c) atender aos dispositivos da Portaria nº 828, de 14 de dezembro de 2011, da Secretaria do Tesouro Nacional; e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "c) atender aos dispositivos da Portaria nº 828, de 14 de dezembro de 2011, da Secretaria do Tesouro Nacional; e"

Transcrição

1 DECRETO N. 16/2013 Institui o cronograma execução das atividas a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual Contabilida Aplicada ao Setor Público MCASP 1. Consirando a necessida : a) padronizar os procedimentos contábeis municipais, com o objetivo orientar e dar apoio à gestão patrimonial na forma estabelecida na Lei Complementar nº 101, 2000, Lei Responsabilida Fiscal; b) elaborar monstrações contábeis consolidadas e padronizadas com base no Plano Contas Aplicado ao Setor Público, a ser utilizado por todos os entes da Feração; c) atenr aos dispositivos da Portaria nº 828, 14 zembro 2011, da Secretaria do Tesouro Nacional; e c) proporcionar maior transparência sobre as contas públicas; DECRETA: Art. 1º Fica instituído o cronograma ações dos procedimentos contábeis patrimoniais e específicos adotados e a serem implementados no âmbito do Por Executivo, conforme Anexo. Art. 2º Até o dia 30 maio 2013, este Decreto será encaminhado ao Tribunal Contas do Estado e divulgado em meio eletrônico, por meio do portal Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal Guabiju, 21 maio Braulio Marcos Garda Prefeito Municipal

2 ANEXO I ITEM CRONOGRAMA PORTARIA STN N. 828/2011 ORDEM CRONOLÓGICA 1 Reconhecimento, mensuração e evinciação, dos direitos, das obrigações e provisões por competência Elaboração procedimentos para reconhecimento e mensuração dos direitos e reconhecimento 1.1 das obrigações por competência, incluídos os direitos e obrigações por ajustes e as provisões; competência SIC aquado à Aquação/Desenvolvimento sistema metodologia registro 1.2 para registro direitos e obrigação por direitos e obrigações por competência; competência Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas: Procedimentos para reconhecimento, mensuração e evinciação dos direitos e das obrigações Intificar os direitos e obrigações por competência Analisar a estrutura administrativa, no tocante aos recursos humanos Elaborar norma interna procedimentos a serem adotados no sistema arrecadação Sistema Informações Contábeis Analisar a funcionalida e operacionalida dos sistema tributação e recursos humanos juntamente com o respectivos responsáveis Avaliar o setor tributação e recursos humanos, para estruturar os sistemas para emissão dos relatórios para a contabilida Definir os Papéis Trabalho.

3 2 Reconhecimento, mensuração e evinciação, dos bens móveis, imóveis e intangíveis; 2.1 Elaboração procedimentos para reconhecimento e reconhecimento e mensuração do ativo mensuração ativos imobilizado e do ativo intangível, além imobilizados e intangíveis rotinas para a preciação, amortização e e sistematização da exaustão sistematizadas dos mesmos; preciação. Elaboração procedimentos para 2.2 sistematização da reavaliação e do ajuste ao reavaliação e impairment valor recuperável dos ativos; periódicos dos ativos. SIC aquado à 2.3 metodologia registro Aquação/Desenvolvimento sistemas imobilizado e intangível, para registro imobilizado (móveis e bem como à imóveis) e intangível. preciação/amortização dos mesmos. Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas: Procedimentos reconhecimento do ativo imobilizado e intangíveis Intificar e mensurar os ativos imobilizados e intangíveis Analisar a estrutura administrativa, no tocante aos recursos humanos Elaborar norma interna procedimentos a serem adotados no sistema patrimônio reavaliação Designar Comissão Permanente Reavaliação Bens Móveis e Imóveis Elaborar Relatório da Reavaliação com base nos molos metodologia do Manual Administração Patrimonial, adaptado Gerson dos Santos, Sistema Informações Contábeis Analisar a funcionalida e operacionalida dos sistema patrimônio e recursos humanos juntamente com o respectivos responsáveis Avaliar o sistema informatizado patrimônio, para estruturar os sistemas para emissão dos relatórios para a contabilida Definir os Papéis Trabalho.

4 3 Registro fenômenos econômicos, resultantes ou inpenntes da execução orçamentária, tais como, preciação, amortização, exaustão; Aquisição/senvolvimento sistema SIC aquado ao registro 3.1 controle patrimonial; do patrimônio; Relatório do SIC com talhamento do Levantamento em nível local do patrimônio 3.2 patrimônio com base em da entida e registro no sistema; perícia ou referência mercado; Desenvolvimento e operacionalização operacionalização da 3.3 rotina preciação, amortização e preciação, amortização exaustão do imobilizado; e exaustão. Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas: Aquar o sistema controle do patrimônio Verificar os bens sem etiquetas Relatório do Sistema Informações Contábeis Detalhar o patrimônio conforme sua localização operacionalização da preciação, amortização e exaustão Analisar a funcionalida e operacionalida dos sistema patrimônio e recursos humanos juntamente com o respectivos responsáveis Avaliar o sistema informatizado patrimônio, para estruturar os sistemas para emissão dos relatórios para a contabilida Incluir na norma interna as rotinas preciação, amortização e exaustão do imobilizado Definir os Papéis Trabalho.

5 4 Reconhecimento, mensuração e evinciação dos ativos infraestrutura; 4.1 Aquisição/senvolvimento sistema SIC aquado aos ativos controle patrimônio infraestrutura; infraestrutura. Relatório com talhamento do 4.2 Levantamento em nível local do patrimônio patrimônio infraestrutura; infraestrutura do ente, com base em perícia ou benchmark. 4.3 Desenvolvimento e operacionalização preciação do patrimônio rotina preciação dos ativos infraestrutura à infraestrutura; realida. 4.4 Desenvolvimento rotinas reavaliação e reavaliação e ïmpairment redução ao valor recuperável para os ativos para os ativos infraestrutura; infraestrutura. Aquação do SIC aos procedimentos SIC aquado ao controle 4.5 anteriormente finidos para ajustes no do patrimônio patrimônio infraestrutura. infraestrutura. Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas: Aquar o sistema controle do patrimônio para o controle do patrimônio infraestrutura Intificar, talhar e mensurar o patrimônio infraestrutura, conforme sua localização Analisar a estrutura administrativa, no tocante aos recursos humanos operacionalização da preciação Elaborar norma interna procedimentos a serem adotados no sistema patrimônio, quanto ao patrimônio infraestrutura Definir método reavaliação dos ativos infraestrutura Relatório do Sistema Informações Contábeis Avaliar o sistema informatizado patrimônio, para estruturar os sistemas para emissão dos relatórios para a contabilida Incluir na norma interna as rotinas preciação, amortização e exaustão do imobilizado Definir os Papéis Trabalho.

6 5 Implementação do sistema custos Relatório evinciando que fenômenos por 5.1 Registro fenômenos por competência; competência têm sido periodicamente registrados. Relatório evinciando Registro fenômenos econômicas, que fenômenos sem 5.2 inpenntemente questões relação com orçamento orçamentárias; tem sido periodicamente registrados. 5.3 Intificação programas, serviços, etc., Relatório com objetos que terão os custos levantados; custo. 5.4 Relatório com variáveis Levantamento variáveis físicas para físicas para levantamento estabelecimento custos; custos. 5.5 Relatórios com variáveis Levantamento variáveis financeiras e financeiras para econômicas para estabelecimento custos; levantamento custos. Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas: 50% 50% 50% 50% 50% Evinciar os fenômenos registrados por competência e emitir os respectivos relatórios Evinciar os fenômenos econômicos, inpennte questões orçamentários Definir os programas e serviços que terão os custos levantados para o item que se seja atribuir ou conferir a informação custos Intificar as variáveis físicas para o estabelecimento custos Intificar as variáveis financeiras e econômicas para estabelecimento custos.

7 6 Aplicação do Plano Contas, talhado no nível exigido para a consolidação das contas nacionais; Extensão do PCASP para nível talhado necessário ao ente; Levantamento todos os fenômenos relacionados à gestão contábil local; Elaboração eventos para registro contábil dos fenômenos levantados anteriormente; Aquisição \ Desenvolvimento sistema para que o PCASP estendido e os eventos sejam carregados; PCASP estendido até o nível necessário para registro contábil dos fenômenos. Relatório fenômenos que vem ser registrados na contabilida. Relatório com eventos que registram os fenômenos anteriores com base no PCASP estendido (6.1). SIC aquado ao PCASP estendido e aos eventos. 6.5 Criar rotinas integrida e abertura e encerramento do exercício; registro da abertura e encerramento do exercício, além verificação integrida dos dados. 6.6 Aquação do SIC às rotinas integrida, abertura e encerramento do exercício. SIC aquado às rotinas integrida, abertura e encerramento do exercício. Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas:

8 7 Novos padrões Demonstrativos Contábeis Aplicados ao Setor Público 7.1 Elaboração regra\fórmulas para levantamento das DCASP a partir da contabilida; levantamento das DCASP por meio do PCASP estendido e das mais informações contábeis. 7.2 Ajuste das monstrações contábeis para o novo padrão, com a inclusão das fórmulas; Template DCASP aquadas à nova metodologia. 7.3 Ajuste em sistemas para inclusão do novo molo DCASP; SIC aquado à metodologia levantamento das DCASP a partir do PCASP estendido e das mais informações contábeis. Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas:

9 8 Demais aspectos patrimoniais previstos no Manual Contabilida Aplicada ao Setor Público Registros participações em outras entidas por meio custo ou equivalência patrimonial; Controle estoque\almoxarifado inpennte execução orçamentária e com entrada por recebimento e baixa por consumo; Ajuste do SIC para as metodologias anteriores. Template ajustes participações. controle estoques\almoxarifado. SIC ajustado ao controle estoques\almoxarifado além participações em outras entidas. Descrição complementar das atividas adotadas e a serem implementadas: 8.2 Relatório do sistema estoque/almoxarifado: analisar a funcionalida e operacionalida do sistema estoque/ almoxarifado e recursos humanos juntamente com o respectivo responsável.

PORTARIA N.º 1.197/2013-TJ, DE 30 DE JULHO DE 2013.

PORTARIA N.º 1.197/2013-TJ, DE 30 DE JULHO DE 2013. PORTARIA N.º 1.197/2013-TJ, DE 30 DE JULHO DE 2013. Estabelece para o Por Judiciário do Estado do Rio Gran do Norte o Cronograma Implementação das Novas Regras aplicadas à Contabilida Pública. O PRESIDENTE

Leia mais

LUIZ CARLOS FRANKLIN DA SILVA

LUIZ CARLOS FRANKLIN DA SILVA DECRETO Nº. 1.181, EM 27 DE MARÇO DE 2012. INSTITUI O CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM PARA O ATENDIMENTO INTEGRAL DOS DISPOSITIVOS CONSTANTES NO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RELVADO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DECRETO Nº 19/2013, DE 03 DE MAIO DE 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RELVADO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DECRETO Nº 19/2013, DE 03 DE MAIO DE 2013. DECRETO Nº 19/2013, DE 03 DE MAIO DE 2013. Altera o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada

Leia mais

Município de Pedro Velho/RN

Município de Pedro Velho/RN Ano 4 Número 164 Pedro Velho/RN, 02 setembro 2013 Segunda-Feira DIÁRIO 1 OFICIAL Município Pedro Velho/RN Ano 4 Número 164 - Pedro Velho/RN, 02 setembro 2013 Segunda-Feira ORIGENS DAS MATÉRIAS PUBLICADAS:

Leia mais

DECRETO nº 2.303/2012

DECRETO nº 2.303/2012 Prefeitura Municipal de Fontoura Xavier RS. Município criado em 09.07.1965 Lei Federal nº 4974/65 CNPJ nº 87612768/0001-02 Fone Fax (0xx)54.389.1511 e (0xx)54.389.1122 Av. 25 de Abril, 920 Fontoura Xavier

Leia mais

Decreto Municipal nº 022/2012

Decreto Municipal nº 022/2012 Decreto Municipal nº 022/2012 Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade A- plicada ao Setor

Leia mais

DECRETO N.º 1317/2012

DECRETO N.º 1317/2012 DECRETO N.º 1317/2012 Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Leia mais

ITEM PRODUTO 2012 1 -IPT-

ITEM PRODUTO 2012 1 -IPT- 1 2012 2 2013 2014 1. Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos direitos, das obrigações e provisões por competência: 1.1 Elaboração de procedimentos para reconhecimento e mensuração dos direitos e

Leia mais

DECRETO N 1801/2012 DECRETA:

DECRETO N 1801/2012 DECRETA: DECRETO N 1801/2012 SÚMULA:- Dispõe sobre a divulgação do Cronograma de Procedimentos Contabeis Patrimoniais e Especificos adotados e a adotar até 2014 do Município de Porto Rico. Eu, EVARISTO GHIZONI

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALINAS Estado de Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALINAS Estado de Minas Gerais DECRETO N o 5.743, DE 22 DE JUNHO DE 2012. Dispõe sobre adoção procedimentos contábeis patrimoniais obrigatórios até o exercício 2014. O Prefeito Municipal Salinas(MG), no uso suas atribuições legais,

Leia mais

ASPECTO I Cronograma de ações dos procedimentos contábeis patrimoniais e específicos adotados e a serem implementados ITEM PRODUTO 2012 -IPT- 1

ASPECTO I Cronograma de ações dos procedimentos contábeis patrimoniais e específicos adotados e a serem implementados ITEM PRODUTO 2012 -IPT- 1 ASPECTO I 1 2012 2 2013 2014 3 1. Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos direitos, das obrigações e provisões por competência: 1.1 Elaboração de procedimentos para reconhecimento e mensuração dos

Leia mais

PORTARIA Nº 007/2012

PORTARIA Nº 007/2012 PORTARIA Nº 007/2012 Determina ao Poder Legislativo Municipal de Alto Garças a adoção obrigatória do Plano de Contas, das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público e dos Procedimentos Contábeis

Leia mais

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS PORTARIA Nº 05 DE 26 DE JULHO DE 2012

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS PORTARIA Nº 05 DE 26 DE JULHO DE 2012 Ano VI Nº 1395 Rua Folk Rocha, Nº103- Sala 01 - Sandra Regina (Centro) - Barreiras/Ba Tel.: 77 3612.7476 26 de julho de 2012 Em cumprimento ao princípio constitucional e a Lei Nº 101/2000, estão publicados

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ Av. Tapejara, 88 CEP 87.780-000 Fone: (44) 3431 1132 CNPJ 75.476.556/0001-58 www.paraisodonorte.pr.gov.br DECRETO Nº 58/2012 SÚMULA: Dispõe

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O nº 1308/12 R E S O L V E:

R E S O L U Ç Ã O nº 1308/12 R E S O L V E: R E S O L U Ç Ã O nº 1308/12 Dispõe sobre os Procedimentos Contábeis Específicos adotados, sobre o cronograma de ações a adotar até 2014, e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DO

Leia mais

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011 1 Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos direitos, das 2012 2013 2014 obrigações e provisões por competência. Elaboração de procedimentos para Metodologia de reconhecimento e mensuração dos direitos

Leia mais

DECRETO Nº 044, DE 26 DE JUNHO DE 2012.

DECRETO Nº 044, DE 26 DE JUNHO DE 2012. DECRETO Nº 044, DE 26 DE JUNHO DE 2012. Determina ao Poder Executivo Municipal de Alto Garças a adoção obrigatória do Plano de Contas, das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público e dos Procedimentos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ DECRETO Nº 34-A, DE 28 DE AGOSTO DE 2012. Estabelece o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada

Leia mais

Presencial. Praça da Bandeira Nº S/N, Centro - Palmas de Monte Alto - Bahia

Presencial. Praça da Bandeira Nº S/N, Centro - Palmas de Monte Alto - Bahia ANO VI N º942 9379 PODER EXECUTIVO BAHIA Presencial Telefone Horário Praça da Banira Nº S/N, Centro - Palmas Monte Alto - Bahia (77) 3662-2114 Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00 horas. 2 PALMAS

Leia mais

PODER LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE ARIQUEMES ESTADO DE RONDÔNIA

PODER LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE ARIQUEMES ESTADO DE RONDÔNIA PODER LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE ARIQUEMES ESTADO DE RONDÔNIA OFICIO Nº 58/GAB PRES/CMA Ariquemes, 30 de outubro de 2012. Ao Ilustríssimo Senhor Edson Espírito Santo Sena Secretario Regional de Controle

Leia mais

Decreto Municipal n 5.585/2012, de 30 de março de 2012.

Decreto Municipal n 5.585/2012, de 30 de março de 2012. Decreto Municipal n 5.585/2012, de 30 de março de 2012. Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO AO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NBCASP ATENDIMENTO A PORTARIA 828/11

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO AO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NBCASP ATENDIMENTO A PORTARIA 828/11 ITEM DESCRIÇÃO PRODUTO Área Responsável Início (mês/ano) Término (mês/ano) I 1.1 1.2 RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS OU NÃO, POR COMPETÊNCIA, E A DIVIDA ATIVA, INCLUINDO

Leia mais

Câmara Municipal de Retirolândia-BA

Câmara Municipal de Retirolândia-BA Edição Nº 030/2012 007/2012 Terça-Feira Quinta-Feira 3108 de de Julho Março de 2012 de 2012 A CASA DA DEMOCRACIA Rua Joana Angélica, n.º 537 Centro CEP 48.750-000 Retirolândia/BA CNPJ 63.103.808/0001-14

Leia mais

Diário Oficial. Atos Oficiais Decreto. Índice do diário. Atos Oficiais Decreto - DECRETO Nº 577/2012 Portaria - PORTARIA Nº771/2012

Diário Oficial. Atos Oficiais Decreto. Índice do diário. Atos Oficiais Decreto - DECRETO Nº 577/2012 Portaria - PORTARIA Nº771/2012 Diário Oficial Ano: 2 Páginas: 6 Atos Oficiais Decreto - DECRETO Nº 577/2012 Portaria - PORTARIA Nº771/2012 Índice do diário Atos Oficiais Decreto DECRETO Nº 577/2012 DECRETO Nº 577/2012, de 28 de Junho

Leia mais

Nota nº 1.096/2012/CCONF/SUCON/STN/MF-DF. Em 27 de dezembro de ASSUNTO: Orientações acerca da Portaria STN nº 753, de 21 de dezembro de 2012.

Nota nº 1.096/2012/CCONF/SUCON/STN/MF-DF. Em 27 de dezembro de ASSUNTO: Orientações acerca da Portaria STN nº 753, de 21 de dezembro de 2012. 15 Novembro Nota nº 1.096/2012/CCONF/SUCON/STN/MF-DF Em 27 zembro 2012. ASSUNTO: Orientações acerca da Portaria STN nº 753, 21 zembro 2012. 1. A presente Nota trata da exposição motivos e consirações da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Gavião-BA

Prefeitura Municipal de Gavião-BA Edição Nº Nº 036/2012 030/2012 Sexta-Feira Quinta-Feira 2708 de de Julho Março de 2012 de 2012 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. DECRETO

Leia mais

RESOLUÇÃO TC Nº 26/2015 ANEXO XIV DEMONSTRATIVO DE IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (PODER LEGISLATIVO)

RESOLUÇÃO TC Nº 26/2015 ANEXO XIV DEMONSTRATIVO DE IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (PODER LEGISLATIVO) RESOLUÇÃO TC Nº 26/2015 ANEXO XIV DEMONSTRATIVO DE IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (PODER LEGISLATIVO) PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ORÇAMENTÁRIOS - PARTE I DO MCASP Ação Adoção

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 Conforme conhecimento de todos que atuam no setor de contabilidade Das Entidades Públicas, a Portaria STN nº 828/2011, trouxe providências

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO I - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos créditos, tributários

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Boquira - Bahia Poder Executivo Ano VIII Nº 1161 12 de Setembro de 2016 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETOS DECRETO N.92 DE 26 DE AGOSTO

Leia mais

e a definição dos procedimentos. Sistema informatizado adequado à metodologia utilizada. Manual de procedimentos elaborado/atualizado.

e a definição dos procedimentos. Sistema informatizado adequado à metodologia utilizada. Manual de procedimentos elaborado/atualizado. ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLEMENT AÇÃO DA CONT ABILIDADE APLICADA AO SET OR PÚBLICO PORTARIA STN n.º 753, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012 I - Reconhecimento,

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Município de Palmares do Sul DECRETO N.º 4643, DE 28 DE MARÇO DE 2012.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Município de Palmares do Sul DECRETO N.º 4643, DE 28 DE MARÇO DE 2012. DECRETO N.º 4643, DE 28 DE MARÇO DE 2012. Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada

Leia mais

Tribunal de Contas do Estado de Rondônia

Tribunal de Contas do Estado de Rondônia INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 30/TCE/RO-2012 Determina aos Pores e Órgãos estaduais e municipais do Estado Rondônia a adoção obrigatória do Plano Contas, das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JURUENA ESTADO DE MATO GROSSO

CÂMARA MUNICIPAL DE JURUENA ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE JURUENA ESTADO DE MATO GROSSO ANEXO I CRONOGRAMA DE AÇÕES E IMPLEMENTAÇÕES DOS PROCEDIMENTOS EXIGIDOS PELAS PORTARIAS Nº. 406/828, DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL - STN ITEM PRODUTO

Leia mais

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 1. CONTEXTUALIZAÇÃO A ciência contábil no País vem passando por significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais. No setor

Leia mais

Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas

Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP Aplicável aos Órgãos, Entidades e Consórcios Públicos Municipais regidos pela Lei Federal nº

Leia mais

Cronograma de ações dos procedimentos contábeis patrimoniais e específicos adotados e a serem implementados até 2014

Cronograma de ações dos procedimentos contábeis patrimoniais e específicos adotados e a serem implementados até 2014 e específicos adotados e a serem implementados até 2014 O Município de Passo Fundo institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes

Leia mais

Item MANUAL DE DEMONSTRATIVOS FISCAIS MINUTA DA SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES

Item MANUAL DE DEMONSTRATIVOS FISCAIS MINUTA DA SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES Item 1.1 - MANUAL DE DEMONSTRATIVOS FISCAIS MINUTA DA SÍNTESE DAS ALTERAÇÕES A 7ª edição do Manual Demonstrativos Fiscais, válida a partir do exercício financeiro 2017, ainda será enviada para aprovação

Leia mais

Cronograma de Ações para Implantação da Contabilidade Aplicada ao Setor Publica da Câmara Municipal de Pedra Preta - MT

Cronograma de Ações para Implantação da Contabilidade Aplicada ao Setor Publica da Câmara Municipal de Pedra Preta - MT Cronograma de Ações para da Contabilidade Aplicada ao Setor Publica da Câmara Municipal de Pedra Preta - MT - Considerando que a Portaria STN 828/2011 estabeleceu o prazo de até 31 de março de 2012; -

Leia mais

DECRETO N 026 de 28 de março de 2012. O Prefeito de Capão do Leão, Estado do Rio Grande do Sul no uso de suas atribuições: DECRETA

DECRETO N 026 de 28 de março de 2012. O Prefeito de Capão do Leão, Estado do Rio Grande do Sul no uso de suas atribuições: DECRETA DECRETO N 026 de 28 de março de 2012 Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao

Leia mais

CONTABILIZAÇÃO DE ATOS E FATOS ORÇAMENTÁRIOS, PATRIMONIAIS E DE CONTROLES

CONTABILIZAÇÃO DE ATOS E FATOS ORÇAMENTÁRIOS, PATRIMONIAIS E DE CONTROLES SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE E AUDITORIA PÚBLICA - SICAP/CONTÁBIL CONTABILIZAÇÃO DE ATOS E FATOS ORÇAMENTÁRIOS, PATRIMONIAIS E DE CONTROLES Portaria Conjunta STN/SOF nº 02/2012 Portaria STN nº 437/2012

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE CONTAS

ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE CONTAS RESOLUÇÃO T.C. Nº 01, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Estabelece normas relativas à composição das contas anuais dos gestores dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta Estadual e dos Fundos Especiais

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, nos

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, nos PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 1937, DE 14 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a divulgação do cronograma de Procedimentos Contábeis Orçamentários (PCO), Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Leia mais

2º GTCON 2014 Aspectos Contábeis dos Consórcios Públicos

2º GTCON 2014 Aspectos Contábeis dos Consórcios Públicos Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF 2º GTCON 2014 Aspectos Contábeis dos Consórcios Públicos OUTUBRO/2014 RECEITA A REALIZAR

Leia mais

Consultoria e Assessoria Pública Ltda

Consultoria e Assessoria Pública Ltda Consultoria e Assessoria Pública Ltda Ofício n.º xxxxxxxx Araçatuba, xx de março de 2012. A Sua Excelência o Senhor Nome do destinatário Cargo do destinatário Assunto: Cronograma de das NBCASP (Portaria

Leia mais

Novo Plano de Contas e os Novos Demonstrativos Contábeis

Novo Plano de Contas e os Novos Demonstrativos Contábeis Novo Plano de Contas e os Novos Demonstrativos Contábeis Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação STN/CCONF Última Atualização: 16/06/2010 O Brasil a Caminho dos Padrões Internacionais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163 Ano II Edição n 163 Prefeitura Municipal de Ipecaetá publica: PORTARIA Nº 020; 021; 022; 023; 024; 025; 026/2018 Rua Vivaldo dos Reis, 02 Centro, Ipecaetá BA Tel.: (75) 3685-2113 Gestor (a): Suéder Santana

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte 2 Prof. Cláudio Alves Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN),

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CNPJ: 46.068.425/0001-33

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CNPJ: 46.068.425/0001-33 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31/12/2014 As Notas Explicativas apresentadas foram elaboradas com o objetivo de apresentar informações relevantes, evidenciando de forma analítica a situação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica:

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica: 1 Ano I Nº 1089 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº. 182 de 27 de março de 2017 - Dispõe sobre a nomeação para cargo de Provimento em Comissão de Direção da Vigilância Epidemiológica da Secretaria

Leia mais

SISTEMA DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL A EXPERIÊNCIA DA UNIÃO

SISTEMA DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL A EXPERIÊNCIA DA UNIÃO Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON Coordenação de Informação de Custos da União -COINC SISTEMA DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL A EXPERIÊNCIA DA UNIÃO Sistema de Informação de Custos do Governo

Leia mais

INFORMAÇÕES DE CUSTOS NA VISÃO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE. João Eudes Bezerra Filho Auditor Contas Públicas TCE/PE MembroAssessor das NBC TSP juntoaocfc

INFORMAÇÕES DE CUSTOS NA VISÃO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE. João Eudes Bezerra Filho Auditor Contas Públicas TCE/PE MembroAssessor das NBC TSP juntoaocfc INFORMAÇÕES DE CUSTOS NA VISÃO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE João Eudes Bezerra Filho Auditor Contas Públicas TCE/PE MembroAssessor das NBC TSP juntoaocfc GESTÃO PÚBLICA Prestação de Contas Accountability Transparência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Prefeitura Municipal de Tanquinho publica PORTARIAS Nº 069; 070; 071; 072; 073; 074; 075/2018 Fone: (75) 3249.2140/3249.2160 www.pmtanquinho.diariooficialba.com.br PORTARIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA - BA. Quarta-feira 19 de Dezembro de 2018 Ano II Edição n 211 Caderno 03

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA - BA. Quarta-feira 19 de Dezembro de 2018 Ano II Edição n 211 Caderno 03 Ano II Edição n 211 Caderno 03 Prefeitura Municipal de Serrinha publica: PORTARIAS Nº 745; 746; 747; 748; 749; 750; 751/2018 R. Campos filho,140 - Centro, Cep: 48.700-000 Serrinha BA Tel.: (75) 3261-8500

Leia mais

Assunto: Contabilidade Governamental -Tesouro Nacional Orientações acerca da Portaria STN nº 743, de 15 de dezembro de 2015.

Assunto: Contabilidade Governamental -Tesouro Nacional Orientações acerca da Portaria STN nº 743, de 15 de dezembro de 2015. Ministério da Fazenda Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Nota Técnica nº 15/2015/CCONF/SUCON/STN/MF-DF

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jussiape publica:

Prefeitura Municipal de Jussiape publica: 1 Ano IX Nº 782 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 001/2016 - Dispõe sobre a criação da Comissão para o levantamento do Caixa e Equivalentes de Caixa e dá outras providências. Portaria Nº 002/2016

Leia mais

Poder Executivo Caderno II

Poder Executivo Caderno II . Ano XVII, Edição 3858 - R$ 1,00 Poder Executivo Caderno II BALANÇOS GABINETE DO VICE-PREFEITO Administração Financeira Integrada a. Quadro Principal Dados até Dezembro de 2015 Unidade Gestora: 120101

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA E PLANEJAMENTO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA E PLANEJAMENTO ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ADOTADOS E A ADOTAR EM FACE DA PORTARIA STN Nº 828, DE 14/DEZEMBRO/2011 Poder Executivo Municipal de Nova Esperança do Sul - RS ASSUNTO: Adequação dos procedimentos

Leia mais

CURSO. Gestão e Controle de. Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública

CURSO. Gestão e Controle de. Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública CURSO Gestão e Controle de Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública SÃO LUÍS - MA 17 a 19 de Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO O curso Gestão e Controle de Materiais,

Leia mais

Autora: Brenda Mendes De Sousa Ricarte Co-autoras: Jeanne Marguerite Molina Moreira Allyne Marie Molina Moreira

Autora: Brenda Mendes De Sousa Ricarte Co-autoras: Jeanne Marguerite Molina Moreira Allyne Marie Molina Moreira RECONHECIMENTO E EVIDENCIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO CONFORME AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA NO BALANÇO PATRIMONIAL

Leia mais

Subação Produto Responsável Prazo Final Situação Atual Finanças/tesouraria/contabilidade 31/12/2014 Não iniciada

Subação Produto Responsável Prazo Final Situação Atual Finanças/tesouraria/contabilidade 31/12/2014 Não iniciada Resolução TC nº 02/2014 ANEXO V CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (PODER EXECUTIVO) PROCEDIMENTOS CONTABEIS ESPECIFICOS - PARTE III DO MCASP Registro de Procedimentos

Leia mais

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO DO PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa EVIDENCIAÇÃO, SÃO ATRIBUIÇÕES DE SETORES ESPECÍFICOS e DE COMISSÕES DESIGNADAS PARA ESSES FINS, sob

Leia mais

PORTARIA Nº 841, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016

PORTARIA Nº 841, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 15 de Novembro de 1889 PORTARIA Nº 841, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016 Estabelece regras para o recebimento dos dados contábeis e fiscais dos entes da Federação no exercício de

Leia mais

Relatório de Pesquisa Nível de Maturidade da Adoção do PCASP e do PIPCP Municipal

Relatório de Pesquisa Nível de Maturidade da Adoção do PCASP e do PIPCP Municipal Relatório de Pesquisa - 2017 Nível de Maturidade da Adoção do PCASP e do PIPCP Municipal Problemática envolvida na pesquisa Desde 2008, a CNM vem apoiando as ações do Conselho Federal de Contabilidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT / 2012 ÍNDICE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT / 2012 ÍNDICE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT / 2012 ÍNDICE A. INTRODUÇÃO 2 B. AUDITORIA INTERNA 2 Conceito 2 Natureza e objetivos

Leia mais

ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015

ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015 ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015 1 AGENDA CONTEXTUALIZAÇÃO DO MCASP ALCANCE DAS NORMAS DO MCASP OBJETIVO DAS ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais CRCSC e ABCP Implementação de procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, a mensuração, a avaliação e a evidenciação dos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Abaré publica:

Prefeitura Municipal de Abaré publica: Prefeitura Municipal de Abaré 1 Quinta-feira Ano Nº 3052 Prefeitura Municipal de Abaré publica: Portaria Nº0351/2017 de 18 de Dezembro de 2017-Constituída a Comissão de Inventário do Almoxarifado. Portaria

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 831 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Municipal N. 077/2017, de 13 de dezembro de 2017 - Fica constituída a Comissão para o levantamento do Caixa e Equivalentes

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Prefácio, xi 1 A nova contabilidade aplicada ao setor público, 1 Apresentação, 1 1.1 Conceito, 2 1.2 Objeto, 2 1.3 Objetivo, 2 1.4 Função social, 2 1.5 Campo de aplicação, 2 1.6 Regime contábil: orçamentário

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 de 27 de Março de FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 de 27 de Março de FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 de 27 de Março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR Regulamenta os procedimentos administrativos que norteiam a Comissão de Anual de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO ESTADO DA BAHIA Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018 Edição N 999 Caderno II Portaria Nº. 096 de 03 de Dezembro 2018. Constitui Comissão de Levantamento dos Saldos de Estoques da Prefeitura de Muquém do São Francisco -

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUBERÁ Gabinete da Prefeito

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUBERÁ Gabinete da Prefeito Decreto nº 348 de 28 de novembro de 2018 Dispõe sobre normas relativas ao encerramento do exercício financeiro do ano de 2018 e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITUBERÁ - ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior.

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior. Palestra Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos A reprodução total ou parcial, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra intelectual,

Leia mais

RESOLUÇÃO TC Nº 19/2014 ANEXO VII CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (PODER LEGISLATIVO)

RESOLUÇÃO TC Nº 19/2014 ANEXO VII CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (PODER LEGISLATIVO) RESOLUÇÃO TC Nº 19/2014 ANEXO VII CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (PODER LEGISLATIVO) PROCEDIMENTOS CONTABEIS PATRIMONIAIS - PARTE II DO MCASP Ação Reconhecimento,

Leia mais

Site ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ADOTADOS E A ADOTAR EM FACE DA PORTARIA STN N 828, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

Site  ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ADOTADOS E A ADOTAR EM FACE DA PORTARIA STN N 828, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. Site www.amaralina.go.gov.br/ E-mail prefamaralina@cultura.com.br ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ADOTADOS E A ADOTAR EM FACE DA PORTARIA STN N 828, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. ASSUNTO: Adequação

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves Tendo em vista as significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais, a ciência contábil no Brasil vem passando por muitas

Leia mais

PORTARIA Nº. 10 de 28 de dezembro de 2018.

PORTARIA Nº. 10 de 28 de dezembro de 2018. Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018 Edição N 1.268 Caderno I PORTARIA Nº. 10 de 28 de dezembro de 2018. Constitui Comissão para proceder à verificação dos valores em Caixa e Bancos da Prefeitura Municipal

Leia mais

Câmara Municipal de Camamu publica:

Câmara Municipal de Camamu publica: Câmara Municipal de 1 Ano VIII Nº 210 Câmara Municipal de publica: Portaria Nº16/2018-Designa comissão para proceder com a apuração do saldo de caixa e banco da Câmara Municipal de, em 31 de dezembro de

Leia mais

RESOLUÇÃO T.C. Nº 16, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO T.C. Nº 16, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2012. ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE CONTAS RESOLUÇÃO T.C. Nº 16, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2012. Estabelece normas relativas à composição das contas anuais do Governador, nos termos do Regimento Interno do Tribunal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3281 Prefeitura Municipal de publica: Portaria nº 012 de 12 de dezembro de 2018- Constitui Comissão para proceder ao inventário dos valores em caixa e bancos do SAAE do

Leia mais

PORTARIA Nº 743, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

PORTARIA Nº 743, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 15 de Novembro de 1889 PORTARIA Nº 743, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece regras para o recebimento dos dados contábeis e fiscais dos entes da Federação no exercício de

Leia mais

PORTARIA Nº 896, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

PORTARIA Nº 896, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 15 de Novembro de 1889 PORTARIA Nº 896, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Estabelece regras acerca da periodicidade, formato e sistema relativos à disponibilização das informações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE TI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE TI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE TI Plano de Trabalho Elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia

Leia mais

PORTARIA Nº 72, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA Nº 72, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2012 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 15 de Novembro de 1889 PORTARIA Nº 72, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2012 Estabelece normas gerais de consolidação das contas dos consórcios públicos a serem observadas na gestão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itanagra publica:

Prefeitura Municipal de Itanagra publica: Prefeitura Municipal de Itanagra 1 Quinta-feira Ano VIII Nº 288 Prefeitura Municipal de Itanagra publica: Portaria Nº 103 de 06 de Dezembro de 2017 - Fica constituída a Comissão de Inventário do Almoxarifado.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2571 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N.º 22/2017 - Constitui a Comissão de Levantamento de Precatórios e dá outras providencias. Portaria N.º 23/2017 - Constitui

Leia mais

Art. 1º CONSTITUIR a Comissão de Inventário Patrimonial do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS.

Art. 1º CONSTITUIR a Comissão de Inventário Patrimonial do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS. Gabinete do Reitor PORTARIA Nº 748/GR/UFFS/2011 O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso das suas atribuições legais, resolve: Art. 1º CONSTITUIR a Comissão de Inventário

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 255914 De conformidade com a Lei no 4.320/64, o documento contábil que "demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária,

Leia mais

Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais

Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais Transparência das Informações Contábeis e Fiscais no Contexto Federativo Brasileiro Brasília, 26 de Abril de 2018 O que é Transparência?

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BALANÇO GERAL DE 2016

NOTAS EXPLICATIVAS BALANÇO GERAL DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS BALANÇO GERAL DE 2016 CONTEXTO ORGANIZACIONAL Com a divulgação da Portaria MF 184, de 25 de agosto de 2008, estabelecendo novas diretrizes para os procedimentos, práticas, elaboração

Leia mais

Ministério da Saúde PORTARIA Nº 2.073, DE 31 DE AGOSTO DE 2011

Ministério da Saúde PORTARIA Nº 2.073, DE 31 DE AGOSTO DE 2011 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.073, DE 31 DE AGOSTO DE 2011 Regulamenta o uso de padrões de interoperabilidade

Leia mais

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014 N 124

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014 N 124 ATO Nº 058/2014 Cria Comissão de Inventário, e dá outras providências. O Presidente da Câmara Municipal de Xique-Xique, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento as Instruções

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIRAMA CNPJ: / Tel./Fax. (77) Avenida Buriti, 291 Centro Buritirama - Bahia CEP. 47.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIRAMA CNPJ: / Tel./Fax. (77) Avenida Buriti, 291 Centro Buritirama - Bahia CEP. 47. Portaria nº173/2018 de 05de Dezembro de 2018. O PREFEITO MUNICIPAL DEBURITIRAMA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO as orientações do Tribunal de Contas dos Municípios do

Leia mais

Prefeitura Municipal de Heliópolis publica:

Prefeitura Municipal de Heliópolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 825 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N 040/2018 de 20 de Dezembro de 2018 - Fica constituída a Comissão para apuração dos saldos do Ativo Circulante e Passivo

Leia mais

A contabilização das PPP pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicado pela STN. Henrique Ferreira Souza Carneiro

A contabilização das PPP pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicado pela STN. Henrique Ferreira Souza Carneiro A contabilização das PPP pelo Manual Contabilida Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicado pela STN Henrique Ferreira Souza Carneiro Contexto: Padronização Contábil - MCASP 1. Procedimentos Contábeis

Leia mais

Matriz de Saldos Contábeis MSC PCASP Informações Complementares

Matriz de Saldos Contábeis MSC PCASP Informações Complementares Cartilha Matriz de Saldos Contábeis MSC PCASP Informações Complementares Cartilha Matriz de Saldos Contábeis MSC PCASP ICs 2 Introdução Provavelmente você já se deparou com o termo Matriz de Saldos Contábeis,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Buritirama publica:

Prefeitura Municipal de Buritirama publica: Prefeitura Municipal de Buritirama 1 Quarta-feira Ano IX Nº 601 Prefeitura Municipal de Buritirama publica: Portaria nº173/2018 de 05de Dezembro de 2018 - Fica constituída a Comissão de Levantamento dos

Leia mais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade

Leia mais

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002 /2009

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002 /2009 MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002 /2009 NOME DA INSTITUIÇÃO: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISTRIBUIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA - ABRADEE AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

Leia mais