PROGRAMA ATL SETEMBRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA ATL SETEMBRO"

Transcrição

1 PROGRAMA ATL SETEMBRO de 2 a 13 de setembro 2013 Programa Especial O ESTRANHO MUNDO DE RAY HARRYHAUSEN 12, 13 e 14 de setembro, na Cinemateca Júnior (Palácio Foz) em colaboração com o A Cinemateca Júnior colabora com a secção infantojuvenil do MOTELx - LOBO MAU numa homenagem ao mestre dos efeitos visuais falecido em maio deste ano, Ray Harryhausen. O homem que dinamizou a técnica stop-motion, apenas uma das suas múltiplas façanhas na arte suprema da ilusão cinematográfica, começou a carreira nos anos 40 tendo trabalhado até ao fim da sua vida o seu último filme de animação data de Entre as suas muitas criações icónicas estão o polvo gigante de IT CAME FROM BENEATH THE SEA, os dinossauros de ONE MILLION BC, os discos voadores em EARTH VS FLYING SAUCERS ou a inesquecível sequência do combate de espadas contra um exército de esqueletos em JASON AND THE ARGONAUTS. Sem a sua obra nunca teriam existido filmes como JURASSIC PARK de Spielberg, TERMINATOR 2 de Cameron, STAR WARS de Lucas, GREMLINS de Joe Dante, THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS de Tim Burton ou até mesmo as personagens Wallace & Gromitt de Nick Park. Esta homenagem inclui a exibição de filmes de Harryhausen no Salão Foz e no São Jorge, e workshops de stop-motion para miúdos e graúdos. As atividades do Programa O Estranho Mundo de Ray Harryhausen destinam-se a todos os públicos. Ateliers: é necessária marcação prévia para Nº máximo de participantes: 20. Filmes: marcação prévia apenas para grupos organizados. Quinta-feira 12 10h30 Mighty Joe Young O Gigante Africano, de Ernest B. Schoedsack Estado Unidos, min / legendado em português M/6 Max O'Hara e o seu ajudante Gregg estão num safari na Tanzânia, em busca de animais de grande porte para expor no clube noturno de O'Hara. Cruzam-se com Joe Young, um mítico gorila gigante de que ouviram falar. Tentam capturá-lo, mas depressa percebem que quando provocado, Joe fica muito agressivo. Feito pela mesma equipa responsável por KING KONG, iria tornar-se a estreia de Harryhausen pela mão do seu ídolo, Willis O'Brien, criador das animações que deram vida ao gorila mais famoso da história do cinema. 14h30 Atelier de Cinema de : Dinossauros, Monstros Mitológicos, Esqueletos e OVNI s! Dos 7 aos 12 anos Duração: 2 horas Neste atelier tens a oportunidade de dar vida aos seres mais estranhos que possas imaginar. Todos eles vão entrar num filme do outro mundo!

2 Sexta-feira 13 10h30 20 Million Miles to Earth O Monstro do Planeta Vénus, de Nathan Juran Estados Unidos, min / legendado em português M/6 A primeira nave espacial com destino a Vénus despenha-se no mar da Sicília. Há dois sobreviventes: o piloto Hopper e um monstro venusiano de crescimento exponencial que apenas quer ser deixado em paz. Criado como veículo para exposição dos talentos de Harryhausen, cujo nome por si só já atraía público ao cinema. A ação trepidante deste clássico da Sci- Fi filmado em Roma termina num clímax no Coliseu romano. Apesar de não ser mencionado no filme, a criatura ficou conhecida pelos fãs como Ymir. 14h30 Atelier de Cinema de : Dinossauros, Monstros Mitológicos, Esqueletos e OVNI s! Dos 7 aos 12 anos Duração: 2 horas Neste atelier tens a oportunidade de dar vida aos seres mais estranhos que possas imaginar. Todos eles vão entrar num filme do outro mundo! Sábado 14 11h00 Jason and the Argonauts Os Argonautas, de Don Chaffey Grã-Bretanha/Estados Unidos, min / legendado em português M/6 O trono de Iolco na Tessália, de que Jasão era herdeiro, foi usurpado por Pélias.Quando atinge a maioridade, Jasão regressa a Iolco para reclamar o seu direito ao trono. Pélias promete restituir-lho, caso Jasão traga para Iolco o Velo de Ouro que se encontra num bosque da Cólquida guardado por um dragão. Filme baseado numa das mais célebres lendas da mitologia grega, com música composta por Bernard Herrman, foi considerado pela revista Empire o 2º melhor filme de monstros de todos os tempos, logo a seguir a KING KONG. 15h00 One Million Years B.C. Quando o Mundo Nasceu, de Don Chaffey Grã-Bretanha, min / legendado em português M/6 O homem das cavernas Tumak é expulso da sua tribo após ter confrontado o líder e pai. Encontra novo lar entre uma tribo costeira onde conhece Loana. A relação dos dois irá provocar ciúmes entre os outros membros da tribo e Tumak é de novo expulso, mas desta vez Loana parte com ele à aventura. Produzido pela britânica Hammer, tornar-se-ia na sua produção mais cara mas também no seu filme mais rentável, e isto devido a duas razões: o processo Dynamation que Harryhausen aperfeiçoou para tornar os dinossauros o mais reais possíveis; e o bikini pré-histórico que a escultural Raquel Welch usa durante todo o filme. 16h30 Workshop de Cinema de (Gratuito): Um monstro foi dar um passeio à cidade! Dos 7 aos 12 anos Duração: 1 hora Neste workshop vais descobrir como é possível dar vida a um boneco e transformá-lo no personagem de um filme.

3 OUTRAS SESSÕES DE CINEMA BAMBI Bambi de David Hand Estados Unidos, min / dobrado em português do Brasil Para Todos Uma das obras-primas de animação produzidas por Walt Disney, que conta a história de um pequeno veado, desde o nascimento até ocupar o lugar do pai como rei da floresta. Pelo caminho encontramos a tragédia (a morte da mãe às mãos dos caçadores), a comédia (os encontros com os amigos Flor, a doninha e Tambor, o coelho) e o romance. PINOCCHIO Pinóquio de Ben Sharpsteen, Hamilton Luske Estados Unidos, min / dobrado em português do Brasil Para Todos Outra obra-prima dos estúdios de Walt Disney, adaptada da famosa história de Collodi sobre a marioneta que recebe o dom da vida. Um prodígio de técnica e uma série de personagens inesquecíveis. Por detrás da fantasia, espreita também o terror na sinistra ilha do prazer onde os adolescentes se podem tornar "monstros". A canção When You Wish Upon a Star conquistou um oscar. THE PRINCESS AND THE FROG A Princesa e o Sapo de Ron Clements e John Musker Estados Unidos, min / dobrado em português M/6 Quando a tendência no mundo do cinema americano e, em particular, na animação, é o 3D, em 2009, a Disney apostou num regresso às origens que a consagraram como o maior estúdio do género nos anos quarenta e cinquenta do século XX: os contos de fadas com a tradicional animação em 2D. A dupla Clements / Musker adapta de uma forma bastante livre o conto dos irmãos Grimm. Os reinos e castelos distantes dão lugar à frenética cidade de Nova Orleãs e ao jazz. UP UP Altamente Pete Docter e Bob Peterson Estados Unidos, min / dobrado em português Para Todos Grande êxito do cinema de animação do ano de 2009, de novo saído da fábrica maravilha, Pixar. UP ensina-nos que nunca é tarde para realizar as nossas fantasias. O protagonista Carl Fredricksen, um respeitável viúvo de 78 anos, depois de uma vida pacata e normal decide que está na hora de cumprir o seu sonho: viajar para a América do Sul. Não precisará de ir de avião nem de barco, seguirá comodamente na sua própria casa, num voo que conta com a ajuda de milhares de balões.

4 THE CIRCUS O Circo de Charlie Chaplin com Charlie Chaplin, Merna Kennedy, Harry Crocker, Allan Garcia Estados Unidos, min / intertítulos em inglês traduzidos em português Para Todos O nosso conhecido vagabundo, Charlot, vai por acaso trabalhar no Circo e torna-se rapidamente na estrela da companhia. Este filme é das maiores homenagens feitas em cinema ao espetáculo circense, pelo mais sublime palhaço de todos os tempos, Charlie Chaplin. ULISSE Ulisses de Mario Camerini e Mario Bava (não creditado) com Kirk Douglas, Silvana Mangano, Anthony Quinn, Rossana Podestà, Sylvie, Daniel Ivernel Itália, min / legendado em português M/12 O filme parte da famosa obra de Homero e retrata as aventuras de Ulisses, na viagem de regresso a casa após dez anos de guerra. É uma superprodução italiana que conta com vários grandes atores nos principais papéis e com a participação de Mario Bava na realização sem, contudo, ser creditado. OUTROS ATELIERS Conceção e Orientação: Equipa da Cinemateca Júnior Duração aproximada: 2 horas VISITA JOGO À EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE PRÉ-CINEMA DOS 4 AOS 6 ANOS Para os mais pequenos, uma visita pela exposição interativa de pré-cinema de forma divertida e lúdica. A partir do Jogo dos Pares vamos descobrir e conhecer a origem das peças singulares que se encontram neste espaço. AS SOMBRAS MÁGICAS DOS ANIMAIS DOS 5 AOS 8 ANOS Sabias que uma das formas mais antigas de contar histórias foi o teatro de sombras, representado desde há milhares de anos nos países da Ásia, e depois também na Europa? Vamos descobrir a história deste espetáculo, no qual se usa também um ecrã e uma luz no escuro. Vais fazer a tua sombra articulada e manipulá-la, para que possa contar a sua história.

5 O TEATRO DAS SILHUETAS DOS 5 AOS 8 ANOS Animais, monstros ou princesas encantadas Qual é a história de que gostas mais? Com muita imaginação vamos construir, em grupos, um teatrinho-brinquedo, desenhar e recortar as personagens da nossa história e criar um espetáculo de silhuetas. O CINE-NIC DOS 9 AOS 12 ANOS Já tenho uma história na cabeça! Vamos ilustrar e contar essa nossa história para ser projetada com uma máquina antiga muito especial que anima os nossos bonecos. A CÂMARA ESCURA VER O MUNDO DE PERNAS PARA O AR DOS 9 AOS 14 ANOS Uma câmara escura é um lugar mágico onde podemos ver o que nos rodeia projetado de pernas para o ar. Pode ser tão grande como um quarto escuro ou tão pequena como uma caixa de fósforos. A câmara escura foi descoberta há muitos séculos, e sem ela não teria sido possível inventar a fotografia e, depois, o cinema. Vem aprender a fazer uma com materiais que podes encontrar lá por casa. As atividades do Programa ATL Setembro são destinadas a grupos. Não têm calendário prédefinido (exceto Programa Especial O Estranho Mundo de Ray Harryhausen ver condições na primeira página), sendo agendadas por marcação. Para solicitar a marcação das atividades, os grupos devem ter: para Sessões de Cinema: no mínimo 20 participantes para Ateliers Temáticos: no mínimo 10 e no máximo 20 participantes As atividades poderão ter início às 10h30 ou às 14h30. Inscrições abertas, para Bilhetes à venda no próprio dia (11h00/15h00) Adultos - 3,20 Júnior (até 16 anos) - 1,10 Ateliers Escolas: 2,65 Ateliers Família: Adultos - 6,00 / Júnior (até 16 anos) - 2,65. Descontos para os Amigos da Cinemateca, Estudantes de Cinema - 1,35. Descontos para Estudantes, Cartão Jovem, > 65 anos, Reformados - 2,15. Professores e Monitores quando acompanham grupos escolares têm entrada gratuita. Atividades para as Escolas: Solicitar programa pelo ou por telefone entre 2ª e 6ª Feira das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00. Palácio Foz - Pç. dos Restauradores, Lisboa Tel / Transportes: Metropolitano - Restauradores (Linha Azul) Autocarros: 709/711/732/736/759 Programa sujeito a alterações.

Férias de Natal. ATIVIDADES PARA GRUPOs 21 A 23 28 A 30 DE DEZEMBRO DE 2015

Férias de Natal. ATIVIDADES PARA GRUPOs 21 A 23 28 A 30 DE DEZEMBRO DE 2015 ATIVIDADES PARA GRUPOs Férias de Natal 21 A 23 28 A 30 DE DEZEMBRO DE 2015 Estas atividades não têm data pré-definida, podendo ser agendadas pelos grupos visitantes. Informações e marcações: cinemateca.junior@cinemateca.pt.

Leia mais

ATIVIDADES PARA ESCOLAS 1º CICLO do ENSINO BÁSICO

ATIVIDADES PARA ESCOLAS 1º CICLO do ENSINO BÁSICO ATIVIDADES PARA ESCOLAS 1º CICLO do ENSINO BÁSICO A Cinemateca Júnior elaborou diversas atividades destinadas a alunos do 1º Ciclo (dos 6 aos 10 anos) com o intuito de ir ao encontro dos programas curriculares

Leia mais

Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade

Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade com a criação de um mundo de magia e fantasia. Sinopse

Leia mais

MUSEU DA MARIONETA um mundo de histórias! SERVIÇO EDUCATIVO 2015/16 MUSEUDAMARIONETA.PT

MUSEU DA MARIONETA um mundo de histórias! SERVIÇO EDUCATIVO 2015/16 MUSEUDAMARIONETA.PT MUSEU DA MARIONETA um mundo de histórias! SERVIÇO EDUCATIVO 2015/16 MUSEUDAMARIONETA.PT O programa educativo 2015 / 2016 do Museu da Marioneta pretende dar a conhecer o espólio do museu e o vasto universo

Leia mais

Biblioteca extravagante É um espectáculo onde se contam histórias a partir de objectos que vão surgindo em cena. Histórias de Rui Horta, Ana Faria,

Biblioteca extravagante É um espectáculo onde se contam histórias a partir de objectos que vão surgindo em cena. Histórias de Rui Horta, Ana Faria, Viagem sem bagagem Viagem sem bagagem é o título do novo espectáculo da Triarte, com estreia marcada na Expo Criança. Subordinado ao tema da feira, Viagem ao tempo dos castelos, esta produção promete uma

Leia mais

Programa de Férias verão 2013

Programa de Férias verão 2013 Programa de Férias verão 2013 Data: 3 de Junho 2013 Assunto: Programa de Férias de Verão Caros pais, Vimos, por este meio, dar-lhes a conhecer o Programa de Férias de Verão que será oferecido às crianças

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO 2014

FÉRIAS DE VERÃO 2014 FÉRIAS DE VERÃO 2014 O Museu da Carris oferece ateliers didáticos, interdisciplinares e criativos, que vão motivar as suas crianças durante o período de férias de Verão! Há muito para aprender, descobrir

Leia mais

ANIMAÇÃO DE IMAGENS. Como dar vida às ideias.

ANIMAÇÃO DE IMAGENS. Como dar vida às ideias. ANIMAÇÃO DE IMAGENS Como dar vida às ideias. O que se entende por Cinema Cinema, abreviação de cinematógrafo, é a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva (24 fotogramas por segundo)

Leia mais

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES Introdução ao tema A importância da mitologia grega para a civilização ocidental é tão grande que, mesmo depois de séculos, ela continua presente no nosso imaginário. Muitas

Leia mais

Cinema. Exposições. Música. Teatro. EDIÇÃO Nº 10 25 de abril a 1º de maio de 2014 *

Cinema. Exposições. Música. Teatro. EDIÇÃO Nº 10 25 de abril a 1º de maio de 2014 * EDIÇÃO Nº 10 25 de abril a 1º de maio de 2014 * Cinema Exposições Música Teatro * Os eventos apresentados na Acontece da Semana foram selecionados a partir dos principais jornais e portais de comunicação.

Leia mais

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém Visita com Atelier -Animais do Mundo Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Vamos através da história deste Mosteiro, conhecer os animais que no séc. XVI chegavam a Lisboa vindos

Leia mais

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, como território de reflexão e experimentação

Leia mais

História da Animação

História da Animação História da Animação 1 Sombras Chinesas Originárias na China por volta de 5.000 a.c., foram disseminadas na Indonésia e depois da Europa do século XVII. Os teatros de sombras utilizam marionetes articulados,

Leia mais

SERVIÇO EDUCATIVO DA EXPO CELEBRAR OEIRAS

SERVIÇO EDUCATIVO DA EXPO CELEBRAR OEIRAS SERVIÇO EDUCATIVO DA EXPO CELEBRAR OEIRAS A Expo Celebrar Oeiras passado, presente e futuro, que irá estar patente ao público entre Maio e Dezembro, procura dar a conhecer aos visitantes o desenvolvimento

Leia mais

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças participarão de um programa de auditório chamado

Leia mais

WORKSHOPS DE INGLÊS TEENS

WORKSHOPS DE INGLÊS TEENS WORKSHOPS DE INGLÊS TEENS Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, 29-2º 1495-024 Algés Portugal T. 214102910 www.imagineacademies.com business@imagineacademies.com NIF - 508.835.445 Capital Social

Leia mais

Envolver Programa do Serviço Educativo 2014-2015 FÉRIAS DE VERÃO. www.museuberardo.pt/ferias

Envolver Programa do Serviço Educativo 2014-2015 FÉRIAS DE VERÃO. www.museuberardo.pt/ferias Envolver Programa do Serviço Educativo 2014-2015 www.museuberardo.pt/ferias 29 junho 3 julho 2 Verão modernista Pinturas cubistas, pinturas abstratas, pinturas surrealistas, pinturas expressionistas, pinturas

Leia mais

EM CASO DE NÃO AUTORIZAÇÃO

EM CASO DE NÃO AUTORIZAÇÃO São Paulo, 01 de Junho de 2015. Comunicado n.º 96 Destinado aos alunos do Minimaternal A e B Ref.: Espetáculo A Magia do Cinema Infantil Ed. Infantil e 1º Ano Senhores Pais Os alunos da Educação Infantil

Leia mais

MAGIA EM 45 Segundos

MAGIA EM 45 Segundos MAGIA EM 45 Segundos AviagemaParisfoi patrocinadapor: Dança%TurcaemParis Nosdias4,5,6e7dejunhode2014,oitoalunoseduasprofessoras, do atelier de cinema da escola E.B. 2,3 Marquesa de Alorna, deslocaramdse

Leia mais

O ESPECTACULO VAI ATE SI!!

O ESPECTACULO VAI ATE SI!! O ESPECTACULO VAI ATE SI!! Espectaculos Novo Circo Companhia xpto PERFORMANCE DE FOGO Espectáculo FOGO BODY PAINTING FOGO ANIMAÇÃO / RECEPÇÃO MALABARISMO LUMINOSO O.A.N.I. Espectáculo Estrutura Itinerante

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro MÚSICA ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro Espalhando o conceito de street band no país e no mundo, o Grupo Ôncalo traz um repertório instrumental que homenageia Tim Maia, inovando o conceito de Fanfarra

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Disneyland Paris 23 a 25 de Março 2015 Disneyland Paris Imagina-te a explorar o mundo mágico da Disneyland Resort Paris, onde todos

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram

Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram 4 Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram feitos e quando foram feitos. Queres saber algumas das

Leia mais

LER a partir dos 8 anos GUIA DE LEITURA MARIAALZIRACABRAL. O livro qu e. só queria. ser lido JOSÉ JORGE LETRIA. Ilustrações de Daniel Silva

LER a partir dos 8 anos GUIA DE LEITURA MARIAALZIRACABRAL. O livro qu e. só queria. ser lido JOSÉ JORGE LETRIA. Ilustrações de Daniel Silva LER a partir dos 8 anos GUIA DE LEITURA MARIAALZIRACABRAL O livro qu e só queria ser lido JOSÉ JORGE LETRIA Ilustrações de Daniel Silva Apresentação da obra Esta é a história de um livro triste. Triste

Leia mais

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML Largo Trindade Coelho 1200-470 Lisboa Tel. 213 235 233/824/065 www.scml.pt/ www.museu-saoroque.com info@museu-saoroque.com Transportes

Leia mais

o museu do cão! mundo

o museu do cão! mundo mundo 34 o museu do cão! Foof é o primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente aos cães. Inaugurado recentemente, ele está situado ao sul da cidade de Mondragone, província de Caserta, a 188 Km de Roma,

Leia mais

LEI ROUANET PROJETO ESTÓRIAS

LEI ROUANET PROJETO ESTÓRIAS LEI ROUANET PROJETO ESTÓRIAS Projeto Estórias I. Introdução O projeto Estórias nasceu da necessidade de incluir na literatura infantil personagens com câncer e o ambiente hospitalar. A literatura que contém

Leia mais

QUADRO DE ATIVIDADES. Dia Horário Local Dinamizado por Público-alvo Atividades

QUADRO DE ATIVIDADES. Dia Horário Local Dinamizado por Público-alvo Atividades 10-13h 14-16h30 Margem esquerda Ludoteca O Dragão Brincalhão da APCC Público em geral LUDOTECA AO AR LIVRE COM: Jogo simbólico (faz-de-conta) Jogo de construção Jogos tradicionais Jogos gigantes 10-13h

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professor(es):

Leia mais

A Bebé Vida sugere. Sugestões de Fim de Semana 21 de Março de 2014

A Bebé Vida sugere. Sugestões de Fim de Semana 21 de Março de 2014 A Bebé Vida sugere Sugestões de Fim de Semana 21 de Março de 2014 Cinema A CASA DA MAGIA Trovão é um pequeno gatinho que foi abandonado pela sua família e que se refugia numa misteriosa mansão onde vive

Leia mais

Receita de Viagem Com Bel Coelho

Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem 20 EPISÓDIOS 22MIN HD O PROJETO Receita de viagem é uma série original de vinte episódios para a televisão apresentada pela famosa chef brasileira Bel

Leia mais

15h: UMA AVENTURA PELO SISTEMA SOLAR (infantil - nova!) 17h: PLANETAS DO UNIVERSO 19h: POR DENTRO DO SOL

15h: UMA AVENTURA PELO SISTEMA SOLAR (infantil - nova!) 17h: PLANETAS DO UNIVERSO 19h: POR DENTRO DO SOL PROGRAMAÇÃO AGOSTO 2009 NOVOS HORÁRIOS! SÁBADOS: SESSÕES ÀS 15h, 17h E 19h 15h: UMA AVENTURA PELO SISTEMA SOLAR (infantil - nova!) 17h: PLANETAS DO UNIVERSO 19h: POR DENTRO DO SOL DOMINGOS: SESSÕES ÀS

Leia mais

Envolver Programa do Serviço Educativo 2014-2015 ANIVERSÁRIOS. www.museuberardo.pt/educacao/atividades/aniversarios

Envolver Programa do Serviço Educativo 2014-2015 ANIVERSÁRIOS. www.museuberardo.pt/educacao/atividades/aniversarios Envolver Programa do Serviço Educativo 2014-2015 www.museuberardo.pt/educacao/atividades/aniversarios 4-6 anos / Duração média: 2 horas a 2 horas e 30 minutos 2 MAGIA NO MUSEU Há magia no ar! As obras

Leia mais

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA JUSTIFICATIVA Desde 1996, o trabalho social voluntário, voltado para crianças e

Leia mais

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical A ação educativa nas Semanas Temáticas do Museu da CARRIS é vocacionada para crianças e jovens adolescentes. Propõe a realização de atividades lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações

Leia mais

O FLAUTISTA DE HAMELIN

O FLAUTISTA DE HAMELIN Apresentam: ERA UMA VEZ...ERAM DUAS...ERAM TRÊS O FLAUTISTA DE HAMELIN Fae 20 de julho de 2014 Teatro Bom Jesus 23 de junho de 2014 Jornal e Notícias (Blog do Ruy) 20 de junho de 2014 Descubra Curitiba

Leia mais

MÍDIA KIT ABRIL 2015

MÍDIA KIT ABRIL 2015 MÍDIA KIT ABRIL 2015 SOBRE O SALADA O Salada de Cinema busca informar, de maneira leve, sobre as novidades do cinema brasileiro e internacional por meio de notícias diárias, críticas dos lançamentos e

Leia mais

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil!

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil! Propostas de Atividades coletividades Alhos Vedros/Moita Dia e mês Dia comemorativo Actividade Proposta 6 de Janeiro Dia de Reis Fantoches os animais e o Circo e o jogo dos sons dos animais Fantoches de

Leia mais

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Professora Elisa Brincar, explorar, conhecer o corpo e ouvir histórias de montão são as palavras que traduzem o trabalho feito com o G3. Nesse semestre,

Leia mais

PROGRAMA PEDAGÓGICO 2015 / 2016. www.escolaequestreaveiro.com 234 912 108 969 428 670 quintapedagogica@grupomayaseco.com

PROGRAMA PEDAGÓGICO 2015 / 2016. www.escolaequestreaveiro.com 234 912 108 969 428 670 quintapedagogica@grupomayaseco.com PROGRAMA PEDAGÓGICO 2015 / 2016 www.escolaequestreaveiro.com 234 912 108 969 428 670 quintapedagogica@grupomayaseco.com A QUINTA PEDAGÓGICA de AVEIRO, situa-se a 4km do centro de AVEIRO, o que permite

Leia mais

Mais informações e marcações Elisa Aragão servicoeducativo@zeroemcomportamento.org 213 160 057 www.zeroemcomportamento.org

Mais informações e marcações Elisa Aragão servicoeducativo@zeroemcomportamento.org 213 160 057 www.zeroemcomportamento.org Apresentamos de seguida várias sessões temáticas compostas por curtas-metragens de animação, às quais chamamos de Filminhos Infantis. Estas propostas são complementadas com uma oficina com uma duração

Leia mais

Mapa. CONSULTORAS Patrícia Corsino e Hélen A. Queiroz

Mapa. CONSULTORAS Patrícia Corsino e Hélen A. Queiroz Mapa CONSULTORAS Patrícia Corsino e Hélen A. Queiroz SINOPSE geral da série Chico, 6 anos, adora passar as tardes na estamparia de fundo de quintal do seu avô. Nela, Vô Manu construiu um Portal por onde

Leia mais

SEMANA DO DESPORTO SEMANA DA NATUREZA COM PRAIA

SEMANA DO DESPORTO SEMANA DA NATUREZA COM PRAIA Dia 16 de Junho - segunda -feira 17 de Junho - terça -feira 18 de Junho -quarta -feira 19 de Junho - quinta -feira 20 de Junho - sexta -feira SEMANA DO DESPORTO TPC/Atelier do Saber " desporto?? Jogos??

Leia mais

3º Ano. O amor é paciente. I Coríntios 13:4. Roteiro Semanal de Atividades de Casa (15 a 19 de abril de 2013)

3º Ano. O amor é paciente. I Coríntios 13:4. Roteiro Semanal de Atividades de Casa (15 a 19 de abril de 2013) 3º Ano O amor é paciente. I Coríntios 13:4 Roteiro Semanal de Atividades de Casa (15 a 19 de abril de 2013) 18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil conhecimento. Nos livros aprendemos sobre nós mesmos

Leia mais

Teatro para Crianças

Teatro para Crianças 09/11 (Segunda-feira) 14h VAGOR & BELLAVITA Vagor é um viajante solitário. Ninguém sabe de onde vem, talvez de muito longe, quem sabe de um outro país. Bellavita vive debaixo de uma ponte movimentada e

Leia mais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ AGENDA DE ANIMAÇÃO CULTURAL. abril 2013 DIA 2

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ AGENDA DE ANIMAÇÃO CULTURAL. abril 2013 DIA 2 BIBLIOTECA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ AGENDA DE ANIMAÇÃO CULTURAL abril 2013 DIA 2 COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL ERA UMA VEZ!... ATELIER DE CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIA No Dia Internacional

Leia mais

Um grande abraço! Equipe Central de Produção Na Passagem

Um grande abraço! Equipe Central de Produção Na Passagem É com muito prazer que apresentamos o Catálogo Brincante, uma iniciativa do Polo Criativo Na Passagem. Reunimos trabalhos de artistas que mergulham na essência da infância para construir propostas de trabalhos

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC

Sistema de Ensino CNEC 1 SUMÁRIO VOLUME 1 "O homem é um pedaço do Universo cheio de vida." Ralph Waldo Emerson Capítulo 1 O Tempo não para 5 Capítulo 2 Você percebendo-se como sujeito histórico 20 Capítulo 3 O Universo que nos

Leia mais

Ponyo à Beira-mar de Hayao Miyazaki 2008, Japão, 101

Ponyo à Beira-mar de Hayao Miyazaki 2008, Japão, 101 Ponyo à Beira-mar de 2008, Japão, 101 apoio financeiro Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro As festas juninas fazem parte da tradição católica, mas em muitos lugares essas festas perderam essa característica.

Leia mais

Nota de Agenda. Atividades em plena natureza para disfrutar ao máximo da época natalícia

Nota de Agenda. Atividades em plena natureza para disfrutar ao máximo da época natalícia Atividades em plena natureza para disfrutar ao máximo da época natalícia Natal na Mata Nacional do Buçaco 2012 A Fundação Mata do Buçaco volta a organizar um aliciante programa de iniciativas para receber

Leia mais

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA DOS PAIS PROFESSORA LIA HEBERLÊ DE ALMEIDA TURMA KANDINSKY PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA

Leia mais

SOBRE ESTE LIVRO > SIGAM AS PISTAS...

SOBRE ESTE LIVRO > SIGAM AS PISTAS... As pistas e propostas de trabalho que se seguem são apenas isso mesmo: propostas e pistas, pontos de partida, sugestões, pontapés de saída... Não são lições nem fichas de trabalho, não procuram respostas

Leia mais

CAMPOS DE VERÃO EM INGLÊS. dos 4 aos 14 anos

CAMPOS DE VERÃO EM INGLÊS. dos 4 aos 14 anos CAMPOS DE VERÃO EM INGLÊS dos 4 aos 14 anos JULHO, AGOSTO E SETEMBRO INSCRIÇÕES ABERTAS malveira1@helendoron.com Telf: 261400052 / 962113344 PROGRAMAS DOS 4 AOS 8 ANOS Manhã Tarde 30 de Junho a 04 de julho

Leia mais

OFERTA PEDAGÓGICA. Educação Pré-Escolar

OFERTA PEDAGÓGICA. Educação Pré-Escolar OFERTA PEDAGÓGICA Educação Pré-Escolar ANO LECTIVO 2014 2015 Durante todo o percurso escolar, é importante desenvolver ferramentas que permitam a compreensão do mundo que nos rodeia e despertar a curiosidade

Leia mais

*Deslocações gratuitas em toda a área da Grande Lisboa, exceto para algumas freguesias. Cf. CONDIÇÕES no site da marca MAGIMAX.

*Deslocações gratuitas em toda a área da Grande Lisboa, exceto para algumas freguesias. Cf. CONDIÇÕES no site da marca MAGIMAX. *Deslocações gratuitas em toda a área da Grande Lisboa, exceto para algumas freguesias. Cf. CONDIÇÕES no site da marca MAGIMAX. ESPETÁCULO DE MAGIA (45min) + JOGOS INTERATIVOS + PINTURAS FACIAIS + MODELAGEM

Leia mais

Livro 1. Activity. Tradução para o Português

Livro 1. Activity. Tradução para o Português 1 Pag. 5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 8 LIÇÃO 1 Diga as falas das crianças depois de ouvi-las. Estes são os seus novos amigos. Você vai aprender inglês com eles. Uau! Vamos ouvir as crianças. Preste atenção à fisionomia

Leia mais

ESAP Júnior ESAP - Edifício de S. Domingos Inscrições até 27 de Junho

ESAP Júnior ESAP - Edifício de S. Domingos Inscrições até 27 de Junho ESAP Júnior ESAP - Edifício de S. Domingos Inscrições até 27 de Junho Vem experimentar, conhecer e divertir-te nas diversas atividades artísticas que a ESAP Júnior te quer proporcionar. Vem conhecer a

Leia mais

Boas férias! Equipe do 2º ano

Boas férias! Equipe do 2º ano Nome: 2º ano Querido(a) aluno(a), No primeiro semestre, falamos muito sobre registros e o quanto eles nos ajudam a resgatar na memória a história de cada um. Pensamos neste Diário como forma de ajudá-lo

Leia mais

ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESES (ISCTE/ERC) A CRIANÇA/ADOLESCENTE DO ESTUDO E A FAMÍLIA

ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESES (ISCTE/ERC) A CRIANÇA/ADOLESCENTE DO ESTUDO E A FAMÍLIA ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESES (ISCTE/ERC) Questionário Pai / Mãe / Encarregado/a de Educação Nota: Não deve escrever o nome e/ou morada em nenhuma das páginas deste questionário

Leia mais

Tabela de Preços. Festas Infantis. Preços 2011. http://balaomagico.pt.vu

Tabela de Preços. Festas Infantis. Preços 2011. http://balaomagico.pt.vu Tabela de Preços Festas Infantis Preços 2011 http://balaomagico.pt.vu Pacotes Infantis PACOTE FANTASIA PACOTE AVENTURA ou penteados com sprays coloridos e acessórios para o cabelo - Até 15 crianças..65

Leia mais

Teatro para Crianças Teatro Marista - 14 horas

Teatro para Crianças Teatro Marista - 14 horas 06/11 (quinta-feira) 14h Espetáculo: UM, DOIS, TRÊS: ALICE Autor: Max Reinert Direção: Max Reinert Grupo: Tépis Cia. de Teatro Cidade: Itajaí SC Duração: 45 minutos Classificação: Crianças de 06 a 12 anos

Leia mais

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono

Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono Proposta de actividades pré e pós congresso EA Lusófono A impactrip é uma promotora de viagens que combate as desigualdades sociais através do turismo solidário em Portugal. A nossa missão é promover experiências

Leia mais

O livro que falava com o vento e outros contos

O livro que falava com o vento e outros contos LER a partir dos 10 anos GUIA DE LEITURA MARIAALZIRACABRAL O livro que falava com o vento e outros contos JOSÉ JORGE LETRIA Ilustrações de Alain Corbel Apresentação da obra O Livro Que Falava com o Vento

Leia mais

Um lugar de encontro...sempre!

Um lugar de encontro...sempre! Um lugar de encontro...sempre! Caro leitor e amigo, Em Novembro continuamos com um programa bastante diversificado, abrangendo várias faixas etárias e áreas temáticas. Destacamos as actividades para pais

Leia mais

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros ???????? Apoio: Rica Eu quero ser... Um guia para encontrar a rota da prosperidade por Mara Luquet 81 Era uma vez... Era uma vez uma princesa, dessas que passeiam pelos campos e bosques e são muito bonitas

Leia mais

Histórias Tradicionais Portuguesas. Alice Vieira AS MOEDAS DE OURO. Autora: Lina. Publicado em: www.escolovar.org

Histórias Tradicionais Portuguesas. Alice Vieira AS MOEDAS DE OURO. Autora: Lina. Publicado em: www.escolovar.org Histórias Tradicionais Portuguesas Alice Vieira AS MOEDAS DE OURO DE PINTO PINTÃO VAMOS CONHECER O LIVRO A CAPA A CONTRACAPA A LOMBADA Observa a capa do livro e responde: 1.Título 2. Nome da autora 3.

Leia mais

Programa Educativo 2014 2015 Público Escolar Museu das Comunicações

Programa Educativo 2014 2015 Público Escolar Museu das Comunicações Programa Educativo 2014 2015 Público Escolar Museu das Comunicações Visitas guiadas às exposições Exposições Permanentes Vencer a Distância - Cinco Séculos de Comunicações em Portugal Horários: 3ª a 6ª

Leia mais

GARZÓN AÉREO AVENTURA EM BICICLETA VIAGEM NO TEMPO PÔR DO SOL EM GARZÓN

GARZÓN AÉREO AVENTURA EM BICICLETA VIAGEM NO TEMPO PÔR DO SOL EM GARZÓN Convidamos à descoberta de experiências únicas através de nossa Fábrica Boutique de Elaboração de Azeite de Oliva Extra Virgem localizada a apenas alguns quilômetros da costa uruguaia. EXPERIÊNCIAS VIVE

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

São Sabas Júnior Sabinhas Ed. Infantil CURSO DE FÉRIAS/12 PERÍODO: 29/06 A 27/07

São Sabas Júnior Sabinhas Ed. Infantil CURSO DE FÉRIAS/12 PERÍODO: 29/06 A 27/07 São Sabas Júnior Sabinhas Ed. Infantil CURSO DE FÉRIAS/12 PERÍODO: 29/06 A 27/07 Srs. Pais, Assunto: CURSO DE FÉRIAS PARA ALUNOS E AMIGOS O CURSO: Durante o mês de Julho os Professores e Monitores estarão

Leia mais

JONAS RIBEIRO. ilustrações de Suppa

JONAS RIBEIRO. ilustrações de Suppa JONAS RIBEIRO ilustrações de Suppa Suplemento do professor Elaborado por Camila Tardelli da Silva Deu a louca no guarda-roupa Supl_prof_ Deu a louca no guarda roupa.indd 1 02/12/2015 12:19 Deu a louca

Leia mais

Sugestões Mind Source para o fim-de-semana

Sugestões Mind Source para o fim-de-semana 0 5 a 0 7 S e t e m b r o 2 0 1 4 Sugestões Mind Source para o fim-de-semana Mind Source Life Música & Espectáculos Cinema Mind Source Kid s Leitura Shopping Restaurantes Escapadelas Meteorologia culosmúsica&espectáculosmúsica&espectáculosmúsica&espectáculosmúsica&esp

Leia mais

PROJETO NINHO VAZIO EM BUSCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL

PROJETO NINHO VAZIO EM BUSCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PROJETO NINHO VAZIO EM BUSCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL Oficinas de apoio e fortalecimento de laços intergeracionais, com dinâmicas, arteterapia, psicoeducativos, exercícios de alongamento, respiração e relaxamento,

Leia mais

20 de Março Primavera Equinócio Flores, atividades educativas e atelier de flores Borboletas, atividades educativas e atelier de borboletas

20 de Março Primavera Equinócio Flores, atividades educativas e atelier de flores Borboletas, atividades educativas e atelier de borboletas Propostas diversas para Atividades Anuais (escolas, Câmaras, outras entidades) Dia e mês Dia comemorativo Actividade Proposta 6 de Janeiro Dia de Reis Fantoches os animais e o Circo, o jogo dos sons dos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Sequência de aulas de História Autora: Professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava

Leia mais

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos:

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê Animais do Mundo (Pré-escolar) - 48 alunos: Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos: Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Através da história deste Mosteiro, iremos

Leia mais

Case Study. Realizado por: Guilherme Ramalho

Case Study. Realizado por: Guilherme Ramalho Case Study Realizado por: Guilherme Ramalho Breve História da Barbie Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1936 Nome é uma abreviatura de Bárbara Filha Ideia surgiu da mãe Ruth ao

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Prova Escrita de História da Cultura e das Artes

Prova Escrita de História da Cultura e das Artes EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de História da Cultura e das Artes 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 724/1.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova:

Leia mais

A coruja pergunta... A coruja pergunta... Ler e fazer... Maio 2015. Abril Histórias Fim de Tarde + Jogo didático todas as QUINTAS FEIRAS. Maio.

A coruja pergunta... A coruja pergunta... Ler e fazer... Maio 2015. Abril Histórias Fim de Tarde + Jogo didático todas as QUINTAS FEIRAS. Maio. A coruja pergunta... Abril Histórias Fim de Tarde Jogo didático todas as QUINTAS FEIRAS Hora do Conto Atividade todos os SÁBADOS às 11h Serviço Educativo e Dinamização Cultural Abril Junho Maio 2015 Maio

Leia mais

Bibliotecas Municipais do Porto

Bibliotecas Municipais do Porto Bibliotecas Municipais do Porto Biblioteca Pública Municipal do Porto Biblioteca Municipal Almeida Garre Programação para Crianças e Jovens Verão 2013 O Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara

Leia mais

Introdução. A educação ar0s2ca é essencial para o crescimento intelectual, social, 9sico e emocional das crianças e jovens.

Introdução. A educação ar0s2ca é essencial para o crescimento intelectual, social, 9sico e emocional das crianças e jovens. 1 Introdução A educação ar0s2ca é essencial para o crescimento intelectual, social, 9sico e emocional das crianças e jovens. (Ministério da Educação, Competências Essenciais do Ensino Básico, 2001) A educação

Leia mais

* 14h30 Apresentações de flauta doce, dança e teatro, com crianças e adolescentes do Programa Gente em Primeiro Lugar Local: CCBM.

* 14h30 Apresentações de flauta doce, dança e teatro, com crianças e adolescentes do Programa Gente em Primeiro Lugar Local: CCBM. :: DIA 12 TERÇA-FEIRA :: * 9h Rua de Lazer Local: Praça Antônio Carlos. Atividade livre * 10h Oficina de Papel Reciclado Local: CCBM. Idade mínima de 7 anos * 11h Números circenses * 12h Jogos com música

Leia mais

Histórias com sombras

Histórias com sombras Histórias com sombras Oficina de planificação, preparação e apresentação de um teatro de sombras Descobrir as técnicas para construção de um teatro de sombras, é a proposta desta oficina, em que as crianças

Leia mais

O Bilhete 1 Ricardo Costa FELIX 2 Ana Cecília Aragão GOMES 3 Gustavo Henrique Ferreira BITTENCOURT 4 Universidade Potiguar - UnP - Natal / RN

O Bilhete 1 Ricardo Costa FELIX 2 Ana Cecília Aragão GOMES 3 Gustavo Henrique Ferreira BITTENCOURT 4 Universidade Potiguar - UnP - Natal / RN O Bilhete 1 Ricardo Costa FELIX 2 Ana Cecília Aragão GOMES 3 Gustavo Henrique Ferreira BITTENCOURT 4 Universidade Potiguar - UnP - Natal / RN RESUMO O curtametragem em animação stop-motion O Bilhete, com

Leia mais

Narrador Era uma vez um livro de contos de fadas que vivia na biblioteca de uma escola. Chamava-se Sésamo e o e o seu maior desejo era conseguir contar todas as suas histórias até ao fim, porque já ninguém

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Propostas de Escrita Criativa Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Exploração da História - O Gato Gonçalves Reconstituição da História em grande grupo e a pares Reconstituição

Leia mais

A ponte. Projeto: leitura e produção de texto. Texto de Heinz Janisch e ilustrações de Helga Bansch. Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello

A ponte. Projeto: leitura e produção de texto. Texto de Heinz Janisch e ilustrações de Helga Bansch. Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello A ponte Texto de Heinz Janisch e ilustrações de Helga Bansch Tradução: José Feres Sabino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello às diferenças.

Leia mais

Graduados, empreendedores lançaram-se estrada fora

Graduados, empreendedores lançaram-se estrada fora 2015-08-05 09:00:55 Uma das frases que mais se tem ouvido neste final do ano lectivo, dos recém licenciados, é que o que os espera é o desemprego. Outra palavra que hoje se ouve bastante é empreendadorismo.

Leia mais

JANELA SOBRE O SONHO

JANELA SOBRE O SONHO JANELA SOBRE O SONHO um roteiro de Rodrigo Robleño Copyright by Rodrigo Robleño Todos os direitos reservados E-mail: rodrigo@robleno.eu PERSONAGENS (Por ordem de aparição) Alice (já idosa). Alice menina(com

Leia mais

tartarugas marinhas a viagem

tartarugas marinhas a viagem musical infantil tartarugas marinhas a viagem Era uma vez uma tartaruga marinha que era famosa pelas suas migrações de milhares de quilómetros. A magnífica história da sua vida era pouco conhecida e muito

Leia mais

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades.

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades. Relatório de Grupo Maternal B 2013 Neste relatório, desejamos compartilhar com vocês o início da história do nosso grupo, contando como foram os primeiros dias e as primeiras descobertas. A adaptação foi

Leia mais

MONSTRA Rua da Rosa, nº 277, 2º 1200-385 LISBOA PORTUGAL +351 927 295 005 monstra@monstrafestival.com www.monstrafestival.com

MONSTRA Rua da Rosa, nº 277, 2º 1200-385 LISBOA PORTUGAL +351 927 295 005 monstra@monstrafestival.com www.monstrafestival.com INFORMAÇÕES UTEIS COMPETIÇÃO Pelo segundo ano consecutivo a MONSTRA terá em simultaneamente a Competição Internacional de Longas e a Competição Internacional de Curtas- Metragens. Como todos os anos também

Leia mais

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) A produção

Leia mais

ÁREA ATIVIDADE O QUE VOU ENCONTRAR HORÁRIO

ÁREA ATIVIDADE O QUE VOU ENCONTRAR HORÁRIO QUÍMICA Toque de Midas Para ti, a Alquimia parece uma história de filmes? Aqui não precisas de feitiços nem de varinhas mágicas. Através das reações de oxidação-redução transforma tudo o que tocas em ouro!

Leia mais