Seu. Desenvolvimento e regularização de projetos de saúde com base nas resoluções da ANVISA Arq. Bernardo Bello Martins Setembro/2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seu. Desenvolvimento e regularização de projetos de saúde com base nas resoluções da ANVISA Arq. Bernardo Bello Martins Setembro/2019"

Transcrição

1 Seu Desenvolvimento e regularização de projetos de saúde com base nas resoluções da ANVISA Arq. Bernardo Bello Martins Setembro/2019

2 1. INTRODUÇÃO Durante nossa experiência de trabalho no Núcleo de Análise de Projetos da Vigilância Sanitária de Santa Catarina DIVS percebemos o grande desafio enfrentado pelos entes públicos (especialmente os municípios) para contratar projetos e/ou executar as obras de estabelecimentos de saúde. Em muitos destes casos o maior empecilho é o trâmite de análise e aprovação destes projetos em razão da dificuldade de atendimento da legislação vigente, tornando o rito de aprovação moroso ou mesmo impossibilitando-o. Também é percebido que no planejamento dos projetos em muitos casos não é levado em conta o tempo necessário para que ocorram todas as aprovações que um projeto necessita (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Órgãos ambientais, etc.).

3 2. EXIGÊNCIA DE APROVAÇÃO A obrigatoriedade de aprovação pela Vigilância Sanitária é atualmente prevista: Na Lei Estadual 6.320, de 20 de dezembro de 1983 (Código Sanitário de SC), que dispõe sobre normas gerais de saúde, estabelece penalidades e dá outras providências. Na RDC 51 (ANVISA), de 06 de outubro de 2011, que dispõe sobre os requisitos mínimos para a análise, avaliação e aprovação dos projetos físicos de estabelecimentos de saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e dá outras providências.

4 3. O QUE É ANALISADO Estabelecimentos de Saúde: Hospitais; Clínicas; Consultórios, Ambulatórios; Pronto-Atendimentos / UPA 24H; Policlínicas, Unidades de Saúde, Posto de Saúde, Centro de Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas, etc.; Centros de diagnósticos por imagem; Laboratórios de análises clínicas; Lavanderia Hospitalar externa; Central de Material Esterilizado externa; Outros. Estabelecimentos de Interesse da Saúde: Instituições de Longa Permanência de Idosos.

5 4. O QUE NÃO É ANALISADO Não são analisados pelas Vigilâncias Sanitárias: Farmácias comerciais (drogarias) e Farmácias de manipulação; Comunidades Terapêuticas (clínicas para dependentes químicos que não possuem internação ou outras atividades médico assistenciais); Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Academia da Saúde; Indústrias; Cemitérios; Restaurantes, supermercados, mercados, armazéns e afins; Ginásios de esporte, academias, etc.; Hotéis; Petshops, Clínicas e hospitais veterinários; Outros. OBS: Em função do baixo risco sanitário, os estabelecimentos de ensino estão dispensados de análise conforme a Portaria Estadual n. 852 de 2017 da SES.

6 5. INSTÂNCIAS DE ANÁLISE Nas Regionais e nos Municípios com pactuação: Estabelecimentos de baixo risco sanitário. (Unidades Básicas de Saúde, UPA 24H, Ambulatórios, Clínicas sem cirurgias, Centro de Diagnóstico por Imagem, Laboratórios de Análises Clínicas, Clinicas de Fisioterapia, ILPI, etc.) Na Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS): Estabelecimentos de alto risco sanitário (de todo o estado); (Hospitais, Clínicas com cirurgias, Maternidade, Serviço de Hemodinâmica, Quimioterapia, Diálise, UTI, Internação, Lavanderia Hospitalar, Central de Material Esterilizado, etc.) Serviços de baixo risco sanitário inseridos em Hospitais ou similares; Estabelecimentos de baixo risco sanitário da região da Grande Florianópolis.

7 6. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO Verificando dados de 2017 até hoje: Apenas 41% dos processos novos são analisados mais de uma vez; De forma aproximada, de cada 3 pareceres emitidos, apenas 1 é de aprovação; Dos projetos protocolados, 29% são aprovados; A aprovação de um projeto geralmente ocorre na segunda análise; Projetos de menor porte tendem a ser aprovados geralmente na primeira análise; Aproximadamente 30% dos processos protocolados são arquivados por decurso de prazo para resposta.

8 6.1. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO O que é considerado na avaliação? Formulário de Petição (necessário para cadastro e abertura do processo); ART ou RRT do profissional responsável pelo projeto; Projeto Básico de Arquitetura (definido pela RDC 51/2011) e que possui: Relatório Técnico (existe modelo elaborado pela DIVS); Projeto de Arquitetura (elaborado considerando os parâmetros da RDC 50/2002 e outras).

9 6.2. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO Principais problemas encontrados nos projetos não aprovados: Documentação inadequada: Envio de Memorial Descritivo em vez de Relatório Técnico; Relatório Técnico com inconsistências e contradições com o Projeto; Projeto de Arquitetura sem alguns dos desenhos necessários; Envio de Projetos que não são analisados (Hidrossanitário, Elétrico, Preventivo Contra Incêndios, Estrutural, Detalhamento de mobiliário, Paginação de piso, Planta de forro, etc.); Envio de planilhas de orçamento e de quantitativos de materiais. Projeto elaborado com legislação já revogada; Projeto elaborado sem contemplar legislações complementares da ANVISA.

10 6.3. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO O que deve ser considerado no planejamento do projeto: A demanda que o estabelecimento irá atender; O programa mínimo de ambientes necessários para atender esta demanda; No caso de reforma, se a edificação comporta estes ambientes necessários; No caso de obra nova, se o terreno comporta a edificação e seus ambientes de modo a possibilitar que hajam acessos adequados; Para edificações que serão ampliadas futuramente, dispor os ambientes de forma que possibilitem ampliação sem grandes alterações na parte existente; Ter consciência dos prazos para análise e aprovação de cada órgão.

11 6.4. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO Dependendo dos serviços oferecidos no estabelecimento, devem ser seguidas outras legislações complementares: ANVISA RDC 6/2012 Processamento de Roupas (hospitalares); RDC 6/2013 Endoscopia; RDC 7/2010 UTI; RDC 11/2014 Diálise; RDC 15/2012 Central de Material Esterilizado; RDC 36/2008 Obstetrícia; RDC 171/2006 Banco de Leite Humano; RDC 222/2018 Resíduos de Serviços de Saúde; Etc. ABNT NBR 6050/2015 Acessibilidade; NBR 7256/2005 Tratamento de ar em estabelecimentos de saúde; Etc.

12 6.5. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO O projeto deve também ser minimamente compatibilizado com outras legislações para possibilitar a aprovação em outros órgãos: Normas do Corpo de Bombeiros de SC (rotas de fuga, dimensionamento de escadas, elevadores de emergência, largura de circulações, etc.); Acessibilidade de acordo com a NBR 9050/2015 (largura de portas, dimensionamento de sanitários, inclinação de rampas, etc.); Código de Obras e outras legislações municipais (afastamentos, iluminação, recuos, etc.); Portarias do Ministério da Saúde (ambientes mínimos necessários para credenciamento do serviço, etc.).

13 6.6. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO Para possibilitar a aprovação de forma mais rápida: Se utilizar de profissionais familiarizados com a legislação e/ou com experiência na área de projetos de saúde; Não iniciar a obra antes da aprovação, pois isso não irá justificar possíveis inadequações encontradas durante a análise; Nas edificações reformadas, se atentar com as questões relacionadas à largura de circulações (horizontais e verticais) e à acessibilidade; Setorizar os acessos e os ambientes de modo a otimizar os fluxos de pacientes e funcionários;

14 6.7. PLANEJAMENTO X APROVAÇÃO Sanar eventuais dúvidas com a instância responsável pela análise antes de protocolar o projeto (reunião, telefone ou ); Enviar a documentação correta (formulários, ART/RRT, Relatório Técnico e Projeto de Arquitetura); Elaborar o Relatório Técnico e o Projeto de forma clara e objetiva; No caso de uma análise contrária a aprovação, ler o parecer técnico com atenção e esclarecer eventuais dúvidas antes de encaminhar a resposta; Na DIVS e nas Regionais, os processos novos são em formato digital e existem orientações quanto a formatação da documentação em nosso site:

15 Muito obrigado Núcleo de Análise de Projetos de Arquitetura - ANARQ Coordenador: Arq. Bernardo Bello Martins (48) / 7968 anarqdvs@saude.sc.gov.br

Secretaria de Saúde de Diadema Coordenadoria de Vigilância à Saúde Serviço de Vigilância Sanitária

Secretaria de Saúde de Diadema Coordenadoria de Vigilância à Saúde Serviço de Vigilância Sanitária Secretaria de Saúde de Diadema Coordenadoria de Vigilância à Saúde Serviço de Vigilância Sanitária Fonte: rehagro.com.br Por que aprovar projetos arquitetônicos de estabelecimentos de interesse à saúde?

Leia mais

Taxa de fiscalização sanitária. Renovação da Licença Documentos Certificado do Conselho de Classe do Responsável Alvará de localização e funcionamento

Taxa de fiscalização sanitária. Renovação da Licença Documentos Certificado do Conselho de Classe do Responsável Alvará de localização e funcionamento AGRUPAMENTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Atividades de psicologia e psicanálise Atividades de fonoaudiologia Atividades de profissionais da nutrição Atividades de terapia ocupacional Atividades de fisioterapia

Leia mais

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DE SOROCABA 09/10/13

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DE SOROCABA 09/10/13 HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DE SOROCABA 09/10/13 PROPOSTA DE ARQUITETURA IMPLANTAÇÃO INSERÇÃO URBANA IMPLANTAÇÃO SISTEMA VIÁRIO BLOCO HOTELARIA BLOCO DE SERVIÇOS BLOCO DE ALTA COMPLEXIDADE P.A.E. - AMBULATÓRIO

Leia mais

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Novo modelo de licenciamento Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Origem Teve seu início antes das eleições municipais de 2016 Compromisso do plano de governo da gestão atual

Leia mais

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC

Novo modelo de licenciamento. Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Novo modelo de licenciamento Obras da Construção Civil no Município de Balneário Camboriú SC Origem Teve seu início antes das eleições municipais de 2016 Compromisso do plano de governo da gestão atual

Leia mais

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra;

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Construção 1 Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Parte gráfica arquitetura, detalhes estrutura, instalações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS DECRETO Nº. 12.987/2018 Regulamenta o Artigo 37 da Lei Complementar nº 030/1996 (Código de Saúde do Município de Divinópolis) e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Divinópolis, Galileu Teixeira

Leia mais

ANEXO ÚNICO. TAXAS DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA Solicitação do Alvará Sanitário Inicial/Renovação

ANEXO ÚNICO. TAXAS DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA Solicitação do Alvará Sanitário Inicial/Renovação ANEXO ÚNICO TAXAS DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA Solicitação do Alvará Sanitário Inicial/Renovação Tabela 1 VISA - 01 Indústrias de Alimentos em Geral; Indústrias de Alimentos para fins especiais (dietéticos,

Leia mais

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ARQUITETURA, PLANILHA DE ORÇAMENTO, PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS, RELATÓRIO TÉCNICO E DEMAIS DOCUMENTOS PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER

Leia mais

ALVARÁ SANITÁRIO O QUE É? COMO FAZER? QUEM DEVE TER? E POR QUÊ? André Ellwanger e Camila Jacques médicos veterinários

ALVARÁ SANITÁRIO O QUE É? COMO FAZER? QUEM DEVE TER? E POR QUÊ? André Ellwanger e Camila Jacques médicos veterinários Prefeitura Municipal de São Leopoldo Secretaria da Saúde Vigilância Sanitária André Ellwanger e Camila Jacques médicos veterinários ALVARÁ SANITÁRIO O QUE É? COMO FAZER? QUEM DEVE TER? E POR QUÊ? I - controlar

Leia mais

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39]

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39] SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39] Define diretrizes, critérios e procedimentos no âmbito do Sistema

Leia mais

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível. HOSPITAL PARQUE BELÉM - Fundado em

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível. HOSPITAL PARQUE BELÉM - Fundado em Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível HOSPITAL PARQUE BELÉM - Fundado em 30.01.1934 BREVE HISTÓRICO 30.01.34 Fundação do Sanatório Belém 15.05.40

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA REDE HOSPITALAR UNIMED VITÓRIA

QUALIFICAÇÃO DA REDE HOSPITALAR UNIMED VITÓRIA QUALIFICAÇÃO DA REDE HOSPITALAR UNIMED VITÓRIA 18 de Novembro de 2016 UNIMED VITÓRIA / ES 328.000 CLIENTES, SENDO DESTES, 32.000 EM ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2.360 MÉDICOS COOPERADOS; 260 PRESTADORES DE SERVIÇO;

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2007 SES-MG ESPECIALISTA EM POLÍTICAS E GESTÃO DA SAÚDE NÚCLEO TEMÁTICO: ARQUITETURA/ENGENHARIA CIVIL Código: 203 CADERNO 1 ORIENTAÇÕES PARA A PROVA DISSERTATIVA 1. Este caderno

Leia mais

Ações da Anvisa na segurança dos serviços de saúde"

Ações da Anvisa na segurança dos serviços de saúde Ações da Anvisa na segurança dos serviços de saúde" QUALIHOSP São Paulo 18/04/2011 Maria Angela da Paz Gerência Geral de Tecnologia em Serviço de Saúde - GGTES - ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Leia mais

CONTEXTO DA ESCOLHA DO TEMA / JUSTIFICATIVA

CONTEXTO DA ESCOLHA DO TEMA / JUSTIFICATIVA CONTEXTO DA ESCOLHA DO TEMA / JUSTIFICATIVA Criação do curso de Medicina no interior do Rio Grande do Norte Local para realização das atividades práticas HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO SERIDÓ Atual demanda

Leia mais

Serviços de Saúde PROFESSORA CAROLINE ORLANDI BRILINGER

Serviços de Saúde PROFESSORA CAROLINE ORLANDI BRILINGER Serviços de Saúde PROFESSORA CAROLINE ORLANDI BRILINGER Conceitos (ANVISA) Serviços de Saúde são estabelecimentos destinados a promover a saúde do indivíduo, protegê-lo de doenças e agravos, prevenir e

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: A

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: A ANEXO II INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO NO SETOR DE ARQUITETURA DA SUVISA/SES/RJ VISTO EM PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA 1 - MODALIDADES DE CONCESSÃO DE VISTO: 1.1 - Visto em projeto básico de

Leia mais

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA ELÉTRICA PARA SINALIZAÇÃO DE ABANDONO DE LOCAL, ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA E SISTEMA DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO, ILUMINAÇÃO DE

Leia mais

Tipologia dos Estabelecimentos de Saúde

Tipologia dos Estabelecimentos de Saúde Tipologia dos Estabelecimentos de Saúde O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES foi implantado em 29 de dezembro de 2000, através da Portaria SAS n.º 511. O CNES abrange a todos os estabelecimentos

Leia mais

DESMITIFICANDO A DECLARAÇÃO DE ÓBITO. Cons. Guilherme Lazzari

DESMITIFICANDO A DECLARAÇÃO DE ÓBITO. Cons. Guilherme Lazzari Cons. Guilherme Lazzari Clínicos Clínicos Biológicos Clínicos Biológicos Humanos Clínicos Biológicos Humanos Físicos Clínicos Biológicos Humanos Físicos Químicos Clínicos Biológicos Humanos Físicos Químicos

Leia mais

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 1. Recursos SEF 1.1. Custeio - Dotação Básica - Manutenção e Reposição de Equipamentos de Informática - Treinamento de Recursos Humanos

Leia mais

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Técnicas Desenho a mão livre De maneira geral é a representação do projeto nas

Leia mais

4 Acessibilidade a Edificações

4 Acessibilidade a Edificações 4 Acessibilidade a Edificações 4.1 Introdução A norma brasileira NBR 9050 (2004) fixa critérios exigíveis para o projeto e detalhamento de espaços físicos destinados a portadores de necessidades especiais.

Leia mais

LAUDO ACESSIBILIDADE IFC CAMPUS CAMBORIÚ

LAUDO ACESSIBILIDADE IFC CAMPUS CAMBORIÚ LAUDO ACESSIBILIDADE IFC CAMPUS CAMBORIÚ CONSIDERAÇÕES INICIAIS Trata-se de um campus do IFC com edificações antigas, sendo que algumas delas passaram por reformas que ainda não contemplavam os critérios

Leia mais

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA s)

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA s) ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA s) As UPA s são serviços assistenciais de saúde em que todos os ambientes necessários ao seu funcionamento

Leia mais

As regras completas para o dimensionamento dos elementos de circulação são encontradas na IT- 11/2014.

As regras completas para o dimensionamento dos elementos de circulação são encontradas na IT- 11/2014. Saídas de Emergência Algumas pessoas acreditam que prover uma edificação de saídas de emergência consiste em implantar portas e saídas especiais. Eventualmente portas suplementares necessitam ser implantadas,

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DA INFRA- ESTRUTURA FÍSICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

NORMATIZAÇÃO DA INFRA- ESTRUTURA FÍSICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NORMATIZAÇÃO DA INFRA- ESTRUTURA FÍSICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Órgão regulamentador do sistema de saúde, no desempenho da ação fiscalizadora, quanto a adequação das condições do ambiente onde se processa

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital Barão de Lucena CNPJ 09.794.975/0223-44 Avenida Caxangá nº 3860, Cordeiro Recife/PE. Telefone: (81) 3184-6606 Diretora Geral: Dra. Carla de Albuquerque Araújo, CRM 14798

Leia mais

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto de uma edificação é desenvolvido em fases,

Leia mais

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 3º COB CAPITÃO BM LEONARDO

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 3º COB CAPITÃO BM LEONARDO CAPITÃO BM LEONARDO Instrução Técnica 01 Procedimentos Administrativos Instrução Técnica 40 Adequação de medidas de segurança para edificações existentes e edificações construídas Tipos de Projetos: Projeto

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar II

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar II UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar II Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Setembro - 2013 1 Acessibilidade a Edificações 1.1 Introdução A norma brasileira

Leia mais

Grupo Hospitalar Conceição: gestão da pesquisa

Grupo Hospitalar Conceição: gestão da pesquisa Workshop: Melhores Práticas em Pesquisa Clinica Grupo Hospitalar Conceição: gestão da pesquisa Grupo Hospitalar Conceição Escola GHC/Gerência de Ensino e Pesquisa Coordenação da Pesquisa GRUPO HOSPITALAR

Leia mais

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia Prof. Claudia Witzel Farmacovigilancia CONCEITO - Uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com

Leia mais

ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR

ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR 1. NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A MODALIDADE AMBULATORIAL 1.1. A Modalidade Ambulatorial consiste nas ações de âmbito

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SAÚDE. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista UFF Doutoranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SAÚDE. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista UFF Doutoranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SAÚDE Vanessa Rosse de Souza Nutricionista UFF Doutoranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO ANVISA: É responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades

Leia mais

1. Metodologia da Qualificação de Rede

1. Metodologia da Qualificação de Rede Sumário 1. Metodologia da Qualificação de Rede... 3 2. Processo de Auditoria... 4 2.1 Generalidades... 4 2.5 Auditoria de Campo... 4 2.6 Geração de Relatório de Auditoria... 5 2.7 Análise Estatística...

Leia mais

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do para:

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do  para: Médico Responsável pela Agência Transfusional - Residência médica em Hematologia; - Experiência em Controle de Agência Transfusional Médico Anestesista - Especialização em Anestesia; - Experiência em Cirurgia

Leia mais

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO ESPAÇO FÍSICO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA DOS HOSPITAIS DE FLORIANÓPOLIS CENTRADA NOS USUÁRIOS 1 BOLSISTAS: JOÃO PEDRO SCHNEIDER MARCUS VINÍCIUS DA SILVA THAIZE BORTOLUZZI DIOGO

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010 1. A RDC 44/2010 é válida para quais tipos de antimicrobianos? A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha)

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Maternidade Amiga da Família de Camaragibe Rua Professor Luis Gonzaga P. da Silva, s/n Timbi Camaragibe. Telefone: (81) 3301-8530 Diretor Técnico: Dr. Sidraiton Salvio Alves de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Atualização das Ações do Plano Municipal Vigilância Sanitária, conforme CIB/RS 250/2007 Março

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. LEGISLAÇÃO FEDERAL... 2 3. LEGISLAÇÃO ESTADUAL... 4 4. NORMAS DA ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia COMO SOLICITAR UM PROJETO? Para solicitações de projetos de arquitetura e engenharia,

Leia mais

ANEXO I TABELA 1 ÁREAS MÍNIMAS EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

ANEXO I TABELA 1 ÁREAS MÍNIMAS EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS ANEXO I TABELA 1 ÁREAS MÍNIMAS EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS CÍRCULO INSCRITO DIÂMETRO ÁREA MÍNIM A (m²) ILUMINAÇÃ VENTILAÇÃ PÉ DIREITO MÍNIMO (m) REVESTIMENTO PAREDE REVESTIMENTO PISO Salas 2,50 10,00 1/8

Leia mais

TABELA REFERENCIAL DE ESPECIFICAÇÃO - USO EXCLUSIVO DE VENDEDORES PORTOBELLO

TABELA REFERENCIAL DE ESPECIFICAÇÃO - USO EXCLUSIVO DE VENDEDORES PORTOBELLO - USO EXCLUSIVO DE VENDEDORES PORTOBELLO Página 01 de 05 AD Área de Serviço - piso 6 4 175 0,40 4 FL NR R R RR I I R R R R R R Área de Serviço - parede 3 ML R R NR R R R R R NR R R NR Residencial Banheiro

Leia mais

UPA - 24h Unidade de Pronto Atendimento - 24h

UPA - 24h Unidade de Pronto Atendimento - 24h UPA - 24h Unidade de Pronto Atendimento - 24h Trabalho de conclusão de curso PROPOSTA: A opção por desenvolver uma proposta arquitetônica na área da saúde relacionada a uma Unidade de Pronto Atendimento

Leia mais

PROJETO PRAÇA DA JUVENTUDE

PROJETO PRAÇA DA JUVENTUDE PROJETO PRAÇA DA JUVENTUDE Site: http://www.esporte.gov.br/ Blog: http://pracadajuventude.wordpress.com/ E-mail: pracadajuventude@esporte.gov.br CONSULTORES ARQUITETOS / ENGENHEIROS Carlos Alonso Cardoso

Leia mais

Questionário: informações sobre a gestão municipal dos RSS

Questionário: informações sobre a gestão municipal dos RSS Questionário: informações sobre a gestão municipal dos RSS Seção 2 Identificação do município Município: Endereço completo da Prefeitura: CEP: Telefone (Inserir DDD): E-mail para contato: Seção 3 Identificação

Leia mais

I. Informações BásicaS

I. Informações BásicaS I. Informações BásicaS item Órgão municipal de saúde Plano Municipal Conselho Municipal Conselho Gestor de Unidade(s) de Saúde Fundo Municipal Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) Disque-Saúde Ouvidoria

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Unidade Mista São José CNPJ 13.486.604/0001-31 Rua Samuel Cunha, s/n Centro Bezerros. Diretor Técnico: Dr. Rinaldo Pacheco Vaz, CRM 2413 (Não possui título de especialista registrado

Leia mais

D P A E P L A N O D E T R A B A L H O D E P A R T A M E N T O D E P R O J E T O S D E A R Q U I T E T U R A E E N G E N H A R I A

D P A E P L A N O D E T R A B A L H O D E P A R T A M E N T O D E P R O J E T O S D E A R Q U I T E T U R A E E N G E N H A R I A P L A N O D E T R A B A L H O D P A E 2 0 1 7 S E C R E T A R I A D E O B R A S, M A N U T E N Ç Ã O E A M B I E N T E U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E S A N T A C A T A R I N A E S S E É O Í

Leia mais

BEPA 2016;13(156):31-38

BEPA 2016;13(156):31-38 Nesta edição Nº 20 Acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Accessibility to the people with disabilities and reduced mobility

Leia mais

Questionário: informações sobre a gestão municipal dos RSS

Questionário: informações sobre a gestão municipal dos RSS Questionário: informações sobre a gestão municipal dos RSS *Questões de preenchimento obrigatório Seção 2 Identificação do município Município*: Endereço da Prefeitura* (Logradouro, número e complemento;

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos nos serviços de saúde e definição de Artigos e Áreas Criticas, semi-criticas e não criticas Obrigação de todos profissionais: - trabalhar

Leia mais

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO ATENÇÃO ÀS MULHERES PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: Cada nascimento é diferente. A experiência de cada mulher e a história a ser contada, tudo sempre será único". Objetivos dessa apresentação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Esteio Oficina 6 : A organização de protocolos e gestão macro da Vigilância Sanitária

Prefeitura Municipal de Esteio Oficina 6 : A organização de protocolos e gestão macro da Vigilância Sanitária Prefeitura Municipal de Esteio Oficina 6 : A organização de protocolos e gestão macro da Vigilância Sanitária Palestrante: Ana Paula Macedo Vigilância Sanitária Entende-se por vigilância sanitária um conjunto

Leia mais

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento GRUPO: SERVIÇO DE SAÚDE SUBGRUPO: PRESTAÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE AGRUPAMENTO: SERVIÇOS AMBULATORIAIS 8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consulta 8630-5/99 Atividades de atenção ambulatorial

Leia mais

Políticas de expansão do atendimento oncológico

Políticas de expansão do atendimento oncológico Rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas Políticas de expansão do atendimento oncológico Atenção Básica: Reforço da prevenção (câncer de colo de útero e câncer de mama): Atualização das

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº. 024/2014

NOTA TÉCNICA Nº. 024/2014 NOTA TÉCNICA Nº. 024/2014 Brasília, 06 de novembro de 2014. ÁREA: Jurídica TÍTULO: Normatização do funcionamento dos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência e das Unidades de Pronto Atendimento

Leia mais

Hospital Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) Diagnóstico Situacional

Hospital Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) Diagnóstico Situacional Hospital Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) Diagnóstico Situacional Profa. Maria de Lourdes Rovaris Departamento de Análises Clínicas/CCS Vice-Direção do HU Julho de 2014 Histórico. Plano de

Leia mais

Proteção Passiva em Edifícios Hospitalares

Proteção Passiva em Edifícios Hospitalares 1 Proteção Passiva em Edifícios Hospitalares 2 3 Diversas outras preocupações... Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Recife 18/03/2014 Foto: Anderson Souza / Divulgação Diário de Pernambuco Emergência provisória

Leia mais

Debate sobre atualização da norma RDC ANVISA Nº 50/2002. Arq. Marcio N. de Oliveira. Salvador, Agosto de 2016.

Debate sobre atualização da norma RDC ANVISA Nº 50/2002. Arq. Marcio N. de Oliveira. Salvador, Agosto de 2016. Debate sobre atualização da norma RDC ANVISA Nº 50/2002 Arq. Marcio N. de Oliveira Salvador, Agosto de 2016. Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Incumbe à Agência, respeitada a legislação em

Leia mais

Administração de Recursos Materiais, Físicos e Ambientais. Raquel Silva Assunção

Administração de Recursos Materiais, Físicos e Ambientais. Raquel Silva Assunção Administração de Recursos Materiais, Físicos e Ambientais Raquel Silva Assunção Alocação de Recursos Objetivo: assistência ao cliente Gestão: garantir segurança aos profissionais e clientela diminuir riscos

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

Por determinação deste Conselho, fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho, fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital Getúlio Vargas CNPJ 10.572.048/0005-51 Avenida San Martin, s/n Cordeiro Recife. Telefone: (81) 3184-5600, 3184-5607 Diretor Geral: Dr. Gustavo Sampaio de Souza Leão,

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC)

Leia mais

PERGUNTAS e RESPOSTAS. P. Qual a dimensão mínima para portas das salas de exames?

PERGUNTAS e RESPOSTAS. P. Qual a dimensão mínima para portas das salas de exames? PERGUNTAS e RESPOSTAS. P. Qual a dimensão mínima para portas das salas de exames? R. O dimensionamento de portas de EAS está estabelecido na RDC 50/02, Parte III Critérios para Projetos de Estabelecimentos

Leia mais

nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL.

nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL. nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL. O que é nutrição A Nutrição é uma ciência da saúde que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem

Leia mais

CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR

CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR Nome dos Autores: Atani Mendes Junior Suellen Maria Stadler Ribeiro Vânia da Silva dos Santos HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURU ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Sobre o 2. Desafios

Leia mais

Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas

Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas 1. Introdução As orientações aqui contidas têm o objetivo de auxiliar a FRANQUEADA na instalação da AGF. Seguindo todas as orientações e tirando

Leia mais

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Industria Legal e Segurança Alimentar DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Vigilância Sanitária Objetivo: prevenção e controle de RISCOS à saúde da população e proteção

Leia mais

Sumário DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO Arquitetura - Urbanismo

Sumário DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO Arquitetura - Urbanismo http://www.bancodobrasil.com.br 1 DOCUMENTO 2 DO ANEXO 1 - PARTE I - ANEXO 15.1.6 Arquitetura - Urbanismo Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. CONDIÇÕES GERAIS... 2 3. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS... 2 3.1 Lado Terra...

Leia mais

GERAL HE PARA LIGAÇÕES INTERURBANAS UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O LANEIRA (SAME/CONTAS MÉDICAS)

GERAL HE PARA LIGAÇÕES INTERURBANAS UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O LANEIRA (SAME/CONTAS MÉDICAS) GERAL HE 3284-4900 PRÉDIO ADMINISTRATIVO MARCILIO DIAS 3227-3776 LANEIRA (SAME/CONTAS MÉDICAS) 3271-0595 LABORATÓRIO SANTOS DUMONT 3228-7816 PARA LIGAÇÕES INTERURBANAS UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O 14 FAMED

Leia mais

ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EVENTOS ADVERSOS: BUSINESS ASSURANCE

ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EVENTOS ADVERSOS: BUSINESS ASSURANCE BUSINESS ASSURANCE EVENTOS ADVERSOS: ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE SAFER, SMARTER, GREENER Angela de Souza Floriano Daiana Aparecida

Leia mais

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018.

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. ABRIL 2018 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2018 CONTRATANTE:

Leia mais

LEI Nº 1.325, DE

LEI Nº 1.325, DE LEI Nº 1.325, DE 25-10-2017 Institui a Taxa de Vigilância Sanitária, revoga a Lei Municipal nº 253, de 04 de julho de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES, no uso das atribuições

Leia mais

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria)

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) Projeto Prevenção de Incêndio TC_042 - CONSTRUÇÃO CIVIL IV PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO CONCEITOS

Leia mais

2. LOCAL DE APLICAÇÃO

2. LOCAL DE APLICAÇÃO POP UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI s) N. 006 EM PROCEDIMENTOS CRÍTICOS 1. OBJETIVOS Promover a barreira de proteção individual e manutenção da cadeia asséptica no atendimento ao

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 1. Acolhimento com Classificação de Risco É obrigatória a implantação, nos ambientes das UPAs, de um sistema de classificação de pacientes de acordo com a gravidade do

Leia mais

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento 1 GRUPO: SERVIÇO DE SAÚDE SUBGRUPO: PRESTAÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE AGRUPAMENTO: SERVIÇOS AMBULATORIAIS 8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consulta 8630-5/99 Atividades de atenção ambulatorial

Leia mais

Assistência Médica. Dicas de reembolso

Assistência Médica. Dicas de reembolso Assistência Médica Dicas de reembolso Consulta médica Recibo original Nome do paciente ou do responsável pelo pagamento (em casos de atendimento de dependentes); Data da consulta; Valor pago (numérico

Leia mais

Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 3 de 25/01/2015. Acesse a publicação na íntegra

Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 3 de 25/01/2015. Acesse a publicação na íntegra 18/04/2018 Legislação - Anvisa Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 3 de 25/01/2015 Status: Vigente Acesse a publicação na íntegra Origem: Agencia Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Ementa: Dispõe

Leia mais

GERAL HE PARA LIGAÇÕES INTERURBANAS UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O LANEIRA (SAME/CONTAS MÉDICAS)

GERAL HE PARA LIGAÇÕES INTERURBANAS UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O LANEIRA (SAME/CONTAS MÉDICAS) GERAL HE 3284-4900 PRÉDIO ADMINISTRATIVO MARCILIO DIAS 3227-3776 3271-0649 LANEIRA (SAME/CONTAS MÉDICAS) 3271-0595 LABORATÓRIO SANTOS DUMONT 3228-7816 PARA LIGAÇÕES INTERURBANAS UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS LINDÓIA DO SUL, SETEMBRO DE 2017 O presente memorial trata-se do projeto de adequações da Unidade Básica de Saúde na Rua Tamandaré,

Leia mais

ESTATÍSTICA HNSC

ESTATÍSTICA HNSC ESTATÍSTICA HNSC - 2014 DADOS ESTATÍSTICOS - LEITOS Total geral de leitos Total de leitos para internação Total de leitos para observação Total de leitos para alojamento canguru Leitos do nos setores de

Leia mais

Pesquisa Institucional da Associação Hospital de Caridade Ijuí, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa do Núcleo de Segurança do Paciente 2

Pesquisa Institucional da Associação Hospital de Caridade Ijuí, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa do Núcleo de Segurança do Paciente 2 MEDIDAS PARA PREVENÇÃO DE INCIDENTES RELACIONADOS À IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 MEASURES FOR PREVENTION OF INCIDENTS RELATED TO PATIENT IDENTIFICATION, AN EXPERIENCE REPORT Cledir

Leia mais

MITRA DIOCESANA DE JUNDIAÍ CNPJ /

MITRA DIOCESANA DE JUNDIAÍ CNPJ / Jundiaí, 16 de Abril de 2013. GUIA PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DE OBRAS (AMPLIAÇÕES / NOVAS CONSTRUÇÕES) Prezados senhores Párocos / Administradores Paroquiais, pensando em ajudálos nas questões

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC Nº 103, DE 8 DE MAIO DE 2003

RESOLUÇÃO-RDC Nº 103, DE 8 DE MAIO DE 2003 RESOLUÇÃO-RDC Nº 103, DE 8 DE MAIO DE 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11, inciso IV, do Regulamento da ANVISA aprovado

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO

REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO Art. 1 - Corpo Clínico é o conjunto de médicos que se propõe a assumir solidariamente responsabilidade de prestar atendimento aos usuários que

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA.

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa de Engenharia para prestação de

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO

PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. Márcio Carboni 1 ORGANIZAÇÃO DA AULA Etapas de projeto arquitetônico Elementos

Leia mais

Organograma UDI Hospital

Organograma UDI Hospital Organograma UDI Hospital ASSEMBLÉIA DOS SÓCIOS CONSELHO CONSULTIVO Centro de Estudos Ensino e Pesquisa CONSELHO FISCAL/ AUDITORIA INDEPENDENTE COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA UDI HOSPITAL SUPERINTENDÊNCIA DIRETOR

Leia mais

Dos Serviços de Obras, Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Sanitária.

Dos Serviços de Obras, Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Sanitária. Dos Serviços de Obras, Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Sanitária. - Planejar, programar, executar, avaliar, capacitar, orientar e fiscalizar as atividades relacionadas à análise, avaliação e aprovação

Leia mais

A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe

A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe e Gerencial do SUS A Reforma Sanitária define o papel do Estado na gestão como produtor de serviço complementar aos municípios, indutor de políticas e coordenador de sistema assentado sobre os princípios

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU UNESP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU UNESP Seguem abaixo os ramais com suas respectivas classificações. RAM AL LOCAL CLASSIF. 6284 Acesso Legal - Rafael 2 6412 Agendamento - Bloco 2 6425 Agendamento - Núcleo - Administração 4 6427 Agendamento -

Leia mais