coolf et.org

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "www.coolfoodplanet.org www.efad.org coolf et.org www.eufic.org"

Transcrição

1 g olf or w. coo n lf o o d p l a et. g or co w w et. ww w.efa d.o.eufic.org w ww rg

2 Lembras-te de quando aprendeste a andar de bicicleta? A parte mais importante foi conseguir o equilíbrio certo. Quando conseguiste equilibrar-te sem problemas, os pedais passaram a rodar suavemente, para impulsionar as rodas e colocar a bicicleta em movimento. O mesmo é verdadeiro quando se trata de escolher os nossos alimentos. Uma vez que tenhamos aprendido a equilibrar cuidadosamente as quantidades e os tipos de alimentos consumidos, todos os órgãos do corpo funcionarão bem e o corpo trabalhará de forma efi ciente. Seguir estas dez dicas ajudar-te-á a manter a forma e a saúde. É tão fácil como andar de bicicleta, uma vez que consigas atingir o equilíbrio! MENOS DE Necessitas de fazer pequenas alterações para melhorar a tua pontuação! Estás a fazer boas escolhas para teres uma alimentação saudável no futuro! Muito bem! Estás a esforçarte, mas podias fazer melhor!

3 Vira as páginas deste pequeno livro para responderes a questões acerca da tua alimentação e estilo de vida e aprende dicas saudáveis à medida que avanças! Verifica a tua pontuação: praticas uma alimentação saudável? Escolhe a resposta que mais se assemelha à tua dieta e estilo de vida, pega numa caneta e num pedaço de papel e anota as tuas respostas.

4 1. Todos os dias: b. Só bebes um sumo de fruta a. 3 pontos b. 1 ponto c. 0 pontos a. 2 pontos b. 3 pontos c. 0 pontos 8 a. 3 pontos b. 2 pontos c. 1 ponto 11 a. 3 pontos b. 1 ponto c. 0 pontos a. 3 pontos b. 0 points a. 1 ponto b. 0 pontos c. 3 pontos a. 2 pontos b. 1 ponto c. 3 pontos a. Comes uma peça de fruta c. Comes mais do que 2 peças de fruta a. 0 pontos b. 3 pontos c. 3 pontos a. 3 pontos b. 1 ponto c. 0 pontos a. 1 ponto b. 3 pontos c. 2 pontos a. 3 pontos b. 0 pontos c. 2 pontos

5 VERIFICA A TUA PONTUAÇÃO... Comer é divertido... Aprecia a tua alimentação Partilhar uma refeição com a família e amigos em casa ou na escola é uma óptima maneira de desfrutar dos alimentos. É divertido ver a escolha de alimentos das outras pessoas o que é que os teus amigos comem? Experimentas alimentos diferentes todos os dias? Observa a tua lancheira ou o prato da comida. Quantos tipos diferentes de frutos e produtos hortícolas podes identifi car?

6 2. Ao pequeno-almoço: a. Bebes apenas leite, um sumo ou chá b. Não tomas pequeno-almoço c. Comes pão ou cereais com fruta e leite Mexe-te! Faz actividade física todos os dias Assim como uma bicicleta pode fi car enferrujada se não for utilizada durante algum tempo, os nossos músculos e os ossos também devem manter-se em movimento. A actividade física é necessária para manter o coração saudável e os ossos fortes. Também pode ser uma boa diversão. Tenta incluir alguma forma de actividade física todos os dias: pode ser apenas uma caminhada para a escola e subir as escadas. Contudo, jogos como saltar e futebol nos intervalos são bons para exercitar o corpo. A natação é um desporto particularmente bom para manter-te saudável.

7 10. Como te deslocas para a escola? a. A pé ou de bicicleta b. De autocarro (tenho de andar da paragem de autocarro até à escola) c. De carro 11. Fazes actividades ao ar livre ou praticas um desporto: O pequeno-almoço é uma refeição muito importante Tal como os carros, autocarros e comboios não podem andar sem combustível, o nosso corpo necessita de energia para funcionar. Especialmente depois de uma noite de sono, os níveis de energia estão baixos. Então, quer estejas em aulas ou fora de casa ou no fi m de semana, começa o dia com o pequeno-almoço. Um pequeno-almoço rico em hidratos de carbono é meio caminho andado: experimenta pão ou torradas ou cereais com leite, fruta ou iogurte. a. Tanto quanto possível todos os dias b. Apenas ocasionalmente c. Não gosto de ser activo

8 3. Comes um hambúrguer, batatas fritas, carnes fritas ou pizza: a. Não mais do que uma vez por semana b. Todos os dias Cuida dos teus dentes! Escova os teus dentes pelo menos duas vezes por dia Escova os teus dentes pelo menos duas vezes por dia. Comer alimentos ricos em açúcar ou amidos muitas vezes durante o dia pode contribuir para o aparecimento de cáries. Portanto, não petisques alimentos e bebidas todo o dia! As pastilhas elásticas sem açúcar podem ajudar a manter os teus dentes saudáveis. No entanto, a melhor maneira de manter um sorriso bonito é escovar os dentes duas vezes ao dia com uma pasta dentífrica com fl úor. Além disso, após escovares os dentes antes de dormir, não comas nem bebas mais nada, apenas água!

9 9. Com que frequência acrescentas açúcar às tuas refeições? a. Raramente (menos de uma vez por semana) b. Frequentemente, ao longo do dia c. Cerca de uma vez por dia Come alimentos variados em cada dia, a variedade é a receita para a saúde Por dia, necessitas de mais de 40 tipos diferentes de nutrientes (tais como vitaminas e minerais) para uma boa saúde. Tendo em conta de que não existe nenhum alimento que os contenha todos, é importante equilibrar as escolhas diárias. Na verdade, não há alimentos bons nem maus, por isso não precisas eliminar os alimentos de que gostas. A melhor maneira de se ter a certeza que se obtém o equilíbrio certo é comer uma ampla variedade de alimentos em cada dia.

10 4. Comes pão, massa, batatas, arroz ou cereais todos os dias? a. Sim, mas não como pão, massas, arroz ou cereais integrais b. Sim e às vezes também como pão, massa, arroz ou cereais integrais c. Não Sacia a tua sede. Bebe bastantes líquidos Sabias que mais de metade do teu peso é apenas água? Portanto, para além de forneceres ao teu corpo todos os alimentos de que necessitas em cada dia para te manteres saudável, precisas de pelo menos 5 copos de líquidos por dia. É particularmente importante beber em abundância se o tempo estiver muito quente ou se tiveres feito muito exercício. Geralmente - mas nem sempre - o teu corpo vai dar-te sinais disso, fazendo-te sentir sede. A água é óptima e podes optar por água da torneira ou mineral, pura ou aromatizada, com ou sem gás. Os sumos de fruta, chás, leite e outras bebidas, podem ser ocasionalmente boas alternativas.

11 8. Todos os dias bebes: a. Apenas refrigerantes b. Várias bebidas (água, chá, leite, sumo de fruta) c. Muita água Que grupo de alimentos indicarias para o topo? Baseia a tua alimentação em hidratos de carbono Muitas pessoas não comem uma quantidade sufi ciente de alimentos ricos em hidratos de carbono, como cereais, arroz, massa, batata e pão. Cerca de metade das calorias da tua alimentação devem vir destes alimentos, por isso, é uma boa ideia incluir pelo menos um deles em cada refeição. Experimenta pão integral, massas e outros cereais para te darem fi bra extra. Já experimentaste produzir o teu próprio pão? É bom, divertido e cheira muito bem!

12 5. Todos os dias comes: a. 2-3 porções de produtos hortícolas (crus ou cozinhados) b. Uma porção de produtos hortícolas c. Nenhum produto hortícola Toca a lanchar! Come regularmente e escolhe uma grande variedade de lanches Mesmo que faças lanches regulares durante o dia, haverá alturas do dia em que sentirás fome, especialmente se fores fi sicamente activo. Os lanches podem preencher as lacunas, mas não devem funcionar como substitutos das refeições principais, apenas como extras. Há diversos tipos de lanches disponíveis. Podes optar por iogurte, alguns frutos frescos ou secos sem sal, tiras de produtos hortícolas como cenoura e aipo, bolachas de arroz ou talvez uma fatia de bolo de frutos secos ou de pão com queijo. Ocasionalmente podes preferir um pacote de batatas fritas e outros lanches embalados, uma barra de chocolate, um bolo ou biscoitos. Qualquer que seja o lanche de que gostes lembra-te que é sempre bom incluir uma grande variedade de alimentos para manter o equilíbrio.

13 7. À tarde, o teu lanche favorito é: a. Fruta b. Iogurte c. Biscoitos de chocolate Dá cá mais 5! Come frutos e produtos hortícolas em cada refeição e nos lanches! Os frutos e os produtos hortícolas estão entre os alimentos mais importantes para nos fornecer muitas vitaminas, minerais e fi bras. Devemos todos tentar comer pelo menos cinco porções por dia. Por exemplo, um copo de sumo de fruta ao pequenoalmoço, talvez uma maçã e uma banana como lanches e dois tipos de produtos hortícolas nas refeições principais, e consegues atingir o teu total. Quantos tipos diferentes consegues identifi car no supermercado? Porque não experimentas alguns novos?

14 6. Qual seria a tua sanduíche de eleição? a. Com bastante manteiga, compota ou chocolate barrado b. Fiambre magro, atum ou frango e salada c. Queijo Factos sobre as gorduras. Muita quantidade de gorduras não é bom para a tua saúde Comer muitos alimentos ricos em gorduras (como batatas fritas, carnes fritas e enchidos, tortas e bolos), pode não ser muito bom para o teu organismo. Além disso, não abuses dos produtos para barrar, tais como a manteiga e as margarinas. Embora necessitemos de algumas gorduras para obter todos os nutrientes de que precisamos, é melhor para a nossa saúde se não comermos uma grande quantidade destes alimentos para mantermos o equilíbrio. Assim, se tiveres um almoço rico em gorduras, procura ter um jantar mais leve em casa.

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

Livro de receitas para os novos

Livro de receitas para os novos Livro de receitas para os novos Ficha Técnica Título: Direcção Editorial: Concepção: Corpo Redactorial: Produção Gráfica: Propriedade: Redacção: Livro de Receitas para os mais novos Alexandra Bento Helena

Leia mais

Descobre tudo sobre um...

Descobre tudo sobre um... Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um... PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas

Leia mais

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista Lanches Saudáveis Quais são as características dos lanches que os jovens, habitualmente, ingerem? Todos os estudos de investigação chegaram à mesma conclusão: Os lanches são ricos (excesso) em: - Calorias

Leia mais

Alimentação Saudável em Idades Pediátricas. Carla Vasconcelos e Ana Valente Nutricionistas Santa Maria da Feira, 13 de Maio de 2006

Alimentação Saudável em Idades Pediátricas. Carla Vasconcelos e Ana Valente Nutricionistas Santa Maria da Feira, 13 de Maio de 2006 Alimentação Saudável em Idades Pediátricas Carla Vasconcelos e Ana Valente Nutricionistas Santa Maria da Feira, 13 de Maio de 2006 Conceito de Alimentação Saudável nos Primeiros Anos de Vida Nas primeiras

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples!

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Você está querendo saber como ganhar peso? Siga esta dieta para engordar e conquiste o corpo que deseja! Embora existam centenas de pessoas com sobrepeso

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

A Origem dos Alimentos

A Origem dos Alimentos UNIDADE 1 A Origem dos Alimentos Classificação e funções Como vamos aprender? Página Origem dos alimentos 2 O QUE VAMOS APRENDER? - Qual a Origem de todos os alimentos que comemos: animal, vegetal ou mineral.

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado!

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Alimentação com Saúde e Diversão Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Diz o ditado que A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA. É por isso que uma de nossas primeira iniciativas é a de ajudar as

Leia mais

A FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar

A FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar A FH e eu Hipercolesterolemia Familiar Viver com FH Quem tem pode crescer como qualquer outra pessoa e ter uma vida Saudável Só há umas coisas que temos de ter em atenção. Vamos então ver mais de perto

Leia mais

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra 1 Questionário A prevalência da obesidade nos alunos do.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra Código escola Código turma Código aluno(a) A1 Sexo Feminino Masculino A

Leia mais

Visite:

Visite: Visite: http://mensagensdefenocelular.com.br/ Introdução: Um objetivo tão nobre como o de perder a gordura abdominal é antes de tudo, um passo importantíssimo para se conquistar mais saúde e qualidade

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença.

Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença. www.drink6detox.pt Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença. Aqui contamoslhe tudo. Receberá os seus sumos frios. Deve conservá-los

Leia mais

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA Refeições Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Pequeno Almoço/

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias. Em que consiste a dieta do ovo cozido?

Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias. Em que consiste a dieta do ovo cozido? Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias Emagrecer rápido e com saúde é o desejo de muitas pessoas, não é verdade? E a dieta do ovo cozido pode ser a verdadeira solução se você está

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31 DIETA DA USP Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao aceleramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura

Leia mais

SEMANA 1 EMENTA SEMANAL PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE 2018 / Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite.

SEMANA 1 EMENTA SEMANAL PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE 2018 / Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite. SEMANA 1 PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite. Pequeno - Almoço: Iogurte de aromas, bolacha água e sal. Lanche: Sandes (pão de trigo)

Leia mais

MARMITA SAUDÁVEL. Mónica Pitta Grós Dias João Manuel Martins. Centro da Criança e do Adolescente

MARMITA SAUDÁVEL. Mónica Pitta Grós Dias João Manuel Martins. Centro da Criança e do Adolescente MARMITA SAUDÁVEL Mónica Pitta Grós Dias João Manuel Martins Centro da Criança e do Adolescente ALIMENTAÇÃO EM IDADE ESCOLAR Os primeiros anos de vida da criança são ideais para transmitir conhecimentos

Leia mais

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram.

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram. A RODA DOS ALIMENTOS VARIAR OS PRAZERES Se não é completamente verdade que as cenouras fazem os olhos bonitos, também não é completamente mentira As cenouras contêm um tipo de (pró)-vitamina que faz muito

Leia mais

Mulher Ativa. Mantendo uma vida ativa, vai ver uma taxa de perda de peso muito boa e vai-se manter saudável ao mesmo tempo.

Mulher Ativa. Mantendo uma vida ativa, vai ver uma taxa de perda de peso muito boa e vai-se manter saudável ao mesmo tempo. Mulher Ativa Abaixo irá encontrar planos de dieta para ter sucesso. Cada um desses planos foi especificamente formatado com um número preciso de calorias, proteínas e hidratos de carbono para manter o

Leia mais

GUIA DIETA ONLINE UM DIA COM UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL DIETA ONLINE. por Nutricionista Dr.ª Joana Carido. Dr.ª Joana Carido

GUIA DIETA ONLINE UM DIA COM UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL DIETA ONLINE. por Nutricionista Dr.ª Joana Carido. Dr.ª Joana Carido GUIA DIETA ONLINE DIETA ONLINE Dr.ª Joana Carido VISITE A MINHA PÁGINA NO FACEBOOK UM DIA COM UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL por Nutricionista Dr.ª Joana Carido Relembro que este plano alimentar é apenas orientativo

Leia mais

A Transformação dos Alimentos

A Transformação dos Alimentos Unidade 2 A Transformação dos Alimentos Na fábrica e na cozinha O QUE VAMOS APRENDER? Sumário Página A transformação dos alimentos. 2 A conservação dos alimentos.... 7 Como é que se organiza o frigorífico?.

Leia mais

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal. No entanto, a taxa de mortalidade

Leia mais

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar?

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar? Alimentix O teu jogo dos Alimentos Jogar Como Jogar? Olá amigo! O Alimentix é um jogo extraordinário que não vais poder deixar de conhecer. Estás pronto? 1. Começa por escolher o jogo que queres jogar;

Leia mais

S III SOLUÇÕES DAS FICHAS DE TRABALHO

S III SOLUÇÕES DAS FICHAS DE TRABALHO S III O Brócoli à Descoberta do Mundo dos Alimentos S III Soluções das fichas de trabalho Ficha de trabalho A Pequeno-almoço e Lanche: Leite ou Iogurte + Pão de mistura (com ou sem Fruta e Água) Meio

Leia mais

GUIA DE BOLSO. Porquê fazer um grande PEQUENO- ALMOÇO?

GUIA DE BOLSO. Porquê fazer um grande PEQUENO- ALMOÇO? GUIA DE BOLSO Porquê fazer um grande PEQUENO- ALMOÇO? Sumário Ø Introdução. Ø O que é um bom pequeno-almoço? Ø Consequências de saltar a primeira refeição do dia. Ø Importância do pequeno almoço para as

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

Existem feijões de várias cores?

Existem feijões de várias cores? 1 ? Existem feijões de várias cores? R.: Sim. COM O APOIO DE: 1 ? Qual é a zona do país que produz mais feijão? R.: Zona Centro. COM O APOIO DE: 1 ? O feijão é rico em fibra. Este nutriente ajuda a um

Leia mais

Dicas sobre alimentação para ajudar a controlar o enjoo

Dicas sobre alimentação para ajudar a controlar o enjoo Dicas sobre alimentação para ajudar a controlar o enjoo Princess Margaret Eating Hints for Dealing with Nausea - Portuguese Para pacientes que sofrem de enjoo durante os tratamentos oncológicos Este panfleto

Leia mais

Cardápio Afrodisíaco

Cardápio Afrodisíaco Cardápio Afrodisíaco Este cardápio é absolutamente fácil de preparar e ressalta alimentos importantes, ricos em vitaminas e sais minerais, pois a queda na libido pode ser uma deficiência de vitaminas,

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Existem mais informações sobre cancro em português, em macmillan.org.uk/translations

Existem mais informações sobre cancro em português, em macmillan.org.uk/translations Healthy eating: Portuguese Alimentação saudável Estas informações debruçam-se sobre uma alimentação e a manutenção de um peso corporal saudável. Explicam o motivo por que é importante uma dieta saudável.

Leia mais

As bases de uma alimentação saudável

As bases de uma alimentação saudável LIVE FULLY & ENJOY LIFE As bases de uma alimentação saudável Revisão do trabalho para casa ATIVIDADE DE FORMAÇÃO 1 1. Quais são os hábitos do dia-a-dia que realiza para cuidar da sua saúde? 2. Como participa

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável U N I D A D 3 UNIDADE 3 Alimentação Saudável O quê, quando, quanto e como comer? Como vamos fazer isso? Página AS CHAVES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 2 EXPERIMENTAR NOVOS ALIMENTOS 5 QUANDO DEVEMOS COMER?

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3 Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO Ômega-3 Aumentar aporte calórico e protéico NUTRIÇÃO NO CÂNCER N U T. A R I A N A

Leia mais

Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer.

Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer. Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer. Se você está tentando mudar sua dieta para melhor, você deve considerar a adição de alimentos que combatem

Leia mais

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH)

COMO LIDAR COM. Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) COMO LIDAR COM A FH Um guia para adolescentes que vivem com Hipercolesterolemia Familiar (FH) O que é a Hipercolesterolemia Familiar (FH)? A FH é uma doença hereditária, na qual um gene alterado causa

Leia mais

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia!

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é consumir no máximo 5gr = 6 de sal (2gr de sódio) por dia!!! gr de Sal!!! 1 colher de chá O que é

Leia mais

ALIMENTAÇÃO. A Importância do Pequeno Almoço

ALIMENTAÇÃO. A Importância do Pequeno Almoço ALIMENTAÇÃO A Importância do Pequeno Almoço DIA MUNDIAL DAALIMENTAÇÃO Comemora-se no dia 16 de outubro; O primeiro foi em 1981 (há mais de 35 anos); Criado pela F.A.O. - Food and Agriculture Organization

Leia mais

ORIENTAÇÕES ALIMENTARES

ORIENTAÇÕES ALIMENTARES Um programa alimentar bom e saudável integra uma variedade de nutrientes e, para atingir essa variedade da melhor forma, há que comer diferentes tipos de alimentos. ORIENTAÇÕES ALIMENTARES A nossa saúde

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA.

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA. Este programa gratuito que irá ajudar você a conquistar o corpo que deseja faz parte de uma série de 3 etapas. A primeira etapa foi gravada em vídeo, mas devido a baixa qualidade, resolvemos fazer o mesmo

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

Cardápios Hipertrofia

Cardápios Hipertrofia Cardápios Hipertrofia Estas informações são meramente educativas e deve sempre procurar um profissional qualificado para fazer um acompanhamento personalizado às suas necessidades. Os cardápios podem ser

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval

Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval O segredo para manter o ritmo do começo ao fim está em ingerir alimentos ricos em cobre que contribuem para a manutenção da saúde combatendo o stress, colesterol

Leia mais

Quinta - feira. Lanche : Papa Milupa. Reforço manhã/ tarde : Fruta/Pão. Lanche : Papa Milupa. Reforço manhã/ tarde : Fruta/Pão

Quinta - feira. Lanche : Papa Milupa. Reforço manhã/ tarde : Fruta/Pão. Lanche : Papa Milupa. Reforço manhã/ tarde : Fruta/Pão Ementa n.º 1 - De 3 a 7 de Abril Segunda - feira Creme de batata, cenoura, abóbora, nabo, espinafres (70,6 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Ovo cozido com arroz Papa de banana, pera e maçã Lanche : Papa Milupa

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

12 maneiras para perder peso sem ir à academia

12 maneiras para perder peso sem ir à academia 12 maneiras para perder peso sem ir à academia Nem todo mundo tem tempo de ir à academia e isso pode desanimar muita gente que deseja perder peso. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases.

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases. Quais os meus hábitos de higiene? Comigo é assim! Cumpro regras para uma vida saudável: pratico desporto, faço uma alimentação saudável e tomo banho todos os dias. Olá! Com que então a praticar desporto?

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Ementa n.º 3 - De 16 a 20 de Julho

Ementa n.º 3 - De 16 a 20 de Julho Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e alface (70 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Carne de vaca estufada com arroz Papa de banana e maçã Lanche : Papa Iogurte + fruta + Bolacha Maria

Leia mais

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1 Sumário Apresentação Prefácio vii XVII Capítulo 1 Escolha Consciente dos Alimentos 1 1.1 O que comer? 1 1.2 Bases para a escolha 2 1.2.1 Busque o equilíbrio 2 1.2.2 Escolha consciente dos alimentos 3 1.3

Leia mais

FAÇA DO MEU LANCHE UM ARCO-ÍRIS COLORIDO DE SABORES E ALIMENTOS SAUDÁVEIS!

FAÇA DO MEU LANCHE UM ARCO-ÍRIS COLORIDO DE SABORES E ALIMENTOS SAUDÁVEIS! FAÇA DO MEU LANCHE UM ARCO-ÍRIS COLORIDO DE SABORES E ALIMENTOS SAUDÁVEIS! DESCUBRA AS DELICIOSAS RECOMENDAÇÕES DA SREC!... CONTEXTUALIZAÇÃO: Decorrente da implementação do pagamento das refeições escolares

Leia mais

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ITEM ESPECIFICAÇÃO PREÇO (R$) BEBIDAS 1 Água mineral sem gás garrafa com 500ml R$ 2,33 3 Água de coco Copo com 300ml R$ 2,50 4 Bebida láctea a base de chocolate

Leia mais

AVEIA. As fibras também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon.

AVEIA. As fibras também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon. AVEIA Propriedades da Aveia: A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Alimentar( mente) Título. Alunos: pré, 1º,2º,3º e 4º anos. Destinarários. Material. Objetivos. Descrição da actividade:

Alimentar( mente) Título. Alunos: pré, 1º,2º,3º e 4º anos. Destinarários. Material. Objetivos. Descrição da actividade: 2014/2015 Título Destinarários Material Objetivos Alimentar( mente) Alunos: pré, 1º,2º,3º e 4º anos -Livros - Ficha de leitura - Promover o prazer da leitura - Ler e ouvir ler obras de literatura para

Leia mais

FAÇA DO MEU LANCHE UM ARCO-ÍRIS COLORIDO DE SABORES E ALIMENTOS SAUDÁVEIS!

FAÇA DO MEU LANCHE UM ARCO-ÍRIS COLORIDO DE SABORES E ALIMENTOS SAUDÁVEIS! FAÇA DO MEU LANCHE UM ARCO-ÍRIS COLORIDO DE SABORES E ALIMENTOS SAUDÁVEIS! DESCUBRA AS DELICIOSAS RECOMENDAÇÕES DA SREC!... CONTEXTUALIZAÇÃO: Com a entrada em vigor da portaria nº 32/2010 de 31/05 da Acção

Leia mais

Ementa n.º 5 - de 28 de Maio a 1 de Junho. Segunda - feira

Ementa n.º 5 - de 28 de Maio a 1 de Junho. Segunda - feira Creme de batata, cenoura, cebola, couve portuguesa e nabo (63,5 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Pescada estufada com arroz e alface Papa de pera e maçã Lanche : Papa Iogurte + fruta + bolacha maria Reforço

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº Licenciatura em Ciências da Nutrição Avaliação dos conhecimentos e comportamentos nutricionais e alimentares e a imagem corporal de crianças em idade escolar no Concelho de Oeiras - Programa MUN-SI Projecto

Leia mais

O Semáforo Nutricional

O Semáforo Nutricional As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável? Sustentável é um adjetivo

Leia mais

A introdução da alimentação infantil

A introdução da alimentação infantil A introdução da alimentação infantil Turma do Giz de Cera O leite materno deve alimentar exclusivamente a criança até o 6 mês de vida, depois disso as necessidades nutricionais são outras e devemos introduzir

Leia mais

Relatório Gratuito para Perda de Peso

Relatório Gratuito para Perda de Peso Relatório Gratuito para Perda de Peso - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Aprenda como pode começar a Perder Peso de forma super fácil e prática Parte 3 Comer de Forma Saudável A perda

Leia mais

Ementa n.º 5 - De 30 de Julho a 5 de Agosto

Ementa n.º 5 - De 30 de Julho a 5 de Agosto Ementa n.º 5 - De 30 de Julho a 5 de Agosto Segunda - feira Creme de batata, cenoura, cebola, espinafres e nabo (63,5 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Esparguete com carne picada Papa de pera Lanche : Papa

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Ementa n.º 2 - De 10 a 14 de Setembro

Ementa n.º 2 - De 10 a 14 de Setembro Ementa n.º 2 - De 10 a 14 de Setembro Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e alface (70 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Carne de vaca estufada com arroz Papa de banana e maçã Reforço

Leia mais

Ementa n.º 3 - de 15 a 19 de Outubro

Ementa n.º 3 - de 15 a 19 de Outubro Alergénio Sulfitos Ementa n.º 3 - de 15 a 19 de Outubro Segunda - feira Creme de batata, cenoura, abóbora, nabo, couve flor (70,6 Kcal) com peru (67 Kcal) Lombos de pescada estufados com arroz e salada

Leia mais

Alimentação em desporto

Alimentação em desporto Alimentação em desporto A nutrição é um dos factores que pode optimizar a performance atlética de qualquer desportista. Seguidamente aos factores genéticos e ao treino, a alimentação é considerada como

Leia mais

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água.

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO... 1. Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. 5. Corte o açúcar. 6. Evite o consumo de alimentos industrializados.

Leia mais

MARMITAS E LANCHES SAUDÁVEIS

MARMITAS E LANCHES SAUDÁVEIS MARMITAS E LANCHES SAUDÁVEIS Lanches Saudáveis Há diversos tipos de lanches, desde os mais básicos, até os mais reforçados. Claramente, apenas um nutricionista poderá te especificar os alimentos e quantidades

Leia mais

Dieta das 3 horas funciona

Dieta das 3 horas funciona Dieta das 3 horas funciona Conquiste o corpo desejado [wp_bannerize group= shake categories= 1022,1172 ] Lembra do livro que indiquei a Dieta das 3 horas (clique aqui para ver os dados do livro) do escritor

Leia mais

Você sabia que existem alguns alimentos comuns, que se você comer à noite, podem estragar o seu sono?

Você sabia que existem alguns alimentos comuns, que se você comer à noite, podem estragar o seu sono? Você sabia que existem alguns alimentos comuns, que se você comer à noite, podem estragar o seu sono? Você sabia que, por outro lado, existem certos tipos de comidas e bebidas que ajudam você a dormir

Leia mais

1 A água potável é: Um recurso dispensável para os seres vivos e para a natureza Um recurso fundamental para os seres

1 A água potável é: Um recurso dispensável para os seres vivos e para a natureza Um recurso fundamental para os seres 1 água potável é: Um recurso dispensável para os seres vivos e para a natureza Um recurso fundamental para os seres vivos e para a natureza Um recurso natural abundante para os seres vivos e para a natureza

Leia mais

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2010. semana

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2010. semana DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2010 semana 1 chávena almoçadeira de leite meio-gordo 1 pão 1 fatia de fiambre de peru 1 iogurte líquido 6 bolachas maria 0,33 0,40 1 prato de sopa de abóbora

Leia mais

BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS

BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS 2 apresentação coquetel Galera Com o Programa Saúde na Escola, uma iniciativa do Governo Federal, os alunos da rede pública também estão aprendendo a melhorar os hábitos de alimentação

Leia mais

ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável

ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável EO QUIZ limentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo 1 - Numa refeição equilibrada predominam alimentos de origem: Vegetal nimal Mineral 1 - Numa refeição equilibrada predominam alimentos de

Leia mais

Regulamento dos. Refeitórios Escolares

Regulamento dos. Refeitórios Escolares Regulamento dos Refeitórios Escolares Para a Câmara Municipal da Amadora todo o investimento em Educação é investimento com retorno certo. Investir hoje, é capitalizar mais valias pessoais num futuro próximo.

Leia mais

Feriado Nacional: Dia do Trabalhador

Feriado Nacional: Dia do Trabalhador Ementa n.º1 - De 30 de Abril a 4 de Maio Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e couve (70 Kcal) com pescada (54,5 Kcal) Pescada cozida com salada russa Papa de banana Lanche : Papa

Leia mais

REGRAS BÁSICAS: OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER GUIA PRÁTICO

REGRAS BÁSICAS: OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER GUIA PRÁTICO GUIA PRÁTICO DO CONSUMIDOR JANEIRO 2 GUIA PRÁTICO OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER O estilo de vida levou a que as refeições tradicionais fossem substituídas por snacks (refeições ligeiras e apressadas

Leia mais

Ementa n.º 3 - de 14 a 18 de Janeiro

Ementa n.º 3 - de 14 a 18 de Janeiro Ementa n.º 3 - de 14 a 18 de Janeiro Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e alface (70 Kcal) com peru (67 Kcal) Pescada estufada com arroz e alface Papa de pera e maçã Lanche : Papa

Leia mais

Creche (1 aos 3 anos) Pré-escolar CATL Ementa 1

Creche (1 aos 3 anos) Pré-escolar CATL Ementa 1 PC05 AT MOD02 Ementa 1 Prato: Massa à bolonhesa Dieta: Carne de porco picada ao natural com massa /Sobremesa doce Prato: Peixe vermelho no forno com espirais Dieta: Peixe vermelho cozido com batata assada

Leia mais

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS PARCERIAS: AGRADECIMENTOS Agradecemos aos pais e familiares das crianças do Jardimde-Infância de Reguengos de Monsaraz pela participação nesta iniciativa assim como ao Agrupamento de Escolas de Reguengos

Leia mais

HI! WE ARE STUDENTS FROM D. ANTÓNIO DA COSTA SCHOOL IN ALMADA - PORTUGAL AND OUR WORK IS BASICALLY

HI! WE ARE STUDENTS FROM D. ANTÓNIO DA COSTA SCHOOL IN ALMADA - PORTUGAL AND OUR WORK IS BASICALLY HI! WE ARE STUDENTS FROM D. ANTÓNIO DA COSTA SCHOOL IN ALMADA - PORTUGAL AND OUR WORK IS BASICALLY ABOUT HEALTHY DIETS. IN OUR WORK WE WANTED TO SHOW ALL THE GROUPS OF THE FOOD PYRAMID AND GIVE THE STUDENTS

Leia mais

Ementa n.º 2 De 11 a 15 de Julho

Ementa n.º 2 De 11 a 15 de Julho Ementa n.º 2 De 11 a 15 de Julho Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e alface (70 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Carne de vaca estufada com arroz Papa de banana e maçã Reforço manhã/

Leia mais