PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA"

Transcrição

1 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Docentes: Código: 6MOD063 Adriana Oliveira Silva PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA Eloísa Helena Aranda Garcia de Souza Fábio Sene Fátima Cristina De Sá Hebert Samuel Carafa Fabre Márcio Grama Hoeppner Wagner José Silva Ursi Bruno Shindi Victor Hugo D. Brochado Nome: Odontologia Restauradora Oferta: Anual Série: 2ª Ano Letivo: 2015 Curso: Odontologia Carga Horária Teórica: 45h 54 aulas Carga Horária Total: 135h 162 aulas Carga Horária Prática: 90h aulas 2 EMENTA: Proteção do complexo dentina-polpa. Matrizes, porta-matrizes e cunhas. Escultura das restaurações à amálgama. Evolução das formas cavitárias. Comportamento clínico do amálgama e materiais estéticos. Introdução à Clínica. Anatomia das câmaras pulpares e canais radiculares. Princípios básicos da endodontia. Preparo biomecânico dos condutos. Condutometria. Esterilização endodôntica. Técnicas de obturação dos canais. 3 CONTRIBUIÇÕES DESTE MÓDULO AO PERFIL DO EGRESSO Com o propósito de contribuir à formação do aluno, respeitando o perfil do profissional desejado ao concluir o Curso de Odontologia da UEL, o presente módulo pretende fomentar à formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Desenvolver e estimular no acadêmico a capacidade de reconhecer suas habilidades, limitações e potencialidades e desta forma ser capaz de aprender continuamente. 4 OBJETIVOS Professor Mediar, por meio de atividade em sala de aula e práticas em laboratório, o aprendizado em Odontologia Restauradora. Apresentar, discutir e elucidar os princípios e Estudante Demonstrar interesse, agir com compromisso e ser participativo para o seu aprendizado no módulo. Organizar e interpretar as informações

2 procedimentos que regem a realização de tratamentos restauradores, de baixa e média complexidade. Estabelecer relação/integração entre os conteúdos ministrados por outras áreas/módulos para promover o entendimento dos conceitos e procedimentos práticos apresentados e discutidos. Oportunizar o entendimento dos conceitos apresentados e discutidos em sala de aula, por meio de atividades práticas quer em laboratório e/ou clínica, respeitando o momento de inserção do aluno no curso. Desenvolver atividade práticas laboratoriais para propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a realização de tratamento restaurador. Prover oportunidades de formação ao aluno não apenas dos conceitos científicos, mas também de ações pautadas nos valores humanos e na ética da profissão e das relações interpessoais. apresentadas e discutidas em sala de aula. Demonstrar entendimento dos conteúdos apresentados e discutidos em sala de aula para a execução dos procedimentos práticos quer em laboratório e/ou clínica. Analisar e interpretar as situações problemas apresentadas e demonstrar capacidade de raciocino lógico na construção do diagnóstico para a elaboração de medidas de tratamento, quer em âmbito preventivo e/ou curativo. Agir nos ambientes de aprendizagem prática de forma respeitosa para com as normas e rotinas em biosseguranças estabelecidos ela Comissão de Biossegurança da COU/UEL. Demonstrar comportamento e atitudes éticas e respeitosas para com as pessoas (professores, aluo, funcionários, pacientes) durante as atividades. Expressar seus pensamentos/ideias utilizando corretamente a linguagem cientifica. Estimular no exercício das atividades práticas, o cumprimento das normas e rotinas em biosseguranças estabelecidos ela Comissão de Biossegurança da COU/UEL. Mediar, por meio de atividade em sala de aula e práticas em laboratório, o aprendizado na Introdução à Endodontia. Apresentar, discutir e elucidar os princípios e procedimentos que regem a realização de tratamentos endodônticos de baixa complexidade. Desenvolver atividades práticas laboratoriais para propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades à realização de tratamentos endodônticos.

3 5 CONTEÚDOS Unidades Unidade I Proteção Do Complexo Dentina- Polpa. Conteúdos das unidades Proteção do complexo dentina-polpa previamente à realização de restauração em amálgama de prata e/ou resina composta 1. Formação e aspectos histológicos e morfológicos dos tecidos dentais, em normalidade: 1.1. Esmalte Dentina Polpa. 2. Fatores agressores do complexo dentina-polpa: 2.1. Contra o quê ou contra quem Proteção por quê? 2.3. Proteção com o quê? 3. Resposta do complexo dentina-polpa aos fatores agressores: 3.1. Dentina primária Dentina secundária Dentina terciária Resposta pulpar. 4. Tipos de proteção do complexo dentina-polpa: 4.1. Proteção indireta Tratamento expectante. 5. Proteção direta Curetagem pulpar Pulpotomia. 6. Propriedades físicas e mecânicas dos materiais protetores do complexo dentina-polpa: 6.1. Módulo de elasticidade e deformação Dureza Resiliência e tenacidade Resistência à tração, compressão e Professor A partir do entendimento prévio dos substratos que compõem os dentes: 1.1. Definir CDP Fundamentar as suas funções e a necessidades da sua preservação Discutir os diferentes tipos de proteção do CDP, relacionando os às propriedades dos materiais odontológicos indicados a esse fim. Mediar à aplicação clínica simulada dos diferentes materiais de proteção do CDP para cavidades a serem restauradas com amálgama de prata, considerando: aspectos referentes às características do material restaurador, dos materiais de proteção e a profundidade da cavidade. Objetivos da unidade Estudante Interpretar os conceitos apresentados e discutidos em sala de aula, para a realização dos procedimentos laboratoriais de simulação de proteção do CDP. Relacionar a situação clínica simulada em laboratório e relacionar ao tipo de material indicado para a proteção do CDP. Executar a proteção do CDP para uma cavidade a ser restaurada com amálgama de prata, em laboratório, considerando: aspectos referentes às características do material restaurador, dos materiais de proteção e a profundidade da cavidade.

4 Unidade II Evolução Das Formas Cavitárias. Matrizes, Porta- Matrizes E Cunhas. Escultura Das Restaurações.. cisalhamento Radiopacidade Adesão, união e coesão. 7. Materiais de proteção do complexo dentina-polpa (Seladores de interface/redutores da microinfiltração marginal): 7.1. Verniz cavitário Adesivo dentinário. 8. Adesivos dentinários: 8.1. Classificação dos adesivos atuais Mecanismo de ação. 9. Comportamento clínico e resposta pulpar do complexo dentina-polpa frente aos sistemas adesivos 10. Comportamento clínico e resposta pulpar do complexo dentina-polpa frente ao cimento a base de hidróxido de cálcio. 11. Comportamento clínico e resposta pulpar do complexo dentina-polpa frente aos cimentos de fosfato de zinco e óxido de zinco e eugenol. 12. Comportamento clínico e resposta pulpar do complexo dentina-polpa frente ao cimento de ionômero de vidro. Conhecimento teórico-prático relevantes ao aprendizado das técnicas de preparo cavitário e restaurações em amálgama de prata 1. Técnica de preparo e restauração para cavidade de Classe II conservadoras: 1.1. Slot vertical ou Almquist Slot horizontal Acesso direto Preparo tipo túnel. Prática: Técnica de preparo e restauração. 2. Técnica de preparo cavitário e restauração para amálgama de prata Classe I e II, com ênfase em Abordar os diferentes tipos de cavidades, bem como suas partes constituintes. Reapresentar e discutir os princípios que regem a execução de todo e qualquer preparo cavitário. Instrumentalizar as etapas para a confecção de cavidades de Classe I e II para amálgama de prata. Relacionar as características Obter, organizar e interpretar as informações apresentadas e discutidas em sala de aula. Classificar os diferentes tipos de cavidades, considerando as diferentes formas de classificação. Apontar as partes que compõem as cavidades. Realizar o isolamento do campo operatório, de acordo com a situação clínica simulada em laboratório.

5 escultura: 2.1. Técnica de preparo cavitário Técnica restauradora: Matriz, porta-matriz e cunha Amalgamação Condensação Técnica de escultura em amálgama de prata: Anatomia da superfície oclusal Anatomia da superfície proximal. Prática: Preparo cavitário e restauração de Classe I e Classe II em amálgama de prata. 3. Meios auxiliares para retenção em preparo cavitário Classe II para amálgama de prata atípico, extenso ou complexo: 3.1. Amálgama retido à pino: Pino intra-dentinário Pino intrarradicular Amalgapin Amálgama aderido. das cavidades às propriedades do material restaurador amálgama de prata. Aplicar os fundamentos teóricos apresentados e discutidos em sala de aula, na execução laboratorial de preparados cavitários de Classe I, II para amálgama de prata. Manusear os instrumentais e o material restaurador amálgama de prata na realização de restaurações de cavidades de Classe II e II, em laboratório. Unidade III Evolução Das Formas Cavitárias. Matrizes, Porta- Matrizes e Cunhas. Escultura das Restaurações.. Prática: Preparo cavitário e restauração. Conhecimento teórico-prático relevante ao aprendizado das técnicas de preparo cavitário e restaurações em resina composta. 1. Técnica de preparo cavitário e restauração Classe I e Classe II, para resina composta: 1.1. A partir dos conhecimentos quanto às características do preparo cavitário para amálgama de prata, discutir o preparo para resina composta quanto aos princípios gerais Escultura em resina composta Técnica de acabamento e polimento. Instrumentalizar as etapas para a confecção de cavidades de Classe I e II, para resina composta. Relacionar as características das cavidades às propriedades do material restaurador resina composta. Instrumentalizar as etapas Aplicar os fundamentos teóricos apresentados e discutidos em sala de aula, na execução laboratorial de preparados cavitários de Classe I e II para resina composta. Manusear os instrumentais e o material restaurador resina composta na realização de restaurações de cavidades de

6 Unidade IV Comportamento clínico do amálgama e materiais estéticos. 2. Técnica de preparo cavitário e restauração Classe III, IV e V, em resina composta Técnica de escultura em dentes anteriores Técnica de acabamento e polimento. 3. Introdução a Oclusão Funcional. Longevidade clínica das restaurações em amálgama de prata e resina composta 1. Fatores que comprometem a longevidade clínica das restaurações em amálgama de prata, referentes a : 1.1. Indicação clínica Preparo cavitário Proteção do complexo dentina-polpa Técnica restauradora: Seleção da liga de prata e amalgamação Isolamento do campo operatório Uso de matriz e cunha proximal Condensação do material Restabelecimento anatômico e funcional Acabamento e polimento. 2. Fatores que comprometem a longevidade clínica das restaurações em resina composta, referentes a: 2.1. Indicação clínica Preparo cavitário Proteção do complexo dentina-polpa Técnica restauradora: Seleção da resina composta Técnica de fotopolimerização Técnica de adesão à estrutura dental Restabelecimento anatômico e funcional. para a confecção de cavidades de Classe III, IV e V, para resina composta. Relacionar as características das cavidades às propriedades do material restaurador resina composta. Relacionar a técnica restauradora às propriedades físicas e mecânicas do material restaurador amálgama de prata e resina composta. Relacionar as características das cavidades às propriedades do material restaurador resina compostas. Classe II e II, em laboratório.. Aplicar os fundamentos teóricos apresentados e discutidos em sala de aula, na execução laboratorial de preparados cavitários de Classe III, IV e V, para resina composta 1. Manusear os instrumentais e o material restaurador amálgama de prata na realização de restaurações de cavidades em laboratório. 1. Aplicar os fundamentos teóricos apresentados e discutidos em sala de aula, na execução laboratorial de preparados cavitários e restaurações de amalgama e resina composta.

7 Acabamento e polimento. Unidade V INTRODUÇÃO À CLÍNICA. 1. Normas e rotinas em clínica. 1.1 Normas gerais da clínica odontológica 1.2 Paramentação para procedimentos clínicos e biossegurança. 1.3 Atribuições dos professores, estudantes e auxiliares de clínica. 1.4 Direito e deveres do paciente 2. Montagem de mesa clínica. 2.1 Organização do material clínico 2.2 Esterilização do material Preparar e introduzir o acadêmico para atividades clínicas por meio do estudo da Dentística, visando à valorização da prevenção, diagnóstico e tratamento que mantenha e/ou restitua aos dentes a sua forma anatômica, funcional e estética. Apresentar, discutir e elucidar os princípios e procedimentos que regem a realização de tratamentos restauradores de baixa complexidade e suas correlações com as demais especialidades da Odontologia. Desenvolver atividade práticas clínicas para propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades Prover oportunidades de formação do aluno não apenas dos conceitos científicos, mas também de ações pautadas nos valores humanos e na ética da profissão e das relações interpessoais. Estimular no exercício das atividades práticas, o cumprimento das normas e rotinas em biossegurança. Integrar os conhecimentos assimilados na diferentes áreas da odontologia, adquiridos ao longo do curso, para analisar, planejar e discutir métodos de tratamento em Odontologia restauradora. Demonstrar interesse, agir com compromisso e ser participativo para o seu aprendizado no módulo. Organizar e interpretar as informações apresentadas e discutidas em sala de aula. Demonstrar entendimento dos conteúdos apresentados e discutidos em sala de aula para a execução dos procedimentos práticos quer em laboratório e/ou clínica. Analisar e interpretar as situações problemas apresentadas e demonstrar capacidade de raciocino lógico na construção do diagnóstico para a elaboração de medidas de tratamento, quer em âmbito preventivo e/ou curativo.

8 estabelecidos ela Comissão de Biossegurança da COU/UEL. Área Endodontia Unidade I Desinfecção inicial 1. Fases pré-clínicas do tratamento endodôntico: 1.1. Abertura coronária Incisivos superiores e inferiores Caninos superiores e inferiores Pré-molares superiores e inferiores 1.2. Preparo biomecânicos dos canais radiculares Preparo seriado clássico Preparo escalonado regressivo Preparo progressivo crown down Mediar, por meio de atividade em sala de aula e práticas em laboratório, o aprendizado na Introdução à Endodontia. Apresentar, discutir e elucidar os princípios e procedimentos que regem a realização de tratamentos endodônticos de baixa complexidade. Estabelecer relação/integração entre os conteúdos ministrados por outras áreas/módulos para promover o entendimento dos conceitos e procedimentos práticos apresentados e discutidos no referido módulo. Organizar e intepretar as informações apresentadas e discutidas em sala de aula. Demonstrar interesse, agir com compromisso e ser participativo para o seu aprendizado no módulo. Interpretar os conceitos apresentados e discutidos em sala de aula, para a realização dos procedimentos laboratoriais Nos dentes selecionados, deverá delinear a forma de contorno correspondente e executar todos passos da abertura coronária respectiva. Realizar abertura coronária, odontometria, instrumentação segundo a orientação teórica, com planejamento prévio do caso em ficha específica.

9 Área Endodontia Unidade II Reestabelecimento funcional. 1. Fases pré-clínicas do tratamento endodôntico: 1.1. Irrigação intracanal Hipoclorito de sódio Gluconato de Clorexidina 2.1. Medicação intracanal Formocresol Hidróxido de cálcio 3.1. Obturação dos canais radiculares: Materiais obturadores dos canais radiculares Técnica de obturação por condensação lateral. Oportunizar o entendimento dos conceitos apresentados e discutidos em sala de aula, por meio de atividades práticas em laboratório, respeitando o momento de inserção do aluno no curso. Desenvolver atividades práticas laboratoriais para propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades à realização de tratamentos endodônticos. Prover oportunidades de formação do aluno não apenas dos conceitos científicos, mas também de ações pautadas nos valores humanos e na ética da profissão e das relações interpessoais. Realizar abertura coronária, odontometria, instrumentação, medicação e irrigação segundo a orientação teórica, com planejamento prévio do caso em ficha específica. Executar os procedimentos referentes aos tópicos acima, finalizando assim o tratamento endodôntico no incisivo central superior Demonstrar entendimento dos conteúdos apresentados e discutidos em sala de aula para a execução dos procedimentos práticos em laboratório. Demonstrar comportamento e atitudes éticas e respeitosas para com as pessoas (professores, alunos e funcionários) durante as atividades. Expressar seus pensamentos e ideias utilizando corretamente a linguagem científica.

10 6 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM Estratégias Aula expositiva Aulas teóricopráticas Aulas prática/laboratorial - /solução de problemas Elementos a serem acompanhados: Em sala de aula para apresentação, análise e discussão dos conceitos e conhecimentos básicos sobre os assuntos descritos no conteúdo programático, motivando a participação dos estudantes (contribuindo na exposição) com utilização de recursos audiovisuais, perguntando, respondendo, questionando. Apresentação, demonstração e discussão dos procedimentos operatórios pelo corpo docente, em manequim (nos laboratórios/clínicas) e/ou em pacientes (nas clínicas). Análise do desenvolvimento/aprendizagem do estudante pelas questões que formula ao professor, nas revisões que este lhe solicita e a partir do que vai sendo inserido gradativamente nas atividades estimuladas. Realização pelos acadêmicos, dos procedimentos propostos, com supervisão dos docentes, no laboratório e/ou na clínica, em manequim e/ou em pacientes. Observação das habilidades dos estudantes na execução das atividades e também quanto a sua concisão, logicidade, aplicabilidade e pertinência, bem como seu desempenho na descoberta de soluções apropriadas aos problemas apresentados. 7 - CONSIDERAÇÕES GERAIS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO 1. As avaliações teóricas bimestrais oficiais são de caráter acumulativo anual. São avaliados: interpretação do texto, conteúdo, coerência da redação, clareza de idéias, objetividade, vocabulário e gramática. 2. O módulo de Introdução à Odontologia Restauradora mantém integração horizontal com os demais módulos da primeira série que compõem a matriz curricular. Portanto, os fundamentos teóricos e práticos abordados pelos mesmos são de suma importância para o aprendizado dos conhecimentos repassados pelo módulo de Introdução à Odontologia Restauradora e passiveis de serem cobrados nas avaliações teóricas oficiais e/ou práticas laboratoriais do referido módulo. 3. Durante as atividades práticas os acadêmicos serão divididos em grupos para que possam receber as orientações dos procedimentos a serem executados, quando necessárias, bem como, para que sejam avaliados em relação ao cumprimento das tarefas repassadas, conforme os critérios de avaliação adotados pelo módulo. 4. As atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas realizadas por cada acadêmico serão descritas na ficha de avaliação individual, a cada aula prática, para avaliação do professor supervisor responsável. 5. A prova teórico/prático, acontecerá abordando o emprego dos instrumentais, classificação das cavidades, identificação das paredes de um preparo e todos os conceitos teóricos empregados na prática da disciplina. Poderão acontecer no formato de prova oral, gincana, ou outro formatos, previamente acordados nas datas já previstas no cronograma. 6. Nas atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas, os acadêmicos serão avaliados quanto: 6.1. Pontualidade ou responsabilidade para com o seu aprendizado Biossegurança e paramentação, de acordo com a ORDEM DE SERVIÇO DO COLEGIADO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA Nº. 001/ Instrumental e/ou materiais solicitados pelo módulo e montagem da mesa clínica Relação interpessoal entre os demais acadêmicos da série, professores do módulo e funcionários do setor em que as atividades são desenvolvidas Qualidade das atividades propostas pelo módulo e realizadas durante as atividades

11 práticas Competência e habilidade: Interesse Conhecimento teórico mínimo necessário ao desenvolvimento das atividades práticas Assimilação dos conhecimentos e desenvolvimento das habilidades necessárias a execução das atividades práticas. 7. Conforme regulamento institucional, para a aprovação no módulo de Introdução à Odontologia Restauradora o acadêmico deverá apresentar freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do módulo e média final de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis). 8. Ao acadêmico regularmente matriculado no curso é vedado o abono de falta. Portanto, o acadêmico que faltar às atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas e às avaliações teóricas e/ou práticas aplicadas pelo módulo de Introdução à Odontologia Restauradora deverá protocolar justificativa e solicitar direito a reposição e/ou segunda chamada junto ao Colegiado do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina. Para as atividades de Endodontia as explicações pertinentes à cada item serão discutidas no início das atividades referentes à série. A não observação do conteúdo abordado implicará em dificuldades de completar o aprendizado necessário para o exercício da disciplina, além de implicar em uma diminuição na nota conceitual. O aluno deverá comparecer com todo instrumental solicitado para o início das aulas práticas. As aulas práticas e teóricas serão realizadas com todos os alunos. O aluno deverá apresentar o planejamento da fase de instrumentação do tratamento endodôntico, esboçado na ficha laboratorial, referente ao trabalho a ser executado. O aluno sem uniforme (jaleco) e sem crachá não poderá acompanhar as aulas práticas. Não será permitida a presença de alunos sem uniforme, ou com trajes que não sejam condizentes com o exercício do aprendizado da Odontologia. O início das aulas teóricas e dos trabalhos em laboratório será pontualmente às 14h00min. As fichas e radiografias deverão ser acondicionadas em pasta própria e entregues no final do período letivo em ordem para avaliação. O objetivo mínimo de produção para avaliação nas aulas práticas será:. Tratamento endodôntico completo em 1 dente. O dente deverá ser entregue acompanhado de sua ficha respectiva completa e radiografias montadas em ordem). Importante: Para que seja atribuída a nota referente ao tratamento completo do dente é imprescindível que a ficha referente ao caso executado esteja corretamente preenchida e assinada pelo docente e as radiografias referentes aos passos executados em perfeito estado de conservação. Nota laboratorial Será atribuída nota da produção laboratorial de acordo com a qualidade do trabalho demonstrado, mediante os seguintes critérios: Nota da produção: - Canal bem obturado, sem espaços vazios dentro do conduto com correta odontometria e todas radiografias = Canal obturado, portador de espaços vazios com correta odontometria = Canal obturado, portador de espaços vazios com odontometria incorreta = Para cada radiografia faltando, será descontado 1.0 da nota - Para cada preenchimento da ficha endodôntica faltando assinatura será descontado 1.0 da nota - Caso haja mais de um dente entregue, será feita a média aritmética simples dos dentes, obtendo um valor para ser lançado como nota da produção Nota conceitual:

12 Será atribuída nota conceitual, inserida nas avaliações, mediante os seguintes critérios: instrumental completo e em ordem = 4.0 mesa clínica corretamente montada = 3.0 conceito (pontualidade, organização, participação, apresentação)= 3.0 (Nota da produção + Nota conceitual) / 2 = Nota Laboratorial Resumo dos pesos das avaliações 2ª Avaliação teórica 1ª Avaliação teórica + Nota Laboratorial 1 1 A AVALIAÇÃO Forma Provas escritas e praticas Critérios PRIMEIRO BIMESTRE Dentística Restauradora 1. Prova teórica bimestral, com peso cinco (6) na composição da nota bimestral final. Durante as atividades teóricas podem ser feitas avaliações e trabalhos valendo pontos que farão a composição final da nota teórica. 2. Prova prática, com peso dois (2) na composição da nota bimestral final. 3. Média das avaliações das atividades práticas laboratoriais, com peso um (2) da nota bimestral final. Prova escritas Provas práticas Provas teórico/práticas SEGUNDO BIMESTRE Dentística Restauradora 1. Prova teórica bimestral, com peso cinco (8) na composição da nota bimestral final. Durante as atividades teóricas podem ser feitas avaliações e trabalhos valendo pontos que farão a composição final da nota teórica. 2. Média das avaliações das atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas, com peso um (2) da nota bimestral final. Provas escritas Provas práticas Provas teórico/práticas TERCEIRO BIMESTRE Dentística Restauradora 1. Prova teórica bimestral, com peso cinco (8) na composição da nota bimestral final. 2. Média das avaliações das atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas, com peso um (2) da nota bimestral final.

13 -Endodontia 1. Prova teórica bimestral(10) A avaliação teórica compõe-se de questões objetivas e subjetivas Provas escritas Provas/ notas práticas QUARTO BIMESTRE- Dentística Restauradora 1. Prova teórica bimestral, com peso sete (7) na composição da média bimestral final. 2. Média das avaliações resultantes da participação nas aulas práticas, com peso três (3) na composição da nota bimestral final. Endodontia 3. Prova teórica bimestral (peso 5)+Nota laboratorial (peso 5) OBSERVAÇÃO: No transcorrer do período letivo, atividades (seminários, discussão de casos clínicos, avaliação escrita objetiva e/ou discursiva, discussão em grupo) em sala de aula e/ou laboratório poderão ser realizadas com o propósito de analisar o grau de aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos até então ministrados. Essas avaliações, embora não estejam previamente agendadas no cronograma do Módulo (não oficiais), poderão compor a nota bimestral final. 8 CRONOGRAMA Anexo 1. PODERÁ SER ALTERADO, DESDE QUE AVISADO E ACORDADO COM ANTECEDÊNCIA

14 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9.1 Bibliografia básica ANUSAVICE, K.J.P. Phillips materiais dentários. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, MONDELLI, J. et al. Dentística: procedimentos pré-clínicos. São Paulo: Ed. Santos, 2004, MONDELLI, J. Proteção do complexo dentinopulpar. São Paulo: Artes Médicas, (SÉRIE EAP APCD). RAMOS, C. A. S.; BRAMANTE, C. M. Endodontia: fundamentos biológicos e clínicos. 2. ed. São Paulo: Santos, REIS, A.; LOGUERCIO, A. D. Materiais dentários diretos: dos fundamentos à aplicação clínica. São Paulo: Santos, TORRES, C. R. G. Odontologia restauradora: estética e funcional. São Paulo: Santos, WHITE, S. C. Radiologia oral: fundamentos e interpretação. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015, Bibliografia complementar BARATIERI, L.N. et al. Dentística: procedimentos preventivos e restauradores. 2. ed. São Paulo: Ed. Santos, BARATIERI, L.N. et al. Estética: restaurações adesivas diretas em dentes anteriores fraturados. 2. ed. São Paulo: Ed. Santos, CHAIN, M. C.; BARATIERI, L. N. Restaurações estéticas com resina composta em dentes posteriores. São Paulo: Artes Medicas, (Série EAP-APCD, 12). CRAIG, Robert G.; POWERS, J. M.; WATAHA, J. C. Materiais dentários: propriedades e manipulação. 7. ed. São Paulo: Santos, 2002.

15 DE DEUS, Q. D. Endodontia. 5. ed. Rio de Janeiro: Medsi, LEONARDO, M. R.; LEAL, J. M. Endodontia: tratamento de canais radiculares. 3. ed. São Paulo: Panamericana, LOPES, H. P.; SIQUEIRA JUNIOR, J. F. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, PAIVA, J. G. de ; ANTONIAZZI, J. H. Endodontia: bases para a prática clínica. 2. ed. São Paulo: Artes Médicas, Coordenador do Módulo Adriana de Oliveira Silva Chapa Funcional nº Aprovado pelo Departamento em / / Aprovado pelo Colegiado em / / Chefe do Departamento ODO Coordenador do Colegiado de Curso Professores Adriana Oliveira Silva Eloisa Helena Aranda Fábio Sene Fatima Cristina de Sá Hebert Samuel Carafa Fabre Márcio G. Hoeppner Wagner Ursi Victor Hugo Brochado Bruno Shindi

16 Anexo 1 Data ODONTOLOGIA RESTAURADORA 6 MOD CRONOGRAMA 1º SEMESTRE Planejamento 2º ano, 1º semestre (2016) - Quinta-feira, das 7h30h às 10h30 Tipo de aula Atividade Abril 14/04/16 Teórica Apresentação da disciplina Adriana 21/04/2016 Feriado Tiradentes 28/04/16 Teórica Proteção do Complexo Dentinopulpar Prof. Hebert MAIO 05/05/2016 Prática Prep. cavitários Cl I e proteção pulpar 12/05/16 Teórica Classe I, II e atípico (Ag): meios de retenção Prof. Marcio 19/05/16 Prática Preparo para amálgama pin 26/05/16 recesso- Corpus Christi JUNHO 02/06/16 Teórica Prep. cavitários atípicos - Slot vertical e horizontal :prep. e restauração Profa. Fátima 09/06/16 Prática Prep. cavitários atípicos - Slot vertical e horizontal 16/06/16 Teórica Avaliação teórica- 1º bim 23/06/16 Prática Avaliação Prática Equipe 30/06/16 Prática Introdução a Oclusão Funcional Prof. Wagner JULHO 07/07/16 Teórica Preparo e restauração de Cl I e II para resina composta Profa. Adriana 14/07/16 Prática Preparo e restauração de Cl I RC-dentes inferiores 21/07/16 Prática Preparo e restauração de Cl I RC -dentes superiores 28/07/16 Prática Preparo e restauração de Cl II RC dentes inferiores AGOSTO 04/08/16 Prática Preparo e restauração de Cl II RC -dentes superiores 11/08/16 Teórica Avaliação teórica -2bimestre Data Tipo de aula 13/08 ate 29/08 -férias escolares 6 MOD CRONOGRAMA 2º SEMESTRE Planejamento 2º ano, 2º semestre (2016 Dentística: Segunda (14:00hs às 16:30hs) Atividade 29/08/16 Prática Acabamento e polimento de restaurações diretas dentes posteriores SETEMBRO 05/09/16 Teórica Preparo, restauração, acabamento e polimento de Cl III, IV e V Prof. Fábio 12/09/16 Prática Preparo e restauração de Cl III - dentes superiores 19/09/16 Prática Preparo e restauração de Cl III - dentes inferiores 26/09/16 Prática Preparo e restauração de Cl IV OUTUBRO 03/10/16 Prática Preparo e restauração de Cl IV 10/10/16 Teórica Avaliação teórica - 3º bim 17/10/16 Teórica Isolamentos modificados e fio retratores Profa Eloisa 24/10/16 Prática Preparo e restauração classe V em resina composta. 31/10/16 Prática Acabamento e polimento restaurações dentes anteriores NOVEMBRO 07/11/16 Teórica Exame Clínico e Diagnóstico de Cárie dental Prof. Marcio

17 14/11/16 Feriado/estudo dirigido 21/11/16 Teórica Biossegurança-Normas e rotina clínica COU Enf. Patricia 28/11/16 Prática Prova prática-biossegurança-normas e rotina clínica COU Equipe DEZEMBRO 05/12/16 Prática aula prática de montagem de mesa 12/12/16 Teórica Avaliação teórica - 4º bim 19/12/16 Feriado férias de 22/12 a 09/01/2017 JANEIRO 09/01/17 revisão de conteudo 16/01/17 revisão de conteudo EXAME FINAL de 24 a 30 de janeiro CRONOGRAMA DO SETOR DE ENDODONTIA DISCIPLINA 6 MOD 063 Segunda Série Prof. Victor Hugo D. Brochado Prof. Bruno Shindi Hirata Primeiro tópico Aula teórica Apresentação dos professores. Discussão do programa teórico-prático, Definição das datas e horários de aula. Apresentação do calendário de avaliações. Detalhamento do material didático disponível. Apresentação dos Livros Endodontia (Ramos e Bramante) e Odontometria Fundamentos e Técnicas (Ramos e Bramante). Apresentação da bibliografia recomendada. Apresentação da lista de materiais AULA INSTRUMENTAIS Segundo tópico Aula teórica Professor Victor Hugo D. Brochado Anatomia das cavidades pulpares. Aspectos gerais de interesse à Endodontia. Estudo individual dos diferentes grupos de dentes. Terceiro tópico Aula teórica Professor Bruno Shindi Hirata Princípios fundamentais e materiais utilizados na abertura coronária Abertura coronária Incisivos, caninos e pré-molares. Quarto tópico Aula teórica Professor Bruno Shindi Hirata Alterações pulpares Quinto tópico Aula teórica Professor Bruno Shindi Hirata Alterações periapicais Sexta tópico Aula teórica Professor Bruno Shindi Hirata Odontometria e diâmetro anatômico. Comprimento de modelagem e limpeza. Instrumentos endodônticos Sétimo tópico Aula teórica Professor Bruno Shindi Hirata Preparo biomecânico dos canais radiculares fundamentos Técnicas e desenvolvimento PRIMEIRA AVALIAÇÃO Conteúdo Programático

18 Histofisiologia pulpar e periapical (pré-requisito) Patologia pulpar e periapical (pré-requisito) Radiologia em endodontia (pré-requisito) Anatomia das cavidades pulpares Abertura coronária Instrumentos endodônticos Odontometria Instrumentação Oitavo tópico Aula teórica Bruno Shindi Hirata Irrigação dos canais radiculares Acidentes e complicações Nono tópico Aula teórica Professor Ronaldo Ferreira Medicação intracanal Décimo tópico Aula teórica Professor Bruno Shindi Hirata Obturação dos canais radiculares Décimo primeiro tópico Aula prática Verificação de todo material solicitado pela disciplina conforme lista de material Preparação do instrumental endodôntico Identificação dos instrumentos endodônticos auxiliares Identificação dos instrumentos endodônticos especializados Montagem da caixa endodôntica e da mesa clínica Objetivo: O aluno deverá apresentar os instrumentos solicitados em ordem sobre a bancada, limpos e organizados, de tal forma que possam ser classificados e conferidos pelos professores. Deverá ainda reconhecer os instrumentos segundo nome, definição, uso, função e cinemática operatória. Os instrumentos deverão ser armazenados em ordem na caixa endodôntica. Décimo segundo tópico Aula prática Abertura coronária incisivos e caninos Objetivo: Nos dentes selecionados, deverá delinear a forma de contorno correspondente e executar todos passos da abertura coronária respectiva. Décimo terceiro tópico Aula prática Seqüência de instrumentação em um dos dentes com abertura coronária realizada. Sugestão: Incisivo Central Superior Planejamento / odontometria / instrumentação/ irrigação. Objetivo: abertura coronária, odontometria, instrumentação e irrigação segundo a orientação teórica, com planejamento prévio do caso em ficha específica. Décimo quarto tópico Aula prática Seqüência do tratamento endodôntico em dente extraído. Remoção do selo (restauração provisória). Obturação dos canais radiculares - Adaptação do cone principal. Obturação dos canais radiculares Provas do cone. Obturação dos canais radiculares - Técnica da Condensação Lateral. Obturação dos canais radiculares - Radiografia final. Interpretação dos resultados. Corte da obturação. Condensação vertical. Preparo da câmara pulpar para posterior restauração. Restauração temporária. Objetivo: O aluno deverá executar os procedimentos referentes aos tópicos acima, finalizando assim o tratamento endodôntico no incisivo central superior. Entrega do dente realizado em laboratório. SEGUNDA AVALIAÇÃO Conteúdo Programático

19 Histofisiologia pulpar e periapical (pré-requisito) Patologia pulpar e periapical (pré-requisito) Radiologia em endodontia (pré-requisito) Anatomia das cavidades pulpares Abertura coronária Instrumentos endodônticos Odontometria Instrumentação e Irrigação Medicação intracanal Obturação Décimo quinto tópico Aula prática Seqüência do tratamento endodôntico em dente extraído. Todas as etapas Décimo sexto tópico PROVA PRÁTICA Seqüência do tratamento endodôntico em dente extraído. Décimo sétimo tópico Entrega dos dentes realizados em laboratório..término dos dentes não finalizados e entrega da produção do ano.

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA Docentes: Adriana Oliveira Silva, Eloísa Helena Aranda Garcia de Souza, Fábio Sene, Fátima Cristina de Sá, Hebert Samuel Carafa

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Odontologia Pré-Clínica I Código: Pré-requisito: Anatomia III:

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA Docentes: Adriana Oliveira Silva, Eloísa Helena Aranda Garcia de Souza, Fábio Sene,Fátima Cristina De Sá, Hebert Samuel Carafa

Leia mais

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº 282/2006-CEPE PLANO DE ENSINO

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº 282/2006-CEPE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2008 ANO DO CURSO: 1º Curso: Odontologia Modalidade: Anual Turno: Integral Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Campus: Cascavel APCC 4 Total Disciplina

Leia mais

EDITAL Nº 14 /2017 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA DOCENTE

EDITAL Nº 14 /2017 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA DOCENTE EDITAL Nº 14 /2017 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA DOCENTE O Diretor Geral da Escola Superior São Francisco de Assis ESFA, Clenilton Pereira, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere ! PLANO DE ENSINO - º/206. IDENTIFICAÇÃO: 2. Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia II Carga Horária: 60h/a Teórica: 40 h/a Prática: 20 h/a Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Cariologia III Código: 3438 Carga Horária: 204 horas Ano Letivo: 2008 Curso:

Leia mais

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 ! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Endodontia II. Carga Horária: 60h/a. Teórica: 40 h/a. Prática: 20 h/a. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Professoras: Adriana A. Depieri, Patrícia Ruiz Spyere.

PLANO DE ENSINO. Professoras: Adriana A. Depieri, Patrícia Ruiz Spyere. ! PLANO DE ENSINO. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia I Carga Horária: 60h/a Professoras: Adriana A. Depieri, Patrícia Ruiz Spyere. 2. EMENTA: Estudo dos Princípios básicos em Endodontia.

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE ENDODONTIA PROFESSOR TITULAR: GIULIO GAVINI ENDODONTIA BÁSICA I 1 SEM 2010 NOME Prof. Titular Giulio Gavini Prof. Dr. Carmo Aun Prof. Dr.

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Horária Unidade I

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Horária Unidade I UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7006 DENTÍSTICA PRÉ-CLINICA Departamento ODT-Odontologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA DISCIPLINA DE ENDODONTIA II EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO-MONITOR BOLSISTA PARA A DISCIPLINA DE ENDODONTIA

Leia mais

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ODONTOLOGIA PRÉ-CLÍNICA 1 Código: ODO-022 Pré-requisito:

Leia mais

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período:

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período: 1 FACULDADES INTEGRADAS DA Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº 368/2008 de 19//2008 (DOU 20//2008) PLANO DE ENSINO CURSO DE ODONTOLOGIA (para alunos ingressantes a partir do 1º semestre letivo de 2006)

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA 2015/1º

PLANO DE DISCIPLINA 2015/1º UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Prótese e Materiais Dentários PLANO DE DISCIPLINA 2015/1º 1. Identificação: Departamento: Prótese e Materiais Dentários Disciplina:

Leia mais

A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas, práticas laboratoriais e práticas clínicas.

A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas, práticas laboratoriais e práticas clínicas. C ampus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno Prezado aluno, 2017 A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR PERIODONTIA E DENTÍSTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR PERIODONTIA E DENTÍSTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU428 COMPONENTE CURRICULAR PERIODONTIA E DENTÍSTICA CH 120 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica/Prática

Leia mais

PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Euler Maciel Dantas * Hallissa Simplício Gomes Pereira ** Isabelita Duarte

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº 282/2006-CEPE PLANO DE ENSINO

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº 282/2006-CEPE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO: 2008 ANO DO CURSO: 3º Curso: Odontologia Modalidade: Semestral Turno: Integral Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Campus: Cascavel APCC 4 Total Disciplina

Leia mais

Campus de Araçatuba. Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno

Campus de Araçatuba. Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno Prezado aluno, A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

ATOS LEGAIS DO CURSO:

ATOS LEGAIS DO CURSO: CATÁLOGO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7102 Materiais Dentários II Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-014 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 TURMA ESPECIAL Odontologia

EDITAL Nº 02/2017 TURMA ESPECIAL Odontologia EDITAL Nº 02/2017 TURMA ESPECIAL 2017.1 Odontologia A Direção Acadêmica por meio da Coordenação do Curso de Odontologia da FAPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos, mantida pelo ITPAC Porto Nacional -

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ODONTOLOGIA PRÉ-CLÍNICA I Código: ODO-021 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

Campus de Araçatuba. Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018

Campus de Araçatuba. Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018 Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018 Prezado aluno, Na etapa laboratorial da Disciplina de Prótese Parcial Fixa

Leia mais

PLANO DE ENSINO Semestre DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7102 Materiais Dentários II

PLANO DE ENSINO Semestre DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7102 Materiais Dentários II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA. NOME: Epidemiologia e Metodologia de Pesquisa OFERTA: Semestral SÉRIE: 2ª ANO LETIVO: 2019

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA. NOME: Epidemiologia e Metodologia de Pesquisa OFERTA: Semestral SÉRIE: 2ª ANO LETIVO: 2019 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA DOCENTES: Maria Luiza Hiromi Iwakura Kasai (coordenadora) CÓDIGO: 6MOD067 Maria Celeste Morita (MOOI) Maura Sassahara Higasi

Leia mais

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-14 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) 3031-5050 CEP: 86.061-450 1 REGULAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR: PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR: PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação e Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

Departamento ODT Odontologia. Horário Terças-feiras (das 7:30 às 11:50 horas)

Departamento ODT Odontologia. Horário Terças-feiras (das 7:30 às 11:50 horas) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7101 Materiais Dentários I Departamento ODT Odontologia Professores da disciplina Luiz Henrique Maykot Prates, Marcelo Carvalho Chain, João Adolfo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Saúde, Segurança e Trabalho Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Psicologia - IPS Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI MESTRADO ACADEMICO E DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Psicologia - IPS Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI MESTRADO ACADEMICO E DOUTORADO RESOLUÇÃO 02/2016 Institui critérios para o funcionamento da Disciplina IPSB42 - Estágio Docente nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado no Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Departamento de Dentística Disciplina de Endodontia ODD0206

Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Departamento de Dentística Disciplina de Endodontia ODD0206 Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Departamento de Dentística Disciplina de Endodontia ODD0206 Curso Integral - 2019 Docente Responsável: Prof a Dr a Carla Sipert OBJETIVOS GERAIS Durante

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO ODT 7101 Materiais Dentários I

PROGRAMA DE ENSINO ODT 7101 Materiais Dentários I PROGRAMA DE ENSINO ODT 7101 Materiais Dentários I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Departamento ODT 7101 Materiais Dentários I ODT Odontologia Identificação da Oferta Odontologia,

Leia mais

Importante: As raízes. dos dentes naturais. deverão estar íntegras.

Importante: As raízes. dos dentes naturais. deverão estar íntegras. Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Integral ORIENTAÇÕES A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

Núcleos Uni e Multirradiculares

Núcleos Uni e Multirradiculares CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO CURSO DE ODONTOLOGIA Núcleos Uni e Multirradiculares Prof. Itamar Lopes Júnior Os núcleos intra-radiculares ou de preenchimento estão indicados em dentes que apresentam-se

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Departamento ODT 7102 - Materiais Dentários II ODT - Odontologia Identificação da Oferta Odontologia 4ª Fase UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: ANATOMIA III: DESENHO E ESCULTURA DENTAL Código: ODO-016 Pré-requisito: Anatomia

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ODONTOLOGIA PRÉ-CLÍNICA I Código: Pré-requisito: ANATOMIA HUMANA

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

Componente Curricular: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA I. Pré-requisito: Estágio Supervisionado em Odontologia Endodontia e Prótese.

Componente Curricular: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA I. Pré-requisito: Estágio Supervisionado em Odontologia Endodontia e Prótese. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA I Código: ODO-039 CH

Leia mais

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO Capítulo I Princípios gerais: Art. 1º De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Redentor, os estágios supervisionados fazem

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização Art. 1º Estágio curricular obrigatório é aquele definido como tal no projeto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005.

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. Aprova o Regulamento de Estágio dos Cursos do Centro Federal de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Departamento de Odontologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI  Departamento de Odontologia EDITAL 001/2013 Monitoria remunerada e voluntária Curso de Odontologia MONITORIA Curso de Odontologia 1 EDITAL 01/2013 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITOR REMUNERADO E VOLUNTÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA

CURSO DE ODONTOLOGIA CURSO DE ODONTOLOGIA Componente Curricular: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DENTÍSTICA Código: ODO-027 Pré-requisito: Período Letivo: 2015.1 CH Total: 60h Turma: 5 semestre Professor: 1 Profa. Msc. Saryta Argolo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU441 COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II CH 60 ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru- SP Eixo Tecnológico: Segurança. Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Etec Plano de curso n 288 aprovado pela portaria CETEC No. 733 de 10/09/2015 Etec MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS SUMÁRIO

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS SUMÁRIO REGULAMENTO DO PROJETO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AIMORÉS/MG SUMÁRIO REGULAMENTO DO PROJETO EMPRESARIAL... 1 Objetivos... 4 Objetivos Específicos... 4 Duração do Projeto Empresarial... 5 Disciplina

Leia mais

Plano de Ensino. Professor : M.e Welington Pereira Jr.

Plano de Ensino. Professor : M.e Welington Pereira Jr. 2016 Plano de Ensino Professor : M.e Welington Pereira Jr. Proposta do curso Fornecer ao cirurgião-dentista conhecimento para o diagnóstico e tratamento das alterações pulpares e periapicais com técnicas

Leia mais

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 016 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO-CETEP

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 016 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO-CETEP NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 016 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO-CETEP CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento regulamenta

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA. NOME: Epidemiologia e Metodologia de Pesquisa OFERTA: Semestral SÉRIE: 2ª ANO LETIVO: 2016

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA. NOME: Epidemiologia e Metodologia de Pesquisa OFERTA: Semestral SÉRIE: 2ª ANO LETIVO: 2016 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA DOCENTES: Maria Luiza Hiromi Iwakura Kasai (coordenadora) CÓDIGO: 6MOD067 Maria Celeste Morita (MOOI) Maura Sassahara Higasi

Leia mais

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 017 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE TECNOLOGIAS DA FACULDADE ADJETIVO - CETEP.

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 017 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE TECNOLOGIAS DA FACULDADE ADJETIVO - CETEP. NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 017 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE TECNOLOGIAS DA FACULDADE ADJETIVO - CETEP. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento regulamenta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL Nº 01 SELEÇÃO MONITORES REMUNERADOS E VOLUNTÁRIOS DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA / FCBS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS I - DIAMANTINA O Departamento de Odontologia

Leia mais

*** Iane Souza Nery Silva Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre.

*** Iane Souza Nery Silva   Titulação: * Especialista. ** Cirurgiã Dentista, Especialista em Endodontia. *** Mestre. C U R S O O D O N O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Radiologia Código: - Pré-requisito: Anatomia II: Cabeça

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I E II DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Art. 1º Os Estágios Supervisionados I e II representam parte integrante do currículo do Curso de Bacharelado

Leia mais

Módulo Opcional de Aprendizagem

Módulo Opcional de Aprendizagem Anexo 09 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Identificação Módulo Opcional

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A Coordenação do Curso de Enfermagem da Facear, no uso de suas atribuições, e considerando a: Lei nº 11.788 de 26 de setembro

Leia mais

Centro de Ciências da Saúde

Centro de Ciências da Saúde Regulamento do estágio supervisionado curricular obrigatório e nãoobrigatório do curso de graduação em Terapia Ocupacional Título I - Dos Estágios Supervisionados Art. 1º. Os estágios supervisionados são

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas das

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Tópicos Contemporâneos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos teóricos: Moral

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS ANEXO III

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS ANEXO III REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS ANEXO III URUGUAIANA, 2011 REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAPÍTULO I

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Disciplina de Endodontia

Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Disciplina de Endodontia Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Disciplina de Endodontia OBJETIVOS GERAIS Durante o desenvolvimento do Curso de Endodontia, o aluno de graduação em Odontologia deverá adquirir informações,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O presente regulamento estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU439 COMPONENTE CURRICULAR E.I. XXIII - ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA II CH 180 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790 - CEP 87020-900 Maringá - PR Fones: (44) 3261-4406 (44) 3261-4216 - Fax: (44) 3261-4406 www.uem.scs.br - e-mail: sec-scs@.uem.br REGULAMENTO DO COMPONENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prevenção

Leia mais

Plano de Ensino. TURMA: 3º ano/2014

Plano de Ensino. TURMA: 3º ano/2014 Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial CURSO: Técnico em Móveis Integrado FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Introdução. Objetivos. Requisitos. Objetivos. Acesso direto

Introdução. Objetivos. Requisitos. Objetivos. Acesso direto Acesso e preparo Terminologia Fase de Acesso Paiva & Antoniazzi (1988) Preparação da Cavidade Endodôntica - Ingle & Taintor (1985) Preparo Intracoronário De Deus (1986) Cirurgia de Acesso - Walton & Torabinejad

Leia mais

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período:

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período: 1 FACULDADES INTEGRADAS DA PLANO DE ENSINO CURSO DE ODONTOLOGIA (para alunos ingressantes a partir do 1º semestre letivo de 2006) Nome da Disciplina: Carga Horária: Período: ENDODONTIA I 72 H 4º Ementa

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR 2010 SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Monitoria 2 Quem é o Monitor do Cesupa 2 Competências e Deveres do Monitor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prática

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída pelas disciplinas/ unidades curriculares denominadas de TCC 1 e TCC 2 do Curso Superior de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA O Reitor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA Conceitos de Estética Professor: Profa Dra Regina Guenka Palma Dibb Tempo de duração:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 Etec Prof a. Maria Cristina de Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais