O YEL é dirigido aos alunos do Ensino Secundário e do Ensino Profissional, com equivalência ao Ensino Secundário, de todo o território português.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O YEL é dirigido aos alunos do Ensino Secundário e do Ensino Profissional, com equivalência ao Ensino Secundário, de todo o território português."

Transcrição

1 Apresentação O Young Energy Leaders (YEL) é um Projeto da RNAE Associação das Agências de Energia e Ambiente, Rede Nacional, que resulta de uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O YEL é dirigido aos alunos do Ensino Secundário e do Ensino Profissional, com equivalência ao Ensino Secundário, de todo o território português. O objetivo, e o grande desafio, é o de sensibilizar os jovens adolescentes portugueses de modo a que estes se tornem verdadeiros embaixadores da Eficiência Energética e do combate às Alterações Climáticas junto dos seus colegas, das suas comunidades e das suas famílias, visando uma mudança efetiva de hábitos e comportamentos. Cada Equipa pode ser formada por, no máximo, um Professor Coordenador e uma turma. No mínimo, cada Professor Coordenador da Equipa pode inscrever-se em conjunto com quatro alunos. As Equipas YEL têm como missão atuar junto da comunidade escolar, da comunidade envolvente e das suas famílias através de Campanhas de Sensibilização. Em paralelo, cada equipa YEL deverá desenvolver um Trabalho Prático sobre as temáticas Eficiência Energética e/ou Alterações Climáticas. As Equipas YEL serão acompanhadas por um monitor que apoiará o desenvolvimento dos Projetos selecionados ao longo do ano letivo. Da mesma forma, as Equipas YEL serão adstritas à agência RNAE participante no YEL que lhe esteja mais próxima. Um prémio total no valor de (destinado à realização de uma Auditoria Energética e à implementação de medidas de Eficiência Energética) será atribuído a uma escola, que será a vencedora do Concurso. Consulta o Regulamento Geral, conhece as condições de participação e Liga-te à Corrente! Período de Inscrições no site do YEL: 15 de setembro a 16 de outubro de Mais informações em

2 Como concorrer 1. Cada Equipa YEL pode concorrer com um Professor Coordenador e uma turma de alunos. No limite mínimo, o Professor Coordenador poderá inscrever-se em conjunto com 4 alunos. 2. A inscrição deve ser feita pela equipa através do formulário online, disponibilizado até ao dia 16 de outubro de 2015, no site do YEL. Fase I Período de envio de projetos 1. A partir do final do período de inscrições e uma vez recebida uma comunicação a confirmar a receção dos dados e a inscrição na Fase I, as Equipas devem começar a preparar os seus projetos. Nesta fase, não deverá ser implementada nenhuma ação no terreno. As Equipas deverão submeter as sinopses dos seus Projetos no website YEL à apreciação de uma Equipa de Júri até dia 30 de outubro de Nesta fase, todas as Equipas inscritas deverão responder a um Inquérito aos Hábitos de Consumo de Energia que se encontrará disponível no website. 3. No website, no período em que as Equipas YEL estarão a elaborar os projetos, poderão ser sugeridas algumas ações a incluir nos mesmos. 4. O Júri da competição, composto pela RNAE, e por representantes dos seus parceiros institucionais, irá escolher os melhores projetos a nível nacional. 5. As sinopses referentes ao trabalho técnico e à campanha de sensibilização deverão ser entregues via no dia 30 de outubro de A seleção das melhores sinopses pela Equipa de Júri será comunicada no dia 5 de novembro de Fase II - Implementação no terreno 7. Ao longo do restante ano letivo, as Equipas YEL selecionadas irão colocar em prática os Projetos que conceberam na Fase I. 8. A Equipa de Gestão de YEL, assim como a Agência de Energia adstrita ao mesmo, acompanharão as Equipas no desenvolvimento dos seus trabalhos, apoiarão a organização das Campanhas de Sensibilização e dos Trabalhos Técnicos. Até ao dia 15 de dezembro de 2015, as Equipas deverão terminar as suas ações e elaborar e submeter os Relatórios Finais, detalhando os resultados dos seus projetos. Estes são os elementos principais de avaliação que o Júri terá para decidir qual a melhor Equipa YEL. Prémios O prémio a atribuir será no valor de Este prémio será usado para elaborar uma Auditoria Energética às escolas premiadas, por uma Entidade Externa Certificada. A verba restante será destinada a obras ou à instalação de equipamentos que respondam às lacunas identificadas nas auditorias.

3 As ferramentas 1. O website YEL Será a principal ferramenta de trabalho e o principal veículo de comunicação com as equipas. Este website assume várias funções: Fonte de informação para o público-alvo do Projeto Pedagógico e para a população em geral sobre os temas da Eficiência Energética e Combate às Alterações Climáticas; Fonte de informação oficial sobre o Projeto, nomeadamente o seu Regulamento. Ferramenta de inscrição das Equipas através de um formulário online no site YEL. Disponibilização de ferramentas de apoio às ações das Equipas, nomeadamente: Guião do Projeto a apresentar na Fase I; Inquérito-tipo aos Hábitos de Consumo; Sugestões de ações a desenvolver na Fase II; Guião do Relatório Final. Plataforma de comunicação entre a Equipa de Gestão do Projeto e as Equipas, nomeadamente de novidades, assuntos em destaque e desafios com reflexo na pontuação final. Detalhes de contacto direto com a Equipa de Gestão do Projeto. 2. O canal Facebook do YEL. Será uma ferramenta usada para comunicar as novidades do projeto e mostrar alguns dos resultados dos trabalhos desenvolvidos pelas equipas YEL. 3. O canal Youtube do YEL. Será uma ferramenta privilegiada de comunicação de conteúdos pedagógicos. As Equipas serão encorajadas a desenvolver os seus próprios conteúdos audiovisuais sobre as temáticas do Projeto e os melhores vídeos serão colocados no canal Youtube e nos espaços do website YEL em que esse canal está embutido. 4. e telefone. Estes canais serão disponibilizados através do website e serão as ferramentas de contacto direto entre as equipas YEL e a equipa de gestão para o esclarecimento de todas as questões que possam existir.

4 Regulamento Geral 1. Nome do concurso Young Energy Leaders Rede de Jovens Líderes para a Eficiência Energética 2. Promotor RNAE Associação das Agências de Energia e Ambiente, Rede Nacional. O Young Energy Leaders é uma medida financiada no âmbito Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). 3. Destinatários Alunos do Ensino Secundário ou do Ensino Profissional com equivalência ao Ensino Secundário de todo o território nacional português. 4. Objetivos Pedagógicos Dar a conhecer as temáticas da Eficiência Energética, reforçando os conhecimentos inerentes ao plano curricular definido; Proporcionar o envolvimento dos alunos no conhecimento de casos de estudo e desafios mundiais, europeus e nacionais relacionados com as mesmas; Valorizar o potencial inovador e criativo dos jovens enquanto principais motores de desenvolvimento das sociedades atuais, sustentadas em princípios éticos, ambiental e socialmente responsáveis; Reconhecer e aprofundar o espírito crítico e inovador, no âmbito das temáticas propostas, com a implementação de medidas e estratégias fundamentadas no campo da eficiência energética num contexto abrangente de comunidade escolar e comunidade em geral. Comportamentais Promover a sensibilização e motivação do público-alvo para ações participativas em que os alunos sejam os promotores e executores das mesmas no âmbito das temáticas propostas; Motivar os jovens para a adoção de atitudes e comportamentos efetivos no âmbito das temáticas exploradas.

5 Sensibilização das comunidades Proporcionar a criação de estratégias de sensibilização junto da comunidade educativa e local, incluindo as respetivas famílias, que proporcionem e incentivem a adoção de hábitos quotidianos ambientalmente responsáveis no que respeita ao consumo energético apoiadas e credibilizadas pela componente científica e técnica inerente à metodologia adotada. 5. Formação das Equipas As Equipas deverão ser formadas por: Um professor responsável pela Equipa; No máximo, será admitida a inscrição de todos os alunos de uma mesma turma. No mínimo, será sempre necessária a inscrição de, pelo menos, quatro alunos. A essa formação dar-se-á o nome de Equipa YEL. Não existe nenhum limite à inscrição de mais do que uma Equipa em cada escola. 6. Inscrição das Equipas YEL As Equipas deverão submeter os seus dados através de um formulário online no site YEL que conterá as seguintes informações: Nome da Escola; Designação da turma; Nome do Professor Coordenador; Contacto de do Professor Coordenador; Contacto telefónico do Professor Coordenador; Nomes de todos os alunos que compõem a Equipa YEL; Designação escolhida para a Equipa YEL. O período de inscrição das Equipas será até 16 de outubro de Quaisquer irregularidades na inscrição poderão ser corrigidas dentro de um espaço de 5 dias úteis após o término do período de inscrições se a inscrição inicial tiver sido feita no período definido para as inscrições.

6 7. Fase I Envio de sinopses As Equipas cujas inscrições foram aceites entrarão no período denominado de Fase I. Durante este período, as equipas terão obrigatoriamente que desempenhar as seguintes tarefas: 7.1. Projeto de Campanha de Sensibilização. Apresentação de um conjunto integrado de ações de sensibilização em três espaços específicos: Na escola; Na comunidade envolvente à escola; Junto das famílias. Deverá obedecer às seguintes especificações: Formato: Word, A4 Tipo e tamanho de letra: Arial, 11 Espaçamento entre linhas: 1,5 Número máximo de páginas: 10 Deve abordar os seguintes pontos: Identificação: Nome da escola e da Equipa YEL, morada e contactos da escola; Data; Índice; Apresentação da Equipa: Todos os alunos envolvidos; Métodos de participação no processo de tomada de decisão sobre o projeto; Restantes colegas e outras partes interessadas ouvidas no processo, quando aplicável. Enquadramento da escola, em termos de Eficiência Energética; Objetivos da campanha; Principais desafios e obstáculos ao sucesso (apresentando a forma de os ultrapassar ou mitigar); Descrição das ações: Nome da ação; Data prevista para a ação; Descrição da mecânica da ação e meios utilizados; Resultados previstos. Formas previstas de recolha de dados sobre o impacte das ações.

7 7.2. Projeto de Trabalho Técnico. Deve obedecer às seguintes especificações: Formato: Word, A4 Tipo e tamanho de letra: Arial, 11 Espaçamento entre linhas: 1,5 Número máximo de páginas: 5 Deve abordar os seguintes pontos: Identificação: Nome da escola e da Equipa YEL, morada e contactos da escola; Data; Índice; Apresentação da Equipa: Todos os alunos envolvidos; Métodos de participação no processo de tomada de decisão sobre o Projeto; Restantes colegas e outras partes interessadas ouvidas no processo, quando aplicável; Enquadramento da escola, em termos de Eficiência Energética; Objetivos do trabalho; Descrição técnica do trabalho (poderá ser uma descrição escrita ou visual, em desenho ou esquema); Principais aspetos a abordar na elaboração do trabalho: Forma como se relacionam com a Eficiência Energética; Originalidade do trabalho face a outros semelhantes já realizados; Desafios e obstáculos ao sucesso no desenvolvimento do trabalho; Reduções efetivas obtidas ao nível da utilização de eletricidade Inquérito aos Hábitos de Consumo. Será facultado um formulário para a realização de um Inquérito aos Hábitos de Consumo de Energia destinado a três tipos de população: A população escolar, incluindo colegas, professores e profissionais nãodocentes; A população envolvente, incluindo residentes e comerciantes estabelecidos nas zonas contíguas à escola; As famílias, não apenas dos membros da Equipa YEL, mas de outros colegas que sejam envolvidos no projeto. O formulário do Inquérito será disponibilizado online, através do website As questões apresentadas nesse formulário deverão ser colocadas a uma amostra significativa das três populações descritas. Quaisquer questões adicionais que a Equipa YEL pense serem pertinentes, e que melhor reflitam a sua realidade local, poderão ser colocadas no Inquérito. Ainda assim,

8 a colocação dessas questões não poderá implicar a substituição de outras que façam parte do formulário inicial e não deverão ser mais que cinco. Deverão ser enviados via os resultados dos Inquéritos, assim como a composição da amostragem de população inquirida. As ações anteriormente descritas, nomeadamente o Projeto de Campanha de Sensibilização, deverão considerar os resultados do Inquérito aos Hábitos de Consumo e a análise das lacunas comportamentais detetadas através deste exercício. 7.4 Desafios online. O website apresentará orientações para desafios a colocar às equipas, assim como indicações e sugestões de como os projetos deverão ser elaborados e qual o trabalho inicial que poderá ser feito desde logo pelas Equipas YEL, já na Fase I. 8. Esclarecimento de dúvidas e envio de Projetos O esclarecimento de dúvidas deverá ser feito através dos canais do projeto, sendo que o monitor designado para o acompanhamento dos trabalhos estará disponível para mesmo. Da mesma forma, 12 agências municipais e intermunicipais pertencentes à RNAE participarão no projeto, acompanhando-o de perto no terreno. Cada uma das escolas inscritas será alocada a uma destas agências para acompanhamento ao longo do projeto. Todos os documentos (7.1, 7.2 e 7.3) poderão ser enviados para a morada disponibilizada no website do projeto ou por via digital, para o endereço eletrónico: geral@yel.pt. 9. Avaliação dos trabalhos Após a submissão das sinopses por parte das Equipas YEL, será reunida uma Equipa de Júri que irá proceder à sua avaliação. Os critérios de avaliação dos projetos serão os seguintes: A qualidade das sinopses e das ações propostas; A originalidade, pertinência e grau de dificuldade das sinopses de componente técnica; A originalidade e a eficácia das Campanhas de Sensibilização idealizadas e propostas; A adequação aos resultados da aplicação do Inquérito aos Hábitos de Consumo; A exequibilidade da proposta; Realce das ações que não implicam custos; O alcance e envolvimento da população em geral, com especial destaque para a população em risco de exclusão; Os métodos de tomada de decisão assumidos, participados, democráticos e de alcance alargado junto da comunidade escolar; A possibilidade de replicabilidade da proposta noutras escolas do mesmo Agrupamento ou da sua região.

9 O Júri terá a função de selecionar os melhores trabalhos a nível nacional, independentemente da sua localização geográfica ou qualquer outra consideração que não emane dos critérios de avaliação supramencionados. Essas Equipas serão notificadas, via telefónica e por , da sua passagem à Fase II. Os resultados serão publicados no website do Projeto, para conhecimento de todas as Equipas envolvidas. 10. Fase II As Equipas YEL selecionadas para a Fase II terão a oportunidade de implementar no terreno os seus trabalhos. Esclarece-se que não haverá financiamento para a implementação das sinopses. Ao longo dessa implementação, serão acompanhadas pelo monitor do Projeto. As equipas poderão requerer a presença desse monitor nas suas escolas. Essa deslocação, assim será efetivada quando for considerado pertinente. Da mesma forma, poderá ser requerida a presença de um elemento da Agência de Energia adstrita à equipa, cuja concretização será igualmente avaliada e efetivada quando pertinente. Durante este período, as Equipas terão, obrigatoriamente, que desempenhar as seguintes tarefas: Relatório Final sobre Campanha de Comunicação. Apresentação dos resultados detalhados de todas as ações desenvolvidas ao longo do Projeto. Deve obedecer às seguintes especificações: Formato: Word, A4 Tipo e tamanho de letra: Arial, 11 Espaçamento entre linhas: 1,5 Número máximo de páginas: sem limite Deve abordar os seguintes pontos: Identificação: Nome da escola e da Equipa YEL, morada e contactos da escola; Data; Índice; Apresentação da Equipa: Todos os alunos envolvidos; Enquadramento da escola; Objetivos iniciais da campanha; Principais desafios e obstáculos ao sucesso detetados na Fase I (e dados sobre se essa análise se verificou adequada); Descrição detalhada de todas as Ações: Nome da ação; Data da realização;

10 Descrição da mecânica da ação e meios utilizados; Resultados obtidos. Formas de recolha de dados sobre impacte das ações; Dados quantitativos e qualitativos sobre alterações de comportamentos face ao consumo de energia. O trabalho poderá vir anexado de todos os elementos que ajudem a ilustrar as ações, tal como imagens, vídeos, materiais reutilizados, entre outros. No caso de materiais de difícil transporte, estes poderão ser entregues na Agência de Energia adstrita à Equipa Trabalho Técnico. O trabalho técnico poderá tomar a forma necessária à explicação do seu funcionamento. Deverá vir acompanhado de uma Memória Descritiva que dê a conhecer o seu funcionamento e objetivos, ilustrado com todas as imagens e restantes materiais considerados pertinentes à exposição. A Memória Descritiva deve obedecer às seguintes especificações: Formato: Word, A4 Tipo e tamanho de letra: Arial, 11 Espaçamento entre linhas: 1,5 Número máximo de páginas: Sem limite Deve abordar os seguintes pontos: Identificação: Nome da escola e da Equipa YEL, morada e contactos da escola; Data; Índice; Apresentação da Equipa: Todos os alunos envolvidos. Objetivos do trabalho; Descrição técnica do trabalho; Principais aspetos a abordar na elaboração do trabalho: Forma como se relacionam com a eficiência energética; Originalidade do trabalho face a outros semelhantes que tenham sido realizados; Desafios e obstáculos ao sucesso na concretização do trabalho; Reduções efetivas obtidas ao nível da utilização de eletricidade Inquérito aos Hábitos de Consumo. Deverá ser realizado, de novo, o Inquérito aos Hábitos de Consumo de Energia. O inquérito deverá constar das mesmas questões colocadas na Fase I. Deverá ser realizado à mesma amostra de população, isto é, com as mesmas características demográficas, da amostragem inquirida na Fase I.

11 Deverá ser elaborado um documento apreciando a forma como o trabalho desenvolvido, nomeadamente a Campanha de Sensibilização, terá implicado a desejada alteração dos comportamentos face à utilização de energia. Caso essa alteração não se assinale, o documento deverá apontar motivos para esse insucesso Desafios online. O website apresentará desafios, cujo alcance será classificado e acrescentado à pontuação final das Equipas, para determinação dos vencedores finais. 11. Esclarecimento de dúvidas e envio de Trabalhos Finais O esclarecimento de dúvidas deverá ser feito através dos canais do Projeto, sendo que a Equipa de Gestão do Projeto, que fará o acompanhamento dos trabalhos estará disponível para esse esclarecimento. Da mesma forma, 12 agências municipais e intermunicipais pertencentes à RNAE participarão no projeto, acompanhando-o de perto no terreno. Cada uma das escolas inscritas será alocada a uma das agências para acompanhamento durante o Projeto. Todos os documentos (10.1, 10.2 e 10.3) poderão ser enviados para a morada disponibilizada no website do Projeto ou por via digital, para o endereço eletrónico: geral@yel.pt. O período aberto ao envio dos projetos decorre do anúncio da passagem à Fase II e vai até às 23h59 do dia 15 de dezembro de Avaliação dos trabalhos Após a submissão dos Trabalhos Finais por parte das Equipas YEL, será reunida uma Equipa de Júri que irá proceder à sua avaliação. Os critérios de avaliação dos projetos serão os seguintes: A qualidade dos trabalhos e das ações realizadas; A originalidade, pertinência e grau de dificuldade dos projetos de componente técnica; A originalidade e a eficácia das ações e sensibilização idealizadas e propostas; Adequação às áreas de melhoria detetadas no Inquérito aos Hábitos de Consumo e alteração dos comportamentos motivada pelo projeto, comprovada pelos resultados do segundo momento de aplicação do referido Inquérito; Valorização de uma análise que aborde possíveis erros na abordagem ou alterações que promovam uma diferente estratégia crítica no futuro; Execução das ações, face ao originalmente planeado; Realce das ações que evitam o recurso a financiamento; Envolvimento da população em geral, com especial destaque para a população em risco de exclusão; Os métodos de tomada de decisão assumidos, participados, democráticos e de alcance alargado junto da comunidade escolar.

12 O Júri terá a função de selecionar o melhor trabalho a nível nacional, independentemente da sua localização geográfica ou qualquer outra consideração que não emane dos critérios de avaliação supramencionados. A Equipa YEL premiada será notificada via telefónica e por . Os resultados serão publicados no website, para conhecimento das Equipas. 13. Prémios O prémio a atribuir será no valor de O prémio para a escola será utilizado na contratação de uma Auditoria Energética externa e na implementação de medidas de eficiência energética mais adequadas à escola. O prémio para a Equipa YEL vencedora será entregue em forma de cheque-prémio. 14. Evento final A entrega dos prémios será realizada num Evento que terá lugar no início do 2.º período letivo e serão convidadas todas as entidades envolvidas, alunos e professores. 15. Propriedade A RNAE reserva-se o direito de expor ou publicar qualquer um dos trabalhos recebidos, salvaguardando a identificação da escola onde tenham sido realizados. A RNAE compromete-se a cuidar dos trabalhos recebidos com o máximo zelo. Contudo, não se responsabiliza por eventuais danos que possam ocorrer. Para esclarecimento de dúvidas, consulte o website ou contacte através do geral@yel.pt ou do telefone / 3.

Concurso de fotografia Somos todos peões REGULAMENTO 1. ENQUADRAMENTO

Concurso de fotografia Somos todos peões REGULAMENTO 1. ENQUADRAMENTO Concurso de fotografia Somos todos peões REGULAMENTO 1. ENQUADRAMENTO O concurso de fotografia Somos todos peões decorre por ocasião da Segunda Semana Mundial de Segurança Rodoviária, promovida pelas Nações

Leia mais

twist a tua energia faz a diferença regulamento do concurso 09/10

twist a tua energia faz a diferença regulamento do concurso 09/10 twist a tua energia faz a diferença regulamento do concurso 09/10 twist a tua energia faz a diferença* é um projecto da EDP e da Sair da Casca dedicado aos alunos do ensino secundário. Sensibilizar os

Leia mais

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI 0 REGULAMENTO DO CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 1. OBJETIVOS Através de um concurso de ideias, a iniciativa INOVA! visa: Estimular o espírito empreendedor, criativo e inovador das crianças e dos jovens;

Leia mais

Regulamento do Concurso de FOTOGRAFIA

Regulamento do Concurso de FOTOGRAFIA Évora 2005 Regulamento do Concurso de FOTOGRAFIA ENQUADRAMENTO O concurso AS PROFISSÕES DA MINHA COMUNIDADE é um concurso integrado no evento a decorrer de 13 a 15 de Abril de 2005, em Évora, organizado

Leia mais

Preencha a folha de sinopse seguinte. Não deve ultrapassar uma folha A4 (aproximadamente 500 palavras).

Preencha a folha de sinopse seguinte. Não deve ultrapassar uma folha A4 (aproximadamente 500 palavras). Sinopse da Candidatura Preencha a folha de sinopse seguinte. Não deve ultrapassar uma folha A4 (aproximadamente 500 palavras). PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL 2016 Sinopse de Candidatura Enumere

Leia mais

CONCURSO DE REDAÇÃO O Meio Ambiente na Minha Escola REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO

CONCURSO DE REDAÇÃO O Meio Ambiente na Minha Escola REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO Edital de Licitação n.º 024/2014 Modalidade: Concurso O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Trindade e Comissão Permanente de Licitação designada pela Portaria

Leia mais

Concurso de Ilustração

Concurso de Ilustração Concurso de Ilustração Escola Básica do Burgo Agrupamento de Escolas de Arouca «Rota dos geossítios do Arouca Geopark ILUSTRADA» REGULAMENTO DE CONCURSO janeiro de 2017 ENQUADRAMENTO O concurso «Rota dos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DO 1. Promotor e Disposições Gerais O Agrupamento de Escolas de Góis (AEG) leva a efeito o concurso de ideias para apresentação de propostas de

Leia mais

Associação Antigos Alunos Escola Secundária de Santo André

Associação Antigos Alunos Escola Secundária de Santo André 1 União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena Associação Antigos Alunos Escola Secundária de Santo André 2 Capítulo I Introdução e Objetivos O Concurso Novas Tecnologias é organizado

Leia mais

Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A CONGRESSOS NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA E DA CULTURA PORTUGUESAS

Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A CONGRESSOS NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA E DA CULTURA PORTUGUESAS REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A CONGRESSOS NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA E DA CULTURA PORTUGUESAS 2014 Enquadramento A Fundação Calouste Gulbenkian (Fundação), através de concurso, vai conceder apoio à organização

Leia mais

IV Concurso Escola Para Todos 2016 TERMOS E CONDIÇÕES

IV Concurso Escola Para Todos 2016 TERMOS E CONDIÇÕES IV Concurso Escola Para Todos 2016 TERMOS E CONDIÇÕES O concurso Escola Para Todos é uma iniciativa promovida pelo Município do Porto, através da Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência em colaboração

Leia mais

Município de Tondela

Município de Tondela CONCURSO DE IDEIAS MEMORIAL DOS INCÊNDIOS 2017- Normas de Participação Entidade Promotora: Organização: em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). 1. Contexto As presentes

Leia mais

JOVENS EMPREENDEDORES Búzio

JOVENS EMPREENDEDORES Búzio Jovens Empreendedores 2015/2016 Jovens Empreendedores 2015/2016 Jovens Empreendedores 2015/2016 Jovens Empreendedores 2015/2016 Jovens Empreendedores 2015/2016 Jovens CONCURSO JOVENS EMPREENDEDORES Búzio

Leia mais

INOVA Jovens Criativos, Empreendedores para o século XXI. Concurso de Ideias INOVA 2014/2015

INOVA Jovens Criativos, Empreendedores para o século XXI. Concurso de Ideias INOVA 2014/2015 INOVA Jovens Criativos, Empreendedores para o século XXI Concurso de Ideias INOVA 2014/2015 O que é o INOVA! e quem pode concorrer? O INOVA! é um concurso de ideias, destinado a estimular o empreendedorismo

Leia mais

Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira

Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira PREÂMBULO Os Orçamentos Participativos são símbolos de importância da participação dos cidadãos na sociedade democrática, neste sentido a Câmara Municipal

Leia mais

O MELHOR ARTIGO DE SEMPRE

O MELHOR ARTIGO DE SEMPRE - R E G U L A M E N T O - Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa Campo Mártires da Pátria, 130, 1169-056 LISBOA Telefone:+351 21 880 30 95 Fax:+351 21 885 12 20 Artigo 1º (Definição)

Leia mais

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos REGULAMENTO

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos REGULAMENTO REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO PARA A SALA DE MULTIDEFICIÊNCIAS DE ÓBIDOS NO ÂMBITO DO PROJETO UNIDOS NA INCLUSÃO 1. Objetivo 1.1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Da natureza, nada se tira a não ser fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças. REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Enquadramento O Concurso fotografia Natureza em Destaque

Leia mais

BOLSAS ES JOVEM / NOS ALIVE. 3. ª e d i ç ã o BOLSAS ES JOVEM / NOS ALIVE REGULAMENTO

BOLSAS ES JOVEM / NOS ALIVE. 3. ª e d i ç ã o BOLSAS ES JOVEM / NOS ALIVE REGULAMENTO BOLSAS ES JOVEM / NOS ALIVE 3. ª e d i ç ã o BOLSAS ES JOVEM / NOS ALIVE REGULAMENTO 01.ENQUADRAMENTO E INFORMAÇÃO GERAL As Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE resultam de uma iniciativa conjunta da Cooperativa

Leia mais

Prémio Hire.me app. Campanha nacional eskills for Jobs 2016. Regulamento

Prémio Hire.me app. Campanha nacional eskills for Jobs 2016. Regulamento Prémio Hire.me app Campanha nacional eskills for Jobs 2016 Regulamento Na prossecução das suas atribuições legais no domínio da Sociedade de Informação e do Conhecimento em Portugal, em particular ao nível

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO ESCOLAR A MINHA ESCOLA ADOTA: UM MUSEU, UM PALÁCIO, UM MONUMENTO

REGULAMENTO DO CONCURSO ESCOLAR A MINHA ESCOLA ADOTA: UM MUSEU, UM PALÁCIO, UM MONUMENTO REGULAMENTO DO CONCURSO ESCOLAR A MINHA ESCOLA ADOTA: UM MUSEU, UM PALÁCIO, UM MONUMENTO O concurso escolar A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento... é uma iniciativa promovida conjuntamente

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS ELABORAÇÃO DE LOGÓTIPO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE PROENÇA-A-NOVA Artigo 1º Objecto 1. O presente regulamento

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2015

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2015 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2015 VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2015 PREPARADO PARA MAIS UM SERRALVES EM FESTA A 30 E 31 DE MAIO? Em 2014 a 11ª edição do Serralves em Festa 2014 teve140

Leia mais

CALL FOR INNOVATION. concurso ERT & REGULAMENTO SIMOLDES

CALL FOR INNOVATION. concurso ERT & REGULAMENTO SIMOLDES CALL FOR INNOVATION concurso ERT & REGULAMENTO SIMOLDES 2 Revisão #007 19/10/17 Enquadramento As empresas ERT e Simoldes, doravante designadas como Promotores, estão a organizar um concurso, doravante

Leia mais

Concurso Todos Contam. 5.ª edição

Concurso Todos Contam. 5.ª edição PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA Concurso Todos Contam 5.ª edição Regulamento do Concurso O Concurso Todos Contam é uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entidade

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NORMAS DE PARTICIPAÇÃO. Capítulo I Disposições gerais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NORMAS DE PARTICIPAÇÃO. Capítulo I Disposições gerais ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NORMAS DE PARTICIPAÇÃO Capítulo I Disposições gerais Cláusula 1ª (Princípio) O Orçamento Participativo (OP) tem como escopo promover a intervenção informada, ativa e responsável

Leia mais

Regulamento PRÉMIO NACIONAL DE JORNALISMO DE INOVAÇÃO (EDIÇÃO DE 2018)

Regulamento PRÉMIO NACIONAL DE JORNALISMO DE INOVAÇÃO (EDIÇÃO DE 2018) Regulamento ENQUADRAMENTO: PRÉMIO NACIONAL DE JORNALISMO DE INOVAÇÃO (EDIÇÃO DE 2018) Em Portugal existem prémios de jornalismo em diversas áreas. No entanto, não é dada particular atenção ao jornalismo

Leia mais

ACADEMIA DE INSTRUÇÃO E RECREIO FAMILIAR ALMADENSE

ACADEMIA DE INSTRUÇÃO E RECREIO FAMILIAR ALMADENSE ACADEMIA DE INSTRUÇÃO E RECREIO FAMILIAR ALMADENSE REGULAMENTO 2 Festival da Canção Infantil e Juvenil "Musicalmadense" REGULAMENTO Artigo 1 (Natureza e Fim) O Festival da Canção Infantil e Juvenil " MusicAlmadense"

Leia mais

REGULAMENTO 3ª EDIÇÃO DO CONCURSO EDP LIVE BANDS 16

REGULAMENTO 3ª EDIÇÃO DO CONCURSO EDP LIVE BANDS 16 REGULAMENTO 3ª EDIÇÃO DO CONCURSO EDP LIVE BANDS 16 01. Âmbito 02. Participação 03. Cronograma do concurso 04. Inscrição no concurso 05. Votação e Seleção de semifinalistas 06. Semifinal 07. Votação e

Leia mais

Concurso para a Criação do Hino dos Jogos Desportivos da CPLP

Concurso para a Criação do Hino dos Jogos Desportivos da CPLP Concurso para a Criação do Hino dos Jogos Desportivos da CPLP REGULAMENTO Os Ministros Responsáveis pelo Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, reunidos em Salvador, Brasil, no dia 3 de

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DÁ UM NOME AO JÚNIOR

REGULAMENTO CONCURSO DÁ UM NOME AO JÚNIOR REGULAMENTO CONCURSO DÁ UM NOME AO JÚNIOR 1. CONCURSO DÁ UM NOME AO JÚNIOR 1.1 O Concurso Dá um nome ao Júnior é uma iniciativa do Automóvel Club de Portugal ( ACP ), realizada em parceria com o Plano

Leia mais

3. PRAZO DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS

3. PRAZO DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS REGULAMENTO 1. BOLSA DE INVESTIGAÇÃO 1.1. A bolsa de investigação do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (doravante designado GEDII) tem como finalidade apoiar a realização de projectos de

Leia mais

REGULAMENTO DE CANDIDATURA À ATRIBUIÇÃO DO SELO DE BOAS PRÁTICAS EPAL CORRENTE PELA ÁGUA 2.ª EDIÇÃO

REGULAMENTO DE CANDIDATURA À ATRIBUIÇÃO DO SELO DE BOAS PRÁTICAS EPAL CORRENTE PELA ÁGUA 2.ª EDIÇÃO REGULAMENTO DE CANDIDATURA À ATRIBUIÇÃO DO SELO DE BOAS PRÁTICAS EPAL CORRENTE PELA ÁGUA 2.ª EDIÇÃO Com o apoio do Fundo Ambiental, a EPAL lança a segunda edição da iniciativa EPAL Corrente pela Água.

Leia mais

PROGRAMA YOUNG VOLUNTEAM

PROGRAMA YOUNG VOLUNTEAM GUIÃO DE APOIO PROGRAMA YOUNG VOLUNTEAM Programa dirigido a alunos do ensino secundário com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a prática do Voluntariado como expressão de cidadania

Leia mais

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) Despacho n.º /2015 Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto (IPLeiria) Preâmbulo Nos termos do n.º 1 do artigo 15.º da Lei n.º 46/86, de 14.10 1,

Leia mais

PRÉMIO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

PRÉMIO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO PRÉMIO «CIÊNCIA NA ESCOLA» REGULAMENTO DO PRÉMIO 11ª Edição 2013/14 Página 1 de 7 REGULAMENTO DO PRÉMIO "CIÊNCIA NA ESCOLA CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º 1. A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério

Leia mais

OS JOVENS, A EUROPA, O FUTURO

OS JOVENS, A EUROPA, O FUTURO CONCURSO DE TRABALHOS MULTIMÉDIA 2019 REGULAMENTO PARA AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS E PROFISSIONAIS DA OS JOVENS, A EUROPA, O FUTURO No âmbito das comemorações do Dia da Europa e do Programa Cidadania Europeia.

Leia mais

Regulamento Concurso de Fotografia. Índice

Regulamento Concurso de Fotografia. Índice Índice 1 - Designação...3 2 - Objectivos...3 3 - Público - alvo...3 4 - Natureza dos trabalhos...4 5 - Condições de candidatura...4 6 - Prazos...5 7 - Júri...5 8 - Exposição...6 9 - Prémio...5 10 - Publicação

Leia mais

Prémio Solidário 25 anos SIC Regulamento

Prémio Solidário 25 anos SIC Regulamento A SIC Esperança, enquanto braço da responsabilidade social do grupo Impresa, lança o Prémio Solidário 25 anos SIC para comemorar o aniversário da estação. Destinado a todas as Instituições de Solidariedade

Leia mais

Concurso Literário João Grave

Concurso Literário João Grave Concurso Literário João Grave Normas Secção I Introdução A Câmara Municipal de Vagos, enquanto promotora da Cultura Vaguense e parceira da Comunidade Educativa do Concelho, e a Rede de Bibliotecas de Vagos

Leia mais

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 1. Parte 1 Objectivos, valor e designação das bolsas 1.1. O programa PARSUK Xperience pretende dar a oportunidade a alunos de licenciatura ou mestrado em Portugal

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉMIO PROTEÇÃO CIVIL EDUCAÇÃO PARA O RISCO PREÂMBULO

REGULAMENTO DO PRÉMIO PROTEÇÃO CIVIL EDUCAÇÃO PARA O RISCO PREÂMBULO REGULAMENTO DO PRÉMIO PROTEÇÃO CIVIL EDUCAÇÃO PARA O RISCO PREÂMBULO Transformar a Escola (dos diferentes graus e níveis de ensino) num agente de intervenção e num motor de mobilização da sociedade em

Leia mais

OBJETIVO REGULAMENTO. 1. Da Participação

OBJETIVO REGULAMENTO. 1. Da Participação OBJETIVO O Prêmio mantra Brasil Design de Interiores tem por objetivo oferecer aos participantes o reconhecimento aos seus trabalhos e destaque no mercado. Com esta iniciativa queremos divulgar a diversidade

Leia mais

O Prémio Vibeiras About Media Jovem Arquitecto Paisagista é promovido pela Vibeiras e pela About Media.

O Prémio Vibeiras About Media Jovem Arquitecto Paisagista é promovido pela Vibeiras e pela About Media. REGULAMENTO I. Objetivos do Prémio O Prémio Vibeiras About Media Jovem Arquitecto Paisagista tem por objetivo a promoção e reconhecimento público do trabalho de jovens estudantes de Arquitectura Paisagista.

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física 1. Dos objetivos A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos: - Despertar e estimular

Leia mais

Segunda Edição Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero

Segunda Edição Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero Segunda Edição Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), seu Instituto Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Leia mais

REGULAMENTO Orçamento Participativo de Águeda

REGULAMENTO Orçamento Participativo de Águeda REGULAMENTO Orçamento Participativo de Águeda PREÂMBULO A Democracia Participativa não se reduz a um mero sistema político e social, mas a um modo de ser, agir e pensar que abrange a totalidade da pessoa.

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - COMAD REGULAMENTO

CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - COMAD REGULAMENTO EDITAL Nº 01 / 2014 - DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO CONCURSO PARA ESCOLHA DA LOGOMARCA DO. REGULAMENTO O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas do município de Santos convida os universitários

Leia mais

Case study. Twist A TUA ENERGIA FAZ A DIFERENÇA EMPRESA

Case study. Twist A TUA ENERGIA FAZ A DIFERENÇA EMPRESA Case study 2010 Twist A TUA ENERGIA FAZ A DIFERENÇA EMPRESA A EDP Energias de Portugal e a Sair da Casca Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, são duas empresas que, embora operando em áreas de actividade

Leia mais

«CIÊNCIA NA ESCOLA» REGULAMENTO DO PRÉMIO. 10ª Edição 2011/12

«CIÊNCIA NA ESCOLA» REGULAMENTO DO PRÉMIO. 10ª Edição 2011/12 «CIÊNCIA NA ESCOLA» REGULAMENTO DO PRÉMIO 10ª Edição 2011/12 REGULAMENTO DO PRÉMIO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO "CIÊNCIA NA ESCOLA CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º 1. A Fundação Ilídio Pinho e o Ministério

Leia mais

Projeto Escola+ Eficiente 1º Desafio - Desenvolvimento de uma planta/maquete de uma Escola Eficiente Regulamento

Projeto Escola+ Eficiente 1º Desafio - Desenvolvimento de uma planta/maquete de uma Escola Eficiente Regulamento Enquadramento Projeto Escola+ Eficiente 1º Desafio - Desenvolvimento de uma planta/maquete de uma Escola Eficiente Regulamento Este regulamento é específico para a definição dos desafios que serão lançados

Leia mais

Logótipo NaturApproach

Logótipo NaturApproach 2012 Logótipo NaturApproach NaturApproach, Exploração Agricola, Lda. Serpins Lousã Portugal 1 Concurso de ideias para criação de logótipo Empresa NaturApproach 1. Objeto O presente documento visa regulamentar

Leia mais

Projeto Escola + Eficiente 3º Desafio Lista de Medidas de Eficiência Energética Regulamento

Projeto Escola + Eficiente 3º Desafio Lista de Medidas de Eficiência Energética Regulamento Projeto Escola + Eficiente 3º Desafio Lista de Medidas de Eficiência Energética Regulamento Enquadramento Este regulamento é específico para a definição dos desafios lançados às escolas, no âmbito da competição

Leia mais

REGULAMENTO Ano Letivo 2018/2019

REGULAMENTO Ano Letivo 2018/2019 ACADEMIA GRACE REGULAMENTO Ano Letivo 2018/2019 1. Enquadramento O GRACE Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial afirma-se como um ator fundamental na reflexão e fomento do tema da Responsabilidade

Leia mais

CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO

CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO PÁG 1 15.12.2014 CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO cofinanciamento CONCURSO INSTAGR(AR) REGULAMENTO PÁG 2 ARTIGO 1º DESIGNAÇÃO DO CONCURSO 1. O concurso Instagr(ar) - Aposta

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM VISEU DÃO LAFÕES REGULAMENTO CONCURSOS MUNICIPAIS DE IDEIAS DE NEGÓCIO VISEU DÃO LAFÕES

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM VISEU DÃO LAFÕES REGULAMENTO CONCURSOS MUNICIPAIS DE IDEIAS DE NEGÓCIO VISEU DÃO LAFÕES Página1 REGULAMENTO CONCURSOS MUNICIPAIS DE IDEIAS DE NEGÓCIO VISEU DÃO LAFÕES Ensino Secundário e Profissional 7ª Edição Ano letivo 2017/2018 Preâmbulo 1. O presente documento visa regular os Concursos

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior 2.º Ciclo Regulamento I. INDICAÇÕES GERAIS 1.1. A mobilidade Erasmus oferece aos alunos de mestrado a

Leia mais

REGULAMENTO. Regulamento do Concurso para criação do logotipo do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira

REGULAMENTO. Regulamento do Concurso para criação do logotipo do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira REGULAMENTO Regulamento do Concurso para criação do logotipo do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira Aprovado em Conselho Geral de 28 de fevereiro de 2019 Introdução Visando concretizar uma das estratégias

Leia mais

REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CONDIÇÕES GERAIS: A Direção da Região Centro da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas () no âmbito da organização do 21º Congresso Português de Cardiopneumologia,

Leia mais

FOTOS ATUAIS E FOTOS ANTIGAS.

FOTOS ATUAIS E FOTOS ANTIGAS. REGULAMENTO DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA: FOTOGRAFE REBOUÇAS TEMA: RECORDAÇÕES 1. OBJETIVOS: O I CONCURSO DE FOTOGRAFIA FOTOGRAFE REBOUÇAS tem como objetivos: - Descobrir, conhecer, apreciar no Município

Leia mais

Projeto Escola + Eficiente 2º Desafio - Trabalho de casa realizado com encarregados de educação REGULAMENTO

Projeto Escola + Eficiente 2º Desafio - Trabalho de casa realizado com encarregados de educação REGULAMENTO Projeto Escola + Eficiente 2º Desafio - Trabalho de casa realizado com encarregados de educação Enquadramento REGULAMENTO Este regulamento é específico para a definição dos desafios lançados às escolas,

Leia mais

REGULAMENTO. Orçamento Participativo de Arruda dos Vinhos

REGULAMENTO. Orçamento Participativo de Arruda dos Vinhos REGULAMENTO Orçamento Participativo de Arruda dos Vinhos Aprovação Câmara Municipal: 03-08-2015 Assembleia Municipal: 21-09-2015 REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ARRUDA DOS VINHOS PREÂMBULO A

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALPAÇOS. Regras Concurso de Fotografia Valpaços através de uma lente

MUNICÍPIO DE VALPAÇOS. Regras Concurso de Fotografia Valpaços através de uma lente Regras Concurso de Fotografia Valpaços através de uma lente O Município de Valpaços vem desenvolvendo e promovendo iniciativas no sentido de sensibilizar a população em geral para a importância da defesa

Leia mais

Ponto 10.1. Proposta das Normas do Orçamento Participativo de Pombal

Ponto 10.1. Proposta das Normas do Orçamento Participativo de Pombal Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0014/cmp/15, celebrada em 25 de Junho de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 10.1. Proposta das

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA CONCURSO DE FOTOGRAFIA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS REGULAMENTO Artigo 1º OBJECTIVO O presente concurso tem como objetivo sensibilizar os alunos das Escolas de 2º e 3º Ciclo do 5º ao 9º ano de

Leia mais

CONCURSO ESCOLAR SANTA MARIA Preâmbulo

CONCURSO ESCOLAR SANTA MARIA Preâmbulo CONCURSO ESCOLAR SANTA MARIA 2027 Preâmbulo A Câmara Municipal de Vila do Porto, atenta ao cenário de mudança e de evolução acelerada em que se encontra a ilha, a região e o País, assumiu o desafio de

Leia mais

Prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar Edição 2011 Regulamento

Prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar Edição 2011 Regulamento A SIC Esperança, promove anualmente a entrega de um Prémio a um projeto, inovador ainda não implementado, que tenha como objetivo a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas,

Leia mais

REGULAMENTO OFICINAS CRIATIVAS CASA DA CULTURA SANTA CRUZ QUINTA DO REVOREDO

REGULAMENTO OFICINAS CRIATIVAS CASA DA CULTURA SANTA CRUZ QUINTA DO REVOREDO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ CÂMARA MUNICIPAL REGULAMENTO Nº 527/2015 REGULAMENTO OFICINAS CRIATIVAS CASA DA CULTURA SANTA CRUZ QUINTA DO REVOREDO Uma porta aberta à cultura Aprovação: Câmara Municipal: 07-05-2015

Leia mais

Projecto MIMAR O SOLAR

Projecto MIMAR O SOLAR Equipa Star Wars 1 Projecto MIMAR O SOLAR 2 Projecto Mimar o Solar Apresentação O Projecto MIMAR O SOLAR surge como iniciativa promovida pelo Solar do Mimo Centro de Acolhimento Temporário de Crianças

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉMIO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SEGURADORES

REGULAMENTO DO PRÉMIO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SEGURADORES REGULAMENTO DO PRÉMIO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SEGURADORES Cláusula 1.ª Objetivo e Destinatários 1. Ao abrigo do disposto no Protocolo celebrado em 12 de julho de 2018 entre a Associação Portuguesa de

Leia mais

Normas de Participação Concurso «Eu e a minha bicicleta»

Normas de Participação Concurso «Eu e a minha bicicleta» Artigo Primeiro Designação do concurso e entidades 1. O Concurso EU E A MINHA BICICLETA é um concurso organizado pela Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do projeto da Rede Ciclável do Concelho do Seixal,

Leia mais

Prémio APIFARMA Clube de Jornalistas. Jornalismo em Saúde REGULAMENTO

Prémio APIFARMA Clube de Jornalistas. Jornalismo em Saúde REGULAMENTO Prémio APIFARMA Clube de Jornalistas Jornalismo em Saúde REGULAMENTO 1. Objectivos O Clube de Jornalistas, com o apoio da APIFARMA Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, institui o Prémio APIFARMA/

Leia mais

Põe esta campanha em movimento. Regulamento

Põe esta campanha em movimento. Regulamento CONCURSO DE VÍDEO - STOP MOTION Põe esta campanha em movimento Regulamento Enquadramento Existem cerca de 1200 espécies de morcegos no mundo. Das 27 espécies de morcegos que existem em Portugal, 11 espécies

Leia mais

PERA Programa Escolar de Reforço Alimentar

PERA Programa Escolar de Reforço Alimentar PERA Programa Escolar de Reforço Alimentar 2012/2013 e 2013/2014 COORDENAÇÃO NACIONAL Setembro de 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. APRESENTAÇÃO DO PERA 2. ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA. 3. QUESTÕES ORGANIZACIONAIS

Leia mais

Normas de Participação. Concurso Literário & Artístico. Preâmbulo. O Programa LIKE SAÚDE - Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e

Normas de Participação. Concurso Literário & Artístico. Preâmbulo. O Programa LIKE SAÚDE - Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Normas de Participação Concurso Literário & Artístico Preâmbulo O Programa LIKE SAÚDE - Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências - pretende que a comunidade educativa reconheça,

Leia mais

máxima de 2 minutos (em formato mp4 e a resolução mínima de 720px), no qual deverá ser

máxima de 2 minutos (em formato mp4 e a resolução mínima de 720px), no qual deverá ser ARRISCA C 2015 Concurso de Ideias e Planos de Negócio REGULAMENTO V1 1. Este concurso visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.

Leia mais

I PRÉMIO DE ESCULTURA E PINTURA ARTUR BUAL

I PRÉMIO DE ESCULTURA E PINTURA ARTUR BUAL I PRÉMIO DE ESCULTURA E PINTURA ARTUR BUAL 1ª EDIÇÃO EM ESCULTURA PRAZO DAS CANDIDATURAS: 1 de Maio até 15 de Julho de 2017 ENTREGA DAS OBRAS: 1 de Agosto até 4 de Setembro de 2017 + INFO: circuloarturbual@gmail.com

Leia mais

CONCORRE, VENCE E CONCRETIZA A TUA IDEIA... MAIS DE EM PRÉMIOS

CONCORRE, VENCE E CONCRETIZA A TUA IDEIA... MAIS DE EM PRÉMIOS CONCORRE, VENCE E CONCRETIZA A TUA IDEIA... MAIS DE 50.000 EM PRÉMIOS IEP INNOVATION LAB 2017. APRESENTAÇÂO O IEP INNOVATION LAB 2017 visa promover a inovação tecnológica e a criação de novas técnicas

Leia mais

REGULAMENTO 5º Concurso de Composição de Canções Para Crianças

REGULAMENTO 5º Concurso de Composição de Canções Para Crianças REGULAMENTO 5º Concurso de Composição de Canções Para Crianças apoio organização associação portuguesa de educação musical Instituição de Utilidade Pública filiada na ISME International Society for Music

Leia mais

Concurso de Fotografia - Regulamento

Concurso de Fotografia - Regulamento Concurso de Fotografia - Regulamento Enquadramento Concurso de fotografia subordinado ao Tema Paredes com história, instituído pela Associação Académica da UTAD. Objetivos O concurso tem como principal

Leia mais

ReciclOhArte II Para tornar o Mundo melhor!

ReciclOhArte II Para tornar o Mundo melhor! ReciclOhArte II Para tornar o Mundo melhor! Tema das peças: Contos Infantis PIEF de 2.º e 3.º Ciclo Escola Básica Integrada de Mourão 2011 / 2012 Concurso a Nível Nacional ReciclOhArte II Para tornar o

Leia mais

CONCURSO CLUBES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

CONCURSO CLUBES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA CONCURSO CLUBES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA REGULAMENTO Ano Letivo 2017/18 Clubes de Programação e Robótica Ministério da Educação Direção-Geral da Educação Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas 1

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA OBJETIVA: EUROPA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA OBJETIVA: EUROPA CONCURSO DE FOTOGRAFIA OBJETIVA: EUROPA O Sindicato dos Jornalistas, em parceria com o Parlamento Europeu, promove um concurso de fotografia com o tema Objetiva: Europa, a decorrer durante fevereiro de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

03. O festival contemplará a apresentação dos projetos a concurso.

03. O festival contemplará a apresentação dos projetos a concurso. CONCURSO // PG 02 Concurso Normas 01. Inserido no Programa da Feira de Artes Performativas, a decorrer no Cineteatro António Lamoso, no dia 31 de março de 2017, o Município de Santa Maria da Feira promove

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO Carnaval de Torres Vedras 2015 AMOR

REGULAMENTO CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO Carnaval de Torres Vedras 2015 AMOR REGULAMENTO CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO Carnaval de Torres Vedras 2015 AMOR Artigo 1º Objeto 1. O concurso de ilustração Carnaval de Torres Vedras 2015 é uma iniciativa da Promotorres EM (adiante designada

Leia mais

Regulamento. Prémio Eu Reduzo

Regulamento. Prémio Eu Reduzo Regulamento Prémio Eu Reduzo Almada, Portugal 2016 PRÉMIO EU REDUZO Regulamento Artigo 1 (Projeto Missão Reduzir) a) Missão Reduzir é um projeto que visa sensibilizar, mobilizar e capacitar os munícipes

Leia mais

Normas de Participação

Normas de Participação Normas de Participação Enquadramento O Concurso de Fotografia denominado Retratos da Nossa Terra 2017, pretende divulgar e promover o património cultural, social e paisagístico da Freguesia de Almargem

Leia mais

Direcção-Geral dos Desportos

Direcção-Geral dos Desportos Direcção-Geral dos Desportos HINO DOS JOGOS DESPORTIVOS DA CPLP CONCURSO LOCAL, FORMA DE APRESENTAÇÃO E DATA DE ENTREGA DE CANDIDATURAS Preâmbulo Com o presente regulamento a Direção-Geral dos Desportos

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 BIBLIOTECA ESCOLAR

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 BIBLIOTECA ESCOLAR 2015-2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR DIRETORA DA BIBLIOTECA ESCOLAR, ANA CARVALHO EXTERNATO D. AFONSO HENRIQUES Largo da Igreja, nº 81 4660-227 Resende Índice 1. Introdução... 2 2. Domínio

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGÓTIPO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE VILA POUCA DE AGUIAR

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGÓTIPO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE VILA POUCA DE AGUIAR REGULAMENTO DO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGÓTIPO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE VILA POUCA DE AGUIAR 1 PROMOTOR O Conselho Municipal de Juventude do Município de Vila Pouca de Aguiar leva a efeito

Leia mais

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Esplanada dos Ministérios, Bloco L 70047-902 Brasília DF ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

Jornal O País Concurso Repórter por 1 dia. Regulamento

Jornal O País Concurso Repórter por 1 dia. Regulamento Jornal O País Concurso Repórter por 1 dia Regulamento 1. Promoção 1.1 O Repórter por um Dia é promovido pelo Jornal OPAÍS como parte integrante do Projeto de promoção e lançamento d OPAÍS diário. Os principais

Leia mais

Prêmio Recife de Empreendedorismo

Prêmio Recife de Empreendedorismo REGULAMENTO DO CONCURSO SOCIOCULTURAL DE EMPREENDEDORISMO Prêmio Recife de Empreendedorismo Prêmio Recife de Empreendedorismo 2016 1. O Concurso Social denominado Prêmio Recife de Empreendedorismo 2016

Leia mais