Capítulo 6 - Servidor de (Sendmail)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 6 - Servidor de Email (Sendmail)"

Transcrição

1 Capítulo 6 - Servidor de (Sendmail) Introdução Sendmail surgiu como um pacote padrão para transferência de mensagens. Ele foi escrito por Eric Allman na Universidade da Califórnia em Berkeley. O Sendmail é o responsável por mais de 75% dos servidores de mensagens da Internet. Sendmail é a mais popular implementação baseada em UNIX da SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para transmissão de s. Este protocolo é o meio padrão estabelecido para transferência de mensagens através da Internet. Ao receber uma mensagem o Sendmail tenta entregar imediatamente a mensagem para o destinatário indicado e, caso o destinatário não esteja presente na rede naquele momento, ele enfileira as mensagens para posterior entrega. No entanto, como Sendmail não fornece facilidades de caixas de correios, um servidor POP ou IMAP é necessário para a tarefa de armazenar s. A maioria dos provedores de acesso fornecem ambas as opções: um servidor SMTP (utilizando o Sendmail) e um servidor POP ou IMAP. Usando as configurações demonstradas neste livro, pode-se criar um servidor de para escritórios e empresas independentes no número de caixa postais (mailbox), fazendo com que os usuários da rede possam trocar mensagens entre si utilizando qualquer software de (Outlook 98/2000/Express, Eudora, Netscape Messanger ou qualquer outro software de correio eletrônico que utilize o protocolo POP e IMAP). Instalação e Configuração Instalação Os seguintes pacotes relacionados devem estar instalados. - imap-4.4-5cl.i386.rpm ou posterior; - sendmail-cf cl.i386.rpm ou posterior; - m cl.i386.rpm ou posterior; - sendmail cl.i386.rpm ou posterior. Devemos estar logados como root e através dos comandos abaixo verificarmos se estes pacotes já se encontram instalados. rpm qa grep sendmail sendmail-cf cl rpm qa grep sendmail-cf sendmail-cf cl rpm qa grep imap imap-4.4-5cl

2 rpm qa grep m4 m cl Caso não sejam encontrados verifique o procedimento de instalação da sua distribuição Linux. Outra possibilidade de consulta poderá ser utilizando o próprio site do Sendmail, através do seguinte endereço eletrônico. Na instalação do servidor Linux descrito neste livro foi mencionada a instalação de todos os pacotes, devendo não necessitar do procedimento de instalação dos pacotes acima mencionados. Mas se forem necessários estes pacotes, poderão ser encontrados no CD de instalação (CD1) no diretório /conectiva/rpms. Configuração Agora edite o arquivo /etc/inetd.conf e encontre estas linhas: # Pop and imap mail services # #pop-2 stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd ipop2d #pop-3 stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd ipop3d #imap stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd imapd Retire a marca # da linha iniciada com pop-3 e imap, devendo ficar da seguinte forma: # Pop and imap mail services # #pop-2 stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd ipop2d pop-3 stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd ipop3d imap stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd imapd Salve o arquivo e iremos reiniciar o servidor INED através do seguinte comando: killall -HUP inetd Necessitamos criar o arquivo sendmail.cf com as configurações necessárias para o Sendmail funcionar e protegidas contra SPAM. Para isso vá ao diretório /usr/lib/sendmail-cf/cf/ e procure pelo arquivo connectiva.mc, encontrado o arquivo execute os seguintes comandos:

3 m4../m4/cf.m4 connectiva.mc>mail.cf cp /etc/sendmail.cf /etc/sendmail.cf.bak rm /etc/sendmail.cf cp mail.cf /etc/sendmail.cf /etc/rc.d/init.d/sendmail restart Caso o sendmail ninca fora configurado em seu servidor, estes comandos não são necessários. Agora iremos habilitar o sendmail para que inicie automaticamente nos nível 3 (inicialização em modo texto) e 5 (inicialização em modo gráfico) de execução. Utilizaremos a aplicativo ntsysc para isso. Rode o seguinte comando. ntsysv level 35 Selecione o serviço sendmail como mostrado abaixo, vá até o botão OK (através da tecla TAB) e tecle ENTER.

4 O arquivo do sendmail.cf já foi criado, todo usuário cadastrado no Linux tem automaticamente, há a possibilidade de criação de contas especiais somente para conta de . No conectiva Linux poderá ser criado esta conta através do Linuxconf, para outras distribuições verifique no manual específico da distribuição. Iremos configurar alguns arquivos utilizados pelo Sendmail para que o usuário possa usar o servidor de e- mail para enviar as mensagens. Desta forma iremos permitir que somente pessoas, domains ou IPs de nossa rede interna possam enviar , evitando que algum hacker ou usuário não autorizados utilizem este servidor de , para SPAM. SPAM significa enviar uma mensagem qualquer para uma grande quantidade de usuários, sem primeiro verificar a utilidade do conteúdo da mensagem para aqueles destinatários. Necessitamos agora editar o arquivo sendmail.cw. localizado no diretório /etc. Os espaços mostrados no arquivo abaixo são TABs. Inclua as seguintes linhas, conforme mostrado abaixo : # arquivo sendmail.cw inclua todos os apelidos ou dominios da sua empresa neste arquivo # suaempresa.com.br RELAY ---> Coloque o NomeDoSeuDominio advlinux.com.br RELAY Os campos estão configurados # RELAY ---> Coloque o IP da sua rede interna para a instalação demonstrada RELAY neste livro. localhost.localhost RELAY #fim da alteração Necessitamos agora editar/criar o arquivo relay-domains, localizado no diretório /etc/mail (caso o arquivo /etc/mail/relay-domains não exista deverá ser criado). Os espaços mostrados no arquivo abaixo são TABs. Inclua as seguintes linhas, conforme mostrado abaixo : # arquivo relay-domains # IPdasuaRedeInterna RELAY O campo esta configurados para a instalação demonstrada neste livro.

5 RELAY #fim da alteração Depois de criado o arquivo verifique se o arquivo relay-domanis tem a permissão 664, caso esta permissão esteja diferente, altere com o comando abaixo a permissão. chmod 644 relay-domanis Com a configuração acima somente endereço IP que comece com até utilizará o servidor de para RELAY, evitando assim que intrusos utilizem seu servidor para SPAM. Pode-se também usar endereço de [alguem@empresas.com.br],o qual se deseja bloquear. Para fazer isso, basta incluir o endereço de com o parâmetro DENY na frente dentro do arquivo relay-domains conforme exemplo abaixo : RELAY fulano@empresas.com.br DENY Após ter configurado reinicie o Sendmail, através do seguinte comando: /etc/rc.d/init.d/sendmail restart Apelido e redirecionamento de caixas de correio É cada vez mais comum a utilização de apelidos (alias) em caixas postais, o apelido poderá ser utilizado de forma a encurta o nome do destinatário da caixa de correio, esconder o real nome do destinatário, utilizar o apelido de forma que a mensagem recebida possa ser reenviada para múltiplos destinatários. O arquivo /etc/mail/aliases é responsável pela configuração dos apelidos para o sistema de mensagem eletrônica ( ). As estruturas dos comandos dentro dos arquivos são: apelido ser direcionado para um único destinatário. apelido: destinatário Exemplo: A usuária Lucybel do departamento administrativo tem o nome de login l.linux, portanto o seu endereço de mail é l.linux, de forma a tornar mais amigável iremos colocar um apelido de Lucybel para o mail l.linux simplesmente incluindo a linha abaixo no arquivo aliases.

6 # insira o seguinte lina lucybel: l.linux # fim da inclusão Muitas vezes queremos que um departamento ou grupo de usuários receba determinada mensagem, sem ter necessidade de colocarmos todos os nomes dos destinatários. A estrutura deste comando no arquivo aliases será: nomedogrupo: usuário1,usuário2,usuário3 Exemplo: # criaremos um apelido chamado de admempresa de forma que todos os usuários da administração # recebam as mensagens. # Utilizarems os usuários cadastrados no nosso servidor advlinux # (vide capitulo 2 para ver a estrutura da empresa). admempresa: l.linux,a.linux,m.linux # fim da inclusão Para que mensagens enviadas para um determindo apelido sejam gravadas em arquivo, utilize a seguinte sintaxe. apelido: /diretório/nomedoarquivo Exemplo: pedidos: /opt/comercial/vendas/pedidos Caso necessite que através de uma mensagem enviada para um determinado apelido, este execute um programa, utilize a sintaxe. apelido: /diretório/arquivoexecutável Exemplo: executa: /usr/bin/dir Após qualquer modificação do arquivo aliases execute o comando abaixo, para que o Sendmail atualize sua base de dados, a fim de assumir a nova configuração.

7 newaliases Após execusão, serão mostrados algumas informações referente ao conteúdo do arquivo aliases. Teste do Anti-SPAM Devemos lembrar que para realização deste teste, o servidor deverá estar permanentemente conectado a Internet e com o domínio registrado. Caso contrário não há necessidade deste teste. Agora iremos verificar se a proteção Anti-SPAM configurada está funcionando corretamente. Se tudo estiver configurado conforme foi mostrado anteriormente, nosso servidor de correio eletrônico deverá recusar o SPAM, para testá-lo vá até o endereço eletrônico abaixo : Coloque o endereço do seu servidor de correio eletrônico conforme mostrado abaixo, para fazer um teste anti-spam, este é o resultado que deverá ser visto em. mail.advlinux.com.br E deverá voltar a seguinte resposta: Mail Relay Testing Mail Relay Testing Connecting to mail.brasillife.co.jp for anonymous test... <<< 220.advlinux.com.br ESMTP Sendmail 8.9.3/8.9.3; Sat, 16 Nov :41: >>> HELO mail-abuse.org <<< 250.advlinux.com.br Hello maps1.pa.vix.com [ ], pleased to meet you Relay test 1 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 2

8 <<< Domain name required Relay test 3 <> <<< 250 <>... Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 4 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 5 <<< Invalid host name Relay test 6 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 7 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Invalid host name Relay test 8

9 <<< Sender ok >>> RCPT <<< 550 Relaying denied Relay test 9 <<< Sender ok >>> RCPT TO:<"relaytest%mail-abuse.org"> <<< 550 <"relaytest%mail-abuse.org">... Relaying denied Relay test 10 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 11 <<< Sender ok >>> RCPT TO:<"relaytest@mail-abuse.org"@mail.advlinux.com.br> <<< 550 <"relaytest@mail-abuse.org"@mail.advlinux.com.br>... Relaying denied Relay test 12 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Invalid host name Relay test 13

10 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 14 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Invalid host name Relay test 15 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 16 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Relaying denied Relay test 17 <<< Sender ok >>> RCPT TO: <<< Invalid host name Relay test result All tests performed, no relays accepted. Configuração do nas Estações de Trabalho (Pegasus client)

11 Iremos abordar a instalação de um software de para a comunicação da nossa solução de correio eletrônico (Sendmail). Para esta solução utilizaremos o software Pegasus Mail, este foi desenvolvo por David Harris e apresenta excelentes qualidades, das quais destacamos : - cliente para servidores POP3, SMTP, IMAP,LPAD e PH; - suporta plataformas DOS, Windows9x, Windows NT, Windows 2000 e Windows 16bits (3.1 ou posterior); - suporta múltiplos usuários no mesmo computador; - suporta protocolo MIME; - cria múltiplos livros de endereços (addressbooks); - aceita adição de plugins; - extremamente ágil e configurável; - gratuito; - trabalha em rede. Para mais detalhes acesse o endereço eletrônico: Devido às características mencionas iremos utilizá-lo em nossa instalação, o software poderá ser encontrado no endereço acima para download. Outros softwares como OutLook 98/2000, Eudora, Netscape Messager poderão ser utilizados para esta finalidade, as configurações a serem utilizadas poderão ser extraídas do procedimento mostrado na instalação do software Pegasus. Após ter baixado o arquivo de instalação (para a versão Windows 32 bits o atual arquivo é win32-312c.exe), utilize um usuário do SAMBA com acesso de administrador no diretório /opt (direito 775 no diretório), rode o programa de instalação e será iniciada a instalação como mostra a figura abaixo.

12 Selecione o botão Next> para continuar a instalação. Observe que esta versão é compatível com Windows9x, Windows NT 4.0 e Windows 2000.

13 Após ter lido as informações importantes sobre as condições legais de uso deste software, selecione o botão Next>.

14 Este item é muito importante, deve ser instalo este software no diretório /opt/appl/pmail (na figura acima o driver K: represente o diretório /opt, para mais informações consulte capítulo sobre SAMBA) onde todos os aplicativos utilizados em nosso servidor estão instalados, serão então criado um diretório para uso de todos os usuários com direito ao acesso ao correio eletrônico (serão abordados mais detalhes no transcorrer deste capítulo). Depois de selecionado o diretório de instalação através do botão Browse, clique sobre o botão Next>. Selecione os itens acima mostrados e clique sobre o botão Next>.

15 Será criado um grupo no windows do computador o qual se iniciou a instalação, posteriormente nos outros computadores da rede será mostrado como criar um atalho na área de trabalho destes computadores, selecione o botão Next>.

16 Agora será iniciada cópia dos arquivos necessários à execução do software, clique sobre o botão Next>.

17 Após a conclusão, clique sobre o botão Finish e reinialise o computador. Após o reinicio do computador, selecione o programa Pegasus através do menu Iniciar-> Programas -> Pegasus for Win32. Iremos agora configurar uma conta de administrador do Pegasus, o administrador terá direitos de inclusão, alteração e configuração do software no acesso ao servidor de correio eletrônico (Sendmail). Não há limites no número de admistradores do software, mas deverá sempre ter cautela na escolha e no número de administradores. As contas dos administradores são configuradas da mesma forma que as contas de outros usuários, a única diferença será selecionar a opção de administrador no momento da criação da configuração no Pegasus. Copie o arquivo /etc/hosts do servidor Linux para o diretório /windows, este arquivo contem a relação entre nome do servidor e computadores conectados a rede com os respectivos números IP. # exemplo de um arquivo hosts advlinux.com.br pc1101 # fim do arquivo Administrador no Pegasus não tem direitos de administrador no Sendmail, desta forma poderá haver uma distribuição na administração da solução de correio eletrônico. Não ha restrição caso o usuário seja administrador de ambos os sistemas (Pegasus e Sendmail). Na primeira execução do programa será mostrada a tela abaixo, iniciando o processo de configuração do acesso aos arquivos e diretórios contendo os programas e diretórios do Pegasus.

18 Selecione o último Ícone, conforme mostrado na figura acima. De forma a facilitar a administração do sistema, selecione o mesmo diretório no qual foi instalado o programa Pegasus adicionando o diretório MAIL. No nosso caso deverá ser selecionado o diretório

19 /opt/appl/pmail/mail (não esqueça que o driver K: representa o diretório /opt no servidor Linux). Depois de configurado o path selecione o botão OK. O diretório configurado acima, conterá todas as mensagens das caixas postais dos usuários configurados no Pegasus. Certifique-se que o filesystem que contem este diretório, tem espaço suficiente para o armazenamento das mensagens. Este menu é utilizado para a criação de todos os usuário do Pegasus com diretos de acesso ao servidor de mensagens (Sendmail), iremos somente cadastrar o usuário administrador, para posteriormente cadastrarmos os outros usuários. Clique sobre o botão NEW e a janela abaixo será mostrada. Preencha o campo Username com o login do administrador do Pegasus (não deve ser usado o usuário root), no campo Personal name coloque o nome do usuário, assinale os itens Administrator privileges e Copy default mail messages como mostra a figura e clique sobre o botão OK.

20 Automaticamente a janela fechará e será mostrada a janela anterior com o username do usuário administrador, clique no botão Close e a seguinte tela será mostrada. Insira o username do usuário administrador e selecione o botão OK. Agora é iniciado o assistente de configuração, selecione o botão Next para prosseguir.

21 Complete este campo o endereço de completo (por exemplo d.linux@advlinux.com.br). Insira o nome do servidor POP3 (no nosso caso complete com advlinux.com.br) e clique no botão Next>.

22 Insira o nome do usuário, senha e clique no botão Next>. Estes campos deverão ser completados com as mesmas informações que o usuário utiliza para acessar o servidor Linux. Complete o campo com o nome do servidor SMTP, em nossa instalação deverá ser utilizado advlinux.com.br (este é o nome do servidor Linux onde esta rodando o Sendmail) e clique sobre o botão Next>.

23 Selecione o item Network (pois os computadores em conectados a uma rede local e não remotamente) e selecione Next>. Selecione Finish para finalizar a configuração. A figura abaixo mostra a tela principal do software Pegasus.

24 Administrando os usuários do Pegasus. A administração de usuários será realizada acessando o item User management, possibilitando a inclusão e remoção dos usuários. Atualiza o envio e recebimento de manualmente

25 Será mostrada ao administrador a tela abaixo. Esta janela dispensa comentários pois o processo já fora mostrado anteriormente.

26 Este é um exemplo de uma mensagem recebido pelo usuário. Para uma atualização automática do recebimento e envio de mensagens selecione no menu principal o item Tools->Internet options. Selecione a aba Receiving (POP3).

27 O item Check for new POP3 mail every deverá ser preenchido com valores ente 60 e 300 segundos, este valor depende do tráfego no rede, número de usuários do servido de e carga de trabalho no servidor Linux. Segurança de acesso as caixas postais De forma a delimitar acesso aos s iremos alterar os direitos dos arquivos do Pegasus. Para entender s as permissões dentro do Pegasus, deveremos entender como é a estrutura de diretórios usada, abaixo é mostrada e comentada essa estrutura.

28 /opt/appl Diretório de instalação de aplicativos /PMAIL Contem os arquivos executáveis e bibliotecas para uso no Pegasus /MAIL Estão localizadas todas as caixas postais. Lucybel Debora Cada diretório representa uma caixa postal e o nome deste diretório é o nome utilizado na configuração do usuário usuário Logado como root, altere as permissões do diretório e arquivos onde está instalado o Pegaus, para rwx para o usuário e grupo responsável pela administração do Pegausus e r_x para os demais grupos ou usuários. Desta forma iremos impedir que qualquer usuário possa alterar ou apagar qualquer arquivo importante para a execução e configuração do software. Exemplo: Em nosso sistema determinamos que o usuário adm01 é pertencente ao grupo root e será responsável pela administração. Para determinar as permissões proceda da seguinte maneira. Vá ao diretório /opt/appl e altere os direitos do diretório PMAIL e os arquivos contidos neste diretório. cd /opt/appl chmod 775 PMAIL chown adm01:root PMAIL cd PMAIL chmod 775 * chown adm01:root * Como cada subdiretório abaixo do diretório MAIL representa uma caixa postal, iremos dar direito de rwx para o usuário a qual pertence este diretório e grupo root, mas nenhum direito para os demais usuários ou grupos.

29 cd /opt/appl/pmail chmod 770 MAIL chown adm01:root MAIL cd MAIL chmod 770 l.linux chown l.linux:root Lucybel cd l.linux chmod 770 * chown l.linux:root * Lucybel representa o nome do usuário no Pegasus. l.linux representa o nome do usuário no Linux. Finalizado esta etapa, somente o usuário da caixa postal ou administradores do sistema terão acesso, impedindo assim que intrusos vasculhem s. Conclusões Escalabilidade: Em termos de envio do mail, pode haver um aumento de escalabilidade horizontal. Basta para isso aumentarmos o número de máquinas que podem enviar mail, teremos apenas que aplicar o load balancing de forma a haver sempre uma máquina diferente a responder a um pedido de envio de mail. Em termos de recepção as coisas já se complicam mais, a escalabilidade só pode ser aumentada a nível vertical, isto é, com o incremento de memória, CPU, discos rígidos, etc. Versatilidade: O Sendmail é utilizado em plataformas Linux e UNIX, assim as configurações aqui mostradas poderão ser migradas para outras plataformas com um índice de aproveitamento desta instalação elevada. Hoje o Sendmail esta presente num grande número de empresas e provedores internet, devido a sua portabilidade, confiabilidade e velocidade de excusão.

30

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

SAD Gestor Gerenciador de Backup

SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gestor Gerenciador de Backup treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão S I S T E M A I R I S Alarmes e Gestão de Serviços Versão 5 MANUAL DO USUARIO S I S T E M A I R I S M O N I T O R A M E N T O E L E T R Ô N I C O D E A L A R M E S INSTALANDO O SISTEMA IRIS W. Security

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica O e-mail Primeiros Cliques 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Receber, enviar e responder mensagens...3 Anexando arquivos...9 Cuidado com vírus...11 2 Outlook

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

Servidor de Correio Eletrônico Postfix

Servidor de Correio Eletrônico Postfix Servidor de Correio Eletrônico Postfix IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm Protocolos de correio Protocolos de correio SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Passo a Passo da instalação da VPN

Passo a Passo da instalação da VPN Passo a Passo da instalação da VPN Dividiremos este passo a passo em 4 partes: Requisitos básicos e Instalação Configuração do Servidor e obtendo Certificados Configuração do cliente Testes para saber

Leia mais

Manual de Instalação do Agente Citsmart

Manual de Instalação do Agente Citsmart 16/08/2013 Manual de Instalação do Agente Citsmart Fornece orientações necessárias para efetuar a instalação do Agente Citsmart. Versão 1.9 21/11/2014 Visão Resumida Data Criação 21/11/2014 Versão Documento

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server.

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Parte I Cadastrando Sites no painel de controle Parte II Criando E-mail Parte III Configurando o Outlook do Cliente Última

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR

MANUAL DO ADMINISTRADOR WinShare Proxy admin MANUAL DO ADMINISTRADOR Instalação do WinShare Índice 1. Instalação 2. Licenciamento 3. Atribuindo uma senha de acesso ao sistema. 4. Configurações de rede 5. Configurações do SMTP

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X A primeira coisa a analisarmos é onde ficará posicionado o servidor de Raio-x na rede do cliente, abaixo será colocado três situações básicas e comuns

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Manual de Configuração do Alferes 7

Manual de Configuração do Alferes 7 DIRETORIA DE TECNOLOGIA E SISTEMAS CENTRO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS Manual de Configuração do Alferes 7 1 Sumário 1. Configurando o Alferes 7.0 na Rede...3 2. Senha de Root.... 4 3. Configurando o Alferes

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Antes de iniciar a instalação do RPM Remote Print Manager parar Windows 2000, você necessita ter privilégios de "administrador" devido

Leia mais

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS Este tutorial foi desenvolvido pelos analistas Hézio Silva e José Mendes pertencentes ao quadro de TI do Banco da Amazônia S/A, sediado em Belém-Pa e

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Acesso Remoto Placas de captura

Acesso Remoto Placas de captura Acesso Remoto Placas de captura 1 instalar o DVR Siga os passos de instalação informados na caixa do produto, após seu perfeito funcionamento vá para próximo passo. 2 Configurá-lo na rede Local O computador

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook 2007

Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

Instalação rápida do Expresso

Instalação rápida do Expresso Instalação rápida do Expresso 1. Considerações 2. Requisitos básicos para instalação 3. Instalação 4. Configurando o Setup do Expresso 5. Cadastrando usuários 6. Primeiro Acesso no Expresso 7. Desinstalação

Leia mais

Guia de Configuração das Funções de Digitalização

Guia de Configuração das Funções de Digitalização Guia de Configuração das Funções de Digitalização WorkCentre M123/M128 WorkCentre Pro 123/128 701P42171_pt-BR 2004. Todos os direitos reservados. A proteção de copyright aqui reclamada inclui todas as

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook Express

Configuração do email da UFS no Outlook Express Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook Express Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Primeiro fazemos o login com o usuário admin para ter acesso total ao sistema Usuário: admin Senha: admin Estando no sistema com administrador

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD

ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD PARTE 1 INSTALAÇÃO DO BITVISE E CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA CHAVE SSH PARA

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

GUIA EMISSÃO E ENVIO DE BOLETO BANCÁRIO POR E-MAIL

GUIA EMISSÃO E ENVIO DE BOLETO BANCÁRIO POR E-MAIL GUIA EMISSÃO E ENVIO DE BOLETO BANCÁRIO POR E-MAIL ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo...3 2. Requisitos...3 3. Configuração do Local de Pagamento...3 4. Atribuir Ficha de Compensação... 11 5. Envio de Recibo

Leia mais

Guia Rápido de Instalação

Guia Rápido de Instalação Guia Rápido de Instalação Conteúdo Passo 1 Download dos Arquivos de Instalação Passo 2 Tela de Boas Vindas Passo 3 Termos de Licença Passo 4 Local de Instalação Passo 5 Informações de Registro Passo 6

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS MÓDULO DO CERTIFICADOR

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS MÓDULO DO CERTIFICADOR SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Índice APRESENTAÇÃO... 3 INSTALAÇÃO DO SISTEMA... 4 INSTALANDO O SISTEMA... 4 CONECTANDO COM A BASE DE DADOS DO... 8 CONFIGURAÇÃO DA BASE DE DADOS

Leia mais

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens:

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens: Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da placa VoIP na central Impacta, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação. Clique

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 )

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) 2010 SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) SCPIWebCotacao Aplicação Web para Cotação de Preços via Internet Resumo de Instruções

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice Manual B.P.S ATA 5xxx Índice 1. Conectando o Adaptador para Telefone Analógico (ATA)...02 2. Configurações básicas...05 2.1 Configuração dos parâmetros de usuário e senha para acessos de banda larga do

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0 Manual de Instalação e Configuração Módulo Remote (G2KA) para NFSE v1.0 Página 1 Sumário 1 Download e Instalação... 3 2 Configuração... 5 3 Inicialização Manual... 8 4 Inicialização via serviço do Windows...

Leia mais

O sistema que completa sua empresa Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1

O sistema que completa sua empresa Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1 Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1 O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do UNICO. O roteiro poderá ser usado não apenas pelas revendas que apenas estão realizando

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Configurando o Outlook Express - Passo a Passo

Configurando o Outlook Express - Passo a Passo Configurando o Outlook Express - Passo a Passo PASSO 1 Na "Barra de menus" do Outlook Express clique em "Ferramentas", depois em "Contas..." PASSO 2 Na janela "Contas na Internet", clique em "Adicionar",

Leia mais

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes Antes de instalar qualquer programa do ifox irest, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 4.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Gerência de Operações

Gerência de Operações Gerência de Operações Versão Manual Solicitação de Atendimento Chat e Conexão Remota Índice 1. Solicitação de Atendimento Login... 3 2. Início do Chat.... 4 3. Conexão Remota... 7 4. Download....

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started.

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started. 1 - Como obter seu DNS Dinâmico no No-IP O No-IP, é um sistema de DNS (Domain Name Server), que converte o seu endereço IP em um nome. O que o No-IP faz, é converter o nome do tipo minhacameraip.no-ip.org

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Menu Configurações - Multi-Empresa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Cadastrar Empresas... 3 3.2 Agendar Sincronização... 3 4 FUNCIONALIDADES...

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS Instituto de Física de São Carlos Seção Técnica de Informática Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS OBS: Este tutorial foi elaborado usando o Outlook Express, no entanto,

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

Guia de Instalação do vspace

Guia de Instalação do vspace EA3 TECNOLOGIA Av. Mônaco, 760 Imbiribeira Recife/PE CEP: 51180-180 Fone: (81) 3061-2670 E-mail: sac@ea3tecnologia.com.br www.ea3tecnologia.com.br Guia de Instalação do vspace Versão 6.5.1 Guia de Instalação

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Configuração de servidores SMTP e POP3

Configuração de servidores SMTP e POP3 Configuração de servidores SMTP e POP3 Disciplina: Serviços de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Configuração Postfix O servidor SMTP usado na

Leia mais

EAI Manual do Administrador

EAI Manual do Administrador EAI Manual do Administrador 1 Definição de Host Application O que é um Host Application? Significa Aplicativo Hospedeiro, é o nome dado ao ambiente EAI que estará executando no seu computador ou em um

Leia mais

O presente documento apresenta um passo a passo para os seguintes processos:

O presente documento apresenta um passo a passo para os seguintes processos: O presente documento apresenta um passo a passo para os seguintes processos: 1. Instalação do Sistema Sicredi Cobrança Integrada 2. Envio dos arquivos remessa - CRM 3. Leitura dos arquivos retorno - CRT

Leia mais

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma "mini-tabela" de roteamento:

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma mini-tabela de roteamento: Tutorial de TCP/IP - Parte 6 - Tabelas de Roteamento Por Júlio Cesar Fabris Battisti Introdução Esta é a sexta parte do Tutorial de TCP/IP. Na Parte 1 tratei dos aspectos básicos do protocolo TCP/IP. Na

Leia mais