UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Aula-02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Aula-02"

Transcrição

1 UFSM-CTISM Comunicação de Dados Aula-02 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012

2 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador : O de Fonte geralmente transforma a saída da Fonte em uma seqüência de dígitos binários (bits), que é chamada de uma sequência de informação d. Sinal analógico Digital. Sinal digital Sequência de bits.

3 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador : O de Fonte geralmente transforma a saída da Fonte em uma seqüência de dígitos binários (bits), que é chamada de uma sequência de informação d. Sinal analógico Digital. Sinal digital Sequência de bits.

4 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador : O de Fonte geralmente transforma a saída da Fonte em uma seqüência de dígitos binários (bits), que é chamada de uma sequência de informação d. Sinal analógico Digital. Sinal digital Sequência de bits.

5 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador : A codificação da fonte pode também ser realizada visando reduzir a redundância da informação. Classificam-se em: Sem perda Ex. Algoritmos que rodam no winzip. Com perda Ex. MPEG, JPEG.

6 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador : A codificação da fonte pode também ser realizada visando reduzir a redundância da informação. Classificam-se em: Sem perda Ex. Algoritmos que rodam no winzip. Com perda Ex. MPEG, JPEG.

7 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador : A codificação da fonte pode também ser realizada visando reduzir a redundância da informação. Classificam-se em: Sem perda Ex. Algoritmos que rodam no winzip. Com perda Ex. MPEG, JPEG.

8 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador Codificação : Introduz, de forma controlada, informações redundantes visando garantir que o receptor (destinatário) use essas informações para detecção e correção de erros.

9 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador Modulador digital: Modulação é um processo de mapeamento do sinal. Isso implica diretamente na taxa de transmissão do sistema de comunicação.

10 Modo de comunicação ponto a ponto Comunicação ponto a ponto A comunicação acontece entre um único emissor e um único receptor. Essa comunicação pode ser classificada como: Half duplex: fluxo é unidirecional; Full duplex: fluxo é bidirecional.

11 Modo de comunicação ponto a ponto Comunicação ponto a ponto A comunicação acontece entre um único emissor e um único receptor. Essa comunicação pode ser classificada como: Half duplex: fluxo é unidirecional; Full duplex: fluxo é bidirecional.

12 Modo de comunicação ponto a ponto Comunicação ponto a ponto A comunicação acontece entre um único emissor e um único receptor. Essa comunicação pode ser classificada como: Half duplex: fluxo é unidirecional; Full duplex: fluxo é bidirecional.

13 Informação Na visão de Shannon, a informação não depende de uma instituição física ou de um suporte material, mas de um emissor, um receptor, um canal um processo de comunicação e pode ser quantificada. Shannon (1949) Considera que a informação é um sistema composto de um transmissor, um sinal (meio de transmissão) e um receptor, intimamente associados, e nenhum existe independentemente de cada um dos outros. Torna-se de imediato visível que este trinômio deve comportar-se harmoniosamente para se ter uma real utilização do sistema.

14 Unidades de informação 1 bit = a 1 or 0 (b) 4 bits = 1 nybble (?) 8 bits = 1 byte (B) 1024 bytes = 1 Kilobyte (KB) 1024 Kilobytes = 1 Megabyte (MB) 1024 Megabytes = 1 Gigabyte (GB) 1024 Gigabytes = 1 Terabyte (TB)

15 Unidades de informação 1 bit = a 1 or 0 (b) 4 bits = 1 nybble (?) 8 bits = 1 byte (B) 1024 bytes = 1 Kilobyte (KB) 1024 Kilobytes = 1 Megabyte (MB) 1024 Megabytes = 1 Gigabyte (GB) 1024 Gigabytes = 1 Terabyte (TB)

16 Conceitos básicos de redes Um conjunto de sistemas de processamento de informação interligados através de um sistema de comunicação. Se conectam a sub-rede de comunicação, que fornece um serviço de comunicação ordenado. Para que esta comunicação aconteça de forma ordenada e necessário que exista um conjunto de regras a serem obedecidas (protocolos).

17 Conceitos básicos de redes Um conjunto de sistemas de processamento de informação interligados através de um sistema de comunicação. Se conectam a sub-rede de comunicação, que fornece um serviço de comunicação ordenado. Para que esta comunicação aconteça de forma ordenada e necessário que exista um conjunto de regras a serem obedecidas (protocolos).

18 Conceitos básicos de redes Um conjunto de sistemas de processamento de informação interligados através de um sistema de comunicação. Se conectam a sub-rede de comunicação, que fornece um serviço de comunicação ordenado. Para que esta comunicação aconteça de forma ordenada e necessário que exista um conjunto de regras a serem obedecidas (protocolos).

19 Exemplo de rede de computadores

20 Conceitos básicos de redes Sub-rede de Comunicação Composta pelos roteadores (figura anterior), interconectados pelos enlaces de comunicação Equipamentos Terminais de Dados Equipamentos, ou dispositivos, interconectados a sub-rede de comunicação capazes de gerar ou consumir informação (computadores, servidores,...) Protocolos Regras de sintaxe e semântica que regem a troca.

21 Conceitos básicos de redes Sub-rede de Comunicação Composta pelos roteadores (figura anterior), interconectados pelos enlaces de comunicação Equipamentos Terminais de Dados Equipamentos, ou dispositivos, interconectados a sub-rede de comunicação capazes de gerar ou consumir informação (computadores, servidores,...) Protocolos Regras de sintaxe e semântica que regem a troca.

22 Conceitos básicos de redes Sub-rede de Comunicação Composta pelos roteadores (figura anterior), interconectados pelos enlaces de comunicação Equipamentos Terminais de Dados Equipamentos, ou dispositivos, interconectados a sub-rede de comunicação capazes de gerar ou consumir informação (computadores, servidores,...) Protocolos Regras de sintaxe e semântica que regem a troca.

23 Conceitos básicos de redes Sub-rede de Comunicação Composta pelos roteadores (figura anterior), interconectados pelos enlaces de comunicação Equipamentos Terminais de Dados Equipamentos, ou dispositivos, interconectados a sub-rede de comunicação capazes de gerar ou consumir informação (computadores, servidores,...) Protocolos Regras de sintaxe e semântica que regem a troca.

UFSM-CTISM. Teoria da Comunicação Aula-01

UFSM-CTISM. Teoria da Comunicação Aula-01 UFSM-CTISM Teoria da Comunicação Aula-01 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012 Objetivo Objetivos da disciplina: Ter conhecimento dos princípios básicos da telecomunicação; Conhecer os conceitos

Leia mais

Claudivan C. Lopes

Claudivan C. Lopes Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Modos de transmissão Informação analógica vs digital Transmissão em série vs em paralelo Medidas de desempenho IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Vejamos as nomenclaturas

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. Unidade 1 Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.º Período. Aula 3 e 4.

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. Unidade 1 Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.º Período. Aula 3 e 4. Tecnologias de e Comunicação 7ºAno Unidade 1 Introdução às Tecnologias da e Comunicação. 1.º Período Aula 3 e 4 1 - Introdução às Tecnologias da e Comunicação. 1.1 Conceitos básicos Tecnologias de e Comunicação

Leia mais

Aula 5 e 6. Unidade 1. Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios

Aula 5 e 6. Unidade 1. Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios Aula 5 e 6 Unidade 1 Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Índice 1. Conceitos Básicos 2. Áreas de aplicação das TIC 1. Conceitos Básicos 1.1 1.2 1.3 1.4 Informática

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de Programação Professora Luciana Faria luciana.faria@ifs.ifsuldeminas.edu.br Conceitos Básicos Computadores??? Máquina composta de elemento físicos do tipo eletrônico É uma máquina

Leia mais

CFTV Digital. CFTV Digital. Componentes Básicos de um Sistema de CFTV. Endereço IP.

CFTV Digital. CFTV Digital.   Componentes Básicos de um Sistema de CFTV. Endereço IP. Brasil, 22 de novembro de 2007 Marcelo Peres CREA 92.033td 1 Componentes Básicos de um Sistema de CFTV Conjunto Câmera/Lente Meio de Transmissão Processamento de Vídeo e Gravação Monitor Página 3 Redes

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Linguagens Conceito de Algoritmo Pseudocódigo

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Objectivos n Conhecer os conceitos básicos relacionados com as TIC; n Caracterizar

Leia mais

Informática Básica. Prof.: Clayton Maciel Costa. 1. Informática Básica -

Informática Básica. Prof.: Clayton Maciel Costa. 1. Informática Básica - Informática Básica Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Agenda Sistema de Numeração Binário; Sistema de Numeração Hexadecimal; Representação de Dados no Computador; Grandezas Computacionais.

Leia mais

Assunto 1 - Conceitos. Prof. Miguel Damasco

Assunto 1 - Conceitos. Prof. Miguel Damasco Assunto 1 - Conceitos UD 1 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA Prof. Miguel Damasco a. Definição de Microcomputador Dispositivo eletrônico que recebe dados, processa os dados e fornece como saídas as informações.

Leia mais

Sistemas de Informação. Prof. Luiz Carlos Branquinho C. Ferreira Informática Básica Tecnologia em Gestão Comercial

Sistemas de Informação. Prof. Luiz Carlos Branquinho C. Ferreira Informática Básica Tecnologia em Gestão Comercial Sistemas de Informação Prof. Luiz Carlos Branquinho C. Ferreira Informática Básica Tecnologia em Gestão Comercial Conteúdo Sistema de Informação; Funções básicas do computador; Tipos de informações; Representação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

Computadores, Algoritmos e Linguagens

Computadores, Algoritmos e Linguagens Computadores, Algoritmos e Linguagens INF 1025 - Introdução à Programação Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Modelo de um Computador 1 CPU: Unidade Central de Processamento Principal

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES SISTEMAS NUMÉRICOS

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES SISTEMAS NUMÉRICOS MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES SISTEMAS NUMÉRICOS Professor Marlon Marcon Introdução Em nossa condição humana, geralmente realizamos cálculos utilizando o sistema numérico decimal, ou base 10. Isso provavelmente

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET INFORMÁTICA AULA 01

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  INFORMÁTICA AULA 01 INFORMÁTICA AULA 01 INTRODUÇÃO Em um mundo globalizado como o de hoje as respostas têm que ser apresentadas o mais rápido possível. Sistemas de informação são desenvolvidos e aperfeiçoados para que o conhecimento

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Aula 0 Conceitos Iniciais Professor: Jósis Alves Apresentação: Analista Judiciário, Área Tecnologia da Informação (Supremo Tribunal Federal - STF) Professor Universitário em cursos

Leia mais

Informática Educativa 2012

Informática Educativa 2012 Informática Educativa 2012 CAP. I pp. 15 à 21 Prof. Gemilson George Periféricos Definição: Dispositivos de entrada e/ou saída de dados em um computador. Tipos de Periféricos Periféricos de Entrada - São

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA PROF.: EDSON WANDERLEY E-MAIL: EDSON@EDSONWANDERLEY.COM.BR SITE: WWW.EDSONWANDERLEY.COM.BR WHATSAPP: (81) 9 9743-3576 MINHA FORMAÇÃO Bacharel em Ciência da Computação Técnico

Leia mais

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Aula 02 Conceitos relacionados à informática Prof.: Roitier Campos Gonçalves Dados e Informação Dados É um fato isolado que completa a informação. Uma vez processados (ordenados, somados,filtrados) constituem

Leia mais

Fundamentos de Programação. Introdução

Fundamentos de Programação. Introdução Fundamentos de Programação Introdução Prof. M.Sc.: João Paulo Q. dos Santos E-mail: joao.queiroz@ifrn.edu.br Página: http://docente.ifrn.edu.br/joaoqueiroz/ Introdução A necessidade de desenvolver ferramentas

Leia mais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Sistemas Computacionais e Hardware Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistema Computacional O Computador e seus componentes Hardware 2 Unidade de entrada Unidade de saída Unidade de Processamento

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

Aula 3 Bytes e Bits. DIM0103 Introdução à Informática. Profº Pedro Alexandre

Aula 3 Bytes e Bits. DIM0103 Introdução à Informática. Profº Pedro Alexandre Aula 3 Bytes e Bits DIM0103 Introdução à Informática Profº Pedro Alexandre Nessa aula você verá... Unidades de medida Sistema Binário Sistema Hexadecimal Manipulação de dados numéricos Álgebra Booleana

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Resumo de estrutura de computadores Máquina de Turing Arquitetura

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR

CONCEITOS INICIAIS APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR CONCEITOS INICIAIS Analista Judiciário, Área Tecnologia da Informação (Supremo Tribunal Federal STF). Professor Universitário em cursos de Tecnologia da Informação. Graduação:

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry FEVEREIRO/2016 O QUE É INFORMÁTICA? INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA 2 Ábaco 3 Ábaco Criado em 5500 a.c.; Seu nome original era Calculus

Leia mais

Redes de Computadores. Alan Santos

Redes de Computadores. Alan Santos Redes de Computadores Alan Santos Parte 01 Definição de redes, vantagens e desvantagens Redes - Definição "Latu Sensu": Conj. de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que, interligados,

Leia mais

Introdução aos Computadores e Programação

Introdução aos Computadores e Programação Introdução aos Computadores e Programação ISCTEM Março 2017 Docente: eng a Tatiana Kovalenko Assistente: eng Darmite Denessechandra Monitor: Ibrahimo Hussein AULA TEÓRICA 1 Tema 1. Introdução à disciplina

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática na Educação Prof. Msc. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br http://www. Escola Bíblica Cristã Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros Classificações Alberto Felipe Friderichs Barros Década de 1950 Surgimento dos primeiros computadores comerciais; Maneira com que estes computadores eram utilizados obrigava que os usuários submetessem

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Colegiado de Engenharia de Computação Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Aula 06 (semestre 2011.2) Prof. Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto, M.Sc. rosalvo.oliveira@univasf.edu.br 2 Representação

Leia mais

bit e byte Arquitetura de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal do Paraná IFPR Campus Goioerê charles.garrocho.

bit e byte Arquitetura de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal do Paraná IFPR Campus Goioerê charles.garrocho. bit e byte Arquitetura de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal do Paraná IFPR Campus Goioerê charles.garrocho.com/ac2016 charles.garrocho@ifpr.edu.br Técnico em Informática Prof.

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Conteúdo Representação da Informação Bit, Byte e múltiplos Conversão de Unidades Representação de Informação Representação de Símbolos/Texto Representação de Imagem Representação de Vídeo Bit BInary digit

Leia mais

Representação em nível de máquina

Representação em nível de máquina Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Representação em nível de máquina Prof. Renato Pimentel 1 Endereçamento de memória 2 Localização de instruções e dados na memória Como a unidade

Leia mais

Informática Sistemas de Numeração. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br

Informática Sistemas de Numeração. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br Sistemas de Numeração Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br Outros Sistemas de Numeração Já sabemos que existem outros tipos de sistemas de numeração, além

Leia mais

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária Programação de Computadores O Computador Memória Principal representação binária Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Memória principal. Memória secundária. O que são bytes e bits. Tecnologias

Leia mais

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010 Flávia Rodrigues STC5 _ Redes de Informação e Comunicação Silves, 26 de Abril de 2010 Vantagens e Desvantagens da Tecnologia Acessibilidade, quer a nível pessoal quer a nível profissional; Pode-se processar

Leia mais

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias i TIC 7/8 Informação 7 Funcionamento de um computador Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias BIT Unidades de Informação BI NARY BIT DIG IT A unidade mínima de informação, com

Leia mais

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos Fundamentos e Suporte de Computadores Prof. Ana Paula Domingos 2 Contato Prof. Ana Paula Domingos profanapaulad@gmail.com E-mail @apdnet Twitter profanapaulad.wordpress.com Blog Ana Paula Domingos - Linkedin

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Agosto, 2006 Apresentação A apostila de Conceitos Básicos de Informática tem por objetivo apresentar aos alunos os conceitos relacionados à área de tecnologia. Esquema

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores

Leia mais

Blog: om.br/ Facebook: https://www.facebook.

Blog:  om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores Controle de fluxo ula. Carissimi -4-mars-8 Comunicação em um enlace envolve a coordenação entre dois dispositivos, o emissor e o receptor Serviço de entrega confiável ou

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. TIC Conceitos Básicos Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Fundamentos e Suporte

Leia mais

Unidades de Medidas Computacionais

Unidades de Medidas Computacionais Unidades de Medidas Computacionais Professor: Vilson Heck Junior vilson.junior@ifsc.edu.br Unidades de Medidas Computacionais QUANTIFICAÇÃO DE DADOS Dados e Informações Como nós representamos? Texto: Nome

Leia mais

Informática. 1o Período 08/08/2013

Informática. 1o Período 08/08/2013 Informática 1o Período 08/08/2013 Agenda 1-Apresentação da Disciplina 2-Conceitos básicos de Informática 2 1-Apresentação da Disciplina 3 Disciplina Informática 4 Professor Espedito Luciano Pereira de

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

15/09/2016 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? PENSAR EM INFORMÁTICA É PENSAR EM:

15/09/2016 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? PENSAR EM INFORMÁTICA É PENSAR EM: Apple I - 1976 1982 O Homem do ano Apple II - 1977 IBM PC - 1981 É um dispositivo físico que recebe dados como entrada, transforma esse dados pela execução de um programa armazenado e envia informações

Leia mais

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Prof. Saravalli www.profsaravalli.com E-mail: ademir_saravalli@yahoo.com.br 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1 Conteúdo 1. Tipos de computadores 2. Representação da informação 3. Hardware Hardware (componentes de um computador) Gabinete Placa-mãe Unidade Central de Processamento 2 1)

Leia mais

MD MATEMÁTICA DISCRETA

MD MATEMÁTICA DISCRETA MD MATEMÁTICA DISCRETA - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PucMinas - Professora Cynthia Barros - Existem vários sistemas de numeração Ex. Babilônico Base 60 - Nosso sistema de numeração:

Leia mais

Hardware Básico. - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes Professor: Wanderson Dantas Conceitos Básicos Informática: Ciência que estuda o tratamento das informações quanto a sua coleta,

Leia mais

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 2 3 Hardware Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. 4 Software São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 2 Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 3 Hardware 4 Software Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Conceitos Iniciais Mensuramento da Informação Sistemas de Numeração Binário Dois Símbolos Octal Oito Símbolos Decimal Dez Simbolos Hexadecimal Dezesseis

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

Grupo CERS ONLINE 1

Grupo CERS ONLINE 1 www.adverum.com.br Grupo CERS ONLINE 1 APRESENTAÇÃO Caro(a) Aluno(a), A preparação para concursos públicos exige profissionalismo, métrica e estratégia. Cada minuto despendido deve ser bem gasto! Por isso,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Nível de Enlace Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Camada de enlace de dados Introdução Aula 06 Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Físico Protocolo nível de

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Unidade 2 Unidades de Medida Curso Técnico em Informática SUMÁRIO UNIDADES DE MEDIDAS DE ARMAZENAMENTO... 3 CONVERTENDO AS UNIDADES DE MEDIDAS... 4 BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS...

Leia mais

MCTA028 Programação Estruturada Aula 07: - Mapa de memória de um processo - Ponteiros (parte 1)

MCTA028 Programação Estruturada Aula 07: - Mapa de memória de um processo - Ponteiros (parte 1) MCTA028 Programação Estruturada Aula 07: - Mapa de memória de um processo - Ponteiros (parte 1) Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 3Q-2017 1 Mapa de memória de um processo 2 Alocação de

Leia mais

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor:

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Introdução à Informática Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Wilson A. Cangussu Junior Vantagens do computador Facilidade de armazenamento e recuperação da informação; Racionalização da rotina,

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Arquitetura e Organização de Computadores. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Arquitetura e Organização de Computadores Prof. Marciano dos Santos Dionizio Arquitetura e Organização de Computadores Quando falamos de arquitetura de computadores é possível que inicialmente pensemos

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

Capítulo 2: O MODELO ISO-OSI

Capítulo 2: O MODELO ISO-OSI Capítulo 2: O MODELO ISO-OSI PCS 2476 Introdução - 1 O PROBLEMA DA PADRONIZAÇÃO Meados da década de 70: Sucesso das primeiras redes: ARPANET CYCLADES. Surgimento de várias redes comerciais de comutação

Leia mais

Aula 01 Parte 03 Computadores e Algoritmos. Prof. Filipe Wall Mutz

Aula 01 Parte 03 Computadores e Algoritmos. Prof. Filipe Wall Mutz Aula 01 Parte 03 Computadores e Algoritmos Prof. Filipe Wall Mutz Agenda Estrutura de um Computador Digital Algoritmos Refinamentos sucessivos Estrutura de um Computador Digital Memória Unidade de Entrada

Leia mais

Alex Maycon da Silva

Alex Maycon da Silva Sistemas de Numeração Definição Define-se como sistema de numeração o conjunto de símbolos utilizados para a representação de quantidades e as regras que definem a forma de representação. Um sistema de

Leia mais

21/03/2018 O QUE É UM COMPUTADOR? COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR?

21/03/2018 O QUE É UM COMPUTADOR? COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? Apple I - 1976 1982 O Homem do ano Apple II - 1977 IBM PC - 1981 COMPUTADOR? Segundo Theodore ROSZAK, p.22, In O Culto da Informação: A palavra computador entrou para o vocabulário do público na década

Leia mais

13/08/15. Informática Alguns Conceitos. Informática Alguns Conceitos. Definição de Informática. Computadores

13/08/15. Informática Alguns Conceitos. Informática Alguns Conceitos. Definição de Informática. Computadores AULA 2 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (NOÇÕES DE COMPUTADORES E CONCEITOS DA ROBÓTICA) Prof. Fabricia A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES Informática Alguns Conceitos Informática Alguns Conceitos Definição de informática;

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

NOÇÕES DE REDES E INTERNET

NOÇÕES DE REDES E INTERNET NOÇÕES DE REDES E INTERNET (CONCEITOS SERVIÇOS ) INFORMÁTICA PROF. LEONARDO MARTINS E-mail: prof.leonardomartins@hotmail.com Instagram: @Prof.LeonardoMartins Prof. Leonardo Martins Analista em Tecnologia

Leia mais

Prof. B. Piropo. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo

Prof. B. Piropo. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo Prof. B. Piropo Arquitetura: Tem a ver com os atributos do sistema visíveis ao programador, os que influenciam a execução lógica do programa (exemplo: conjunto de instruções); Organização: Tem a ver com

Leia mais

SUSEPE. Banca: Fundação La Salle

SUSEPE. Banca: Fundação La Salle SUSEPE Banca: Fundação La Salle SUSEPE Informática SUSEPE Edital 2017 Fundamentos da Computação: Conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos

Leia mais

Sistemas Posicionais. Nos sistemas informáticos

Sistemas Posicionais. Nos sistemas informáticos Sistemas de Numeração Sistemas Informáticos Sistemas Posicionais O sistema posicional é utilizado devido à facilidade com a qual é possível fazer cálculos Tente encontrar um algoritmo para multiplicar,

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Bit Byte Unidades de Medida das Informações Professor: Renato da Costa Informática 1 IBFC OFICIAL DE CARTÓRIO 1) Na microinformática se utiliza frequentemente do termo byte. A codificação padronizada de

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores (equipamentos de interconexão, classificação

Leia mais

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO BELO JARDIM FACULDADE DO BELO JARDIM. Informática. 1o Período Bacharelado em Administração 04/08/2015

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO BELO JARDIM FACULDADE DO BELO JARDIM. Informática. 1o Período Bacharelado em Administração 04/08/2015 AUTARQUIA EDUCACIONAL DO BELO JARDIM FACULDADE DO BELO JARDIM Informática 1o Período Bacharelado em Administração 04/08/2015 Agenda 1-Apresentação da Disciplina 2-Conceitos básicos de Informática 3-Atividade

Leia mais

ago-18 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O Homem do ano

ago-18 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O Homem do ano ago-8 Apple I - 976 98 - O Homem do ano Apple II - 977 IBM PC - 98 A palavra computador entrou para o vocabulário do público na década de 50, quando os modelos de aparelhos mais avançados eram ainda dinossauros

Leia mais

Neste tópico veremos:

Neste tópico veremos: Representação das Informações Prof. Adriano Mauro Cansian UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: A representação da informação. Lógica binária e informação digital.

Leia mais

Unidade 1: O Computador

Unidade 1: O Computador Unidade : O Computador.3 Arquitetura básica de um computador O computador é uma máquina que processa informações. É formado por um conjunto de componentes físicos (dispositivos mecânicos, magnéticos, elétricos

Leia mais