REINO FUNGI. citado. São divididos em várias classes, entre as quais estão:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REINO FUNGI. citado. São divididos em várias classes, entre as quais estão:"

Transcrição

1 REINO FUNGI Os organismos pertencentes a esse reino, foram excluídos do Reino Vegetal com base em três características que os diferencia das plantas: os fungos não possuem clorofila ou qualquer outro pigmento que lhes permita fazer fotossíntese e, portanto, são heterótrofos por saprofitismo ou parasitismo. Suas células apresentam parede células com depósito de quitina, não possuindo celulose. A reserva energética desses organismos é feita na forma de glicogênio, substância tipicamente animal. Os fungos podem ser uni ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos ambientes, principalmente naqueles onde encontram alto teor de umidade, sombra e calor. Quanto à obtenção de energia, podem ser aeróbicos ou anaeróbicos (fermentativos). O corpo dos fungos está formado por filamentos de células denominados hifas. As hifas agrupam-se formando um emaranhado, o micélio, onde existem hifas encarregadas da nutrição o fungo (hifas vegetativas) e outras responsáveis pela reprodução. Estas últimas podem, em certas espécies, formarem um conjunto organizado denominado corpo de frutificação, como é o caso dos cogumelos. citado. São divididos em várias classes, entre as quais estão: ZIGOMICETOS Existem espécies microscópicas que podem parasitar plantas e animais inferiores e outras conhecidas por bolores, que atacam alimentos e outros tipos de matéria orgânica, como madeira, couro, etc., da qual se alimentam. Um exemplo conhecido é o bolor negro do pão, causado pelo fungo Rhyzopus stolonifer, que decompõe o amido da massa do pão para obtenção de glicose. Em seu ciclo de vida apresentam tanto reprodução sexuada como assexuada. Podem ser aquáticos e terrestres. Pão mofado por Rhizopus stolonifer ASCOMICETOS A maioria dos fungos pertence a esse grupo. Suas hifas se organizam formando pequenos sacos onde existem as estruturas formadoras de esporos. Neste grupo, temos como exemplo o Saccharomyces sp (fermento do pão), o Penicillium (produtor da penicilina) e o Aspergillus (bolor azulado que ataca frutas, pães e outros alimentos). Sua reprodução pode ser assexuada por brotamento, como por exemplo, no Saccharomyces sp, que é unicelular, ou então através de esporos. Podem também reproduzir-se de forma sexuada. Estrutura de um fungo Os fungos são divididos em mixomicetos e eumicetos. Os mixomicetos são protozoários ameboides que se organizam em grandes massas citoplasmáticas denominadas plasmódios, capazes de emitir pseudópodos e se locomoverem no meio ambiente. São saprófitas, ou seja, vivem à custa de matéria orgânica morta. Durante algum tempo eles eram considerados fungos, porém, bem recentemente os taxonomistas colocaram eles fora do Reino Fungi. Os eumicetos, ou fungos verdadeiros, apresentam a estrutura corporal com hifas e micélio como já foi Bolor das frutas (Penicillium sp)

2 BASIDIOMICETOS Aqui estão presentes os cogumelos de chapéu e as orelhas de pau. São fungos mais evoluídos. Os basidiomicetos apresentam a porção vegetativa subterrânea e na superfície observa-se o corpo de frutificação, em forma de chapéu ou píleo que abriga as estruturas produtoras de esporos. ação fermentativa utilizados na fabricação de bebidas, do álcool combustível e do pão. 2) Importância ecológica dos fungos muitos fungos atuam como saprófagos, juntamente com bactérias, decompondo a matéria orgânica morta dos ecossistemas, cujos minerais são devolvidos ao solo, recompondo a retirada deles pelos vegetais. Temos como exemplo os cogumelos de chapéu e as orelhasde-pau. Além da ação decompositora, os fungos também se associam às raízes de plantas leguminosas formando as micorrizas, aumentando assim a capacidade de absorção de água e sais pelas raízes. Orelha-de-pau Existe ainda um grupo de fungos que não formam zoósporos e cuja fase sexuada não é conhecida. Eles se reproduzem apenas por esporos originados por mitoses, apenas de forma assexuada. São os chamados Deuteromicetos, conhecidos como fungos imperfeitos. Como exemplo, podemos citar o Candida albicans, causador do sapinho e da candidíase. IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS 1) Importância agrícola muitos fungos são prejudiciais para o desenvolvimento das plantas. Podemos citar como exemplo o fungo que ocasiona a chamada ferrugem do café, o carvão, que destrói lavouras de cereais e os bolores que atacam os frutos cítricos. Por outro lado, alguns fungos são capazes de se associar mutualisticamente às raízes de plantas, formando um tipo de relação ecológica de simbiose chamada Micorriza. Algumas espécies podem auxiliar os agricultores. Por volta de 1920, os japoneses descobriram uma espécie de fungo que aumentava o crescimento dos caules nas plantações de arroz. Pesquisas posteriores levaram ao isolamento de uma do fungo Giberella fujikuroi, cujo princípio ativo eliminava o nanismo das plantas. Essa substância hoje amplamente utilizada é o hormônio giberelina que inclusive induz a formação de frutos sem sementes. Não podemos deixar de mencionar a importância dos cogumelos na alimentação humana e dos fungos de Micorriza (mutualismo entre hifas de fungos e raízes de plantas) 3) Importância médica e farmacêutica os fungos produzem substâncias que inibem o crescimento de certas bactérias. São eles que fornecem os antibióticos. O mais conhecido é o Penicillium notatum, do qual se extrai a penicilina, primeiro antibiótico descoberto. Outras espécies são parasitas do ser humano, causando micoses como pé-de-atleta e a ptiríase. Temos também nessa categoria os fungos que produzem substâncias tóxicas, como os do gênero Amanita sp, o Claviceps sp, que produz a ergotamina, da qual se extrai o LSD, droga alucinógena. Os índios mexicanos utilizam em seus rituais religiosos o chá do cogumelo da espécie Psilocybe mexicana. Amanita muscaria Psilocybe mexicana (Cogumelos alucinógenos)

3 LIQUENS Liquens são associações mutualísticas entre algas e fungos. Na maioria dos casos, as algas pertencem ao grupo das clorofíceas ou cianobactérias, enquanto os fungos pertencem ao grupo dos ascomicetos. Nessa associação, as algas, ao fazerem fotossíntese, fornecem glicose para o fungo, enquanto este envolve e protege a alga, fornecendo-lhes água e sais minerais que absorvem do meio ambiente. A reprodução dos liquens se faz por meio de estruturas denominadas sorédios, formadas por hifas do fungo e gonídias das algas. Os sorédios são transportados pelo vento e originam novos liquens quando caem em terreno favorável. São organismos pioneiros, muito resistentes, que vivem sobre rochas, troncos de árvores, etc. Quando se instalam sobre rochas, secretam ácidos que desmineralizam o substrato, preparando assim o terreno para a instalação de outras espécies. Lecanora esculenta liquen comestível EXERCÍCIOS 1. (UNICAMP) Os fungos são organismos eucarióticos heterotróficos unicelulares ou multicelulares. Os fungos multicelulares têm os núcleos dispersos em hifas, que podem ser contínuas ou septadas, e que, em conjunto, formam o micélio. a) Mencione uma característica que diferencie a célula de um fungo de uma célula animal, e outra que diferencie a célula de um fungo de uma célula vegetal. Estrutura de um liquen O líquen cresce como se fosse um único organismo, de tal forma que os botânicos os classificam dentro da classe Lichene e lhes dão nomes de gêneros e espécie vegetal. Em sua maioria os liquens são verdeacinzentados, mas algumas formas podem apresentar coloração preta, avermelhada, alaranjada. Entre estes últimos, algumas espécies são indicadoras de poluição ambiental, pois não se desenvolvem em locais em que há altos índices de poluição. Alguns liquens são comestíveis, como o Lecanora esculenta que se desenvolvem nos desertos, o Umbilicaria esculenta típico do Japão e os liquens que se desenvolvem nas regiões de tundra, servindo como alimento para as renas. b) Em animais, alguns fungos podem provocar intoxicação e doenças como micoses; em plantas, podem causar doenças que prejudicam a lavoura, como a ferrugem do cafeeiro, a necrose do amendoim e a vassoura de bruxa do cacau. Entretanto, os fungos também podem ser benéficos. Cite dois benefícios proporcionados pelos fungos. 2. (FUVEST) A lei 7678 de 1988 define que vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, podese afirmar, corretamente, que: a) o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico.

4 b) o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação. c) a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação. d) a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas. e) o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica. 3. (FUVEST) Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação: a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas. b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais. c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas. d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas. e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução. 4. (IFSP) Em uma aula de Biologia, o professor mostrou as imagens dos organismos a seguir: Após analisar as imagens, cinco alunos fizeram afirmações sobre o Reino a que cada organismo pertence, com uma justificativa. Assinale a alternativa que corresponde ao aluno, cuja resposta está correta. a) O primeiro aluno afirmou que o cogumelo pertence ao Reino Protoctista, pois ele é um organismo que pode ser autótrofo ou heterótrofo. b) O segundo aluno afirmou que a alga verde pertence ao Reino Fungi, pois apresenta tecidos organizados na forma de micélio. c) O terceiro aluno afirmou que a alga verde pertence ao Reino Plantae, pois apresenta cloroplastos que a tornam capaz de realizar fotossíntese. d) O quarto aluno afirmou que o cogumelo pertence ao Reino Fungi, pois ele é heterótrofo, pluricelular e suas células se organizam em filamentos, denominados hifas. e) O quinto aluno afirmou que a samambaia pertence ao Reino Protoctista, pois ela é pluricelular, suas células são procariontes, e a clorofila encontra-se dispersa pelo citoplasma. 5. (UFSC) Os seres humanos desenvolveram uma sociedade baseada na utilização de combustíveis fósseis, entre eles o carvão. O acúmulo de matéria orgânica vegetal, ocorrido no período Carbonífero há 300 milhões de anos, gerou as reservas de carvão hoje exploradas. Porém, este processo de acúmulo não mais aconteceu em função do surgimento dos fungos, seres vivos capazes de degradar lignina e celulose. Considerando o exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01) Os fungos são seres heterótrofos que apresentam parede celular composta de quitina, característica compartilhada por algumas espécies de algas unicelulares. 02) Juntamente com as bactérias, os fungos compõem um grupo de seres vivos decompositores da matéria orgânica e responsáveis pela ciclagem dos nutrientes na cadeia trófica. 04) A lignina e a celulose são moléculas encontradas principalmente no citoplasma de células vegetais. 08) As leveduras são fungos unicelulares capazes de realizar a fermentação, processo bioquímico utilizado na produção de alimentos como o iogurte. 16) Alguns fungos podem ser encontrados em associações simbióticas com outros organismos. A associação de fungos com plantas forma as micorrizas e a de fungos com algas, os liquens. 6. (UFPE) Fungos são organismos que constituem atualmente um reino próprio, com algumas características semelhantes aos vegetais e outras semelhantes aos animais. Possuem grande importância econômica, tanto do ponto de vista médico quanto do industrial e alimentício. Em relação a esses organismos, analise as afirmações seguintes. ( ) Assim como os vegetais, suas células possuem normalmente parede celular à base de celulose. ( ) Haustórios são hifas especializadas de fungos parasitas. ( ) Os fungos são organismos eucariontes. ( ) Assim como os animais, os fungos podem produzir quitina.

5 ( ) Os fungos são organismos que podem depositar reservas na forma de glicogênio. 7. (UNISINOS) Os liquens são seres vivos que habitam os mais variados ambientes, como geleiras e rochas, troncos de árvores ou folhas. São considerados, muitas vezes, os colonizadores primários de novos ambientes. Esses organismos são formados pela associação de fungos com algas ou cianobactérias, e, nessa associação, um organismo não consegue viver sem o outro. Esse tipo de associação ecológica é chamado de: a) inquilinismo. b) simbiose. c) protocooperação. d) amensalismo. e) parasitismo. 8. (UFJF) Os líquenes podem ser usados como bioindicadores de poluição atmosférica por sua capacidade de incorporar muitos dos poluentes dispersos no ar. Sobre esses organismos, responda: a) Quais são os organismos que compõem os líquenes? b) Qual é a relação ecológica estabelecida entre os organismos que formam os líquenes e qual a vantagem ecológica obtida nesta associação? c) Explique qual a contribuição de cada um dos organismos nessa relação. 9. (IFSP) A professora de Ciências solicitou aos alunos que fizessem um trabalho sobre alguns microrganismos e diante dessa proposta, o aluno Thales afirmou para sua amiga Mariana que as bactérias e fungos só causam problemas e deveriam ser eliminados do mundo não havendo muito que se estudar sobre eles. Em resposta, Mariana disse que isso seria impossível e que eles são importantes também para os seres humanos defendendo seu ponto de vista. Um argumento correto que ela poderia usar seria: a) eles realizam a fotossíntese, mantendo constante a concentração de gás oxigênio na natureza e poderiam até substituir os vegetais. b) todos são bons e nunca seriam eliminados porque não existem substâncias sintéticas que os eliminem. c) alguns fungos podem produzir a penicilina e certas bactérias atuam na produção de alguns alimentos. d) eles realizam a fermentação, utilizando a energia solar e isso faz deles os grandes produtores de todos os ambientes. e) certas bactérias auxiliam na produção de alguns medicamentos e os fungos liberam gás oxigênio para o ar. 10. (CFTMG) O grupo no qual se encontra organismos tanto unicelulares quanto pluricelulares é o das(dos): a) fungos. b) plantas. c) animais. d) bactérias. 11. (UESPI) Sobre as características do eumiceto mostrado abaixo, analise as afirmativas que se seguem. 1. Com a confecção de lâminas a partir das estruturas acima, seria possível visualizar hifas e micélios, estruturas filamentosas multicelulares. 2. O corpo de frutificação acima, típico de fungos do filo dos zigomicetos, não é formado por tecidos verdadeiros e representa uma fase do ciclo sexual. 3. Nas lamelas (A) do chapéu do cogumelo ocorrem estruturas chamadas basídios, produtoras de esporos sexuais haploides. Está(ão) correta(s) apenas: a) 1 e 3 b) 2 e 3 c) 1 e 2 d) 1 e) (UFTM) O vinho é produzido por ação de fungos conhecidos como leveduras que são, na maioria, anaeróbias facultativas. Eles conseguem digerir a sacarose presente na uva e alguns produtos resultantes estão presentes na bebida. Responda: a) Em que condição, aeróbia ou anaeróbia, ocorre a produção de vinho? Justifique sua resposta.

6 b) Explique como esses micro-organismos conseguem aproveitar a sacarose presente nas uvas. 13. (UFTM) O micélio vegetativo de um único indivíduo da espécie Armillaria ostoyae, que ocorre no estado de Oregon (EUA), expande-se por cerca de 8,9 km 2 de área e provavelmente deve ter 2400 anos e centenas de toneladas, o que o qualifica como o maior organismo da Terra. (Sônia Lopes e Sérgio Rosso, Bio, volume 2, Adaptado.) De acordo com o texto, é possível afirmar que esse organismo: a) consegue obter seus nutrientes por absorção, após a realização da digestão extracorpórea. b) é autotrófico, dependente da luz para conseguir produzir sua própria matéria orgânica. c) apresenta parede celular celulósica, que fornece uma grande sustentação para mantê-lo com esse porte. d) possui tecidos com diferentes funções para manter essa gigantesca estrutura e conservar-se vivo. e) armazena amido e laminarina, que são moléculas mais estáveis e são consumidos lentamente. 14. (PUCRJ) Os fungos são organismos que: a) realizam a reserva de carboidratos na forma de amido. b) sempre apresentam o corpo constituído por uma célula (unicelulares), geralmente filamentosa, exceto as estruturas reprodutivas. c) são procariontes que geralmente formam colônias. d) desempenham um papel muito importante na nutrição vegetal, através das associações simbióticas com as raízes das plantas, sendo chamados micorrizas. e) são autotróficos ou heterotróficos. 15. (IFSC) Existe um grupo de seres vivos, exclusivamente heterótrofos, capaz de realizar a decomposição da matéria orgânica no meio ambiente. Esses seres em determinado momento da história humana também foram utilizados na fabricação de pães, bebidas, queijos e outros alimentos. Esse grupo de seres vivos é classificado como... a) procariontes. b) fungos. c) bactérias. d) protozoários. e) metazoa. GABARITO 1: a) As células dos fungos apresentam parede celular composta de quitina, fato que não ocorre com as células animais. As células vegetais armazenam polissacarídeos na forma de amido, enquanto as células dos fungos armazenam glicogênio. b) Os fungos produzem antibióticos utilizados no combate às infecções bacterianas. São largamente utilizados na indústria de produção de bebidas alcoólicas e na panificação por realizarem fermentação alcoólica. 2: [A] As leveduras utilizadas na produção vinícola são fungos unicelulares anaeróbicos facultativos. Misturados ao mosto das uvas em tanques abertos, eles realizam a respiração aeróbica, liberando CO 2 e H 2O. Em tanques fechados, em ambiente anóxico, as leveduras realizam a fermentação alcoólica, produzindo o álcool etílico e CO 2. 3: [C] Os fungos são organismos exclusivamente heterotróficos por absorção e armazenam o glicogênio como fonte de reserva. As plantas são seres autotróficos fotossintetizantes e armazenam o amido como reserva. 4: [D] O quarto aluno acertou. Os cogumelos pertencem ao Reino Fungi, são organismos pluricelulares, heterótrofos, e suas células organizam-se de modo a formar filamentos denominados hifas. 5: = 18. [01] Falsa. O polissacarídeo quitina aparece na composição do exoesqueleto dos artrópodes. [04] Falsa. A lignina e a celulose são polissacarídeos encontrados na parede celular das células vegetais. [08] Falsa. O iogurte é produzido pela fermentação dos açúcares do leite, realizada por bactérias (lactobacilos). 6: F V V V V. Os fungos possuem células revestidas externamente por uma parede composta por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. A quitina também aparece na constituição do exoesqueleto dos animais pertencentes ao filo Artrópodes. 7: [B] A relação interespecífica harmônica entre as algas e os fungos, componentes dos liquens, é um tipo de simbiose necessária à sobrevivência dos organismos envolvidos na associação. Esse tipo de simbiose é denominado mutualismo. 8: a) As algas verdes unicelulares e fungos ou

7 cianobactérias e fungos, geralmente os fungos são ascomicetos. b) É uma relação mutualística. Ambos organismos (alga e fungo) podem viver em locais que isoladamente não seriam capazes de se estabelecer. c) A alga verde realiza a fotossíntese produzindo nutrientes os quais o fungo se alimenta. O fungo que é heterótrofo retêm umidade e absorve os sais minerais necessários à ambos. 9: [C] Existem diversos tipos de fungos capazes de produzir antibióticos utilizados no tratamento de infecções por micro-organismos. As bactérias, denominadas lactobacilos, são largamente utilizadas na produção de laticínios, tais quais os iogurtes, queijos, coalhadas, etc. 10: [A] Os fungos compõem um grupo de seres vivos formados por organismos unicelulares (por exemplo: leveduras) e pluricelulares (por exemplo: cogumelos e bolores). 11: [A] 2. Falso: Os cogumelos são fungos classificados como basidiomicetos. 12: a) A produção de vinho ocorre na ausência de oxigênio. Nessas condições, as leveduras fermentam a sacarose da uva, produzindo álcool etílico (etanol e CO 2). Na presença do oxigênio, as leveduras realizam a respiração aeróbica, fenômeno que transforma a sacarose em gás carbônico e água. b) As leveduras liberam enzimas no meio ambiente. A hidrólise da sacarose é extracelular e o fungo absorve os monossacarídeos produtos da digestão extracorpórea. 13: [A] Os fungos lançam enzimas digestórias no meio ambiente realizando uma digestão extracorpórea. Os produtos dessa hidrólise enzimática são absorvidos e utilizados pelas células que compõem o micélio do fungo. 14: [D] Os fungos realizam a reserva de carboidratos na forma de glicogênio, podem ser unicelulares ou pluricelulares, são eucariontes e heterotróficos. 15: [B] Os fungos são organismos unicelulares (ex: leveduras) ou multicelulares (ex: cogumelos, bolores, orelhas de pau). São heterótrofos de vida livre, atuando como decompositores ou simbiontes com outros seres vivos (ex: liquens e micorrizos) ou parasitas, como os causadores da candidíase e micoses.

M A I S P R Ó X I M O S E V O L U T I V A M E N T E D E P L A N T A S O U D E A N I M A I S?

M A I S P R Ó X I M O S E V O L U T I V A M E N T E D E P L A N T A S O U D E A N I M A I S? REINO FUNGI M A I S P R Ó X I M O S E V O L U T I V A M E N T E D E P L A N T A S O U D E A N I M A I S? CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes heterótrofos. Preferem locais mais quente e úmidos. Unicelulares

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Fungos REINO FUNGI Características Gerais São organismos eucarióticos; Heterotróficos: Absorção absorção extracorpórea. Uni ou Pluricelulares Substância de reserva: glicogênio Agentes decompositores da

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Fungos Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Fungos Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Fungos Parte I Prof. Daniele Duó - Os fungos são conhecido popularmente como: Bolores Mofos Leveduras Champignons Entre outros... - Características gerais: Eucariontes

Leia mais

Biologia. Eucariotos Fungos. Professor Enrico Blota.

Biologia. Eucariotos Fungos. Professor Enrico Blota. Biologia Eucariotos Fungos Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia EUCARIOTOS FUNGOS Os fungos possuem grande biodiversidade, com mais de cem mil espécies. São heterotróficos que

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS REINO FUNGI CARACTERÍSTICAS GERAIS São os bolores, os mofos, cogumelos, leveduras (fermento biológico) e orelhas de pau; Podem ser uni ou pluricelulares. Todos são eucariontes e imóveis; Todos são heterotróficos

Leia mais

FUNGOS MÓDULO 6 BOTÂNICA

FUNGOS MÓDULO 6 BOTÂNICA FUNGOS MÓDULO 6 BOTÂNICA FUNGOS Fungos são organismos eucariontes, uni- ou pluricelulares, heterótrofos decompositores. Eles não são plantas nem fazem fotossíntese! Fungos são, na verdade, mais próximos

Leia mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais FUNGOS Prof. Fernando Belan - Biologia Mais IMPORTÂNCIA IMPORTÂNCIA Em termos filogenéticos são mais próximos dos animais do que das plantas. Bolores, mofos, leveduras, cogumelos e orelhas-de-pau. Eucariontes,

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais Organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares; Podem ser de vida livre ou não; Podem ser encontrados nos mais variados ambientes, preferencialmente em lugares úmidos; Característica

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Biologia Identidade dos seres vivos Unicelulares e Multicelulares - Eucariotos Fungos Possuem grande biodiversidade,

Leia mais

MICOLOGIA - Estudo sobre Fungos

MICOLOGIA - Estudo sobre Fungos MICOLOGIA - Estudo sobre Fungos Champignon Amanita (alucinógeno) Orelha de pau os fungos Amanita (alucinógeno) Queijo gorgonzola Tuber (trufas) Levedura Aspergilus INTRODUÇÃO FUNGOS: Filamentosos + Leveduras

Leia mais

Características Gerais:

Características Gerais: Por: Di. Babalu Características Gerais: - Unicelular ou Pluricelular; - Eucariontes; - Habitat: Lugares úmidos e ricos em matéria orgânica; - Parede celular: Quitinosa (raramente celulósica); - Substância

Leia mais

Fungos saprófagos parasitas associações mutualísticas

Fungos saprófagos parasitas associações mutualísticas REINO FUNGI Fungos O Reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados

Leia mais

Características dos Fungos. Unicelulares ou Pluricelulares (filamentosos) em sua maioria

Características dos Fungos. Unicelulares ou Pluricelulares (filamentosos) em sua maioria Reino Fungi Reino Fungi Fungos NÃO são plantas Mais de 70 000 espécies Essencialmente terrestres Número estimado de espécies = 1,5 milhão O maior organismo vivo na Terra é um fungo Armillaria ostoyeae

Leia mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

FUNGOS. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais FUNGOS Prof. Fernando Belan - Biologia Mais IMPORT ÂNCIA IMPORTÂNCIA Em termos filogenéticos são mais próximos dos animais do que das plantas. Bolores, mofos, leveduras, cogumelos e orelhas-de-pau. Eucariontes,

Leia mais

Reino Fungi. Fungos, por quê? Fungos, pra que? Como vivem? Como são?

Reino Fungi. Fungos, por quê? Fungos, pra que? Como vivem? Como são? Reino Fungi Fungos, por quê? Uma pergunta muito comum entre os alunos, durante as aulas de botânica. De fato, fungos são tão diferentes das algas e das plantas como os são dos animais, e assim, porque

Leia mais

Durante muito tempo os fungos foram classificados como vegetais aclorofilados.

Durante muito tempo os fungos foram classificados como vegetais aclorofilados. Fungos Durante muito tempo os fungos foram classificados como vegetais aclorofilados. Em determinado momento os fungos foram incluídos em um reino próprio, o reino fungi. São seres unicelulares ou pluricelulares,

Leia mais

Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Suas células são chamadas hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe

Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Suas células são chamadas hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe REINO FUNGI Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Suas células são chamadas hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe o nome de micélio. Características Gerais

Leia mais

FUNGOS... a evolução continua

FUNGOS... a evolução continua O que são? FUNGOS... a evolução continua Domínio: EUCARIOTA Reino: Fungi Características Gerais *Não sintetizam clorofila (aclorofilados) *Parede celular de quitina *Substância de reserva: glicogênio *Unicelulares:

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 29 REINO FUNGI

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 29 REINO FUNGI BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 29 REINO FUNGI a) b) c) Tipos de hifas: a) cenocíticas; b) monocarióticas; c) dicarióticas Hifas reprodutoras Corpo de frutificação Hifas vegetativas Vários estágios de desenvolvimento

Leia mais

Reino Fungi Características gerais Classificação Associações. Introdução Exemplos REINO FUNGI

Reino Fungi Características gerais Classificação Associações. Introdução Exemplos REINO FUNGI Introdução Exemplos REINO FUNGI Introdução Exemplos Introdução Morfologia Nutrição e excreção Respiração Reprodução Aclorofilados; Parede celular de quitina; Glicogênio como principal molécula energética;

Leia mais

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. A partir da leitura da reportagem a cima, responsa as seguintes questões: a) De acordo com o texto, existem pessoas que acreditam que os fungos fazem

Leia mais

Os fungos, seus benefícios e seus prejuízos ao homem

Os fungos, seus benefícios e seus prejuízos ao homem Os fungos, seus benefícios e seus prejuízos ao homem Comparação dos fungos com as plantas e os animais Plantas Fungos Animais São heterótrofos Possuem parede celular Glicogênio como polissacarídeo de reserva

Leia mais

Fungos. Antes de estudar o capítulo PARTE I

Fungos. Antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Unidade B Capítulo 5 Fungos Seções: 51 Características gerais e estrutura dos fungos 52 Principais grupos de fungos 53 Reprodução dos fungos Antes de estudar o capítulo Veja nesta tabela os temas

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 11 Pequenos reinos 7º anos 3º período - 2012 01. Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos provavelmente será:

Leia mais

FUNGOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano

FUNGOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano FUNGOS Durante muito tempo, os fungos foram classificados com as plantas dentro do Reino Plantae, dada sua

Leia mais

7º ANOA( ) B( ) C Data:02/ 09 / Professor(a): Solange Izepe Mercado Etapa : 1ª( ) 2ª (X ) 3ª ( ) Aluno (a):

7º ANOA( ) B( ) C Data:02/ 09 / Professor(a): Solange Izepe Mercado Etapa : 1ª( ) 2ª (X ) 3ª ( ) Aluno (a): 7º ANOA( ) B( ) C Data:02/ 09 / 2017. Professor(a): Solange Izepe Mercado Etapa : 1ª( ) 2ª (X ) 3ª ( ) Aluno (a): LISTAS DE EXERCÍCIOS REVISIONAIS 01 - Nutrição heterótrofa é aquela feita por organismos

Leia mais

REINO FUNGI. Características Gerais. Características Gerais. Corpo dos fungos multicelulares NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO PARASITAS SAPRÓFAGOS

REINO FUNGI. Características Gerais. Características Gerais. Corpo dos fungos multicelulares NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO PARASITAS SAPRÓFAGOS REINO FUNGI Prof. Harry Pilz Características Gerais Seres uni ou pluricelulares, sem tecidos verdadeiros. Aeróbicos ou anaeróbicos. Vivem em diversos ambientes, preferencialmente nos úmidos e ricos em

Leia mais

Biologia Fungos e Algas

Biologia Fungos e Algas Biologia Fungos e Algas Mankets! Fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, pertencentes ao Reino Fungi. Acreditava-se que os fungos seriam vegetais que perderam a capacidade de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO, ESTRUTURA FUNGOS AULA TEÓRICA 3

CARACTERIZAÇÃO, ESTRUTURA FUNGOS AULA TEÓRICA 3 CARACTERIZAÇÃO, ESTRUTURA CELULAR E REPRODUÇÃO DE FUNGOS AULA TEÓRICA 3 O que são fungos? Saccharomyces sp HIFAS As hifas são os filamentos que formam o micélio dos fungos; São longas células cilíndricas

Leia mais

Características Gerais. Estrutura Corpórea. Estrutura Corpórea. Eucariontes. Unicelulares ou Pluricelulares

Características Gerais. Estrutura Corpórea. Estrutura Corpórea. Eucariontes. Unicelulares ou Pluricelulares Link para acessar a Apresentação e o Capítulo do Livro Características Gerais Eucariontes REINO FUNGI Unicelulares ou Pluricelulares Maioria terrestres, mas existem alguns aquáticos Possuem parede celular

Leia mais

Fungos. Prof. Leandro Felício

Fungos. Prof. Leandro Felício Fungos Prof. Leandro Felício Eucarióticos Com parede celular: quitina Foram considerados plantas degeneradas Reservam glicogênio Heterótrofos: Lançam enzimas no meio Nutrição por absorção Número de espécies

Leia mais

Reino Protoctista: Algas

Reino Protoctista: Algas Capítulo 13 Reino Protoctista: Algas Ciências Profa. Jéssica 2019 Características gerais das algas - Eucariontes; - Uni ou pluricelulares; - Autótrofas; * Apesar de possuírem o pigmento clorofila (de cor

Leia mais

FUNGOS MICOLOGIA BÁSICA

FUNGOS MICOLOGIA BÁSICA FUNGOS MICOLOGIA BÁSICA Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte REINO FUNGI. No reino Fungi é onde

Leia mais

Estudo dos Fungos 1 Definição 2 Características: Estrutura: 3.1 Talo 3.2 Hifas 3.3 Micélio

Estudo dos Fungos 1 Definição 2 Características: Estrutura: 3.1 Talo 3.2 Hifas 3.3 Micélio Estudo dos Fungos 1 Definição são organismos eucarióticos, e todas as células que os compõem possuem pelo menos um núcleo e uma membrana nuclear, retículo endoplasmático, mitocôndrias e aparelho secretório.

Leia mais

Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet

Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Ciências Prof. Rogério 2016 Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Ciências Prof. Rogério 2016 1º MOMENTO - O solo - O Ar - A água SOLOS Parte mais superficial

Leia mais

Amanita muscaria REINO DOS FUNGOS

Amanita muscaria REINO DOS FUNGOS Amanita muscaria REINO DOS FUNGOS Capítulo 11- Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS Podem ser encontrados em qualquer ambiente, mas desenvolvem-se melhor em ambientes

Leia mais

Biologia Fungos e Algas

Biologia Fungos e Algas Biologia Fungos e Algas Mankets! Fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, pertencentes ao Reino Fungi. Acreditava-se que os fungos seriam vegetais que perderam a capacidade de

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

Apostila de Ciências

Apostila de Ciências Apostila de Ciências Reino Plantae Módulo I É o Reino formado por plantas ou vegetais, tais como, musgos, samambaias, pinheiros, árvores, arbustos, etc.. Todas possuem clorofila (substância responsável

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA Enzimas relacionadas à respiração e que estão ligadas à face interna da membrana plasmática Como pode cair no enem? (ENEM) O uso prolongado de lentes de contato,

Leia mais

O REINO FUNGI PROF.: Eduardo(Duzão)

O REINO FUNGI PROF.: Eduardo(Duzão) O REINO FUNGI PROF.: Eduardo(Duzão) 1 Reino Fungi Popularmente chamados de bolores, cogumelos, levedos, orelha de pau, trufas entre outros. Micologia: Antes acreditavam ser plantas. 1970 (Surge o Reino

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências Quantos reinos de seres vivos há na natureza? Essa pergunta já

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina com base em culturas de fungos do gênero Penicilium. Primeiro antibiótico

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO. A classificação dos FUNGOS é controversa, no entanto, distinguiremos dois grandes grupos no REINO FUNGI:

CLASSIFICAÇÃO. A classificação dos FUNGOS é controversa, no entanto, distinguiremos dois grandes grupos no REINO FUNGI: CLASSIFICAÇÃO A classificação dos FUNGOS é controversa, no entanto, distinguiremos dois grandes grupos no REINO FUNGI: Eumycota (fungos verdadeiros), com aproximadamente 100 mil espécies distribuídas em

Leia mais

29/08/2018 BIOLOGIA. Professora Zazá RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS - COLÉGIO NAVAL

29/08/2018 BIOLOGIA. Professora Zazá RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS - COLÉGIO NAVAL BIOLOGIA Professora Zazá RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS - COLÉGIO NAVAL QUESTÃO 01 Col. Naval 2017 Um aluno do curso de doutorado em Biologia queria entender as relações biológicas que ocorriam entre cinco espécies

Leia mais

2º ano lista de exercícios fungos

2º ano lista de exercícios fungos 1. (Fuvest) As leveduras podem viver tanto na presença quanto na ausência do gás oxigênio. a) Que processos de obtenção de energia as leveduras realizam em cada uma dessas situações? b) Em qual das situações

Leia mais

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos Cloroplastos Cloroplasto Parede celular Representação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA FUNGOS Prof(a) Juliana Moraes IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS Fabricação da cerveja, Fabricação do vinho, Produção de

Leia mais

Biologia Prof. Edgard Manfrim

Biologia Prof. Edgard Manfrim Introdução MICOLOGIA = mykes + logos, ou mais corretamente, MICETOLOGIA (myceto) Primeiro relato: Pier Antonio Micheli (1729): documento Nova Plantarum Genera Atualmente são descritas cerca de 105.000

Leia mais

6. (1,0) Um prisma pentagonal regular tem 20cm de altura. A aresta da base mede 4cm. Determine sua área lateral.

6. (1,0) Um prisma pentagonal regular tem 20cm de altura. A aresta da base mede 4cm. Determine sua área lateral. QiD 2 2ª SÉRIE PARTE 4 MATEMÁTICA 1. (1,0) Sabendo-se que log 2 = 0,301 e log 3 = 0,477, calcule o valor de log 9 512. 2. (1,0) Esboce o gráfico das funções: a) y = log 2 X b) y = log 1/2 X 3. (1,0) Determine

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

Vírus e Microrganismos

Vírus e Microrganismos Vírus e Microrganismos Prof. Leonardo F. Stahnke Vírus (não vivos) Exemplos: gripe, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, ebola, catapora, caxumba, sarampo, poliomielite, raiva, rubéola, hepatite,

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UFRJ 2011 2ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UFRJ 2011 2ª fase www.planetabio.com 1- Uma dieta muito popular para perder peso consiste em ingerir alimentação rica em gordura e proteína, mas sem carboidratos. O gráfico a seguir mostra o efeito dessa dieta na recomposição do glicogênio

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Algas As algas são organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 47 Citologia PROCARIONTES Todos são classificados dentro do Reino Monera ser vivo com núcleo primitivo e unicelulares. Não formam tecidos e nem órgãos. Formados

Leia mais

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos

UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos UNIDADE 2 Vírus, bactérias, protistas e fungos A descoberta do Vírus pág. 45 Em 1892, o cientista russo Dimitri Ivanovski descobriu que existia algo menor do que uma bactéria atacando as folhas do tabaco.

Leia mais

F U N G O S CARACTERIZAÇÃO

F U N G O S CARACTERIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO Reino Fungi A Eumycota (eumicetos) A Deuteromycota (deuteromicetos) Fungos e animais descendem de eucariotos unicelulares flagelados Divergências de classificação: A semelhanças com vegetais

Leia mais

CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Reino Fungi

CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Reino Fungi CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Reino Fungi Os Três Domínios: Domínio Bacteria Domínio Archea Domínio Eukarya Qual é a novidade evolutiva

Leia mais

INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA. Prof. Fernando Stuchi

INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA. Prof. Fernando Stuchi INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA O QUE É BIOLOGIA Bio = Vida / Logos = estudo A biologia divide-se em diversas áreas para a fundamentação do estudo da vida. Zoologia Embriologia Ecologia Bioquímica

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 51 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Quem

Leia mais

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera 1. A figura apresenta uma proposta

Leia mais

DESCOBRINDO O MUNDO MICROBIANO

DESCOBRINDO O MUNDO MICROBIANO Microbiologia Ambiental Aplicada Estudo das bactérias e dos fungos Prof. Dra. Marta Cristina Souza DESCOBRINDO O MUNDO MICROBIANO Em todas as questões humanas há um único fator dominante; o tempo. Para

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital PIBID n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

FUNGOS: Características Gerais e Importância

FUNGOS: Características Gerais e Importância FUNGOS: Características Gerais e Importância 1 O que são? CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes Heterótrofos por absorção (digestão extra corpórea) Substância de reserva: glicogênio Parede celular de quitina

Leia mais

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:7º Ano Nº

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:7º Ano Nº LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:7º Ano Nº Disciplina : Ciências Professora : Íris Data : 01/08/2011 1. Observe a filogenia abaixo: a) As 3 espécies possuem um ancestral comum? b) Entre

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

Aulas Biologia 1 Professor João METABOLISMO ENERGÉTICO

Aulas Biologia 1 Professor João METABOLISMO ENERGÉTICO Professor João METABOLISMO ENERGÉTICO RESPIRAÇÃO CELULAR Processo aeróbico de produção de energia (ATP) a partir da quebra de moléculas orgânicas (ex.: glicose); A molécula de ATP (adenosina trifosfato)

Leia mais

Resposta: [B] Pteridófitas (samambaias e avencas), gimnospermas (pinheiro) e angiospermas (feijão) são plantas que possuem vasos condutores.

Resposta: [B] Pteridófitas (samambaias e avencas), gimnospermas (pinheiro) e angiospermas (feijão) são plantas que possuem vasos condutores. 1. Observe as charges a seguir. Prof.RIBEIRO BIO FRENTE 2 É correto afirmar que a) as duas se referem a plantas classificadas como angiospermas, percebido pela presença de flores na charge I e denominações

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

Ciências/15 7º ano Turma:

Ciências/15 7º ano Turma: Ciências/15 7º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 7ºcie301r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 7 ANO 1º trimestre O que estudamos no primeiro trimestre? No primeiro trimestre estudamos as

Leia mais

REVISÃO CONSULTEC 2016.1 ACESSO VESTIBULAR BIO - MOISÉS CITOLOGIA 01 EVOLUÇÃO CELULAR GABARITO COMENTADO

REVISÃO CONSULTEC 2016.1 ACESSO VESTIBULAR BIO - MOISÉS CITOLOGIA 01 EVOLUÇÃO CELULAR GABARITO COMENTADO REVISÃO CONSULTEC 2016.1 ACESSO VESTIBULAR BIO - MOISÉS CITOLOGIA 01 EVOLUÇÃO CELULAR GABARITO COMENTADO 01. Acredita-se que as células Eucarióticas evoluíram a partir de células ancestrais Procarióticas,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida

Trilha dos Reinos Microscópicos. Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Trilha dos Reinos Microscópicos Prof.ª Adriana Gomes de Almeida Para lembrar! REINO MONERA O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas). Todos são

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

BIOLOGIA 1 o ANO DO ENSINO MÉDIO Capítulo 16 p. 288

BIOLOGIA 1 o ANO DO ENSINO MÉDIO Capítulo 16 p. 288 BIOLOGIA 1 o ANO DO ENSINO MÉDIO Capítulo 16 p. 288 Questões de vestibular QUESTÕES OBJETIVAS 1. (Ufpel) O reino fungi abrange organismos eucariontes, aclorofilados, que incorporam alimentos por absorção.

Leia mais

Bio:D. Angela Cristina E-mail: angelacristina2913@gmail.com

Bio:D. Angela Cristina E-mail: angelacristina2913@gmail.com Bio:D Angela Cristina E-mail: angelacristina2913@gmail.com Reinos 5 reinos; 1969; Organização celular (uni ou pluri), tipo de célula (procarionte ou eucarionte) e forma de nutrição (autótrofo ou heterótrofo).

Leia mais

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida

Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Aula 1 Conceitos em Biologia Origem da Vida Cinco Reinos Animalia Cinco Reinos Plantae Cinco Reinos Fungi Cinco Reinos Protista Cinco Reinos Monera Características/ reino MONERA PROTOCTISTA FUNGI PLANTAE

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA 3 conhecimentos específicos BIOLOGIA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE BIOLOGIA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado BIOLOGIA

Leia mais

Cuidando das plantas

Cuidando das plantas A U A UL LA Cuidando das plantas As flores, quer por suas cores e formas, quer pela beleza de suas folhagens, nos causam muita admiração. Quem não se sente feliz ao receber flores? Quem não gosta de ter

Leia mais

FUNGOS. http://danutaw.webnode.com.br

FUNGOS. http://danutaw.webnode.com.br FUNGOS CARACTERÍSTICAS GERAIS - Eucarióticos; - Heterotróficos - Nutrição por absorção; - Uni ou pluricelular * leveduriforme (sem micélio) * hifas: filamentos tubulares ramificados, com crescimento apical

Leia mais

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questões de Revisão 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questão 01) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 11 Protozoários, algas e fungos

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 11 Protozoários, algas e fungos Plano de Aulas Biologia Módulo 11 Protozoários, algas e fungos Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 1 1 a 2 b 3 b Todos os protozoários unicelulares e a maioria dos ciliados

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA Designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais. Estes agrupamentos foram alterados múltiplas

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas.

Leia mais

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA - CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA 1. Quais são os elementos encontrados, geralmente, em maior quantidade no corpo dos seres vivos? 2. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são compostos por células.

Leia mais

Aula FOTOSSÍNTESE META OBJETIVO. Introduzir os processos da fotossíntese. na formação dos carboidratos.

Aula FOTOSSÍNTESE META OBJETIVO. Introduzir os processos da fotossíntese. na formação dos carboidratos. FOTOSSÍNTESE META Introduzir os processos da fotossíntese. OBJETIVO na formação dos carboidratos. Conhecer os processos de abertura e fechamento estomático. Fisiologia Vegetal INTRODUÇÃO primariamente

Leia mais

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA AULA 22: Origem e evolução de Fungos Adriana Quintella Lobão Sirlene Aparecida Felisberto O

Leia mais

A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOBRE FUNGOS E DECOMPOSIÇÃO EM AULAS TEÓRICO - PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOBRE FUNGOS E DECOMPOSIÇÃO EM AULAS TEÓRICO - PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO Atas do Evento Os Estágios Supervisionados de Ciências e Biologia em Debate II 1 A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL SOBRE FUNGOS E DECOMPOSIÇÃO EM AULAS TEÓRICO - PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO Dulcinéia Gonçalves Ribeiro

Leia mais

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Professor: Bruno Aleixo Venturi O que são os fungos? Os fungos são micro-organismos

Leia mais

Trufa Negra. Líquen Crustoso

Trufa Negra. Líquen Crustoso Líquen Crustoso A II Trufa Negra A I http://treparriscosfieldnotebook.blogspot.co m.br/1992/08/verrucaria-maura.html Trufas negras. Foto: Dream79 / Shutterstock.com Formam crostas que estão fortemente

Leia mais

Apostila De Biologia FUNGOS

Apostila De Biologia FUNGOS Apostila De Biologia FUNGOS Fungos Os fungos são os membros de um grande grupo de organismos eucariotas que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos.

Leia mais

BIOLOGIA GABARITO. Parte I Introdução à Ecologia 1- B 2- B 3- A 4- E 5- B 6- D 7- A 8- E 9- D 10- B 11- A 12- A

BIOLOGIA GABARITO. Parte I Introdução à Ecologia 1- B 2- B 3- A 4- E 5- B 6- D 7- A 8- E 9- D 10- B 11- A 12- A BIOLOGIA Prof. Fred GABARITO Parte I Introdução à Ecologia 1- B 2- B 3- A 4- E 5- B 6- D 7- A 8- E 9- D 10- B 11- A 12- A Parte II Cadeias Alimentares 1- C 2- A 3- E 4- E 5- A 6- C 7- E 8- A Parte III

Leia mais

REINO MONERA. Prof. André Maia COMO AS BACTÉRIAS DESEMPENHAM AS FUNÇÕES REINO MONERA BACTÉRIAS E CIANOBACTÉRIAS. Considerações do Professor

REINO MONERA. Prof. André Maia COMO AS BACTÉRIAS DESEMPENHAM AS FUNÇÕES REINO MONERA BACTÉRIAS E CIANOBACTÉRIAS. Considerações do Professor REINO MONERA Prof. André Maia REINO MONERA BACTÉRIAS E CIANOBACTÉRIAS COMO AS BACTÉRIAS DESEMPENHAM AS FUNÇÕES Considerações do Professor No reino Monera encontramos as bactérias e as cianobactérias. Dos

Leia mais

Sala de Estudo Ciências 7º ano 1º Trimestre. Profº Guilherme. Livros:

Sala de Estudo Ciências 7º ano 1º Trimestre. Profº Guilherme. Livros: Sala de Estudo Ciências 7º ano 1º Trimestre Profº Guilherme Livros: Teoria celular: de Hooke a Schwann. Maria Elice B. Prestes. São Paulo: Scipione, 1997. (Série Ponto de Apoio). Antes e depois de Charles

Leia mais

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são

Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são Quais são os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes? Reino Monera: cianobactérias ou cianofíceas ou algas azuis (são todas procariontes/unicelulares/autótrofas); Não possuem

Leia mais

Gabi Rabelo facebook whatsapp

Gabi Rabelo facebook whatsapp Gabi Rabelo facebook whatsapp 35 9 99087226 e-mail: s.gabiv@hotmail.com Organismos vivos Células Formas: simples unicelulares (se multiplicam por bipartição) e complexas pluricelulares (grupo de células

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano Profº:Nize C. Pavinato - Disciplina: Ciências Aluno (a) : Data: / /

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano Profº:Nize C. Pavinato - Disciplina: Ciências Aluno (a) : Data: / / COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 7º Ano Profº:Nize C. Pavinato - Disciplina: Ciências Aluno (a) : Data: / / 1. Observe o desenho de uma célula vegetal. Identifique e liste os nomes das três estruturas

Leia mais