MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO"

Transcrição

1 MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO Sem. Francisco Gilson de Souza Lima Diocese de Bragança Paulista Aqui nos dispusemos a refletir de modo sucinto, mas não sem relevância, sobre o importante papel que desempenham tantos de nossos irmãos e irmãs em nossas comunidades paróquias, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. 1. Sobre o Papel dos Leigos na Igreja A Igreja volta-se com especial atenção, solícita na caridade, aos cristãos leigos que tem papel fundamental na missão evangelizadora, decorrente de sua vocação cristã batismal. O Santo Concílio Vaticano II, no Decreto sobre o Apostolado dos Leigos, Apostolicam Actuositatem, afirma-lhe que é necessário grande zelo pastoral, pois [...] as circunstâncias atuais reclamam deles um apostolado mais intenso e mais amplo. [...] ( 1b). Também, o Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Documento de Aparecida, se manifesta com demasiando carinho quando afirma: "Os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado, segundo as necessidades locais sob a guia de seus pastores" ( 211) Este é um verdadeiro sinal de abertura da Igreja, sob a ação do Espírito Santo, aos fiéis leigos; por outro lado, espera-se deles atos cônscios e responsáveis na ação pastoral, de modo a criar vínculos e união com os pastores, sendo-lhes solícitos no desempenho de suas funções ministeriais.

2 2. Os Ministérios na Igreja. A palavra ministério vem do grego diakonia e do latim ministerium que significam serviço, ofício próprio dos servos. Deus concede dons a cada pessoa e cada um deve colocá-lo a serviço da comunidade 1. Portanto, Ministério é um serviço importante, reconhecido pela Igreja, que implica responsabilidade quanto ao seu exercido na comunidade; o campo de sua atuação é a Palavra de Deus, a Liturgia, a Caridade, a Comunidade. O ponto de partida para compreendermos todos os ministérios e serviços na Igreja é Cristo 2. Ser ministro e servir a comunidade, em qualquer situação, será sempre agir como Jesus e em nome d Ele. 3. Ministro da Eucaristia e Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC) 3. Costumeiramente ouvimos falar em Ministros da Eucaristia, ou Ministros Extraordinários da Eucaristia, ou ainda Ministros Extraordinários da Comunhão, ambas as expressões para se referirem à mesma função, propriamente, e de modo equivocado, àqueles que auxiliam o presbítero com a distribuição da Sagrada Eucaristia durante as Missas. Não obstante, aqui se faz necessário esclarecer algumas dúvidas. Vejamos: A presença real do Senhor, sob as espécies eucarísticas, nos foi confirmada pelo Concílio Vaticano II e pelo Magistério Eclesiástico 4 ; este mistério se faz presente na celebração da Santa Missa, que é o Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Jesus, ao instituir a Santíssima Eucaristia 5, delega este serviço ministerial aos seus discípulos: Fazei isto em memória de mim 6. Deste modo, não há dúvidas que o Ministro da Eucaristia é o próprio sacerdote. Quando aqui se afirma isto, é porque foi ele o escolhido dentre o povo para este ministério eclesial, como assim nos diz a Sagrada Escritura: 1 Cf. Rm. 12, Cf. 1 Cor 4,1. 3 Cf. Instrução Redemptionis Sacramentum, n Cf. INTRODUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO. Apresentação de Frei Alberto Beckhäuser. 6. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2007, p. 17 (Proêmio, 3) * Doravante IGMR. 5 Cf. Lc. 22, Lc. 22, 19

3 Convém, pois, que destes homens que tem estado em nossa companhia todo o tempo [...] um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição 7 ; também a IGMR nos exorta: "A natureza do sacerdócio ministerial, próprio do bispo e do presbítero que conferem o Sacrifício na pessoa de Cristo e presidem a assembléia do povo santo, se evidencia no próprio rito, pela eminência do lugar e da função do sacerdote. As razões desta função são enunciadas e explicadas mais profusamente na ação de graças da Missa Crismal da Quinta-feira da Semana Santa, dia em que se comemora a instituição do sacerdócio" 8. Dado que o próprio sacerdote é o Ministro da Eucaristia, então como devemos chamar àqueles que o auxiliam durantes as celebrações litúrgicas? Estes são, pois, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão: é o que chamamos ministérios particulares. "O acólito é instituído para o serviço do altar e auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, e, se necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário [...]. Não havendo acólito instituído, podem ser delegados ministros leigos para o serviço do altar e ajuda ao sacerdote e ao diácono, que levem a cruz, as velas, o turíbulo, o pão, o vinho e a água, ou também sejam delegados como ministros extraordinários para a distribuição da sagrada Comunhão" 9. (Veja anexo Redemptionis Sacramentum). Do mesmo modo, quando se faz presente o Diácono é ele o Ministro da Palavra, isto é, ele é quem tem a função ministerial de proclamar o Santo Evangelho na Liturgia; porém, se não houver nenhum diácono, o próprio sacerdote presidente é quem deve proclamá-lo. Todavia, devido ao grande número de fiéis, não é raro ver paróquias que possuem em seu território um grande número de comunidades paroquiais (chamadas capelas). Para atender as 7 At. 1, IGMR, 4. 9 IGMR, * * O ministério do acolitato é propriamente reservado aos homens (Cf. Cerimonial dos Bispos, 790 e Cân. 230, 1 do Código do Direito Canônico).

4 exigências pastorais e espirituais de cada comunidade, o sacerdote pode instituir 10 ministros idôneos e devidamente preparados para presidir a Celebração da Palavra com distribuição da Sagrada Eucaristia (e não Celebração da Palavra e da Eucaristia, como ouvimos costumeiramente dizer): são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra. 4. Ministérios Ordenados e Não Ordenados. Tomemos, agora, como ponto de reflexão o capítulo XII da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios; é-nos claramente apontado pelo apostolo que há diversidade de dons, mas um só é o Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor 11. Isso significa que, de modo particular e variado, todos temos aptidões para serem desempenhadas sob a ação do Espírito Santo em nossa comunidade. Com isso, o cristão leigo que se põe a serviço do Reino deve sempre estar em comunhão com o seu pastor, sempre pronto a auxiliá-lo com reta intenção e sempre consciente de que ele não é um ministro ordenado, mas alguém que foi convidado para um serviço próprio, não remunerado, uma doação particular pelo Reino, um ministro leigo. Sobre isso já nos aponta a Exortação Apostólica sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo, Christifideles Laici, de João Paulo II, que, onde as necessidades da Igreja, por falta de ministros ordenados, os ministros leigos devidamente instituídos podem suprir algumas necessidades como [...] distribuir a sagrada Comunhão, segundo as prescrições do direito. Todavia, o exercício de semelhante tarefa não transforma o leigo em pastor 12. Assim, o uso constante da palavra ministério não seja confundido entre o sacerdócio comum de Cristo, conferido a todo fiel por ocasião do Batismo, e o sacerdócio ministerial ordenado, conferido aos presbíteros por ocasião do sacramento da Ordem. 10 Os ministérios são conferidos pelo Bispo ou por seu delegado, podendo ser o pároco ou reitor da igreja. 11 1Cor. 12, CL, 23.

5 5. Alguns critérios para escolha do ministro leigo. 5.1 seja escolhido pelo pároco e apresentado a comunidade; 5.2 seja responsável; 5.3 esteja sempre pronto a servir; 5.4 seja idôneo (goze de boa reputação na comunidade); 5.5 participe do curso inicial de formação e sempre das reciclagens; 5.6 mantenha boa convivência conjugal, se for casado; 5.7 não se oponha à Igreja e seus ensinamentos 13 ; 5.8 não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica; 5.9 homem de fé; 5.10 homem amigo da Palavra de Deus; 5.11 e outros, conforme a necessidade pastoral. 6. O papel do ministro leigo. Dado o que tratamos até este ponto, fica claro qual é o verdadeiro papel daqueles que são instituídos para determinadas funções; cada um desempenhe a sua do melhor modo 14. Em se tratando dos ministros extraordinários para a sagrada distribuição eucarística, acima falamos que esta instituição visa auxiliar o sacerdote devido ao grande número de fiéis e escassez de ministros ordenados; assim, segue-se que os ministros extraordinários devem, em primeiro lugar, auxiliar os presbíteros na visita aos enfermos. É evidente que não se trata da unção dos enfermos, que é reservada estritamente aos sacerdotes, como no ensina a 13 Se tiver dúvidas sobre os sábios ensinamentos da Igreja procure o sacerdote e reflita junto com ele sobre tais. 14 Cf. IGMR, 91.

6 Epistola de São Tiago 15, mas de uma visita pastoral, ocasião em que o ministro extraordinário partilha do Pão da Palavra e da Eucaristia com o irmão enfermo, que se encontra impossibilitado de freqüentar a assembléia dominical. Isso se aplica também aos idosos. Em segundo lugar compete-lhes auxiliar na distribuição da sagrada Eucaristia, quando não estão presentes outros ministros de ordem superior 16 ; e em terceiro lugar, presidir a Celebração da Palavra com distribuição da sagrada Eucaristia na ausência do sacerdote e quando delegados para tal serviço. Ademais, tanto para a distribuição da Eucaristia quanto para a presidência da Celebração (da Palavra), na ausência do sacerdote, os ministros precisam de mandato do bispo; ninguém na Igreja preside ou prega a Palavra por conta própria. 7. A Espiritualidade. Todo cristão é chamado a fomentar sempre uma vida de oração, fortalecendo-se na fé, esperança e caridade. Cada ministro tenha sempre em mente que o serviço que ele presta não é tão somente à comunidade, claro que este é um aspecto importante, mas ele serve também a Cristo e sua Igreja; portanto, mantenha sempre contato íntimo com a Palavra de Deus e com a Sagrada Eucaristia; persevere na prática da oração individual e comunitária. A vida espiritual verdadeiramente vivida é aquela que se vive em Cristo, a participação ativa e consciente na Eucaristia é que nos faz entrar no mistério de Deus, comungar de sua vida, por meio de Jesus Cristo, nosso irmão, e do Espírito Santo. De fato, o ponto culminante da vida da comunidade é a Eucaristia. 8. Para refletir. Este nosso estudo nos deixou claro quão bela é a organização que a Igreja nos propõe quanto aos serviços prestados à comunidade. Refletimos sobre o papel que cada um deve 15 Tg. 5, Cf. IGMR,

7 desempenhar em seu ministério instituído; quando, por exemplo, se faz presente um diácono o acólito jamais deve preparar o altar para o sacrifício eucarístico, mas sim auxiliá-lo 17, para por em prática o que nos ensina o apóstolo Paulo: cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus 18. E junto com ele dizer: tenho motivo de gloriar-me em Jesus Cristo, no que diz respeito ao serviço de Deus Como prevê a rubrica 98 da IGMR. 18 Rm. 13, Rm. 14, 17.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APOSTOLICAM ACTUOSITATEM. In.: Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos e declarações. Petrópolis RJ: Vozes, DOCUMENTO DE APARECIDA. 8. ed. São Paulo: Paulus, 2008 (Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe/ co-edições: Paulinas e Edições CNBB). GOEDERT, Valter M. Orientações para Ministros Extraordinários da Comunhão. São Paulo: Paulus, 1991 (Coleção Liturgia e Teologia). INTRODUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO. Apresentação de Frei Alberto Beckhäuser, OFM. 6. ed. Petrópolis RJ: Vozes, MAIMONE, Dom José M. Manual do Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra. 21. ed. São Paulo: Paulus, PAULO II, João. Christifidelis Laici: Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo. 11. ed. São Paulo: Paulinas, 2003 (Papa).

9 ANEXO CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS INSTRUÇÃO REDEMPTIONIS SACRAMENTUM Sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia 1. O ministro extraordinário da Sagrada Comunhão [154.] Como já se tem lembrado, «só o sacerdote validamente ordenado é o ministro capaz de gerar o sacramento da Eucaristia, atuando in persona Christi». Pois o nome de «ministro da Eucaristia» só se refere, propriamente, ao sacerdote. Também, em razão da sagrada Ordenação, os ministros ordinários da sagrada Comunhão são: o Bispo, o presbítero e o diácono, aos que correspondem, portanto, administrar a sagrada Comunhão aos fiéis leigos, na celebração da santa Missa. Desta forma se manifesta adequada e plenamente sua tarefa ministerial na Igreja, e se realiza o sinal do sacramento. [155.] Além dos ministros ordinários, está o acólito instituído ritualmente, como ministro extraordinário da sagrada Comunhão, inclusive fora da celebração da Missa. Todavia, só o aconselham em razões de verdadeira necessidade, conforme às normas do direito, o Bispo diocesano pode delegar também outro fiel leigo como ministro extraordinário, quer seja por um momento, quer seja por um tempo determinado, recebida na maneira devida a benção. Sem dúvida, este ato de designação não tem necessariamente uma forma litúrgica, nem de modo algum e lugar, possa-se imitar a sagrada Ordenação. Só em casos especiais e imprevistos, o sacerdote que preside a celebração eucarística pode dar um permissão ad actum.

10 [156.] Neste ministério, entendendo-se conforme o seu nome em sentido estrito, o ministro é um extraordinário da sagrada Comunhão, jamais um «ministro especial da sagrada Comunhão», nem «ministro extraordinário da Eucaristia», nem «ministro especial da Eucaristia»; com o uso destes nomes, amplia-se indevida e impropriamente o seu significado. [157.] Se habitualmente há número suficiente de ministros sagrados também para a distribuição da sagrada Comunhão, não se podem designar ministros extraordinários da sagrada Comunhão. Em tais circunstâncias, os que têm sido designados para este ministério, não o exerçam. Reprove-se o costume daqueles sacerdotes que, a pesar de estar presentes na celebração, abstém-se de distribuir a Comunhão, delegando esta tarefa a leigos. [158.] O ministro extraordinário da sagrada Comunhão poderá administrar a Comunhão somente na ausência do sacerdote ou diácono, quando o sacerdote está impedido por enfermidade, idade avançada, ou por outra verdadeira causa, ou quando é tão grande o número dos fiéis que se reúnem à Comunhão, que a celebração da Missa se prolongaria demasiado. Por isso, deve-se entender que uma breve prolongação seria uma causa absolutamente suportável, de acordo com a cultura e os costumes próprios do lugar. [159.] Ao ministro extraordinário da sagrada Comunhão nunca lhe está permitido delegar nenhum outro para administrar a Eucaristia, como, por exemplo, os pais, o esposo ou filho do enfermo que vai a comungar. [160.] O Bispo diocesano examine de novo a praxe nesta matéria durante os últimos anos e, se for conveniente, corrija-a ou a determine com maior clareza. Onde, por uma verdadeira necessidade, haja difundido a designação deste tipo de ministros extraordinários, é de responsabilidade do Bispo diocesano, tendo presente a tradição da Igreja, dar as diretrizes particulares que estabeleçam o exercício desta tarefa, de acordo com as normas do direito.

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda DECRETO Nº02/2014 Os Ministros Extraordinários da Comunhão Aos que este decreto virem, saúde e bênção.

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Diretrizes diaconato permanente

Diretrizes diaconato permanente Diretrizes diaconato permanente Enviado por Dom Zeno DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO... DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP)

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP) Apresentação Que a paz do Cristo esteja com você e todos os seus. A mim pelo ofício do dever, apresento este Manual do Ministro Leigo, preparado e organizado pelo Revmo. Pe. Pedro Leandro Ricardo, Reitor

Leia mais

NIVEIS ECLESIAIS DE COORDENAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS PRIMEIROS RESPONSAVEIS

NIVEIS ECLESIAIS DE COORDENAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS PRIMEIROS RESPONSAVEIS Capítulo II NIVEIS ECLESIAIS DE COORDENAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS PRIMEIROS RESPONSAVEIS Introdução IGREJA: UMA COMUNIDADE TODA MINISTERIAL A Igreja é comunhão de pessoas para ser Sacramento de Comunhão (LG

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de Côn. Henrique Soares da Costa A Eucaristia faz a Igreja ser corpo de Cristo. Neste corpo, formado por muitos membros, nem todos fazem a mesma coisa, mas cada um tem sua função, seu dom, seu modo específico

Leia mais

Ministério Extraordinário de Acólitos

Ministério Extraordinário de Acólitos Ministério Extraordinário de Acólitos No dia 20 de setembro, domingo, por iniciativa da Paróquia Santa Catarina, realizou-se o I Encontro Diocesano do Ministério Extraordinário de Acólitos na cidade de

Leia mais

AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática

AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática AS CELEBRAÇÕES EXPLICADAS AOS COROINHAS E ACÓLITOS Pequeno manual de liturgia prática Coleção Celebração da fé Celebrações explicadas aos coroinhas e acólitos (As), Edson Adolfo Deretti Curso de preparação

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico)

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) LITURGIA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CRISTÃ LIT = laós URGIA = ergon CELEBRAR =. POVO FAZER AÇÃO TRABALHO SERVIÇO

Leia mais

ORIENTAÇÕES CELEBRAÇÕES DO MATRIMÔNIO AOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM ATIVIDADES NAS DIOCESE DE CHAPECÓ/SC 1

ORIENTAÇÕES CELEBRAÇÕES DO MATRIMÔNIO AOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM ATIVIDADES NAS DIOCESE DE CHAPECÓ/SC 1 ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS QUE EXERCEM ATIVIDADES NAS CELEBRAÇÕES DO MATRIMÔNIO DIOCESE DE CHAPECÓ/SC 1 Q ueremos expressar, inicialmente, nosso respeito aos profissionais de decoração, foto e filmagem

Leia mais

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL 1 Porquê um Tema de Estudo na pedagogia das ENS 1.1 As três Atitudes Procura Assídua da Vontade de Deus Escritura Doutrina Cultura Razões

Leia mais

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR 38 9 - OS LECIONÁRIOS, O MISSAL ROMANO E A EUCARISTIA 1 - A AÇÃO DO MESC A PARTIR DE JESUS CRISTO Toda ação litúrgica da Igreja deve ser a expressão do Cristo cabeça da Igreja. Assim, os leigos são admiravelmente

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica :

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : 1323. - O nosso Salvador Instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue,

Leia mais

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA 4. MINISTÉRIOS NA IGREJA Os Ministérios na Igreja existem em função do serviço que a mesma Igreja oferece. O serviço que a Igreja oferece não se identifica com uma prestação de serviços como se compreende

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA. Paróquia Santa Rita de Cássia

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA. Paróquia Santa Rita de Cássia MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA Paróquia Santa Rita de Cássia ORIENTAÇOES PASTORAIS SOBRE OS MINISTERIOS INSTITUÍDOS 01. A instituição de ministérios deve corresponder, de fato, a uma necessidade

Leia mais

TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011

TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011 TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011 TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

A disposição da igreja. 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1

A disposição da igreja. 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1 A disposição da igreja 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1 A disposição da igreja Este documento foi escrito com base na IGMR Introdução Geral ao Missal Romano. O estudo dos temas abordados

Leia mais

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL O Colégio Episcopal, no uso das atribuições que lhe conferem os Cânones da Igreja Metodista (edição 2012), e considerando: o que dispõem os artigos 11 e 12, da Constituição

Leia mais

Missa: celebração do mistério pascal de Jesus

Missa: celebração do mistério pascal de Jesus Missa: celebração do mistério pascal de Jesus Coleção LITURGIA E TEOLOGIA Como estudar liturgia, Ione Buyst Orientações para ministros extraordinários da comunhão, Valter M. Goedert A celebração litúrgica

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa. Elenco das Leituras da Missa

III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa. Elenco das Leituras da Missa III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa Elenco das Leituras da Missa 1. Funções do presidente na liturgia da palavra 2. Função dos fiéis na liturgia da palavra 3. Ministérios

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7)

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Curso Liderança Bíblica Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Recado do Rev. Misael 02/07 O que é liderança? Quais são os requisitos para liderar? O que Deus concede e exige dos líderes da igreja? Como liderar

Leia mais

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira Ano B Livro de Partituras Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade Diocese de Oliveira SUMÁRIO MISSAS DA QUARESMA ENTRADA - Hino Da Campanha Da Fraternidade

Leia mais

1. As normas do 2 Concílio Ecumênico do Vaticano 1.1. A importância da Liturgia... A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo

1. As normas do 2 Concílio Ecumênico do Vaticano 1.1. A importância da Liturgia... A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo 1. As normas do 2 Concílio Ecumênico do Vaticano 1.1. A importância da Liturgia... A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força. Pois

Leia mais

Orientação de como receber a comunhão durante a missa no Japão

Orientação de como receber a comunhão durante a missa no Japão Orientação de como receber a comunhão durante a missa no Japão Conferência Episcopal Japonesa Conferência Episcopal Japonesa A Conferência Episcopal Japonesa realizou a sua Assembleia Extraordinária Plenária

Leia mais

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS INTRODUÇÃO A Igreja de Cristo procura continuamente as melhores formas de ajudar

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c.

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c. LEIGOS Segundo o Código de 1917, é claro que se pode ser ao mesmo tempo religioso e leigo. Mas o Concílio Vaticano II não admite que alguém possa ao mesmo tempo ser religioso e leigo: "Pelo nome de leigos

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Crianças- 2017/2018 O CAMINHO 1ª ETAPA NOVEMBRO DE 2017

DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Crianças- 2017/2018 O CAMINHO 1ª ETAPA NOVEMBRO DE 2017 DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Crianças- 2017/2018 O CAMINHO 1ª ETAPA NOVEMBRO DE 2017 1 2 3 4 - Organização, visitas e encontro com os pais ( ser realizado até o dia 24)

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS COOPERADORES PAULINOS

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS COOPERADORES PAULINOS ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS COOPERADORES PAULINOS Dados históricos «Em 1908 recebi este convite do meu diretor espiritual: Lembra-te sempre: Annuetunt sociis {Cf. Lc 5,7}; é preciso buscar a ajuda das pessoas.

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

SINTONIA: INFORMATIVO DA PARÓQUIA DO CORPO E SANGUE DE CRISTO, BRASIL NOVO PA. ANO 2017 Nº 221.

SINTONIA: INFORMATIVO DA PARÓQUIA DO CORPO E SANGUE DE CRISTO, BRASIL NOVO PA. ANO 2017 Nº 221. SINTONIA: INFORMATIVO DA PARÓQUIA DO CORPO E SANGUE DE CRISTO, BRASIL NOVO PA. ANO 2017 Nº 221. OUTUBRO DATA LOCAL HORÁRIO Sagrado Coração de Jesus (01 ano de falecimento de G. Amorim) Pioneira 10:00 01

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

Dois códigos da mesma mensagem

Dois códigos da mesma mensagem Dois códigos da mesma mensagem O envolvimento é maior e mais integral do que apenas no nível mental. Há diferentes jogos entre o código verbal e o não verbal. o código não verbal determina o verbal. A

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral Comissão Diocesana Especial para o Laicato Bispo: Dom Francisco Carlos Bach Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora: Pe. Sergio da Silva Leigos e Leigas: Adalberto S Oligini; Alice Melz; Carla Maria

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

Projeto do Curso de Pós-Graduação em Liturgia PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITURGIA PROJETO PEDAGÓGICO

Projeto do Curso de Pós-Graduação em Liturgia PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITURGIA PROJETO PEDAGÓGICO Projeto do Curso de Pós-Graduação em Liturgia PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITURGIA PROJETO PEDAGÓGICO Março de 2018 a Novembro de 2019 1 Características Gerais do Curso Nome do curso: Liturgia: teologia,

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 -

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 - Caro(a) Amigo(a), apresento-lhe um pedacinho da Primeira Apologia em favor dos cristãos, de São Justino, mártir do início do século II Ele foi cristão da geração seguinte à geração apostólica Escreveu

Leia mais

IDENTIDADE E MISSÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS: a participação dos leigos na missão da igreja na perspectiva da CNBB

IDENTIDADE E MISSÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS: a participação dos leigos na missão da igreja na perspectiva da CNBB Anais Eletrônicos da Semana de Teologia ISSN 2238-894X XXII Semana de Teologia Simpósio Internacional de Mariologia Maria no Mistério de Cristo e da Igreja Recife, 10 a 12 de maio de 2017 IDENTIDADE E

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento.

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Batistério: lugar reservado para a celebração do batismo. Em substituição

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS Considerando que: A Igreja Metodista define que o participar da sinalização do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se

Leia mais

Nº 03 - Setembro/2007

Nº 03 - Setembro/2007 Nº 03 - Setembro/2007 Setembro - Mês da Bíblia Deus viu quanto havia feito e era muito bom Gn 1,31. Por que a Igreja coloca o mês de setembro como Mês da Bíblia, se todos os dias do Ano devem ser Bíblicos?

Leia mais

O que percebemos... - Ausência da família - Formação do catequista - Adultos que não são prioridades - Pouco envolvimento do clero - Catequese para os sacramentos - Rotatividade dos catequistas

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO Coleção Pastoral e comunidade Laicato: vocação e missão, Dom Orlando Brandes Leigos e leigas na Igreja: sujeitos na Igreja em saída, José Carlos Pereira Reconstruindo a esperança:

Leia mais

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL JANEIRO 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 05 D Solenidade Epifania do Senhor 07 T 08 Q 12 D Festa Batismo de N. Senhor Jesus Cristo 14 T Aniversário de fundação da Cúria Imaculada Conceição 15 Q

Leia mais

A Riqueza de Ministérios na Igreja Toda Ministerial (presidente, acólito, ministro extraordinário da distribuição da comunhão, comentarista)

A Riqueza de Ministérios na Igreja Toda Ministerial (presidente, acólito, ministro extraordinário da distribuição da comunhão, comentarista) A Riqueza de Ministérios na Igreja Toda Ministerial (presidente, acólito, ministro extraordinário da distribuição da comunhão, comentarista) Dr. Pe. José Raimundo de Melo, sj 1 RESUMO O artigo considera

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA

Leia mais

Regulamentação sobre o Uso de ministros extraordinários para distribuição da Sagrada Comunhão na Arquidiocese de Boston.

Regulamentação sobre o Uso de ministros extraordinários para distribuição da Sagrada Comunhão na Arquidiocese de Boston. Regulamentação sobre o Uso de ministros extraordinários para distribuição da Sagrada Comunhão na Arquidiocese de Boston Introdução O ministro ordinário da Sagrada Comunhão é um bispo, padre ou diácono

Leia mais

Sacramento da Ordem. Cap. 03 Dom Manoel João Francisco

Sacramento da Ordem. Cap. 03 Dom Manoel João Francisco Sacramento da Ordem Cap. 03 Dom Manoel João Francisco A Igreja, para cumprir o tríplice mandato do Senhor: serviço da Palavra, dos sacramentos e da caridade, conta com ministros (servidores); Ministérios

Leia mais

A LITURGIA (I) Catequeses das Missas de quarta-feira n. 15 (2 Ciclo) Jesus Cristo, sacerdote eterno

A LITURGIA (I) Catequeses das Missas de quarta-feira n. 15 (2 Ciclo) Jesus Cristo, sacerdote eterno A LITURGIA (I) Catequeses das Missas de quarta-feira n. 15 (2 Ciclo) Jesus Cristo, sacerdote eterno Já no Antigo Testamento se percebe a esperança de um Messias sacerdotal (Gn 14,18;; Is 52-53; Zc 3; 6,12-13:

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

Liturgia Eucarística

Liturgia Eucarística Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou

Leia mais

NÚCLEO DE MISSÕES E CRESCIMENTO DE IGREJA FACULDADE ADVENTISTA DE TEOLOGIA (FAT) UNASP REGULAMENTO

NÚCLEO DE MISSÕES E CRESCIMENTO DE IGREJA FACULDADE ADVENTISTA DE TEOLOGIA (FAT) UNASP REGULAMENTO Texto Aprovado CONSU Nº 2009-14 - Data: 03/09/09 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE MISSÕES E CRESCIMENTO DE IGREJA FACULDADE ADVENTISTA DE TEOLOGIA (FAT) UNASP REGULAMENTO Conforme Regimento do UNASP Artigo

Leia mais

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS A elaboração de um Ritual de Batismo de Crianças, adaptado para o Brasil, baseia-se, primeiramente em que os Bispos no Concílio Vaticano II reconheceram a utilidade e mesmo

Leia mais

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO Mariano PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR Mês UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. UM CRISTÃO PRECISA DESTAS DUAS MULHERES, DUAS MULHERES MÃES, DUAS MULHERES VIRGENS: A

Leia mais

Centro Pastoral - Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Pastoral dos Acólitos

Centro Pastoral - Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Pastoral dos Acólitos 1 Centro Pastoral - Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora Pastoral dos Acólitos Seminarista Thiago Medeiros 1. Encontro de Formação: Ministérios: o que são e para que servem. Nome do Candidato:

Leia mais

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Capítulo IV ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Introdução A unidade da Igreja tem um instrumento importante na unidade de ação, tarefa da coordenação de Pastoral. A preocupação

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

Carta Pastoral. - Orientações - às Comunidades Eclesiais de Base. Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. Arcebispo da Arquidiocese de Vitória - ES

Carta Pastoral. - Orientações - às Comunidades Eclesiais de Base. Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. Arcebispo da Arquidiocese de Vitória - ES Carta Pastoral às Comunidades Eclesiais de Base - Orientações - Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. Arcebispo da Arquidiocese de Vitória - ES Carta: 0001-07/2004 Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

Leia mais

Arquidiocese de Curitiba Paraná Coordenação Arquidiocesana dos Mesc s

Arquidiocese de Curitiba Paraná Coordenação Arquidiocesana dos Mesc s Arquidiocese de Curitiba Paraná Coordenação Arquidiocesana dos Mesc s CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MESC Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Equipe de Formadores de Mesc s 1 Apresentação do Coordenador

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais