1. Situação geográfica e demográfica do concelho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Situação geográfica e demográfica do concelho"

Transcrição

1 Depois de realizado o estudo de ambiente do negócio de seguros de saúde há que ajustar um plano de marketing que permita a venda deste produto no Concelho de Rio Maior. 1. Situação geográfica e demográfica do concelho O concelho de Rio Maior está situado na zona Centro de Portugal. O tecido empresarial é constituído por empresas agrícolas, empresas de exploração de pedreiras e de areias, empresas de construção civil, empresas metalúrgicas dedicadas ao fabrico de carroçarias e empresas do ramo alimentar. O sector de serviços e comércio é significativo, representado cerca de 10% da população activa. A grande maioria da população ainda está ligada á agricultura, sendo baixo o nível de escolaridade. A população total, com base no censo de 2001, distribui se conforme tabela apresentada. População Total População residente (H) População residente (M) População População População População 65 ou Estes números devem estar ultrapassados, pois graças ás novas vias rodoviárias, a população tem tido grande crescimento mas não existem números oficiais.

2 2. Segmentação Podemos encontrar duas segmentações principais: empresas e particulares. Às empresas, além do benefício de acesso a serviços de saúde com mais qualidade, o que incentiva a fidelização à empresa por parte dos aderentes/ trabalhadores, a empresa é beneficiada em termos fiscais, pois, até um terço da massa salarial, as despesas com este tipo de produtos são considerados como custos de exploração e contabilizados como tal. Aos particulares o factor principal da aquisição destes produtos de saúde tem quase exclusivamente a ver com os benefícios em termos de acessos a serviços de saúde, pois os benefícios fiscais são de pequena monta, quase sem expressão em termos fiscais. Nos particulares podemos ainda subdividir a segmentação nos seguintes níveis: a) Pessoas de menores rendimentos preocupados com o custo de operações e com as chamadas filas de espera b) Pessoas com maiores rendimentos, com o mesmo tipo de motivações dos anteriores, mas com outras preocupações em termos de consultas e outros serviços de saúde e que têm o poder de compra para as resolver. c) Casais a equacionar o nascimento de filhos d) Casais com filhos até 12 anos e) Pessoas com mais de 50 anos. Esta segmentação resulta de se encontrarem diferentes necessidades e preocupações das pessoas quanto à saúde conforme o nível de rendimento, a idade e a constituição do agregado familiar. O sexo não é uma variável com importância na separação de níveis de preocupação pelo que não deve ser considerado como factor de segmentação.

3 3. Concorrência No estudo de ambiente já foram referidos os principais concorrentes da Allianz Portugal neste ramo de negócio, embora a expressão de cada a um a nível concelhio seja diferente das médias nacionais, o que tem a ver com a influência regional dos agentes que comercializam os produtos concorrentes. Não se prevê a entrada de novos concorrentes a breve trecho, para além dos mencionados de seguida. Os preços praticados são os definidos a nível nacional e não constituem ameaça, pois o produto da Allianz apresenta preços concorrenciais, em especial, se for tomada sempre em linha de conta a comparação de coberturas e capitais. a) Multicare. Como foi dito a Caixa Geral de Depósitos e a seguradora Fidelidade são os principais responsáveis pela comercialização deste produto de saúde da Multicare. Sendo de longe o Banco com maior influência na população do Concelho, sobretudo na de menor rendimento e escolaridade, e sendo a Fidelidade representada por uma agência directa da empresa e por dois mediadores com expressão de quota de mercado, este será o principal concorrente. Até porque ao comercializar um produto com menos capitais em coberturas semelhantes ao produto da Allianz acaba por ter alternativas mais baratas e os clientes nem sempre estão avisados para as diferenças entre as duas soluções. As principais desvantagens desta solução são, precisamente, os menores capitais por coberturas, a rede de prestadores clínicos ser menor e não ser um produto modular, ou seja, que não se pode adaptar às diferentes necessidades dos grupos em que se pode segmentar as necessidades dos consumidores. O serviço de apoio que presta aos clientes é mau. b) Médis Este produto é comercializado directamente pelos balcões do Millenium BCP, ou nos grandes centros, pela estrutura própria da Médis. É o segundo maior concorrente, pois é um Banco com expressão em Rio Maior, sobretudo a nível de comerciantes e empresários, sendo que a venda deste produto faz parte dos objectivos a atingir pelos seus funcionários. Tem expressão a nível de soluções de empresas. O serviço de apoio que presta aos clientes é mau.

4 c) Advanced Care. A solução da Advanced Care é vendida a nível nacional por outras seguradoras e outros bancos, sob designações diferentes da Allianz. Em Rio Maior esta concorrência não é expressiva, pois não surge nos consultórios e centos de meios de diagnóstico, nem em centros clínicos da zona. Tal situação pode ser explicada pela ausência de trabalho dos mediadores de Rio Maior neste tipo de seguros e pelo facto de o Banco que mais aposta nesta venda (BES) ainda agora estar, após uma fase de reestruturação, a iniciar um trabalho mais consistente. d) Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior Apesar de poder ser um prestador de serviços a contratar pela Allianz sem dúvida que deverá ser avaliado aqui também como concorrência na medida em que resolve muitas das necessidades de saúde da população do concelho. Esta instituição tem grande trabalho na zona, sobretudo na prestação de serviços de fisioterapia (com acordo com todos os serviços de bombeiros e outros de transportes de doentes para encaminhar doentes para os seus serviços), serviços de consultas das mais importantes especialidades com excelentes condições, lar de terceira idade com serviços para grandes dependentes, serviços de apoio domiciliário, creches, jardins de infância, rede de amas de apoio à infância e centro de apoio para pessoas com deficiência mental. Não resolve o problema das intervenções cirúrgicas e por isso devermos aproveitar essa janela de oportunidade. e) Centro de Saúde de Rio Maior Rio Maior dispõe de um centro de saúde com emergências a funcionar entre as oito da manhã e as vinte de duas horas, todos os dias da semana. Durante a semana tem serviços de consultas com médicos de família que cobrem praticamente toda a população. Até á pouco tempo existiam muitas pessoas sem medico de família mas tal situação está a ser ultrapassada. Não resolve o problema das cirurgias e os casos normalmente, com excepção dos menos complicados, são sempre dirigidos para o Hospital de Santarém que está em situação de ruptura em consultas e cirurgias. É bem conhecido o último piso como o piso das pessoas que têm seguro de saúde e é corrente o conhecimento que os seguros de saúde ajudam a não ter de esperar por vez nas filas de espera das cirurgias. Este aspecto deve ser explorado na comunicação de venda dos nossos produtos.

5 4. Canais de distribuição O produto de saúde vendido pela Allianz Portugal chama se Medicall. È apresentado ao público em diferentes versões, conforme as necessidades de cada segmento de mercado; assunto que será abordado em capítulo próprio. Agora importa descrever os canais de distribuição do Medicall em Rio Maior. 1. O primeiro será o balcão de Rio Maior do BPI. Por acordo com a Allianz este banco comercializa o Medicall. O balcão do BPI atravessou uma fase de grande letargia, mas com uma nova gerente, muito dinâmica, está a entrar numa nova fase de trabalho. É importante aproveitar esta mudança, abordar a gerente e os funcionários, propor formação e mostrar como este produto pode ser um complemento forte para a diferenciação da oferta do balcão. 2. Existem em Rio Maior dois mediadores exclusivos da Allianz que terão de ser mais actuantes nesta vertente 3. Existem dois mediadores não exclusivos, mas, no entanto, com laços de trabalho estreitos com a Allianz. São mediadores com prestígio no Concelho e com grandes carteiras, mas que não estão suficientemente despertos para o facto de que os seguros de saúde podem, e devem, ser factores de fidelização dos seus clientes. 4. Existem alguns centros médicos que prestam serviço à Allianz e que devem ser acompanhados para se tornarem veículos de opinião. Não poderão vender fisicamente a nossa solução, mas serão muito importante no aconselhamento e divulgação da qualidade de serviço.

6 5. Fornecedores Os fornecedores dos serviços inerentes á utilização das coberturas do seguro de saúde são de âmbito nacional e não existem alternativas: a Advanced Care e os prestadores de serviços de estomatologia. A única intervenção que se pode ter a nível concelhio será: a) Controlar a qualidade dos serviços prestados pelos centros contratados a nível nacional e dar conhecimento a quem tem obrigação de vigiar os níveis de serviço. b) Propor novos prestadores clínicos a nível concelhio que permita ter um melhor e mais abrangente serviço. Nesta vertente deveremos ter mais atenção, pois não existem todas as alternativas necessárias, nomeadamente nos cuidados de estomatologia, onde o produto tem características muito forte em termos de comercialização e que, assim, não podem ser aproveitadas

7 6. Análise SWOT Quando se realizou o estudo de ambiente já se apontaram alguns dos factores que são estudados numa análise SWOT. No entanto, será oportuno voltar a abordá los, de forma mais esquemática, para que o plano de marketing a construir não deixe de os considerar. Pontos fortes 1. O ambiente interno da Allianz, nomeadamente a obrigação de corresponder aos critérios de serviços a atingir por obrigação da Certificação de Qualidade em vigor. 2. A aposta da administração na qualidade como factor diferenciador na imagem da empresa. 3. O reforço do apoio a clientes através de Call Center considerado o melhor, dos não profissionais, nos últimos três anos. 4. A qualidade e rapidez na emissão de pré autorizações de actos médicos e no pagamento das comparticipações e despesas. 5. Rede de prestadores de dimensão comparável (ou melhor, em alguns casos) à Médis, que, neste particular, continua a ser referência de mercado. Pontos fracos 1. Fraco nível de formação nas características do produto e do funcionamento dos serviços de apoio por parte dos elementos de quase todos os canais de distribuição 2. Não reconhecimento de que este produto é, para mediadores, um factor de retenção de clientes.

8 Oportunidades 1. Fraca resposta do SNS e aumento das filas de espera das cirurgias. 2. Conhecimento local de que os pacientes com seguro de saúde têm melhor atendimento no Hospital de Santarém, em especial nas cirurgias e nos serviços de fisioterapia e cuidados continuados 3. Reconhecimento pelos utentes dos bons serviços do Medicall e da Allianz cada vez mais notório 4. Aumento da procura das soluções de saúde associadas às seguradoras por parte dos consumidores 5. Baixa qualidade das consultas do Centro de Saúde 6. Mau serviço de apoio prestado pelos Bancos que vendem as suas soluções de saúde. 7. Envelhecimento da população 8. Cada vez maior preocupação com a saúde pré natal, infantil e juvenil que se verifica no Concelho. 9. Fraco poder económico da maior da população para fazer face ás despesas de saúde, em especial o elevado custo das cirurgias. Ameaças 1. O não conhecimento por parte das populações de como pode funcionar a seu favor uma solução de saúde ligada às seguradoras 2. A má imagem das seguradoras como não cumpridoras das suas obrigações. 3. Entrada de novas soluções no mercado, em especial aquelas que não limitam na idade a permanência da subscrição. Apesar de não serem soluções equiparáveis resolvem necessidades de pessoas com mais idade que não encontram nos seguros de saúde qualquer resposta para as suas preocupações e estão ao dispor em todos os pontos de comunicação da internet e de alguns centros clínicos.

9 7. Posicionamento estratégico O Medicall deve ser apresentado como O melhor serviço de saúde o primeiro! A Allianz Portugal tem investido neste produto para o colocar na mente dos consumidores, e em relação à concorrência, com este posicionamento estratégico. A Allianz AG tem especialista a nível global encarregues em implantar esta imagem dos seus serviços de saúde. Estes técnicos têm se deslocado a Portugal com regularidade, ouvido os consumidores e todos os agentes implicados no produto e obrigado á melhoria dos níveis de serviço. E esta realidade começa a ser percebida pelos consumidores e pelos agentes de comercialização. Se no inicio existiam queixas em volume preocupante e os mediadores e correctores tinham algum receio em recomendar da qualidade dos prestadores clínicos, hoje essa situação está ultrapassada: As reclamações desceram para os níveis considerados normais e têm sempre a devida resolução; os mediadores sentem se tranquilos ao recomendar os serviços associados à solução que vendem. Ser o primeiro quer dizer ter: 1. A melhor rede de prestadores clínicos 2. O melhor serviço de apoio aos clientes 3. O melhor a pagar as comparticipações 4. O melhor preço É hoje uma realidade, que interessa manter e melhorar. Por isso é fundamental comunicá la cada vez mais aos consumidores.

10 8. O Produto O produto de saúde é lançado no mercado com a designação MEDICALL. Pretende deixar claro que é um produto de saúde e as duas últimas letras pretendem estabelecer a ligação com a empresa através da repetição das mesmas duas consoantes presentes no nome Allianz. Para dar resposta á segmentação referida anteriormente referida o produto apresenta as seguintes versões: 1. Medicall base 2. Medicall nascer 3. Medicall crescer 4. Medicall viver Ainda apresenta mais duas versões com nomes distintos da raiz: 5. Hospitall 6. Dentall De seguida se explica a que segmento se destina cada versão. 1. Medicall base para hospitalização e consultas para adultos 2. Medicall nascer para hospitalização, parto e consultas para adultos e crianças até 12 anos 3. Medicall crescer para hospitalização, consultas para adultos, crianças com mais de 12 anos, serviços para pessoas com mais de 35 anos (próteses e outras) 4. Medicall viver para hospitalização, consultas para adultos, serviços continuados para mais idosos 5. Hospitall, só para hospitalização 6. Dentall, só para serviços de estomatologia e associados destes. Em termos de preço as primeiras quatro versões são alinhadas com a concorrência e depende das idades dos consumidores para definir esse valor Na versão Hospitall o preço altera se com a idade do cliente, mas é muito acessível para que seja um produto de grande adesão, mesmo por aqueles de menor poder económico. A versão Dentall é um produto de combate. O preço é sempre igual, não tem período de carência, nem limite de capital, nem de número de actos médicos. È sem dúvida o produto que permite grande aceitação e entrada para mais tarde se aderir a outras coberturas. Todos eles satisfazem necessidades específicas, não se podendo distinguir características para além das de apoio ao cliente e da estrutura de cada versão, mas, os benefícios são perceptíveis para os consumidores.

11 9. Plano de acção Acção Responsável Datas Orçamento Despertar João luís 1 a 15 de Junho interesse para acções de formação Promover acção António silva 16 de Junho 500 de formação Definir objectivos Antonio silva e concordância de agentes Contacto com João luís 16 a 30 de Junho prestadores Conclusões a João luís 15 de Julho enviar a serviços Propaganda Antonio silva 30 Junho a 31 dez jornais Propaganda Antonio silva 1 Semana de dois em dois radio meses Refrescar formação João luís 15 de Setembro 500

12 10. Objectivos Os objectivos até ao fim do ano de 2008 serão Dentall 500 Hospitall 300 Base 100 Nascer 100 Crescer 100 Viver 100

ESGS Marketing II Plano de Marketing de SIC Lumina

ESGS Marketing II Plano de Marketing de SIC Lumina Relatório Final Correcção de aspectos menos desenvolvidos na análise do meio ambiente. De forma a responder a temas menos desenvolvidos e apontadas pelo Professor Doutor Fernando Gaspar, na qual sugere

Leia mais

Allianz Saúde Empresas

Allianz Saúde Empresas Seguro Saúde Allianz Saúde Empresas Nota de Informação Prévia - Nos termos da Lei aplicável e em vigor à data de contratação. Informação Geral: Porquê comprar um Seguro de Saúde? Porque o seguro de Saúde

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013 I. Introdução O ano de 2013 foi um ano marcado por grandes investimentos na Comunidade Terapêutica, por forma a criar condições estruturais que possibilitem a formação e integração

Leia mais

TRABALHO FINAL EMPRESA:

TRABALHO FINAL EMPRESA: TRABALHO FINAL EMPRESA: CURSO: MARKETING E PUBLICIDADE P/L 2º SEMESTRE DISCIPLINA: Marketing II DOCENTE: Prof. Dr. Fernando Gaspar DISCENTE: Ana Inês Charrua de Oliveira Nº 9072 Introdução Dando seguimento

Leia mais

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de Planos de saúde: Sete perguntas para fazer antes de contratar Antes de aderir a um plano de saúde, o consumidor precisa se informar sobre todas as condições do contrato, para não correr o risco de ser

Leia mais

Governação dos laboratórios: papel da regulação

Governação dos laboratórios: papel da regulação Governação dos laboratórios: papel da regulação César Carneiro Director do Departamento de Estudos e Regulação Económica Lisboa, 20 de Maio de 2016 Agenda 1. A Entidade Reguladora da Saúde 2. As actividades

Leia mais

Mobilidade: implicações económicas. Prof. João Confraria ( UCP )

Mobilidade: implicações económicas. Prof. João Confraria ( UCP ) Mobilidade Uma presença pervasiva no quotidiano das sociedades modernas 21 de Outubro de 2004 Hotel Le Meridien Mobilidade: implicações económicas Prof. João Confraria ( UCP ) Patrocínio Organização Mobilidade:

Leia mais

Sample Slide Bullet Points

Sample Slide Bullet Points 1 INDICE 1 2 3 4 5 6 7 8 Quem Somos O que é o Seguro Escolar A quem se destina Definições Cobertura Responsabilidade Civil do Aluno Cobertura Responsabilidade Civil do Estabelecimento Plano de Coberturas,

Leia mais

O Programa Enfermeiros de Família. (Página intencionalmente deixada em branco)

O Programa Enfermeiros de Família. (Página intencionalmente deixada em branco) (Página intencionalmente deixada em branco) 2 Conteúdo A Saúde Quem Somos... O programa Enfermeiros de Família... O Enfermeiro de Família Saúde... O desafio de carreira... Principais competências e responsabilidades...

Leia mais

A Saúde dos Portugueses que caminhos?

A Saúde dos Portugueses que caminhos? A Saúde dos Portugueses que caminhos? APRESENTAÇÃO Universidade A da [CLIENTE] Beira Interior Covilhã, 19.Maio.2007 PAGE 1 AGENDA Serviço Nacional de Saúde Financiamento privado: o caso MultiCare MultiCare

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

SAÚDE Diagnóstico Social do Concelho de Cadaval

SAÚDE Diagnóstico Social do Concelho de Cadaval SAÚDE 54 A nível de equipamentos de saúde no concelho existem, um Centro de Saúde, uma Delegação de Saúde Pública e seis Extensões do Centro de Saúde, distribuídas pelas freguesias de Cadaval, Figueiros,

Leia mais

ELEIÇÕES / PROGRAMA ELEITORAL LISTA B

ELEIÇÕES / PROGRAMA ELEITORAL LISTA B ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON ELEIÇÕES / 2012-2014 PROGRAMA ELEITORAL LISTA B Todos juntos somos fortes Não há nada a temer Ao meu lado há um amigo Que é preciso proteger Chico Buarque

Leia mais

Gráfico 1 População residente no distrito de Castelo Branco. (Fonte: INE, e 2007)

Gráfico 1 População residente no distrito de Castelo Branco. (Fonte: INE, e 2007) O Centro Social Padre Tomás D Aquino Vaz de Azevedo (CSPTAVA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve a sua actividade na área do apoio à Terceira Idade nas valências de Lar

Leia mais

QUER VENDER POR QUANTO?

QUER VENDER POR QUANTO? QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 1 QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 3 ÍNDICE Introdução 5 Capítulo

Leia mais

A REESTRUTURAÇÃO DE EMPRESAS VIA CAPITAL DE RISCO

A REESTRUTURAÇÃO DE EMPRESAS VIA CAPITAL DE RISCO A REESTRUTURAÇÃO DE EMPRESAS VIA CAPITAL DE RISCO I- INTRODUÇÃO Como uma onda que escava a falésia sem descanso, a globalização fustiga a sociedade e as empresas portuguesas, obrigando-as a ter de inovar

Leia mais

GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO

GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO Manual de GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES APOIO À REDUÇÃO DA PRECARIEDADE NO EMPREGO DOS JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL,

Leia mais

O Futuro do SNS. Ministério da Saúde. 26 de Outubro de 2011

O Futuro do SNS. Ministério da Saúde. 26 de Outubro de 2011 O Futuro do SNS Ministério da Saúde 26 de Outubro de 2011 Estrutura da apresentação 1 Situação actual do SNS 2 Política de saúde 3 O futuro do SNS 2 1 Situação actual do SNS 2 Política de saúde 3 O futuro

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa Missão Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. O IPOL é um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no

Leia mais

Entrevista com Isolmondego. (Instalação de Fornos Industriais) Alceides Louro. Sócio- Gerente. Com quality media press para Expresso / El Economista

Entrevista com Isolmondego. (Instalação de Fornos Industriais) Alceides Louro. Sócio- Gerente. Com quality media press para Expresso / El Economista Entrevista com Isolmondego (Instalação de Fornos Industriais) Alceides Louro Sócio- Gerente Com quality media press para Expresso / El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista.

Leia mais

7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa

7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa 7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa Conheça dicas simples e práticas para levar o seu negócio ao sucesso através de uma boa gestão. ÍNDICE 1 Definir o seu preço de venda 2 Analisar o seu

Leia mais

RECRUTAMENTO EM ADVOCACIA NÃO ESTAGNOU CONTRATAÇÃO DE ADVOGAFOS DA EMPRESA CRESCE EM 2011

RECRUTAMENTO EM ADVOCACIA NÃO ESTAGNOU CONTRATAÇÃO DE ADVOGAFOS DA EMPRESA CRESCE EM 2011 No âmbito do dia do Advogado, celebrado a 19 de Maio, a Michael Page Portugal faz levantamento de informação e revela dados sobre o sector da Advocacia em Portugal. RECRUTAMENTO EM ADVOCACIA NÃO ESTAGNOU

Leia mais

QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS

QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS RUI FONTES PRESIDENTE DA AAGI-ID QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS 1 Ciclo de Encontros Temáticos. Associação Luis Pereira da Mota Casa de Santa Tecla. 15 Dezembro 2010. 2 MODELO DAS ORGANIZAÇÕES Resposta

Leia mais

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã Plano de Acção 2006/2007 Rede Social Concelho da Lourinhã E I X O I Intervenção Dirigida a Grupos Específicos EIXO I : INTERVENÇÃO DIRIGIDA A GRUPOS ESPECIFICOS OBJECTIVO GERAL: Até Dezembro de 2007 existem

Leia mais

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas É uma honra e uma satisfação, participar no Trigésimo

Leia mais

«Unidade dos afetos»: miniequipas ajudam a estabelecer uma relação mais próxima com os utentes

«Unidade dos afetos»: miniequipas ajudam a estabelecer uma relação mais próxima com os utentes 2016-10-19 18:47:05 http://justnews.pt/noticias/usf-santa-maria-unidade-dos-afetos-promove-atendimento-personalizado-e-integridade-nocuidar «Unidade dos afetos»: miniequipas ajudam a estabelecer uma relação

Leia mais

Caso Modelo. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição

Caso Modelo. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Caso Modelo Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Discentes: Ivo Vieira nº 080127020 Nuno Carreira nº 080127009 João Franco nº 080127034 Edgar Carvalho nº 080127032 17 de Março

Leia mais

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014)

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014) ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014) CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS Artigo Primeiro A Fundação dos Lions de Portugal é uma

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALJEZUR

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALJEZUR ALJEZUR, 4 DE DEZEMBRO DE 7 INTRODUÇÃO Desde a sua criação até aos dias de hoje, a formação interna dos elementos que constituem o Corpo de Bombeiros Voluntários de Aljezur, tem sido uma constante, na

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/ º ano Turma I. Disciplina: Comercializar e Vender. Módulo 7

Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/ º ano Turma I. Disciplina: Comercializar e Vender. Módulo 7 Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/2014 11º ano Turma I Disciplina: Comercializar e Vender Módulo 7 Trabalho realizado por: Ana Teixeira Nº21217 11ºI Índice Introdução... 3 Exercícios realizados

Leia mais

Federação Portuguesa de Voleibol

Federação Portuguesa de Voleibol Federação Portuguesa de Voleibol Hospital de Santa Maria Porto Com o olhar no futuro, o Hospital de Santa Maria Porto tem um sólido passado, com mais de 125 anos de experiência na prestação de cuidados

Leia mais

Entrevista com PMH Produtos Médico Hospitalares. José Augusto M. Cordeiro. Presidente del C. de A.

Entrevista com PMH Produtos Médico Hospitalares. José Augusto M. Cordeiro. Presidente del C. de A. Entrevista com PMH Produtos Médico Hospitalares José Augusto M. Cordeiro Presidente del C. de A. www.pmh.pt Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista.

Leia mais

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES Algumas consideradas mais significativas: Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix ( produto, preço, promoção e ponto de vendas/

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA Relatório de Resultados de Pesquisa Cliente: Projeto: Data de Entrega: COMO LER ESTE RELATÓRIO O objetivo deste relatório é apresentar de forma estruturada e inteligente

Leia mais

Resolução Alternativa de Litígios

Resolução Alternativa de Litígios Resolução Alternativa de Litígios - PERGUNTAS FREQUENTES - 1. O QUE SÃO ENTIDADES DE RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO (ENTIDADES RAL)? São as entidades autorizadas a efetuar a mediação, conciliação

Leia mais

REALIZAR MAIS Sustentabilidade

REALIZAR MAIS Sustentabilidade REALIZAR MAIS Sustentabilidade Grupo Banco Espírito Santo Índice Cultura de cidadania empresarial no modelo de : uma visão integrada para a sustentabilidade ADN Realizar Mais: pioneirismo e profundidade

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DE AEMB - DEPARTAMENTO PRÉ ESCOLAR DEPE 2013/2017

PROJETO CURRICULAR DE AEMB - DEPARTAMENTO PRÉ ESCOLAR DEPE 2013/2017 AEMB - DEPE PROJETO CURRICULAR DE DEPARTAMENTO PRÉ ESCOLAR 2013/2017 O Jardim de Infância é um espaço mágico repleto de cores, sons, onde os grandes aprendem com os pequenos o que é ser realmente grande

Leia mais

Serviço de Medicina do HGO: trabalho multidisciplinar com doentes mais dependentes permite reduzir internamento

Serviço de Medicina do HGO: trabalho multidisciplinar com doentes mais dependentes permite reduzir internamento 2016-11-03 13:55:52 http://justnews.pt/noticias/servico-de-medicina-do-hgo-desenvolve-trabalho-multidisciplinar-muito-importante-com-osdoentes-mais Serviço de Medicina do HGO: trabalho multidisciplinar

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

PESQUISA COM EMPRESÁRIOS

PESQUISA COM EMPRESÁRIOS PESQUISA COM EMPRESÁRIOS OBJETIVO DA PESQUISA AVALIAR A EXPECTATIVA DE VENDAS DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BELO HORIZONTE PARA O NATAL DE 2015 INFORMAÇÕES METODOLÓGICAS Coleta de dados de 26/10

Leia mais

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO Taynná BECKER 1 Priscila GUIDINI 2 RESUMO: O artigo apresenta a importância da fidelização de clientes para as empresas, e como a qualidade

Leia mais

SECÇÃO VI ACTIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

SECÇÃO VI ACTIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS SECÇÃO VI ACTIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS I. Sensibilização para a integridade Em 2013, o CCAC continuou a desenvolver as acções de sensibilização, com objectivo de promover o sentido

Leia mais

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS Manual de GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/15 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Complemento Solidário para Idosos

Leia mais

Reunião do Conselho Municipal de Habitação. Paços do Concelho 18 de Março de 2013

Reunião do Conselho Municipal de Habitação. Paços do Concelho 18 de Março de 2013 Reunião do Conselho Municipal de Habitação Paços do Concelho 18 de Março de 2013 Ordem de trabalhos 1. Aprovação da acta da reunião anterior 2. Impacto da nova lei de arrendamento urbano em Lisboa ponto

Leia mais

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. MISSÃO O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Lisboa) é um centro oncológico

Leia mais

AMUT. Actividade física assistida por cães

AMUT. Actividade física assistida por cães AMUT Actividade física assistida por cães Cãovida Club Fundado em 2013 no Porto Associação sem fins lucrativos Missão: Melhorar a qualidade de vida da população através do exercício físico assistido por

Leia mais

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande. Plano estratégico

Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande. Plano estratégico Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande Plano estratégico 2016-2018 Índice ÍNDICE... 3 1 - INTRODUÇÃO... 5 2 - CARATERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO... 5 3 - ANÁLISE SWOT... 6 4 - EIXOS ESTRATÉGICOS... 7

Leia mais

ESPANHA Mercado Um parceiro de confiança /

ESPANHA Mercado Um parceiro de confiança / Mercado 1º cliente (25% de quota) e 1º fornecedor (cerca de 33%) Mais de 6.000 empresas portuguesas exportam para Espanha Portugal é o 5º cliente de Espanha (7%) e 8º fornecedor (quase 4%) Espanha vende

Leia mais

Município da Samba - Província de Luanda

Município da Samba - Província de Luanda Ficha de Projecto Dezembro/2006 Designação Projecto Integrado para o Desenvolvimento Sociocomunitário na Missão da Corimba - Município da Samba (Província de Luanda) Missão da Corimba - Sede Localização

Leia mais

ID:

ID: Pág: 137 Área: 20,00 x 22,92 cm² Corte: 1 de 6 Pág: 138 Área: 20,00 x 24,52 cm² Corte: 2 de 6 / CADERNO ESPECIAL // SEGUROS / \/ / DEBATE // 2019 com muita saúde O ano passado ficou marcado pelo crescimento

Leia mais

COMUNICADO nº 03/08 SEGURO MULTICARE

COMUNICADO nº 03/08 SEGURO MULTICARE COMUNICADO nº 03/08 Assunto: Protocolo MultiCare e Protocolo BPI SEGURO MULTICARE Para responder eficazmente às preocupações e necessidades dos associados e do seu agregado familiar, a nossa associação

Leia mais

Apresentaça o. Apenas fazendo o melhor, sempre. Apenas fazendo o melhor, sempre!

Apresentaça o. Apenas fazendo o melhor, sempre. Apenas fazendo o melhor, sempre! Apenas fazendo o melhor, sempre! Apresentaça o Apenas fazendo o melhor, sempre. Apresentação SMS Gold System A Gold System apresenta sua nova solução de envio de SMS A Gold System está trazendo para o

Leia mais

Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados

Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryid=190143 Data de publicação 26.4.2006 Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados Serviço Telefónico Fixo (STF)

Leia mais

RAL (RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO)

RAL (RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO) (RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO) www.xdsoftware.pt 1. O que há de novo?...2 O que são e quais são (Entidades RAL)?...2 Quais os deveres das empresas?...3 Qual o prazo de adaptação dos fornecedores

Leia mais

Regulação e Contratualização

Regulação e Contratualização Regulação e Contratualização Data: 3/1/2005 Autor: Ana Cristina Portugal, Ana Paula Pereira, Dídia Eusébio, Eduardo Carlos Noronha, Margarida Baltazar (mbaltazar@alunos.ensp.unl.pt) Num cenário de mudança,

Leia mais

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT]

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] 2012 João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] CONTEÚDO Meio Envolvente... 2 Mercado... 3 A concorrência... 5 Clientes Consumidores... 6 Análise Interna... 7 Ameaças e Oportunidades (RESUMO)... 9 Analise

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 24/2017 A TODOS OS TRABALHADORES 29/12/2017 APÓLICE

NOTA INFORMATIVA Nº 24/2017 A TODOS OS TRABALHADORES 29/12/2017 APÓLICE NOTA INFORMATIVA Nº 24/2017 A TODOS OS TRABALHADORES 29/12/2017 PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ S) SOBRE O SEGURO DE SAÚDE APÓLICE 204 666 892 1. Vão ser emitidos novos cartões para substituição dos anteriores?

Leia mais

Estudo Sobre a Concorrência no. Sector das Análises Clínicas

Estudo Sobre a Concorrência no. Sector das Análises Clínicas Sumário Executivo Estudo Sobre a Concorrência no Sector das Análises Clínicas Sendo uma das atribuições da Entidades Reguladora da Saúde (ERS), nos termos do art. 6.º n.º 2 al. b) do Decreto-Lei n.º 309/2003,

Leia mais

Visual Merchandising

Visual Merchandising Visual Merchandising Nome do Curso Visual Merchandising Objectivos do Curso As técnicas de Visual Merchandising aplicadas ao espaço comercial permitem melhores resultados de venda, aumentar a satisfação

Leia mais

QUESTIONÁRIO SATISFAÇÃO

QUESTIONÁRIO SATISFAÇÃO PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES DE SERVIÇOS TELEFÔNICOS QUESTIONÁRIO SATISFAÇÃO Serviço Móvel Pessoal Pré - Pago (Nº do Questioná) ANEXO I - B Pré - Pago SATISFAÇÃO EM RELAÇÃO AO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL

Leia mais

CDS / Partido Popular

CDS / Partido Popular N.º: 588-VIII Proc.º: 50.04.04.34 Data: 16.04.2008 do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo Uma jovem inglesa enfrentou a oposição da família e teve sérias dificuldades em os convencer que cuidar

Leia mais

Relatório Anual da Comissão de Acompanhamento e Monitorização das Medidas de Apoio Social

Relatório Anual da Comissão de Acompanhamento e Monitorização das Medidas de Apoio Social Relatório Anual da Comissão de Acompanhamento e Monitorização das Medidas de Apoio Social ANO 2010 MEDIDAS DE APOIO A ESTRATOS SOCIAIS MAIS DESFAVORECIDOS a) Apoio à actividade das Instituições de Solidariedade

Leia mais

2008 Concelho de Ourique

2008 Concelho de Ourique Plano de Acção 2008 Concelho de Rede Social Programa Rede Social Conselho Local de Acção Social de Janeiro 2008 Ficha Técnica Título: Plano de Acção 2008 do Concelho de Autoria: Núcleo Executivo da Rede

Leia mais

SEGURO DE SAÚDE ANUIDADE 2018

SEGURO DE SAÚDE ANUIDADE 2018 NOTA INFORMATIVA Nº 23/2017 A TODOS OS TRABALHADORES 27/12/2017 SEGURO DE SAÚDE ANUIDADE 2018 Após 4 anos de permanência ininterrupta na MÉDIS, e após verificarmos que esta não se dispunha a rever as condições

Leia mais

Desafio proposto: O que se passa então? Genéricos: é possível ir mais longe?

Desafio proposto: O que se passa então? Genéricos: é possível ir mais longe? Genéricos: é possível ir mais longe? Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Desafio proposto: Quais os limites? Que futuro? Que impacto sobre os custos totais com medicamentos?

Leia mais

FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ

FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ ESTATUTOS: DA FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ Da Denominação, Natureza e Fins CAPITULO I Artigo 1º - 1 A Fundação Aurélio Amaro Diniz é uma Fundação de Solidariedade Social,

Leia mais

O Portuguese Internet exchange e o serviço F-ROOT

O Portuguese Internet exchange e o serviço F-ROOT IPv6 Desenvolvimentos Avançados em Redes Deliverable 5.07 O Portuguese Internet exchange e o serviço F-ROOT Versão: 1.1 Tipo: Distribuição: Histórico Público Data de Entrega: Objectivo: Editores: Ano I

Leia mais

Informação útil sobre Angola

Informação útil sobre Angola adso Comunicação Informação útil sobre Angola Este documento e o seu conteúdo são da responsabilidade do autor. A ADSO disponibiliza-o como suporte de informação às potencialidades do mercado angolano.

Leia mais

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão IP/07/721 Bruxelas, 30 de Maio de 2007 Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão A política de coesão teve um efeito comprovado

Leia mais

Liga Nacional Contra a Fome

Liga Nacional Contra a Fome Liga Nacional Contra a Fome IPSS de Utilidade Pública PLANO DE ATIVIDADES 2016-2019 E ORÇAMENTO 2016 NOVEMBRO 2015 Liga Nacional Contra a Fome IPSS de Utilidade Pública A Liga Nacional Contra a Fome é

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA SUBSTITUTOS DO LEITE MATERNO BIBERÕES E TETINAS. EPNC Oficinas Gráficas ex. 7/82. Publicação da Direcção-Geral de Saúde

CÓDIGO DE ÉTICA SUBSTITUTOS DO LEITE MATERNO BIBERÕES E TETINAS. EPNC Oficinas Gráficas ex. 7/82. Publicação da Direcção-Geral de Saúde CÓDIGO DE ÉTICA SUBSTITUTOS DO LEITE MATERNO BIBERÕES E TETINAS EPNC Oficinas Gráficas 30 000 ex. 7/82 1981 Publicação da Direcção-Geral de Saúde CÓDIGO DO LEITE MATERNO BIBERÕES E T DE COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo REDE SOCIAL Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo Regulamento Interno [9/04/2014] REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DO CONCELHO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Leia mais

Espaço Saúde PRECISO DE UMA VAGA! Satisfação dos Utentes. Nesta Edição: A Consulta Aberta na USF Calâmbriga

Espaço Saúde PRECISO DE UMA VAGA! Satisfação dos Utentes. Nesta Edição: A Consulta Aberta na USF Calâmbriga Espaço Saúde N º 1 6 J A N E I R O A M A R Ç O DE 2017 Nesta Edição: Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral PÁG. 2 PRECISO DE UMA VAGA! A Consulta Aberta na USF Calâmbriga PÁG. 4 Satisfação dos Utentes

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS O que vimos na aula anterior Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de

Leia mais

O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO

O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO O JOVEM COMERCIÁRIO: TRABALHO E ESTUDO O comércio sempre foi considerado como porta de entrada para o mercado de trabalho sendo, assim, um dos principais setores econômicos em termos de absorção da população

Leia mais

Lar das Criancinhas da Horta Instituição Particular de Solidariedade Social

Lar das Criancinhas da Horta Instituição Particular de Solidariedade Social PROGRAMA DE AÇÃO PARA 2015 Em cumprimento do estabelecido das alíneas b) do Artigo 34.º e c) do Artigo 38º dos Estatutos do Lar das Criancinhas da Horta, vem esta Direção apresentar à Assembleia Geral,

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE de 14 de Maio REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE DECRETO-LEI N.o 10/2014 REGIME DE LICENCIAMENTO DOS MATADOUROS As reduzidas condições higio-sanitárias nos locais de abate de animais para consumo público

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TIRO COM ARCO OLÍMPICO EM 2016.... PENSAMENTOS e AMBIÇÕES SEM LIMITE... = logo BAF=

PLANO DIRETOR DE TIRO COM ARCO OLÍMPICO EM 2016.... PENSAMENTOS e AMBIÇÕES SEM LIMITE... = logo BAF= PLANO DIRETOR DE TIRO COM ARCO OLÍMPICO EM 2016... PENSAMENTOS e AMBIÇÕES SEM LIMITE... = logo BAF= =logos= COB FITA Tiro com Arco Mundial Ministério do Esporte Peter Nieuwenhuis, janeiro de 2011. Conteúdo;

Leia mais

I CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS MÉDICAS ECONOMIA E SAÚDE

I CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS MÉDICAS ECONOMIA E SAÚDE I CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS MÉDICAS ECONOMIA E SAÚDE Guilhermina Rego, Rui Nunes Faculdade de Medicina do Porto PORTO DE GALINHAS, SETEMBRO 2011 Bem Cuidados de Saúde Direito à protecção de saúde:

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Lar (4007 v4.11) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

1. Introdução. Gestão Orçamental. Júlia Fonseca 2010/2011. Gestão Orçamental

1. Introdução. Gestão Orçamental. Júlia Fonseca 2010/2011. Gestão Orçamental 1. Introdução Júlia Fonseca 2010/2011 CICLO DE GESTÃO Planeamento Implementação Controlo de gestão Ciclo de gestão Planeamento Feedback Implementação Controlo Planear Dirigir e Motivar Controlar PLANEAMENTO

Leia mais

ASSOL Outubro 2013 Caderno de Encargos Ajuste Directo

ASSOL Outubro 2013 Caderno de Encargos Ajuste Directo ASSOL Outubro 2013 Caderno de Encargos Ajuste Directo Relativo à aquisição de combustíveis (gasóleo e gasolina sem chumbo 95) para as viaturas da ASSOL pela forma prevista neste Caderno de Encargos. Ajuste

Leia mais

ANEXO I C PLANO DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE

ANEXO I C PLANO DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE ANEXO I C PLANO DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE Plano de prestação de cuidados de saúde, nos termos e para os efeitos do disposto na cláusula 61ª do Acordo de Empresa entre a Rádio e Televisão de Portugal,

Leia mais

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra WORKSHOP Combustíveis e veículos alternativos Práticas correntes e futuras linhas de orientação política para o transporte de passageiros (Projecto Alter-Motive) Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Regulamento Interno do Centro de Documentação e Informação CAPÍTULO I Natureza e Atribuições Artigo 1º (Natureza) O Centro de Documentação e Informação, abreviadamente designado

Leia mais

PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre a CGD e o SMMP

PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre a CGD e o SMMP PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO Entre a CGD e o SMMP Considerando que: O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público representa uma distinta Classe Profissional - os Magistrados Portugueses e

Leia mais

Pós-graduação em Turismo e Gestão Hoteleira

Pós-graduação em Turismo e Gestão Hoteleira Pós-graduação em Turismo e Gestão Hoteleira Acreditamos que a educação é essencial para o desenvolvimento das nações. Trabalhamos em conjunto com os alunos para contribuir para o desenvolvimento de líderes

Leia mais

Regulamento de Gestão de Reclamações

Regulamento de Gestão de Reclamações Regulamento de Gestão de Reclamações no Banco Santander Totta, SA Introdução A Qualidade de Serviço é, para o Banco Santander Totta, SA, um referencial e a forma por excelência de se posicionar e distinguir

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições Câmara Técnica 3ª reunião PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES Entidades que enviaram contribuições

Leia mais

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo # Categoria # Autoria # Documento Outros Gabinete de Estudos OPP Junho 2018 Lisboa O Papel da Psicologia e dos Psicólogos

Leia mais

REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA

REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA REGULAMENTO DO VOLUNTARIADO DE APOIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA Nota justificativa A Câmara Municipal de Vidigueira assume o papel de agente fundamental na aplicação de políticas de protecção social,

Leia mais

SEMINÁRIO MAXIMIZAÇÃO DO POTENCIAL DA DIRETIVA SERVIÇOS

SEMINÁRIO MAXIMIZAÇÃO DO POTENCIAL DA DIRETIVA SERVIÇOS SEMINÁRIO MAXIMIZAÇÃO DO POTENCIAL DA DIRETIVA SERVIÇOS Eliminação de Barreiras à livre Prestação de Serviços Confederação do Comércio e Serviços de Portugal Esquema 1. PORTUGAL- UMA ESPECIALIZAÇÃO COM

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis.

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis. TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente Luciano Adriano Mielke luciano.mielke1@gmail.com Fabio Prates dos Santos

Leia mais