Governança Social e Gestão de Redes Organizacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Governança Social e Gestão de Redes Organizacionais"

Transcrição

1 Governança Social e Gestão de Redes Organizacionais Profa. Marcia Paterno Joppert Prof. Humberto Falcão Martins 2013

2 ROTEIRO Governança colaborativa Redes Gestão de/em redes Um roteiro e um exemplo de implementação de duas redes Considerações finais

3 GOVERNANÇA COLABORATIVA QUALIDADE INSTITUCIONAL DESEMPENHO VALOR PÚBLICO SUSTENTÁVEL Expectativas Satisfação Confiança COLABORAÇÃO Processo no qual, em determinados contextos, a partir de determinadas capacidades e qualidades institucionais, agentes públicos e privados buscam coproduzir valor público sustentável.

4 QUALIDADE INSTITUCIONAL Competências Conhecimentos Habilidades Atitudes Prontidão Desenho

5 DESEMPENHO INSUMOS INICIATIVAS (Programas, projetos etc.) PRODUTOS (ENTREGAS) IMPACTOS / EFEITOS Material de Material responsabilidade de responsabilidade do professor do professor Humberto Falcão Martins

6 DESEMPENHO E SUAS SEIS DIMENSÕES (6ES) RESULTADOS Eficiência Eficácia Efetividade INSUMOS INICIATIVAS PRODUTOS IMPACTOS Economicidade Excelência ESFORÇOS Execução

7 VALOR PÚBLICO SUSTENTÁVEL Visões, Valores, Interesses, Expectativas, Demandas INSUMOS INICIATIVAS PRODUTOS IMPACTOS Confiança Satisfação, Sustentabilidade

8 COLABORAÇÃO Redes de governança Coprodução e cocriação Colaborarquias Racionalidade colaborativa Liderança compartilhada

9 GOVERNANÇA EM REDE Cenário imprevisível, instável Múltiplas variáveis e determinantes Transversalidade, conexões, integrações Múltiplos atores, interesses, pressões Soluções complexas: multi-institucionais, sem fronteiras políticas, coordenação, integração etc.

10

11 COMO LIDAR COM ESTA COMPLEXIDADE? Instrumentos e ferramentas adequados dentro das mais modernas opções tecnológicas existentes e praticadas atualmente. Tecnologia de redes virtuais: conexão, articulação e colaboração entre membros.

12 REDES SÃO CONJUNTOS DE NÓS E SUAS RELAÇÕES Diagrama de Paul Baran

13 REDES SÃO UMA NOVA FORMA DE PENSAMENTO SISTÊMICO Sistemas complexos (físicos, biológicos, sociais): tudo está interconectado; conexões críticas (que mantêm a integridade ou promovem evolução). Sujeitas a padrões, regras e atributos.

14 REDES SÃO UMA NOVA FORMA DE ORGANIZAÇÃO Redes sociais/interação/participação. Formas híbridas de transação, alternativas a mercados e hierarquias.

15 ALGUMAS CATEGORIAS DE REDE Redes sociais objetivos comuns são episódicos: relacionamentos de nível pessoal para solução de problemas, informações, inovação, capital social e desempenho. Comunidades de prática confiança mútua e compartilhamento de conhecimento numa área específica para resolver problemas comuns e apoiar uns aos outros na busca de respostas. Redes Temáticas grupos correlacionados de várias organizações, estabelecidos de acordo com um propósito ou necessidade específica.

16 GOVERNANÇA DE REDES Como modelar e gerir redes? Nova ignorância : conhecimento gerencial inovador vamos combinar : contratos multipartes; contratos personalizados ; balanço de incentivos e controles. Modelagem de redes: variedade das trocas/transações; incertezas e custos envolvidos; mecanismos de integração e coordenação.

17 COMBINAÇÕES DE ATRIBUTOS Padronização HIERARQUIAS Verticalização fragmentária Comando, controle, coordenação, subordinação, manipulação Estabilidade, rigidez e inércia Especialização Regulamentação e impessoalidade Dependência e centralização Hierarquia Autoridade do cargo Reducionismo Comunicação de cima para baixo e reservas de informações Opacidade Responsabilização individual Redução de custos de produção Aprendizado de circuito simples e aplicação do conhecimento (imposição de estilos, culturas e técnicas) REDES Heterogeneidade morfológica (variedade de requisito) Integração horizontal e transversalidade Cooperação, participação colaborativa, animação, mobilização, articulação, solidariedade e negociação Instabilidade, flexibilidade e dinamismo Multifuncionalidade e redundância Regras básicas + informalidade humanizada Autonomia, descentralização e interdependência Linearidade Liderança Visão sistêmica Comunicação multidirecional e compartilhamento de informações Transparência, escuta Coresponsabilidade Redução de custos de transação Aprendizado de circuito duplo, apropriação e desenvolvimento de capacidades (geração de conhecimento baseado no intercâmbio de estilos, culturas e técnicas)

18 NOVOS CONCEITOS E TERMINOLOGIAS

19 EFEITOS INDIVIDUAIS Maior possibilidade de reconhecimento, independentemente de canais políticos. Maior compreensão do ambiente organizacional e do mercado em que atua. Melhor produção individual. Reforço à identidade e motivação (eu pertenço). Maiores possibilidades de compartilhar.

20 EFEITOS ORGANIZACIONAIS Ampliação do capital intelectual na medida em que explicita conhecimento, capacidades e experiências individuais. Melhoria da eficácia e eficiência das equipes, efeito da comunicação dinâmica. Melhoria do aprendizado organizacional ao viabilizar discussões. Aumento da capacidade de inovação e competitividade. Brotamento, entre os membros, do espírito colaborativo (confiança, reciprocidade, colaboração), melhorando o ambiente. Integração de áreas anteriormente estanques.

21 UM ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO Concepção Inicial Avaliação Proposta Implementação

22 CONCEPÇÃO INICIAL Propósito, atores, formas de relacionamento, nicho de atuação (pertinência da solução em relação a mercados e hierarquias). Iniciadores/patrocinadores e núcleo técnico. Posicionamentos: predisposições, interesses, demandas, expectativas etc. Necessidades de recursos, fontes de viabilidade/ sustentabilidade. Benchmarks. Mobilização para integrar/construir a rede e/ou formar coalizão de apoio/suporte.

23 PROPOSTA Estratégia: propósitos, resultados, projetos. Modelo de governança/organização: instâncias consultivas, deliberativas e executivas. Modelo jurídico-institucional. Regulamento/regimento. Processos de suporte. Dimensionamento da equipe de trabalho. Planos de comunicação, financeiro e TI. Mobilização para aprovação da proposta (evento de partida), instalação das instâncias de governança e início da implementação.

24 IMPLEMENTAÇÃO Instalação das instâncias de governança. Implantação/operação dos processos de suporte. Captação de recursos. Implantação dos planos de comunicação e TI. Implementação da plataforma de gestão do conhecimento. Capacitação de equipes e atores envolvidos na operação dos processos e das instâncias de governança.

25 AVALIAÇÃO Implantação do modelo de avaliação definido. Avaliação de riscos (ex ante), avaliação da implementação (ex cursum). Capacitação de atores internos e externos para avaliação nos devidos períodos avaliatórios. Definição de ajustes na estratégia, estrutura/modelo de governança, processos e equipes.

26 CASO PETROBRAS Um exemplo de rede formal Proposta de modelagem da rede de melhoria da gestão para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de bens e serviços da petrobras

27 O MERCADO DE FORNECEDORES

28 A REDE DE MELHORIA DA GESTÃO Outra coisa é a rede de melhoria da gestão, que busca integrar, criar e ampliar espaços plurais, formada por múltiplos arranjos que reúnem atores com um propósito comum.

29 ATORES ENVOLVIDOS Gestores e operadores da rede de melhoria da gestão. Entidades representativas de integrantes da cadeia de fornecedores da Petrobras e outras partes interessadas que constituem a rede participam de seu processo decisório e da implementação dos projetos. Integrantes da cadeia de fornecedores da Petrobras (empresas) e outras partes interessadas que participam do processo decisório e da implementação dos projetos da rede. Público-alvo dos projetos e outras partes interessadas.

30 TRATA-SE DE UMA REDE DE COLABORAÇÃO... Orientação para resultados. Combina elementos hierárquicos e auto-organização. Percepção de que a cooperação gera valor e de que a apropriação do valor gerado pelas partes se dá de forma justa. Conjunto de atores com uma agenda em comum e convergência de propósitos. Agrega elementos de: redes sociais; comunidade de prática; rede formal.

31 MODELO DE GOVERNANÇA

32 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS Uma estrutura implementadora (núcleo operacional) em rede, que começa com um conjunto de atores...

33 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS...com uma estratégia comum

34 ESTRATÉGIA DA REDE DE MELHORIA DA GESTÃO Visão de futuro: Contribuir de modo efetivo para a melhoria da gestão na cadeia nacional de fornecedores de bens e serviços da Petrobras, tornando-a mais competitiva em escala global, sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental, e dotada de elevada capacidade de inovação, mobilização e integração. 35 objetivos estratégicos, 12 programas, 67 projetos, 278 ações. O orçamento estimativo para o período prevê um montante de R$ 441,87 milhões.

35 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS Estratégia e atores se cruzam formando uma estrutura implementadora.

36 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS Formando redes de implementação no âmbito de cada projeto.

37 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS Redes que requerem arranjos específicos de Governança.

38 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS Atores se relacionam com um ou mais projetos, alocando recursos e avaliando sua capacidade de implementação.

39 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS Temas transversais a projetos, atores e territórios podem ser identificados e receber tratamento especial.

40 ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS Animação, Monitoramento e Avaliação

41 POLOS E SEUS TERRITÓRIOS

42 NA PERSPECTIVA DE REDE...

43 GOVERNANÇA DOS PROJETOS Modelos específicos de gestão, mas com alguns elementos em comum. Comitê de governança do Projeto, conexões com redes e outras políticas públicas, coordenação de interfaces com outros projetos. Líder do projeto (fixo, rotativo, de dentro ou de fora da rede). Plano de gestão do projeto: plano de ação/implementação e matriz de contribuição; pactuações internas; dimensionamento de recursos; sistemática de monitoramento: Reuniões mensais de monitoramento Status reports mensais compartilhados Ajustes

44 PROCESSOS DE SUPORTE DA SECRETARIA-EXECUTIVA Apoio às instâncias Consultivas e Deliberativa

45 A REDE BRASILEIRA DE M&A Histórico Nov/2008 o FJP, o WB e o BID lançam a Rede Brasileira de M&A durante a 4ª Reunião da Rede de M&A da América Latina e Caribe, em Belo Horizonte/MG, constituindo assim o seu braço brasileiro. Realizada 1ª reunião anual. Jun/09 a Ago/12 realizados quatro seminários nacionais e quatro reuniões anuais Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro.

46 A REDE BRASILEIRA DE M&A Características e avanços Abertura. Pluralidade teórico-metodológica e setorial membros (2ª do mundo) pessoas e instituições. Membros: acadêmicos, gestores públicos, consultores, bancos/agência, mídias multilaterais, soc. civil, setor privado, políticos (-) (-), órgãos de controle (-). Representantes dos 27 estados; 10% de outros países importância para a comunidade lusófona. Acessos de 811 cidades no Brasil. 234 mil visitas de 134 países/territórios.

47 A REDE BRASILEIRA DE M&A Papéis da rede Disseminar conhecimento e informações (seminário, publicações, artigos, notícias etc.). Promover interação e intercâmbio de experiências (seminário, rede, participação em outras redes e organizações: ReLAC, IOCE, AEA). Apoiar o desenvolvimento de capacidades (eventos, cursos, workshops). Apoiar a demanda (oportunidades de trabalho, banco de profissionais, mecanismos de contratação). Apoiar o setor público na formulação de suas políticas.

48 A REDE BRASILEIRA DE M&A Atores Sociedade Gestores públicos e privados Órgãos de controle Centros de formação Núcleos de estudos e pesquisas Produtores de informação Financiadores Mídia Classe política Outras redes e associações Prestadores de serviço

49 A REDE BRASILEIRA DE M&A Modelo de Governança Comitê Gestor plural com representantes dos diversos atores (mínimo: academia, setor privado, soc. civil, gestores sociais, órgãos de estatísticas, mídia, financiadores). Rumo à institucionalização: elaboração coletiva de um estatuto. Aconselhamento internacional (IOCE/Sociedade Canadense). Elaboração de um Plano Estratégico contendo modelo organizacional, projetos orientados a resultados, possíveis patrocinadores e parceiros, planejamento e mecanismos de M&A.

50 CONSIDERAÇÕES FINAIS Desafios da sustentabilidade. Redes exigem trabalho e MUITA dedicação. Exigem alta capacidade de comunicação e de articulação: Animação Convencimento Presenças reconhecidas Apoio político. Modelo de governança. Boa gestão de recursos.

Novas Institucionalidades em Avaliação de Políticas Públicas

Novas Institucionalidades em Avaliação de Políticas Públicas Novas Institucionalidades em Avaliação de Políticas Públicas O Papel da Sociedade Civil Márcia Paterno Joppert Objetivos de Processos de Avaliação Apoiar os planos de vôo Melhorar a qualidade das decisões

Leia mais

OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA em tempos de transformação

OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA em tempos de transformação OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA em tempos de transformação Londrina, 31/08/2015 Prof. Caio Marini caiomarini@institutopublix.com.br ARGUMENTO DE PARTIDA BOA GOVERNANÇA CRIA VALOR PARA A SOCIEDADE O ARGUMENTO

Leia mais

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade.

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. O Baobá é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. Especializada em gestão e sociedade, com foco em sustentabilidade para os setores público e privado.

Leia mais

Instituto Fonte, Fundação Itaú Social e Instituto Paulo Montenegro. Tendências da Avaliação de Projetos Sociais no Brasil

Instituto Fonte, Fundação Itaú Social e Instituto Paulo Montenegro. Tendências da Avaliação de Projetos Sociais no Brasil Instituto Fonte, Fundação Itaú Social e Instituto Paulo Montenegro Tendências da Avaliação de Projetos Sociais no Brasil Márcia Paterno Joppert São Paulo SP 19/11/2009 Pauta O que estáacontecendo no Brasil

Leia mais

EXCELÊNCIA EM GESTÃO: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI

EXCELÊNCIA EM GESTÃO: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI EXCELÊNCIA EM GESTÃO: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI - 40a. Reunião da Qualidade RS - PGQP - 9/10/2006 Antonio Tadeu Pagliuso Superintendente Geral tadeu.pagliuso@fnq.org.br 1 Rede Brasileira de Qualidade,

Leia mais

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015 Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público Florianópolis 17 de Abril 2015 1 Qualidade do Gasto Público Conceito visualiza duas Dimensões : (em construção *) Macro (Estratégico)

Leia mais

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVOS... 3 CONCEITOS...

Leia mais

Inovação substantiva na Administração Pública

Inovação substantiva na Administração Pública Inovação substantiva na Administração Pública XI Encontro Nacional de Escolas de Governo 10 e 11 de dezembro de 2015 Rosana Aparecida Martinez Kanufre Superintendência Instituto Municipal de Administração

Leia mais

Cluster Habitat Sustentável

Cluster Habitat Sustentável Workshop Territórios e Cidades Sustentáveis Coimbra, 28.01.2015 Cluster Habitat Sustentável Victor Ferreira Plataforma Construção Sustentável Entidade Gestora do Cluster Habitat Sustentável 1 Cluster Habitat

Leia mais

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de PETI Prof. Marlon Marcon PETI O PETI é composto de: Planejamento Estratégico da organização, que combina os objetivos e recursos da organização com seus mercados em processo de transformação

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL O conhecimento como estratégia para o desenvolvimento Realização: INTRODUÇÃO A realidade socioeconômica, que aponta a valorização do capital humano nas

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Atua na coordenação das relações internacionais do Estado de Minas Gerais. Responsabilidades: Promoção e supervisão do relacionamento

Leia mais

REQUERIMENTO Nº, DE 2016

REQUERIMENTO Nº, DE 2016 RTG 00009/2016 REQUERIMENTO Nº, DE 2016 Requeiro, nos termos regimentais, em face do Requerimento da Comissão de Transparência e Governança Pública nº 04, de 2016, seja aprovado o presente Plano de Trabalho

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

GOVERNANÇA PÚBLICA COLABORATIVA. Humberto Falcão Martins

GOVERNANÇA PÚBLICA COLABORATIVA. Humberto Falcão Martins GOVERNANÇA PÚBLICA COLABORATIVA Humberto Falcão Martins Governança se tornou um conceito mágico Alto grau de abstração Forte carga normativa positiva Capacidade de dissolução de dilemas e oposições binárias

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO DESAFIOS PARA ALAVANCAR RESULTADOS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO DESAFIOS PARA ALAVANCAR RESULTADOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO DESAFIOS PARA ALAVANCAR RESULTADOS NOSSO TIME 80 ASSOCIADOS 60 OPERADORAS prestam serviços de operação de viagens 6 COLABORADORES promovem e/ou comercializam

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial. 1º de maio de 2014

XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial. 1º de maio de 2014 XII Congresso Brasileiro de Fomento Comercial 1º de maio de 2014 Humberto Luiz Ribeiro Secretário de Comércio e Serviços (SCS) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Apresentação

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Responsabilidade Socioambiental

POLÍTICA CORPORATIVA Responsabilidade Socioambiental POLÍTICA - Versão: 1.0 POLÍTICA CORPORATIVA Área Reponsável: DIRETORIA DE CONTROLADORIA E COMPLIANCE 1. OBJETIVO A Política Corporativa de ( Política ) define um conjunto de princípios, diretrizes e responsabilidades

Leia mais

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes.

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes. PROGRAMA DE IDENTIFICACAO DE OPORTUNIDADES TÉCNICAS COM OS PAÍSES DO MERCOSUL NA ÁREA DE INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 1. INTRODUCAO A Argentina, o Brasil, o Paraguai

Leia mais

Prospecção de conhecimento no setor público. Lúcia Melo Presidente

Prospecção de conhecimento no setor público. Lúcia Melo Presidente Prospecção de conhecimento no setor público Lúcia Melo Presidente Abril 2006 Questões a considerar Qual a importância de estudos prospectivos para um país? Como pensar e debater o futuro? Como prospectar

Leia mais

Governança para Resultados

Governança para Resultados Governança para Resultados Gestão Pública Contemporânea Prof. Humberto Falcão Martins 2013 Humberto Falcão Martins Governança para resultados É um processo de geração de valor público sustentável, a partir

Leia mais

Desafio das organizações a busca da excelência na gestão

Desafio das organizações a busca da excelência na gestão LUCIANA MATOS SANTOS LIMA llima@excelenciasc.org.br GESTÃO Desafio das organizações a busca da excelência na gestão LUCIANA M. S. LIMA A O mundo vive em constante mudança. Enquanto você lê este texto,

Leia mais

Desafíos de la Gestión Pública para el Desarrollo en América Latina y el Caribe

Desafíos de la Gestión Pública para el Desarrollo en América Latina y el Caribe Desafíos de la Gestión Pública para el Desarrollo en América Latina y el Caribe Fortaleciendo la evaluación y planificación de programas y políticas: Colaboración entre pares y redes Márcia P Joppert Agência

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais 7// 9:5 Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso: 6 Sistemas de Informação (Noturno) Currículo: / ADM.96.-7 Funções Empresariais I Ementa: Introdução à administração. Conceitos de Organização e Administração.

Leia mais

Investimento Social no Entorno do Cenpes. Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE)

Investimento Social no Entorno do Cenpes. Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE) Investimento Social no Entorno do Cenpes Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE) MBA em Desenvolvimento Sustentável (Universidade Petrobras) Abril / 2010 PETR ROBRAS RESPONSABILIDADE

Leia mais

Formação de Analista de Processo de Negócios e Processos

Formação de Analista de Processo de Negócios e Processos Publicado em ECR Consultoria e Treinamento Empresarial (https://www.ecrconsultoria.com.br) Início > Formação de Analista de Processo de Negócios e Processos Formação de Analista de Processo de Negócios

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO 1. Título do Projeto: Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas

Leia mais

Secretaria de Turismo e Lazer da Cidade do Recife

Secretaria de Turismo e Lazer da Cidade do Recife Secretaria de Turismo e Lazer da Cidade do Recife Revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2014-2017 Este relatório apresenta os resultados da revisão do Planejamento Estratégico utilizando

Leia mais

Material de responsabilidade do professor. Gestão Pública Contemporânea Prof. Caio Marini 2013

Material de responsabilidade do professor. Gestão Pública Contemporânea Prof. Caio Marini 2013 Gestão Pública Contemporânea Prof. Caio Marini 2013 PARTE 1: Gestão pública: desafios, perspectivas e inovações Bom Governo e Mau Governo nos afrescos de Ambrogio Lorenzetti (Século XIV) * O Rei virtuoso

Leia mais

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto Título do Projeto Desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável e promoção de boas práticas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Concepção Estabelecimento

Leia mais

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO QUESTIONÁRIO AVALIATIVO * Legenda: - Medidas Obrigatórias (29) - Medidas Desejáveis (36) MEDIDAS DE ÉTICA E CONDUTA 1 - A empresa se encontra em situação regular com a Fazenda Federal? 2 - A empresa se

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 3 OBJETIVOS OBJETIVOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA O que os administradores precisam saber sobre organizações

Leia mais

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial 4ª turma Contexto atual, Competências e Mercado As organizações atuando em um mercado globalizado, cada vez mais dinâmico e competitivo exigem: Profissionais

Leia mais

Jennefer Nicholson Secretary General IFLA. Universidade de Évora, Teatro Garcia de Resende e Biblioteca Pública de Évora 21-23 outubro 2015, Portugal

Jennefer Nicholson Secretary General IFLA. Universidade de Évora, Teatro Garcia de Resende e Biblioteca Pública de Évora 21-23 outubro 2015, Portugal Jennefer Nicholson Secretary General IFLA Universidade de Évora, Teatro Garcia de Resende e Biblioteca Pública de Évora 21-23 outubro 2015, Portugal Surfando as ondas ou sendo levado pela maré? Navegando

Leia mais

Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013

Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013 Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013 Há três dimensões que apoiam a construção de conhecimento aplicável para empresas e seus gestores formando a base para o desenvolvimento de ferramentas

Leia mais

GESTÃO E DESEMPENHO DO SETOR PÚBLICO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Humberto Falcão Martins

GESTÃO E DESEMPENHO DO SETOR PÚBLICO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Humberto Falcão Martins GESTÃO E DESEMPENHO DO SETOR PÚBLICO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS Humberto Falcão Martins Gestão do desempenho no setor público Gestão e desempenho: gestão do desempenho Do setor público: no setor público

Leia mais

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA)

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) 20 de julho de 2015 Ref: Resolução BC nº 4327/14 1. ABRANGÊNCIA Esta política orienta o comportamento da Tática S/A D.T.V.M., que pautado

Leia mais

Iniciativas e Práticas na Cadeia de Suprimentos

Iniciativas e Práticas na Cadeia de Suprimentos Iniciativas e Práticas na Cadeia de Suprimentos Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos Profa. Márcia Mazzeo Grande Programação de aula Parcerias e integração de processos na CS Práticas

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de apoio à decisão. E, também, o tipo de sistema de informação estratégico. É o sistema

Leia mais

Curso de Capacitação de Gestores de APLs. Plano de Desenvolvimento

Curso de Capacitação de Gestores de APLs. Plano de Desenvolvimento Curso de Capacitação de Gestores de APLs Plano de Desenvolvimento Introdução Etapas do Plano de Desenvolvimento Cadeia Produtiva Cadeia de Valor Conclusões Introdução Apresentar as etapas do Plano de Desenvolvimento.

Leia mais

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA ESTADUAL PROAGE

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA ESTADUAL PROAGE PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA ESTADUAL PROAGE Transformando necessidade em serviço público A Bahia se prepara para inaugurar um novo ciclo de trabalho na gestão pública estadual, com ações

Leia mais

Painel: Redes de inovação e inovação colaborativa no cenário brasileiro

Painel: Redes de inovação e inovação colaborativa no cenário brasileiro Painel: Redes de inovação e inovação colaborativa no cenário brasileiro São Paulo 23_11_2011 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ESTRATÉGIA COMPETITIVA missão A missão da Anpei é: Estimular a Inovação Tecnológica

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências Gestão de Pessoas e Avaliação por competências quer a empresa que não existe! Funcionário quer o profissional que não existe! Empresa A visão evolutiva da área de Gestão de Pessoas... 1930 Surgem departamentos

Leia mais

A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras

A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras KM DAY Furnas Rio de Janeiro, 03 de março de 2009. A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras Raquel Balceiro Petrobras Gestão do Conhecimento Agenda Petrobras :: Desafios de Negócio Gestão

Leia mais

MODELAGENS. Modelagem Estratégica

MODELAGENS. Modelagem Estratégica Material adicional: MODELAGENS livro Modelagem de Negócio... Modelagem Estratégica A modelagem estratégica destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser da organização

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

REUNIÃO NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO

REUNIÃO NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO REUNIÃO NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO 15 DE AGOSTO DE 2012 NÚCLEO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO 15/08/12 PAUTA 1. AGENDA PLANEJAMENTO II SEMESTRE 2012 2. ESCRITÓRIO DE PROJETOS

Leia mais

Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais. Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais. cadeia e estratégia.

Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais. Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais. cadeia e estratégia. Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação Monitoria 0 Decisão sobre

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA MODERNA ROBERTO PIMENTA

GESTÃO PÚBLICA MODERNA ROBERTO PIMENTA GESTÃO PÚBLICA MODERNA ROBERTO PIMENTA GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Administração Pública no século XX 1887 Woodrow Wilson separação entre política e administração Predomínio do Modelo Burocrático Weberiano

Leia mais

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 O compromisso do Sebrae com a competitividade das MPEs Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 2 A MICRO E PEQUENA EMPRESA NO BRASIL Alta informalidade: 10,3 milhões de micro negócios informais (2005) 4,9

Leia mais

AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA. REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016

AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA. REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016 AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016 Lei 12.114/2009 Lei 12.114/2009 Art. 5º Os recursos do FNMC serão aplicados: I - em apoio financeiro reembolsável mediante concessão de empréstimo,

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO Renatto Marcello de Araujo Pinto Comitê Gestor da PNRSJT Comissão de Responsabilidade Socioambiental DILEMAS DO DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS

CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS ANO 15/1 : UNIDADE BUENO - SÁBADOS QUINZENAIS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA COORDENADOR: Profa Carmen Rizzotto

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

O que é o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental?

O que é o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental? O que é o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental? Captar e aportar recursos estratégicos para o fomento de ações estruturantes no campo da Educação Ambiental (EA). Fundo privado de interesse público Quem

Leia mais

O mundo do trabalho ontem e hoje

O mundo do trabalho ontem e hoje O mundo do trabalho ontem e hoje 1 O Mundo do Trabalho Ontem Décadas de 1940-70 Hoje A partir de meados da década de 80 1 Relações empresa-empregado Ontem Antigo contrato de trabalho Hoje Novo contrato

Leia mais

PROGRAMA DE MENTORIA DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE EMPREENDEDORISMO NUVEM

PROGRAMA DE MENTORIA DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE EMPREENDEDORISMO NUVEM PROGRAMA DE MENTORIA DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE EMPREENDEDORISMO NUVEM APRESENTAÇÃO É notória a importância da iniciativa empreendedora para o desenvolvimento social e econômico. Vetores de mudança como

Leia mais

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia. Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia. William Edwards Deming Não se gerencia o que não se mede,

Leia mais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais Governança Corporativa de Empresas Familiares Migrando do Conselho para os níveis operacionais O que é "empresa familiar"? A família detém o controle societário Empresas Familiares no Mundo Fonte: Consultoria

Leia mais

Mercado de Venture Capital aposta no crescimento do País

Mercado de Venture Capital aposta no crescimento do País Mercado de Venture Capital aposta no crescimento do País Edição 2011 da pesquisa Tendências Globais em Venture Capital, da Deloitte, mostra que o foco dos investimentos se concentra em duas áreas: infraestrutura

Leia mais

A Economia das Organizações Híbridas

A Economia das Organizações Híbridas A Economia das Organizações Híbridas MENARD, Claude Aluno: Murilo S. de Carvalho Formas Híbridas MERCADO HÍBRIDAS HIERÁRQUICA TRANSAÇÕES regidas pelos contratos. Redes como formas híbridas Ciências sociais

Leia mais

WEBINAR REDE REGIONAL DE CAMBIO CLIMÁTICO Y TOMADA DE DECISIONES

WEBINAR REDE REGIONAL DE CAMBIO CLIMÁTICO Y TOMADA DE DECISIONES WEBINAR REDE REGIONAL DE CAMBIO CLIMÁTICO Y TOMADA DE DECISIONES 28 de setembro de 2017 GVces Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas O GVces Centro de Estudos em Sustentabilidade

Leia mais

Colaboração e Inovação tecnológica. Pedro Pereira de Carvalho

Colaboração e Inovação tecnológica. Pedro Pereira de Carvalho Colaboração e Inovação tecnológica 1 Quase todas as inovações exigem algum tipo de arranjo cooperativo para seu desenvolvimento ou comercialização, mas o índice de insucesso dessas alianças permanece alto.

Leia mais

Planejamento Est s ra r t a é t gic i o c do d o CONSAD

Planejamento Est s ra r t a é t gic i o c do d o CONSAD Planejamento Estratégico do CONSAD Processo 15 Entrevistas TO, MT, RJ, DF, BA, GO, RN, PA, MG, Evelyn, Banco Mundial, Iracy, Conseplan Questionário Linhas de atuação: advocacy, comunidade de prática, agente

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

Vitória (ES), 23 de junho de 2016

Vitória (ES), 23 de junho de 2016 Vitória (ES), 23 de junho de 2016 Roteiro A Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (STI/MP) TIC na APF - o Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação

Leia mais

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONSULTORIA ORGANIZACIONAL As empresas perdem parte expressiva de seu tempo buscando soluções pontuais para problemas repetitivos. Com base em sólida metodologia, a AB Consultores estuda a dinâmica de

Leia mais

INICIATIVA SOBRE A COALIZÃO SUSTENTABILIDADE DIÁLOGO GERAÇÃO ORGANIZAÇÕES COMUNIDADE DIVERGENTE POSITIVO EVOLUÇÃO HOLÍSTICO BENS NATURAIS SOCIAL

INICIATIVA SOBRE A COALIZÃO SUSTENTABILIDADE DIÁLOGO GERAÇÃO ORGANIZAÇÕES COMUNIDADE DIVERGENTE POSITIVO EVOLUÇÃO HOLÍSTICO BENS NATURAIS SOCIAL DIÁLOGO COMUNIDADE COOPERAÇÃO GERAÇÃO ECONÔMICO ORGANIZAÇÕES BENS NATURAIS SOCIAL PLATAFORMA COLABORATIVA RELACIONAMENTO SUSTENTABILIDADE DIVERGENTE POSITIVO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CELEIRO NATUREZAAMBIENTAL

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

ALTERNATIVAS PENAIS E REDE SOCIAL

ALTERNATIVAS PENAIS E REDE SOCIAL ALTERNATIVAS PENAIS E REDE SOCIAL Márcia de Alencar 1 Desde 1984, o direito penal brasileiro possibilita que o Estado ofereça uma resposta penal diferenciada aos infratores de baixo e médio potencial ofensivo,

Leia mais

OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS

OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS Este texto aborda a construção do modelo de monitoramento & avaliação de resultados em saúde utilizando uma metodologia de aprendizado colaborativo em rede a partir da centralização de serviços compartilhados

Leia mais

1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa

1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa 1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa A competitividade crescente dos diversos setores da economia, o processo de globalização e o estabelecimento de foco no cliente são fatores que impulsionam a organização

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

Findeter financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas

Findeter financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas Findeter financiamento para a reconstrução e a mitigação de mudanças climáticas Linhas de Financiamento para Reconstrução e Mitigação de Mudanças Climáticas Fortalecimento de estratégias e produtos financeiros

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432 QUADRO DE DISCIPLINAS Carga Horária Disciplinas Presencial Virtual Total MÓDULO: GESTÃO INTEGRADA Organizações, Sustentabilidade e Gestão Socioambiental 16 08 24 Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável

Leia mais

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Agenda 14:00 h 14:30 h 15:00 h 15:30 h 16:30 h 17:30 h 2 Objetivos e escopo do projeto

Leia mais

Articulação e Monitoramento ONIP para Implantação da Agenda de Competitividade

Articulação e Monitoramento ONIP para Implantação da Agenda de Competitividade Articulação e Monitoramento ONIP para Implantação da Agenda de Competitividade Caso do Projeto Setembro, 2011 O Desafio Agilizar a implantação da Agenda de Competitividade para a Cadeia Produtiva de Óleo

Leia mais

Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais. Uma proposta inovadora e estratégica para a região, o Estado e o País

Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais. Uma proposta inovadora e estratégica para a região, o Estado e o País Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais Uma proposta inovadora e estratégica para a região, o Estado e o País Consórcio O que não é: Uma Superuniversidade Uma Fusão de Universidades

Leia mais

[De]Codificando a Comunicação de uma Organização Criativa: Um Estudo de Caso no CESAR

[De]Codificando a Comunicação de uma Organização Criativa: Um Estudo de Caso no CESAR Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Sociais Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Profissional em Administração Ana Aragão da Cunha Lima e Nascimento Relatório

Leia mais

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

2.2 Ambiente Macroeconômico

2.2 Ambiente Macroeconômico Por que Ambiente Macroeconômico? Fundamentos macroeconômicos sólidos reduzem incertezas sobre o futuro e geram confiança para o investidor. A estabilidade de preços é uma condição importante para processos

Leia mais

Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã

Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã Aula 2 Estágios de Uso Estratégico dos Sistemas de Informaçã ção Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda Histórico da

Leia mais

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018 Congresso de Atuação Responsável 15/08/2018 Visão Empresas e comunidades evoluindo em sinergia. Missão Qualificar a atuação social das empresas, contribuindo para a competividade dos negócios e o desenvolvimento

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da República

Leia mais

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES Atividade Extra - Fórum SIEPE (Compensação da carga horária do dia 08/09/2012) A atividade foi postada no módulo X Atividade Módulo X - Fórum Agenda O cursista

Leia mais

Princípios Empresarias de Alimentos e Agricultura do Pacto Global x Relatório do Workshop de Engajamento x

Princípios Empresarias de Alimentos e Agricultura do Pacto Global x Relatório do Workshop de Engajamento x Princípios Empresarias de Alimentos e Agricultura do Pacto Global x Relatório do Workshop de Engajamento x São Bernardo de Campo SP, 04 de março de 2015 Contato: James Allen james@olab.com.br Neste relatório,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e implementação das atividades do Projeto de Gestão da Educação e do Trabalho no SUS Sistema

Leia mais

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Redes de Serviços e Modelos de Organizações de Saúde Estrutura organizacional Prof. Dr. André Lucirton Costa Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Estrutura Organizacional

Leia mais

A evolução e a dinâmica dos Arranjos Produtivos e Inovativos Locais 13 de setembro de 2012

A evolução e a dinâmica dos Arranjos Produtivos e Inovativos Locais 13 de setembro de 2012 IX SEMINÁRIO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO - SemiPI Teresina, 12 e 13 de setembro de 2012 A evolução e a dinâmica dos Arranjos Produtivos e Inovativos Locais 13 de setembro

Leia mais

Categoria: Gestão da Inovação

Categoria: Gestão da Inovação Prêmio Nacional de Inovação Edição 2014/2015 Anexo I Categoria: Gestão da Inovação Prêmio Nacional de Inovação - Ciclo 2014/2015 Questões para a Autoavaliação na categoria Gestão de Inovação Dimensão Método

Leia mais