O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"

Transcrição

1 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE Monique de Oliveira PAULO 1 [ nique_mat@hotmail.com] Josefina Barrera Kalhil 2 [ josefinabk@gmail.com] Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). Av. Djalma Batista, 3578 Flores CEP Manaus/AM RESUMO: O presente texto trata-se de um relato docente, cujo objetivo é descrever a experiência de um estágio curricular, obrigatório, vivenciado durante a disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no ano de 2008, numa escola pública, na cidade de Manaus, com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do presente relato é o de socializar uma experiência significativa vivida com os alunos. Durante as aulas, no período de regência, foram utilizados nas aulas de matemática determinados recursos didáticos tais como o material concreto e jogos, os quais tinham como objetivo de motivar e despertar o interesse e a participação dos estudantes nas aulas de Geometria. Assim podemos ressaltar a importância de usar metodologias de ensino com intuito de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos pelas aulas e consequentemente criar uma maior aceitação dos discentes pela disciplina de matemática, favorecendo assim o processo de ensinoaprendizagem. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os conceitos geométricos e sua relação com o cotidiano. Palavras-chave: Estágio supervisionado; ensino de Matemática; relato de experiência. INTRODUÇÃO Neste relato de experiência, descreveremos uma intervenção didática visando introduzir conceitos geométricos, utilizando materiais didáticos como jogos e material concreto. Direcionada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, procurávamos desenvolver formas mais dinâmicas de ensino, e assim levar o aluno a assumir o papel de agente ativo na construção do seu conhecimento, tendo como partida conhecimentos prévios, cabendo ao professor o papel de organizador do ambiente de aprendizagem e intermediador entre o conhecimento já dominado pelo aluno e o conhecimento novo a ser apreendido. A prática do ensino da Matemática de forma dinâmica, criativa e não mecanizada deveria ser um objetivo fundamental para o docente da área, mostrando assim, seu compromisso com a educação. Porém, o que mais se observa nas escolas da rede pública, é uma parcela considerável de alunos com muita dificuldade em Matemática, nos níveis fundamentais e médios. E apesar de vários estudos levantarem sérias críticas ao sistema educacional 1 Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas UEA. Mestranda em Educação em Ciências na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino De Ciências na Amazônia da UEA 2 Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidade da Havana (2003).

2 brasileiro, poucos oferecem alternativas viáveis de ação. O mais preocupante é que os altos índices de fracasso escolar ainda persistem em pleno século XXI. Nesse contexto, acredita-se que acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, verdadeiramente preocupados com o Ensino da Matemática nas escolas públicas, vêem no estágio uma oportunidade de contribuir para a mudança da realidade do processo de ensinoaprendizagem desta área do conhecimento e também procuram diminuir o número de alunos que não conseguem ter algum interesse ou aqueles que têm dificuldades na disciplina. O estágio permite ao graduando vivenciar as atividades do futuro professor através do seu contato com os alunos em sala de aula, além de servir como uma grande chance de se aplicar novas técnicas e métodos criados, muitas vezes, pelos próprios estagiários como jogos, atividades interdisciplinares, seminários, etc. A Matemática como ferramenta para a construção de jogos também tem despertado grande interesse dos profissionais da área. Porém, assim como os jogos apresentam formas de aprendizado, necessita-se também de técnicas que possam fazer com que um determinado jogo seja influente no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um grande desafio, buscar através do lúdico resgatar a importância de se aprender Matemática, não como disciplina temerosa, mas como um aprendizado essencial para a vida. LOCALIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO A Escola fica localizada na Rua 07, Conjunto Castelo Branco, Bairro do Parque Dez de Novembro, Zona Centro Sul. O prédio atual foi construído no ano de 2002, com três pisos, 14 salas de aula, uma biblioteca, uma cozinha, sala para TV Escola, laboratório de informática, sala da diretora, pedagogos, professores, uma secretaria, uma quadra poliesportiva e amplos banheiros masculinos e femininos. Tem como entidade mantenedora o Governo do Estado do Amazonas, representado pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC). DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O estágio foi realizado em 4 fases: 1. Diagnóstico, onde foi feita a coleta de dados como a caracterização da escola, com o objetivo de conhecer seu histórico, localização, visão, missão, valores, objetivos institucionais, objetivo geral, objetivos específicos, entidade mantenedora e recursos humanos. 2. Observação: fase onde se analisou alguns aspectos com relação ao professor, aos alunos e também aspectos relacionais entre ambos. 3. Auxílio Regência: fase na qual o aluno estagiário auxiliava todas as tarefas realizadas pelo professor em sala de aula. 4. Regência compartilhada: período em que o estagiário ministra determinados números de aulas sob a orientação do professor responsável e é avaliado por ele.

3 A INTERVENÇÃO Durante o período de estágio, precisei coletar alguns dados conforme os roteiros de observação. Esse roteiro consistia em observar o aspecto do professor em relação às descrições do conteúdo ministrado pelo mesmo, analisar os aspectos dos alunos, e observar os aspectos relacionais na sala de aula. Tais observações foram feitas, e baseado nesses dados colhidos no período de observação elaborei os planos de aula para que pudesse então dar início ao processo de regência. Ao expor os conteúdos, fazia perguntas aos alunos com o objetivo de estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação dos alunos e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Através de aulas expositivas e utilizando material concreto, vídeo-aula, procurei dar mais segurança aos alunos, quanto à capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima entre a incessante busca de soluções para os problemas propostos, assim como promovendo atividades que estimulassem a cooperação, e o trabalho coletivo, como os trabalhos realizados em grupo com dinâmicas e técnicas de ensino, identificando aspectos divergentes ou não na discussão de um assunto, fazendo com que eles respeitassem o modo de pensar dos colegas. Visando uma intervenção para a melhoria do ensino-aprendizagem de Matemática, desenvolveu-se uma proposta com o intuito de contribuir para a mudança da realidade do ensino de Geometria, considerando o elevado grau de dificuldade que os alunos da rede pública de ensino apresentam como: Identificar figuras geométricas, identificar os elementos de tais figuras, entender a linguagem matemática e assim, expressarem-se com relação aos exercícios, utilizarem o raciocínio lógico e buscar outras formas de resolver exercícios. ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Aulas expositivas com o auxilio de jogos e materiais concretos. Resolução de exercícios em grupo, aprendendo Geometria através do trabalho manual de corte e comparação de polígonos notáveis, a fim de transformá-los em figuras mais simples e de áreas conhecidas, enfatizando sua importância para os alunos. Conforme Lorenzato (1995), para se justificar a importância da Geometria, bastaria o argumento de que sem ela os cidadãos não desenvolveriam o pensar geométrico ou o raciocínio visual e sem essa habilidade dificilmente conseguiriam resolver situações de vida. Alguens professores justificam para o não cumprimento do programa de Geometria ser sempre a falta de tempo. Segundo Pavanello, (1993) A maioria dos alunos do 1º grau deixa de aprender geometria, pois os professores das séries iniciais limitam-se, em geral, a trabalhar somente o conteúdo algébrico. O estudo de geometria passa a ser feito, quando não é eliminado, apenas no 2º grau, com o agravante de que os alunos apresentam uma dificuldade ainda maior em lidar com as figuras geométricas e sua representação porque o Desenho Geométrico é substituído, nos dois graus do ensino, pela Educação Artística.

4 No entanto, conforme fala Lorenzatto (1995), Pavanello (1993) e Perez (1991) a geometria é conteúdo pouco trabalhado nas escolas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, em alguns casos os professores raramente trabalham o que se propõe durante o ano letivo em relação aos conteúdos de geometria, o maior motivo é a falta de conhecimento e afinidade do professor com geometria, isso faz com que os mesmos se sintam inseguros ao trabalharem este conteúdo. O resultado é que os alunos entram para o ensino médio desprovidos dos conhecimentos necessários para obter uma aprendizagem adequada inerentes a este conteúdo. A Geometria é uma teoria matemática que também visa criar uma abstração de um mundo que faz parte de nossa realidade. Os PCN s apontam a importância de se trabalhar com a Matemática, em sala de aula, sob dois aspectos: 1) as aplicações no cotidiano; 2) as aplicações e avanços na própria ciência Matemática. Diante do fato viu-se a necessidade de se trabalhar com os alunos do 9º ano, algo mais atraente e motivador direcionado aos conteúdos de Geometria. Dessa forma desenvolvi meus planos de aula envolvendo o uso de material concreto e jogos. Visando sempre a melhor percepção do aluno, já que o estudo da Geometria exige um tratamento bem mais seletivo de material didático, pois esses precisam levar o aluno à uma visão bem mais ampla do problema. Nesse aspecto, apresentamos o campo visual e manual como prioridades, para que o educando possa ter verdadeira experiência concreta com a Geometria, seja ela plana ou espacial. A PROPOSTA Ao participar das aulas, no período de auxílio regência, o que mais observei nas turmas de 9º ano em geral, foi uma considerável parcela de alunos com muita dificuldade em matemática, em particular com o aprendizado que envolve conceitos de geometria euclidiana plana. De posse dessa problemática e preocupada com o ensino da Matemática nas escolas públicas, desenvolvi o seguinte projeto de intervenção: calcular áreas de figuras geométricas planas através da comparação entre elas, utilizando materiais concretos e jogos. Sendo esse o foco maior, apresentarei neste trabalho algumas propostas de soluções viáveis e também um compromisso com aqueles que vêem a matemática como uma disciplina a ser trabalhada de forma dinâmica, criativa e não mecanizada. Porém, assim como os jogos apresentam formas de aprendizado, necessita-se também de técnicas que possam fazer com que um determinado jogo seja influente no processo de ensino- aprendizagem. Assim, o jogo pode ou não levar o aluno a tingir o objetivo imposto por aqueles que o formularam. Há necessidade, nesse caso, de algo que seja observável e/ou mensurável, pois o principal problema dos jogos em geral, é a facilidade da perda do foco, ou seja, o aluno muitas vezes se preocupa tanto em ganhar um jogo ou em terminá-lo o mais breve possível, que termina por não cumprir os objetivos do mesmo. Não descartamos aqui a possibilidade de aplicar jogos, contudo teríamos muita ressalva em fazê-lo sem o estudo minucioso do conteúdo desse jogo, do nível do mesmo as chances do

5 aluno aprender o que foi proposto, bem como fazer um jogo de acordo com realidade e o interesse desses alunos. Apesar disso, as técnicas de ensino são de mais fácil aceitação, pois já estão inseridas dentro de uma aula tradicional, e de mais fácil entendimento, pois as regras são aquelas já conhecidas pelos alunos e já estudadas nos livros. Vale lembrar que nem técnicas de ensino nem jogos pedagógicos substituem a aula expositiva normal, servem apenas de apoio e aplicabilidade de assuntos já estudados. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo Aranão (2002, p. 35), material alternativo é todo tipo de material industrializado ou não, que pode ser de fácil acesso, ou seja, são todos aqueles materiais normalmente descartáveis. Ele apresenta características fundamentais para a formação e aplicação do conhecimento do estudante, pois desperta a criatividade e o raciocínio rápido do aluno, principalmente na área da Matemática. De acordo com Lucckesi (1992) quanto mais o aluno manusear o material que irá usar, mais poderá aumentar seus conhecimentos matemáticos, somando aos que já possui, ou mesmo acrescentando novos conceitos. Dessa forma, pode-se promover a melhoria do ensino-aprendizagem de determinado conteúdo da Matemática através da utilização de pelo menos um dos seguintes temas defendidos pela Educação matemática: a) Material concreto Muitos autores e educadores utilizam termos diferentes quando falam de materiais concretos; alguns usam a expressão instrumentos de aprendizagem; outros preferem objetos de aprendizagem, artefatos didáticos, materiais manipuláveis, materiais didáticos, etc. Turrioni (2004, p. 78) defende que se utilizado corretamente em sala de aula, com intenção e objetivo, o Material Manipulável pode tornar-se um grande parceiro do professor, auxiliando no ensino e contribuindo para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa, mesmo porque ele exerce um papel importante na aprendizagem. Facilita a observação e a análise, desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico, é fundamental e é excelente para auxiliar ao aluno na construção de seus conhecimentos. Lorenzato (2006, p. 21) afirma que o Material Concreto (MC) pode ser um excelente catalisador para o aluno construir o seu saber matemático, dependendo da forma que os conteúdos são conduzidos pelo professor. Ele deverá ter uma postura de mediador entre a teoria/mc/realidade. Para PASSOS (2006, p. 78), os MC devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído. b) Técnicas de ensino As técnicas são recursos didáticos e dedem ser utilizadas com o objetivo principal de propiciar ao discente um efeito de aprendizagem eficaz e de caráter investigativo. A aplicação de uma técnica paralela a de um jogo, produz resultados surpreendentes se feita da maneira correta. As técnicas pedagógicas devem alterna-se com aulas expositivas e ser aplicada sempre que houver necessidade de fixação de algum conteúdo. Não existem limitações materiais para o emprego de qualquer técnica. As

6 técnicas constituem extraordinário instrumento de motivação, uma vez que transformam o conhecimento a ser assimilado em um recurso de autenticidade e em saída competitividade. (ANTUNES, 2002, p.19). c) Jogos Dentre os diversos Materiais Manipuláveis, encontramos o jogo do latim locu, que significa gracejo, zombaria; porém, utiliza-se ludu: jogo, passatempo, brinquedo, divertimento. Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propicia a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações. (BRASIL, 1998, p. 47). OBJETIVO GERAL Trata-se de um grande desafio, buscar através do lúdico resgatar a importância de se aprender Matemática, não como disciplina temerosa, mas como um aprendizado essencial para a vida. Para isso, o objetivo do estágio, direcionado aos alunos é vincular a Matemática ao cotidiano, de forma dinâmica, criativa e não mecanizada, através de jogos e materiais concretos que possibilitem um aprendizado matemático. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender a finalidade dos cálculos das áreas das seguintes figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, paralelogramo, triângulo, losango, trapézio e círculo. Mostrar a área das figuras a partir da utilização do material concreto, identificar os diferentes tipos de figuras geométricas planas, calcular a área dessas figuras através da resolução de exercícios contextualizados e calcular área de quadriláteros através da decomposição de figuras planas utilizando o Tangram. METODOLOGIA DA PESQUISA O procedimento metodológico adotado foi do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa por trabalhar com o pensamento do aluno, analisando as respostas e atitudes em sua complexidade (D AMBRÓSIO, 2004, apud BORBA, 2004). Para OLIVEIRA (2002, p. 117) As pesquisas que utilizam da abordagem qualitativa possuem a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos experimentados por grupos sociais, apresentar contribuições no processo de mudança, criação ou formação de opiniões de determinado grupo e permitir, em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos.

7 A pesquisa qualitativa é definida como aquela que privilegia a análise de microprocessos, através do estudo das ações sociais individuais e grupais, realizando um exame intensivo dos dados, onde os instrumentos de pesquisa e equipamentos (vídeo, máquina fotográfica, gravador, etc) são utilizados para coleta e analise de dados (questionários, entrevista, observação, análise documental, etc). Segundo Gómez (1999), o método qualitativo Estudia la realidad en su contexto natural, tal y como sucede, intentando sacar sentido de, o interpretar los fenómenos de acuerdo con los significados que tienen para las personas implicadas. La investigación cualitativa implica la utilización y recogida de una gran variedad de materiales entrevista, experiencia personal, historias de vida, observaciones, textos históricos, imágenes, sonidos que describen la rutina y las situaciones problemáticas y los significados en la vida de las personas. (GÓMEZ, p. 32) A método qualitativo foi escolhido, por que se preocupa, no ensino da Matemática, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, esse método trabalha com o universo de significados, motivos, valores e atitudes, o que representa um espaço mais profundo das relações entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS O método de coleta de informações se deu por meio da observação participante e da aplicação de questionários. Através de dois questionários, aplicados aos alunos, um deles no início da pesquisa e outro ao finalizá-la. Buscou-se registrar as percepções destes sobre os conteúdos, as aulas de Matemática e as facilidades ou dificuldades vivenciadas, e o envolvimento das turmas no processo oportunizou a observação participante. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS A pesquisa foi realizada em duas turmas, e foram entrevistados sessenta e um alunos do 9º ano. 1) O método utilizado pelo estagiário ajudou para que você tivesse mais interesse nas aulas? 59 SIM 2 NÃO 2) Os exemplos utilizados ajudaram a perceber a importância da matemática no cotidiano? 60 SIM 1 NÃO 3) Quais atividades você gostou mais de fazer? Por quê? 95% dos alunos gostaram de fazer todas as atividades realizadas em sala de aula.

8 4) Quais conceitos estudados você gostou mais? 90% gostaram de todos os conceitos ministrados em sala de aula. 5) O tempo foi suficiente para a realização das atividades? 55 SIM 6 NÃO 6) As atividades permitiram a interação com os colegas? 59 SIM 2 NÃO 7) Qual seu nível de satisfação em relação às atividades realizadas? 56 SATISFEITOS 2 INSATISFEITOS 3 INDIFERENTES 8) Dê sugestões para melhorar as aulas. Resposta pessoal. Questões: 1, 2, 3 e 7. De acordo com os dados obtidos na pesquisa, é notória a satisfação dos alunos quanto à proposta aplicada em sala de aula, como a utilização dos materiais concretos e as técnicas de ensino. Muitos autores e educadores utilizam termos diferentes quando falam de materiais concretos; alguns usam a expressão instrumentos de aprendizagem; outros preferem objetos de aprendizagem, artefatos didáticos, materiais manipuláveis, materiais didáticos, etc. Questão: 8. Grande parte dos alunos respondeu que as aulas foram muito boas, e como sugestões pediram para que houvesse mais jogos, dinâmicas e técnicas de ensino. A contribuição mais relevante que a proposta trouxe aos alunos, diz respeito à melhoria no desenvolvimento intelectual, social, e pessoal dos mesmos. Mudança no comportamento e relacionamento, pois os mesmos no inicio eram muito inquietos, desinteressados, conversavam muito durante a aula, e tiravam a concentração uns dos outros. Porém, os alunos melhoraram muito durante a aplicação da proposta, através de vídeo-aula, dinâmicas, jogos e técnicas de ensino, onde através de trabalhos em grupo os alunos passaram a cooperar e respeitar uns aos outros, trocavam idéias, prestavam atenção nos conteúdos ministrados, e participavam bastante das aulas, desenvolveram maior capacidade para resolver os problemas propostos.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste trabalho, procurou-se mostrar uma experiência de aplicação de jogos no auxílio à aprendizagem e fixação de conceitos matemáticos pelo educando do ensino fundamental, durante o período estágio. Os resultados obtidos foram satisfatórios e mostraram que este auxílio trouxe ao educando um contato diferente com a matemática, transformando as aulas em uma forma prazerosa de aprendizagem. Referências ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da Matemática. Rio de Janeiro: Ed. Conquista, ATUNES, C. Manual de técnicas, de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília CARRAHER, T. N. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, D AMBRÓSIO, U. Educação Matemática. 11 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004 Metodologia e prática de ensino de matemática/ Coordenador: Iêda Maria de Araújo Costa. Manaus: UEA. Edições PAVANELLO, R.M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e conseqüências. Revista Zetetiké. Ano I, Nº1, p-7, PEREZ,G. Pressupostos e Reflexões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa Participante no Ensino de Geometria para as Camadas Populares. Tese de Doutorado. UNICAMP-SP. Faculdade de Educação, TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2009.

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB.

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. Judcely Nytyesca de Macedo Oliveira Silva 1 - UFCG - ufcg.juudy@gmail.com;

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC Dhiego Vieira do Amaral (UFCG); Késia de Mélo Hermenegildo (UFCG); Severino Horácio da Silva

Leia mais

JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO André Antônio da Silva; José Tatiano da Silva; Roberto Araújo Sá Universidade Federal

Leia mais

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES Rafael Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba rafaelpereira.jt@hotmail.com Jailson Lourenço de Pontes

Leia mais

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO 10 Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Matemática/CicloII SOUZA, Junia Ellen Arndt de 1 Borges, Vanusa Emilia 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Desde a Educação Infantil, a criança aprende a conhecer

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jéssica Targino Muniz, IFRN/Campus Santa Cruz, jessica.tar@hotmail.com Josefa Cristiane Pontes da Cruz, IFRN/Campus

Leia mais

DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM GRAJAÚ, MARANHÃO 1

DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM GRAJAÚ, MARANHÃO 1 DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM GRAJAÚ, MARANHÃO 1 Camila Jorge Pires Graduanda em Licenciatura em Ciências Naturais/Química

Leia mais

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira camila.snog@hotmail.com Maria Aparecida Galdino de Souza cindysouza@hotmail.com Luiza

Leia mais

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Integração de Tecnologias na Educação: Práticas Inovadoras na Educação Básica 77 Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Samira Micheleto Pacheco Centro de Educação de Jovens

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI

O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI Abdias Lopes Medeiros Graduando em Educação Física pelo PARFOR

Leia mais

A MATEMÁTICA NA COPA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA NA BANDEIRA DO BRASIL

A MATEMÁTICA NA COPA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA NA BANDEIRA DO BRASIL A MATEMÁTICA NA COPA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA NA BANDEIRA DO BRASIL Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Luciano Gomes SOARES lgs.007@hotmail.com Lindemberg

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)-GT08 RESUMO Este trabalho foi realizado com

Leia mais

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A Zaqueu Vieira Oliveira z.zaqueu@usp.br Sala 128 do bloco A Disciplinas Pedagógicas Teoria (Educação e Matemática) Metodologia do Ensino de Matemática I Disciplinas Específicas Prática (Sala de aula) Concepções

Leia mais

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS Aline dos Santos Silva (UFCG); Gerlândia Estevam do Nascimento (UFCG); Israel

Leia mais

CONSTRUINDO E APRENDENDO POLIEDROS DE UMA FORMA INTERESSANTE

CONSTRUINDO E APRENDENDO POLIEDROS DE UMA FORMA INTERESSANTE CONSTRUINDO E APRENDENDO POLIEDROS DE UMA FORMA INTERESSANTE 1 Ailton Diniz de Oliveira, 1 Alécio Soares Silva, 2 Chistianne Torres Lira 3 Valdson Davi Moura Silva UEPB/CCT - Rua das Baraúnas, 351 Bairro:

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO Angélica Tatiany Rodrigues dos Santos ¹ Fabricio André Lima Cavalcante² Márcia Adelino da Silva Dias³

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade:

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: RELATOS DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL Josane do Nascimento Ferreira Instituto Federal de Mato Grosso campus Pontes

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS SANTOS, Adriano Eusébio dos 1 ;GOMES, Malu Alexandre 2 ; RIBEIRO, Elizete Maria Possamai 3 (1) Acadêmico do Curso de Licenciatura de Matemática,

Leia mais

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS Anderson Daniel Stochero, aluno do IF Farroupilha Campus Santo Ângelo, curso Tecnológico em Sistemas para Internet, anderson_stochero@yahoo.com.br

Leia mais

PRÁTICAS DOCENTES E O TEOREMA DE PITÁGORAS: UTILIZANDO A DEMONSTRAÇÃO DE PERIGAL

PRÁTICAS DOCENTES E O TEOREMA DE PITÁGORAS: UTILIZANDO A DEMONSTRAÇÃO DE PERIGAL PRÁTICAS DOCENTES E O TEOREMA DE PITÁGORAS: UTILIZANDO A DEMONSTRAÇÃO DE PERIGAL André Luis Bento Soares Nicoly Lionel Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Curso

Leia mais

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francielle de Oliveira Costa 1 ; Jorge José Araujo da Silva 2 Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte E-mail:

Leia mais

ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES

ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES Fabiana Patricia Luft 2, Milena Carla Seimetz 3, Lucilaine

Leia mais

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado.

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado. CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS COM BASE NA TEORIA DE VAN HIELE Fabiane Christine Gimenes Universidade Tecnológica Federal do Paraná Fabianegimenes_cp@hotmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Arthur de Araújo FILGUEIRAS Universidade Federal da Paraíba arthurfilgueiras@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO Dentro do atual cenário

Leia mais

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA Rafaela Luna NASCIMENTO 1, Maria Roberta de Oliveira PINTO 1 1 Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I, Campina Grande-PB.

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA Leandra Tamiris de Oliveira Lira-UFRPE Leonardo Barbosa

Leia mais

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 RESUMO

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 RESUMO ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL COM O AUXILIO DA TORRE DE HANÓI Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 Leonardo Silva SANTOS Universidade Estadual da Paraíba leonardoufcg2@gmail.com

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professor de matemática

Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professor de matemática Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professor de matemática Alunas : Mara Cristina Baltazar, Sabrini Micheli dos Anjos, Zilmara Raupp de Quadros Professora :Margarete Farias Medeiros

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A

Zaqueu Vieira Oliveira Sala 128 do bloco A Zaqueu Vieira Oliveira z.zaqueu@usp.br Sala 128 do bloco A Disciplinas Pedagógicas Teoria (Educação e Matemática) Metodologia do Ensino de Matemática I Disciplinas Específicas Prática (Sala de aula) Concepções

Leia mais

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA Luana Aparecida Nunes 1, Fabiana da Penha Rhodes 2. 1 Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu(

Leia mais

RESOLVENDO PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS

RESOLVENDO PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS RESOLVENDO PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS Rosana Jorge Monteiro Magni rosanamagni@ig.com.br Nielce Meneguelo Lobo da Costa nielce.lobo@gmail.com Claudia Maria Pinotti de Almeida claudiapalmeida@professor.sp.gov.br

Leia mais

TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA

TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA Ana Karolina Marques de Lima 1, Jessica Aline Cardoso Gomes 2, Lúcia da Silva Fontes 3 1 Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA

INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO ACERCA DAS QUESTÕES DO ENEM EM QUÍMICA

RELAÇÃO ENTRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO ACERCA DAS QUESTÕES DO ENEM EM QUÍMICA RELAÇÃO ENTRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO ACERCA DAS QUESTÕES DO ENEM EM QUÍMICA José Geovane Jorge de Matos 1 ; Lillyane Raissa Barbosa da Silva 2 ; Magadã Marinho Rocha de Lira 3. 1 Bolsista

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA

A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA Messias de Oliveira Silva 1 ; Maria Fernanda Araujo Silva 1 ; Rafaele dos Santos Batista Flôr 2 ; Lígia Maria Freitas Sampaio 3 ; Maria

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 Jailson Lourenço de PONTES jail21.jlo@gmail.com

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DE MATEMÁTICA PELO DISCENTE

AVALIAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DE MATEMÁTICA PELO DISCENTE AVALIAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DE MATEMÁTICA PELO DISCENTE Questões avaliadas: 1) Disponibilidade de horário para atendimento aos alunos. 2) Organização, fornecimento de informações, divulgação de atividades

Leia mais

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas Eunice Medeiros Gonçalves (autora) Colégio Visão Professora nice-mg@hotmail.com

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Matemática. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Matemática. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) História, contexto e aplicações da matemática. Conjuntos Numéricos

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO

RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO Camila Sibelle Marques da Silva UFPE / CAA camila.sibelle@gmail.com Lidiane Pereira de Carvalho UFPE / CAA lidiane.carvalho@ufpe.br Resumo

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Verônica Leal de Moura; Luana Nobre de Sousa Universidade Federal do Piauí UFPI, veronicamoura22@outlook.com; e-mail. INTRODUÇÃO De

Leia mais

IMPORTÂNCIA E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA (LEM) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

IMPORTÂNCIA E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA (LEM) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES IMPORTÂNCIA E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA (LEM) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Fernando Gérson Libânio Mendes 1 ; Kaio Cesar Ferreira da Silva 2 ; Cleire Maria do Amaral Rodrigues 3 1 Acadêmico

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS Fábio Gomes Nunes (1), Fagner Cardoso do Nascimento (2) 1 Universidade Federal Rural de Pernambuco, professorfabiogomes@gmail.com,

Leia mais

TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Maria Jéssica Ximenes Sousa Discente do Curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú jessica.ximenes25@hotmail.com

Leia mais

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano.

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano. A FOTOGRAFIA AÉREA NO AUXÍLIO AO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR NAPOLEÃO SALLES: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA MICHELE FERNANDA MARCELINO RENZO Aluna e Bolsista

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS 1 Arthur Gilzeph Farias Almeida; 2 Samara Araújo Melo. 1 Universidade Federal de Campina Grande, agilzeph@gmail.com; 2 E.E.E.F.M

Leia mais

DEPOIMENTOS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE REALIZADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PUCPR

DEPOIMENTOS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE REALIZADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PUCPR DEPOIMENTOS E REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE REALIZADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PUCPR Profª Ms. Sandra de Fátima Krüger Gusso Profª Ms. Maria Antonia M. Schuartz

Leia mais

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Antonia Rayara Pereira Lemos;¹* Neidimar Lopes Matias de Paula¹ 1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Leia mais

USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS Joaldo bezerra de Melo;Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba bezerramelo@hotmail.com INTRODUÇÃO Nos

Leia mais

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1.

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS Área Temática: Educação Autora: Lisangela Maroni (UNINTER) 1. RESUMO: A matemática faz parte da vida das pessoas nas mais diversas

Leia mais

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS 27 a 30 de agosto de 2014. APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS CALABREZ, Mayara Caetano Instituto Federal do Espírito Santo - Cachoeiro mayaracalabrez@hotmail.com MOREIRA, Michelli Rodrigues

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA RODRIGUES, Lisiane Jaques Curso de Especialização em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática Faculdade de Educação - Universidade Federal de

Leia mais

TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO TABULEIRO DA FATORAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Charles Herdies Prado 1 Gilson de Vargas Ribeiro 2 Carmen Teresa Kaiber 3 Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA Joseane Tavares Barbosa 1 ; Maria Janaína de Oliveira 1 (orientadora) Joseane Tavares Barbosa 1 (autora)

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA III SÉRIE: 4ª CARGA HORÁRIA: 144 HORAS PROFESSOR: EVERTON JOSÉ GOLDONI ESTEVAM ANO LETIVO: 2013 EMENTA A Matemática

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS Introdução Jossivan Lopes Leite Universidade Estadual da Paraíba- UEPB jossivanlopes@gmail.com A sociedade atual está mergulhada

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS Ângela Cristina da Fonseca Mirante Professora do Departamento de Matemática do IFBA/Campus de Salvador angelamirante@ifba.edu.br Matheus Soares

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

SORTE NO JOGO E NA MATEMÁTICA: Aprendendo através de jogos na educação básica e educação profissional

SORTE NO JOGO E NA MATEMÁTICA: Aprendendo através de jogos na educação básica e educação profissional SORTE NO JOGO E NA MATEMÁTICA: Aprendendo através de jogos na educação básica e educação profissional RESUMO CARVALHO, Nelson Pereira 1 RIBEIRO, Márcia Adriana de Faria 2 SANTOS, Deiffson Adriel Silva

Leia mais

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Mostra do CAEM 2017 19 a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Isaura Aparecida Torse de Almeida (maeiata@gmail.com) 1 Resumo Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência

Leia mais

A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO

A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO 1 BASSANI, Joel de Oliveira; 2 ANDRADE, Elisiane Cardoso de; 3 ROCHO, Valdirene da Rosa; 4 BRASIL, Carla Sofia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Modelagem e Educação Matemática GT 04

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Modelagem e Educação Matemática GT 04 O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Modelagem e Educação Matemática GT 04 Patrícia Melo ROCHA Universidade Estadual da Paraíba patricia@cche.uepb.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 04- Estágio Supervisionado IV (150h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUIMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUIMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUIMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR Autor: Lourival de Sousa Maia Júnior; Co-autor: Gilson dos Santos Costa; Orientador: Wallonilson

Leia mais

EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA Auricéia Farias BEZERRA 1, Maria Betania Hermengildo dos SANTOS 1 1 Departamento de Química, Universidade Estadual

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL PARA O LABORATÓRIO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL PARA O LABORATÓRIO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL PARA O LABORATÓRIO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO Arthur Sarmento de Souza (1); Josivan Lino da Silva (2); Valdenes Carvalho Gomes (3); Geraldo da Mota Dantas (4) 1 Instituto

Leia mais

CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Francinaldo de Meireles Silveira - Autor; Franciclaudio de Meireles Silveira - Coautor; Eduardo da

Leia mais

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas.

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO Jéssica

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 18 A 20 DE SETEMBRO 2014 CAMPINA GRANDE - PB

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 18 A 20 DE SETEMBRO 2014 CAMPINA GRANDE - PB CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 18 A 20 DE SETEMBRO 2014 CAMPINA GRANDE - PB OS NÚMEROS RACIONAIS NA REPESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 6º ANO Ivania Dias Nascimento, UFPB ivaniadiasgt@hotmail.co

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL

GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL ISSN 2316-7785 GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL Luana Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pimentelluana@ymail.com Emanuele da Silva

Leia mais