RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MARCUS VINÍCIUS MARTINS VARGAS PRUDÊNCIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular Obrigatório apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão. Orientadora: Profª. MSc. Paula Cristina de Souza Autorizo o encaminhamento para avaliação, Profª. MSc. Paula Cristina de Souza CAMPO MOURÃO 2013

2 RESUMO O presente relatório possui a finalidade de apresentar a aplicação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de Engenharia Civil, em prática, por meio do desenvolvimento do programa de estágio supervisionado obrigatório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. As atividades de estágio foram realizadas em uma obra de um edifício residencial, localizada no centro da cidade de Campo Mourão, estado do Paraná. Trata-se de uma edificação de sete pavimentos, executada em concreto armado, tendo como empresa responsável pela execução a Pronenge Construtora e Imobiliária Ltda, na qual foi acompanhado a execução do pavimento térreo.

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Confecção de Fôrmas e Armaduras para os Elementos Estruturais Execução de Guias Escoramentos para Lajes e Vigas Execução de Alvenaria Execução das Lajes Pré-fabricadas Leitura de Projetos e Anotações no Diário de Obra PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO CONCLUSÕES APRENDIZADO PRÁTICO RELACIONAMENTO PROFISSIONAL CONSIDERAÇÕES FINAIS... 17

4 4 1 INTRODUÇÃO A experiência de estágio é um momento de muita expectativa, pois os discentes podem observar a prática de sua futura profissão, sendo um espaço privilegiado para o contato direto com o futuro ambiente de trabalho. As atividades de estágio foram realizadas no canteiro de obras do edifício Trianon, localizado na área central da cidade de Campo Mourão, estado do Paraná. Trata-se de uma edificação residencial de sete pavimentos, executada com uma estrutura em concreto armado, tendo como empresa responsável pela execução a Pronenge Construtora e Imobiliária Ltda. Além de inserir o estudante ao ambiente de trabalho, o estágio supervisionado obrigatório tem o objetivo de proporcionar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, assimilando a teoria na prática, sendo uma experiência essencial ao graduando que o desenvolve. 1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) As atividades de estágio foram realizadas pela empresa Pronenge Construtora e Imobiliária Ltda, sendo desenvolvidas no canteiro de obras do edifício Trianon, localizado na Rua São Josafat, número 320, no centro da cidade de Campo Mourão, estado do Paraná. A Pronenge Construtora e Imobiliária Ltda, tem séde localizada na Rua São Paulo, número 943, no centro da cidade de Campo Mourão, estado do Paraná. A empresa fundada em 05 de março de 2007, trabalha com a execução de edifícios em regime de condomínios em construção, incorporando as atividades de imobiliária. Nesse sentido, a escolha da empresa para a realização do estágio obrigatório supervisionado baseou-se na importância da aplicação do conhecimento teórico e no aprendizado prático dentro do canteiro de obras.

5 5 1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES O propósito do programa de estágio supervisionado obrigatório é inserir o estudante no ambiente de trabalho, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, assimilando a teoria na prática. O desenvolvimento de atividades em canteiro de obras em conjunto com colaboradores é fundamental no auxilio a formação do discente, inserindo este no ambiente de trabalho. Nesse contexto, foi realizado o acompanhamento de diversas atividades em canteiro de obras, como: Confecção de fôrmas e armaduras para os elementos estruturais; Execução de guias e escoramentos para lajes e vigas; Execução de alvenaria; Execução das lajes Pré-fabricadas; Leitura de projetos; Preenchimento do diário de obra.

6 6 2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO O desenvolvimento das atividades de estágio foi realizado em uma obra localizada na Rua São Josafat, 320, no centro de Campo Mourão, estado do Paraná, onde está sendo realizada a construção do edifício residencial Trianon. O Trianon é um edifício residencial composto por sete pavimentos, nos quais o térreo será uma sala comercial, a garagem ocupará os dois primeiros pavimentos e o restante serão apartamentos. Cada apartamento irá conter sala de jantar, sala de estar, varanda gourmet, três quartos sendo duas suítes, banheiro social, cozinha e área de serviço compondo uma área privativa de 126 m², como mostra a Figura 1. Figura 1 Planta baixa do apartamento Fonte: Pronenge Construtora e Imobiliária Ltda. Além da sala comercial, o térreo do edifício também irá possuir salão de festas, sala de jogos e playground. O condomínio possuirá dois elevadores, medidor de água e gás individual, aquecedor de água quente, controle de acesso e monitoramento e iluminação inteligente. A obra do edifício teve início em março de 2013 e sua entrega está prevista para março de 2018.

7 7 Com relação ao canteiro de obras, este possuí refeitório, escritório, instalações hidrossanitária e elétrica, almoxarifado, carpintaria, área para corte e dobra de aço, deposito de agregados e depósito de cimento e cal. Todo canteiro de obras é fechado com tapumes de madeira compensada resinada. Como nenhum funcionário dorme na obra, não há alojamento no local. Atualmente há sete funcionários trabalhando na obra, sendo divididos nas seguintes funções: um mestre de obras, dois pedreiros e quatro serventes, onde todos são devidamente registrados. O edifício Trianon irá possuir 20 apartamentos e sua projeção é apresentada na Figura 2. Figura 2 Edifício Trianon Fonte: Pronenge Construtora e Imobiliária Ltda.

8 8 2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O período de estágio transcorreu entre o dia 23 de Setembro e 20 de Dezembro do ano de 2013, contabilizando aproximadamente três meses de acompanhamento das atividades em canteiro de obras, sendo divididas em: Confecção de fôrmas e armaduras para os elementos estruturais; Execução de guias e escoramentos para lajes e vigas; Execução de alvenaria; Execução das lajes pré-fabricadas; Leitura de projetos; Preenchimento do diário de obra Confecção de Fôrmas e Armaduras para os Elementos Estruturais Nessa etapa foram acompanhadas as atividades de confecção de fôrmas e armaduras para as vigas do pavimento térreo da edificação. Na execução das laterais das fôrmas, utilizou-se chapas de madeira compensada resinada plastificada, responsável por dar melhor acabamento ao elemento estrutural. Para a execução do fundo e dos elementos de travamento das caixarias, como gravatas e ripas laterais, fez-se o uso de madeira serrada. A distância entre os elementos de travamento das caixarias foi devidamente aferida, sendo ajustado aproximadamente 40 cm de distância entre gravatas e utilizado como reforço três ripas nas laterais da caixaria. Para impedir a aderência entre as fôrmas e o concreto, foi utilizado desmoldante aplicado com rolo de pintura em todas as caixarias, visando maior facilidade na remoção das fôrmas sem danificar as superfícies e arestas do concreto. A Fotografia 1 mostra a execução da caixaria de uma das vigas.

9 9 Fotografia 1 Execução de caixaria para vigas Para a montagem das caixarias nos locais onde serão as vigas, foram executadas todas as aferições necessárias para o perfeito alinhamento e nivelamento. Na Fotografia 2 observa-se o conjunto de fôrmas alocado. Fotografia 2 Montagem das caixarias nos locais das vigas

10 10 A execução das armaduras das vigas foi realizada de acordo com o projeto estrutural do pavimento térreo da edificação, que mostrava detalhadamente a seção transversal das vigas, as bitolas e a disposição das barras de aço. As armaduras longitudinais de flexão e as armaduras de pele (Costelas) foram confeccionadas com aço CA-50, já a armadura transversal formada pelos estribos, foi executada com aço CA-60. A Fotografia 3 mostra a execução da armadura de uma das vigas do pavimento térreo do edifício. Fotografia 3 Execução de armaduras das vigas Na obra, os serviços de amarração e montagem das armaduras foram terceirizados, possuindo um armador e três ajudantes. De acordo com o armador, em vigas com altura maior que 40 cm, já é recomendada a utilização de armadura de pele (Costelas), contradizendo de modo conservador a NBR 6118/2007, que recomenda a utilização desse tipo de armadura em vigas com altura superior a 60 cm. A Fotografia 4 apresenta a montagem das armaduras dentro das caixarias.

11 11 Fotografia 4 Montagem das armaduras dentro das caixarias Execução de Guias Escoramentos para Lajes e Vigas Após a execução das caixarias, foi realizado o acompanhamento da execução do escoramento e travamento das mesmas. O escoramento foi realizado com escoras de madeira roliça de Eucalipto, com um espaçamento de 80 cm entre escoras. No encontro de vigas onde não existia pilar como apoio, o escoramento foi realizado com várias escoras para evitar a movimentação das fôrmas. Para a fixação das escoras nas caixarias, fez-se o uso de pequenos pedaços de madeira, que devidamente pregados funcionavam como ligação entre a fôrma e a escora. Responsáveis por evitar a instabilidade das escoras, pelo travamento e por auxiliar ao escoramento da laje, as guias foram executadas com tábuas de madeira serrada de Pinus. Estas foram montadas respeitando espaçamento de 80 cm apresentando disposição perpendicular as vigotas. A Fotografia 5 apresenta o escoramento e a disposição das guias no que será uma laje.

12 12 Fotografia 5 Escoramento e disposição das guias Execução de Alvenaria Parte da alvenaria já havia sido executada antes do início das atividades de estágio, no entanto, foi possível acompanhar algumas etapas da execução da alvenaria de vedação do pavimento térreo do edifício. As paredes foram levantadas com blocos cerâmicos de seis furos de dimensões (9x14x19) cm. Nas paredes com grande comprimento houve a necessidade da execução de pilaretes que não estavam previstos em projeto, responsáveis por melhorar a resistência da alvenaria. A ligação entre a alvenaria e os pilares foi executada com ferros cabelo, sendo executada a cada três fiadas de blocos. Os ferros cabelo eram devidamente fixados no pilar por meio de pré-furação executada com furadeira, e posteriormente, eram fixados à alvenaria entre a junta de assentamento a cada três fiadas de blocos. Foram executadas vergas de concreto armado em todos os vãos de janelas e portas existentes nas paredes, porém, não foi observada a execução de contraverga, que segundo o mestre de obras, era desnecessária. A Fotografia 6 mostra uma parede executada com abertura sem contraverga.

13 13 Fotografia 6 Alvenaria com abertura executada sem contraverga Execução das Lajes Pré-fabricadas A execução das lajes do pavimento térreo teve início após todo o processo de escoramento e travamento das escoras. As guias de cimbramento foram dispostas perpendicularmente as vigotas de acordo com as especificações de projeto, sendo que este ainda previa a utilização de vigotas treliçadas e enchimento de EPS (Poliestireno Expandido). O acompanhamento da execução das lajes incluiu somente as atividades de alocação das vigotas e do enchimento, ficando faltando as etapas de montagem da armadura de distribuição e concretagem da capa. O projeto do pavimento térreo do edifício Trianon apresentava lajes com alturas que variavam de 12 cm a 20 cm, o que ocasionou a necessidade de utilizar enchimento de várias dimensões. A Fotografia 7 apresenta a montagem das lajes.

14 14 Fotografia 7 Montagem das lajes pré-fabricadas Leitura de Projetos e Anotações no Diário de Obra Além do acompanhamento das etapas construtivas, foram desenvolvidas atividades como a leitura de projetos e anotações no diário de obra no decorrer do estágio. Na etapa de execução das caixarias e da confecção das armaduras fez-se a leitura do projeto estrutural das vigas do pavimento térreo do edifício, no qual foram verificadas as disposições, as bitolas, e os espaçamentos das armaduras longitudinais e transversais. A análise da forma do projeto estrutural foi fundamental para entender as aferições executadas pelos pedreiros na montagem das caixarias nos locais corretos. O preenchimento do diário de obra é realizado desde o início da obra, no qual são anotadas todas as atividades do canteiro no decorrer do dia. No diário de obra é registrada a freqüência dos trabalhadores, o clima do dia trabalhado, as atividades desenvolvidas pelos operários e também é realizado o controle de materiais que chega ao canteiro de obra durante o dia.

15 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS Como já foi mencionado, o desenvolvimento das atividades de estágio transcorreu em cerca de três meses, o que levou ao acompanhamento de poucas etapas construtivas em canteiro de obras. Devido a esse fator, não foi possível acompanhar toda a execução do pavimento térreo, pois as etapas de confecção de fôrmas e escoramento demandaram um tempo considerável. 2.3 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO O programa de estágio proporcionou o aprendizado e a aplicação de diversas disciplinas do curso de Engenharia Civil, principalmente as disciplinas relacionadas aos processos construtivos, como: Tecnologia em Construção Civil 1 Acompanhamento da confecção de fôrmas e armaduras, execução de escoramento; Concreto Armado 1 Leitura de projetos estruturais, verificação da disposição e espaçamento entre barras e estribos; Concreto Armado 2 Leitura de projetos estruturais, acompanhamento da montagem das lajes pré-fabricadas; Materiais de Construção A Acompanhamento da execução de alvenaria, vergas, ligação entre pilar e alvenaria; Estrutura de Fundações Leitura de projetos dos blocos e vigas de equilíbrio; Fundamentos de Engenharia de Segurança do Trabalho Verificação do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva por parte dos trabalhadores.

16 16 3 CONCLUSÕES 3.1 APRENDIZADO PRÁTICO O programa de estágio supervisionado tem extrema importância no aprendizado do discente, uma vez que, este coloca em prática as disciplinas cursadas durante a graduação, podendo discernir se o que está sendo executado está de acordo com os requisitos básicos e mínimos propostos em especificações, literatura técnica e normas referentes às atividades envolvidas. A convivência junto a colaboradores e operários proporcionou um grande conhecimento das atividades executadas em canteiro de obras, sendo fundamental para o amadurecimento e enriquecimento intelectual do discente, que além de desenvolver seu senso crítico através da solução de problemas, tem a oportunidade de adquirir maior competência técnica na futura profissão. 3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL O propósito do estágio supervisionado é inserir o estudante no ambiente futuro de trabalho, o que proporciona a oportunidade de se relacionar com pessoas que estão a maior tempo no mercado da construção civil. O relacionamento profissional do estágiario com colaboradores e operarios no canteiro de obras é extramente importante para o desenvolvimento das atividades do discente, que além de esclarecer dúvidas diárias e usufluir do conhecimento das pessoas envolvidas no ramo, pode obter contato profissional com fornecedores e construtores.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS Participar de decisões, ter obrigações a cumprir e liberdade para atuar e tirar dúvidas faz com que o aluno desenvolva um senso de responsabilidade que são essenciais na futura profissão. O programa estágio, além de inserir o estudante a esse ambiente de obrigações e responsabilidades, proporciona ao aluno se relacionar profissionalmente e socialmente com as pessoas envolvidas no ramo, adquirido experiência para atender as necessidades da sociedade.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL JÚLIO LUIS VANSETTO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL MARCELO PALHARINI RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL RICARDO GAZONI EVANGELISTA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA ESTRUTURA DE UM EDIFÍCIO DE CARÁTER REPETITIVO

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA ESTRUTURA DE UM EDIFÍCIO DE CARÁTER REPETITIVO Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil http://www.ppgec.dacoc.ct.utfpr.edu.br/ www.utfpr.edu.br II MOPP 2010 II Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR 30 de agosto a 03 de Setembro de 2010

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas).

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 31: detalhe das formas da estrutura ao fundo, do EPS e das armaduras

Leia mais

RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM - SEARQ

RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM - SEARQ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA Secretaria de Administração e Orçamento Seção de Engenharia e Arquitetura / COSEG RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RAFAEL DOS SANTOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA SEDE DO CENDAT REVISÃO 06/09/2013 Rua Crasso, 392 Vila Romana São Paulo Cep 05043-010 Tel. (11) 36751335 2 QUADRO DE REVISÕES REV DATA POR APROV

Leia mais

Procedimentos e normas para execução de alvenarias

Procedimentos e normas para execução de alvenarias Procedimentos e normas para execução de alvenarias Introdução Um bom projeto é indispensável para a execução de uma obra de qualidade, mas não adianta apenas ter em mãos um bom projeto: é preciso assegurar

Leia mais

FLEX. 1.2 INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e as necessidades da obra.

FLEX. 1.2 INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e as necessidades da obra. MEMORIAL DESCRITIVO 1 HABITAÇÃO 1 EQUIPAMENTO COMUNITÁRIO IDENTIFICAÇÃO: Proponente : Favoritto Incorporações SPE LTDA. Construtora : Magis Incorporações e Participações Ltda. Empreendimento : Residencial

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

Foto 19 alisando o concreto

Foto 19 alisando o concreto 36 Foto 18 adensamento do concreto Foto 19 alisando o concreto Durante a concretagem a equipe se mostrou bem sincronizada e o mestre de obras conduziu o processo de uma forma muito tranquila e profissional.

Leia mais

Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Área de aplicação SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL INDUSTRIALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL Relatório de Estágio Curricular Andre Kazunori Maebara Prof. Dr. Leandro Waidemam Autorizo para encaminhamento

Leia mais

FÔRMA. AÇO. CONCRETO.

FÔRMA. AÇO. CONCRETO. FÔRMA. AÇO. CONCRETO. Belo Horizonte, 19 de Maio de 2.016. Proposta nº 54/16 A/C Sr. João de Oliveira - Construtora Visual - Ed. Res. Buarque de Holanda Prezado (a); Temos o prazer de apresentar para apreciação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV

CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV Prof. Marco Pádua Exercício: Calcular o consumo de materiais considerando uma concretagem em conjunto com uma alvenaria de blocos de concreto. profmarcopadua.net------------------------------------------exercício

Leia mais

FIGURA 15 - Ferragem do pilar amarrada no arranque do bloco. Fonte: Acervo da autora, 2016.

FIGURA 15 - Ferragem do pilar amarrada no arranque do bloco. Fonte: Acervo da autora, 2016. 29 instaladas e passaram por um devido nivelamento (figura 17) e posterior escoramento (figura 18), as ferragens foram colocadas dentro das formas e amarradas nas ferragens dos blocos (arranque figura

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Renan Sousa Mendes

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Renan Sousa Mendes INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Renan Sousa Mendes Fortaleza, 10 de fevereiro de 2013 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio Curricular

Leia mais

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva PREFEITURA MUNICIPAL DE ILICÍNEA Estado de Minas Gerais CNPJ: 18.239.608/0001-39 Praça. Padre João Lourenço Leite, 53 Centro Ilicínea Tel (fax).: (35) 3854 1319 CEP: 37175-000 Memorial Descritivo Escola

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos constitutivos de um projeto interpretação, exame e análise Projeto

Leia mais

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio Cuiabá/MT Maio - 2017 Alvenaria e um maciço constituído de pedras ou blocos, naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação de juntas e interposição de argamassa, ou somente

Leia mais

Lajes Treliçadas com Blocos EPS

Lajes Treliçadas com Blocos EPS Lajes Treliçadas com Blocos EPS Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas

Leia mais

Memorial Descritivo. Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso

Memorial Descritivo. Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso Memorial Descritivo Proprietário: MUNICIPIO DE XAXIM Bairro: Guarani Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso Local: Xaxim - SC Obra: Estrutura pré-fabricada para arquibancada

Leia mais

Painéis de Concreto Armado

Painéis de Concreto Armado CONCEITO É constituído por painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado e pelas ligações entre eles. Destina-se à construção de paredes de edifícios habitacionais de até 5 pavimentos. A

Leia mais

08/11/2016. Curitiba, 2º Sementre 2016 EAP INICIAL MAPA MENTAL

08/11/2016. Curitiba, 2º Sementre 2016 EAP INICIAL MAPA MENTAL Curitiba, 2º Sementre 2016 1 EAP INICIAL MAPA MENTAL 2 1 EAP DA OBRA NÍVEIS HIERÁRQUICOS CONSTRUÇÃO PROJETOS SERVIÇOS PRELIMINARES CONSTRUÇÃO SERVIÇOS FINAIS ARQUITETÔNICO LIMPEZATERRENO INFRA ESTRUTURA

Leia mais

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA LOTE

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE IJACI Legislatura 2009/2012

CÂMARA MUNICIPAL DE IJACI Legislatura 2009/2012 ANEXO II TOMADA DE PREÇO Nº 001/2010 MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES DE SERVIÇOS Considerações gerais: Destina se o presente Memorial Descritivo e as Especificações Técnicas constantes no mesmo prestar

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL VIVIANE EMY SUZUKI RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto Estruturas de concreto As estruturas das edificações, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade

Leia mais

Intermediação de Negócios

Intermediação de Negócios Intermediação de Negócios Catálogo 2016 A BAGÉ Serviços Administrativos LTDA é uma empresa intermediadora de negócios no setor de Construção Civil, tendo em seu portfólio os seguintes produtos: Vergalhões

Leia mais

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE CLIENTE-EMBRAPA CLIMA TEMPERADO ONSTRUÇÃO Projeto - Avicultura Colonial Aviário para 500 aves de corte Cliente Embrapa Clima Temperado Junho,

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Cálculo de Lajes Prof. Ederaldo Azevedo Aula 3 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 3.1. Conceitos preliminares: Estrutura é a parte ou o conjunto das partes de uma construção que se destina a

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES ANEXO - I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1 - OBJETIVO: Tem este o objetivo de esclarecer e orientar os diversos serviços para a construção de um abrigo para o grupo gerador de 380/220 V, 55 KVA e interligações

Leia mais

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor:

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Nestas recomendações estão alguns pontos que achamos importante salientar. Lembramos que todas as instruções relativas a lajes estão

Leia mais

MOLDELAJE CREA DE ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA SELO DE QUALIDADE. projeto desde 1974

MOLDELAJE CREA DE ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA SELO DE QUALIDADE. projeto desde 1974 Catálogo MOLDELAJE ÍNDICE Laje Treliçada... Painel Treliçado... Cortina de Contenção... Blocos de Concreto... Página 01 Página 02 Página 03 Página 04 Mourão de Concreto Reto... Página 05 Piso Tátil e Antiderrapante...

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PREGÃO PRESENCIAL PROCESSO Nº 011/2018 RECOMPOSIÇÃO DE MURO PERIMETRAL E ESTRADA DE SEGURANÇA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PREGÃO PRESENCIAL PROCESSO Nº 011/2018 RECOMPOSIÇÃO DE MURO PERIMETRAL E ESTRADA DE SEGURANÇA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PREGÃO PRESENCIAL PROCESSO Nº 011/2018 RECOMPOSIÇÃO DE MURO PERIMETRAL E ESTRADA DE SEGURANÇA (ANEXO IV) PLANILHAS DE ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS PLANILHA ORÇAMENTÁRIA - RESUMO DATA

Leia mais

Técnicas e práticas construtivas para edificação

Técnicas e práticas construtivas para edificação Técnicas e práticas construtivas para edificação 1 - Preparativos iniciais 1.1 Considerações iniciais 1.1.1 Classificação das construções quanto ao uso 1.2 Fases da obra 1.2.1 Projeto 1.2.2 Verificação

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica - PEF PEF 3303 Estruturas de Concreto I LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Para a resolução dos itens a seguir,

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA

Leia mais

Engenharia Civil Alvenaria Estrutural

Engenharia Civil Alvenaria Estrutural MATERIAIS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL Normas Nacionais a) NBR 15961-1/11 - Blocos de Concreto, Parte 1: Projeto; NBR 15961-2/11 - Blocos de Concreto, Parte 2: Execução e controle de obras; b) NBR 6136/16

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA 1 Caracterização da unidade residencial As unidades residenciais do condomínio Bella Vista, terão os seguintes ambientes divididos em dois andares, no

Leia mais

Execução de Fôrma. Aprovado por: Leonardo Neri Data: 13/07/2016 SUMÁRIO

Execução de Fôrma. Aprovado por: Leonardo Neri Data: 13/07/2016 SUMÁRIO SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documentos de Referência 3. Aplicação 4. Responsabilidades / Autoridades 4.1 Gerente de Obras 4.2 Engenheiro de Produção 4.3 Funcionários

Leia mais

Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014

Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014 1 Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014 Marcos Rebuá dos Santos marcos.rebua@hotmail.com MBA em Projeto,

Leia mais

Fig. 2.1 Dimensões de um bloco

Fig. 2.1 Dimensões de um bloco CAPÍTULO 2 PRINCIPAIS ASPECTOS QUANTO À MODULAÇÃO 2.1. Conceitos Básicos Chama-se de bloco, ou unidade, o componente básico da alvenaria. Um bloco será sempre definido por três dimensões principais: comprimento,

Leia mais

COMPOSIÇÃO DE CUSTO UNITÁRIO UNID. QUANTIDADE SUBTOTAL 11139 MAO-DE-OBRA M 20065 UNID. SUBTOTAL 11139 MAO-DE-OBRA M20065

COMPOSIÇÃO DE CUSTO UNITÁRIO UNID. QUANTIDADE SUBTOTAL 11139 MAO-DE-OBRA M 20065 UNID. SUBTOTAL 11139 MAO-DE-OBRA M20065 420 sba COMPOSIÇÃO DE CUSTO PÁGINA: 138 OBRA: CONSTRUÇÃO DO FÓRUM DO MUNICÍPIO DE AUTAZES/AM Portão de Ferro Tipo Grade de Correr ou Abrir 1 Folha ITEM: 30.10.. COMPOSIÇÃO: 40667 8000 0,30 A10230 Cimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO Obra: Construção de um Prédio Residencial Multifamiliar Local: Avenida Maria José Pinheiro Machado x Jorge Calixto nº 570 Planta aprovada nº 174/16 expedida

Leia mais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais LAJES PRÉ-MOLDADAS Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni GRADUAÇÃO Florestal AULA 10 Aula 10b Lajes pré-moldadas 1 1. Definições São estruturas de concreto armado ou mistas,

Leia mais

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO REFORMA E AMPLIAÇÃO DA AC CERES- DR/GO

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO REFORMA E AMPLIAÇÃO DA AC CERES- DR/GO C A D E R N O D E E S P E C I F I C A Ç Õ E S ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO REFORMA E AMPLIAÇÃO DA AC CERES- DR/GO S E Ç Ã O D E P R O J E T O S E O B R A S SEPO/GEREN/DR/GO OBRA: REFORMA E AMPLIAÇÃO DA

Leia mais

file:///// /clientes/sinduscon/cub/setembro_2007.htm COMUNICADO IMPORTANTE

file:///// /clientes/sinduscon/cub/setembro_2007.htm COMUNICADO IMPORTANTE 1 of 6 19/12/2013 10:03 COMUNICADO IMPORTANTE Com a publicação da NBR 12.721:2006, que entrou em vigor no dia 1 o de fevereiro de 2007, os Custos Unitários Básicos por metro quadrado de construção passaram,

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros

CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros CONCRETAGEM INDEPENDENTE Prof. Marco Pádua A seguir vamos fornecer os dados necessários para planejar a execução das formas e escoramentos, das armaduras, tomando-se

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Sistema Convencional Concretagem em Conjunto BLOCOS CERÂMICOS

CONSUMO DE MATERIAIS Sistema Convencional Concretagem em Conjunto BLOCOS CERÂMICOS CONSUMO DE MATERIAIS Sistema Convencional Concretagem em Conjunto BLOCOS CERÂMICOS Prof. Marco Pádua A seguir sugerimos as tabelas necessárias para composição de custo com a superestrutura. Especifique

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil ESTUDO COMPARADO DA PRODUTIVIDADE ENTRE O MÉTODO EXECUTIVO TRADICIONAL E O INDUSTRIALIZADO PARA OS SERVIÇOS DE ARMADURA EM UMA OBRA COM LAJE NERVURADA NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA-SC Nathalia Vieira Brognoli

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 026 DE 12 DE JANEIRO DE 2015

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 026 DE 12 DE JANEIRO DE 2015 MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 026 DE 12 DE JANEIRO DE 2015 BONO ESPECIAL GERAL CAIXA DE CONSTRUÇÕES DE CASAS PARA O PESSOAL

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL JASMIM SADIKA MOHAMED HUSSEIN RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: ALVENARIAS

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: ALVENARIAS PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: ALVENARIAS IV SEASC: Semana da Engenharia,Arquitetura e Agronomia de São Carlos. Arq. Carlos Alberto Tauil Métrica Consultoria Outubro /2010 FUNÇÃO DAS ALVENARIAS NOS EDIFÍCIOS:

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ECV 5356 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO - FÔRMAS escolher 1 pavimento inteiro, incluindo montagem de fôrmas de pilares, vigas,

Leia mais

file:///// /clientes/sinduscon/cub/fevereiro_2007.htm

file:///// /clientes/sinduscon/cub/fevereiro_2007.htm 1 of 8 18/12/2013 15:39 COMUNICADO IMPORTANTE Com a publicação da NBR 12.721:2006, que entrou em vigor no dia 1 o de fevereiro de 2007, os Custos Unitários Básicos por metro quadrado de construção passarão,

Leia mais

Disciplina: Construção Civil 4. Orçamento de Obras. Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA

Disciplina: Construção Civil 4. Orçamento de Obras. Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA Disciplina: Construção Civil 4 Orçamento de Obras Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA 1 A etapa de levantamento de quantitativos é uma das que intelectualmente

Leia mais

file:///// /clientes/sinduscon/cub/agosto_2007.htm

file:///// /clientes/sinduscon/cub/agosto_2007.htm 1 of 7 20/12/2013 14:46 COMUNICADO IMPORTANTE Com a publicação da NBR 12.721:2006, que entrou em vigor no dia 1 o de fevereiro de 2007, os Custos Unitários Básicos por metro quadrado de construção passaram,

Leia mais

TERMINAL DE VOOS DOMÉSTICOS AEROPORTO DE LUANDA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL

TERMINAL DE VOOS DOMÉSTICOS AEROPORTO DE LUANDA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL TERMINAL DE VOOS DOMÉSTICOS AEROPORTO DE LUANDA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL Vitor França a, Hugo Sousa b e Narciso Ferreira c a,b Eng.º Civil, TRIEDE ANGOLA, Luanda c Eng.º Civil, TRIEDE, Lisboa Resumo. Descreve-se

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros TAB.2 CONCRETAGEM EM CONJUNTO

CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros TAB.2 CONCRETAGEM EM CONJUNTO CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros TAB.2 CONCRETAGEM EM CONJUNTO Prof. Marco Pádua A seguir vamos fornecer os dados necessários para planejar a execução das formas e escoramentos, das armaduras, tomando-se

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ESTRUTURAL 2 1. PROJETO ESTRUTURAL O define os elementos de

Leia mais

FÔRMAS PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

FÔRMAS PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA FÔRMAS PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO LOTE 1 Versão: 004 Vigência: 12/2015 Última atualização:

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 5ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 5ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 5ª MEDIÇÃO OBRA: EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO IMÓVEL PARA A VARA DO TRABALHO DE PALMAS. CONTRATADA: BC CONSTRUTORA LTDA - EPP Considerando a instituição da Comissão de Recebimento

Leia mais

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

Serviços Preliminares

Serviços Preliminares Serviços Preliminares O CANTEIRO DE OBRAS É A ÁREA DE TRABALHO FIXA E TEMPORÁRIA, ONDE SE DESENVOLVEM OPERAÇÕES DE APOIO E EXECUÇÃO DE UMA OBRA (NR-18).O CONJUNTO DE ÁREAS DESTINADAS À EXECUÇÃO E APOIO

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO MÊS: Outubro / 2013

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO MÊS: Outubro / 2013 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO MÊS: Outubro / 2013 OBRA: RESERVA DA LAGOA Informações da Obra: Att. Aos clientes do Reserva da Lagoa A Iguatemi Construções Ltda. tem a satisfação de informar aos nossos clientes

Leia mais

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. 1 O SISTEMA CONSTRUTIVO Ausência de vergas Lajes que se apoiam sobre os tijolos Juntas de assentamento

Leia mais

ANEXO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 032/09 PROCESSO DE COMPRA Nº 107/09 Campinas SGVO Eng, Constr. e Empreend. Imob. Ltda

ANEXO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 032/09 PROCESSO DE COMPRA Nº 107/09 Campinas SGVO Eng, Constr. e Empreend. Imob. Ltda ANEXO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 032/09 PROCESSO DE COMPRA Nº 107/09 Campinas SGVO Eng, Constr. e Empreend. Imob. Ltda CÓDIGO DESCRIÇÃO UNIDADE QUANT. PREÇO(R$) PREÇO TOTAL (R$) 1 Requisitos gerais

Leia mais

INFRAESTRUTURA 22/08/2018. Direitos reservados à UFPR Departamento de Construção Civil Grupo de Construção Civil

INFRAESTRUTURA 22/08/2018. Direitos reservados à UFPR Departamento de Construção Civil Grupo de Construção Civil 1 INFRAESTRUTURA Código Descrição Ud Qtde. 04 RESIDÊNCIA TIPO 01 04.01 INFRA-ESTRUTURA 04.01.01 FUNDAÇÃO PROFUNDA 04.01.01.001 Estaca pré-moldada m 90,00 04.01.02 SERVIÇOS GERAIS 04.01.02.001 Escavação

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular

Relatório de Estágio Curricular Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Civil Departamento de Estruturas e Edificações Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Jéssica Gomes de Souza Alcântara

Leia mais

Seg m en t o Im o b ili ári o ADENSAMIX CASE COMPARATIVO: CONCRETO CONVENCIONAL E CONCRETO AUTOADENSÁVEL

Seg m en t o Im o b ili ári o ADENSAMIX CASE COMPARATIVO: CONCRETO CONVENCIONAL E CONCRETO AUTOADENSÁVEL Seg m en t o Im o b ili ári o ADENSAMIX CASE COMPARATIVO: CONCRETO CONVENCIONAL E CONCRETO AUTOADENSÁVEL CONHEÇA A ENGEMIX, UMA EMPRESA DA VOTORANTIM CIMENTOS VOTORANTIM CIMENTOS: UMA EMPRESA GLOBAL Referente

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDUARDO PETRY MESQUITA

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDUARDO PETRY MESQUITA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDUARDO PETRY MESQUITA ACOMPANHAMENTO DA CONCRETAGEM DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS NA TORRE II DO GREEN VILLE RESIDENCE LAGES 2016 EDUARDO PETRY

Leia mais

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor.

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 23 Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 4.1.10. Cobertura Após a cura da laje, foi executada a torre da caixa d água e a cobertura. A madeira utilizada para a estrutura da

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS MADEIRAS E FERROS

CONSUMO DE MATERIAIS MADEIRAS E FERROS CONSUMO DE MATERIAIS MADEIRAS E FERROS ROTEIRO Prof. Marco Pádua É NECESSÁRIO DEFINIR O TIPO DE CONCRETAGEM. A seguir vamos fornecer os passos necessários para planejar a execução das formas e escoramentos,

Leia mais

Vejamos o organograma para melhor compreender a hierarquia de uma obra:

Vejamos o organograma para melhor compreender a hierarquia de uma obra: INTRODUÇÃO Uma construção tem muitos proissionais envolvidos. Nesse tópico falaremos apenas dos proissionais que põe a mão na massa ou que estão diretamente ligados ao canteiro de obras, são eles: Mestre-de-obras,

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas Elementos estruturais Notas de aula da disciplina AU405 Concreto Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Agosto/2006

Leia mais

Tecnologia da Construção I ARMADURAS. Conceitos. Função da Armadura 03/04/2017. Docente: Thalita Lima

Tecnologia da Construção I ARMADURAS. Conceitos. Função da Armadura 03/04/2017. Docente: Thalita Lima Tecnologia da Construção I ARMADURAS Docente: Thalita Lima Email: thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Março - 2017 Conceitos as armaduras são elementos destinados a dar resistência à estrutura de concreto

Leia mais

AÇO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

AÇO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL AÇO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL GG 0 O vergalhão que está por dentro das melhores obras. VERGALHÃO GERDAU GG 0 Para o seu projeto sair do papel com segurança e qualidade, use o Vergalhão Gerdau GG 0. Produzido

Leia mais

Canteiro e Locação de obra. ICC. Introdução a Construção Civil Engª e Profª Bárbara Silvéria

Canteiro e Locação de obra. ICC. Introdução a Construção Civil Engª e Profª Bárbara Silvéria Canteiro e Locação de obra ICC. Introdução a Construção Civil Engª e Profª Bárbara Silvéria Canteiro de Obras Canteiro de obras (Definição segundo a NBR 12264) Conjunto de áreas destinadas à execução e

Leia mais

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO Obra: PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO RUA HUGO HARTMANN TRECHO II Local: MUNICIPIO DE CAPITAO/RS O presente memorial tem por finalidade estabelecer os materiais

Leia mais

ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO Tomando-se como parâmetro a execução de um pavimento tipo e considerando que o SISTEMA DE FÔRMAS esteja previamente definido, tem-se basicamente

Leia mais

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino, 13 pavimentos tipo com 04 (quatro) apartamentos

Leia mais

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA LOTE 1 Versão: 003 Vigência: 11/2014

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Paulo Ricardo Kruger Prof. Dr. Jorge Luís Nunes de Goes

Relatório de Estágio Curricular. Paulo Ricardo Kruger Prof. Dr. Jorge Luís Nunes de Goes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL Relatório de Estágio Curricular Paulo Ricardo Kruger Prof. Dr. Jorge Luís Nunes de Goes Autorizo para encaminhamento

Leia mais

Rua LL, nº 203 Bairro Arvoredo Contagem/MG 32113-118. Tele Fax: (31) 3913-9883 - (31) 9801-2777 Email: atendimento@maxformaedificacoes.com.

Rua LL, nº 203 Bairro Arvoredo Contagem/MG 32113-118. Tele Fax: (31) 3913-9883 - (31) 9801-2777 Email: atendimento@maxformaedificacoes.com. Belo Horizonte, 16 de Fevereiro de 2.015. Proposta nº 10/15 Rev 01 A/C João de Oliveira - Ed. Residencial Buarque de Holanda Prezado (a); Temos o prazer de apresentar para apreciação de V.S.a, nosso orçamento

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil ANALISE DA ESTRUTURA DE UMA ESIDÊNCIA EXECUTADA SEM PROJETO ESTRUTURAL EM COMPARAÇÃO COM OS RESULTADOS DO DIMENSIONAMENTO DA MESMA DE ACORDO COM A NBR 6118:2003 ESTUDO DE CASO RESUMO Dagoberto Pagnussatti;

Leia mais

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS 1- ARMADURA DE PELE (item 18.3.5) Quando a altura útil da viga ultrapassar 60cm e o aço da armadura de tração for CA-50 ou CA-60, deve dispor-se longitudinalmente

Leia mais

CARLOS EDUARDO PLÁCIDO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

CARLOS EDUARDO PLÁCIDO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CARLOS EDUARDO PLÁCIDO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAMPO MOURÃO 2013 CARLOS EDUARDO

Leia mais

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 Memorial Descritivo Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 1. Descrição do prédio O prédio a ser construído compõe-se de 16 pavimentos, incluindo um subsolo, constituído de 42 (quarenta

Leia mais

ALVENARIA DE VEDAÇÃO

ALVENARIA DE VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA DE VEDAÇÃO Aula 16 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc ALVENARIA Modernamente se entende por alvenaria, um conjunto coeso e rígido, de tijolos ou blocos (elementos

Leia mais

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Sites da disciplina http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A

Leia mais