ORIENTAÇÕES ALIMENTARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES ALIMENTARES"

Transcrição

1 Um programa alimentar bom e saudável integra uma variedade de nutrientes e, para atingir essa variedade da melhor forma, há que comer diferentes tipos de alimentos. ORIENTAÇÕES ALIMENTARES A nossa saúde assenta na boa digestão. Beber o sumo de meio limão misturado em água pode ajudar a estimular a produção de ácido gástrico. Tomada meia hora antes da refeição, esta mistura ajuda a promover a boa digestão. Por isso, comece o dia da melhor forma. A VARIEDADE É FUNDAMENTAL Alimentos de cores diferentes fornecem-nos diferentes vitaminas, minerais e fitonutrientes. Ao preparar o seu prato ou refeições ao longo do dia, lembre-se de incluir uma variedade de cores (por exemplo: cenouras cor de laranja, feijão-verde, corações de alcachofra branca, pimentos amarelos e tomates vermelhos ). Pode também pensar em termos de tipos de cereais ou proteínas (experimente arroz, quinoa ou milho-miúdo em vez de trigo e coma lentilhas ou pato em vez de carne de vaca). Terá, assim, todos os nutrientes de que necessita para o/a ajudar no controlo do peso, na manutenção do sistema imunitário e na promoção de uma alimentação saudável. COME CINCO PORÇÕES DE LEGUMES POR DIA? Planear as refeições começando pela porção de legumes contribuirá para a ingestão de cinco porções de legumes ao dia, mas fará também com que a refeição se centre mais nos legumes. Ao encher-se de legumes, ficará com menos espaço para alimentos que possam prejudicar a perda de peso. Poderá também considerar fazer sumos, de modo a integrar mais legumes na sua alimentação. Se nunca tiver centrifugado legumes, comece por um sumo simples de maçã, cenoura e gengibre. Use mais maçã do que cenoura e um pedaço pequenino de gengibre e depois, com o passar dos dias, adicione mais cenoura e menos maçã. Comece, depois, a incluir outros legumes até começar a adorar o sabor. RICO EM NUTRIENTES VS. RICO EM ENERGIA Muitos dos alimentos que comemos hoje em dia são altamente processados e contêm imenso açúcar, sal e conservantes. Estes alimentos perdem imensos nutrientes durante o processo de produção e, chegados aos nossos corpos, convertem-se rapidamente em glicose. Apesar de serem ricos em energia, são pobres em nutrientes. Podem contribuir para o aumento de peso, alterações do humor e não nos oferecem grande coisa em termos nutricionais. Quando estamos a tentar perder peso, e para termos uma boa saúde em geral, devemos comer alimentos ricos em nutrientes. Isto não significa que sejam pobres em energia, mas sim que libertam energia de uma forma lenta e constante. TAMANHO DAS PORÇÕES Para saber o tamanho que as suas porções devem ter, só precisa da sua mão. Neste plano de perda de peso, não é necessário pesar ou medir a comida. Basta usar a sua mão para saber qual é a porção certa para si.

2 Proteínas A proteína é a substância mais abundante no corpo, a seguir à água. O organismo decompõe a proteína ingerida em aminoácidos e utiliza-os para construir músculos, sangue, ossos, pele, cabelo, unhas e órgãos internos. O organismo produz também anticorpos, enzimas e hormonas. Um tipo de proteína, chamado colagénio, é utilizado na cicatrização e na formação de ligamentos e tendões. Vê o quão importante é ter proteína suficiente no seu programa alimentar? Neste programa, a proteína ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e constrói músculos para auxiliar a perda de peso. As proteínas ajudam ainda a regular a quantidade de água no corpo. Porção de proteínas Use a palma da sua mão para determinar a sua porção de proteínas. Esta deve ser aproximadamente do tamanho e da espessura da palma da sua mão. Escolha um item da lista abaixo. Nota: os itens estão ordenados por teor proteico aproximado, do mais elevado para o mais baixo: g - Peixe assado ou grelhado (salmão, cavala, truta, etc.) 35 g - Carne de vaca magra (bife ou picada/moída) 35 g - Peito de peru sem pele 30 g - Peito de frango sem pele 30 g - Nato 20 g - Tempeh 17 g - Claras de cinco ovos (a clara tem ligeiramente mais proteína que a gema e não tem colesterol) g - Leguminosas/feijão (como feijão preto, feijão-frade, favas, grão-de-bico) 15 g - Lentilhas g - Queijo fresco magro ou normal (de teor proteico mais elevado do que a maioria dos queijos, o queijo fresco é pobre em gordura) 10 g - Tofu firme 3-7 g - Rebentos de feijão (como rebentos de feijão mung ou lentilhas) 5-7 g - Meia palma de queijo creme meio gordo (evite os queijos duros e o requeijão, pois tendem a ter mais gordura que os queijos creme)

3 Hidratos de carbono Quando o corpo decompõe hidratos de carbono, recebemos glicose, a melhor fonte de energia para todas as funções corporais. A glicose é importante sobretudo para o cérebro, o sistema nervoso central e o esforço muscular. E também ajuda na digestão e absorção de alimentos. O corpo precisa de um fluxo muito lento e regular de glicose, ao invés de uma injeção rápida, de modo a equilibrar o humor e as hormonas, os quais são importantes no controlo do peso. Por esta razão, é essencial que comamos alimentos que se convertam em glicose lentamente. Isto desempenha um papel particularmente importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue, quando tentamos perder peso. Os alimentos que se convertem em glicose mais lentamente são os cereais integrais, os legumes pobres em amido e, em menor grau, a fruta do hemisfério norte (fruta não tropical). Porção de hidratos de carbono A sua porção de hidratos de carbono deve ser do tamanho do seu punho fechado. A fruta e os alimentos ricos em amido devem ser comidos com moderação. Para uma perda de peso mais rápida, recomenda-se a ingestão de legumes como fontes de hidratos de carbono, ou seja, energia. Por cada porção de hidratos de carbono ricos em amido, recomenda-se a ingestão de duas porções de hidratos de carbono pobres em amido. Hidratos de carbono de absorção lenta Hidratos de carbono pobres em amido A maioria dos legumes e da fruta encaixa-se nesta categoria e tem geralmente um teor mais elevado de água. Estes hidratos de carbono tendem a conter fibra insolúvel. As leguminosas/feijões também contêm fibra insolúvel, o que é bom para a gestão dos níveis de açúcar no sangue pois é o que tem mais impacto no controlo da insulina. A fibra solúvel ajuda igualmente a regular o colesterol, contribuindo para o seu transporte para fora do corpo. Estes legumes são ricos em nutrientes e, em geral, convertem-se em glicose mais lentamente do que a fruta. Coma duas porções a cada refeição. Desfrute de estes alimentos em quantidades ilimitadas Esta lista não é exaustiva, apenas fornece exemplos de alimentos que pode escolher. Desfrute de estes alimentos uma vez ao dia Brócolos Aipo e aipo-rábano Curgete Pepino Ervas aromáticas como: coentros Pimentos Espargos Folhas de beterraba Couves-debruxelas Legumes mais doces como cenouras e beterrabas Couve-flor Repolho Alho Couve chinesa Outras verduras medicinais (i.e. folhas de dente-de-leão) Alcachofra Alfaces (chicória, rúcula, alface romana, endívia, couve-galega, espinafres, agrião, etc.) Beringela Família da cebola (alho francês, cebola roxa, cebola branca, chalota) Cogumelos Feijão-verde Quiabo Rabanete Tomates Nabo, abóbora

4 Hidratos de carbono ricos em amido Os alimentos que são geralmente identificados como sendo ricos em amido contêm fibra insolúvel, ou seja, que não se dissolve em água. A fibra insolúvel absorve água e é benéfica porque facilita o transporte da comida pelos intestinos. Encontra-se geralmente nos cereais integrais e nos frutos secos: Hidratos de carbono de absorção rápida Alguns hidratos de carbono convertem-se rapidamente em glicose e devem ser ou completamente evitados ou consumidos com moderação. Estes hidratos de carbono tendem a ser pobres em nutrientes, ricos em calorias e são por vezes chamados de calorias vazias. Eis alguns exemplos: Leguminosas/feijões (apesar de ter bons níveis tanto de hidratos de carbono como de proteínas, este tipo de alimento é geralmente considerado uma fonte de proteínas. Por exemplo: uma chávena de feijão preto contém 41 g de hidratos de carbono, 15 g de proteínas e 17 g de fibra, enquanto que uma chávena de arroz integral contém 152 g de hidratos de carbono, 14,8 g de proteínas e 6,5 g de fibra) Milho (este alimento é muito rico em amido, pelo que se recomenda uma porção mais pequena) Cereais integrais (arroz integral/vermelho/ selvagem ou massa, aveia, centeio, espelta, quinoa, bulgur, amaranto, etc. integrais) Batata e batata-doce (veja abaixo informação sobre consumir estes alimentos com moderação) Pão integral (espelta, centeio, trigo, etc.) Frutos secos (estes são também boas fontes de proteína e de gorduras essenciais) Uma última nota sobre fibra A fibra dá-nos uma sensação de saciedade (estômago cheio) e parte da razão pela qual isto acontece é porque incentiva a libertação das hormonas colecistoquinina (CCK) e leptina. Estas hormonas enviam uma mensagem ao nosso cérebro a dizer que estamos cheios. Por isso, não é apenas a criação de músculo e a gestão dos níveis de açúcar no sangue que nos ajudam a perder peso, o controlo do apetite é também muito importante. Preste atenção ao seu corpo para ouvir quando este diz que está cheio. Pode ser uma mensagem que tem vindo a ignorar e pode demorar algum tempo até conseguir ouvi-la de novo. Evitar Alimentos processados (i.e. comida pré-empacotada, fritos, etc.) Bolos e bolachas Doces e bebidas açucaradas Cereais refinados (farinha branca, papa instantânea, arroz branco e massa branca) Consumir com moderação Batata, batata-doce Fruta tropical (banana, manga, etc.) e outra fruta muito doce (uva, pêssego, etc.) Fruta cristalizada (contém açúcar concentrado)

5 Gorduras e óleos Os nossos corpos decompõem a gordura em ácidos gordos que são essenciais ao crescimento normal, sangue e artérias saudáveis e sistema nervoso. Os ácidos gordos contribuem também para uma pele de aspeto saudável, a concentração, a memória e o nosso humor. Estas gorduras podem também ajudar a reduzir a inflamação no corpo; a obesidade é, em parte, considerada um problema inflamatório. As gorduras que consumimos são ou saturadas ou insaturadas. As gorduras insaturadas são essenciais à dieta alimentar, uma vez que não as conseguimos produzir a partir de substâncias no organismo. São os nossos óleos ómega 3 e ómega 6, que tendem a ser líquidos em vez de sólidos. O ómega 3 encontra-se geralmente no peixe e em sementes, enquanto que o ómega 6 se encontra mais em óleos de cozinha ou para saladas, frutos secos e sementes. O rácio de ómega 3/ómega 6 deveria ser à volta de 1:3, mas muitos de nós carecemos de ómega 3 por utilizarmos uma grande quantidade de óleo ao cozinharmos. Concentre-se em incluir mais peixe no seu programa alimentar, mas não se esqueça de consumir uma mão-cheia de frutos secos ou sementes de vez em quando. É claro que também pode padecer de gordura a mais na sua dieta alimentar, mas se estiver ciente do tamanho adequado das porções, comer carnes mais magras e evitar gorduras hidrogenadas (veja o rótulo da sua embalagem de margarina) estará a caminhar na direção certa. Porção de gorduras Use a sua mão para determinar a sua porção de gorduras. Snacks Quando comer snacks, inclua alguma proteína e/ou gordura para abrandar a conversão de hidratos de carbono em glicose e receber um fluxo de energia constante. Por exemplo, poderá comer: Meia porção de hidratos de carbono + meia porção de proteína + meia porção de gordura Meia porção de hidratos de carbono + meia porção de proteína Meia porção de hidratos de carbono + meia porção de gordura O que poderá parecer-se com: Meia maçã, um quarto de uma palma de queijo meio gordo e meia porção de tahini Uma fatia de pão de trigo integral torrada, meia palma de atum com meia porção de maionese light Meia porção de frutos silvestres, meia palma de queijo fresco e meia porção de amêndoas Meia porção de cenoura aos palitos (um punho bem fechado) com meia porção de humus Escolha um dos seguintes: Óleos (azeite, óleos de frutos secos ou sementes e óleos vegetais como óleo de colza) e manteiga ou óleo de coco a porção deve ser do tamanho do seu polegar, desde o início da primeira falange até à ponta Salada verde com meia porção de frango e meia porção de azeite e vinagre Tahini, guacamole ou abacate, maionese light ou requeijão light a porção deve ser do tamanho de um círculo feito pelo seu polegar e pelo seu indicador, como no gesto de zero Frutos secos, sementes ou azeitonas uma pequena mão-cheia (por exemplo: 5 castanhas-do-brasil)

6 Que mais o/a poderá ajudar? Faça minutos de exercício físico por dia para acelerar a capacidade de queimar gorduras do seu organismo. Faça uma atividade que lhe agrade, como caminhar, fazer jogging, andar de bicicleta, dançar, nadar ou qualquer outra atividade que eleve a sua frequência cardíaca durante pelo menos minutos. Se não costuma fazer exercício regularmente, comece devagar. A prática diária de exercício físico vai aumentar a sua perda de peso, acelerar o seu metabolismo, aumentar o seu nível de energia e dar-lhe-á uma incrível sensação de bem-estar. Criar músculo queima gordura mais rapidamente que a simples eliminação de gordura, por isso ganhe músculo com exercícios que suportam o seu próprio peso, tais como subir escadas em vez de ir de elevador, fazer agachamentos ou levantar pesos no ginásio. Pesquise na Internet exercícios que possa fazer em casa. Beba muita água. Beba pelo menos oito copos de 250 ml de água por dia. Muitas das sensações que associamos ao ter fome são, na verdade, a primeira tentativa do nosso corpo a dizer-nos que precisa de mais água. Por isso, quando sentir fome, beba primeiro um copo de água e veja como se sente passados quinze minutos. A água ajuda a eliminar toxinas que podem prejudicar a perda de peso e mantém a sensação de estarmos cheios. Chás à base de ervas podem também ser bebidos em vez de água, mas bebidas açucaradas, café e chá não contam como substitutos uma vez que podem desidratar. Os líquidos devem ser bebidos de preferência antes da refeição, e não durante ou depois. A razão para tal prende-se com o facto de diluírem o ácido gástrico, que ajuda a digerir a comida. Se tiver de beber goles de água durante a refeição e não puder esperar, pode ser sinal de que a comida está demasiado salgada ou doce. Começar o dia com sumo de limão misturado em água ajuda a estimular a produção de ácido gástrico e auxilia a digestão. Beber toda esta água pode, a princípio, resultar em mais idas à casa de banho, mas não se preocupe, o seu corpo adaptar-se-á rapidamente. Certifique-se apenas de que bebe o seu último copo de água pelo menos uma hora antes de se deitar, até se adaptar.

ORIENTAÇÕES ALIMENTARES

ORIENTAÇÕES ALIMENTARES ORIENTAÇÕES ALIMENTARES Um programa alimentar bom e saudável integra uma variedade de nutrientes e, para atingir essa variedade da melhor forma, há que comer diferentes tipos de alimentos. A nossa saúde

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Relatório Gratuito para Perda de Peso

Relatório Gratuito para Perda de Peso Relatório Gratuito para Perda de Peso - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Aprenda como pode começar a Perder Peso de forma super fácil e prática Parte 3 Comer de Forma Saudável A perda

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Na sobremesa, prefira as frutas. Se der vontade de consumir doce, opte pelos doces de frutas ou gelatina. Uma dica: use a

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval

Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval O segredo para manter o ritmo do começo ao fim está em ingerir alimentos ricos em cobre que contribuem para a manutenção da saúde combatendo o stress, colesterol

Leia mais

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Macedónia de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Esparguete à bolonhesa com salada de alface, cenoura e milho 1,3 Bolonhesa de soja 1,3,6 camponesa 1,3,5,6,7,8,12 Salmão lascado com

Leia mais

Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença.

Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença. www.drink6detox.pt Com Drink6 vai encher-se de energia positiva, de otimismo e vitalidade. O seu corpo e a sua mente notarão a diferença. Aqui contamoslhe tudo. Receberá os seus sumos frios. Deve conservá-los

Leia mais

Município de Estarreja Semana de 14 a 18 de janeiro de 2019 Almoço

Município de Estarreja Semana de 14 a 18 de janeiro de 2019 Almoço Semana de 14 a 18 de janeiro de 2019 Sopa Sopa de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Prato Esparguete com carne de vaca picada 1,3 Estufado de cogumelos e legumes com massa cotovelinhos 1,3 Salada Salada de alface

Leia mais

www.coolfoodplanet.org www.efad.org coolf et.org www.eufic.org

www.coolfoodplanet.org www.efad.org coolf et.org www.eufic.org g olf or w. coo n lf o o d p l a et. g or co w w et. ww w.efa d.o.eufic.org w ww rg Lembras-te de quando aprendeste a andar de bicicleta? A parte mais importante foi conseguir o equilíbrio certo. Quando

Leia mais

Município de Estarreja Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Estarreja Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Prato Esparguete com carne de vaca picada 1,3 Estufado de cogumelos e legumes com massa cotovelinhos 1,3 Salada Salada de alface

Leia mais

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos)

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos) Semana 1 com pão com bolacha Sopa de feijão-verde Massa à lavrador (c/vitela, tronchuda e feijão vermelho) Sopa de feijão branco e Tintureira/cação de cebolada (tomate e pimento) e batata cozida Pão (1/2)

Leia mais

Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano

Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano Composição média dos alimentos por 100 g de parte edível PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS VITAMINAS MINERAIS Nutrientes Parte edível Calorias Proteínas Lípidos Glícidos

Leia mais

Introdução. Planos Expresso de Refeições 1

Introdução. Planos Expresso de Refeições 1 Introdução O plano expresso de refeições para 14-dias é um ótimo ponto de partida que ajuda você a aprender rapidamente sobre os alimentos saudáveis e saborosos que o programa oferece para manter você

Leia mais

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 28/8 a 1 de Setembro

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 28/8 a 1 de Setembro 28/8 a 1 de Setembro Sopa de Introdução /1º Grupo Espinafres Massada de peixe (pescada) com cenoura ao natural Massada de peixe (pescada, abrótea e maruca) com cenoura e feijão-verde ao natural Pão com

Leia mais

Saboroso, rápido e conveniente. Pescado Preparado

Saboroso, rápido e conveniente. Pescado Preparado Saboroso, rápido e conveniente Pescado Preparado Índice Gama de Pescado Preparado 2 Wrap de Barrinhas Ómega 3 3 Barrinhas Ómega 3 com Salada Quente 5 Barrinhas Ómega 3 com Salada Fria 7 Barrinhas de Pescada

Leia mais

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia!

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é consumir no máximo 5gr = 6 de sal (2gr de sódio) por dia!!! gr de Sal!!! 1 colher de chá O que é

Leia mais

2 de Abril Dia Internacional do Livro Infantil

2 de Abril Dia Internacional do Livro Infantil Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 1 Semana de 2 a 6 de Abril de 2018 de agrião [batata, cebola, nabo, cenoura, agrião] barrinhas de 3,2 13,1 3,7 3,5 0,6 0,2 97,2 barrinhas de pescada panadas (120g) no

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,12 207 49 2,1 0,4 6,6 0,9 0,9 0,3 Bolonhesa de cavala 1,3,4,5,6 1038 246 7,7 0,4 26,7 1,1 17,0 0,4 ada ada de cenoura raspada 12

Leia mais

Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis

Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis Completa as palavras com as letras que faltam, sabendo que correspondem a nomes de diferentes hortícolas: O T C U - L R C E N R A E I N A F C B Ó U O P M N Ã

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR 2015

CARDÁPIO ESCOLAR 2015 Lanche da manhã 26/01/2015 Almoço ******* 4ª SEMANA DE JANEIRO (27/01/15 A 30/01/15) 27/01/2015 28/01/2015 29/01/2015 30/01/2015 ******* Banana Maçã Mamão *** Estrogonofe de Frango e de Soja, Batata Palito

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Creme de repolho Prato Peru estufado ao natural com esparguete 1,3,9 Salada Salada de alface e cenoura Creme de couve-flor e feijão Prato Filete de pescada estufado

Leia mais

Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1

Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1 Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1 Dia 1 Café da manhã * Café puro ou com leite com adoçante (1 xícara) ou suco de tomate (1 copo) * Ovo mexido com ervas e azeitonas (1 unidade) * Mussarela

Leia mais

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey Benefícios da Quinoa ORIGINÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, ESTE CEREAL DOS INCAS, É APONTADO COMO O MELHOR ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL PARA CONSUMO HUMANO DEVIDO À SUA RIQUEZA NUTRICIONAL. SE PRETENDE TER UMA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Ementa. Semana de 02 a 05 de JANEIRO de Uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL deve ser completa, equilibrada e variada!

Ementa. Semana de 02 a 05 de JANEIRO de Uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL deve ser completa, equilibrada e variada! Semana de 02 a 05 de JANEIRO de 2018 Dia 02 de Abóbora (cebola, alho-francês, batata (1,3,6,8,12), curgete, couve-coração e abóbora) Ovos (3) mexidos com Arroz de Ervilhas Salada de Alface e Couve-roxa

Leia mais

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar Reeducação Alimentar Cardápio Diário! Ingredientes Para Montar Seu Cardápio. Montar Cardápio Diário 1 - Beber 2 litros de água pordia A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL ODIVELAS - VEGETARIANA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço

CÂMARA MUNICIPAL ODIVELAS - VEGETARIANA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço CÂMARA MUNICIPAL ODILAS - GETARIANA Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 - Segunda (kcal) Bebida vegetal, pão sementes com creme vegetal 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 467 111 3,5 0,9 14,7 4,3 4,0 0,1

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Almoço pão de mistura com queijo fiambre de aves (leite, soja); pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura]

Almoço pão de mistura com queijo fiambre de aves (leite, soja); pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura] Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 3 Semana de 1 a 5 de Abril de 2019 ; pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura] 3,5 14,5 5,2 1,3 0,2 0,2 84,0 alface, cenoura e tomate

Leia mais

Município de Viseu Semana de 4 a 8 de setembro de 2017 Almoço

Município de Viseu Semana de 4 a 8 de setembro de 2017 Almoço Semana de 4 a 8 de setembro de 2017 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Prato Massa espiral com atum milho e cenoura 1,3,4,5,6 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 Sopa Sopa de feijão-verde

Leia mais

Quinta-Feira 05/04/2018. Sexta-Feira 06/04/ H00 Iogurte de aromas Energia kcal 131,7. 15H00 Pão de mistura com compota Energia kcal 142,9

Quinta-Feira 05/04/2018. Sexta-Feira 06/04/ H00 Iogurte de aromas Energia kcal 131,7. 15H00 Pão de mistura com compota Energia kcal 142,9 Semana 4: de 02/04/2018 a 06/04/2018 Segunda-Feira 02/04/2018 Sopa Creme de cenoura Energia kcal 542,4 Proteína g 28,3 Prato Rancho da Horta (grão, macarronete, couve, cenoura e curgete) Hidratos Carbono

Leia mais

ÍNDICE. Cru 36 Couve, abacate e romã 38

ÍNDICE. Cru 36 Couve, abacate e romã 38 ÍNDICE Introdução 7 Preparar a sua salada num frasco 8 Cereais e tempos de cozedura 10 Escolher a fruta e os legumes 11 Molhos 12 Vinagrete com balsâmico 14 Vinagrete com limão 16 Molho de sésamo e gengibre

Leia mais

EMENTA Salas 1 ano ENCERRADO VÉSPERA DE ANO NOVO FERIADO DIA DE ANO NOVO

EMENTA Salas 1 ano ENCERRADO VÉSPERA DE ANO NOVO FERIADO DIA DE ANO NOVO ALMOÇO ALMOÇO Segunda-feira (31/12/2018) ENCERRADO VÉSPERA DE ANO NOVO Terça-feira (01/01/2019) FERIADO DIA DE ANO NOVO Quarta-feira (02/01/2019) Creme de legumes Ovo mexido com fiambre de peru, cogumelos

Leia mais

12 maneiras para perder peso sem ir à academia

12 maneiras para perder peso sem ir à academia 12 maneiras para perder peso sem ir à academia Nem todo mundo tem tempo de ir à academia e isso pode desanimar muita gente que deseja perder peso. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos

Leia mais

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples!

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Você está querendo saber como ganhar peso? Siga esta dieta para engordar e conquiste o corpo que deseja! Embora existam centenas de pessoas com sobrepeso

Leia mais

Estufado de soja com legumes (repolho, abóbora e pimento verde) com batata cozida 6,9,12 Sobremesa Fruta da época ou iogurte de aromas 7

Estufado de soja com legumes (repolho, abóbora e pimento verde) com batata cozida 6,9,12 Sobremesa Fruta da época ou iogurte de aromas 7 COLÉGIO DE LAMAS Semana de 30 de outubro a 3 novembro de 2017 Prato Croquetes de carne com arroz de ervilhas e salada 1,3,6,12 Dieta Solha grelhada com batata e legumes 4,5,6 Strogonoff de legumes 1 Sopa

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Creme de repolho Massinha de peixe estufada ao natural 4,9 Salada Salada de alface e couve roxa Creme de couve-flor e feijão Arroz de carnes estufadas ao

Leia mais

Menu Semanal - 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário 2 a 6 de Outubro

Menu Semanal - 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário 2 a 6 de Outubro 2 a 6 de Outubro Sopa Sopa de espinafres e grão de bico 448 107 2,5 0,3 2,0 0,2 Paellha à CNM 466 111 1,0 0,2 3,4 0,3 Lombo de porco assado no forno com batata assada 361 86 0,7 0,1 4,6 0,1 Ovolactoveg.

Leia mais

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Cereais e derivados Arroz, integral, cru 12 359 1502 8 2 0 78 5,0 Arroz, tipo 1, cru 13 359

Leia mais

Biblioteca da Universidade de Coimbra

Biblioteca da Universidade de Coimbra Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 8 Semana de 1 a 5 de Julho de 2019 Sopa de cenoura pão (glúten); manteiga 2,1 14,1 5,3 1,1 0,2 0,3 75,5 almôndegas estufadas [carne de vaca] com massa esparguete (aipo);

Leia mais

EMENTA ESCOLAR MAIO Semana de 20 a 24

EMENTA ESCOLAR MAIO Semana de 20 a 24 MAIO 2019 - Semana de 20 a 24 O PEPINO é um vegetal pobre em calorias, mas rico em água, minerais e antioxidantes que ajudam a hidratar o corpo e a manter o bom funcionamento do organismo. Além da polpa,

Leia mais

ementa 2 Semana de 1 a 5 de Abril de 2019

ementa 2 Semana de 1 a 5 de Abril de 2019 ementa 2 Semana de 1 a 5 de Abril de 2019 couve branca e cenoura ripada almôndegas com molho de cogumelos massa espiral e salada massa espiral com legumes salteados, salada de alface, cenoura e couve em

Leia mais

Sopa Abóbora com tomate Energia kcal 588,9. Proteína g 25,3 Prato Empadão de vitela e soja com puré de batata H.Carbono g 77,1

Sopa Abóbora com tomate Energia kcal 588,9. Proteína g 25,3 Prato Empadão de vitela e soja com puré de batata H.Carbono g 77,1 Semana 12: de 02/04/2018 a 06/04/2018 Segunda-Feira 02/04/2018 Sopa Abóbora com tomate Energia kcal 588,9 Proteína g 25,3 Empadão de vitela e soja com puré de batata H.Carbono g 77,1 Vegetais Salada de

Leia mais

ESCOLAS C.M.ODIVELAS REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço

ESCOLAS C.M.ODIVELAS REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço ESCOLAS C.M.ODILAS Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 - Segunda Líp. AG Sat. (kcal) Leite simples, pão de sementes com queijo flamengo 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 508 121 3,7 1,8 14,8 3,3 6,0 0,2

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

Proteína g 35,1 Prato Caldeirada (tintureira, tamboril, batata, pimento) H.Carbono g 109,2

Proteína g 35,1 Prato Caldeirada (tintureira, tamboril, batata, pimento) H.Carbono g 109,2 Semana 1: de 02/10/2017 a 06/10/2017 Segunda-Feira 02/10/2017 Sopa Alho francês Energia kcal 805,9 Proteína g 35,1 Prato Caldeirada (tintureira, tamboril, batata, pimento) H.Carbono g 109,2 Vegetais Cenoura

Leia mais

COLÉGIO DE GAIA Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Pré-escolar / 1º Ciclo

COLÉGIO DE GAIA Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Pré-escolar / 1º Ciclo Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,9,12 Pescada gratinada com legumes (cenoura, brócolos e repolho), ovo e puré de batata 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14

Leia mais

CRCC01. Lista de Substituições. Lista de Substituição de Alimentos para Contagem de Carboidratos (1:15g)

CRCC01. Lista de Substituições. Lista de Substituição de Alimentos para Contagem de Carboidratos (1:15g) Lista de Substituição de Alimentos para Contagem de Carboidratos (1:15g) Grupo VERDURAS (fibras, vitaminas e minerais) 1 porção 7 Kcal Equivale a um pires de chá: não conta Acelga Bertalha Cebola Rabanete

Leia mais

EMENTA BERÇÁRIO E + 1 ANO 07 A 11 DE NOVEMBRO

EMENTA BERÇÁRIO E + 1 ANO 07 A 11 DE NOVEMBRO EMENTA 07 A 11 DE NOVEMBRO 11h15 Sopa de introdução Sopa de abóbora com couve coração Farinha de pau de frango Ovos mexidos com espinafres e batata areada com salada de tomate e pepino 1,3 Papa láctea

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31 DIETA DA USP Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao aceleramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura

Leia mais

CM REGUENGOS DE MONSARAZ Semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 VE (kj)

CM REGUENGOS DE MONSARAZ Semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 VE (kj) Semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 Sopa Sopa cenoura com couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 160 38 1,3 0,2 5,0 1,3 1,0 0,2 Arroz de aves com salada de cenoura, milho e nabo Feijão branco com molho

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Germana Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável Pirâmide dos alimentos Pirâmide alimentar é a representação

Leia mais

rancho de carnes [carne de porco, carne de vaca, chouriço de carne, grão-de-bico, couve, cenoura e massa]

rancho de carnes [carne de porco, carne de vaca, chouriço de carne, grão-de-bico, couve, cenoura e massa] ementa 5 Semana de 3 a 7 de Dezembro de 2018 nuggets de frango no forno massa cotovelinho, cenoura raspada, curgete e ervilhas nuggets (glúten, ovo, mostarda, aipo); massa cotovelinho Sopa de brócolos

Leia mais

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Sopa Creme de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Hambúrguer de aves com esparguete e salada de cenoura raspada 1,2,3,4,6,7,9,10,12 Sobremesa Frutas da

Leia mais

EB Nº2 REGUENGOS DE MONSARAZ ( ) RESTAURANTE Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Almoço

EB Nº2 REGUENGOS DE MONSARAZ ( ) RESTAURANTE Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Almoço Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Sopa Sopa peixe com coentros 1,3,4,5,6,7,8,12 207 50 3,7 0,5 1,1 1,0 2,8 0,3 Jardineira de porco com salada de cenoura, milho e nabo 1464 349 15,6 4,5 27,6 2,6 22,6 0,8

Leia mais

Município de Viseu Semana de 15 a 19 de outubro de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 15 a 19 de outubro de 2018 Almoço Semana de 15 a 19 de outubro de 2018 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 Sopa Sopa de couve branca e feijão

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

Restrições alimentares

Restrições alimentares Restrições alimentares 01 Introdução As pessoas com alergias, diabetes, doença celíaca ou hipertensão estão entre o grupo de indivíduos que necessitam de cuidados especiais na hora da alimentação. A restrição

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

SUGESTÕES DE RECEITAS PARA CONFECCIONAR SALADAS À BASE DE FRUTA E/OU VEGETAIS

SUGESTÕES DE RECEITAS PARA CONFECCIONAR SALADAS À BASE DE FRUTA E/OU VEGETAIS 1 SUGESTÕES DE RECEITAS PARA CONFECCIONAR SALADAS À BASE DE FRUTA E/OU VEGETAIS Pág. Pág. Espetada de Fruta... 3 Salada de Acelgas com Iogurte e Nozes. 8 Salada Tropical 3 Salada de Feijão Verde com Coentros

Leia mais

Município de Viseu Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Almoço

Município de Viseu Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Almoço Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 261 63 2,0 0,3 8,0 2,1 2,0 0,3 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 918 217 5,5 1,0 27,9 1,7 14,0 0,9 Soja estufada com cenoura,

Leia mais

Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer.

Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer. Em um plano de perda de peso, às vezes pode ser difícil decidir quais alimentos se deve comer. Se você está tentando mudar sua dieta para melhor, você deve considerar a adição de alimentos que combatem

Leia mais

Município de Viseu Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Almoço

Município de Viseu Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Almoço Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 168 40 1,9 0,3 4,9 0,4 0,6 0,3 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 918 217 5,5 1,0 27,9 1,7 14,0 0,9 Soja estufada com cenoura, milho

Leia mais

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA Refeições Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Pequeno Almoço/

Leia mais

Quantas Cores? Atividade 1: Rastreador de cores

Quantas Cores? Atividade 1: Rastreador de cores Quantas Cores? Quantas cores você pode comer hoje? Alimentos saudáveis são constituídos por vitaminas e nutrientes que produzem frutas e legumes em cores vibrantes. Ao comer uma variedade de alimentos

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Almoço Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Segunda Sopa Sobremesa Encerrado Sopa Sopa de repolho 12 185 44 0,9 0,1 7,7 1,3 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

COLÉGIO DE LAMAS Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço

COLÉGIO DE LAMAS Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço COLÉGIO DE LAMAS Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 de abóbora e repolho 1,6,7,8,12 Carne de porco à portuguesa 1,3,5,6,12 Pescada cozida com batata e penca cozida 4,9,12 Salada de grão-de-bico (azeitonas,

Leia mais

DIETA MEDITERRÂNICA - Lote 3 e 4

DIETA MEDITERRÂNICA - Lote 3 e 4 Semana 10 4 a 8 de março 0 Creme de legumes 250,8 11,6 1,6 0,1 23,2 3,6 24,5 0,3 FT Arroz de atum 4 140,8 463,8 20,0 2,0 40,,26 1,5 28,2 1,3 FT Alface, couve roxa e tomate 183,5 43, 0,4 0,0 6,4 5, 4,1

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

Feriado. contaminações cruzadas. Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são completamente inofensivas.

Feriado. contaminações cruzadas. Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são completamente inofensivas. Semana de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017 Sopa Sopa de feijão-verde Arroz de atum com ervilhas e milho 4 Salada Salada de pepino Sopa Sopa de alho-francês Arroz de frango e legumes estufados Feriado

Leia mais

EMENTA ESCOLAR ABRIL Semana de 01 a 05

EMENTA ESCOLAR ABRIL Semana de 01 a 05 ABRIL 2019 - Semana de 01 a 05 A BANANA é uma das frutas mais populares no mundo. Conhecida por ser muito nutritiva, contém fibras, antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde, tais como: potássio,

Leia mais

Município de Estarreja Semana de 6 a 10 de maio de 2019 Almoço

Município de Estarreja Semana de 6 a 10 de maio de 2019 Almoço Semana de 6 a 10 de maio de 2019 Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,12 Prato Atum com salada Russa 1,3,4,5,6,7,10,11,12 Salada de batata, brócolos, cenoura, cebola, ervilhas e milho Sopa Creme de cenoura

Leia mais

Menu Semanal - Pré escolar 2 a 6 de Outubro

Menu Semanal - Pré escolar 2 a 6 de Outubro 2 a 6 de Outubro (kj) Saturados Açúcares Sopa Sopa de espinafres e grão de bico 448 107 2,5 0,3 2,0 0,2 Paellha à CNM 466 111 1,0 0,2 3,4 0,3 da Tarde Pão com queijo e fruta (banana) 670 160 1,7 0,8 16,2

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

EMENTA Salas 2 anos. Creme de favas com coentros Salada de pescada com batata, cenoura, feijão verde e couve-flor cozidas

EMENTA Salas 2 anos. Creme de favas com coentros Salada de pescada com batata, cenoura, feijão verde e couve-flor cozidas Segunda-feira (01/10/2018) Creme de favas com coentros Salada de pescada com batata, cenoura, feijão verde e couve-flor cozidas Papa de aveia com leite, banana e canela Terça-feira (02/10/2018) Sopa de

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj)

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj) Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de cenoura

Leia mais

Município de Viseu Semana de 5 a 9 de março de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 5 a 9 de março de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de março de 2018 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum milho e cenoura 1,3,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 Sopa Sobremesa Sopa de couve branca

Leia mais

28/8 a 1 de Setembro. Menu Semanal - 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário. 2ª feira. 3ª feira. 4ª feira. 5ª feira. 6ª feira

28/8 a 1 de Setembro. Menu Semanal - 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário. 2ª feira. 3ª feira. 4ª feira. 5ª feira. 6ª feira Menu Semanal - 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário 28/8 a 1 de Setembro Ovolactoveg. Ovolactoveg. Ovolactoveg. Ovolactoveg. Feijão verde 208 50 1,9 0,3 2,0 0,2 Macarronete de atum 685 164 3,9 1,1 2,0 0,2 Ovolactoveg.

Leia mais

Município de Viseu Semana de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017 Almoço

Município de Viseu Semana de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017 Almoço Semana de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum milho e cenoura 1,3,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 Sopa Sopa de feijão-verde

Leia mais

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza PLANO ALIMENTAR Paciente: Jéssica de Souza Idade: 29 anos Peso atual: 69,2 kg Altura: 1,61m IMC: 26,7 Percentual de Gordura: 41,6% Percentual de Músculo: 24,7% Percentual de gordura Visceral: 6% Idade:

Leia mais

CLIP MIDLE AND UPPER Semana de 11 a 15 de março de 2019 Almoço

CLIP MIDLE AND UPPER Semana de 11 a 15 de março de 2019 Almoço Semana de 11 a 15 de março de 2019 Lombos de cavala c/ molho verde 4,6,12 809 194 15,3 1,8 0,8 0,5 13,4 0,4 de vaca á bolonhesa 1,3,12 1018 243 10,6 3,4 21,8 1,0 13,5 0,2 Paella vegetariana ( arroz, tofu,

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Lasanha de atum com cogumelos 1,3,4,5,6,7,8,9,11 887 212 8,1 1,4 18,0 0,2 16,3 0,7

Leia mais

Semana de 30 OUTUBRO a 03 de NOVEMBRO de 2017

Semana de 30 OUTUBRO a 03 de NOVEMBRO de 2017 Semana de 30 OUTUBRO a 03 de NOVEMBRO de 2017 Dia 30 de Abóbora e Grão (cebola, alho-francês, batata (1,3,6,8,12), abóbora, couve-coração e grão) Salmão (4) no forno com Arroz de Cenoura Salada de Tomate

Leia mais

Açúcar (g) Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9, ,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Prato

Açúcar (g) Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9, ,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Prato Semana de 29 de maio a 1 de junho de 2017 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9,12 210 50 2,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Pescada à Gomes de Sá e salada de alface e cenoura raspada 3,4,9,12 404 97 2,9 0,5

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/03/ /03/ /03/2017 RECESSO ESCOLAR

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/03/ /03/ /03/2017 RECESSO ESCOLAR 01/03/2017 02/03/2017 03/03/2017 Cereal matinal (Flocos de Milho) Pão francês com margarina + Suco de mamão Escarola e Pepino em cubos Beterraba ralada com milho RECESSO ESCOLAR Arroz e Feijão Abóbora

Leia mais

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, "!% "!% "!% "!% "#$%"#&% "!% "!% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, "!% "!% "!% "!% 02 0 / / 1/ / /1 /4

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, !% !% !% !% #$%#&% !% !% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, !% !% !% !% 02 0 / / 1/ / /1 /4 ! 5, 8 8* 9* *.(.(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(.(6.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 *&&*.(./(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,& & ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 0 2/ /4 0/ 1/

Leia mais

Ementa Escolar ANO: 2018 MÊS: janeiro SEMANA DE: 1-1 A 5-1

Ementa Escolar ANO: 2018 MÊS: janeiro SEMANA DE: 1-1 A 5-1 Ementa Escolar ANO: 2018 MÊS: janeiro SEMANA DE: 1-1 A 5-1 1 - janeiro Ano Novo 2 - janeiro V. Calórico Proteína Gordura H. Carbono Sopa Sopa de Feijão Vermelho e Couve Lombarda 148,10 Kcal 9,15 gr 2,75

Leia mais

EMENTA Mês: março/2019

EMENTA Mês: março/2019 EMENTA Mês: março/2019 1ª SEMANA 2 Sexta Feira Sopa: Couve (couve, cebola, abóbora, nabo, cenoura, courgette, batata) Prato: Arroz de atum e ovo Prato vegetariano: Arroz com legumes e ovo Legumes: alface,

Leia mais

(glúten, moluscos, sumo de fruta 100% 0,6 19,0 19,0 0,2 0,0 0,0 81,3

(glúten, moluscos, sumo de fruta 100% 0,6 19,0 19,0 0,2 0,0 0,0 81,3 Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 3 Semana de 1 a 5 de Abril de 2019 Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura] (leite, soja); pão ada alface, cenoura e tomate (aipo); douradinhos

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Ementa Geral Sala: Lilás Laranja - Azul CATL Semana de 02 a 06 de Julho 2018

Ementa Geral Sala: Lilás Laranja - Azul CATL Semana de 02 a 06 de Julho 2018 02/07 03/07 04/07 05/07 06/07 *P. 8h *P. 8h *P. 8h *P. 8h *P. 8h Semana de 02 a 06 de Julho 2018 Sopa: Creme de Cenoura e Grão (batata, couve flor, cenoura, cebola, grão) Prato: Carne de Porco Estufada

Leia mais

Modalidade Preparação Observações Porcionamento 1 Prato base Arroz Branco e temperado

Modalidade Preparação Observações Porcionamento 1 Prato base Arroz Branco e temperado CARDÁPIO ALMOÇO: URI CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN Dia da semana: Segunda-feira - 1ª e 3ª semanas 2 Prato base Feijão carioca com temperos: louro e óleo 3 Prato principal Filé de peito de frango grelhado

Leia mais

Feriado IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Feriado IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA Semana de 01 a 05 de OUTUBRO de 2018 Dia 01 Creme de Ervilhas (cebola, alho-francês, batata (1,3,6,7,8,12), curgete, cenoura e ervilhas) Filete de Pescada (2,4,14) no forno com Arroz de Cenoura Dia 02

Leia mais