATEGORIAS DE USUÁRIOS DA BUMOM: USUÁRIOS COM VÍNCULO INSTITUCIONAL E USUÁRIOS SEM VÍNCULO INSTITUCIONAL RESOLUÇÃO DA VRG Nº 01/2011 DISPÕE SOBRE O ATENDIMENTO E O FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA MARIO OSORIO MARQUES DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIJUÍ. A VICE-REITORA

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO BIBLIOTECA FACEMA

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO BIBLIOTECA FACEMA REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO BIBLIOTECA FACEMA O êxito dos serviços da Biblioteca está condicionado ao bom uso que dela fizerem. Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA Biblioteca Irmã

Leia mais

SUMÁRIO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 II USUÁRIOS... 3 III DO ACERVO... 4 IV DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES...

SUMÁRIO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 II USUÁRIOS... 3 III DO ACERVO... 4 IV DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... SUMÁRIO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 II USUÁRIOS... 3 III DO ACERVO... 4 IV DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 V DA RESERVA DO MATERIAL EMPRESTADO... 5 VI DA RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO...

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 - A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO FREIRE REGULAMENTO

BIBLIOTECA PAULO FREIRE REGULAMENTO Feduc - Faculdade do Educador BIBLIOTECA PAULO FREIRE REGULAMENTO São Paulo Agosto 2017 SUMÁRIO I. DA BIBLIOTECA...3 II. III. IV. DA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO...3 DOS USUÁRIOS...4 DO ACERVO...4 V. DO PRAZO

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 2018 SUMÁRIO TÍTULO I... 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 1 TÍTULO II... 1 DOS USUÁRIOS...

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP SUMÁRIO DESCRIÇÃO PÁGINA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 03 TÍTULO II DOS USUÁRIOS 03 TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFISSIONAL Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFISSIONAL Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PORTARIA 01/2009 PORTARIA FATEC-Barueri Nº 01, DE 17 DE AGOSTO DE 2009. Estabelece normas para utilização da Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Barueri O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Barueri,

Leia mais

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO. OBS: No período das férias, o horário de funcionamento poderá sofrer alterações. SERVIÇOS PRESTADOS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO. OBS: No período das férias, o horário de funcionamento poderá sofrer alterações. SERVIÇOS PRESTADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE ALFA DE ALMENARA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda a sexta-feira das 13:00 às 22:00h Contatos: Telefone: (33) 3271-1098 E-mail: bibliotecas.alfaculdade@gmail.com OBS:

Leia mais

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização da Biblioteca

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização da Biblioteca Faculdades Integradas Potencial Regulamento de Utilização da Biblioteca 2016 BIBLIOTECA REGULAMENTO Este regulamento visa estabelecer padrões e normas para o funcionamento da Biblioteca das Faculdades

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SENADOR PAULO SARASATE Capítulo I DA SITUAÇÃO DA BIBLIOTECA Art. 1º - A Biblioteca Senador Paulo Sarasate, do Colégio e da Faculdade CNEC Gravataí,

Leia mais

MANUAL DA BIBLIOTECA DA FATENE

MANUAL DA BIBLIOTECA DA FATENE MANUAL DA BIBLIOTECA DA FATENE Caucaia 2017 Organizadores PATRÍCIA MARIA DE LIMA CHAVES CRISTIANE CLEMENTE DE MELLO SALGUEIRO MANUAL DA BIBLIOTECA DA FATENE Caucaia 2017 MANUAL DA BIBLIOTECA DA FATENE

Leia mais

REGIMENTO BIBLIOTECA

REGIMENTO BIBLIOTECA REGIMENTO BIBLIOTECA Direção Geral Kenneth Nunes Tavares de Almeida Coordenação Geral Acadêmica Morgana Bavaresco Gerência Geral - North Shopping Henrique José Nogueira Rocha Supervisão da Biblioteca Leilane

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010. A DIRETORA DO CÂMPUS DE NAVIRAÍ da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Aprovar

Leia mais

REGIMENTO BIBLIOTECA FACID

REGIMENTO BIBLIOTECA FACID REGIMENTO BIBLIOTECA FACID FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL Diretora Geral Maria Joseci Lima Cavalcante Vale Coordenadora Geral Acadêmica Lúcia Cristina Gauber Supervisora da Biblioteca Marijane Martins

Leia mais

BIBLIOTECA LA SALLE NORMAS DE UTILIZAÇÃO

BIBLIOTECA LA SALLE NORMAS DE UTILIZAÇÃO BIBLIOTECA LA SALLE NORMAS DE UTILIZAÇÃO Manaus, janeiro de 2017. Mantida pela Sociedade Porvir Científico Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.359, de 11/08/04 D.O.U. de 12/8/2004. BIBLIOTECA LA

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA E DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (BiBIAU)

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA E DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (BiBIAU) REGULAMENTO DA BIBLIOTECA E DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (BiBIAU) DAS FINALIDADES Artigo 1º - O Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação, formado pela Biblioteca

Leia mais

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Recife 2017 1. Objetivo A Biblioteca Pe. Carlos Leôncio da Silva tem como objetivo atuar junto à comunidade

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006

RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006 RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006 Aprova o Regimento Interno da Biblioteca Professor Ubirajara de Brito da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR O Presidente do Conselho Superior de Administração da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - Este Regulamento tem como objetivo definir normas para prestação e utilização dos serviços da biblioteca da FAMUR sede, a

Leia mais

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel:

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel: SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: 36016-311 Tel: 32 3216-1932 REGULAMENTO INTERNO A Biblioteca da FATEC tem por missão

Leia mais

REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS NA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS NA BIBLIOTECA REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS NA BIBLIOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 14 de dezembro de 2017, Processo 046/2017 e

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA Art. 1º - A Biblioteca da FADAT tem como objetivo atender toda comunidade acadêmica e pesquisadores em geral em suas necessidades bibliográficas e informacionais,

Leia mais

BIBLIOTECA UNIÍTALO DANTE ALIGHIERI

BIBLIOTECA UNIÍTALO DANTE ALIGHIERI 1 BIBLIOTECA UNIÍTALO DANTE ALIGHIERI REGIMENTO INTERNO PREÂMBULO Este regulamento disciplina o funcionamento da Biblioteca Dante Alighieri em todas suas dependências estendido aos espaços de Sala Multimídia,

Leia mais

Administração Central Centro de Gestão Documental - CGD PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 499, DE 21 /11 /2013. REGULAMENTO ETEC SÃO MATEUS

Administração Central Centro de Gestão Documental - CGD PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 499, DE 21 /11 /2013. REGULAMENTO ETEC SÃO MATEUS Administração Central Centro de Gestão Documental - CGD PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 499, DE 21 /11 /2013. REGULAMENTO ETEC SÃO MATEUS CAPITULO I Da Disposição Preliminar Artigo 1 - O presente regulamento regerá

Leia mais