UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO"

Transcrição

1 - Curso de Avaliação Sanitária de Caça Maior - Formação a Médicos Veterinários no âmbito da avaliação sanitária de caça maior no local da caçada. Responsáveis Científicos Prof. ª Madalena Vieira-Pinto e Dr. João Serejo Proença Organização - Gabinete de Formação da UTAD Contactos: Maria Madalena Vieira-Pinto Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Apartado Vila Real Telf mmvpinto@utad.pt Gabinete de Formação da UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Apartado Vila Real Telf gform@utad.pt - DATAS - Componente teórica 22 setembro de 2012, Alentejo. - Componente prática Montarias, a partir do mês de outubro de 2012 (Grupos de 5 formandos/formador) - Cada curso funcionará com: - Máximo de inscritos: 50 inscritos - Mínimo de inscritos: 20 inscritos - Inscrições: Os candidatos deverão apresentar a sua candidatura, enviando a ficha de inscrição, devidamente preenchida para: gform@utad.pt - Data limite de inscrições - 30 de Julho de Data limite de comunicação dos resultados das inscrições 31 de Julho de Valor da inscrição Euros (Teórica + Prática) - Processo de seriação de candidatos - No processo de seriação dos formandos vai ser dado prioridade aos veterinários que já desempenharam no ano de 2010/2011 a actividade de avaliação sanitária de peças de caça no âmbito do edital. A validação da informação relativa a esta matéria será da competência da Direcção Geral de Veterinária. Posteriormente, a seriação dos candidatos será feita por ordem de inscrição. Condições de frequência - Assiduidade exigida: 100 % assiduidade.

2 - PROGRAMA - - COMPONENTE TEÓRICA 8 HORAS - COMPONENTE PRÁTICA 4 HORAS Em ambiente real de montaria com avaliação sanitária de peças de caça maior TEÓRICA TEMAS HORAS Enquadramento geral da legislação cinegética 1 Hora Principais doenças das espécies de caça maior caçadas em Portugal. 2 Hora Tuberculose/micobacterioses em caça maior 1 Hora Avaliação sanitária de caça maior. 2 Horas Legislação e disposições administrativas 2 Horas TOTAL 8 Horas No final da componente teórica, será comunicado aos formandos que frequentaram com 100% de assiduidade, serão dadas indicações sobre as aulas práticas nomeadamente o formador que as leccionará. PRÁTICA TEMAS Avaliação sanitária de peças de caça. TOTAL HORAS 4 Horas 4 Horas Orgânica da componente prática A componente prática irá ser desenvolvida em ambiente real de montaria realizadas na área epidemiológica de risco para a tuberculose em espécies animais de caça maior definidas no Edital Nº1. Em cada aula prática, 5 formandos, acompanharão a actividade de avaliação sanitária de caça maior desempenhada por um formador (lista em baixo) que ficará responsável pela sua formação garantindo que cada formando aplicará os conhecimentos adquiridos na componente teórica e executará adequadamente os procedimentos de avaliação sanitária de caça maior de acordo com um protocolo, previamente definido pela comissão científica do curso, e facultado pelo formador no início da aula prática. EÓRICA

3 Conteúdos programáticos TEÓRICA Enquadramento geral da legislação cinegética; Organização e ordenamento da caça em Portugal Eng. Rogério Rodrigues Conteúdos programáticos: Apresentação dos aspectos relevantes da legislação cinegética e da organização e ordenamento da caça maior em Portugal dando particular ênfase às temáticas que directa ou indirectamente se podem relacionar com avaliação sanitária destes exemplares. Principais doenças das espécies de caça maior caçadas em Portugal. Epidemiologia, sinais clínicos e quadro lesional Prof.ª Madalena Vieira-Pinto Conteúdos programáticos: Apresentação das principais doenças que podem afectar as espécies animais de caça maior, com caracterização dos principais sintomas e lesões que podem ser passíveis de identificação no decurso da avaliação sanitária de caça, caracterização dos hospedeiros e definição dos ciclos biológicos, identificação dos materiais infectantes, formas de transmissão, vias de infecção, e apresentação das principais medidas de controlo com o objectivo de protecção da saúde animal e da saúde pública. Tuberculose/micobacterioses em caça maior Prof.ª Madalena Vieira-Pinto Conteúdos programáticos: Enquadramento e importância do tema no contexto Português e Europeu. Caracterização da doença e do agente etiológico. Identificação do quadro lesional e respectivos diagnósticos diferenciais. Estratégias de controlo da doença. O papel do médico veterinário. Avaliação sanitária de caça maior. Identificação de lesões e anomalias que podem ser observadas no decurso da avaliação sanitária das peças de caça maior Profª. Madalena Vieira-Pinto Conteúdos programáticos: Procedimentos de avaliação sanitária de peças de caça maior, apresentação de sinais e lesões observáveis no decurso dessa avaliação e respectivo significado(s) nosológico(s). Regras e cuidados a ter no decurso desta actividade. Legislação e disposições administrativas Dr. Miguel Lamelas Conteúdos programáticos: - Regulamentos (CE) n.º 853 e 854/ colocação de carne de caça no mercado; - Portaria n.º 699/ fornecimento direto de pequenas quantidades de carne de caça; - Edital n.º 1 de Tuberculose em caça maior medidas em vigor na área de risco.

4 - Curriculum vitae dos formadores - COMPONENTE TEÓRICA - Maria Madalena Vieira Pinto Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 1993, concluiu, em Julho de 1999, o curso de Mestrado em Produção Animal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, em Julho de 2006, as provas de Doutoramento. Desde 1998 é docente na área Inspecção Sanitária e Segurança Alimentar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, colaborando como docente destas áreas temáticas em diversos mestrados. Colaborou, igualmente como formadora na Universidade Aberta e no IREC em áreas relativas à inspecção de caça e zoonoses. Actualmente faz parte da Coordenação do Curso de Formação Avançada em Actividade Cinegética da UTAD e assume o cargo de Vogal do Mestrado em Segurança Alimentar. Em 2008, foi responsável Científica pelo Curso de Formação Certificado Exame Inicial de Caça Abatida em Zonas Zonas de Caça. Desenvolve a sua actividade de investigação, sobretudo em suínos e caça, nos domínios da Inspecção Sanitária, Zoonoses e Segurança Alimentar. Neste âmbito, tem publicado diversos artigos internacionais e nacionais em revistas, livros, participa em diversas reuniões científicas como oradora, é membro de projectos europeus, e orienta diversas teses de mestrado e doutoramento. Presentemente, ocupa o cargo de secretária da WAVES Portugal (Wild Animal Vigilance Euromeditrranean Society) e consultora da WAVES Internacional. É responsável por diversos protocolos que têm como objectivo a colaboração em trabalhos de promoção, desenvolvimento e formação no domínio da higiene e segurança alimentar de caça abatida para consumo. Rogério Paulo Rodrigues Licenciado em Engª Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ( ), tendo posteriormente frequentado o Master Universitário Internacional Gestíon y Conservacíon de la Fauna Salvage Euromediterránea, organizado pela WAVES Wild Animals Vigilance Euromediterranean Society, e pela Universidad de León ( ). Desenvolveu entre Outubro de1988 e Dezembro de 1992 a sua actividade profissional no sector privado, nas empresas Floresta Verde - Sociedade de Exploração Florestal e Agrícola Lda, e na Emporsil, Empresa Portuguesa de Silvicultura Lda. Em Janeiro de 1993 iniciou a sua actividade na função pública, na então Direcção Geral das Florestas, continuando até ao momento a exercer a sua actividade nos diferentes organismos da Administração Pública que tutelam os Serviços Florestais. Neste período e desde 1998 exerceu a sua actividade com maior enfase na área dos Recursos Silvestres, tendo exercido ainda alguns cargos dirigentes como Chefe da Divisão de Caça e Pesca nas Águas Interiores da DRATM ( ), Chefe de Divisão de Caça e Pesca da Circunscrição Florestal do Norte na DGRF ( ), e desde Setembro de 2008, e até à presente data, exerce o cargo de Director Regional das Florestas do Norte, na Autoridade Florestal Nacional.

5 Miguel Lamela Licenciou-se em Medicina Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1997, tendo efetuado uma pós-graduação em Estatística aplicada à Biologia e Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Exerceu atividade de clínica e sanidade de ruminantes em 1997 e Foi Inspetor Sanitário de carnes frescas na região de Lisboa e Vale do tejo entre 1998 e 2010, tendo participado na coordenação desta atividade na DIV Oeste. Atualmente é técnico da Direção de Serviços de Higiene Pública Veterinária, estando sobretudo afeto aos assuntos relativos à inspeção e produção de carnes. É formador da Direção Geral de Veterinária nos cursos de inspeção e auditoria de HACCP. - Curriculum vitae dos formadores - COMPONENTE PRÁTICA - João Serejo Proença Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em Julho de Desempenhou funções na Cooperativa dos Produtores de leite do concelho de Mafra, no Centro Militar de Mafra, na Direção Geral dos Serviços Agrícolas Comissão de Gestão do Perímetro Hidro-Agrícola de Idanha-a-Nova, na Direção Regional de Agricultura da Beira Interior, na Câmara Municipal de Idanha-a-Nova Médico Veterinário Municipal, cargo que ocupa presentemente. Participa em estudos epidemiológicos da evolução de Zoonoses na população de selvagens e domésticos na área do concelho de Idanha-a-Nova e na elaboração de relatórios de arquivo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Iniciou, em 1981, a assistência nas montarias para proceder à observação e avaliação sanitária das peças de caça maior abatidas (veado, gamo, muflão e javali) destinadas ao consumo humano e, em 1999, a actividade de inspeção sanitária de caça em estabelecimento de preparação. Manuel Vassalo Cruz Licenciado em Medicina Veterinária em Exerce as funções de: Médico Veterinário Municipal desde 1983, Inspector Sanitário no matadouro de Fornos de Algodres de 1983 a 1986, Inspector Sanitário e Classificador de Carcaças de 1986 a 1988, Inspector Sanitário no matadouro do Estabelecimento Prisional de Alcoentre de 1989 a 1995,Inspector Sanitário na Empresa Returcaça desde 1989 e no Centro de Recolha de Caça Maior da Returcaça de 1989 até ao seu encerramento em Igualmente foi o coordenador do projecto aprovado do matadouro de bovinos e centro de recolha de caça grossa, da SAPAP, em Moamba, Moçambique, desde Actualmente exerce funções de Médico Veterinário Municipal de Azambuja desde Igualmente possui a carteira profissional nº1919, desde 2003 de guia profissional de caça grossa em Moçambique, sendo igualmente guia de caça maior em Portugal desde 1989.

6 Pedro Joaquim Hilário Valente Neves Cardoso Licenciatura em Medicina Veterinária, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Março de Desenvolve a sua actividade profissional como assistente convidado da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, como Medico Veterinário Coordenador/Executor na OPP de Castelo Branco, como Medico Veterinário Executor na OPP ACRISABUGAL e desempenha a actividade de avaliação sanitária em caça maior nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a- Nova e V. V. Ródão e no cumprimento dos Planos Vigilância de espécies selvagens da DGV. Andreia Gil Licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2007, na qual desenvolveu estágio curricular intitulado Inspecção Sanitária de Caça Selvagem, em Idanha-a Nova. Foi autora de artigos no âmbito da inspecção e patologias da caça. Presentemente desempenha funções de Médica Veterinária executora do ADS/OPP de torre de Moncorvo e colabora em procedimentos de avaliação sanitária de caça maior na região de Idanha-a-Nova. Nuno Gonçalo Carvalho Caroço dos Santos Licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa em Março de Cédula profissional nº Mestrado em Saúde Pública Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa com o tema Tuberculose no javali em Portugal em Setembro de Aluno de doutoramento do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho (ICVS-UM), sobre epidemiologia da tuberculose em ungulados selvagens. Trabalha desde 1997 em medicina veterinária de animais selvagens, nomeadamente no Parque Nacional da Peneda-Gerês e em vários estudos sobre sanidade de espécies cinegéticas e protegidas. Efectuou avaliação sanitária e recolha de amostras para estudo em 63 montarias no Minho, Trás-os-Montes, Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo. Autor de 10 artigos científicos e de 25 comunicações em congressos nacionais e internacionais, na área da medicina zoológica. João Carlos Rodrigues Alberto Mestrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Medicina Veterinária no ano de 2009 tendo apresentado a dissertação de tese intitulada "Study of Bovine Tuberculosis (Mycobacterium bovis) in large game hunted in Idanha-a-Nova county". O trabalho de investigação desenvolvido no decurso do mestrado já foi alvo de apresentação em diversos congressos nacionais e internacionais, tendo igualmente já sido publicado em revistas internacionais e em capítulos do livro "Game Meat Hygiene in Focus". Actualmente exerce a actividade de Médico Veterinário em animais de companhia e desempenhou funções de avaliação sanitária de caça maior na época venatória de no âmbito da aplicação do Edital Nº1.

7 Luís Manuel Faria Teodósio Figueira CP 1726, licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1995, com pós graduação em Produção Animal, pela Universidade dos Açores, em Assistente convidado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, desde Março de Exerce, desde 1995, actividade de Médico Veterinário Executor das OPP de Castelo Branco e Sabugal, com áreas de intervenção nos concelhos de Penamacor, Idanha-a-Nova, Fundão e Sabugal. Desde a mesma data, exerce Clínica e Cirurgia em Animais de Interesse Pecuário e em Animais de Companhia nos concelhos de Penamacor, Fundão e Sabugal. Desde 1997 exerce funções de Médico Veterinário Assistente da Reserva Natural da Serra da Malcata e desde o ano de 2010 integra o Grupo de trabalho técnico veterinário do Lince Ibérico. Desde 2002 exerce funções de Médico Veterinário Municipal do Município de Penamacor. Desde o ano de 2009 dá assistência a montarias para proceder ao exame inicial dos animais abatidos nos concelhos de Penamacor e Idanha-a-Nova, fazendo também colheita de amostras para estudos epidemiológicos. Desde esta data faz, pontualmente, inspecção sanitária num estabelecimento de preparação de caça. Co-autor de várias comunicações em Congressos Nacionais nas áreas de Inspecção Sanitária e Epidemiologia de Micobacterioses em mamíferos selvagens. Orientador de vários trabalhos finais de licenciatura, na área científica das Ciências Veterinárias. Ana Cristina Outeiro Correia de Matos CP 1886, licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1996, Mestre em Ciências Agrárias-Produção Animal, pela Universidade Trás-os- Montes e Alto Douro em 2005, na área de Tecnologia Alimentar em conservação e embalagem de carne de avestruz. Em 2007 concluiu o período de docência do Programa de Doutoramento de Medicina y Cirurgia Canina y Felina, na Faculdad de Veterinaria da Universidad de Extremadura- Cáceres. Encontra-se a realizar os trabalhos científicos com vista à preparação da tese de Doutoramento em Ciências Veterinárias, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro subordinados ao tema: Contribuição para o estudo epidemiológico e histopatológico em micobacterioses de mamíferos silvestres, encontrando-se a realizar colheitas de amostras em montarias desde Fevereiro de 2009, prestando também assistência à avaliação sanitária dos animais de caça maior nos concelhos de Penamacor e Idanha-a-Nova. Autora e Co-autora de várias comunicações em Congresso Nacionais e Internacionais nas áreas de Parasitologia, Inspecção Sanitária e Epidemiologia de Micobacterioses em mamíferos selvagens. De Março de 1998 a Outubro de 1999 exerceu funções de Inspectora Sanitária da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) no Matadouro Oviger, S.A. em Alcains e deu apoio ao Laboratório de Diagnóstico Veterinário Alcains. De Outubro de 1999 até ao presente momento exerce funções de docente nas áreas científicas de Ciências Veterinárias; Tecnologia e Microbiologia Alimentar, Controlo de Qualidade Alimentar, Produção Animal e Higiene e Sanidade Animal na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Orientadora de vários trabalhos finais de licenciatura,

8 nas áreas científicas da Tecnologia Alimentar, Controlo de Qualidade, Microbiologia, Higiene e Sanidade Animal e Ciências Veterinárias, sendo alguns dos quais realizados no controlo de qualidade alimentar em espécies cinegéticas abatidas para consumo humano.

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão e Políticas Públicas 2ªEdição O B J E T I V O S Criar valor para os decisores públicos e para os agentes privados, através

Leia mais

Madalena Vieira-Pinto. Tuberculose em caça maior. Exame inicial em caça maior. Tuberculose em caça maior - Importância do exame inicial

Madalena Vieira-Pinto. Tuberculose em caça maior. Exame inicial em caça maior. Tuberculose em caça maior - Importância do exame inicial Tuberculose em caça maior Exame inicial em caça maior Prof.ª Inspeção Sanitária e Segurança Alimentar Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro mmvpinto@utad.pt A tuberculose é uma doença contagiosa

Leia mais

REGIONAL AÇORES LISTA B

REGIONAL AÇORES LISTA B Assembleia Regional dos Açores Presidente Hernani Martins Membro 447 Licenciado pela ESMV em 1984. Exerceu funções como Médico Veterinário pela Direção dos Serviços Veterinários de Angra do Heroísmo, sendo

Leia mais

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA 2014 1. DADOS BIOGRÁFICOS Ana Maria Correia Rodrigues Prata nasceu no dia 9 de Outubro de 1949, na

Leia mais

AVISO N.º 5/2015 ESTÁGIOS PEPAL, 5.ª EDIÇÃO

AVISO N.º 5/2015 ESTÁGIOS PEPAL, 5.ª EDIÇÃO AVISO N.º 5/205 ESTÁGIOS PEPAL, 5.ª EDIÇÃO Torna-se público, nos termos e para os efeitos do n.º do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 66/204, de 6 de novembro conjugado com o artigo 3.9 da Portaria n.º 254/204,

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA. Diário da República, 2.ª série N.º 219 11 de Novembro de 2008 46321. Comando do Pessoal

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA. Diário da República, 2.ª série N.º 219 11 de Novembro de 2008 46321. Comando do Pessoal Diário da República, 2.ª série N.º 219 11 de Novembro de 2008 46321 EXÉRCITO Comando do Pessoal Direcção de Administração de Recursos Humanos Repartição de Pessoal Militar Despacho n.º 28951/2008 Por despacho

Leia mais

Alcochete: Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere.

Alcochete: Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere. PROGRAMA 11ª Edição Locais: : Campo de Tiro, Sitio das Hortas, Salinas do Samouco; Rio Tejo e Rio Zêzere. Destinatários: Interessados em desenvolver esta profissão, a tempo inteiro ou parcial. Animadores

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto

Leia mais

Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal e de Auditores FSC.

Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal e de Auditores FSC. Rua Diana de Liz - Horta do Bispo, Apartado 320 7006-804 Évora Telefone: 266769564/5 FAX: 266769566 E-mail : certis@certis.pt Curso Integrado de Auditores Florestais e de Cadeia de Responsabilidade PEFC

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. Série. Número 183

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. Série. Número 183 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 9 de outubro de 2015 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS Despacho n.º 441/2015 Nomeia em regime de substituição o licenciado

Leia mais

Gestão do Desporto Profissional

Gestão do Desporto Profissional - Diplomas e Certificações Aos alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas será atribuído um Diploma de em Gestão do Desporto Profissional e um certificado das disciplinas realizadas. Aos formandos

Leia mais

GUIA DO CURSO. 2ª Edição ( ) COORDENADOR: Prof. Doutor Mário do Carmo

GUIA DO CURSO. 2ª Edição ( ) COORDENADOR: Prof. Doutor Mário do Carmo GUIA DO CURSO 2ª Edição (-2011) COORDENADOR: Prof. Doutor Mário do Carmo ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO...3 2. CARACTERIZAÇÃO DO CURSO...9 2.1. Destinatários...9 2.2. Condições de Acesso...9 2.3 Objectivos...9

Leia mais

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento

dispositivos médicos do conceito ao mercado curso de pós-graduado de atualização e de aperfeiçoamento Objetivos Enquadramento dispositivos médicos do conceito ao mercado Enquadramento O setor dos dispositivos médicos (DMs) é de elevada complexidade técnico-científica e regulamentar. Na sociedade atual a sua utilização é cada

Leia mais

CONSELHO DIRECTIVO LISTA A

CONSELHO DIRECTIVO LISTA A Presidente Laurentina Maria Rilhas Pedroso Membro 1406 Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa em 1985. Doutorada pela University of Newcastle Upon Tyne, Inglaterra

Leia mais

Introdução. Destinatários. Condições de Acesso

Introdução. Destinatários. Condições de Acesso Introdução A caça constitui uma importante ferramenta para a gestão da natureza e um excelente motor de desenvolvimento de um meio rural cada vez mais abandonado e sem atrativo para a juventude. A caça,

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA (ESAS)

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA (ESAS) INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA (ESAS) Informação sobre os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária

Leia mais

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976).

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976). 1 IDENTIFICAÇÃO Artur Olímpio Ferreira Gonçalves da Silva, nascido na freguesia de Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, em 01 de Abril de 1946. 2 - HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS AUDITORIAS INTERNAS DE 2009

RELATÓRIO ANUAL DAS AUDITORIAS INTERNAS DE 2009 RELATÓRIO ANUAL DAS AUDITORIAS INTERNAS DE 2009 1. Introdução O Gabinete de Auditorias (GA) foi estabelecido pelo Despacho nº 1736, de 29 de Abril de 2008, publicado no Diário da República nº 122, II Série,

Leia mais

Biografias dos membros do Júri

Biografias dos membros do Júri Biografias dos membros do Júri Ana Paula Ramalho Amendoeira Atualmente Diretora Regional da Cultura do Alentejo. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985) e Mestre

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO.Certificado pela ANEF-Associação Nacional de Entidade Formadoras.Certificação CEPESE-DGERT-CNAEF-Área 345 Gestão e Administração Nível 6 ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS DO

Leia mais

(José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa)

(José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa) Despacho n.º /2010 Nos termos conjugados do n.º 1 do artigo 19.º e da alínea h) do n.º 1 do artigo 25.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e pela Lei n.º

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! MENSAGEM D IRETOR-GERAL O ISAL, desde 2006, na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente

Leia mais

FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL

FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL EDITAL N.º 13 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL Carlos Manuel Agrela Pinheiro, Director-Geral de Veterinária, na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária Nacional, torna público que: A língua azul

Leia mais

Nome: FERNANDO MANUEL DOS SANTOS CARDOSO. Naturalidade: Freguesia do Bonfim, concelho e distrito do Porto. Data de Nascimento: 7 de Setembro de 1956

Nome: FERNANDO MANUEL DOS SANTOS CARDOSO. Naturalidade: Freguesia do Bonfim, concelho e distrito do Porto. Data de Nascimento: 7 de Setembro de 1956 I. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: FERNANDO MANUEL DOS SANTOS CARDOSO Naturalidade: Freguesia do Bonfim, concelho e distrito do Porto Data de Nascimento: 7 de Setembro de 1956 II. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Leia mais

www.mpassos-advogados.com

www.mpassos-advogados.com INFORMAÇÃO PESSOAL Márcia Passos C. Escritórios Fórum Maia, R. Barão S. Januário, 33, escritório 46, 4470-473 Maia, Portugal Av. D. João II, n.º 50, 4.º andar, Ed. Mar Vermelho Parque das Nações 1990-095

Leia mais

Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus. Curriculum Vitae

Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus. Curriculum Vitae Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus Curriculum Vitae Novembro de 2012 Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido, nomes próprios: Deus, Ernesto José Rodrigues Cardoso de Correio electrónico: ernesto_de_deus@hotmail.com

Leia mais

WORKSHOP A IMPORTÂNCIA DA SILVICULTURA NA SANIDADE DOS POVOAMENTOS DE EUCALIPTO

WORKSHOP A IMPORTÂNCIA DA SILVICULTURA NA SANIDADE DOS POVOAMENTOS DE EUCALIPTO INFORMAÇÃO OUTUBRO 2016 WORKSHOP A IMPORTÂNCIA DA SILVICULTURA NA SANIDADE DOS POVOAMENTOS DE EUCALIPTO Auditório da Confederação dos Agricultores de Portugal, 15 de Novembro, 14h 30m A Confederação dos

Leia mais

Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha. (Recomendação CRUP)

Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha. (Recomendação CRUP) Regulamento para obtenção do Grau de Mestre pelos Licenciados Pré-Bolonha (Recomendação CRUP) Na sequência da Recomendação do CRUP relativa à aquisição do grau de mestre pelos licenciados Pré-Bolonha,

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA. (edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA. (edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA (edição 2010 2012) Nos termos do Decreto Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto Lei n.º

Leia mais

LICENCIATURA em Agronomia, especialidade de Agro-Pecuária. Instituto Superior de Agronomia. Universidade Técnica de Lisboa (1975).

LICENCIATURA em Agronomia, especialidade de Agro-Pecuária. Instituto Superior de Agronomia. Universidade Técnica de Lisboa (1975). Ficha Biográfica Raul Fernandes Jorge, nasceu no Porto em 1952. Licenciado em Agronomia, especialidade de agro-pecuária, pelo ISA/UTL. Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS EPDSI ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO DE DADOS E DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CURSO INTENSIVO ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INTER-INSTITUCIONAL PARA CAPACITAÇÃO DE ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO

Leia mais

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016 Ponto 1 da Ordem de Trabalhos: Deliberar sobre a eleição da Mesa da Assembleia Geral para o quadriénio 2016/2019 Proposta O

Leia mais

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber:

A oferta de pós-graduações do ISAL para o ano letivo 2018/2019 assenta em quatro pós-graduações em áreas e sectores de atividade distintos, a saber: 2 0 1 8 / 2 0 1 9 MENSAGEM D IRETOR-GERAL O ISAL, desde 2006, na linha de continuidade com a sua principal vocação, o ensino superior, e no âmbito da sua política convergente com as necessidades regionais,

Leia mais

1. Dados Biográficos... 2. 2. Graus Académicos... 2. 3. Atividade Docente... 2. 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos...

1. Dados Biográficos... 2. 2. Graus Académicos... 2. 3. Atividade Docente... 2. 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos... 0 Índice 1. Dados Biográficos... 2 2. Graus Académicos... 2 3. Atividade Docente... 2 4. Cargos Científicos, Pedagógicos e Administrativos... 3 5. Propostas de Criação de Ciclos de Estudos... 6 6. Consultorias

Leia mais

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG Executive Programs ISAG www.isag.pt VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG.

Leia mais

Miguel Ângelo Fernando de Castro

Miguel Ângelo Fernando de Castro Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Miguel Ângelo Fernando de Castro [Todos os campos do CV são opcionais. Remova os campos não preenchidos.] Rua Soeiro Pereira Gomes, nº2, 2740-165 Porto Salvo 919173607

Leia mais

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS)

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) Objetivos do curso: O objetivo do curso de Master Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral é transmitir competências avançadas

Leia mais

PRESS RELEASE 9as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora Évora Hotel 10 e 11 de Março 2017

PRESS RELEASE 9as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora Évora Hotel 10 e 11 de Março 2017 PRESS RELEASE 9as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora Évora Hotel 10 e 11 de Março 2017 3as Jornadas Monte Selvagem Animais Exóticos Aves Cuidados Veterinários e Bem-Estar, Évora Hotel e

Leia mais

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS EPDSI ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO DE DADOS E DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CURSO INTENSIVO ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INTER-INSTITUCIONAL PARA CAPACITAÇÃO DE ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO

Leia mais

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA A ORIGEM Tudo começou em 1969 com um grupo de jovens. O sítio arqueológico do Monte de São Martinho foi o ponto de partida para as andanças nos arredores de Castelo Branco,

Leia mais

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã Plano de Acção 2006/2007 Rede Social Concelho da Lourinhã E I X O I Intervenção Dirigida a Grupos Específicos EIXO I : INTERVENÇÃO DIRIGIDA A GRUPOS ESPECIFICOS OBJECTIVO GERAL: Até Dezembro de 2007 existem

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Correio(s) electrónico(s) Soromenho Gomes / Luís Filipe Telemóvel: Telefone(s) +351 281 510 000 Fax(es) +351 281 510

Leia mais

EDITAL N. º 34 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL

EDITAL N. º 34 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL EDITAL N. º 34 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL Maria Teresa da Costa Mendes Vítor Villa de Brito, Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária, na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária Nacional,

Leia mais

Breve Curriculum Vitae. Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge

Breve Curriculum Vitae. Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge Breve Curriculum Vitae Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge novembro de 2012 Índice 1. Dados gerais 1 2. Graus 1 3. Experiência docente 1 4. Outras atividades académicas 2 5. Atividades científicas

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL LISTA A

ASSEMBLEIA GERAL LISTA A ORGÃOS NACIONAIS Delegação Regional Norte João Paulo de Carvalho Alves Costa Nº membro - 513 Licenciado pela FMV - UTL em 1989. Exerceu funções no ADS - ACRIGA. De 1991 até a presente data, exerce funções

Leia mais

José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira. Curriculum Vitae

José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira. Curriculum Vitae José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira Curriculum Vitae - Nascido na Póvoa de Varzim, em 10.10.1944 - Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1968 - Licenciado em

Leia mais

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO LIDERAR NO DESPORTO Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO CV S PRELECTORES V CONTACTOS CONDIÇÕES VALOR PRAZOS

Leia mais

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 1. Parte 1 Objectivos, valor e designação das bolsas 1.1. O programa PARSUK Xperience pretende dar a oportunidade a alunos de licenciatura ou mestrado em Portugal

Leia mais

D.G.F.C.Q.A. Segurança Alimentar em Portugal. Maria de Lourdes Gonçalves

D.G.F.C.Q.A. Segurança Alimentar em Portugal. Maria de Lourdes Gonçalves Segurança Alimentar em Portugal Maria de Lourdes Gonçalves 25/11/2005 SEGURANÇA ALIMENTAR O que é? A produção, transformação, distribuição e fornecimento de alimentos que não prejudicam a saúde do consumidor

Leia mais

Utilizar folhas suplementares se necessário. INIA Mod. 2/01-1

Utilizar folhas suplementares se necessário. INIA Mod. 2/01-1 Programa AGRO Medida 8 - Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração Acção 8.1 - Desenvolvimento Experimental e Demonstração (DE&D) 1º Concurso Público - 2001 Caracterização da Participação 1 - Título do

Leia mais

VIII CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO TEMÁRIO 2.ª FEIRA 13/07/09

VIII CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO TEMÁRIO 2.ª FEIRA 13/07/09 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL VIII CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 13 a 17 de Julho de 2009 Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração.

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração. Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Simonetta Luz Afonso 18/07/2012 2012-2015 Conselho de Administração Vogal (1) Vogal (2) Prof. António Lamas* Dr. Manuel Baptista**

Leia mais

Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro CURRICULUM VITAE

Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro CURRICULUM VITAE Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro CURRICULUM VITAE FEVEREIRO, 2008 Dados biográficos Nome: Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro Data de Nascimento: 25 de Julho de

Leia mais

Formação Modular Certificada Acções de Curta Duração 2010

Formação Modular Certificada Acções de Curta Duração 2010 Organização e Gestão 621 Gestão da Produção 50 9ºano 345 - Gestão e Administração 4742 Organização da Manutenção 25 6ºano 521 - Metalurgia Metalomecânica 4563 Preparação do Trabalho, Planeamento e Orçamentação

Leia mais

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA O PODER DAS IDEIAS CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 30 Horas lectivas / Teórica e Prática / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Doutora

Leia mais

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO regime blearning

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO regime blearning 2018>2019 GUIA. MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO regime blearning APRESENTAÇÃO REGIME O mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação

Leia mais

Pós-graduação Tecnologia Aeronáutica. Edital 2013/2014

Pós-graduação Tecnologia Aeronáutica. Edital 2013/2014 Pós-graduação Tecnologia Aeronáutica Edital 2013/2014 Setúbal, dezembro de 2012 ENQUADRAMENTO E OBJECTIVOS O curso de Pós-Graduação em Tecnologia Aeronáutica (PGTA) é uma realização da Escola Superior

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Conselho de Administração. Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro. Dr. José Alberto Ventura da Cruz

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Conselho de Administração. Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro. Dr. José Alberto Ventura da Cruz Modelo de Governo Mandato 2006 2008 Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Conselho de Administração Presidente Vogal (1) Vogal (2) Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro Dr. José Alberto Ventura da Cruz

Leia mais

ENGENHARIA NATURAL ACTIVIDADES A DESENVOLVER CUSTO DOCUMENTAÇÃO

ENGENHARIA NATURAL ACTIVIDADES A DESENVOLVER CUSTO DOCUMENTAÇÃO WORKSHOP TÉCNICAS DE ENG. NATURAL DO PROJECTO À EXECUÇÃO 27 A 29 DE SETEMBRO 2018 ENGENHARIA NATURAL É uma disciplina que combina os princípios da engenharia hidráulica e de solos, com conceitos biológicos

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE LISBOA CANDIDATURAS À INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS DO 1.º, 2.º, 3.º CICLOS DE ESTUDOS DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA EDITAL 2014 2015 Luís Manuel Morgado Tavares, Professor Catedrático

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 Série 3.º Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Despacho n.º 48-B/GRH/2012 Designa em regime

Leia mais

CURSO DE PÓS-LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO

CURSO DE PÓS-LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO CURSO DE PÓS-LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Posted on 22 Março, 2018 Page: 1 Está aberto um curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, publicado

Leia mais

Filiação: José da Encarnação Correia Cintra e de Liberdade das Dores Ferreira Cintra. Carta de Condução: FA 37991 Ligeiros, Pesados e Motociclos

Filiação: José da Encarnação Correia Cintra e de Liberdade das Dores Ferreira Cintra. Carta de Condução: FA 37991 Ligeiros, Pesados e Motociclos CURRICULUM VITAE Mário José Ferreira Cintra, nasceu em 1954, em Ferragudo, Concelho de Lagoa. Filho de José da Encarnação Correia Cintra, já falecido, marinheiro/pescador e de Liberdade das Dores Ferreira

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. Deliberação n.º 46/2019 de 10 de maio Autores - Comissão Técnica Permanente Eng.ª Maria

Leia mais

Jorge dos Santos Rodrigues Fernandes

Jorge dos Santos Rodrigues Fernandes Jorge dos Santos Rodrigues Fernandes 2013-2017 Técnico agrícola na empresa BioApis LDA Exerceu funções de sócio gerente na empresa BioApis LDA, na qual foi responsável pelo desenvolvimento de um projecto

Leia mais

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Ensino Primário Frequentou no Ensino Primário a Escola Primária de Figueira e Barros, tendo feito o exame da 4ª Classe na Escola Primária de Avís e o exame de admissão aos Liceus,

Leia mais

Morgado Véstia / Maria de Lurdes Pinto da Silva Farinha

Morgado Véstia / Maria de Lurdes Pinto da Silva Farinha Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Telefone(s) Fax(es) Correio(s) electrónico(s) Nacionalidade Morgado Véstia / Maria de Lurdes Pinto da Silva Farinha Rua Fernão

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome PEREIRA, LUCÍLIA DOS SANTOS NUNES Morada 301, ORTIGOSA, EDIFÍCIO OÁSIS, 5100-076, LAMEGO, PORTUGAL Telefone 254 688 476 Telemóvel 963 481 872

Leia mais

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS

EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Professor Doutor Luís Correia Instituto de Telecomunicações Instituto Superior Técnico EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO ELECTROMAGÉTICA: APLICAÇÕES AOS TELEMÓVEIS Aborda-se a exposição de pessoas à radiação electromagnética,

Leia mais

Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas. Agro-Ambientais e Silvo-Ambientais

Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas. Agro-Ambientais e Silvo-Ambientais Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas Agro-Ambientais e Silvo-Ambientais Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas Manutenção da Actividade Agrícola fora da Rede Natura

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA Mestre em Património Cultural (Universidade Católica Portuguesa, 2005) Licenciado em Direito

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento Código de candidato CARACTERIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO Carreira Categoria

Leia mais

Ana Maria Contente de Vinha Novais CURRICULUM VITAE

Ana Maria Contente de Vinha Novais CURRICULUM VITAE Ana Maria Contente de Vinha Novais CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Ana Maria Contente de Vinha Novais Data de nascimento: 13 de Março de 1960 Local de nascimento: freguesia de S. Sebastião da Pedreira,

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento Código de candidato A preencher pela entidade empregadora CARACTERIZAÇÃO DO

Leia mais

Regulamento de Estágio dos Cursos de 1º Ciclo da ESACB. 1. Âmbito

Regulamento de Estágio dos Cursos de 1º Ciclo da ESACB. 1. Âmbito Regulamento de Estágio dos Cursos de 1º Ciclo da ESACB 1. Âmbito O presente Anexo ao Regulamento Interno de Avaliação da ESACB fixa as normas gerais relativas ao funcionamento da Unidade Curricular do

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Árbitro da Câmara de Recurso e da 1ª Instância no Tribunal Arbitral do Desporto;

CURRICULUM VITAE. Árbitro da Câmara de Recurso e da 1ª Instância no Tribunal Arbitral do Desporto; CURRICULUM VITAE Sérgio Nuno Coimbra Castanheira C.C. n.º 11742681 Contribuinte Fiscal n.º 226811506 Data de nascimento: 20/01/1980 Residência: Av. Calouste Gulbenkian, n.º75, 4.ºDrt, 3000-092 Coimbra

Leia mais

Acção de Formação Reforço das capacidades das Autoridades Competentes. Curso sobre Boas Práticas de Fabrico, HACCP, Auditoria e Métodos de Ensino

Acção de Formação Reforço das capacidades das Autoridades Competentes. Curso sobre Boas Práticas de Fabrico, HACCP, Auditoria e Métodos de Ensino Acção de Formação Reforço das capacidades das Autoridades Competentes Curso sobre Boas Práticas de Fabrico, HACCP, Auditoria e Métodos de Ensino ENQUADRAMENTO: As novas leis nacionais aplicáveis ao sector

Leia mais

Cursos de Formação Especializada 2018/2019. Curso de Formação Especializada Ser Empreendedor

Cursos de Formação Especializada 2018/2019. Curso de Formação Especializada Ser Empreendedor Cursos de Formação Especializada 2018/2019 Curso de Formação Especializada Ser Empreendedor 1.ª Edição Coordenação Científica: Professora Doutora Patrícia Palma Coordenação Executiva: Dra. Isabel Neves

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Nacionalidade Sousa Moniz, Luísa Vieira de Magalhães Portugal Data de nascimento 01/12/1961 Sexo Experiência profissional Datas

Leia mais

INFORMAÇÃO PESSOAL LIMA, EMANUEL AUGUSTO VIDAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

INFORMAÇÃO PESSOAL LIMA, EMANUEL AUGUSTO VIDAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome LIMA, EMANUEL AUGUSTO VIDAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. ACTIVIDADE DOCENTE Datas De ano lectivo 1989/1990 a ano lectivo

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos.

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 1 CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2.1. Licenciado em Ciências

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Porto) Deliberação n.º 55/2019, de 29 de maio Autores - Comissão Técnica

Leia mais

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) Despacho n.º /2015 Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto (IPLeiria) Preâmbulo Nos termos do n.º 1 do artigo 15.º da Lei n.º 46/86, de 14.10 1,

Leia mais

SEMANA da LEITURA 2011 IMAGEM

SEMANA da LEITURA 2011 IMAGEM SEMANA da LEITURA 2011 IMAGEM FICHA de IDENTIFICAÇÃO do estabelecimento: Escola Visconde de Vila Maior do agrupamento: Torre de Moncorvo Cartaz Folheto Fotografias Distrito:Bragança Concelho:Torre de Moncorvo

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos 4ªEdição O B J E T I V O S A presente pós-graduação pretende desenvolver competências técnicas e humanas

Leia mais

EDITAL N. º 40 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL

EDITAL N. º 40 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL EDITAL N. º 40 FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL Álvaro Pegado Lemos de Mendonça, Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária Nacional, torna público que:

Leia mais

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976).

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976). Força Aérea: Tenente-General António Carlos Mimoso e Carvalho Nomeado para o STJ a 12 de Setembro de 2014 Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG desenvolver programas que se encontram

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA Considerando - Que a Educação é um direito de todos, cabendo ao Estado promover a sua democratização, bem como as condições

Leia mais

PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE

PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE Conselho Português para os Refugiados (CPR) O CPR, associação de solidariedade social e organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD), foi constituído

Leia mais

Departamento de Direito

Departamento de Direito ACTUALIDADES Conferência sobre a Prevenção e Investigação do Crime de Corrupção No dia 20 de Abril, pelas 15 horas, teve lugar a conferência Prevenção e Investigação do Crime de Corrupção em Portugal,

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Presidente Vice-Presidente Secretário Presidente Vogal (1) Vogal (2) Vogal (3) Conselho de Administração Francisco Luís Maia

Leia mais

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Oradores Someia Umarji Licenciada em Medicina Veterinária em 2004 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Médica Veterinária

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

CURRICULUM VITAE. - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. CURRICULUM VITAE I. DADOS PESSOAIS: NOME: Jorge Manuel Pontes Nobre Gregório EMAIL: jorgempngregorio-19904l@adv.oa.pt II. HABILITAÇÕES: - Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

2008 Concelho de Ourique

2008 Concelho de Ourique Plano de Acção 2008 Concelho de Rede Social Programa Rede Social Conselho Local de Acção Social de Janeiro 2008 Ficha Técnica Título: Plano de Acção 2008 do Concelho de Autoria: Núcleo Executivo da Rede

Leia mais