Módulo 4: Marcas. 1. Listar e descrever resumidamente os sinais que podem servir de marcas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 4: Marcas. 1. Listar e descrever resumidamente os sinais que podem servir de marcas."

Transcrição

1 Nota: Este módulo requer cerca de 5 horas de estudo. Módulo 4: Marcas Objetivos Depois de estudar este módulo, você poderá: 1. Listar e descrever resumidamente os sinais que podem servir de marcas. 2. Descrever as duas condições para proteção de uma marca. 3. Fazer a distinção entre marca coletiva e marca de certificação. 4. Indicar os direitos exclusivos do titular de uma marca. 5. Descrever como as marcas notórias são protegidas de acordo com a Convenção de Paris e o TRIPS.

2 Introdução As marcas existem desde a antigüidade. Já há anos, os artesãos indianos costumavam gravar assinaturas em suas criações artísticas, antes de enviá- las para o Irã. Mais tarde, os romanos utilizavam mais de 100 marcas diferentes em sua cerâmica, entre elas a marca FORTIS, a qual tornou-se de tal modo famosa que era copiada e contrafeita. Na Idade Média, desenvolvimento do comércio acarretou o aumento da utilização das marcas. Atualmente, as marcas abreviadas com em português com são de uso freqüente, e a maioria das pessoas do planeta consegue fazer a distinção entre as marcas de duas bebidas não-alcóolicas, a Pepsi-Cola e a Coca- Cola. A crescente importância das marcas nas atividades de comércio eletrônico é devida ao aumento da competição entre as empresas que comercializam em mais de um país. As marcas têm sido usadas para simplificar a identificação dos produtos e serviços pelos consumidores, como também suas qualidades e valores. Ademais, uma marca deve ser considerada como uma ferramenta de comunicação utilizada pelos empresários para atrair clientela. No presente módulo, você vai aprender a distinguir os tipos de sinais que podem ser utilizados como marcas e a conhecer as características que elas devem ter. Você vai ser capaz de distingüir entre uma marca coletiva e uma marca de certificação. O presente módulo também vai explanar como marcas notórias e de alto renome possuem proteção especial na Convenção de Paris e no TRIPS.

3 Marcas Para começar, gostaria que você ouvisse o primeiro segmento de áudio, explicando o que significa marca e quais são as suas características. Segmento de áudio 1: Então, você poderia me dizer o que é exatamente uma marca? A marca é basicamente um sinal usado para fazer a distinção entre os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa e aqueles oferecidos por outra empresa. Esta é uma definição muito simplificada mas que permite explicar essencialmente o que é uma marca. Quais são as características que uma marca deve ter? Existem duas características principais para uma marca: deve ter um caráter distintivo e não deve ser enganosa.

4 Portanto, uma definição formal do termo marca é a seguinte : A marca é um sinal que individualiza os produtos de uma determinada empresa e os distingue dos produtos de seus concorrentes Uma marca pode ser constituída por palavras, desenhos, letras, números ou embalagem, expressão de propaganda, logotipos, símbolos, etc. The Coca-Cola Company PepsiCo, Inc. É necessário referir que uma marca de serviço é similar a uma marca de comércio, se diferenciando somente pelo fato de que a última protege produtos, e a primeira protege serviços. Geralmente se menciona o termo marca, que inclui ambas, marcas de coméricio e marcas de serviço.

5 O segmento de áudio seguinte apresenta alguns exemplos de marcas. Segmento de áudio 2: Você poderia me dar alguns exemplos de sinais que podem ser utilizados como marcas? Existem marcas nominativas, que consistem em palavras, letras, números, abreviações, ou nomes; em sobrenomes, por exemplo. Basta lembrar da famosa marca de automóveis, Ford assim denominada, por causa de Henry Ford, que construiu o primeiro; e assim também WH Smith, a livraria, etc. Existem muitos nomes utilizados como marcas. Encontramos também abreviações, como IBM, mas as marcas podem também consistir de desenhos ou elementos figurativos, como é o caso da empresa de petróleo Shell. Então quando você diz desenho, você quer se referir a objetos como o logotipo da Shell? Sim, mas esse é um desenho bidimensional apenas, e as marcas podem ser também tridimensionais ou seja, podem consistir da embalagem dos produtos ou os próprios produtos. Nesse caso, é claro que as cores das marcas podem igualmente ser protegidas; além disso, há alguns anos, um novo tipo de marca apareceu no mercado. São as marcas constituídas por hologramas. Se você observar um cartão de crédito, por exemplo, você vai ver uma pequena imagem cujo aspecto muda em função do ângulo de onde é observada. Existem ainda marcas sonoras: um jingle publicitário pode servir de marca. Em certos países existem até marcas olfativas, onde um aroma especial pode ser protegido como marca. Existe portanto uma enorme variedade de sinais que podem ser utilizados como marcas, mas sempre sob duas condições: a marca deve ser distintiva, e não enganosa.

6 Concluindo, os exemplos que seguem devem ajudá-lo a identificar em que consiste uma marca: Palavras: Apple para computadores; Deutsche Bank, para banco. Designações arbitrárias ou fantasiosas: Coca-cola, Nikon, Sony, NIKE, Easy Jet. Nomes: Ford, Peugeot, Hilton(hotel) Expressões de propaganda: Fly me, para uma comanhia aérea. Logotipo: a estrela da Mercedes Benz, a moça voando da Rolls Royce. Número: o perfume Letras: GM, FIAT, VW, KLM. Figuras ou símbolos: Lacoste (crocodilo pequeno).

7 No segmento de áudio n o. 1, o narrador também mencionou duas características que uma marca deve apresentar. Primeiramente, deve apresentar um caráter distintivo e em segundo lugar, não deve ser enganosa. Você vai saber mais sobre esses dois requisitos ouvindo os dois segmentos de áudio seguintes. Segmento de áudio 3: Você pode me dar um exemplo do modo como uma marca pode apresentar um caráter distintivo? Como acabei de dizer, para ser distintiva, a marca, por sua própria natureza, deve ser capaz de distinguir produtos ou serviços. Acredito que um bom exemplo é a palavra apple ou seja maçã. A palavra Apple constitui uma marca que apresenta um caráter distintivo para computadores, porque não tem absolutamente nada a ver com computadores, mas não teria caráter distintivo para maçãs verdadeiras. Em outras palavras, a pessoa que cultiva e vende maçãs não poderia registrar a palavra apple como marca e protegê-la, porque seus concorrentes devem poder utilizar a palavra em questão para descrever seus próprios produtos. Em termos gerais, se a marca é descritiva, ela não é distintiva. A marca é descritiva se descreve a natureza ou a identidade dos produtos ou serviços para os quais é utilizada. A marca pode ainda ser enganosa, principalmente quando reivindica uma qualidade para os produtos que estes não possuem. Segmento de áudio 4: Você poderia me dar um exemplo de marca que possivelmente seria enganosa? Na maioria das vezes, a marca enganosa é aquela que supõe certas qualidades para os produtos que estes não possuem. Imaginemos, por exemplo, a marca Puro Couro, utilizada para produtos que não são feitos de puro couro.

8 Um dos principais pontos levantados foi que o caráter distintivo de um sinal utilizado como marca deve ser avaliado, levando-se em conta os produtos ou serviços aos quais está associado.

9 Questão de Auto-avaliação (QAA) QAA 1: Você considera que a seguinte expressão inventada, "FRUMATO", constituiria uma boa marca para uma bebida feita de uma mistura de suco de frutas e suco de tomates? Digite sua resposta aqui: Clique aqui para ver a resposta

10 Resposta QAA 1: Ao examinar a especificação do produto, o método para a criação da marca fica evidente; é a combinação das palavras FRUit e tomato. Essa palavra não existe em qualquer dicionário e seu uso não ocorreria naturalmente a outros comerciantes. Portanto, pode-se dizer que a marca tende a ser distintiva. Existe, entretanto, a estória exemplar da Boots Pure Drug Company. Essa empresa comercializava um medicamento fortificante composto de extrato de fígado (LIVer em inglês) e de ferro (iron em inglês) e inventou a expressão LIVRON para sua marca. Infelizmente, uma empresa farmacêutica concorrente possuía uma fábrica na cidade de Livron, na França. Foi negada a utilização da palavra inventada.

11 Questão de Auto-avaliação (QAA) QAA 2: Considerando os dois requisitos, de ser distintiva e de não ser enganosa, combine as possíveis marcas abaixo com as explicações, considerando a viabilidade ou não das mesmas, de virem a ser registradas como marcas. o que você pensa da viabilidade das possíveis marcas abaixo? 1. MOOTEL Estábulos móveis 2. BANDEIRA SUIÇA Relógios de pulso 3. TAMPA DOURADA Whisky 4. BOMPO Produtos de limpeza A B C D Descreve uma característica comum a produtos similares mas, devido ao uso prolongado e generalizado, é conhecida do público, que a associa aos produtos de um determinado comerciante, caracterizados por esse elemento descritivo. Se nenhum outro comerciante utiliza elemento similar, essa marca poderia adquirir de fato um caráter distintivo. E o uso pode tornar essa marca aceitável em locais onde o uso é um fator determinante. Humorística e única: Apresenta um caráter distintivo e uma boa possibilidade de registro. Esta marca tem alta probabilidade de registro, se nenhuma oposição lograr êxito. Má ortografia de um elemento diretamente descritivo utilizado em sentido elogioso; ausência total de caráter distintivo. Essa marca não pode ser registrada. O uso de certos elementos numa marca é geralmente proibido em diversos países; de acordo com a Convenção de Paris, entre esses elementos figuram especificamente as bandeiras e os emblemas nacionais. (resposta fácil!). Como a representação desse símbolo é inadmissível, assim também deveriam ser as expressões inequivocamente descritivas desse emblema. Essa marca não pode ser registrada. Digite sua resposta aqui: Clique aqui para ver a resposta

12 Resposta QAA 2: As respostas são: 1-B; 2-D; 3-A; 4-C.

13 As marcas podem ainda depender de imagens ou desenhos ou mesmo de combinação de imagens e palavras. Por exemplo, o logotipo da Open University no Reino Unido é:

14 Questão de Auto-avaliação QAA 3: O que você pensa da viabilidade do seguinte desenho para bebidas feitas de frutas? Digite sua resposta aqui: Clique aqui para ver a resposta

15 Resposta QAA 3: Uma árvore frutífera, como a macieira, é, por si só, descritiva e não apresenta caráter distintivo; poderíamos argumentar que todos os produtores de maçãs poderiam utilizá-la como desenho simbólico. Entretanto, a árvore simbolizada possui vários frutos diferentes, o que não ocorre na natureza. Uvas, pêras, laranjas, pêssegos e cerejas são apresentadas sob um aspecto único. Esse símbolo confere à marca o caráter distintivo necessário para a obtenção do registro. Este é um exemplo muito bom de como elementos que não apresentam em si mesmos um caráter não distintivo podem ser associados de tal modo criativo que o conjunto se torne distintivo.

16 Conseguir que uma marca seja conhecida e respeitada requer um investimento considerável e, geralmente, um longo período de tempo. Portanto, todo aquele que tenciona utilizar uma marca, tem interesse que a marca seja protegida como um bem de propriedade intelectual. Ouvindo o próximo segmento de áudio, você irá saber como se obtém essa proteção. Segmento de áudio 5: Obviamente, as empresas investem muito dinheiro na criação de suas marcas. Mas como podem impedir que terceiros a utilizem? É claro que devem confiar nas leis de marcas, mas o modo mais comum de se proteger uma marca é registrá-la no órgão competente, e muitos países fazem desse registro a condição da proteção da marca. A marca deve primeiramente ser registrada, após o que estará protegida, e seu titular terá o direito de impedir terceiros de utilizá-la. O registro não é o único modo de se proteger uma marca, pois marcas não registradas são também protegidas em alguns países, mas é uma forma menos confiável de proteção. Isso porque uma marca não registrada não estará protegida até que tenha adquirido suficiente distintividade e reputação no mercado, o que pode levar um período considerável de tempo depois do lançamento inicial no mercado. Então, se você detém uma marca não registrada que está há muito tempo em circulação e que é conhecida, ela seria suscetível de proteção, em certos países? É isso mesmo. Entretanto, se você começar a lançar seus produtos no mercado sob uma nova marca totalmente desconhecida, essa marca será muito vulnerável. É possível recorrer-se à proteção conferida pela lei contra concorrência desleal, mas nesse caso também, é primordial que a marca tenha adquirido uma certa reputação.

17 Questão de Auto-avaliação (QAA) QAA 4: Quais foram os principais métodos enunciados que uma empresa pode usar para proteger seu investimento numa marca? Digite sua resposta aqui: Clique aqui para ver a resposta

18 Resposta QAA 4: O narrador mencionou que o fundamento da proteção da marca reside nas leis do país ou região. É freqüentemente obrigatório o registro da marca para a obtenção de uma proteção mas, em certos casos, a marca pode também ser protegida depois de um uso prolongado.

19 As marcas, tipicamente, identificam empresas individuais como sendo a origem dos produtos e serviços designados. Alguns países permitem o registro de marcas coletivas e de certificação, as quais são usadas para identificar a união de empresas utilizando uma marca, ou se referem à padrões identificáveis nos produtos nos os quais a marca é usada. Marcas coletivas normalmente pertencem a um grupo de empresas associadas. Seu uso é restrito aos membros do grupo ou associação. Uma marca coletiva, portanto, distingüe os produtos ou serviços dos membros de uma ssociação, daqueles produtos ou serviços de origem diversa. A função de uma marca coletiva é informar ao público sobre certas características do produto no qual a marca é usada. Uma empresa que usa uma marca coletiva, pode, também, usar sua própria marca. Exemplo: Em uma associação de arquitetos ou engenheiros,,um membro poderá usar o logotipo da associação como também o logotipo de sua empresa. Uma marca de certificação é uma marca que indica que os produtos e serviços, os quais são identificados pelas marcas, são certificadso pelo titular da marca, no que diz com a origem, modo de fabricação dos produtos, qualidade e outras características. A marca de certificação poderá somente ser utilizada de acordo com os padrões definidos. Exemplo: ISSO A principal diferença entre as marcas coletivas e as marcas de certificação é que a primeira pode ser usada somente por empresas privadas, por exemplo, membros da associação que detém a marca coletiva, ao passo que a última poderá ser usada por qualquer um que preencha os padrões definidos.

20 Algumas empresas têm estabelecido com sucesso, através de suas marcas de comércio ou marcas de serviços, renome internacional. Consequentemente, aos consumidores podem sem esforço, reconhecer e identificar seus serviços, suas qualidades e suas características sem que seja feita referência à localização da empresa em questão. Essas marcas são chamadas marcas de alto renome ou marcas notórias. Exemplos: Sony, Versace, Louis Vuitton, etc. Como você sabe, podem existir empresas que pretendam auferir vantagem indevida com essas marcas notórias, criando marcas similares ou que sejam suscetíveis de causar confusão com as marcas notoriamente conhecidas, o que desvia a clientela. Para solucionar esse problema, a Convenção de Paris e o TRIPS, assim como muitas leis nacionais, proporcionam uma proteção especial às marcas notórias. Não há definição precisa para uma marca notória. O que precisa ser definido, entretanto, são os fatores que devem ser considerados para que se determine se a marca é ou não notória. Entre esses fatores se inclui o grau de conhecimento ou reconhecimento da marca no setor de público relevante e a duração, extensão e área geográfica de qualquer uso da marca.

21 Muitas empresas desejam utilizar suas marcas em vários países diferentes, então ouça o segmento de áudio seguinte para ver se é possível obter uma proteção internacional da marca. Segmento de áudio 6: Você pode obter a proteção mundial para uma marca com um único registro, ou você deve registrála em cada país, separadamente? De fato, deve-se registrá-la em cada país separadamente, pois, como todos os direitos da propriedade intelectual, as marcas são direitos territoriais, o que basicamente significa que a proteção de uma marca é obtida pelo registro nacional. Existem certos sistemas regionais de registro que facilitam o registro das marcas. Existem também os tratados internacionais, mas todos esses sistemas implicam, no final, no registro em cada país e em cada território, separadamente. Não podemos esquecer que, se as marcas podem ser registradas em países, podem também ser registradas em territórios aduaneiros. Você se referiu a territórios aduaneiros; o que é isso? Existem certos territórios que não são reconhecidos como Estados e que não podem, por exemplo, tornar-se membros das Nações Unidas. No tanto, esses territórios possuem uma certa estrutura administrativa onde é possível o registro de marcas. Um bom exemplo desse tipo de território é Hong Kong, que tem um sistema de registro de marcas diferente do da República Popular da China. Em conseqüência, se eu desejar proteger minha marca em Hong Kong, terei de me submeter aos procedimentos locais de registro.

22 Então é preciso proteger a marca em todos os países em que você deseja utilizá-la. Infelizmente, existem diferenças consideráveis entre os diversos sistemas nacionais. A OMPI contribuiu muito para tornar os sistemas nacionais e regionais de registro de marcas mais fácil de conviver, harmonizando e simplificando certos procedimentos. O Tratado sobre o Direito de Marcas (TLT) foi adotado em 1994, e define as informações que os nacionais de um Estado membro devem fornecer, e os procedimentos a serem seguidos para registrar as marcas no órgão competente de outro Estado Membro.

23 Resumo A marca é um sinal que individualiza os produtos ou serviços de uma determinada empresa, e os distingue de seus concorrentes. Na presente seção foram abordados os conceitos fundamentais referentes às marcas. Você aprendeu que a marca pode se consistir de uma palavra, um logotipo, um número, uma letra, um slogan, um som, uma cor, ou mesmo um perfume que permita identificar a procedência dos produtos e/ou serviços aos quais se aplica a marca. As marcas são uma das áreas da propriedade intelectual e seu objeto é mais o de proteger o nome do produto, do que a invenção ou a idéia que originaram o produto. As marcas podem ser de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas e devem ser registradas num órgão governamental que é geralmente denominado departamento de marcas. Quando uma marca é utilizada para serviços, é às vezes definida como marca de serviço. De modo geral, as marcas devem apresentar um caráter distintivo e não devem ser genéricas ou simplesmente descritivas dos produtos ou serviços que representam. Assim, a palavra legume não pode ser registrada como marca de um supermercado, pois constituiria sem dúvida uma simples descrição de produtos vendidos pelo supermercado. Ademais, não pode ser registrada como marca para cenouras, porque trata-se de um termo genérico aplicável às cenouras. Em contrapartida, a expressão legume poderia servir de marca para bicicletas, tendo em vista que não tem nada a ver com esse tipo de produto. Na medida do possível, uma marca não deve se constituir de um nome geográfico ou de um sobrenome. Assim, Paris não pode servir de marca para perfumes. Em muitos países, as marcas compostas de meras letras e/ou números (ou seja, a marca não pode ser pronunciada como uma palavra ou uma combinação de palavras ou é composta de muito poucas letras) ou que consistam de um sobrenome não são consideradas como possuidoras de um caráter distintivo. Em certos casos, é possível obter-se o registro de marcas que sejam meramente (i) descritivas, (ii) um sobrenome, (iii) um nome geográfico ou (iv) não apresentem caráter distintivo. As marcas fazem parte do quotidiano. Uma pessoa vê ou ouve mais de marcas por dia! Assim como o seu nome o identifica e distingue, o principal objetivo de uma marca é identificar a origem de um produto e permitir que se faça a distinção entre esse produto e produtos de outras origens. É assim que uma marca ajuda você na escolha entre duas opções de sabonete, por exemplo. Importante mencionar que as marcas coletivas e as marcas de certificação são também protegidas em um grande número de paises. Marcas notórias e de alto renome também receberam uma proteção especial.

24 Textos legislativos: Convenção de Paris Acordo TRIPS Tratado sobre o Direito de Marcas (TLT)

Módulo 6: Desenho Industrial

Módulo 6: Desenho Industrial Nota: Este módulo requer cerca de 2 horas de estudo. Você encontrará espaços convenientes para fazer os intervalos de estudo após cada seção principal. Módulo 6: Desenho Industrial Objetivos Ao final deste

Leia mais

1. Listar e descrever resumidamente os sinais que podem servir como marca. 2. Descrever as condições para proteção de uma marca.

1. Listar e descrever resumidamente os sinais que podem servir como marca. 2. Descrever as condições para proteção de uma marca. Nota: O estudo deste módulo requer cerca de 05 horas. Módulo 4: Marcas Objetivos Depois de estudar este módulo, você poderá: 1. Listar e descrever resumidamente os sinais que podem servir como marca. 2.

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 07 Marca: Nome empresarial, nome de fantasia e marca são formas de distinção do empresário, mas distintos entre

Leia mais

Módulo 5: Indicações Geográficas

Módulo 5: Indicações Geográficas Nota: Esta seção requer cerca de 3 horas de estudo. Módulo 5: Indicações Geográficas Objetivos Depois de estudar este módulo, você poderá: 1. Descrever em 100 palavras a natureza e a finalidade das indicações

Leia mais

PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL

PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL CONCEITO CONSIDERA-SE ESTABELECIMENTO TODO COMPLEXO DE BENS ORGANIZADO, PARA EXERCÍCIO DA EMPRESA, POR EMPRESÁRIO, OU POR SOCIEDADE EMPRESÁRIA. (art. 1.142 do Código

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PROF. ROBERTA MAROPO AULA 04

DIREITO EMPRESARIAL PROF. ROBERTA MAROPO AULA 04 CURSO ONLINE REFORÇO ACADÊMICO DIREITO EMPRESARIAL PROF. ROBERTA MAROPO AULA 04 CONCEITO DE MARCA Art. 123. Para os efeitos desta Lei, considerase: I - marca de produto ou serviço: aquela usada para distinguir

Leia mais

GestÅo do capital intelectual por Eudes L. de Castro

GestÅo do capital intelectual por Eudes L. de Castro 46 capétulo 6 GestÅo do capital intelectual por Eudes L. de Castro Objetivos Ao término deste capütulo o leitor deve estar capacitado a: a) - conceituar capital intelectual, suas caracterüsticas e importåncia

Leia mais

Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual Propriedade Intelectual A Propriedade Intelectual é uma parte do Direito que proteja as criações humanas. Assim, tudo que é criado por alguém e que possa ser explorado comercialmente, pode ser protegido.

Leia mais

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 1 COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 2 Todo sinal distintivo, usualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos NATUREZA DAS MARCAS

Leia mais

Logotipos e Marcas Parte II

Logotipos e Marcas Parte II Logotipos e Marcas Parte II Logotipos e Marcas O que é um logotipo; O que é um símbolo; O que é marca; O que é logomarca; O que é logo; Desenvolvimento de um logotipo ou marca; O valor de uma marca 1.

Leia mais

A Propriedade Intelectual

A Propriedade Intelectual Lisboa, 28 de setembro de 2016 A Propriedade Intelectual Lídia Neves Advogada Agente Oficial de Propriedade Industrial O que é a Propriedade Intelectual? Designa-se por Propriedade Intelectual o conjunto

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 3.074, DE 2011 Altera a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.

Leia mais

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL uma questão de nomenclatura CONCEITO DE PROPRIEDADE Código Civil - Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do

Leia mais

XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial

XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial Nível Básico Módulo 3 Flavia Mansur Murad Schaal Coordenação: Adv. Marcello do Nascimento Adv. Alexandre Fukuda Yamashita A Marca no contexto

Leia mais

As 23 restriçõ es para õ registrõ de marca

As 23 restriçõ es para õ registrõ de marca As 23 restriçõ es para õ registrõ de marca Art. 124 da Lei de propriedade Intelectual. Não são registráveis como marca: I brasão, armas, medalha, bandeira, emblema, distintivo e monumento oficiais, públicos,

Leia mais

O significado da Marca. MSc. Aline Corso

O significado da Marca. MSc. Aline Corso O significado da Marca MSc. Aline Corso 2020.alinecorso@cnec.br Vamos começar derrubando alguns mitos. Uma marca não é um logo. Uma marca não é um slogan. Uma marca não é uma identidade visual. Uma marca

Leia mais

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS Hoje em dia no mundo globalizado do qual vivemos para se manter a frente de seus concorrentes requer uma boa estratégia de marketing. Para conquistar uma fatia do mercado

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Propriedade Intelectual. Maceió. 2014. 11 p. 03 O QUE É PROPRIEDADE INTELECTUAL A propriedade

Leia mais

BEM VINDOS ALUNOS DA GRADUAÇÃ ÇÃO. GESTÃO INTEGRADA PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃ ÇÃO O QUE O MUNDO TEM A VER COM MARKETING?

BEM VINDOS ALUNOS DA GRADUAÇÃ ÇÃO. GESTÃO INTEGRADA PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃ ÇÃO O QUE O MUNDO TEM A VER COM MARKETING? BEM VINDOS ALUNOS DA TURMA DE PÓS-GRADUA P GRADUAÇÃ ÇÃO. GESTÃO INTEGRADA PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃ ÇÃO PROF. PAULO NETO FIB - 2011 O QUE O MUNDO TEM A VER COM MARKETING? O QUE EU TENHO A VER COM

Leia mais

Módulo 10: Proteção de novas variedades de plantas

Módulo 10: Proteção de novas variedades de plantas Nota: Este módulo requer cerca de 2 horas de estudo. Módulo 10: Proteção de novas variedades de plantas Objetivos Ao final deste módulo você será capaz de: 1. Explicar o papel da União Internacional para

Leia mais

SUBMISSÃO DE ARTIGOS REVISTA HUPE

SUBMISSÃO DE ARTIGOS REVISTA HUPE SUBMISSÃO DE ARTIGOS REVISTA HUPE A Revista HUPE publica artigos inéditos sobre temas diversos na área de ciências da saúde e que não estejam simultaneamente em avaliação em nenhum outro periódico. É composta

Leia mais

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010 Flávia Rodrigues STC5 _ Redes de Informação e Comunicação Silves, 26 de Abril de 2010 Vantagens e Desvantagens da Tecnologia Acessibilidade, quer a nível pessoal quer a nível profissional; Pode-se processar

Leia mais

MARKETING DE VENDAS - PEPSICO

MARKETING DE VENDAS - PEPSICO MARKETING DE VENDAS - PEPSICO Rodrigo Pedrali Godoi Ivanildo Schiochetti Junior Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI RESUMO O objetivo desta pesquisa é mostrar como é utilizado o Marketing

Leia mais

Marca de produto (comércio): identifica produtos Marca de serviços: identifica serviços

Marca de produto (comércio): identifica produtos Marca de serviços: identifica serviços Marca 1. Conceito: A marca é um sinal que individualiza os produtos ou serviços de uma determinada empresa e os distingue dos produtos ou serviços dos concorrentes. Marca de produto (comércio): identifica

Leia mais

PROTEÇÃO DE MARCAS INDEPENDENTEMENTE DE REGISTRO NO BRASIL. Fábio Ferraz de Arruda Leme**

PROTEÇÃO DE MARCAS INDEPENDENTEMENTE DE REGISTRO NO BRASIL. Fábio Ferraz de Arruda Leme** PROTEÇÃO DE MARCAS INDEPENDENTEMENTE DE REGISTRO NO BRASIL Fábio Ferraz de Arruda Leme** Recentemente, a Procuradoria Federal Especializada, junto ao INPI, elaborou um Parecer (No 0002-2015-AGU/PGF/PFE/INPI/COOPI-LBC-1.0)

Leia mais

Programa de Imersão no Agronegócio

Programa de Imersão no Agronegócio Programa de Imersão no Agronegócio São Paulo, 29 de Novembro de 2010 Christian Lohbauer www.citrusbr.com A CITRUSBR Fundada em Junho de 2009 por quatro empresas cuja produção conjunta de suco de laranja

Leia mais

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS Hoje em dia no mundo globalizado do qual vivemos para se manter a frente de seus concorrentes requer uma boa estratégia de marketing. Para conquistar uma fatia do mercado

Leia mais

Embalagens Genéricas e os direitos de PI. Newman Debs

Embalagens Genéricas e os direitos de PI. Newman Debs Embalagens Genéricas e os direitos de PI Newman Debs Contexto mercadológico: - sociedade dinâmica: consumidor ávido por produtos de qualidade que atendam às necessidades da vida moderna e simplifiquem

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS PT L 341/10 Jornal Oficial da União Europeia 18.12.2013 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 1352/2013 DA COMISSÃO de 4 de dezembro de 2013 que estabelece os formulários

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As marcas no Brasil Diogo Dias Teixeira* Certamente uma das principais providências que devem ser tomadas antes de se iniciar um negócio, senão a principal, é proteger a marca e

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 25 de Janeiro de 2007 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 25 de Janeiro de 2007 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 25 de Janeiro de 2007 * No processo C-321/03, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234. CE, apresentado pela High Court

Leia mais

Distinguir e Inovar na sua empresa

Distinguir e Inovar na sua empresa Distinguir e Inovar na sua empresa 29 de Junho de 2017 Distinguir e Inovar na sua empresa MARCAS O que é uma marca e tipos de marcas; Requisitos de protecção da marca; Vias de protecção; O Registo da Marca

Leia mais

A Propriedade Intelectual

A Propriedade Intelectual Maria do Rosário Dias Camelo A Propriedade Intelectual REFERE-SE ÀS CRIAÇÕES DO ESPÍRITO HUMANO CONCEBIDAS PELA IMAGINAÇÃO E PELA CAPACIDADE CRIATIVA DO HOMEM, APOIADA NO CONHECIMENTO E NOS INVESTIMENTOS

Leia mais

LOGOTIPO OU LOGOMARCA?

LOGOTIPO OU LOGOMARCA? E-book para Empreendedores LOGOTIPO OU LOGOMARCA? Dicas para criar um( a ) logo de sucesso www.logovia.com.br A equipe do Logovia deseja que a leitura deste e-book seja agravável e que expanda seu entendimento

Leia mais

SENTENÇA. Foi deferido o pedido de tutela de urgência (fls. 161/165).

SENTENÇA. Foi deferido o pedido de tutela de urgência (fls. 161/165). fls. 486 SENTENÇA Processo Digital nº: 1093251-56.2017.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Marca Requerente: Unilever Brasil Ltda. Requerido: Gfg Cosméticos Ltda Juiz(a) de Direito: Dr(a).

Leia mais

A TUTELA JURÍDICA DA MODA

A TUTELA JURÍDICA DA MODA A TUTELA JURÍDICA DA MODA PLMJ, Advogamos com Valor www.plmj.pt Como se regista um desenho/modelo, marca ou logótipo? O registo é feito junto do Instituto de Propriedade Industrial (INPI). O processo inicia-se

Leia mais

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES Verônica Fortuna Santos 1 Soleide Silva Ferreira 2 RESUMO O presente estudo aborda a importância das questões

Leia mais

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública CERT Exceptions ED 15 pt Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo... 3 5 Tipos de

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Fundamentos da microeconomia Introdução à Microeconomia Capítulo II Microeconomia: é o ramo da economia que trata do comportamento das unidades econômicas individuais (consumidores, empresas, trabalhadores

Leia mais

PBC COMUNICAÇÃO LTDA.

PBC COMUNICAÇÃO LTDA. Apelação Cível - Turma Especialidade I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0132360-36.2014.4.02.5101 (2014.51.01.132360-4) RELATOR : Desembargadora Federal SIMONE SCHREIBER APELANTE

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS INDICAÇÃO GEOGRAFICA

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS INDICAÇÃO GEOGRAFICA INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS INDICAÇÃO GEOGRAFICA INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Indicação Geografica. Maceió. 2014. 11 p. 03 O QUE É INDICAÇÃO GEOGRÁFICA Indicação Geográfica

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais

Noções básicas de marcas

Noções básicas de marcas Noções básicas de marcas São Cristóvão SE 2018 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? Se refere a tipos de propriedade que resultem da criação do intelecto humano. Propriedade

Leia mais

REDAÇÃO DE PATENTES - MÓDULO I -

REDAÇÃO DE PATENTES - MÓDULO I - REDAÇÃO DE PATENTES - MÓDULO I - ARMANDO MENDES Pesquisador em Propriedade Industrial FLÁVIO COSTA Pesquisador em Propriedade Industrial REGIONAL NORDESTE REPRESENTAÇÃO PERNAMBUCO SEDIR / PE 11 de SETEMBRO

Leia mais

Introdução ao Mundo da Propriedade Industrial

Introdução ao Mundo da Propriedade Industrial Introdução ao Mundo da Propriedade Industrial em colaboração com: VOCÊ CRIA. NÓS PROTEGEMOS. TENHO UMA IDEIA... 15 de Novembro de 2012 2 TENHO UMA IDEIA... PORQUÊ PROTEGÊ-LA? Evitar a cópia não autorizada

Leia mais

Manual. Desenho Industrial

Manual. Desenho Industrial Manual Desenho Industrial INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI DESENHO INDUSTRIAL REQUISITOS DE PROTEÇÃO O QUE NÃO É REGISTRÁVEL COMO DESENHO INDUSTRIAL BUSCA DE ANTERIORIDADE COMPOSIÇÃO

Leia mais

PATENTE: COMO PROTEGER

PATENTE: COMO PROTEGER PATENTE: COMO PROTEGER UMA INVENÇÃO Camila Raposo 08 de março de 2017 Agenda Introdução; Propriedade Industrial; de Invenção e Modelo de Utilidade; Como proteger uma invenção; como fonte de informação.

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES Pg. 1/8 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 5 (cinco) alternativas. 2. A

Leia mais

Direitos de Propriedade Intelectual

Direitos de Propriedade Intelectual Direitos de Propriedade Intelectual Idealiza, Protege e Valoriza! PROPRIEDADE INTELECTUAL PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI DIREITOS DE AUTOR IGAC Protege criações de carácter técnico, de carácter estético ou

Leia mais

(12) 3522-5470 www.otimafm.com.br www.facebook.com/otimafmoficial comercial@otimafm.com.br

(12) 3522-5470 www.otimafm.com.br www.facebook.com/otimafmoficial comercial@otimafm.com.br (12) 3522-5470 www.otimafm.com.br www.facebook.com/otimafmoficial comercial@otimafm.com.br Rua Pinheiro da Silva, 260 - Jardim Boa Vista 12401 020 Pindamonhangaba / SP Emissora do grupo Celso Portiolli

Leia mais

Módulo 7: Patentes. 1. Descrever em 100 palavras a finalidade da patente. 2. Enumerar as condições de patenteabilidade geralmente reconhecidas.

Módulo 7: Patentes. 1. Descrever em 100 palavras a finalidade da patente. 2. Enumerar as condições de patenteabilidade geralmente reconhecidas. Nota: Este módulo requer cerca de 5 horas de estudo. Se você não dispuser desse tempo, divida seus estudos em duas partes, encerrando a primeira após o segmento de áudio 4. Módulo 7: Patentes Objetivos

Leia mais

Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade. Foco em Patentes. pode ser melhorada. ( Deming)

Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade. Foco em Patentes. pode ser melhorada. ( Deming) Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade Foco em Patentes ANTONINI Toda atividade é um LIEDE processo e pode ser melhorada. ( Deming) Os maiores problemas que enfrentamos não podem

Leia mais

CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL À DISTÂNCIA DL 101P BR

CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL À DISTÂNCIA DL 101P BR CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL À DISTÂNCIA DL 101P BR OBJETIVO: Apresentar uma visão global e atualizada dos mecanismos de proteção das criações intelectuais, enfocando o arcabouço legal brasileiro

Leia mais

Franchising. Código de Deontologia Europeu. Fonte: Associação Portuguesa do Franchise

Franchising. Código de Deontologia Europeu. Fonte: Associação Portuguesa do Franchise Franchising Código de Deontologia Europeu Fonte: Associação Portuguesa do Franchise Código de Deontologia Aplicável em Portugal desde Janeiro de 1991 O Código de Deontologia foi elaborado de forma a ser

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: LPI - Registro / Aula 31 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 31

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: LPI - Registro / Aula 31 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 31 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: LPI - Registro / Aula 31 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 31 EXTINÇÃO DE PATENTE Previsão nos arts. 78 e 83 da Lei de

Leia mais

AULA 2 ADMINISTRAÇÃO

AULA 2 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 2 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com Objetivos da unidade Apresentar o conceito de identidade organizacional

Leia mais

OTIC. Programa de Promoção do 18:00. Empreendedorismo no Politécnico do Porto 2.ª EDIÇÃO 13 DE DEZEMBRO DE 2016 POLITÉCNICO DO PORTO

OTIC. Programa de Promoção do 18:00. Empreendedorismo no Politécnico do Porto 2.ª EDIÇÃO 13 DE DEZEMBRO DE 2016 POLITÉCNICO DO PORTO Programa de Promoção do 18:00 Empreendedorismo no Politécnico do Porto 2.ª EDIÇÃO 13 DE DEZEMBRO DE 2016 Propriedade Industrial Politécnico do Porto Rafael Pedrosa OTIC P.PORTO 2 Propriedade Intelectual

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística TESTES DE HIPÓTESES (ou Testes de Significância) Estimação e Teste de Hipóteses Estimação e teste de hipóteses (ou significância) são os aspectos principais da Inferência Estatística

Leia mais

Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101)

Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101) Nota: O estudo deste módulo de introdução requer cerca de uma hora Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101) O que é Propriedade Intelectual? Você provavelmente sabe a resposta desta questão.

Leia mais

Professora de Direito da FTEC - Novo Hamburgo/RS. Assessora Jurídica do PRÓ-SINOS.

Professora de Direito da FTEC - Novo Hamburgo/RS. Assessora Jurídica do PRÓ-SINOS. Orientação sobre a constituição dos Conselhos Municipais de Saneamento Básico para os municípios integrantes do Consórcio PRÓ-SINOS. O Controle Social no Saneamento Básico: constituição dos conselhos municipais,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

sinal identificar certos bens e serviços

sinal identificar certos bens e serviços Marcas Uma marca é um sinal usado para identificar certos bens e serviços como produzidos ou procedentes de uma específica pessoa ou empresa. Assim, auxilia a distinguir esses produtos e serviços de outros,

Leia mais

NOTA SOBRE A TEORIA DA ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO EM MERCADOS MÚLTIPLOS: JOHN HICKS

NOTA SOBRE A TEORIA DA ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO EM MERCADOS MÚLTIPLOS: JOHN HICKS NOTA SOBRE A TEORIA DA ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO EM MERCADOS MÚLTIPLOS: JOHN HICKS Tácito Augusto Farias* RESUMO Esta nota trata das principais contribuições conceituais de um importante economista do

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Fonte: Riley, J. Seeing Standards: a visualization of the metadata universe. USA: Indiana University Libraries, 2009-2010. Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Compilação, tradução

Leia mais

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos SISTEMA DE GESTÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (SiGPC) CONTAS ONLINE Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos Atualização: 20/12/2012 A necessidade de registrar despesas em que há retenção tributária é

Leia mais

(4) Não efetuamos alterações nem adaptações de qualquer natureza no software visando adaptar ao uso específico dos usuários.

(4) Não efetuamos alterações nem adaptações de qualquer natureza no software visando adaptar ao uso específico dos usuários. LEIA COM ATENÇÃO: (1) Os TERMOS DE USO dos SOFTWARES disponibilizados no SITE, são regidos pelo CONTRATO DE ADESÃO DE LICENÇA DE USO DE SOFTWARE, exibido abaixo. Caso não aceite os termos de uso, não utilize

Leia mais

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael É parte do software, e deve atender os requisitos do usuário Controla o hardware, incluindo periféricos de entrada e saída Usa um conjunto de comandos e regras:

Leia mais

Propriedade Industrial: Fator de Proteção

Propriedade Industrial: Fator de Proteção Concurso de Ideias Propriedade Industrial: Fator de Proteção Sofia Vairinho GAPI Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial 2017 PROPRIEDADE INTELECTUAL PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI DIREITOS

Leia mais

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 1 Introdução Na primeira metade da década de 90 começaram a ser desenvolvidas as primeiras

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

Comprador Inteligente

Comprador Inteligente Comprador Inteligente Se você quer se sentir rico, conte todas as coisas que tem e que o dinheiro não pode comprar. Provérbio Os alimentos e a água, roupa limpa e um lugar para viver: essas são coisas

Leia mais

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução:

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução: Título do Case: Diagnóstico Empresarial - Vendendo e Satisfazendo Mais Categoria: Prática Interna. Temática: Mercado Resumo: Na busca por uma ferramenta capaz de auxiliar na venda de mais consultorias

Leia mais

TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO

TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO TESTE DE HIPÓTESES NÍVEL DESCRITIVO Exemplo 1: Em períodos de pico, os clientes de um banco são obrigados a enfrentar longas filas para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. Dados históricos de vários

Leia mais

Propriedade Industrial

Propriedade Industrial Propriedade Industrial Pedido de Marca Internacional disponível nos serviços online do INPI Já é possível efectuar pedidos internacionais de marca através dos serviços online deste Portal. Desta forma,

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 1 ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 Introdução O material abaixo foi elaborado para orientar de forma objetiva

Leia mais

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia Módulo Odontologia Sumário Odontologia Este módulo contêm as informações referentes como lançar os dados do atendimento odontológico dos pacientes, bem como a(s) receita(s) a ele fornecidas e o(s) exame(s)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS DESENHO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS DESENHO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS DESENHO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Desenho Industrial. Maceió. 2014. 11 p. 03 O QUE É UM DESENHO INDUSTRIAL É o aspecto ornamental

Leia mais

Propriedade Intelectual nº. 40

Propriedade Intelectual nº. 40 Intelectual nº. 40 Destaques Marca Soriflux pode causar confusão com a marca Sorine Precedência de nome empresarial não assegura registro de marca Expressão Ecoplex imita o produto Epocler Propaganda comparativa

Leia mais

TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO

TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO 3011 Ano Letivo 20-2016 TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO Uma ajuda a alunos e professores para o tratamento da informação 5º, 6º, 7º e 8º e 9º Anos de escolaridade Amélia Macedo & Bernardete Esteves

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO DA UNESCO. Preâmbulo

CARTA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO DA UNESCO. Preâmbulo CARTA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO DA UNESCO Preâmbulo A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, reunida em Paris, na sua 20ª sessão,

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

MANUAL DESENHO INDUSTRIAL

MANUAL DESENHO INDUSTRIAL MANUAL DESENHO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de Propriedade

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula MBA em Gerenciamento de Projetos Teoria Geral do Planejamento Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula SOBRAL - CE 2014 O que é Planejamento É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um

Leia mais

LIMITAÇÕES DE DIREITOS AUTORAIS

LIMITAÇÕES DE DIREITOS AUTORAIS LIMITAÇÕES DE DIREITOS AUTORAIS Guilherme Carboni 1. FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO DE AUTOR Limitações: hipóteses em que a lei permite a livre utilização de obras protegidas sem a necessidade de autorização

Leia mais

RESOLUÇÃO 19/08/2013. O PRESIDENTE E O DIRETOR DE MARCAS DO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, no uso das suas atribuições,

RESOLUÇÃO 19/08/2013. O PRESIDENTE E O DIRETOR DE MARCAS DO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, no uso das suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PRESIDÊNCIA 107/2013 RESOLUÇÃO 19/08/2013 Ementa: Estabelece a forma de

Leia mais

CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA PROTEÇÃO AOS ARTISTAS INTÉRPRETES OU EXECUTANTES, AOS PRODUTORES DE FONOGRAMAS E AOS ORGANISMOS DE RADIODIFUSÃO

CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA PROTEÇÃO AOS ARTISTAS INTÉRPRETES OU EXECUTANTES, AOS PRODUTORES DE FONOGRAMAS E AOS ORGANISMOS DE RADIODIFUSÃO CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA PROTEÇÃO AOS ARTISTAS INTÉRPRETES OU EXECUTANTES, AOS PRODUTORES DE FONOGRAMAS E AOS ORGANISMOS DE RADIODIFUSÃO Os Estados contratantes, animados do desejo de proteger os direitos

Leia mais

CONCURSO CULTURAL MINHA MÃE É MASSA REGULAMENTO

CONCURSO CULTURAL MINHA MÃE É MASSA REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MINHA MÃE É MASSA REGULAMENTO 1. Informações Gerais 1.1 - O concurso "Minha Mãe é Massa" é realizado pela Rede Massa TV Iguaçu, durante o período compreendido entre 01 de Maio de 2013,

Leia mais

Marcas e certificação

Marcas e certificação Seminário Artes e Ofícios Tradicionais Negócios com Futuro? Ribeira de Pena, 8 e 9 de Maio 2014 Marcas e certificação Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses Associação Portugal à

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Pesquisa Núcleo de Inovação Tecnológica DIREITO AUTORAL

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Pesquisa Núcleo de Inovação Tecnológica DIREITO AUTORAL DIREITO AUTORAL O direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas pela lei nº. 9610/98 à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais

Leia mais

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação Parte 07 Engenharia de Software 7. Interação Homem Computador Um aspecto que se tornou indispensável no desenvolvimento de software é a preocupação em conseguir projetar sistemas interativos mais usáveis.

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS O que vimos na aula anterior Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de

Leia mais

INTRODUÇÃO ÍNDICE. A leitura dos documentos citados acima é de suma importância para o bom entendimento deste manual.

INTRODUÇÃO ÍNDICE. A leitura dos documentos citados acima é de suma importância para o bom entendimento deste manual. REGISTRO DE MARCAS INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de Propriedade Intelectual

Leia mais

Mercado financeiro: Empréstimos e financiamentos, com uma concorrência pura ou perfeita. Verdade ou miragem?

Mercado financeiro: Empréstimos e financiamentos, com uma concorrência pura ou perfeita. Verdade ou miragem? Mercado financeiro: Empréstimos e financiamentos, com uma concorrência pura ou perfeita. Verdade ou miragem? Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Apresentamos um breve comentário sobre a situação

Leia mais

DECISÃO DO PAINEL ADMINISTRATIVO AB Electrolux v. Caio Cesar Vianna Julio Caso No. DBR

DECISÃO DO PAINEL ADMINISTRATIVO AB Electrolux v. Caio Cesar Vianna Julio Caso No. DBR ARBITRATION AND MEDIATION CENTER DECISÃO DO PAINEL ADMINISTRATIVO AB Electrolux v. Caio Cesar Vianna Julio Caso No. DBR2016-0003 1. As Partes A Reclamante é AB Electrolux de Estocolmo, Suécia, representada

Leia mais

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito SISVAN WEB Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito Este documento tem o objetivo de orientar a navegação pelo ambiente restrito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN Web. Aqui

Leia mais

Usando e Construindo Aplicações Internet: iniciando com aplicações e escrevendo programas que se comunicam através da Internet

Usando e Construindo Aplicações Internet: iniciando com aplicações e escrevendo programas que se comunicam através da Internet Usando e Construindo Aplicações Internet: iniciando com aplicações e escrevendo programas que se comunicam através da Internet Sumário do Capítulo 1.1 Crescimento das Redes de Computadores 33 1.2 Complexidade

Leia mais

METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL

METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL Eduardo Lucena C. de Amorim 1 - INTRODUÇÃO IMPACTOS AMBIENTAIS O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente.

Leia mais