Ano VIII - nº Edição de 19 de novembro de 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ano VIII - nº 115 - Edição de 19 de novembro de 2007"

Transcrição

1 Ano VIII - nº Edição de 19 de novembro de 2007 Agende-se para os eventos do IBRI 22/nov - Cenários de Investimento para o Brasil 2008 O IBRI e o Jornal Gazeta Mercantil realizam debate, no dia 22 de novembro de 2007, às 12 horas, no Hotel Sofitel Ibirapuera, na Avenida Sena Madureira, 1355 Ibirapuera São Paulo (SP), sobre Cenários de Investimento. O objetivo é atualizar os profissionais de Relações com Investidores sobre as perspectivas para João Pinheiro Nogueira Batista, presidente do Conselho de Administração do IBRI e Paul Elie Altit, membro do Conselho de Administração, representarão o Instituto. Marcelo D Angelo, diretor-geral da Gazeta Mercantil e José Luiz Acar Pedro, presidente do Bradesco Banco de Investimento participarão, também, dos debates.

2 Mais informações pelo link: %20Investimento%20para%20o%20Brasil% doc 22/nov - IBRI realiza o 3º Workshop IR Magazine Awards Brazil O IBRI realiza o 3º Workshop IR Magazine Awards Brazil, no dia 22 de novembro, das 14:30 às 18 horas, no Hotel Sofitel (Avenida Sena Madureira, 1355 Ibirapuera São Paulo-SP). No evento serão discutidos os critérios da premiação e apresentados os cases das empresas vencedoras. Para Ronnie Nogueira, diretor editorial da Revista RI, publicação parceira do IBRI e da IR Magazine, a maior importância do workshop é o debate com os participantes do mercado. Nós tropicalizamos essa premiação, ou seja, ouvimos os analistas de mercado e os profissionais de RI, constantemente, para aprimorar o formato da adaptação do prêmio. Incluímos novas categorias conforme a demanda do mercado e acrescentamos da maneira mais democrática suas opiniões. Segundo Ronnie Nogueira, na edição anterior foram incorporadas as sugestões, como o critério de governança corporativa e a responsabilidade social corporativa. O evento conta com o apoio do Banco Itaú Holding Financeira, Cia. Vale do Rio Doce, Gazeta Mercantil, PR Newswire e Revista RI. Agende-se! Mais informações: gazine /nov - IBRI participa de Seminário sobre Mercado de Capitais em Belo Horizonte O IBRI participa do Seminário Mercado de Capitais como Mecanismo de Viabilização de Investimentos e Profissionalização das Empresas, que será realizado pela Bovespa, FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e FDC (Fundação Dom Cabral), no próximo dia 22 de novembro, das 14 horas às 19 horas, no Auditório da FIEMG, na Avenida do Contorno, Bairro Funcionários Belo Horizonte (MG). Silvio Guerra, diretor do IBRI de Minas Gerais, será o representante do Instituto no evento. Guerra participará da primeira sessão onde serão apresentados os resultados de pesquisa e realizado debate sobre o tema. O objetivo do seminário é identificar as empresas mineiras que possuem potencial e interesse de ir ao mercado de capitais para alavancar o seu crescimento. Além do Instituto, a APIMEC Minas Gerais, Credit Suisse e BBI também apoiarão o evento.

3 27/nov Geraldo Soares recebe Prêmio APIMEC 2006 Profissional de RI A entrega do Prêmio APIMEC 2006 acontecerá, no dia 27 de novembro, às 19h30, no Espaço Imperador Eventos, em Belo Horizonte (Avenida Contorno, 8.657, bairro Gutierrez). Geraldo Soares, presidente executivo do IBRI venceu a edição 2006 na categoria Profissional de RI por seu trabalho como superintendente de Relações com Investidores do Banco Itaú Holding Financeira S.A. Também serão premiados: a Revista RI - publicação associada ao Instituto - junto com o jornal Valor Econômico na categoria Veículo de Comunicação. O prêmio que foi instituído no ano de 1973 reflete a importância das práticas de RI no Mercado de Capitais brasileiro. Estarão presentes ao evento, Álvaro Bandeira, presidente da APIMEC Nacional, Maria Cecília Rossi, vice-presidente da APIMEC Nacional, e todos os presidentes das APIMECs regionais. 28/nov - IBRI e Revista RI trazem o autor William F. Mahoney para o Brasil O renomado autor americano William F. Mahoney estará no Brasil para lançar seu livro sobre a profissão: Manual do RI - Princípios e Melhores Práticas de Relações com Investidores. O IBRI e a Editora IMF (Revista RI) preparam evento que será realizado, no dia 28 de novembro, às 16 horas, na Bovespa, (Rua XV de Novembro, 275 São Paulo - SP). A obra se propõe a contribuir como exame abrangente dos princípios e melhores práticas de RI, além de enfocar o modo de operação do mercado de capitais. William Mahoney é editor e autor de livros sobre valor do acionista, Relações com Investidores, ativismo e investimentos, tendo vasta experiência como profissional de RI e comunicação corporativa. No evento conversará com os RI s, abordando temas como A evolução da profissão de RI e desafios futuros e Postura do profissional de RI em momentos de crise. Apresentará ainda o livro, que com, seus 25 capítulos, é uma importante referência para todos os que atuam ou pretendem atuar na área de Relações com Investidores. O livro conta com o patrocínio do Banco Bradesco, Banco do Brasil, Bank of New York Mellon, Luz Publicidade, Petrobras e jornal Valor Econômico. Reserve a data em sua agenda e participe desse importante evento. Veja o programa completo pelo link:

4 6/dez Agende-se - Jantar de Confraternização do IBRI Para celebrar o fim das atividades de 2007, o IBRI promove no dia 6 de dezembro, às 19 horas, o tradicional Jantar de Confraternização, que reunirá os associados e amigos para comemorar os importantes avanços das Relações com Investidores no Brasil. Agende-se! O jantar será no Crowne Plaza Hotel, Rua Frei Caneca 1360, São Paulo (SP). IBRI realiza Eleições O IBRI realizará -no próximo dia 6 de dezembro- as eleições para renovar sete membros do Conselho de Administração, a Diretoria Executiva e a Alteração do Estatuto Social do Instituto. A votação começa no dia 19 de novembro e termina no dia 06 de dezembro. Os associados têm o prazo máximo para enviar seus votos via até as 13 horas (horário de Brasília) do dia 6 de dezembro ou 18 horas para os que preferirem votar no local onde acontecerão as Assembléias Ordinária e Extraordinária (Hotel Crowne Plaza Rua Frei Caneca, 1360, Cerqueira César São Paulo - SP). Às 19 horas, ocorrerá a apuração dos votos e, na seqüência, conhecidos os eleitos. O prazo para os candidatos se registrarem foi até o dia 14 de novembro. Os novos membros do Conselho de Administração serão sete, com mandato de três anos. A posse ocorrerá na primeira reunião do órgão após a eleição. Para a eleição da Diretoria Executiva, os candidatos deverão compor chapas com um diretor presidente, quatro diretores vice-presidente, um diretor financeiro, um diretor secretário, um diretor de comunicação e um diretor de desenvolvimento profissional. Os eleitos tomarão posse no primeiro dia útil de janeiro de Para adequação do Estatuto Social do Instituto está sendo proposta a alteração de três itens. A primeira proposta é se postergar o prazo para a realização da Assembléia Geral Ordinária, que hoje é em 15 de março e passaria para 30 de abril. A segunda é a aprovação da alteração de endereço do Instituto. Por ocasião dos 10 anos do IBRI, a sede foi mudada para a Rua Boa Vista, 254-3º andar, salas 310 e 311 (São Paulo SP). Assim, para efeitos legais, há a necessidade de alteração em Assembléia para que tenha validade. A última alteração proposta é mudança no artigo 27 do Estatuto Social para sanar eventuais dúvidas. O novo texto mostra que os cargos da diretoria executiva têm direito a uma reeleição consecutiva. Conheça a lista dos candidatos:

5 Conselho de Administração: Alfredo Egydio Setubal Vice-Presidente Executivo e Diretor de Relações com Investidores do Banco Itaú Holding Financeira S.A., é o maior responsável pela comunicação com o mercado de capitais, buscando sempre ampliar a transparência das informações financeiras e estratégicas com qualidade, relevância, tempestividade, confiabilidade e comparabilidade, Presidente do Comitê de Divulgação e Negociação, desde março de 2003, administrando o relacionamento com a CVM, o Banco Central do Brasil e outras autoridades do governo referente aos assuntos do mercado de capitais; Associação Nacional dos Bancos de Investimentos ANBID - Vice- Presidente de 1994 a agosto de 2003 e Presidente desde agosto de Membro dos Conselhos de Administração da Associação da Distribuidora de Valores ADEVAL (desde 1993), da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC (desde 1998), da BOVESPA Holding S.A. (desde agosto de 2007), da Bolsa de Valores de São Paulo BOVESPA (desde 1996) e da Associação Brasileira das Companhias Abertas ABRASCA (desde 1999). Presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - IBRI (de 2000 a 2003). Diretor Financeiro do Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM (desde 1992). Graduado e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com curso de especialização no INSEAD (França). Elizabeth Piovezan Benamor Graduada em Direito com especialização na área Societária, Elizabeth Benamor é carioca nascida em Sua carreira teve início em 1971, no Departamento Jurídico da Souza Cruz, empresa na qual permanece até o momento, exercendo desde 1996 o cargo de Gerente de Relações com Investidores. Participou da Criação do IBRI, capítulo Rio de Janeiro, fazendo parte da primeira Diretoria, como Diretora de Desenvolvimento Profissional. Atualmente, é vicepresidente executiva do IBRI. Ela é também conselheira suplente do Conselho Diretor da ABRASCA, vice-presidente da Comissão de Mercado de Capitais daquela entidade e membro da Comissão Técnica Educacional do Instituto Nacional de Investidores - INI. Em 2000, recebeu o prêmio "Profissional de Relações com Investidores" concedido pela ABAMEC Nacional e Regional Rio de Janeiro. Gilson Bentes Assessor da Diretoria de Finanças e Relações com Investidores, graduado em Economia pela Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, MBA pela USP, Conselheiro do

6 Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - IBRI, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cosipa de Seguridade Social - FEMCO, ex-gerente de RI da Cosipa e atualmente desenvolve atividades na área de RI da Usiminas. Luis Largman Ocupa o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Cyrela Brazil Realty, desde Foi responsável pelo processo de abertura de capital (IPO) da mesma empresa em 2005 e, posteriormente, pela oferta de ações seguinte emitidas (Follow-on) em Foi Diretor de Operações da Coimbra S.A., de 2001 a 2003, Diretor da BMG Asset Management, de 1999 a 2001, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores do Grupo Vicunha/Vicunha Nordeste, de 1994 a 1999, Diretor de Asset Management do Banco de Boston, de 1989 a 1993, e Gerente de Ativos do Banco Crefisul de 1985 a É bacharel em Engenharia Química Industrial pelas Faculdades Osvaldo Cruz, bacharel em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá, tendo mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Marco Geovanne Tobias da Silva Economista graduado pela Universidade de Brasília - UnB, Marco Geovanne Tobias da Silva é pós-graduado em Marketing de Serviços Financeiros e cursou MBA em Marketing e Finanças. Sua carreira é pautada pela abrangência de conhecimentos e experiência focada principalmente em estratégias de marketing, comunicação e finanças. Desde 1999 é gerente de Relações com Investidores do Banco do Brasil, instituição na qual ingressou em Já atuou nas áreas de Estratégia, Marketing & Comunicações, Finanças, Consultoria Técnica e Internacional. Trabalhou também no BB Banco de Investimentos. É vice-presidente executivo do IBRI (gestão 2006/2007). Plínio do Amaral Pinheiro Vice-Presidente Financeiro e Corporativo e Diretor de Relações com o Mercado, é administrador, formado pela FGV. Atualmente é Vice-Presidente da Duratex North America (Estados Unidos), vice-presidente da Duratex Europe (Bélgica), Conselheiro da Fundação Itaúsa Industrial, Conselheiro da Itautec Informática S.A. e Diretor e Conselheiro da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas).

7 Welson Teixeira Júnior Controller, Diretor Administrativo e de Tecnologia da Informação bem como Diretor de Relações com Investidores. Anteriormente, foi Diretor de Planejamento e Financeiro e Diretor de Relações com Investidores na Empresa Brasileira de Compressores Embraco/Whirlpool Corporation. É graduado em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, PGA Programa de Gestão Avançada (INSEAD, França) e Programa de Gestão Estratégica (IMD, Suiça). DIRETORIA EXECUTIVA: Geraldo Soares Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores IBRI (2006/2007); Superintendente de Relações com Investidores do Banco Itaú Holding Financeira S.A; Membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Investidores INI (desde fevereiro de 2003); Coordenador do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado CODIM; Pós-Graduação na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuaria da Universidade de São Paulo; Pós-Graduação no Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais/Fundação Getúlio Vargas Curso: Programa de Formação de Profissionais para a Área Financeira; Graduação: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; em Ciências Sociais (Bacharel em Sociologia e Ciências Sociais Geral); Eleito melhor Profissional de Relações com Investidores pela APIMEC: São Paulo 2000, Rio de Janeiro 2001 e Brasil 2001 e 2006; Eleito melhor Profissional de Relações com Investidores pela Investor Relations Magazine: Brasil Ricardo Florence dos Santos Diretor de Relações com Investidores do Marfrig Frigoríficos e Comércio de Alimentos S.A.. Atuou no Grupo Pão de Açúcar por 16 anos (desde 1984) como Diretor de Planejamento Financeiro e Diretor Estatutário de Relações com Investidores. Trabalhou por dois anos (entre 2000 e 2001) no UOL Inc. (Grupo Folha de S. Paulo) no cargo de Diretor Estatuário de Relações com Investidores. Foi Diretor Adjunto de RI da Brasil Telecom (2006 a 2007). Participou dos Conselhos de Administração do Grupo Pão de Açúcar (1995 a 1999), UOL Grupo Folha (2001) e IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (1998 a 2001); e do Conselho Consultivo da Dentalcorp S.A. (2002 a 2006). Atualmente é membro do Conselho Fiscal do IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. É graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1980 e em Administração

8 de Empresas pelo Mackenzie em Possui pós-graduação pelo Mackenzie (1983) e MBA pelo IBMEC São Paulo (2003). Vânia Maria da Costa Borgerth É contadora com mestrado em administração e Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas. Possui especialização na área de Relações com Investidores pela Michigan University e Northwestern University. É atualmente Contadora Chefe e Gerente de Relações com Investidores do BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Bruno Seno Fusaro Administrador de Empresas com pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral e MBA na University of Illinois, Bruno Fusaro exerce, desde 2004, a função de Superintendente de Relações com Investidores da Usiminas. Com uma significativa experiência que abrange também as funções de consultoria e análise de mercado de capitais, ele já exerceu os cargos de Superintendente Financeiro da Cosipa, Diretor Financeiro da Usiparts (Usiminas), analista de Mercado de Capitais (Usiminas) e Consultor na Alexander Proudfoot Company Brazil. Luiz Henrique Valverde Atual Vice-Presidente São Paulo do IBRI. Formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em Finanças Coorporativas pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro e MBA pela Business School São Paulo. Mais recentemente, concluiu sua especialização em Mercado de Capitais pela Universidade de São Paulo. Valverde atua na área de Relações com Investidores há sete anos e atualmente ocupa a posição de Diretor de Relações com Investidores da Braskem. Vitor Fagá de Almeida Vitor Fagá de Almeida possui extensa vivência no relacionamento com o mercado de capitais e já foi consultor do The Boston Consulting Group BCG, com atuação, principalmente, em estratégia de negócios. É graduado em economia pela UNICAMP e possui especialização em Corporate Finance e Política Internacional pela London School of Economics. Foi Gerente Executivo de Relações com Investidores da CPFL Energia e é atualmente é Diretor de Relações com Investidores da Medial Saúde.

9 Luis Fernando Moran de Oliveira Administrador de Empresas pela EAESP-FGV, atuou como analista de investimentos em diversas instituições financeiras tanto no buy-side (Santander, Bradesco-Templeton, BNP Paribas), como no sell-side (Unibanco, Santander, Itaú Corretora). É Gerente de Relações com Investidores na WEG S.A. desde Regina Longo Sanchez É responsável pela área de Relações com Investidores do Unibanco, na qual atua há quatro anos. Antes de se juntar ao Unibanco, trabalhou durante seis anos no Banco InterAmerican Express como portfolio manager e trader de renda fixa. É formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Andréa Pereira Atualmente é Gerente de Relações com Investidores da MPX Energia e Mineração S/A. Foi gerente de Relações com Investidores da Suzano Petroquímica de setembro de 2005 a novembro de 2007, após ter atuado por nove anos na área de planejamento e operações da companhia, sendo responsável também pela área de Comunicação Institucional e coordenando as iniciativas de Sustentabilidade da Companhia. Formada em Engenharia Química pela UFRJ, possui pós-graduação em engenharia econômica e administração industrial também pela UFRJ e MBA em finanças corporativas no IBMEC. 23º Encontro Informal do IBRI sobre tendências do mercado de capitais internacional Alex Ibrahim, diretor da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE Euronext), palestrou dia 29 de outubro passado, sobre o mercado de capitais norte-americano, em evento do IBRI, no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP). Alex Ibrahim participou como palestrante no 23º Encontro Informal do Instituto, que teve como tema Tendências do Mercado de Capitais Internacional. José Marcos Treiger, conselheiro do IBRI, participou da abertura do evento e, ressaltou que o atual momento é especial para o mercado de capitais, pois o Brasil é o 2º em listagem na Bolsa de Nova York. Em seguida, Alex Ibrahim, da NYSE Euronext, proferiu palestra sobre as Últimas iniciativas da NYSE Euronext no Mercado de capitais norte-americano. Houve também a apresentação de Ecio Perin Junior, advogado da área de reestruturação de empresas do escritório Felsberg e Associados sobre: A SOX e as últimas alterações no

10 ambiente regulatório norte-americano. Durante a palestra Ecio Perin ressaltou a relação custo x benefício da Lei, as principais vertentes da SOX (Lei Sarbanes-Oxley) e a punição de fraudes praticadas pelos administradores. Duilio Calciolari, diretor de RI e CFO da Gafisa, finalizou as palestras com A experiência da Gafisa como empresa aberta nos Estados Unidos. Segundo Duilio Calciolari após o ingresso na Bolsa de Valores de Nova York, a empresa planeja desenvolver a atuação no mercado varejista. Estamos no início, esse mercado tem tudo para acontecer, principalmente o de baixa renda, que é o nosso foco, concluiu. IBRI apresenta proposta sobre a responsabilidade do DRI O IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores apresentou no dia 18 de outubro passado, em reunião com o Colegiado da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) proposta de revisão das funções e responsabilidades atribuídas ao DRI (Diretor de Relações com Investidores) das companhias de capital aberto brasileiras. A proposta do IBRI tem o objetivo de melhor adequar a divisão de responsabilidades entre os membros responsáveis pela administração da companhia. CODIM realiza Audiência Restrita sobre Guidance O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) submete à audiência restrita As Melhores Práticas de Divulgação de Informações sobre o Desempenho Futuro Guidance sobre a Companhia. Os relatores da audiência serão Geraldo Soares, representante do IBRI, e Edna Holanda, representante da Bovespa. O CODIM, coordenado pelo IBRI e pela APIMEC, é composto por mais oito entidades de mercado ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimentos), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), ANCOR (Associação Nacional das Corretoras de Valores Câmbio e Mercadorias), Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), CFC (Conselho Federal de Contabilidade), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil). Os Pronunciamentos de Orientação objetivam levar ao público mais transparência e equidade na divulgação de informações ao mercado pelas empresas brasileiras.

11 7ª Rodada do Portal Acionista e IBRI O IBRI em parceria com o Portal Acionista realizou a sétima rodada de debate que teve como tema: A Importância do site de RI e da Internet na Ação dos Profissionais de RI. Os participantes da rodada são: Márcio Minoru, gerente de RI da NET; Regina Sanchez, superintendente de RI do Unibanco e Sandra Matsumoto, da Votorantim Celulose e Papel. O debate tem o objetivo de mostrar a visão do profissional de RI sobre diferentes temas. Para essa rodada, os questionamentos foram sobre o fluxo de atendimento de perguntas por , qual é o tempo estimado de resposta, as ações de comunicação desenvolvidas via Internet pelas companhias, entre outras. Marcio Minoru explica que para facilitar a identificação de investidores sua empresa criou um específico para responder questões e as dúvidas dos investidores em no máximo 48 horas. Regina Sanchez do Unibanco ressalta que em média recebemos cinco s diários e, as respostas definitivas são enviadas em 24 horas. A sexta rodada do debate, iniciada no dia 19 de setembro, abordou o tema: Segmentação da Base de Acionistas e contou com a participação de Paulo Campos, Gerente de Relações com Investidores da Petrobras e Presidente do Conselho de Administração do INI Instituto Nacional de Investidores e Paula Piccinini, Gerente de Relações com Investidores da Lojas Renner S/A. Para acessar o debate na íntegra acesse o link: Atividades do Programa TOP acontecem em dezembro O IBRI realiza em conjunto com entidades do Comitê Consultivo de Educação da CVM o "Programa TOP - Treinando os Professores", com atividades programadas entre 14 e 18 de janeiro na sede de diversas entidades. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos que promovam melhores padrões de educação financeira para a população. As atividades são dirigidas exclusivamente a profissionais que lecionam disciplinas sobre o mercado de capitais em instituições de ensino superior. No dia 18 de janeiro, o IBRI fará uma apresentação sobre a importância dos profissionais de RI no Mercado de Capitais bem como abordará as atividades do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado). A programação completa pode ser encontrada no site

12 IBRI apóia eventos do mercado O IBRI apoiou o 1 Encontro CHF Estreitando o Relacionamento com o Mercado de Capitais norte-americano que ocorreu no dia 8 de novembro de 2007, no Hotel Unique, em São Paulo (SP). O IBRI apoiou o Seminário da ANEFAC sobre Riscos e Oportunidades em Operações de IPO, realizado, no dia 9 de novembro das 8 horas às 12h30 no Hotel Sofitel (Rua Sena Madureira, 1355 Ibirapuera São Paulo). Andrea Pereira, diretora do IBRI e gerente de RI da Suzano Petroquímica, realizou palestra no evento. O Instituto apoiará o 1 Sul em Ações, evento que será realizado, no dia 19 de novembro, das 16 horas às 22 horas. Na ocasião, serão reunidas quatro grandes empresas paranaenses: a ALL, a GVT, a Paraná Banco e a Positivo Informática, todas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O evento será realizado no Centro Universitário Positivo Unicenp (auditório do Bloco Vermelho) - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, Campo Comprido Curitiba (PR). O IBRI apóia a Expo Money Porto Alegre a ser realizada, nos dias 21 e 22 de novembro, das 13 horas às 21 horas, no Centro de Eventos PUC-RS - Avenida Ipiranga, Prédio 41, Porto Alegre (Rio Grande do Sul). O IBRI apóia A Conferência Anual IIRF 2007 a ser realizada pela Federação Internacional de Relações com Investidores International Investor Relations Federation que acontece, entre os dias 2 a 5 de dezembro, na Bolsa de Tóquio (Japão). O tema dessa edição será: Relações com Investidores vai ao Oriente: Encontro dos Desafios Globais. Na conferência serão abordados com alguns dos IRO s globais, investidores e outros profissionais, tópicos como: Em um período de 10 anos, alguém empregará um profissional de RI (ou mesmo CEO ou CFO) que não conheça tudo do maior mercado Asiático? ; Você já se encontrou com as instituições que estão aparecendo mais e mais no registro global de ações, aprendeu como suas necessidades diferem dos investidores ocidentais? ; Você registraria suas ações em Hong Kong, Tóquio, Nova York, Londres ou Paris?.

13 O Instituto está apoiando ainda o Seminário promovido pela FIA-USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo) IPO s Abertura do Capital das Empresas e as novas oportunidades de investimentos no mercado de capitais no Brasil, que se realizará no próximo dia 10 de dezembro. Para mais informações contate pelo telefone , e- mail labfin@fia.com.br, site Os associados do IBRI farão jus a desconto de 7% no valor da inscrição. O IBRI apóia curso Cultura de Companhia Aberta promovido pela Abrasca e Total RI, no dia 3 e 4 de dezembro de 2007, no Mercure Grand Hotel (Rua Joinville, São Paulo SP). O objetivo do curso é atender às necessidades de formação, fortalecimento e consolidação da cultura de companhia aberta, além de partilhar conhecimentos e as melhores práticas de comunicação, relacionamento e procedimentos de compliance. Para mais informações acesse:

Ano XI - nº 169- Edição de 29 de setembro de 2010

Ano XI - nº 169- Edição de 29 de setembro de 2010 Ano XI - nº 169- Edição de 29 de setembro de 2010 IBRI tem alteração na Superintendência Após mais de seis anos no IBRI, o Sr. Salim Ali se desligou do cargo de Superintendente rumo a novos desafios em

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, REALIZADA EM 27 DE OUTUBRO DE 2009, ÀS

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, REALIZADA EM 27 DE OUTUBRO DE 2009, ÀS ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, REALIZADA EM 27 DE OUTUBRO DE 2009, ÀS 18h30, VIA TELECONFERÊNCIA. PARTICIPANTES: Geraldo Soares, Ricardo

Leia mais

Ano XVI - nº 237 - Edição de 09 Novembro de 2015

Ano XVI - nº 237 - Edição de 09 Novembro de 2015 Ano XVI - nº 237 - Edição de 09 Novembro de 2015 IBRI e Deloitte promovem evento sobre criação e preservação de valor O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a Deloitte realizam, no

Leia mais

Divulgada a lista dos indicados ao IR Magazine Awards Brazil 2007

Divulgada a lista dos indicados ao IR Magazine Awards Brazil 2007 www.irmagazinebrazil.com NOTA DE IMPRENSA Divulgada a lista dos indicados ao IR Magazine Awards Brazil 2007 A IR magazine, a mais importante publicação internacional sobre relações com investidores, divulgou

Leia mais

FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores

FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores FIPECAFI e IBRI divulgam resultado da 5ª Pesquisa sobre o Perfil e a Área de Relações com Investidores Os resultados da 5ª Pesquisa sobre o perfil e a área de Relações com Investidores no Brasil divulgado

Leia mais

1) Posse dos Conselheiros eleitos na AGO de 04/dez/08

1) Posse dos Conselheiros eleitos na AGO de 04/dez/08 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, REALIZADA NO DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2009, ÀS 12h, NA SEDE DA BM&FBOVESPA, À RUA XV DE NOVEMBRO,

Leia mais

Ano XI - nº 163 - Edição de 27 de abril de 2010 Agende-se - 12º Encontro Nacional de RI acontece nos dias 14 e 15 de julho de 2010

Ano XI - nº 163 - Edição de 27 de abril de 2010 Agende-se - 12º Encontro Nacional de RI acontece nos dias 14 e 15 de julho de 2010 Ano XI - nº 163 - Edição de 27 de abril de 2010 Agende-se - 12º Encontro Nacional de RI acontece nos dias 14 e 15 de julho de 2010 O 12º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais

Leia mais

Ano XI - nº 171- Edição de 09 de novembro de 2010

Ano XI - nº 171- Edição de 09 de novembro de 2010 Ano XI - nº 171- Edição de 09 de novembro de 2010 IBRI realiza Workshop IR Magazine Awards As Melhores Práticas de RI no próximo dia 18 O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), a Revista

Leia mais

Ano X - nº 146 - Edição de 02 de Março de 2009

Ano X - nº 146 - Edição de 02 de Março de 2009 Ano X - nº 146 - Edição de 02 de Março de 2009 Agende-se 2 de Abril - IBRI prepara Seminário TI e o Mercado de Capitais O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a revista Executivos

Leia mais

ANO X - Nº 159 - Edição de 16 de Dezembro de 2009. IBRI elege Conselheiros de Administração e Fiscal

ANO X - Nº 159 - Edição de 16 de Dezembro de 2009. IBRI elege Conselheiros de Administração e Fiscal ANO X - Nº 159 - Edição de 16 de Dezembro de 2009 IBRI elege Conselheiros de Administração e Fiscal O IBRI realizou Assembleia Geral Ordinária no dia 03 de dezembro de 2009 para eleger novos Conselheiros

Leia mais

Ano IX - nº 141 - Edição de 28 de Novembro de 2008

Ano IX - nº 141 - Edição de 28 de Novembro de 2008 Ano IX - nº 141 - Edição de 28 de Novembro de 2008 CODIM divulga Pronunciamento de Orientação Nº 5 sobre Ato ou Fato Relevante O CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado) divulgou,

Leia mais

Ano VIII - nº 108 - Edição de 03 de Julho de 2007

Ano VIII - nº 108 - Edição de 03 de Julho de 2007 Ano VIII - nº 108 - Edição de 03 de Julho de 2007 IBRI comemora 10 anos em nova sede A inauguração da nova sede do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) contou com presença de conselheiros,

Leia mais

1) Eleição 2008 e Alteração de Estatuto

1) Eleição 2008 e Alteração de Estatuto ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, REALIZADA NO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2008, ÀS 12h, VIA TELECONFERÊNCIA Os trabalhos foram abertos e

Leia mais

Ano X - nº 144 - Edição de 14 de Janeiro de 2008

Ano X - nº 144 - Edição de 14 de Janeiro de 2008 Ano X - nº 144 - Edição de 14 de Janeiro de 2008 Agende-se: Março de 2009 O IBRI e a revista Executivos Financeiros preparam a segunda edição do Seminário TI e o Mercado de Capitais. O evento acontecerá

Leia mais

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal Discurso 04/12/2003 Dr. Alfredo Setubal Presidente do Conselho de Administração do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Boa Noite! Esta cerimônia de final de ano é a minha última à

Leia mais

FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 00.924.429/0001-75 NIRE 31.300.011.879 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 00.924.429/0001-75 NIRE 31.300.011.879 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 00.924.429/0001-75 NIRE 31.300.011.879 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO INDICAÇÃO DE MEMBROS PARA ELEIÇÃO E REELEIÇÃO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA

Leia mais

FIPECAFI e CFC renovam convênio de capacitação de profissionais de Contabilidade

FIPECAFI e CFC renovam convênio de capacitação de profissionais de Contabilidade FIPECAFI e CFC renovam convênio de capacitação de profissionais de Contabilidade A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e o CFC (Conselho Federal de Contabilidade)

Leia mais

BRASIL INSURANCE PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 11.721.921/0001-60 NIRE: 33.3.0029291-8 Companhia Aberta

BRASIL INSURANCE PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 11.721.921/0001-60 NIRE: 33.3.0029291-8 Companhia Aberta BRASIL INSURANCE PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 11.721.921/0001-60 NIRE: 33.3.0029291-8 Companhia Aberta Proposta da Administração da Companhia à Assembleia Geral Extraordinária Senhores Acionistas,

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES - REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2007, ÀS

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES - REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2007, ÀS ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES - REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2007, ÀS 9h30 NO SÃO PAULO CLUBE, SITUADO À AV. HIGIENÓPOLIS, 18 SÃO

Leia mais

Ano XVI - nº 228 - Edição de 24 Fevereiro de 2015

Ano XVI - nº 228 - Edição de 24 Fevereiro de 2015 Ano XVI - nº 228 - Edição de 24 Fevereiro de 2015 IBRI e Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados promovem workshop sobre Assembleia de Acionistas O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

Leia mais

Ano XI - nº 170- Edição de 18 de outubro de 2010 5ª Edição do Brazil Day acontece no dia 19 de outubro, em Nova York

Ano XI - nº 170- Edição de 18 de outubro de 2010 5ª Edição do Brazil Day acontece no dia 19 de outubro, em Nova York Ano XI - nº 170- Edição de 18 de outubro de 2010 5ª Edição do Brazil Day acontece no dia 19 de outubro, em Nova York A quinta edição do Brazil Day ocorre, no dia 19 de outubro de 2010, na sede da Bloomberg

Leia mais

A pauta da reunião seguiu a seguinte ordem: 1. ISE 2. ANBIMA 3. 13º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais 4. Outros Assuntos em Andamento:

A pauta da reunião seguiu a seguinte ordem: 1. ISE 2. ANBIMA 3. 13º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais 4. Outros Assuntos em Andamento: ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES REALIZADA NO DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2011, ÀS 09h00, NA SEDE DO IBRI-INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES

Leia mais

Ano XIII - nº 198 - Edição de 24 de Agosto de 2012

Ano XIII - nº 198 - Edição de 24 de Agosto de 2012 Ano XIII - nº 198 - Edição de 24 de Agosto de 2012 IBRI promove Happy Hour em São Paulo no dia 28/08/2012 O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) promove, no dia 28 de agosto de 2012,

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI REALIZADA EM 11 DE SETEMBRO DE 2014 ÀS 09h00 NA SEDE DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES - À RUA BOA VISTA, Nº254 3º ANDAR SALA

Leia mais

1- Apresentação da Assessoria de Comunicação e Planejamento de Comunicação (rotinas, projetos, campanhas, mídia trainning, script)

1- Apresentação da Assessoria de Comunicação e Planejamento de Comunicação (rotinas, projetos, campanhas, mídia trainning, script) ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI- INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, REALIZADA EM 26 DE MARÇO DE 2004 ÀS 09:30 HORAS NA SEDE DO IBRI SITUADA À R. XV DE NOVEMBRO, 233 4º ANDAR

Leia mais

Formação em Relações com Investidores

Formação em Relações com Investidores Programa de Formação, Fortalecimento e Consolidação da Cultura de Companhia Aberta Formação em Relações com Investidores 30 e 31 de março São Paulo, SP COORDENAÇÃO Realização Programa 30 de março segunda-feira

Leia mais

ELEKEIROZ S.A. CNPJ 13.788.120/0001-47 Companhia Aberta NIRE 35300323971

ELEKEIROZ S.A. CNPJ 13.788.120/0001-47 Companhia Aberta NIRE 35300323971 ELEKEIROZ S.A. CNPJ 13.788.120/0001-47 Companhia Aberta NIRE 35300323971 ATA SUMÁRIA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 7 DE FEVEREIRO DE 2014 DATA, HORA E LOCAL: Em 7 de fevereiro de

Leia mais

VIA VAREJO S.A. CNPJ/MF 33.041.260/0652-90 NIRE 33.3.00141073

VIA VAREJO S.A. CNPJ/MF 33.041.260/0652-90 NIRE 33.3.00141073 VIA VAREJO S.A. CNPJ/MF 33.041.260/0652-90 NIRE 33.3.00141073 Divulgação dos documentos exigidos conforme Artigo 11 da Instrução CVM nº 481, de 17 de dezembro de 2009 São Caetano do Sul, 02 de maio de

Leia mais

STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 423.001.413.86

STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 423.001.413.86 STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 423.001.413.86 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A REALIZAR-SE NO DIA 19 DE OUTUBRO DE 2015 EM ATENDIMENTO

Leia mais

IR magazine. Brazil Awards. Segunda-feira, 2 de Junho. WTC Hotel, São Paulo www.irmagazinebrazil.com. Em associação com Em conjunto com Pesquisa

IR magazine. Brazil Awards. Segunda-feira, 2 de Junho. WTC Hotel, São Paulo www.irmagazinebrazil.com. Em associação com Em conjunto com Pesquisa 2008 IR magazine Brazil Awards 2008 Segunda-feira, 2 de Junho WTC Hotel, São Paulo www.irmagazinebrazil.com Em associação com Em conjunto com Pesquisa OS PRÊMIOS Os IR Magazine Awards representam o reconhecimento

Leia mais

Programa de Formação, Fortalecimento e Consolidação

Programa de Formação, Fortalecimento e Consolidação Programa de Formação, Fortalecimento e Consolidação da Cultura de Companhia Aberta 2 0 0 6 Governança Corporativa nas Diversas Instâncias da Companhia 28 e 29 de agosto BOVESPA São Paulo, SP coordenação

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional 07/10/2015 2 Instituído em 2005, o CODIM Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado completa 10 anos. Congrega 12 entidades e tem a CVM - Comissão de Valores

Leia mais

Melhores Práticas para a Elaboração e Divulgação do Relatório Anual

Melhores Práticas para a Elaboração e Divulgação do Relatório Anual Melhores Práticas para a Elaboração e Divulgação do Relatório Anual Pronunciamento de Orientação CODIM COLETIVA DE IMPRENSA Participantes: Relatores: Edina Biava Abrasca; Marco Antonio Muzilli IBRACON;

Leia mais

Abrasca elege OdontoPrev como destaque do setor de serviços médicos

Abrasca elege OdontoPrev como destaque do setor de serviços médicos Data: segunda-feira, 14 de junho de 2010 Site: FENASEG Seção: Viver Seguro OnLine Abrasca elege OdontoPrev como destaque do setor de serviços médicos A Associação Brasileira de Companhias Abertas (abrasca)

Leia mais

Seminário discutirá os procedimentos para arquivamento de informações na SEC

Seminário discutirá os procedimentos para arquivamento de informações na SEC Ano III - nº 44 - Edição de 19 de Novembro de 2002 Seminário discutirá os procedimentos para arquivamento de informações na SEC Nesta quinta-feira, 21, acontece em São Paulo o seminário Os Novos Processos

Leia mais

FIPECAFI oferece curso elearning Tópicos de Contabilidade Internacional com foco em IFRS

FIPECAFI oferece curso elearning Tópicos de Contabilidade Internacional com foco em IFRS FIPECAFI oferece curso elearning Tópicos de Contabilidade Internacional com foco em IFRS A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) abre inscrições para o curso elearning:

Leia mais

1) Tarde de Brasil em Latibex e Brazil Day Frankfurt 2006

1) Tarde de Brasil em Latibex e Brazil Day Frankfurt 2006 ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES -, REALIZADA EM 28 DE AGOSTO DE 2006, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 9h30 NO CLUBE SÃO PAULO, SITUADO À AV. HIGIENÓPOLIS,

Leia mais

Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8.

Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8. Conforme instrução CVM nº 480/09 e Ofício Circular CVM nº 001/2010, a atualização do Formulário de Referência itens 12.6 e 12.8. 12.6. Administradores e membros do conselho fiscal 12.7. Membros dos comitês

Leia mais

ETERNIT S.A. C.N.P.J. nº 61.092.037/0001-81 NIRE 35.300.013.344 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE SETEMBRO DE 2.

ETERNIT S.A. C.N.P.J. nº 61.092.037/0001-81 NIRE 35.300.013.344 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE SETEMBRO DE 2. ETERNIT S.A. C.N.P.J. nº 61.092.037/0001-81 NIRE 35.300.013.344 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE SETEMBRO DE 2.008 Aos 17 dias do mês de setembro do ano de dois mil e oito,

Leia mais

Ano XI - nº 172- Edição de 06 de dezembro de 2010 Jantar de Confraternização do IBRI será no próximo dia 7 de dezembro

Ano XI - nº 172- Edição de 06 de dezembro de 2010 Jantar de Confraternização do IBRI será no próximo dia 7 de dezembro Ano XI - nº 172- Edição de 06 de dezembro de 2010 Jantar de Confraternização do IBRI será no próximo dia 7 de dezembro O tradicional Jantar de Confraternização do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações

Leia mais

DESENVIX ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 35.300.143.949

DESENVIX ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 35.300.143.949 DESENVIX ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CNPJ/MF n 00.622.416/0001-41 NIRE n 35.300.143.949 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A REALIZAR-SE NO DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2013 EM ATENDIMENTO

Leia mais

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) em parceria com o IBRACON (Instituto dos Auditores

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

RELAÇÕES COM INVESTIDORES

RELAÇÕES COM INVESTIDORES PAULO HENRIQUE PRAES, sócio-diretor e DORIS POMPEU, sócia-fundadora da GlobalRI 60 GLOBALRI PIONEIRISMO NAS RELAÇÕES COM INVESTIDORES Uma das precursoras nas Relações com Investidores no Brasil, numa época

Leia mais

Por que abrir o capital?

Por que abrir o capital? Por que abrir capital? Por que abrir o capital? Vantagens e desafios de abrir o capital Roberto Faldini Fortaleza - Agosto de 2015 - PERFIL ABRASCA Associação Brasileira de Companhias Abertas associação

Leia mais

METODOLOGIA DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

METODOLOGIA DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) METODOLOGIA DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) Abril/2015 [data] METODOLOGIA DO ÍNDICE DE O ISE é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos

Leia mais

Comitê Consultivo de Educação Programa TOP Derivativos II Regulamento

Comitê Consultivo de Educação Programa TOP Derivativos II Regulamento Apresentação: O Programa TOP é uma iniciativa do Comitê Consultivo de Educação, criado pela Deliberação CVM n 498/06, que é formado pelas seguintes instituições, além da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

1 Relatório de atividades da Diretoria Executiva

1 Relatório de atividades da Diretoria Executiva ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI-INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTI- DORES, REALIZADA NO DIA 26 DE MAIO DE 2004, ÀS 12:30 HORAS, NO CLUBE SÃO PAULO, SITUADO À AV. HIGIE- NÓPOLIS,

Leia mais

TOTVS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

TOTVS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO TOTVS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF 53.113.791/0001-22 NIRE 35.300.153.171 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 10 DE JUNHO DE 2015 Senhores Acionistas: Em atenção

Leia mais

Proposta da Administração Light Energia S.A. Matérias constantes da ordem do dia da Assembleia Geral Extraordinária

Proposta da Administração Light Energia S.A. Matérias constantes da ordem do dia da Assembleia Geral Extraordinária LIGHT ENERGIA S.A. PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 18 DE MAIO DE 2015 Prezados Senhores, A administração da Light Energia S.A. ( Companhia ou Light Energia ) vem submeter à

Leia mais

Ano VI - nº 85 - Edição de 12 de Dezembro de 2005

Ano VI - nº 85 - Edição de 12 de Dezembro de 2005 Ano VI - nº 85 - Edição de 12 de Dezembro de 2005 IBRI elege nova Diretoria Executiva e renova 1/3 do Conselho de Administração O novo presidente executivo do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

I Encontro Mackenzie de Controladoria

I Encontro Mackenzie de Controladoria I Encontro Mackenzie de Controladoria Aprimorando a Comunicação entre a Academia e as Empresas Haroldo R. Levy Neto Coordenador do CODIM Vice-coordenador de Relações Institucionais do CPC 18/agosto/2010

Leia mais

Pesquisa Política de Divulgação e Negociação

Pesquisa Política de Divulgação e Negociação Pesquisa Política de Divulgação e Negociação Realizada com 551 Cias Abertas Registradas na CVM 1 Dezembro/2009 Escopo da Pesquisa 1) Pesquisa elaborada conjuntamente pela CVM e IBRI; 2) Conduzida pela

Leia mais

Col t e i e mprensa 30/julh lh / o 2007 /2007

Col t e i e mprensa 30/julh lh / o 2007 /2007 Coletiva de Imprensa 30/julho/2007 /2007 1 CODIM Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado Criado com o objetivo de ser uma nova e eficiente ferramenta de trabalho para o aperfeiçoamento

Leia mais

Melhores práticas. Cada vez mais cientes das

Melhores práticas. Cada vez mais cientes das Número de empresas brasileiras que procuram se aprimorar em governança corporativa aumentou na última edição do estudo Melhores práticas Estudo aponta que as empresas investem mais no aprimoramento dos

Leia mais

BIOSEV S.A. CNPJ/MF nº 15.527.906/0001-36 NIRE 35.3.0034518.5 Companhia Aberta

BIOSEV S.A. CNPJ/MF nº 15.527.906/0001-36 NIRE 35.3.0034518.5 Companhia Aberta CNPJ/MF nº 15.527.906/0001-36 NIRE 35.3.0034518.5 Companhia Aberta MANUAL DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA A SER REALIZADA EM 27 DE SETEMBRO DE 2012 O presente manual ( Manual

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE S E EVENTOS 2015 AGENDA DE S E EVENTOS 2015 CATEGORIAS DE S Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de

Leia mais

NOSSA HISTÓRIA. Em Parceria com:

NOSSA HISTÓRIA. Em Parceria com: Em Parceria com: NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

Pesquisa APIMEC: Perfil do Analista e Profissional de Investimento

Pesquisa APIMEC: Perfil do Analista e Profissional de Investimento Pesquisa APIMEC: Perfil do Analista e Profissional de Investimento A APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) divulga pesquisa realizada em seis filiais

Leia mais

Ano X - nº 152 - Edição de 23 de Julho de 2009

Ano X - nº 152 - Edição de 23 de Julho de 2009 Ano X - nº 152 - Edição de 23 de Julho de 2009 Agende-se 18 de agosto - IBRI realiza seminário Targeting: Como conhecer e gerenciar sua base de acionistas? O IBRI promove em 18 de agosto de 2009 o seminário

Leia mais

Ano XII - nº 187- Edição de 21 de Dezembro de 2011

Ano XII - nº 187- Edição de 21 de Dezembro de 2011 Ano XII - nº 187- Edição de 21 de Dezembro de 2011 IBRI elege novo Conselho de Administração e Fiscal O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) realizou Assembleia Geral Ordinária, no

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA O Grupo Marfrig é gerido por um corpo de administradores experientes e comprometidos com o mais alto nível de governança corporativa. A conduta dos negócios

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado Após anos, as eleições de renovação de 1/3 dos conselheiros do CORECON-RS terá 2 chapas. Ao invés de apenas pagar a anuidade

Leia mais

Ano X - nº 155 - Edição de 05 de outubro de 2009

Ano X - nº 155 - Edição de 05 de outubro de 2009 Ano X - nº 155 - Edição de 05 de outubro de 2009 Agende-se 07 de outubro - IBRI promove webcast sobre redes sociais O IBRI promoverá webcast sobre Os Aspectos Jurídicos nas Mídias Sociais (Twitter, YouTube,

Leia mais

Relações com Investidores. Thiago Almeida Ribeiro da Rocha

Relações com Investidores. Thiago Almeida Ribeiro da Rocha Relações com Investidores Thiago Almeida Ribeiro da Rocha I IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores "...é uma associação sem fins econômicos,... criada em junho de 1997 com o objetivo

Leia mais

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES Programa 2013 OBJETIVOS: O mercado financeiro sofreu grandes modificações nos últimos anos e temos a necessidade de conhecer profundamente as operações financeiras

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

ENTIDADES AUTO-REGULADORAS DO MERCADO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

ENTIDADES AUTO-REGULADORAS DO MERCADO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO BM&FBOVESPA A BM&FBOVESPA é muito mais do que um espaço de negociação: lista empresas e fundos; realiza negociação de ações, títulos, contratos derivativos; divulga cotações; produz índices de mercado;

Leia mais

Governança e Sustentabilidade. Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra

Governança e Sustentabilidade. Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra Governança e Sustentabilidade Pós-graduação FECAP Coordenadoria Marcelo de Aguiar Coimbra A Pós-Graduação em Governança e Sustentabilidade FECAP foi concebida para fornecer as competências necessárias

Leia mais

DIBENS LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

DIBENS LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DIBENS LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL NIRE 35300130707 CNPJ/MF nº 65.654.303/0001-73 COMPANHIA ABERTA PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA 30.4.2015 Horário: 14

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

O Comitê de Pronunciamentos - CPC. Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC

O Comitê de Pronunciamentos - CPC. Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC O Comitê de Pronunciamentos - CPC Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de - FBC Objetivo: O estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de e a divulgação de informações

Leia mais

CALENDÁRIO DE EVENTOS CORPORATIVOS. Endereço da Sede Av. Marechal Floriano, 168 Centro Rio de Janeiro RJ CEP:20080-002

CALENDÁRIO DE EVENTOS CORPORATIVOS. Endereço da Sede Av. Marechal Floriano, 168 Centro Rio de Janeiro RJ CEP:20080-002 CALENDÁRIO DE S CORPORATIVOS Denominação Social LIGHT S.A. Endereço da Sede Av. Marechal Floriano, 168 Centro Rio de Janeiro RJ CEP:20080-002 Endereço na Internet www.light.com.br Diretor Vice Presidente

Leia mais

Ano XIV - nº 221 - Edição de 14 de Julho de 2014 Encontro Nacional de RI acontece em 22 e 23 de julho de 2014

Ano XIV - nº 221 - Edição de 14 de Julho de 2014 Encontro Nacional de RI acontece em 22 e 23 de julho de 2014 Ano XIV - nº 221 - Edição de 14 de Julho de 2014 Encontro Nacional de RI acontece em 22 e 23 de julho de 2014 O 16º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais está se aproximando.

Leia mais

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CALENDÁRIO DE EVENTOS CORPORATIVOS 2011

CALENDÁRIO DE EVENTOS CORPORATIVOS 2011 Denominação Social Endereço da Sede Endereço na Internet Diretor de Relações com Investidores Responsável pela Área de Relações com Investidores CALENDÁRIO DE S CORPORATIVOS 2011 Banco Santander (Brasil)

Leia mais

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI ADILSON SIMONIS Mestre e doutor em Probabilidade pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), com pós-doutorado pela Universitá Tor Vergata de Roma. Atualmente, é

Leia mais

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI)

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada

Leia mais

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE 20-21 Maio de 2013 Tivoli São Paulo Mofarrej São Paulo, Brasil ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE Fernando Cotrim Supply Chain Director, Rio 2016 Perguntas: Quais são os desafios de gerenciar o Supply

Leia mais

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa Gestão e Governança de TI e Regulamentações de Compliance Prof. Marcel Santos Silva A consiste: No sistema pelo qual as sociedades são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento

Leia mais

Eleições do Conselho Fiscal - IBCPF 2013

Eleições do Conselho Fiscal - IBCPF 2013 CONSELHO FISCAL: Fernando Lucarini Francisco José Levy Jurandir Sell Macedo Luiz Krempel Paulo Colaferro Pedro da Costa Neves Neto Ubirajara dos Santos Vieira Eleições do Conselho Fiscal - IBCPF 2013 Fernando

Leia mais

A Contabilidade e o Profissional Contábil nas Pequenas e Médias Empresas

A Contabilidade e o Profissional Contábil nas Pequenas e Médias Empresas A Contabilidade e o Profissional Contábil nas Pequenas e Médias Empresas Irineu De Mula Março/2011 Primeira Fase do Processo de Convergência (Lei 11.638 e 11.941/08) Direito Positivo Brasileiro Alteram

Leia mais

História do Ibracon 1957: ICPB

História do Ibracon 1957: ICPB História do Ibracon ORIGEM: 1957: ICPB - Instituto dos Contadores Públicos do Brasil 1968: Criação do Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (IBAI) DENOMINAÇÃO: 1971: Fundação do Instituto dos

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Governança Corporativa. Interesses alinhados

Governança Corporativa. Interesses alinhados Governança Corporativa Interesses alinhados O COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA E A AMPLA DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AOS INVESTIDORES INTEGRAM AS BOAS PRÁTICAS DA ITAUTEC, QUE DESDE 2001 NEGOCIA APENAS AÇÕES

Leia mais

AÇÕES INSTITUCIONAIS

AÇÕES INSTITUCIONAIS A ACOBAR é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, representante da náutica de lazer em todo o país. Foi fundada em 19 de dezembro de 1975. Em seu quadro associativo possui empresas das mais variadas

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE CURSOS E EVENTOS 2014 CATEGORIAS DE CURSOS Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de toda a estrutura,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios... 4 4. Diretrizes... 4 4.1. Estrutura de Governança... 4 4.2. Relação com as partes interessadas...

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais