Universidade Federal do Ceará Instituto UFC Virtual Curso de Especialização em EAD. Disciplina: Teorias da aprendizagem em EAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal do Ceará Instituto UFC Virtual Curso de Especialização em EAD. Disciplina: Teorias da aprendizagem em EAD"

Transcrição

1 Universidade Federal do Ceará Instituto UFC Virtual Curso de Especialização em EAD Disciplina: Teorias da aprendizagem em EAD AULA 1 Educação, docência e teorias da aprendizagem: conceitos fundamentais ao estudo das teorias da aprendizagem e sua relação com a docência. Oi pessoal, É muito bom e será interessante podermos conversar através de mensagens e, com isso, trocar algumas ideias sobre esse tema tão interessante que são as teorias da aprendizagem. Nestas aulas iremos abordar as teorias da aprendizagem que servem para auxiliar o professor a compreender como o sujeito aprende o que é ensinado por alguém e o que aprende sozinho. Ora, se nós professores temos condições de saber como o cérebro humano funciona nas construções de aprendizagem, como o sujeito com todas as suas emoções e racionalidades trabalha para aprender alguma coisa, teremos a possibilidade de definir um caminho bem fundamentado para que possamos pensar e criar metodologias e didáticas para ensinar e avaliar.

2 Como vamos funcionar... Nós teremos um sejam transformadas em conhecimento. Para isso, teremos que equalizar a forma caminho metodológico para que vocês sigam, de forma que as informações que vamos compartilhar de trabalho com base em algumas ações que vocês devem seguir e que estão listadas abaixo: Para cada aula haverá um texto guia que vocês devem ler para começar a compreender o que vamos estudar de fato; Lido o texto vocês devem escolher uma passagem do texto pequena (no máximo 3 ou 5 linhas) copiar e colocar no fórum correspondente e fazer um comentário e uma pergunta. Este comentário e pergunta devem estar escritos abaixo da passagem que vocês copiaram do texto e colaram na mensagem do fórum. Feito isso, sua mensagem poderá ser avaliada e vai somar pontos na sua avaliação; Depois você deve escolher a pergunta de um outro colega, não pode ser a sua pergunta, e fazer um comentário procurando esclarecer o colega ou compartilhar ideias buscando responder a dúvida do próximo. Feito isso você terá cumprido outra etapa da avaliação; As suas mensagens não devem ter mais de 5 ou 7 linhas. Não vamos poder ler textos muito longos e não serão considerados recortes e colagens de textos enormes (mais de 7 linhas) para o fórum. Caso você tenha vontade de escrever muito ou de compartilhar um texto longo compartilhe o endereço no fórum. Se você gosta de escrever muito faça um BLOG e compartilhe o endereço. Evite mensagens muito longas nos fóruns dessa disciplina porque mensagens longas (mais de 7 linhas) não serão consideradas; Feito isso sua participação em outros momentos será algo que vai mostrar-nos a sua vontade de participação, seu engajamento no processo de aprendizagem. O que está descrito nos itens 1, 2, 3 e 4 se referem ao mínimo necessário. Contudo, lembrem-se: mensagens curtas.

3 1 EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E TEORIAS DA APRENDIZAGEM Nesta aula, iremos abordar os processos de aprendizagem, que podem ser usados em modalidades presenciais e a distância, e conheceremos de forma sintética o papel do educador no processo pedagógico. Pessoal, é muito importante que vocês assumam comigo que as Teorias da Aprendizagem na sua maioria ampla foram criadas sem propor caminhos metodológicos ou didáticos. Trata-se de um estudo da psicologia que os educadores podem utilizar para, daí sim, criar caminhos para ensino aprendizagem e avaliação. Objetivo Compreender de forma fundamentada, a importância de conhecer as teorias da aprendizagem e como elas podem nos auxiliar na nossa prática docente, nas formas como podemos conduzir as aulas, nas atividades que podemos propor e nas avaliações que vamos fazer com os alunos. Segundo Cambi (1999) a Pedagogia é vista como uma ciência da educação e, por isso, muito importante para formar os professores e fundamentá-los nas suas ações didático-metodológicas. Somente após a segunda metade do século XX sua identidade foi redefinida, passando de um saber unitário para um período aberto. Fórum Para o grupo atividade relâmpago:... passando de um saber unitário para um período aberto. Pesquise na internet o que isso significa e compartilhe no fórum 1.

4 Essa evolução de identidade repercute também no papel desenvolvido pelo professor que sai de mero transmissor para atuar como protagonista do ensinar e aprender. Para ser protagonista o professor deve deixar o aluno se manifestar. Não é possível o aluno ser protagonista mantendo-se passivo. De certa maneira é isso que Cambi (1999) quer nos dizer quando fala do modelo ou período aberto. Nós professores temos que aprender as técnicas da docência para não perdermos o controle da turma e nossa autoridade, além de não promovermos a indisciplina usando o autoritarismo. Fonte: rumi/aaaaaaaagjg/pbhcn_o19oa/s1600/034.jpg Atualmente, com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional e sua inserção em todos os níveis da educação, percebe-se a velocidade surpreendente com a qual o conhecimento e a informação se propagam. Esse conhecimento compartilhado gera uma produção transformadora do lecionar, onde o professor sai do papel de transmissor de uma teoria e passa a ser o participante de um processo onde todos são protagonistas. É mais ou menos assim que se vê o trabalho da docência, seja na Educação a Distância (EaD) ou presencial. Como exemplo temos o docente envolvido com a nova prática pedagógica e em formar sujeitos críticos, capazes de questionar certa teoria ou prática e propor um novo pensar e fazer pedagógico. Isso só é possível se o aluno aprender a se manifestar no grupo.

5 Fórum Procure na internet imagens que possam denotar essa postura do professor e mande o link para nós em espaço de fórum. Faça um comentário curto (duas linhas) para sabermos por que você escolheu esta ou aquela imagem. Comente a imagem de seus colegas. Quando olhamos para trás, nessa evolução do processo pedagógico ou da docência, vemos que o papel desenvolvido pelo professor configurava-se de forma diferente do contexto atual, havia uma concepção de aula pronta onde até as perguntas eram previsíveis. Havia aqueles professores que usavam seus cadernos com as páginas amarelas como planos de aulas e os exercícios prontos sem se preocupar com a aplicabilidade daquele conteúdo. O que podemos presenciar na atualidade é um docente que sai desse papel de mero transmissor para atuar como protagonista do ensinar e aprender. Conforme o pensamento de Silva (2003): Para compreender o pensamento humano, a sociedade, a cultura e a educação é essencial ir além dos condicionantes da cibercultura e analisar o papel da tecnologia como um suporte que permite estabelecer o diálogo entre o individuo e o grupo, a virtualidade e a realidade, a razão e a emoção, o analógico e o digital. (p. 203). Acredito ter despertado em você a importância de estudar. Mesmo que de forma superficial, a evolução dos processos pedagógicos e a aplicabilidade de estudo numa constante resignificação do ato de aprender e ensinar. 1.1 Compreender a ação do educador nos processos de docência, aprendizagem e avaliação em educação a distância (EaD) ou presencial. Quero compartilhar um conhecimento prático da atuação do professor nesse processo de aprendizagem em EaD, onde os educadores podem assumir papéis diferentes. Vejamos então como podemos citar os mais importantes:

6 Professor Conteudista Aquele que desenvolve o material didático. Este que você está lendo agora! Professor Orientador Muitas vezes pode ser o mesmo Professor Conteudista. Ele é o profissional responsável pela disciplina. Professor Tutor Responsável por motivar, explicar e responder virtualmente os alunos. Na sua atuação, esse profissional fica responsável pelo trabalho de manter os seus alunos ativos e participativos nas ferramentas de interação. Ora, cada um destes atores tem seu jeito próprio de exercitar a docência, e não poderia ser diferente. Contudo, esses atores trabalham de forma integrada. Não se trata mais de uma ação individual para cada um deles. Mas, como já foi dito antes, cada um deles tem suas peculiaridades. Uns são mais sérios, outros mais comunicativos, outros tem outras formas de se manifestar em suas aulas de EaD ou presencial. Não podemos e nem é possível que todos eles sejam iguais, não é mesmo? Como fazer então para que as aulas tenham um fio condutor comum sem desrespeitar as formas de ser de cada sujeito, de cada docente? Um dos caminhos que a técnica pedagógica nos proporciona é o uso das teorias da aprendizagem. As teorias da aprendizagem têm por objetivo dar embasamento teóricocientífico (apesar de ser da área da psicologia) para a prática utilizada em sala de aula tanto virtual como presencial. Cabe ao professor compreender como o sujeito aprende aquilo que lhe é ensinado ou o que ele mesmo aprende sozinho.

7 Fórum Vá até o fórum e compartilhe conosco como as teorias da aprendizagem poderiam ajudar os docentes a ter um fio condutor comum para o exercício da docência? O que você imagina quando vê escrito na propaganda de uma escola que se trata de uma escola construtivista? Multimídia Não deixe de assistir o vídeo sobre o construtivismo de Piaget e o sociointeracionismo de Vygotsky. Vídeo: Vygotsky X Piaget Teorias Saiba mais Sugerimos que você faça a leitura de uma publicação da Nova Escola sobre Teorias da aprendizagem. Leia: A prática de ensino se apresenta a partir de uma diversidade de intervenções que o docente realiza: (1) através dos conhecimentos teóricos e das experiências que esse professor adquiriu; (2) o professor com seus modelos de atuação que são utilizados na sala de aula e (3) a integração das reflexões do professor e dos alunos no próprio momento da prática. Todas estas formas de intervenções irão caracterizar a ação do professor. Porém, poucos professores conseguem utilizar seus conhecimentos teóricos fundamentados para dar sustentação teórica as suas ações.

8 As dificuldades dos professores em fundamentar as suas práticas, de refletir sobre suas ações ou de integrar os fatores metacognitivos (contexto social, por exemplo) - dificultam a integração entre teoria e prática. Muitos não conseguem sentir a relação que existe entre as teorias da aprendizagem e seus trabalhos de docência. Isto tem várias causas, incluindo, indiscutivelmente, o processo de formação, o peso da história social da categoria dos professores em suas práticas e os processos de socialização profissional. A formação de professores é entendida como o processo através do qual os professores apropriam-se das crenças, teorias, do conhecimento prático, das teorias articuladas com a prática e da perspectiva científica com a qual constrói um conhecimento pessoal, que por sua vez irá socializar permanentemente. O conhecimento científico da docência se traduz por uma rigorosa e sistemática construção do conhecimento e das suas ações como docente. O ato docente possui certas características: coerência, clareza e lógica explícitas. É um conhecimento que, se ensinado, pode ser aprendido de uma forma crítica e reflexiva. Não se trata somente de inspiração. A docência também é um ato técnico. Por isso, a prática docente é o produto de um complexo articulado de ação entre as teorias vulgares (inspirações pessoais, jeito pessoal de ser do professor), ciência, o conhecimento ensinado e aprendido e pelo conhecimento proporcionado pelas teorias da aprendizagem aprendidas e sistematizadas. E por meio desse processo completo que o aluno/professor vai construir e possuir conhecimentos que lhe permitam agir, responder aos requisitos da prática e se consolidar enquanto conhecimento profissional. Fórum Vamos pesquisar na internet a seguinte resposta: Como as teorias da aprendizagem podem ajudar os professores em sua prática docente? Compartilhe o endereço de sua pesquisa conosco no Fórum 1 e faça um breve comentário (máximo 5 linhas). Você pode pesquisar textos, pdf, vídeos, podcast desde que seja de uma fonte que você considere confiável.

9 Bem, espero que vocês percebam que cumprimos o nosso primeiro objetivo. Abordamos o processo pedagógico e as evoluções didático-metodológicas da docência seja no ensino presencial ou à distância. Estamos confiantes que você seja capaz de compreender o processo do cérebro humano em funcionamento quanto às construções de aprendizagem e:... compreendam, de forma fundamentada, a importância de conhecer as teorias da aprendizagem e como elas podem nos auxiliar na nossa prática docente, nas formas como podemos conduzir as aulas, nas atividades que podemos propor e nas avaliações que vamos fazer com os alunos. (SILVA, 2003). Tudo isso, com o objetivo de formamos professores que irão num futuro próximo formar sujeitos críticos, ativos e colaboradores. Agindo com fundamentação nas práticas metodológicas e didáticas para ensinar e avaliar. Até a próxima aula! Nesta primeira fase dos trabalhos você deve ter ido ao fórum nas seguintes atividades: Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Para o grupo atividade relâmpago:... passando de um saber unitário para um período aberto. Pesquise na internet o que isso significa e compartilhe no fórum 1. Procure na internet imagens que possam denotar essa postura do professor e mande o link para nós em espaço de fórum. Faça um comentário curti (duas linhas) para sabermos por que você escolheu esta ou aquela imagem. Comente a imagem de seus colegas. Vá até o fórum e compartilhe conosco como as teorias da aprendizagem poderiam ajudar os docentes a ter um fio condutor comum para o exercício da docência? O que você imagina quando vê escrito na propaganda de uma escola que se trata de uma escola construtivista? Vamos pesquisar na internet a seguinte resposta: Como as teorias da aprendizagem podem ajudar os professores em sua prática docente? Compartilhe o endereço de sua pesquisa conosco no Fórum 1 e faça um breve comentário (máximo 5 linhas). Você pode pesquisar textos, pdf, vídeos, podcast desde que seja de uma fonte que você considere confiável.

10 Referências SILVA, Marco (org.). Educação Online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), Créditos Coordenador do curso: Prof. Mauro Cavalcante Pequeno/ Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos Supervisão Pedagógica: Profa. Eliana Alves Moreira Leite/ Prof. Gilvandenys Leite Sales Autor da disciplina: Profa. Adriana Magalhães Designer instrucional: Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

A ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA COM CURSISTA COM DEFICIÊNICA VISUAL NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA

A ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA COM CURSISTA COM DEFICIÊNICA VISUAL NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA A ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA COM CURSISTA COM DEFICIÊNICA VISUAL NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA Soellyn Elene Bataliotti Gabriela Alias Rios Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

Leia mais

MBA GESTÃO EM EAD E TUTORIA ONLINE

MBA GESTÃO EM EAD E TUTORIA ONLINE MBA GESTÃO EM EAD E TUTORIA ONLINE Desenvolver profi ssionais para gestão da modalidade de ensino a distância, formar tutores online, preparar gestores responsáveis pelas peculiaridades do seguimento e

Leia mais

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4 GRUPO 5.3 MÓDULO 4 Índice 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional...3 2. Os Saberes dos Professores...4 2.1. O Papel do Coordenador Pedagógico... 5 2 1. PROFESSOR-COORDENADOR

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

Portfólio de cursos internos do NTE

Portfólio de cursos internos do NTE 1 Portfólio de cursos internos do NTE Santo André, Março de 2016 Introdução O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Universidade Federal do ABC (UFABC) abre regularmente as inscrições para os cursos

Leia mais

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica

PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica PROEJETO ARBORIZAÇÃO, JARDINAGEM E HORTA COMUNIDADE BETEL: Contribuições Para a Formação Acadêmica Fernanda S. Seger 1 Érika Lucatelli 2 RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados e discussões

Leia mais

Guia do Aluno EAD GUIA DO ALUNO EAD

Guia do Aluno EAD GUIA DO ALUNO EAD G Guia do Aluno EAD Grupo ser Educacional Gente criando o futuro Grupo ser Educacional Gente criando o futuro GUIA DO ALUNO EAD Guia do aluno Seja bem-vindo(a) às disciplinas EAD da UNINASSAU! Agora que

Leia mais

BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. Giselle Massaro a Editor Maria Inês Côrte Vitoria Equipe Editorial Pricila Kohls dos Santos Marcelo Oliveira

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP

CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP 1 CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP Ouro Preto MG Abril de 2014 Luciano Miguel Moreira

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADES A DISTÂNCIA

IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADES A DISTÂNCIA IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADES A DISTÂNCIA João Vianney Doutor em Ciências Humanas PPGICH-UFSC Diretor de Educação a Distância do IESB Membro do Conselho de Ética da ABED Tá tudo muito bom... Tá tudo muito

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA. Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA. Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2 1 APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2 Objetivo 2 Discutir as concepções de desenvolvimento e sua influência

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

XVII Encontro das TIC na Educação Desafios de Aprendizagem com a Tecnologia. Cativar na uma rede de vivências e de comunicação

XVII Encontro das TIC na Educação Desafios de Aprendizagem com a Tecnologia. Cativar na uma rede de vivências e de comunicação XVII Encontro das TIC na Educação Desafios de Aprendizagem com a Tecnologia Cativar na Escol@ uma rede de vivências e de comunicação Emília Silva, AE Marrazes 11 de julho de 2017 QUEM SOU EU? 2 CATIVAR

Leia mais

A ARTE DA EAD NA BAHIA

A ARTE DA EAD NA BAHIA 1 A ARTE DA EAD NA BAHIA (11/2006) Jaqueline Souza de Oliveira Valladares Faculdade Dois de Julho Salvador Bahia Brasil jaquelinevalladares@yahoo.com.br GT2 EAD e mediação pedagógica Resumo: O presente

Leia mais

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores.

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Aprender a Fazer Produções Educacionais Curitiba, maio de 2007-05-23 Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Professor

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO Andréia Campanharo de Lima (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Jamile Santinello (Orientadora), e-mail:

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica 1 Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica Thaís Cristina Rodrigues Tezani Universidade Estadual Paulista (UNESP) thais@fc.unesp.br Pôster

Leia mais

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida ao professores:

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida ao professores: Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida ao professores: Prezado Professor, Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos

Leia mais

Acessibilidade inovadora

Acessibilidade inovadora Acessibilidade inovadora Como a UniEvangélica promoveu a integração entre sua comunidade de ouvintes e 22 colaboradores com deficiência auditiva Visão geral A UniEvangélica é uma instituição de ensino

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância 1 Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD MINISTÉRIO DA SAÚDE/UNA-SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

A Informática na Educação Infantil

A Informática na Educação Infantil A Informática na Educação Infantil Apresentação A informática na educação se apresenta como uma inovação nas metodologias educacionais, fazendo uso da tecnologia no ambiente das escolas e trazendo o universo

Leia mais

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 Franciele Novaczyk Kilpinski Borré 2 Suelen Suckel Celestino 3 Patrícia Nascimento Mattos 4 A prática

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E

Leia mais

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática.

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática. Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro Relicler Pardim GOUVEIA 1 ; Stefane dos Santos REZENDE 2 ; Elizeu Antônio dos SANTOS 3 ; Braulio Sousa CARRIJO 4 ; Marineide Faustino

Leia mais

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto.

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. 14 1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. Minha relação com a educação, cultura digital e formação de professores se iniciou na graduação do curso de pedagogia, quando comecei a participar

Leia mais

Parabéns por você ter chegado até aqui isso mostra o seu real interesse em aprender como se ganhar dinheiro na internet logo abaixo te darei algumas

Parabéns por você ter chegado até aqui isso mostra o seu real interesse em aprender como se ganhar dinheiro na internet logo abaixo te darei algumas Parabéns por você ter chegado até aqui isso mostra o seu real interesse em aprender como se ganhar dinheiro na internet logo abaixo te darei algumas dicas! Dica 1 para Ganhar Dinheiro na Internet Com Crie

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta

2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta Teste 2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta chamada google adsense. Se você ainda não conhece

Leia mais

2ª fase Módulo I. 3. Este CADERNO DE QUESTÕES que recebeu contém 20 questões numeradas de 1 a 20.

2ª fase Módulo I. 3. Este CADERNO DE QUESTÕES que recebeu contém 20 questões numeradas de 1 a 20. Prova para a seleção de tutores 2ª fase Módulo I Curso de Pedagogia EAD LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES 1. Esta prova tem o VALOR DE 10 PONTOS e refere-se ao que foi abordado no módulo I do curso

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO 365 UMA REVOLUÇÃO NA FORMA DE PENSAR O APRENDIZADO QUE APROXIMA EDUCADORES, ALUNOS E TECNOLOGIA. for Education SKYPE FOR BUSINESS SALA DE AULA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CHRISTIANE MAIA DA SILVEIRA ORIENTADOR: PROFESSOR PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CHRISTIANE MAIA DA SILVEIRA ORIENTADOR: PROFESSOR PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CHRISTIANE MAIA DA SILVEIRA ORIENTADOR: PROFESSOR PAULO GUILHERMETI O USO DAS MÍDIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO COTIDIANO ESCOLAR POLO

Leia mais

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de Docência On Line INTRODUÇÃO A educação a Distância (EAD) se tornou uma realidade necessária nos dias atuais, tendo como objetivo ajudar e qualificar aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudarem

Leia mais

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38.

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. PRIMEIRO ENCONTRO NOSSO GRUPO Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. FOTOS: CC BY REDE JOVEM RURAL ILUSTRAÇÃO: PIXABAY MONTAGEM: ALEXANDRE/BETA DESIGN 8 TEMAS: APRESENTAÇÕES CRACHÁS CONSTITUIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Plano de Curso 2012 Disciplina: Processos pedagógicos, mediações e tecnologias Ano / Período: 2012/1 Professor (a): Mirza Seabra Toschi e Barbra do Rosário Sabota Silva Código: Carga Horária Semanal: 4

Leia mais

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Avaliação do Processo Acadêmico RELAÇÕES INTERNACIONAIS Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Maria Imaculada Cardoso Sampaio (FeBAB) - imaculadasampaio@gmail.com Renata Homem de Mello (Unisa) - rhmello@prof.unisa.br

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO Katherine Scheeffer de Almeida Bucher. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Bruno Grilo Honorio Universidade Luterana do Brasil brunoghonorio@yahoo.com.br Lucas Gabriel Seibert Universidade Luterana

Leia mais

Concepção Pedagógica do curso-piloto Pradime on line 1

Concepção Pedagógica do curso-piloto Pradime on line 1 Concepção Pedagógica do curso-piloto Pradime on line 1 Equipe de Consultores do Pradime Celso Vallin Edna Tmarozzi, Maria Elisabette B.B. Prado Solange Lima D Agua Vitória Kachar No contexto virtual evidencia-se

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR?

O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? SUMÁRIO 1. O QUE É O PLANEJAMENTO ESCOLAR E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? 2. O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? 3. QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM BOM PLANEJAMENTO

Leia mais

A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas

A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas 149 Saber Digital A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas Robson da Silva Oliveira Discente da Faeterj Paracambi rs.oliver89@gmail.com Wendell Carlos Motta Maciel da Silva Discente

Leia mais

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática Profª. M.e Cláudia Benedetti Profa. M.e Cláudia Benedetti Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL

A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL Marlene Eliane dos Santos 1 ; Leomar Alves Rosa 2 ; Flávia Cavalcanti Gonçalves 3 UEMS/UUCG Rua dos Dentistas

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto com a prática.

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação PROGRAMA. Unidade Curricular: Seminário de Reflexão sobre a Prática Pedagógica II

Faculdade de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação PROGRAMA. Unidade Curricular: Seminário de Reflexão sobre a Prática Pedagógica II Faculdade de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação PROGRAMA Unidade Curricular: Seminário de Reflexão sobre a Prática Pedagógica II Curso do 2º Ciclo Mestrado em Educação Pré-Escolar e

Leia mais

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado. E-learning. 3 de Março de 2007

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado. E-learning. 3 de Março de 2007 VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado E-learning 3 de Março de 2007 Plataformas de E-learning em contexto educativo Intervenção de José Luís

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Educação Física - Área de Aprofundamento em Escola Licenciatura Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço de

Leia mais

Quadro sintético de ações na perspectiva da gestão democrática

Quadro sintético de ações na perspectiva da gestão democrática ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO EM GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA/TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) Prezado/a professor/a cursista, Como parte do Curso de Gestão Democrática, com

Leia mais

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Esther Provenzano Doutoranda da Universidade Estácio de Sá Orientador Prof. Marco Silva Palavras-chave Formação

Leia mais

Software Livre: aprender e ensinar na EaD.

Software Livre: aprender e ensinar na EaD. Software Livre: aprender e ensinar na EaD. Eliane Silvestre Oliveira Fernanda Rolfhs Pereira Resumo: O presente trabalho irá abordar uma nova tecnologia utilizada na educação: os Softwares Livres e a EaD.

Leia mais

Diálogos Democráticos

Diálogos Democráticos Diálogos Democráticos construindo oportunidades para a participação popular no Plano Diretor de Curitiba 09/07/2014 Equipe Governança Democrática JPD 2014 Andressa Mendes Fernanda Castelhano Rafaela Scheiffer

Leia mais

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Introdução. Com o advento das tecnologias modernas cada vez mais nos surpreendendo, surge uma grande necessidade

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Iguatemi 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Iguatemi 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA Campus Iguatemi 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem COMPREENSÃO (principal) Tenho a habilidade de juntar informações soltas e formular ideias que fazem sentido. Frequentemente

Leia mais

Docente, tutor e aluno no processo de ensino e aprendizagem online

Docente, tutor e aluno no processo de ensino e aprendizagem online Docente, tutor e aluno no processo de ensino e aprendizagem online INTRODUÇÃO Refletir, nos tempos atuais, sobre a docência online e sua importância é algo imprescindível para atender às exigências que

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA (RELATÓRIO DE PESQUISA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA (RELATÓRIO DE PESQUISA) UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA (RELATÓRIO DE PESQUISA) Boa Vista RR 2010 DÉBORA FERREIRA PINTO EDEANE CÉSAR DA SILVA ELISANGELA

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS NA EAD: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE PSICOLOGIA PRESENCIAL

CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS NA EAD: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE PSICOLOGIA PRESENCIAL CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS NA EAD: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE PSICOLOGIA PRESENCIAL Simone Bicca Charczuk Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) sibicca@gmail.com Fernanda Hampe Picon Universidade

Leia mais

Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar

Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar Philosophy: the paradox of teaching and learning 14 Andréia Bonho Borba ** O autor Walter Omar Kohan é Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris VIII,

Leia mais

AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE A DISTÂNCIA Hayssa Natália de Brito Sousa AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO

Leia mais

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO 1 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores CINELLI, Ana Paula Massotti 1 SILVA, Janice Mendes da 2 DAVID, Mônica Cristiane David 3 OLIVEIRA, Rafaela Chaves 4 OLIVEIRA, Sandra Maria 5

Leia mais

GASTRONOMIA Graduação Executiva

GASTRONOMIA Graduação Executiva Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA Graduação Executiva Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Leia mais

EDITAL 013/2014 de Junho de 2014

EDITAL 013/2014 de Junho de 2014 Processo de Seleção Simplificado de Professor para Desempenhar Funções de Designer Instrucional, Diagramador, Web Designer e Suporte Técnico para AVA da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação a

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 6ª DISCIPLINA: Música e ensino

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO

MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO A nossa ideia de projeto é que ele sirva para embasar e orientar um roteiro de trabalho compartilhado de um grupo, sendo muito

Leia mais

Instruções ao Usuário

Instruções ao Usuário Módulo Intermediário - Mídia Rádio Íntegra do Tópico Instruções Instruções ao Usuário Mapa do site O Módulo Intermediário da Mídia Rádio do Curso Formação Continuada em Mídias na Educação, da SEED/MEC

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 QUEM É O PROFESSOR? QUEM É O ALUNO? COMO DEVE SER O ENSINO? COMO

Leia mais

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel Estágio supervisionado Espaço de formação Desenvolvimento de habilidades necessárias

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio 1 Sumário Apresentação... 3 1.1 Como Acessar o Curso... 4 1.2 Estrutura e Metodologia... 5 1.3 Diferentes Personagens e seus Papéis... 5 1.4 Orientações Importantes sobre o Estudo... 6 1.5 Ambiente Virtual

Leia mais

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição!

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! O tutorial a seguir irá lhe instruir da melhor forma para que você possa iniciar seu acesso pelo mundo do conhecimento FCV-EAD.

Leia mais

Orientação Profissional Empregabilidade Empreendedorismo. Guia para o Portal

Orientação Profissional Empregabilidade Empreendedorismo. Guia para o Portal Orientação Profissional Empregabilidade Empreendedorismo Guia para o Portal O Portal OPEE foi criado como uma ferramenta para complementar o uso da METODOLOGIA OPEE. Para auxiliar o professor e o aluno

Leia mais

MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS: VIVÊNCIAS E ANGÚSTIAS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PANAMBI

MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS: VIVÊNCIAS E ANGÚSTIAS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PANAMBI MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS: VIVÊNCIAS E ANGÚSTIAS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PANAMBI GT 01 Educação Matemática no Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais Juliana Michels Pottker, michels.juliana@yahoo.com.br

Leia mais

SUMÁRIO 5 Passos para investir no Tesouro Direto

SUMÁRIO 5 Passos para investir no Tesouro Direto SUMÁRIO Sobre o autor 3 Sobre o ebook 4 O que é o Tesouro Direto? 5 5 Passos para investir no Tesouro Direto #1 - Definir um objetivo para seus investimentos 8 #2 - Escolha o título certo para os seus

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local

Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local Durante todo Estágio (Teórica e prática) Março a junho 2013 Mês de março e abril de 2013 25 a 31 março Preparação para o ingresso no Estágio Leitura obrigatória

Leia mais

Dia D. Dia Nacional de Discussão

Dia D. Dia Nacional de Discussão Dia D Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC introdução A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. O documento define o que todos os alunos têm o direito de aprender

Leia mais