Os pesticidas causam muitos problemas de saúde As crianças e o envenenamento com pesticidas Proteger as crianças dos pesticidas...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os pesticidas causam muitos problemas de saúde... 252 As crianças e o envenenamento com pesticidas... 253 Proteger as crianças dos pesticidas..."

Transcrição

1 Os pesticidas causam muitos problemas de saúde As crianças e o envenenamento com pesticidas Proteger as crianças dos pesticidas História: Uma aldeia sofre com o envenenamento por pesticidas Tratamento para o envenenamento com pesticidas Desenho para discussão: Como é que os pesticidas entram no corpo? Efeitos dos pesticidas a longo prazo na saúde Os sintomas de envenenamento com pesticidas podem ser parecidos com os de outras doenças História: Os médicos nem sempre têm as respostas Actividade: Mapeamento do corpo Como reduzir os danos causados pelo uso de pesticidas Os pesticidas nos alimentos Controlo de pragas em casa Os pesticidas prejudicam o ambiente Resistência aos pesticidas Educação sobre os pesticidas História: Camponeses organizam-se para serem independentes Actividade: Desenhar soluções para pesticidas Actividade: Como ler e compreender as etiquetas dos pesticidas

2 Os pesticidas são produtos químicos usados para matar insectos, roedores e ervas daninhas que podem prejudicar as nossas culturas e saúde. Mas os pesticidas também envenenam e matam outros serem vivos, incluindo plantas e insectos úteis, e animais e pessoas. Os pesticidas podem viajar para longe do lugar onde são usados e poluir o solo, a água e o ar. Neste capítulo, usamos a palavra para descrever todos os produtos químicos usados para controlar pragas. Eles incluem: usados para matar insectos. usados para matar ervas daninhas e plantas não desejadas. usados para controlar os fungos das plantas. usados para matar ratazanas, ratos e outros roedores. Os camponeses nem sempre usam pesticidas e muitos camponeses têm grande sucesso a praticar agricultura sem eles. Se você puder escolher, é mais seguro para a sua saúde e para a saúde da terra não usar pesticidas.. Mas para os trabalhadores do campo, para os trabalhadores das plantações e para qualquer pessoa que sinta que deve usar pesticidas, há maneiras de reduzir os danos e ser tão seguro quanto possível.

3 Os pesticidas não são saudáveis para os alimentos, para os campos, para os camponeses, para os trabalhadores das explorações agrícolas ou para o ambiente. Então, porque é que as pessoas os usam? Muitas vezes, os pesticidas são usados em conjunto com máquinas agrícolas, grandes sistemas de irrigação, trabalhadores mal pagos e do governo para produzir culturas que são vendidas a baixo preço. Os pesticidas podem matar tudo o que pode reduzir a produção das culturas ou dar aos alimentos um aspecto menos atraente, por isso, as grandes empresas agrícolas usam-nos como parte de um sistema para vender mais alimentos. Os donos das explorações agrícolas dizem que os pesticidas são medicamentos. Mas será que são mesmo medicamentos? Não, eles são veneno que mata as ervas daninhas e os insectos. Eles até podem matar as pessoas. Para que os pequenos camponeses possam competir com as grandes empresas agrícolas, eles muitas vezes acreditam que também devem usar pesticidas. Quando um camponês lutador precisa de alimentar a sua família hoje, ele pode não pensar no que vai acontecer com a sua saúde ou a saúde da sua família amanhã. Mas esta maneira de produzir culturas tem custos muito altos para a saúde das pessoas e para o ambiente. Com o passar do tempo, os pesticidas podem causar grandes prejuízos. Depois de anos a pulverizar os terrenos, as pragas podem tornar-se aos produtos químicos (ver página 273). Os pesticidas também vão matar muitos insectos e pássaros que não são pragas e que na realidade controlam as pragas das culturas. Quando isto acontece, os pesticidas já não reduzem a perda das culturas devido às pragas, as culturas definham e os pequenos camponeses são forçados à pobreza. Pior ainda, os pesticidas matam milhares de pessoas todos os anos e fazem com que muitas mais fiquem doentes. As empresas que fazem pesticidas dizem que os seus produtos vão ajudar os camponeses a alimentar o mundo. Mas o que estas empresas realmente querem é alimentar os seus lucros sem considerar os prejuízos que elas causam a longo prazo. Os pesticidas são uma parte de um sistema injusto e não saudável que torna mais ricas poucas pessoas e todos os outros doentes.

4 Há muitos tipos e marcas de pesticidas e eles têm nomes diferentes em diferentes países. Alguns pesticidas podem ser proibidos num país por serem demasiado perigosos, enquanto continuam a ser vendidos noutros países. Os pesticidas são feitos de maneiras diferentes: pós para misturar com água e pulverizar, grãos e pós para espalhar, líquidos para pulverizar, coberturas para sementes, bolinhas para matar roedores, entre outros. As serpentinas anti-mosquito e os venenos para ratos são as maneiras mais comuns de matar pragas em casa. Os pesticidas são vendidos em embalagens diferentes: latas, garrafas, baldes, sacos e outros. Muitas vezes, os pesticidas são postos noutros recipientes diferentes daqueles em que vieram originalmente. Independentemente do tipo de pesticida, independentemente da forma em que se encontram, independentemente do tipo de embalagem em que estão, Compreendo que os pesticidas são veneno. Mas eu ainda preciso de ir trabalhar na plantação de bananas. Às vezes, sinto-me enjoado quando vou para casa. Como é que posso saber se isto é por causa dos pesticidas que nós usamos?

5 Uma pessoa exposta aos pesticidas pode ter mais do que um sintoma de doença. Alguns sintomas aparecem na altura em que a pessoa é exposta. Outros sintomas só aparecem algumas horas, dias ou mesmo anos mais tarde (para mais informações sobre os efeitos dos produtos químicos tóxicos na saúde, ver Capítulo 16). Muitas pessoas são expostas aos pesticidas mas podem não o saber. Os trabalhadores de lavandarias, lixo e reciclagem, e outros que têm contacto directo com pesticidas, podem estar em tão grande perigo de envenenamento como os trabalhadores agrícolas. Eles devem ter consciência de que há pesticidas no meio ambiente e devem ter os mesmos cuidados que os trabalhadores agrícolas. Se você tem algum destes problemas enquanto trabalha com pesticidas, deixe o local de trabalho imediatamente. Não espere até se sentir pior. Afaste-se dos pesticidas e

6 Os pesticidas são mais perigosos para as crianças do que são para os adultos. Como as crianças são mais pequenas e ainda estão a crescer, elas ficam doentes com quantidades de pesticidas que as podem não atingirda mesma forma que aos adultos. As quantidades de pesticidas que vão tornar os adultos doentes e podem matar os bebés e as crianças. Até pequenas doses de pesticidas podem afectar a capacidade de uma criança de aprender e crescer e podem causar alergias e problemas de respiração que durem toda a vida. Cansaço; Ataques de tosse; Diarreia; Acessos apoplécticos Dores de barriga; ( ataques ) e tremuras; Alergias na pele; Estado de inconsciência. Alergias; Cancro; Problemas de respiração; Outros problemas de saúde Dificuldade em aprender; podem piorar. Crescimento lento; Os pesticidas também podem causar defeitos de nascença (ver página 324). Para mais informação sobre como é que os produtos químicos tóxicos afectam as crianças, ver página 322.

7 Não devem brincar com, usar ou mesmo tocar nos recipientes antigos de pesticidas; Não devem brincar com equipamento agrícola que seja usado para pulverizar pesticidas; Espera um pouco até eu mudar as minhas roupas e tomar banho, Glória. Não devem chapinhar ou nadar em fossas de irrigação ou escoamento; Não devem entrar ou brincar em campos recentemente tratados. Lavando as roupas de trabalho, os sapatos e as suas mãos antes de entrarem em casa e tocarem nas crianças; Lavando as roupas das crianças à parte em relação às roupas dos adultos; Lavando frutas e legumes muito bem antes de os comerem; Evitando o uso de pesticidas em casa, sobretudo dentro da casa; Guardando os recipientes e equipamento de pesticidas longe do alcance das crianças. As pessoas da Aldeia Padre em Kerala, na Índia, costumavam pensar que estavam amaldiçoadas. Os jovens tinham problemas de saúde graves, como a, danos cerebrais e cancro, e não cresciam como deviam. Muitas mulheres não conseguiam dar à luz e muitos bebés nasciam sem braços e pernas. Que outra coisa podia causar todas estas doenças senão uma maldição? A Aldeia Padre era famosa pelas suas ricas plantações de caju. Há muitos anos atrás, a empresa que é dona das plantações de caju começou a pulverizar um pesticida chamado endosulfan. Depois de terem começado as pulverizações, os aldeãos notaram que as abelhas, os sapos e os peixes tinham desaparecido da área. Muitas pessoas pensaram que eles tinham sido mortos pelo endosulfan, mas não podiam prová-lo. Shree Padre, um camponês local e jornalista, viu as suas vacas nascerem com membros deformados. Como o endosulfan tinha sido pulverizado perto do seu terreno muitas vezes, ele questionou-se se os defeitos de nascimento seriam causados pelo pesticida. Shree Padre falou com um médico que tinha reparado em problemas de saúde parecidos nas pessoas. Depois de escrever às pessoas de toda a Índia, eles aprenderam que quase todos os problemas que viam eram conhecidos como sendo causados pelo endosulfan.

8 Visitas de outras organizações confirmaram o que Shree Padre e o médico tinham dito. Espalhou-se a palavra de que a doença das pessoas era causada pelo endosulfan. Os aldeãos juntaram-se nos escritórios da plantação e exigiram que a pulverização parasse. Os responsáveis da plantação, a indústria de pesticidas e algumas autoridades locais negaram que o endosulfan tivesse causado os problemas. A polícia foi chamada e os protestos foram terminados. Em breve, a imprensa e a televisão locais aproveitaram a história. Passado pouco tempo, as pessoas em toda a Índia e à volta do mundo ficaram a conhecer os problemas de saúde causados pelo endosulfan. O governo estadual proibiu o endosulfan em Kerala. Mas a indústria de pesticidas argumentou que o endosulfan era seguro. Eles pagaram a médicos e cientistas para dizerem que os problemas de saúde não tinham ligação com o endosulfan. Em breve, devido à pressão da indústria de pesticidas, a proibição foi eliminada. As plantações da Aldeia Padre começaram outra vez a pulverizar. Os camponeses, médicos e aldeãos da área exigiram que o governo estudasse o problema. Finalmente, o governo concordou com as pessoas da Aldeia Padre: o endosulfan era um veneno mortal. Foi passada uma lei para proibi-lo de uma vez por todas nessa parte da Índia. Mas o endosulfan ainda é pulverizado noutras partes da Índia e noutros países. As leis dizem que ele é venenoso nalguns lugares, ao mesmo tempo que é considerado seguro noutras. Os venenos como o endosulfan só são proibidos quando as pessoas trabalham juntas para pressionar a indústria e os governos e levá-los a mudarem. CHEGA NÃO Seguro para amanhã Os pesticidas são VENENO STOP Não ao uso de Pesticidas Ponham fim ao ciclo do VENENO Não aos pesticidas Chega de Pesticidas

9 Tal como outros produtos químicos tóxicos, os pesticidas podem envenenar as pessoas de diferentes maneiras: através da pele e dos olhos, através da boca (engolindo) ou através do ar (respirando). Cada tipo de envenenamento precisa de um tipo de tratamento diferente. A maior parte dos envenenamentos com pesticidas são causados pelo facto de os pesticidas serem absorvidos através da pele. Isto pode acontecer quando eles salpicam enquanto estão a ser deslocados, quando eles salpicam quando estão a ser preparados, durante a pulverização ou quando você toca em culturas que acabaram de ser pulverizadas. Os pesticidas também podem entrar na pele através das suas roupas ou quando você lava roupas que têm pesticidas. As alergias e irritações da pele são os primeiros sintomas de envenenamento através da pele. Como os problemas de pele podem ser causados por outras coisas, como por exemplo reacções a plantas, picadas de insectos, infecções ou alergias, pode ser difícil saber se o problema é causado por pesticidas. Converse com outros trabalhadores para descobrir se a cultura com que você está a trabalhar causa este tipo de reacção. Se você trabalha com pesticidas e tem alergias de pele inesperadas, é mais seguro tratá-las como se elas fossem causadas por pesticidas. Se você ou mais alguém absorve pesticidas no corpo, deve: Retirar rapidamente quaisquer roupas que tenham recebido salpicos de pesticidas; Lavar a pele tão depressa quanto possível com sabão e água fria, para retirar os pesticidas; Se eles entraram nos olhos, lavar o olho com água limpa durante 15 minutos. Se a pele foi queimada pelos pesticidas, deve: Lavar bem com água fria; Não retirar nenhum objecto enfiado na queimadura; Não aplicar loções, gorduras ou manteiga; Não rebentar bolhas; Não retirar pele solta; Tapar a área com uma compressa esterilizada, se estiver disponível. Leve consigo a etiqueta dos recipientes de pesticidas ou os nomes dos pesticidas. Os pesticidas podem agarrar-se à sua pele, cabelo e roupas, mesmo que você não consiga vê-los ou cheirá-los. Lave-se sempre com sabão depois de usar pesticidas.

10 As pessoas podem engolir os pesticidas ao comer, beber ou fumar cigarros nos campos enquanto trabalham com pesticidas, ou ao beber água poluída com pesticidas. As crianças podem beber ou comer pesticidas, sobretudo se estes forem guardados em recipientes que também são usados para guardar comida ou deixados na rua ou ao nível do chão. Quando alguém engole pesticidas: Se a pessoa está inconsciente, deitá-la de lado e garantir que ela respira. Se a pessoa não está a respirar, fazer respiração boca-a-boca rapidamente (respiração de emergência, ver página 557). A respiração bocaa-boca também pode expô-lo aos pesticidas, por isso, cubra a sua boca com uma máscara de bolso, um pedaço de tecido ou um plástico grosso com um buraco cortado no meio antes de começar a fazer a respiração boca-a-boca. Descubra a embalagem do pesticida e leia-a imediatamente. A etiqueta vai dizer-lhe se você deve levar a pessoa a vomitar o veneno ou não. Se a pessoa puder beber, dê-lhe grandes quantidades de água limpa. Se esta estiver disponível, leve sempre consigo a etiqueta ou o nome do pesticida. Nunca vomite depois de engolir um pesticida que contenha gasolina, querosene, xileno ou outros líquidos à base de petróleo. Isto vai piorar o problema. Nunca faça a pessoa vomitar ou beber se ela estiver inconsciente, confusa ou a tremer muito., dê à pessoa: Um copo com água muito salgada 2 colheres de sopa de uma planta comestível moída e com um gosto forte (como por exemplo aipo, manjericão ou outra erva local), seguidas de 1 ou 2 copos com água quente. Mantenha a pessoa a mexer-se. Isto ajuda-a a vomitar mais depressa. Depois de vomitar, tomar ou em (ver página seguinte) que pode absorver qualquer veneno ainda existente no corpo.

11 Misture meia chávena de ou 1 colher de sopa de fino com água quente num copo grande ou jarro. Faça carvão em pó com madeira queimada ou mesmo com pão queimado. Isto não é tão bom como o carvão activado, mas mesmo assim funciona. NUNCA use briquettes. Eles são venenosos! Uma clara de ovo cru ou Um copo de leite de vaca Beber leite NÃO evita o envenenamento por pesticidas. Só atrasa a propagação do veneno. Se alguém engoliu pesticidas e não tem dores de barriga, pode tomar ou (leite de magnésio). Estes medicamentos provocam diarreia, o que pode ajudar a retirar o veneno do corpo. A atropina é um medicamento para tratar o envenenamento provocado por certos pesticidas chamados e. Se a etiqueta no recipiente do pesticida disser para usar atropina, ou se disser que o pesticida é um inibidor de colinesterase, use atropina tal como indicado. Se a etiqueta não disser para usar atropina, não use. NÃO evita o envenenamento por pesticidas. Só atrasa os efeitos do envenenamento. comprimidos para dormir (sedativos), morfina, barbitúricos, fenotiazinas, aminofilina ou quaisquer medicamentos que atrasem ou reduzam a respiração. Eles podem levar a pessoa a deixar de respirar completamente. Cada empresa agrícola que usa pesticidas deve ter um kit para emergências com medicamentos e outros produtos para usar em caso de envenenamento. Ver página 546 para saber o que incluir num kit de emergência.

12 Quando os pesticidas são libertados para o ar, eles são inalados, ou seja, entram no nosso corpo através do nariz e da boca. Quando chegam aos nossos pulmões, os pesticidas entram rapidamente no sangue e espalham o veneno através de todo o corpo. Como alguns pesticidas não têm cheiro, é muitas vezes difícil saber se eles estão no ar. As formas mais comuns de pesticidas que são inalados do ar são os pesticidas para fumigação, aerossóis, bombas de fumo, fitas anti-praga, sprays e resíduos de pulverização. Você também pode inalar pó de pesticida numa área de armazenamento, quando ele está a ser usado numa zona fechada, como uma estufa, ou quando está a ser transportado para os campos. O pó de pesticida pode viajar quilómetros no ar para poluir uma área longe do lugar onde foi usado. É fácil o pó de pesticida entrar nas nossas casas. Se você pensa que inalou pesticidas, afaste-se deles imediatamente! Não espere até se sentir pior. Se você ou outra pessoa inalarem pesticidas, deverão: Afastar a pessoa da área onde ela inalou o veneno, sobretudo se esta for uma área fechada; Apanhar ar fresco; Desapertar as roupas para facilitar a respiração; Sentar a pessoa com a cabeça e os ombros levantados; Se a pessoa estiver inconsciente, deitá-la de lado e vigiá-la para garantir que não há nada a bloquear a sua respiração; Se a pessoa não respirar, fazer respiração boca-a-boca (ver página 557). Leve consigo a etiqueta ou o nome do pesticida.

13

14 A maior parte dos envenenamentos com pesticidas vem do contacto com pesticidas ao longo de semanas, meses ou anos, e não do uso de pesticidas apenas uma vez. As pessoas podem ficar doentes devido aos pesticidas só muitos anos mais tarde. Nos adultos, podem levar 5, 10, 20, 30 anos ou mais a ficarem doentes por causa da exposição regular aos pesticidas. Quanto tempo leva para que a doença apareça depende de muitas coisas (ver página 321). Nas crianças, o envenenamento leva habitualmente menos tempo a ter efeitos. A doença com pesticidas pode começar num bebé antes de ele nascer, enquanto a mãe está grávida e em contacto com pesticidas. Quando uma pessoa fica exposta aos pesticidas durante um período longo de tempo, é difícil saber se os problemas de saúde são causados pelos pesticidas. A exposição a longo prazo pode provocar danos a longo prazo, tal como cancro, danos no sistema reprodutor, problemas no fígado, cérebro e outras partes do corpo. Muitos efeitos dos pesticidas a longo prazo são difíceis de ver, porque as pessoas em áreas agrícolas estão expostas a muitos produtos químicos diferentes e porque os trabalhadores agrícolas podem deslocar-se de um lugar para outro. Quando as pessoas têm cancro e outras doenças, os médicos e cientistas podem dizer que a doença se deve ao acaso ou a outros problemas diferentes dos pesticidas ou da contaminação. Eles podem dizer-nos que não podemos culpar os pesticidas ou outros produtos químicos tóxicos. E, às vezes, as pessoas que vendem pesticidas ou que promovem o uso dos pesticidas vão dizer mentiras sobre eles, porque não querem ser responsáveis pelos problemas de saúde das outras pessoas. Eles podem dizer isto porque muitas vezes é impossível provar com certeza que uma doença que leva muito tempo a desenvolver-se foi provocada por um pesticida específico ou por outro produto químico tóxico.

15 Os pesticidas e outros produtos tóxicos podem provocar muitas doenças a longo prazo (doenças crónicas). Alguns sintomas de doença crónica são: perda de peso, fraqueza constante ou tosse com sangue, feridas que não se curam, falta de sensibilidade nas mãos ou nos pés, equilíbrio fraco, perda de visão, batimentos do coração muito rápidos ou muito lentos, mudanças súbitas de humor, confusão, perda de memória e dificuldade de concentração. Se você tiver qualquer um destes sintomas, diga ao seu médico ou a um trabalhador de saúde. Garanta que lhes diz sempre que esteve em contacto com pesticidas e, se possível, quais. As pessoas expostas aos pesticidas podem ter uma tosse que nunca desaparece ou ter uma impressão de aperto no peito. Estes podem ser sintomas de bronquite, asma ou outras doenças dos pulmões. Com o passar do tempo, os danos nos pulmões podem dar origem a cancro nos pulmões. Se você tem quaisquer sintomas de danos nos pulmões, não fume cigarros! Fumar torna a doença dos pulmões ainda pior. : As pessoas expostas aos pesticidas têm uma possibilidade maior do que as outras pessoas de ter cancro. Isto não significa que você vai ter cancro se trabalhar com pesticidas. Mas significa que trabalhar com pesticidas lhe dá um risco maior de ter a doença (para informação sobre cancro, ver página 327). Sabe-se ou acredita-se que centenas de pesticidas e ingredientes de pesticidas provocam cancro. Existem muitos outros que ainda não foram estudados. Os cancros mais comuns causados por pesticidas são o cancro do sangue (leucemia), o linfoma não- Hodgkin e o cancro do cérebro. O fígado ajuda a limpar o sangue e a eliminar os venenos. Como os pesticidas são venenos muito fortes, às vezes o fígado não consegue eliminálos. Podem acontecer danos graves ao fígado depois de um envenenamento grave ou depois de trabalhar com pesticidas durante muitos meses ou anos. É uma doença do fígado que as pessoas apanham depois de estarem expostas aos pesticidas. A hepatite tóxica provoca náuseas, vómitos, febre e amarelecimento da pele e pode destruir o seu fígado. Os pesticidas estragam o cérebro e os nervos. A exposição a longo prazo aos pesticidas pode causar perda de memória, ansiedade, mudanças de humor e dificuldade de concentração.

16 Alguns pesticidas enfraquecem o sistema imunitário que protege o corpo contra as doenças. Quando o sistema imunitário está fraco por causa da malnutrição, dos pesticidas ou de doenças como o HIV, é mais fácil ter alergias e infecções e é mais difícil curar-se de doenças normais. Os pesticidas têm muitos dos mesmos efeitos na saúde reprodutiva que outros produtos químicos tóxicos (ver página 325). Eles podem prejudicar a capacidade que as pessoas têm de ter filhos ou impedir os bebés de crescerem saudáveis. Os produtos químicos podem entrar no corpo da mulher e aparecer mais tarde no seu leite materno. Há tantos pesticidas a serem usados em todo o mundo, que até as mães que nunca mexeram em pesticidas têm alguns produtos químicos tóxicos no seu leite materno. Mesmo que você pense que o seu leite materno pode ter pesticidas,. O leite materno é o melhor alimento para ajudar o bebé a crescer saudável e forte. : Muitos camponeses do sexo masculino em todo o mundo tornaram-se incapazes de tere filhos depois de terem trabalhado com certos pesticidas, porque eles já não conseguem produzir esperma. Quando uma mulher grávida fica exposta aos pesticidas, o bebé dentro dela também fica exposto e pode ser prejudicado. Ficar exposto aos pesticidas quando se está grávida nem sempre significa que o bebé vai nascer com defeitos. Mas o bebé vai ter um risco maior de ter defeitos de nascimento, dificuldades de aprendizagem, alergias e outros problemas de saúde (para mais informação sobre defeitos de nascimento, ver página 324). As hormonas controlam muitas das actividades do nosso corpo, como por exemplo o crescimento e a reprodução. Quando os pesticidas estragam as glândulas que produzem hormonas, isto pode causar problemas com o nascimento e a reprodução. Mesmo que uma mulher fique exposta aos pesticidas antes de estar grávida, ela pode ter um aborto espontâneo ou o bebé pode nascer morto por causa dessa exposição aos pesticidas.

17 Há muitos sintomas diferentes de envenenamento com pesticidas e eles são facilmente confundidos com sintomas de gripe, malária, reacção alérgica ou doenças dos pulmões. É pouco habitual ter apenas um sintoma. A maior parte das vezes, juntam-se vários sintomas. Você pode nem saber que alguém foi envenenado se os sintomas se desenvolverem devagar. Quais são alguns dos sintomas de envenenamento com pesticidas? Dores de cabeça e tonturas. Vómitos, suor e diarreia Mas a gripe também provoca vómitos, suor e diarreia. E a malária também. E a ressaca da bebida também! E estar grávida também! Para descobrir se os problemas de saúde de uma pessoa podem ser causados por pesticidas, coloque algumas perguntas simples, como por exemplo: Você trabalha no campo? Ultimamente tem tido algum contacto com pesticidas? Houve alguma pulverização nos campos perto de onde você vive? Às vezes, você pode descobrir se uma doença é causada por pesticidas conversando com as pessoas que têm a mesma doença ou que trabalham com os mesmos pesticidas. Quando as pessoas partilham os mesmos sintomas de envenenamento, e há pesticidas a serem usados por perto, há uma boa probabilidade de estarem todos doentes por causa dos pesticidas.

18 A Carolina trabalhava numa grande quinta de morangos. Um dia, doía-lhe a barriga POSTO MÉDICO e ardiam-lhe os olhos. Ela parou de trabalhar e foi falar com o seu patrão. O patrão disse-lhe que fosse ver o médico da empresa. Quando ela chegou ao gabinete do médico, ele não foi muito simpático ou prestável. A Carolina pensava que os pesticidas podiam tê-la feito doente, mas estava demasiado tímida para contar isto ao médico. E este não lhe perguntou sobre o seu trabalho ou porque é que ela pensava que estava doente. O médico fez perguntas à Carolina que a fizeram sentir que era por culpa dela que ela estava doente: O que é que comeu hoje? Fuma cigarros ou bebe muito álcool? O que é que fez ontem depois do trabalho? Dormiu o suficiente? No final, o médico disse-lhe que ela era simplesmente preguiçosa e que só queria uma desculpa para não trabalhar. Ele até disse que ela podia estar doente por ser bêbeda! Finalmente, o médico deu-lhe alguns comprimidos para as dores de cabeça. Ela não tinha a certeza se os comprimidos iam ajudar, mas tomou-os na mesma. Ao voltar para casa, a Carolina pensou se voltaria ao trabalho no dia seguinte. E sentiu-se pior do que nunca depois de ter visto o médico. Se ela tivesse trazido a etiqueta do pesticida com que trabalhava e dito ao médico que era aquilo que a fazia sentir doente, talvez ele tivesse considerado o envenenamento com pesticidas como a causa da sua doença. Mas, mesmo que ela o tivesse feito, isso podia não ter ajudado. O médico trabalhava para a empresa que era dona da quinta de morangos. Muitas vezes, os médicos das empresas não vão admitir que os pesticidas fazem os trabalhadores adoecer. As doenças provocadas por pesticidas podem ser caras e difíceis de tratar. A empresa pode preferir contratar novos trabalhadores, em vez de tratar os trabalhadores doentes. Se calhar, a Carolina podia ter ido a outro médico. Mas isto teria sido muito caro e ela teria de faltar durante mais tempo ao trabalho. E a maior parte dos médicos não sabem muito sobre pesticidas. Este é um problema muito difícil para a Carolina e para todos os trabalhadores do campo. A melhor maneira de os camponeses como a Carolina cuidarem da sua saúde é trabalharem juntos para mudarem, em primeiro lugar, as condições que os tornam doentes.

19 ➊ ➋ ➌

20 Se trabalha com pesticidas, use-os com muito cuidado. Quer você seja um camponês ou um trabalhador simples, seja responsável pelo seu próprio bem-estar, pelo bem-estar das outras pessoas e pelo meio ambiente. Para se proteger a si próprio e os que estão à sua volta, deve: Controlar as pragas sem pesticidas (ver Capítulos 15 e 17). Não trabalhar sozinho com pesticidas. Só usar o pesticida na cultura para a qual ele se destina. Usar a quantidade mais pequena possível. Mais nem sempre é melhor. Não misturar pesticidas diferentes. Manter os pesticidas fora do seu corpo e do corpo das outras pessoas. Manter os pesticidas longe dos pontos de água. Não usar os pesticidas quanto estiver vento, a chover ou quase a chover. Garantir que as suas roupas o cobrem completamente. Tentar não limpar os seus olhos, cara e pescoço quando lida com pesticidas. Lavar as suas mãos antes de comer, beber ou tocar na cara. Manter as unhas das mãos e dos pés curtas para que os pesticidas não se possam acumular debaixo delas. Usar roupas e equipamento de protecção. Não entrar em campos pulverizados até ser seguro fazê-lo (ver página 269). Lavar-se bem depois de usar pesticidas. Está demasiado quente para usar tudo isto! Sim, é desconfortável. Mas sem roupa de protecção você pode ser envenenado. Para tornar as roupas de protecção mais confortáveis, faça a pulverização de manhã cedo ou ao fim da tarde, quando o sol ainda não está quente. Repouse à sombra e beba muita água limpa, para não ficar doente com o calor. Para mais informações sobre as roupas e o equipamento de protecção, ver Apêndice A. Para prevenir ou tratar as doenças causadas pelo calor, ver Onde Não Há Médico ou outro livro de saúde.

21 Se os trabalhadores das explorações agrícolas usam pesticidas, é responsabilidade dos donos dessas explorações agrícolas garantirem que há lugares para os trabalhadores se lavarem e lavarem as suas roupas e equipamento, bem como sabão e água limpa em quantidades suficientes. Os respiradores e as luvas são feitos para os homens. Eles não servem nos corpos das mulheres e dos jovens. As mulheres usam pesticidas tanto como os homens, por isso, o equipamento de protecção também deve protegê-las. Se ele não serve, então não protege. Lave as suas mãos com água e sabão antes de comer, fumar, beber, mascar pastilha elástica ou tabaco, tocar nos olhos, nariz ou boca e antes de ir à casa de banho. Depois de trabalhar, limpe primeiro as unhas das mãos e dos pés. Depois, lave todo o corpo com sabão e água fria. Lavar as roupas de trabalho é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para prevenir o envenenamento com pesticidas. Quando as roupas de trabalho são usadas outra vez sem terem sido lavadas, a pele fica exposta aos pesticidas. Depois do trabalho, mude de roupa e ponha as roupas de trabalho num saco de plástico para proteger a pessoa que tem que as lavar (mesmo que seja você). Use água limpa e sabão e use luvas para proteger as suas mãos. Não lave as roupas cobertas com pesticidas nos rios. Nunca tome banho ou lave nada em valas de irrigação ou escoamento. Tente não tocar nas roupas sem luvas e lave as suas mãos depois disso. Deite fora a água suja para os campos, longe dos pontos onde há água para beber. Lave pequenas quantidades de roupas de cada vez, e repita até que as manchas ou o cheiro dos pesticidas desapareçam. Lave também as botas, luvas e chapéus em água e sabão.

Tratar danos causados por produtos químicos; Tratar queimaduras; Estado de choque; Respiração de socorro (respiração boca-a-boca).

Tratar danos causados por produtos químicos; Tratar queimaduras; Estado de choque; Respiração de socorro (respiração boca-a-boca). Quando se trabalha ou se está exposto a substâncias perigosas no local de trabalho, na comunidade ou em casa, é importante estar tão seguro quanto possível e estar preparado para acidentes. Esta secção

Leia mais

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau 1 Lembre-se de três coisas Não tocar Isole a pessoa doente Ligue para a linha de apoio 2 Se pensa que alguém

Leia mais

Esta informação reflete o que era conhecido em abril de 2016. Veja o website da Hesperian em http://en.hesperian.org/hhg/zika para atualização.

Esta informação reflete o que era conhecido em abril de 2016. Veja o website da Hesperian em http://en.hesperian.org/hhg/zika para atualização. Esta informação reflete o que era conhecido em abril de 2016. Veja o website da Hesperian em http://en.hesperian.org/hhg/zika para atualização. O Vírus Zika O vírus Zika é transmitido por mosquitos de

Leia mais

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança:

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança: Seguir as Regras de Segurança: 1. Seguir sempre as recomendações e instruções de aplicação dos produtos de limpeza e de desinfecção. 2. Observar os pictogramas de perigo, as advertências de perigo e as

Leia mais

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Os são seguros se forem utilizados com cuidado, de acordo com todas as indicações

Leia mais

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente?

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? O Meio Ambiente ::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? Seu João: Não sei não! Mas quero que você me diga direitinho pra eu aprender e ensinar todo mundo lá no povoado onde eu moro. : Seu João,

Leia mais

Produtos químicos PERIGOSOS

Produtos químicos PERIGOSOS Produtos químicos PERIGOSOS Como podemos identificar os produtos químicos perigosos? Os produtos químicos estão presentes em todo o lado, quer em nossas casas, quer nos locais de trabalho. Mesmo em nossas

Leia mais

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT APOIO: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD Casa de Cultura da Beira/CCB CERjovem ATENÇAÕ MULHER MENINA! Fundação Portugal - África RESPOSTAS

Leia mais

Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde... 24 Criar instituições

Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde... 24 Criar instituições Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental......... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde...................... 24 Criar instituições comunitárias...........................................

Leia mais

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Perguntas Frequentes Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a

Leia mais

ORIENTAÇÕES EM SITUAÇÕES DE ENCHENTES OU ENXURRADAS

ORIENTAÇÕES EM SITUAÇÕES DE ENCHENTES OU ENXURRADAS ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUPERINTENDENCIA DE VIGILÂNCIA EM SAUDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ORIENTAÇÕES EM SITUAÇÕES DE ENCHENTES OU ENXURRADAS

Leia mais

Primeiros socorros Material a ter na caixa de primeiros socorros:

Primeiros socorros Material a ter na caixa de primeiros socorros: Primeiros socorros Os primeiros socorros é o tratamento inicial dado a alguém que se magoou ou sofreu um acidente. Se o acidente for grave, não deves mexer na pessoa lesionada e chamar o 112, explicando-lhe

Leia mais

O desastre com gás tóxico em Bhopal... 36 A luta pelos direitos e pela justiça... 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos corpos...

O desastre com gás tóxico em Bhopal... 36 A luta pelos direitos e pela justiça... 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos corpos... O desastre com gás tóxico em Bhopal.................................... 36 A luta pelos direitos e pela justiça........................................ 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos

Leia mais

GRIPE A (H1N1) v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar

GRIPE A (H1N1) v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar GRIPE A (H1N1) v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar Informação para Professores Agosto de 2009 Direcção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) Direcção de Serviços de Promoção e Protecção da Saúde Gripe

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ )

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Anti Ruído Tradicional Aplicação: Reparação e emborrachamento de veículos. Fornecedor: Nome: Mastiflex Indústria e Comércio Ltda Endereço : Rua

Leia mais

Perigos para a saúde em Manicures

Perigos para a saúde em Manicures Perigos para a saúde em Manicures Produtos utilizados em salões de unha podem conter substâncias químicas que podem afetar a saúde do trabalhador. Usando esses produtos pode expor os trabalhadores a produtos

Leia mais

Gripe: o que você pode fazer. Cuidados em casa

Gripe: o que você pode fazer. Cuidados em casa Gripe: o que você pode fazer Cuidados em casa Para mais informações, confira: www.mass.gov/dph/flu Gripe: o que você pode fazer Cuidados em casa ÍNDICE: O que é a gripe? 2 Prevenção da gripe 6 Cuidados

Leia mais

Parte 4 E.P.I. E.P.I. Equipamentos de Proteção Individual - Conceitos e Aplicação. Curso Integrado de Pragas JPGomes November 11th, 2006 Slide 2

Parte 4 E.P.I. E.P.I. Equipamentos de Proteção Individual - Conceitos e Aplicação. Curso Integrado de Pragas JPGomes November 11th, 2006 Slide 2 Parte 4 E.P.I. Curso Integrado de Pragas JPGomes November 11th, 2006 Slide 1 E.P.I. Equipamentos de Proteção Individual - Conceitos e Aplicação Curso Integrado de Pragas JPGomes November 11th, 2006 Slide

Leia mais

APANHA O VIH. Da mãe que tem o VIH para o bebé

APANHA O VIH. Da mãe que tem o VIH para o bebé APANHA O VIH 1 - Como é que se apanha o vírus que causa a SIDA (VIH)? Nas RELAÇÕES SEXUAIS sem usar o preservativo porque o esperma (homem), os líquidos da vagina (mulher) ou alguma ferida podem estar

Leia mais

GRIPE A (H1N1) INFORMAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLAS E OUTROS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO

GRIPE A (H1N1) INFORMAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLAS E OUTROS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO GRIPE A (H1N1) INFORMAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLAS E OUTROS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO As escolas e outros estabelecimentos de ensino assumem um papel muito importante na prevenção de uma pandemia

Leia mais

Segurança Alimentar na Restauração. Higienização Pessoal na Restauração

Segurança Alimentar na Restauração. Higienização Pessoal na Restauração Segurança Alimentar na Restauração Higienização Pessoal na Restauração 1 Índice Consequências para a segurança alimentar de uma higiene pessoal inadequada... 3 Boas práticas de higiene pessoal... 3 Higiene

Leia mais

Riscos de contaminação e impacto ambiental

Riscos de contaminação e impacto ambiental Um informativo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, da EMATER, do Centro de Informações Toxicológicas da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, da Secretaria

Leia mais

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Secretaria Municipal de Saúde VISA Ponte Nova Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Elaborado pela Equipe da Vigilância Sanitária de Ponte Nova Índice: 1. Manipulador de Alimentos e Segurança

Leia mais

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA As informações de segurança a seguir podem ajudá-lo a evitar perigos e choques elétricos. Mantenha sua área de trabalho limpa e seca. Nunca trabalhe ao redor de

Leia mais

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A

Leia mais

RISCOS PARA A SAÚDE RESULTANTES DA OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS

RISCOS PARA A SAÚDE RESULTANTES DA OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS RISCOS PARA A SAÚDE RESULTANTES DA OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS Os incêndios florestais e urbanos para além das consequências económicas e ambientais, representam riscos para a saúde das populações decorrentes

Leia mais

Problemas de saúde causados por mosquitos... 141 História: Malária na auto-estrada transamazónica... 142 Como é que os mosquitos causam doenças...

Problemas de saúde causados por mosquitos... 141 História: Malária na auto-estrada transamazónica... 142 Como é que os mosquitos causam doenças... Problemas de saúde causados por mosquitos............................. 141 História: Malária na auto-estrada transamazónica................. 142 Como é que os mosquitos causam doenças..............................

Leia mais

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR?

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? O NÚMERO DE PESSOAS AFETADAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EVITÁVEIS NÃO PÁRA DE AUMENTAR. AS CRIANÇAS E OS MAIS VELHOS SÃO OS MAIS ATINGIDOS. SÃO DOENÇAS

Leia mais

Compostagem doméstica

Compostagem doméstica Compostagem doméstica Na Natureza tudo se transforma 1 2 3 Este guia vai ser-lhe útil! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as

Leia mais

Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril

Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril Dia da Conservação do Solo - 15 de Abril Tema: Comemoração do Dia da Conservação do Solo Destinatários: Crianças dos 6 aos 10 anos - 1º ciclo Objectivo: Pretende-se que no final das actividades as crianças

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL SOBRE GRIPE AVIÁRIA

COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL SOBRE GRIPE AVIÁRIA COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL SOBRE GRIPE AVIÁRIA PROFISSIONAIS DE SAÚDE HUMANA E ANIMAL AI.COMM FICHAS DOS PARTICIPANTES FORMAÇÃO DE UM DIA 2 A QUEM SE DESTINA ESTA FORMAÇÃO? Esta acção de

Leia mais

GRIPE SUÍNA E GRAVIDEZ:

GRIPE SUÍNA E GRAVIDEZ: PORTUGUESE GRIPE SUÍNA E GRAVIDEZ: Como pode proteger-se e ao seu bebé Este folheto informa-a sobre: a vacinação contra a gripe suína (gripe A H1N1), que pode receber durante a gravidez, para a ajudar

Leia mais

Galinhas Saudáveis Pessoas Saudáveis

Galinhas Saudáveis Pessoas Saudáveis Galinhas Saudáveis Pessoas Saudáveis Projecto Celeiro da Vida Album Seriado Manual de Facilitação de Práticas Agrárias e de Habilidades para a Vida Para os Facilitadores das Jffls Galinhas saudáveis

Leia mais

Produçaõ de peixes. Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979)

Produçaõ de peixes. Adaptado de: Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin (FAO, 1979) Produçaõ de peixes Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979) Onde pôr seu tanque de peixes 1. Você tem que escolher um lugar bom para sua tanque. 2. Lembra

Leia mais

Prevenir a erosão... 200 História: Trabalhadores de ONG aprendem sobre a erosão com os camponeses... 201 Restaurar a terra estragada...

Prevenir a erosão... 200 História: Trabalhadores de ONG aprendem sobre a erosão com os camponeses... 201 Restaurar a terra estragada... Prevenir a erosão..................................................... 200 História: Trabalhadores de ONG aprendem sobre a erosão com os camponeses............................................... 201 Restaurar

Leia mais

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença GUIA DO/DA FACILITADOR(A) DE SAUDE Luta contra doenças diarreicas e a Malária Inter Aide Projecto Agua e Saneamento Luta contra Malaria CP 6 Nacala a Velha 82 78 29 956 MENSAGENS CHAVES Etapa 1: A Diarreia:

Leia mais

Primeiros Socorros Volume I

Primeiros Socorros Volume I Manual Primeiros Socorros Volume I um Manual de Junho de 2008 Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode

Leia mais

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor MINISTÉRIO DA SAÚDE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALGARVE DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor Durante os meses de Verão as temperaturas podem

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

Primeiros Socorros. O que fazer imediatamente após acontecer um acidente?

Primeiros Socorros. O que fazer imediatamente após acontecer um acidente? Primeiros Socorros Dicas de Primeiros Socorros Você não precisa ser um socorrista experiente para conseguir ajudar alguém que se machucou no meio da natureza. Mas algumas coisas são fundamentais ter em

Leia mais

Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt

Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt Security, Health and Safety Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt O Regulamento (CE) 1272/2008 CLP (classificação, rotulagem e embalagem) harmoniza a legislação comunitária

Leia mais

QUEIMADURAS. Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção

QUEIMADURAS. Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção QUEIMADURAS Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção GRAVIDADE DAS QUEIMADURAS DEPENDE: Zona atingida pela queimadura Extensão da pele queimada Profundidade da queimadura: - 1ºGRAU - 2ºGRAU

Leia mais

detecção do cancro do cólon

detecção do cancro do cólon Um guia sobre a detecção do cancro do cólon Por que motivo devo fazer o exame de rastreio?...because...porque I have todos a eles lot dependem of cooking to do. de mim....because...porque I have as minhas

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas.

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas. 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas. 1) O nosso corpo se divide em cabeça, tronco e membros, mas existe uma estrutura, a menor

Leia mais

Objectivos Pedagógicos

Objectivos Pedagógicos Programa de Ciências da Natureza 6º Ano Tema: Ambiente de Vida Capítulo II- Agressões do meio e integridade do organismo 1) A Higiene No Capítulo 3, Tratamento das Infecções, fala-se sobre a utilização

Leia mais

Uso correcto dos medicamentos

Uso correcto dos medicamentos Uso correcto dos medicamentos CAPÍTULO 6 Curar sem medicamentos Para curar a maioria das doenças, não é necessário utilizar medicamentos. O organismo tem as suas defesas próprias, ou maneiras de resistir

Leia mais

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor

Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor Algumas medidas podem salvar vidas durante uma onda de calor Quando ocorre uma Onda de Calor emitem-se Alertas: Amarelo ou Vermelho, com menos e mais gravidade, respectivamente. Devem adoptar-se cuidados

Leia mais

Ambientes saudáveis crianças saudáveis. Caixa de ferramentas para professores

Ambientes saudáveis crianças saudáveis. Caixa de ferramentas para professores Não há tarefa mais importante que construir um mundo em que todos os nossos filhos possam crescer realizando plenamente seu potencial com saúde, paz e dignidade. Kofi A. Annan, 2002 Ambientes saudáveis

Leia mais

Apresentação Mobilização no combate à dengue

Apresentação Mobilização no combate à dengue Apresentação Mobilização no combate à dengue Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Com a temporada de chuvas, os riscos de surtos da doença ficam ainda

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Assunto: Para: Contacto na DGS: Ondas de calor medidas de prevenção Recomendações dirigidas à população Conhecimento de todos os estabelecimentos

Leia mais

Reciclagem 40 - A Fossa Alterna. da fossa com terra. adicional da adição de terra e, especialmente. possa ser aproveitado. também a homogeneizar

Reciclagem 40 - A Fossa Alterna. da fossa com terra. adicional da adição de terra e, especialmente. possa ser aproveitado. também a homogeneizar Reciclagem 40 - A Fossa Alterna 105 40 A Fossa Alterna A fossa alterna é um sistema de instalação sanitária simples especificamente construído para produzir fertilizante valioso para jardins e terrenos.

Leia mais

Desportistas. Recomendações para Ondas de Calor. Saúde e Desenolvimento Humano

Desportistas. Recomendações para Ondas de Calor. Saúde e Desenolvimento Humano A prática regular e moderada da actividade física pode trazer benefícios substanciais para a saúde da população, como seja reduzir para metade o risco de doenças coronárias, baixar o risco de desenvolver

Leia mais

Nas compras: Evite ir às compras com crianças, normalmente incentivam o consumo de produtos desnecessários.

Nas compras: Evite ir às compras com crianças, normalmente incentivam o consumo de produtos desnecessários. Dicas Consumo Sustentável 5.jan.2015 Nas compras: Evite ir às compras com crianças, normalmente incentivam o consumo de produtos desnecessários. Na alimentação: Procure produtos oriundos da agricultura

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

LEPTOSPIROSE X ENCHENTES

LEPTOSPIROSE X ENCHENTES LEPTOSPIROSE X ENCHENTES Durante os temporais e inundações, a bactéria leptospira, presente na urina do rato, se espalha nas águas, invade as casas e pode contaminar, através da pele, os que entram em

Leia mais

As causas das doenças

As causas das doenças CAPÍTULO 2 As causas das doenças As pessoas têm maneiras diferentes de explicar a causa duma doença. Um bebé está com diarreia. Mas porquê? Em certas comunidades, talve digam que isso aconteceu porque

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR Photofrin 15 mg & 75 mg Pó para Solução para Injecção Porfímero sódico APROVADO EM Leia cuidadosa e integralmente este folheto antes de receber este medicamento.

Leia mais

A MULHER E O MANUSEIO DA ÁGUA A MULHER E O USO DA ÁGUA

A MULHER E O MANUSEIO DA ÁGUA A MULHER E O USO DA ÁGUA A MULHER E O USO DA ÁGUA A sociedade define as atividades que os seres humanos devem fazer a partir do seu sexo. Aos homens são destinadas aquelas consideradas produtivas, ou seja, que servem para ganhar

Leia mais

Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome químico ou genérico N CAS % Classificação e rotulagem

Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome químico ou genérico N CAS % Classificação e rotulagem FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nome do produto: DENINPLUS 400-N Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: DENINPLUS 400-N Nome da Empresa: INDÚSTRIA

Leia mais

PROGRAMAS DE PRODUCT STEWARDSHIP DE ISOPA. Walk the Talk UTILIZADORES DE TDI. 1 Version09/06

PROGRAMAS DE PRODUCT STEWARDSHIP DE ISOPA. Walk the Talk UTILIZADORES DE TDI. 1 Version09/06 PROGRAMAS DE PRODUCT STEWARDSHIP DE ISOPA Walk the Talk UTILIZADORES DE TDI 1 Version09/06 2 Walk the Talk - Utilizadores de TDI Conteúdo Informação essencial Boas práticas Quando alguma coisa sai mal...

Leia mais

WATER TRANSFER PRINTING KITS - INSTRUCCIONES

WATER TRANSFER PRINTING KITS - INSTRUCCIONES TM WATER TRANSFER PRINTING KITS - INSTRUCCIONES Por favor leia todo o manual de instruções antes de começar o seu projecto. O Kit Básico de Impressão por Transferência de Água: 1 x Removedor de Silicone

Leia mais

Módulo 1 Entendendo a contaminação dos alimentos

Módulo 1 Entendendo a contaminação dos alimentos Módulo 1 Entendendo a contaminação dos alimentos Aula 1 - O que é um Alimento Seguro? Por que nos alimentamos? A alimentação é uma atividade básica para o indivíduo manter- se vivo. Precisamos nos nutrir

Leia mais

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica Gripe pandémica Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica De que trata esta brochura? Esta brochura apresenta informações acerca da gripe pandémica. Dá resposta a 10 perguntas importantes acerca

Leia mais

História: Camponeses resistem ao algodão GM... 238 Reprodução de plantas tradicionais... 239 Como é que as plantas GM são diferentes das plantas

História: Camponeses resistem ao algodão GM... 238 Reprodução de plantas tradicionais... 239 Como é que as plantas GM são diferentes das plantas História: Camponeses resistem ao algodão GM..................... 238 Reprodução de plantas tradicionais...................................... 239 Como é que as plantas GM são diferentes das plantas tradicionais?...

Leia mais

Água suficiente é tão importante como água segura... 46 O fardo das mulheres... 46 O que é que faz com que a água não seja segura?...

Água suficiente é tão importante como água segura... 46 O fardo das mulheres... 46 O que é que faz com que a água não seja segura?... Água suficiente é tão importante como água segura.................... 46 O fardo das mulheres.................................................... 46 O que é que faz com que a água não seja segura?.......................

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Reciclagem de Lixo. 38 Introdução a Reciclagem. Saneamento ecológico. Reciclagem 38 - Introdução a Reciclagem

Reciclagem de Lixo. 38 Introdução a Reciclagem. Saneamento ecológico. Reciclagem 38 - Introdução a Reciclagem Reciclagem 38 - Introdução a Reciclagem 99 5 Reciclagem de Lixo 38 Introdução a Reciclagem Neste capítulo vamos tratar dois tipos de reciclagem: a reciclagem de nutrientes através de saneamento ecológico,

Leia mais

Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Página 1 de 6 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Ortolan Sep 791 - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço: Rua Henry Martin, 235 Vargem Grande

Leia mais

3 segurança AlimentAr CHRistianne de VasConCelos affonso Jaqueline girnos sonati 19

3 segurança AlimentAr CHRistianne de VasConCelos affonso Jaqueline girnos sonati 19 3 Segurança Al i m e n ta r Christianne de Vasconcelos Affonso Jaqueline Girnos Sonati 19 Segurança Alimentar Atualmente temos muitas informações disponíveis sobre a importância da alimentação e suas conseqüências

Leia mais

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a gripe? É uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus da gripe. Em

Leia mais

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito, saudável e com hálito bom, é preciso: Escovar os dentes, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado

Leia mais

IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL

IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL ATUALMENTE O BRASIL É O 1º CONSUMIDOR MUNDIAL DE AGROTÓXICOS E A BAHIA OCUPA O 7º LUGAR ENTRE OS ESTADOS DA FEDERAÇÃO IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL Vamos conhecer mais

Leia mais

Revisão 15 Abril/13 FISPQ N o 0002-13 Página 1 de 5

Revisão 15 Abril/13 FISPQ N o 0002-13 Página 1 de 5 FISPQ N o 0002-13 Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL Thinner 2750 NOME DO FABRICANTE ANJO QUIMICA DO BRASIL LTDA Rodovia SC, 447 Km 02 Criciúma Santa Catarina CEP: 88.817-440

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água.

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁCIDO MURIÁTICO Composição: Água e Ácido Clorídrico Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger

Leia mais

CARTÕES DE IEC EM CONTROLE DAS ENDEMIAS - CE

CARTÕES DE IEC EM CONTROLE DAS ENDEMIAS - CE CARTÕES DE IEC EM CONTROLE DAS ENDEMIAS - CE Os CARTÕES DE ZEC - CE - Informação, Educação e Comunicação para o Controle das Endemias, compõem - se de um conjunto de cartões com informações técnicas, desenhos

Leia mais

A família acolhe a mãe e o bebê em casa

A família acolhe a mãe e o bebê em casa Mãe e bebê em casa A família acolhe a mãe e o bebê em casa Hoje vou ter uma nova idéia A família deve receber mãe e bebê num ambiente de amor e respeito. Cuidado e protegido, o bebê se sente seguro e com

Leia mais

O Movimento GAIA Novidades Setembro 2003. Conteudo: Como Controlar Malária Novo no site GAIA Sobre o Prémio GAIA

O Movimento GAIA Novidades Setembro 2003. Conteudo: Como Controlar Malária Novo no site GAIA Sobre o Prémio GAIA O Movimento GAIA Novidades Setembro 2003 Conteudo: Como Controlar Malária Novo no site GAIA Sobre o Prémio GAIA COMO CONTROLAR MALÁRIA Você recebem malária através de picadas de alguns mosquitos especiais

Leia mais

Na área de trabalho de uma unidade de processamento de pescado

Na área de trabalho de uma unidade de processamento de pescado Na área de trabalho de uma unidade de processamento de pescado 46 C-52 C 115 F-125 F 00:00:20 Todas as pessoas que entram na área de trabalho de uma unidade de processamento de pescado devem vestir roupas

Leia mais

Componentes Nº CAS % w/w Frases R Pictograma. Alfacipermetrina 67375-30-8 5.50% R25, R37, R48/22 R50/53 T,N

Componentes Nº CAS % w/w Frases R Pictograma. Alfacipermetrina 67375-30-8 5.50% R25, R37, R48/22 R50/53 T,N FOLHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com a legislação portuguesa Data / Atualizada no dia 02 de Junho de 2008 1. Indicação de substância preparado e empresa ACTIBIOL FLOW Industrial Autorização de venda

Leia mais

1. Promover a saúde ambiental comunitária... 1. 2. Compreender e mobilizar para a saúde comunitária... 11

1. Promover a saúde ambiental comunitária... 1. 2. Compreender e mobilizar para a saúde comunitária... 11 1. Promover a saúde ambiental comunitária.......................... 1 Promotores de saúde param a cólera.... 2 Trabalhar em conjunto para a mudança. 3 O que é que tornou esta organização de saúde tão bem-sucedida?.........

Leia mais

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada.

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada. Influenza A H1N1 /GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: PERGUNTA 1. Quanto tempo o vírus da gripe suína permanece vivo numa maçaneta ou superfície lisa? 2. O álcool em gel é útil para limpar as mãos? 3. Qual

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Agir contra a Gripe A

Agir contra a Gripe A Agir contra a Gripe A O papel dos estabelecimentos de educação e ensino Maria Neto Responsável pela área funcional da Promoção e Protecção da Saúde Responsável pelo Programa Nacional de Saúde Escolar na

Leia mais

Município de Reguengos de Monsaraz MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS HORTAS URBANAS

Município de Reguengos de Monsaraz MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS HORTAS URBANAS Município de Reguengos de Monsaraz MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS HORTAS URBANAS 0 1. O que são as Boas Práticas Agrícolas? Os consumidores estão cada vez mais preocupados em obter alimentos saudáveis,

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde

Direcção-Geral da Saúde Assunto: PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA ONDAS DE CALOR 2009 RECOMENDAÇÕES PARA DESPORTISTAS Nº: 29/DA DATA: 04/08/09 Para: Contacto na DGS: Todos os Estabelecimentos de Saúde Divisão de Saúde Ambiental INTRODUÇÃO

Leia mais

Jordânia. Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país. Leia a minha história e descubra... Por que é que todos precisamos de água potável para

Jordânia. Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país. Leia a minha história e descubra... Por que é que todos precisamos de água potável para Jordânia Você sabia que... A água potável e segura é necessária para que se possa assegurar e proteger a vida e a saúde de toda a gente, num modo justo e igualitário. Alguns fatos sobre o meu país No Reino

Leia mais

Naturessima Cosmética 100% Natural. 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO

Naturessima Cosmética 100% Natural. 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO Naturessima Cosmética 100% Natural 10 Tratamentos Caseiros NATURAIS, NÃO-TÓXICOS E ACESSÍVEIS PARA O ROSTO, CORPO E CABELO I N T R O D U Ç Ã O O N O S S O C O R P O É O N O S S O T E M P L O diz na Bíblia.

Leia mais

Trabalho com a energia da vida. Tenho orgulho disso. Sou Boa Cozinha.

Trabalho com a energia da vida. Tenho orgulho disso. Sou Boa Cozinha. Trabalho com a energia da vida. Tenho orgulho disso. Sou Boa Cozinha. Sou consciente, escolhido por Deus. Sei o que faço. Amo o meu trabalho, amo a vida. Faço o certo. Aqui tem segurança. Sou comprometido

Leia mais

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja ON END OPEN Lavandarias a seco e limpezas www.campanhaquimicos.eu Avaliação de riscos na utilização de substâncias perigosas Campanha Europeia CARIT

Leia mais

GESTOS QUE SALVAM Departamento de Formação em Emergência Médica janeiro de 2014

GESTOS QUE SALVAM Departamento de Formação em Emergência Médica janeiro de 2014 GESTOS QUE SALVAM Departamento de Formação em Emergência Médica janeiro de 2014 Gestos que Salvam O que fazer? EM CASO DE EMERGÊNCIA O QUE FAZER Número Europeu de Emergência LIGAR PARA O NÚMERO EUROPEU

Leia mais

Conceito de Higiene Pessoal. Higiene pessoal. Métodos utilizados pelos operadores para protegerem os alimentos deles próprios.

Conceito de Higiene Pessoal. Higiene pessoal. Métodos utilizados pelos operadores para protegerem os alimentos deles próprios. Conceito de Higiene Pessoal Higiene pessoal Métodos utilizados pelos operadores para protegerem os alimentos deles próprios. 1 O que são Microrganismos Microrganismos Seres vivos muito pequenos, que só

Leia mais

Conceito de Higiene Pessoal

Conceito de Higiene Pessoal 1 Conceito de Higiene Pessoal Higiene pessoal Métodos utilizados pelos operadores para protegerem os alimentos deles próprios. O que são Microrganismos Microrganismos Seres vivos muito pequenos, que só

Leia mais

NOME DO PRODUTO: MEGA PODIUM Revisão 01 FISPQ Nº 00030 Página 1de 5

NOME DO PRODUTO: MEGA PODIUM Revisão 01 FISPQ Nº 00030 Página 1de 5 FISPQ Nº 00030 Página 1de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: MEGA PODIUM NOME COMERCIAL MEGA PODIUM (COLA UNIVERSAL) NOME DO FABRICANTE JN COM E IND DE PROD QUIMICOS LTDA RUA A

Leia mais

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Os Defensivos Agrícolas e a Comercialização. Autor: Equipe do Decen e Senar.

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Os Defensivos Agrícolas e a Comercialização. Autor: Equipe do Decen e Senar. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Companhia Nacional de Abastecimento Conab Diretoria de Gestões de Estoques Diges Superintendência de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento

Leia mais

Lista das frases de risco e de segurança

Lista das frases de risco e de segurança Lista das frases de risco e de segurança FRASES DE RISCO R1 : Explosivo no estado seco. R2 : Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição. R3 : Grande risco de explosão por choque,

Leia mais