Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca do ISECENSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca do ISECENSA"

Transcrição

1

2 2 Vieira Neto, E. & Freire, M.G.M. Manual de elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias / Euclydes Vieira Neto e Maria das Graças Machado Freire. Revista Perspectivas online, Campos dos Goytacazes (RJ), 2011, suplemento. 52 p. I.Título. 1. Monografia. 2. Trabalhos científicos. 4. TCC 5. Normas. CDD Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca do ISECENSA Como referenciar esta publicação: VIEIRA NETO, E.; FREIRE, M.G.M. Manual de elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias. Revista Perspectivas online, Campos dos Goytacazes, 2011, suplemento. Disponível em < Acesso em dia, abreviatura do mês, ano.

3 3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO ACADÊMICO NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO Características do papel Margens Fontes Paginação Parágrafos Entrelinhas Rodapés Capitulação Alíneas Figuras Tabelas Quadros CITAÇÕES Citações às Fontes Consultadas REFERÊNCIAS Entradas das Referências Bibliográficas por Tipo de Autoria Exemplos de Referências Bibliográficas COMPOSIÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO Preliminares Texto ou Conteúdo Propriamente Dito Referências Bibliográficas NORMAS PARA ESCRITA DO ARTIGO CIENTÍFICO Aceite para Publicação Apresentação de artigos originais Configuração da Página... 33

4 4 7.4 Formatação do Parágrafo Tamanho do Artigo Composição da Página REFERÊNCIAS ANEXO 1: Capa do Trabalho Acadêmico (Instituto Tecnológico) ANEXO 2: Capa do Trabalho Acadêmico (Instituto de Educação) ANEXO 3: Folha de Rosto Trabalho Acadêmico (Instituto Tecnológico) ANEXO 4: Folha de Rosto Trabalho Acadêmico (Instituto de Educação) ANEXO 5: Folha de Rosto - TCC - Graduação(Instituto Tecnológico) ANEXO 6: Folha de Rosto - TCC - Graduação (Instituto Educação) ANEXO 7: Folha de Rosto - TCC Pós-Graduação (Inst. Educação) ANEXO 8: Folha de Rosto - TCC Pós-Graduação (Inst. Tecnológico) 45 ANEXO 9: Folha de Avaliação - Trabalho Acadêmico ANEXO 10: Folha de Aprovação - TCC Graduação ANEXO 11: Folha de Aprovação - TCC MBA ANEXO 12: Folha de Aprovação - TCC Pós-Graduação ANEXO 13: Resumo ANEXO 14: Sumário Trabalho de Fim de Curso (TCC)... 51

5 5 1 INTRODUÇÃO Geralmente a primeira coisa que nos vem à mente quando precisamos fazer um trabalho acadêmico é se tem que ser nas "Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)". Normalmente sim. Deve ser nas normas da ABNT, senão fica até difícil para ser avaliado. Mas o que muitas vezes pensamos é que "Normas da ABNT", são, na verdade, "Padrões" que a instituição de ensino adota. As Normas da ABNT, no que diz respeito à apresentação de textos científicos, não são tão específicas a ponto de regulamentarem "tudo" o que é apresentado. Essas normas funcionam como uma Lei Maior, como a Constituição Federal para o País. Abaixo da Constituição existem as leis menores que regulamentam determinado assunto. Assim, abaixo das Normas da ABNT, existem os Padrões que cada Instituição de Ensino adota. Normalmente as Instituições adotam Padrões parecidos. Neste texto serão apresentados os padrões que deverão ser seguidos para a elaboração dos trabalhos acadêmicos para os cursos de graduação do Instituto Superior de Educação do CENSA, que tiveram como referência as Normas NBR 6022 (1994), NBR 6023 (2002), NBR 6024 (1989), NBR 6027 (989), NBR 6029 (1993), NBR (2002), NBR (1992). 2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO ACADÊMICO

6 6 Os trabalhos acadêmicos aqui abordados devem ser adotados em função de decisão que compete exclusivamente aos professores destes cursos que, ao adotá-los, assumem a responsabilidade de fazer cumprir as normas aqui estabelecidas. Em função das características diferenciadas das disciplinas que compõem os currículos dos cursos do ISECENSA, fica estabelecido que a realização dos trabalhos acadêmicos pode ser feita de forma individual ou em grupos, ficando essa escolha a critério do docente, observado o limite máximo de 6 componentes por grupo de trabalho. Os prazos de entrega desses trabalhos deverão ser definidos pelos respectivos docentes e seus alunos, bem como a forma de apresentação dos trabalhos, podendo ser exigida, além da apresentação escrita, uma outra, em forma de seminário, cujas regras deverão ser igualmente estabelecidas pelos responsáveis das disciplinas.

7 7 3 NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO 3.1 Características do Papel O papel a ser utilizado tanto para capa como para folhas de conteúdo, deve, de regra, ter o formato A4 (210 x 297 mm) na cor branca e gramatura 75 g/m Margens A primeira coisa a ser feita na estruturação de um trabalho é a configuração da página e a delimitação das margens. Será adotado para a margem Superior: 3,0 cm; inferior: 2,5 cm; esquerda: 3,0 cm; e direita: 2,5 cm. 3.3 Fontes A fonte deve ser do tipo, "Arial" ou "Times New Roman", ficando a critério dos autores. Na redação do texto deve ser utilizado o tamanho da fonte 12 exceto nas citações com mais de três linhas, notas de rodapé e paginação. A impressão só deverá ser feita em um lado da folha. 3.4 Paginação As páginas textuais e pós-textuais devem ser numeradas com algarismos arábicos (ex.: 1, 2, 3...), o que deverá ser feito no alto e à direita a 1,5 cm da borda superior da página, devendo esta seguir até a última página das referências bibliográficas, ou dos anexos, caso existam. As páginas pré-textuais, não são numeradas, mas a contagem das páginas para numeração inicia a partir da folha de rosto do trabalho.

8 8 3.5 Parágrafos esquerda. Os parágrafos devem ser iniciados com 1,5 cm a partir da margem 3.6 Entrelinhas O ideal de um texto é que ele seja de boa visualização, de bom aspecto. Imagine uma página toda escrita em espaço simples e com os parágrafos "grudados" um no outro. Fica ruim até de olhar. A leitura torna-se mais cansativa. Agora imagine uma página em espaço 1,5 linha e com um "duplo enter" entre os parágrafos. É agradável de olhar. A localização do início de cada parágrafo é imediata. Qualquer pessoa que se aventure a escrever um texto deve ter a preocupação de facilitar o trabalho do leitor. Sempre que possível usar um padrão já específico para esse fim. Utiliza-se então, o espaço para entrelinhas de 1,5 linha. Entre o início e o final das seções, como também entre os parágrafos deve se deixar dois espaços de entrelinhas adotado. 3.7 Rodapés As notas explicativas de rodapé devem ser digitadas com espaço simples, fonte tamanho 9 (para destacar) e separadas do texto por uma linha de 5 cm alinhada à esquerda. 3.8 Capitulação As seções primárias são as principais divisões do texto, também denominadas de capítulos. No título dos capítulos a fonte deve estar em negrito e caixa alta, alinhado a esquerda e numerados com algarismos arábicos,

9 9 (Ex.:1,2,3...). Os capítulos devem ser iniciados em uma nova página, a não ser que sejam muito pequenos (exceção). Os títulos das seções secundárias devem estar em negrito e as principais palavras iniciadas em maiúsculo, (Ex.: 1.1, 1.2, ). Os títulos das seções terciárias devem estar em negrito e somente a primeira palavra deve ser iniciada em maiúsculo, (1.1.1, ). Para as demais seções somente a primeira palavra deve ser iniciada em maiúsculo e a fonte não é mais em negrito. Recomenda-se limitar o número de seções até a quinária. A numeração das seções deve ser alinhada a esquerda conforme exemplo apresentado na figura 1. 2 TRATAMENTO DE DADOS QUALITATIVOS Um, dos aspectos mais complexos da pesquisa qualitativa consiste precisamente nas formas de tratamento dos dados. Neste ponto Dados Qualitativos e Tratamento Estatístico A emergência de um objeto e de um campo, que tem sido nomeados nas ciências sociais e áreas afins como saúde reprodutiva Coleta de dados Figura 1: Capitulação Note que o "e", no título da seção secundária, por não ser palavra principal não pode ser maiúscula.

10 10 Para a regra dos títulos das seções terciárias em diante, existem exceções no caso de expressões próprias que são normalmente grafadas em maiúsculo. Se você for falar sobre o Brasil num subtítulo de nível três, certamente vai escrever "Brasil" com inicial maiúscula. 3.9 Alíneas As alíneas devem ficar no mesmo alinhamento do parágrafo. Devem ser grafadas em minúsculo e seguidas de parênteses. O conteúdo da alínea devem ser iniciado em minúsculo e terminado com um ponto-e-vírgula. Somente o conteúdo da última alínea deve ser terminado com ponto. As alíneas são aquelas "letrinhas" que iniciam alguns subtópicos ou uma seqüência a ser demonstrada. Que são alíneas: a)... b)... c)... etc. Exemplo: Um profissional que utiliza o computador em sua rotina de trabalho, deve ter as seguintes atitudes enquanto trabalha: a) sentar-se de maneira correta; b) jamais alimentar-se ou deixar alimentos próximos ao teclado ou microcomputador; c) regular a cadeira ou o teclado de maneira que o braço e o antebraço formem um ângulo de 90º; d) posicionar o monitor de maneira que a parte superior do monitor fique na linha dos olhos Figuras Entende-se por figuras todo desenho, gráfico, fotografias, etc., usado para melhor entendimento do texto, devem ser definidas como figuras e numeradas seqüencialmente ao longo do texto. A numeração das figuras com seus respectivos títulos, deve ser inserida abaixo da mesma.

11 11 As Figuras como todo o seu trabalho devem ter um certo padrão. Se você dispõe diversas figuras semelhantes em tamanho diferentes no seu trabalho, vai ficar esquisito. Procure deixá-las sempre com tamanho uniforme e alinhada no centro da página. O título de sua figura deve vir abaixo da mesma, seguida da fonte, quando a figura não é de sua autoria. Quando a figura for de sua autoria não precisa ser citada a fonte. Outras Espécie de Clínica Pediatria Cirurgia G inecol./o bstet. Médica Freq üência (%) Figura 2: Internações em estabelecimentos de saúde, por espécie de clínica FONTE: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária Tabelas interpretação. As tabelas, como todo o texto, não devem deixar dúvidas na sua Acima da tabela deve-se ter a palavra "Tabela", numerada seqüencialmente, precedida de seu título claro e bem definido.

12 12 Clareza é a palavra de ordem para tabelas e quadros. Não podem deixar dúvidas quanto ao seu entendimento. Não se esqueça tabela é tabela e quadro é quadro. As tabelas normalmente atendem a regras de Estatísticas que o IBGE regulamenta. As tabelas não tem bordas laterais (Se você botar bordas laterais na tabela ela passa a ser um quadro). Usam-se linhas acima e abaixo dos cabeçalhos e no final da tabela onde normalmente vão os valores das colunas. Os títulos de tabelas e quadros são escritos acima da tabela, e abaixo delas deve-se colocar a fonte de onde se tiraram as informações. Quando a tabela for de sua autoria não precisa ser citada a fonte. Tabela 1: Casos registrados de intoxicação humana, segundo a causa determinante. Causa Freqüência Abuso Acidente Ignorada Outras Profissional Suicídio FONTE: MS/FIOCRUZ/SINITOX, Brasil Quadros Quadro é basicamente tabela fechada em todas as bordas. Tem a palavra "QUADRO", seguido da numeração seqüencial e do Título. Quadro 1: Preferência Alimentar por Faixa Etária

13 13 Faixa Etária Preferência Alimentar Ínfimas quantidades de frutas e verduras com muita incidência anos em consumo de carne vermelha. Discreto consumo de frutas e legumes com preferência por anos carnes brancas, mas em grande quantidade. Considerável consumo de frutas, legumes e verduras, com anos preferência por saladas, e redução do consumo de carnes em geral Grande consumo de frutas, legumes e verduras com anos abstinência quase total por carnes e preferência por legumes crus e dietas hipocalóricas. FONTE: Ministério da Saúde do Brasil CITAÇÕES Quando você está fazendo um trabalho você não é dono da razão, tem que se embasar em alguma coisa. Fazer referências, citar autores. É importante fazer as citações por duas razões: a) fundamentação teórica, mostrando que as informações contidas na pesquisa foram fundamentadas dentro do acervo científico do campo de conhecimento em questão; b) questão de ética, ou seja, dar crédito ao autor dono da idéia. Isso é sagrado. Se você usou explicitamente um texto de um determinado livro, cite-o. É obrigatório fazer referências completas do autor do texto original no final do trabalho em lista própria (Referencias Bibliográficas). Como podemos observar no exemplo a seguir. No texto: A chamada pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular. (LOPES, 2000, p.225).

14 14 Na lista de referências: LOPES, José Reinaldo de Lima. O Direito na História. São Paulo: Max Limonad, p. As citações podem ser do tipo Direta também chamada de Transcrição ou indireta também chamada de paráfrase. A citação do tipo transcrição, é a cópia exata de parte do texto original, que pode ser feita da duas formas: a) se for de até três linhas fazem parte da continuação do texto normal, redigido entre aspas; b) se ultrapassar o limite de três linhas, deve ficar em destaque: em parágrafo separado, com espaço simples, fonte menor que a do texto e um recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas. Sempre com indicação de fontes. Se no texto original tiver erros, você deve transcrevê-los exatamente como estão, mas deve colocar após o erro a expressão "sic", entre parênteses. Caso haja aspas, ou palavras em itálicos no texto original, devem ser ficar entre apóstrofos. Para omitir trechos no meio do texto, deve-se na omissão colocar reticências entre barras ou colchetes. Se não for no meio do texto, basta colocar reticências. A citação do tipo indireta ou paráfrase faz referência ao contexto, à idéia do texto original, sem contudo, transcrevê-lo explicitamente. Pode ser como um resumo do original, sem modificar a idéia do texto ou parafraseando-o. Sempre citando as fontes, mas não é necessário destacar com aspas ou parágrafo simples. Quando necessário a citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra

15 15 consultada. Indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina "apud", o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação. Exemplo: Segundo Severino (1994 apud SILVA, 1997, p.23) a arte da pesquisa... Neste caso, estou citando as palavras que o Severino escreveu do seu livro em 1994, e que o Silva faz referência em 1997, no livro que estou consultando. 4.1 Citações às fontes consultadas A cada citação é obrigatório indicar as fontes consultadas. Mas para isso também tem regras. Deve ser utilizado o método autor-data, que consiste em coloca-se nessa ordem: o sobrenome do autor seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses. Por exemplo: Num estudo recente (BARBOSA,1980) é exposto... Se a referência do autor fizer parte da frase, basta indicar apenas a data entre parênteses. Por exemplo: Segundo Moraes (1955) assinala a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon... Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data de edição, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Por exemplo: (BARBOSA, C., 1956) (BARBOSA, O., 1956) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espaçamento. Por exemplo:

16 16 (REESIDE, 1927a) (REESIDE, 1927b) (REESIDE, 1927c) As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Por exemplo: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995) (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000) As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Por exemplo: Ela polariza e encaminha, sob forma de demanda coletiva, as necessidades de todos (FONSECA, 1994; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). Quando for necessário especificar no texto a(s) página(s) da fonte consultada, esta(s) deverá(ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedida(s) pelo designativo que a(s) caracteriza. Exemplo: A produção de lítio começa em Sharles Lake, California, em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513)... Oliveira e Leonardo (1943, p. 146) dizem que a relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara... Nas obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, a citação é feita pela primeira palavra do título seguida de reticências, seguindo a data de publicação do documento e das páginas da citação, no caso de uma transcrição. Exemplo:

17 17 As IES implementarão mecanismos democráticos, legitimados e transparentes. (ANTEPROJETO..., 1997, p. 55). Se o título iniciar por artigo ou um monossílabo, este deve ser incluído na indicação da fonte. Exemplo: Em Nova Londrina (PR), as crianças são levadas as lavoura a partir dos 5 anos. (NOS CANAVIAS..., 1995). Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé. Como o exemplo a seguir. No texto: O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal) 1. No rodapé da página: 1 Notícia fornecida por John A. Smith no congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de Nas citações próximas ou seqüenciais não é preciso repetir toda a referência, se os dados forem os mesmos. Basta colocar a expressão Idem ou id. entre parênteses. 5 REFERÊNCIAS Todo estudo ou pesquisa bibliográfica deve ser abrangente o suficiente para permitir o crescimento intelectual do aluno ao mesmo tempo em que deve ser objetivo e conclusivo. Dessa forma, as fontes consultadas e as citações feitas ao longo do trabalho acadêmico, de acordo com as normas de citação

18 18 estabelecidas, deverão constar obrigatoriamente da seção Referências Bibliográficas. alfabética. As Referências Bibliográficas devem ser apresentadas em rigorosa ordem Para melhor localização das obras que foram consultadas para a elaboração do trabalho, existem regras específicas da ABNT (NBR 6023) sobre organização de listas bibliográficas. A seguir exemplificamos algumas formas de organização da lista de referências bibliográficas. 5.1 Entradas das Referências por Tipos de Autorias A entrada principal de uma referência bibliográfica é feita pelo autor, quer seja ele uma pessoa física, quer institucional, sempre que seja explícito no documento consultado. Deve ser apresentada em ordem alfabética após a parte textual (após a conclusão) e antes dos anexos ou apêndices Pessoa física A entrada é feita pelo último sobrenome do autor, em caixa alta, seguido de vírgula e dos prenomes por extenso ou abreviados (padronizar critério). Segue alguns tipos mais comumente encontrados. Titulação As titulações acadêmicas, profissional ou religiosa não fazem parte do nome. Exemplo: Padre João Alves Cordeiro. No texto: (CORDEIRO, 2006) Na lista de referências: CORDEIRO, João Alves... Prof. Amaro Vargas.

19 19 No texto: (VARGAS, 2003) Na lista de referências: VARGAS, A... Formas de Parentesco Sobrenomes com indicativos de parentesco como Filho, Junior, Neto e Sobrinho acompanham o último sobrenome. Exemplo: Carlos Alberto Soares Filho No texto: Soares Filho (1998) Na lista de referências: SOARES FILHO, Carlos Alberto... Sobrenomes Compostos Quando os sobrenomes são compostos ou ligados por hífem, as entradas são as seguintes: Paulo Espírito Santo No texto: (ESPÍRITO SANTO, 2005) Na lista de referências: ESPÍRITO SANTO, P... Coletâneas Quando o documento tiver como responsável pela obra um organizador, compilador, editor ou coordenador, a entrada é dada pelo sobrenome do responsável seguido das abreviaturas correspondentes, entre parênteses, no singular e seguido de ponto: (org.)., (Comp.)., (Ed.)., ou (Coord.).. Exemplo: OLIVEIRA, R. S. (Org.). Obras com dois autores ou três autores Todos os autores são mencionados, seguindo a ordem que aparece no documento e separados por ponto e vírgula. Exemplo: SILVA, A. R.; VARGAS, T.

20 20 Obras com mais de três autores Entrada pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão abreviada et al., em letra minúscula. Exemplo: BARROS, R. B. et al Entidades coletivas e publicações oficiais Em muitos casos, as autorias são de entidades governamentais, instituições, empresas ou órgãos que assumam a responsabilidade intelectual do documento. Entidades Coletivas As instituições, associações ou empresas, com identidade própria que não tenham vínculo administrativo direto com órgãos governamentais, a entrada é pelo nome da entidade, digitado em caixa alta. FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil) BIBLIOTECA NACIONAL (Portugal) Publicações Oficiais As publicações de entidades governamentais, com graus de hierarquia definidos, têm suas entradas pelo nome do local em maiúsculo, seguido da subordinação hierárquica. Exemplo: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. CAMPOS DOS GOYTACAZES. Câmara Municipal.

21 21 SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Agricultura Autoria desconhecida Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título. O termo anônimo não deve ser utilizado em substituição ao nome do autor desconhecido. Exemplo: DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro Exemplos de Referências Bibliográficas Livros Com um autor SOBRENONE, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Paginação. MOTOOLA, H. Kinetic aspects of analytical chemistry. New York: John Wiley, p Com dois autores SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Paginação. SERPONE, N.; PELIZZETTI, E. Photocatalysis: fundamentals and applications. 2.ed. New York: John Wiley, p. Com três autores SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome. Título:subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Volume. PFLEGER, K.; MAURER, H.H.; WEBER, A. Mass spectral and GC data of drugs, poisons, pesticides, pollutants and their metabolites. 2.ed. New York: Weinheim, v.1. Com mais de três autores SOBRENOME, Prenome. et al. Título. Local: Editora, Data. Paginação.

22 22 ANDERSON, J.C. et al. Materials science. 4.ed. London: Chapman and Hall, p. Autores corporativos (entidades coletivas, governamentais, públicas, particulares, etc.) Regra Geral: dar entrada de uma entidade diretamente pelo nome que a identifica na língua oficial do País. ENTIDADE COLETIVA. Título. Local: Editora, Ano. Paginação. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E DE PRODUTOS DERIVADOS. Anuário da indústria química brasileira. São Paulo: ABIQUIM, p. Com indicação de tradutor SOBRENOME, Prenome. Título. Tradução Nome e Sobrenome Edição. Local: Editora, Ano. Paginação ALLINGER, N.L. et al. Química orgânica. Tradução Ricardo Bicca de Alencastro. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, p Livros (Considerados em parte) Com autoria específica SOBRENOME, Prenome. Título. In: SOBRENOME, Prenome. Título. Local: Editora, Ano. volume, paginação. ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J (Org.). História dos Jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, p Publicações Periódicas Consideradas no Todo TÍTULO DO PERIÓDICO. Local, volume, número, Ano. REVIEWS IN ANALYTICAL CHEMISTRY. London: v.14, n.2, Artigos de Periódicos

23 23 SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, volume, número, página, Ano. GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração. Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p , set Artigos Publicados em Jornais SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do Jornal, local, mês, ano. Página. TRSIC, M. Previdência, privatização e paralelos. Jornal da USP, São Paulo, abr p Trabalhos Apresentados em Eventos Resumos SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. In: TÍTULO DO CONGRESSO, Número, Ano, Local. Tipo. Local: Editora, Ano. página. ALMEIDA, A L. et al. Oxidação eletroquimica do fenol. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 17., 1994, Caxambu,. Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, ref. EQ Dissertações/ Teses, Etc. SOBRENOME, Prenome. Título. Ano da defesa. Paginação. Título*. Unidade, Instituição, Local, Ano de publicação. *Usa-se: Monografia (Curso de Especialização ou Bacharelado) Dissertação (Mestrado) Tese (Doutorado) Tese (Livre Docência) ALMEIDA, Luís Eduardo. Síntese, caracterização e aplicação de ésteres e amidas de radicais nitróxidos em modelos de sistemas biológicos p. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, Consultas Feitas por Meio Eletrônico KOOGAN, A., HOUAISS, A. Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de Brefkmam. São Paulo: Delta: Estadão, CD-ROM, Produzido por Videolar Multimídia Trabalhos Publicados na Internet

24 24 De acordo com a NBR 6023:2002 deve-se obedecer aos seguintes procedimentos: Informar os dados relativos ao material utilizado e citado, da mesma forma que se recomenda para os artigos com suporte de papel, acrescendo-se informações pertinentes ao suporte eletrônico. Endereço da home page, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso do documento precedida da expressão Acesso em:. Como as páginas da rede mundial podem ser retiradas sem aviso prévio, é de fundamental importância que se coloque a data de acesso à página, segundo os exemplos: PORTO, Cristiane de Magalhães; SILVA, Cristiano Lôbo da. Artigo científico: das partes para o todo. Diálogos & Ciência: revista eletrônica da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana. Feira de Santana, ano 1, n. 1, dez Disponível em: < Acesso em: 03 dez Ou PORTO, C. de M.; SILVA, C. L. da. Artigo científico: das partes para o todo. Diálogos & Ciência: revista eletrônica da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana. Feira de Santana, ano 1, n. 1, dez Disponível em: < Acesso em: 03 dez ou PEREIRA, R. C. Teachers in-service education: a proposal of teachersresearche s construction. (sumário). In: Australian and New Zeland comparative and International Education Society. Sidney, Austrália, julho de Internet. Disponível em: < papers.html>. Acesso em: 28 set Sem autoria ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov Disponível em: < Acesso em: 28 nov COMPOSIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Os trabalhos de conclusão de curso (TCC), deverão ser divididos em duas partes distintas: preliminares e composição do TCC, que deverão ser apresentados com a seguinte ordenação: a) preliminares (Capa, Folha de rosto, Ficha catalográfica, Folha de

25 25 Avaliação, Agradecimentos, Epígrafe, Lista de Tabelas, Lista de Figuras, Resumo e Sumário); b) O TCC é composto de 3 capítulos: CAPÍTULO 1: revisão de literatura; CAPÍTULO 2: artigo científico para a Revista Perspectivas online; CAPÍTULO 3: referências, lista de figuras, tabelas, abreviaturas e anexos, citados apenas na revisão de literatura, mas que não entraram no artigo científico. As normas para a escrita do artigo científico estão disponíveis no endereço a seguir, da Revista Perspectivas online: biológicas e saúde ou exatas e engenharias ou humanas e sociais aplicadas, de acordo com sua área de concentração ( A montagem do trabalho deve ser conforme figura 3. ELEMENTOS TEXTUAIS REFERÊNCIAS ARTIGO CIENTÍFICO REVISÃO DE LITERATURA SUMÁRIO Início da numeração do trabalho ELEMENTOS PRÉ- TEXTUAIS A partir da introdução todas as páginas são numeradas até o fim do trabalho. LISTA DE ILUSTRAÇÃO EPÍGRAFE AGRADECIMENTOS DEDICATÓRIA FOLHA DE APROV. Páginas contadas não numeradas ERRATA FOLHA DE ROSTO CAPA Primeira folha do trabalho. ADE UNIVERISD TÍTULO Capa não numerada e não contada NOME DO ALUNO LOCAL ANO Figura 3: Montagem do trabalho acadêmico ou monografia.

26 Preliminares Capa No caso dos trabalhos acadêmicos a capa deve ser apresenta na seguinte forma: nome da Instituição na primeira linha o nome do Instituto na segunda linha e o nome do curso na terceira linha, todos com a fonte em caixa alta de tamanho 12. O título do trabalho a mais ou menos 5 cm abaixo do nome da instituição digitado em caixa alta. O nome do autor digitado em caixa baixa, a mais ou menos 5 cm abaixo do Título do trabalho. palavra por. Entre o título do trabalho e o nome do(s) autor(es) deve ser digitado a Nas duas últimas linhas devem ser inseridos o local da Instituição (Campos dos Goytacazes - RJ), é centralizado e logo abaixo o ano de conclusão do trabalho. O modelo da capa do trabalho pode ser visto no anexos 1 ou 2. Para as monografias, o lay out da capa esta padronizado conforme figura 4, disponível no laboratório de informática para ser adaptado com as informações individuais.

27 27 Figura 4: Capa da monografia Folha de Rosto Contém todos os elementos da capa mais a descrição ou nota explicativa. A descrição faz referência à natureza, ao aspecto acadêmico e ao professor da disciplina do referente trabalho. Esta deve ter um recuo de 7 cm em relação à margem esquerda e alinhamento justificado. Para os trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação, deve ser elaborada conforme anexos 4, 5 ou 6. Para as monografias segue elaborada conforme anexos 7, 8 ou Ficha catalográfica

Título do trabalho: subtítulo do trabalho

Título do trabalho: subtítulo do trabalho Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC 1. O artigo deve apresentar enfoque INÉDITO e abordar tema relativo à Jurisdição Federal. O tema deve ser preferencialmente

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2 UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos e os relatos de experiência devem ser enviados exclusivamente

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo

Leia mais

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Módulo 3 Apresentação

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ DIVINÓPOLIS MG 2009 O Trabalho de

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Biblioteca Normas para elaboração do TCC O que é um Trabalho de Conclusão de Curso? O TCC, é um trabalho acadêmico feito sob a coordenação

Leia mais

Normas para Redação da Dissertação/Tese

Normas para Redação da Dissertação/Tese Normas para Redação da Dissertação/Tese Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos prétextuais, elementos

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA ANEXO da Norma 004/2008 CCQ Rev 1, 28/09/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Salvador 2009 2 1 Objetivo Estabelecer parâmetros para a apresentação gráfica

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724/ 2006, a qual destaca que um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais,

Leia mais

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Editoração do Trabalho Acadêmico 1 Formato 1.1. Os trabalhos devem ser digitados em papel A-4 (210 X297 mm) apenas no anverso (frente) da folha. 2 Tipo e tamanho

Leia mais

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5 Antes de iniciar a digitação de seu trabalho acadêmico configure seu documento com as especificações a seguir, facilitando a visualização e sua

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA Atualizada em julho de 2011 A maior parte das Monografias

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA

Leia mais

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo Objetivo ABNT Normas para elaboração de trabalhos científicos Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição Estrutura Parte

Leia mais

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 1 Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 Pré-textuais Textuais Pós-textuais Estrutura Elemento OK Capa (obrigatório) Anexo A (2.1.1) Lombada (obrigatório) Anexo H Folha

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC 1 APRESENTAÇÃO As recomendações a seguir resumem os princípios para a elaboração

Leia mais

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008)

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008) Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Curso de Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Dr. Luís Fernando Garcia - TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto

Leia mais

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico As orientações abaixo estão de acordo com NBR 14724/2011 da Associação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência Título Santo André dd/mm/aaaa Normas para Dissertações Mestrado em Biotecnociência - UFABC.

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino Endereço CEP Cidade Estado Segundo Autor e-mail

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos;

Leia mais

1 - Sobre o I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL: REGULAÇÃO JURÍDICA E INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE EMPRESARIAL

1 - Sobre o I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL: REGULAÇÃO JURÍDICA E INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE EMPRESARIAL EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA PARTICIPAÇÃO NO I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL: REGULAÇÃO JURÍDICA E INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE EMPRESARIAL 1 - Sobre o I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS O trabalho deve ser digitado e impresso em papel

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO CAMPINA GRANDE 2015 1 DISSERTAÇÃO A defesa pública da dissertação

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada no Brasil.

Leia mais

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO

Leia mais

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS A Revista Ius Gentium é uma publicação anual do Curso de Direito (graduação e pós-graduação) da Faculdade Internacional de Curitiba, que visa: propiciar à comunidade

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA Normas para elaboração de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais MODELO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação Fundação Armando Alvares Penteado FACULDADE DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação 1 Modelo sugerido do Projeto do TCC PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE ISSN 2316-977X CHAMADA DE TRABALHOS A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE convida os estudantes de pósgraduação, os professores e os pesquisadores das Ciências Sociais, e áreas afins, a encaminharem

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA São Paulo 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS EXTERNOS 1.1 CAPA 1.2 LOMBADA 2 ELEMENTOS INTERNOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006) 1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa

Leia mais

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I Diretrizes para Autores das áreas de GESTÃO E FINANÇAS / LICENCIATURAS/ ENGENHARIAS: Os trabalhos deverão seguir a seguinte extensão: - artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. APRESENTAÇÃO É essencial o uso de normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura de um trabalho acadêmico-científico.

Leia mais

DIRETRIZES PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENGENHARIA

DIRETRIZES PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENGENHARIA 1 DIRETRIZES PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENGENHARIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho, ou seja, o que não consta no texto destas

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

COMO PUBLICAR. 2 Apreciação dos trabalhos

COMO PUBLICAR. 2 Apreciação dos trabalhos 1 COMO PUBLICAR A revista Estação Científica tem como missão contribuir para o diálogo acadêmico-científico com a divulgação de trabalhos inéditos nas mais diversas áreas do conhecimento. Ela os publicará

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS F A C UL DA DE DE P R E S I DE N T E V E N C E S L A U REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA - CONFIGURAÇÃO DAS MARGENS Ir ao menu Arquivo, escolher a opção Configurar

Leia mais

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial 2010 APRESENTAÇÃO

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS:

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS: MANUAL PARA TCC www.etecmonteaprazivel.com.br Estrada do Bacuri s/n Caixa Postal 145 Monte Aprazível SP CEP 15150-000 Tel.: (17) 3275.1522 Fax: (17) 3275.1841 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FORMOSA/GO

Leia mais

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE 1 INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTRUÇÕES GERAIS: papel branco A4, fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas,

Leia mais

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS Chamada para submissão de trabalhos científicos A Revista Científica Ceuma Perspectivas é uma publicação científica voltada à divulgação da produção acadêmica discente e docente

Leia mais

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso DIGICONGRESS 2014 Congresso de Comunicação e Marketing Digital 1 Edital para submissão de materiais para o Congresso 1.1 Informações gerais - O DIGICONGRESS (Congresso de Comunicação e Marketing Digital)

Leia mais

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= *

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= * Lombada* UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS BIBLIOTECA GLÁDIS W. DO AMARAL ORIENTAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Elementos póstextuais INDICES * PARTE INTERNA ANEXOS * APENDICES * GLOSSARIO

Leia mais

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA A primeira etapa para a organização do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância consiste na elaboração do projeto de pesquisa,

Leia mais

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS Os trabalhos poderão ser inscritos na forma de resumo expandido (mínimo 3 e máximo 5 páginas); Serão aceitos trabalhos que sejam resultados

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL

NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL AQUIDAUANA MS 2009 1. PAPEL E PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO O papel

Leia mais

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO Os seguintes padrões atendem às exigências da FTC Feira de Santana, em conformidade com a NBR 14724:2002/2005 da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Finalidade de um Artigo Científico Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade

Leia mais

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA FIMCA

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA FIMCA NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA FIMCA A Revista FIMCA é dirigida a acadêmicos e profissionais de Saúde, destinada às publicações inéditas de trabalhos de pesquisa básica e aplicada, revisões científicas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio Modelo de Trabalho acadêmico baseado na NBR 14724, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX Joana Carla Felicio Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL) Apresentação Gráfica

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL) Apresentação Gráfica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Educação UAB/UnB Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA Parceria MEC/SECAD NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL)

Leia mais

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014

NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 NORMAS PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO EVENTOS BRASIL 2014 07 a 08 de dezembro de 2014 São Paulo - SP DATAS E CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Os trabalhos técnicos deverão ser enviados eletronicamente,

Leia mais

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT FACULDADE CRISTÃ DE CURITIBA Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT Elaborado pela bibliotecária Teresinha Teterycz - CRB 9 / 1171

Leia mais

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A 1 ARTIGO É o trabalho acadêmico que apresenta resultado de uma pesquisa, submetido ao exame de um corpo Editorial, que analisa as informações, os métodos

Leia mais

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO.

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO. SEMINÁRIO Seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. O nome desta técnica vem da palavra semente, indicando

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA O I Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia/FACIT oportunizará a apresentação de Trabalhos Científicos sob a forma de Comunicação Oral para professores, profissionais

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA INSTRUÇÕES AOS AUTORES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA INSTRUÇÕES AOS AUTORES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA OBJETIVOS INSTRUÇÕES AOS AUTORES O V Seminário de Iniciação Científica do CNPq/IEPA, que está sendo organizada

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03. ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014 FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Andersown Becher Paes de Barros * Ideraldo Bonafé ** RESUMO Este trabalho apresenta

Leia mais

Modelo para apresentação de Pré-Projetos de Pesquisa

Modelo para apresentação de Pré-Projetos de Pesquisa Modelo para apresentação de Pré-Projetos de Pesquisa Os pré-projetos de pesquisa do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da Faculdade Ciências Médicas

Leia mais

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS 1. ESTRUTURA DA MONOGRAFIA PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes: a) elementos pré-textuais; b) elementos textuais; c) elementos pós-textuais.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA!

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA! CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO REVISTA DiCA! Biblioteca - FAAG Tel. (14) 3262-9400 Ramal: 417 Email: biblioteca@faag.com.br http://www.faag.com.br/faculdade/biblioteca.php

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA- IFETE-CURSOS LIVRES Rua João Dias de Carvalho, 78. Alto da Expectativa. Sobral/CE CEP: 62041-570 Fone: (88)3611-3160/(88)3611-7630 acadêmico@ifete.com.br / academico2@ifete.com.br

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS REGRAS BÁSICAS A submissão de trabalhos ao 9º Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental será totalmente online, não mais sendo necessário o envio de cópias

Leia mais

Segundo a ABNT-NBR 6023:2002

Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL PROJETO DE PESQUISA ELABORAÇÃO MONOGRAFIA DE CITAÇÕES REFERÊNCIAS NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURA DO DOCUMENTO 1 Segundo a ABNT-NBR 6023:2002

Leia mais

NORMAS PARA OS ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU 1 ESTRUTURA

NORMAS PARA OS ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU 1 ESTRUTURA NORMAS PARA OS ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU 1 ESTRUTURA 1) Título do artigo 2) Nome do(s) autor(es) a) dados do(s) autor(es) 3) Resumo a) máximo de 250 palavras; b) redigir em um

Leia mais

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10.

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10. REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E FICHA DE INSCRIÇÃO 1- NORMAS GERAIS LEIA ATENTAMENTE Poderão participar da APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: I- Alunos de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado MANUAL DE DEFESA Exame de Qualificação: banca examinadora

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara Faculdades Integradas de Taquara Credenciada pela Portaria 921, de 07/11/2007, D.O.U. de 08/11/2007 NORMAS PARA A REDAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO *Berenice Gonçalves Hackmann 1 *Daiana Campani de Castilhos

Leia mais

ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO

ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO Nome Sobrenome 1 Nome Sobrenome 2 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência para o programa de apoio

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto Saúde e Sociedade Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde

Universidade Federal de São Paulo Instituto Saúde e Sociedade Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde Universidade Federal de São Paulo Instituto Saúde e Sociedade Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTO DE QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO PARA O PROGRAMA

Leia mais

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA 2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA ISSN 2358-2995 Normas para submissão de trabalhos Cronograma: 31/03/15 início das inscrições dos trabalhos

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Jussara 2013 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA E DO AMBIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA E DO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA E DO AMBIENTE Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL(TAU).

Leia mais

MONOGRAFIA ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS

MONOGRAFIA ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS MONOGRAFIA Trata-se de uma construção intelectual do aluno-autor que revela sua leitura, reflexão e interpretação sobre o tema da realidade. Tem como base a escolha de uma unidade ou elemento social, sob

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013 Jaciara-MT COMPOSIÇÃO DA MONOGRAFIA MONOGRAFIA Recebe nº página CAPA FOLHA DE ROSTO FOLHA DE APROVAÇÃO DEDICATÓRIA (OPCIONAL) AGRADECIMENTO (OPCIONAL) EPIGRAFE

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL 1. O artigo deverá ser enviado sem a identificação do(s) autor(es). Esta identificação deverá ser feita

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema Integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS WORD 2007 CONFIGURAR O FORMATO DA PÁGINA E AS MARGENS Escolher na barra de menu

Leia mais

SENAI DUQUE DE CAXIAS BIBLIOTECA ARAÇATUBA-SP

SENAI DUQUE DE CAXIAS BIBLIOTECA ARAÇATUBA-SP SENAI DUQUE DE CAXIAS BIBLIOTECA ARAÇATUBA-SP PROJETO CONHECER SEJA BEM VINDO!!! BIBLIOTECÁRIO: ELY WATARI HORÁRIO RIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a Sex. : 12h30 às 17h30 18h30 às 21h30 Jornais DVD Livros CONFIRA

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA RIO DE JANEIRO MÊS - ANO NOME DO AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Pesquisa apresentado ao orientador

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Excelência em Turismo MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB Por: Jakeline V. de Pádua APRESENTAÇÃO As páginas que se seguem especificam os princípios gerais

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PONTA GROSSA 2011 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Leia mais

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Leia mais

MANUAL Mostra de Responsabilidade Social

MANUAL Mostra de Responsabilidade Social MANUAL Mostra de Responsabilidade Social 1. REGRAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO/TEXTO Após pesquisas sobre Responsabilidade Social, escrever um artigo entre 3 a 5 páginas, seguindo os itens abaixo: 1 elementos

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO)

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO) INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO) O RELATÓRIO CIENTÍFICO 1. CONCEITO DE RELATÓRIO Exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados

Leia mais