Aproveitamento Sustentável de Biogás

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aproveitamento Sustentável de Biogás"

Transcrição

1 Aproveitamento Sustentável de Biogás Prof. Dr.-Ing. Werner Sternad Fraunhofer IGB, Stuttgart, Alemanha Palestra na FIEMA de Abril 2010

2 Pesquisa aplicada na Alemanha - a sociedade Fraunhofer Na Alemanha existem várias organizações pela pesquisa. A sociedade Max Planck por exemplo é a organização pela pesquisa básica na Alemanha. A sociedade Fraunhofer é a organização pela pesquisa aplicada na Alemanha. A sociedade Fraunhofer é sem fins lucrativos e adquire o seu financiamento por diversas fontes.

3 A sociedade Fraunhofer em números Itzehoe Rostock 80 instituições de pesquisa, entre essas 59 institutos. Bremen Hanover Potsdam Berlin Golm Brunswick Teltow Oberhausen Paderborn Magdeburg Dortmund Cottbus Duisburg Halle Aachen Schmallenberg Dresden St. Augustin Jena Euskirchen Ilmenau Chemnitz Frankfurt Darmstadt Würzburg Kaiserslautern Erlangen St. Ingbert Saarbrücken Wertheim Nuremberg Karlsruhe Pfinztal Stuttgart Freising Freiburg Munich Oberpfaffenhofen Holzkirchen Efringen-Kirchen Garmisch- Partenkirchen Mais que 40 locais na Alemanha funcionários, a maioria deles são pesquisadores de ciências naturais ou engenheiros. O local central da sociedade é Munique. O orçamento em 2007 foi de cerca 1,4 bilhões Euros. Em Stuttgart existem 5 institutos. Um deles é o Instituto de Tecnologia de Superfícies e de Biotecnologia (IGB).

4 Áreas de trabalho da sociedade Fraunhofer Trânsito e mobilidade Tecnologias de informações e comunicação Tecnologias Ambientais Ciências de saúde Microeletrônicos Tecnologias de superfícies Tecnologias de produção Tecnologias de materiais e componentes Tecnologias de alimentação etc.

5 O que é o biogás? O biogás é gerado pela digestão anaeróbica das substâncias orgânicas por microorganismos. O gás natural, hoje uma fonte energética muito utilizada, também foi formado pelos mesmos processos microbiológicos, mas há milhões de anos. Os microorganismos que produzem o biogás convivem em uma complexa simbiose.

6 Diferenças de degradação microbiológica aeróbia e anaeróbica Em uma degradação microbiológica aeróbia as substâncias orgânicas são transformadas pela oxidação em H 2 O e CO 2. Na degradação microbiológica anaeróbica as substâncias são transformadas por redução em CH 4, H 2 S e H 2, entre outros. Em vista disso, a degradação microbiológica aeróbia resulta em produtos oxidados e por isso sem poder calorífico. Enquanto que a degradação microbiológica anaeróbica resulta em produtos reduzidos com um poder calorífico alto.

7 As quatro etapas da degradação microbiológica anaeróbica

8 Crescimento microbiológico na digestão A taxa de crescimento microbiológico das espécies é muito diferente. O crescimento dos microorganismos hidrolíticos e acidogênicos é rápido (tempo de duplicação: cerca de 0,5 dias). O crescimento dos microorganismos acetogênicos e metanogênicos é muito mais lento (tempo de duplicação: vários dias). A população microbiológica estável do processo da digestão precisa adaptar-se aos alimentos fornecidos. Quando ocorre uma mudança rápida na composição dos alimentos ou da temperatura podem surgir problemas, pois as substâncias intermediárias (ácido propiônico, ácido acético) são tóxicos quando em alta concentração.

9 Influência da freqüência de alimentação

10 Do que o biogás é gerado? As substâncias orgânicas utilizadas pelos microorganismos são por exemplo: - lixo da cozinha - a parte orgânica do lixo municipal - lodos gerados nas ETEs - resíduos da produção de alimentos - recursos orgânicos renováveis

11 Qualidade do Biogás de Acordo com o Substrato Substância l Gás /kg SS Teor de Metano [%] Poder Calorífico [kwh/m 3 ] Carbohidratos ,0 5,5 Proteinas ,0 7,5 Gorduras ,8 7,3 Lixo Orgânico ,5 6,8 MO renovável ,0 6,2

12 Utilização de biogás combustão (utilização térmica) cogeração (energia elétrica e térmica) purificação para metano (gás natural) - utilização como combustível veicular - injeção na rede de gás natural - operação de células de combustível

13 Cogeração produção de energia térmica e elétrica tipicamente são usados motores diesel ou microturbinas a eficiência da geração de eletricidade com biogás é de cerca 30 % junto com a geração da energia térmica a eficiência total é > 80 % a cogeração é utilizada muitas vezes na Europa, principalmente na Alemanha

14 Motor para cogeração com 37 kw el e 72 kw term

15 A iniciativa alemã pela proteção ao clima No dia 15 de novembro 2007 o Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) decidiu fazer uma iniciativa pela proteção climática. No âmbito desta iniciativa internacional são apoiados projetos selecionados em países parceiros que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa ou para uma melhor adaptação às conseqüências das mudanças climáticas. O nosso projeto chama-se Utilização dos gases gerados por uma digestão anaeróbica em uma ETE municipal para transporte em Americana, SP, Brasil.

16 O que faremos neste projeto? O projeto propõe-se a captar e purificar o biogás da ETE Carioba em Americana, SP, Brasil, para a qualidade de gás natural e usar este biometano como combustível para a frota municipal de Americana.

17 Parceiros do projeto Prefeitura Municipal de Americana, Americana, SP, Brasil Departamento de Água e Esgoto DAE Americana, Americana, SP, Brasil Empresa Schmack Carbotech; Fornecedor de Plantas, Essen, Alemanha Fraunhofer IGB, Stuttgart, Alemanha

18 O tratamento de esgoto produz lodo Na Alemanha existem mais de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). O lodo de esgoto é produzido por um lado na etapa mecânica (sedimentação primária, lodo primário) e por outro lado no tratamento biológico (sedimentação secundária, excesso de lodo). O volume de lodo produzido per capita depende do processo instalado. Tipicamente são geradas cerca de 45 g/hab*dia de lodo primário. A produção de excesso de lodo por lodos ativados é de cerca 0,8 g/g DBO 5 ou 35 g/hab*dia. Somando 80 g/hab*dia de lodo de esgoto.

19 Digestão de lodo O lodo de esgoto é digerido por várias razões: Redução da massa de lodo (reduz custos de depósito). Redução de mau-cheiro. Melhoria do processo de desaguamento (reduz custos de depósito). Produção de energia (biogás) e de fertilizantes (nitrogênio, fósforo). O lodo de esgoto é uma fonte de energia sustentável. Por kg de lodo misto seco são produzidos cerca de 400 até 500 l de biogás com um teor de metano de cerca 60 %. São cerca de 17 até 20 l por habitante por dia. Na Alemanha a maior parte das ETEs com mais que hab. tem uma digestão de lodo com produção de energia (cogeração).

20 Diferenças de digestores de lodo tradicionais ou de alta carga Para digestores na área mesofílica: O tempo de residência em digestores de lodo tradicionais é > 18 dias e sua carga orgânica é de 1 até 3 kg/m 3 *dia. A carga orgânica para processos de alta carga é de até 10 kg/m 3 *dia e seu tempo de residência é > 5 dias. A digestão de alta carga possui uma eficiência maior e conseqüentemente a massa de lodo final é menor e a produção de biogás é maior.

21 Digestor de lodo de alta carga em Heidelberg

22 Quanto biogás será produzido? Com habitantes a vazão esperada é de m 3 /d. Com uma porcentagem típica de cerca 60 % de metano esta vazão corresponde a uma vazão de metano de cerca m 3 /d. 1 m 3 de metano corresponde a cerca de um litro de gasolina. Em vista disto, a ETE Carioba vai produzir cerca de l de gasolina por dia. Na Suécia, Noruega, Holanda e outros países da Europa o biometano é usado pela frota municipal de muitas cidades.

23 Emissões de CO 2 de alguns combustíveis Fonte: Hammer&Straub O Biogás é considerado o combustível mais limpo disponível atualmente. A vantagem especial é o balanço neutro de CO 2 - a combustão de biogás não produz novo gás com efeito de estufa.

24 Mais vantagens da utilização de biometano como combustível Redução de emissões de NO x Redução de emissões de CO Redução de emissões de CO 2 Redução de emissões de hidrocarbonetos Redução de emissões de partículas Redução de emissões de ruído Nunca utilize biogás sem beneficiamento!

25 Técnicas de beneficiamento de biogás pelo biometano Adsorção com alternação de pressão: CO 2 é adsorvido na superfície interna do carvão ativado ou zeólitos com uma pressão de até 10 bar. Lavagem com água e pressão: CO 2 é absorvido em líquidos com pressão atmosférica ou pressão de até 10 bar. Estes líquidos são água, glicóis ou aminas. Tecnologias de membranas: Alguns gases não podem passar por membranas, outros podem permear as membranas. Na indústria de gás natural altas pressões são usadas. Separação criogênica: O biogás é refrigerado até -80 C. Metano e dióxido de carbono são retirados como líquidos com alta pureza.

26 Adsorção com alternação de pressão Fonte: Carbotech

27 O contêiner da planta para purificação de biogás

28 Algumas fotos de Zeeland (Holanda)

29 Algumas fotos de Zeeland (Holanda)

30 Posto de biometano em Jönköping

31 Reservatório de biometano com alta pressão em Jönköping

32 Ônibus em Oslo

33 Tanque do Biometano em Ônibus com 1500 l Fonte: Solaris

34 Existem diversos fabricantes de carros à GNV

35 Desenvolvimento de biogás na agricultura na Alemanha

36 Visão O lixo municipal brasileiro possui uma parte orgânica de até 65 %. No mês de abril do ano de 2007 haviam 131 projetos de MDL aprovados no Brasil. Cerca de 30 % destes foram projetos de captação do biogás de aterros ou do biogás de fazendas. O objetivo de quase todos destes projetos visou só uma queima do biogás captado. Que desperdício de energia limpa! O beneficiamento deste biogás para biometano e a utilização deste como combustível veicular ou sua injeção na rede de gás natural será uma contribuição importante para a proteção climática. Além disso, esta solução tem vantagens econômicas!

37

38 Custos específicos do beneficiamento de biogás Fonte: Carbotech

39 Obras para realização do projeto 1 Seleção do processo 2 Determinação dos dados necessários do processo 3 Determinação exata do local da planta 4 Produção dos gases anaeróbicos 5 Projeto conceitual/ básico 6 Projeto executivo 7 Montagem da planta 8 Início da operação da planta 9 Conversão dos veículos 10 Criação da documentação 11 Treinamento dos trabalhadores e transferência de knowhow 12 Comunicação dos resultados

40 DAE Americana O DAE é responsável pela gestão de água e tratamento de esgoto de Americana. Americana é uma cidade com cerca habitantes no estado São Paulo. Em Americana cerca 80 % das habitantes são conectados em uma ETE. Carioba, a maior das ambas ETEs, tem cerca hab. Para os lodos gerados dos processos da ETE um digestor anaeróbico com cerca 3000 m 3 foi construído. O biogás gerado não é utilizado neste momento. Em Americana existem dois postos de gasolina com gás natural.

41 Utilização de biogás em unidades produtoras de energia total Tipo de máquina motor a gasolina motor diesel motor diesel microturbina de gás com ignição raio Eficiência elétrica [%] Performance [kwel] < > 250 > 30 Demanda de alto alto baixo baixo manutenção Custo de investimento baixo média alto alto

42 Composição de biogás Componente Flutuação Média de biogás Metano % % Dióxido de carbono % 35 % Vapor de água 0-10 % 3,1 % Nitrogênio 0,01-5 % 1 % Oxigênio 0,01-2 % 0,3 % Hidrogênio 0-1 % < 1 % Amoníaco 0,01-2,5 mg/m 3 0,7 mg/m 3 Gás sulfídrico mg/m mg/m 3

43 Lavagem de biogás com alta pressão

44 Dados de alguns combustíveis Componentes do biogás outras combustíveis CH 4 CO 2 H 2 S Biogás Gasolina Diesel Gás natural Hidrogênio 65 % CH 4 L H Parte volumétrico % ,2-0, Poder calórico kwh/m ,3 6,5 8,9 1) 10,1 1) 8,8 10,4 2,9 Indice Wobbe kwh/m 3 n 7 10,9 13,3 Densidade kg/m 3 0,72 1,98 1,54 1,2 0,7-0,76 2) 0,82-0,84 2) 0,83 0,79 0,089 Temperatura de C ignição autogênea Limite de ignição kg/m ,6-8 0,6-6, gás em ar 1) kw/l 2) kg/l 1 m 3 metano (gás natural) é equivalente de 1 l gasolina.

45 O biodigestor novo da ETE Carioba em construção

46 Comparação de emissões de ônibus (na Suécia) g/km CO HC * NO x CO 2 Partículas diesel 0,2 0,4 9, ,1 gas natural 0,4 0,6 1, ,022 bio-metano 0,08 0,35 5, ,015 HC *:hidrocarbonetos

Gestão Semi-descentralizada da Água em Heidelberg-Neurott Três Anos de Operação

Gestão Semi-descentralizada da Água em Heidelberg-Neurott Três Anos de Operação Gestão Semi-descentralizada da Água em Heidelberg-Neurott Três Anos de Operação Prof. Dr.-Ing. Werner Sternad Dipl.-Wirtsch.-Ing. Tosca Zech Fraunhofer IGB Stuttgart 2 Seminário internacional de Biotecnologia

Leia mais

INDUSTRIA 4.0 FABRICA DO FUTURO

INDUSTRIA 4.0 FABRICA DO FUTURO INDUSTRIA 4.0 FABRICA DO FUTURO Maren Röhm Novembro 2016 1 Überschrift Instituto Fraunhofer Kapitel de Tecnologia de Produção e Automação IPA em Stuttgart 2 Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção

Leia mais

Iniciativa Cidade do Amanhã

Iniciativa Cidade do Amanhã Iniciativa Cidade do Amanhã Inovações de sistema para as cidades do amanhã Susanne Schatzinger Engenharia de Sistemas Urbanos Fraunhofer IAO, IAT Universität Stuttgart 1 Mai 2014 Perfil da Sociedade Fraunhofer

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS CIDADES DO FUTURO BW SOLUÇÕES PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS DO AMANHÃ ENGENHARIA DESENVOLVIDA EM BADEN-WÜRTTEMBERG Mike Letzgus, Fraunhofer IAO Agenda Sociedade Fraunhofer Fraunhofer

Leia mais

O futuro da energia. Apresentação. OPUS Solutions & Pro2. Hendrik Wernick - Sócio Diretor Gunther Wernick - Sócio Diretor

O futuro da energia. Apresentação. OPUS Solutions & Pro2. Hendrik Wernick - Sócio Diretor Gunther Wernick - Sócio Diretor O futuro da energia Apresentação OPUS Solutions & Pro2 Hendrik Wernick - Sócio Diretor Gunther Wernick - Sócio Diretor Apresentação da Empresa UNIDADES DE NEGÓCIO: OPUS INTERNATIONAL - Importação & Exportação;

Leia mais

Saneamento Energético

Saneamento Energético Saneamento Energético MARCO REGULATÓRIO DIRETIVA EUROPÉIA POLÍTICA NACIONAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS POLÍTICA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (Todas as prefeituras deverão

Leia mais

Tratamento de Esgoto

Tratamento de Esgoto Geração de Energia a partir de Biogás s em Estações de Tratamento de Esgoto Suani Teixeira Coelho Recife, 19 de maio de 2010 Resíduos Urbanos e Agrícolas Briquetes Óleos Vegetais Cana-de-açúcar Carvão

Leia mais

PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS

PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS SEMINÁRIO SOBRE GÁS PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS Introdução Consumo Percentual de Energia Primária no Mundo 1974 1998

Leia mais

TIPO DE REATORES

TIPO DE REATORES TRATAMENTO ANAERÓBIO DE ESGOTOS TIPO DE REATORES FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estágios da Digestão Anaeróbia Bactérias Acidificadoras (Facultativas) Matéria Orgânica Complexa Ácidos Orgânicos Voláteis CH 4 +

Leia mais

Sabesp. Apresentação de casos práticos de biogás: Produção e uso de biometano na ETE Franca da Sabesp. Rosane Ebert Miki - Sabesp

Sabesp. Apresentação de casos práticos de biogás: Produção e uso de biometano na ETE Franca da Sabesp. Rosane Ebert Miki - Sabesp Sabesp Apresentação de casos práticos de biogás: Produção e uso de biometano na ETE Franca da Sabesp Rosane Ebert Miki - Sabesp Sabesp: dados institucionais e atuação Contexto do biogás na Sabesp Biogás

Leia mais

Tratamento de resíduos com ESTUDO DE VIABILIDADE E SUSTENTABILIDADE

Tratamento de resíduos com ESTUDO DE VIABILIDADE E SUSTENTABILIDADE ECOPARQUE PORTO ALEGRE ESTUDO DE VIABILIDADE E SUSTENTABILIDADE Histórico Em novembro de 2003 foi assinado o termo de cooperação técnica entre CGTEE, ELETROBRÁS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre através

Leia mais

Geração de Biogás e Energia Elétrica Uma alternativa Sustentável para a Destinação da Matéria Orgânica contida no RSU

Geração de Biogás e Energia Elétrica Uma alternativa Sustentável para a Destinação da Matéria Orgânica contida no RSU Geração de Biogás e Energia Elétrica Uma alternativa Sustentável para a Destinação da Matéria Orgânica contida no RSU Fundição Siderurgia Iron & Steel Foundry NF-Metal Grupo Küttner no Mundo KÜTTNER GmbH

Leia mais

Aproveitamento Energético do Biogás Aspectos Construtivos de Reatores UASB e Digestores Anaeróbios

Aproveitamento Energético do Biogás Aspectos Construtivos de Reatores UASB e Digestores Anaeróbios Aproveitamento Energético do Biogás Aspectos Construtivos de Reatores UASB e Digestores Anaeróbios Sexta Parte: Aproveitamento Energético Dr.-Ing. Fabio Chui Pressinotti Ribeirão Preto 25 e 26 de Julho

Leia mais

BIOGÁS de ETE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. CASE da ETE RIBEIRÃO PRETO

BIOGÁS de ETE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. CASE da ETE RIBEIRÃO PRETO BIOGÁS de ETE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CASE da ETE RIBEIRÃO PRETO Atuação do Grupo no Brasil Ribeirão Preto 1995 População Atendida 680.000 Mogi Mirim 2008 População Atendida: 130.000 Tratamento

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Plantas de Biogás

Licenciamento Ambiental de Plantas de Biogás Licenciamento Ambiental de Plantas de Biogás Antônio Malard Gerente de Produção Sustentável 23/11/2015 FEAM: Eixos de Atuação POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. Estudos,

Leia mais

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Composição O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Na natureza, ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhad

Leia mais

Geração de Energia a partir do Biogás gerado por Resíduos Urbanos e Rurais. Potencial e Viabilidade Econômica

Geração de Energia a partir do Biogás gerado por Resíduos Urbanos e Rurais. Potencial e Viabilidade Econômica 5º Congresso Brasileiro sobre Eficiência Energética e Cogeração de Energia Geração de Energia a partir do Biogás gerado por Resíduos Urbanos e Rurais. Potencial e Viabilidade Econômica Profª Drª Suani

Leia mais

Biogás e biodigestores para a geração de energia sustentável. 04 de dezembro de de 49. João Wagner Silva Alves

Biogás e biodigestores para a geração de energia sustentável. 04 de dezembro de de 49. João Wagner Silva Alves XIII Simpósio de biossegurança e descartes de produtos químicos e perigosos e organismos geneticamente modificados (OGM) em instituições de ensino e pesquisa Biogás e biodigestores para a geração de energia

Leia mais

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade.

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade. PETRÓLEO Atualmente o Petróleo é um dos recursos naturais de que a nossa sociedade mais depende, pois diversos produtos que conhecemos e utilizamos são derivados desse combustível que move o mundo. O Petróleo

Leia mais

Geração de energia elétrica a partir de biogás proveniente do tratamento de esgoto utilizando microturbina a gás

Geração de energia elétrica a partir de biogás proveniente do tratamento de esgoto utilizando microturbina a gás 4º Congresso de Cogeração de Energia Geração de energia elétrica a partir de biogás proveniente do tratamento de esgoto utilizando microturbina a gás Vanessa Pecora Garcilasso Edgardo Vescovo São Paulo,

Leia mais

Energia & Sustentabilidade

Energia & Sustentabilidade Energia & Sustentabilidade O que é Energia? O termo energia do grego: "ergos, cujo significado original é trabalho, força em ação. Fontes limpas de energia: a luz do sol; o vento; a água. Energia Elétrica

Leia mais

Informação sobre a Feira Fruit Logistica 2016 e alguns dados sobre o mercado alemão de frutas frescas e hortícolas. Atualização: Janeiro de 2016

Informação sobre a Feira Fruit Logistica 2016 e alguns dados sobre o mercado alemão de frutas frescas e hortícolas. Atualização: Janeiro de 2016 Informação sobre a Feira Fruit Logistica 2016 e alguns dados sobre o mercado alemão de frutas frescas e hortícolas Atualização: Janeiro de 2016 Informação sobre a Feira Fruit Logistica Maior feira mundial

Leia mais

Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH

Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável Cooperação em Fontes Renováveis e Eficiência Energética e Projeto PROBIOGÁS 25/11/2015

Leia mais

Transformando resíduos em energia Geração de biogás a partir de resíduos orgânicos

Transformando resíduos em energia Geração de biogás a partir de resíduos orgânicos Transformando resíduos em energia Geração de biogás a partir de resíduos orgânicos Conteúdo Biogás: Definição, características e matérias primas Panorama sobre o mercado de biogás na Alemanha Perspectivas

Leia mais

USO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA GERAÇÃO DE BIOGÁS PARA FINS DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO

USO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA GERAÇÃO DE BIOGÁS PARA FINS DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO USO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA GERAÇÃO DE BIOGÁS PARA FINS DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO Prof. Dr. Odorico Konrad Eng. Civil e Doutor em Eng. Ambiental e Sanitária Camila Hasan Eng. Ambiental e Mestranda

Leia mais

Desenvolvidos pelo CENBIO

Desenvolvidos pelo CENBIO WORKSHOP - COMO DIMENSIONAR BIODIGESTORES PARA GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE RESÍDUOS DE ANIMAIS Biogás Projetos Desenvolvidos pelo CENBIO MSc. Vanessa Pecora Garcilasso Biogás Conjunto de gases formado

Leia mais

ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO. Dezembro 2013

ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO. Dezembro 2013 ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO Dezembro 2013 Sumario Cenário Especificação da Gasolina S-50 Investimentos e Mercado Atributos e Benefícios da Gasolina S-50 Aspectos Relevantes Aditivação Total

Leia mais

Ministério de Minas e Energia POTENCIAL DA BIOMASSA E DOS BIO-COMBUSTÍVEIS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

Ministério de Minas e Energia POTENCIAL DA BIOMASSA E DOS BIO-COMBUSTÍVEIS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético POTENCIAL DA BIOMASSA E DOS BIO-COMBUSTÍVEIS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO Reunión Ministerial Iberoamericana

Leia mais

SULGÁS Hoje. Clientes: Municípios Atendidos: 38. Rede Sulgás. Jul/2014: 805 km 2015: 128 Km Investimentos Previstos ~ 250 Milhões

SULGÁS Hoje. Clientes: Municípios Atendidos: 38. Rede Sulgás. Jul/2014: 805 km 2015: 128 Km Investimentos Previstos ~ 250 Milhões BIOMETANO SULGÁS Hoje Sociedade de Economia Mista - Divisão acionária: Estado do RS 51% Gaspetro S.A. 49% Clientes: 20.389 Industrial 118 Residencial 19.710 GNV postos 81 Comercial 465 Cogeração 02 Geração

Leia mais

BLOCO 05 SISTEMA DE COLETA DE ESGOTO SANITÁRIO DO DISTRITO NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA ENTIDADE

BLOCO 05 SISTEMA DE COLETA DE ESGOTO SANITÁRIO DO DISTRITO NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA ENTIDADE Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS PESQUISA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO - 0 ESGOTAMENTO SANITÁRIO - plificado IDENTIFICAÇÃO: NÚMERO DO CADASTRO DA ENTIDADE

Leia mais

Potencial da utilização do biogás na gestão dos efluentes agro-pecuários Madalena Alves. Universidade do Minho 31/10/2012

Potencial da utilização do biogás na gestão dos efluentes agro-pecuários Madalena Alves. Universidade do Minho 31/10/2012 Potencial da utilização do biogás na gestão dos efluentes agro-pecuários Madalena Alves Universidade do Minho 31/10/2012 sumário Sustentabilidade do Biogás Benchmarking Europeu exemplos Modelos de negócio

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS. Processo de Combustão

OPERAÇÕES UNITÁRIAS. Processo de Combustão OPERAÇÕES UNITÁRIAS Processo de Combustão Caldeiras ou Geradores de Vapor Aquatubular Para alta vazão e pressão de vapor Flamotubular Para baixa vazão e pressão de vapor Combustíveis A maioria dos combustíveis

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 6 - Poluição do Ar. Professor Sandro Donnini Mancini. Setembro, 2015.

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 6 - Poluição do Ar. Professor Sandro Donnini Mancini. Setembro, 2015. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 6 - Poluição do Ar Professor Sandro Donnini Mancini Setembro, 2015. POLUIÇÃO

Leia mais

Reciclar, Transformar, Valorizar Lixo Urbano

Reciclar, Transformar, Valorizar Lixo Urbano Reciclar, Transformar, Valorizar Lixo Urbano 10-08-2009 Apresentação da Empresa O Grupo KÜTTNER se desenvolveu a partir de uma empresa de engenharia, fundada em Essen/Alemanha no ano de 1949 pelo Engenheiro

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica LEI N o 8.723, DE 28 DE OUTUBRO DE 1993. Dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

CONTROLE AMBIENTAL NO SETOR DE CELULOSE E PAPEL NEI R. LIMA COORDENADOR DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE

CONTROLE AMBIENTAL NO SETOR DE CELULOSE E PAPEL NEI R. LIMA COORDENADOR DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE CONTROLE AMBIENTAL NO SETOR DE CELULOSE E PAPEL NEI R. LIMA COORDENADOR DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE ABTCP Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel é uma instituição criada para dar apoio às empresas

Leia mais

Apresentação Institucional EPA / GMI / TETRA TECH / ABRELPE 13/05/2014. Tendências sobre a utilização e valorização de biogás

Apresentação Institucional EPA / GMI / TETRA TECH / ABRELPE 13/05/2014. Tendências sobre a utilização e valorização de biogás Apresentação Institucional EPA / GMI / TETRA TECH / ABRELPE 13/05/2014 Tendências sobre a utilização e valorização de biogás 0 Organograma do Grupo MDC 62% MDCPAR FI-FGTS 38% Produção e Captação Transporte,

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174124 Medição de biogás proveniente de aterros sanitários Nilson Massami Taira São Paulo: FMU, Complexo Educacional, 2016. (Palestra proferida na 10ª Edição de Inovações da Escola

Leia mais

Derretimento de gelo nas calotas polares Aumento do nível dos oceanos Crescimento e surgimento de desertos Aumento de furacões, tufões e ciclones

Derretimento de gelo nas calotas polares Aumento do nível dos oceanos Crescimento e surgimento de desertos Aumento de furacões, tufões e ciclones O Sr. ROBERTO BRITTO (PP-BA) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho a esta tribuna falar sobre o Aquecimento Global. Todos os dias acompanhamos na televisão,

Leia mais

Produção de alimentos e energia: a experiência da Itaipu Binacional na implantação do Condomínio de Agroenergia Ajuricaba

Produção de alimentos e energia: a experiência da Itaipu Binacional na implantação do Condomínio de Agroenergia Ajuricaba Produção de alimentos e energia: a experiência da Itaipu Binacional na implantação do Condomínio de Agroenergia Ajuricaba Introdução Cícero Bley Júnior - Assessoria de Energias Renováveis/Itaipu Binacional

Leia mais

Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul

Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul Biogás em ETEs Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul Gás Natural no Rio Grande do Sul A Sulgás é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de Gás Natural no Estado do Rio Grande

Leia mais

Fontes Alternativas de Energia Atualmente

Fontes Alternativas de Energia Atualmente 1 de 5 15/03/2011 02:10 Publicado em PlanetSEED (https://www.planetseed.com) Início > Ciências > Recursos > Ciências de terra > Fontes Alternativas de Energia Atualmente em Uso Fontes Alternativas de Energia

Leia mais

Ações para o desenvolvimento do Setor do Biogás e Biometano no contexto das Energias Renováveis.

Ações para o desenvolvimento do Setor do Biogás e Biometano no contexto das Energias Renováveis. Clovis L. Reichert Gerente de Operações IST PGE Porto Alegre, 13 de setembro de 2018 Institutos SENAI de Tecnologia Total 57 Institutos SENAI de Inovação Total 25 Fonte: Atlas das Biomassas - SME RS Contextualização

Leia mais

PROVEIT APROVEIT MENT

PROVEIT APROVEIT MENT l (GMI) TECNOLOGIAS PARA O APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS Frederico Ferreira de Vasconcelos SCAI Automação Ltda. Consultor da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (US EPA) Brasilia, DF 8 de Novembro

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE EMBALAGEM

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE EMBALAGEM INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE EMBALAGEM 2010 Dados gerais do evento Duração 2 dias Participantes ~450 Palestras em auditório e salas Atividades Exposição de fornecedores Coffee-breaks

Leia mais

U S I N A S D E B I O G Á S BIODIGESTÃO ANAERÓBIA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

U S I N A S D E B I O G Á S BIODIGESTÃO ANAERÓBIA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS U S I N A S D E B I O G Á S BIODIGESTÃO ANAERÓBIA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS As empresas Empresa Italiana Especialista em usinas de biogás, através da digestão anaeróbica +70 usinas realizadas na

Leia mais

Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas

Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas O Sindigás 33 milhões de botijões entregues porta a porta mensalmente 5 bilhões em tributos arrecadados anualmente 27% Participação

Leia mais

A utilização do biogás em ETE no Brasil é viável? O potencial de aproveitamento na realidade brasileira. Christoph Platzer

A utilização do biogás em ETE no Brasil é viável? O potencial de aproveitamento na realidade brasileira. Christoph Platzer A utilização do biogás em ETE no Brasil é viável? O potencial de aproveitamento na realidade brasileira. Christoph Platzer Objetivo 3 Potencial de geração de energia Já existem projetos no Brasil! Exemplo

Leia mais

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ

Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ Avaliação das Demandas e Potenciais Associados à Gestão de Resíduos Sólidos em Cidades Emergentes: O Caso do Município de Rio das Ostras, RJ VALLEJO, F. M. A. a,*, MONTEIRO, L. P. C. b a. Universidade

Leia mais

MOBILIDADE URBANA COM GÁS NATURAL E/OU BIOMETANO

MOBILIDADE URBANA COM GÁS NATURAL E/OU BIOMETANO MOBILIDADE URBANA COM GÁS NATURAL E/OU BIOMETANO EM 2030 60% da população mundial viverá em grandes cidades O FUTURO DAS CIDADES A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL É SERÁ FUNDAMENTAL PARA EVITAR O CAOS TRÊS

Leia mais

POTENCIAL DE ENERGIA A PARTIR DE ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS

POTENCIAL DE ENERGIA A PARTIR DE ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS POTENCIAL DE ENERGIA A PARTIR DE ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS Luana Zanin, luanazannin@gmail.com Marco Valentim Becker, marcovbecker@gmail.com Priscila Silva Santos, pri.psanttos@gmail.com Resumo: O presente

Leia mais

No mundo, o Grupo Kirin produz bebidas alcóolicas, não alcóolicas, funcionais, produtos farmacêuticos e bioquímicos.

No mundo, o Grupo Kirin produz bebidas alcóolicas, não alcóolicas, funcionais, produtos farmacêuticos e bioquímicos. Biogás 6 No mundo, o Grupo Kirin produz bebidas alcóolicas, não alcóolicas, funcionais, produtos farmacêuticos e bioquímicos. NÚMEROS 13 UNIDADES FABRIS EM 11 ESTADOS 11 MIL FUNCIONÁRIOS 23 CENTROS/PONTOS

Leia mais

TRATAMENTO DE LODO GERADO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

TRATAMENTO DE LODO GERADO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATAMENTO DE LODO GERADO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATAMENTO DE LODO TRATAMENTO DE ESGOTOS PRODUÇÃO DE LODO NECESSIDADE DE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL PRODUÇÃO DE LODO EXEMPLOS:

Leia mais

OLEOS DE ULTIMA GERAÇÃO WINNER

OLEOS DE ULTIMA GERAÇÃO WINNER OLEOS DE ULTIMA GERAÇÃO WINNER A IMPORTANCIA DO OLEO DE MOTOR Funções do óleo de motor Óleos e as suas diferenças Classificação dos óleos Aprovação dos maiores fabricantes automóveis AS PRINCIPAIS FUNÇÕES

Leia mais

Recursos energéticos e os desafios ambientais

Recursos energéticos e os desafios ambientais Recursos energéticos e os desafios ambientais Recursos naturais Tudo que o homem retira da natureza que lhe tem proveito. Classificação Renováveis São recursos que podem ser repostos. Classificação Não-renováveis

Leia mais

Gás de Aterro. Gás de Aterro: Composição Típica

Gás de Aterro. Gás de Aterro: Composição Típica Gás de Aterro Conceitos Básicos sobre Gás de Aterro Produzido pela decomposição dos resíduos sólidos Quantidade & composição dependem das características dos resíduos Aumentar os resíduos orgânicos aumenta

Leia mais

O Hidrogénio e as Pilhas de Combustível: Perspectivas de Aplicação ao Sector dos Transportes

O Hidrogénio e as Pilhas de Combustível: Perspectivas de Aplicação ao Sector dos Transportes O Hidrogénio e as Pilhas de Combustível: Perspectivas de Aplicação ao Sector dos Transportes Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico PORTUGAL OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE Emissões de Poluentes

Leia mais

Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano: Aspectos Macroeconômicos

Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano: Aspectos Macroeconômicos 12ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA - FÓRUM TÉCNICO Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano: Aspectos Macroeconômicos Fernando Bittencourt e Bianca K. Ribeiro O transporte coletivo, como atividade

Leia mais

PRELIMINARES. Conversão biológica nos sistemas aeróbios e anaeróbios (CHERNICHARO, 1997)

PRELIMINARES. Conversão biológica nos sistemas aeróbios e anaeróbios (CHERNICHARO, 1997) REATORES ANAERÓBIOS PRELIMINARES Conversão biológica nos sistemas aeróbios e anaeróbios (CHERNICHARO, 1997) SISTEMAS ANAERÓBIOS DE TRATAMENTO Sistemas convencionais Digestores de lodo Tanque séptico Lagoas

Leia mais

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Aula 17 Combustíveis e inflamáveis Núcleo

Leia mais

2º trimestre Sala de Estudo Química Data: 08/05/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

2º trimestre Sala de Estudo Química Data: 08/05/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 2º trimestre Sala de Estudo Química Data: 08/05/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Termoquímica (entalpia padrão de formação) Questão 01 - (PUC RS/2017) O metano é uma

Leia mais

PROTOCOLO DE KYOTO E REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÕES - OPORTUNIDADES ECONÔMICAS PARA OS SUINOCULTORES

PROTOCOLO DE KYOTO E REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÕES - OPORTUNIDADES ECONÔMICAS PARA OS SUINOCULTORES PROTOCOLO DE KYOTO E REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÕES - OPORTUNIDADES ECONÔMICAS PARA OS SUINOCULTORES Paulo Guilherme Furtado Gerente de Operações Ambientais AgCert do Brasil Soluções Ambientais Introdução

Leia mais

BLEY ENERGIAS. Estratégias e soluções. Apresentam MICROPOSTO PARA BIOMETANO. Uma das soluções para a mobilidade sustentável.

BLEY ENERGIAS. Estratégias e soluções. Apresentam MICROPOSTO PARA BIOMETANO. Uma das soluções para a mobilidade sustentável. Apresentam MICROPOSTO PARA BIOMETANO Uma das soluções para a mobilidade sustentável Novembro - 2017 Uma parceria estratégica A Bley Energias, concebeu o conceito Microposto para Biometano com base em uma

Leia mais

Biogás. Página 1 de 5

Biogás. Página 1 de 5 Biogás O atual sistema económico conduz à produção de grandes quantidades de resíduos agrícolas, industriais e domésticos, os quais, podem conter componentes importantes e valiosos, revelando-se ainda

Leia mais

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza

Fontes renováveis e não-renováveis de energia. Amanda Vieira dos Santos Giovanni Souza Fontes renováveis e não-renováveis de energia Amanda Vieira dos Santos 8941710 Giovanni Souza - 9021003 Fontes renováveis e não-renováveis de energia Usos para a energia: Com o avanço tecnológico passamos

Leia mais

Estratégia nacional do Brasil para perceber a diminuição dos gases de efeito estufa Marcelo Cupolo

Estratégia nacional do Brasil para perceber a diminuição dos gases de efeito estufa Marcelo Cupolo ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BIOGÁS E BIOMETANO Estratégia nacional do Brasil para perceber a diminuição dos gases de efeito estufa Marcelo Cupolo AGENDA DA APRESENTAÇÃO Quem somos: Abiogás www.abiogas.org.br

Leia mais

AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO USO DO ÓXIDO DE FERRO PARA REMOÇÃO DE SULFETO DE HIDROGÊNIO DO BIOGAS

AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO USO DO ÓXIDO DE FERRO PARA REMOÇÃO DE SULFETO DE HIDROGÊNIO DO BIOGAS Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO USO DO ÓXIDO DE FERRO PARA REMOÇÃO DE SULFETO

Leia mais

ENERGIA movimentando a vida

ENERGIA movimentando a vida ENERGIA movimentando a vida Renováveis: é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva e biomassa. Não-renováveis: é a energia que vem de recursos naturais, que, quando utilizados não

Leia mais

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária Biofertilizante, Biogás e Energia Elétrica Fabiano Coser MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Tratamento dos Dejetos Aproveitamento Econômico

Leia mais

Panorama do Biogás no Brasil Setor Sucroenergético Painel 1: Políticas Governamentais para o Biogás

Panorama do Biogás no Brasil Setor Sucroenergético Painel 1: Políticas Governamentais para o Biogás Workshop: O Biogás e seu papel na matriz energética brasileira e no meio ambiente Panorama do Biogás no Brasil Setor Sucroenergético Painel 1: Políticas Governamentais para o Biogás André Elia Neto Campinas

Leia mais

TECNOLOGIA E MERCADO GLOBAL: PERSPECTIVAS PARA SOJA. Mudanças climáticas e estratégias para a agricultura

TECNOLOGIA E MERCADO GLOBAL: PERSPECTIVAS PARA SOJA. Mudanças climáticas e estratégias para a agricultura TECNOLOGIA E MERCADO GLOBAL: PERSPECTIVAS PARA SOJA Mudanças climáticas e estratégias para a agricultura INDICE AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONCEITOS ATITUDES FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Leia mais

RESÍDUOS SÍDUOS SÓLIDOS ÍNDICE

RESÍDUOS SÍDUOS SÓLIDOS ÍNDICE RESÍDUOS SÓLIDOS ÍNDICE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ÍNDICE Objetivos Principais do Projeto Redução do custo atual com a Gestão dos Resíduos Sólidos Municipais; Ter uma alternativa sustentável para a disposição

Leia mais

USO AGRÍCOLA DE LODO DE ESGOTO: DE RESÍDUO A FERTILIZANTE

USO AGRÍCOLA DE LODO DE ESGOTO: DE RESÍDUO A FERTILIZANTE Seminário Internacional Uso de Lodo de Esgotos Belo Horizonte MG USO AGRÍCOLA DE LODO DE ESGOTO: DE RESÍDUO A FERTILIZANTE Eng. Agro. Milton C. Pucci Responsável Técnico Perito Ambiental PUCCI AMBIENTAL

Leia mais

Causa grave irritação ocular Pode causar irritação respiratória. Ao manipular utilize vestimenta de proteção adequada (EPI)

Causa grave irritação ocular Pode causar irritação respiratória. Ao manipular utilize vestimenta de proteção adequada (EPI) FOLHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do produto: Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955 e-mail:

Leia mais

O Potencial do Biogás e suas possibilidades de uso

O Potencial do Biogás e suas possibilidades de uso Wirtschafts- und WissenschaftsZentrum Brasilien-Deutschland e.v., Berlin Centro Empresarial e Cientifico Brasil Alemanha ECOGERMA/São Paulo O Potencial do Biogás e suas possibilidades de uso WWZ-BD e.

Leia mais

Cadeias Carbônicas hidrocarbonetos

Cadeias Carbônicas hidrocarbonetos Resoluções Segmento: Pré-vestibular Coleção: Alfa, Beta e Gama. Disciplina: Química Caderno de Exercícios 1 Série: 12 Cadeias Carbônicas hidrocarbonetos 1. Pode-se distinguir uma amostra sólida de um composto

Leia mais

Digestão anaeróbia. Prof. Dr. Peterson B. Moraes. Departamento de Tecnologia em Saneamento Ambiental Centro Superior de Educação Tecnológica

Digestão anaeróbia. Prof. Dr. Peterson B. Moraes. Departamento de Tecnologia em Saneamento Ambiental Centro Superior de Educação Tecnológica Digestão anaeróbia Prof. Dr. Peterson B. Moraes Departamento de Tecnologia em Saneamento Ambiental Centro Superior de Educação Tecnológica UNICAMP - Limeira Digestão anaeróbia Etapa na qual ocorre a estabilização

Leia mais

16 Tratamento e disposição de lodos

16 Tratamento e disposição de lodos 16 Tratamento e disposição de lodos 16.1 Produção de lodo de uma ETE Lagoas de estabilização Grandes áreas acumulação pequena de lodo Lagoas aeradas Lagoas de sedimentação Acumulação por 1 a 2 anos necessidade

Leia mais

Recuperação de Vapores

Recuperação de Vapores Recuperação de Vapores Paulo R. Bittar RECUPERAÇÃO DE VAPORES DURANTE O CARREGAMENTO DE CAMINHÕES-TANQUES RESUMO Combustíveis voláteis como gasolina e etanol, e em menor grau o diesel, apresentam pressão

Leia mais

48 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA CURITIBA PR 29/06/04

48 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA CURITIBA PR 29/06/04 48 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA CURITIBA PR 29/06/04 2 OS BENEFÍCIOS DO GÁS NATURAL PARA A INDÚSTRIA CERÂMICA HUDSON BRITO 3 COMGÁS - Fundada em 28/08/1872 Segunda distribuidora mais antiga do Brasil

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DA SANEPAR EM BIOENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

EXPERIÊNCIAS DA SANEPAR EM BIOENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EXPERIÊNCIAS DA SANEPAR EM BIOENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Eng. Gustavo R. C. Possetti, Dr. Eng. Péricles S. Weber, M.Sc. Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social

Leia mais

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Atmosfera Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra. Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície. A água dos

Leia mais

Tema Energia térmica Tópico 8 O efeito estufa e o clima na Terra

Tema Energia térmica Tópico 8 O efeito estufa e o clima na Terra CECIMIG-FaE/UF Secretaria de Estado da Educação - Tema Energia térmica Tópico 8 O efeito estufa e o clima na Terra Curso de Imersão Física 2007 Eixo II: Transferência, transformação e conservação da energia

Leia mais

Findeter financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas

Findeter financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas Findeter financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas Linhas de Financiamento para Reconstrução e Mitigação de Mudanças Climáticas Fortalecimento de estratégias e produtos financeiros

Leia mais

Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do Município de Piracicaba. Prefeitura Municipal de Piracicaba

Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do Município de Piracicaba. Prefeitura Municipal de Piracicaba Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do Município de Piracicaba Prefeitura Municipal de Piracicaba Municipio de Piracicaba Gases incluídos CO 2 CH 4 N 2 O Potencial de Aquecimento Global 1

Leia mais

3ª MAIOR COMERCIALIZADORA PRIVADA (VENDAS) 4ª MAIOR GRUPO PRIVADO DE GERAÇÃO EM CAPACIDADE INSTALADA

3ª MAIOR COMERCIALIZADORA PRIVADA (VENDAS) 4ª MAIOR GRUPO PRIVADO DE GERAÇÃO EM CAPACIDADE INSTALADA 3ª MAIOR COMERCIALIZADORA PRIVADA (VENDAS) 4ª MAIOR GRUPO PRIVADO DE GERAÇÃO EM CAPACIDADE INSTALADA 5º MAIOR GRUPO PRIVADO DE DISTRIBUIÇÃO EM ENERGIA DISTRIBUÍDA ATENDENDO MAIS DE 3,2 MILHÕES DE CONSUMIDORES

Leia mais

Parcerias Institucionais para Pesquisa e Inovação: O Caso UFBA/Fraunhofer

Parcerias Institucionais para Pesquisa e Inovação: O Caso UFBA/Fraunhofer Parcerias Institucionais para Pesquisa e Inovação: O Caso UFBA/Fraunhofer Salvador, 23 de Novembro de 2012 Prof. Dr. Manoel Mendonça Agenda! A Sociedade Fraunhofer! O Modelo Fraunhofer! O Instituto Fraunhofer

Leia mais

REQUERIMENTO. (Do Sr. Vittorio Medioli) Senhor Presidente:

REQUERIMENTO. (Do Sr. Vittorio Medioli) Senhor Presidente: REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, relativa à redução de emissões de gases de efeito estufa. Senhor Presidente: Nos termos do art. 113, inciso I e 1

Leia mais

Projetos Aproveitamento Energético do Biogás

Projetos Aproveitamento Energético do Biogás Fórum Nacional de Aproveitamento Energético de Resíduos Projetos Aproveitamento Energético do Biogás Vanessa Pecora Garcilasso São Paulo, 28 de julho de 2011 Resíduos Urbanos e Agrícolas Briquetes Óleos

Leia mais

ENEM 2003 QUESTÕES DE FÍSICA

ENEM 2003 QUESTÕES DE FÍSICA ENEM 2003 QUESTÕES DE FÍSICA 01) Águas de março definem se falta luz este ano. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de

Leia mais

GASOLINA. Qualidade & Tecnologia

GASOLINA. Qualidade & Tecnologia GASOLINA Qualidade & Tecnologia Janeiro 2019 Conteúdo Cenário Especificação da Gasolina Investimentos Atributos e benefícios da Gasolina Aspectos relevantes Cenário Principais Forças Direcionadoras TECNOLOGIA

Leia mais

Biogás e combustíveis derivados de resíduos:

Biogás e combustíveis derivados de resíduos: COPPE/UFRJ - Departamento de Engenharia Mecânica 5 de dezembro de 2014 Biogás e combustíveis derivados de resíduos: Conjugação de tratamento de resíduos e geração de energia José Geraldo de Melo Furtado

Leia mais

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA

QUÍMICA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA QUÍMICA 3 ANO PROF.ª YARA GRAÇA ENSINO MÉDIO PROF.ª DARLINDA MONTEIRO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Vida e ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6 Conteúdos Efeito estufa. Fontes de energia alternativa.

Leia mais

Biodigestores. Fontes alternativas de energia - Biodigestores 1

Biodigestores. Fontes alternativas de energia - Biodigestores 1 Fontes alternativas de energia - Biodigestores 1 - Cenário A modernização do setor agrícola implica em: maior demanda de energia maior preocupação/legislação com relação aos aspectos sanitários Uma maior

Leia mais

Curso: Energias Renováveis Processos de biodigestão

Curso: Energias Renováveis Processos de biodigestão Curso: Energias Renováveis Processos de biodigestão Concórdia, SC 03/10/2017 Dr. Airton Kunz airton.kunz@embrapa.br Desvendando a digestão anaeróbia... O que é biodigestão anaeróbia? Processo de degradação

Leia mais

Gestão de energia: 2008/2009

Gestão de energia: 2008/2009 Gestão de energia: 2008/2009 Aula # T12 Energia e Ambiente Prof. Miguel Águas miguel.aguas@ist.utl.pt Dr. Eng. João Parente Efeito de estufa Aula # T12: Energia e ambiente Slide 2 of 53 Efeito de estufa

Leia mais

O IMPACTO AMBIENTAL DEVIDO A POLÍTICA DE CRESCIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS. Curso de Graduação Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação/UNICAMP

O IMPACTO AMBIENTAL DEVIDO A POLÍTICA DE CRESCIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS. Curso de Graduação Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação/UNICAMP O IMPACTO AMBIENTAL DEVIDO A POLÍTICA DE CRESCIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS AUGUSTO RONCHINI XIMENES 1 ; ALEXANDRE GIRARDELLO MERLI 1* ; EDUARDO MONTEAGUDO DE CAMPOS 1 ; JOÃO VÍCTOR PIÑÓN PEREIRA DIAS 1

Leia mais

Congresso Nacional Comissão Especial Carro Diesel

Congresso Nacional Comissão Especial Carro Diesel Congresso Nacional Comissão Especial Carro Diesel Brasília, 28 de Outubro de 2015 O que é a APROVE DIESEL Associados: Apoio Institucional: Contexto econômico e tecnológico brasileiro atual difere muito

Leia mais

Professor: Márcio Luiz

Professor: Márcio Luiz Capítulo 14 Meio Ambiente Global Geografia 1ª Série Conteúdo complementar O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de seis gases do efeito estufa em

Leia mais

ENERGIA LIMPA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS VERSOS MOBILIDADE URBANA. como Oportunidade de Negócios. Albari G. Pedroso Diretor ECOCITRUS (AGRO GEÓLOGO)

ENERGIA LIMPA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS VERSOS MOBILIDADE URBANA. como Oportunidade de Negócios. Albari G. Pedroso Diretor ECOCITRUS (AGRO GEÓLOGO) ENERGIA LIMPA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS VERSOS MOBILIDADE URBANA como Oportunidade de Negócios Albari G. Pedroso Diretor ECOCITRUS (AGRO GEÓLOGO) Histórico Ecocitrus Usina de Compostagem e Biogás - ECOCCITRUS

Leia mais