PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA (PELLL)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA (PELLL)"

Transcrição

1

2 PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA (PELLL) AÇÃO INTERSECRETARIAL ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO CONJUNTA ENTRE SECRETARIA DE ESTADO DA CULTUA E SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

3 INTEGRAÇÃO Para otimizar os esforços em prol da leitura e do livro no Paraná o Plano tem como pressuposto básico a integração entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED), as demais secretarias de Estado, outras instituições públicas estaduais e privadas, e a sociedade civil.

4 INTEGRAÇÃO O Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL) se integra às ações e propostas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

5 PRINCÍPIOS NORTEADORES O PELLL segue os pressupostos básicos do Plano Nacional, assumindo a questão da leitura, da literatura e do livro como uma política de Estado. Essa proposta valoriza particularmente três fatores qualitativos e dois quantitativos identificados pela Unesco como necessários para a existência expressiva de leitores em um país.

6 OBJETIVOS E METAS Democratizar o acesso ao livro; Fomentar e valorizar a leitura; Incentivar e difundir a produção literária paranaense; e Dinamizar a cadeia produtiva do livro.

7 EIXOS DE AÇÃO Seguindo as orientações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), quatro eixos principais orientam a organização do Plano Estadual no Paraná:

8 EIXO 1 1. DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO 1.1. Implantação de novas bibliotecas 1.2. Fortalecimento da rede atual de bibliotecas 1.3. Conquista de novos espaços de leitura 1.4. Distribuição de livros gratuitos 1.5. Melhoria do acesso ao livro e a outras formas de leitura 1.6. Incorporação e uso de tecnologias de informação e comunicação

9 EIXO 2 2. FOMENTO À LEITURA E À FORMAÇÃO DE MEDIADORES 2.1. Formação de agentes de leitura 2.2. Projetos sociais de leitura 2.3. Estudos e fomento à pesquisa nas áreas do livro e da leitura 2.4. Prêmios e reconhecimento às ações de incentivo e fomento às práticas sociais de leitura 2.5. Promoção de ações de mediação de leitura em espaços de exclusão (abrigos, penitenciárias, casas de passagens, CRAS...)

10 EIXO 3 3. VALORIZAÇÃO DA LEITURA E COMUNICAÇÃO 3.1. Ações para criar consciência sobre o valor social do livro e da leitura 3.2. Ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em política de Estado 3.3. Publicações impressas e outras mídias dedicadas à valorização do livro e da leitura

11 EIXO 4 4. DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO LIVRO 4.1. Desenvolvimento da cadeia produtiva do livro 4.2. Fomento à distribuição, circulação e consumo de bens de leitura 4.3. Apoio à criação e produção do livro

12 ESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DEBATE E ASSESSORIA Seminário com técnicos da área do Livro e Leitura para consultoria e elaboração do PELLL. (2010) Criação de Grupo de Trabalho para finalizar texto do Plano e do projeto de Lei. (2011) Audiências Públicas realizadas em Foz do Iguaçu, Maringá e Curitiba. (2011)

13 ESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DEBATE E ASSESSORIA Lançamento do PELLL realizado em 24 de outubro de 2011, na Semana Nacional do Livro da Biblioteca. Encaminhamento do anteprojeto de Lei do PELLL para a SEPL e SEFA. (2011) Envio à Assembleia Legislativa do Paraná. (2012) Aprovação da Lei 17547, em 17 de abril/2013.

14 FINANCIAMENTO DAS AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS Orçamento da União. Orçamento do Governo Estadual. Orçamento das Prefeituras Municipais. Fundo Estadual de Cultura. Fundo Nacional do Livro. Entidades e organizações não governamentais. Editais e orçamentos de empresas estatais. Orçamento de entidades e empresas privadas.

15 EQUIPE TÉCNICA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA MARISTELA APARECIDA GAVELAKI REGINA ELENA SABÓIA IORIO RENATA MELE ROSI GLÓRIA ZANDONA L. SALOMÃO BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ MARIA MARTA SIENA ROGÉRIO PEREIRA TATJANE GARCIA ALBACH

16 EQUIPE TÉCNICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANTÔNIO EDUARDO NAVARRO LINS PRISCILA ANGÉLICA SANTOS SEHNEM SOLANGE MARIA DO NASCIMENTO ASSESSORIA MARTA MORAIS DA COSTA

17 EQUIPE TÉCNICA CONSULTORES CONVIDADOS ALCIONE ARAUJO ALICE PENTEADO MARTHA ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES FELIPE JOSÉ LINDOSO OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JUNIOR

18 AÇÕES ESTADUAIS PREVISTAS PARA PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA (PELLL). Consolidação do PELLL por meio da construção das metas e discussões públicas. O PELLL irá nortear todas as ações voltadas O PELLL irá nortear todas as ações voltadas ao livro, leitura e literatura no Paraná durante 10 próximos anos.

19 2. BIBLIOTECAS CIDADÃS 302 Bibliotecas Cidadãs prontas. Definir critérios para a construção das demais unidades.

20 2A. IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA MÁRIO LOBO Abertura da Biblioteca Mário Lobo, em Paranaguá. (19/08/13) Projeto realizado pela AABIPPAR por meio Projeto realizado pela AABIPPAR por meio da Lei Rouanet/Minc.

21 3. SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS Sob coordenação da BPP, o Sistema irá integrar todas as bibliotecas públicas municipais do Estado. Implantação do Pergamum (software de gerenciamento de acervo, desenvolvido pela PUCPR), inicialmente, em 22 bibliotecas. O objetivo é integrar todas as mais de 450 bibliotecas públicas municipais até Além da integração do acervo, o Sistema prevê um amplo programa de ação cultural a ser desenvolvido nas bibliotecas.

22 4. DE CASO COM A PALAVRA Projeto realizado pela CLB, por meio da Lei Rouanet, em parceria com a escrito Cléo Busatto, BPP e SEEC. Foram realizados 17 encontros e 3 fóruns de leitura em várias regiões do Paraná para capacitação dos agentes de leitura (em especial funcionários das bibliotecas públicas municipais). O trabalho envolveu escritores de literatura adulta, infantojuvenil, contadores de histórias e teóricos da leitura.

23 5. AÇÕES Um Escritor na Biblioteca Oficinas de criação literária Jornal Cândido Aventuras Literárias, Teatrais e Musicais Uma noite na Biblioteca Caixa-estante

24 5.1 PRÊMIO PARANÁ DE LITERATURA O Prêmio Paraná de Literatura está em sua segunda edição. Prêmio de 40 mil para as categorias: conto, poesia e romance Ação importante que colocou o Paraná em destaque no cenário literário brasileiro.

25 6. ENCONTRO ANUAL DO LIVRO E LEITURA Realização de um encontro anual com agentes de leitura, professores, funcionários das bibliotecas públicas municipais para apresentação dos resultados, discutir estratégias e traçar novos planos para a área do livro, leitura e literatura no Paraná.

26 7. BOLSA PARANÁ DE APOIO À LEITURA Criação de uma bolsa para incentivar projetos pessoais/sociais de apoio à leitura. Valor: a ser definido.

27 8. BOLSA PARANÁ DE CRIAÇÃO LITERÁRIA Bolsa de incentivo à criação literária a autores paranaenses ou residentes no Estado. Valor sugerido: R$ 15 mil. Os livros aprovados na Bolsa integrariam também a Biblioteca Paraná. A bolsa funcionaria nos mesmos moldes da bolsa da Funarte.

28 9. CARAVANA LITERÁRIA Projeto prevê a criação de encontros com grandes escritores (nacionais e paranaenses) nos municípios do interior. Vamos levá-los para conversas, leituras, contação de histórias nas Bibliotecas Cidadãs. Cada escritor convidado percorrerá diversas cidades durante um período determinado (uma semana, por exemplo). 10 escritores no lançamento do projeto e 01/02 ao mês.

29 10. PORTAL PARANÁ LÊ Criação do portal na internet com todas as ações realizadas no Paraná em torno do livro e da leitura. Além das ações do Governo, o portal também abrigaria ações individuais, empresariais, institucionais, etc.

30 11. BIBLIOTECA PARANÁ Criação de uma coleção destinada à publicação de autores paranaenses clássicos e contemporâneos. Esta coleção terá um conselho editorial, que definirá os títulos a serem publicados por meio da Imprensa Oficial. Os livros seriam incorporados aos acervos de todas as bibliotecas do Estado.

31 CONTATO SUGESTÕES E COLABORAÇÕES: Tatjane Garcia Albach (41) tgarciam@bpp.pr.gov

PMLLLB. Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Curitiba / PR

PMLLLB. Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Curitiba / PR PMLLLB Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Curitiba / PR Apresentação No ano de 2014, durante o processo preparatório à Conferência Municipal de Cultura, foram realizadas pré-conferências

Leia mais

Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

Fórum Catarinense do Livro e da Leitura Fórum Catarinense do Livro e da Leitura Solange Scotti Jorge Criciúma, 23 de Setembro de 2014 Diretora Cultural da FCC Membro do COMCCRI Membro do Colegiado Regional da AMREC Membro representante da AMREC

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia ( ) Textos de referência

Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia ( ) Textos de referência Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (2013-2022) Textos de referência 1. PROBLEMAS DIAGNOSTICADOS a. Índices elevados de analfabetismo e baixo nível de escolaridade da população. b. Fragilidade de

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

02.12.2010 Zero Hora Reportagem Especial Páginas 4 e 5

02.12.2010 Zero Hora Reportagem Especial Páginas 4 e 5 Zero Hora Reportagem Especial Páginas 4 e 5 Zero Hora Geral Página 46 Correio do Povo Ensino Página 13 Correio do Povo Cidades Página 04 Correio do Povo Cidades Página 03 Correio do Povo Cidades Página

Leia mais

PLANO SETORIAL DE TEATRO. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro

PLANO SETORIAL DE TEATRO. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro PLANO SETORIAL DE TEATRO DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro MARÇO DE 2009 EIXO 1 FORTALECER A AÇÃO DO ESTADO NO PLANEJAMENTO

Leia mais

Of. nº 1.050/GP. Paço dos Açorianos, 22 de novembro de Senhora Presidente:

Of. nº 1.050/GP. Paço dos Açorianos, 22 de novembro de Senhora Presidente: Of. nº 1.050/GP. Paço dos Açorianos, 22 de novembro de 2011. Senhora Presidente: Encaminho a Vossa Excelência, para apreciação desse Poder Legislativo, o presente Projeto de Lei que Institui o Plano Municipal

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016 Apresentação O Curso de Licenciatura em Artes da tem como meta principal formar o professor de artes através de

Leia mais

09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) 09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) PALESTRAS PALESTRA PALESTRANTE O artesanato em Mato Grosso do Sul Gilberto Luiz Alves 10h30 Leitura e Literatura: Estratégia de Compreensão Renata Junqueira 16h PAVILHÃO DO

Leia mais

LEI Nº , DE 5 DE MARÇO DE 2012.

LEI Nº , DE 5 DE MARÇO DE 2012. LEI Nº 11.226, DE 5 DE MARÇO DE 2012. Institui o Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) no Município de Porto Alegre, cria o Conselho Municipal do Livro e da Leitura (CMLL) e dá outras providências.

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Código: CDH -EC- 009 A presente Consultoria visa contratar serviços profissionais especializados

Leia mais

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto Título do Projeto Desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável e promoção de boas práticas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Concepção Estabelecimento

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial. 1º de maio de 2014

XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial. 1º de maio de 2014 XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial 1º de maio de 2014 Humberto Luiz Ribeiro Secretário de Comércio e Serviços (SCS) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Apresentação

Leia mais

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR 2016-2019 Consolidar, Incluir e Unir com ética, transparência e responsabilidade SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 5 2 METODOLOGIA... 6 3 EQUIPE... 7 4 MAPA SITUACIONAL... 8 5 EIXOS

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS O CASO DO SNBP

POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS O CASO DO SNBP POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS O CASO DO SNBP ILCE G. M. CAVALCANTI COORDENADORA-GERAL DO SNBP/ FBN X SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS. XVI COLE, CAMPINAS SP,12 JUL 2007 RIO DE JANEIRO 2007 POLÍTICAS

Leia mais

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

Resumo Executivo Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes

Resumo Executivo Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes Resumo Executivo Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes Doze pontos-chave acerca da cobertura de imprensa brasileira sobre leitura literária. Os desafios da imprensa na formação

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA. Apresentação

PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA. Apresentação PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA Apresentação PROGRAMA REDE COLABORATIVA DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA COOPERATIVA DE MÚSICA

Leia mais

Legislação federal de cultura no Brasil

Legislação federal de cultura no Brasil Legislação federal de cultura no Brasil Quadro atual da organização da cultura no país: Constituição Federal de 1988; Emenda Constitucional 48/2005: cria o Plano Nacional de Cultura; Emenda Constitucional

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Nº E TÍTULO DO PROJETO: TERMO DE REFERÊNCIA - TOR Organização Ibero-Americanos para a Educação, OEI A Educação Como

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre Pró-Reitoria de Extensão - PROEX

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre Pró-Reitoria de Extensão - PROEX ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO 1.1 Área temática (ver Anexo 1.1) 1.2 Linha de extensão (informar em qual (is) linha(s) se enquadra

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assistente Técnico Junior No âmbito do Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado com a Secretaria

Leia mais

Lei de Incentivo à Cultura Lei 8.313 de 1991

Lei de Incentivo à Cultura Lei 8.313 de 1991 LEI Nº. 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991. Restabelece princípios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências O PRESIDENTE DA

Leia mais

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal Estratégia de Governança Digital do Governo Federal São Paulo, 24 de fevereiro de 2016 Agenda Contexto da TI na APF Estratégia de Governança Digital - Histórico - Conceito - Elaboração - Monitoramento

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA

PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA 1. Apresentação do plano A leitura é um direito humano, condição indispensável de liberdade e de igualdade. O domínio competente da leitura suscita o conhecimento, enriquece

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Câmpus São Borja Treinamento para acesso e uso do Portal de periódicos da Capes Biblioteca Apparício

Leia mais

Prefeita: Carmen Regina Pereira Cardoso. Secretária de Educação: Rejane M. Thomas Ewald. Coordenadoras: Cristini Graebin e Maristela Juchum

Prefeita: Carmen Regina Pereira Cardoso. Secretária de Educação: Rejane M. Thomas Ewald. Coordenadoras: Cristini Graebin e Maristela Juchum Prefeita: Carmen Regina Pereira Cardoso Secretária de Educação: Rejane M. Thomas Ewald Coordenadoras: Cristini Graebin e Maristela Juchum Contatos: E-mail: sed@lajeado-rs.com.br Telefone: 51 3982 1053

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Fevereiro - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às 6h15m

Leia mais

Investimento Social no Entorno do Cenpes. Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE)

Investimento Social no Entorno do Cenpes. Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE) Investimento Social no Entorno do Cenpes Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE) MBA em Desenvolvimento Sustentável (Universidade Petrobras) Abril / 2010 PETR ROBRAS RESPONSABILIDADE

Leia mais

Projeto Brisa Literária: a experiência da Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, IFRJ - Campus Nilópolis

Projeto Brisa Literária: a experiência da Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, IFRJ - Campus Nilópolis Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Projeto Brisa Literária: a experiência da Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, IFRJ - Campus Nilópolis Cintia Luciano de Paiva (IFRJ) - cintia.paiva@ifrj.edu.br Cassia

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

Programa de Ações a Jusante. PLANO DE TRABALHO Valorização da produção através de ações integradas para a capacitação,

Programa de Ações a Jusante. PLANO DE TRABALHO Valorização da produção através de ações integradas para a capacitação, Programa de Ações a Jusante PLANO DE TRABALHO Valorização da produção através de ações integradas para a capacitação, boas práticas de produção (BPP) e boas práticas de comercialização (BPC) das atividades

Leia mais

News. Edição nº 3 Janeiro de 2016

News. Edição nº 3 Janeiro de 2016 News Edição nº 3 Janeiro de 2016 2016 O Mundo fica pequeno para quem é JK! VESTIBULAR 2016 0800 601 9930 ESLI PAULINO DE BRITO ALUNO DE ENFERMAGEM FACULDADE JK APROVADO NO CONCURSO DO HFA Faculdade JK

Leia mais

Desenvolvimento de Fornecedores apoio à formação de base de abastecimento local

Desenvolvimento de Fornecedores apoio à formação de base de abastecimento local Desenvolvimento de Fornecedores apoio à formação de base de abastecimento local Nome Programa de Desarrollo de Proveedores para Sectores Estratégicos. Objetivo Fomentar o desenvolvimento econômico e o

Leia mais

HISTÓRIAS DA CLÉO. Proposta de projeto literário em dois atos

HISTÓRIAS DA CLÉO. Proposta de projeto literário em dois atos HISTÓRIAS DA CLÉO Proposta de projeto literário em dois atos 1. Intervenção artística literária Histórias da Cléo 2. Palestra Leitura literária, promoção e formação do mediador Aspectos Gerais 1 - Apresentação:

Leia mais

ARTIGO 1 Bibliotecas. ARTIGO 2 Fotografia. ARTIGO 3 Arte-Educação

ARTIGO 1 Bibliotecas. ARTIGO 2 Fotografia. ARTIGO 3 Arte-Educação PROGRAMA EXECUTIVO DO ACORDO CULTURAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA ÁRABE. DO EGITO O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da República Árabe

Leia mais

Secretaria Municipal de Governo e Relações Político Sociais

Secretaria Municipal de Governo e Relações Político Sociais EDITAL 005/2016 DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARA O PROJETO ESTAÇÃO DA JUVENTUDE COMPLEMENTAR PARA PALMAS TO, A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal

Leia mais

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação Apresentação A vocação natural da instituição universitária é fazer-se um centro de convergência e articulação de esforços intelectuais, científicos, artísticos e culturais, estimulando o pensamento crítico,

Leia mais

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Vídeo: A Força de quem FAZ O SISTEMA FIEMG A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais representa as indústrias do Estado e atua na defesa

Leia mais

www.prefeitosonline.com.br

www.prefeitosonline.com.br www.prefeitosonline.com.br A REVISTA P&G BRASIL A revista Prefeitos & Gestões Brasil chega aos 11.130 gestores (prefeitos + vices) eleitos nos 5.570 municípios do Brasil, fornecendo a este público alvo

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO

MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO A nossa ideia de projeto é que ele sirva para embasar e orientar um roteiro de trabalho compartilhado de um grupo, sendo muito

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS RELATÓRIO DA REDE DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS Nome do Responsável: Leila Maria dos Santos Silva Cargo do Responsável: Coordenadora Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho

Leia mais

PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO REGULAMENTO 2013

PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO REGULAMENTO 2013 PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO REGULAMENTO 2013 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O PRÊMIO OCEPAR DE JORNALISMO é um programa institucional desenvolvido pelo Sistema Ocepar (Ocepar - Sindicato e Organização das

Leia mais

INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INCT 2º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETO Formulário para Consultor Ad hoc

INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INCT 2º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETO Formulário para Consultor Ad hoc INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INCT 2º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETO Formulário para Consultor Ad hoc PARTE I - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO (CNPq) TÍTULO: INCT de Engenharia

Leia mais

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Coordenação de Pesquisa PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Elaborador por: Prof Leandro Elias Morais JUNHO 2016 1 As atividades de pesquisa é uma área estratégica para o Instituto

Leia mais

CPGP 2016 CONGRESSO PARANAENSE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS CHAMADA DE TRABALHOS

CPGP 2016 CONGRESSO PARANAENSE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS CHAMADA DE TRABALHOS CPGP 2016 CONGRESSO PARANAENSE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS CHAMADA DE TRABALHOS I. DATA E LOCAL Data: 25 e 26 de Agosto de 2016 Local: FIEP Campus da Indústria Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico

Leia mais

Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL

Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL Projeto ARRANJO PRODUTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO RIO GRANDE DO SUL Estrutura da apresentação: Antecedentes Fórum pela Vida Cenário Atual Rede Fito RS Objetivos Organização Atores participantes

Leia mais

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RORAIMA Janeiro, Fevereiro e Março de François E. J. de Bremaeker Salvador, janeiro de Transparência Municipal 2 A ONG TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma

Leia mais

noigandres em revista co-edição

noigandres em revista co-edição noigandres em revista co-edição ICCo / COSACNAIFY noigandres em revista...a melhor poesia concreta produzida mundialmente foi a do Brasil e mais especificamente a da Paulicéia e a feita por poetas a ela

Leia mais

ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO

ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO ELEIÇÕES 2012 DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO JOSÉ SIMÃO DE SOUSA PARA A PREFEITURA DE MANAÍRA/PB ZÉ SIMÃO 45 - PREFEITO OBJETIVOS DO GOVERNO: Consolidar e aprofundar os projetos e ações

Leia mais

VAMOS CIRANDAR? Orquestra de Cultura Popular do Cirandar

VAMOS CIRANDAR? Orquestra de Cultura Popular do Cirandar VAMOS CIRANDAR? Orquestra de Cultura Popular do Cirandar O que é o projeto? A ONG Cirandar aprovou o projeto Vamos Cirandar? Orquestra de Cultura Popular do Cirandar pela Lei Rouanet - Ministério da Cultura

Leia mais

SISTEMA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA Visão Geral, Evolução e Perspectivas no Brasil

SISTEMA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA Visão Geral, Evolução e Perspectivas no Brasil SISTEMA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA Visão Geral, Evolução e Perspectivas no Brasil Buenos Aires Argentina 13 de Agosto de 2004 Leis de Incentivo no Brasil 1. Leis Nacionais 1. Lei Rouanet (8313/91)

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO

Comunicação Interna. - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Interna - Inserção do novo colaborador - Movimento Lojista Nacional - JORNAL MURAL- CIRCULANDO Comunicação Externa Associados, não associado e comunidade. COMUNICAÇÃO PRESENCIAL: Visitas de

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores RESSIGNIFICANDO A HORA DO CONTO: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA INFANTIL

Leia mais

CBL PLATAFORMA DE TRABALHO 2019 / 2021 UNIDOS EM DEFESA DO LIVRO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR

CBL PLATAFORMA DE TRABALHO 2019 / 2021 UNIDOS EM DEFESA DO LIVRO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR CBL PLATAFORMA DE TRABALHO 2019 / 2021 Chapa: UNIDOS EM DEFESA DO LIVRO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR Há mais de 8 anos, tenho acompanhado, como diretor da CBL e empresário do setor, os desafios vividos pelo

Leia mais

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes.

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes. PROGRAMA DE IDENTIFICACAO DE OPORTUNIDADES TÉCNICAS COM OS PAÍSES DO MERCOSUL NA ÁREA DE INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 1. INTRODUCAO A Argentina, o Brasil, o Paraguai

Leia mais

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM O Complexo Industrial da Saúde na Inovação "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM ABIMO Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos,

Leia mais

Sumário. O que é um Centro de Referências?

Sumário. O que é um Centro de Referências? Sumário O que é um Centro de Referências? Plano de ação para o Grupo Nacional Cultura Infância Meta 1 - Fundo Nacional da Cultura Infância Meta 3 - Planos Estaduais Articulação com outras redes Articulação

Leia mais

Geografia Avaliação de Cursos Novos Critérios da Área de Geografia

Geografia Avaliação de Cursos Novos Critérios da Área de Geografia Critérios de Implantação e Acadêmico. Geografia Avaliação de Cursos Novos Critérios da Área de Geografia Critérios gerais mínimos exigidos para a recomendação de cursos novos 1. Cursos de Atendimento simultâneo

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO -

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - CAPÍTULO I Da Natureza, das Finalidades e dos Objetivos Art.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Em Ciência da Informação Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina PLANO DE ENSINO

Programa de Pós-Graduação Em Ciência da Informação Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina PLANO DE ENSINO Programa de Pós-Graduação Em Ciência da Informação Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 Disciplina: PCI 410003 - ANÁLISE DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Sumário

Sumário Sumário 1. Apresentação 02 1.1. Institucional 03 2. Introdução 04 2.1. O município de Curitiba 04 2.2. Políticas públicas de leitura em Curitiba 04 2.2.1 Programa Curitiba Lê 04 2.2.2 Rede Municipal de

Leia mais

Comunica SUAS. Mapeamento dos instrumentos de comunicação utilizados pelos equipamentos da rede socioassistencial da cidade de São Paulo

Comunica SUAS. Mapeamento dos instrumentos de comunicação utilizados pelos equipamentos da rede socioassistencial da cidade de São Paulo Comunica SUAS Mapeamento dos instrumentos de comunicação utilizados pelos equipamentos da rede socioassistencial da cidade de São Paulo SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Metodologia utilizada 3. Resultados do

Leia mais

Plano Diretor de Curitiba

Plano Diretor de Curitiba Ações Político-institucionais Plano Diretor de Curitiba Comissão de Indústria Imobiliária (CII) do Sinduscon-PR abriu discussão para elaboração de um estudo aprofundado para melhorias no Plano Diretor.

Leia mais

Conselho Municipal de Meio Ambiente CONSEMAC Câmara Setorial Permanente de Educação Ambiental CSPEA Parecer 03/2013 Março 2013

Conselho Municipal de Meio Ambiente CONSEMAC Câmara Setorial Permanente de Educação Ambiental CSPEA Parecer 03/2013 Março 2013 Conselho Municipal de Meio Ambiente CONSEMAC Câmara Setorial Permanente de Educação Ambiental CSPEA Parecer 03/2013 Março 2013 I. OBJETO Regulamentação da Lei n o 4.791 de 02/04/2008, que dispõe sobre

Leia mais

Preservação e organização de documentos teatrais: o Laboratório de Informações e Memória da ECA/USP

Preservação e organização de documentos teatrais: o Laboratório de Informações e Memória da ECA/USP Preservação e organização de documentos teatrais: o Laboratório de Informações e Memória da ECA/USP Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Andréia Alves Ferreira

Leia mais

GT LEITURA E ESCRITA DE QUALIDADE PARA TODOS _ HISTÓRICO ECOFUTURO, EDITORA FTD

GT LEITURA E ESCRITA DE QUALIDADE PARA TODOS _ HISTÓRICO ECOFUTURO, EDITORA FTD GT LEITURA E ESCRITA DE QUALIDADE PARA TODOS _ HISTÓRICO ATUAL GRUPO COORDENADOR: ECOFUTURO, EDITORA FTD, INSTITUTO C&A, INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL 2012 Março

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Plano de Patrocínio. PROJETO: V Feira do Livro de Curitiba PRONAC: 09 1565

Plano de Patrocínio. PROJETO: V Feira do Livro de Curitiba PRONAC: 09 1565 Plano de Patrocínio PROJETO: PRONAC: 09 1565 o projeto Curitiba é a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população, aproximada, de 1.828.092 habitantes. É a principal

Leia mais

bibliotecas do CCSP 1

bibliotecas do CCSP 1 bibliotecas do CCSP 1 Prefeitura de São Paulo I Secretaria de Cultura I Centro Cultural São Paulo 2 BIBLIOTECA SÉRGIO MILLIET Com um projeto arquitetônico amplo e arrojado, a Biblioteca Sérgio Milliet

Leia mais

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Esplanada dos Ministérios, Bloco L 70047-902 Brasília DF ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto Identificação do Projeto OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto Suporte ao desenvolvimento da Rede Saúde & Diplomacia Seguimento

Leia mais

MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE.

MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE. MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE. INTRODUÇÃO O planejamento e a implementação da política de saúde pressupõe a interface entre governo e sociedade, por meio

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PROJETO

DESCRIÇÃO DO PROJETO DESCRIÇÃO DO PROJETO I. NÚMERO DE CADASTRO DO PROPONENTE (login) 02SP008402007 Proponente: LIGA ESPORTIVA UNIVERSITÁRIA PAULISTA CNPJ: 07.263.223/0001-90 Endereço: AV. GOIÁS, 3400 Telefone(DDD): (11)4226-8317

Leia mais

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 Reflexões sobre uma nova Governança da CTI diante dos Atuais Paradigmas da Inovação e Empreendedorismo de Alto Impacto: Oportunidades para a Construção de um Novo Futuro Rodrigo

Leia mais

DADOS DO PROJETO PRONAC: NOME DO PROJETO

DADOS DO PROJETO PRONAC: NOME DO PROJETO DADOS DO PROJETO PRONAC: 171640 NOME DO PROJETO: SONS DE ALAGOAS- 200 Anos de Música UF: AL PROPONENTE/RAZÃO SOCIAL: Elizabete Silva do Nascimento 05812913447 TIPO DE PESSOA: Jurídica CNPJ: 21.914.566/0001-07

Leia mais

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada 10 Diálogos da MEI Agenda MEI de Inovação e Gilberto Peralta - GE Salvador, 04 de abril de 2016 A Economia Digital revolucionará o cotidiano das pessoas e das empresas, transformando nosso dia-a-dia Internet

Leia mais

POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO

POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO Antônio Eleilson Leite Flavia Landucci Landgraf São Paulo, novembro, 2015 Política cultural Nacional Sistema Nacional de Cultura E o fortalecimento do papel do

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

Os requisitos para aprovação de cursos novos de mestrado deverão ser suficientes, no mínimo, para o conceito 3 (qualificação regular).

Os requisitos para aprovação de cursos novos de mestrado deverão ser suficientes, no mínimo, para o conceito 3 (qualificação regular). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FORMULÁRIO - REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Medicina II PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2007-2009

Leia mais

Garantir o pagamento devido aos servidores civis inativos e aos seus pensionistas.

Garantir o pagamento devido aos servidores civis inativos e aos seus pensionistas. Programa e Ações Unidade Responsável Principais Metas 0089 PREVIDÊNCIA DE INATIVOS E PENSIONISTAS DA UNIÃO Indicadores de resultado e impacto, quando existentes Principais resultados 0181 Pagamento de

Leia mais

CONFERÊNCIA SETORIAL 2013

CONFERÊNCIA SETORIAL 2013 CONFERÊNCIA SETORIAL 2013 Setor: Dança Local: Faculdade de Arquitetura da UFBA (Salvador) Data da realização: 06 de outubro de 2013 Número de participantes: 29 Número de delegados eleitos: 5 DELEGADOS:

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Art. 1º Fica instituída a Política Nacional de Leitura e Escrita como estratégia permanente para promover o livro,

Leia mais

Carta de Brasília II

Carta de Brasília II 2 Carta de Brasília II O II Fórum Nacional de TVs Públicas, ancorado pela Carta de Brasília, afirma seu compromisso com o processo de democratização da comunicação social brasileira. Visando a conquista

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG Maria Wellitania de Oliveira Adriana de Miranda Santiago Terra Eduardo Fernandes de Miranda Sandra de Cássia Amorim Abrão

Leia mais

PUBLICAÇÃO OFICIAL PRÊMIO OURO PRODUÇÃO PARCERIA COMUNICAÇÃO INTEGRADA 300 MIL LEITORES. impactados por edição IMPRESSO WEB TABLETS SMARTPHONES APP

PUBLICAÇÃO OFICIAL PRÊMIO OURO PRODUÇÃO PARCERIA COMUNICAÇÃO INTEGRADA 300 MIL LEITORES. impactados por edição IMPRESSO WEB TABLETS SMARTPHONES APP PUBLICAÇÃO OFICIAL PRÊMIO OURO PRODUÇÃO PARCERIA COMUNICAÇÃO INTEGRADA 300 MIL LEITORES impactados por edição IMPRESSO WEB TABLETS SMARTPHONES APP Perfil da publicação Publicação o cial do franchising

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: CULTURA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: CULTURA FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA:28.04.16 EDITORIA: CULTURA VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA:28.04.16 EDITORIA: RODA VIVA VEÍCULO: SALATIEL DE SOUZA DATA:27.04.16 Blog 27 de abril de 2016 Sesc realiza I Festival

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL Decreto n 7.340, de 21 de outubro de 2010

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL Decreto n 7.340, de 21 de outubro de 2010 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL Decreto n 7.340, de 21 de outubro de 2010 MEMÓRIA DE REUNIÃO V Reunião Ordinária do Comitê Gestor do PDRS do Xingu Data: 22 e 23 de setembro de 2011 Local: Horário:

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL: ALPHA.

Leia mais

MISSÃO VISÃO ÁREA DE ABRANGÊNCIA

MISSÃO VISÃO ÁREA DE ABRANGÊNCIA Idealizada no final do ano de 2015, a Escola do Legislativo de Marabá ELMAR atua como ferramenta para o fortalecimento da cidadania. Por meio de programas, cursos palestras e estudos relacionados ao Poder

Leia mais

A inovação em Imprensa e televisão. Grupo Cofina. Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Jornais gratuitos / Correio da Manhã TV

A inovação em Imprensa e televisão. Grupo Cofina. Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Jornais gratuitos / Correio da Manhã TV A inovação em Imprensa e televisão Grupo Cofina Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Jornais gratuitos / Correio da Manhã TV Fonte: ERC 2014 - Públicos e Consumos de Média Publicações OberCom

Leia mais

Programa Estadual de Educação ambiental do Rio de Janeiro. Processo de construção coletiva

Programa Estadual de Educação ambiental do Rio de Janeiro. Processo de construção coletiva Programa Estadual de Educação ambiental do Rio de Janeiro Processo de construção coletiva ProEEA A presente versão foi objeto de Consulta Pública que envolveu educadores ambientais dos 92 municípios fluminenses,

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL PROCEDIMENTOS PARA SUA CONSTITUIÇÃO Cuiabá, 26 de janeiro de 2012. Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria ASES/SADE/ Pressupostos da Atuação em APL Desenvolvimento não

Leia mais

A contribuição das bibliotecas eletrônicas, digitais e virtuais para o acesso à informação pela comunidade acadêmica/científica

A contribuição das bibliotecas eletrônicas, digitais e virtuais para o acesso à informação pela comunidade acadêmica/científica A contribuição das bibliotecas eletrônicas, digitais e virtuais para o acesso à informação pela comunidade acadêmica/científica Elenara Chaves Edler de Almeida Coordenadora-Geral do Portal de Periódicos

Leia mais