Agora que você entrou no Reino de Deus, precisa conhecê-lo. Mas antes de qualquer assunto acerca do Reino, voltemos o olhar para o Senhor do Reino.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agora que você entrou no Reino de Deus, precisa conhecê-lo. Mas antes de qualquer assunto acerca do Reino, voltemos o olhar para o Senhor do Reino."

Transcrição

1

2 Agora que você entrou no Reino de Deus, precisa conhecê-lo. Mas antes de qualquer assunto acerca do Reino, voltemos o olhar para o Senhor do Reino. Quem é esse Deus que se importou tanto comigo, ao ponto de enviar Jesus Cristo para me arrancar das garras do pecado, do mundo e do diabo, fazer de mim uma nova criação e abraçar-me como seu filho?

3 Não existe um modo para que a mente humana possa compreender quem Deus é. Alguém incriado, sem princípio e sem fim, criador de tudo, é indefinível. Portanto, só podemos falar quem é Deus com base em Sua própria revelação a nós: A Bíblia Sagrada.

4 Um espírito perfeitamente bom, que em santo amor, criou, sustenta e dirige todas as coisas. (Strong) Deus é aquele Ser Supremo que existe independente do universo, que não muda, é absoluto, transcende o espaço e o tempo, que é auto ciente, que é todo-conhecimento, sempre presente, e pode realizar qualquer coisa que Ele deseje realizar. (Matt Slick)

5

6

7

8

9

10

11

12

13 O que faz desse Ser o Deus único e diferente de todos os outros deuses que o homem adora? Ele possui atributos que somente Ele pode ter e que nenhum outro se assemelha. A posse destes atributos o faz único e, portanto, soberano. Falar de atributo é referirse ao caráter, natureza, constituição, personalidade, qualificações, características. Para além dos tributos já vistos - Onisciência, Onipotência e Onipresença - olhemos rapidamente para mais alguns desses atributos:

14 1. Ele é pessoal Deus não é uma coisa, um poder ou influência. Ele é uma pessoa. Ele pensa, sente e quer, como nós. Ele é um Ser vivo pessoal. Lemos na Bíblia que Ele conversou e se relacionou com as pessoas, deu-se a conhecer e estabeleceu alianças. Apresentou-se como Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Muitas vezes Ele declarou: Eu sou Yahweh teu Deus.

15 2. Ele é conhecível Apesar de todo Seu poder e majestade, nós podemos conhecer a Deus e não só saber sobre Ele, porque Ele se nos revelou. Yahweh deu-se a conhecer (Salmo 9:16). Ele mesmo declara: Eu lhes darei um coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou Yahweh. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração (Jeremias 24:7). Daí o convite do profeta: Conheçamos, e prossigamos em conhecer a Yahweh (Oséias 6:3).

16 3. Ele é eterno Deus não tem qualquer início. Nunca haverá um tempo quando Ele não existirá. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus (Salmo 90:1-2). Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (Apocalipse 22:13).

17 4. Ele é imutável A imutabilidade quer dizer que Deus não muda em sua natureza nem em seu caráter, nem em seus propósitos. Sendo perfeito, Ele não pode mudar para melhorar nem piorar (Malaquias 3:6; Tiago 1:17). Essa imutabilidade dá ao crente em Cristo segurança. Sabe que Deus não vai mudar de pensamento quanto às promessas que nos fez.

18 A imutabilidade quer dizer que Deus não muda em sua natureza nem em seu caráter, nem em seus propósitos. Sendo perfeito, Ele não pode mudar para melhorar nem piorar (Malaquias 3:6; Tiago 1:17). Essa imutabilidade dá ao crente em Cristo segurança. Sabe que Deus não vai mudar de pensamento quanto às promessas que nos fez.

19 5. Ele é Santo O tema da santidade de Deus ocupa um lugar de proeminência em toda a Bíblia. Por exemplo: O profeta Isaías o chamou "Santo" 33 vezes em seu livro. Esta visão da santidade de Deus é o que necessitamos hoje em dia, para compreender a hediondez ou terribilidade do pecado. É o atributo dos atributos de Deus. Os demais dependem dele. A santidade de Deus quer dizer que Ele é completamente separado da maldade e do pecado e é positivamente puro e perfeito (Salmo 99:9; Isaías 6:3; Isaías 57:15; Apocalipse 4:8).

20 6. Ele é Justo Quer dizer que é reto em tudo o que faz. Sempre opera com justiça. Já que é santo, tem que ser justo em tudo, porque não pode equivocar-se (Salmo 119:137; 145:17). Deus manifesta Sua justiça castigando o pecado, a maldade e a rebelião (Salmo 11:4-7; Neemias 9:33) e também sempre cumprindo Suas promessas (Neemias 9:7-8). Deus ainda manifesta Sua justiça sempre perdoando e justificando às pessoas que se arrependem e recebem a Cristo Jesus como seu Salvador. Cristo foi castigado na cruz por seus pecados. Então Deus pode lhes perdoar e não perder sua justiça (Romanos 1:17). E Ele sempre recompensa aos fiéis (Hebreus 6:10-20).

21 7. Ele é amor O amor é o atributo de Deus mais difícil de compreender. Como é possível um Deus Santo poder amar as pessoas rebeldes, pecadoras e más? Devemos entender que Ele não ama o pecado, mas ama o pecador. Ele nos ama com amor eterno, apesar dos nossos pecados. Deus é amor (1 João 4:8,16). O amor é a essência do Seu ser. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:7-8).

22 Deus é tudo isto e muito mais. A Declaração de Fé da INSEJEC confessa o que crê acerca de Sua pessoa nestes termos:

23 Cremos que há um único Deus vivo e verdadeiro, Espírito infinito, perfeitamente bom, cujo nome é YHWH, Criador e Senhor Supremo dos céus e da terra, indizivelmente glorioso em santidade e o único digno de toda honra, glória, louvor e adoração, confiança e amor; que Ele é o Deus triúno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, coexistentes, coeternos e iguais em todas as perfeições divinas, e que executam ofícios distintos, mas harmônicos, na grande obra da Redenção (Dt. 6:4; Jr. 10:1; 1 Tm. 2:5,6; Êx. 3:14; 6:2,3; Is. 43:15; Mt. 6:9; 1 Tm. 1:17; Ml. 3:6; Tg. 1:17; Gn. 1:1; 17:1; Êx. 15:11-18; Is. 43:3; At. 17:24-26; Ef. 3:11; I Pe. 1:17; Êx. 15:11; Is. 6:2; 57:15; Jó 34:10; Mt. 22:37; Jo. 4:23,24; I Pe. 1:15,16; Mt. 28:19; Mc. 1:9-11; I Jo. 5:7; Rm. 15:30; 2 Co. 13:13; Fp. 3:3).

24

25 Deus tem seu nome próprio, que identifica seu Ser, revelado primeiro a Moisés (Êxodo 3:14,15): Yahweh! Mas Ele também se revelou através de diversos nomes e títulos que apontam para aspectos do seu caráter e do seu relacionamento redentivo com os homens. Apresentamos aqui uma visão geral dos principais nomes. Eles aparecem em nossa Bíblia traduzidos, o que não nos dá uma idéia adequada do que significam. Seria preferível transliterá-los, isto é, colocá-los na forma da língua portuguesa e explicar o seu significado. É isso que faremos aqui de forma breve.

26 יהוה (YHWH) Yahweh Somente Yahweh é considerado o nome real de Deus. Os outros são nomes encontrados na Bíblia para descrever Deus e seus atributos (o que e quem Deus é). Este é o nome pessoal de Deus, que revela a Sua identidade. Disse Deus a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Yahweh (YHWH), o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração (Êxodo 3:15).

27 Este nome, que é usado no texto sagrado mais de vezes, foi considerado pelos judeus muito sagrado para ser pronunciado e terminaram substituindo-o na Bíblia pelo título de SENHOR (Adonai em hebraico). Antigamente, na língua hebraica, tudo era escrito só com consoantes e nenhuma vogal. O nome de Deus, chegou-nos, portanto, desta forma: YHWH. Porque ele consiste de quatro consoantes, é chamado de tetragrama, significando a palavra de quatro letras. Nós não sabemos como a palavra YHWH era originalmente pronunciada. A pronúncia normal e ortografia hoje mais comum é Yahweh (pronunciado em português como Iavé ). Tal pronúncia foi, primeiro, sugerida no século XVI por Gilbert Génébrard, professor de hebraico no prestigioso Colégio Real em Paris. Esta é forma que usamos

28 אלהים Elohim Elohim é o nome geral para Deus (divindade). A palavra é usada com referência ao Deus verdadeiro, com relação ao universo, e aos deuses pagãos. A raiz da palavra El - significa forte, a ser temido, uma deidade de grande poder. Esta palavra é plural, mas é usada como um título singular. É um plural intensivo, de majestade e, às vezes, deliberativo (Gênesis 1:26). É usada mais de vezes no Antigo Testamento referindo-se ao Nosso Deus.

29 אדני Adonai Adonai é plural de Adon, e quer dizer Senhor. Usado tanto com referência aos homens e aos anjos, como a Yahweh, Deus de Israel (Êxodo 34:23). Indica a relação de amo-criado, soberania e governo. Deus é chamado o Senhor dos senhores (Deuteronômio 10:17) e o Salmo 8:1 menciona Yahweh nosso Senhor (Adonai). A forma plural Adonai, como a forma plural Elohim, é regularmente usada com verbos no singular. Assim pode-se dizer que se trata de um plural enfático ou plural de majestade.

30 Os Massoretas, para assegurarem que o Nome sagrado de YHWH, não fosse tomado em vão, colocaram as marcas vogais da palavra Adonai sob as letras consoantes do nome sagrado Y-H-W-H. Assim, ao encontrarem o nome YHWH na leitura, liam Adonai. Mais tarde, as traduções da Bíblia substituíram de vez YHWH por Adonai (Senhor). E para diferenciar quando no original é YHWH ou Adonai, seguindo uma sugestão, primeiro feita por William Tyndale, em 1530, colocaram SENHOR (com todas as letras maiúsculas) para YHWH e Senhor para Adonai.

31 As versões mais modernas colocam tudo do mesmo jeito: Senhor, de forma que o leitor não faz a mínima idéia de quando o verdadeiro nome pessoal do seu Deus aparece no texto. Nossa geração precisa se levantar e resgatar o Nome. Foi por causa desse hábito de usar as vogais de Adonai na palavra YHWH, que no passado, ao quererem restaurar o nome de YHWH, cuja pronúncia tornara-se desconhecida, chegaram à pronúncia de Jeová (YEHOWAH).

32 NOMES COMPOSTOS NO ANTIGO TESTAMENTO 1. De "ELOHIM" a. El Elyon = O Altíssimo (o mais forte entre os fortes (Isaías 14:13-14). b. El Roi = O forte que vê (Gênesis 16:13). c. El Shaddai = O Deus Todo-suficiente, o Todopoderoso (Gênesis 17:1-20). d. El Olam = Deus Eterno (Isaías 40:28).

33 NOMES COMPOSTOS NO ANTIGO TESTAMENTO 2. De YAHWEH: a. Yahweh-Jireh= Yahweh proverá (Gênesis 22:13-14). b. Yahweh-Nissi= Yahweh é minha bandeira ou estandarte (Êxodo 17:15). c. Yahweh-Shalom= Yahweh é Paz. (Juízes 6:24). d. Yahweh-Sabbaoth= Yahweh dos exércitos (1 Samuel 1:3). e. Yahweh-Macccadeshcem= Yahweh teu santificador (Êxodo 31:13).

34 NOMES COMPOSTOS NO ANTIGO TESTAMENTO f. Yahweh-Raah= Yahweh é meu Pastor (Salmo 23:1). g. Yahweh-Tsidkenu= Yahweh é nossa Justiça. (Jeremias 23:6). h. Yahweh-Shammah= Yahweh está presente. (Ezequiel 48:35). i. Yahweh-Rapha= Yahweh teu sarador. (Êxodo 15:26).

35

36 Embora alguns dos nomes antes mencionados mostrem formas em que Deus se revelou à humanidade, a Bíblia também mostra formas de manifestação que têm a ver com o propósito ou trato de Deus para com o homem. No Antigo Testamento, Deus se revelou a seus servos e profetas como Yahweh. Sempre que Ele apareceu visivelmente aos homens, o fez tomando forma de homem (chama-se isso uma teofania), mas somente por momentos curtos e a pessoas específicas.

37 No Novo Testamento, Deus se revelou a toda a humanidade na Pessoa de Jesus Cristo. Foi através de Jesus como homem, o meio que Deus escolheu para dar-se a conhecer à humanidade, já que um Deus, tal como Ele é, Espírito, ninguém jamais O viu (João 1:18). Podemos chegar a acreditar que às vezes em que Yahweh apareceu a seus servos no Antigo Testamento, tenha sido Jesus quem aparecera, quer tenha sido na pessoa do Anjo de Yahweh ou na pessoa de um varão. Comparemos as referências abaixo:

38 NO ANTIGO TESTAMENTO - YAHWEH NO NOVO TESTAMENTO YEHOSHUA (Jesus) O Criador de tudo - Gênesis 1:1; 3-25 O Criador do homem - Gênesis 1:27 O Salvador - Salmo 23 O Libertador - 2 Samuel 22:2; Salmo 18:2; Salmo 146:7 O Redentor - Salmo 19:14; Jeremias 50:34 O Pastor - Salmo 23 O Criador de tudo - João 1:1-3 O Criador do homem - O Efésios 2:10 O Salvador - Mateus 1:25 O Libertador - Romanos 11:26 O Redentor - Gal. 3:13 O Pastor - João 10

39 Durante a presente era da Igreja, depois de finalizar o ministério e a aparição de Jesus Cristo na terra, Deus se manifesta e se relaciona com o homem na pessoa do Espírito Santo, que é:

40 CONCLUSÃO Quem é Deus? Ele é indefinível. Mas faz bem à alma refletir sobre um pouco do que a Bíblia diz a respeito dele. E aqui está uma pequena amostra preparada por Matt Slick. Desfrute. 1. Deus é Um - Deuteronômio 6:4; 1 Coríntios 8:4 2. Deus é Verdade -Salmo 117:2; Jeremias 10:10 3. Deus é Luz - 1 João 1:5 4. Deus é Amor - 1 João 4:8,16 5. Deus é Infinito - Jeremias 23:24; Salmo 147:5 6. Deus tudo conhece - 1 João 3:20 7. Deus está em todos os lugares - Salmo 139:7-12

41 8. Deus é Todo-Poderoso - Jeremias 32:17,27 9. Deus é inigualável - Isaías 40: Deus é Perfeito - 1 Reis 8:27; Salmo Deus é o mais puro Espírito - João 4: Deus é Invisível - 1 Timóteo 1: Deus não tem um Corpo Humano - Lucas 24:39; Deuteronômio 4: Deus Não muda - Números 23:19; Malaquias 3:6; Hebreus 13:8; Tiago 1: Deus é ilimitado - 1 Reis 8:27; Jeremias 23: Deus é Eterno - Salmo 90:2; 1 Timóteo 1: Deus é Inescrutável - Romanos 11:33; Salmo 145:3

42 18. Deus é o Todo-poderoso - Apocalipse 1:8, 4:8 19. Deus é todo Sábio - Romanos 16:27; Judas Deus é todo Santo - Isaías 6:3; Apocalipse 4:8 21. Deus é absolutamente Livre - Salmo 115:3 22. Deus é todo Absoluto - Isaías 44:6; Atos 17: Deus age de acordo com Sua Vontade - Efésios 1:11; Romanos 8: Deus recebe Glória - Romanos 8:36; Apocalipse 4: Deus é todo Amor - 1 João 4: Deus é Gracioso - Êxodo 33:19; 1 Pedro 2:3 27. Deus é Misericordioso - Êxodo 34:6; Salmo 67:1; Tiago 5:11

43 28. Deus é Longânimo, paciente - Salmo 86:15; 2 Pedro 3: Deus abunda Em Bondade - Salmo 31:19; 52:1; Romanos 11: Deus é Perdoador - Daniel 9:9; Efésios 1:7; Salmo 86:5 31. Deus Recompensa aqueles que O buscam - Hebreus 11:6 32. Deus é Justo e todos os Seus juízos também - Neemias 9:32-33; 2 Tessalonicenses 1:6 33. Deus odeia o Pecado - Salmo 5:5-6; Habacuque 1: Deus é o Criador - Isaías 40:12,22, Deus é Pastor - Gênesis 49:24

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA REVELA DEUS A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus.

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus. I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. O SENHOR DEUS A) Argumentos Naturalistas para a Existência de Deus: 1) Cosmológico. Da palavra grega Kosmos, mundo. O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e a única

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Doutrina da Trindade Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Conceitos sobre a Trindade S Monarquianismo Deus é um único ser S S Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus)

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são iguais em poder, eternidade e na posse de todos os atributos

Leia mais

As Últimas Coisas. Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

As Últimas Coisas. Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira As Últimas Coisas Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Conceitos sobre a Trindade Monarquianismo Deus é um único ser Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus) no batismo

Leia mais

NOMES DE DEUS NA BÍBLIA

NOMES DE DEUS NA BÍBLIA Nomes de Deus na Bíblia 1 NOMES DE DEUS NA BÍBLIA PROF. FILIPE DUNAWAY I. O ANTIGO TESTAMENTO 1 A. O Nome Pessoal de Deus 1. Iahweh [(hwhy) YHWH -- o tetragramaton, na Septuaginta ou LXX é traduzido κύριος

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Jhwh e os deuses Jörg Garbers Ms. de Teologia Escrita e pronúncia O textos hebraico antigo somente escreve

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Deus. Coisas físicas Nº1

Deus. Coisas físicas Nº1 A ESSÊNCIA DE TUDO, A Santidade, Retidão e Justiça de Nº1 Deus Deus é diferente de todos os outros seres. Só Ele é infinito e não criado. Todos os demais são finitos e criados. O termo bíblico para essa

Leia mais

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução.

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha fala sobre a Torah A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha /

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE 1. Deus (substantivo Elohim hb. que aparece 2.499 vezes nas Escrituras hebraicas, plural de Eloh forma no singular, que aparece 57 vezes) As Escrituras ensinam

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7 JANEIRO 1 GÊNESIS 1 2 3 4 5 6 2 GÊNESIS 7 8 9 10 11 12 3 GÊNESIS 13 14 15 16 17 4 GÊNESIS 18 19 20 21 5 GÊNESIS 22 23 24 6 GÊNESIS 25 26 27 7 GÊNESIS 28 29 30 8 GÊNESIS 31 32 33 9 GÊNESIS 34 35 36 10 GÊNESIS

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 2: CRISTOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução:

Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução: Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução: Observações Preliminares: Fruto do Espírito aparece no singular porque na visão de Paulo ele é conjunto de qualidade morais que caracterizam o cristão.

Leia mais

Há Harmonia entre os Evangelhos?

Há Harmonia entre os Evangelhos? Há Harmonia entre os Evangelhos? AULA 4 Mar/Abr/2015 Rodrigo Hernandes e Felipe Coelho 22/3/2015 Algumas Passagens Difíceis dos Evangelhos Definindo Astrologia Uma estrela no céu narra o nascimento de

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Tema Indo Jesus para as bandas de Cesaréria de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo.

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. * Por toda a Bíblia vemos referências e afirmações sobre a CRIAÇÃO, sempre

Leia mais

O NOME SANTO DE YESHUA

O NOME SANTO DE YESHUA O NOME SANTO DE YESHUA Vítor Quinta Abril 2010 Provérbios 30:4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 1 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO Janeiro DIA LIVRO/CAPÍTULOS 01 ( ) Gênesis 1,2 02 ( ) Gênesis 3-5 03 ( ) Gênesis 6-9 04 ( ) Gênesis 10,11 05 ( ) Gênesis 12-15 06 ( ) Gênesis 16-19 07 (

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer!

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! Como Deus Se Faz Conhecer Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! 1 Versículo-chave: Rm 1.20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA Lição 8 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA Pr. Marcel Mendes Filho Texto Áureo A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança

Leia mais

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou? VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Título: CONSIDERAI A JESUS CRISTO Autor: W. POTTER. Literaturas em formato digital:

Título: CONSIDERAI A JESUS CRISTO Autor: W. POTTER. Literaturas em formato digital: Título: CONSIDERAI A JESUS CRISTO Autor: W. POTTER Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO...

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO... O QUE ESTUDAREMOS? O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO... 1. A Fé em Jesus Cristo: Cristologia a partir do CIC 2. A Fé Anunciada: Missiologia a partir do Decreto Ad Gentes 3. A Nova Evangelização: Conceito e compreensão

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012

ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012 ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012 Mantendo-vos, portanto, firmes, tendo cingido os vossos rins com a verdade, vestindo a couraça da justiça e calçando os pés

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

ORAÇÃO - INTERCESSAO. Pra. Ivonne Betsabe Muniz 16/11/2012. Pra. Ivonne Muniz 1

ORAÇÃO - INTERCESSAO. Pra. Ivonne Betsabe Muniz 16/11/2012. Pra. Ivonne Muniz 1 ORAÇÃO - INTERCESSAO Pra. Ivonne Betsabe Muniz 16/11/2012 Pra. Ivonne Muniz 1 INTERCESSÃO A luz da criação e da queda Pra. Ivonne Muniz 2 ADÃO Representava Deus no planeta terra, dirigindo-a e governando-a

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Provações - O Privilégio de Sofrer por Cristo

Provações - O Privilégio de Sofrer por Cristo Provações - O Privilégio de Sofrer por Cristo Zacarias 13:9 E estes que sobrarem eu farei passar pelo fogo. Eu os purificarei como se purifica a prata e os refinarei como se refina o ouro. Aí eles orarão

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

84 EU EO PAI SOMOS UM JESUS CRISTO É DEUS?

84 EU EO PAI SOMOS UM JESUS CRISTO É DEUS? 84 EU EO PAI SOMOS UM JESUS CRISTO É DEUS? Em capítulos anteriores foram citadas afirmações bíblicas categóricas acerca de duas verdades inquestionáveis. A primeira é que há apenas um Deus verdadeiro.

Leia mais

Lição 1 Venha à nossa casa

Lição 1 Venha à nossa casa Lição 1 Venha à nossa casa Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12:13 M A T U T I Á K D U T E I I R P U Q S E H A E E S L L R U L Y D W A

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes SALVAÇÃO 2 Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 3 ROTEIRO Salvação Parte 1 Introdução O problema: A necessidade de salvação A providência: A solução para o pecado Três aspectos da salvação Salvação

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus 1 Pedro 1:21 Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26

CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26 Estudo 28 CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26 INTRODUÇÃO Em João 17.3 Jesus afirma que a vida eterna é alcançada pelo conhecimento do único Deus verdadeiro e do próprio Jesus que foi por Deus enviado. Nesta

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

DEUS É BOM E IMUTÁVEL

DEUS É BOM E IMUTÁVEL Eu,, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. DEUS É BOM E IMUTÁVEL INTRODUÇÃO Não podemos perder de vista nunca que apesar de todas as

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA RIO DE JANEIRO 2017 ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

O SER DE DEUS E A TRINDADE

O SER DE DEUS E A TRINDADE O SER DE DEUS E A TRINDADE INTRODUÇÃO 1. O que é a disciplina? É o estudo sobre a Pessoa de Deus como é revelada na Bíblia e na Revelação Geral. 2. Importância: - Conhecer quem é Deus é fundamental para

Leia mais

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS CRISTO: DEUS EM FORMA DE HOMEM A DIVINDADE DE CRISTO O Filho de Deus: A Pessoa e a Obra de Jesus Cristo Jesus Cristo, que é eternamente a segunda pessoa

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

Texto Base: LER: Tg 1:16-18

Texto Base: LER: Tg 1:16-18 Aula 5 Texto Base: LER: Tg 1:16-18 A origem do Bem Esta epistola foi dirigida a um grupo de crentes que estavam dispersos, sujeitos a todo tipo de dificuldades. 1. Tiago aborda os conceitos Tentação

Leia mais

OS ATRIBUTOS DE DEUS A solidão de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink

OS ATRIBUTOS DE DEUS A solidão de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink OS ATRIBUTOS DE DEUS Estudo do livro de A. W. Pink Imprescindível meditarmos na perfeição de Deus Revelação de Deus: As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem,

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus O QUE CREMOS 16 Doutrinas das Assembleias de Deus Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus A Bíblia é a nossa regra completa e suficiente para fé e prática. Esta Declaração de Verdades

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

LIÇÃO 1 - TEMPO PARA TODAS AS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - TEMPO PARA TODAS AS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - TEMPO PARA TODAS AS COISAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO TRANSCENDÊNCIA E IMANÊNCIA DE DEUS Deus é transcendente (está fora do tempo) e ao mesmo tempo é imanente (se manifesta

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 8 A 11. 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso....O Alfa e o

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais