1º Robô Vale ETEP Faculdades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º Robô Vale ETEP Faculdades"

Transcrição

1 1º Robô Vale ETEP Faculdades A ETEP Faculdades, seguindo a tradição de desenvolvimento de projetos pelos seus alunos, estará realizando de 21 a 28/11/15 a 1º edição da Robô Vale, com o apoio do Shopping Via Vale. Uma competição de Robótica voltada para os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. O objetivo desta competição é de dar a oportunidade a estes alunos de vivenciarem o desenvolvimento de um projeto universitário que lhes ajudará a definir sua escolha de curso após concluírem o Ensino Médio. A competição terá duas modalidades: 1) Futebol de Robôs 2) Robô Segue Faixa As equipes poderão ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 alunos e todos deverão estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Cada equipe inscrita receberá um Kit básico para desenvolvimento do seu robô. A ETEP Faculdades estará oferecendo oficinas de robótica aos alunos inscritos para auxilia-los no projeto e desenvolvimento de seus robôs nas seguintes datas: 17/10, 24/10, 31/10, 07/11 e 14/11. A ETEP Faculdades estará concedendo bolsas de estudo com 100% de desconto para um dos cursos superiores oferecidos por ela em qualquer uma de suas Unidades, para os alunos das equipes que ficarem em 1º lugar em cada uma das modalidades de competição. A seguir serão apresentadas as regras de cada uma destas modalidades de competição.

2 1. FUTEBOL DE ROBÔS 1.1 As Equipes Cada equipe será formada por um número mínimo de 03 (três) e um número máximo de 05 (cinco) alunos, todos deverão estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Cada equipe deverá preencher o formulário de inscrição, conforme modelo no Apêndice deste documento, e entrega-lo no ato da entrega do Kit básico de robótica, juntamente com a declaração de Escolaridade que comprova estarem cursando o 3º ano do Ensino Médio É vetada a inscrição de alunos que não estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio É vetada a inscrição de equipes com nomes que possam ser considerados obscenos ou ofensivos a grupos étnicos, raciais ou sexuais, bem como que promovam o consumo de bebidas alcóolicas, fumo e drogas. 1.2 Projeto e Construção do Robô Cada equipe poderá ser representada na competição por um único tipo de robô O robô pode ter qualquer tamanho ou formato, desde que caiba dentro de uma caixa com as seguintes dimensões internas: 20 cm de comprimento x 15 cm de largura x 10 cm de altura. Estas dimensões não podem ser alteradas após o início do jogo. Caso isto ocorra a equipe será desclassificada da competição O robô deve ter obrigatoriamente rodas, sendo essas em qualquer número e qualquer diâmetro, respeitando as dimensões máximas do robô O Robô pode conter um dispositivo mecânico para empurrar a bola em direção ao gol adversário, desde que esta permaneça em contato com o piso Pode conter qualquer dispositivo móvel que intercepte a bola contanto que não ultrapasse as dimensões máximas estipuladas para o robô. O robô não poderá ter reentrâncias maiores do que 30% do diâmetro da bola. O robô não pode ter mecanismos ou dispositivos que façam a retirada da bola do chão As rodas do robô não podem danificar o campo A fonte de energia de cada robô deve ser provida por meio de pilhas ou baterias elétricas de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho, capacidade ou potência, instalado no próprio robô, sempre respeitando as dimensões máximas do robô É permitida a instalação de no máximo três motores elétricos em cada veículo, sendo tais motores de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho ou potência, sempre respeitando as dimensões máximas do robô O robô não poderá ter pontas, lanças, lâminas ou outras saliências que possam danificar outro robô que se encoste a ele. Recomenda-se o uso de para choques ou outro tipo de proteção nas rodas O robô deverá ostentar obrigatoriamente o Logotipo do evento com 3,5 X 5,0 cm e o nome da equipe grafado em letras com no mínimo 1 cm de altura nas duas superfícies laterais É permitida a afixação de propaganda nos robôs, desde que esta não promova o consumo de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas, e nem contenham conteúdo obsceno ou ofensivo a grupos étnicos, raciais ou sexuais.

3 O robô deve ser dotado de um controle remoto alojado em uma caixa metálica ou plástica, que permita a um operador humano ligar e desligar os motores elétricos e inverter o sentido de rotação dos mesmos A caixa do controle remoto pode ter qualquer tamanho ou forma, porém deverá permitir ao operador ficar de pé para comandar o robô, com a caixa de controle segura com as próprias mãos A caixa de controle remoto deve ser interligada ao robô por um conjunto de cabos elétricos flexíveis e finos, que possibilitem a movimentação do robô por todo o campo de jogo Não será permitido o uso de controle remoto dos robôs sem fios Os cabos que interligam o robô até a caixa de controle devem ter, no mínimo 4 metros de comprimento e, no máximo, 8 metros de comprimento A caixa de controle remoto do robô deverá conter unicamente interruptores e/ou chaves de reversão; as baterias e/ou pilhas que alimentam os motores do robô devem estar alojadas no próprio robô. Poderá ser usado joystick adaptado às regras da competição A título de sugestão, mostra-se na Figura 1 um circuito elétrico que poderá ser adotado para controle do robô por um cabo com seis condutores, supondo-se nesse caso um robô dotado de dois motores de corrente contínua. Recomenda-se fio flexível AWG 26. Figura 1: Sugestão de circuito para comando dos motores do robô. S1 e S2 são chaves reversíveis duplas, tipo H-H, dotadas de alavancas. 1.3 Especificações do Campo Referente ao campo dos jogos de futebol serão semelhantes ao definido pela Federation of International Robot-soccer Association (FIRA) para as competições da categoria Middle League, constituindo-se de um tablado de madeira revestido com adesivos que fazem as marcações do campo, com dimensões internas aproximadas de 2,20 m X 1,80 m, com paredes laterais de 5 cm de altura. Triângulos isósceles de madeira com 7 cm X 7 cm são fixados em cada um dos quarto cantos do campo, para evitar que a bola fique presa. A superfície do campo de jogo é de textura semelhante à de uma mesa de pinguepongue. A figura 2 mostra um desenho com as dimensões do campo.

4 Figura 2: dimensões do campo de jogo A bola a ser utilizada na competição será de golfe com diâmetro 42,7 mm e peso aproximado de 46 g, de qualquer cor, será utilizada como bola para os jogos. 1.4 Validação dos robôs A validação do robô para a participação na competição será obrigatória e acontecerá no dia 21/11 das 10:00 as 11:00 no Shopping Via Vale, onde será realizada a competição, quando a equipe deverá apresentar o seu Robô para obter autorização para participação da competição. A equipe que não comparecer para fazer a validação do robô no horário e data determinados estará desclassificada da competição Em qualquer momento da competição a Comissão de Organização do evento poderá solicitar uma nova Validação, caso julgue necessária. 1.5 A Competição Cada equipe só poderá participar da competição com um único robô, apresentando-o previamente a Comissão Organizadora do evento, para verificar se foram respeitadas as dimensões máximas do robô mencionadas anteriormente neste documento. O(s) robô(s) que tiver(em) violado qualquer daqueles limites será(ao) desclassificado(s) da competição Será permitido às equipes, após cada jogo, efetuar pequenos reparos no seu robô e/ou efetuar a troca das pilhas ou baterias, sem, no entanto mudar a forma externa do robô, que deverá permanecer inalterada durante todos os jogos O robô não poderá ultrapassar as linhas divisórias da pequena área do seu campo de defesa. Caso ocorra este tipo de infração será cobrado um pênalti contra o seu gol Os cabos não podem ser puxados ou submetidos a força para que interfira no movimento do seu robô como também de seu adversário. Caso ocorra este tipo de infração será cobrado um pênalti contra o seu gol A competição será realizada em formato de chaves com 4 equipes cada chave, as equipes deverão jogar entre si apenas uma vez, ou seja cada equipe participará nesta etapa de 3 partidas. Cada vitória a equipe conquista 3 pontos, no empate cada equipe ganha 1 ponto e no caso de derrota não ganha ponto. Nesta etapa as partidas deverão ter 3 minutos de duração.

5 1.5.6 Classificam-se para próxima etapa a equipe que tiver acumulado maior quantidade de pontos. Em caso de empate deverá ser classificada a equipe que tiver maior saldo de gols, persistindo o empate deverá ser classificada a equipe com maior saldo de gols a favor, persistindo o empate deverá ser classificada a equipe com menor saldo de gols sofrido Após a etapa de chaves, teremos os confrontos diretos entre os melhores de cada chave, nesta fase cada equipe classificada joga apenas uma vez com uma outra equipe classificada, em uma partida com duração de 5 minutos Em caso de empate na etapa dos confrontos diretos o desempate será pela cobrança de pênaltis, cada equipe efetuará 1 cobrança de pênalti, persistindo o empate uma nova cobrança de pênalti deverá ser realizada até que seja conhecido o vencedor da partida Um árbitro dirigirá a partida, sinalizando com um apito o início e o término da mesma, os gols e as faltas. Ao longo da partida, cada equipe poderá solicitar ao árbitro uma interrupção técnica de 1 minuto de duração cada uma, para efetuar pequenos ajustes nos robôs. Durante as interrupções o cronômetro de contagem do tempo de jogo será bloqueado. Nessas interrupções poderá ser feita a troca de baterias, mas não do robô como um todo Antes do início de cada jogo a equipe deverá escolher um de seus integrantes para operar os controles do robô. Esta pessoa deverá então permanecer durante todo o jogo como operador do robô, não podendo vir a ser substituída durante aquele jogo. Os demais membros da equipe poderão, no entanto, ajudá-lo de forma que o cabo não atrapalhe o jogo e nos ajustes do robô durante as interrupções solicitadas No início da partida cada a bola deve estar no centro do campo. Os robôs devem permanecer fora do circulo do meio de campo Após cada gol e após os pedidos de interrupções técnicas, os robôs devem ser posicionados novamente no ponto de partida e a bola no centro do campo, para que o árbitro autorize o reinício da partida O choque entre jogadores não será considerado como falta se a bola estiver envolvida na jogada. Caso um dos jogadores choque-se contra o adversário sem que exista a disputa da bola, o árbitro marcará falta. As faltas são cobradas como pênaltis, independente da região do campo onde foi realizada a falta Na cobrança de pênalti, o jogador ofendido será posicionado como atacante para a cobrança e o jogador defensor poderá se posicionar em qualquer ponto do campo de ataque, desta forma o gol deverá ficar totalmente desobstruído. A bola será posicionada no centro do campo, quando o juiz com um apito der a autorização da cobrança do pênalti, o jogador ofendido poderá chutar a bola na direção do gol adversário, após o momento que a bola entrou em movimento o jogador ofensor poderá entrar no campo de defesa para tentar impedir o gol. 1.6 Os Prêmios A equipe que ficar em 1º lugar na competição ganhará uma bolsa integral de estudo em qualquer curso superior da ETEP Faculdades em qualquer uma das suas unidades, a ser iniciado impreterivelmente no 1º trimestre de Caso o aluno não inicie o curso no 1º trimestre de 2016 perderá o direito a bolsa. Este aluno deverá ter ao longo do curso excelente desempenho acadêmico não podendo ser reprovado em mais do que 3 disciplinas ao longo do curso, caso isto ocorra o aluno perderá direito a continuidade da bolsa A equipe que ficar em 2º lugar A equipe que ficar em 3º lugar ROBÔ SEGUE FAIXA 2.1 As Equipes Cada equipe será formada por um número mínimo de 03 (três) e um número máximo de 05 (cinco) alunos, todos deverão estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Cada equipe deverá preencher o formulário de inscrição, conforme modelo no Apêndice deste documento, e entrega-lo no ato da entrega do Kit básico de robótica, juntamente com a declaração da Escola que comprova estarem cursando o 3º ano do Ensino Médio É vetada a inscrição de alunos que não estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio.

6 2.1.3 É vetada a inscrição de equipes com nomes que possam ser considerados obscenos ou ofensivos a grupos étnicos, raciais ou sexuais, bem como que promovam o consumo de bebidas alcóolicas, fumo e drogas. 2.2 Projeto e Construção do Robô Cada equipe poderá ser representada na competição por um único tipo de robô O robô pode ter qualquer tamanho ou formato, desde que caiba dentro de uma caixa com as seguintes dimensões internas: 20 cm de comprimento x 15 cm de largura x 10 cm de altura. Estas dimensões não podem ser alteradas após o inicio do jogo O robô deve ter obrigatoriamente rodas, sendo essas em qualquer número e qualquer diâmetro, respeitando as dimensões máximas do robô A fonte de energia de cada robô deve ser provida por meio de pilhas ou baterias elétricas de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho, capacidade ou potência, instalado no próprio robô, respeitando as dimensões máximas do robô É permitida a instalação de no máximo dois motores elétricos em cada veículo, sendo tais motores de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho ou potência, respeitando as dimensões máximas do robô O robô deverá ostentar obrigatoriamente o logotipo do evento com 3,5 X 5,0 cm e o nome da equipe em letras com no mínimo 1 cm de altura nas duas superfícies laterais É permitida a afixação de propaganda nos robôs, desde que esta não promova o consumo de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas, e nem contenham conteúdo obsceno ou ofensivo a grupos étnicos, raciais ou sexuais O robô deverá ser autônomo, ou seja deverá seguir a faixa sem auxilio, caso seja necessário auxiliar o Robô para ele voltar ao circuito a equipe receberá 2 segundos no tempo final por cada auxilio realizado ao final do percurso. 2.3 Especificações do Campo O Robô deverá fazer em cada medida de tempo os 2 percursos apresentados abaixo, o tempo total será sempre somado os tempos dos 2 percursos mais os tempos advindos dos totós nos robôs para correção de rota.

7 2.4 Validação dos robôs A validação do robô para a participação na competição será obrigatória e acontecerá no dia 21/11 das 10:00 as 11:00 no Shopping Via Vale, onde será realizada a competição, quando a equipe deverá apresentar o seu Robô para obter autorização para participação da competição. A equipe que não comparecer para fazer a validação do robô no horário e data determinados estará desclassificada da competição Em qualquer momento da competição a Comissão de Organização do evento poderá solicitar uma nova Validação, caso julgue necessária. 2.5 A Competição Cada equipe só poderá participar da competição com um único robô, apresentando-o previamente a Comissão Organizadora do evento, para verificar se foram respeitadas as dimensões máximas do robô mencionadas anteriormente neste documento. O(s) robô(s) que tiver(em) violado qualquer daqueles limites será(ao) desclassificado(s) da competição Será permitido às equipes, após cada medida de tempo, efetuar pequenos reparos no seu robô e/ou efetuar a troca das pilhas ou baterias, sem, no entanto mudar a forma externa do robô, que deverá permanecer inalterada durante os dois percursos Na primeira fase da competição as equipes serão divididas em chaves de 4 equipes, cada equipe poderá fazer até 4 tomadas de tempo na sequencia quando convocadas, prevalecendo o menor tempo das 4 tomadas de tempo Uma tomada de tempo consistirá no tempo que o robô levou para percorrer os dois circuitos mais os tempos dos totós que são as correções manuais para fazer o robô voltar ao percurso correto. Cada totó acrescentará no tempo de tomada 2 segundos Na segunda fase até o final serão confrontos diretos entre as melhores equipes de cada chave, nesta etapa a equipe também poderão fazer até 4 tomadas de tempo na sequencia das 2 pistas.

8 2.6 Os Prêmios A equipe que ficar em 1º lugar na competição ganhará uma bolsa integral de estudo em qualquer curso superior da ETEP Faculdades em qualquer uma das suas unidades, a ser iniciado impreterivelmente no 1º trimestre de Caso o aluno não inicie o curso no 1º trimestre de 2016 perderá o direito a bolsa. Este aluno deverá ter ao longo do curso excelente desempenho acadêmico não podendo ser reprovado em mais do que 3 disciplinas ao longo do curso, caso isto ocorra o aluno perderá direito a continuidade da bolsa. 3. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser feitas até 30/10 pelo site cada equipe receberá de brinde um kit básico para desenvolvimento do Robô. Para competição de Segue Faixa o custo da inscrição para a equipe é de R$250,00 e para Futebol de Robôs R$200,00. É permitido que a mesma equipe se inscreva nas duas competições mas para cada competição a equipe deverá ter apenas um robô, ou seja um para Futebol de Robôs e outro para Segue Faixa.

SEMANA DE TECNOLOGIA ENIAC REGRAS DA COMPETIÇÃO

SEMANA DE TECNOLOGIA ENIAC REGRAS DA COMPETIÇÃO SEMANA DE TECNOLOGIA ENIAC REGRAS DA COMPETIÇÃO FUTEBOL DE ROBÔS 1. Descrição e Objetivos Os estudantes matriculados na skill serão solicitados a se organizar em equipes, sendo que cada equipe apresentará

Leia mais

SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA TE-200 ENGENHARIA ELÉTRICA E SOCIEDADE I ANO LETIVO DE 2010 DESAFIO TECNOLÓGICO

SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA TE-200 ENGENHARIA ELÉTRICA E SOCIEDADE I ANO LETIVO DE 2010 DESAFIO TECNOLÓGICO SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA TE-200 ENGENHARIA ELÉTRICA E SOCIEDADE I ANO LETIVO DE 2010 DESAFIO TECNOLÓGICO 1. Descrição e Objetivos Este documento especifica as

Leia mais

Fanor - Faculdades Nordeste

Fanor - Faculdades Nordeste CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PROJETO DESAFIO COMPETIÇÃO DE VEÍCULOS MECATRÔNICOS 1. Descrição e Objetivos Este documento especifica as regras do Desafio Tecnológico proposto aos estudantes do Curso de

Leia mais

1º Robô Vale ETEP Faculdades

1º Robô Vale ETEP Faculdades 1º Robô Vale ETEP Faculdades A ETEP Faculdades, seguindo a tradição de desenvolvimento de projetos pelos seus alunos, estará realizando de 02 a 05/12/15 a 1º edição da Robô Vale. Uma competição de Robótica

Leia mais

COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA

COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA Definições gerais Data da competição: 04/10/2016 Horário: das 19h às 22h Local: Ginásio Esportivo Centro Universitário UNIVATES Período de construção e testes: de 12/09/2016 a 30/09/2016

Leia mais

REGULAMENTO VI COPA LOC GAMES DE FUTEBOL DIGITAL

REGULAMENTO VI COPA LOC GAMES DE FUTEBOL DIGITAL 1. AGRADECIMENTOS REGULAMENTO VI COPA LOC GAMES DE FUTEBOL DIGITAL Sem parceria e muita dedicação de pessoas e empresas envolvidas, esse projeto não seria possível, por isso, nossos sinceros agradecimentos

Leia mais

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 1ª1ª Copopa Conontababililizar na Rede de Futetebobol Societyety - 2012012 1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 Esta Copa tem como o principal objetivo a melhor integração e confraternização

Leia mais

Metodologia de Projeto em Engenharia Elétrica. Estudo de Caso: Projeto de um robô para jogar futebol

Metodologia de Projeto em Engenharia Elétrica. Estudo de Caso: Projeto de um robô para jogar futebol Estudo de Caso: Projeto de um robô para jogar futebol Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica PROJETO S. m. 1. Idéia que se forma de executar ou realizar

Leia mais

SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Disciplina TE Introdução à Engenharia Elétrica ANO LETIVO DE o SEMESTRE LETIVO

SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Disciplina TE Introdução à Engenharia Elétrica ANO LETIVO DE o SEMESTRE LETIVO SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Disciplina TE-040 - Introdução à Engenharia Elétrica ANO LETIVO DE 2004-2 o SEMESTRE LETIVO DESAFIO TECNOLÓGICO 1. Descrição e Objetivos É proposto

Leia mais

REGRAS: VEÍCULOS AUTÔNOMOS

REGRAS: VEÍCULOS AUTÔNOMOS REGRAS: VEÍCULOS AUTÔNOMOS Este documento foi baseado nas regras da Diyerobocars e Roborace REALIZAÇÃO 1. Informações Os veículos autônomos são aqueles caracterizados como veículos que não apresenta um

Leia mais

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA REGRAS GERAIS

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA REGRAS GERAIS ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA REGRAS GERAIS PROF. ME. ERVALDO GARCIA JR. INTRODUÇÃO Nesta edição da competição, propomos aos participantes um desafio envolvendo um caminho definido por uma linha preta sinuosa,

Leia mais

4. No caso em que seja necessário apontar um vencedor e no tempo regulamentar o jogo terminar empatado será aplicado o seguinte:

4. No caso em que seja necessário apontar um vencedor e no tempo regulamentar o jogo terminar empatado será aplicado o seguinte: Regulamento Técnico de Futsal 1. A competição será disputada na categoria masculina acima de 16 anos e feminina acima de 14 anos. Será permitida a inscrição de 6 atletas no mínimo e no máximo 8. 2. A competição

Leia mais

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA - REGRAS GERAIS

ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA - REGRAS GERAIS ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA - REGRAS GERAIS Introdução Nesta primeira edição da competição, propomos aos participantes um desafio envolvendo um caminho definido por uma linha preta sinuosa, objetivando a demonstração

Leia mais

I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO

I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO I COPA CAPITAL MORENA DE FUTEBOL DE SETE PARALÍMPICO DE 16/07(Abertura -Torneio Início) á 26/08/2016 EVENTO OFICIAL HOMENAGEM A 117 ANOS DE CAMPO GRANDE LOCAL: PRAÇA ESPORTIVA ELIAS GADIA APOIO: 1 DIVISÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO XVI CAMPEONATO DE FUTEBOL - CETEC

REGULAMENTO DO XVI CAMPEONATO DE FUTEBOL - CETEC REGULAMENTO DO XVI CAMPEONATO DE FUTEBOL - CETEC 1. Jogos 1.1. O XVI Campeonato de Futebol será realizado no dia 01 de outubro de 2016, no turno da manhã, na modalidade esportiva e naipe: Futsal Masculino.

Leia mais

Torneio de Sumô de Robôs do IFRN - Mossoró. Regras Sumô de Robôs

Torneio de Sumô de Robôs do IFRN - Mossoró. Regras Sumô de Robôs Torneio de Sumô de Robôs do IFRN - Mossoró Regras Sumô de Robôs Mossoró, 10 de Outubro de 2012 1. Introdução Nome da Modalidade: Sumô Número de Robôs por Partida: 2 Duração da Partida: 3 minutos Classes

Leia mais

Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015

Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015 Regulamento- Poços de Caldas Regulamento BRAZIL CUP Poços de Caldas Janeiro de 2015 01- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 02- CERIMONIAL DE ABERTURA 03- PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO DAS EQUIPES 04- INSCRIÇÃO DE ATLETAS

Leia mais

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º. O torneio de Futebol de Campo será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1. A modalidade do FUTSAL obedecerá às regras básicas oficiais da CBFS- Confederação Brasileira de FUTSAL; 2. A quantidade máxima de jogadores titulares de uma equipe

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

Regulamento Geral. - 1º Torneio de Basquetebol Interclasses ITE Bauru

Regulamento Geral. - 1º Torneio de Basquetebol Interclasses ITE Bauru 1. DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO Art. 1. O campeonato interclasses de basquete obedecerá às disposições deste regulamento, da Declaração do Termo de Responsabilidade constante na Ficha de Inscrição e das demais

Leia mais

EDITAL 01/2017 REGULAMENTO REGRAS DA COMPETIÇÃO LABIRINTO

EDITAL 01/2017 REGULAMENTO REGRAS DA COMPETIÇÃO LABIRINTO EDITAL 01/2017 II SETAI O CATAI Centro Acadêmico do Curso de Tecnologia em Automação Industrial, com sede no IFCE Campus Juazeiro do Norte, através de seu respectivo presidente, Anderson Aryel, torna público

Leia mais

Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as Regras. 2Tm 2,5 REGULAMENTO

Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as Regras. 2Tm 2,5 REGULAMENTO REGULAMENTO Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as Regras. 2Tm 2,5 Art. 1º A Copa Shalom Ronaldo Pereira é uma competição realizada pela Comunidade Católica Shalom, que visa o entretenimento

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2009-2013 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS/ BOLA DE JOGO/DURAÇÃO DE JOGO... 4 3. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 5 4.ARBITRAGEM... 6 5. CLASSIFICAÇÃO/ PONTUAÇÃO/DESEMPATE...

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. (Revisto em Setembro de 2014)

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. (Revisto em Setembro de 2014) REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013 2017 (Revisto em Setembro de 2014) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 3. Constituição das Equipas 4 4. Regulamento Técnico Pedagógico 5 5. Classificação,

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O campeonato de futebol soçaite será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, pelo que dispuser o presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO JERNS JEES 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO JERNS JEES 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL JERNS JEES 2015 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL JERNS JEES 2015 CATEGORIA MIRIM 1. A Competição de Basquetebol será realizada de acordo com as regras oficiais da

Leia mais

Regras Desafio Inteligente - Junior Temporada 2016

Regras Desafio Inteligente - Junior Temporada 2016 Regras Desafio Inteligente - Junior Temporada 2016 Documento Revisado 29/02/2016 18:11 1. Introdução 03 2. Especificações dos Participantes 03 3. Especificações dos Robôs 03 4. O Ambiente 04 5. A Partida

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Futebol de Salão - Futsal Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída por doze

Leia mais

Troféu Guarulhos de Futsal Municipal 2016 Menores 1º Semestre.

Troféu Guarulhos de Futsal Municipal 2016 Menores 1º Semestre. Troféu Guarulhos de Futsal Municipal 2016 Menores 1º Semestre. Título I Das Disposições Gerais A) Será obrigatório, de acordo com as Regras do Futsal, o uso de caneleiras para todos os atletas. B) Não

Leia mais

Regulamento da Modalidade Corrida de Robôs

Regulamento da Modalidade Corrida de Robôs Regulamento da Modalidade Corrida de Robôs INTRODUÇÃO A modalidade Corrida de Robôs tem por objetivo incentivar os participantes a projetarem e construírem um robô seguidor de luz feito de lixo eletrônico

Leia mais

HANDEBOL - REGULAMENTO

HANDEBOL - REGULAMENTO HANDEBOL - REGULAMENTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, REALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Artigo 1º - A Modalidade HANDEBOL de quadra IN DOOR - Categoria Master, é parte integrante do Evento Esportivo denominado GLOBAL

Leia mais

REGRAS DO CAMPEONATO

REGRAS DO CAMPEONATO REGRAS DO CAMPEONATO 1) O campeonato será constituído de fase eliminatória e fase final. Apenas quatro times da fase eliminatória passarão para as finais. 2) Serão dois tempos de 5 minutos cada, com intervalo

Leia mais

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas Art. 1º - DATA, LOCAL E HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO O 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3

Leia mais

Inteligência Artificial Aplicada a Robôs Reais

Inteligência Artificial Aplicada a Robôs Reais Inteligência Artificial Aplicada a Robôs Reais Prof. Dr. Eduardo Simões Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP Cópias das Transparências: http://www.icmc.usp.br/~simoes/seminars/semi.html

Leia mais

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7 Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7.P - 1 01 - local da competição: Parque Esportivo Toque de Bola: Avenida Recreio, 1078 Lagoa Redonda. 02 - atletas: Funcionários nas Empresas da Categoria

Leia mais

CAMPEONATO ARGENTINO DOS PELADEIROS DA AABB 2017

CAMPEONATO ARGENTINO DOS PELADEIROS DA AABB 2017 CAMPEONATO ARGENTINO DOS PELADEIROS DA AABB 2017 REGULAMENTO 1.A inscrição será realizada através do site www.aabbportoalegre.com.br (Banner eventos esportivos) até data estipulada pela comissão de organização

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DOS TORNEIOS ESCOLARES DE CORFEBOL

REGULAMENTO ESPECIFICO DOS TORNEIOS ESCOLARES DE CORFEBOL REGULAMENTO ESPECIFICO DOS TORNEIOS ESCOLARES DE CORFEBOL ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. ESCALÕES ETÁRIOS, BOLA, DURAÇÃO DO JOGO E VARIANTES DA MODALIDADE 2. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA 3. ARBITRAGEM 4. CLASSIFICAÇÃO,

Leia mais

CAMPEONATO DOS BANCÁRIOS 2010 SINDICATOS DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

CAMPEONATO DOS BANCÁRIOS 2010 SINDICATOS DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER CAMPEONATO DOS BANCÁRIOS 2010 SINDICATOS DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER As presentes normas e exceções foram deliberadas e votadas pela Comissão Organizadora, tendo

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL 2001-2002 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 2. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS... 5 2.1. INFANTIS VER REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO...

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E VOLEIBOL MARISTA NOME ATLETA: PAI/MÃE ( ) FUNCIONARIO(A) OU ESPOSO(A) ( ) EX-ALUNO(A) ( )

FICHA DE INSCRIÇÃO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E VOLEIBOL MARISTA NOME ATLETA:   PAI/MÃE ( ) FUNCIONARIO(A) OU ESPOSO(A) ( ) EX-ALUNO(A) ( ) FICHA DE INSCRIÇÃO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E VOLEIBOL MARISTA NOME ATLETA: TELEFONES: ( ) - / - E-mail: IDADE: QUANTAS VEZES JOGA P/ SEMANA: QUAL SUA RELAÇÃO COM O MARISTA: PAI/MÃE ( ) FUNCIONARIO(A)

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O Critério de disputa está previsto no REGULAMENTO GERAL. Art.2º. Será realizado nos dias 21 a 23/04/2005, nas dependências do campus da Unemat. Art. 3º. É

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS PAU DOS FERROS EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - HANDEBOL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES

REGULAMENTO ESPECÍFICO - HANDEBOL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR REGULAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL 2002-2003 INDÍCE INDÍCE... 2 INTRODUÇÃO... 3 1. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 2. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS... 5 2.1 INFANTIS VER REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO LBTESP 1. REGRAS GERAIS DOS TORNEIOS

REGULAMENTO LBTESP 1. REGRAS GERAIS DOS TORNEIOS REGULAMENTO LBTESP A Liga de Beach Tennis do Estado de São Paulo (LBTESP) tem por objetivo promover e desenvolver oportunidades para todos participarem de forma recreativa e competitiva dessa modalidade

Leia mais

REGULAMENTO CATAPULTA EVINCI 2017

REGULAMENTO CATAPULTA EVINCI 2017 REGULAMENTO CATAPULTA EVINCI 2017 1. OBJETIVO A competição da catapulta do curso de Engenharia Civil, tem por objetivo aplicar conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Física, Cálculo e Desenho Técnico

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - VOLEIBOL -

REGULAMENTO ESPECÍFICO - VOLEIBOL - REGULAMENTO ESPECÍFICO - VOLEIBOL - INTRODUÇÃO Este Regulamento aplica-se a todas as competições de Voleibol realizadas no âmbito dos XXIV Jogos Nacionais Salesianos, em conformidade com o estipulado no

Leia mais

REGULAMENTO CIRCUITO VERÃO 2015 SINUCA CAPITULO I DAS CONDIÇÕES BÁSICAS E DA ORGANIZAÇÃO

REGULAMENTO CIRCUITO VERÃO 2015 SINUCA CAPITULO I DAS CONDIÇÕES BÁSICAS E DA ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO CIRCUITO VERÃO 2015 SINUCA CAPITULO I DAS CONDIÇÕES BÁSICAS E DA ORGANIZAÇÃO Art. 1º - O torneio de sinuca denominado Circuito Verão 2015 será promovido em conformidade com o presente REGULAMENTO.

Leia mais

Regulamento da Modalidade Robô Seguidor de Linha

Regulamento da Modalidade Robô Seguidor de Linha Regulamento da Modalidade Robô Seguidor de Linha INTRODUÇÃO A modalidade Robô seguidor de linha tem por objetivo incentivar os participantes a projetarem e construírem um robô seguidor de linha feito parcialmente

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DOS SERVIDORES DO IFRN/CNAT 2012

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DOS SERVIDORES DO IFRN/CNAT 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DOS SERVIDORES DO IFRN/CNAT 2012 Art. 1º - Os Jogos Internos

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA TÊNIS DE MESA Art. 1º - As competições de Tênis de Mesa dos XIII JOIDS serão regidas pelas Regras Simplificadas de Tênis de Mesa em anexo, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral.

Leia mais

2 Qualquer outro participante que não se enquadre nas condições estabelecidas no item 1 deverá ser inscrito na categoria Pro;

2 Qualquer outro participante que não se enquadre nas condições estabelecidas no item 1 deverá ser inscrito na categoria Pro; Introdução Nome da Modalidade: Seguidor de Linha RW Número de Robôs por Partida: Um Duração da Partida: 3 minutos Classes Disponíveis: Pro e Junior Dimensões máximas dos Robôs: 250x250x200mm Especificações

Leia mais

REGULAMENTO DA COPA ZICO 2013

REGULAMENTO DA COPA ZICO 2013 REGULAMENTO DA COPA ZICO 2013 I - DAS FINALIDADES, ORGANIZAÇÃO E OUTROS. Art.1º - A COPA ZICO - 2013, competição de futebol de campo, de forma amadora, com regras aqui estabelecidas e, nos casos omissos,

Leia mais

Regulamento DA 2º COPA SINDGEL 2016 FUTEBOL DE 7

Regulamento DA 2º COPA SINDGEL 2016 FUTEBOL DE 7 Regulamento DA 2º COPA SINDGEL 2016 FUTEBOL DE 7.P - 1 01 - local da competição: Parque Esportivo Alpendre da Vila: Rua Armando Monteiro, 555 - Vila União. 02 - atletas: Funcionários nas Empresas da Categoria

Leia mais

TORNEIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO - #SOUBARÃO. Dos Objetivos

TORNEIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO - #SOUBARÃO. Dos Objetivos TORNEIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO - #SOUBARÃO Dos Objetivos Art.01º - O TORNEIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO, tem como objetivo:

Leia mais

Regulamento de Pebolim - Totó

Regulamento de Pebolim - Totó Regulamento de Pebolim - Totó REGRAS BÁSICAS: As regras básicas são um resumo simplificado das regras oficiais: 1 - INÍCIO DE JOGO O jogo deve começar com os times tirando cara ou coroa (par ou ímpar)

Leia mais

Programação Futsal Máster - JOGOS DO SESI 2016

Programação Futsal Máster - JOGOS DO SESI 2016 Programação Futsal Máster - JOGOS DO SESI 2016 - A identificação do atleta deverá ser apresentada antes do início de cada jogo: CTPS ou Carteira do SESI dentro da validade. - Cada equipe deve apresentar

Leia mais

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL Art. 1º. O torneio de Futsal será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos Fenacef e pelo que dispuser o presente regulamento. 1º. Havendo conflito

Leia mais

Regras Robô Trekking. Documento Revisado 06/05/ :06

Regras Robô Trekking. Documento Revisado 06/05/ :06 Regras Robô Trekking Documento Revisado 06/05/2018 17:06 1. Introdução 03 2. Especificações dos Robôs 03 3. O Ambiente 03 4. A Partida 04 RoboCore Sua Tecnologia à Prova www.robocore.net 2/5 1. Introdução

Leia mais

A organização do InterBand 2018 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes.

A organização do InterBand 2018 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes. XXII Torneio Intercolegial do Colégio Bandeirantes Regulamento Geral Objetivos O InterBand 2018 será realizado de 04 de agosto a 02 de setembro de 2018, nas dependências do Colégio Bandeirantes, à Rua

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL PARA 2018

COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL PARA 2018 COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL PARA 2018 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações de Tênis em Cadeira de

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS 2016

REGRAS E REGULAMENTOS 2016 REGRAS E REGULAMENTOS 2016 mundialdebets@gmail.com Página 1 REGULAMENTO Cada equipe deverá ter, necessariamente, 02 participantes (dupla), podendo ser masculina, feminina e mista. A equipe que não comparecer

Leia mais

38º ZESKAMP Regulamento

38º ZESKAMP Regulamento 38º ZESKAMP 2016 Regulamento Art. 1º - Poderão participar dos jogos: atletas holandeses, descendentes, casados com holandeses ou casados com descendentes. Os casos excepcionais deverão ser apresentados

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL 1. INTRODUÇÃO Este Regulamento aplica-se a todas as competições de Voleibol realizadas no âmbito dos XXIII Jogos Nacionais Salesianos, em conformidade com o estipulado

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DA PARTE ESPORTIVA

REGULAMENTO TÉCNICO DA PARTE ESPORTIVA REGULAMENTO TÉCNICO DA PARTE ESPORTIVA Das Modalidades Esportivas Art. 1º - A Parte esportiva da gincana conterá as seguintes modalidades: I Futsal II Voleibol Misto III Basquetebol IV Handebol V Tênis

Leia mais

Torneio Masculino de Fut3 REGULAMENTO

Torneio Masculino de Fut3 REGULAMENTO REGULAMENTO CAPÍTULO I 1. Generalidades 1.1. Todos os jogos serão realizados no Salão da Associação Cultural e Recreativa de Maceirinha; 1.2. Não são permitidas alterações de horários ou adiamento de jogos;

Leia mais

VII UNIBRGAMES

VII UNIBRGAMES VII UNIBRGAMES - 2018 Os jogos acontecerão na quadra da faculdade entre os dias 30 de outubro e 23 de novembro. As solicitações de inscrições deverão ser entregues no Atendimento ao Aluno de 29/09 a 25/10,

Leia mais

I DA CONSTRUÇÃO DOS VEÍCULOS

I DA CONSTRUÇÃO DOS VEÍCULOS EDITAL Nº 04/2019/DA/FACTHUS DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 II CORRIDA MALUCA A FACTHUS, através dos cursos de Engenharia, promoverá a II Edição da Corrida Maluca, no dia 05 de outubro de 2019, porém, as inscrições

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL e SISTEMAS DE DEFESAS: 2X3 E 3X2 O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar

Leia mais

REGRAS DAS PROVAS RELÂMPAGO

REGRAS DAS PROVAS RELÂMPAGO REGRAS DAS PROVAS RELÂMPAGO BALÃO Cada equipe apresentará um componente para esta prova. Os participantes deverão soprar o balão até estourar. Será estabelecida a ordem de classificação pelo tempo de estouro

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ANDEBOL 2017-2018 Índice 1. Introdução 2 2. Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e 2 variantes da modalidade 3. Constituição das Equipas 3 3.1. Infantis (andebol

Leia mais

Metodologia de Projeto em Engenharia Elétrica. Estudo de Caso: Projeto de um robô para jogar futebol

Metodologia de Projeto em Engenharia Elétrica. Estudo de Caso: Projeto de um robô para jogar futebol Estudo de Caso: Projeto de um robô para jogar futebol Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br PROJETO S. m. 1. Idéia que se forma de construir,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA REGRAS SUMÔ LEGO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA REGRAS SUMÔ LEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA REGRAS SUMÔ LEGO Ouro Branco MG 2018 1. Introdução... 1 2. Participante... 1 3. Especificações dos Robôs... 1 4. Ringue... 2 5. Partida...

Leia mais

!" # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES

! # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES º ÁRBITRO 9 metros ZONA DE DEFESA 3 metros 3 metros ZONA DE ATAQUE ZONA DE ATAQUE metros ZONA DE DEFESA ZONA DE SERVIÇO ZONA DE SERVIÇO metros ZONA DE SUBSTITUIÇÃO 2º ÁRBITRO BANCO SUPLENTES ZONA DE AQUECIMENTO

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO TORNEIOS JOVENS CORFEBOL

REGULAMENTO ESPECIFICO TORNEIOS JOVENS CORFEBOL REGULAMENTO ESPECIFICO TORNEIOS JOVENS CORFEBOL ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. ESCALÕES ETÁRIOS, BOLA, DURAÇÃO DO JOGO E VARIANTES DA MODALIDADE 2. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA 3. ARBITRAGEM 4. QUADRO COMPETITIVO E CRITÉRIOS

Leia mais

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2 UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO Módulo 3 Módulo FRENTE MEDIDAS: Comprimento Total 2,0 m Comprimento módulo, m Comprimento módulo 2,00 m Comprimento módulo 3,0 m Largura 2,3 m

Leia mais

3.1. As linhas existirão em toda a arena, com exceção da última sala.

3.1. As linhas existirão em toda a arena, com exceção da última sala. 1. Introdução Nome da Modalidade: Resgate Número de Robôs por Partida: Um Duração da Partida: 7 minutos 2. O piso das salas será uma superfície branca lisa. 2.1. Este piso representa a área de desastre.

Leia mais

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015.

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015. 2 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Santo Cristo, RS 14 de novembro de 2015. Apresentação Esta é a segunda edição da Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro promovida pela Universidade

Leia mais

Ministério de Juniores e Adolescentes. JUNAD nos JOGOS

Ministério de Juniores e Adolescentes. JUNAD nos JOGOS REGULAMENTO GERAL: Ministério de Juniores e Adolescentes O regulamento tem a função de orientar os participantes e a equipe que está executando as atividades do evento. Participantes de outras igrejas,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - FUTSAL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES

REGULAMENTO ESPECÍFICO - FUTSAL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR REGULAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2013 FUTEBOL COPA MASTER CAPÍTULO I

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2013 FUTEBOL COPA MASTER CAPÍTULO I REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2013 FUTEBOL COPA MASTER CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - A Temporada dos Campeões 2013 tem por finalidade promover a integração dos colaboradores das empresas FIAT

Leia mais

EDITAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA FENAIVA 2018

EDITAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA FENAIVA 2018 EDITAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA FENAIVA 2018 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE-CE) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Sobral

Leia mais

Clube Automovel de Lousada REGULAMENTO TÉCNICO. II Edição TROFÉU DE RESISTENCIAS CLUBE AUTOMOVEL DE LOUSADA

Clube Automovel de Lousada REGULAMENTO TÉCNICO. II Edição TROFÉU DE RESISTENCIAS CLUBE AUTOMOVEL DE LOUSADA Clube Automovel de Lousada REGULAMENTO TÉCNICO II Edição TROFÉU DE RESISTENCIAS CLUBE AUTOMOVEL DE LOUSADA Aprovado em 18/02/2015 1 Os concorrentes, que pretendam, participar nas provas do Troféu de resistência

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BEACH HAND

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BEACH HAND REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BEACH HAND 1. A competição de Beach Hand será realizada de acordo com este Regulamento. 2. O tempo de duração de cada jogo será de 20 (vinte) minutos, divididos em dois sets de

Leia mais

1º CAMPEONATO INTERNO DA UNIOESTE CAMPUS TOLEDO FUTEBOL SETE SINTÉTICO REGULAMENTO GERAL

1º CAMPEONATO INTERNO DA UNIOESTE CAMPUS TOLEDO FUTEBOL SETE SINTÉTICO REGULAMENTO GERAL 1º CAMPEONATO INTERNO DA UNIOESTE CAMPUS TOLEDO FUTEBOL SETE SINTÉTICO - 2010 - REGULAMENTO GERAL DAS FINALIDADES 1 O Campeonato Interno da Unioeste / Campus de Toledo tem por finalidade a integração e

Leia mais

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

CORRIDA DE OBSTÁCULOS CORRIDA DE OBSTÁCULOS 1. DO OBJETIVO GERAL 1.1 O objetivo geral da modalidade Corrida de Obstáculos é estimular a inserção de novos alunos em competições de robótica a partir da utilização de conceitos

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL 2013 2017 Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 2 3. Constituição das Equipas 3 3.1. Infantis (andebol de 5) 3 3.2. Iniciados, Juvenis e Juniores (andebol de 7) 3 4.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL 2013-2014 Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 2.1. Escalões Etários 3 2.2. Tempo de Jogo e variantes da modalidade 3 3. Constituição das Equipas 4 4. Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA Art. 1º - As competições de Tênis de Mesa dos III JOIAPOF serão regidas pelas Regras Simplificadas de Tênis de Mesa em anexo, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º -

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO: CHAVE A MORPHOS COREMA CAMPEÃO SEGUNDA VICE SEGUNDA CHAVE B 1. È OBRIGATÓRIO O USO DE CANELEIRAS. 2. Os jogos terão a duração de

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. (Revisto em novembro de 2015)

REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. (Revisto em novembro de 2015) REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL 2013 2017 (Revisto em novembro de 2015) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 2 3. Constituição das Equipas 3 3.1. Infantis (andebol de 5) 3 3.2. Iniciados, Juvenis

Leia mais

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL).

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Modalidade: Futsal masculino e feminino (para alunos de todos os cursos de graduação, pós graduação e servidores).

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL (atualização de janeiro.2013)

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL (atualização de janeiro.2013) REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL 2009 2013 (atualização de janeiro.2013) INDÍCE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS, DIMENSÕES DO CAMPO E ALTURA DA REDE... 4 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS... 4 4. REGULAMENTOS...

Leia mais

REGRAS E PREMIAÇÕES UFO UNO S LEAGUE 2019

REGRAS E PREMIAÇÕES UFO UNO S LEAGUE 2019 REGRAS E PREMIAÇÕES UFO UNO S LEAGUE 2019 A UFO UNO s League é um campeonato amador, organizado pela empresa Futebol Place, alguns erros ainda estão suscetíveis. Qualquer cenário diferente dos descritos

Leia mais

Boletim Final FUTEBOL SETE MASTER

Boletim Final FUTEBOL SETE MASTER Boletim Final FUTEBOL SETE MASTER Blumenau 2018 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO FUTEBOL SETE MASTER EMPRESA Nº DE EQUIPES

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTEBOL 7

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTEBOL 7 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTEBOL 7 1. A competição de Futebol 7 será realizada de acordo com este Regulamento. 2. Os jogos serão disputados em 50 (cinquenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de

Leia mais