Sociedado do Revisores. fl0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sociedado do Revisores. fl0"

Transcrição

1 tnscnto KPMG & Associados - Oticlais do Contas, SA. Editicic Monumental Av Pnaa da Vitno A, Ltsboa Purtuga Sociedado do Revisores fl0 Telelorie 35; 2G11OGQO Fax: C 110 nternet 12 wwwkpmgpt Exnio. Senhor, Professor Pedro Duarte Neves Vice Governador do Banco de Portugal R. do t ornërcio,148 I Lisboa Lisbon, 7 de Fevereiro de E (l. tl I Serve a prcsente carla para aprosentar as nossas consideraçoes sobre as matérias referidas na Vossa carta corn a referéncia CR1f2O14 OOOO452O, de 4 d feverciro de 2014 e cujo conteüdo rnereceu a nossa meihor atençäo. Na referida carta, V. Exas. solicitam a etnissat de opiniao por parte da KPMG sobre o impacto da situaçäo financeira da EspIrilo Santo international, S.A ( ESI ) nas cotnas das entidades que integram o Grupo Espirito Santo Fitianciat Group, S.A. ( ESFG ), designadamente: a) Montante de irnparidade/provisiio a registar nas contas de 2013; b) Entidade(s) em que essa imparidade/provisão deverá ser reflectida, corn indicaçao da imparidade/provisao a imputar a cada entidade, se aplicável, e justiflcação para tat repartiçäo; c) Adequação, no caso de estar prevista a afëctação da iniparidade/provisäo exciusivarnente as contas da ESfG, dos mecanismos a impternentar corn vista a transferir para esta entidade as perdas subjacentes aos riscos reputaeionais irnputáveis ao BES. Adicionatmente, pedern V. Exas. informaçäo sobre o teor da opinio a ernitir pela KPMG sobre as demonstraçoes financeiras individuals e consolidadas da ESFO e do BES referentes a Dezembro de de KPMG & Asstciicos dh KAvOti Mnds Coini, S A.?rrna p1jtl4uesa m&flw KPMt3. co1t:os1a pur trn.a rdepitithnes abkad da KPtvlCt neerna1iqflai Coupe t.e K?MG niemtionar. urn andd ;ocdav di KPMG & Asocados- S H 0 C S A Capiti StinI: Euiu - Pessoa CDlechva N PT ne 0 B O.C N 189 Incrao n C MV M N Mat;uada ri Corvatna do regicto Come,cta do List,a 33b C N F15O

2 .. Fag. 2 a) Montante Ut irnparidade/provisio a registar ;ias contas do cxcrcicio (IC 2013 Na sequência do pedido do Bunco de Portugal, etëctuado através de carta dirigida ao Conseiho de Administração da Espfrito Santo Financial Group, S.A. ( ESfG ), datada de 29 dc Novembro de 2013 e con a referëncia 4804/13/[)SPDS, para que fcssem preparadas dernonstraçoes financeiras consolidadas pro-forma da Espirito Santo International, S.A ( ES I ) e que as mesmas tbssem ohject de análise por urn auditor extcrno, fomos contactados pelo Conseiho de Administração da ESFG. no sentido de efeciuar uma revisão lirnitada de tinalidade especial retativarnente as demonsiraçoes linanceiras consolidadas prö-forrna da ES!. preparadas corn refërëncia a 30 de Setembro de 2013 e 31 & [)ezembro de Em confbrrnidade corn os termos e condiçöes da Engagement Letter assinada entre a KPMG e a ESI, a qual confirma o ãnihiio do trahaiho a eiectuar pela KPMG no contexto desta solicitação do Banco de Portugal, a nossa reviso lirnitada de tinalidade especial sobre as demonstraçoes financeiras consolidadas pró-forma deverá contemplar duas fases: I) fase 1, já terminada, consistiu nurna revisão lirnitada de tinalidade especial sobrc as dernonslraçoes financeiras consolidadas pro-forrna da ES! retèrentes ao periodo de 9 meses findo em 30 de Setembro de 2013, as quals incluern pelo método integral as actividades das diversas subsidiárias detidas pelo Grupo, excepto quanto a Rio Forte, ESfG c Opway; e ii) a fase 2 do nosso trabalho, encontra se por iniciar a presente data e compreenderã a revisäo limitada do finalidade cspecial das demonstraçöes financeiras consolidadas pro-forma da 1SI referentes ao ano findo em 3 1 de Dezembro de , sendo expectávet que a mesma esteja concluida ate ao dia 3 1 do Marco de Siluação J)CltflfflOtiiUl do &rujn) ISI Decorrente da revisäo timitada efectuada sobre as demonstraçôes financeiras consolidadas profornia da ES1 referentes a 30 de Setenibro de 2013, fol identificado urn conjunto de ajustamentos aos capifais proprios consolidados pro-forma da ESI, os quals são apresentados no parágrafo 2. 1 do nosso RelaiOrio sobre a Fase I do nosso trabaiho, rernetido ao Banco de Portugal. a ESFG e ao BES em 3 1 de Janeiro de Urna copia deste Relatório é Inc luida COfliC) anexo a esta tafta. 0 valor dos capitals próprios consolidados pro-foffna, incluindo os ajustarnentos propostos, é negativo em cerca de milhocs de euros. 0 total do activo consolidado pro-forma em 30 de Setembro de 2013, apos ajustamentos, ascende a cerca de milboes de euros e os passivos consolidados pro-forma a cerca de milhoes de euros.

3 Pdg.3 Deste montantc de passivos Cm 30 de Setembru de 2013, cerca de milhöes de curos (31 do Dezembro do 2013: mithocs do aims) correspondem a instrumentos do divida quc fomm intermodiados pelas instituiçoes financoiras do Grupo ESFO junto dos seus cliontes, dos quais I.562 mithoes do turns subscritos por clientes do retaiho em Portugal, milhocs do ouros subscñtos pot dilentes pafticularos (private banking) do oufls inaituiçocs financeims do Grupo ESFG faa do Portugal o 1474 milhues de ouros subscritos por cuentos institucionais (31 do Dezembro do 2013: miih&s do oums por clientes do rotaiho em Portugal, rnithôes do aims por cliontos particularos (private banking) do outras institiiçoos flnanccims do Grupo ESFG fora do Portugal e milhoes do curos por cliontos insikucionais), tendo uma patio subancial voncimento no pram do urn ano. Charnamos tarnbérn a atoncio pars os assunlos ainda pendontos a data do nosso Robtôrio, doscritos no parigrafo 1.5, os quals podorlo tot urn irnpacto significativo na posiclo financeñ da ESI corn rofritncia a 3 I do Dozernbro do EMit ostes, deacarnos os invostirnentos efectuadus nit Eumfin, no rnontanto do 856 mithôes do ouws, o roladvarnento sos quals ao osm data, do acordo corn a inforrnaçfto rocebida, forarn roornbolsados cotta do 187 rnillioes do ouros. Do refodr quo 0 Grupo ESI pwpamu urn piano do roorganizacio intuna e do dosalavancagern dos seus activos corn o objoctivo do consoguir moquilibrnr a sua situacllo financoira o procoder ao nernbolso do scu passivo. Os ofeitos des modidas provistas noste piano onconfrarn-so vortidos no piano do nogôcios e its dernonstracao do fluxos do cain projootados da PSI pan os aims do 2013 a 2023, os quais fonrn objocto do revislo pula PWC e polo Banco do Portugal no Arnbito do Exorciclo Transvonai do Rovislo da Jrnparidado da Carteim do Crtdfto retricfl. 0 piano do negócios o a dernonstmçao do flaws do cairn projocados refloctorn a oxpectativa do Grupo ESI polo quo Mo assumirnos quaiquer irspunsablildado pch razoablildade dos rnesrnos. Do ontro as rnodidas provisas destacarnos (I) a OPAIOFf sobro a ESFG cujo irnpacto, do acordo corn a estirnativa do rnwwgemeni da ESI, corrobomda poia ESFO o polo BBS, podom ascender a urn valor do at 1,5 rnu rniiboos do citrus orn tennos do vaiorinclo da skuacio patdrnoniai do Grupo ESi; (ii) S ernisslo do VMOC s poia Rio Font nina valor ate II rniihöos do turns; (iii) aurnentos do capital na ESI nurn total quo poderá atingir 250 rniihcos do eums; o (iv) aquisiçlo de torronos ern Angola corn potonciai do vaiorimcäo.

4 fl:.. P44 Evposicdo da ESFG ao Grupv ESJ e impuridade/provisdo a regin A exposiçao disecta, corn referenda a 3 1 de Dezembro de 2013, dii ESFO A ESI e a Espfrho Santo Resources ( ESR ) ascende a cerca de e 220 mithoes de euros, respectivarnente, a qual enconfra-so cobefta (I) pelas acçocs cia Rio Forte itcebidas em colateral, e cujo valor estirnado palo meiagemeni da ESI corn base tin demonstraçôes financeims individuals audhadas pela Ernst It Young (be&y) corn refcitncia a 31 de Dezernbro de 2012, ascende a I.231 rnilhoes de euros; c (ii) pela garantia do ES Pin cujo valor de avaliaçio efectuada pela Garen ern Dezembro de ascende a cerca de 155 milhoes de euros. De notar que tuna vez que as demonstraçoes financeiras individuals da Rio Forte apreseflrn as subsidlirias e associadas mglstadas pelo justo valor, o respectivo capital próprio ieflectirá wna aproximaclo razoivel do respeclivo valor de inercadu. Anirn, entendernos quc a exposlcio dhtcta poderi ser considemda nmavelmente colateraliada. No enanto, tendo presente o valor dos capitals préprios negadvos apresentados pelo Grupo ESI, apes ajustarnentos. e as incerlezas associadas a capacidade de implementacao integral do piano de reorganincio interim e de desalavancagern dos activos, consideramos existir urn risco asscoiado a intermediaçao efectuada pelo Grope ESFO, incluindo o BES, de instrumentos de divida do Ompo RSI que se poderi materlalizar num risco reputacional. de conccntraclo e fiduciáñojunto dos scus ciientes. Nessa base, mcomendarnos que seja constitulda uma provislo, as demonsnçoes fmanceiras do (irupo ESFG, num valor nb inferior a 700 milbocs de euros pan cobenura do evontuals ñn de incumprimento da ESI perante os clientes do Grope ESFG, o qual mpresena cuca de 22% do valor dos insflrnentos de divida do Grupo ESI detidos pelos clienta de retalho e pafticulares (private banking) das diferentes instkuicoes flnanceins do Grope ESFG em 31 de Dezembro de Earn provislo destina-se a cobeftura espedliuca do risco de crtdito da ESI enquanto holding do Gmpo, per considcrannos que a respectiva divide tern tuna natuma subordinada em nlaçlo I das entidades operacionais geradoras de cash flow, devendo a mama ser navaliada cm cada data de balanço e devidarnente ajustada em ftsnçio da capacidade de irnplementaclo do piano de reorganiaçio intema e d.c desalavancagem.

5 I- t.w. Pdg.5 Pus a determinaclo deste montante. tivemos em consideracio as anãlises de sensiblildade ao valor dos capitals própños da ESI, partindo do respectivo valor ajustado a 30 de Scwmbro de 2013 confrnme admit divulgadu e tossiando em consideraçao os impactos possiveis decorrenws das medidas previsas no piano de reorganizaçao intema e do desalavancagem acima descrilas. como segue:. Cenádo bat em quc são assumidos os seguintes pitsauposlos (I) valor de avaliaçlo da ESFG determinada pelo BESI em 30 de Junho de 2013, a qual fol objecto de revido pela E&Y, e que atibul I ESFO valor de milhoes de euros (ii) a OPWOPT sobre a ESFO corn um impacto. de acordo com a estirnativa do mwrngemenl die ES1 cormborada pda ESFG e pelo BES, qirn poderi ascender a um valor de at 15 mu milhces de eums em tcrmos de valorinçlo da situacio patrimonial do Grupo corn base no valor de avaliaçko do BESI; (ii) a emisslo de VMOC s pela Rio Forte nurn valor ate IJ rnilhöes de euros; (iii) aurnentos de capital na ESI mini total tic 184 milhocs du curog e (iv) aquisiclo de termnos em Angola corn potencial de vaiorinçao. Nun óptica de pmdincia e pan este efeito considerámos a Mo itcuperabilidade dc 450 milhoes tie curtis pam os saldos da Eumfin, tondo em conta as expectativas de rccuperacio dos invcsdrnentos apresentadas na demonstraclo de fluxos de caixa projectados & PSI pm 0 pubdo de a 2023, analisada no ãmbito do ETRICC; e. c_qi. o quai apresenta como variaçoes em relaçio ao cenário base acima descrko, (I) um hair cut tic 30% em relaçio ao impacto da OPWOPT da ESFG estimado peb mwragemenl cia PSI: e (ii) um hair cut de 30% do valor estimado da emisslo de VMOC s pela Rio Forte.. Cenário 2. o qual apnsenta como variacoes em relaclo ao cenário base acima descrito, (i) um hair cut de 1W. em relacio ao valor da ESFO detenninado com base na avaliacio ptparada pelo BES1 e objecto de mvido pela E&Y, isto ê, considera-se pan a FSFG um valor de milhoes de eums; (I) urn hair cut de 15% em mlaçio ao impacto da opmon. a ESFO estirnado pelo mwiagemenl da ESI; e (ii) urn hair cut de 15% do valor estimado da emisslo de VMOC s pela Rio Forte.. Cenfrio 3. 0 qual apmsenta corno variacao em relaçlo ao cenário base acima descrito, (i) urn hair cut de 20% em,elaçlo ao valor da HSFG deterrninado corn base na avaliaçio prepnda palo BESI e objecto de revislo pela E&Y, km 6. consider&se pm a ESFO urn valor de milhoes de eunis.

6 . I.. P46 Os resultados destes cenários apreseutam-se como segue: -... Lcnanu ban S!!aL fr4onsemadhdest&wunsas Ccnano 2 Centric, 3 MEda Capita popnos ajustados cm 30 dt Sclcseibiv tic 2013 Q3t0) (2366) (2.56*) (2770) Ccnanus scnstthdade Piuvswnaanto adamnal dub nwus da Luiurw (43U (450) (450 (450) Tnmnos ft Anpb compotencaldc Iurnçae OPA OfldaESFG(poleRcaldcnlonaciut I I ) Aumeato de caplialde acebusas VbiOCSdsRaFonc (697) j!? I74_ j710). exiubidu U cenbria base Deve refedr-sc ainda que pam cfeitos da nossa conclusko, tomámos em considemcfto as infonnacoes e as discussöes havidas cntn a PWC, a ESFG, o BES e o Banco de Portugal no Imbito do ETRICC, na sequencia da revislo das dcmonsncces de fluxos de cain previsionais C dos pianos do negócios do Grupo KSI. 0 nbatho efectuado sobre a adequacio da imparidade individual associada a qualquer cxposiçio credk(cia, tern um significalivo grau do subjectividade envolvido. Por outro lado, deve ser também salientado que a aderência das nossas conclusoes a evolucio futum cbs perdas associadas a exposicio ao Grupo LiSt, est totalmente dependent. cia capacidade de implementaçlo do piano de desalavancagem dos activos, do apoio dos sets accionistas e da respectiva capacidade pars a obtencao ou renovaçio de lithas de crtdito e ainda do eventual apoio que possa vir a ser necess&io pa pafte do Grupo ESFG e BBS. Dean forn qualquer pmjeccio des conclusces apresentadas nnia cfl pm pedodos finns está sujeita ao risco de que os pressupostos utilindos se poasam icr tornado inadequados, devido a akemc&s diversas, pelo que consideramos necessirio assegurar a execuclo de procedimentos que garantam uma adequada monitorizaçlo e reavaliaçio dos niveis de imparidadwpmvislo, nun base trimestral, tomando em consideracio eventuais dcsvios que venham a verificarse no piano definido pelo Grupo ESFO. Scm prejuizo cia necessidade de constituicio da pmvislo ark referida, 6 nosso entendimento que as ComissOes F.zecuflvas dos Conseihos de Adminisnçb da ESFO e do BES consideram que 0 reembolso dos insnmcntos de divida intennediados pelas instkuicöes financcims do Grupo ESFO junto dos seus clientes, será possivel atravts da implementaçio do piano de desalavancagem dos activos, do apoio dos seus accionistas e da respecdva capacidade pan a obtençlo ou nnovaçko dc linhas de crtdito e ainda do eventual apoio que possa vir a ser necessário por pane do Grupo ESFU c TiES.

7 4 1!SI! P47 b) hnparldade/provldo a imputar a cada eutidade, se apiicini, e justificaøo pan #1 npaftiøo; c) Adquacio, no caso de ear prevbta a afectacio da lmparidade/provbb exciusivamente is contas da ESFO, dos mecanismos a Implementar corn vista a tnnafcrir pan cute eaddade as penlas subjacentea nos rise.. nputadoná imputivds a BES. De acordo corn as discussoes havidas corn as CornissOes Executivas dos Conseihos de AdrninistmcIo cia ESFG e do BbS, é nosso entendirnento que 6 intençlo do Grupo ESFG assurnir 0 risco associado a cxposiçao ao Grupo ES! resuhante da interrnediacao de instmrnentos de divida junto dos clientes de mtalho e particulares (private banking) das difrrentes entidades do Grupu RSFG. Neste conteflo, os mecanismos que visarn garantir a efectiva nnsfeitncia de risco pam a ESFG C que ernos ainda a analisar são as scguintes:. Detiberaçlo pelo Conseiho de Adrninistrack da ESFO que detennina a apmvaclo do registo do tuna pmvisio do 700 rnilhoes de eums nsa mspectivas demonstracces financeiras, pan fazer face ao potencial incumprirnento. pelo Ompo 51, no reembolso dos instrurnentos de divida intermediados pclas difcrentes instkuicöes financeims do Grupo ESFO junto dos seus clientes de retaiho e particulares (private banking);. Cornpmmisso irrevogivel dii ESFG de nnsferir os rnontantes necessáhos pan fner face no eventual incumprirnento dos instmrncntos de dmda inwnnediados pelas difeienws instituiçôes financeims do Grupo ESPO junto dos seus clientes de mtalho e pafticulams (private banking), no mornento ern quc se vedficar a ocowincia de default att no Ilmite de urns peida incorrida acurnulada de 700 milboes de cums;. Pam a boa execucio do cornpromisso, referido no pofflo anterior 0 4XflStItUiçIO de escrow acanwi no BES de montante equivalente a 10% cia exposiclo, determinada ern cada mornento relativa sos instrurnentos do dmda emitidos palo Grupo ESI e intermediados por aquela instituiçlo financeirajunto don sass clienteç. 0 atnbuiçio no BUS, pain ESEG, de rnandato inevogavel de venda dan acçoes da Tranquilidade pam far face no potencial incumprirnento, palo Grupo ESI, no reernbolso dos instrumentos & divida intennediados palo Grupo BBS junto dos sam clientes de retaiho, no mornento em que se verificar a ocorrencia de defauh;e 0 flo quc Sc rekre aos instrurnentos de divida intennediados por outran instiwiçoes financeims do Grupo ESFG junto dos scus clientes do retaiho e pafticulams (privme banking), a ESFG utilizaxi outma activos em cafteim, caso Se venha a verificar urn evento de defazdi no pagarnento pelo Grupo PSI, desses insthamentos de divida.

8 Pág. 8 Inforrnamt)s que nesta data ainda nào tivemos acesso a documentaço final, devidamente assinada. pelo que SOliCitaflK)5. para efeitos da avaliaçäo da adequaçäo dos refeildos mecanismos a seguinfe informação:. I)eliberação do Consetho de Administraçäo da ESFG devidamente assinada;. Declaraçäo da Cornissrio Executiva do BES atestando que os mecanismos propostos pela ESFG são suficientes para a adequada transferéncia dos riscos;. Deiiberação do Conseiho de Administraç1o do BES sobre os mecanismos prupostos peta ESFG para efeitos da transfèrëneia dos riscos;. Parecer juridico que ateste que a reftrida Deiiberação do Conseiho de Adrninistraçâo da ESFU e válida ejuridicarnente vinculaliva e irrevoaável: e a Contrato de mandato de enda assinado entre a ESfG e o I3ES relativo as acçöes da Tranqui1idade Näo obstante o risco reputacional e fiduciário ser atribuivel a cada urna das instituiçoes que intermediararn os instrurnentos de divida emitidos peto Grupo ESI, desde que os procedimentos acirna referidos possarn transferir de tbrma vinculativa e irrevogável o referido risco para a ESFG, nada obsta a que o registo da provisäo de 700 irilihoes de euros possa ser efectuado ao nivel da ESFG (I) Relatório dos auditores Assurnindo que (1) a provisäo do 700 mithöes de euros ë contabilizada no Grupo ESFU em de Dczernbro de 2013 e (ii) que são cumpridas as condiçoes referidas no ponto acirna pam efèitos da transferéncia de risco do DES pam a ESfG. nao existern a presente data etementos que impecarn que 0 Relatorio dos Auditores sobre as demonstraçoes financeiras do BES referentes a 3 1 de Dezembro de os vir a ser emitido scm reservas. Fornando em consideração os aspectos relefldos nesta carta, não exciulmos a possibilidade de incluir no referido Relatörio urna ãnfase no pressuposto de que ë efectuada uma divuigaço detaihada dos nscos associados a cotocação dos instrurnentos de dividajunto dos clientes, mis demonstraçoes finaticeiras do Giupo ESFG e BES referentes a 31 de Dezembro de No que se refere a opiniäo sobre as dcmonstraçoes financeiras consolidadas da ESFG referentes a 3 1 de Dezembro de 20 13, no podemos nesta data apresentar ao Banco de Portugal qualqucr expectativa quanto ao Relatôrio dos Auditores a ernitir, na medida em qtie o mesmo será assinado pela KPMG do Luxemburgo após urn processo de revisäo e de sisternatização das conctusöes de auditoria efeettiadas as várias tinidades do Grupo inctuindo ii BES. a ESFIL, o BPrivée. 0 ES Bank Panama e o BES Vénétie. Estando estas audilorias ainda cm curso e tendo a KPMG do Luxemburgo de conctuir o sen trabaiho, näo podeinos a esta data anwcipar o tipo de Relatório dos Auditores que será emitido sobre as demonstraçocs financeiras da ESFG reportadas a 3 1 de [)ezembro de 2t) I 3.

9 l Jág. 9 e) ConsidcraçOes finals Esta carta C 0 RclatOrio em anexo SAt) cniitidos someiite para inforrnaçäo do ( onseiho de Mrninistraçäo da ESFG. do tonseiho de Administraçäo do Banco Espirito Santo, SA. e apresentaçäo a V. Exas., pelo que näo podern ser utilizados para qualquer outra finalidade nem set distribuidos a terceiros scm a nossa prévia autorizaçao pot escrito. Corn Os meihores curnpnrnentos, De V. Exa. AvLSdCd KPMG & Associados, Sociedade de Revisores Olicials tic Contas, S.A. Representada POT: Sikander Sattar Senior Partner

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 840 Março de 2008 Relatório Sobre os Sistemas de Gestão de Riscos e de Controlo Interno das Empresas de Seguros

Leia mais

Banco tie Portugal. th Ii. LIsboa, 23 de dezembro de 2013. Dr. Ricerdo Espirito Santo Salgado

Banco tie Portugal. th Ii. LIsboa, 23 de dezembro de 2013. Dr. Ricerdo Espirito Santo Salgado , c Banco tie Portugal tjrf) St STEM A VCE- GOVERNADOft Lsboa, 23 de dezembro de 2013 CR1/201 3/00038755 Exmo. Senhor Dr. Ricerdo Espirito Santo Salgado Presidente do Conseiho de Administragão do Esprito

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 Índice Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 860 Dezembro de 2008 Relatório Sobre o Sistema de Controlo Interno das Instituições de Crédito e Sociedades

Leia mais

Enquadramento Página 1

Enquadramento Página 1 No âmbito do processo de adopção plena das Normas Internacionais de Contabilidade e de Relato Financeiro ("IAS/IFRS") e de modo a apoiar as instituições financeiras bancárias ("instituições") neste processo

Leia mais

O valor da remuneração do Depósito Indexado não poderá ser inferior a 0%. O Depósito garante na Data de Vencimento a totalidade do capital aplicado.

O valor da remuneração do Depósito Indexado não poderá ser inferior a 0%. O Depósito garante na Data de Vencimento a totalidade do capital aplicado. Designação Depósito Indexado PSI 20 Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de Risco Instrumentos ou variáveis subjacentes ou associados Perfil de cliente

Leia mais

Exmos. Senhores Accionistas da BES VIDA, COMPANHIA DE SEGUROS, S.A.,

Exmos. Senhores Accionistas da BES VIDA, COMPANHIA DE SEGUROS, S.A., RELATÓRIIO E PARECER DO CONSELHO FIISCAL DA BES VIIDA,, COMPANHIIA DE SEGUROS,, S..A.. Exmos. Senhores Accionistas da BES VIDA, COMPANHIA DE SEGUROS, S.A., Nos termos da lei e do contrato de sociedade,

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004

PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004 PROSPECTO SIMPLIFICADO (actualizado a 31 de Dezembro de 2008) Designação: Liberty PPR Data início de comercialização: 19 de Abril de 2004 Empresa de Seguros Entidades comercializadoras Autoridades de Supervisão

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais CONTABILIDADE FINANCEIRA II EXAME FINAL

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais CONTABILIDADE FINANCEIRA II EXAME FINAL CONTABILIDADE FINANCEIRA II Equipa Docente: Cristina Neto de Carvalho Gioconda Magalhães Data: 30 de Junho de 2007 Sílvia Cortês Duração: 2 horas e 30 minutos Joana Peralta Sofia Pereira Luiz Ribeiro EXAME

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

Proposta/ Ponto 6. Alíneas a), b) e c) ASSEMBLEIA GERAL DE 22 MAIO 2015 Porto 30 abril 2015. Considerando que:

Proposta/ Ponto 6. Alíneas a), b) e c) ASSEMBLEIA GERAL DE 22 MAIO 2015 Porto 30 abril 2015. Considerando que: Proposta/ Ponto 6 Alíneas a), b) e c) Considerando que: 1. No dia 26 de novembro de 2013, por comunicado ao mercado, foi anunciada a assinatura de acordo de subscrição e de acordo acionista relativos à

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701 Directriz de Revisão/Auditoria 701 RELATÓRIO DE AUDITORIA ELABORADO POR AUDITOR REGISTADO NA CMVM SOBRE INFORMAÇÃO ANUAL Fevereiro de 2001 ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1-4 OBJECTIVO 5-6 RELATÓRIO DE AUDITORIA

Leia mais

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE)

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) Comissão Europeia Direcção-Geral da Justiça, da Liberdade e da Segurança Unidade B/4 Fundo Europeu para os Refugiados B-1049 Bruxelas Estado-Membro: PORTUGAL

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 580 ÍNDICE

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 580 ÍNDICE Directriz de Revisão/Auditoria 580 DECLARAÇÃO DO ORGÃO DE GESTÃO Dezembro de 1998 ÍNDICE Parágrafos Introdução 1-5 Objectivos 6 Requisitos da declaração 7-11 Conteúdo da declaração 12-15 Posição do revisor/auditor

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835 Directriz de Revisão/Auditoria 835 Abril de 2006 Certificação do Relatório Anual sobre os Instrumentos de Captação de Aforro Estruturados (ICAE) no Âmbito da Actividade Seguradora Índice INTRODUÇÃO 1 4

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (191 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (191 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Depósito Indexado EUR/USD No Touch Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (191 dias), não mobilizável antecipadamente.

Leia mais

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 (Montante expressos em euros) As notas que se seguem foram preparadas de acordo com as Normas Contabilísticas de Relato Financeiro

Leia mais

AHETA - Associação. Empreendimentos. Oportunidades de poupança fiscal e incentivos financeiros

AHETA - Associação. Empreendimentos. Oportunidades de poupança fiscal e incentivos financeiros AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve Oportunidades de poupança fiscal e incentivos financeiros Abril de 2013 Alojamento local AHETA Oportunidades de poupança fiscal Reafectação

Leia mais

GRUPO I (10 valores) Assinale a resposta mais correcta; cada resposta vale 1 valor; uma resposta errada dá lugar à dedução de 0,25 pontos.

GRUPO I (10 valores) Assinale a resposta mais correcta; cada resposta vale 1 valor; uma resposta errada dá lugar à dedução de 0,25 pontos. NOTA: ------------ -- Docente atribuído: Docente que frequentou e que corrigirá a prova: Aluno Nº: Turma: Nome: Assinatura: GRUPO I (10 valores) Assinale a resposta mais correcta; cada resposta vale 1

Leia mais

As revisões e/ou alterações ao acordado, são devidamente registadas e analisadas conforme descrito para o caso da definição das condições iniciais.

As revisões e/ou alterações ao acordado, são devidamente registadas e analisadas conforme descrito para o caso da definição das condições iniciais. Preparação da Qualidade Página 1 de 6 5.1. COMERCIALIZAÇÃO 5.1.1. Transporte A empresa através da sua área de operações ou da administração, tem como objectivo em cada serviço adjudicado, entre vários,

Leia mais

NORMA CONTABILÍSTICA E DE RELATO FINANCEIRO 15 INVESTIMENTOS EM SUBSIDIÁRIAS E CONSOLIDAÇÃO

NORMA CONTABILÍSTICA E DE RELATO FINANCEIRO 15 INVESTIMENTOS EM SUBSIDIÁRIAS E CONSOLIDAÇÃO NORMA CONTABILÍSTICA E DE RELATO FINANCEIRO 15 INVESTIMENTOS EM SUBSIDIÁRIAS E CONSOLIDAÇÃO Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 27 Demonstrações

Leia mais

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXA FUNDO RENDIMENTO FIXO IV (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO CAIXAGEST Técnicas

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (178 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (178 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Depósito Indexado USD 6 meses Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (178 dias), não mobilizável antecipadamente.

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL COMENTÁRIOS DA FENACOOP PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR As cooperativas de consumo são, nos termos da Constituição e da Lei, entidades legítimas de representação dos interesses e direitos dos

Leia mais

REGULAMENTADO SESSÃO ESPECIAL DE MERCADO. BANIF Banco Internacional do Funchal, SA. 2 de Junho de 2014

REGULAMENTADO SESSÃO ESPECIAL DE MERCADO. BANIF Banco Internacional do Funchal, SA. 2 de Junho de 2014 SESSÃO ESPECIAL DE MERCADO REGULAMENTADO Apuramento dos Resultados da Oferta Pública de Subscrição de até 13.850.477.957 acções do BANIF Banco Internacional do Funchal, SA 2 de Junho de 2014 Não dispensa

Leia mais

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de Entrada em vigor do Folheto das Comissões

Leia mais

www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A.

www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A. www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A. Janeiro 2014 Enquadramento A promoção da melhoria contínua da qualidade de serviço no

Leia mais

ALVES RIBEIRO - INVESTIMENTOS FINANCEIROS, SGPS, S.A. ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 (Montantes em Euros, excepto quando expressamente indicado) 1. NOTA INTRODUTÓRIA

Leia mais

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006)

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) PREÂMBULO O presente regulamento define as normas relacionadas com a actividade financeira a observar

Leia mais

Regimento do Conseiho CientIfico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Regimento do Conseiho CientIfico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa FC FACULDADE CIENCIPs E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Regimento do Conseiho CientIfico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa versao 1.0 Janeiro de 2010 História

Leia mais

CNC CNC COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 1. INTRODUÇÃO DO EURO

CNC CNC COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 1. INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO INDICE 1. INTRODUÇÃO DO EURO 1 2. PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 3 3. DEFINIÇÕES 3 4. EFEITOS DA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS simplifica Como nasce este Guia O presente Guia baseia-se nos Princípios Comuns Para a Mobilidade de Serviços Bancários", adoptados

Leia mais

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões

Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões O Decreto-Lei n.º 12/2006, de 20 de Janeiro - que estabelece o regime jurídico da constituição

Leia mais

newsletter Nº 82 NOVEMBRO / 2013

newsletter Nº 82 NOVEMBRO / 2013 newsletter Nº 82 NOVEMBRO / 2013 Assuntos em Destaque Resumo Fiscal/Legal Outubro de 2013 2 Contabilização dos Subsídios do Governo e Divulgação de Apoios do Governo 3 Revisores e Auditores 7 LEGISLAÇÃO

Leia mais

DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA N.º 17 CONTRATOS DE FUTUROS

DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA N.º 17 CONTRATOS DE FUTUROS 1/12 DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA N.º 17 CONTRATOS DE FUTUROS 1 - OBJECTIVO A presente directriz tem por objectivo o tratamento contabilístico dos contratos de futuros, negociados em mercados organizados com

Leia mais

Programa Investe Jovem. Apoio à Criação do Próprio Emprego

Programa Investe Jovem. Apoio à Criação do Próprio Emprego Programa Investe Jovem Apoio à Criação do Próprio Emprego Portal dos Incentivos Jan 2015 Índice 1 Apresentação de Tema... 2 1.1 Objeto... 2 1.2 Objetivo... 2 1.3 Destinatários do Apoio... 2 1.4 Requisitos

Leia mais

SAG GEST Soluções Automóvel Globais, SGPS, SA Sociedade Aberta

SAG GEST Soluções Automóvel Globais, SGPS, SA Sociedade Aberta SAG GEST Soluções Automóvel Globais, SGPS, SA Sociedade Aberta Estrada de Alfragide, nº 67, Amadora Capital Social: 169.764.398 Euros sob o número único de matrícula e de pessoa colectiva 503 219 886 COMUNICADO

Leia mais

Definições (parágrafo 9) 9 Os termos que se seguem são usados nesta Norma com os significados

Definições (parágrafo 9) 9 Os termos que se seguem são usados nesta Norma com os significados Norma contabilística e de relato financeiro 14 Concentrações de actividades empresariais Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Relato Financeiro IFRS 3

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA. Projecto de Norma Regulamentar - Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA. Projecto de Norma Regulamentar - Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 4/2010 Projecto de Norma Regulamentar - Financiamento de Planos de Benefícios de Saúde através de Fundos de Pensões 26 de Maio de 2010 1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO O

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 14 CONCENTRAÇÕES DE ACTIVIDADES EMPRESARIAIS. Objectivo ( 1) 1 Âmbito ( 2 a 8) 2

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 14 CONCENTRAÇÕES DE ACTIVIDADES EMPRESARIAIS. Objectivo ( 1) 1 Âmbito ( 2 a 8) 2 NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 14 CONCENTRAÇÕES DE ACTIVIDADES EMPRESARIAIS Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IFRS 3 Concentrações

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 8/2010 Projecto de Orientação Técnica relativa ao desenvolvimento dos sistemas de gestão de riscos e de controlo interno das entidades gestoras de fundos de pensões 31

Leia mais

Endereço Internet: www.millenniumbcp.pt. Cartão de crédito.

Endereço Internet: www.millenniumbcp.pt. Cartão de crédito. FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL Cartões de Crédito Gémeos TAP Gold VISA/American Express A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação

Leia mais

(VAR2) Não se aplica. Não se aplica. Não se aplica. Não se aplica. Cartão de Crédito BBVA Private. Cartão de Crédito com Período de Free-Float

(VAR2) Não se aplica. Não se aplica. Não se aplica. Não se aplica. Cartão de Crédito BBVA Private. Cartão de Crédito com Período de Free-Float FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição de crédito 1.1. Denominação 1.2. Endereço

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Esclarecimento. De entre as acções dadas em garantia destacam-se as acções Cimpor, correspondentes a 9,58% do respectivo capital social.

Esclarecimento. De entre as acções dadas em garantia destacam-se as acções Cimpor, correspondentes a 9,58% do respectivo capital social. Esclarecimento 1. O Grupo INVESTIFINO contratou junto da CGD, no período de 2005 a 2007, diversos financiamentos que globalmente atingiram um valor elevado. 2. Os referidos financiamentos destinaram-se

Leia mais

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de Entrada em vigor do Folheto das Comissões

Leia mais

Informação 2013 / 18 15/10/2013. Fundos de Compensação do Trabalho (FGCT, FCT, ME)

Informação 2013 / 18 15/10/2013. Fundos de Compensação do Trabalho (FGCT, FCT, ME) Informação 2013 / 18 15/10/2013 Fundos de Compensação do Trabalho (FGCT, FCT, ME) Estimado Cliente, A Lei nº 70/2013, de 30 de agosto, veio consagrar os regimes jurídicos do Fundo de Compensação do Trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA Horwath & Associados, SROC, Lda. Member Crowe Horwath International Edifício Scala Rua de Vilar, 235 2º andar 4050-626 Porto, PORTUGAL +351 22 605 17 80 Tel +351 22 605 17 89 Fax

Leia mais

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de Entrada em vigor do Folheto das Comissões

Leia mais

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA

Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Preçário COFIDIS SUCURSAL DE INSTITUIÇÃO DE CRÉDITO COM SEDE NA UNIÃO EUROPEIA Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de O Preçário completo da Cofidis, contém

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA BANCO ESPÍRITO SANTO, S. A. Artigo 1.º Composição

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA BANCO ESPÍRITO SANTO, S. A. Artigo 1.º Composição REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA BANCO ESPÍRITO SANTO, S. A. Artigo 1.º Composição 1. A Comissão de Auditoria do Banco Espírito Santo (BES) (Comissão de Auditoria ou Comissão) é composta por um mínimo

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO Havendo necessidade de se rever a regulamentação relativa

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 300 ÍNDICE

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 300 ÍNDICE Directriz de Revisão/Auditoria 300 PLANEAMENTO Junho de 1999 ÍNDICE Parágrafos Introdução 1-4 Planeamento do Trabalho 5-8 Plano Global de Revisão / Auditoria 9-10 Programa de Revisão / Auditoria 11-12

Leia mais

AUDITORIA EXTERNA PARECERES

AUDITORIA EXTERNA PARECERES 1 AUDITORIA EXTERNA PARECERES Breve conceito Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada. Por

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO 1. O CARTÃO ZILIAN é válido nos estabelecimentos comerciais Zilian, pertencentes ao Grupo Mar Capital, SGPS, SA, adiante designados

Leia mais

Fundação Denise Lester

Fundação Denise Lester Relatório e Contas 2010 Fundação Denise Lester Fundação Denise Lester 1/14 Balanço ACTIVO Notas Exercício findo a 31/12/2010 Exercício findo a 31/12/2009 Activo não corrente Activos fixos tangíveis 2.291.289,31

Leia mais

Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista abril/13 EUR Produto Financeiro Complexo. - Prospeto Informativo -

Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista abril/13 EUR Produto Financeiro Complexo. - Prospeto Informativo - Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista abril/13 EUR Produto Financeiro Complexo - Prospeto Informativo - Designação Classificação Caraterização do Produto Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 2/UA1/2010

NOTA TÉCNICA Nº 2/UA1/2010 NOTA TÉCNICA Nº 2/UA1/2010 A presente Nota tem por objectivo auxiliar as entidades beneficiárias, conforme âmbito e condições estabelecidas no Aviso de Abertura nº 20/2010, na elaboração das candidaturas

Leia mais

Impostos Diferidos e o SNC

Impostos Diferidos e o SNC Impostos Diferidos e o SNC Na vigência do anterior Plano Oficial de Contabilidade (POC) a Directriz Contabilistica (DC) nº 28, da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) veio, em tempo, estabelecer

Leia mais

Trabalho elaborado por: Vera Valadeiro, nº20 Sofia Gonçalves, nº16

Trabalho elaborado por: Vera Valadeiro, nº20 Sofia Gonçalves, nº16 Trabalho elaborado por: Vera Valadeiro, nº20 Sofia Gonçalves, nº16 Noção de Auditoria Auditoria é um processo sistemático, independente e documentado desenvolvido pelo auditor, para obter evidências e

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 05.REV1/POFC/2009

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 05.REV1/POFC/2009 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 05.REV1/POFC/2009 PROCEDIMENTOS DE ENCERRAMENTO DE PROJECTOS 1. ENQUADRAMENTO No âmbito do acompanhamento dos projectos apoiados pelo POFC, importa estabelecer o conjunto de procedimentos

Leia mais

Informação complementar ao Relatório de Governo das Sociedades referente ao Exercício de 2007

Informação complementar ao Relatório de Governo das Sociedades referente ao Exercício de 2007 BANIF SGPS S.A. Sociedade Aberta Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Funchal Sede Social: Rua de João Tavira, 30, 9004 509 Funchal Capital Social: 250.000.000 Euros * Número único de matrícula

Leia mais

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo)

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 118/96 ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Tendo presente as alterações introduzidas no Código do Mercado de Valores

Leia mais

1.2. Endereço Rua Áurea, 219-241: Apartado 2882: 1122-806 Lisboa

1.2. Endereço Rua Áurea, 219-241: Apartado 2882: 1122-806 Lisboa FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL (ao abrigo do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de Junho) A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição de crédito 1.1.

Leia mais

ASSUNTO: Processo de Auto-avaliação da Adequação do Capital Interno (ICAAP)

ASSUNTO: Processo de Auto-avaliação da Adequação do Capital Interno (ICAAP) Manual de Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 15/2007 ASSUNTO: Processo de Auto-avaliação da Adequação do Capital Interno (ICAAP) A avaliação e a determinação com rigor do nível de capital interno

Leia mais

Este depósito não garante uma remuneração mínima.

Este depósito não garante uma remuneração mínima. Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de Risco Instrumentos ou variáveis subjacentesou associados Perfil de cliente recomendado Condições

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 700 ÍNDICE

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 700 ÍNDICE Directriz de Revisão/Auditoria 700 RELATÓRIO DE REVISÃO/AUDITORIA Fevereiro de 2001 ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1-3 OBJECTIVO 4-5 RELATÓRIO DE REVISÃO/AUDITORIA 6-21 Considerações gerais 6-10 Elementos

Leia mais

FAQ s Tecnologia Contactless

FAQ s Tecnologia Contactless FAQ s Tecnologia Contactless 1. A implementação da tecnologia Contactless obrigará à substituição dos terminais de pagamento (TPA), por parte dos comerciantes, para aceitação de pagamentos com cartão que

Leia mais

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º.

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º. REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA Capítulo I Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas Artigo 1º (Objecto) O Presente Regulamento tem por objecto a fixação das condições de

Leia mais

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las PFC Valorização PSI 20 Entidade Emitente:

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Respostas aos pedidos de esclarecimento Cloud Habitar Portugal 2012 14

Respostas aos pedidos de esclarecimento Cloud Habitar Portugal 2012 14 Respostas aos pedidos de esclarecimento Cloud Habitar Portugal 2012 14 1/5 Organização Patrocínios Parceiros institucionais 10.07.2015 2/5 1 É possível obter o contacto directo de alguém nas empresas patrocinadoras

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA ACESSO À LINHA DE CRÉDITO INVESTE QREN

INFORMAÇÃO PARA ACESSO À LINHA DE CRÉDITO INVESTE QREN INFORMAÇÃO PARA ACESSO À LINHA DE CRÉDITO INVESTE QREN A. BENEFICIÁRIOS Entidades beneficiárias dos Sistemas de Incentivos do QREN (SI QREN) e do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) que: 1. Tenham

Leia mais

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO EMPRESA DE SEGUROS Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida S.A., com Sede na Rua da Mesquita, nº 6 - Torre A - 2º - 1070 238 Lisboa, Portugal (pertence ao Grupo Santander). A Santander Totta

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA. Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010

NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA. Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010 NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010 DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS «área de reabilitação urbana» - cuja delimitação pelo município

Leia mais

A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO B. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CRÉDITO

A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO B. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CRÉDITO FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição de crédito 1.1. Denominação Banco Bilbao

Leia mais

O MEP nos Investimentos em Associadas e Subsidiárias

O MEP nos Investimentos em Associadas e Subsidiárias O MEP nos Investimentos em Associadas e Subsidiárias Enquadramento em SNC Influência e Controlo Controlo exclusivo a sociedade dominante tem mais de 50% dos direitos de voto da filial; Controlo conjunto

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

CONTAS CONSOLIDADAS I.A.S. 1º Trimestre 2009

CONTAS CONSOLIDADAS I.A.S. 1º Trimestre 2009 CONTAS CONSOLIDADAS I.A.S. 1º Trimestre 2009 Av. Vasco da Gama, 1410 4431-956 Telefone 22-7867000 Fax 22-7867215 Registada na C.R.C. de sob o nº 500239037 Capital Social: Euro 35.000.000 Sociedade Aberta

Leia mais

Basimóvel Consultoria Imobiliária S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Basimóvel Consultoria Imobiliária S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Basimóvel Consultoria Imobiliária S/A Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 30 de Junho de 2007 (Período compreendido entre 06 de Junho e 30 de Junho de 2007) 1/11

Leia mais

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO C N C C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2 Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA Introdução 1. Examinámos as demonstrações financeiras da PME Investimentos Sociedade de Investimentos, SA, (adiante também designada por PME Investimentos ou Empresa), as quais compreendem

Leia mais

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS CONTACTOS DAS ENTIDADES QUE INTEGRAM O Direcção-Geral das Autarquias Locais Morada: Rua José Estêvão,137, 4.º a 7.º 1169-058 LISBOA Fax: 213 528 177; Telefone: 213 133 000 E-mail: helenacurto@dgaa.pt Centro

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (184 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (184 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Depósito Indexado EUR/USD No Touch II Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (184 dias), não mobilizável antecipadamente.

Leia mais

1. Quais as novas medidas de apoio para as pessoas sobreendividadas?

1. Quais as novas medidas de apoio para as pessoas sobreendividadas? Novos apoios a pessoas sobreendividadas Perguntas & Respostas 18 de Março de 2009 1. Quais as novas medidas de apoio para as pessoas sobreendividadas? As medidas hoje apresentadas visam criar novos mecanismos

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO Índice O que é o cartão de crédito? Ficha de Informação Normalizada (FIN) Modalidades de reembolso Custo do crédito Taxas máximas Livre revogação Contrato

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024)

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão ES LOGISTICA Fundo de Investimento Imobiliário Aberto Fundo de Investimento Imobiliário Aberto ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão Dezembro de 2008 ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

2.3 APLICAÇÃO DA REGRA N+2 E EVOLUÇÃO DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO INTERMÉDIOS

2.3 APLICAÇÃO DA REGRA N+2 E EVOLUÇÃO DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO INTERMÉDIOS 2.3 APLICAÇÃO DA REGRA N+2 E EVOLUÇÃO DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO INTERMÉDIOS A Regra da Guilhotina Os regulamentos comunitários que enquadram a aplicação do QCA III apresentam uma rigidez e uma exigência

Leia mais

Regulamento da Política de Tratamento da MAPFRE SEGUROS no Quadro do seu Relacionamento com os Tomadores de Seguros, Segurados, Beneficiários ou

Regulamento da Política de Tratamento da MAPFRE SEGUROS no Quadro do seu Relacionamento com os Tomadores de Seguros, Segurados, Beneficiários ou Regulamento da Política de Tratamento da MAPFRE SEGUROS no Quadro do seu Relacionamento com os Tomadores de Seguros, Segurados, Beneficiários ou Terceiros Lesados Janeiro 2010 REGULAMENTO DA POLÍTICA DE

Leia mais

Circular 05 de Janeiro de 2009 (última actualização 16 de Fevereiro de 2009)

Circular 05 de Janeiro de 2009 (última actualização 16 de Fevereiro de 2009) Circular 05 de Janeiro de 2009 (última actualização 16 de Fevereiro de 2009) Assunto: s às Perguntas Mais Frequentes sobre a Instrução da CMVM n.º 3/2008 - Informação sobre Concessão de Crédito para a

Leia mais

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR-

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO Q1: Quais os requisitos previstos para a dispensa de utilização de software

Leia mais

relatório final do projecto.../pt/16/c/ /

relatório final do projecto.../pt/16/c/ / Relatório Final Estrutura 1. INTRODUÇÃO 1.1 Caracterização da Situação Antes da Intervenção 1.2 Objectivos da Intervenção 2. IDENTIFICAÇÃO DA DECISÃO 2.1 Elementos Básicos da Decisão Inicial 2.2 Alterações

Leia mais