GRUPO DE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE. 1. Revisão do Manual de Regulamentação dos Planos de Saúde.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRUPO DE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE. 1. Revisão do Manual de Regulamentação dos Planos de Saúde."

Transcrição

1 GRUPO DE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE 1. Revisão do Manual de Regulamentação dos Planos de Saúde. Foram aprovadas as atualizações inseridas no Manual incluído no livro que traz a Coletânea Legislativa, entregue aos participantes. Também foram aprovadas as inclusões dos seguintes textos: A Resolução Normativa - RN nº 255 revogou a Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 64. Por esta norma, as operadoras estavam obrigadas a informar o Coordenador Médico de Informações em Saúde, profissional responsável pelo fluxo de informações médicas relativas à assistência prestada aos usuários, com observância do sigilo médico. As atribuições que constavam da RDC nº 64 serão do administrador Responsável pela Área Técnica de Saúde da operadora. (Temas relacionados: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO, EXERCÍCIO DE CARGO DE ADMINISTRADOR e PRIVACIDADE DAS INFORMAÇÕES) Na ocorrência de problema de atendimento assistencial, a operadora poderá estar sujeita à apresentação de Plano de Recuperação Assistencial e ainda ao regime especial de Direção Técnica, nos termos da Resolução Normativa - RN nº 256. PLANO DE RECUPERAÇÃO ASSISTENCIAL Quando detectadas anormalidades administrativas graves que possam constituir risco à qualidade ou à continuidade do atendimento à saúde dos usuários, a Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) notificará a operadora.

2 A operadora terá 15 dias (prorrogáveis por igual período) para demonstrar as medidas implementadas para solucionar as anormalidades que foram apontadas na notificação, ou apresentar um Plano de Recuperação Assistencial. O plano terá prazo de vigência de até 180 dias (podendo ser prorrogado). Caberá ao diretor da DIPRO a aprovação do plano, e, em caso de sua rejeição, a operadora disporá de dez dias para recorrer. O recurso deve ser direcionado ao mesmo diretor, a quem cabe decidir se reconsidera a sua decisão, ou encaminha o processo à Diretoria Colegiada. DIREÇÃO TÉCNICA A não apresentação de resposta à comunicação que apontou as anormalidades, ou ainda, que as medidas não foram implementadas ou consideradas impertinentes, poderá ensejar a decretação de Direção Técnica. Também são motivos de instituição do regime especial, entre outros: (a) não cumprimento do Plano de Recuperação Assistencial; (b) falhas de natureza atuarial, assistencial, estrutural ou operacional que coloquem em risco a qualidade e a continuidade do atendimento à saúde dos beneficiários; (c) irregularidades ou incompatibilidades detectadas nas informações prestadas à Agência relativas aos custos assistenciais ou aos valores das contraprestações pecuniárias praticados; (d) não cumprimento do Planejamento Assistencial do Produto; e (e) não cumprimento dos tempos máximos de atendimento, conforme definido em ato normativo específico. O Planejamento Assistencial do Produto consta do anexo V da Instrução Normativa - IN nº 23 da DIPRO, e é obrigatório o seu preenchimento para registro de novos planos. Os prazos máximos de atendimento mencionados naquele anexo, e, agora, pela RN nº 256, não foram regulamentados, apesar de ampla divulgação no Portal da ANS e de terem sido incluídos na proposta de resolução objeto da Consulta Pública nº 37.

3 A RN nº 256 prevê, ainda, que cabe à Diretoria Colegiada da ANS determinar a suspensão da comercialização de parte ou de todos os planos da operadora que apresentar anormalidades administrativas graves. Nos moldes do que hoje acontece no regime de Direção Fiscal, onde para sanar as anormalidades é requerido um Programa de Saneamento Econômico, durante a Direção Técnica poderá ser solicitado à operadora a apresentação de um Programa de Saneamento Assistencial. ALERTA. A ANS considera como início de vigência do Plano, a data de seu protocolo (ou postagem nos Correios). A operadora não deve aguardar a sua aprovação para iniciar a implementação das medidas. Essa regra, apesar de não escrita, também vale para o Plano de Recuperação (econômico-financeiro) da RN nº 199. (Temas relacionados: REDE DE PRESTADORES e REGISTRO DE PRODUTOS) Todos são responsáveis pela manutenção do Manual sobre a Regulamentação dos Planos de Saúde (propostas devem ser enviadas para o unimeddobrasilrj@terra.com.br). 2. Rede de prestadores. Contratação. RN 42, 54,71 e 241. Relação cooperativa e cooperado. Preço de medicamentos e remuneração por distribuição/manuseio. Cláusula de reajuste. A avaliação dos instrumentos jurídicos, seja por negociação de Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta, seja por requerimento da Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES), são feitas pela Gerência de Relações com Prestadores de Serviços (GERPS).

4 Exigências como contrato com os cooperados traz grande preocupação às Unimeds, eis que contrária ao princípio cooperativista. As exigências quanto à observância das regras da Resolução Normativa - RN nº 71 nos instrumentos jurídicos que regulam a relação da cooperativa com seus cooperados devem se restringir às disposições do estatuto, regimento interno, instruções, ordens de serviço etc. Apesar de não ter havido resposta ao ofício (PRES 260/2010) da Unimed do Brasil, a determinação de que conste cláusula específica de reajuste parece ter sido superada nas últimas análises da GERPS. Quanto aos prestadores contratados, além dos prazos e processos de faturamento, pagamento e glosas, é exigida a cláusula de reajuste, definindo um índice. O grupo aprovou a proposta de que a minuta deva prever prazo (noventa dias antes da data de aniversário do contrato) de negociação, que uma vez ultrapassado, sem a celebração de aditivo definindo os valores do novo período, seja aplicada uma cláusula de reajuste, pelo indexador negociado entre as partes, podendo ser parcial ou plena a variação do índice eleito. Não tem sido necessário preencher, no momento de envio da minuta, qual é o índice, ou se será parcial ou total a sua aplicação. É prudente que a negociação esteja finda até sessenta dias antes do aniversário do contrato, possibilitando a sua denúncia, eventualmente. Não sendo aceita a cláusula, o grupo entendeu que a questão deva ser resolvida no Poder Judiciário, sob o argumento de que a ANS extrapola suas atribuições ao inibir a negociação entre as partes. No que se refere à imposição da Resolução Normativa - RN nº 241, a orientação é que esteja expresso no contrato (anexo ou aditivo) que o preço negociado contempla a remuneração pelos serviços de seleção, programação, armazenamento, distribuição, manipulação, fracionamento, unitarização, dispensação, controle e aquisição dos medicamentos.

5 3. RN 254. Adaptação. Revisão da contraprestação. Limite percentual. Contratos coletivos. Regra autoaplicável. Ilegalidade. Efeitos. Houve apreensão quanto à redação da resolução. A norma não é clara a respeito da possibilidade de imposição de carência para os novos procedimentos, o que estava explicitado na Resolução Normativa - RN nº 64, de Também os arts. 26 e 27 merecem maior estudo, eis que, pelo texto, contrariam o 7º do art. 35 da Lei nº 9.656, além da decisão da ADI STF. Por prudência, deve-se buscar, com a devida antecedência, a negociação dos contratos coletivos, e não sendo possível a migração, obter declaração de não haver interesse na adaptação. Nota técnica As operadoras devem providenciar a elaboração de nota técnica atuarial para aferir os valores de acréscimo das mensalidades proporcionalmente ao incremento das coberturas em decorrência da adaptação ( 2º do art. 35 da Lei nº 9.656). O limite fixado pela ANS foi de 20,59%, contudo, se o cálculo atuarial não alcançar tal percentual, a operadora estará limitada ao que for definido na nota técnica específica. Como os assuntos jurídicos requerem aprofundamento de estudo (a ser discutido pelo Comitê Jurídico), e muitas operadoras estão em negociação com a área atuarial, o grupo recomenda que a Confederação solicite prorrogação da data de vigência da norma.

6 4. RN 186. Portabilidade de carências. Dois anos de vigência. Impactos das alterações da RN 252. Foram poucos os casos de Portabilidade no mercado. E as Unimeds que receberam beneficiários não identificaram impacto. Apesar da ampliação proposta pela nova regra, o grupo não vislumbrou alteração na expectativa, mas o assunto deve receber orientação do grupo atuarial. 5. RN 250. Novas exigências de dados no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) O grupo entendeu que as operadoras terão dificuldade na obtenção das novas informações. Até mesmo o acerto dos dados de CPF, nome da mãe e residência tem sido moroso. Sugeriu-se que a Confederação reivindique alternativas e procedimentos que facilitem o impasse na captação das informações obrigatórias. 6. RN 256. Plano de Recuperação Assistencial. Regime de Direção Técnica As operadoras devem ficar atentas quanto à suficiência de sua rede de prestadores, e consistência na informação enviada à ANS, e à Unimed do Brasil e Central Nacional Unimed. A ausência de atualização prejudica todo o Sistema. A preocupação principal que deve ser passada para os dirigentes consiste na disponibilidade e qualidade de atendimento, inclusive criando serviços próprios, sempre que possível.

7 7. Súmula Normativa 17 (Entendimento). Não houve inovação ou mudança de regras já anteriormente estabelecidas na Resolução Normativa - RN nº 195. A pessoa física deverá ter vínculo direto com a contratante. As associações comerciais, industriais e congêneres não podem firmar contrato isoladamente com as operadoras, mas, sim, de forma conjunta, possibilitando a inscrição de seus empregados em planos empresariais.

MPS. Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde ANEXO I SÃO PAULO ANS N 31004-2 PLANOS ODONTOLÓGICOS

MPS. Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde ANEXO I SÃO PAULO ANS N 31004-2 PLANOS ODONTOLÓGICOS MPS ANEXO I Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde ANS N 31004-2 SÃO PAULO PLANOS ODONTOLÓGICOS 1 ANEXO I UNIODONTO DE SÃO PAULO SÃO PAULO PLANOS ODONTOLÓGICOS CNPJ: 51.701.878/0001-95

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições Câmara Técnica 3ª reunião PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES Entidades que enviaram contribuições

Leia mais

Seção III - Da Identificação dos Atos, Eventos e Procedimentos Assistenciais que Necessitem de Autorização da Operadora

Seção III - Da Identificação dos Atos, Eventos e Procedimentos Assistenciais que Necessitem de Autorização da Operadora CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DOS CONTRATOS ESCRITOS Seção I - Do Objeto, Natureza do Contrato e Descrição dos Serviços Contratados Seção II - Da Definição dos Valores

Leia mais

Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional. Dr. Adolfo Orsi Parenzi

Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional. Dr. Adolfo Orsi Parenzi Normatização da Junta Médica no Intercâmbio Nacional Dr. Adolfo Orsi Parenzi Resolução CONSU n 8, de 03.11.98 (mecanismos de regulação) Art. 4 As operadoras de planos ou seguros privados de assistência

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 365, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a substituição de prestadores de serviços de atenção à saúde não hospitalares. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde

Leia mais

Subseção II - Profissionais de Saúde que Atuem em Consultório Isolado

Subseção II - Profissionais de Saúde que Atuem em Consultório Isolado CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DA SUBSTITUIÇÃO DE PRESTADORES NÃO HOSPITALARES Seção I - Da Substituição Seção II - Dos Critérios de Equivalência Subseção I - Estabelecimentos

Leia mais

Nº DO CONTRATO PLANO Nº REGISTRO ANS

Nº DO CONTRATO PLANO Nº REGISTRO ANS Divulgação do Reajuste para o Agrupamento de Contratos Coletivos com menos de 30 beneficiários. RN nº 309 de 24/10/2012. A Unimed do Guarujá Cooperativa de Trabalho Médico com registro ANS nº 30666-5,

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR 06/19 GASNT

OFÍCIO CIRCULAR 06/19 GASNT OFÍCIO CIRCULAR 06/19 GASNT Requerimento de Informações sobre os contratos com a rede de prestadores hospitalares GASNT/DIRAD-DIDES/DIDES Diretoria de Desenvolvimento Setorial Abril / 2019 SUMÁRIO: - Motivação

Leia mais

CIRCULAR -002/2016 - PPA da PESL 1º Trimestre de 2016 REVISÃO DA PROVISÃO DE EVENTOS A LIQUIDAR

CIRCULAR -002/2016 - PPA da PESL 1º Trimestre de 2016 REVISÃO DA PROVISÃO DE EVENTOS A LIQUIDAR CIRCULAR -002/2016 - PPA da PESL 1º Trimestre de 2016 REVISÃO DA PROVISÃO DE EVENTOS A LIQUIDAR Conforme disposto na RN ANS 227/10, da Diretoria Colegiada, regulamentada pela IN ANS 45/10, da DIOPE, ambas

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34.

TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34. TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE Cuiabá PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA EMPRESA: UNIMED CUIABÁ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34.208-4 CGC:

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 305, DE 9 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 305, DE 9 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 de 7 24/10/2014 13:48 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 305, DE 9 DE OUTUBRO DE 2012 Esta Resolução estabelece o Padrão obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar - Padrão TISS dos dados de

Leia mais

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de 2009. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 190, DE 30 DE ABRIL DE 2009 Alterada pela RN n 285, de 23/12/11, publicada

Leia mais

ANS divulga teto de reajuste autorizado para planos individuais

ANS divulga teto de reajuste autorizado para planos individuais ANS divulga teto de reajuste autorizado para planos individuais Publicado em: 03/06/2016 (ans.gov.br) A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em até 13,57% o índice de reajuste a ser aplicado

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009 TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009 Pelo presente instrumento, por um lado a Agência Nacional de Saúde Suplementar, pessoa jurídica de direito público, autarquia especial vinculada ao

Leia mais

A Unimed Federação Minas encaminha às Singulares informações, publicações e notícias veiculadas sobre a regulamentação de planos de saúde

A Unimed Federação Minas encaminha às Singulares informações, publicações e notícias veiculadas sobre a regulamentação de planos de saúde A Unimed Federação Minas encaminha às Singulares informações, publicações e notícias veiculadas sobre a regulamentação de planos de saúde Publicada RN 425 Programa de Regularização de Débitos não Tributários

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Nº 50, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016, DA DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS Regulamenta a Resolução Normativa - RN nº 417, de 22 de dezembro de 2016, para dispor, em especial,

Leia mais

TERMO ADITIVO ao Contrato Particular de Plano de Saúde (nome do plano) Reg. ANS nº (nº produto).

TERMO ADITIVO ao Contrato Particular de Plano de Saúde (nome do plano) Reg. ANS nº (nº produto). TERMO ADITIVO ao Contrato Particular de Plano de Saúde (nome do plano) Reg. ANS nº (nº produto). CONTRATADA: UNIMED MURIAÉ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA., inscrita no CNPJ/MF nº 25.971.433/0001-15,

Leia mais

Aspectos a serem observados na contratação ou ingresso em um plano de saúde. Com 30 participante s ou mais. Com menos de 30 participante s

Aspectos a serem observados na contratação ou ingresso em um plano de saúde. Com 30 participante s ou mais. Com menos de 30 participante s Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde Diferenças entre planos individuais e coletivos Operadora: Unimed Recife CNPJ: 112.146.24/0001-28 Nº de registro na ANS: 344885 Site: http://www.unimedrecife.com.br

Leia mais

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Operadora: Unimed Fronteira Noroeste/RS Cooperativa de Assistência à Saúde Ltda. CNPJ.: 87.689.527/0001-53 Nº de registro na ANS: 352179 Site: www.unimed-fno.com.br Telefone: (55) 3512 5424 Manual de Orientação

Leia mais

Reajuste anual de planos de saúde

Reajuste anual de planos de saúde Sindicato dos Laboratórios de Minas Gerais Nº : 204 Data: 08/06/2015 Fale conosco: (31) 3213-2738 - Fax (31) 3213-0814 - secretaria@sindlab.org.br - www.sindlab.org.br Reajuste anual de planos de saúde

Leia mais

Cartão Nacional de Saúde no âmbito da Saúde Suplementar

Cartão Nacional de Saúde no âmbito da Saúde Suplementar Cartão Nacional de Saúde no âmbito da Saúde Suplementar Coordenação de Beneficiários Gerência de Produção e Análise de Informações GEPIN Gerência-Geral de Informações e Sistemas - GGISS Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 389, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a transparência das informações no âmbito da saúde suplementar, estabelece a obrigatoriedade da disponibilização do conteúdo mínimo

Leia mais

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL Encerramento Compulsório das Atividades

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL Encerramento Compulsório das Atividades LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL Encerramento Compulsório das Atividades Clique para editar o nome do autor Diretoria de Normas e Habilitação Clique para das editar Operadoras o cargo do - DIOPE autor Gerência-Geral

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL GGREP/DIPRO/ANS. Abril / 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL GGREP/DIPRO/ANS. Abril / 2018 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL GGREP/DIPRO/ANS Abril / 2018 Precificação Preço x Risco 2 Pacto Intergeracional 3 Pacto Intergeracional 4 Precificação de Planos de Saúde 5 Formação de Preço NORMATIVOS

Leia mais

Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde ANEXO I

Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde ANEXO I Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde ANEXO I ANEXO I Operadora: Prodent Assistência Odontológica Ltda CNPJ: 61.590.816/0001-07 N de registro na ANS: 38.004-1 Site: http://www.prodent.com.br/

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 438, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 438, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 438, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 Dispõe sobre a regulamentação da portabilidade de carências para beneficiários de planos privados de assistência à saúde, revoga a Resolução Normativa

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 TÍTULO I DA ACEITAÇÃO DE ATIVOS COMO GARANTIDORES DAS PROVISÕES TÉCNICAS

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 TÍTULO I DA ACEITAÇÃO DE ATIVOS COMO GARANTIDORES DAS PROVISÕES TÉCNICAS RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 (REVOGADA PELA RN Nº 159, DE 03/06/2007) Dispõe sobre a diversificação dos ativos das Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde para aceitação

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 252, DE 28 DE ABRIL DE 2011

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 252, DE 28 DE ABRIL DE 2011 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 252, DE 28 DE ABRIL DE 2011 Dispõe sobre as regras de portabilidade e de portabilidade especial de carências, alterando as Resoluções Normativas nº 186, de 14 de janeiro de

Leia mais

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Operadora: Unimed do Estado de São Paulo - Federação Estadual das Cooperativas Médicas CNPJ: 43.643.139/0001-66 Nº de registro na ANS: 319996 Site: http://www.unimeds.com.br SAC: 0800 772 3030 Manual de

Leia mais

Coletivo Empresarial. Com 30 participantes ou mais

Coletivo Empresarial. Com 30 participantes ou mais COBERTURA PARCIAL TEMPORÁRIA (CPT) Sendo constatado, no ato da contratação, que o beneficiário tem conhecimento de doença ou lesão preexistente (DLP), conforme declaração de saúde, perícia médica ou entrevista

Leia mais

Manual Atualização Cadastral Autorizador. Versão 1.0

Manual Atualização Cadastral Autorizador. Versão 1.0 Manual Atualização Cadastral Autorizador Versão 1.0 Unimed Jundiaí Departamento de Tecnologia da Informação Abr/2012 Sumário Introdução... 2 Acesso a tela de Atualização Cadastral (Autorizador)... 2 Tela

Leia mais

COMISSÃO PARITÁRIA Alinhamento Conceitual Saúde Suplementar. Outubro/2016

COMISSÃO PARITÁRIA Alinhamento Conceitual Saúde Suplementar. Outubro/2016 COMISSÃO PARITÁRIA Alinhamento Conceitual Saúde Suplementar Outubro/2016 Garantir a competitividade no setor Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência Regular o fluxo financeiro e de serviços entre

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx de 2017

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx de 2017 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx de 2017 Dispõe sobre a contratação de plano privado de assistência à saúde coletivo empresarial por empresário A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE

Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE SETEMBRO/2016 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Orientações Gerais... 4 2.1 Entrega de guias... 4 2.2 PACOTES - Autorização e cobrança... 4 3. Formulários... 4

Leia mais

NIP Não Assistencial

NIP Não Assistencial NIP Não Assistencial Beneficiário NIP Operadoras ANS Objetivos da apresentação Temas que são analisados no âmbito da NIP não assistencial Identificação dos elementos e documentos necessários nas respostas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 047, DE 04.12.2014 Altera a Instrução Normativa - IN nº 13, de 21 de junho de 2006, da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO, que define os procedimentos

Leia mais

Publicações Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e

Publicações Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e Publicações Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS 19.12.2013 e 20.12.2013 Dia 19.12.2013 DECISÕES DE 6 DE DEZEMBRO DE 2013 janeiro de 2000, aprovou o voto relator pelo conhecimento e não provimento

Leia mais

Manual de Instruções ODONTOLOGIA

Manual de Instruções ODONTOLOGIA Manual de Instruções ODONTOLOGIA CAMED SAÚDE DEZEMBRO/2017 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Orientações Gerais... 4 2.1 Entrega de guias... 4 2.2 PACOTES - Autorização e cobrança... 4 3. Formulários... 4

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 438, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 Dispõe sobre a regulamentação da portabilidade de carências para beneficiários de planos privados de assistência à saúde, revoga a Resolução Normativa

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 12 DE AGOSTO DE 2013.

RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 12 DE AGOSTO DE 2013. RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 12 DE AGOSTO DE 2013. Aprova o regulamento para os programas de acesso expandido, uso compassivo e fornecimento de medicamento pós-estudo. Aprova o regulamento para os programas

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIO - CONTRATO COLETIVO POR ADESÃO

SOLICITAÇÃO DE EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIO - CONTRATO COLETIVO POR ADESÃO Form-DVCR-22 Rev.03 Emissão: 19/06/2017 SOLICITAÇÃO DE EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIO - CONTRATO COLETIVO POR ADESÃO Contratada: Unimed Grande Florianópolis Cooperativa de Trabalho Médico Registro ANS: 36044-9

Leia mais

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT.

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Versão: 16/03/12 As instruções abaixo aplicam-se a todas as Operações de Transportes

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 437, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018 Altera a Resolução Normativa - RN nº 254, de 05 de maio de 2011, que dispõe sobre a adaptação e migração para os contratos celebrados até 1º de

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 432, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 432, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 432, DE 27.12.2017 Dispõe sobre a contratação de plano privado de assistência à saúde coletivo empresarial por empresário individual e altera o Anexo I da Resolução Normativa

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar

Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar Radar TISS Relatório de Análise 3ª Campanha Médico-Hospitalar Abril de 2009 MINISTÉRIO DA SAÚDE Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS Diretoria

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº xxx, de xx de xxxxxx DE 2016 Dispõe sobre a contratação de planos coletivos empresariais de planos privados de assistência à saúde por microempreendedores individuais e por

Leia mais

NOTICIAS ANS. Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde

NOTICIAS ANS. Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde NOTICIAS ANS Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde Prezados, Algumas singulares tem relatado o indeferimento de impugnações/recursos de Ressarcimento ao SUS, cuja alegação é o motivo 8 coparticipação.

Leia mais

Administradoras de Benefícios. Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil

Administradoras de Benefícios. Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil Administradoras de Benefícios Dr. Orestes Pullin Presidente da Unimed do Brasil 47,8 47,6 47,3 47,3 47,3 47,4 49,4 49,2 50,4 BENEFICIÁRIOS Saúde Suplementar NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS (em milhões) Impactos

Leia mais

ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE

ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE Operadora: ZURICH SANTANDER BRASIL ODONTO LTDA. CNPJ.: 14.927.215/0001-67 Nº de Registro na ANS: 41935-4 Site: http://www.odontosantander.com.br Telefone: 0800 888 0057 DIFERENÇAS ENTRE PLANOS INDIVIDUAIS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Universidade Federal da Fronteira Sul Secretaria Especial de Gestão de Pessoas -SEGEP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Universidade Federal da Fronteira Sul Secretaria Especial de Gestão de Pessoas -SEGEP ATENÇÃO: PARA ENVIO À SEGEP, IMPRIMA APENAS O(S) FORMULÁRIO(S) DO FINAL DO ARQUIVO. RESSARCIMENTO À SAÚDE SUPLEMENTAR 1.O que é? É o auxílio de caráter indenizatório, prestado ao servidor na forma de ressarcimento

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE Operadora: S.P.A. SAÚDE Sistema de Promoção Assistencial CNPJ: 69.259.356/0001-40 Nº de registro na ANS: 32449-3 Nº de registro do produto: SPA GOLD

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 51, DE 27 DE JANEIRO DE 2017, DA DIRETORIA DE NORMAS E HABILITAÇÃO DOS PRODUTOS Regulamenta os artigos 4º e 22 da Resolução Normativa RN nº 171, de 29 de abril de 2008, dispondo

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 028/2009

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 028/2009 TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 028/2009 Pelo presente instrumento, por um lado a Agência Nacional de Saúde Suplementar, pessoa jurídica de direito público, autarquia especial vinculada ao

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N.º 186, DE 14 DE JANEIRO DE 2009.

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N.º 186, DE 14 DE JANEIRO DE 2009. Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N.º 186, DE 14 DE JANEIRO DE 2009. Dispõe sobre a regulamentação da portabilidade das carências previstas

Leia mais

Plano de saúde. aposentados e demitidos

Plano de saúde. aposentados e demitidos Plano de saúde aposentados e demitidos A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi criada em 2000 com a finalidade de regular o setor de planos privados de assistência à saúde. Essa cartilha tem

Leia mais

Manual Guias -Padrão TISS 3.02

Manual Guias -Padrão TISS 3.02 Unimed Caçapava Cooperativa de Trabalho Médico Manual Guias -Padrão TISS 3.02 Para uso interno Departamento de Faturamento Setembro/2014 Padrão TISS 3.0 A versão 3.0 do Padrão TISS complementa o processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN No- 195, DE 14 DE JULHO DE 2009 Dispõe sobre a classificação e características dos planos privados

Leia mais

01 - Manual de Políticas e Procedimentos 01.01 Processo aquisitivo 01.01.02 Requisição para contratação de serviços Atualizado em 16/01/2015

01 - Manual de Políticas e Procedimentos 01.01 Processo aquisitivo 01.01.02 Requisição para contratação de serviços Atualizado em 16/01/2015 Dispõe sobre as políticas, fluxos e procedimentos do processo de contração de serviços da UFAL para o ano de 2015. 1 DA POLÍTICA 1.1 Objetivos da política de compras 1.1.1 Tornar os processos de compras

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Diferenças entre planos individuais e coletivos Operadora: MetLife Planos Odontológicos

Leia mais

Artigo 1º Esta resolução dispõe sobre a Administradora de Benefícios.

Artigo 1º Esta resolução dispõe sobre a Administradora de Benefícios. RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 196, DE 14 DE JULHO DE 2009. Dispõe sobre a Administradora de Benefícios. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, no uso das atribuições que lhes

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS

Leia mais

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo.

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo. Tribunal de Contas da União MANUAL PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO PARA OUTORGA DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS E DE LINHAS DE TRANSMISSÃO 1 - INTRODUÇÃO 1.1. CARACTERÍSTICAS GERAIS O exame de

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 356, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 356, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 356, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 Altera a Resolução Normativa - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a concessão

Leia mais

DIVULGAÇÃO DO REAJUSTE ÚNICO APURADO PARA O AGRUPAMENTO DOS CONTRATOS COLETIVOS COM MENOS DE 30 BENEFICIÁRIOS RN Nº 309 DE 24/10/2012

DIVULGAÇÃO DO REAJUSTE ÚNICO APURADO PARA O AGRUPAMENTO DOS CONTRATOS COLETIVOS COM MENOS DE 30 BENEFICIÁRIOS RN Nº 309 DE 24/10/2012 DIVULGAÇÃO DO REAJUSTE ÚNICO APURADO PARA O AGRUPAMENTO DOS CONTRATOS COLETIVOS COM MENOS DE 30 BENEFICIÁRIOS RN Nº 309 DE 24/10/2012 A Operadora FEDERAÇÃO REGIONAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS UNIMEDS DOS

Leia mais

Oficina ANS realizada em Brasília

Oficina ANS realizada em Brasília Oficina ANS realizada em Brasília A Unimed Federação Minas marcou presença na Oficina de Regulação de Planos coletivos e outros temas, realizada pela ANS, em Brasília (DF), no dia 25 de maio, ocasião em

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST 2014 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes regularmente

Leia mais

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de Planos de saúde: Sete perguntas para fazer antes de contratar Antes de aderir a um plano de saúde, o consumidor precisa se informar sobre todas as condições do contrato, para não correr o risco de ser

Leia mais

12- Como a operadora deve comunicar as substituições na rede de prestadores de serviços de saúde?

12- Como a operadora deve comunicar as substituições na rede de prestadores de serviços de saúde? SAIBA MAIS 1- Como deve ser estabelecida a relação entre uma operadora de planos e os prestadores de serviços de saúde de sua rede contratada, referenciada ou credenciada? Que regras devem ser obedecidas?

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA - DIPRO Nº 045, DE 03.10.2014 Altera a Instrução Normativa - IN nº 23, de 1º dezembro de 2009, da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO, que dispõe sobre os procedimentos

Leia mais

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Diferenças entre planos individuais e coletivos Operadora: Caixa Seguradora Especializada em Saúde CNPJ: 13.223.975/0001-20 Nº de registro da ANS:

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 356, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 356, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 356, DE 03.10.2014 Altera a Resolução Normativa - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a concessão de autorização de funcionamento das operadoras de planos privados

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Publicada no Boletim de Serviço, n. 8, p. 17-22 em 7/8/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Regulamenta a licença para tratamento de saúde e a licença por motivo de doença em pessoa

Leia mais

Dispõe sobre a concessão da portabilidade extraordinária aos beneficiários da Associação do Fisco de Alagoas.

Dispõe sobre a concessão da portabilidade extraordinária aos beneficiários da Associação do Fisco de Alagoas. RESOLUÇÃO OPERACIONAL - RO Nº 2.087, DE 25.10.2016 Dispõe sobre a concessão da portabilidade extraordinária aos beneficiários da Associação do Fisco de Alagoas. atribuições que lhe conferem o inciso IV

Leia mais

FAQ - RN 412, de 10 de novembro de 2016

FAQ - RN 412, de 10 de novembro de 2016 FAQ - RN 412, de 10 de novembro de 2016 Disposições Preliminares 1- Qual é o objeto de regulamentação da RN nº 412/2016? R: A RN 412 regulamenta o cancelamento do contrato de plano de saúde individual

Leia mais

1.Prazo de adesão - 30 dias, contados a partir da data de publicação do comunicado pela Operadora que obtiver o direito de ofertar novos contratos;

1.Prazo de adesão - 30 dias, contados a partir da data de publicação do comunicado pela Operadora que obtiver o direito de ofertar novos contratos; EDITAL DE CONVOCAÇÃO ANS DE 03.04.2018 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, em reunião do dia 07/11/2017, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VI, do artigo

Leia mais

Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia

Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia g1.globo.com/economia/educacao-financeira/noticia/planos-de-saude-entenda-o-que-muda-com-as-novas-regras-decoparticipacao-e-franquia.ghtml

Leia mais

Resolução Normativa RN nº 408

Resolução Normativa RN nº 408 Resolução Normativa RN nº 408 Cópias e vistas de processos administrativos, solicitação de reuniões e de certidões 16ª Reunião do GERE 14 de julho de 2016 Principais assuntos Estabelece procedimentos para

Leia mais

DIVULGAÇÃO DO REAJUSTE ÚNICO APURADO PARA O AGRUPAMENTO DOS CONTRATOS COLETIVOS COM MENOS DE 30 BENEFICIÁRIOS RN Nº 309 DE 24/10/2012

DIVULGAÇÃO DO REAJUSTE ÚNICO APURADO PARA O AGRUPAMENTO DOS CONTRATOS COLETIVOS COM MENOS DE 30 BENEFICIÁRIOS RN Nº 309 DE 24/10/2012 DIVULGAÇÃO DO REAJUSTE ÚNICO APURADO PARA O AGRUPAMENTO DOS CONTRATOS COLETIVOS COM MENOS DE 30 BENEFICIÁRIOS RN Nº 309 DE 24/10/2012 A Operadora FEDERAÇÃO REGIONAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS UNIMEDS DOS

Leia mais

EDITAL nº 092/2013 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL nº 092/2013 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº 092/2013 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA, e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Processo ANS nº Nome da Operadora Relator Tipo de Infração

Processo ANS nº Nome da Operadora Relator Tipo de Infração A Diretoria Colegiada da AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto no inciso VI do artigo 10 da Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000

Leia mais

1. Prazo de adesão - 30 dias, contados a partir da data de publicação do comunicado pela Operadora que obtiver o direito de ofertar novos contratos;

1. Prazo de adesão - 30 dias, contados a partir da data de publicação do comunicado pela Operadora que obtiver o direito de ofertar novos contratos; AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ANS DE 29.03.2018 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, em reunião do dia 02/02/2018, no uso das atribuições que

Leia mais

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE E A ATUAÇÃO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR 1

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE E A ATUAÇÃO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR 1 CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE E A ATUAÇÃO DO BALCÃO DO CONSUMIDOR 1 Jonatan Da Silva Dinat 2, Fabiana Fachinetto Padoin 3, Tobias Damião Corrêa 4. 1 Projeto de extensão universitária Balcão do Consumidor,

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS

RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS RELATÓRIO ESTATÍSTICO E ANALÍTICO DO ATENDIMENTO DAS OUVIDORIAS REA-OUVIDORIAS 2017 (ANO BASE 2016) Ouvidoria ANS Julho / 2017 OBJETIVOS DO REA-OUVIDORIAS CADASTRO E ABRANGÊNCIA DE BENEFICIÁRIOS Operadoras

Leia mais

Início de Vigência do Contrato Inscrição Md Plano Tp Plano Proposta Termo Contratante / / Débito Automático:

Início de Vigência do Contrato Inscrição Md Plano Tp Plano Proposta Termo Contratante / / Débito Automático: Início de Vigência do Contrato Inscrição Md Plano Tp Plano Proposta Termo Contratante / / Vencimento: ( ) 05 ( ) 10 ( ) 15 ( ) 20 ( ) 25 ( ) 30 Tipo de Contratação: ( ) Novo ( ) Transferência / Migração

Leia mais

Regularização dos Remidos SIB x PARJ

Regularização dos Remidos SIB x PARJ Encontro Técnico Estadual 12 de dezembro de 2017 Regularização dos Remidos SIB x PARJ O que é remissão? Continuidade do atendimento (cobertura assistencial) aos dependentes após ocorrência de fato futuro

Leia mais

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde

Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde Operadora: Unimed/RS Federação das Coop. Médicas do RGS Ltda. CNPJ.: 87.158.507/0001-56 Nº de registro na ANS: 367087 Site: www.unimedrs.com.br

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar Padrão TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar

Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar Padrão TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar Padrão TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Padrão Projeto TISS Sistema suplementar - Operadoras SIB, SIP,RPS,DIOPS Operadoras TISS -

Leia mais

SÚMULA NORMATIVA - ANS Nº 025, DE

SÚMULA NORMATIVA - ANS Nº 025, DE SÚMULA NORMATIVA - ANS Nº 025, DE 13.09.2012 A DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS, em vista do que dispõem o artigo 3º e os incisos II, XXIV e XXVIII do artigo 4º, cumulados

Leia mais

CLASSE 12: PLANOS DE SEGUROS DAS CONCESSIONÁRIAS DO STFC

CLASSE 12: PLANOS DE SEGUROS DAS CONCESSIONÁRIAS DO STFC TÍTULO DO DOCUMENTO Nº DO DOCUMENTO METODOLOGIA PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DAS OBRIGAÇÕES DAS SRF.MT. 012 PRESTADORAS DO SERVIÇO TELEFÔNICO VERSÃO VIGÊNCIA FIXO COMUTADO - STFC 1 17/04/2006 CLASSE

Leia mais

C O M U N I C A D O ENVIO DE RECURSO DE GLOSA ONLINE

C O M U N I C A D O ENVIO DE RECURSO DE GLOSA ONLINE C O M U N I C A D O ENVIO DE RECURSO DE GLOSA ONLINE A FACEB Fundação de Previdência dos Empregados da CEB, operadora de planos privados de assistência à saúde registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar

Leia mais

MANUTENÇÃO DO PLANO DE SAÚDE POR DEMITIDO E APOSENTADO Lei 9656/98 Resolução Normativa RN Nº 279 de 24 de novembro de 2011

MANUTENÇÃO DO PLANO DE SAÚDE POR DEMITIDO E APOSENTADO Lei 9656/98 Resolução Normativa RN Nº 279 de 24 de novembro de 2011 1 MANUTENÇÃO DO PLANO DE SAÚDE POR DEMITIDO E APOSENTADO Lei 9656/98 Resolução Normativa RN Nº 279 de 24 de novembro de 2011 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assegura aos demitidos e aposentados

Leia mais

AO NÃO DECLARAR AS DOENÇAS E/OU LESÕES QUE O BENEFICIÁRIO SAIBA SER

AO NÃO DECLARAR AS DOENÇAS E/OU LESÕES QUE O BENEFICIÁRIO SAIBA SER ANEXO CARTA DE ORIENTAÇÃO AO BENEFICIÁRIO Prezado(a) Beneficiário(a), A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituição que regula as atividades das operadoras de planos privados de assistência

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 417, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o Plano de Recuperação Assistencial e sobre o regime especial de Direção Técnica, no âmbito do mercado de saúde suplementar, revoga

Leia mais

Portabilidade de carências

Portabilidade de carências Portabilidade de carências Resolução Normativa nº 438/2018 Conceitos Carência Portabilidade de carências Período ininterrupto, contado a partir do vínculo do beneficiário ao contrato do plano privado de

Leia mais

Agrupamento de Contratos RN 309/12. Divulgação de Informações aos Beneficiários

Agrupamento de Contratos RN 309/12. Divulgação de Informações aos Beneficiários Agrupamento de Contratos RN 309/12 Divulgação de Informações aos Beneficiários Divulgação do Reajuste RN 309/12 - Art. 8º A operadora deverá divulgar até o primeiro dia útil do mês de maio de cada ano,

Leia mais

TERMO ADITIVO (RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 279 ANS)

TERMO ADITIVO (RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 279 ANS) TERMO ADITIVO (RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 279 ANS) Contrato Coletivo Empresarial com até 29 (vinte e nove) beneficiários, e 30 (trinta) a 99 (noventa e nove) beneficiários e a partir de 100 (cem) beneficiários

Leia mais

A regulação estatal. Lei nº 9.656/1998 dispõe sobre planos e seguros privados de assistência à saúde

A regulação estatal. Lei nº 9.656/1998 dispõe sobre planos e seguros privados de assistência à saúde Saúde Suplementar Cadernos EBAPE, Vilarinho, P.F, 2010 A regulação estatal Lei nº 9.656/1998 dispõe sobre planos e seguros privados de assistência à saúde Conselho de Saúde Suplementar CONSU Órgão colegiado,

Leia mais