PRINCIPAIS DANÇAS FOLCÓRICAS DO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCIPAIS DANÇAS FOLCÓRICAS DO BRASIL"

Transcrição

1 PRINCIPAIS DANÇAS FOLCÓRICAS DO BRASIL

2 Cateretê Também chamado catira, cateretê, é uma dança de origem indígena e dançada em muitos estados brasileiros. Foi bastante usada pelo Padre Anchieta que em sua catequese, traduziu para a língua tupi alguns textos católicos, assim enquanto os índios dançavam, cantavam trechos religiosos, por este fato é que muitos caipiras paulistas consideram muitas danças diabólicas, menos o cateretê. Os trajes usados são as roupas comuns de todo o dia. A dança varia em cada região do país, mas geralmente são dançadas em duas fileiras formadas por homens de um lado e mulheres do outro, que batem o pé ao som de palmas e violas. Também pode ser dançada só por homens. As melodias são cantadas pelos violeiros.

3 Coco Alagoano Dança típica de Alagoas, de origem africana, que se espalhou por todo o Nordeste recebendo nomes e formas de coreografias diferentes. A dança é cantada e acompanhada pela batida dos pés ou pela vibração do patear dos cavalos. O mestre ou o tocador de coco entoa as cantigas cujo refrão é respondido pelos cantadores.

4 Congada Bailado popular que acontece em algumas regiões do Sudeste brasileiro, como nos estados do Paraná e Minas Gerais, como também no Nordeste, na Paraíba. Esta manifestação cultural tem origem no catolicismo e nas sangrentas histórias de guerra do povo africano, como a do assassinato do rei de Angola, Gola Bândi. Na congada dramatizam uma procissão de escravos feiticeiros, capatazes, damas de companhia e guerreiros que levam a rainha e o rei negro até a igreja, onde serão coroados. Durante o cortejo, ao som de violas, atabaques e reco-recos, realizam danças com movimentos que simulam uma guerra.

5 Fandango Dança popular gaúcha, de origem portuguesa, também conhecida no Norte e Nordeste como Marujada. Ao som da viola ou da sanfona, o grupo de dança mistura cantigas náuticas, de origens que retratam as conquistas marítimas e o heroísmo dos navegadores portugueses, e o sapateado. Esse bailado não possui enredo ordenado, mas a apresentação do auto começa sempre com a chegada de uma miniatura de barco à vela puxado pela tripulação, que é formada pelos componentes do grupo de dança.

6 Marujada Trata-se de um auto dramatizado, onde predomina o canto sobre a dança. Há uma origem comum entre a Marujada de Bragança no Pára e a Irmandade de São Benedito. Quando os senhores brancos atenderam ao pedido de seus escravos para a organização de uma Irmandade, foi realizada a primeira festa em louvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer a seus benfeitores. A Marujada é constituída quase exclusivamente por mulheres, cabendo a estas a direção e a organização. Os homens são tocadores ou simplesmente acompanhantes. Não há número limitado de marujas, nem tão pouco há papéis a desempenhar. Nem uma só palavra é articulada, falada ou cantada como auto ou como argumentação. Não há dramatização de qualquer feito marítimo. A Marujada de Bragança é estritamente caracterizada pela dança, cujo motivo musical único é o retumbão.

7 Maracatu Dança típica do Nordeste, principalmente de Pernambuco. Maracatu é um termo africano que significa dança ou batuque, no qual um grupo de adeptos das religiões afro-brasileiras saem fantasiados às ruas para fazer saudações aos orixás, em um cortejo carnavalesco onde reis, rainhas, princesas, índios emplumados e baianas cruzam as ruas dançando, pulando e passando de mão em mão a calunga, boneca de pano enfeitada presa num bastão. O ritmo frenético que acompanha o maracatu teve origem nas Congadas, cerimônias de escolha e coroação do rei e da rainha da "nação" negra. Ao primeiro acorde do maracatu, a rainha ergue a calunga para abençoar a "nação". Atrás vão os personagens, com chapéus imensos, evoluindo em círculos e seguindo a procissão recitando versos que evocam histórias regionais

8 Frevo Dança e música típica do carnaval de rua e salão de Recife, Pernambuco. Essencialmente rítmica, de coreografia individual e andamento rápido. Seus dançarinos, chamados passistas, se vestem com fantasias coloridas e agitam pequenos guarda-chuvas com função somente estética. Alguns pesquisadores dizem que o frevo possui elementos de várias danças como marcha, polca ou maxixe, outros pensam que ele foi influenciado pela capoeira. O frevo não é cantando, sua música só é executada por instrumentos de sopro e surdos, que formam a orquestra do frevo conhecida como Fanfarra.

9 Reisado e Folia de Reis Dança popular profana-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 06 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançadores vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. O Reisado é de origem portuguesa e instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano, os temas de seu enredo, variam de acordo com o local e a época em que são encenados, podem ser: amor, guerra, religião entre outros. O Reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, contramestre, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro.

10 Xaxado Dança popular do sertão nordestino, cujo nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de "Lampião", considerado entre outras denominações o "Rei do Cangaço. É dançada somente por homens, razão pela qual nunca se tornou uma dança de salão. Primeiramente a melodia era apenas cantada e o tempo forte marcado pela batida de um rifle no chão, as letras eram e continuam satíricas. O grande divulgador do xaxado foi Luís Gonzaga, que conseguiu que este gênero fosse tocado nas rádios, televisões e teatros.

11 BAIÃO Dança e canto típico do Nordeste, inicialmente era o nome de um tipo de festa, onde havia muita dança e melodias tocadas em violas. Este gênero musical que era restrito ao sertão nordestino, passou a ser conhecido em todo Brasil, por intermédio do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga, quando gravou em 1946, seu primeiro grande sucesso Baião. A partir daí e até meados da década de 1950, este ritmo tomou conta do Brasil e vários artistas começaram a gravar o baião. Em 1950, este gênero musical também passou a ser conhecido internacionalmente, o baião Delicado do instrumentista e compositor Valdir Azevedo, recebeu várias orquestrações de maestros americanos. O baião só perdeu o seu reinado com a aparecimento da bossa nova, mesmo assim ainda se sente sua influencia em muitos compositores até os dia de hoje. Com seu ritmo binário e suas melodias a fazer muito sucesso no nordeste.

12 Samba de Roda Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

13 Quadrilha É uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão.

14 Batuque O Batuque é uma dança de origem africana, do ritual da procriação. Foi severamente proibida na época colonial pelos padres. Dança muito popular em algumas cidades do interior de São Paulo, nas festas do Divino Espírito Santo, ou nas festas juninas. O batuque é dançado em terreiro ou praça pública. Uma fileira de homens fica ao lado dos tocadores. As mulheres ficam a uns 15 metros de distância. Então, começa a dança, começam as umbigadas. Cada homem, dançando, dá três umbigadas numa mulher. Os músicos tocam. Um batuqueiro "modista" faz a poesia, os versos. Há o solo e, em seguida, o coro é feito por todos que estão batucando.

15 Çairé O Çairé é uma manifestação folclórica e religiosa encontrada na ilha de Alter-do-Chão, a 30 quilômetros de Santarém, no oeste do Pará. Atualmente acontece no mês de setembro. A festa atrai milhares de turistas que, durante três dias, cantam, dançam e participam de rituais religiosos e profanos, resultantes da miscigenação cultural entre índios e portugueses. Consta que a festa foi criada pelos índios como forma de homenagear os portugueses que colonizaram o médio e o baixo Amazonas. Sua origem está no fato de que os colonizadores que aportavam em nossas terras exibiam seus escudos. Os índios então faziam o seu "ÇAIRÉ", como foi chamado o símbolo que é carregado nas procissões, imitando o escudo usado pelos portugueses. O escudo dos índios era feito de cipó recoberto de algodão e outros adornos, enfeitado de tiras de várias cores e rosetas de pano colorido.

16 Dança do Carimbó Criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses. Inicialmente, segundo tudo indica, era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambás começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que, de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano. Por isso contagiava até mesmo os colonizadores portugueses que, pelo interesse de conseguir mão-de-obra para os mais diversos trabalhos, não somente estimulavam essas manifestações, como também, excepcionalmente, faziam questão de participar, acrescentando traços da expressão corporal característica das danças portuguesas. Não é à toa que a "Dança do Carimbó" apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas, como os dedos castanholando na marcação certa do ritmo agitado e absorvente.

17 Lundu O "Lundu" é uma dança de origem africana trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a Corte e o Vaticano a proibirem a dança no século passado. No Brasil o "Lundu", assim como o "Maxixe" (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo Brasil por causa das deturpações sofridas em nosso país. Mas, mesmo às escondidas, o "Lundu" foi ressurgindo, mais comportado, principalmente em três Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e na Ilha do Marajó, no Pará. A dança simboliza um convite que os homens fazem às mulheres "para um encontro de amor sexual". O "Lundu", considerado ao lado do "Maxixe ", uma dança altamente sensual, se desenvolve com movimentos ondulares de grande volúpia. No início as mulheres se negam a acompanhar os homens mas, depois de grande insistência, eles terminam conquistando as mulheres, com as quais saem do salão dando a ideia do encontro final.

18 Marabaixo Dança do Amapá. Os negros preservam o Marabaixo (mar a baixo), dança que se assemelha ao arrastar dos pés presos pelas correntes da escravidão. No canto cadenciado aparecem os lamentos do cotidiano e saudades da África. O Marabaixo ocorre nas principais comunidades negras, como Mazagão Velho, Curiaú e Igarapé do Lago, além dos bairros do Laguinho e do antigo bairro da Favela em Macapá. Essas comunidades também desenvolvem o Batuque, ritmo tirado de tambores artesanais e instrumentos de percussão feitos com madeira e sementes.

19 Capoeira Um dos principais elementos da cultura negra no Brasil, a capoeira é dançada ao som do berimbau ou de instrumentos de percussão, como pandeiros, atabaques, ganzás e caxixis. A capoeira, como técnica de ataque e defesa corporal, foi introduzida no Brasil pelos escravos bantos, originários de Angola. Os escravos a praticavam em segredo, simulando uma dança, ao som de cantos rituais e diversos instrumentos. A capoeira possui duas modalidades, a angola e o regional, mas ambas utilizam golpes com os pés, pernas, mãos e cabeça.

20 Dança da Fita Comum no Estado de Santa Catarina, a Dança da Fita é desenvolvida da seguinte maneira: é colocado no centro um mastro chamado pau-de-fita de aproximadamente 3m de altura com doze fitas (duas vermelhas, duas verdes, duas amarelas, duas azuis, duas rosas e duas azul marinho). Ao lado do mastro, formam-se duas filas, do lado direito os homens e do esquerdo as mulheres. Na cabeceira das duas filas fica o mestre e num sinal feito através do apito tem início a dança. O primeiro movimento é conhecido como preparação da terra para o plantio da árvore. No segundo movimento os dançadores cruzam as fitas, que significa a escolha da semente. No terceiro movimento inicia-se a semeadura. No quarto já se percebem as tranças formadas em um total de cinco trançados diferentes que simbolizam as raízes. Quando o mastro fica totalmente coberto pelas tranças, os adultos são substituídos pelas crianças que irão realizar a destrança. As crianças simbolizam as folhas da árvore. Quando termina o movimento executado pelas crianças o mastro é transformado simbolicamente em belíssima árvore, sendo este o final da dança. A Dança da Fita também é conhecida como Baile de Cordon, Carxofa, Magrana e Baile de Gitanas (Portugal), Danza de las Fitas (Cataluña, Espanha). Dança de los Mineros (Peru), Dança de los Matachines (Colômbia), Dança de las Listones (Argentina) e Dança de las Cintas (Venezuela).

21 Dança do Siriá Uma das manifestações coreográficas mais belas do Pará. Contam os estudiosos que os negros escravos iam para o trabalho na lavoura quase sem alimento algum. Só tinham descanso no final da tarde, quando podiam caçar e pescar. Como a escuridão dificultava a caça na floresta, os negros iam para as praias tentar capturar alguns peixes. A quantidade de peixe, entretanto, não era suficiente para satisfazer a fome de todos. Certa tarde, entretanto, como se fora um verdadeiro milagre, surgiram na praia centenas de siris que se deixavam pescar com a maior facilidade, saciando a fome dos escravos. Como esse fato passou a se repetir todas as tardes, os negros tiveram a ideia de criar uma dança em homenagem ao fato extraordinário. Já que chamavam cafezá para plantação de café, arrozá para plantação de arroz, canaviá para a plantação de cana, passaram a chamar de siriá, para o local onde todas as tardes encontravam os siris com que preparavam seu alimento diário.

22 Samba de Matuto Dança de cortejo, sem enredo ou drama, na qual as cantigas dançadas fazem referência a Santos católicos, a espíritos das religiões afro-brasileiras e as do cotidiano. Possui nítida identificação com os terreiros de xangô. Antes de cada apresentação, o mestre acende três pontos de velas para que os orixás permitam o bom andamento do folguedo.

23 BOI-BUMBÁ O Boi-Bumbá é uma manifestação folclórica encontrada em quase todos os municípios paraenses. E é no mês de junho que são feitas as apresentações, ainda em sua formação original. É provável que a trama venha das estórias nascidas com o ciclo do gado, nos séculos XVII e XVIII, quando a vida girava em torno do boi e de sua criação. Conta-se que na Belém da segunda metade do século XIX, o Boi-Bumbá reunia negros escravos em um folguedo que misturava, ao ritmo forte, a representação de um motivo surpreendente para a época: a luta de classes dentro da sociedade colonial. O boi acabou se tornando uma das manifestações mais autênticas da cultura paraense. A estória encenada no Boi - Bumbá é quase sempre a mesma, com pequenas alterações. Um boi foi comprado para a festa de aniversário da esposa do fazendeiro. Quando o animal chegou, o feitor recebeu ordem para tratá-lo bem. Ao lado dessa fazenda morava uma família composta pelo pai Francisco, "Chico", sua mulher Catarina, seu compadre Casumba e mãe Guiomar.

24 Mãe Catarina, grávida, desejava comer língua ou coração de um boi. Pai "Chico" então resolveu procurar um. O primeiro que encontrou matou. Só que, antes que mãe Catarina realizasse seu desejo, apareceu o dono do boi falando que o bicho era de estimação e que desejava seu boi vivo. Todos saíram à procura de um pajé para ressuscitar o boi. O pajé foi logo pedindo cachaça, defumação e tabaco. Sentou-se no seu banco, passou cachaça nos braços, acendeu um cigarro e abriu os trabalhos. Assim que o boi foi ressuscitado todos cantaram e dançaram. É aí que o animal começa a fazer investida contra as pessoas que assistem à encenação. A composição do elenco varia de grupo para grupo e de região para região. De um modo geral todos incluem ainda a moça branca filha do casal de fazendeiros, vaqueiros, cuzimbá (um preto velho), a maloca dos índios com seu chefe, o doutor curador, o padre e o tripa ( a pessoa que dança em baixo do boi).

25

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS Unidade II Cultura A pluralidade na expressão humana. Aula 7 Revisão e avaliação da unidade II 2 O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem

Leia mais

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO 6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 QUESTÃO 01 (1,0 ponto) A palavra folclore é derivada da palavra inglesa folklore, em

Leia mais

1. Atividades Artísticas e Culturais

1. Atividades Artísticas e Culturais 1. Atividades Artísticas e Culturais DATA/ HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL 01 de Outubro às 17h Apresentação de recepção dos participantes do XVIII ENAPET- Vivência Artística e cultural com o Bloco Lírico Com

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Habilidades:

Leia mais

Mais de 30 sanfoneiros participarão da quinta edição do Festival de Músicas Gonzagueanas

Mais de 30 sanfoneiros participarão da quinta edição do Festival de Músicas Gonzagueanas Um festival especial realizado no Interior da Paraíba está atraindo um número cada vez maior de cearenses que admiram o sanfoneiro Luiz Gonzaga. Realizado pelo quinto ano consecutivo, o Festival de Musicas

Leia mais

Os participantes da Congada cantam e dançam, homenageando de forma especial, São Benedito. E é uma festa que cumpre também um papel auxiliar no

Os participantes da Congada cantam e dançam, homenageando de forma especial, São Benedito. E é uma festa que cumpre também um papel auxiliar no Congada Congada É um misto de tradições cristãs, pagãs e africanas, onde os participantes, cantando e dançando numa mistura religiosa e profana tão típicas deste país homenageiam de forma especial São

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 3 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Você é um historiador e recebeu a letra de uma música para estudar. Essa letra foi escrita no ano 1808 e fala sobre as brincadeiras,

Leia mais

O FOLCLORE DE PERNAMBUCO

O FOLCLORE DE PERNAMBUCO O FOLCLORE DE PERNAMBUCO O QUE É FOLCLORE Folclore é tudo simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções,

Leia mais

O MILAGRE DAS ROSAS VERMELHAS : CORPORALIDADE, FOTOGRAFIA E SACRALIDADE NA MARUJADA DE BRAGANÇA - PARÁ

O MILAGRE DAS ROSAS VERMELHAS : CORPORALIDADE, FOTOGRAFIA E SACRALIDADE NA MARUJADA DE BRAGANÇA - PARÁ O MILAGRE DAS ROSAS VERMELHAS : CORPORALIDADE, FOTOGRAFIA E SACRALIDADE NA MARUJADA DE BRAGANÇA - PARÁ Helio Figueiredo da Serra Netto 1 Todo mês de Dezembro a cidade de Bragança, no estado do Pará, se

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Salve Jorge! Devoção popular em vermelho e branco... Em reza e samba Diego Dionísio 1 1 Graduado em Comunicação Social. Técnico de inventário do Patrimônio Imaterial na América Latina

Leia mais

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN Exibição no CentoeQuatro inclui apresentação de capoeiristas e roda de conversa sobre os movimentos de resistência

Leia mais

Cultura popular brasileira

Cultura popular brasileira Cultura popular brasileira Literatura, Artesanato, Danças, Festas Patrimônio cultural imaterial Artesanato Cerâmica Ilha de Marajó (PA) Caruaru (PE) Cestarias e Trançados Madeira Carrancas do São Francisco

Leia mais

Patrimônio Imaterial

Patrimônio Imaterial SAMBA DE RODA Patrimônio Imaterial O Samba de Roda, no recôncavo baiano, designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba de roda é praticado principalmente,

Leia mais

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES Cultura Categoria O Paraná Publicado em 07/02/2019 Fotos: Banco de Imagens A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES O FOLCLORE QUE NASCE DE NOSSAS RAÍZES O folclore do Paraná reúne costumes trazidos

Leia mais

Lições de Português 5º ano Semana de 20 a 24 de fevereiro.

Lições de Português 5º ano Semana de 20 a 24 de fevereiro. Lições de Português 5º ano Semana de 20 a 24 de fevereiro. Leia o texto a História do Carnaval no Brasil para responder às perguntas abaixo: Segunda-feira Curitiba, 20 de fevereiro de 2017. Copie e responda:

Leia mais

8º Ano 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juva

8º Ano 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juva 8º Ano 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juva Manifestações de Arte Popular No Brasil a arte popular é aquela produzida por alguém que não possui uma instrução acadêmica em arte, mas produz obras que contém

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0037 Título: Entrevista com D. Mariana e Seu Pedro Mídia: Mini DV Time Code in Out 00: 08 02: 35 S. Pedro Antonio e D. Mariana num sofá, com uma bandeira de folia ao lado. (o filme começa

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO SONHOS E BONECOS - AÇÃO GRIÔ BAHIA

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO SONHOS E BONECOS - AÇÃO GRIÔ BAHIA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO SONHOS E BONECOS - AÇÃO GRIÔ BAHIA - 2015 MESTRE GRIÔ: DITO VIOLEIRO GRIÔ APRENDIZ: FLAVIA PACHECO COMUNIDADE: RIO DE CONTAS Atividade I Iniciamos o projeto com uma

Leia mais

O Carnaval em Portugal e noutros países do Mundo

O Carnaval em Portugal e noutros países do Mundo O Carnaval em Portugal e noutros países do Mundo O Carnaval surgiu na Grécia por volta do ano 520 a. C. Esta palavra tem origem no latim carne vale, que significa adeus à carne. Esta celebração era uma

Leia mais

SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Componente Curricular Aula nº 07 Título: O mundo que Dança!

SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Componente Curricular Aula nº 07 Título: O mundo que Dança! Componente Curricular: Arte Série/Ano Letivo: 8º ano/2014 Professor Ministrante: Gabriela Mavignier Dácio e Arlene Azulay Caliri Carga Horária: 5 horas/aulas Data: 26/03/14 Aula: 07 Título: O mundo que

Leia mais

VENHA PRO NOSSO ARRAIÁ!! 1

VENHA PRO NOSSO ARRAIÁ!! 1 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LE VENHA PRO NOSSO ARRAIÁ!! 1 Junho é o mês das Festas Juninas. Convidamos você a participar dessas festas, conhecendo

Leia mais

Avaliação Português 5º ano Unidade 5

Avaliação Português 5º ano Unidade 5 Parte A Texto FEIRA DE CARUARU, PE Em Caruaru, município de Pernambuco, conhecido como a capital do Agreste, realiza-se nas quartas-feiras e sábados uma das feiras livres mais completas e importantes do

Leia mais

EXPERIÊNCIA PREMIADA EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPERIÊNCIA PREMIADA EDUCAÇÃO INFANTIL EXPERIÊNCIA PREMIADA EDUCAÇÃO INFANTIL Terceiro lugar MARACAZINHO: VALORIZANDO A CULTURA AFRODESCENDENTE Professora: Cecília de Morais Dantas CONTEXTO A experiência Projeto Maracazinho: valorizando a cultura

Leia mais

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO 6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO Unidade II CULTURA: a pluralidade na expressão humana. Aula 5.1 Conteúdos O folclore brasileiro: as lendas, as danças e as brincadeiras.

Leia mais

Cantado em verso e prosa, o Rio

Cantado em verso e prosa, o Rio Rio de todos os sons Débora Motta Cantado em verso e prosa, o Rio é conhecido mundialmente também pela sua musicalidade, pano de fundo para as belezas naturais da Cidade Maravilhosa. A força da música

Leia mais

Estado do Ceará PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRO PROVA PARA INSTRUTOR DE CAPOEIRA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.

Estado do Ceará PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRO PROVA PARA INSTRUTOR DE CAPOEIRA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. PROVA PARA INSTRUTOR DE CAPOEIRA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 01- Os escravos utilizavam dos ritmos e dos movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Como forma de resistência e de

Leia mais

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: ELEMENTOS DA MÚSICA. I. Leia a partitura musical Ciranda da Lia e faça os itens a seguir (ver no portal):

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: ELEMENTOS DA MÚSICA. I. Leia a partitura musical Ciranda da Lia e faça os itens a seguir (ver no portal): ELEMENTOS DA MÚSICA I. Leia a partitura musical Ciranda da Lia e faça os itens a seguir (ver no portal): 1. O tipo de compasso é... 2. A figura de ritmo de maior duração nesta música chama se... 3. Discrimine

Leia mais

Pesquisa com os grupos tradicionais de cultura popular do Vale do Jequitinhonha

Pesquisa com os grupos tradicionais de cultura popular do Vale do Jequitinhonha Apresentação A cultura não oficial, que constitui o folclore, tem sido fonte de inspiração para grandes obras de arte, em todos os países e em todos os tempos. Por isso, é comum que este folclore ultrapasse

Leia mais

AS FESTAS DAS IRMANDADES NEGRAS. sociedade brasileira Oitocentista; compreender que alguns elementos dessas festas sobrevivem com

AS FESTAS DAS IRMANDADES NEGRAS. sociedade brasileira Oitocentista; compreender que alguns elementos dessas festas sobrevivem com Aula AS FESTAS DAS IRMANDADES NEGRAS META sociedade brasileira Oitocentista; compreender que alguns elementos dessas festas sobrevivem com OBJETIVOS (Fonte: http://4.bp.blogspot.com). ligiosas, nesta aula

Leia mais

Informativo Marista (Especial Festa Junina)

Informativo Marista (Especial Festa Junina) Informativo Marista (Especial Festa Junina) 25 de junho 2019 Informativo nº 07 Estimados pais e familiares, O Colégio Marista São José Barra recebeu, no último sábado, 15 de junho, cerca de 5 mil pessoas

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out Número da fita: 01. 0180 Lugar: Vassouras Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out material) 00:01 00:14 Faixas coloridas. 00:14 01:48 Foco em um archote/fogo.

Leia mais

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL),

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO SOLENE REALIZADA EM.../.../..., PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM HOMENAGEM AOS 188 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE ALAGOAS. Senhor

Leia mais

Capítulo 8 Região Centro- Oeste

Capítulo 8 Região Centro- Oeste Capítulo 8 Região Centro- Oeste Localização da Região Centro-Oeste Estados da Região Centro-Oeste É a segunda maior região do Brasil mas tem apenas 3 estados e o Distrito Federal. História da Região Centro-Oeste

Leia mais

Geografia. Movimentos Culturais em Pernambuco. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Movimentos Culturais em Pernambuco. Professor Luciano Teixeira. Geografia Movimentos Culturais em Pernambuco Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia MOVIMENTOS CULTURAIS EM PERNAMBUCO Não por acaso, o estado é conhecido no país como um dos

Leia mais

HISTÓRIA 8 ANO PROF. ARTÊMISON MONTANHO DA SILVA PROF.ª ISABEL SARAIVA SILVA ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA 8 ANO PROF. ARTÊMISON MONTANHO DA SILVA PROF.ª ISABEL SARAIVA SILVA ENSINO FUNDAMENTAL HISTÓRIA 8 ANO PROF.ª ISABEL SARAIVA SILVA ENSINO FUNDAMENTAL PROF. ARTÊMISON MONTANHO DA SILVA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Produção, Circulação e Trabalho 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdo

Leia mais

Portfólio 3º Bimestre º Ano

Portfólio 3º Bimestre º Ano Portfólio 3º Bimestre - 2016 5º Ano Aluno(a): Prof.ª s : ALUNO(A): PROFESSOR(A): Turma: DATA: / / FICHA DE LEITURA ASPECTOS GERAIS Título do livro: Nome do autor: Editora: Local: Edição: Data: Número

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CAMINHOS DO FRIO ROTA CULTURAL

PROGRAMAÇÃO CAMINHOS DO FRIO ROTA CULTURAL AREIA 19 a 25 de julho Frio, Cachaça e Arte PROGRAMAÇÃO CAMINHOS DO FRIO ROTA CULTURAL 20 a 24 de Julho Energia Corporal para o ator (manhã) Terça a 20 a 24 de julho Capoeira (manhã e tarde) Terça a 20

Leia mais

Nosso país é realmente fantástico! Há abundância em tudo: vegetação, água, espécies animais, extensão territorial, etc. Justamente pela grande

Nosso país é realmente fantástico! Há abundância em tudo: vegetação, água, espécies animais, extensão territorial, etc. Justamente pela grande REGIÕES DO BRASIL Nosso país é realmente fantástico! Há abundância em tudo: vegetação, água, espécies animais, extensão territorial, etc. Justamente pela grande diversidade natural, social, econômica e

Leia mais

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma Cultura Negra Cultura Negra Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte

Leia mais

Carnaval de Enredo desfile Ficha Técnica

Carnaval de Enredo desfile Ficha Técnica Carnaval de Enredo desfile 2017.1 Ficha Técnica GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA DE ENREDO CAPRICHOSOS DA ALEGRIA Fundação: 01/03/2017 Cores: Azul, Vermelho e Branco Símbolo: Um Tamborim e Uma Baqueta

Leia mais

de raiz nota 10 Casais dançam o carimbó, expressão musical que faz parte do patrimônio cultural brasileiro Pierre Azevedo Ag. Pará/fotos públicas

de raiz nota 10 Casais dançam o carimbó, expressão musical que faz parte do patrimônio cultural brasileiro Pierre Azevedo Ag. Pará/fotos públicas Casais dançam o carimbó, expressão musical que faz parte do patrimônio cultural brasileiro Pierre Azevedo Ag. Pará/fotos públicas Som de raiz faixa etária a partir de 6 anos (º ano do ensino fundamental

Leia mais

Visite nosso site

Visite nosso site Carnaval O Carnaval é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos do Domingo

Leia mais

Aula 10.2 Conteúdo Arte e cultura africana.

Aula 10.2 Conteúdo Arte e cultura africana. Aula 10.2 Conteúdo Arte e cultura africana. 2 Habilidades: Refletir sobre as questões de dominação cultural, estereótipos e manutenção de identidade. 3 Vídeo Miscigenação. 4 Vídeo Aplicabilidade das Leis.

Leia mais

Vozes do Samba. Workshop de Percussão

Vozes do Samba. Workshop de Percussão Vozes do Samba Workshop de Percussão Vozes do Samba são os instrumentos de percussão que compõem toda a magia do samba brasileiro. Do bumbo ao agogô, instrumentos africanos mais tradicionais, passando

Leia mais

PLANEJAMENTO ATELIER CULTURAL FULL DAY COLÉGIO FARROUPILHA 2015

PLANEJAMENTO ATELIER CULTURAL FULL DAY COLÉGIO FARROUPILHA 2015 PLANEJAMENTO ATELIER CULTURAL FULL DAY COLÉGIO FARROUPILHA 2015 A Lezanfan apresenta a programação de atividades de Capoeira, Yoga e Artes para o Full Day 2015 Capoeira Professor Maicon Vieira Técnico

Leia mais

Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de

Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de protocolo, rituais, civilidade e etiqueta, unidas à criatividade,

Leia mais

A MÚSICA BRASILEIRA Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A MÚSICA BRASILEIRA Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A MÚSICA BRASILEIRA Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

OS CARETOS DE PODENCE

OS CARETOS DE PODENCE OS CARETOS DE PODENCE Nesta época em que celebramos o adeus á carne ou a carne nada vale festa pagã, com origem na antiga Grécia, pelos anos de 600 a 500 a.c.. segundo algumas opiniões, outras que são

Leia mais

Projeto: Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória

Projeto: Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória Projeto: Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória Instituição responsável: Nota Musical Comunicação www.quilombosdojequitinhonha.com.br Entrevistada: Vicencia de Souza Oliveira Comunidade de

Leia mais

Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil 7. Patrimônio Imaterial

Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil 7. Patrimônio Imaterial 7. Patrimônio Imaterial A presença dos africanos no Brasil contemporâneo pode ser identificada na vivência de um patrimônio cultural, expresso em memórias, músicas, versos, cantos, danças e perfomances,

Leia mais

ROTEIRO DE VISITA. Festas. O Sagrado e o Profano 4

ROTEIRO DE VISITA. Festas. O Sagrado e o Profano 4 Chapéus de Guerreiro e Coroas de Reisado. Acervo Museu Afro Brasil ROTEIRO DE VISITA Festas. O Sagrado e o Profano 4 Festas: O Sagrado e o Profano O Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil convida você

Leia mais

A DINAMICA CIRCULAR E AS LINGUAGENS PEDAGÓGICAS DO MARACATU

A DINAMICA CIRCULAR E AS LINGUAGENS PEDAGÓGICAS DO MARACATU A DINAMICA CIRCULAR E AS LINGUAGENS PEDAGÓGICAS DO MARACATU Margarete de Souza Conrado 1 Álamo Pimentel 2 Inaicyra Falcão dos Santos 3 Esta comunicação vai tratar os sentidos de africanidade como suporte

Leia mais

1. O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul.

1. O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul. 1. O mapa mostra a posição geográfica do Brasil na América do Sul. a) Pinte de amarelo o território brasileiro. b) Escreva no mapa o nome do oceano que banha o litoral brasileiro. c) Contorne com preto

Leia mais

COROADO NO CONGO, NO MOVIMENTO MANGUEBEAT SUA EXPLOSÃO: OUÇA O GRITO DA NAÇÃO

COROADO NO CONGO, NO MOVIMENTO MANGUEBEAT SUA EXPLOSÃO: OUÇA O GRITO DA NAÇÃO COROADO NO CONGO, NO MOVIMENTO MANGUEBEAT SUA EXPLOSÃO: OUÇA O GRITO DA NAÇÃO Leandro Queiroz leandroqueirozsn@gmail.com Quem vê as Nações de Maracatu se apresentar no carnaval de Pernambuco talvez não

Leia mais

21 FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS/2015 REGULAMENTO

21 FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS/2015 REGULAMENTO 21 FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS/2015 REGULAMENTO CAPÍTULO I -DA FINALIDADE Art. 1º - O Presente regulamento visa ditar normas, deveres e obrigações que deverão ser cumpridas para que haja um bom desenvolvimento

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Leia o trecho com atenção. Vicente era um menino pobre que tinha um pangaré. O pangaré era preto, bem feio, bem magro e bem velho. O cavalo servia para puxar a carroça do pai de

Leia mais

Nome: José Aldenir Aguiar

Nome: José Aldenir Aguiar Mestres de 2004 Nome: José Aldenir Aguiar Nome Artístico: Mestre Aldenir Data de Nasc.: 20/08/1933 Tradição Cultural Desenvolvida: Reisado "Reisado Folguedo do ciclo natalino, que representa o cortejo

Leia mais

"Viva o Rei, a rainha e o povo do lugar"...

Viva o Rei, a rainha e o povo do lugar... "Viva o Rei, a rainha e o povo do lugar"... VIVA O REI, A RAINHA E O POVO DO LUGAR : HISTÓRIAS DO MARACATU NAÇÃO PAVÃO DOURADO DE JAPARATUBA 1 Marina Kerolyn Lima Almeida 2 Resumo: O maracatu de Japaratuba

Leia mais

Mestres de Nome: Antônio. Pinto Fernandes. Nome Artístico: Mestre Antônio. Data de Nasc.: 12/05/1924

Mestres de Nome: Antônio. Pinto Fernandes. Nome Artístico: Mestre Antônio. Data de Nasc.: 12/05/1924 Mestres de 2006 Pinto Fernandes Nome: Antônio Nome Artístico: Mestre Antônio Data de Nasc.: 12/05/1924 Tradição Cultural Desenvolvida: Construtor de Rabecas "Rabequeiro Instrumentista que toca uma espécie

Leia mais

O NÃO CUMPRIMENTO DESSE ITEM IMPLICARÁ NO IMPEDIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA QUADRILHA NO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DA REDE GLOBO NORDESTE.

O NÃO CUMPRIMENTO DESSE ITEM IMPLICARÁ NO IMPEDIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA QUADRILHA NO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DA REDE GLOBO NORDESTE. 1 - DA FINALIDADE O Festival de Quadrilhas tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais da época junina A QUADRILHA. 2 - DOS PARTICIPANTES 2.1. Poderão

Leia mais

Cavaquinho tradicional (originário do Minho)

Cavaquinho tradicional (originário do Minho) CAVAQUINHO CAVAQUINHO Cavaquinho tradicional (originário do Minho) O cavaquinho (pai de outros modelos como a braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga) é um instrumento da família dos

Leia mais

Provão. Geografia 5 o ano

Provão. Geografia 5 o ano Provão Geografia 5 o ano 81 Para melhor administrá-lo, o Brasil foi dividido em cinco grandes regiões. Cada uma delas tem uma ou mais características, como clima, relevo, economia, modo de vida dos habitantes

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out Número da fita: 0132 Título: Porciúncula I Entrevista com Nilzete Nascimento Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out material) Sugestão (conexões externas) 00:00:00

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 14/0003-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 14/0003-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 4/0003-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS ITEM USO INTERNO (RCMS) Nº DO ITEM NA RCMS DESCRIÇÃO QUANTIDADE ESTIMADA Administração Deodoro Turismo Total Estimado

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 23/6/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Letras Tecnologias de Edição

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Letras Tecnologias de Edição CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Curso de Letras Tecnologias de Edição Marcílio Miguel Oliveira VOCAÇÃO ECOLÓGICA NA MÚSICA CAIPIRA: UMA CONQUISTA DE ESPAÇO

Leia mais

Década de 20 - o Samba e o Choro

Década de 20 - o Samba e o Choro Década de 20 - o Samba e o Choro A música brasileira sempre foi de uma riqueza imensa em diversidade, formas e conteúdos. De norte a sul, podemos perceber que estilos musicais variados surgem a cada momento

Leia mais

Formas de expressão: "ARTE

Formas de expressão: ARTE Arte Africana Segundo a arqueologia, o continente africano é o território habitado a mais tempo no planeta. Assim como o Brasil, a história africana é contada pelos colonizadores europeus, os viajantes,

Leia mais

As Cores do Festejo Kalunga na Época de Seca do Cerrado. Colors of Kalunga Celebration at the Cerrado s Drought Times

As Cores do Festejo Kalunga na Época de Seca do Cerrado. Colors of Kalunga Celebration at the Cerrado s Drought Times As Cores do Festejo Kalunga na Época de Seca do Cerrado Colors of Kalunga Celebration at the Cerrado s Drought Times Júlia de Capdeville 1 Ao norte do estado de Goiás, no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural

Leia mais

BENS MÓVEIS E INTEGRADOS

BENS MÓVEIS E INTEGRADOS BENS MÓVEIS E INTEGRADOS 01. Município: Uberlândia 02. Distrito: Sede 03. Acervo: Marujo Azul de Maio 04. Propriedade: Particular 05. Endereço: Av. Cesário Crosara, 3125 - Roosevelt 06. Responsável: Rubens

Leia mais

XI PLENÁRIA CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASÍLIA 07 DE AGOSTO DE 2013

XI PLENÁRIA CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASÍLIA 07 DE AGOSTO DE 2013 XI PLENÁRIA CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASÍLIA 07 DE AGOSTO DE 2013 PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA; PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIOINAIS

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0011 Título: Entrevista com Eva da Conceição Mídia: 8mm Time Code in out 00:05 00:40 Imagem da Dona Eva Conceição sentada, plano americano. Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno

Leia mais

TOQUES DE CAPOEIRA. Angola

TOQUES DE CAPOEIRA. Angola TOQUES DE CAPOEIRA Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques. Estes são alguns dos toques mais comumente utilizados: - Angola - São Bento Grande

Leia mais

DANÇA FOLCLÓRICA INTERNACIONAL

DANÇA FOLCLÓRICA INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA) ALINE MABEL DOS SANTOS ARLEY MEIRELLE DOS SANTOS GILBERTO SILVA VILELA JOSÉ JADIELMO DA SILVA LUÍS HENRIQUE SILVA DE ARAÚJO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DAN161 Folclore e Danças Brasileiras I

Programa Analítico de Disciplina DAN161 Folclore e Danças Brasileiras I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Artes e Humanidades - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

MÚSICAS DAS DANÇAS E FOLGUEDOS

MÚSICAS DAS DANÇAS E FOLGUEDOS Cana Verde: MÚSICAS DAS DANÇAS E FOLGUEDOS Em origem Portuguesas é dançada na praia de Mucuripe e Iguape. A música da caninha é vocal e instrumental, ás vezes é improvisada, porém, tem partes decoradas.

Leia mais

VIVA! O SÃO JOÃO DE ARAPIRACA 2012 Concurso de Resgate as Tradições Juninas

VIVA! O SÃO JOÃO DE ARAPIRACA 2012 Concurso de Resgate as Tradições Juninas VIVA! O SÃO JOÃO DE ARAPIRACA 2012 Concurso de Resgate as Tradições Juninas Comunidade: ( ) Grupo Especial ( ) Grupo de Acesso Nome do Arraiá: DATA: DE JUNHO DE 2012. Nome do Responsável: FICHA DE VOTAÇÃO

Leia mais

IANSÃ FOGO CHIFRES. seus instrumentos de trabalho; com um e. fogo. Indica a união de elementos

IANSÃ FOGO CHIFRES. seus instrumentos de trabalho; com um e. fogo. Indica a união de elementos IANSÃ FOGO CHIFRES Embora seja saudada como a deusa do rio Uma espada e o Eiru além de dois Níger, está relacionada com o elemento chifres de búfalo são seus símbolos rituais, fogo. Indica a união de elementos

Leia mais

ARTES 8 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 8 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 8 ANO PROF.ª LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho - a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS ARTES CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na

Leia mais

Informativo de Música. Por Isa Uehara

Informativo de Música. Por Isa Uehara Informativo de Música Por Isa Uehara Bosque das Letras Abril 2011 Música nas aulas para as crianças do berçário não se traduz apenas em melodia, ritmo ou harmonia. Os sons do entorno, do ambiente que as

Leia mais

A música brasileira é muito rica e diversa.

A música brasileira é muito rica e diversa. A música brasileira é muito rica e diversa. O INÍCIO DA MÚSICA BRASILEIRA A música popular brasileira surgiu no período colonial, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, ouve

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO. Planejamento e Gestão do Plano de Ação Municipal Selo UNICEF Município Aprovado

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO. Planejamento e Gestão do Plano de Ação Municipal Selo UNICEF Município Aprovado CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Planejamento e Gestão do Plano de Ação Municipal Selo UNICEF Município Aprovado São Luís MA 2016 Módulo 1- Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes e o Selo UNICEF Leitura

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. VICENTINHO )

REQUERIMENTO (Do Sr. VICENTINHO ) REQUERIMENTO (Do Sr. VICENTINHO ) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, relativa à Escola de Samba Vai Vai do Estado de São Paulo como patrimônio imaterial da cultura do Brasil. Senhor Presidente:

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out Número da fita: 01.0170 Lugar: São José da Serra Valença 28/11/10 Mídia: mini-dv Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao in out material) Sugest ão (conex ões extern as) 00:00:00 00:03:00

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0123, 0124 e 0125 Título: Entrevista com D. Aparecida Ratinho; Reza com D. Aparecida; Performance Palhaços Mídia: Mini DV Time Code in out Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno

Leia mais

27/10/2016. Professora Cíntia. 100 anos de samba. Professora Cíntia

27/10/2016. Professora Cíntia. 100 anos de samba. Professora Cíntia Professora Cíntia 100 anos de samba Professora Cíntia 1 Osamba é um gênero musical, o qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações

Leia mais

Apêndice Fotográfico 283

Apêndice Fotográfico 283 Apêndice Fotográfico 283 Animação de Século XVIII no Museu da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva: Um dia no Palácio Azurara. 1987 Figura 1: «Os ofícios no Palácio». Animação de Século XVIII no Museu

Leia mais

Nação do Maracatu Porto Rico: Um Estudo do Carnaval como Drama Social. Autor: Anna Beatriz Zanine Koslinski. Titulação: Mestranda em Antropologia

Nação do Maracatu Porto Rico: Um Estudo do Carnaval como Drama Social. Autor: Anna Beatriz Zanine Koslinski. Titulação: Mestranda em Antropologia Nação do Maracatu Porto Rico: Um Estudo do Carnaval como Drama Social Autor: Anna Beatriz Zanine Koslinski Titulação: Mestranda em Antropologia Instituição: Universidade Federal de Pernambuco Orientador:

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

Nas contas do meu Rosário: breve imersão religiosa no Quilombo Carrapatos de Tabatinga (MG)

Nas contas do meu Rosário: breve imersão religiosa no Quilombo Carrapatos de Tabatinga (MG) Nas contas do meu Rosário: breve imersão religiosa no Quilombo Carrapatos de Tabatinga (MG) Leonardo Henrique Cruz Machado Universidade Federal de Minas Gerais ACENO, Vol. 4, N. 7, p. 237-248. Jan. a Jul.

Leia mais

Comunidades do Tambor

Comunidades do Tambor Comunidades do Tambor Paulo Dias Foto: Mario Thompson 40 Entre os povos bantos da África Central, tambor é ngoma. Não só o instrumento, porém, metonimicamente, a dança e o canto que o tambor põe em ação

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0051 Título: Performance da Folia de Reis de Nilton Pereira Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:01 00:03 Tela preta Som de folia

Leia mais

IDENTIDADE ÉTNICA E CULTURAL: DA FESTA DE SANTO EM VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE E NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - MATO GROSSO

IDENTIDADE ÉTNICA E CULTURAL: DA FESTA DE SANTO EM VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE E NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - MATO GROSSO IDENTIDADE ÉTNICA E CULTURAL: DA FESTA DE SANTO EM VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE E NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - MATO GROSSO Resumo MOURA, Joangela Oliveira de UNEMAT (CEPROTEC) joangela.moura@gmail.com

Leia mais

animais microscópicos.

animais microscópicos. Regina Coeli Vieira Machado Servidora da Fundação Joaquim Nabuco pesquisaescolar@fundaj.gov.br A definição de mangue pode ser dada a partir de uma paisagem vista como um mar de lama, onde floresce um tipo

Leia mais