PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PENSAMENTO COMPLEXO Turma 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PENSAMENTO COMPLEXO 2015-2016. Turma 1"

Transcrição

1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PENSAMENTO COMPLEXO Turma 1 1

2 Sobre Área do conhecimento Conhecimentos Interdisciplinares Modalidade Presencial e à distância Formato Modular. (Três módulos, sendo um obrigatório e dois opcionais)

3 Sobre Justificativa A complexidade do mundo sempre existiu. Porém, a partir da globalização e da revolução da tecnologia, os seus efeitos se aceleraram e ampliou-se a percepção de seus impactos sobre o mundo natural e cultural. O modo de pensar habitual de nossa cultura - linear/cartesiano -, que vê o mundo de modo binário (Ou/Ou), não é mais capaz de lidar com essa transformação. O pensamento complexo se tornou vital para compreendermos melhor os impactos gerados. É uma atitude e forma de pensar e agir flexível e adaptável, fundamental para lidarmos com as mudanças contínuas, incerteza e a instabilidade. Sociedades como as nossas, orientadas quase que exclusivamente pela ciência, tecnologia e economia, geraram resultados úteis, porém limitados; necessários, mas não suficientes para a compreensão da complexidade do mundo e da vida. Essa situação pode ser modificada, se um número suficiente de pessoas capazes de liderar e formar opinião mudarem a sua maneira de pensar. Para tanto é necessária uma reflexão ampla e profunda, uma mudança que possa ser transformada em ações práticas no dia-a-dia. O pensamento complexo se propõe a isso.

4 Público Alvo Pessoas de qualquer área do conhecimento, interessadas no tema. Profissionais que buscam um caminho de atuação transformador, que permita melhorar seus resultados, ampliar suas possibilidades e melhorar suas relações interpessoais e sua relação com o mundo.

5 Objetivo Geral Capacitar os participantes para uma nova maneira de pensar e agir, que possibilite lidar de maneira mais efetiva com a diversidade, a instabilidade, a mudança contínua e a incerteza, características da época atual em todos os contextos humanos. Paralelamente, buscar a reintegração dos conhecimentos que foram separados ao longo do processo civilizatório.

6 Objetivos Específicos Capacitar os participantes a pensar, agir e posicionar-se frente aos desafios cotidianos com base no pensamento complexo. Ajudar os participantes a revisar seus modos de pensar sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo, com base no pensamento complexo. Apresentar as principais bases da Teoria da Complexidade e suas aplicações. Entender o que é complexidade, teoria do caos, redes de conversação, autoorganização e suas aplicações ao desenvolvimento pessoal e organizacional. Entender as características e como funcionam os sistemas complexos adaptativos que incluem os seres humanos e suas organizações. Contribuir para a formação e/ou aprimoramento de líderes integradores, capazes de formar opinião sobre algumas dimensões fundamentais do cotidiano.

7 Objetivos Específicos Fornecer ferramentas efetivas de liderança e comunicação baseadas no pensamento complexo. Aprender por que soluções imediatistas (que parecem óbvias) podem provocar problemas ainda maiores do que aqueles que se tenta resolver. Preparar os participantes para gerir de forma autônoma seu trabalho, apresentando novas possibilidades de expansão da capacidade de pensar e agir.

8 Informações Gerais Carga horária 144 horas Período e periodicidade O curso tem a duração de 12 meses letivos, cumpridos em 1 ano e meio. Início: março de Término: abril de As aulas são semanais, às terças-feiras, das 19h30 às 22h30. Instituto Appana Rua Simpatia, 348 Vila Madalena São Paulo (SP). Fone: (11)

9 Módulos I II III Módulo I Teoria da Complexidade: conceitos fundamentais (obrigatório) 48 horas (1 aula semanal de 3 horas) Módulo II Pensamento Complexo: o ser humano em relação com ele próprio e com o outro (opcional) 48 horas (1 aula semanal de 3 horas) Módulo III A Complexidade do Mundo: o ser humano em relação com a natureza e a cultura (opcional) 48 horas (1 aula semanal de 3 horas) O módulo I abordará os conceitos fundamentais da Teoria da Complexidade, o que o torna obrigatório. Os demais módulos são opcionais, e poderão ser feitos a qualquer momento dentro da programação. Todos os módulos têm como base o Pensamento Complexo.

10 Disciplinas Pelo seu caráter interdisciplinar, o conteúdo de cada módulo utilizará conceitos e conhecimentos oriundos de várias áreas do conhecimento, com destaque para: Biologia Sociologia Antropologia Filosofia Administração Economia Política Psicologia Ciência Cognitiva Matemática do caos Geometria dos fractais Física

11 Programa I TEORIA DA COMPLEXIDADE: conceitos fundamentais Introdução. Visão geral da Teoria da Complexidade e sua contextualização. O que é complexidade: O fenômeno. Ciências da complexidade. Pensamento Complexo. Gestão da Complexidade. A matriz MZ. Principais escolas. Outros núcleos importantes. Autores significativos: Ralph Stacey, Edgar Morin, Melanie Mitchel, Paul Cilliers, Francisco Varela, Humberto Maturana, Gareth Morgan, Ilya Prigogine, Glenda Eoyang, Benoit Mandelbrot, Reuben McDaniel Jr., James Gleick. Teoria dos sistemas. Teoria do caos. Geometria dos fractais. Teoria das Estruturas Dissipativas. Cibernética. Lógica Fuzzy. Entropia. Mecânica Quântica. Darwin e os sistemas complexos adaptativos. Propriedades dos sistemas complexos adaptativos. Origem e conceitos fundamentais: emergência; autoorganização; efeito borboleta; paradoxo; coevolução; incognoscibilidade; imprevisibilidade. Operadores cognitivos do Pensamento Complexo. As bases filosóficas da Teoria da Complexidade: Kant, Hegel, Pascal, Espinosa. Teoria das Redes e seus desdobramentos. A ética da complexidade.

12 Programa II PENSAMENTO COMPLEXO: O ser humano em relação com ele próprio e com o outro A natureza humana: De Maquiavel a Darwin. De Freud a Menninger. De Fromm a Gray. Descartes: Separação sujeito-objeto. Separação mente-corpo. Separação mente-mundo. Gregory Bateson: Mente e Natureza. Maturana e Varela: Biologia do conhecimento. Conceito existencial do homem: os quatro dados da existência. Os três modos de alienação do homem. Alteridade: o outro como legítimo outro de convivência. Redes de conversação. Diálogo como modelo de convivência. A ética do outro. Teoria das Redes. Retomada. Percepção. Componente alucinatório e distorção cognitiva. As narrativas. Pão e circo. A sociedade do espetáculo. Infantilização de pessoas pragmáticas. Contos de fada gerenciais. A macdonaldização da sociedade. Storytelling e suas técnicas. A evolução da consciência humana. A teoria de Jean Gebser e suas repercursões. A evolução da consciência humana segundo Ernesto Sábato. Os humanos e seu conhecimento. Os humanos e sua mente. Erro, incerteza e ilusão. Modos de pensar e modos de fazer.

13 III Programa COMPLEXIDADE E O MUNDO: O ser humano em relação com a natureza e a cultura A Complexidade da Sociedade. A ideia de progresso. Terra, Água e Ar I. A Complexidade da Sustentabilidade. Gaia: hipótese e teoria. A dimensão ecológica da vida. Ecologia como ciência. Ecologia sistêmica. O princípio responsabilidade. O princípio de precaução. O princípio esperança. Aquecimento global. População. Migrações e agressões. Terra, Água e Ar II. O Tecido do Mundo. O pensamento complexo como filosofia da diferença. Mil platôs. Agenciamento. Territorialização, desterritorialização e Reterritorialização. Geofilosofia. Rizomas e árvores. A complexidade da sustentabilidade. Economia e a visão de crescimento e desenvolvimento. Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Sócio ambiental nas organizações. Sustentabilidade e complexidade. As conferências internacionais. Interculturalidade e diversidade. Sustentabilidade, empresas e mercados. Pensamento complexo e a formação de líderes integradores. Os humanos, sua mente e seu mundo. Pensar diferente. A Matriz MZ e suas aplicações.

14 Coordenação Geral Humberto Mariotti Pesquisador independente e autor em teoria da complexidade e suas aplicações; Médico e psicoterapeuta; Advisory Commitee Member, Center for Workplace Diversity Research (CWDR), School of Advanced Studies, University of Phoenix, EUA; Professor de Gestão da Complexidade para cursos de Pós-graduação e MBA; Conferencista nacional e internacional; Sócio fundador da M&Z Complexity Thinking - Centro de Estudos de aplicações da Teoria da Complexidade, parceiro do Instituto Appana. (www.humbertomariotti.com.br) Káritas de Toledo Ribas Psicanalista; Mestranda em Biologia-Cultural (Instituto Matriztico - Prof. Dr. Humberto Maturana); Pós-Graduada em Dinâmica dos Grupos (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG); Especialista em Medicina Comportamental (Centro de Estudos em Medicina Comportamental - Unifesp- SP); Bacharel em Filosofia e Administradora de Empresas (UERJ-RJ); e Coach com Formação Ontológica; Mais de 20 anos de experiência como consultora, professora e palestrante.

15 Corpo Docente Humberto Mariotti Pesquisador independente e autor em teoria da complexidade e suas aplicações; Médico e psicoterapeuta; Advisory Commitee Member, Center for Workplace Diversity Research (CWDR), School of Advanced Studies, University of Phoenix, EUA; Professor de Gestão da Complexidade para cursos de Pós-graduação e MBA; Conferencista nacional e internacional; Sócio fundador da M&Z Complexity Thinking - Centro de Estudos de aplicações da Teoria da Complexidade, parceiro do Instituto Appana. Káritas de Toledo Ribas Psicanalista, Mestranda em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica e Universidad Mayor do Chile, Pós-Graduada em Dinâmica dos Grupos (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG); Especialista em Medicina Comportamental (Centro de Estudos em Medicina Comportamental - UNIFESP-SP); Bacharel em Filosofia e Administradora de Empresas (UERJ-RJ); e Coach com Formação Ontológica; Mais de 20 anos de experiência como consultora, professora e palestrante. Cristina Zauhy Pesquisadora independente em Teoria da Complexidade e suas aplicações; Coach sênior; Especializada em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos, área em que atuou por mais de 20 anos. Facilitadora de grupos de diálogo; Professora de Gestão da Complexidade para cursos de Pósgraduação e MBA. Sócia fundadora da M&Z Complexity Thinking - Centro de Estudos de aplicações da Teoria da Complexidade, parceiro do Instituto Appana. Luiz Carlos Osório Médico, pós-graduado em psiquiatria (FMPA - URGS). Psicanalista titulado pela IPA. Grupoterapeuta fundador da GRUPPOS (Florianópolis,SC), entidade formadora de profissionais para trabalhos com grupos. Consultor de sistemas humanos. Autor de vários livros, professor convidado para palestras e cursos em suas áreas de especialização em entidades públicas e privadas do país e exterior (Argentina, Chile, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai). Parceiro de Instituto Appana.

16 Professores Convidados Beatriz Garcia Graduada em Administração de Empresas pela Universidad Comercial de Deusto (Espanha), e Mestrado (MBA) com "Honnors Distinction" pela Manchester Business School (Reino Unido). Professora de comportamento organizacional, gestão multicultural e gestão da complexidade em cursos de MBA. Consultora em desenvolvimento organizacional, especializada em trabalhos com grupos e equipes atuando em projetos de Estratégia, Organização e Recursos Humanos em diversos países (Reino Unido, Turquia, Espanha, México, Argentina e Brasil). Maurizio Mancioli Artista visual, transita pela fotografia, pintura, desenho, vídeo e performance. Tem participado de exposições em museus e galerias no Brasil e no exterior, tais como: Funarte-SP, MAM-Rio, Palácio do Governo de São Paulo e Gallerie Roch, na Suiça. em1994 foi co-fundador da BSP- Business School São Paulo, primeira escola de pós-graduação em administração de empresas privada do Brasil.

17 Outras Informações Metodologias e tecnologias Aula expositiva e dialogada, estudo e análises de casos, dinâmicas e trabalhos de grupo, reflexões coletivas sobre os textos, exemplos de situações práticas vivenciadas, vídeos, artigos de jornais e revistas especializadas, pesquisa na internet, além da experiência dos alunos. Certificado O participante fará jus ao certificado de Formação em Pensamento Complexo somente após a conclusão de todos os módulos. Trabalho final de conclusão Para obtenção do certificado em formação em Pensamento Complexo, os alunos deverão apresentar ao final do curso, um artigo ou texto similar. Frequência Para obtenção do certificado é necessário a frequência em pelo menos 75% das aulas em cada módulo;

18 Bibliografia Básica GLEICK, James. Caos. A criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus,1987. MARIOTTI, Humberto. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Palas Athena, Pensamento complexo: suas aplicações à aprendizagem, à liderança e ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, Pensando diferente: para lidar com a complexidade, a incerteza e a ilusão. São Paulo: Atlas, Complexidade e Sustentabilidade: o que se pode e o que não se pode fazer. São Paulo: Atlas, MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, O método 4: as ideias. Porto Alegre: Sulina, O método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas. São Paulo: Editora UNESP, 1996.

19 Bibliografia Complementar ARENDT, Hannah. The human condition. Chicago: University of Chicago Press, ATLAN, Henri. Entre o cristal e a fumaça: ensaio sobre a organização do ser vivo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution, and epistemology. Northvale: Jason Aronson, 1972, BAR-YAM, Yaneer, Dynamics of complex systems. Reading: Addison-Weslwy, BERGSON, Henri. Creative evolution. Nova york: The Modern Library/Random House, BOGUE, Ronald. Deleuze and Guattari. Londres: Nova York: Routledge, CECHIN, Andrei. A natureza como limite da economia: a contribuição de Nicholas Georges-Roegen. São Paulo: Editora Senac, CILLIERS, Paul. Complexity and postmodernism: understanding complex systems.londres: Routledge, COLLINS, J e PORRAS J. Feitas para durar. Rio de Janeiro: Editora Rocco, DAMASIO, Antonio. Looking for Spinoza: joy, sorrow, and the feeling brain. Orlando: Harcourt, DAY, G; SCHOEMAKER, Paulo. Visão periférica. São Paulo: Artmed Editora, DE GEUS, Arie. The living company: growth, learning and longevity in business. Londres: Nicholas Brealey Company, DELEUZE, Gilles. Spinoza: practical philosophy. San Francisco: City Lights, ; GUATTARI, Felix. A thousand plateaus:capitalism and shizophrenia. Nova York: Continuum, DIAMOND, Jared. Collapse: how societies choose to fail or succeed. Nova York: Penguin, DUPAS, Gilberto. A ideia de progresso: ou o progresso como ideologia. São Paulo: Editora UNESP EOYANG, Glenda H. Coping with chaos: seven simple tools. Circle Pines: Lagumo, GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, A política da mudança climática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, GRAY, John. Straw dogs: thoughts on humans and other animals. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, Gray s anatomy: selected writings. Londres: Penguin, GRENZ, Stanley J. A primer on post-modernism. Grand Rapids: William B. Eerdmans, HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, HOTTOIS, Gilbert. Do renascimento à pós-modernidade. Aparecida, SP: Ideias & Letras, JOHNSON, Barry. Polarity Management. Amherst, Massachusetts:HRD Press, 1996.

20 Bibliografia Complementar LYOTARD, Jean-François. The post-modern condition: a report on knowledge. Minneapolis: University of Missesota Press, MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Martins Fontes, MARCO AURÉLIO. Meditações. São Paulo: Iluminuras, MARIOTTI, H; ZAUHY, C. Gestão da Complexidade: ferramentas conceituais e práticas Análises e exemplos. Disponível em: MARIOTTI, H. Entre o foco e a periferia: A técnica do zoom. Disponível em: MARTIN, Roger. The opposable mind: how successful mleaders win through integrative thinking. Boston: Harvard University School Press, MATURANA, H, VARELA, F. A árvore do conhecimento. São Paulo: Editoria Palas Athena, De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, MONTUORI, Alfonso. Edgar Morin s path of complexity. In: MORIN, Edgar. On complexity. Cresskill: Hampton, p.vii-xxiv MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Martins Fontes, RAMO, Joshua. A era do inconcebível. São Paulo: Cia das Letras, SCHROEDINGER, Erwin. What is life? With mind and matter and autobiographical sketches. Cambridge: Cambridge University Press, SHAW, Patricia. Changing conversations in organizations: a complexity approach to change. Londres: Routledge, STACEY, Ralph D.; GRIFFIN, Douglas, SHAW, Patricia. Complexity and management: fad or radical challenge to systems thinking? Londres: Routledge, Complexity and organizational reality: uncertainty and the need to rethink management after the collapse of investment capitalism. Londres: Routledge, Tools and techniques of leadership and management: meeting the challenge of complexity. Londres: Nova York: Routledge, STEVENSON, Leslie. The study of human nature. Nova York: Oxford university Press, ; HABERMAN, David L. Tem thories of human nature. Nova York: Oxford University Press, TRUMP, Matthew. What is chaos? A five-part online course for everyone. Disponível em: WILSON, Edward O. On human nature. Cambrifge: Harvard University Press, LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to Western thought. Nova York: Basic, LOVELOCK, James. The revenge of Gaia: why the Earth is fighting back and how we can still save humanity. Londres: Penguin, 2007.

APós-Graduação em Coaching é a mais avançada e profunda iniciativa de formação

APós-Graduação em Coaching é a mais avançada e profunda iniciativa de formação APós-Graduação em Coaching é a mais avançada e profunda iniciativa de formação em Coaching, com chancela e certificação pelo MEC. Desenvolvida pela Homero Reis e Consultores que atua no mercado formando

Leia mais

Bibliografias referentes à Transdisciplinaridade e Complexidade

Bibliografias referentes à Transdisciplinaridade e Complexidade Bibliografias referentes à Transdisciplinaridade e Complexidade A ATLAN, H. Teórico da auto-organização, in: PESSIS-PASTERNAK, G., Do caos à inteligência artificial: quando os cientistas se interrogam,

Leia mais

O IBC. Criando oportunidades de vivenciar um novo ciclo de vida, com recursos abundantes, crescentes e contínuos para acelerar o alcance de objetivos.

O IBC. Criando oportunidades de vivenciar um novo ciclo de vida, com recursos abundantes, crescentes e contínuos para acelerar o alcance de objetivos. O IBC O Instituto Brasileiro de Coaching - IBC é a melhor e maior instituição de formação em Coaching do Brasil. Em mais de 5 anos de existência, já formou mais de 3 mil Coaches. Alunos de mais de 10 países

Leia mais

SOMOS SÓ PEÇAS DA ENGRENAGEM?

SOMOS SÓ PEÇAS DA ENGRENAGEM? Mudança e transformação SOMOS SÓ PEÇAS DA ENGRENAGEM? Rui Grilo Universidade de Évora 21 de Março de 2003 O nosso mundo muda Nos anos 1960 Hoje Crescimento económico contínuo e estável Emprego estável

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE)

Leia mais

A formação complexa do ser humano: da arte à matemática por uma prática pedagógica contextualizada

A formação complexa do ser humano: da arte à matemática por uma prática pedagógica contextualizada A formação complexa do ser humano: da arte à matemática por uma prática pedagógica contextualizada Linha de Pesquisa: LINHA DE PESQUISA E DE INTERVENÇÃO METODOLOGIAS DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO

Leia mais

Comportamento do consumidor para startups

Comportamento do consumidor para startups Comportamento do consumidor para startups Comportamento do consumidor digital Inscrições até 25 de Julho Comportamento do consumidor para startups À distância, ao vivo R$610,00 20h Julho a Setembro Módulos

Leia mais

MBA EM DESIGN ESTRATÉGICO & INOVAÇÃO

MBA EM DESIGN ESTRATÉGICO & INOVAÇÃO MBA EM DESIGN ESTRATÉGICO & INOVAÇÃO O programa prepara você para tornar-se um gestor do design nos ambientes de negócio; oferecendo as habilidades gerenciais necessárias para desenvolver e administrar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

MBA EM BRANDING (GESTÃO DE MARCAS) APOIO: INFOBRANDING O MAIOR PORTAL DE BRANDING DO BRASIL

MBA EM BRANDING (GESTÃO DE MARCAS) APOIO: INFOBRANDING O MAIOR PORTAL DE BRANDING DO BRASIL MBA EM BRANDING (GESTÃO DE MARCAS) APOIO: INFOBRANDING O MAIOR PORTAL DE BRANDING DO BRASIL O programa irá prepara-lo para especializar-se no desenvolvimento e planejamento da gestão de marcas; capacitando-o

Leia mais

MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS

MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS O programa irá prepará-lo para ser um especialista em Design de Interiores Comerciais na elaboração de projetos comerciais ou de serviços. MBA EM DESIGN DE INTERIORES

Leia mais

Webinar Prof. Humberto Mariotti

Webinar Prof. Humberto Mariotti Webinar Prof. Humberto Mariotti O CONCEITO 70: 20: 10 SUAS RELAÇÕES COM APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E COM A GESTÃO DA COMPLEXIDADE Humberto Mariotti Business School São Paulo Laureate International Universities

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Marcos Legais Resolução CNE CES 1 2002 Resolução CNE

Leia mais

PESQUISA GESTOR GLOBAL FDC 2012

PESQUISA GESTOR GLOBAL FDC 2012 PESQUISA GESTOR GLOBAL FDC 2012 INTRODUÇÃO O aumento da internacionalização lança o desafio cada vez maior para as empresas atraírem e reterem líderes capazes de viver em ambientes complexos e compreender

Leia mais

Formação de mentores para atuação com empreendedores. Certificação Mentor Associado. Inscrições até 11 de Fevereiro

Formação de mentores para atuação com empreendedores. Certificação Mentor Associado. Inscrições até 11 de Fevereiro Formação de mentores para atuação com empreendedores Certificação Mentor Associado Inscrições até 11 de Fevereiro Formação de mentores para atuação com empreendedores Presencial R$400,00 até 31/01 R$580,00

Leia mais

Karine Xavier Freire 1 - SEEDF

Karine Xavier Freire 1 - SEEDF 1 SABER VII Ética do gênero humano Ambientes de aprendizagem como espaço de convivencia e transformação O CONHECIMENTO EM REDE: CONVIVER E INTERAGIR NO FÓRUM. Karine Xavier Freire 1 - SEEDF Lucicleide

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Av. Princesa Diana, 760 34000-000 Nova Lima MG Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

Leia mais

Projetos Acadêmicos de Pesquisa-Ação em Educação

Projetos Acadêmicos de Pesquisa-Ação em Educação BIBLIOGRAFIA AURAUX, Sylvain. (1992). A revolução tecnológica da gramatização. Tradução para Língua Portuguesa. Campinas: UNICAMP. BAUER, Martin; GASKELL, George. (2002). Pesquisa qualitativa com texto,

Leia mais

CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos. 2013.1

CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos. 2013.1 CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos. 2013.1 CEO FGV Com o CEO FGV, executivos em posições-chave em suas organizações podem: analisar em profundidade a realidade socioeconômica

Leia mais

Educação Atitudinal. Algumas perguntas que talvez você esteja se fazendo... Uma breve contextualização e justificativa para buscar estas respostas...

Educação Atitudinal. Algumas perguntas que talvez você esteja se fazendo... Uma breve contextualização e justificativa para buscar estas respostas... Educação Atitudinal Algumas perguntas que talvez você esteja se fazendo... Uma breve contextualização e justificativa para buscar estas respostas... A CONDIÇÃO ATITUDINAL das PESSOAS é componente individual

Leia mais

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES NOSSA EMPRESA A ViaGestão é uma empresa prestadora de soluções, composta por profissionais com ampla experiência no mercado, aliada a grande vivência didática em diversas áreas da gestão empresarial. Temos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA Coordenadora do Curso: Prof a Maria Cláudia Alves Guimarães IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. Denominação

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner www.pwc.pt/academy HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner Lisboa, 21 e 22 de março de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer os desafios da função de RH e como se posicionar como

Leia mais

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso:

Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão Objetivo do curso: Com carga horária de 720 horas o curso Gestão e Formação Pedagógica em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL... 4 02 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA: DIVERSIDADE CULTURAL NA APRENDIZAGEM... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA...

Leia mais

Leader Coach. Creating high performance teams. Lisboa, 25 e 26 de junho de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC

Leader Coach. Creating high performance teams. Lisboa, 25 e 26 de junho de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC www.pwc.pt/academy Creating high performance teams Lisboa, 25 e 26 de junho de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as melhores práticas de gestão e desenvolvimento e equipas. Creating high

Leia mais

Um olhar para Klauss Vianna

Um olhar para Klauss Vianna Um olhar para Klauss Vianna... as emoções são modeladas por atitudes motoras Maxine Sheets-Johnstone Neide Neves (PUC-SP) GT Dança e Novas Tecnologias Palavras-chave: corpo, arte, comunicação Dizer que

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Concepção do Curso de Administração A organização curricular do curso oferece respostas às exigências impostas pela profissão do administrador, exigindo daqueles que integram a instituição

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Tecnologia da Informação tem por fornecer conhecimento

Leia mais

Ohio University - USA

Ohio University - USA Módulo Internacional Negócios MBA Executivo Internacional Transforme seu MBA em um MBA Executivo Internacional CONVENIADA Ohio University - USA Strategic Business Leadership Com mais de 60 anos de excelência,

Leia mais

Faculdade Escola Paulista de Direito

Faculdade Escola Paulista de Direito REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO São Paulo 2014 ESCOLA PAULISTA DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades

Leia mais

Desenvolvendo líderes que se importam com pessoas e resultados

Desenvolvendo líderes que se importam com pessoas e resultados Desenvolvendo líderes que se importam com pessoas e resultados A Academia da Liderança A Academia da Liderança é um programa de desenvolvimento de liderança, de 12 módulos, em modelo de imersão total com

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-práticos

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

LIDERANÇA EMPREENDEDORA

LIDERANÇA EMPREENDEDORA LIDERANÇA EMPREENDEDORA Este curso está estruturado dentro dos moldes de um Curso de Pós-Graduação e seu desenvolvimento poderá ser feito de forma completa ou parcial, dependendo do interesse da organização.

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS LAGES Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO

Leia mais

O PROGRAMA METODOLOGIA

O PROGRAMA METODOLOGIA 2 a EDIÇÃO 2015 O PROGRAMA Liderar pessoas e equipes é o desafio constante para gestores e cada vez mais necessária na complexidade vivida pelas organizações. É uma arte a ser aprendida todos os dias a

Leia mais

CURSO EXCLUSIVO IBECO

CURSO EXCLUSIVO IBECO PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM ESTÉTICA CURSO EXCLUSIVO IBECO Destinado aos docentes que atuam ou que pretendem atuar no ensino superior e profissionalizante da área estética, o curso

Leia mais

FORMAÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM VIA WEB. Osasco, maio de 2009

FORMAÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM VIA WEB. Osasco, maio de 2009 1 FORMAÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM VIA WEB Osasco, maio de 2009 Márcia Risso Gaino Fundação Bradesco - mgaino@fundacaobradesco.org.br Acácio Lopes da Silva Fundação Bradesco alopes@fundacaobradesco.org.br

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Agente de Desenvolvimento Socioambiental Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Agente de Desenvolvimento Socioambiental Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Um Modelo para Entender as Diferenças Culturais Através da Teoria dos Estilos Sociais

Um Modelo para Entender as Diferenças Culturais Através da Teoria dos Estilos Sociais Um Modelo para Entender as Diferenças Culturais Através da Teoria dos Estilos Sociais Teoria dos Estilos Sociais - origens Empódocles (444 a.c) Fundou a escola de medicina da Sicília. Tudo é constituído

Leia mais

CASE TICKET: DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA PARA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO

CASE TICKET: DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA PARA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO CASE TICKET: DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA PARA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO Edna Bedani Abril 2013 MUITO PRAZER, SOMOS A EDENRED! Uma empresa internacional, líder em cartões e vouchers de serviços pré-pagos.

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Apresentação MBA desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro ), uma das mais conceituadas e reconhecidas Universidades do país, em parceria com a Integração

Leia mais

Preparando sua organização para o amanhã.

Preparando sua organização para o amanhã. Preparando sua organização para o amanhã. Dirigido a organizações que buscam surpreeender em vez de serem surpreendidas. O QUE É O LAB21 AMANA-KEY O Lab21 Amana-Key é um processo inovador de preparação

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Filosofia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Introdução à Filosofia, o estudo da filosofia;

Leia mais

ESPAÇO AMOROSO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS EM MEIOS TECNOLÓGICOS. Eixo temático 2: Relações sociais educativas e formação de professores

ESPAÇO AMOROSO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS EM MEIOS TECNOLÓGICOS. Eixo temático 2: Relações sociais educativas e formação de professores ESPAÇO AMOROSO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS EM MEIOS TECNOLÓGICOS Beatriz Rocha Araujo 1 Dulci Marlise Boettcher 2 Mônica Elisa Dias Pons 3 Nize Maria Campos Pellanda 4 Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA OBJETIVOS

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA OBJETIVOS Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: INFORMÁTICA FORMA/GRAU:( X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Como transformar a sua empresa numa organização que aprende

Como transformar a sua empresa numa organização que aprende Como transformar a sua empresa numa organização que aprende É muito interessante quando se fala hoje com profissionais de Recursos Humanos sobre organizações que aprendem. Todos querem trabalhar em organizações

Leia mais

W O R K S H O P DES-ENCADEANDO A INOVAÇÃO E A LIDERANÇA EM TEMPOS DE MUDANÇAS VERTIGINOSAS

W O R K S H O P DES-ENCADEANDO A INOVAÇÃO E A LIDERANÇA EM TEMPOS DE MUDANÇAS VERTIGINOSAS W O R K S H O P DES-ENCADEANDO A INOVAÇÃO E A LIDERANÇA EM TEMPOS DE MUDANÇAS VERTIGINOSAS PROGRAMA PARA ALTA GERÊNCIA DE ORGANIZAÇÕES FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES 22 e 23 de Julho de 2002 1 I -APRESENTAÇÃO

Leia mais

Objetivos do Curso: Público alvo:

Objetivos do Curso: Público alvo: Formação em Coaching Com Abordagem Neurocientífica, Psicofisiológica, Filosófica e Comportamental. Destinado aos Profissionais das Áreas de Saúde, Educação e Gestão de Pessoas Coaching é a palavra inglesa

Leia mais

Design Estratégico e Inovação

Design Estratégico e Inovação Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

Formação de mentores para atuação com empreendedores

Formação de mentores para atuação com empreendedores Formação de mentores para atuação com empreendedores Transforme sua relação com empreendedores em algo positivo e duradouro Inscrições até 19 de Junho Formação de mentores para atuação com empreendedores

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1 PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistema de Informações Professores: Izolema Maria Atolini izolema@hotmail.com Período/ Fase: 5ª. Semestre:

Leia mais

Design Estratégico e Inovação

Design Estratégico e Inovação Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

Gestão de projetos. Da ideia ao resultado. Inscrições até 10 de Julho

Gestão de projetos. Da ideia ao resultado. Inscrições até 10 de Julho Gestão de projetos Da ideia ao resultado Inscrições até 10 de Julho Gestão de Projetos À distância, ao vivo De $640 a $840 16h Julho a Agosto Módulos 1. A geração do projeto 2. Viabilidade e visibilidade

Leia mais

Gestão da Complexidade Ferramentas Conceituais e Práticas. Exemplos

Gestão da Complexidade Ferramentas Conceituais e Práticas. Exemplos Gestão da Complexidade Ferramentas Conceituais e Práticas. Exemplos Humberto Mariotti e Cristina Zauhy Resumo Este artigo é uma breve introdução à teoria da complexidade, ao pensamento complexo e à gestão

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

Fashion Marketing & Communication

Fashion Marketing & Communication Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

CGBA Certificate in Global Business Administration

CGBA Certificate in Global Business Administration CGBA Certificate in Global Business Administration Desafios Internacionais, Líderes Globais O CERTIFICATE IN GLOBAL BUSINESS ADMINISTRATION O Certificate in Global Business Administration (CGBA), criado

Leia mais

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações.

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. PARCEIRO EDUCACIONAL O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. José Roberto Marques JRM Módulo Internacional na Universidade SOBRE O MBA O Instituto

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Humano Customizado COACHING RELACIONAL. Elisabeth Heinzelmann

Programa de Desenvolvimento Humano Customizado COACHING RELACIONAL. Elisabeth Heinzelmann Programa de Desenvolvimento Humano Customizado COACHING RELACIONAL Elisabeth Heinzelmann OBJETIVO DO PROGRAMA Dar o suporte necessário às pessoas para atingirem suas metas da forma que desejam, utilizando

Leia mais

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes 12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ALAVANCANDO COMPETITIVIDADE" HitendraPatel INDIA Diretor do Centro de Excelência em Inovação e Liderança de Cambridge.

Leia mais

Blended Learning. Crie, avalie e lecione usando as melhores práticas e tecnologias de ensino-aprendizagem

Blended Learning. Crie, avalie e lecione usando as melhores práticas e tecnologias de ensino-aprendizagem Blended Learning Crie, avalie e lecione usando as melhores práticas e tecnologias de ensino-aprendizagem Curso ministrado de Londres em Português de Portugal Blended Learning À distância, ao vivo R$580,00

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003 Coaching para lideranças: Como desenvolver pessoas e organizações. APRESENTAÇÃO: O desenvolvimento de lideranças assume certa urgência nas organizações em tempos de globalização, caracterizada por rápidas

Leia mais

MBA EM COACHING EXECUTIVO, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DUPLA CERTIFICAÇÃO ESPM & ACADEMY OF EXECUTIVE COACHING (REINO UNIDO)

MBA EM COACHING EXECUTIVO, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DUPLA CERTIFICAÇÃO ESPM & ACADEMY OF EXECUTIVE COACHING (REINO UNIDO) MBA EM COACHING EXECUTIVO, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DUPLA CERTIFICAÇÃO ESPM & ACADEMY OF EXECUTIVE COACHING (REINO UNIDO) MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Setembro 2013 ESPM Unidade Sul

Leia mais

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE Apresentação A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas e

Leia mais

DESIGN THINKING ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

DESIGN THINKING ESTRATÉGIA EMPRESARIAL ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PROGRAMA AVANÇADO DESTINATÁRIOS Gestores de Topo, Gestores de Processos, Gestores de Negócio, Gestores de Produto, Gestores de Clientes, Gestores de empresas em fase de Internacionalização,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

MBA em Gestão Estratégica e Marketing Digital Objetivo do curso:

MBA em Gestão Estratégica e Marketing Digital Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso MBA em Gestão Estratégica e Marketing Digital é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos

Leia mais

A ABORDAGEM PRAGMÁTICA DO COACHING E O PERIGO DA VISÃO MECANICISTA Cristina Zauhy*

A ABORDAGEM PRAGMÁTICA DO COACHING E O PERIGO DA VISÃO MECANICISTA Cristina Zauhy* Revista BSP, vol 2, no. 1, março, 2011 A ABORDAGEM PRAGMÁTICA DO COACHING E O PERIGO DA VISÃO MECANICISTA Cristina Zauhy* Sumário O artigo apresenta o tema coaching e desenvolve vária de suas dimensões

Leia mais

Informações sobre o Curso de Administração

Informações sobre o Curso de Administração Objetivo Geral do Curso: Informações sobre o Curso de Administração Prover a sociedade de profissional dotado de senso crítico e comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo,

Leia mais

RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS

RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS SALVADOR 2012 1 CONTEXTUALIZAÇÃO Em 1999, a UNIJORGE iniciou suas atividades na cidade de Salvador, com a denominação de Faculdades Diplomata. O contexto

Leia mais

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 PLANO DE CURSO C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE Código: ODO-025 Pré-requisito:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência

Leia mais

John Milton no Brasil

John Milton no Brasil John Milton no Brasil Como você busca sua verdadeira Natureza Interior? Programa Introdutório de Conexão com a Natureza 23 a 25 de Março, 2012 Nature Quest Treinamento e Retiro na Natureza 31 de Março

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

Características. Carga horária Carga horária de 30 horas presenciais.

Características. Carga horária Carga horária de 30 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso O curso Business Dynamics aborda uma nova metodologia de gestão em ambientes de complexidade dinâmica. Os executivos serão instigados a pensar sistemicamente e dinamicamente

Leia mais

CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA CEAG Curso de Especialização em Administração para Graduados EMENTAS DAS DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA Habilidades Computacionais 32 h/a Oferece ao administrador uma visão sobre as potencialidades da tecnologia

Leia mais

CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O CBA em Gestão de Negócios é um curso que proporciona aos participantes sólidos fundamentos em gestão e liderança. O programa tem o objetivo de formar

Leia mais

Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing. Manual do Curso

Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing. Manual do Curso Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2015 Apresentação Pós-Graduação Empresarial em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing

Leia mais

Projeto para o Fortalecimento da Avaliação de Programas e Projetos Sociais no Brasil

Projeto para o Fortalecimento da Avaliação de Programas e Projetos Sociais no Brasil Projeto para o Fortalecimento da Avaliação de Programas e Projetos Sociais no Brasil Estudo de Caso : Proposta para a avaliação do Programa Inclusão Digital e Transformação Eduardo Marino eduardo.marino@yahoo.com.br

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Edificações Subsequente DISCIPLINA: Desenho Técnico CÓDIGO: Currículo: 2010 /02 Ano / Semestre: 2011/02 Carga Horária total: 40 h/a Turno:

Leia mais

Estratégias para Reencantar a Educação. Saturnino de la Torre Universidade de Barcelona Espanha. Maria Cândida Moraes PUC/SP/ Brasil

Estratégias para Reencantar a Educação. Saturnino de la Torre Universidade de Barcelona Espanha. Maria Cândida Moraes PUC/SP/ Brasil Estratégias para Reencantar a Educação Saturnino de la Torre Universidade de Barcelona Espanha Maria Cândida Moraes PUC/SP/ Brasil Introdução - Este projeto surge como necessidade de se dar respostas à

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Valores. da Convivência. e privada. na vida pública. seminário gratuito

Valores. da Convivência. e privada. na vida pública. seminário gratuito Valores da Convivência na vida pública e privada seminário gratuito " Ser visto e ouvido por outros é importante pelo fato de que todos vêem e ouvem de ângulos diferentes. É este o significado da vida

Leia mais

O talento é seu. A gente só aperfeiçoa. Conheça: est.edu.br

O talento é seu. A gente só aperfeiçoa. Conheça: est.edu.br O talento é seu. A gente só aperfeiçoa. EXTENSÃO Conheça: est.edu.br PROGRAMA DE EXTENSÃO A Faculdades EST é vinculada à Rede Sinodal de Educação, identificada com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos: filosofia,

Leia mais

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016 A Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul - ROTARY Colégio Eduardo Gomes objetivando o desenvolvimento profissional de seus associados e seus familiares estabeleceu parceria educacional com a Fundação

Leia mais

A SALA DE AULA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: FILOSOFIA E PRÁTICA

A SALA DE AULA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: FILOSOFIA E PRÁTICA A SALA DE AULA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: FILOSOFIA E PRÁTICA Luciane de Paiva Moura Coutinho Doutora HCTE/UFRJ lucianepmoura@gmail.com Ricardo Silva Kubrusly Professor HCTE/UFRJ riskuby@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais