Plano Municipal de Saúde PAS 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Municipal de Saúde 2014-2017 PAS 2015"

Transcrição

1 Plano Municipal de Saúde PAS 2015

2 DIRETORIA: ATENÇÃO BÁSICA (DIAB)

3 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA: ATENÇÃO BÁSICA OBJETIVO: Manutenção, inovação e expansão da atenção básica. META AÇÃO STATUS Ação 2015 Expansão estratégiade Saúde da Família Expansão estratégiade Saúde da Família Ampliar de 35 para 50 equipes. Ampliar de 26 para 32 equipes de Saúde Bucal. Conclusão de reformas de 09 unidades de saúde, com recursos financeiros federais e contrapartida municipal dos projetos aprovados (FNS/MS): Porto Belo, Vila Adriana, Pronto Atendimento Morumbi I*, Morumbi I*, Profilurb I, Ouro Verde, Vila Yolanda, Três Lagoas, Três Bandeiras. Criar 11 Equipes do Programa Saúde da Família Criar 06 Equipes do Programa Saúde Bucal Reformas das Unidades de Saúde Conclusão da reforma das Unidades de Saúde Três Lagoas** e Profilurb II***, com recursos financeiros federais e contrapartida municipal dos projetos aprovados (FNS/MS)

4 Ampliação das Unidades de Saúde Ampliações de 3 Unidades de Saúde,com recursos financeiros federais e contrapartida municipal dos projetos aprovados (FNS/MS): Carimã, Lancaster* e Parque Presidente* Conclusão da ampliação da Unidade de Saúde Carimã, com recursos financeiros federais e contrapartida municipal do projeto aprovado (FNS/MS) Construção de Unidades de Saúde (Programa Requalifica SUS) Construções das Unidades de Saúde liberadas pela Portaria MS nº 1380/2013 de 10 de julho de 2013, sendo Porto Belo II, Três Bandeiras e Três Lagoas. Iniciar Processo para a construção das Unidades de Saúde liberadas pela Portaria MS nº 1380/2013 de 10 de julho de 2013, sendo inicialmente: Porto Belo II e Três Bandeiras e Três Lagoas Construção de Unidades de Saúde (APSUS) Construções das Unidades de Saúde liberadas pela deliberação CIB (Governo Estadual) nº 19, de 07/03/13, sendo: Cidade Nova, Jardim Jupira e São Roque. Construção das Unidades de Saúde liberadas pela deliberação CIB (Governo Estadual) nº 19,de 07/03/13 - Cidade Nova, JardimJupira e São Roque. Informatização das Unidades de Saúde Ampliar a instalação de computadores em 100% das Unidades de Saúde. Iniciar Processo para instalação de computadores em 100% das Unidades de Saúde. Descentralização dos sistemas de informações dos Programas do MS Implantação e manutenção dos sistemas de informações dos Programas do MS, como SINANWEB, PNI (Programa Nacional de Imunização), SISPRENATAL WEB, e- SUS e demais, em 100% das Unidades de Saúde. Dar prosseguimento à descentralização dos Programas.

5 Políticas e programas de Saúde Manutenção das Políticas e programas de Saúde: da Pessoa Idosa, Saúde do Homem, Planejamento Familiar, Saúde da criança, Saúde do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher e demais, em 100% das Unidades de Saúde. Reestruturação das Políticas e programas de Saúde: da Pessoa Idosa, Saúde do Homem, Planejamento Familiar, Saúde da criança, Saúde do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher e demais, em 100% das Unidades de Saúde. Criação de protocolos Não previsto na Ação Criação de protocolo e diretrizes clínicas para terapia alimentar e nutricional Manutenção da comissão de protocolos (procedimentos, exames, Atualização de protocolos programas e fluxos) como Fitoterapia, tabagismo, Saúde do Homem e Saúde Bucal. Manutenção da comissão de protocolos (procedimentos, exames, programas e fluxos) como Fitoterapia, tabagismo, Saúde do Homem e Saúde Bucal. PMAQ Continuidade ao PMAQ Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade em todas as unidades de saúde da rede básica, com acompanhamento, apoio e monitoramento em 100% das equipes cadastradas. Revisão, monitoramento e continuidade ao PMAQ Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade em todas as unidades de saúde da rede básica, com acompanhamento, apoio e monitoramento em 100% das equipes cadastradas. Manutenção do programa Pré-natal, com melhor adesão das gestantes e Programa SISPRENATAL com atualização do protocolo e manutenção do SISPRENATAL Web, em 100% das Unidades. Manutenção do programa Prénatal, com melhor adesão das gestantes e com atualização do protocolo e manutenção do SISPRENATAL Web, em 100% das Unidades.

6 Ações educativas Programar ações de promoção e prevenção de acordo com calendário do Ministério da Saúde e sensibilizar os profissionais de sua importância na participação dos mesmos (Agosto Azul, Controle do Tabagismo, Outubro Rosa, Combate à hipertensão e diabetes, APSUS, etc) com participação de 100% das Unidades de Saúde e suas equipes Programar e realizar ações de promoção e prevenção de acordo com calendário do Ministério da Saúde e sensibilizar os profissionais de sua importância na participação dos mesmos (Agosto Azul, Controle do Tabagismo, Outubro Rosa, Combate à hipertensão e diabetes, APSUS, etc) com participação de 100% das Unidades de Saúde e suas equipes. Corrigir inconsistências mensalmente e manter a atualização de sistemas de informação utilizados: SISAB, e-sus, Atualização dos sistemas de SaúdeFOZ e demais sistemas vigentes, informação de 100% das Unidades de Saúde. Corrigir inconsistências mensalmente e manter a atualização de sistemas de informação utilizados: SISAB, e-sus, SaúdeFOZ e demais sistemas vigentes, de 100% das Unidades de Saúde. Educação permanente NEPS (Núcleo de Educação Permanente) Manter e ampliar a educação permanente dos profissionais da atenção básica objetivando a obtenção de fortalecimento de programas já instalados e desenvolvimento de novos projetos, através do NEPS e APSUS. Manter e ampliar a educação permanente dos profissionais da atenção básica objetivando a obtenção de fortalecimento de programas já instalados e desenvolvimento de novos projetos, através do NEPS e APSUS. Manutenção predial e de equipamentos Garantir a manutenção predial e de equipamentos médico-hospitalares, de refrigeração, de veículos, de forma preventiva e corretiva, criando mecanismos de agilização dos processos, evitando descontinuidade dos serviços aos usuários., em 100% das Unidades De Saúde. Garantir a manutenção predial e de equipamentos médico-hospitalares, de refrigeração, de veículos, de forma preventiva e corretiva, criando mecanismos de agilização dos processos, evitando descontinuidade dos serviços aos usuários., em 100% das Unidades de Saúde.

7 Manter fiscalização do cumprimento dos Fiscalização dos contratos contratos com prestadores através dos com prestadores referente a gerentes das unidades de Saúde manutenção predial e (treinamento e atualização de planilhas), equipamentos em 100% das Unidades de Saúde. Em Andamento Manter fiscalização do cumprimento dos contratos com prestadores através dos gerentes das unidades de Saúde (treinamento e atualização de planilhas), em 100% das Unidades de Saúde. Gerência e supervisão Manter gerenciamento e supervisão das unidades, garantindo a presença dos gerentes em 100% das unidades e supervisão dos 5 Distritos. Manter gerenciamento e supervisão das unidades, garantindo a presença dos gerentes em 100% das unidades e supervisão dos 5 Distritos. Acolhimento na Odontologia Manter o programa de acolhimento e estratificação de risco na odontologia em 100% das Unidades de Saúde; Manter o programa de acolhimento e estratificação de risco na odontologia em 100% das Unidades de Saúde; Atendimento Odontológico a pacientes especiais. Manutenção do programa municipal de atendimento odontológico a pacientes especiais. Manutenção do programa municipal de atendimento odontológico a pacientes especiais. Odontologia hospitalar Manutenção e ampliação do atendimento odontológico hospitalar. Manutenção e ampliação do atendimento odontológico hospitalar. CEO Manutenção e ampliação da produção do Centro de Especialidades Odontológicas (tratamento odontológico, periodontia, cirurgia, DTM, ortodontia e prótese). Manutenção e ampliação da produção do Centro de Especialidades Odontológicas(tratamento odontológico, periodontia, cirurgia, DTM, ortodontia e prótese). Odontologia preventiva Distribuição de escovas em 100% da rede municipal de ensino com palestras e escovação supervisionada. Distribuição de escovas em 100% da rede municipal de ensino com palestras e escovação supervisionada.

8 DIRETORIA DA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA EM SAÚDE (DIES)

9 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA DA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA EM SAÚDE OBJETIVO: Manutenção, inovação e expansão da atenção especializada no município e região. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Retomar o processo de habilitação de Serviços de Alta Complexidade para atender as demandas dos usuários do SUS. Expansão da atenção especializada Habilitar Serviços de Alta Complexidade Em andamento Retomar processo de credenciamento de 11 leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde.

10 DIES- DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA OBJETIVO: Organizar, elaborar, manter e ampliar dos serviços da Assistência Farmacêutica no Município de Foz do Iguaçu. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Garantir e ampliar a dispensação dos medicamentos padronizados pelas legislações vigentes. Garantir e ampliar a dispensação dos medicamentos padronizados pelas legislações vigentes. Analisar as solicitações de medicamentos oriundas do Protocolo Geral, do Ministério Público e Poder Judiciário e atender conforme as legislações vigentes. Analisar as solicitações de medicamentos oriundas do Protocolo Geral, do Ministério Público e Poder Judiciário e atender conforme as legislações vigentes. Atender 90% das receitas prescritas promovendo o uso racional de medicamentos. Construção de relatórios quadrimestrais do consumo e atendimento diários da Assistência Farmacêutica nas Farmácias Municipais. Os relatórios geram bancos de dados para o registro, estudo e pesquisa do consumo qualitativo e quantitativo dos medicamentos, proporcionando ferramenta útil de orientação das ações futuras. Adequar recursos humanos, estrutura física e equipamentos para melhorar a gestão da assistência farmacêutica nos serviços da saúde. Construção de relatórios quadrimestrais do consumo e atendimento diários da Assistência Farmacêutica nas Farmácias Municipais com revisão, inclusão e/ou exclusão dos dados alimentados. Adequar estrutura física e equipamentos de 05 (cinco) farmácias do município obedecendo a Lei nº 4320, de 17 de março de 1964 e as leis orçamentárias vigentes, com a parceria da DIAB e DIGS. Atualizar o sistema de informação para melhoria da gestão da assistência farmacêutica Atualizar o sistema de informação para melhoria da gestão da assistência farmacêutica

11 Revisão e atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de acordo com as legislações vigentes. Implantar e manter uma comissão de Farmácia e Terapêutica, com o objetivo de revisar e atualizar o elenco de medicamentos essenciais do município-remume. Implantar e manter uma comissão de Farmácia e Terapêutica, com o objetivo de revisar e atualizar o elenco de medicamentos essenciais do município - REMUME. Gerenciar a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), a partir de um ciclo logístico que abrange todas as etapas inerentes ao processo de seleção, programação, aquisição, armazenamento e controle de estoque dos medicamentos para assegurar o abastecimento de forma oportuna e regular. Gerenciar a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), a partir de um ciclo logístico que abrange todas as etapas inerentes ao processo de seleção, programação, aquisição, armazenamento e controle de estoque dos medicamentos para assegurar o abastecimento de forma oportuna e regular Monitorar e adequar o planejamento da aquisição de medicamentos. Analisar planilhas de controle de estoque na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF/Almoxarifado) para aquisição dos medicamentos da REMUME e Demandas Judiciais. Manter sistema rotineiro de análise das planilhas de controle de estoque na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF/Almoxarifado) para aquisição dos medicamentos da REMUME e Demandas Judiciais

12 Implantar a Assistência Farmacêutica na NASF. Inserir os farmacêuticos nas NASF para intervir nos cuidados com o uso racional e seguro dos medicamentos. Inserir os farmacêuticos nas NASF para intervir nos cuidados com o uso racional e seguro dos medicamentos. Implantar a Política Ampliar as opções terapêuticas aos Nacional de Práticas usuários com garantia de acesso Integrativas e seguro e o uso racional a plantas Complementares PNPIC medicinais e fitoterápicos. (Fitoterapia e Homeopatia). Ampliar as opções terapêuticas aos usuários com garantia de acesso seguro e o uso racional a plantas medicinais e fitoterápicos.

13 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA: DIES CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO AUDITIVA DE FOZ DO IGUAÇU - CEMURA OBJETIVO: Adequação do CEMURA às novas políticas públicas e portarias do Ministério da Saúde, no tocante aos direitos da pessoa com deficiência META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Contratualização de fornecedores de Próteses Manter o processo de contratualização (Chamada Pública, Habilitação, Credenciamento e Contratação) de empresas fornecedoras de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), conforme preconizado pela Portarias SAS/MS nº 587, de 07 de outubro de Manter o processo de contratualização (Chamada Pública, Habilitação, Credenciamento e Contratação) de empresas fornecedoras de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), conforme preconizado pela Portarias SAS/MS nº 587, de 07 de outubro de 2004.

14 Contratualização de fornecedores de Sistema FM Manter o processo de contratualização (Chamada Pública, Habilitação, Credenciamento e Contratação) de empresas fornecedoras do Sistema FM, conforme preconizado pela Portaria Nº 1.274, de 25 de junho de Manter o processo de contratualização (Chamada Pública, Habilitação, Credenciamento e Contratação) de empresas fornecedoras do Sistema FM, conforme preconizado pela Portaria Nº 1.274, de 25 de junho de Aquisição de Equipamentos Efetuar processo de Licitação e compra de equipamentos para o CEMURA: Emissões Otoacústicas (evocadas transientes e por produto de distorção); Potenciais Evocados Auditivos de curta, média e longa latência;audiômetro de dois canais;imitanciômetro Multifrequencial; Cabina Acústica; Sistema de Campo Livre;Sistema Completo de Reforço Visual;Equipamento de Verificação Eletroacústico Ganho de Inserção; HI PRO;Programas de Computação Periféricos para Programação de AASI. Efetuar processo de Licitação e compra de equipamentos para o CEMURA: Emissões Otoacústicas (evocadas transientes e por produto de distorção); Potenciais Evocados Auditivos de curta, média e longa latência; Audiômetro de dois canais;imitanciômetro Multifrequencial; Cabina Acústica; Sistema de Campo Livre;Sistema Completo de Reforço Visual;Equipamento de Verificação Eletroacústico Ganho de Inserção; HI PRO;Programas de Computação Periféricos para Programação de AASI

15 Implantar o Centro Especializado em Reabilitação de Foz do Iguaçu- CER Sensibilização das estâncias decisórias para a necessidade do CER; públicos apropriados e definição do local de construção do CER; Acompanhamento/elaboração do projeto arquitetônico para abrigo do CER; Construção da sede do CER; Aquisição de mobiliário adequado à estrutura do CER; Compra de equipamentos e materiais; Criação de biblioteca para o CER; Compra de veículos adaptados; Planejamento e contratação de recursos humanos necessários para implantação do CER; Treinamento dos Profissionais do CEMURA a respeito do Sistema FM; Treinamento de todos os Profissionais do CER, para apropriação das novas políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência; Qualificação dos Profissionais para os atendimentos que deverão ser realizados no CER; incluindo Cursos de Métodos de Eletrofisiologia Acústica, de Habilitação e Reabilitação de Implante Coclear e de Triagem Auditiva Neonatal Universal ( TANU ); Educação Continuada através de treinamentos e participação em Simpósios e Congressos. Estabelecer a Política de Educação Permanente ; Implementação de Rede de Cuidados e Acompanhamento da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU): Participação de dois profissionais do CEMURA no Curso de Especialização, Habilitação e Reabilitação Auditivas em Crianças promovido pelo Ministério da Saúde; Levantamento/identificação de terrenos. Sensibilização das estâncias decisórias para a necessidade do CER; públicos apropriados e definição do local de construção do CER; Acompanhamento/elaboração do projeto arquitetônico para abrigo do CER; Construção da sede do CER; Aquisição de mobiliário adequado à estrutura do CER; Compra de equipamentos e materiais; Criação de biblioteca para o CER; Compra de veículos adaptados; Planejamento e contratação de recursos humanos necessários para implantação do CER; Treinamento dos Profissionais do CEMURA a respeito do Sistema FM; Treinamento de todos os Profissionais do CER, para apropriação das novas políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência; Qualificação dos Profissionais para os atendimentos que deverão ser realizados no CER; incluindo Cursos de Métodos de Eletrofisiologia Acústica, de Habilitação e Reabilitação de Implante Coclear e de Triagem Auditiva Neonatal Universal ( TANU ); Educação Continuada através de treinamentos e participação em Simpósios e Congressos. Estabelecer a Política de Educação Permanente ; Implementação de Rede de Cuidados e Acompanhamento da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU): Participação de dois profissionais do CEMURA no Curso de Especialização, Habilitação e Reabilitação Auditivas em Crianças promovido pelo Ministério da Saúde; Levantamento/identificação de terrenos.

16 Implementar o Centro Especializado em Reabilitação de Foz do Iguaçu- CER Integração dos Serviços de Reabilitação oferecidos pelo Município; Estabelecer Planos e Metas para efetivação de atividades de Prevenção: primária, secundária e terciária. Estabelecer a Política de Humanização e Rede de Acolhimento. Implementação de Protocolos de Atendimento. Estabelecer parcerias com Instituições de Ensino. Integração dos Serviços de Reabilitação oferecidos pelo Município; Estabelecer Planos e Metas para efetivação de atividades de Prevenção: primária, secundária e terciária. Estabelecer a Política de Humanização e Rede de Acolhimento. Implementação de Protocolos de Atendimento. Estabelecer parcerias com Instituições de Ensino. Atendimento à população referenciada Atender a população referenciada dos demais municípios de abrangência da Nona Regional de Saúde, organizando Sistemas de Regulação e Agendamento. Atender a população referenciada dos demais municípios de abrangência da Nona Regional de Saúde, organizando Sistemas de Regulação e Agendamento. Informatização Informatização de todo o serviço, estabelecendo uma rede de informação com todas as esferas de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (equipamentos e software compatíveis). Informatização de todo o serviço, estabelecendo uma rede de informação com todas as esferas de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (equipamentos e software compatíveis). Adequação de Espaço Físico Mudança para local mais apropriado às necessidades do CEMURA, até a construção do CER. Mudança para local mais apropriado às necessidades do CEMURA, até a construção do CER.

17 DIRETORIA: DIES-DIRETORIA ESPECIALIZADA-DIVISÃO DE ANÁLISES CLÌNICAS. OBJETIVO: Implantar serviços e adequar instalações do laboratório, visando agilizar e melhorar a qualidade do serviço prestado. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Instalação física da Divisão de Análises Clínicas na sede da SMSA Instalar a Divisão de Análises Clínicas na sede da SMSA, com a finalidade de assessorar a DIES nas ações pertinentes ao laboratório. Complementar e concluir a instalação da Divisão. Implantar novas unidades de atendimento 24 hs Implantar laboratório com instalações e condições adequadas de trabalho aos funcionários nas unidades de urgência emergência UPA e Morumbi 24 hs Complementar as instalações do laboratório da UPA e concluir a Unidade PA Morumbi. Aquisição de equipamentos para realização de exames Adquirir em condições de comodato, equipamentos necessários para a realização, otimização de exames de pacientes da UPA e PA Morumbi, os seguintes equipamentos: 2 (dois) equipamentos automatizados de bioquímica e 2 (dois) de hematologia, 2 (dois) equipamentos semiautomatizados de urinálise e exames de coagulação. Concluir a aquisição dos equipamentos na unidade de Pronto atendimento Morumbi 24 hs

18 Otimização de exames Implementar o atendimento laboratorial 24 hs, dos pacientes internados na UPA e PA MI 24 hs, através da realização de 100% dos exames de urgência emergência, conforme protocolo, com a implantação do laboratório urgência/emergência. Concluir o procedimento referente ao atendimento nas duas Unidades Produção Produção, elaboração e organização de dados técnicos e instrumentos da Divisão, através de planejamento de planilhas de: consumo, aquisição de reagentes e insumos. Complementar e concluir procedimentos na Divisão Implantação Garantir a implantação de Protocolos para atendimento às solicitações de exames padronizados, e não padronizados. Complementar e concluir a implantação.

19 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA: DIES. DIVISÃO DE SAÚDE MENTAL OBJETIVO: Integrar os serviços de Saúde Mental com toda a rede de serviços do Município e Foz do Iguaçu, acompanhar as atividades desenvolvidas, melhorar condições de trabalho dos servidores e a qualidade de atendimento aos usuários. Ampliar a rede de Saúde Mental do Município. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Instalação de 10 leitos psiquiátricos no Hospital Municipal Germano Lauck e 10 leitos no Hospital Cataratas. Seguir procedimentos indicados na Portaria Nº 148, DE 31 DE JANEIRO DE 2012 Concluir Instalação de 11 leitos psiquiátricos no Hospital Municipal. Germano Lauck. Descartada a possibilidade de abertura de leitos no Hospital Cataratas.Previsão 1 de setembro de Desenvolvimento de Incentivar e levar informações aos atividades de conscientização usuários, mídia e equipes de profissionais relativos à Saúde mental no a fim de elaborar atividades para que a Dia da Luta Antimanicomial e população de Foz do Iguaçu adquira mais no Dia da Saúde Mental; conhecimentos sobre Saúde Mental. Capacitação de Equipe e informação ao público em geral com relação ao Dia da Luta Antimanicomial e Dia da Saúde mental. Atividade contínua. Implantar Equipe Matricial com ações conjuntas com a Atenção Básica; Estabelecer plano junto à Diretoria de Atenção Básica, montar equipe de matriciamento, montar plano executor. Sensibilização, treinamento e inicio das atividades de matriciamento. Informatização de forma integrada dos serviços e unidades de saúde mental; Solicitar aos setores competente. Aguardar o atendimento, junto aos setores competentes.

20 Implantação de sistemas de informação com indicadores de saúde mental a serem alimentados mensalmente. Solicitar parceria com setores competentes Aguardar a informatização Desenvolvimento de atividades de informação aos usuários como direitos e deveres sobre saúde mental, assistência social, previdência; Montar grupos nos equipamentos do Programa de Saúde Mental (Ambulatório, CAPS II, CAPS AD e CAPS i) Manter grupos nos equipamentos do Programa de Saúde Mental (Ambulatório, CAPS II, CAPS AD e CAPS i) Capacitação continua da equipe de saúde mental estimulando a educação continuada dos servidores; Inserir a equipe em programas e cursos fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Estado. Dar continuidade aos programas e cursos de capacitação. Atividade continuada. Implantação de um CAPS AD III regional. Seguir medidas previstas na PORTARIA Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 Aguardar verba solicitada ao Ministério da Saúde para cumprimento das medidas previstas na PORTARIA Nº 130.

21 Implantação de uma Unidade de Acolhimento Transitório Seguir medidas previstas na PORTARIA adulto. Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Aguardar verba solicitada ao Ministério da Saúde para cumprimento das medidas previstas na PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Implantação de uma Unidade Seguir medidas previstas na PORTARIA de Acolhimento Transitório Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Infanto Juvenil. Aguardar verba solicitada ao Ministério da Saúde para cumprimento das medidas previstas na PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Possibilitar maior integração junto às Realizar contato e promover ações que Comunidade Terapêuticas de visem integração junto às Comunidades Foz do Iguaçu. Terapêuticas de Foz do Iguaçu. Realizar contato e promover ações que visem integração junto às Comunidades Terapêuticas de Foz do Iguaçu.

22 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA: DIES. AMBULATÓRIO DE FERIDAS. OBJETIVO: Prestar assistência aos pacientes com feridas crônicas e pacientes ostomizados. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Elaborar protocolo de atendimento ao paciente Ostomizado até final de 2014 Dar continuidade na elaboração do protocolo do setor. Concluir e implantar o protocolo de Atendimento ao paciente Ostomizado do Ambulatório de feridas Fornecer bolsas de colostomia para 100% dos usuários cadastrados no Programa. Elaboração de planilhas com estimativa mensal de consumo. Concluir e implantar planilhas com estimativa mensal de consumo das bolsas de colostomia. Realizar o processo de licitação para compra de materiais até o início de fevereiro de cada ano Realizar pedido de material a cada trimestre Elaborar pedido de materiais até dezembro do ano anterior à licitação Elaborar pedido de materiais até dezembro do ano anterior à licitação Realizar pedido de material a cada trimestre Manter pedido trimestral de material para o setor. Manter pedido trimestral de material para o setor. Elaborar protocolo de atendimento ao paciente com úlceras crônicas Dar continuidade na elaboração do protocolo do setor para atendimento ao paciente com úlceras crônicas. Concluir e implantar o protocolo do setor para atendimento ao paciente com úlceras crônicas.

23 Adquirir materiais específicos para tratamento dos usuários com úlceras crônicas como (Colagenase, Ácido Graxo, Hidrocolóide e Hidrogel) Manter pedido semestral de materiais específicos para tratamento dos usuários com úlceras crônicas como (Colagenase, Ácido Graxo, Hidrocolóide e Hidrogel). Realizar pedido semestral de materiais específicos para tratamento dos usuários com úlceras crônicas como (Colagenase, Ácido Graxo, Hidrocolóide e Hidrogel Realizar capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Básica quanto ao atendimento do paciente com úlcera crônica Realizar uma capacitação anual para profissionais de saúde da Atenção Básica quanto ao atendimento do paciente com úlcera crônica Manter programação anual de capacitação para profissionais de saúde da Atenção Básica para o atendimento do paciente com c úlcera crônica Realizar capacitação dos enfermeiros da Atenção Básica para realização do curativo grau II c/ desbridamento no domicílio. Realizar uma capacitação em curativos com desbridamento para enfermeiros das unidades básicas, entre 2014 e 2017 Programar capacitação em curativos com desbridamento para enfermeiros das unidades básicas. Solicitar um auxiliar ou técnico de enfermagem para compor a equipe do Ambulatório de Feridas e Ostomias Realizar uma capacitação em curativos com desbridamento para enfermeiros das unidades básicas, entre 2014 e 2017 Programar capacitação em curativos com desbridamento para enfermeiros das unidades básicas. Descentralizar o atendimento do usuário com úlcera por Iniciar projeto piloto para descentralização pressão para a ESF em um distrito sanitário entre 2014 e 2017 (Estratégia Saúde da Família) Iniciar projeto piloto para descentralização em um distrito sanitário. Instalar setor do ambulatório de feridas e ostomias acoplado ao ambulatório do Hospital Municipal Articular com gestores a mudança do setor. Articular e Realizar a mudança do setor.

24 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E QUALIDADE: DIVISÃO DE OUVIDORIA DA SAÚDE OBJETIVO:- Garantir a participação do usuário do SUS, através da avaliação contínua da qualidade dos serviços, com vistas à melhoria dos serviços ofertados e elaborar relatórios Gerenciais para subsídio da Gestão Municipal. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Estruturar e Qualificar a Ouvidoria do SUS/SMSA -Realizar sensibilização com gestores conceituando Ouvidoria do SUS de acordo com as diretrizes da ParticipaSUS (espaço de cidadania, disseminação de informações e instrumento de gestão) envolvendo os respectivos colegiados; - Realizar Sensibilização com parceiros externos sobre o Processo de Trabalho da Ouvidoria do SUS (Hospitais e Clínicas conveniadas); - Realizar reuniões de monitoramento e avaliação com sub-redes; -Realizar sensibilização com gestores conceituando Ouvidoria do SUS de acordo com as diretrizes da ParticipaSUS (espaço de cidadania, disseminação de informações e instrumento de gestão) envolvendo os respectivos colegiados; - Realizar Sensibilização com parceiros externos sobre o Processo de Trabalho da Ouvidoria do SUS (Hospitais e Clínicas conveniadas); - Realizar reuniões de monitoramento e avaliação com sub-redes; Implantar a ouvidoria ativa para atuar na busca de informações e resolução efetiva das manifestações apresentadas pelo usuário, na perspectiva de atender com agilidade, qualidade e resolutividade das demandas Promover a disseminação de informações aos usuários, bem como, às áreas técnicas possibilitando um olhar das necessidades da população. - Realizar pesquisas estratégicas para fornecer a gestão dados importantes para avaliação dos serviços, programas e ações; Foi implantada ouvidoria ativa, em fevereiro de 2014,através de decreto nº , de 29 de novembro de 2013 certidão para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações aos usuários do SUS.

25 Ampliar o número de subredes da ouvidoria do SUS/SMSA Capacitar técnicos para operacionalizar o sistema informatizado ouvidorsus, e informações evidenciadas através do relatório gerencial. Capacitar técnicos para operacionalizar sistema informatizado ouvidorsus, e informações evidenciadas através do relatório gerencial. Aprimorar a qualidade da ouvidoria do SUS - Aperfeiçoar as práticas adotadas através do acolhimento com o cidadão, da articulação com a rede, tempo e qualidade da resposta ao cidadão, entre outros; - Agregar um papel articulador entre vários atores do SUS, tais como movimentos sociais, áreas de gestão e sociedade civil, deixando de assumir um papel exclusivo de receptor de manifestações (COMUS, Ouvidoria Geral, 9ª RS, Ouvidoria do HMPGL, Ouvidoria Geral SESA e DOGES) Dar seguimento as práticas adotadas através do acolhimento com o cidadão, da articulação com a rede, tempo e qualidade da resposta ao cidadão, entre outros; - Agregar um papel articulador entre vários atores do SUS, tais como movimentos sociais, áreas de gestão e sociedade civil, deixando de assumir um papel exclusivo de receptor de manifestações (COMUS, Ouvidoria Geral, 9ª RS, Ouvidoria do HMPGL, Ouvidoria Geral SESA e DOGES). Descentralizar a Ouvidoria do SUS para os Hospitais que prestam serviços ao SUS Sensibilizar gestão hospitalar quanto Importância da utilização do sistema informatizado Ouvidor SUS nivel I para registro de demandas de seus usuários.

26 Realizar atividades e elaborar material educativo disseminando informações para a população quanto aos seus direitos e deveres, bem como, sobre o acesso aos serviços ofertados -Divulgar o acesso à Ouvidoria do SUS/SMSA, através de folders e cartazes; - Confecção de banner para divulgação da ouvidoria. - Disponibilização de urnas itinerantes nas unidades de saúde para coleta de manifestações de usuários nos locais de maior número de atendimento (unidades de urgência/ emergência e hospitais); - Confecção de camisetas para divulgação da ouvidoria; Concluído Manter a divulgação do acesso a Ouvidoria do SUS/SMSA, através de folders e cartazes; - Confecção de banner para divulgação da ouvidoria. Confecção de material timbrado para uso interno da Ouvidoria do SUS/SMSA (fichas para encaminhamentos e protocolos) Ampliar equipe técnica e Adequar/Adaptar espaço físico para o funcionamento da Ouvidoria do SUS/SMSA. -Sensibilizar o gestor quanto ao cumprimento da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa - ParticipaSUS,(portaria GM/MS nº 3.027/07) a fim de permitir maior resolubilidade da Ouvidoria aos usuários. Concluído Foram disponibilizadas duas salas para atender as manifestações dos usuários, garantindo o sigilo e qualidade no processo. A equipe conta com três servidoras públicas lotadas na Ouvidoria.

27 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA ATENÇÃO ESPECIALIZADA- DIES: ASSISTÊNCIA HOSPITALAR OBJETIVO: GARANTIR ASSISTÊNCIA HOSPITALAR DE QUALIDADE E ARTICULADA COM OS DEMAIS NÍVEIS DE ATENÇÃO META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Garantir a manutenção e/ou ampliação da capacidade instalada do Hospital Municipal de acordo com seu perfil assistencial. Acompanhar as ações desenvolvidas pela gestão do HMFI com a finalidade de garantir que seja mantida e ampliada a capacidade instalada do Hospital de acordo com seu perfil assistencial. Estruturar e qualificar a assistência hospitalar Garantir a manutenção e expansão da oferta de vagas para cirurgias eletivas para Foz e municípios da 9ª. RS, conforme pactuação. Garantir educação continuada para equipes da assistência hospitalar, integrando com os serviços de urgência e emergência / PA / UPA. Garantir junto a gestão do HMFI o aumento da oferta de vagas para cirurgias eletivas para Foz e municípios da 9ª. RS, conforme pactuação. Incentivar junto a gestão do HMFI a educação continuada para equipes da assistência hospitalar, integrando com os serviços de urgência e emergência / PA / UPA do município. Habilitar serviço de alta complexidade de ortopedia e neurologia no Hospital Municipal Retomar o processo de habilitação do serviço de alta complexidade de ortopedia e neurologia no Hospital Municipal.

28 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído Diretoria : DIES. Unidade de Pronto Atendimento João Samek - UPA 24h. Objetivo: Prestar Atendimento de Urgência e Emergência em Busca da Excelência ao Atendimento. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Criar diagrama para representar relações Elaboração organograma hierárquicas dentro da unidade; que vai auxiliar administrativo com designação de na partilha dos departamentos, setores atribuições e funções. funcionais e cargos. Criar diagrama para representar relações hierárquicas dentro da unidade; que vai auxiliar na partilha dos departamentos, setores funcionais e cargos. Monitoramento de controle de infecção hospitalar através de comissão própria na unidade. Criar Comissão de Controle de Infecção Hospitalar na Unidade para desenvolver ações pertinentes. Criar Comissão de Controle de Infecção Hospitalar na Unidade. Estrutura física, especifica para arquivamento de prontuários. Organização de fichários frente a atendimentos de usuários, referenciando por tempo de arquivamento legal. Organizado em caixa Box, porém aguarda espaço físico adequado e aquisição de armários. Estrutura Física / Manutenção Otimizar serviço de manutenção, consertos e reformas em equipamentos médicos hospitalares. Apoio na avaliação / renovação do contrato da empresa terceirizada responsável por esse serviço. Estrutura Física / Refeitório. Adequação conforme o projeto inicial e a exigência do processo licitatório. Instituído serviço de Buffet através de empresa terceirizada para alimentação de colaboradores.

29 Reestruturação da área física dos setores da área suja e da área de preparo de material para a esterilização. Especificando um setor para a instalação das autoclaves. Reestruturação da área física dos setores da área suja e da área de preparo de material para a esterilização. Especificando um setor para a instalação das autoclaves. Termino das instalações da área de desinfecções com uso de produtos químicos (acido peracético). Concluído Termino das instalações da área de desinfecções com uso de produtos químicos (acido peracético). Estrutura Física/ Central de Esterilização. Validação do processo de desinfecção e esterilização quanto ao prazo de validade, com a aquisição sistematizada de agentes biológicos de controle de esterilização. Validação do processo de desinfecção e esterilização quanto ao prazo de validade. Organização do serviço para a implantação de uma Central de Esterilização Única, com elaboração dos protocolos Colocar em funcionamento a autoclave de barreira conforme especificações técnicas Concluído Instalação de uma caixa d água para uso exclusivo da máquina com filtros Atualizar os protocolos de atendimento de urgências e emergências. Estabelecer critérios de referência e contra- referência, articulada com as estratégias de de Saúde da Familia, SAMU, Unidades Hospitalares e Unidades de Apoio Diagnóstico Terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde do sistema locorregional. Buscar junto ao Comitê de Urgência e Emergência estabelecer critérios de referência e contra- referência, articulada com as estratégias de de Saúde da Familia, SAMU, Unidades Hospitalares e Unidades de Apoio Diagnóstico Terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde do sistema locorregional.

30 Avaliar qualidade de atendimento ao usuário. Aplicar questionários (frente consentimento) no mínimo 60% ao usuário com índice de satisfação de 80% (mensurável). Aplicar questionários (frente consentimento) no mínimo 60% ao usuário com índice de satisfação de 80% (mensurável). Instituir unidade de satélite de laboratório de análises clínicas, a fim de diminuir o tempo diagnóstico conduta, ocupação de leitos e tempo de espera se necessidade de transferência para unidade hospitalar Implantar o serviço de laboratório na UPA com a utilização da equipe do laboratório Municipal. Concluído Implantar o serviço de laboratório na UPA com a utilização da equipe do laboratório Municipal. Adequar fluxo de informações de atendimento; Criar mecanismo de supervisão e controle dos registros de procedimentos realizados. Criar mecanismo de supervisão e controle dos registros de procedimentos realizados. Implantação da Farmácia Satélite; Captação de profissionais disponíveis na rede fazendo alocação dentro da unidade promovendo, controle de insumos e diminuição de impactos financeiros. Captação de profissionais disponíveis na rede fazendo alocação dentro da unidade promovendo, controle de insumos e diminuição de impactos financeiros. Definir estrutura física necessária dentro da Definir o espaço, unidade com profissional técnico responsabilidade e responsável garantindo zelo à qualidade armazenamento dos insumos; prestada ao usuário. Concluído Definir estrutura física necessária dentro da unidade com profissional técnico responsável garantindo zelo à qualidade prestada ao usuário

31 Criar mecanismo de supervisão e controle Adequar fluxo de informações dos registros de procedimentos de atendimento; realizados. Criar mecanismo de supervisão e controle dos registros de procedimentos realizados. Implantar Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas; Elaboração atráves de coordenadores técnicos condutas satisfatórias quanto ao diagnósticos e tratamento aos usuários do SUS Elaboração atráves de coordenadores técnicos condutas satisfatórias quanto ao diagnósticos e tratamento aos usuários do SUS Proceder a reavaliação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP's) Detalhar todas as operações necessárias para a realização das atividades da UPA. Elaborar manual de normas e rotinas- POP's(Procedimentos Operacionais Padrão) Elaboração e revisão de Rotinas existentes de acordo com a necessidade do Serviço. Otimizar as ações e verificações diárias conduzidas para que cada profissional possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas. Atualizar normas e rotinas da Unidade Revisão o Plano de Rever o Plano de Gerenciamento Gerenciamento de Resíduos e existente visando sua aplicabilidade. aplicação para toda Unidade. Atualizar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Promover medidas de ordem administrativa na forma de Instruções Normativas; Adequar condutas para que não possam conter duplos sentidos, em ambito administrativo e técnico. Criar rotinas administrativas e rever normas já existentes

32 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído DIRETORIA: DIES. PRONTO ATENDIMENTO MORUMBI 1 OBJETIVO: Prestar atendimento de Urgência e Emergência com foco no atendimento pediátrico META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Reforma estrutural para atender do modelo de atendimento PAI (Pronto Atendimento Infantil) Realizar as adequações prediais necessárias para prestar atendimento de urgência e emergência 24hs com foco em pediatria Realizar as adequações prediais necessárias para prestar atendimento de urgência e emergência 24hs com foco em pediatria. Reforma na central de esterilização, com ampliação do espaço existente Revisar a planta baixa da unidade e ampliar o espaço para atender as normas da vigilância sanitária. Revisar a planta baixa da unidade e ampliar o espaço para atender as normas da vigilância sanitária. Reestruturar o serviço de epidemiologia 24hs Readequar o dimensionamento de funcionários para contemplar todos os turnos. Concluído Atender o preconizado com relação ao dimensionamento de pessoal para contemplar todos os turnos. Implantar de laboratório de análises clínicas para atender a unidade 24 hs Adequação do espaço físico, compra de mobiliários, aquisição dos equipamentos e capacitação da equipe. Completar a instalação do laboratório de análises clínicas na Unidade. Elaborar protocolo de atendimento ao paciente baseado no protocolo de Manchester com foco em pediatria Elaboração e implantação do protocolo na unidade. Elaboração e implantação do protocolo na unidade. Desvincular a UBS do Pronto Atendimento Remanejamento da UBS Morumbi 1 para prédio próprio. Concluído Realizar o remanejamento da UBS Morumbi 1 para prédio próprio.

33 Elaborar de normas e rotinas da unidade com foco em Elaborar e capacitar a equipe atendimento de multiprofissional para o atendimento de urgências e emergências urgências e emergência em pediatria. pediátricas Capacitação e Atualização para das Equipes, para o atendimento de urgenciaas e emergências em Pediatria Readequar a unidade quanto as categorias profissionais Aux. e Tec de Enfermagem Substituir Auxiliares de Enfermagem por Técnicos de Enfermagem conforme determina legislação vigente. Substituir Auxiliares de Enfermagem por Técnicos de Enfermagem conforme determina legislação vigente, utilizando de profissionais da própria Secretária ou contratados por Concuro Público. Readequação do quadro de Enfermeiros Contratação de Enfermeiros para adequar o dimensionamento para atendimento em unidade de pronto atendimento 24hs Contratação de Enfermeiros para adequar o dimensionamento para atendimento em unidade de Pronto Atendimento 24hs Aquisição de mobiliário / Equipamentos Adquirir mobiliário para reestruturar a unidade visando o atendimento de urgência e emergência pediátrica Adquirir mobiliário para reestruturar a unidade visando o atendimento de urgência e emergência pediátrica Readequação da estrutura de informática e internet Aquisição de computadores e melhoria no sistema de informática para uso do sistema Saúde Foz na sua totalidade. Aquisição de computadores e melhoria no sistema de informática para uso do sistema Saúde Foz na sua totalidade.

34 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído Diretoria ATENÇÃO ESPECIALIZADA SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Objetivo: Prestar Atendimento de Urgência e Emergência em Busca da Excelência ao Atendimento. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Elaboração de organograma administrativo com descrição de atribuições. Elaborar organograma institucional para facilitar quanto à estrutura da empresa, reconhecendo possíveis problemas e trazendo oportunidades de melhorias através de sua análise. Elaborar organograma institucional para facilitar quanto à estrutura da empresa, reconhecendo possíveis problemas e trazendo oportunidades de melhorias através de sua análise. Construção da nova sede do SAMU Construir nova sede do SAMU, contemplando base, central de regulação e coordenação geral do SAMU. Construir nova sede do SAMU, contemplando base, central de regulação e coordenação geral do SAMU. Estrutura Física/Manutenção Consertar os equipamentos hospitalares conforme necessidade Consertar os equipamentos hospitalares conforme necessidade Melhoria na Assistência aos usuários Garantir assistência de urgência e emergência de forma eficiente reduzindo os riscos à saúde dos usuários, mantendo de forma permanente a qualificação das condições de atendimento pré-hospitalar. Garantir assistência de urgência e emergência de forma eficiente reduzindo os riscos à saúde dos usuários Implantação do Programa do Socorrista Leigo Capacitar os professores de escola, funcionários de Condomínios, Empresas e outros interessados, com curso e treinamento em primeiro socorros. Capacitar os professores de escola, funcionários de Condomínios, Empresas e outros interessados, com curso e treinamento em primeiro socorros Elaboração de Estatuto do Samu e Regimento Interno Elaborar o Estatuto do SAMU e Regimento Interno. Elaborar o Estatuto do SAMU e Regimento Interno.

35 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído Diretoria: DIES. SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Objetivo: Prestar Atendimento de Urgência e Emergência em Busca da Excelência ao Atendimento. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Melhorar qualidade no Aplicar questionários com os usuários para avaliação da qualidade do Em Aplicar questionários com os usuários para avaliação da qualidade do atendimento serviço atendimento prestado e promover melhorias conforme necessitadas. andamento/contínuo prestado e promover melhorias conforme necessitadas. Renovação de Frota Realizar a troca de 25% das viaturas Realizar a troca de 25% das viaturas anualmente. anualmente. Elaborar e implantar protocolos clínicos e Elaborar e implantar protocolos clínicos e Implantação do Núcleo de métodos de referências e contrareferências. métodos de referências e contra Controle de Atendimentos referências. Estímulo dos funcionários para aprendizado e aprimoração da atividade profissional de maneira lúdica. Implantação do sistema de comunicação adequado e sustentável em todo Complexo Regional. Implantação do sistema de Notificação e registro de atendimento em tempo real Implantação do transporte aeromédico para região da tríplice fronteira Aproximação com as instituições de apoio, bem como, guarda municipal, corpo de bombeiros, polícia militar, defesa civil, entre outros. Elaboração e atualização de Protocolos Patrocinar recreação educativa entre os funcionários para melhor aprendizado. Adquirir sistema de rádio comunicação confiável e sistema de intercomunicação entre central e viaturas em tempo real GPS Adquirir tablet para notificação em tempo real e sistema integrado entre as bases. Implantar heliporto e helipontos para viabilizar as transferências intermunicipais da tríplice fronteira. Ministrar palestras, cursos, reuniões e simulações que exija a participação conjunta das instituições de apoio. Elaborar e atualizar POPS de serviço e atendimento / Implantado Rádio Digital Patrocinar recreação educativa entre os funcionários para melhor aprendizado. Adquirir sistema de rádio comunicação confiável e sistema de intercomunicação entre central e viaturas em tempo real GPS Adquirir tablet para notificação em tempo real e sistema integrado entre as bases. Implantar heliporto e helipontos para viabilizar as transferências intermunicipais da tríplice fronteira. Ministrar palestras, cursos, reuniões e simulações que exija a participação conjunta das instituições de apoio. Elaborar e atualizar POPS de serviço e atendimento

36 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído Diretoria ATENÇÃO ESPECIALIZADA SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Objetivo: Prestar Atendimento de Urgência e Emergência em Busca da Excelência ao Atendimento. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Elaboração de Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas Intercâmbio com as unidades de APH fixas. Elaborar protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para padronização no atendimento. Buscar a padronização nos atendimentos de urgência e emergência juntamente com as unidades de APH fixas. Elaborar protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para padronização no atendimento. Buscar a padronização nos atendimentos de urgência e emergência juntamente com as unidades de APH fixas. Revisão dos Procedimentos e Atendimentos com simulações. Realizar e atualizar métodos de atendimento, intercâmbio com outras instituições. Realizar e atualizar métodos de atendimento, intercâmbio com outras instituições. Criação do Núcleo de atenção à saúde do profissional. Criar contatos com as universidades com os cursos de nutrição, psicologia e fisioterapia, para elaboração de acompanhamento físico, psicológico e nutricional dos funcionários Criar contatos com as universidades com os cursos de nutrição, psicologia e fisioterapia, para elaboração de acompanhamento físico, psicológico e nutricional dos funcionários Adequação ergonômica, avaliação e acompanhamento pelo setor de Saúde Ocupacional Solicitar ao setor de saúde ocupacional avaliação e acompanhamento para adequação ergonômica do serviço. Solicitar ao setor de saúde ocupacional avaliação e acompanhamento para adequação ergonômica do serviço. Aquisição do kit catástrofe Obter o kit para o atendimento no incidente com múltiplas vítimas. Concluído Obter o kit para o atendimento no incidente com múltiplas vítimas

37 Plano Municipal de Saúde e PAS 2015 Concluído Diretoria: DIES. SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Objetivo: Prestar Atendimento de Urgência e Emergência em Busca da Excelência ao Atendimento. META AÇÃO STATUS AÇÃO 2015 Padronização da identidade Diferenciar coloração dos uniformes do visual dos serviços móveis de SAMU e do Transporte Social. saúde. Diferenciar coloração dos uniformes do SAMU e do Transporte Social.. Renovação de uniformes Realizar a compra de uniformes para reposição de estoque. Realizar a compra de uniformes para reposição de estoque. Criação de um número de telefone gratuito para os atendimentos realizados pelo transporte simples. Inserção de treinamento de primeiros socorros e funcionamento do SAMU nas escolas. Criar um número de telefone gratuito desvinculado ao SAMU para os atendimentos dos pacientes classificados como transporte simples. Treinar os alunos das escolas em primeiros socorros e divulgar o funcionamento do serviço do SAMU Criação do NEPS Núcleo de Criar o Núcleo de Educação Permanente Educação Permanente em em Saúde para executar ações de Saúde educação permanente. / Contínuo Concluído Criar um número de telefone gratuito desvinculado ao SAMU para os atendimentos dos pacientes classificados como transporte simples. Treinar os alunos das escolas em primeiros socorros e divulgar o funcionamento do serviço do SAMU. Criar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde para executar ações de educação permanente.

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 GERALDO DE OLIVEIRA BARBOSA Secretário Municipal de Saúde/ Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro RIO CLARO SP 2016 INTRODUÇÃO O Sistema de Planejamento

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO Projeto de melhoria da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes A Cidade de Osasco constitui-se em importante polo de desenvolvimento da Região Oeste Metropolitana de São Paulo

Leia mais

Resultados Processo de Trabalho Oficina 1

Resultados Processo de Trabalho Oficina 1 Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina - Departamento de Medicina Social Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011 REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS Programa SOS Emergências Ministério da Saúde Brasil Ação Estratégica do Ministério da Saúde para as Portas de Entrada Hospitalares Prioritárias Lançamento Nacional

Leia mais

c) Aplicar os princípios de pesquisa operacional mediante:

c) Aplicar os princípios de pesquisa operacional mediante: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA HANSENÍASE 1. Atribuições

Leia mais

ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO

ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO OBJETIVOS DO GOVERNO: Consolidar e aprofundar os projetos e ações

Leia mais

Depende da aprovação do Plano

Depende da aprovação do Plano Coordenador: Liliane Espinosa de Mello Reunião de 19/08/2014 SAÚDE Visão: Que Santa Maria seja o principal Polo na Área de Saúde do interior do Rio Grande do Sul, contribuindo para a melhor qualidade de

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO:

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: 2018 Gestão Eixo/Diretriz: PROGRAMAR MODELO DE GESTÃO COM CENTRALIDADE NA GARANTIA DE ACESSO, GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM RESULTADOS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FINANCIAMENTO.

Leia mais

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES ESTAGIÁRIO - ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa. Participar do levantamento e análise de necessidade, executar

Leia mais

PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ

PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ I - EIXO VIGILÂNCIA AÇÕES DE CURTO PRAZO: de 0 a 90 dias EIXO I - FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AÇÕES ESTRATÉGIAS RESULTADO ESPERADO RESPONSÁVEIS

Leia mais

Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013):

Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013): Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013): I - promover a integração operacional e assistencial dos serviços de saúde vinculados ao Ministério

Leia mais

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 191

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 191 Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 191 Manutenção e Operacionalização do SAH Promover a instalação de ferramentas de gestão que permitam o perfeito gerenciamento das informações dos diversos

Leia mais

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo.

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. Prioridades Federais Saúde do Idoso Disponibilizar a Caderneta

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Sistema Integrado para Administração Financeira. Demonstrativo de Programas Temáticos PPA

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Sistema Integrado para Administração Financeira. Demonstrativo de Programas Temáticos PPA Governo do Estado do Ano Base: 06 007 - SEGURANÇA PÚBLICA, PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Diretriz 06 - PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO POTIGUAR ATRAVÉS DA GARANTIA AO ACESSO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Indicadores Nome

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO O CONCEITO ATENÇÃO BÁSICA A ATENÇÃO BÁSICA CARACTERIZA-SE POR UM CONJUNTO DE AÇÕES DE SAÚDE, NO ÂMBITO INDIVIDUAL E COLETIVO, QUE ABRANGE A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO

Leia mais

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER)

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) - Organizar e orientar a equipe de trabalho de camareiras, a fim de garantir a higienização correta e segura de todo o ambiente hospitalar. - Solicitar e monitorar a conclusão

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 1) Atenção domiciliar aos pacientes em dificuldades de locomoção dependente de ventilação

Leia mais

COPEIRO - FERISTA. Observação: Disponibilidade para atuar nos turnos diurno e noturno (ferista).

COPEIRO - FERISTA. Observação: Disponibilidade para atuar nos turnos diurno e noturno (ferista). COPEIRO - FERISTA Atividades: - Atender e servir toda a alimentação de colaboradores e pacientes que utilizam o serviço do hospital, respeitando a norma de manipulação de alimentos instituídas pelo órgão

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP 1 M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O PRINCIPAIS ASPECTOS DAS PORTARIAS 3390/13 (PNHOSP); 3.410/13 (CONTRATUALIZAÇÃO); 142/14 (IGH); e, 2.839/14 (Prorrogação

Leia mais

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas.

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR001 Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR002 Capacitação de servidores para utilização de softwares educacionais

Leia mais

ERRATA DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018

ERRATA DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018 ERRATA DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018 1 PREÂMBULO Onde se lê: 1.1- A ASSOCIACAO NACIONAL DE APOIO AO ENSINO, SAUDE E POLITICAS PUBLICAS DE DESENVOLVIMENTO,

Leia mais

Prêmio Brasil Sorridente

Prêmio Brasil Sorridente Prêmio Brasil Sorridente Florianópolis/SC Departamento de Saúde Bucal Prefeitura Municipal de Florianópolis Prefeito Municipal: Dário Elias Berger Secretário da Saúde: João José Cândido da Silva Secretário

Leia mais

CONSIDERANDO a Constituição da República Federativa do Brasil, nos artigos 197 e 199;

CONSIDERANDO a Constituição da República Federativa do Brasil, nos artigos 197 e 199; Resolução COFEN 292 / 2004 O Conselho Federal de Enfermagem, no uso de suas atribuições a que alude a Lei nº 5.905/73 e a Lei 7.498/86, e tendo em vista deliberação do Plenário em sua reunião ordinária

Leia mais

RESOLUÇÃO SES Nº 1135 DE 25 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO SES Nº 1135 DE 25 DE MARÇO DE 2015 RESOLUÇÃO SES Nº 1135 DE 25 DE MARÇO DE 2015 APROVA O REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE. O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE, no uso das

Leia mais

PORTARIA MS Nº 1.262, DE 16 DE JUNHO DE 2006 - DOU 19.06.2006

PORTARIA MS Nº 1.262, DE 16 DE JUNHO DE 2006 - DOU 19.06.2006 PORTARIA MS Nº 1.262, DE 16 DE JUNHO DE 2006 - DOU 19.06.2006 Aprova o Regulamento Técnico para estabelecer as atribuições, deveres e indicadores de eficiência e do potencial de doação de órgãos e tecidos

Leia mais

Seminário FGV Governança e Gestão dos Hospitais de Atendimento Público no Brasil. A Governança e Gestão do HRTN. O Modelo de Linhas de Cuidado

Seminário FGV Governança e Gestão dos Hospitais de Atendimento Público no Brasil. A Governança e Gestão do HRTN. O Modelo de Linhas de Cuidado Seminário FGV Governança e Gestão dos Hospitais de Atendimento Público no Brasil A Governança e Gestão do HRTN O Modelo de Linhas de Cuidado MONICA COSTA DIRETORA TÉCNICA ASSISTENCIAL OUTUBRO DE 2014 Reitor

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO 001 AGENTE DE APOIO ESCOLAR

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO 001 AGENTE DE APOIO ESCOLAR ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO 001 AGENTE DE APOIO ESCOLAR 1. Constituir a Equipe Administrativa das Escolas Municipais de Educação Básica; 2. Proporcionar suporte necessário ao processo educativo;

Leia mais

Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP

Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP Processo de Seleção Para Ingresso na Capacitação de Enfermagem em Unidade de Emergência: - Adulto - Pediátrica Público-alvo:

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO

PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO A Gestão Participativa, com a construção de múltiplos canais de consulta, com a participação em decisões, com o controle Social,

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

I. Informações BásicaS

I. Informações BásicaS I. Informações BásicaS item Órgão municipal de saúde Plano Municipal Conselho Municipal Conselho Gestor de Unidade(s) de Saúde Fundo Municipal Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) Disque-Saúde Ouvidoria

Leia mais

Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir:

Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir: Plano de Governo 1 Educação de qualidade em tempo integral 2 Saúde humanizada, ágil e resoluta 3 Respeito ao cidadão e democratização do poder 4 Gestão administrativa eficiente, honesta e transparente

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Situação e Perspectivas

Política Nacional de Atenção Básica. Situação e Perspectivas Política Nacional de Atenção Básica Situação e Perspectivas Linhas Nacionais de Ação Ampliação do acesso à atenção básica Aumento do financiamento Ampliação e melhoria da infraestrutura das UBS Incentivo

Leia mais

PLANILHA PARA CONTROLE DAS DELIBERAÇÕES SOBRE AS PROPOSTAS DE MELHORIAS ENVIADAS ÀS ASSEMBLEIAS.

PLANILHA PARA CONTROLE DAS DELIBERAÇÕES SOBRE AS PROPOSTAS DE MELHORIAS ENVIADAS ÀS ASSEMBLEIAS. TEMAS PROPOSTA DOS TRABALHADORES (AS) MOLO GESTÃO 1. Retorno ao modelo de autogestão por RH PLANILHA PARA CONTROLE DAS LIBERAÇÕES SOBRE AS PROPOSTAS MELHORIAS PROPOSTA DA EMPRESA CONSENSO RESULTADO 1.

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Estado do Paraná

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Estado do Paraná ANEXO I PLANO OPERATIVO ANUAL - POA O presente PLANO OPERATIVO ANUAL foi elaborado conjuntamente pelo CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO MÉDIO PARANAPANEMA - CISMEPAR e a AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Leia mais

Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL

Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL Estrutura da apresentação: Antecedentes Fórum pela Vida Cenário Atual Rede Fito RS Objetivos Organização Atores participantes

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos em todas

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)-PORTARIA/GM Nº 648 DE 28/03/06 Definição expressa do MS de revitalizar a

Leia mais

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP Regulação do Acesso

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP Regulação do Acesso XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP Regulação do Acesso Elaine Mª Giannotti Assessora Técnica COSEMS/SP REGULAÇÃO DA ATENÇÃO çãoa regulação da atenção à saúde tem como objeto a produção das ações diretas e finais

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Conceito: São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas,

Leia mais

ÁLVARO MELO Prefeito KÁTIA BETINA RIOS Secretária Municipal de Saúde RENILDO MANOEL Diretor de Atenção a Saúde MYRNA PIMENTEL VILLAS BÔAS Assessora

ÁLVARO MELO Prefeito KÁTIA BETINA RIOS Secretária Municipal de Saúde RENILDO MANOEL Diretor de Atenção a Saúde MYRNA PIMENTEL VILLAS BÔAS Assessora ÁLVARO MELO Prefeito KÁTIA BETINA RIOS Secretária Municipal de Saúde RENILDO MANOEL Diretor de Atenção a Saúde MYRNA PIMENTEL VILLAS BÔAS Assessora da APS População: 18.331 Urbana: 8.956 Rural: 9.375 7ª

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 52.567, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. (publicado no DOE n.º 183, de 24 de setembro de 2015) Dispõe sobre o

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL Autarquia Federal Lei nº 5.905/73

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL Autarquia Federal Lei nº 5.905/73 PARECER CTSAB Nº 05/2014 Porto Alegre, 22 de setembro de 2014. Atribuições da Enfermagem na realização de coordenação e desenvolvimento de educação em saúde. I RELATÓRIO: O presente parecer visa atender

Leia mais

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada Hospital de Clínicas da UFTM Macroproblema 1: falta de gestão adequada 2016 MP1. Falta de gestão adequada NC1. Falta de um projeto de comunicação interna NC2. Falta de fluxos e rotinas administrativas

Leia mais

O ARQLife visa o gerenciamento de informações e organização dos processos municipais em promoção de saúde.

O ARQLife visa o gerenciamento de informações e organização dos processos municipais em promoção de saúde. Life GESTÃO DE SAÚDE O ARQLife visa o gerenciamento de informações e organização dos processos municipais em promoção de saúde. Gerenciar os processos de saúde desenvolvidos no município através dos procedimentos

Leia mais

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS PACTO PELA SAÚDE O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação

Leia mais

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA CCIH NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA CCIH NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO XIV CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECCÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA CCIH NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO Bernardo França Enfermeiro da CCIH

Leia mais

20/11/2013. Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO

20/11/2013. Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO PROF. ÉRICO VALVERDE Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO 1 Regimento Interno CAPITULO IV DO CONTRATO DE ADESÃO COM

Leia mais

OFICINA EM PICS. Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde

OFICINA EM PICS. Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde OFICINA EM PICS Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde Uberlândia, 12 de julho de 2018 Atividades Propostas 1º Momento - Acolhimento e

Leia mais

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar residecoadm.hu@ufjf.edu.br Organizações de Saúde São Unidades de diferentes densidades tecnológicas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn PLANO DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DESTA UNIVERSIDADE 1. APRESENTAÇÃO O Plano de Cargos e Carreiras do Pessoal Técnico-Administrativo em Educação (PCCTAE) foi implantado

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL COORDENAÇÃO ESTADUAL DA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Leia mais

05/06/2014 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL NOVA REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO CEARÁ

05/06/2014 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL NOVA REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO CEARÁ NOVA REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO CEARÁ 4 hospitais regionais 22 policlínicas regionais 19 novos CEOs regionais 32 UPAs 24h SAMU 3 polos regionais 150 Unidades Básicas de Saúde da Família nos padrões

Leia mais

CONGRESSO COSEMSRS/2016. Sistema de Gerenciamento de Consultas

CONGRESSO COSEMSRS/2016. Sistema de Gerenciamento de Consultas CONGRESSO COSEMSRS/2016 Oficina 1 Mudança do Sistema de Regulação do Rio Grande do Sul Sistema de Gerenciamento de Consultas GRUPO DE TRABALHO (Portaria 712 de 18/06/2015 - DOPA ) CR CMCE, GTI, CRAB, CRAE,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

Panorama das Redes de Atenção à Saúde.

Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Saúde Direito de todos e dever do Estado CONSTITUIÇÃO FEDERAL Lei 8.080 Lei 8.142 DECRETO 7.508 Lei 12.401 Lei 12.466 Lei complementar 141 1986 1988 1990 1991 1993

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 648,

Leia mais

CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações

CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos

Leia mais

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência MAIO 2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/05/2016 A 31/05/2016. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2016 CONTRATANTE:

Leia mais

Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS

Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS Adalgisa Borges Nogueira Nomura Coordenadora Estadual Urgência e Emergência de São Paulo São Paulo, 7 março 2012 Rede

Leia mais

Superintendência de Comunicação Social SCS

Superintendência de Comunicação Social SCS Superintendência de Comunicação Social SCS Superintendência de Comunicação Social - SCS MISSÃO: A Superintendência de Comunicação Social (SCS) é órgão de direção subordinado diretamente à Reitoria da UFPI

Leia mais

Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo.

Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo. Cláudio Tavares - Diretor de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (DRAC/SMS) Regulação em Saúde no SUS e o Pacto Federativo. Experiência do Município de Goiânia no

Leia mais

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ANEXO VI DO PDTI-2016 - AÇÕES DE GOVERNANÇA DE TI Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ID- Demanda Status

Leia mais

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO COSEMS 2014 UBATUBA Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo Departamento de Atenção Hospitalar e

Leia mais

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar Agência Nacional de Saúde Suplementar Regulação do Setor de Saúde Suplementar Lei 9656 de 03/06/1998 - Dispõe sobre a regulamentação dos planos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO MICRORREGIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DAS LINHAS DE CUIDADO E EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA ATENÇÃO BÁSICA (NEPSmr) RELATÓRIO DE GESTÃO ATIVIDADES E AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO NEPSmr - 2010 Município: Porto

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO OPERACIONAL DO HOSPITAL METROPOLITANO - UNIMED VALE DO AÇO

IMPLEMENTAÇÃO OPERACIONAL DO HOSPITAL METROPOLITANO - UNIMED VALE DO AÇO IMPLEMENTAÇÃO OPERACIONAL DO HOSPITAL METROPOLITANO - UNIMED VALE DO AÇO HISTÓRIA DA UNIMED VALE DO AÇO Fundação da Unimed Vale do Aço Aquisição do 2 Hospital (Nossa Senhora do Carmo) Início da Construção

Leia mais

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos 13 de julho de 2016 Gestão e Financiamento 1 - Melhorar a gestão e o financiamento da saúde,

Leia mais

Pacto pela Saúde no. desafios. Maringá,, 23 de agosto de 2007

Pacto pela Saúde no. desafios. Maringá,, 23 de agosto de 2007 Pacto pela Saúde no Paraná avanços e desafios Maringá,, 23 de agosto de 2007 Teses do CONASEMS As Teses formuladas para o período 2005/2007 qualificaram os posicionamentos municipalistas,, abordando questões

Leia mais

Implantação de Fluxo de Notificação de Acidentes e Doenças do trabalho dos servidores da Saúde do município de São José do Rio Preto.

Implantação de Fluxo de Notificação de Acidentes e Doenças do trabalho dos servidores da Saúde do município de São José do Rio Preto. CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Implantação de Fluo de Notificação de Acidentes e Doenças do trabalho dos servidores da Saúde do município de São

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE Unidades, de diferentes densidades tecnológicas, prestadoras de ações e serviços de saúde que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos em todas

Leia mais

CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSITÁRIA

CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSITÁRIA CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSITÁRIA Histórico O Curso de Odontologia foi implantado em 196. A Clínica Odontológica surgiu em 1963, representada por uma Comissão Administrativa (CACO), na então denominada

Leia mais

MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL

MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL - Graduação em medicina; - Residência e/ou especialização em Terapia Intensiva Neonatal. Horário: - Plantão (sábado à noite - 12h) - O vínculo será através de Pessoa Jurídica.

Leia mais

PLANILHA GERAL PROJETOS APROVADOS E EMPENHADOS CAPITAL / CORRENTE 2008

PLANILHA GERAL PROJETOS APROVADOS E EMPENHADOS CAPITAL / CORRENTE 2008 PLANILHA GERAL PROJETOS APROVADOS E EMPENHADOS CAPITAL / CORRENTE 2008 1 PROGRAMA 1291: Segurança Transfusional e Qualidade do Sangue AÇÃO 4295: Atenção aos Portadores de Doenças Hematológicas INSTITUIÇÃO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO ANUAL

PLANO DE TRABALHO ANUAL PLANO DE TRABALHO 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG OUVIDORIA PLANO DE TRABALHO ANUAL 2017-2018 A FURG quer lhe ouvir... Você melhorando a Universidade!

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA Atividades: - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos

Leia mais

CELMÁRIO CASTRO BRANDÃO

CELMÁRIO CASTRO BRANDÃO CELMÁRIO CASTRO BRANDÃO e-sus Atenção Básica/SISAB Informatização é prioridade PRIORIDADE DE GESTÃO Integrar o controle das ações, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, a correta aplicação dos recursos

Leia mais

MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL

MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL - Graduação em medicina; - Residência e/ou especialização em Terapia Intensiva Neonatal. Horário: - Plantão (sábado à noite - 12h) - O vínculo será através de Pessoa Jurídica.

Leia mais

Vânia Cristina Alves Cunha

Vânia Cristina Alves Cunha Vânia Cristina Alves Cunha Carmo do Paranaíba, localiza-se na região Macrorregional Noroeste e Microrregional de Patos de Minas. População de 30.861 habitantes. Atividade econômica predominante é a cafeicultura.

Leia mais

AGENTE DE PORTARIA. - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, exigindo a necessária identificação de credenciais;

AGENTE DE PORTARIA. - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, exigindo a necessária identificação de credenciais; AGENTE DE PORTARIA - Receber, orientar, encaminhar o público, informando sobre localização de pessoas em dependências e setores da unidade hospitalar; - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas,

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 26/ /12/2013

PARECER CREMEC N.º 26/ /12/2013 PARECER CREMEC N.º 26/2013 06/12/2013 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 10924/2013 ASSUNTO: ATRIBUIÇÕES DOS MÉDICOS QUE ATUAM NAS EQUIPES DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) PARECERISTA:

Leia mais

LEI N 2908 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2001.

LEI N 2908 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2001. LEI N 2908 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2001. CRIA CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO NO PLANO DE CARREIRA DA SECRETARIA DE SAÚDE, LEI N 1811 DE 18 DE OUTUBRO DE 1994, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GLAUCO SCHERER, PREFEITO

Leia mais

ATO DA ASSEMBLÉIA DO CONSÓRCIO Resolução nº 06/2017 de 09 de março de 2017

ATO DA ASSEMBLÉIA DO CONSÓRCIO Resolução nº 06/2017 de 09 de março de 2017 ATO DA ASSEMBLÉIA DO CONSÓRCIO Resolução nº 06/2017 de 09 de março de 2017 INSERE ALTERAÇÕES NO PLANO DE EMPREGOS E SALÁRIOS ESTABELECIDO PELA RESOLUÇÃO Nº 06/2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS A Assembleia

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL NA SALA DE OBSERVAÇÃO ( AMARELOS E VERDES )

ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL NA SALA DE OBSERVAÇÃO ( AMARELOS E VERDES ) ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL NA SALA DE OBSERVAÇÃO ( AMARELOS E VERDES ) DO SERVIÇO MÉDICO da emergência: Receber o paciente na sala de observação ( amarelos e verdes ), priorizando-o em relação aos consultórios

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 617 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 617 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 617 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ementa: Dispõe as atribuições e competênciasdo farmacêutico nos Hemocentros Nacional e Regionais bem como em serviços de hemoterapia e/ou bancos de sangue. O

Leia mais

Como estão os campos de estágio de prática na SMS - BH para o ensino médico

Como estão os campos de estágio de prática na SMS - BH para o ensino médico FÓRUM DE ENSINO MÉDICO Como estão os campos de estágio de prática na SMS - BH para o ensino médico Fabiano Geraldo Pimenta Júnior Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Rede SUS-BH Tipo de unidade

Leia mais

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência MARÇO 2016 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgência e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/03/2016 A 31/03/2016. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2016 CONTRATANTE:

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA 2017 PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA Instituto Federal Farroupilha 10/03/2017 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. A OUVIDORIA DO... 3 2.1. Relacionamento com a Sociedade... 3 3. OBJETIVO DO PLANO DE TRABALHO...

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 005, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2007.

LEI COMPLEMENTAR nº 005, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2007. LEI COMPLEMENTAR nº 005, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2007. Altera a Lei Complementar nº 003/2006 que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores públicos do Município de Prata, MG, cria

Leia mais

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 Dispõe sobre o Programa SOS Emergências no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA OUVIDORIA GERAL PLANO DE TRABALHO 2018 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 A OUVIDORIA... 3 CANAIS DE ACESSO... 3 LEGISLAÇÃO... 4 PROPOSTAS DE TRABALHO... 6 APRESENTAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESPECIALIDADE: Manutenção de Hardware Requisitos: Ensino Médio completo com cursos de manutenção em microcompuadores. 1. Dar suporte técnico nos equipamentos de informática, recuperar, conservar e dar

Leia mais

Programa de Telessaúde Auditiva: recursos do Telessaúde Brasil Redes no apoio a Saúde Auditiva no Espírito Santo

Programa de Telessaúde Auditiva: recursos do Telessaúde Brasil Redes no apoio a Saúde Auditiva no Espírito Santo Programa de Telessaúde Auditiva: recursos do Telessaúde Brasil Redes no apoio a Saúde Auditiva no Espírito Santo Profa Dra Carmen Barreira-Nielsen UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO Experiência UFES

Leia mais