Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox"

Transcrição

1 Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento e partilha de dados ("nuvem" em português "cloud" em inglês) são dos mais populares e úteis. Este serviço permite guardar ficheiros online e aceder-lhes a partir de qualquer lugar e de qualquer computador, desde que este esteja ligado à Internet. Também permite o acesso a aplicações gratuitas da Web que possibilitam a criação de documentos de diferentes tipos. Com este módulo aprenderá a aceder e a partilhar conteúdos via estes serviços que habitualmente fornecem uma dada quantidade de espaço de forma gratuita. Caso precise de armazenar documentação com dimensões superiores ao habitual, o serviço passará a ser sujeito a pagamento. Neste tutorial vamos dar-lhe a conhecer dois destes sistemas de armazenamento: o Google Drive e o Dropbox. Os pontos abordados neste módulo serão os seguintes: Como aceder ao Google Drive; Conhecer o ambiente do Google Drive; Como criar um documento novo no Google Drive; Como carregar e sincronizar documentos no Google Drive;

2 Como apagar um arquivo no Google Drive; Como trabalhar colaborativamente num ficheiro partilhado no Google Drive; Outro sistema de armazenamento de dados: o Dropbox; Como criar uma conta no Dropbox; Como colocar pastas e ficheiros no Dropbox e partilhá-los com outras pessoas. Como aceder ao Google Drive Para aceder ao Google Drive é preciso ter uma conta ou um perfil Google. Se tiver um endereço de correio eletrónico Gmail, tem automaticamente uma conta Google. Caso ainda não tenha, deverá criar uma - veja como no tutorial "Como criar uma conta de - Gmail". Quando se cria uma conta de correio eletrónico no Gmail está-se a criar também um perfil Google, o que lhe permite aceder às diferentes funcionalidades do Google+. Tendo o seu perfil ou conta já criado, pode aceder ao Google Drive de uma de duas maneiras possíveis: - ou escrevendo o endereço no seu navegador web, carregando de seguida na tecla Enter ( ) - ou a partir de qualquer página do Google (como o Gmail ou a pesquisa do Google), acedendo às opções dos serviços Google, onde deverá clicar sobre o ícone que tem uma grade e, de entre as opções que surgem escolher Drive (figura 1). Seria possível esta imagem (e as outras do Google Drive...) em português??

3 Figura 1 - Acesso ao Google Drive a partir de uma página Google Conhecer o ambiente do Google Drive É importante conhecer o ambiente do Google Drive para saber visualizar, gerir e organizar os arquivos que carregar para este espaço. A página de entrada do Google Drive onde já existem documentos diversos tem o aspeto que pode ver na figura 2. Ao centro, encontra a lista das pastas e dos documentos que carregou para o Google Drive (destaque 1 da figura 2). A barra lateral à esquerda apresenta os seguintes botões: - Novo - Clica neste botão para criar um novo documento (seja ele texto, folha de cálculo, apresentação ou outro). Este botão também é usado para criar novas pastas e para carregar para o Google Drive arguivos já existentes no seu computador. - diferentes pastas de arquivos que servem para organizar os documentos existentes no Google Drive. Quando seleciona uma pasta, a janela central do Google Drive apresentará a lista dos documentos que integram a pasta selecionada. - diferentes tipos de visualização. Por defeito, o painel central do Google Drive mostra-lhe todos os arquivos, por páginas. Mas pode optar por ver só os arquivos que outros partilharam consigo (Incoming), os mais recentes, ou os assinalados com estrela. - o caixote do lixo - para onde são deslocados os ficheiros que eliminar.

4 Figura 2 - Página inicial do Google Drive, onde se encontram os documentos carregados (destaque 1), a barra lateral esquerda (destaque 2) e a barra de pesquisa (destaque 3) Também se encontra na página inicial uma barra de pesquisa permite procurar arquivos específicos mediante a indicação de uma ou mais palavras que ocorram no arquivo que pretenda encontrar (termos de pesquisa) - destaque 3 da figura 1. Depois de escrever estas palavras, carrega na tecla enter ( ) e o Google Drive apresentará os arquivos onde ocorrem os termos que colocou na barra de pesquisa. Note que enquanto estiver a escrever na barra de pesquisa, o Google Drive pode apresentar sugestões de pesquisa mais afinadas e mesmo ficheiros em cujo título o termo de pesquisa ocorra. Caso alguma destas sugestões vá ao encontro do que pretende, basta que desloque o cursor até à opção pretendida e faça aí um clique com o botão esquerdo o rato.

5 Figura 2 - Inserção de um termo de pesquisa na barra de pesquisa do Google Drive e sugestões alternativas de pesquisa Como criar um documento novo no Google Drive O Google Drive dá-lhe acesso a um conjunto de ferramentas que lhe permitem criar e editar documentos de cinco tipos: Textos: para compor cartas, folhetos ou qualquer outro tipo de texto (semelhante ao Microsoft Word) Folhas de cálculo: para criar tabelas e realizar cálculos com os dados introduzidos (semelhante ao Microsoft Excel) Apresentações: para compor sequências de slides (semelhante ao Microsoft PowerPoint)

6 Formulários: para coligir e organizar dados (será semelhante ao Microsoft Access??) Desenhos: para criar gráficos ou diagramas (semelhante a????) O processo de criação de novos ficheiros é sempre idêntico para qualquer tipo de arquivo. Na página de entrada do Google Drive deve fazer um clique sobre o botão Novo e a seguir, de entre as opções apresentadas, escolher o tipo de documento que pretende criar (texto, folha de cálculo, ou outro) - ver figura 3. Figura 3 - Criação de um novo ficheiro (no caso, um documento de texto) O novo documento aparecerá num separador novo, como pode ver na figura 4.

7 Figura 4 - Novo documento (no caso, um documento de texto) Deve começar por dar um nome ao novo documento. Para tal deve dirigir o cursor para a caixa Renomear e fazer aí um clique para fixar o cursor. Em seguida, deve escrever o nome do arquivo e por fim deslocar o cursor do rato até ao OK e clicar - Ver figura 5.

8 Figura 5 - Dar um nome ao documento Estando o documento nomeado, pode aceder a esse documento a qualquer momento a partir da página de entrada do Google drive, mediante a aplicação de um duplo clique sobre o respetivo nome - ver figura 6.

9 Figura 6 - Página de entrada do Google drive onde já consta o documento recém-gravado Note que no Google Drive não existe o botão Salvar. Isto acontece porque o Google drive grava automaticamente os ficheiros quando estes são criados e sempre que são editados (isto é, abertos e modificados). Como carregar e sincronizar documentos no Google Drive Para além dos documentos criados no Google Drive, pode ainda carregar (upload em inglês) para este espaço documentos elaborados em programas como o Microsoft Word ou Excel ou outros, compatíveis com estes programas e editá-los no Google Drive. Pode carregar documentos e mesmo pastas de documentos. Tanto pode carregar arquivos editáveis (como documentos do Microsoft Office e outros semelhantes), como arquivos que não pode editar (como músicas, vídeos e arquivos compactados). Para carregar um arquivo, deve proceder do mesmo modo que como quer criar um ficheiro novo. Na página de entrada do Google Drive deve fazer um clique sobre o botão Novo e a seguir, escolhe Carregar ficheiro (ou carregar pasta, se for esse o caso) - ver figura 7.

10 Figura 6 - Opção carregar ficheiros e pastas Seguidamente deve localizar no seu computador o documento ou a pasta que deseja carregar, selecioná-lo com um clique e depois clicar em Abrir - ver figura 7. O ficheiro escolhido será automaticamente enviado para o seu Google Drive.

11 Figura 7 - Seleção do ficheiro que pretende carregar Se o seu navegador de Internet e o seu sistema operativo o permitirem, poderá também carregar ficheiros ou arquivos simplesmente clicando sobre o documento que quer carregar e arrastando-o para a janela central da página de entrada do Google Drive - ver figura 8.

12 Figura 7 - Carregar um ficheiro arrastando-o para o Google Drive Uma vez carregado um arquivo, poderá aceder-lhe em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, desde que este esteja ligado à Internet. Além disso, como os arquivos no Google Drive são sincronizados, verá sempre a versão mais recente do seu documento. Como apagar um arquivo no Google Drive Pode também apagar arquivos no Google Drive. Poderá fazê-lo selecionando o arquivo que pretende eliminar, clicando em seguida no botão Lixo ou Reciclagem (Trash em inglês), cujo ícone se encontra na barra lateral esquerda - ver figura 8.

13 Figura 7 - Opção: eliminar ficheiro

14 Para eliminar definitivamente o(s) ficheiro(s) que enviou deverá "despejar o lixo". Para tal, deverá selecionar o ícone lixo ou reciclagem e seguidamente clicar no mesmo ícone no topo do ecrã central e escolher a opção "despejar o lixo" ("empty trash" em inglês) - ver figura 8. Figura 8 - Opção esvaziar o lixo Como partilhar um ficheiro no Google Drive

15 O Google Drive permite partilhar arquivos. Este procedimento permite que outros vejam e, caso assim o permita, possam mesmo editar o arquivo que for partilhado. Quando se partilha um arquivo com um grupo limitado de pessoas, essas pessoas têm de ter uma conta Google para ver ou editar o arquivo. Quando se partilha um documento com um grupo maior ou quando se torna o ficheiro público, as outras pessoas não precisam de ter uma conta do Google para aceder ao arquivo. Para partilhar um arquivo com um grupo limitado de pessoas tem de começar por localizar e selecionar o arquivo que pretende partilhar. Em seguida deverá clicar no botão Partilhar (ver figura 9) Figura 9 - Botão da opção Partilhar

16 Verá aparecer uma caixa de diálogo. Na caixa Pessoas deverá escrever os endereços eletrónicos das pessoas com quem pretende partilhar o arquivo. Querendo, pode ainda escrever uma mensagem que será enviada às pessoas com quem vai partilhar o arquivo. Na opção à direita deste campo, pode escolher o que vai permitir que as outras pessoas façam: só ver ou também editar (ver figura 10). Figura 10 - Ecrã onde se determina com quem partilhar o ficheiro, a mensagem que pode acompanhar a partilha e o que essas pessoas podem fazer com o ficheiro (editar ou só ver) Finalmente, clique no botão Enviar. O seu arquivo é partilhado nesse momento. Como trabalhar colaborativamente num ficheiro partilhado no Google Drive

17 O Google Drive além de permitir partilhar arquivos, permite ainda que várias pessoas possam editar o mesmo arquivo e trabalhar colaborativamente em tempo real. Para tal terá de, no momento de partilhar o documento, permitir que as pessoas com quem faz a partilha possam editar e alterar o arquivo partilhado (ver figura 10). O Google Drive permite ainda ver quem fez que alterações ao documento. Para qualquer dúvida que tenha, pode sempre consultar o centro de ajuda Google+ disponível em:

18 Outro sistema de armazenamento de dados: o Dropbox O Dropbox é um serviço de armazenamento de ficheiros que funciona na nuvem cloud, tal como o Google drive, e que também permite a sua partilha com várias pessoas. Como criar uma conta no Dropbox Para criar uma conta no Dropbox deve começar por entrar no site escrevendo este endereço na barra de pesquisa do seu servidor de Internet (ver figura 11). Figura 11 - Ecrã de entrada no Dropbox

19 Se for a primeira vez que visita esta página, é possível que ela esteja em inglês. Poderá alterar a língua de comunicação indo até ao final da página de entrada e clicando no botão que se encontra no canto inferior direito da página e que diz English, escolhendo aí a opção de língua que pretender (ver figura 12). Figura 12 - Opções para a escolha do idioma A seguir surgirá uma página onde encontrará o botão Registe-se. Clique nesse botão e aparecerá uma caixa de diálogo cujos campos de texto deverá preencher com os seus dados: nome, apelido, endereço de e palavra passe. Atenção: deverá memorizar a palavra passe pois esta ser-lhe-á solicitada sempre que quiser entrar na sua conta do Dropbox. Por fim, deverá colocar um visto na caixa que tem escrito ao lado Concordo com os Termos do Dropbox. Caso queira ler os Termos do Dropbox, poderá aceder-lhes clicando sobre "Termos do Dropbox". Depois de ter preenchido os vários campos e de ter concordado com os termos do Dropbox, carregue no botão Registe-se para finalizar o seu registo (ver figura 13).

20 Figura 13 - Ecrã de registo no Dropbox Seguidamente surgirá no ecrã uma página onde deverá escolher uma versão do Dropbox. É aconselhável optar pelo pacote Dropbox Básico, que é gratuito. Para tal, clique no botão Continuar, que se encontra por baixo desta opção (ver figura 14).

21 Figura 14 - Opções do Dropbox Feita esta escolha, aparecerá no seu computador a indicação de que o Dropbox está a ser instalado no seu computador. Terminada esta fase, surgirá no ecrã uma caixa idêntica à que se encontra na figura 15. Deverá clicar no botão Executar. Figura 14 - Opção Executar o Dropbox

22 Note que a instalação do Dropbox no seu computador poderá demorar alguns minutos. Saberá que a instalação foi bem sucedida quando lhe surgir no ecrã uma janela onde está escrito "Parabéns! Seu Dropbox foi instalado com sucesso" (ver figura 15). Figura 15 - Ecrã que confirma que o Dropbox foi instalado com sucesso no seu computador Uma vez instalado o Dropbox no seu computador, aparecerá um ícone de atalho para este programa no ambiente de trabalho do seu computador. Poderá entrar no programa sempre que quiser, clicando sobre este ícone. Quando estiver a usar outro computador, também pode aceder ao Dropbox, escrevendo o endereço do programa ( ) na barra de pesquisa da Internet e seguidamente registando-se com o seu nome de utilizador palavra passe (que escolheu quando se registou no Dropbox). Como colocar pastas e ficheiros no Dropbox e partilhá-los com outras pessoas Quando entrar no programa, comece por clicar no botão Abrir minha pasta do Dropbox. Abrir-se-á uma página de boas vindas onde encontrará um botão com o qual poderá aceder ao Guia do Dropbox (figura 16), um ficheiro chamado Introdução.pdf.

23 Figura 16 - Página de início do Dropbox e acesso ao respetivo Guia Neste ficheiro encontrará instruções precisas sobre como usar o Dropbox. Pode ser útil sempre que tenha dúvidas sobre como usar este programa (ver figura 17).

24 Figura 17 - Guia de Iniciação ao Dropbox Poderá colocar arquivos no Dropbox arrastando-os simplesmente para a pasta do Dropbox. Poderá colocar no Dropbox documentos de qualquer tipo (fotografias, textos, gráficos, bases de dados). Pode ainda criar diferentes pastas no Dropbox por forma a organizar os seus arquivos. Note que alguns arquivos mais pesados podem demorar algum tempo para serem carregados. Saberá que o processo de carregamento ainda não terminou sempre que o arquivo apresente um pequeno sinal azul no canto inferior esquerdo. Quando esse sinal passar a verde, então a transferência está concluída (destaque da figura 17). inserir imagem Figura 17 - Ficheiro transferido para o Dropbox (destaque para o sinal que indica que a transferência foi concluída)

25 Os arquivos colocados no dropbox são automaticamente sincronizados com o Dropbox e com o seu computador. Os seus arquivos permanecem no seu computador e pode trabalhar neles offline. O Dropbox sincronizará automaticamente todas as alterações realizadas assim que o seu computador estiver ligado à Internet. Sempre que entrar no Dropbox verá aí todas as pastas e documentos que carregou para o Dropbox. Estas pastas e documentos poderão ser partilhados com outras pessoas. Para tal só precisa de conhecer o endereço de correio eletrónico dessas pessoas. Para partilhar um documento ou pasta, deverá começar por selecionar o que deseja partilhar. Para tal, deverá deslocar o ponteiro do rato até esse ficheiro ou pasta e clicar. A partilha pode dar-se de uma de duas formas (de acordo com as duas opções que se encontram no destaque da figura 18): poderá limitar-se a partilhar uma ligação ao documento (link) - e nesse caso as pessoas com quem partilhar o ficheiro só o poderão visualizar -, ou poderá convidar as pessoas para colaborar. Neste último caso, as pessoas que convidar poderão editar os documentos e alterá-los. Note que as alterações que forem realizadas aos documentos partilhadas serão automaticamente sincronizadas pelo Dropbox e, consequentemente, serão visíveis por todas as pessoas que partilham o documento.

26 Figura 18 - Opções de partilha Qualquer que seja a opção de partilha que escolha (visualizar ou editar), verá sempre surgir um campo (designado "Enviar este link para" ou "partilhar com / convidar??") onde terá de introduzir as direções de correio eletrónico das pessoas com quem vai realizar a partilha (destaque 1 da figura 19). Querendo, pode ainda introduzir no campo seguinte uma mensagem que será enviada às pessoas com quem realizar a partilha (opcional). Figura 19 - Ecrã de partilha de documento (neste caso um link) do Dropbox onde se encontra a caixa onde são introduzidas as direções de correio eletrónico das pessoas com quem deseja realizar a partilha (destaque 1) e o botão "Enviar" (destaque 2). - será possível colocar uma imagem onde sejam destacados os itens referidos no texto??

27 Uma vez inseridas as direções de correio eletrónico de todas as pessoas com quem deseja efetuar a partilha, deve clicar no botão Enviar para que a partilha se realize. Não esqueça que pode ainda tirar eventuais dúvidas que surjam na Central de Ajuda do Dropbox:

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 5 GB de

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

3 Cabeçalho/ logótipo 4 Menu principal 5 Autenticação

3 Cabeçalho/ logótipo 4 Menu principal 5 Autenticação Escolas de Primeiro Ciclo no site do Agrupamento Iniciar com o endereço www.aecarvalhos.pt 1 1 Clicar em ESCOLAS DO AGRUPAMENTO (lado direito do site). 2 2 Apontar para EB1/JI e clicar na escola respetiva.

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

... 3... 3... 3... 4... 5... 8... 8... 10... 11... 12... 14... 16... 17... 19... 19... 20 2 O PowerPoint 2019 é um do programa para produção de apresentações incluído no conjunto de programas do Microsoft

Leia mais

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools TUTORIAIS CienTIC8 Construir um mapa de conceitos com o CmapTools O CmapTools é uma poderosa ferramenta gratuita de apoio à construção de mapas de conceitos. Foi desenvolvida pelo Institute of Human Machine

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Tutorial de apoio ao estudante

Tutorial de apoio ao estudante Sumário: No final da leitura deste tutorial o estudante será capaz de utilizar algumas das funcionalidades básicas da plataforma elearning.ul.pt: 1 - Como editar o perfil 2 Como participar/publicar num

Leia mais

Manual do Utilizador Gestor

Manual do Utilizador Gestor Manual do Utilizador Gestor 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 3 20 Escola Digital Visão Geral... 3 2. Autenticação... 5 3. Mural... 6 3.1. Partilhar um comentário... 6 3.2. Comentar um comentário... 6

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Manual área de Membros

Manual área de Membros Manual área de Membros do Fórum Nacional Álcool e Saúde O presente Manual explica e ilustra a forma de aceder e atuar na área reservada aos Membros do Fórum Álcool e Saúde. Para que não se torne demasiado

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Freamunde (Código ) Praceta da Escola Secundária, FREAMUNDE TUTORIAL KAHOOT!

Agrupamento de Escolas de Freamunde (Código ) Praceta da Escola Secundária, FREAMUNDE TUTORIAL KAHOOT! TUTORIAL KAHOOT! O QUE É O KAHOOT! O Kahoot! é uma plataforma de aprendizagem online que se baseia num sistema de perguntas e respostas em sala de aula. Este sistema está disponível online de modo gratuito

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GOOGLE TRANSLATOR TOOLKIT

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GOOGLE TRANSLATOR TOOLKIT GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GOOGLE TRANSLATOR TOOLKIT Apresenta-se o GIR para o Google Translator Toolkit com o intuito de auxiliar o tradutor na sua tarefa de tradução. Índice: 1. O que é? 2. Que tipo de

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

5 Dicas para manter o seu Outlook organizado

5 Dicas para manter o seu Outlook organizado 5 Dicas para manter o seu Outlook organizado Date : 9 de Outubro de 2014 Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM O Microsoft Outlook é utilizado por uma legião de pessoas em todo o mundo, sendo esta uma ferramenta

Leia mais

Página Inicial do Moodle

Página Inicial do Moodle Moodle: Formando 1 Índice Página Inicial do Moodle... 3 Navegar no Moodle... 4 Editar Perfil... 5 a 7 Participar no Fórum... 8 a 9 Entrega de Trabalhos... 10 a 11 Enviar Mensagens aos Participantes...

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005 Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.3 Introdução do seu login e password

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Março de 2010 Índice 1. Aceder à aplicação... 3 2. Alterar Palavra passe... 3 3. Reportar/Consultar Anomalias... 4 3.1 Reportar anomalia... 4 3.2 Consultar anomalia... 8 4. Propor/consultar

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Neste guião vamos aprender a trabalhar com as funcionalidades básicas do e-mail. O e-mail serve para enviar, receber, reencaminhar mensagens com ou sem anexos (imagens, vídeos, músicas). Vamos fazer o

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Utilizar o Office 365 no iphone ou ipad

Utilizar o Office 365 no iphone ou ipad Utilizar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber correio da sua conta Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

OpenTouch Conversation One

OpenTouch Conversation One OpenTouch Conversation One Manual de utilizador R2.2 8AL90647PTABed02 1625 1. OpenTouch Conversation One... 3 2. Instalação... 3 3. Iniciar o OpenTouch Conversation... 3 3.1 Terminar sessão... 3 4. Página

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO Outlook 2013 / 2016 & definições genéricas Criado/ Revisto Por: Revisto em: Contacto: DI-IPS Março 2017 Apoio.informatico@ips.pt Fevereiro 2018 ÍNDICE Índice...

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Índice. LeYa Multimédia

Índice. LeYa Multimédia Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 3 2. Registo no 20 Aula Digital... 4 3. Autenticação... 5 3.1. Editar os dados de perfil... 5 3.2. Ativar código... 5 4. Página de entrada... 6 4.1. Pesquisar um

Leia mais

Serviço de pesquisa b-on EBSCO

Serviço de pesquisa b-on EBSCO Serviço de pesquisa b-on EBSCO Agenda Acesso ao Serviço Pesquisa básica Pesquisa avançada Filtros Resultados de pesquisa Pastas pessoais Agenda Acesso ao Serviço Pesquisa básica Pesquisa avançada Filtros

Leia mais

SERVIÇOS INFOLIVE M a n u a l d o C o r r e i o E l e t r ó n i c o n a P l a t a f o r m a L i v e

SERVIÇOS INFOLIVE  M a n u a l d o C o r r e i o E l e t r ó n i c o n a P l a t a f o r m a L i v e SERVIÇOS INFOLIVE EMAIL M a n u a l d o C o r r e i o E l e t r ó n i c o n a P l a t a f o r m a L i v e Conteúdos Início de sessão... Seleção das aplicações Office 65... 4 Ecrã principal Caixa de entrada...

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Bubblesnaps M

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Manual do Fénix. Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0)

Manual do Fénix. Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0) Manual do Fénix Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0) Este manual tem como objectivo auxiliar a tarefa de gestão de versões da ficha de unidade

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Microsoft Office 2010

Microsoft Office 2010 Microsoft Office 2010 Passo-a-passo para Professores Criar um documento OneNote O OneNote é o programa do Microsoft Office que que permite ao professor criar um espaço colaborativo organizado. Imagine-o

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Pixie M a n u

Leia mais

Guia rápido de iniciação ao SAPO Campus

Guia rápido de iniciação ao SAPO Campus Guia rápido de iniciação ao SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição ou Projeto através da criação de

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius 1 Índice Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows XP?... 3 Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows Vista ou

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Microsoft Office

Microsoft Office 2018 Índice Como instalar a aplicação... 2 Como gerir instalações... 9 1 Como instalar a aplicação Para poder instalar o Microsoft Office 365 @UP, deverá: 1. Saber qual o seu Login para utilização deste

Leia mais

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Tutorial Padlet O Padlet é uma aplicação da Internet que permite criar projetos e desenvolver atividades colaborativas. Funciona como uma folha de

Leia mais

Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. Lagoa 2015

Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. Lagoa 2015 Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Lagoa 2015 Índice Índice... 2 Instalação... 3 Introdução... 5 Painel de Seleção... 7 Administração... 9 Utilizadores... 10 Turmas... 11

Leia mais

Intranet. Manual de utilizador. BF consultores. um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti. em vez de tu trabalhares para ele

Intranet. Manual de utilizador. BF consultores. um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti. em vez de tu trabalhares para ele Intranet BF consultores Manual de utilizador Versão 2.0 16/05/2016 um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti em vez de tu trabalhares para ele Índice Aceder à Intranet... 4 UTILIZADORES...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE Janeiro 2018 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE, I.P.... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 Fórum notícias... 7 Fórum

Leia mais

Folha de cálculo Microsoft Excel

Folha de cálculo Microsoft Excel TIC Excel Folha de cálculo Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa que faz parte do conjunto de aplicações que constituem o Microsoft Office. Para além de ser uma excelente ferramenta para a realização

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE Janeiro 2019 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 3. Enviar mensagem particular

Leia mais

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online Candidatura online Para iniciar o processo de candidatura, o candidato deverá aceder a http://netpa.fmh.utl.pt/cssnet/page 1.º Passo Escolher o regime pretendido 2.º Passo Criar o registo de utilizador

Leia mais

Sistema De Gerenciamento Web UFFS

Sistema De Gerenciamento Web UFFS Sistema De Gerenciamento Web UFFS Acesso ao Sistema Link para acesso O acesso ao SGW UFFS é feito através de um link, que por segurança, poderá não ser permanente. Este mesmo link será modificado com uma

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Bomgar Connect Consola de Apoio Técnico do Android 2.2.6

Bomgar Connect Consola de Apoio Técnico do Android 2.2.6 Bomgar Connect Consola de Apoio Técnico do Android 2.2.6 TC: 8/18/2016 Índice Consola de Apoio Técnico Connect para Android 3 Instalar a Consola de Apoio Técnico em Android Connect 4 Iniciar Sessão na

Leia mais

Editar Teste Inserir uma Sondagem Inserir um Glossário Criação Simples de Grupo Criação Automática de Grupos e

Editar Teste Inserir uma Sondagem Inserir um Glossário Criação Simples de Grupo Criação Automática de Grupos e Moodle: Formador 1 Índice Página Inicial do Moodle... 4 Navegar no Moodle... 5 Editar Perfil... 6 Participar no Fórum... 9 Participar numa Chamada Hangouts... 11 Funcionalidades Hangouts: Chat... 14 Funcionalidades

Leia mais

Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015

Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015 Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015 Plataformas disponíveis para os Alunos e Encarregados de Educação Portal E-Schooling Portal SIGE SIGE Mobile Portal E-Schooling Portal que permite a todos

Leia mais

Backup de Dados. Backup em Pasta de Rede. Backup no Microsoft OneDrive. Backup no Google Drive

Backup de Dados. Backup em Pasta de Rede. Backup no Microsoft OneDrive. Backup no Google Drive Backup de Dados Backup em Pasta de Rede Backup no Microsoft OneDrive Backup no Google Drive Backup em Pasta de Rede No ano passado tivemos uma mudança bem vinda para a Infraestrutura de TI e Segurança

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

SharePoint Online. Procurar Encontre Sites, Pessoas ou Ficheiros. Crie um site ou uma notícia

SharePoint Online. Procurar Encontre Sites, Pessoas ou Ficheiros. Crie um site ou uma notícia Guia de Introdução Seja mais produtivo onde quer que esteja com acesso, partilha e armazenamento seguros de ficheiros. Inicie sessão na sua subscrição do Office 365 e selecione o SharePoint a partir do

Leia mais

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBRICK, S.A. 23 de Outubro de 2015 IPBRICK, S.A. IPBrick 1 CAFE v1.6 - Manual de utilização Conteúdo 1 Introdução 4 1.1 Funcionalidades..............................

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Manual do Usuário Webmail SoftSul

Manual do Usuário Webmail SoftSul Manual do Usuário Webmail SoftSul 2 Índice Interface Geral do Webmail 03 Caixa de entrada 04 Opções de apresentação e filtro 05 Os e-mails nos seus estados 06 Marcar um e-mail 07 Acesso a Configurações

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Correio Eletrónico Criar e configurar Este documento vai auxiliar-te a criar e a configurar a tua conta de correio eletrónico. O correio eletrónico ou Email é um

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Rede HortiNET Guia de Utilização

Rede HortiNET Guia de Utilização Rede HortiNET Guia de Utilização www.hortinet.info 1 Página Inicial www.hortinet.info 2 Iniciar sessão www.hortinet.info Poderá iniciar sessão de duas formas Através da criação de uma conta de (1) registo

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Criar tabelas Considerações importantes: Os nomes das tabelas deverão ter por base as entidades que representam.

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Neste guião vamos aprender a trabalhar com as funcionalidades básicas do e-mail. O e-mail serve para enviar, receber, reencaminhar mensagens com ou sem anexos (imagens, vídeos, músicas). Vamos fazer o

Leia mais

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem.

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Guia de Introdução O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Adicione

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Plataforma Office 365. Gestão de alertas para correio eletrónico

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Plataforma Office 365. Gestão de alertas para correio eletrónico SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Gestão de alertas para correio eletrónico Conteúdo Gestão de alertas para correio eletrónico... 2 Criar um novo alerta... 2 Modificar as opções de um

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas. MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL

Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas. MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL 301015 1 Índice I. A utilidade das ferramentas de gestão de referências bibliográfica II.

Leia mais

B2B Grupo Soledad MANUAL DE UTILIZAÇÃO

B2B Grupo Soledad MANUAL DE UTILIZAÇÃO B2B Grupo Soledad MANUAL DE UTILIZAÇÃO Como aceder ao B2B? Acceso: Para aceder à plataforma B2B deve introduzir os seus acessos através da área de clientes da web http://gruposoledad.com Não é compatível

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes CAMPUS VIRTUAL Manual de utilização Docentes CTM JANEIRO 2015 1. Objetivo do Documento 02 2. Acesso ao Campus Virtual 02 Acesso através do site ISCIA - iscia.edu.pt Acesso direto campus.iscia.edu.pt 3.

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Área de trabalho Sistema Operativo em Ambiente Gráfico A interação com o utilizador surge sob a forma de uma interface gráfica. O ambiente de trabalho do Windows 7 é uma área de trabalho no ecrã onde aparecem janelas,

Leia mais

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE CSSNET CANDIDATURAS ONLINE f d. c a n d i d a t u r a s. u l i s b o a. p t Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.candidaturas.ulisboa.pt (Portal

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ GIAE Online MANUAL ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Pág. 1 de 17 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 SOBRE O MANUAL... 4 Nomenclaturas... 4 Versão... 4 ACESSO... 4 MENU... 5 1- Inicio...

Leia mais

ERP PRIMAVERA STARTER V9.15

ERP PRIMAVERA STARTER V9.15 Manual de Instalação e Inicialização ERP PRIMAVERA STARTER V9.15 Versão 1.0 Setembro de 2015 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Métodos de Instalação... 4 Instalação através do Setup Único... 4 Pré-requisitos

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Tecnologias da informação e comunicação

Tecnologias da informação e comunicação TIC Excel Tecnologias da informação e comunicação Módulo n.º 1 (32 horas) Folha de cálculo MS Excel Módulo n.º 2 (32 horas) Gestão de bases de dados MS Access Módulo n.º 3 (36 horas) Páginas web Avaliação

Leia mais

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6 Instalar a impressão centralizada da Konica Minolta em PC s fora do domínio Cliente YSoft SafeQ em qualquer versão e arquitetura de Windows (7 ou superior) PARTE I Instalação do Cliente YSoft 1 Transferir

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL NEARPOD É um programa que permite o uso sincronizado de dispositivos móveis na sala de aula, combinando apresentações,

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

1. Ligar o LogBook e esperar por sinal de GPS (Coordenadas e hora) para ver a hora dada por este.

1. Ligar o LogBook e esperar por sinal de GPS (Coordenadas e hora) para ver a hora dada por este. Preparação: 1. Ligar o LogBook e esperar por sinal de GPS (Coordenadas e hora) para ver a hora dada por este. 2. Acertar a hora do PC, podendo usar a hora do GPS (mais uma hora se horário de verão) ou

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.academicos.ulisboa.pt/cssnetfd (Portal de candidaturas on line) Browsers recomendados: Microsoft

Leia mais

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Tutorial Padlet O Padlet é uma aplicação da Internet que permite criar projetos e desenvolver atividades colaborativas. Funciona como uma folha de

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.5 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 4 2.1. Restaurar palavra-passe... 4 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais