Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015."

Transcrição

1 Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/2 A Faculdade do Educador Feduc, credenciada pela Portaria nº 1097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino PRONACE, atendendo à Portaria Normativa MEC n o 40 de 12 de dezembro de 2007, torna público o Edital para o Processo Seletivo referente ao 2º semestre de 2016 para o curso de Pedagogia. A seleção dos candidatos será feita por meio de redação e entrevista. 1. Autorização do Curso Curso Pedagogia Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/ Vagas Para o 2º Semestre de 2016 Curso Total Turno Pedagogia 50 Noturno 1.2 Localização e Realização Do Curso O curso será oferecido nas instalações da Feduc, situada na Avenida Ibirapuera, 2657 Indianópolis, São Paulo SP. 2. Da Inscrição e dos Pagamentos Os candidatos estão isentos da taxa de inscrição no processo seletivo e poderão concorrer a bolsa de até 100%. Para maiores esclarecimentos, deverão acessar o Programa de Bolsa no site da instituição.

2 A inscrição deve ser feita exclusivamente entre os dias de 08 de junho e 15 de julho e no site da instituição no endereço, que pode ser acessado via esse link. Após a inscrição no site da Feduc, os alunos receberão a confirmação de inscrição via . A prova da primeira etapa constará de uma redação e um questionário. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher o seu horário de preferência para a realização da redação. Como o número de vagas por horário é limitado, será dada preferência aos candidatos que se inscreverem primeiro Da Seleção A seleção dos candidatos se dará em duas etapas: a primeira consistindo em uma redação e um questionário e a segunda em uma entrevista Critérios de Avaliação Os candidatos que obtiverem nota acima de cinco (5,0) pontos na redação serão convocados para a etapa de entrevista Local, Data e Horário das Etapas Local Período de Inscrição Realização das Redações Realização das Entrevistas Faculdade do Educador - Feduc Av. Ibirapuera, Indianópolis São Paulo - SP. CEP: Entre os dias 08 de junho e 15 de julho Dia 17 de julho Dias 23 e 24 de julho

3 2.1.3 Regulamento para a Realização do Processo Seletivo É recomendado que o(a) candidato(a) chegue ao local da avaliação com, no mínimo, 1 (uma) hora de antecedência, munido de documento de identidade original ou outro documento oficial emitido por órgão público, que contenha identificação e fotografia. A primeira etapa (redação) ocorrerá no dia 17 de julho, no horário escolhido pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição. A redação ocorrerá na sede da Feduc - Avenida Ibirapuera, 2657 Indianópolis, São Paulo SP. O portão será aberto 1 (uma) hora antes do início da prova e será fechado pontualmente no horário de início da mesma. Não será permitida a entrada na sala de aula após o início da prova. A prova terá duração de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos. Durante esse período os candidatos deverão realizar a redação e responder o questionário. O tempo mínimo de permanência é de 30 (trinta) minutos. Candidatos que se retirarem do local de prazo antes desse período serão desclassificados do processo seletivo. O(a) candidato(a) deverá trazer material próprio para a realização da redação. Será fornecida folha de rascunho a todos o(a)s candidato(a)s, porém a redação final deverá ser entregue obrigatoriamente em caneta azul ou preta. Os celulares deverão estar obrigatoriamente desligados e devidamente guardados em ambas as etapas. O(a)s candidato(a)s que obtiverem desempenho satisfatório (maior ou igual a 5,0) na redação serão convocados para realizar a etapa da entrevista que ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho, em horário marcado previamente. A segunda etapa também ocorrerá na sede da Feduc - Avenida Ibirapuera, 2657 Indianópolis, São Paulo SP. A Feduc entrará em contato com os candidatos aprovados na primeira etapa (Redação) para o agendamento da segunda etapa (Entrevista). O contato ocorrerá via telefone e/ou . A convocação para a etapa das entrevistas ocorrerá até o dia 21 de julho. Será eliminado do Processo Seletivo o(a) candidato(a) que faltar ou obtiver resultado insatisfatório em qualquer uma das etapas.

4 Será também excluído do Processo Seletivo, a qualquer tempo, o(a) candidato(a) que: prestar informações inexatas ou falsas na ficha de inscrição; não integralizar os procedimentos de inscrição; chegar após o horário de tolerância para a entrevista e/ou fechamento dos portões; for pego utilizando meios de consulta externos para a realização da redação; se ausentar do local de avaliação sem antes consultar algum fiscal de prova e/ou entrevistador; não cumprir as instruções constadas no site e neste Edital. Iniciada a redação e entrevista, nenhum candidato poderá se retirar da sala antes de seu término sem autorização. Aqueles que se retirarem da sala antes do término e sem a autorização do entrevistador serão eliminados. Não será concedida reavaliação e/ou recontagem de pontos em qualquer uma das etapas. O(a) candidato(a) será avaliado por, no mínimo, 2 avaliadores na etapa da entrevista.

5 2.1.4 Candidatos com Necessidades Especiais O(a) candidato(a) que necessitar de atendimento especial para a realização redação e da entrevista deverá informar, no ato da inscrição, os recursos necessários para seu atendimento e apresentar, via , laudo médico especializado que justifique a solicitação. As condições especiais serão atendidas obedecendo aos critérios legais e à viabilidade da Feduc. 3. Habilidades Avaliadas na Redação Na entrevista, os candidatos serão avaliados nos seguintes aspectos: capacidade de expor opiniões, criticar e sugerir soluções; refletir sobre seu próprio papel no mundo, justificar o interesse pela área da educação, opinar sobre situações-problema relacionadas à sociedade e à escola e apresentar visões de futuro. 4. Habilidades Avaliadas na Entrevista Na entrevista, os candidatos serão avaliados nos seguintes aspectos: capacidade de expor opiniões, criticar e sugerir soluções; refletir sobre seu próprio papel no mundo, justificar o interesse pela área da educação, opinar sobre situações-problema relacionadas à sociedade e à escola e apresentar visões de futuro. 5. Critérios para Eliminação e Classificação do Candidato Prova Peso Redação (RED) 50% Entrevista (ENT) 50% A Média Final (MF), será calculada de acordo com a fórmula: MF = 0,50 x RED + 0,50 x ENT.

6 A ordem de classificação dos candidatos se dará de acordo com a pontuação obtida de maneira decrescente. Em caso de empate, terão preferência os candidatos com melhor desempenho na entrevista. 6. Equidade: Unicidade e Irrevogabilidade de Critérios Em respeito aos princípios de equidade descritos no parecer CP98/99 do CNE, os critérios para apuração de resultados e classificação descritos neste Edital são irrevogáveis e únicos para todos os candidatos. Portanto, não será concedida reavaliação e/ou recontagem de pontos em nenhuma circunstância. 7. Publicação dos Resultados A relação dos aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 27 de julho de Os candidatos aprovados em primeira chamada deverão realizar sua matrícula até o dia 02 de agosto de 2016, impreterivelmente, sob pena de perder o direito à vaga. No dia 04 de agosto de 2016, será divulgada a relação dos candidatos convocados em segunda chamada. 8. Cronograma para Efetivação das Matrículas As matrículas deverão ser realizadas na Feduc, localizada na Av. Ibirapuera, 2657 Indianópolis, São Paulo. O(a) candidato(a) é responsável pelo acompanhamento das datas de convocação publicadas, a seguir, neste edital.

7 Inscrição, Convocação e Matrículas do Processo Seletivo Inscrição no processo seletivo Realização da Primeira fase (Redação) A convocação para a Segunda fase (Entrevistas) Realização das Entrevistas Divulgação dos candidatos aprovados em primeira chamada Matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada Divulgação do resultado da segunda chamada Matrícula dos candidatos convocados na segunda chamada Início das aulas Entre os dias 08 de junho e 15 de julho Dia 17 de julho nos horários previamente agendados pelos candidatos Até 21 de Julho Dia 23 e 24 de julho Dia 27 de julho 01 e 02 de agosto 04 de agosto 08 de agosto 10 de agosto 8.1. Informações e Documentação Obrigatória para Efetuar a Matrícula Conforme a LDB (Lei n /1996), art. 44, Inciso II O(a) candidato(a) deverá efetuar sua matrícula pessoalmente na sede da Feduc, das 9 horas às 19 horas nos dias estipulados neste Edital. Caso o(a) candidato(a) tenha menos de 18 anos a matrícula deverá ser feita junto com um representante legal. Na eventualidade de o(a) candidato(a) ou responsável estar inviabilizado de comparecer à faculdade nas datas apontadas, a matrícula poderá ser feita por pessoa com procuração autenticada.

8 8.2. Documentos Exigidos para a Matrícula No ato da matrícula, serão exigidas cópias simples dos documentos abaixo, desde que acompanhadas de seus respectivos originais: Documento oficial de identidade; Título de eleitor; Certificado de reservista, no caso de maior de 21 anos e do sexo masculino; Certificado de conclusão de Ensino Médio, ou equivalente, segundo à legislação vigente; Histórico escolar; Duas fotos 3X4, idênticas e recentes; Certidão de nascimento ou casamento; CPF do(a) candidato(a) ou responsável legal; Comprovante de residência recente Contrato de prestação de serviços educacionais, fornecido pela instituição a ser assinado pelo(a) candidato(a) ou por seu responsável legal (caso seja menor de 18 anos não emancipado) no ato da matrícula. É indispensável a apresentação de todos os documentos exigidos. Em caso de o curso concorrido à vaga não atingir o número mínimo de 15 (quinze) alunos matriculados, reservase à Feduc o direito de não promover sua abertura. As informações prestadas na ficha de inscrição online são de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a). 8.3 Da Manifestação de Interesse de Vaga A faculdade, constatando a existência de vagas remanescentes, divulgará convocação aos candidatos para manifestação de interesse para seu preenchimento, adotando os critérios de pontuação obtida pelos candidatos no Processo Seletivo. O interesse do(a) candidato(a) pela vaga deverá ser confirmado no site da instituição.

9 As matrículas ocorrerão de segunda à sexta-feira das 9h às 19h, até 48 horas após a divulgação dos resultados de admissão dos pretensos candidatos. O resultado será divulgado por meio de lista publicada no site da Instituição Transferência Externa e Portadores de Diplomas de Curso Superior Candidatos matriculados em outros cursos superiores autorizados pelo MEC, que tenham cursado parcialmente ou sejam portadores de diploma, tanto na mesma quanto em áreas semelhantes à do curso de Pedagogia, e interessados em se matricular na Feduc deverão passar por uma análise dos seguintes documentos originais e cópias: Histórico escolar da graduação, constando reconhecimento do curso, carga horária por disciplina e assinatura do responsável da Instituição; Ementa de todas as disciplinas cursadas, incluindo bibliografia, com carimbo e assinatura do responsável da Instituição de Ensino Superior; e Declaração de vínculo com a Instituição de Ensino Superior em que está estudando. Após a apresentação dos documentos requeridos, o(a) candidato(a) será chamado para uma entrevista individual nos moldes do processo seletivo descrito nos itens 2 e 3 deste Edital. Candidatos vindos de outras instituições de ensino superior, conforme critérios acima, deverão estar regularmente matriculados na instituição de origem e poderão aproveitar as matérias do seu curso de origem como disciplinas obrigatórias ou eletivas para o curso de destino, conforme análise do conteúdo e carga horária. 9. Das Disposições Gerais O(a) candidato(a) só poderá realizar o processo seletivo no endereço da Feduc O(a) candidato(a) se submeterá a todas as normas e condições dispostas neste Edital. É de responsabilidade do(a) candidato(a) o acompanhamento das datas contidas neste Edital.

10 O presente Processo Seletivo somente será válido para matrículas no segundo semestre letivo de O(a) candidato(a) deverá observar, atentamente, todas as instruções constantes neste Edital, não cabendo quaisquer reclamações posteriores. As fichas de inscrição e as listas de presença deste Processo Seletivo permanecerão arquivadas pelo período de 1 (um) ano, a contar da data da aplicação da prova, sendo, posteriormente, incineradas. A Faculdade fará divulgar, sempre que necessário, normas complementares ao presente edital e avisos oficiais relativos ao presente Processo Seletivo. O pedido de desistência da matrícula deve ser feito, por escrito, pelo candidato nos setores competentes da Faculdade do Educador - Feduc A Faculdade reserva-se o direito de, a qualquer tempo durante o curso, extinguir turnos dos cursos oferecidos, sendo resguardado, em qualquer hipótese, o direito de o aluno transferir-se para outra instituição de ensino superior. O prazo de validade do Processo Seletivo expira em 12 de agosto de Fica eleito o Foro da Cidade de São Paulo, com exclusão e renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas do presente Processo Seletivo. O manual do candidato e o Regulamento do Programa de Bolsas estão disponíveis no site da FEDUC Os casos omissos serão resolvidos pelos Órgãos Colegiados Superiores da Faculdade. Ao efetuar a sua inscrição o(a) candidato(a) acata integralmente todas as regras estabelecidas neste edital. Profa Dra. Rosemary Hohlenwerger Schettini Presidente da Comissão do Processo Seletivo 2016/2 08 de junho de 2016

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015.

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015. Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/1 A Faculdade do Educador Feduc, credenciada pela Portaria nº 1097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino PRONACE, atendendo

Leia mais

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015.

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015. Edital de Aviso do Processo Seletivo 2017/1 A Faculdade do Educador Feduc, credenciada pela Portaria nº 1097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino PRONACE, atendendo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007,republicada

Leia mais

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito Faculdade de Administração de Itabirito Faculdade de Tecnologia dos Inconfidentes

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito Faculdade de Administração de Itabirito Faculdade de Tecnologia dos Inconfidentes EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 O Diretor Acadêmico da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito, da Faculdade de Administração de Itabirito e da, em consonância com as Portarias

Leia mais

Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/2

Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/2 Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/2 A Faculdade do Educador Feduc, credenciada pela Portaria nº 1097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino PRONACE, atendendo

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM COMISSÃO ORGANIZADORA Solange Fonseca Marquione Gomes Raquel Munis Suelen Gomes 2 SUMÁRIO 1 - CURSOS OFERECIDOS 04 2 - AGENDA

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA EDITAL Nº 009/2016 DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR CONTINUADO A Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social torna público o Edital Nº 009/2016 do Processo Seletivo de Vestibular

Leia mais

FACULDADE IBGEN INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS. Processo Seletivo 2016/2

FACULDADE IBGEN INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS. Processo Seletivo 2016/2 FACULDADE IBGEN INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS Processo Seletivo 2016/2 O Diretor Geral da Faculdade IBGEN Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, e da Faculdade FACCENTRO torna público

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo à Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, republicada em 01.12.2010,

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 INSTITUTO NOVOS HORIZONTES DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA LTDA FACULDADE NOVOS HORIZONTES PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2016

EDITAL Nº 002/2016 INSTITUTO NOVOS HORIZONTES DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA LTDA FACULDADE NOVOS HORIZONTES PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2016 EDITAL Nº 002/2016 INSTITUTO NOVOS HORIZONTES DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA LTDA FACULDADE NOVOS HORIZONTES PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2016 A Diretoria da Faculdade Novos Horizontes, torna público

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 01 / 2016.

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 01 / 2016. FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 01 / 2016. A Diretora da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo e faz saber o número de VAGAS

Leia mais

EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015

EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015 1 EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015 Regulamenta o Processo Seletivo para ingresso no curso de Graduação em Medicina da Faculdade Alfredo Nasser, no 2º semestre letivo de 2015, na condição de Transferido

Leia mais

EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL)

EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL) EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL) A Direção Acadêmica e Administrativada Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições legais, em atendimento ao

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. EDITAL POSGRAP N o 24/2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. EDITAL POSGRAP N o 24/2011 EDITAL POSGRAP N o 24/2011 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (POSGRAP) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no curso

Leia mais

Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN

Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN EDITAL N 004/2015 DAC O Diretor Acadêmico da Faculdade de Agronegócio Paraíso do Norte - FAPAN, no uso de suas atribuições regimentais, considerando o disposto no Inciso II do Artigo 44 da Lei n 9.394,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A Diretora da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas - FADILESTE, em conformidade com a Lei nº 9.394/96, em conformidade com o

Leia mais

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS EDITAL DO VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES 2/2016 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 32, DE 15 DE ABRIL DE PROCESSO SELETIVO INVERNO 2016 PUBLICADO NO D.O.

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 32, DE 15 DE ABRIL DE PROCESSO SELETIVO INVERNO 2016 PUBLICADO NO D.O. ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 32, DE 15 DE ABRIL DE 2016. PROCESSO SELETIVO INVERNO 2016 PUBLICADO NO D.O.U EM 15/04/2016 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

a) Primeira Fase, com duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório:

a) Primeira Fase, com duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório: EDITAL PGM - PRODESP 01/2013 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE DIREITO 1 A PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, tendo em vista o disposto no art. 101, e parágrafo único da Lei Complementar Municipal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES O Diretor-Geral do Campus Colatina do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 36, DE 15 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO VERÃO 2018 PUBLICADO NO D.O.

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 36, DE 15 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO VERÃO 2018 PUBLICADO NO D.O. ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 36, DE 15 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO VERÃO 2018 PUBLICADO NO D.O.U EM 15/09/2017 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros.

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. EDITAL PPGQ Nº 001/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA APLICADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração EDITAL DO VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES 1/2017 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital,

Leia mais

EDITAL 01/2016 PPGEO

EDITAL 01/2016 PPGEO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - PPGEO MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA - MAG EDITAL 01/2016 PPGEO O

Leia mais

EDITAL 1.1 CURSOS, VAGAS OFERECIDAS, LOCAL DE FUNCIONAMENTO, NORMAS DE ACESSO E PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO.

EDITAL 1.1 CURSOS, VAGAS OFERECIDAS, LOCAL DE FUNCIONAMENTO, NORMAS DE ACESSO E PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO. FACULDADE UBS- São Paulo -SP - Edital Processo Seletivo nº. 02/2016 em Abril de 2016. Em consonância à súmula publicada no DOU 18/12/2012 Em consonância-mec Nº 207, de 27 de junho de 2011, publ. no D.

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE BELO HORIZONTE

FACULDADE PITÁGORAS DE BELO HORIZONTE EDITAL Processo Seletivo nº 01/2013 O Diretor Regional da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNICASTELO dos cursos na Modalidade a Distância - EAD

PROCESSO SELETIVO UNICASTELO dos cursos na Modalidade a Distância - EAD PROCESSO SELETIVO UNICASTELO dos cursos na Modalidade a Distância - EAD EDITAL DO VESTIBULAR 2016 A Universidade Camilo Castelo Branco UNICASTELO, mantida pelo Instituto de Ciência e Educação do Estado

Leia mais

FACULDADE SÃO LUCAS EDITAL DO 5 PROCESSO SELETIVO 2016 DA FACULDADE SÃO LUCAS NO CURSO DE MEDICINA PARA PORTADORES DE DIPLOMA 1 SEMESTRE 2016 - EDITAL

FACULDADE SÃO LUCAS EDITAL DO 5 PROCESSO SELETIVO 2016 DA FACULDADE SÃO LUCAS NO CURSO DE MEDICINA PARA PORTADORES DE DIPLOMA 1 SEMESTRE 2016 - EDITAL FACULDADE SÃO LUCAS EDITAL DO 5 PROCESSO SELETIVO 2016 DA FACULDADE SÃO LUCAS NO CURSO DE MEDICINA PARA PORTADORES DE DIPLOMA 1 SEMESTRE 2016 - EDITAL n o 5/2016 A Faculdade São Lucas FSL - torna público

Leia mais

FACULDADE DOM BOSCO CURITIBA / PARANÁ. PROCESSO SELETIVO EaD EDITAL Nº. 005/2017 SG

FACULDADE DOM BOSCO CURITIBA / PARANÁ. PROCESSO SELETIVO EaD EDITAL Nº. 005/2017 SG FACULDADE DOM BOSCO CURITIBA / PARANÁ PROCESSO SELETIVO EaD EDITAL Nº. 005/2017 SG A diretora da Faculdade Dom Bosco de Curitiba-PR, mantida por Dom Bosco Ensino Superior Ltda., considerando os termos

Leia mais

FACULDADE SÃO SEBASTIÃO EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018

FACULDADE SÃO SEBASTIÃO EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 FACULDADE SÃO SEBASTIÃO EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 A Faculdade São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo para ingresso no primeiro e

Leia mais

FACULDADE SÃO SEBASTIÃO. TERMO ADITIVO PROCESSO SELETIVO 2º/2017- Vagas Remanescentes

FACULDADE SÃO SEBASTIÃO. TERMO ADITIVO PROCESSO SELETIVO 2º/2017- Vagas Remanescentes FACULDADE SÃO SEBASTIÃO TERMO ADITIVO PROCESSO SELETIVO 2º/2017- Vagas Remanescentes 1 PROVA TRADICIONAL 1.1 Dos Períodos de Inscrição, Horários e Locais: O Processo Seletivo da Faculdade São Sebastião

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015. 2B EDITAL Nº 03

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015. 2B EDITAL Nº 03 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015. 2B EDITAL Nº 03 Recife,2015 Sumário Edital nº 03 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação A Devry João Pessoa, estabelecimento de ensino superior,

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016. 1B EDITAL Nº 05

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016. 1B EDITAL Nº 05 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016. 1B EDITAL Nº 05 João Pessoa, 2016 Sumário Edital nº 04 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação A Devry João Pessoa, estabelecimento de ensino

Leia mais

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início das aulas: 20/09/2014 Término das aulas: dezembro de 2015.

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início das aulas: 20/09/2014 Término das aulas: dezembro de 2015. EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 Os Diretores Executivo e Técnico do, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do, informam, por meio do presente Edital, que estão abertas as

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017

EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017 EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017 O diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2016 CSN VOLTA REDONDA

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2016 CSN VOLTA REDONDA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2016 CSN VOLTA REDONDA O presente edital destina-se ao preenchimento de 116 (cento e dezesseis) vagas para Jovens Aprendizes nos Cursos do Programa de Aprendizagem

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2017 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2017 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2017 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Faculdade São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016 EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016 O Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o que dispõem o artigo 44, inciso II, da

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Av. São Mateus, 1458 Araçá 29901-350 (27) 2103-7222. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES Av. São Mateus, 1458 Araçá 29901-350 (27) 2103-7222. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Linhares, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo orientações

Leia mais

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO O PRÓ-REITOR DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO. Campus Vila Maria

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO. Campus Vila Maria UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO EDITAL DE 25 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O Profº Eduardo Storopoli, Reitor da Universidade Nove de Julho UNINOVE, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM O Universitário Módulo, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001 DE 02 DE JANEIRO DE 2014.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001 DE 02 DE JANEIRO DE 2014. EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001 DE 02 DE JANEIRO DE 2014. atribuições; O PREFEITO MUNICIPAL DE FRAIBURGO, Estado de Santa Catarina, no uso de suas FAZ SABER: Encontram-se

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

Conselho Nacional de Educação e credenciada pela Portaria Nº 1825/MEC, de 15.08.2001 publicada no

Conselho Nacional de Educação e credenciada pela Portaria Nº 1825/MEC, de 15.08.2001 publicada no Aditivo ao Edital Nº. 11/2011 A Faculdade Farias Brito FFB, entidade de ensino superior aprovada pelo parecer Nº 1195/2001 do Conselho Nacional de Educação e credenciada pela Portaria Nº 1825/MEC, de 15.08.2001

Leia mais

EDITAL Nº 021 / 2015 PROCESSO SELETIVO 2016

EDITAL Nº 021 / 2015 PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 021 / 2015 PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI, na forma do que dispõe a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e de acordo com o que estabelece

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2018 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO, autorizada a funcionar

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013

EDITAL PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013 EDITAL PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE DE 2013 Walmeiry Simone da Silva, Diretora da Faculdade Peruíbe - FPbe, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 24 de janeiro de 2013 a 28 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA EDITAL Nº 01/2016 DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA - MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PERÍODO 2016/2

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PERÍODO 2016/2 EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PERÍODO 2016/2 A SOCIEDADE EDUCACIONAL SANTA RITA S.A., mantenedora da FACULDADE DA SERRA GAÚCHA FSG e da FACULDADE AMÉRICA LATINA FAL, através da Comissão de Processo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015 REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º O Instituto de Ensino Superior de Londrina INESUL sediado no município de Londrina/PR, a Av. Duque de Caxias, 1290, realizará

Leia mais

E D I T A L PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS - VESTIBULAR FACTUM 1.º SEMESTRE DE 2017

E D I T A L PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS - VESTIBULAR FACTUM 1.º SEMESTRE DE 2017 E D I T A L PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS - VESTIBULAR FACTUM 1.º SEMESTRE DE 2017 1. ABERTURA A Diretora de Ensino da Faculdade FACTUM, na forma do que dispõe o art. 44, Inciso II, da Lei de Diretrizes

Leia mais

INSTITUTO DOCTUM DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA LTDA

INSTITUTO DOCTUM DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA LTDA INSTITUTO DOCTUM DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA LTDA FACULDADE DE TEOLOGIA DE CARATINGA URIEL DE ALMEIDA LEITÃO Credenciado pela portaria nº 893 de 01/09/2015 - MEC EDITAL N.º 03/2016 PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 iiii INSTITUTO FEDERAL São Paulo Câmpus São josé dos Campos EDITAL N. 0 054 DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL PRODIR / POSGRAP N 02/2016 Programa de Pós-Graduação em Direito Aprovado em reunião do Colegiado, em 8 de maio de 2016 Disciplinas Especiais O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM O Universitário Módulo, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

EDITAL Nº 48/2011. Para inscrever-se nesse curso o candidato deve ter concluído o ensino médio até julho de 2011.

EDITAL Nº 48/2011. Para inscrever-se nesse curso o candidato deve ter concluído o ensino médio até julho de 2011. EDITAL Nº 48/2011 O Instituto Federal do Paraná - IFPR torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo para ingresso no curso Técnico Subsequente (pós-médio) em Aquicultura do Campus Foz

Leia mais

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 29/2016, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O CENTRO UNIVERSITÁRO UNIFAFIBE, tendo como Mantenedora a Associação

Leia mais

EDITAL N.º076/2014 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL N.º076/2014 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL N.º076/2014 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 Francisco de Lelis Maciel, Reitor do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 15 de setembro

Leia mais

Centro Av. Frei Pacífico Wagner, Caraguatatuba SP T F PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial

Centro Av. Frei Pacífico Wagner, Caraguatatuba SP T F PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA O Universitário Módulo, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

Edital. Processo Seletivo FACULDADE CEPEP

Edital. Processo Seletivo FACULDADE CEPEP Edital Processo Seletivo 2017.1 FACULDADE CEPEP Janeiro/2017 1. ABERTURA EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017.1 EDITAL N 01/2017 O Diretor Acadêmico da Faculdade CEPEP, no uso de suas atribuições e com base no

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS EDITAL Nº 001/2015 UEG/Câmpus Jussara de 30 de Novembro de 2015. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E

Leia mais

Processo Seletivo Para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva do Hospital SOCOR 2016: Edital/ Manual do Candidato:

Processo Seletivo Para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva do Hospital SOCOR 2016: Edital/ Manual do Candidato: Processo Seletivo Para o Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva do Hospital SOCOR 2016: Edital/ Manual do Candidato: 1 - APRESENTAÇÃO O Hospital SOCOR é uma instituição privada de saúde fundada em 1968.

Leia mais

EDITAL UFU/DRII /18/2011 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A)

EDITAL UFU/DRII /18/2011 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA D I R E T O R I A D E R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S E I N T E R I N S T I T U C I O N A I S Av. João Naves de Ávila, 22 CEP 38.408-00 Uberlândia-MG Campus

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 24, DE 16 DE ABRIL DE PROCESSO SELETIVO INVERNO 2012

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 24, DE 16 DE ABRIL DE PROCESSO SELETIVO INVERNO 2012 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 24, DE 16 DE ABRIL DE 2012. PROCESSO SELETIVO INVERNO 2012 A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing (ESIC), por sua Comissão de Processo

Leia mais

Centro Av. Frei Pacífico Wagner, Caraguatatuba SP T F PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial

Centro Av. Frei Pacífico Wagner, Caraguatatuba SP T F PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA O Universitário Módulo, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Edital 02/2016 Processo Seletivo 2016.2 O Diretor da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) Unidade Salvador, no uso de suas atribuições e demais disposições legais,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2017 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2017 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2017 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Faculdade de São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno EDITAL Nº. 2/2014 Abre inscrições ao vestibular para ingresso nos Cursos Superiores de, a serem oferecidos pela Faculdade de Pedro Rogério Garcia Fattep, no segundo semestre de 2014.. A Diretora da Faculdade

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO VAGAS COMPLEMENTARES CURSO TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA 1º SEMESTRE / 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO VAGAS COMPLEMENTARES CURSO TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA 1º SEMESTRE / 2017 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO VAGAS COMPLEMENTARES CURSO TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA 1º SEMESTRE / 2017 O Diretor da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange torna público o presente Edital,

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 A Faculdade São Paulo (FSP), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 23, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013 PROCESSO SELETIVO 2013/1 PARA INGRESSO DE ALUNOS NO IF FARROUPILHA

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 23, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013 PROCESSO SELETIVO 2013/1 PARA INGRESSO DE ALUNOS NO IF FARROUPILHA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REITORIA Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi - 97110-767 Santa

Leia mais

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO Edital SJC N. 033/2017 de 27 de abril de 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2017 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA O Universitário Módulo, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV LAW PROGRAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º semestre / 2014 O FGV Law Program da Escola de Direito

Leia mais

SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO

SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Complementar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO. TERMO ADITIVO PROCESSO SELETIVO 2º/2017- Vagas Remanescentes

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO. TERMO ADITIVO PROCESSO SELETIVO 2º/2017- Vagas Remanescentes CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO TERMO ADITIVO PROCESSO SELETIVO 2º/2017- Vagas Remanescentes 1 PROVA TRADICIONAL 1.1 Dos Períodos de Inscrição, Horários e Locais: O Processo Seletivo do Universitário Módulo

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 1. DO OBJETIVO O processo seletivo será destinado ao preenchimento

Leia mais

EDITAL N o 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ANO LETIVO 2016

EDITAL N o 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ANO LETIVO 2016 EDITAL N o 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ANO LETIVO 2016 O Diretor da Faculdade de Medicina do ABC, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 006/17 PROCESSO SELETIVO 17/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições regimentais e em

Leia mais

EDITAL Nº 10, de 09 de Outubro de PROCESSO SELETIVO 2016/1 1º SEMESTRE

EDITAL Nº 10, de 09 de Outubro de PROCESSO SELETIVO 2016/1 1º SEMESTRE EDITAL Nº 10, de 09 de Outubro de 2015. PROCESSO SELETIVO 2016/1 1º SEMESTRE O Diretor Geral da FEICS Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão, no uso de suas atribuições, nos termos do Regimento

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017 EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1º semestre de 2017 O Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito de Contagem - FDCON, Prof. Dr. Luiz Moreira Gomes Junior, no uso de suas atribuições, considerando o disposto

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE MATRÍCULA DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE EDITAL Nº 19/2013 IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE MATRÍCULA DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE EDITAL Nº 19/2013 IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE MATRÍCULA DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE 2014 - EDITAL Nº 19/2013 IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA, SUBSEQUENTE

Leia mais

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM EAD 2017.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 3 4 Do Resultado... 4 5. Das Vagas... 4 6. Da Matrícula... 4 7. Do Regime Escolar e

Leia mais

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 026/2016 PROCESSO SELETIVO DETRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna:

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna: O Campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em conformidade com a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais