AEROSSÓIS: QUE PROPRIEDADES E CONDIÇÕES SÃO RELEVANTES PARA ATUAREM COMO NÚCLEOS DE CONDENSAÇÃO DE NUVENS? Theotonio Pauliquevis 1 e Paulo Artaxo 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AEROSSÓIS: QUE PROPRIEDADES E CONDIÇÕES SÃO RELEVANTES PARA ATUAREM COMO NÚCLEOS DE CONDENSAÇÃO DE NUVENS? Theotonio Pauliquevis 1 e Paulo Artaxo 2"

Transcrição

1 AEROSSÓIS: QUE PROPRIEDADES E CONDIÇÕES SÃO RELEVANTES PARA ATUAREM COMO NÚCLEOS DE CONDENSAÇÃO DE NUVENS? Theotonio Pauliquevis 1 e Paulo Artaxo 2 RESUMO: Neste estudo foi feita uma análise comparativa da importância relativa das mais relevantes características para a ativação de CCN: supersaturação ambiente (SS), distribuição de tamanho e composição química. Aplicando uma parametrização simples (Rissler et al., 24), foram analisadas medidas realizadas durante o experimento LBA/SMOCC 22 (Rondônia, set. nov., 22). A principal conclusão é que em valores de SS acima de.2% a característica mais importante é a distribuição de tamanho. Por outro lado, para valores de SS mais baixos (<.2%), a composição química das partículas desempenha um papel crítico devido à variação do diâmetro de ativação das partículas em função de SS ter uma rápida variação. Este efeito é potencialmente crítico em nuvens estratiformes onde, devido às baixas velocidades dos updrafts, a SS máxima atingida ser baixa. ABSTRACT: In this study we evaluated the relative importance of the main environmental and particle characteristics which are responsible by CCN activation: environmental supersaturation (SS), size distribution and chemical composition. Applying a simple parameterization (Rissler et al., 24), we analyzed data from the LBA/SMOCC Experiment (Rondonia, Sept Nov, 22). The main conclusion was that for SS greater than.2% the most important feature is the size distribution of aerosols. On the other hand, for lower SS (<.2%) chemical composition plays a critical role due to a fast change of activation diameter of particles. This effect is potentially important in stratiform clouds, where the low updraft velocities do not allow great maximum SS values. Palavras-chave: aerossóis; CCN; nuvens 1. INTRODUÇÃO Partículas de aerossol e nuvens desempenham um papel significativo no sistema climático. Gotas de nuvem formam-se quando uma fração específica das partículas de aerossol atmosférico, os Núcleos de Condensação de Nuvens (CCN), é exposta a ambientes supersaturados de vapor de água. Tais partículas têm matéria solúvel suficiente para serem ativadas e crescerem, tornando-se gotículas com tamanho da ordem de micrômetros. Devido a essa ligação intrínseca entre aerossóis e nuvens, alterações da população de CCN em uma parcela de ar alteram as propriedades das nuvens. Altas concentrações de CCN têm como conseqüência maiores concentrações de gotículas, porém com diâmetro médio menor. Este efeito pode tornar as nuvens mais refletivas, alterando o balanço radiativo do sistema terrestre (Twomey, 1977). Por outro lado, este efeito também acarreta em inibição de precipitação em nuvem rasas, afetando também a um maior tempo de vida da nuvem (Albrecht, 1989). 1 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Projeto LBA; Av. André Araújo, 2936 campus 2 ALEIXO CEP 6983 Manaus/AM. theo@inpa.gov.br 2 Instituto de Física da USP. Rua do Matão, trav. R, 187 Cidade Universitária CEP São Paulo/SP.

2 Várias propriedades das partículas de aerossol determinam a habilidade de uma população de partículas em atuar eficientemente ou não como CCN: distribuição de tamanho, composição química, concentração de partículas e supersaturação (SS). O objetivo deste trabalho foi investigar a importância relativa de cada um desses parâmetros, e em que situação física cada um deles é mais relevante. Para isso, foi utilizada uma parametrização simples que, baseada em medidas em tempo real de distribuição de tamanho e fração solúvel dos aerossóis, fornece estimativas confiáveis da concentração de CCN atmosférico 2. METODOLOGIA Medidas de propriedades de aerossóis que se refere neste trabalho foram obtidas durante o experimento LBA/SMOCC, que ocorreu na Faz. Nossa Senhora em Ouro Preto do Oeste, RO, entre 11/set e 11/nov/22, período que se caracteriza como a transição entre estações seca e chuvosa. As medidas de distribuição de tamanho utilizadas foram feitas em solo com um Differential Mobility Particle Analyzer da Universidade de Lund, assim também como também as medidas de fator de crescimento das partículas (em UR = 9%) das quais foi derivada a fração solúvel das partículas (Rissler et al., 26). A partir destas medidas foi derivado, usando teoria de Kohler, o diâmetro de ativação D s (da partícula seca) em cada valor de SS. Todas as partículas acima deste diâmetro foram consideradas como ativadas e, portanto, como CCN àquele valor de SS (Rissler et al., 24). Como pode ser observado na próxima seção, foram observados dois tipos de partículas com relação ao fator de crescimento. A integração da distribuição de tamanho foi ponderada pela a proporção de cada um dos dois tipos de partícula na concentração total de partículas. A figura 1 mostra de maneira esquemática o fundamento da parametrização para um composto químico (esquerda) e dois compostos (direita), cada um com seu respectivo diâmetro de ativação. Figura 1: representação esquemática da determinação da concentração de CCN pela integração da distribuição de tamanho, considerando o caso de 1 composto química (esquerda) e 2 compostos (2 diâmetros de ativação) (direita). A validação dos dados foi feita utilizando a comparação entre concentração de CCN prognóstica e medida por uma câmara de CCN do Instituto Max Planck (MPI). Como somente há medidas para uma parte do experimento, a parametrização foi utilizada para extrapolar os resultados para o período sem medidas diretas de concentração de CCN.

3 Devido à limitação de espaço, o leitor deve se remeter ao artigo de Rissler et al. (24) para maiores detalhes teóricos da parametrização utilizada. O leitor deve notar que, devido a estes dados já terem sido publicados, este trabalho propõe uma nova análise no mesmo conjunto de dados. 3. RESULTADOS A concentração de particulado inalável observada ao longo do experimento SMOCC é mostrada na figura 2. Notam-se três períodos distintos com relação ao impacto de queimadas: 1) período intenso (11/set 8/out), com intensa atividade de queimadas e elevadas concentrações da ordem de 1 2 μg/m 3 ; 2) Período de transição (9 31/out), quando uma diminuição significativa foi observada devido a uma maior freqüência de eventos isolados de chuva (concentrações entre 2 5 μg/m 3 e 3) Período pré-chuvoso (após 1/nov), quando as concentrações diminuíram a valores similares àqueles observados em regiões remotas (~5 μg/m 3 ), devido a início da estação chuvosa. 25 Concentração de material inalável Concentração (ug/m 3 ) PM1 PM2.5 1/Sep 16/Sep 1/Oct 16/Oct 31/Oct 15/Nov 3/Nov Figura 1: medidas de concentração de particulado fino e grosso observado durante o experimento SMOCC. Pode-se distinguir três períodos com relação ao impacto por queimadas: 1) intenso (até de 8/out), 2) intermediário (9-31/out) e 3) pré-chuvoso (1-14/nov). As diferenças estão ligadas ao regime de chuvas, um fator importante para a ocorrência de queimadas. Somente após o dia 25 de outubro foram realizadas medidas em solo com a câmara de CCN, período ao qual foi feita a validação do modelo prognóstico. Por outro lado, as medidas de tamanho de partículas e de higroscopicidade foram conduzidas ao longo do experimento todo. Basicamente dois tipos (modas) de partículas foram observados com relação ao fator de crescimento em UR de 9%: A) partículas hidrofóbicas (GF~1.6) e partículas moderadamente higroscópicas (GF~1.25). O fator de crescimento mudou muito pouco para os três subperíodos citados acima. Entretanto, grande variação foi observada na proporção que cada uma dessas modas contribuiu para a população de aerossóis como um todo. Na tabela 1 é mostrada a proporção de cada moda em cada subperíodo. A variação foi muito grande, com as partículas hidrofóbicas variando de uma contribuição inicial de 88% das partículas no período de queimadas mais intenso para 35 % no período pré-chuvoso.

4 Tabela 1: Proporção percentual de cada moda para a concentração de partículas e diâmetro seco de ativação das partículas de aerossol das modas hidrofóbica (HF) e higroscópica (HG) observadas em Rondônia. Período Diâmetro seco de ativação (nm) Proporção do aerossol (SS =.23/.66%) Moda HF Moda HG Moda HF Moda HG Seco Transição.6.4 Pré - Chuvoso /76 15/52 A figura 2 (a) mostra a comparação entre os resultados obtidos com a parametrização de CCN (utilizando os valores da tabela 1) e medidas diretas de concentração de CCN no período 25/out - 14/nov. Nota-se uma concordância muito boa entre resultados experimentais e prognósticos, o que nos faz considerar que a parametrização fornece valores concentração de CCN confiáveis. A partir desta consideração foi feito o cálculo da concentração de CCN para o período intenso e o restante do período de transição (sem medidas de concentração de CCN para comparação). Estes resultados são mostrados na figura 3, separadamente para a moda hidrofóbica (em vermelho) e higroscópica (azul). Podem-se ressaltar alguns fatos a respeito destes resultados: Concentração de NCN (#/cm3) Comparação entre valores medidos e prognosticados de concentração de NCN, em supersaturação de.23% Valor calculado Valor medido Concentração de NCN (#/cm3) Comparação entre valores medidos e prognosticados de concentração de NCN's, em supersaturação =.66% Valor calculado Valor medido 24-Oct 31-Oct 7-Nov 14-Nov 24-Oct 31-Oct 7-Nov 14-Nov Figura 2: comparação de resultados experimentais de medidas de concentração de CCN e resultados obtidos com a parametrização de CCN para o período 25/out 14/nov. À esquerda, resultados em SS=.23% e a direita SS=.66%. A concentração de CCN relacionados à moda higroscópica se manteve relativamente constante, sugerindo uma fonte relativamente constante destas partículas; A concentração de CCN relacionado à moda hidrofóbica alterou-se significativamente e de maneira proporcional ao impacto de queimadas, sugerindo que estas partículas estão associadas com as emissões geradas pela queima de biomassa. Estes resultados sugerem que, do ponto de vista de sua atuação como CCN, as partículas de aerossóis podem ser representadas como duas categorias com higroscopicidade distintas, cuja contribuição para a população de aerossol varia com relação à atividade de queimadas (moda HF). A eficiência das partículas como CCN variou nos três subperíodos. A razão CCN/CN para várias campanhas do LBA (inclusive a do experimento SMOCC) é mostrada na figura 4a. Nota-se que, de

5 maneira um pouco diferente da observada na literatura, as partículas do período do período de transição foram extremamente eficientes como CCN mesmo quando comparadas a locais remotos. Este é um resultado surpreendente. Outro aspecto interessante foi a abaixa eficiência durante o período préchuvoso, quando a concentração de material particulado foi baixa, comparável a locais remotos (v. figura 1). Concentração de gotas (#/cm 3 ) Gotas ativadas em cada moda - SS =.6% 1.E+5 1.E E+3 1.E+2 1-Sep 16-Sep 1-Oct 16-Oct 31-Oct 15-Nov 3-Nov Figura 3: concentração prognóstica de CCN para todo o período do experimento SMOCC, mostrado separadamente as modas HF (vermelho) e HG (azul). Note a relativa constância das partículas higroscópicas. A explicação para este comportamento pode ser obtida a partir de observações de distribuição de tamanho médias para os três subperíodos, mostrados na figura 4b. Nota-se que no período pré-chuvoso ainda havia muitas partículas na moda ultrafina, abaixo do diâmetro de ativação tanto da moda HF quanto HG. A maior queda ocorreu justamente nas partículas com diâmetros maiores que D s, o que explica a baixa eficiência das partículas como CCN após 1/nov. A figura 4c mostra a distribuição de tamanho relativa dos períodos seco e de transição em relação ao período pré-chuvoso. Nota-se que o grande aumento de partículas nesses períodos foi em diâmetros muito acima de D s. Dessa forma, independentemente da composição química, as partículas serão ativadas. Conclui-se, portanto que, ao menos para o caso do experimento SMOCC, a distribuição de tamanho foi o fator mais importante na habilidade das partículas em atuar como CCN em valores de SS maiores do que.2%. Entretanto, se a SS for menor que.2% a variação na concentração de CCN muda muito rapidamente, conforme mostrado na figura 4d. Nesta pode-se observar que a concentração de gotas ativadas muda em uma ordem de grandeza quando muda-se de.5% para.2%. Esse efeito é particularmente importante em nuvens estratiformes, onde a velocidade de ascensão do vento é baixa e, consequentemente, a supersaturação máxima atingida na nuvem também o é.

6 Razão CCN/CN medida em solo com Câmara de CCN RAZÃO CCN/CN ão C Transição Locação remota estação chuvosa Fumaça fresca Período seco, fumaça envelhecida Período préchuvoso dn/ddp (#/cm 3 ) Distribuição de tamanho média semanal - medidas em solo d HF.6% d HG.6% d HF.2% d HG.2% set out 8 nov - 15 nov CLAIRE Diâmetro (nm) SUPERSATURAÇÃO (%) Concentração de partículas em cada intervalo de tamanho em relação ao período chuvoso - Experimento SMOCC Seco Transição 1 Gotas ativadas em vários valores de supersaturação GOTAS.5 GOTAS.2 GOTAS.6 25 d HF.2% d HG.2% d HF.6% d HG.6% Gotas (#/cm3) Diâmetro (nm) 1 1/Sep 11/Sep 21/Sep 1/Oct 11/Oct 21/Oct 31/Oct 1/Nov 2/Nov Figura 4: (a) no alto, a esq.: Resultados de medidas de razão CCN/CN em função da supersaturação sob diversas condições com relação ao impacto por queimadas. (b) alto, a dir.: distribuição de tamanho típica para cada um dos subperíodos do experimento SMOCC; (c) abaixo, a esq.: concentração relativa dos subperíodos intenso e transição em relação ao subperíodos pré-chuvoso e (d) abaixo, a dir.: concentração de gotas ativadas para diferentes valores de SS. 4. CONCLUSÃO A primeira e mais importante conclusão é que é possível utilizar uma parametrização simples de prognóstico de concentração de CCN baseada em um modelo físico com dois tipos de partículas na atmosfera, hidrofóbicas e moderadamente higroscópicas, e que fornece valores confiáveis de concentração de CCN. Os resultados apresentados neste trabalho também permitem concluis que a concentração de CCN atmosférico depende, basicamente, da concentração numérica de partículas em cada uma dessas modas. Em valores de SS >.2% (encontrados em updrafts vigorosos, como em nuvens cumulus e cumulunimbus), o fator mais importante para determinar a habilidade das partículas de aerossol como CCN é sua distribuição de tamanho, enquanto em valores menores que.2% (valor mais próximo daquele encontrado em nuvens estratiformes) a composição química cresceu em importância. 5. REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS Rissler, J. et al.: Atmos. Chem. Phys., 4, , 24. Rissler, J. et al.: Atmos. Chem. Phys., 6, , 26. Twomey, S.A.: Journal of Atmospheric Science, 34, , 1977.

Interação aerossol-nuvem ou nuvem-aerossol:

Interação aerossol-nuvem ou nuvem-aerossol: Interação aerossol-nuvem ou nuvem-aerossol: 1 Semestre 2018 - Introdução à Física Atmosférica- Nome: Willian Fernandes dos Santos IPEN/USP CLA- Centro de Lasers e Aplicações 2018 O balanço de energia da

Leia mais

ANÁLISE DO BALANÇO DE RADIAÇÃO EM SUPERFÍCIE DO EXPERIMENTO CHUVA VALE DO PARAÍBA PARA DIAS SECOS E CHUVOSOS. Thomas KAUFMANN 1, Gilberto FISCH 2

ANÁLISE DO BALANÇO DE RADIAÇÃO EM SUPERFÍCIE DO EXPERIMENTO CHUVA VALE DO PARAÍBA PARA DIAS SECOS E CHUVOSOS. Thomas KAUFMANN 1, Gilberto FISCH 2 ANÁLISE DO BALANÇO DE RADIAÇÃO EM SUPERFÍCIE DO EXPERIMENTO CHUVA VALE DO PARAÍBA PARA DIAS SECOS E CHUVOSOS Thomas KAUFMANN 1, Gilberto FISCH 2 1 INPE São José dos Campos São Paulo tom.kaufmann@cptec.inpe.br

Leia mais

VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DAS ESTAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA AS VARIAVEIS TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO

VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DAS ESTAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA AS VARIAVEIS TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DAS ESTAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA AS VARIAVEIS TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO BRUNO PARALUPPI CESTARO¹; JONATAN DUPONT TATSCH²; HUMBERTO RIBEIRO DA ROCHA³ ¹ Meteorologista,

Leia mais

Medidas de Concentração de Partículas de Condensação sobre o Litoral do Ceará

Medidas de Concentração de Partículas de Condensação sobre o Litoral do Ceará Medidas de Concentração de Partículas de Condensação sobre o Litoral do Ceará Ednardo M. Rodrigues 1, Antônio G. A. Holanda Guerra 1, Gerson P. Almeida 2, Carlos J. Oliveira 2, F. G. M. Pinheiro 2 1-Estudantes

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA MICROFÍSICA DAS NUVENS SOBRE A AMAZÔNIA BRASILEIRA EM REGIÕES DE PASTO E FLORESTA SIMULADAS COM O MODELO RAMS

CARACTERIZAÇÃO DA MICROFÍSICA DAS NUVENS SOBRE A AMAZÔNIA BRASILEIRA EM REGIÕES DE PASTO E FLORESTA SIMULADAS COM O MODELO RAMS CARACTERIZAÇÃO DA MICROFÍSICA DAS NUVENS SOBRE A AMAZÔNIA BRASILEIRA EM REGIÕES DE PASTO E FLORESTA SIMULADAS COM O MODELO RAMS ANTONIO CARLOS SANTANA DOS SANTOS 1, 2, JOSÉ CARLOS PARENTE DE OLIVEIRA 3,

Leia mais

Relatório Final: Expedição Científica

Relatório Final: Expedição Científica Relatório Final: Expedição Científica Relatório do Projeto Missão IOP2 Setembro-Outubro 2014: a) Objetivos Propostos e Resultados Previstos: Os objetivos científicos deste projetos podem, em linhas gerais,

Leia mais

Observações de Nuvens

Observações de Nuvens Observações de Nuvens Como e por que as nuvens se formam? Quais são suas características? Por quê? O principal culpado pelas nuvens é o Sol Sistemas naturais geralmente buscam estado de energia baixo Logo,

Leia mais

Assimilação de Dados de Radar

Assimilação de Dados de Radar Contribuição de Eder Vendrasco Assimilação de Dados de Radar A assimilação de dados de radar tem-se mostrado, através de trabalhos científicos publicados em revistas especializadas, muito importante na

Leia mais

Análise da espessura ótica dos aerossóis durante eventos de queimada advectada para o Rio Grande do Sul

Análise da espessura ótica dos aerossóis durante eventos de queimada advectada para o Rio Grande do Sul Análise da espessura ótica dos aerossóis durante eventos de queimada advectada para o Rio Grande do Sul Rudinei L. Machado¹, Thiago G. Ferreira², Glauber L. Mariano³ ¹ ² ³ Faculdade de Meteorologia Universidade

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais Programa de Disciplina do Elenco da Área de Concentração

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais Programa de Disciplina do Elenco da Área de Concentração PROGRAMA DE DISCIPLINA ERN.7 68 MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS: CONVERGINDO TEMAS E SOLUÇÕES Carga Horária: 120 horas Créditos: 08 (4T, 4P) Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Carlos Henrique B. de A. Prado

Leia mais

Os Efeitos Diretos dos Aerossóis de Queimadas no Clima

Os Efeitos Diretos dos Aerossóis de Queimadas no Clima II Simpósio Internacional de Climatologia da SBMET Detecção e Atribuição de Causas para as Mudanças as Climáticas na América do Sul" Os Efeitos Diretos dos Aerossóis de Queimadas no Clima Aline S. Procopio

Leia mais

Dados meteorológicos de Cumaru PE ANO 2009

Dados meteorológicos de Cumaru PE ANO 2009 Dados meteorológicos de Cumaru PE ANO 29 1. Método: Os dados seguintes foram elevados próximo do centro de Cumaru, 39 metros acima do nível do mar, todos os dias* mais ou menos às 6 horas da manhã. Neste

Leia mais

Bem-estar, desigualdade e pobreza

Bem-estar, desigualdade e pobreza 97 Rafael Guerreiro Osório Desigualdade e Pobreza Bem-estar, desigualdade e pobreza em 12 países da América Latina Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Paraguai, Peru,

Leia mais

RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANÁLISE DOS EFEITOS DOS AEROSSÓIS NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANÁLISE DOS EFEITOS DOS AEROSSÓIS NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANÁLISE DOS EFEITOS DOS AEROSSÓIS NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Aluno: Iuri Sobral Pinto Dias de Pinho Orientador: Marcos Sebastião de Paula Gomes

Leia mais

Veracel Celulose S/A Programa de Monitoramento Hidrológico em Microbacias Período: 2006 a 2009 RESUMO EXECUTIVO

Veracel Celulose S/A Programa de Monitoramento Hidrológico em Microbacias Período: 2006 a 2009 RESUMO EXECUTIVO Veracel Celulose S/A Programa de Monitoramento Hidrológico em Microbacias Período: 2006 a 2009 RESUMO EXECUTIVO Alcançar e manter índices ótimos de produtividade florestal é o objetivo principal do manejo

Leia mais

Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR),

Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR), Efeito dos aerossóis de queimadas e das mudanças de uso da terra no ciclo hidrológico e nos fluxos de superfície no período de 2007 a 2030 na Amazônia simulados com o CCATT-BRAMS Ricardo A. Siqueira 1,

Leia mais

Água na atmosfera. Capítulo 5 - Ahrens

Água na atmosfera. Capítulo 5 - Ahrens Água na atmosfera Capítulo 5 - Ahrens Propriedades da água Estados Físicos Única substântica natural que ocorre naturalmente nos três estados sobre a superfície da terra Capacidade Térmica Mais alta se

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON 2012 - - PRIMAVERA - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade

Leia mais

Análise da dispersão de partículas no ar de Fortaleza

Análise da dispersão de partículas no ar de Fortaleza Análise da dispersão de partículas no ar de Fortaleza Antônio Geovan de Araújo Holanda Guerra1, Ednardo Moreira Rodrigues, Gerson Paiva Almeida, Emerson Mariano da Silva 1 Mestrado Acadêmico em Ciências

Leia mais

ESTUDO MICROFÍSICO DE NUVENS AMAZÔNICAS AO SUL DA ZONA URBANA DE JI PARANÁ-RO E AO NORTE DE CRUZEIRO DO SUL-AC SEGUNDO OS DADOS DO LBA/SMOCC 2002.

ESTUDO MICROFÍSICO DE NUVENS AMAZÔNICAS AO SUL DA ZONA URBANA DE JI PARANÁ-RO E AO NORTE DE CRUZEIRO DO SUL-AC SEGUNDO OS DADOS DO LBA/SMOCC 2002. ESTUDO MICROFÍSICO DE NUVENS AMAZÔNICAS AO SUL DA ZONA URBANA DE JI PARANÁ-RO E AO NORTE DE CRUZEIRO DO SUL-AC SEGUNDO OS DADOS DO LBA/SMOCC 2002. Ednardo Moreira Rodrigues 1, Carlos Jacinto de Oliveira

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 APLICAÇÕES DE UM ÍNDICE TÉRMICO UNIVERSAL: TEMPERATURA FISIOLÓGICA EQUIVALENTE Marina F. Seelig, Gisele dos S. Zepka, Paulo R. P. Foster Faculdade de Meteorologia, Universidade Federal de Pelotas CEP 96010-900,

Leia mais

Construção de aparato simples para coleta de material particulado atmosférico: Avaliação em ambiente fechado e amostragem ambiental (1)

Construção de aparato simples para coleta de material particulado atmosférico: Avaliação em ambiente fechado e amostragem ambiental (1) Construção de aparato simples para coleta de material particulado atmosférico: Avaliação em ambiente fechado e amostragem ambiental (1) Amanda Vitória Santos (2) ; Luana Bueno (3) ; Marcel Piovezan (4)

Leia mais

Avaliação inicial dos dados de variabilidade da concentração de aerossóis do AERONET de Petrolina

Avaliação inicial dos dados de variabilidade da concentração de aerossóis do AERONET de Petrolina Avaliação inicial dos dados de variabilidade da concentração de aerossóis do AERONET de Petrolina Cíntia Carolina Mota Menezes 1, Gerson Paiva Almeida 2, Vinícius Milanez Couto 1, João Bosco Verçosa Leal

Leia mais

ANO HIDROLÓGICO 2014/2015

ANO HIDROLÓGICO 2014/2015 ANO HIDROLÓGICO 2014/2015 1. Resumo Os valores de precipitação acumulada no ano hidrológico 2014/15 (1 de outubro de 2014 a 30 de setembro de 2015) permitem classificar este ano como muito seco. O início

Leia mais

Realizando a sua avaliação utilizando-se materiais de referência certificados

Realizando a sua avaliação utilizando-se materiais de referência certificados Realizando a sua avaliação utilizando-se materiais de referência certificados Foram medidos dois materiais de referência certificados (MRCs) do Laboratório de Fluidos do Inmetro (LAFLU/Inmetro), nas temperaturas

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE ALGUMAS VARIÁVEIS ATMOSFÉRICAS A EXTREMOS DE PRODUTIVIDADE DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL.

A INFLUÊNCIA DE ALGUMAS VARIÁVEIS ATMOSFÉRICAS A EXTREMOS DE PRODUTIVIDADE DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL. A INFLUÊNCIA DE ALGUMAS VARIÁVEIS ATMOSFÉRICAS A EXTREMOS DE PRODUTIVIDADE DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL. PEDRA, George Ulguim¹, MARQUES, Julio Renato² 1,2 Dept o de Meteorologia FMET/UFPel Campus Universitário

Leia mais

CRESCIMENTO DE CLONES DE

CRESCIMENTO DE CLONES DE CRESCIMENTO DE CLONES DE Eucalyptus EM FUNÇÃO DA DOSE E FONTE DE BORO UTILIZADA Parceria RR Agroflorestal e VM Claudemir Buona 1 ; Ronaldo Luiz Vaz de A. Silveira 1 ; Hélder Bolognani 2 e Maurício Manoel

Leia mais

Figura 1 Distribuição espacial do índice de seca meteorológica em 31 de outubro e em 30 de novembro de 2012.

Figura 1 Distribuição espacial do índice de seca meteorológica em 31 de outubro e em 30 de novembro de 2012. Situação de Seca Meteorológica em de embro Contributo do para o Acompanhamento e Avaliação dos Efeitos da Seca 1. Situação Atual de Seca Meteorológica No final de embro a situação de seca meteorológica

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2013/ VERÃO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2013/ VERÃO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2013/2014 - - VERÃO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade

Leia mais

Maria Aurora Rabelo dos Santos (Departamento de Meteorologia-UFPa. C.P. 1611) Pedro Leite da Silva Dias (Departamento de Meteorologia-USP) RESUMO

Maria Aurora Rabelo dos Santos (Departamento de Meteorologia-UFPa. C.P. 1611) Pedro Leite da Silva Dias (Departamento de Meteorologia-USP) RESUMO 440 ESTUDO DA IMPORTANCIA DA CONVECÇÃO NA CIRCULAÇÃO DE GRANDE ESCALA PARA BAURU (SP) NO PERtODO DE VERÃO: ESTIMATIVA DE FLUXOS CONVECTIVOS DE CALOR E UMIDADE. Maria Aurora Rabelo dos Santos (Departamento

Leia mais

Estudo da Variação Temporal da Água Precipitável para a Região Tropical da América do Sul

Estudo da Variação Temporal da Água Precipitável para a Região Tropical da América do Sul Estudo da Variação Temporal da Água Precipitável para a Região Tropical da América do Sul Carlos Diego de Sousa Gurjão¹, Priscilla Teles de Oliveira², Enilson Palmeira Cavalcanti 3 1 Aluno do Curso de

Leia mais

PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS PARA PELOTAS

PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS PARA PELOTAS PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS PARA PELOTAS Natalia Fedorova; Maria Helena de Carvalho; André M. Gonçalves; Eliane P. Alves; Elizabeth Signorini; Gilsane M. C. Pinheiro; Júlio R. Q. Marques; Vladair

Leia mais

Palavras-Chave: propriedades ópticas de aerossol, AERONET, queimadas.

Palavras-Chave: propriedades ópticas de aerossol, AERONET, queimadas. CLIMATOLOGIA DAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DO AEROSSOL NA AMAZÔNIA COM BASE NA REDE AERONET Melina Andrade Paixão 1, Carlos Pires 1,2, Paulo Artaxo 1, Alexandre Correia 2 RESUMO: A AERONET (Aerosol Robotic

Leia mais

Capítulo 2. Convecção Teoria da Parcela

Capítulo 2. Convecção Teoria da Parcela Capítulo Convecção eoria da Parcela Convecção Movimentos verticais de parcelas de ar; Resultado das forças de empuxo e ou mecânica q q > f As nuvens Cumulus são resultado da Força de Empuxo Convecção Responsável

Leia mais

Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate

Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate 1 Introdução Esse trabalho tem por objetivo apresentar o bloco de otimização BobyqaOpt, suas funcionalidades, parâmetros

Leia mais

André Araújo Bürger. Abril/2018 1

André Araújo Bürger. Abril/2018 1 09 André Araújo Bürger Abril/2018 1 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014 2016 Desmatamento (x1000km²/ano) A região amazônica Maior floresta tropical da Terra; Complexa

Leia mais

o TRANSPORTE DO S02 NA CIDADE UNIVERSITARIA.

o TRANSPORTE DO S02 NA CIDADE UNIVERSITARIA. 885 o TRANSPORTE DO S02 NA CIDADE UNIVERSITARIA. Maria de Fátima Andrade* e Celso Orsini# *Departamento de Ciências Atmosféricas - Caixa Postal 9638, CEP 01050 #Grupo de Estudos de Poluição do Ar - Instituto

Leia mais

Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados

Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados G. Nassetti e C. Palmonari Centro Cerâmico Italiano, Bologna,

Leia mais

PLD (Preço de Liquidação das Diferenças)

PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) 9 08 5 PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) Fonte: PLD: CCEE / PLD médio: PONDERAÇÃO COMERC. PLD médio é a média ponderada dos valores já divulgados do PLD, pelas horas das semanas publicadas. 2. PLD

Leia mais

Análise dos Eventos Extremos de Precipitação para cidade de Belém e Região Metropolitana.

Análise dos Eventos Extremos de Precipitação para cidade de Belém e Região Metropolitana. Análise dos Eventos Extremos de Precipitação para cidade de Belém e Região Metropolitana. Thamiris Luisa de Oliveira Brandão Campos ¹, Maria Aurora Santos Da Mota ², Everaldo Barreiros de Souza ³, Ana

Leia mais

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de setembro de 2014

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de setembro de 2014 Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de setembro de 2014 André de Oliveira Vieira Outubro de 2014 Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Setembro de 2014 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Metodologia

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Cinemática Bidimensional

Cinemática Bidimensional Cinemática Bidimensional INTRODUÇÃO Após estudar cinemática unidimensional, vamos dar uma perspectiva mais vetorial a tudo isso que a gente viu, abrangendo mais de uma dimensão. Vamos ver algumas aplicações

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I)

Física Geral - Laboratório. Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) Física Geral - Laboratório Aula 3: Estimativas e erros em medidas diretas (I) 1 Experimentos: medidas diretas Experimento de medidas diretas de uma grandeza: Aquisição de um conjunto de dados através de

Leia mais

TRANSPORTE DE MATERIAL PARTICULADO DE QUEIMADAS PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO.

TRANSPORTE DE MATERIAL PARTICULADO DE QUEIMADAS PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO. TRANSPORTE DE MATERIAL PARTICULADO DE QUEIMADAS PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO. Marcio G. L. Oliveira 1, R. S. Silva Júnior 1, M. F. Andrade 1, E. D. Freitas 1, E. Landulfo

Leia mais

CAPÍTULO 6 AEROSSÓIS ATMOSFÉRICOS E NUVENS

CAPÍTULO 6 AEROSSÓIS ATMOSFÉRICOS E NUVENS CAPÍTULO 6 AEROSSÓIS ATMOSFÉRICOS E NUVENS Autores principais: Alexandre Araújo Costa UECE; Theotonio Mendes Pauliquevis Júnior UNIFESP Autores colaboradores: Enio Pereira de Souza UFCG; Jorge Alberto

Leia mais

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de janeiro de 2012

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de janeiro de 2012 Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de janeiro de 2012 Mauricio Noronha Chagas Fevereiro de 2012 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Metodologia de medição e cálculo dos indicadores... 3 2.1.

Leia mais

Boletim Climatológico Anual - Ano 2009

Boletim Climatológico Anual - Ano 2009 Boletim Climatológico Anual - Ano 2009 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Anual 04 Caracterização Climática Anual 04 Temperatura do Ar 07 Precipitação 09 Factos e Fenómenos Relevantes RESUMO ANUAL Temperatura em 2009

Leia mais

Situação de Seca Meteorológica 31 Outubro 2016

Situação de Seca Meteorológica 31 Outubro 2016 Situação de Seca Meteorológica 31 Outubro 2016 1. TEMPERATURA EM OUTUBRO O mês de outubro 2016, em Portugal Continental foi quente e seco. O valor médio da temperatura média do ar foi de 17.62 C, +1.41

Leia mais

Indicadores 3 e 5 do contrato de gestão Relatório de março de 2019

Indicadores 3 e 5 do contrato de gestão Relatório de março de 2019 Indicadores 3 e 5 do contrato de gestão Relatório de março de 2019 Marcelo Dias Teixeira Abril 2019 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Metodologia de medição e cálculo dos indicadores... 3 2.1. Indicador

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - março a maio de Outono -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - março a maio de Outono - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - março a maio de 2015 - Outono - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

BOLETIM PROJETO CHUVA 24 DE JUNHO DE 2011

BOLETIM PROJETO CHUVA 24 DE JUNHO DE 2011 BOLETIM PROJETO CHUVA 24 DE JUNHO DE 2011 Condições Climáticas O campo de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), que pode ser analisado através da (Figura 1a), mostra anomalias positivas de TSM sobre

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - junho a agosto de Inverno -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - junho a agosto de Inverno - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - junho a agosto de 2015 - Inverno - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

FÍSICA. A) 2 J B) 6 J C) 8 J D) 10 J E) Zero. A) 6,2x10 6 metros. B) 4,8x10 1 metros. C) 2,4x10 3 metros. D) 2,1x10 9 metros. E) 4,3x10 6 metros.

FÍSICA. A) 2 J B) 6 J C) 8 J D) 10 J E) Zero. A) 6,2x10 6 metros. B) 4,8x10 1 metros. C) 2,4x10 3 metros. D) 2,1x10 9 metros. E) 4,3x10 6 metros. FÍSICA 16) Numa tempestade, ouve-se o trovão 7,0 segundos após a visualização do relâmpago. Sabendo que a velocidade da luz é de 3,0x10 8 m/s e que a velocidade do som é de 3,4x10 2 m/s, é possível afirmar

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS FENÔMENOS EL NIÑO E LA NIÑA NO BALANÇO DE ENERGIA DA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE ALAGOAS

INFLUÊNCIA DOS FENÔMENOS EL NIÑO E LA NIÑA NO BALANÇO DE ENERGIA DA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE ALAGOAS INFLUÊNCIA DOS FENÔMENOS EL NIÑO E LA NIÑA NO BALANÇO DE ENERGIA DA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE ALAGOAS GABRIEL B. COSTA 1, IVENS BARBOSA LEÃO 2, MÔNICA RODRIGUES QUEIROZ 3, JOSIANE SARMENTO

Leia mais

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de junho de 2014

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de junho de 2014 Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de junho de 2014 Fábio Rodrigues Ribeiro Julho de 2014 Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Junho de 2014 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Metodologia

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2012/ VERÃO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2012/ VERÃO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - DJF 2012/2013 - - VERÃO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA RADIAÇÃO SOLAR EM ÁREA URBANA E RURAL

ESTUDO COMPARATIVO DA RADIAÇÃO SOLAR EM ÁREA URBANA E RURAL ESTUDO COMPARATIVO DA RADIAÇÃO SOLAR EM ÁREA URBANA E RURAL RESUMO Georgia Codato 1, Amauri P. Oliveira 2, Jacyra Soares 3 João F. Escobedo 4 Neste trabalho são comparadas as evoluções temporal dos valores

Leia mais

CHUVA DE GRANIZO NO CONE LESTE DE SÃO PAULO (SP)(16/10/08)

CHUVA DE GRANIZO NO CONE LESTE DE SÃO PAULO (SP)(16/10/08) CHUVA DE GRANIZO NO CONE LESTE DE SÃO PAULO (SP)(16/10/08) A partir da tarde e o início da noite do dia 16 de outubro de 2008, áreas de instabilidade associadas a intensos sistemas convectivos provocaram

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Energia produzida Para a industria eólica é muito importante a discrição da variação da velocidade do vento. Os projetistas de turbinas necessitam da informação para otimizar o desenho de seus geradores,

Leia mais

VARIABILIDADE DA UMIDADE RELATIVA DO AR NA BACIA DE BARRA DOS COQUEIROS - CAÇU-GO 1

VARIABILIDADE DA UMIDADE RELATIVA DO AR NA BACIA DE BARRA DOS COQUEIROS - CAÇU-GO 1 VARIABILIDADE DA UMIDADE RELATIVA DO AR NA BACIA DE BARRA DOS COQUEIROS - CAÇU-GO 1 Lázara Fernanda Moraes de Carvalho UFG-CampusJataí lazarafernanda@hotmail.com Regina Maria Lopes UFG lopesgeo@yahoo.com.br

Leia mais

METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS. Humberto Conrado 4

METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS. Humberto Conrado 4 METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS Licínio Araújo da Luz¹, Guilherme Touchtenhagen Schild², Glauber Lopes Mariano³, Humberto Conrado 4 1234 Faculdade de meteorologia, Universidade

Leia mais

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre Introdução às medidas físicas (43005) Aulas 6 e 7 Queda livre Grupo: Nome: Nome: Nome: Introdução: Qual é o objetivo do experimento? Qual é o método que usará para atingir seu objetivo? Medidas Experimentais:

Leia mais

Mecanismos de geração, processamento e impactos de aerossóis orgânicos secundários na Amazônia Central

Mecanismos de geração, processamento e impactos de aerossóis orgânicos secundários na Amazônia Central Mecanismos de geração, processamento e impactos de aerossóis orgânicos secundários na Amazônia Central Marco Aurélio de Menezes Franco Orientador: Dr. Paulo Artaxo Sumário Amazônia, clima e aerossóis atmosféricos

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Março-Abril-Maio OUTONO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Março-Abril-Maio OUTONO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Março-Abril-Maio 2014 - - OUTONO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - Março a maio de Outono -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - Março a maio de Outono - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Março a maio de 2016 - Outono - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

PLD (Preço de Liquidação das Diferenças)

PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) 24 06 5 6 06 5 Fonte: PLD: CCEE / PLD médio: PONDERAÇÃO COMERC. PLD médio é a média ponderada dos valores já divulgados do PLD, pelas horas das semanas publicadas.

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Eletrônica e Sistemas Prática 1: Modulação em Largura de Pulso (PWM) Circuitos de Comunicação Professor: Hélio Magalhães Alberto Rodrigues Vitor Parente

Leia mais

Modelagem da Distribuição Espacial e da Forçante Radiativa Direta das Partículas de Aerossóis de Queimadas na América do Sul

Modelagem da Distribuição Espacial e da Forçante Radiativa Direta das Partículas de Aerossóis de Queimadas na América do Sul Modelagem da Distribuição Espacial e da Forçante Radiativa Direta das Partículas de Aerossóis de Queimadas na América do Sul Nilton Évora do Rosário (UNIFESP) Marcia Yamasoe(USP); Karla Longo (INPE); Saulo

Leia mais

MECANISMOS DE CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO COM APLICAÇÃO DE CALCÁRIO NA SUPERFÍCIE

MECANISMOS DE CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO COM APLICAÇÃO DE CALCÁRIO NA SUPERFÍCIE MECANISMOS DE CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO COM APLICAÇÃO DE CALCÁRIO NA SUPERFÍCIE ANTONIO SERGIO DO AMARAL Engenheiro Agrônomo (UDESC) Mestre em Ciência do Solo (UFRGS) MECANISMOS

Leia mais

MODELAGEM DO IMPACTO DAS QUEIMADAS E DA VEGETAÇÃO SOBRE A PRECIPITAÇÃO USANDO UM MODELO ATMOSFÉRICO COM VEGETAÇÃO DINÂMICA

MODELAGEM DO IMPACTO DAS QUEIMADAS E DA VEGETAÇÃO SOBRE A PRECIPITAÇÃO USANDO UM MODELO ATMOSFÉRICO COM VEGETAÇÃO DINÂMICA MODELAGEM DO IMPACTO DAS QUEIMADAS E DA VEGETAÇÃO SOBRE A PRECIPITAÇÃO USANDO UM MODELO ATMOSFÉRICO COM VEGETAÇÃO DINÂMICA Éder Paulo Vendrasco 1 ; Pedro Leite da Silva Dias 2,3 ; Demerval S. Moreira 4

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA 2012 - - INVERNO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO.

UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. UTILIZAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS PARA MEDIR UMIDADE DO SOLO. Silveira, Priscila Silva; Valner Brusamarello. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Av. Osvaldo Aranha, 103 - CEP: 90035-190 Porto

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 BARBOSA, H. A. 1 ; ACCIOLY FILHO, J. B. P. 2 ; MELCÍADES, W. L. B. 3 ; MELLO, N. G. S. 4 ; SOUZA, J. M. DE 5 RESUMO: Neste trabalho, o

Leia mais

PROPOSTA DE FORNECIMENTO

PROPOSTA DE FORNECIMENTO I.E.: 149.242.170.112 A São Paulo, 17 de Dezembro de 2010. Universidade Federal do Pampa Pregão Eletrônico Nº 86/2010 Processo Nº: 23100.001555/2010-26 PROPOSTA DE FORNECIMENTO Item Qt. Descrição R$/unid.

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - MAM OUTONO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - MAM OUTONO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - MAM 2013 - - OUTONO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade

Leia mais

EFEITOS CLIMÁTICOS DE PARTÍCULAS DE AEROSSÓIS BIOGÊNICOS E EMITIDOS EM QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

EFEITOS CLIMÁTICOS DE PARTÍCULAS DE AEROSSÓIS BIOGÊNICOS E EMITIDOS EM QUEIMADAS NA AMAZÔNIA Revista Brasileira de Meteorologia, v.21, n.3a, 168-22, 2006 EFEITOS CLIMÁTICOS DE PARTÍCULAS DE AEROSSÓIS BIOGÊNICOS E EMITIDOS EM QUEIMADAS NA AMAZÔNIA PAULO ARTAXO 1, PAULO H. OLIVEIRA 1, LUCIENE L.

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA 2013 - - INVERNO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade

Leia mais

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

RELAÇÕES DA EROSÃO EM ENTRESSULCOS COM RESÍDUOS VEGETAIS EM COBERTURA E EROSÃO EM SULCOS EM UM SOLO PODZÓLICO VERMELHO ESCURO

RELAÇÕES DA EROSÃO EM ENTRESSULCOS COM RESÍDUOS VEGETAIS EM COBERTURA E EROSÃO EM SULCOS EM UM SOLO PODZÓLICO VERMELHO ESCURO RELAÇÕES DA EROSÃO EM ENTRESSULCOS COM RESÍDUOS VEGETAIS EM COBERTURA E EROSÃO EM SULCOS EM UM SOLO PODZÓLICO VERMELHO ESCURO João Alfredo Braida Engenheiro Agrônomo (UFSM) RELAÇÕES DA EROSAO EM ENTRESSULCOS

Leia mais

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de julho de 2013

Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de julho de 2013 Indicadores 3 e 4 do contrato de gestão Relatório de julho de 2013 Mauricio Noronha Chagas Agosto de 2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Metodologia de medição e cálculo dos indicadores... 3 2.1. Indicador

Leia mais

Análise da chuva intensa que atingiu a Grande São Paulo no dia 08 de setembro de 2009

Análise da chuva intensa que atingiu a Grande São Paulo no dia 08 de setembro de 2009 Análise da chuva intensa que atingiu a Grande São Paulo no dia 08 de setembro de 2009 A chuva que ocorreu em São Paulo no último dia 08 de setembro de 2009 provocou um longo congestionamento e problemas

Leia mais

4 Resultados e Discussões

4 Resultados e Discussões 4 Resultados e Discussões Foram propostos 2 (dois) métodos de amostragem em três usinas siderúrgicas diferentes. O primeiro método seria obtido acompanhando desde a geração da escória no forno, passando

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Dez/ Jan/ Fev/ Verão -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Dez/ Jan/ Fev/ Verão - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Dez/2014 - Jan/2015 - Fev/2015 - - Verão - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências

Leia mais

EMISSÃO DOS AEROSSÓIS VEICULARES MEDIDA NO TÚNEL JÂNIO QUADROS EM SÃO PAULO

EMISSÃO DOS AEROSSÓIS VEICULARES MEDIDA NO TÚNEL JÂNIO QUADROS EM SÃO PAULO EMISSÃO DOS AEROSSÓIS VEICULARES MEDIDA NO TÚNEL JÂNIO QUADROS EM SÃO PAULO Odón R. Sánchez-Ccoyllo 1, Rita Y. Ynoue 2, Leila D. Martins 1, Rosana Astolfo 1, Regina M. Miranda 3, Edmilson D. Freitas 1,

Leia mais

Introdução às medidas físicas ( ) Aula 6 e 7 Queda livre. Qual é o método que usará para atingir seu objetivo?

Introdução às medidas físicas ( ) Aula 6 e 7 Queda livre. Qual é o método que usará para atingir seu objetivo? Introdução às medidas físicas (430015) Aula 6 e 7 Queda livre Grupo: Nome: Nome: Nome: Introdução: Qual é o objetivo do experimento? Qual é o método que usará para atingir seu objetivo? Medidas Experimentais:

Leia mais

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO LNEC

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO LNEC ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO LNEC compilação de dados ano 213 Edifício Principal Terraço da Ala Nascente Estudo efetuado no âmbito do Plano de Investigação e Inovação do LNEC para 213-22 Lisboa dezembro de

Leia mais

SITUAÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS ÀS DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DA ATMOSFERA EM AMBIENTE URBANO

SITUAÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS ÀS DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DA ATMOSFERA EM AMBIENTE URBANO SITUAÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS ÀS DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DA ATMOSFERA EM AMBIENTE URBANO Luciene Natali 1 Willians Bini 2 Edmilson Dias de Freitas 3 RESUMO: Neste trabalho é feita uma investigação

Leia mais

Quantificação dos Níveis de Desequilíbrio de Tensão no Sistema de Transmissão no Norte do Brasil

Quantificação dos Níveis de Desequilíbrio de Tensão no Sistema de Transmissão no Norte do Brasil 1 Quantificação dos Níveis de Desequilíbrio de Tensão no Sistema de Transmissão no Norte do Brasil T.T Lima, UnB; G.F. Silva, UnB; O.A.Fernandes, Eletronorte; A.L.F.Filho, UnB; L. F. L. Arão, Eletronorte;

Leia mais

MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS DA FUMAÇA SOBRE O CÁLCULO DO NDVI

MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS DA FUMAÇA SOBRE O CÁLCULO DO NDVI MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE-8976-TDI/810 MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS DA FUMAÇA SOBRE O CÁLCULO DO NDVI Marcelo Lima de Moura Dissertação de Mestrado em

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ALBEDO EM ÁREAS DE CAATINGA E REFLORESTADA COM ALGAROBA NO SEMI-ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO RESUMO

DETERMINAÇÃO DO ALBEDO EM ÁREAS DE CAATINGA E REFLORESTADA COM ALGAROBA NO SEMI-ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO RESUMO DETERMINAÇÃO DO ALBEDO EM ÁREAS DE CAATINGA E REFLORESTADA COM ALGAROBA NO SEMI-ÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO Andréia de Ávila SIQUEIRA 1, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos LEITÃO 2 RESUMO O presente estudo

Leia mais

ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL NO BRASIL

ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL NO BRASIL ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL NO BRASIL Viliam Cardoso da Silveira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil, viliamcardoso@gmail.com Resumo: Este trabalho tem por objetivo aplicar a

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal MAIO 2008

Boletim Climatológico Mensal MAIO 2008 Boletim Climatológico Mensal MAIO 2008 CONTEÚDOS IM 02 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação 08 Outros elementos 09

Leia mais

EFEITOS LOCAIS E REMOTOS DA POLUIÇÃO ORIGINADA EM REGIÕES DE QUEIMADA E ÁREAS URBANAS

EFEITOS LOCAIS E REMOTOS DA POLUIÇÃO ORIGINADA EM REGIÕES DE QUEIMADA E ÁREAS URBANAS EFEITOS LOCAIS E REMOTOS DA POLUIÇÃO ORIGINADA EM REGIÕES DE QUEIMADA E ÁREAS URBANAS Éder Paulo Vendrasco 1, Pedro Leite da Silva Dias 2, Edmilson Dias de Freitas 3, Saulo Ribeiro de Freitas 4 e Karla

Leia mais

DEPOSIÇÃO DE ENXOFRE ATMOSFÉRICO EM SANTA MARIA-RS 1

DEPOSIÇÃO DE ENXOFRE ATMOSFÉRICO EM SANTA MARIA-RS 1 DEPOSIÇÃO DE ENXOFRE ATMOSFÉRICO EM SANTA MARIA-RS 1 GUBIANI, Elci 2 ; TIECHER, Tales 3 ; RHEINHEIMER, Danilo dos Santos 4 ; BENDER, Marcos Antônio 2 ; PICCIN, Rogério 2 ; BELLINASO, Roque Júnior Sartori

Leia mais

Cláudia Marques Peixoto e Altair Drumond de Souza

Cláudia Marques Peixoto e Altair Drumond de Souza DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DO AR NA REGIÃO CIRCUNVIZINHA AO CDTN Cláudia Marques Peixoto e Altair Drumond de Souza Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear CDTN/CNEN Caixa Postal 941 3123-97, Belo

Leia mais

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV

Apostila de Laboratório. ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Universidade de São Paulo Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Ciências Básicas Apostila de Laboratório ZAB0474 Física Geral e Experimental IV Caio Eduardo de Campos Tambelli

Leia mais

VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL

VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL CÁTIA C. B. RODRIGUES 1, HÉRCULES ARCE², ROSEMEIRE V. GOMES³ 1 Meteorologista, Responsável técnica pelo CEMTEC/AGRAER, Campo Grande MS,

Leia mais

Estrutura física da matéria Difração de elétrons

Estrutura física da matéria Difração de elétrons O que você pode aprender sobre este assunto... - Reflexão de Bragg - Método de Debye-Scherer - Planos de rede - Estrutura do grafite - Ondas de matéria - Equação de De Broglie Princípio: Elétrons acelerados

Leia mais

5 A Influência dos dopantes na deformação mecânica do Nitreto de Gálio por nanoindentação

5 A Influência dos dopantes na deformação mecânica do Nitreto de Gálio por nanoindentação 5 A Influência dos dopantes na deformação mecânica do Nitreto de Gálio por nanoindentação Neste capítulo será apresentado o estudo sobre a influência da dopagem nas propriedades mecânicas de filmes de

Leia mais