Judicialização: o que vale a pena?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Judicialização: o que vale a pena?"

Transcrição

1 Judicialização: o que vale a pena?

2

3 - Alto custo da judicialização - Baixo êxito nas demandas apresentadas pelo setor - Dificuldade de previsibilidade orçamentária - Nenhum diálogo com a sociedade e imprensa

4 - Falta de respeito aos contratos - Falta de percepção do Poder Judiciário e Ministério Público sobre o papel das operadoras - Ampliação dos princípios constitucionais de saúde pública ao setor privado - Regulamentação do setor capenga e míope

5

6 Tributárias Regulatórias Mercadológicas Profissionais Assistenciais

7

8 - Busca incessante pelo adequado tratamento tributário às cooperativas. - Vigilância permanente em relação à voracidade contributiva do fisco. - Consolidar os direitos constitucionais das cooperativas como prerrogativas e não privilégios.

9

10 - Busca incessante pelo reconhecimento por parte da ANS das peculiaridades das operadoras que adotam o modelo societário de cooperativa. - Enfrentamento no Judiciário, buscando as melhores estratégias sistêmicas de todo abuso, desmando e intervenção descabida causada por normas da ANS. - Buscar sempre a judicialização para respeitar e consolidar normas que são aplicáveis ao setor.

11

12 - Definição de qual a amplitude de atuação das operadoras. - Enfrentamento no Judiciário/CADE, de maneira veemente e incessante, contra a ameaça representada pela cartelização das cooperativas de especialidades. - Enfrentamento veemente, agressivo e incessante contra as máfias de OPME. - Buscar a regulação dos intermediários e partícipes do sistema de saúde privado.

13

14 - Jamais esquecer que o Sistema Unimed foi criado para defesa da remuneração, da dignidade do trabalho do médico e da eliminação de intermediários na relação - Enfrentamento no Judiciário e Órgão de Classe, das condutas adotadas por profissionais médicos que se locupletam com empresas de OPMES - Enfrentamento do desrespeito ao vínculo societário cooperativo - Busca do respeito incondicional por parte dos profissionais cooperados aos limites dos contratos assistenciais

15

16 - Respeito ao contrato - Respeito ao princípio da reserva do possível - Respeito às normas reguladoras do mercado - Mudança do entendimento e aplicação de princípios de direito à saúde pública ao setor privado

17 - Conscientização do Judiciário e MP sobre as fraudes sofridas pelas operadoras e SUS. - Implantação das câmaras de saúde. - Respeito às Resoluções CFM e CNJ OPME.

18

19 O Direito atua na proteção de dois valores de elevada importância para sociedade: Justiça e Segurança Jurídica. O preço módico que se paga por se viver em uma sociedade que se diga democrática é o respeito irrestrito às regras estabelecidas, não podendo descambar para criar-se o critério do julgador de plantão. As operadoras de saúde vivem sob o risco do que se denomina jurisprudência paternalista.

20 Sob esse rótulo, estão enquadradas decisões que implicam o afastamento dos limites de cobertura previstos nos contratos privados, até mesmo quando são devidamente informados ao contratante, consoante determina o CDC. Em tais situações, entender que as operadoras são obrigadas a prestar qualquer coisa de que o cliente necessite acaba por levar a ruptura do equilíbrio econômico-financeiro dos referidos contratos, situação que, embora favoreça o indivíduo que pleiteou a intervenção judicial, pode prejudicar o universo de beneficiários do plano.

21 Outra modalidade de jurisprudência paternalista é aquela que insiste em rever as formas e métodos de cálculos dos contratos privados de assistência à saúde. Legislação e decisões judiciais que promovam sérias interferências no campo da saúde suplementar tendem a afetar a necessária previsibilidade que norteia o setor, além de impactarem negativamente o cálculo atuarial.

22 A rigidez financeira dessas empresas está diretamente ligada ao conceito de equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de saúde. A noção de um contrato aleatório pressupõe o justo equilíbrio entre o prêmio pago pelos beneficiários e a taxa de verificação de sinistros. É um cálculo de cunho atuarial que ajuda a evitar o distanciamento entre elas, sendo certo que o volume de recursos arrecadados deve ser superior aos custos decorrentes do pagamento de serviços médicos, sob pena de inviabilidade econômica da operadora e do respectivo plano.

23

24 Ante a deficiência do Estado, o plano de saúde tronou-se condição básica para levar-se vida mais tranquila. A explosão no número de contratos foi acompanhada pelo crescimento da litigância sobre a matéria, a revelar a necessidade de um marco legal e regulatório claro, objetivo e eficiente.

25 A segurança jurídica é essencial à manutenção do mercado de seguros/operadoras de saúde. Por isso, cabe ao Poder Judiciário zelar pela aplicação das normas sobre direito do consumidor, mas sem caminhar para o paternalismo jurídico ou a equiparação entre Sistema Único de Saúde e o Setor de Saúde Suplementar, segmentos que, embora atuantes na mesma seara, submetem-se a regimes jurídicos próprios.

26 A viabilidade das operadoras de planos de saúde é indispensável para que o funcionamento seja autorizado. Por consequência, deve-se preservar o equilíbrio. econômico-financeiro dos contratos que disciplinam as obrigações atinentes às partes. Isso inclui o respeito tanto das operadoras quanto dos beneficiários às regras alusivas aos reajustes e às revisões contratuais bem como aos limites da cobertura passíveis de negociação. (SAÚDE SUPLEMENTAR, SEGURANÇA JURÍDICA E EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCERIRO MINISTRO MARCO AURÉLIO MELLO).

27

28 Na sociedade contemporânea, que se caracteriza pelo elevado apelo ao consumo e, consequentemente, pelo extremado gosto por novidades tecnológicas, a área de saúde não escapou do apelo comercial. Em saúde, consumir novas tecnologias, tratamentos e medicamentos são também símbolo de destaque social. Isso porque essas novas propostas nem sempre são acessíveis a todos os estratos sociais. Nem todos podem pagar por novidades tecnológicas em qualquer área e na saúde isso não é diferente. O doente contemporâneo é definido pelo resultado dos exames.

29 A incorporação de novas tecnologias na área de saúde é peculiar porque ocorre de forma cumulativa com tecnologias já consagradas pelo uso. As inovações tecnológicas quase sempre são de alto custo, o que impacta os orçamentos da saúde pública e privada. Esta incorporação na área de saúde não está relacionada apenas com eficiência e melhores resultados para o paciente, mas inclui apelos comerciais a que todos se encontram expostos e sensíveis, tanto o médico como pacientes e familiares. Muitas vezes o médico transfere sua credibilidade historicamente construída para o produto ou o equipamento indicado que se torna, a partir de então, o único a merecer confiança do paciente, de seus familiares e por extensão, da sociedade.

30 O imaginário social acredita que quando se trata de saúde todos os recursos econômicos devem ser gastos, porque a vida não tem preço. E não tem mesmo, mas, inegavelmente, tem custos. Em 2008 o MS publicou o fascículo Avaliação Econômica em Saúde, que introduziu uma reflexão sobre a importância dos estudos de economia para a saúde, sobretudo em razão da necessidade de otimização dos recursos finitos e da racionalização do uso para obtenção de melhores resultados para toda população.

31

32

33 Três aspectos são fundamentais na atualidade para a racionalização dos custos com a saúde pública e privada, de forma a dividir os recursos financeiros disponíveis com inteligência, propósitos bem definidos e obtenção dos melhores resultados para garantir o interesse público e o bem comum: - Medicina baseada em evidência - Diretrizes clínicas - Critérios definidos para incorporação de novas tecnologias em saúde

34 Na área da saúde pública e privada é cada vez mais perceptível que não existem recursos financeiros para atender todas as demandas individuais, mas, também é cada vez maior a convicção de que os recursos disponíveis devem ser usados em benefício do maior número possível de pessoas porque é dessa forma que nos aproximaremos do objetivo constitucional de construção de uma sociedade mais solidária e mais justa.

35 Jeber Juabre Junior Superintendente Jurídico

36

JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE CREMESP. São Paulo/2018

JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE CREMESP. São Paulo/2018 JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE CREMESP São Paulo/2018 47 milhões de pessoas atendidas pelas Operadoras Privadas de saúde. Cerca de 3 milhões de pessoas perderam acesso em razão do desemprego nos últimos anos.

Leia mais

Fórum de Presidentes do Sistema Unimed

Fórum de Presidentes do Sistema Unimed Fórum de Presidentes do Sistema Unimed Agosto 2011 Situação dos Processos Judiciais e Administrativos da Unimed Grande Florianópolis Números Unimed Grande Florianópolis Clientes: 270.737 Cooperados: 1.667

Leia mais

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed Diretriz Nacional de Comunicação Sistema Unimed Diretriz de Comunicação Definição Política ou Diretriz de Comunicação é um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas,

Leia mais

Excessiva solicitação e execução de procedimentos desnecessários, face a predominância dos planos sem coparticipação. Remuneração Médica

Excessiva solicitação e execução de procedimentos desnecessários, face a predominância dos planos sem coparticipação. Remuneração Médica Excessiva solicitação e execução de procedimentos desnecessários, face a predominância dos planos sem coparticipação Reajustes de acordo com necessidade de recomposição das receitas, após apuração de custos

Leia mais

Visão da ANS e o Sistema Unimed: perspectivas para o futuro

Visão da ANS e o Sistema Unimed: perspectivas para o futuro V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Visão da ANS e o Sistema Unimed: perspectivas para o futuro Brasília,26 junho de 2012 Agência Nacional de Saúde Suplementar Agência reguladora do Governo Federal,

Leia mais

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE E A ATUAÇÃO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR 1

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE E A ATUAÇÃO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR 1 CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE E A ATUAÇÃO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR 1 Jonatan Da Silva Dinat 2, Fabiana Fachinetto Padoin 3, Tobias Damião Corrêa 4. 1 Projeto de extensão universitária Balcão do Consumidor,

Leia mais

13º SEMESTRE DE DEBATES GVSAÚDE SAÚDE: ACESSO E REGULAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO. A visão do cidadão/consumidor

13º SEMESTRE DE DEBATES GVSAÚDE SAÚDE: ACESSO E REGULAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO. A visão do cidadão/consumidor 13º SEMESTRE DE DEBATES GVSAÚDE SAÚDE: ACESSO E REGULAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E NO SETOR PRIVADO A visão do cidadão/consumidor Juliana Ferreira Advogada do Idec Sobre o Idec O Idec - Instituto Brasileiro

Leia mais

Tatiana Accioly Fayad Gerente Jurídica

Tatiana Accioly Fayad Gerente Jurídica Tatiana Accioly Fayad Gerente Jurídica UNIMED GOIÂNIA COOPERATIVA MÉDICA (Lei 5.764/71) e OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE (Lei 9.656/98) Lei 9656/98 Lei dos Planos de Saúde Lei relativamente nova (20 anos)

Leia mais

AUTORIZAÇÃO CONDICIONADA DE PROCEDIMENTOS NÃO COBERTOS: Uma estratégia à judicialização.

AUTORIZAÇÃO CONDICIONADA DE PROCEDIMENTOS NÃO COBERTOS: Uma estratégia à judicialização. AUTORIZAÇÃO CONDICIONADA DE PROCEDIMENTOS NÃO COBERTOS: Uma estratégia à judicialização. A judicialização e os danos morais A partir regulamentação dos planos de saúde determinado pela Lei n 9.656/98 e

Leia mais

Honorários Médicos na Saúde Suplementar

Honorários Médicos na Saúde Suplementar Honorários Médicos na Saúde Suplementar VI FÓRUM NACIONAL DE COOPERATIVISMO MÉDICO 25 e 26 de junho de 2013 Conselho Federal de Medicina Brasília/DF Hugo Borges Presidente da Unimed Juiz de Fora Presidente

Leia mais

A Federação Nacional de Saúde Suplementar

A Federação Nacional de Saúde Suplementar A Federação Nacional de Saúde Suplementar É a entidade que representa vinte empresas entre seguradoras especializadas em saúde, medicinas de grupo e odontologias de grupo, sendo uma das federações associativas

Leia mais

GRUPO DE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE. 1. Revisão do Manual de Regulamentação dos Planos de Saúde.

GRUPO DE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE. 1. Revisão do Manual de Regulamentação dos Planos de Saúde. GRUPO DE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE 1. Revisão do Manual de Regulamentação dos Planos de Saúde. Foram aprovadas as atualizações inseridas no Manual incluído no livro que traz a Coletânea Legislativa,

Leia mais

Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia

Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia g1.globo.com/economia/educacao-financeira/noticia/planos-de-saude-entenda-o-que-muda-com-as-novas-regras-decoparticipacao-e-franquia.ghtml

Leia mais

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010.

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010. São Paulo, 30 de outubro de 2009. À Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS At. Ilmo. Dr. Diretor-Presidente Dr. Fausto Pereira dos Santos Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS,

Leia mais

FÓRUM Remuneração médica. Cobrança de disponibilidade Contrato com planos de saúde CBHPM

FÓRUM Remuneração médica. Cobrança de disponibilidade Contrato com planos de saúde CBHPM FÓRUM Remuneração médica Cobrança de disponibilidade Contrato com planos de saúde CBHPM Etelvino S. Trindade 25 Jun 2015 Etelvino de Souza Trindade Declaração de conflito de interesse Não recebi qualquer

Leia mais

COOPERATIVISMO e ENTIDADES MÉDICASM

COOPERATIVISMO e ENTIDADES MÉDICASM COOPERATIVISMO e ENTIDADES MÉDICASM 25 de Agosto de 2012 Salomão Rodrigues Filho Médico psiquiatra Presidente do CREMEGO A ORGANIZAÇÃO e os PAPÉIS das ENTIDADES MÉDICAS Sistema Conselhal Sistema Sindical

Leia mais

Saúde Suplementar no Brasil: Regulação e Evolução do Setor. Leandro Fonseca Diretor Adjunto de Normas e Habilitação de Operadoras

Saúde Suplementar no Brasil: Regulação e Evolução do Setor. Leandro Fonseca Diretor Adjunto de Normas e Habilitação de Operadoras Saúde Suplementar no Brasil: Regulação e Evolução do Setor Leandro Fonseca Diretor Adjunto de Normas e Habilitação de Operadoras Sistema de Saúde no Brasil No Brasil, a despeito de um sistema público e

Leia mais

Mercado de Saúde Suplementar

Mercado de Saúde Suplementar Mercado de Saúde Suplementar A Federação Nacional de Saúde Suplementar É a entidade que representa vinte e três empresas entre seguradoras especializadas em saúde, medicinas de grupo e odontologias de

Leia mais

Sustentabilidade da Saúde Suplementar

Sustentabilidade da Saúde Suplementar Sustentabilidade da Saúde Suplementar Rafael Pedreira Vinhas Gerente-Geral Gerência-Geral Regulatória da Estrutura dos Produtos Fórum de Regulação do Sistema Unimed - Maceió, 11 de maio de 2016. Agência

Leia mais

4 Fórum Político Nacional

4 Fórum Político Nacional 4 Fórum Político Nacional Mercado de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMES): como coibir as práticas ilegais Dr. Valdmário Rodrigues Júnior Diretoria de Integração Cooperativista e Mercado da

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições Câmara Técnica 3ª reunião PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES Entidades que enviaram contribuições

Leia mais

I CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS. Classificação: Interno

I CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS. Classificação: Interno I CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS Classificação: Interno Judicialização da Saúde Visão da Saúde Suplementar Varas especializadas em saúde Os Magistrados têm que julgar todos

Leia mais

Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional. Dr. Adolfo Orsi Parenzi

Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional. Dr. Adolfo Orsi Parenzi Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional Dr. Adolfo Orsi Parenzi Resolução CONSU n 8, de 03.11.98 (mecanismos de regulação) Art. 4 As operadoras de planos ou seguros privados de assistência

Leia mais

Debates GVsaúde Operadoras e prestadores

Debates GVsaúde Operadoras e prestadores Debates GVsaúde Operadoras e prestadores Álvaro Escrivão Júnior FGV- EAESP O Campo da Saúde Suplementar no Brasil Vieira MMF & Vilarinho PF. - RCA, v.6, n. 11, p. 09-34, jan/jul. 2004. 1 O mercado da saúde

Leia mais

OPME em Auditoria em Neurocirurgia.

OPME em Auditoria em Neurocirurgia. Dr. Jean Luc Fobe Contexto geral do sistema de saúde suplementar. As oposições. Riscos atuais. Posição da ANS, judiciário, CFM/CRM, sindicatos, sociedades de especialidade e suas influências. Gestão operacional

Leia mais

Alessandro P. Acayaba de Toledo Diretor Presidente

Alessandro P. Acayaba de Toledo Diretor Presidente Alessandro P. Acayaba de Toledo Diretor Presidente GRUPO DE TRABALHO SOBRE PLANOS ACESSÍVEIS Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério da Saúde Instituído pela Portaria GM/MS nº 1.482, de 04 de agosto

Leia mais

Plano popular de saúde prevê ao menos 50% de coparticipação

Plano popular de saúde prevê ao menos 50% de coparticipação Plano popular de saúde prevê ao menos 50% de coparticipação oglobo.globo.com /economia/plano-popular-de-saude-preve-ao-menos-50-de-coparticipacao-21028567 Publicidade Exclusivo: governo apresenta três

Leia mais

SUPERAR OS FALSOS DILEMAS E ENFRENTAR OS VERDADEIROS DESAFIOS JANUARIO MONTONE

SUPERAR OS FALSOS DILEMAS E ENFRENTAR OS VERDADEIROS DESAFIOS JANUARIO MONTONE SUPERAR OS FALSOS DILEMAS E ENFRENTAR OS VERDADEIROS DESAFIOS JANUARIO MONTONE 15 anos de Regulação Limites estruturais do sistema de saúde Superar os falsos dilemas e enfrentar os verdadeiros desafios

Leia mais

Mudanças na Lei nº 9.656

Mudanças na Lei nº 9.656 Mudanças na Lei nº 9.656 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 7419, DE 2006, DO SENADO FEDERAL, QUE "ALTERA A LEI Nº 9.656, DE 3 DE JUNHO DE 1998, QUE DISPÕE SOBRE OS PLANOS

Leia mais

TERMO ADITIVO ao Contrato Particular de Plano de Saúde (nome do plano) Reg. ANS nº (nº produto).

TERMO ADITIVO ao Contrato Particular de Plano de Saúde (nome do plano) Reg. ANS nº (nº produto). TERMO ADITIVO ao Contrato Particular de Plano de Saúde (nome do plano) Reg. ANS nº (nº produto). CONTRATADA: UNIMED MURIAÉ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA., inscrita no CNPJ/MF nº 25.971.433/0001-15,

Leia mais

MPS. Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde ANEXO I SÃO PAULO ANS N 31004-2 PLANOS ODONTOLÓGICOS

MPS. Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde ANEXO I SÃO PAULO ANS N 31004-2 PLANOS ODONTOLÓGICOS MPS ANEXO I Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde ANS N 31004-2 SÃO PAULO PLANOS ODONTOLÓGICOS 1 ANEXO I UNIODONTO DE SÃO PAULO SÃO PAULO PLANOS ODONTOLÓGICOS CNPJ: 51.701.878/0001-95

Leia mais

Farias Pereira de Sousa Brasilia, 25 de Novembro de 2011. O Corretor no Cenário da Saúde Suplementar

Farias Pereira de Sousa Brasilia, 25 de Novembro de 2011. O Corretor no Cenário da Saúde Suplementar Farias Pereira de Sousa Brasilia, 25 de Novembro de 2011 O Corretor no Cenário da Saúde Suplementar A Saúde Privada no Brasil A Lei 9.656/98 Corrigiu distorções, introduziu regras e obrigações importantes

Leia mais

15º CONAI COMITÊ NACIONAL DE INTEGRAÇÃO As oportunidades para o Sistema Unimed no Mercado de Saúde Ocupacional Dr. José Tarcísio Penteado Buschinelli

15º CONAI COMITÊ NACIONAL DE INTEGRAÇÃO As oportunidades para o Sistema Unimed no Mercado de Saúde Ocupacional Dr. José Tarcísio Penteado Buschinelli 15º CONAI COMITÊ NACIONAL DE INTEGRAÇÃO As oportunidades para o Sistema Unimed no Mercado de Saúde Ocupacional Dr. José Tarcísio Penteado Buschinelli Coordenador Técnico de Saúde Ocupacional Unimed Brasil

Leia mais

Política de Relacionamento do Sistema Unimed Paraná com os cooperados do estado

Política de Relacionamento do Sistema Unimed Paraná com os cooperados do estado Política de Relacionamento do Sistema Unimed Paraná com os cooperados do estado Conceito Uma política consiste em um conjunto de objetivos que dão forma a um determinado programa de ação e condicionam

Leia mais

Entre os principais focos de atuação da ANS estão: o aperfeiçoamento do modelo de atenção à saúde; o incentivo à qualidade da prestação do serviço

Entre os principais focos de atuação da ANS estão: o aperfeiçoamento do modelo de atenção à saúde; o incentivo à qualidade da prestação do serviço Gostaria de saudar a todos os presentes e agradecer a oportunidade para aqui estar. É uma grande satisfação poder contribuir sobre tão relevante tema de repercussão geral e social - diferença de classe

Leia mais

Cenário Político e Cooperativismo. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil

Cenário Político e Cooperativismo. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Cenário Político e Cooperativismo Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Fórum Político Nacional Unimed Brasília/DF 24. Fev. 2015 IDENTIDADE Uma cooperativa é uma associação autónoma

Leia mais

PLANOS DE SAÚDE DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO

PLANOS DE SAÚDE DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v16i3p241-246 Resenha Resenha por: Joana Indjaian Cruz 1 PLANOS DE SAÚDE DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO Luiz Henrique Sormani Barbugiani, Saraiva,

Leia mais

A relação entre a Saúde Suplementar e o SUS

A relação entre a Saúde Suplementar e o SUS A relação entre a Saúde Suplementar e o SUS Leandro Fonseca Gerente Geral de Acompanhamento de Mercado e Operadoras da Diretoria de Normas e Habilitação de Operadoras GGAME/DIOPE Despesas com saúde Gastos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR Para proteger o consumidor em relação ao plano de saúde, o Estado criou a Agência Nacional de Saúde por intermédio da Lei n.

Leia mais

AVM Faculdade Integrada MBA em Regulação Pedro Henrique de Moraes Papastawridis ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS)

AVM Faculdade Integrada MBA em Regulação Pedro Henrique de Moraes Papastawridis ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) AVM Faculdade Integrada MBA em Regulação Pedro Henrique de Moraes Papastawridis ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) Rio de Janeiro 2016 AVM Faculdade Integrada MBA em Regulação

Leia mais

Conclusões e Agenda Solange Beatriz Palheiro Mendes Presidente da FenaSaúde

Conclusões e Agenda Solange Beatriz Palheiro Mendes Presidente da FenaSaúde Conclusões e Agenda 2017 Solange Beatriz Palheiro Mendes Presidente da FenaSaúde Conclusões - Algumas constatações de ontem Vivemos a pior crise econômica dos últimos 100 anos, a pior crise da saúde suplementar.

Leia mais

AO NÃO DECLARAR AS DOENÇAS E/OU LESÕES QUE O BENEFICIÁRIO SAIBA SER

AO NÃO DECLARAR AS DOENÇAS E/OU LESÕES QUE O BENEFICIÁRIO SAIBA SER ANEXO CARTA DE ORIENTAÇÃO AO BENEFICIÁRIO Prezado(a) Beneficiário(a), A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituição que regula as atividades das operadoras de planos privados de assistência

Leia mais

Reinaldo Scheibe Presidente da Abramge

Reinaldo Scheibe Presidente da Abramge 27º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos Políticas de Saúde e a Dinâmica dos Serviços Suplementar e SUS Reinaldo Scheibe Presidente da Abramge Panorama Geral Saúde no Brasil Fonte:

Leia mais

42,5% 46 de participação do mercado de planos de saúde no RS (ANS Setembro/2016) 6,3 mil. 720 mil. 359 pontos de atendimento UNIMED PORTO ALEGRE

42,5% 46 de participação do mercado de planos de saúde no RS (ANS Setembro/2016) 6,3 mil. 720 mil. 359 pontos de atendimento UNIMED PORTO ALEGRE UNIMED PORTO ALEGRE 42,5% 46 de participação do mercado de planos de saúde no RS (ANS Setembro/2016) Municípios em sua área de atuação 6,3 mil médicos cooperados Mais de 720 mil clientes 359 pontos de

Leia mais

VII Congresso Nacional e XIII Simpósio de Auditoria e Gestão em Saúde SOMAERGS. 9 e 10 de outubro de 2014 Porto Alegre

VII Congresso Nacional e XIII Simpósio de Auditoria e Gestão em Saúde SOMAERGS. 9 e 10 de outubro de 2014 Porto Alegre VII Congresso Nacional e XIII Simpósio de Auditoria e Gestão em Saúde SOMAERGS 9 e 10 de outubro de 2014 Porto Alegre Antônio Gilberto Cardoso Especialista em Clínica Médica Pós-graduado em Administração

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS Contrato que entre si fazem, na melhor forma de direito, de um lado (nome da operadora), com sede na rua..., nº..., bairro..., em (nome da cidade), (Estado), inscrita

Leia mais

1 - IN51 Margem de Solvência

1 - IN51 Margem de Solvência 1 - IN51 Margem de Solvência A IN 51 - Alinhamento e Conceituação Processo Técnico mais amplo do que a ANS deixa transparecer. Para o novo critério de solvência é imprescindível a implementação de ferramentas

Leia mais

EQUILÍBRIO ECONÔMICO DO CONTRATO E REAJUSTE POR SINISTRALIDADE PROF. MS. PAULO ROGÉRIO BONINI JUIZ DE DIREITO

EQUILÍBRIO ECONÔMICO DO CONTRATO E REAJUSTE POR SINISTRALIDADE PROF. MS. PAULO ROGÉRIO BONINI JUIZ DE DIREITO EQUILÍBRIO ECONÔMICO DO CONTRATO E REAJUSTE POR SINISTRALIDADE PROF. MS. PAULO ROGÉRIO BONINI JUIZ DE DIREITO NUMOPEDE Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas CGJ/SP Fonte: relatório NUMOPEDE abril/agosto

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 40/2014 ESCLARECIMENTO N. 1

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 40/2014 ESCLARECIMENTO N. 1 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento n. 1 Referência: Pregão Eletrônico n. 40/2014 Data: 15/10/2014 Objeto: Contratação de pessoa jurídica especializada na prestação de serviços de assistência médica, ambulatorial

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34.

TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34. TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE Cuiabá PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA EMPRESA: UNIMED CUIABÁ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34.208-4 CGC:

Leia mais

Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características

Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características 05.11.2016 Das sociedades cooperativas Lei nº 5.764/71 Art. 3º Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente

Leia mais

V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Modelos e Formas de Remuneração Médica na Saúde Suplementar. Brasília, DF, 26 de junho de 2012

V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Modelos e Formas de Remuneração Médica na Saúde Suplementar. Brasília, DF, 26 de junho de 2012 V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Modelos e Formas de Remuneração Médica na Saúde Suplementar Brasília, DF, 26 de junho de 2012 FINAL 2010 28% 3 MESES DE DILMA 31% PESQUISA DATAFOLHA 25/01/2012

Leia mais

Os benefícios da advocacia preventiva nas rotinas trabalhistas

Os benefícios da advocacia preventiva nas rotinas trabalhistas Os benefícios da advocacia preventiva nas rotinas trabalhistas Introdução O dinamismo do mundo corporativo, a complexidade de fatores administrativos, as contratação e demissões de funcionários, a relação

Leia mais

Plano de saúde. aposentados e demitidos

Plano de saúde. aposentados e demitidos Plano de saúde aposentados e demitidos A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi criada em 2000 com a finalidade de regular o setor de planos privados de assistência à saúde. Essa cartilha tem

Leia mais

Seminário: Valorização do Trabalho Médico CREMEB. Jorge Oliveira

Seminário: Valorização do Trabalho Médico CREMEB. Jorge Oliveira Seminário: Valorização do Trabalho Médico CREMEB Jorge Oliveira Planos de saúde no Brasil Principais números da Saúde Suplementar no Brasil 48,8 milhões Beneficiários de planos médicos cobertos (mar/16)

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: A revogação do inciso I do parágrafo único do artigo 8º da Lei nº 9.656/98, retirou a exceção prevista na lei acerca da desobrigação das empresas de seguro saúde em

Leia mais

SUSTENTABILIDADE. Desafios da saúde suplementar

SUSTENTABILIDADE. Desafios da saúde suplementar SUSTENTABILIDADE Desafios da saúde suplementar O sistema de saúde é um pilar da sociedade democrática. Ainda assim, os brasileiros aspiram ter um plano de saúde. Elementos essenciais dos sistemas de saúde:

Leia mais

Desafios e Perspectivas para a Saúde Suplementar

Desafios e Perspectivas para a Saúde Suplementar Desafios e Perspectivas para a Saúde Suplementar Lenise Barcellos de Mello Secchin Chefe de Gabinete São Paulo, 06 de maio de 2016. Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS Agência reguladora federal

Leia mais

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS Osvaldo José Catena Júnior Assessor Jurídico Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio

Leia mais

Resolução sobre junta médica e odontológica entra em vigor

Resolução sobre junta médica e odontológica entra em vigor Resolução sobre junta médica e odontológica entra em vigor Já está em vigor a normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que estabelece os critérios para formação de junta médica ou odontológica

Leia mais

RECOMENDAÇÃO nº 16/2016

RECOMENDAÇÃO nº 16/2016 Autos nº 1.14.012.000020/2012-42 Espécie: Inquérito Civil Público ICP Assunto: Recomenda ao Município de Irecê a adoção de medidas e a instalação de instrumentos que permitam o controle social do horário

Leia mais

OFICINA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. Marizélia Leão Moreira

OFICINA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. Marizélia Leão Moreira Marizélia Leão Moreira Clique http://lattes.cnpq.br/9831051395746672 para editar o nome do autor Gerente da Gerência Executiva de Clique Padronização para editar e Interoperabilidade o cargo do autor Porto

Leia mais

Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Experiências de Implantação e Operacionalização de Ouvidorias

Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Experiências de Implantação e Operacionalização de Ouvidorias Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Experiências de Implantação e Operacionalização de Ouvidorias Ouvidoria - Seguros Unimed Histórico de Implantação da Ouvidoria Seguros

Leia mais

Reajuste dos. e Familiares. Planos Individuais. Maria Inês Dolci

Reajuste dos. e Familiares. Planos Individuais. Maria Inês Dolci dos Individuais e Familiares Maria Inês Dolci Individuais O que vem acontecendo? Individuais Discussões Comissão Especial da Câmara dos Deputados Audiência Pública - ANS dias 24 e 25/7 Senado Federal Ações

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL DE OPME O FUTURO DO SISTEMA UNIMED

CONGRESSO NACIONAL DE OPME O FUTURO DO SISTEMA UNIMED CONGRESSO NACIONAL DE OPME O FUTURO DO SISTEMA UNIMED Dr. Orestes B.M.Pullin A QUESTÃO BRASIL A m a i o r p a r t e d o s r e c u r s o s p a r a a s a ú d e n o B r a s i l V E M D O S E T O R P R I V

Leia mais

CARTILHA REA JUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE CARTILHA REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE IESS

CARTILHA REA JUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE CARTILHA REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE IESS CARTILHA REA JUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE 1 1 Apresentação O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) apresenta um manual simples para a compreensão do público em geral com o objetivo de trazer esclarecimento

Leia mais

Estratégia e governança [G4-34]

Estratégia e governança [G4-34] 19 Estratégia e governança [G4-34] Aos 45 anos, a Unimed-BH é uma cooperativa médica que responde por um amplo sistema de saúde. São dois focos de negócio: a operação de planos de saúde e a Rede Própria

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Diferenças entre planos individuais e coletivos Operadora: MetLife Planos Odontológicos

Leia mais

Relatório de Gestão 2017/2018

Relatório de Gestão 2017/2018 Relatório de Gestão 2017/2018 Assembleia Geral Ordinária 2017 o ano de desafios, lutas, aprendizado e evolução. Quando pensamos em 2017, nos vem à cabeça imagens e cenas que marcaram nosso país e o mundo.

Leia mais

Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Transplantes

Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Transplantes Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Transplantes Gerência de Assistência à Saúde (GEAS) Gerencial Geral de Regulação Assistencial (GGRAS) Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) 13 de

Leia mais

Sistema Unimed: desafios do intercâmbio. Dr. José Augusto Ferreira V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Brasília, 26 de junho de 2012

Sistema Unimed: desafios do intercâmbio. Dr. José Augusto Ferreira V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Brasília, 26 de junho de 2012 Sistema Unimed: desafios do intercâmbio Dr. José Augusto Ferreira V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Brasília, 26 de junho de 2012 Agenda Sistema Unimed em números Pilares do Sistema Unimed Como

Leia mais

Saúde suplementar no Brasil: planos coletivos por adesão e administradoras de benefícios

Saúde suplementar no Brasil: planos coletivos por adesão e administradoras de benefícios Saúde suplementar no Brasil: planos coletivos por adesão e administradoras de benefícios Agenda Regulação e funcionamento do mercado Caracterização das administradoras de benefícios Impactos da estrutura

Leia mais

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED

Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Seminário de atualização das Ouvidorias da UNIMED Alessandra Pereira Lobo Ouvidora-Substituta São Paulo, 9 de março de 2017. Roteiro Situação e avanços das Ouvidorias no Setor de Saúde Suplementar; Aspectos

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE SUPLEMENTAR APÓS 20 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO. Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil

PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE SUPLEMENTAR APÓS 20 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO. Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE SUPLEMENTAR APÓS 20 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil REGULAÇÃO DA ANS INSTRUÇÕES NORMATIVAS 220 433 RESOLUÇÕES NORMATIVAS ENTENDIMENTOS

Leia mais

Lei nº /2014. Coletiva de Imprensa. Rio de Janeiro, Dezembro de 2014

Lei nº /2014. Coletiva de Imprensa. Rio de Janeiro, Dezembro de 2014 Lei nº 13.003/2014 Coletiva de Imprensa Rio de Janeiro, Dezembro de 2014 As metas da ANS Melhores resultados em saúde Aumenta a qualidade na prestação de serviços na saúde suplementar Garantia da rede

Leia mais

A LEI /2014 Martha Oliveira. I Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar Conselho Federal de Medicina Brasília, 20 de outubro de 2015

A LEI /2014 Martha Oliveira. I Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar Conselho Federal de Medicina Brasília, 20 de outubro de 2015 A LEI 13.003/2014 Martha Oliveira I Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar Conselho Federal de Medicina Brasília, 20 de outubro de 2015 O porquê de uma nova lei O mercado de planos de saúde organiza-se

Leia mais

Governação dos laboratórios: papel da regulação

Governação dos laboratórios: papel da regulação Governação dos laboratórios: papel da regulação César Carneiro Director do Departamento de Estudos e Regulação Económica Lisboa, 20 de Maio de 2016 Agenda 1. A Entidade Reguladora da Saúde 2. As actividades

Leia mais

30/03/2011. Marco inicial Saúde Suplementar

30/03/2011. Marco inicial Saúde Suplementar Marco inicial Saúde Suplementar Lei Eloi Chaves, 1923 Criadas Caixas de Aposentadorias e Pensões - CAPs Ferroviarios oferecia assistencia médica exclusivamente aos trabalhadores e seus familiares Marco

Leia mais

Eficiência na Atenção à Saúde

Eficiência na Atenção à Saúde QualiHosp 2015 Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde Eficiência na Atenção à Saúde Michelle Mello de Souza Rangel Diretora-Adjunta Diretoria de Desenvolvimento Setorial -

Leia mais

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLÓGICA

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLÓGICA CONTRATO DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLÓGICA CONTRATO Nº Pelo presente instrumento particular de CONTRATO PARA CREDENCIAMENTO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

O Mercado de Saúde Suplementar:

O Mercado de Saúde Suplementar: O Mercado de Saúde Suplementar: Oportunidades do Segmento e Aperfeiçoamento da Distribuição Marcio Serôa de Araujo Coriolano Outubro de 2010 Sobre a FenaSaúde... Constituída : Fevereiro de 2007 Sede: Rio

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PLANOS DE SAÚDE POR ERRO MÉDICO. Profa. Dra. Fernanda Schaefer

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PLANOS DE SAÚDE POR ERRO MÉDICO. Profa. Dra. Fernanda Schaefer RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PLANOS DE SAÚDE POR ERRO MÉDICO Profa. Dra. Fernanda Schaefer ferschaefer@hotmail.com 3% Judicialização Judicialização da Assistência Privada à Saúde Judicialização da Assistência

Leia mais

Caros servidores com Convênio Unimed,

Caros servidores com Convênio Unimed, Caros servidores com Convênio Unimed, O reajuste anual do Convênio com a Unimed ocorre sempre no mês de julho de cada ano. Para os planos individuais a Agência Nacional de Saúde (ANS) define o reajuste.

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR 1/6 DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR 1. Tema: Plano de saúde e medicamento não registrado pela ANVISA. RECURSO ESPECIAL (REsp) As operadoras de planos de saúde não estão obrigadas a fornecer medicamento

Leia mais

SUMÁRIO GRI RELATÓRIO UNIMED VALE DO AÇO 2018

SUMÁRIO GRI RELATÓRIO UNIMED VALE DO AÇO 2018 SUMÁRIO GRI RELATÓRIO UNIMED VALE DO AÇO 2018 Temas materiais Aspectos materiais Informação sobre a forma de gestão e indicadores (páginas) Verificação externa Participação, comunicação e relacionamento

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I LEI DOS PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE Lei 9.656, de

SUMÁRIO. Parte I LEI DOS PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE Lei 9.656, de SUMÁRIO TÁBUA DE ABREVIATURAS Parte I LEI DOS PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE Lei 9.656, de 03.06.1998 Art. 1º 1. Uma indispensável nota introdutória 2. Os precursores: seguro-hospital, as cooperativas e o Sistema

Leia mais

Momento Atual do Sistema Unimed

Momento Atual do Sistema Unimed Momento Atual do Sistema Unimed Dr. Eudes de Freitas Aquino Diretor Presidente da Unimed do Brasil Contexto: A Saúde Suplementar no Brasil e no Mundo Proporção de gastos com Saúde Setor Privado e Público

Leia mais

TERMO DE ADESÃO PARA INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS

TERMO DE ADESÃO PARA INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS TERMO DE ADESÃO PARA INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DADOS DA OPERADORA CONTRATADA Nome: UNIMED FEDERAÇÃO DO PARANÁ FEDERAÇÃO ESTADUAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS DO ESTADO DO PARANÁ Endereço: RUA ANTÔNIO CAMILO

Leia mais

Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar

Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar AGENDA 1. A Qualirede 2. Cenário das cobranças e dos pagamentos 3. Dificuldades no faturamento hospitalar 4.

Leia mais

MATÉRIA: LEI Nº 8.429/92 PROFESSOR: EDGARD ANTONIO NÍVEL SUPERIOR

MATÉRIA: LEI Nº 8.429/92 PROFESSOR: EDGARD ANTONIO NÍVEL SUPERIOR MATÉRIA: LEI Nº 8.429/92 PROFESSOR: EDGARD ANTONIO NÍVEL SUPERIOR FCC/2008/TRF 5ª REGIÃO - ANALISTA JUDICIÁRIO: EXECUÇÃO DE MANDADOS 28) Segundo a Lei nº 8.429/92, permitir, facilitar ou concorrer para

Leia mais

Luiz Henrique Mandetta Médico Deputado Federal pelo MS

Luiz Henrique Mandetta Médico Deputado Federal pelo MS Luiz Henrique Mandetta Médico Deputado Federal pelo MS Regulação dos Planos de Saúde e criação da ANS 1994 - foi iniciada a tramitação de um PL, de origem do Senado Federal, para regular o mercado dos

Leia mais

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE - TENDÊNCIAS Émerson Moisés Dantas de Medeiros TORO E ADVOGADOS ASSOCIADOS O que é, e como surgiu? Judicialização na prática

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE

JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE História Recente na Saúde Suplementar Planos de Saúde Contratos Código do Consumidor Planos de Saúde = relação de consumo Lei dos Planos Obrigação de Coberturas

Leia mais

A Abramge e os Desafios da Saúde Suplementar no Brasil FRANCISCO SANTA HELENA CENTRO CLINICO GAUCHO ABRAMGE RS/SINAMGE

A Abramge e os Desafios da Saúde Suplementar no Brasil FRANCISCO SANTA HELENA CENTRO CLINICO GAUCHO ABRAMGE RS/SINAMGE A Abramge e os Desafios da Saúde Suplementar no Brasil FRANCISCO SANTA HELENA CENTRO CLINICO GAUCHO ABRAMGE RS/SINAMGE Outubro/2016 Planos de Saúde no Brasil Assim começou no país o sistema privado de

Leia mais

TISS PADRÃO DE TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE SUPLEMENTAR. Regras de negocio. JORNADA NACIONAL de SAÚDE SUPLEMENTAR para HOSPITAIS E OPERADORAS

TISS PADRÃO DE TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE SUPLEMENTAR. Regras de negocio. JORNADA NACIONAL de SAÚDE SUPLEMENTAR para HOSPITAIS E OPERADORAS JORNADA NACIONAL de SAÚDE SUPLEMENTAR para HOSPITAIS E OPERADORAS Regras de negocio TISS PADRÃO DE TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE SUPLEMENTAR CONCEITO As funções de Estado são fundamentais para a regulação

Leia mais

SAÚDE CORPORATIVA: ASSOCIAÇÃO ENTRE A MEDICINA ASSISTENCIAL A MEDICINA PREVENTIVA E A SAÚDE OCUPACIONAL

SAÚDE CORPORATIVA: ASSOCIAÇÃO ENTRE A MEDICINA ASSISTENCIAL A MEDICINA PREVENTIVA E A SAÚDE OCUPACIONAL SAÚDE CORPORATIVA: ASSOCIAÇÃO ENTRE A MEDICINA ASSISTENCIAL A MEDICINA PREVENTIVA E A SAÚDE OCUPACIONAL A expansão do mercado de equipamentos hospitalares quase triplicou seu faturamento nos últimos cinco

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 04/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 16/02/2016)

PARECER CREMEB Nº 04/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 16/02/2016) PARECER CREMEB Nº 04/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 16/02/2016) PROCESSO CONSULTA N.º 13/2015 CONSULTA: Conduta ética dos médicos que compõem o Plantão Médico Judiciário no que se refere à emissão

Leia mais